Não há pesadelo maior que os últimos dias de uma janela de transferências para um treinador. Principalmente se for de um clube português e especialmente de um clube como o Sporting. É que ter ambições a títulos e jogadores, muitas das vezes assíduos nas reviews e highlights das jornadas de futebol europeias (quer de clubes quer de seleções), são coisas difíceis de combinar.
Embora os grandes clubes lusos tenham aumentado imenso a sua folha salarial, a verdade é que os clubes do “big five” (Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e França) também o fizeram e há sempre que contar com a Ucrânia, a Russia e a Turquia na hora de disputar o concurso de um jogador ou resistir a uma oferta para renovar.
Um clube como o nosso é muitas vezes o único da relação jogador / empresário / família do jogador / imprensa que não deseja que surja outro emblema a prometer mundos e fundos ao seu atleta. É verdade que se torna inevitável conviver com este conjunto de fontes de desestabilização e aprender a gerir as várias fases do mercado. Mas será sempre impossível escapar à ansiedade de não conseguir prever minimamente quais serão os talentos que ficam e os que sairão.
Parecendo que não, as ambições e legitimidade de uma equipa a conquistar troféus estão intrinsecamente ligadas à quantidade de talento disponíveis e cortar uma percentagem desse lote a troco de bons encaixes financeiros pode ser interessante para as contas da SAD, mas para o treinador é somente um sem número de problemas adicionais. Às vezes nem sequer é preciso que a saída ocorra na realidade para serem gerados conflitos e divergências complicadas para o foco e saúde do balneário. Um rumor pode provocar bastante distração na cabeça de um atleta e se multiplicarmos estes distúrbios pela quase totalidade de um plantel, podemos facilmente imaginar o alivio que o fecho de mercado traz a técnicos como Jorge Jesus.
E este ano não foi, nem será excepção. A novela de William arrastar-se-á até ao ultimo segundo e ainda há outros activos importantes que não surpreenderia ninguém que fossem cogitados neste derradeiro período. Jogadores como Adrien, Gelson ou Dost não estão a salvo de um apetite tardio por parte de um qualquer emblema que também ele tenha sido “vítima” de uma destas (muitas) negociações loucas dos últimos dias.
Já várias vezes o escrevi, não sou adepto do célebre “campeonato de vendas” português. Os clubes e as equipas são estruturas desenhadas para vencer jogos e competições e mesmo as SADs que controlam a gestão de ambas as lógicas, são mecanismos que não se devem sobrepor à primazia do sucesso desportivo. Sem vencer, o lucro é apenas numérico e o Sporting deve evitar a vã glória dos milhões, embora deva ter presente que os ciclos de evolução e valorização dos bons atletas passa muitas vezes por vender os seus passes.
Apesar de tudo sou acérrimo opositor que vender um atleta seja o objectivo máximo de um clube. Não é. A principal meta de um clube de futebol é aproveitar todo o talento de um activo seu, durante o máximo tempo possível e embora essa aspiração seja contrária à vontade de qualquer jogador, eu sou adepto do clube e entendendo como natural a legítima ambição de ganhar mais dinheiro, interessa-me muito mais a saúde e equilíbrio do Sporting, do que da conta bancária de atletas que não ganham propriamente o que eu ganho.
Aliás, neste caso específico de William, penso que será parca qualquer explicação que tente justificar porque vamos transferir um atleta ainda jovem por um montante abaixo do que acreditamos ser o seu justo valor de mercado. Os “constantes” 45 milhões, na minha opinião, deveriam ser um “must” e a única compensação merecedora de análise por parte da SAD. É que não vai ser fácil, nem rápido, encontrar um 6 que reúna a qualidade que este jogador dá à equipa e apesar de muitos embarcarem na conversa do “lento” e “estático” (apenas um espasmo da inveja lampiã) estou em crer que saindo o jogador ainda vamos ouvir boa gente a relembrar aquele diesel de passes de 60 metros, que raramente se lesionava e que raramente incorria em ações disciplinares, que abafava o meio-campo como quem coloca estacas a delimitar os limites da sua quinta.
Quanto custará um substituto à altura de William? Será Battaglia, Petrovic ou Palhinha? Para já, nenhum me parece no patamar do nosso campeão europeu. O argentino está bem, mas não dá a Adrien a liberdade ou o espaço que este precisa, nem tem uma cobertura posicional tão eficiente. Será uma alternativa muito efectiva e quem sabe, a espaços, até o titular, mas se queremos mesmo lutar por títulos não vejo (ainda) Battaglia como a referência principal entre a defesa e o meio-campo. Petrovic melhorou, parece sobretudo mais confiante, mas o que dá em função atacante é ainda pouco (talvez precise de jogar para o mostrar). Palhinha é mais um e parece que é mesmo esse o seu estatuto dentro do plantel…mais um.
As dúvidas não fazem plantéis e acredito que se assistirmos nas próximas horas ao abandono de William, a SAD deverá procurar alguém. Não aqueles jogadores que nos fazem pensar se serão de facto melhores do que nós já temos, mas alguém que tenha a capacidade de nos fazer acreditar que, no mínimo, a curto médio prazo vamos até melhorar. Alguém que não ande a tentar ser despachado pelo seu empresário, alguém que não tenha mais currículo de noites de folga do que de dias de jogo, alguém que queira vir mesmo para o nosso clube e colocar o seu nome no planeta das estrelas do futebol.
