O secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, foi uma das figuras presentes, ao final desta tarde, na apresentação da equipa de goalball do Sporting Clube de Portugal. Para além de ter saudado a assinatura do protocolo entre o Clube e a seguradora Tranquilidade, o membro do Governo sublinhou o papel dos leões na área do desporto paralímpico, começando por contar a sua história, pouco depois de ter assumido funções no executivo.
“Tive oportunidade de acompanhar os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro e lembro-me de, na altura, ter visto um vídeo denominado ‘Nós somos super-humanos’. A capacidade de superação destes atletas é, de facto, extraordinária. O que fazem serve de exemplo para todos nós e esta relevância dada ao desporto paralímpico também serve de combate para eliminar os preconceitos que ainda existem. É um trabalho de excelência e de mérito internacional. O Sporting CP é um exemplo para todos os clubes. Testemunho-o e reconheço-o. Não quero, por isso, deixar de cumprimentar o Clube e os seus atletas e desejar-lhes os maiores sucessos para que honrem não apenas o emblema mas também o país“.
Para Bruno de Carvalho, dos maiores impulsionadores do projecto do Gabinete Paralímpico dentro do Sporting, tão importante como ecletismo gravado no código genético leonino, é também a inclusão que o desporto, incluindo o de alta competição, encerra. “O primeiro balanço que fazemos destes três anos de actividade [Gabinete foi criado a 3 de Setembro de 2014] é que já somos uma referência mundial no desporto paralímpico. Foi um investimento essencial para o palmarés, não apenas do Clube mas também do País. Continuamos a provar que somos diferente. Ainda recentemente alcançámos a medalha de prata nos Mundiais de ciclismo e apenas nós demos a notícia. Há também o goalball, o ténis de mesa, o atletismo, com campeões no desporto e na vida. Atletas que são fonte de inspiração diária”, lembrou o líder leonino.
O plantel apresentado é formado por: Nuno Antunes; Luís Miguel; João Pereira; Hadley Sacramento; Tomás Delfim; João Mota; João Macedo (Portugal); Mantas Brazauskis; Justas Pazarauskas; Mindaugas Suchovejus (Lituânia); Aliu Baio (Guiné); Leomon Moreno (Brasil); Sergio Gallardo e Javi Serrato (Espanha). A equipa técnica: Márcia Ferreira (coordenadora-geral); Eugénio Oliveira (coordenador técnico); Cátia Varela (secretária técnica); Beatriz Coelho (fisioterapeuta); e Beatriz Santos (técnica para os estudos e métodos estatísticos).
Para Márcia Ferreira, tão importante como a revalidação do título de campeão nacional é a afirmação internacional, com o título europeu da Superliga na mira. E bem possível de alcançar. “É verdade. É o nosso grande objectivo. Temos equipa para vencer o campeonato e a Superliga europeia. O ano passado já conseguimos vencer a jornada de Malmo, na Suécia, e este ano, com a cinco rondas previstas e com a última a disputar-se em Lisboa, a fechar com chave de ouro, queremos trazer este título europeu para o Sporting CP”.
Para Javi Serrato, jogador espanhol da equipa, o maior perigo poderá mesmo vir da equipa finlandesa. “São a elite da Europa. Têm um conjunto muito forte, uma potência na modalidade e de qualidade de topo. Vai ser muito difícil, mas vamos fazer o que sempre fazemos: dar o máximo e jogar para ganhar!”
3 Setembro, 2017 at 10:59
Grande Trabalho desta Direcção também ao nível do Desporto Adaptado, Obrigado!!
3 Setembro, 2017 at 11:12
isto continua a ser o Sporting Clube de Portugal, o clube mais eclético do Mundo e o terceiro mais titulado do Mundo atrás do Barcelona e Real Madrid.
3 Setembro, 2017 at 11:20
Excelente o trabalho desenvolvido.
Ser o clube com mais representantes olímpicos em todas as vertentes é algo que tem de ser elogiado e apoiado.
Espero também que estes leões possam pisar o nosso Pavilhão e mostrar a sua raça.
3 Setembro, 2017 at 11:21
Está de Parabéns quem dirige o nosso Grande Amor, estamos felizes nós sócios deste clube. Somos diferentes, somos melhores. Adoramos ganhar, claro que sim, mas sobretudo gostamos de ser um clube sério, eclético e que agora também sabe acolher os que são diferentes mas são cidadãos como os outros. Viva o SCP. Obrigado Presidente.
