Finalmente, com o mercado fechado já é possivel fazer uma análise aos planteis das equipas grandes, dos crónicos candidatos ao titulo, Analisando isto, sem qualquer amor ao clube e ao jogador. Analisando, esquecendo Padres, voucher e frutas desta vida. Analisando a qualidade, o potencial e o que podem (ou não valer).
Análise Geral:
Sporting C.P. – Tem indiscutivelmente um plantel melhor do que a época passada. A defesa parece ser, na minha opinião, o sector que mais deu um salto qualitativo. Mathieu e Coentrão sobretudo oferecem ao lado esquerdo da defesa, garantias que Ruben Semedo e Marvin não davam. O meio campo tem muitas e boas soluções, mesmo apos a saida de Adrien e o Ataque não perdeu ninguém e ainda ganhou Doumbia.
S.L. Benfica – É indiscutivel a falta de soluções que tem depois das saidas de Ederson, Lindelof e Nelson Semedo. Por muito que se diga que sim, servem, Bruno Varela, Jardel ou Lisandro e André Almeida não são a mesma coisa, e arrisco a dizer que não vão ser. Neste sector que, normalmente, é por aqui que se costumam ganhar campeonatos a equipa está mais fraca. Meio Campo e Ataque estão iguais (com muita e boa qualidade) ou até melhores Seferovic dá coisas à equipa que não tinha com Jimenez nem Mitroglou.
F.C. Porto – É muito complicado para mim dizer se o Porto está melhor que a época passada, só vendo estes primeiros jogos. Mérito de Conceição: soube aproveitar o que de muito bem Nuno tinha (a defesa) e aqui ainda lhe juntou um grande DD, Ricardo. Por aqui estão bem, tal como estavam. A minha duvida está na frente. Mantem-se os protagonistas, exceto a troca Abouba/ André Silva. E apesar de achar Aboubakar bom avançado, bom jogador com bola, tenho muitas duvidas que será um bom companheiro para Soares. Para não falar da falta de soluções, estar a perder e colocar Marega, Hernani ou Herrera não é certamente o sonho de qualquer treinador. Veremos como reagem ao primeiro desaire, mas para já Nota Claramente positiva.
Comparação Jogador a Jogador
(Tive em conta que as equipas vão jogar em 4x4x2 e estes devem ser na teoria os titulares)
GR
Rui Patricio – Varela ;- Casillas
Minha opinião, temos o melhor dos 3. Se o ano passado dizia que Patricio era muito bom, mas que para mim Ederson era realmente um monstro e um dos melhores do mundo. Este ano não tenho duvidas, temos o melhor GR do campeonato. O Porto não está nada mal servido, Casillas é seguro, mas longe do melhor que foi. Varela quanto a mim, não sendo mau, não me parece estar ao nivel de uma equipa que Luta pelo titulo ou pela Champions.
Escolha: Rui Patricio – Sporting
DD
Piccini – Andre Almeida – Ricardo
Que Piccini é mais jogador que Schelotto, sem duvida. O que vai ser ainda não dá bem para ver. Está a crescer de jogo para jogo. André Almeida nunca me entusiasmou, mas de uma coisa tenho de admitir, desenrasa bem. Numa defesa forte não é por ele que compromete. Ricardo aqui ganha aos outros destacado. Muito bom a atacar e forte a defender. Não acompanhei o crescimento dele em França, mas estes jogos esta época deu para ver que é realmente uma boa aquisição.
Escolha: Ricardo Pereira – Porto
DE
Coentrão – Alex Telles – Grimaldo
Se calhar a escolha mais dificil de todas. Tres bons Defesas esquerdos, todos com potencial para serem muito bons. Aqui nenhum dos grandes está mal servido. A minha escolha vai recair em Telles . Apenas porque neste momento Coentrão está ainda a procura da melhor forma e Grimaldo passa metade da época lesionado.
Escolha: Alex Telles – Porto
DC Direito
Coates – Felipe – Luisão
Vou ser muito sincero, nenhum dos 3 me encanta. Coates é um monstro, forte no jogo aéreo, forte na marcação e um “monstro” nas dobras. Felipe é muito certo, raramente comete um erro e tem um poder de concentração acima da média. Principal Lacuna é a sair a jogar, mas isso tambem Coates. Luisão é Luisão. Para a idade que tem é muito bom. Nunca foi na minha opinião um central de topo, mas fez sempre boas duplas. A experiencia é um posto, mas mesmo assim fica atrás dos adversários nesta eleição. A minha escolha recai em Felipe (pela época passada)
Escolha: Felipe – Porto
DC Esquerdo
Mathieu – Jardel – Marcano
Sai a jogar como já não via á muito em Portigal. Poder de Antecipação muito bom, duro e com um jogo aéreo muito forte. Peço desculpa, mas apesar de achar Marcano bom central (embora ache que nunca será “patrão e Jardel que este ano é uma incógnita, Mathieu é a minha escolha. Bem fisicamente e será o melhor reforço deste defeso em Alvalade.