Imagino que esta também seja a ideia de JJ. Tanto mais que a manifestou bem recentemente quando mencionava o pouco tempo que sobrava para colmatar alguma venda súbita. A dois dias do fecho de mercado, não há tempo para novas pesquisas. Ou há algum jogador sinalizado e “preparado” ou a SAD incorre num de dois erros: ou paga dinheiro demais ou recebe talento a menos. Mas isso serão conjecturas que dependem de actos que ainda não tiveram lugar. Para já, ainda podemos sonhar com um triângulo William, Adrien e Bruno Fernandes e o que poderá dar ao Sporting durante esta época, tendo o bónus de haver mesmo Battaglia, tal qual Dartagnan a poder juntar-se a estes 3 Mosqueteiros. E isso sei de facto que JJ iria gostar, Alexandre Dumas é “tu cá, tu lá” nas estantes lá de casa.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
30 Agosto, 2017 at 13:03
Sempre bem, LdP.
Esse meio-campo seria um sonho.
………….
Talvez este post seja mais indicado para discutir os rumores como alguém (Maria Ribeiro?) pediu…
30 Agosto, 2017 at 13:06
Rumores, vamos dar crédito às Pachachas, aos Gustavos Vouchers e aos pasquins desta vida?
30 Agosto, 2017 at 14:09
Não é bem isso. No fundo acabamos por dar algum crédito, mesmo quando não queremos. Talvez a palavra aqui não seja crédito. O que quero dizer é que acabamos por discutir as merdas que a pasquinada vai debitando.
É melhor discutir eventuais possibilidades de mercado aqui na Tasca do que nos espaços deles.
SL
30 Agosto, 2017 at 13:04
Desculpem o off, mas tem que ver com o post (sim, eu leio sempre os posts antes de comentar ou de colocar um off)
«Jorge Jesus foi, para mim, apesar de ter trabalhado com ele apenas oito meses, o melhor treinador que já tive. O aspeto tático, técnico dele, os mind games dele…Não é somente um treinador. Ele às vezes passa uma imagem que não é humano, que é arrogante. Não é nada disso! Em Arouca, no dia em que eu fui embora, nós tivemos uma conversa franca. Eu expliquei porque é que queria sair. Demos um abraço muito forte, até com lágrimas nos olhos. Tenho a certeza que o Sporting vai fazer história.»
«Eram seis anos de Sporting e nove de Europa, os meus filhos começaram a crescer e começaram a ficar longe da família. Eu também queria terminar a carreira no Brasil. Tinha dois anos e meio de contrato com o Sporting, mas se eu esperasse o final do contrato, regressaria ao Brasil com 34 anos… Não teria um mercado muito bom. Foi uma decisão pensada em família, não na emoção», refere Marcelo Boeck, não sem antes elogiar o comportamento dos responsáveis leoninos na condução do processo. «Queria voltar a jogar. Foram conversas leais. Tudo o que presidente prometeu, cumpriu. Hoje, devo muito ao Jesus, devo muito a Bruno de Carvalho.»
«Quando aconteceu essa tragédia, o Sporting foi o primeiro clube europeu a chegar. Nós estávamos lá e o primeiro clube a chegar foi o Sporting, através do Virgílio Lopes. Fala-se muito da ajuda do Barcelona, mas o primeiro clube a aparecer foi o Sporting. Não esperava nada menos desse grande clube, dessas grandes pessoas. Só comprovou aquilo que o Sporting é…»
Super Boeck ao ZZ
30 Agosto, 2017 at 14:04
Muito Forte!
Obrigado pelo “off”
30 Agosto, 2017 at 14:17
fortissimo
30 Agosto, 2017 at 14:27
obrigado pela partilha!!
30 Agosto, 2017 at 14:39
Para além do elogio ao treinador, enorme elogio ao Clube. Boeck, és um Leão!!
30 Agosto, 2017 at 16:23
A cena da Chape… muito bem o Sporting e muito bem o Marcelo.
30 Agosto, 2017 at 13:28
Pela primeira vez nos últimos anos… Só espero não haver novidades. Mas se tiver que sair alguém que seja apenas 1. Ou Adrien (preferia) ou William. Tenho medo que a frota do Mendes esteja a preparar alguma surpresa no último segundo de modo a quebrar a nossa possibilidade de ser campeão á semelhança do que tentou fazer no último ano.
30 Agosto, 2017 at 13:30
PS: SE sair o Adrien não necessitamos de ir ao mercado.
30 Agosto, 2017 at 14:04
Necessitamos sim!
30 Agosto, 2017 at 15:28
com esses argumentos quem sou para dizer que não… ;p
30 Agosto, 2017 at 14:44
Acho que será mais de não valer a pena ir ao mercado porque dificilmente encontramos outro como ele.
Gastar dinheiro para quê ?
Para alguém ser como Adrien tem de nascer já leão e ter amor ao clube !
Temos alguns assim a crescer por aí…é dar-lhes tempo 😉
Acho que mais vale gastar alguma parte do dinheiro da venda num extremo que possa ajudar a desequilibrar os vários autocarros que teremos pela frente ao longo da época. Estamos muito dependente de Gelson e quando ele não puder jogar….
30 Agosto, 2017 at 13:57
tb receio isso, ao menos, este ano, acho que nos precavemos a tempo
30 Agosto, 2017 at 15:30
sim, neste momento acho que tanto a saída do William como a do Adrien está “coberta”, mas se sairem os 2 é que a coisa fica mais complicada…. mas o Palhinha e o Petrovic ainda estão lá exatamente para ter um plano B caso haja uma desgraça.
30 Agosto, 2017 at 13:29
Segundo se fala o Adrien e WC estão a ser “vendidos” no momento.
O resto não creio, quer Gelson quer Bas Dost devem continuar.
Eu claro que preferia que os jogadores ficassem todos, e se o problema deles é o ordenado podemos pensar em aumentar, desde que seja comportavel para o clube.
O que eu não quero é jogadores contrariados. O Adrien esteve mal o ano passado mas ficou e foi profissional. Mas se eles acham que ficar é algo mau então que saiam e depressa porque para mim o Sporting é o melhor do mundo e quem não sente o mesmo pode colocar-se nas putas e sair.