3 Setembro, 2017 at 11:31
Muito importante este discurso, mesmo sendo mais importante o verdadeiro significado.
3 Setembro, 2017 at 11:50
Bom dia a todos.
Sem dúvida louvável o trabalho desta Direcção numa área tão sensível e que enobrece o Clube.
Já sobre o discurso, como muitos outros, terá muito de circunstancial.
O sr. João Paulo Rebelo que mostre trabalho e destemor na área que lhe é afecta…
3 Setembro, 2017 at 13:56
Acho que o Bruno tem um bom relacionamento com ele. As coisas estãoa aquecer mas, o recurso ao Secretário de Estado é um “último recurso” e apenas deve ser usado se for preparado COM ELE, no momento mais adequado. Por ex. situação tão, tão grave que, seja imprescindível que, o Governo determine a exoneração de toda a FPF. O Governo não pode ter outra saída senão é o nosso único míssil que se esgota, sem que produza efeitos devastadores.
O Sporting e o Porto têm muito a preparar, antes disso, designadamente uma nova legislação a apresentar ao Parlamento para alterar as regras de eleição da FPF que não pode continuar a depender dos votos das associações do Futebol AMADOR, onde o benfica domina.
Eventualmente o Presidente e Vices nomeados pelo Supremo Tribunal de Justiça e o remanescente a ficar à disposição (pessoal técnico) das Associações.
4 Setembro, 2017 at 14:24
+1
3 Setembro, 2017 at 12:15
Estes não são fetos de Sporting, são feitos de Super Sporting
3 Setembro, 2017 at 12:21
Alimentam-se da(s) teta(s) da(s) Leoa(s) e o resultado está à vista!
3 Setembro, 2017 at 12:22
A minha vénia a estes super atletas , parabéns ao Sporting pelo exemplo .
3 Setembro, 2017 at 12:38
Um orgulho só!
Vale bem ter conseguido atravessar o “grande Deserto” para reencontrar o Nosso Super Clube”
Viva o Super Sporting Clube de Portugal
3 Setembro, 2017 at 12:43
Um orgulho tremendo! É o que eu sinto por ter sido escolhido pelo Sporting para ser seu adepto, por me ter dado a honra e o privilégio de fazer parte desta fantástica família.
E este post é reflexo do porquê de me sentir assim.
É, de facto, muito mais do que “apenas” um Clube. Vai muito além das conquistas desportivas e isso é algo que só está ao alcance de quem é enorme (com a vantegem de não necessitar de andar a apregoa-lo constantemente aos sete ventos, como que com excesso de falta de mimo).
#FeitoDeTi
#FeitoDeSporting
3 Setembro, 2017 at 12:44
* vantagem
3 Setembro, 2017 at 13:12
É por isto que eu tenho um orgulho enorme em ser leão. Temos um grande presidente.
3 Setembro, 2017 at 13:12
Parabéns ao Sporting, a esta direcção e aos atletas.
Os titulos contam, mas o mais importante é todo o trabalho que está por tras e todo o apoio dado nesta área
3 Setembro, 2017 at 13:46
É isto que principalmente me orgulha no Sporting.
Todo o investimento nas modalidades.
Não é apenas competição, é inspiração para praticar desporto.
Cada praticante de desporto seja ele qual for é menos um delinquente nas ruas, é uma pessoa que aprende que tem que trabalhar para melhorar e para se superar. É alguém mais forte e mais saudável.
3 Setembro, 2017 at 14:31
é nestes posts é que se vê…
os rabolhos que existem por os blogs leoninos, geralmente não comentam este tipo de assunto, não lhes interessa, passa-lhes ao lado, só querem é meter carvão e semear discordia.
estejam atentos a esses nicks e multinicks que só aparecem em alguns momentos.
3 Setembro, 2017 at 14:32
Livra! Ainda bem que chego a tempo de comentar, se não lá me confundiam…
3 Setembro, 2017 at 14:35
leão verde, obviamente que há pessoal “da casa” que comenta sompre ou muito ou pouco, mas há outros que….só em momentos especificos, tu entendeste 😉
3 Setembro, 2017 at 14:45
😉
3 Setembro, 2017 at 15:20
não sejas assim…. sabes perfeitamente que apenas aproveitaram o belo do domingo para irem esticar as pernas 😉
3 Setembro, 2017 at 14:35
Hoje não há link para o andebol?