Eu sei que um jogador com ambicões na pode ficar cá, o polvo impede os jogadores de serem campeões, mas o dinheiro não é tudo na vida. Quem ganha 3M pouca diferenca faz se ganha 4 ou 5M, e por vezes é preferivel ser-se um tubarão num aquário do que um peixinho num oceano. O trancinhas aprendeu isso da pior forma. No Bayern ele é um zé ninguem e agora anda a ver se não se entala mais uma epoca. Mesmo sendo um cepo em Portugal era o rei dos cepos, e agora passou a ser cepo de banco.
30 Agosto, 2017 at 13:37
Isto vai mesmo acontecer nas últimas 35 horas? F***-** só podem estar a brincar!!!!!
30 Agosto, 2017 at 13:49
Eu fazia um esforço para manter o William este ano. Bem conversadinho com ele, punha-lhe uns 2M€ nas mãos, renovava o contrato aumentando um pouco o ordenado e a clausula – 60M€ como o Danilo! – e fazia-o ver que ficamos com um excelente plantel para atacar o titulo e fazermos uma boa prestação na Europa, que é ano de Mundial e isso valoriza os jogadores – e se for campeão aqui, mais ainda! – e para o ano se facilita a saída para um bom clube – não para um West Ham desta vida a pagar às mijinhas!
Manter o William é ter um meio campo formado pelo William, Adrien e Bruno Fernandes, que será o meio campo da selecção no Mundial – acho que dificilmente seguraremos o William e o Bruno Fernandes no próximo verão e até o Adrien poderá sair por bom dinheiro mesmo com 29 anos, pelo que convinha começar a procurar as alternativas.
O Gelson será titular também, e acredito que para o ano terá muitas propostas. Poderá também sair por um valor recorde.
Para o ano a coisa pode-se complicar com o assédio aos nossos jogadores. E já nem falo de um Acuña, de um Coates ou de um Dost!
30 Agosto, 2017 at 13:52
Se venderem o Alan Ruiz pelos 20M€ que se fala, aceito que o William saia por 35M€, mais 5M€ por objectivos, mais 10% de futura transferência ou 15% de futura mais valia.
🙂
Tudo para o Alan Ruiz ser feliz noutro lado, que aqui nunca o será! 😉
30 Agosto, 2017 at 13:54
Alan Ruiz para onde??
30 Agosto, 2017 at 14:05
Era para responder com honestidade mas prefiro dizer: para qualquer lado que pague no mínimo o que gastámos com ele.
Duvido é que haja alguma proposta real por ele.
30 Agosto, 2017 at 16:06
Sampdória
30 Agosto, 2017 at 14:47
Borrava a cara com lama da Ria de Alvor se essa proposta do Alan Ruiz fosse verdadeira e o Sporting o vendesse neste mercado pelos 20M€.
30 Agosto, 2017 at 19:23
Eu também… 🙂
Informação foi dada ontem na TVI, dizendo que era um clube de Itália mas não dizendo qual.
Hoje é que se fala na Sampdória, na Bolha!
30 Agosto, 2017 at 13:49
Eu só vendia caso os jogadores tivessem contrariados ou se houvesse propostas pelas cláusulas (ou muito perto disso).
Quanto a substitutos…
Saindo William não contratava ninguém. No limite 1 segundo avançado para o B. Fernandes estar mais disponível para ser o médio centro. Ao contrário do LdP eu acho que o Battaglia vai crescer muito depressa e vejo -o como excelente para titular. Para suplente eu preferia o Palhinha mas não me choca que seja o Petrovic. Com Adrien a poder ser alternativa…não vejo necessidade de ir ao mercado.
Saindo Adrien…acho que ficamos com o problema de não haver suplente. Vejo com muito maior dificuldade o Battaglia jogar ali como deve ser para poder rodar com o B. Fernandes mas pode ser que com o William ao lado resulte bem. Aqui aceitava ir buscar um médio centro, um 2 avançado ou ambos.
Saindo Adrien e William…acho que temos mesmo de ir buscar um médio centro e um 2 avançado. B. Fernandes deixaria de jogar tão à frente e por isso precisávamos de alguém para ali. Ao mesmo tempo Battaglia deixava provavelmente de ser opção para suplente do B. Fernandes e precisamos de 1.
De qualquer das formas preocupame bastante no último dia termos de ir buscar 2 jogadores que podem ser importantes…por isso para mim perder 1 deles seria ultrapassável com facilidade, perder os 2 seria um caso bem mais complicado. Ainda por cima na altura em que entramos em ritmo champions e campeonato, o que dificulta bastante a entrada de um jogador novo que não tenha pre-época…
30 Agosto, 2017 at 14:07
No fundo confesso que tudo o que seja soluções que já estão no plantel me parecem muito mais seguras do que ir agora contratar…e se vamos andar à procurar de um novo William podemos esquecer porque William só há 1…
30 Agosto, 2017 at 13:52
Estou aguardar que suceda o seguinte:
Colocar Jug, Schelloto, Douglas, sambinha, , Marvin, Slavchev, Heldon e Bryan .
Vender William por 35M acrescido de 5M por variáveis.
Se possível contratar um avançado, por empréstimo com opção de compra.
30 Agosto, 2017 at 14:00
“É que não vai ser fácil, nem rápido, encontrar um 6 que reúna a qualidade que este jogador dá à equipa e apesar de muitos embarcarem na conversa do “lento” e “estático” (apenas um espasmo da inveja lampiã) estou em crer que saindo o jogador ainda vamos ouvir boa gente a relembrar aquele diesel de passes de 60 metros, que raramente se lesionava e que raramente incorria em ações disciplinares, que abafava o meio-campo como quem coloca estacas a delimitar os limites da sua quinta.”