3 Setembro, 2017 at 14:46
Pelo que sei, dá no mesmo site de ontem. Não sei confirmar porque não há direitos de transmissão para a Arábia Saudita (foi isso que o site me “respondeu” ontem quando tentei seguir a transmissão).
3 Setembro, 2017 at 14:36
O Sporting é o maior, não há hipótese!
E mais um bom exemplo da gestão de BdC.
Já estou pronto para ver a nossas leoas às 15 🙂
3 Setembro, 2017 at 14:39
Já estou no estádio. 🙂
3 Setembro, 2017 at 14:40
Alguém tem link para ver modalidades à Bruno?
3 Setembro, 2017 at 14:44
Antes mais, expresso a minha admiração por estes atletas, que apesar da sua deficiência não deixam de viver a vida da melhor forma possível, não deixando que a sua deficiência os diminua. A superação das limitações de cada um é que mostra a fibra de que se é feito.
Em relação ao Secretário de Estado, são palavras bonitas, mas ele fazia mais pelo desporto em Portugal se obrigasse a que as leis fossem cumpridas. Que eu saiba, o IPDJ está sob a sua alçada, e tem dito e feito bola, sobre os vários compadrios que vamos sabendo da direcção desse instituto com a associação criminosa que manda no clube de carnide. Faria também melhor se aconselhasse o seu primeiro a não se sentar ao lado do caloteiro Orelhas, passando-lhe assim um aval que deveria indignar qualquer cidadão honesto deste País. Mas suponho que os votos rabolhos sejam mais importantes que pugnar pela honestidade e rectidão no Desporto nacional. Um destes dias escreverei um texto mais elaborado sobre este assunto.
3 Setembro, 2017 at 14:55
http://www.ehftv.com/int/livestream/finale-tba-tba-03092017
link para o andebol
3 Setembro, 2017 at 14:57
Vamos lá…
A ver se fazemos duas vitórias, que as miudas tb vão começar.
3 Setembro, 2017 at 14:59
siga!
3 Setembro, 2017 at 15:05
Mario já estás a conseguir ver?
3 Setembro, 2017 at 15:06
é só ás 16:05 Jorge
3 Setembro, 2017 at 15:07
ups, vai começar agora…
3 Setembro, 2017 at 14:57
Guilty as charged, Schmeichel. Também preferia comentar os posts do Escondidinho, Maria Ribeiro e outros de quem gosto particularmente e ficar por aqui. No entanto, volta e meia, tem sido necessário entrar nesse debate e acredite que não o faço por gosto!
S.L.
3 Setembro, 2017 at 14:59
pois Aslan, é necessário por vezes…
3 Setembro, 2017 at 15:07
15:05 certo? Os austríacos eliminaram a equipa da casa logo “be careful”
3 Setembro, 2017 at 15:12
É por isto e muito mais que sou do grande Sporting clube de Portugal.
3 Setembro, 2017 at 15:14
Começo de jogo dificil…
3 Setembro, 2017 at 15:27
Desconfio sempre destes discursos “políticos” mas é sempre importante ser reconhecido.
Mais importante do que reconhecimento é fazer. Isso distingue o Sporting do resto. Somos enormes.
3 Setembro, 2017 at 15:27
8-7… isto não vai ser nada fácil…
3 Setembro, 2017 at 15:37
14-14 aos 26 min
3 Setembro, 2017 at 15:51
Fut Feminino 0-1 para o Braga na Super taça ao intervalo
3 Setembro, 2017 at 16:21
24-22 com 47 min, vamos na frente mas não tá fácil
3 Setembro, 2017 at 17:02
É por isso que eu tenho cada vez mais orgulho de ser sportinguista. O meu clube não é só futebol sénior.
A valorização do esforço.
A dedicação à integração de todos os desportistas.
A devoção pelos valores humanos.
É esta a glória do grande Sporting Clube de Portugal.
3 Setembro, 2017 at 18:49
Que grande vitória!
http://www.ehfcl.com/men/2017-18/article/29227/Sporting+CP+qualify+for+group+phase+after+thriller
3 Setembro, 2017 at 19:28
Pensei que o Asanin tinha conseguido marcar o 36. A bola entrou com a buzina a tocar. Não sei porque razão não contou.
3 Setembro, 2017 at 19:29
Ainda não ganhamos o título Europeu mas, atenção francius que o Leão da Montanha vai a caminho.