Sir foi o melhor jogador, a par com João Mário, a sair da Academia depois de CR. Mais, demonstrou a sua qualidade mais tempo no Clube que CR, infelizmente. Pura e simplesmente não temos dinheiro para ir comprar um Sir.
Um jogador com a capacidade técnica que ele tem, posicionamento, sagacidade para saber quando meter o corpo ou apenas tentar roubar a bola, colocação de bola com ambos os pés…o remate será a sua pecha mas comparado com aquilo que nos dá, nem me lembro disso.
Lento? Não. William ve as coisas acontecerem antes de muitos outros e por isso mesmo, é rápido. Não se esqueçam que ser-se rápido não é apenas correr muito e rápido – daí talvez a popularidade de Schelotto incluindo na Tasca – e daqueles que batem em tudo o que mexe: “Ele deixa tudo em campo!!!”. Pena que por vezes não tenham a qualidade necessária, ao mesmo tempo que não se lembram dos que são rápidos de raciocínio, como é o caso de William.
O Sir não precisa de bater em tudo. Não precisa de fazer uma entrada que vire um jogador. Isso está abaixo dele.
O que o Sir faz é mostrar a todos os outros, incluindo adeptos, quão fácil as coisas podem ser, mesmo numa zona nevrálgica do terreno como é a que ele ocupa. A calma que ele tem em situações de aperto, afastando adversários com a mesma facilidade com que se afasta uma mosca do prato, já de olhos no que vai fazer, como se fosse impossível conceber sequer que alguém lhe possa roubar a bola, só mostra o nível que ele tem.
Revejam o que ele fez contra o fcp em Alvalade e digam lá se há alguém que se lhe iguale (e que nós possamos ir buscar)?
Lembro-me de estar na Superior Sul e pensar para comigo: deixa-me saborear enquanto ele está cá porque mais cedo ou mais tarde, iremos perde-lo.
Até pode ter feito uma época menos fulgurante mas qualitativamente foi fraca? Na minha opinião não, apenas abaixo do que sabemos que ele pode fazer.
Quem me dera que ele continue connosco mas tenho dúvidas, infelizmente. A Premier, mesmo num clube modesto, tem um sex-appeal que a nossa não tem. É o país que inventou o futebol e que o reinventou com a criação da Premier.
Estádios lotados, equipas que jogam sempre para ganhar ao invés de para não sofrer, uma atmosfera electrizante.
Se isso acontecer, vou ter saudades tuas William. Espero que um dia voltes ao SCP e tragas esse charme para Alvalade. Porque como tu, nunca tinha visto.
30 Agosto, 2017 at 14:12
Subscrevo tudo.
Só não estava na superior Sul… de resto…!!!
30 Agosto, 2017 at 14:12
Ó LDP juras que não fui eu que escrevi este Post?!! 🙂
Tal e qual
30 Agosto, 2017 at 14:13
Mais uma achega
O Mónaco é clube fiscalmente atractivo para os jogadores.
30 Agosto, 2017 at 14:18
E não se vive nada mal na Cote D’Azur. A paisagem é bem boa.
30 Agosto, 2017 at 16:25
O Costinha diz que se veste bem por lá…
30 Agosto, 2017 at 14:20
Só fiscalmente… porque por aquelas terras é muito mais fácil derreter o guito todo!
Ganham por um lado mas sai por outro.
Easy come….
30 Agosto, 2017 at 15:07
E por haveria de sair? Se querem poupar gastam o dinheiro em Franca.
Na Suica a vida é cara para crl mas o pessoal gasta o carcanhol nos países vizinhos.
A não ser que estejas a implicar que o WC iria derreter o ordenado no Casino… armado em Bond, William Bond.
30 Agosto, 2017 at 14:19
Ainda tenho esperança de ver o Luís de volta (uma 3.ª vez…).
30 Agosto, 2017 at 14:48
o Luis e o Daniel !
30 Agosto, 2017 at 14:50
Tambem gostava. E se possível o Miguel
30 Agosto, 2017 at 17:51
O yannick já está próximo.
30 Agosto, 2017 at 14:29
Eu tenho esperança de ver este plantela 1 de Setembro
Patrício, Salin e Pedro Silva
Piccini e Ristovski
Coates e Tobias
Mathieu e André Pinto
Coentrao e Jonathan
Bataglia e Palhinha
Adrien e Mattheus Oliveira
Bruno Fernandes e Alan Ruiz
Gelson e Podence
Acuna e Iuri
Bas Dost e Doumbia e Reforço.
No entanto estou a espera que Palhinha seja emprestado ( acho muito mal ) e que fique Petrovic assim como Bruno Cézar continue e que não venha o tal reforço para a frente de ataque o que obrigará ao não empréstimo de Gelson Dala ( menos mal ).
30 Agosto, 2017 at 14:49
Bom texto LdP.
Nao me parece que William nem Adrien fiquem, infelizmente. E se assim for temos que ter alguem ja apalavrado.
Quanto a William é só o jogador que mais gosto me deu ver jogar.
30 Agosto, 2017 at 14:50
Ainda temos que colocar os excedentários, e o Alan.
30 Agosto, 2017 at 15:03
Redundante.
30 Agosto, 2017 at 16:04
LOL
30 Agosto, 2017 at 14:53
Um tema já muito debatido aqui na Tasca,no entanto continuo com a mesma opinião, estão a colocar o William num patamar em que ele não esta…algo até normal quando se fala em jogadores saídos da Academia.
O William aos 25 anos, tem uma excelente época com LJ, e outras 3 “normais”, com MS e JJ, o último era onde se esperava um salto na qualitativo do jogador, mas não se viu e até parece algo estagnado e acomodado ao estatuto e por não ter um substituto á altura (até á chegada de Battaglia).
William não é o típico nº6 que JJ vinha nos habituando na Luz, alguém que somente “destrua” jogo e jogue simples, lembro-me de Javi e Fejsa (o que não se enquadra muito é o Matic).
Eu vejo mais em Adrien um nº6 nesta táctica de JJ que o William, e basta ver quem fazia o trabalho sujo da equipa era o Adrien, quando esse trabalho não pode ser o de nº8.(tanto que o Adrien é adorado por isso mesmo pela raça e empenho, pulmão que entrega á equipa).
Portanto não percebo a “liberdade” que o Battaglia não dá, e claro que o William raramente vê amarelo ou vermelho, quando tens um Adrien que faz de pronto socorro da equipa…e isso foi evidente na primeira época de JJ , um Adrien levou 12 amarelos e o William 6 só a contar campeonato, um é nº8 o outro é o médio defensivo da equipa.
É só ir ver o jogo ainda agora do Battaglia contra o Estoril, vêm o Bruno Fernandes a precisar de vir atrás? ou fazer carrinhos, ou ser um box-to-box(como é o Adrien com William)?…Não,porque grande parte desse trabalho é de Battaglia, destruiu jogo(até exagerou um pouco nas entradas)e por acaso até vemos o Argentino de vez em quando a aventurar-se no ataque, com a passada larga que ele tem.
Para construir á Bruno Fernandes, esse sim tem que ter liberdade e tem se visto o que tem dado a liberdade com Battaglia…
Para finalizar, sinceramente já fui da opinião que preferia ver Adrien sair, no entanto olhando para o atual plantel e resposta dos jogadores contratados, acho que William já tem um substituto á altura, Battaglia e ainda ficamos com Adrien.
O preço, á direcção lá sabe…mas agora a ficar, que não se ande a renovar e aumentar clausulas.
1º- O jogador ao ficar é porque fica com “cabeça” no clube e não porque vai ser aumentado (alias isso aí é logo mau sinal), quando o próprio deve ganhar muito bem por Alvalade e mais importante o rendimento em campo, não condiz com um aumento, mais rápido merece o Gelson por exemplo.
2º- Aumentar clausula para quê? Se em 4 anos ninguém veio cá bater os 45M, e não venham com a história da montra do Mundial e beca beca…o homem desde que esta no Sporting, já foi o melhor jogador sub-21 no Europeu, participou no Mundial de 2014, participou em 2 Champions e foi CAMPEÃO EUROPEU, melhor montra que isto não há.
30 Agosto, 2017 at 15:10
Caro Stalley,
Eu também não vejo no William Carvalho aquilo que muitos vêem.
NO ENTANTO,
Parece-me manifestamente claro que o William, se inserido num sistema de jogo que exponencie as suas qualidades (primeira fase de construção, controlo de bola, visão de jogo, passe, antecipação defensiva) e “esconda” os seus defeitos (lento, não é um jogador “físico”) pode vir a ser um dos melhores jogadores europeus na sua posição.
É verdade que o Wiliam Carvalho não é um “nº6” “normal”. Não é um jogador eminentemente defensivo (a la Fejsa); não é um “box to box” (a la Matic) e, definitivamente, tem problemas em almejar a baliza.
Mas a jogar, por exemplo, no campeonato inglês, com dois médios rápidos ao seu lado, poderá tornar-se o exemplo do “construtor” de jogo daquela posição.
Tudo indica que o William vai sair. A minha questão é por quanto. E se Battaglia/Petrovic/Palhinha “chegam”.
SL
30 Agosto, 2017 at 15:14
Se William sair, penso que não chega. Terá que ser a equipa no seu todo a colmatar a ausencia do Sir e não um jogador a faze-lo.
30 Agosto, 2017 at 15:55
Caro Livramento,
Penso que Battaglia é um jogador que devemos apostar. Quanto às alternativas, estou com sentimentos mistos se chega ou não para o SCP. Talvez contrataria outro jogador.
30 Agosto, 2017 at 17:38
Até ao momento Battaglia tem chegado, e começou a trabalhar “agora” com JJ, a equipa ainda vai crescer com Battaglia junto.
E Adrien também pode fazer de nº6, acho que se William ficamos bem servidos na mesma.
30 Agosto, 2017 at 17:39
se William sair*
30 Agosto, 2017 at 15:04
Já que falamos de mercado deixo a minha opinião.
Até amanhã deveríamos de conseguir vender o Schelloto, Douglas, Marvin, e Bryan. Julgo que será possível angariar entre 10 a 15M€ com as vendas e poupanças em ordenados.
Depois deveríamos emprestar o Jug, Heldon, Petrovic ou Palhinha e o Slavchev. No caso do Palhinha emprestava apenas a um clube da primeira liga sem opção de compra. Os restantes emprestaria, com opção de compra, a clubes das primeiras ou segundas ligas de campeonatos que tenham capacidade para os comprar (Alemã, Inglesa, Espanhola, Rússia…).
Por fim, a vender algum dos jogadores mais valiosos, seria o Adrien por um valor entre os 25-30M€ e tentaria segurar o William, Gelson e Dost.
30 Agosto, 2017 at 15:10
Ninguém fala no Federico…
Sad.
30 Agosto, 2017 at 15:23
Existem negociações intensas pelo Federico. Fala-se numa disputa entre o Campomaiorense e o Estrela da Amadora.
30 Agosto, 2017 at 16:32
Prevejo uma guerra entre os bolos típico de Campo Maior (doces e amassados) e o melhor doce da Amadora (moínhos da confeitaria Elvina).
Isto porque os travesseiros e as queijadas são difícieis de bater.
30 Agosto, 2017 at 16:51
De fonte segura (o empresário Amilcar Alhinho não costuma falhar), o Tentúgal entrou na corrida pelo jogador.
30 Agosto, 2017 at 16:58
Se é pastel vai para o Belém.
30 Agosto, 2017 at 17:43
Arsenal announces that it has terminated contacts for the player Federico Ruiz.
The signing was almost closed for values of around 10 million pounds, but Wenger gave up after reading some negative comments about the player in reference blogs of Sporting.
30 Agosto, 2017 at 17:47
10 million pillows?
30 Agosto, 2017 at 17:48
Ah… pounds.
30 Agosto, 2017 at 23:00
10 million pounds…quase o peso do irmão.
31 Agosto, 2017 at 8:55
Arsenal announces that it has terminated contacts for the player Federico Ruiz.
The signing was almost closed for values of around 10 million pounds, but Wenger gave up after requesting the opinion from the famous football expert more tabac. According with the expert all the good players are in some footbal academy located in Dubai.
Wenger is trying to find that Academy to buy while there is still time.
30 Agosto, 2017 at 15:30
Sou da opinião que o mercado devia ter fechado quando os campeonatos começassem, para mim o prazo máximo do fecho do mesmo sería a 1 de Agosto.
Este mercado de “carne” pago cada vez mais a peso de ouro, pode dar cabo de uma equipa de poderío financeiro médio, equipa cujo o seu treinador trabalhou na pesquisa de reforços ainda antes de ter acabado o último campeonato, pois qualquer tubarão sem grande esforço poderá sacar as pedras basilares pelas clausulas e deixar toda a preparação do plantel para a época em causa caír por terra.
No caso do Sporting, imaginemos que batiam as clausulas de William, Adrien, Gelson e Bas Dost…tanto dinheiro que entrava, certo? e o campeonato perdido…certo também!
Não se pode vender a ideia que não é preciso vender e depois acabar por não serem utilizadas as clausulas que visam proteger o clube desses “peixes de médio porte” como Mónaco, West Ham e merdas assim.
Os jogadores querem ganhar mais e se não saírem ficam contrariados? pois…não se lembram nessa altura que ninguém os obrigou a assinar o contrato que têm com o clube e que foi analizado até á última virgula pelos seus representantes e que por curiosidade são contratos principescos.
Se não saírem, só têem é que jogar á bola e dar o máximo pelo clube que lhe tem enchido os bolsos e dado á sua família uma vida desafogada.
O dinheiro é importante na vida, mas chega de mercenários!
Que acabe a PUTA da época de transferências pois com este plantel seremos campeões!
30 Agosto, 2017 at 15:55
Em Inglaterra, no próximo ano deverá fechar por volta de 15 de agosto, antes da 1 jornada.
1 de Agosto parece-me demasiado cedo. Ainda não começaram a sérios os testes de pre-época, fica difícil ao treinador avaliar na plenitude o plantel e o que virá a precisar. Gosto mais da solução inglesa. É em cima do início de época mas ainda é numa fase calma (tirando pré-eliminatorias) e ainda dá bem para integrar novos elementos…
30 Agosto, 2017 at 16:10
Ou isso Tiago , mas como é neste momento é que está mal, é anti-futebol global.
30 Agosto, 2017 at 19:03
Pois…o problema é que uma coisa é o mercado inglês fechar. Eles têm dinheiro a potes, é fácil para eles não vender a partir de dia 15.
Para Portugal isso é muito mais difícil. Entre dia 15 de Agosto e dia 1 de Setembro, estando os outros mercados abertos quase todos seria muito mau para as equipas portuguesas. Tínhamos o mesmo problema sem termos capacidade de ir substituir. A solução que eu vejo para este caso é o campeonato português começar só em Setembro ou vá…na última semana de Agosto. Mais uma vez é maus para quem disputa pré-eliminatórias mas pelo menos era mais suave para os outros. Também não ajuda a seleção ser nesta altura todos os anos…
Como nada disto pode ser centralizado numa instância europeia (os mercados diferentes são por haver calendários diferentes…os nórdicos começam mais cedo mas páram no inverno, a Rússia é ainda mais trocado…), não vejo grande remédio para Portugal se não lidar com isto para sempre o então começar o campeonato mais tarde. Com mais jornadas a meio da semana e menos paragens para taças da liga e de Portugal…
30 Agosto, 2017 at 15:32
alguém sabe se continua a haver a merda da regra do mercado em inglaterra fechar uma hora depois da nossa?
30 Agosto, 2017 at 15:45
The window shuts across England, Scotland, France and Italy at 11pm BST on Thursday, August 31.
Germany’s window shuts slightly earlier, at 5pm on August 31.
Spain have 25 hours more than their English counterparts – watch out Liverpool – as their deadline ends at midnight on September 1.
30 Agosto, 2017 at 16:02
isto é completamente idiota… como raio a UEFA não impõe uma regra sobre esta merda…? isto beneficia sempre o ultimo a fechar!
30 Agosto, 2017 at 16:12
Realmente, isto deve ser a coisa mais absurda que ouvi desde a ilibação do Eliseu. Vá, não tanto 😉 Mas que instituição é que deixa por regular uma discriminação que beneficia claramente um país em relação a outro (sendo o último a fechar a janela de transferências)???
30 Agosto, 2017 at 16:14
É um absurdo realmente!!
Devia ser igual para todos e preferencialmente no fim do mês de Julho ou a meio de Agosto.
30 Agosto, 2017 at 16:27
+1
30 Agosto, 2017 at 16:53
Depende.
Se vendermos o Douglas ao último a fechar…
30 Agosto, 2017 at 16:09
E fake ou marvin vai para o clube treinado por marco silva?
30 Agosto, 2017 at 16:12
Esse fala-se em todo o lado, e ainda agora vi por aí o schelloto a beijar o passaporte como que indicando que vai embora.
30 Agosto, 2017 at 16:14
Parece que em direção à Argentina!
30 Agosto, 2017 at 16:49
Boa viagem
30 Agosto, 2017 at 16:53
Era o passaporte ou uma ementa?
30 Agosto, 2017 at 16:20
A verdade é que se o Porto quisesse vendar Danilo por 35 milhões já o tinha feito á muito e o Sporting se lhe baterem este dinheiro a pronto por Willam é obrigado a vendê-lo pois se não o fizer tem que desembolsar 5 milhões de € para o atleta o que torna a sua estadia ruinosa. William tem que pensar que vale pelo menos tanto como Danilo e que o Sporting tem que ser ressarcido na medida justa do que ele vale. Se ele quiser sair faça uma grande época e não ande por aí na má vida ( discotecas e deitar-se tarde ) efetuando grandes campeonatos nacionais e mundiais este ano. No ano passado fez uma época abaixo das suas potencialidades porque não foi focado nem profissional a 100% no seu trabalho. Apesar de ter tido este baixo rendimento o clube também não lhe baixou o ordenado, por isso aguente-se e jogue em grande para o ano ter uma saída pela porta grande.
31 Agosto, 2017 at 9:03
“o Sporting se lhe baterem este dinheiro a pronto por Willam é obrigado a vendê-lo” ERRADO, o Sporting nunca é obrigado a vender abaixo da clausula.
“No ano passado fez uma época abaixo das suas potencialidades porque não foi focado nem profissional a 100% no seu trabalho.” ERRADO, o Wiliam fez a epoca em linha com o resto da equipa.
“A verdade é que se o Porto quisesse vendar Danilo por 35 milhões já o tinha feito Há muito” ERRADO, o porto precisa vender e sinceramente o Danilo não vale isso. Por esse valor já teria saido. Mas quando se pensa que o carnide anda a despachar meio plantel a precos super inflacionados já acredito em tudo.
O Sporting vende quando tem de vender, se aparecer uma oferta justa. Pagar 5M por um jogador como o WC é um investimento. E ninguem sabe exactamente como funciona a clausula. Não vamos andar a afirmar que TEM de vender porque não tem.
30 Agosto, 2017 at 16:25
Schelotto acabou de postar uma fotografia no aeroporto. Adios?
30 Agosto, 2017 at 16:33
Será desta?
30 Agosto, 2017 at 16:58
onde será o próximo restaurante?
30 Agosto, 2017 at 16:37
Enquanto o mundo do futebol se entretém nos bastidores (é a loucura), vou fazer de conta que sou um adepto de bancada e apenas opinar. Afinal sou mesmo um adepto de bancada, fixe.
Eu acho que William e Adrien vão sair. Será fantástico que pelo menos um fique… fazemos encaixe e mantemos um médio de muita qualidade. Caso contrário, precisamos de um médio.
Depois, acho que precisamos de um central. Carriço tratava logo de duas posições.
Sobre o 2º avançado, já que Ruiz não é reintegrado e Dala parece não contar, fica a faltar alguém.
Pelo que vi até agora, emprestava Palhinha e Dala, pois precisam de jogar.
Agora é ir comentando à medida que as notícias forem saltando que nem cogumelos…
30 Agosto, 2017 at 16:59
Eu, enquanto treinador-jogador-dirigente-adepto de bancada/sofá/café/internet, tenho a dizer que deve sair o William Carvalho. O Adrien, como diria a Elsa, já passou, já passou.
A concretizar-se esta possibilidade nada factual mas residualmente expectável, diria que não é preciso ir ao mercado porque:
– nunca se encontraria um William v2
– coelhos à última da hora só pagando premium. Houvesse em carteira uma truta low-cost, teria sido pescada
– Battaglia, Petrovic e Palhinha dão garantias. Têm de dar. Caso contrário jamais deveriam integrar o plantel
Tranquilamente no último dia de mercado porque
a) duvido que alguém venha bater clausulas (até parece fácil dar 40 ou 50 a PRONTO!!!! Fds, repito, quantas clausulas dessas são batidas por ano? O Neymar é uma excepção)
b) não é preciso ir remendar o plantel com Markovics
c) saindo o William, confio que o faça por bons valores. Sim, dinheiro é bom. Não saindo, desportivamente o Sporting fica mais forte.
30 Agosto, 2017 at 17:02
Aguardemos.
São dois dias loucos.
30 Agosto, 2017 at 17:03
Os jogadores amanhã vão de phones para o campo.
30 Agosto, 2017 at 17:33
Acho que só saem os excendetários. Quanto aos Aurélios do meio-campo, os “interessados” têm mais olhos do que barriga, e assim sendo nada feito. É a vida.
30 Agosto, 2017 at 17:34
Excedentários, digo.
30 Agosto, 2017 at 16:55
MArvin a fazer testes médicos no Watford
30 Agosto, 2017 at 16:57
Fala-se em 3M€ + variáveis.
30 Agosto, 2017 at 17:02
Amigo, estamos a dia 30. Se fossem 0 euros mais variáveis, já estava bom. 3 milhões por um bacano que demos 300 mil. Perfeito!
30 Agosto, 2017 at 17:05
Isso é que é querer despachar.
30 Agosto, 2017 at 17:07
Deus te oiça…
30 Agosto, 2017 at 18:18
Já acendi a vela.
30 Agosto, 2017 at 17:09
Bonito bonito era o Bryan Ruiz acordar e começar a jogar o que sabe…
30 Agosto, 2017 at 17:22
Para isso era preciso treinar com a equipa, ser convocado e jogar.
Só naquela.
30 Agosto, 2017 at 17:12
Marvin e Schelloto podem deixar em caixa cerca de 5/6M.
Douglas apenas estou a ver a rescisão como solução, ninguém lhe pega.
Slavchev e Heldon devem ir para a lista de empréstimos, embora no caso do caboverdiano eu gostasse de uma transferência com direito a 30/40% de uma futura ( e improvável ) transferência.
Bryan …. nem sei o que diga. Pois independentemente do rendimento em campo é um excelente profissional que não merece ficar a treinar a parte todo o resto da temporada …
30 Agosto, 2017 at 17:15
Curioso, pq sempre pensei que de todos Douglas seria o mais fácil de colocar. Tem teoricamente mais mercado, jogou em clubes com outras valências e tem mais “imprensa”.
Afinal, são 6 milhões pelos laterais.
30 Agosto, 2017 at 17:21
Bryan podia ser uma excelente solução para segundo avançado.
Mas deve ter havido merda.
30 Agosto, 2017 at 17:23
Slavchev vai continuar na Polónia. No Lechia.
30 Agosto, 2017 at 17:21
Sensivelmente por esta altura há um ano atrás, dizia-se por aqui que o Sporting tinha o melhor plantel dos últimos. anos. Viu-se como estávamos enganados. Daqui a pouco mais de trinta horas saberemos qual o plantel que teremos. Já aqui li hoje que com estes jogadores seremos campeões.
Outros são de opinião que neste país é impossível sê-lo com o sl vouchers a dominar e o fcp a tentar a permuta.
Também eu o ano passado partilhei da euforia da maioria, vivi aqui a “febre daquela noite de 31”. Este ano impus a mim própria menos vertigem. E vou aguardar nervosamente pelas próximas horas. Não queria estar na pele de Bruno de Carvalho pelos muitos dossiers que tem para resolver. Mas é particularmente nesta “praia” que ele tem revelado grande capacidade.
Espero uma coisa: que tenha sabido precaver-se da voracidade das últimas horas por parte dos mais poderosos. Saia quem sair que se tenham arranjado soluções alternativas.
30 Agosto, 2017 at 17:41
Caro jmfs1947,
Há uma grande diferença entre o “mercado” do ano passado e este: o ano passado sairam dois jogadores importantes mas, teoricamente, essas saidas teriam sido colmatadas quer com a vinda de um jogador de créditos firmados (Bas Dost) quer de um conjunto de contratações/empréstimos que teoricamente tornaria o plantel bastante mais forte do que aquele que tinha ficado a 2 pontos do título.
Mas o facto é que não sabiamos se grande parte desses jogadores iriam singrar com o Manto Sagrado.
Este ano não só as contratações já tiveram tempo para se ir habituando (Acuña, Bruno Fernandes, Mathieu, Battaglia, etc.), com bons resultados até ao momento, como mesmo que saiam 2 jogadores importantes (William E Adrien) já temos algumas soluções no plantel que podem, em teoria e em caso de necessidade, suprir as saídas sem recorrer a contratações “arriscadas” de última hora.
Este ano a coisa foi preparada a tempo, e as contratações já demonstraram terem sido acertadas.
SL
30 Agosto, 2017 at 18:08
Caro Livramento, concordo com o que expõe mas, caso saiam Adrien e William, não vejo que o plantel tenha assim tantas soluções. Palhinha e Petrovic não me parece que cheguem.
SL
30 Agosto, 2017 at 17:45
Completamente de acordo, como já é hábito.
Nunca uma silly season me deixou saudades, particularmente a última. Sinto que este ano não pode ser novamente o da vertigem, das grandes contratações, das grandes vendas, do futebol espectáculo, das goleadas, das certezas e das depressões, das desculpas, da tábua rasa.
Este ano tem que se caminhar com seriedade, com recato, com os que temos e que sabem o que é o Sporting e ver até onde nos deixam ir. A partida foi boa, onde facilmente tudo poderia ter falhado. Agora é continuar.
SL
30 Agosto, 2017 at 17:25
E o Dala… não conseguimos arranjar um bom clube para ele ser titular e crescer?
30 Agosto, 2017 at 17:40
Também acho que era bom para o Dala rodar este ano num clube da primeira Liga, agora tinha que ser alguém onde ele evolua e jogue a titular…
31 Agosto, 2017 at 9:07
Por mim bazava do clube, só para não termos de ver comentários de angolados a acusar o clube de ser racista, o JJ de ser racista e o Paulinho de ter tingido as meias de branco por ser racista….. Nunca um jogador causou tão mau estar nas redes sociais. Nem o melhor jogador do Egipto criou tantos problemas na net.
30 Agosto, 2017 at 17:29
http://www.espnfc.com/story/3192314/west-ham-target-barcelona-midfielder-andre-gomes-sources
West Han vira-se para André Gomes depois de falhar William.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHA
De cavalo para burro….
30 Agosto, 2017 at 17:35
Cá para mim o West Ham tem sido um testa-de-ferro do Jorge Mendes.
30 Agosto, 2017 at 18:00
Ou o Jorge Mendes sabendo da desistencia dos ingleses por William está a procurar colocação para o Gomes sabendo que ele não vai calçar este ano no Barça, pois com a vinda do Coutinho e Dembelé é finito e o
Campeonato do Mundo já é no próximo verão e sem jogar não vai e desvaloriza, não tenho dúvidas que Mendes está mortinho por ver William fora do Sporting para tentar transacioná-lo no futuro. William tem 25 anos.
30 Agosto, 2017 at 18:07
O William já não pertence ao Mendes. Agora é agenciado pelo irmão do Guardiola.
30 Agosto, 2017 at 19:07
Caro Bruno mas isso não quer dizer que não haja vazos comunicantes. O futebol é de os negócios mundiais que mais dinheiro limpa.
31 Agosto, 2017 at 9:09
O Adrien tb não pertence ao mendes mas anda a ser vendido por ele… mas andamos a dormir ou quê? Claro que é o mendes que manda nesta merda toda.
30 Agosto, 2017 at 17:35
looool… parece lógico (?!?!?!?)
30 Agosto, 2017 at 17:36
e vão dar 40 milhoes por ele..
ahahah
30 Agosto, 2017 at 17:41
Já tinha sido apontado…acho que é carvão, então eles querem um médio defensivo e vão buscar o André Gomes?hmmm