Escolha: Mathieu – Sporting
Mdef
William – Danilo – Fejsa
Continuo a achar que para William ser Top Mundial, falta-lhe uma coisa naquela posição agressividade (tipo o que Rinaudo tinha que chegue e sobre, lembram-se), tudo o resto está 10x acima de Danilo e Fejsa. Com a cabeça no Sporting é de longe o melhor trinco. Joga e faz jogar. Danilo e Fejsa tem muitas semelhanças. Ambos bons a defender, e “medianos” a atacar, embora Danilo tenha melhorado. Muito do mérito defensivo destas duas equipas na ultima epoca se deve a estes “6”. A minha escolha recai em Danilo por ser melhor em 3 atributos: A nivel fisico (Fejsa passa muito tempo lesionado), jogo aéreo e no Desarme sem falta.
Escolha: William – Sporting
MC
Battaglia– Pizzi – Oliver
Battaglia tem raça, entrega, muito bom a nivel defensivo, bom na condução de bola e muito rápido. Falha ainda a nivel técnico, tem dificuldades na leitura de jogo ofensiva e na parte dos passes longos. Pizzi é mais jogador, fruto da experiencia já acumulada é um jogador que está num patamar superior aos outros 2. Passa por ele todo o jogo do benfica e quando falha (raramente) ~coincidem com as piores exibiçoes dos encarnados. Oliver é daqueles que não enganam, é bom jogador, mas parece-me do género que nunca será um 8, mas também nunca será um 10. Dotado técnicamente, mas quanto a mim falta intensidade e agressividade para poder ser um Box to Box. Danilo ainda o vai disfarçando, um dia que falhe …
Escolha: Pizzi – Benfica
Ala Direito
Gelson – Salvio – Corona
A escolha aqui acaba por ser fácil. Gelson é a estrela emergente. Verdadeiro craque que vai continuar a explodir esta época. Se melhorar no puder de decisão estará para mim entre os melhores extremos do mundo. Salvio é um grande jogador de equipa e muito importante para a estabilidade na equipa. Bom jogador. Finalmente Corona que me parece ter potencial para ser muito melhor do que é. Tem tecnica, finta e velocidade, tem tudo o que um bom extremo precisa, falta uma coisa importante, ser regular.
Escolha: Gelson – Sporting
Ala Esquerdo
Acuna – Cervi – Brahimi
Melhor servido nesta posição parece-me o Porto. Brahimi é daqueles que pode arrancar o golo do outro mundo, a jogada da noite… ou a assobiadela do jogo. Tem uma qualidade muito grande, continua a faltar um treinador que lhe ensine a juntar a qualidade ao coletivo. Acuna e Cervi sendo ambos muito bons parecem-me atrás da magia de Brahimi.
Escolha: Brahimi -Porto
P.L 1 (2º Avançado)
Bruno Fernandes / Jonas / ABoubakar
Coloquei Bruno Fernandes porque tem sido ele a jogar mais perto de Bas, embora não como 2º Avançado. Mas aqui a escolha é quase unanime, Jonas. Daqueles que joga e faz jogar. Arranja espaço e linhas de Passe onde poucos encontram. Marca golos, assiste … Aboubakar e Bruno Fernandes são muito bons e não é por esta posição que alguem vai perder o campeonato.
Escolha: Jonas – Benfica
P.L
Bas Dost – Seferovic – Soares
34 golos no ultimo campeonato mostra verdadeiramente a valia de Bas. Finalizador nato, homem de area que com JJ aprendeu a jogar fora da sua zona de conforto. Um verdadeiro goleador. Num patamar inferior está Soares. Bom avançado, muito agressivo a defender e atacar zonas de finalização. Uma lufada de ar fresco importante no ano passado na turma azul e branca. Não é dotado tecnicamente, mas compensa em vontade o que lhe falta em qualidade. Finalmente Seferovic, 4 golos na ultima epoca, não sao bom cartao de visita, mas a verdade é que se tem mostrado um bom reforço. Tem a velocidade que não tem Mitroglou e a mobilidade que não tem Jimenez, mas não deixa na minha opiniao de ser um verdadeiro 9. Será um perigo á solta e a ter em conta.
Escolha: Bas Dost – Sporting
Ou seja, de 11 Inicial:
Benfica – 2 Jogadores
F.C. Porto – 4 Jogadores
Sporting – 5 Jogadores
Outras Análises:
Treinador
Jorge Jesus / Rui Vitoria / Sérgio Conceição
Escolha: Rui Vitória (Um treinador Bicampeão parte sempre na Poleposition, não que seja melhor, mas parte com mais capital de confiança e menos pressão)
Suplentes
GR
Salin – Julio Cesar – José Sá
Escolha: Julio Cesar – Benfica
DC
André Pinto – Lisandro – Diego Reyes
Escolha: Diego Reyes – FCP
DL
Jonathan – Eliseu – Maxi
Escolha: Jonathan – Sporting
Medio
Bruno Cesar – Filipe Augusto – Herrera
Escolha: Herrera- FCP
Extremos
Iuri – Rafa – Hernani
Escolha: Iuri – Sporting
PL
Doumbia – Jimenez – Marega
Escolha: Jimenez – Benfica
Nota: Análise individual por posição. O individual ajuda muito, mas o que ganha é o colectivo.
TEXTO ESCRITO POR LuisMiguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
6 Setembro, 2017 at 19:53
Li o seu comentário, caro Leonissimo e aplaudo.
Mas, perante algumas opiniões, interrogo-me se não estou a ficar senil.
Será isso e os neurónios estão a perder-se mais velozmente, ou terei razão em perguntar se o conteúdo (indiscutível)
não devia ter sido dito (e posto) de outra forma?!
Pelos vistos não, pois como a noite foi longa, ainda ouvi de uma senhora jurista na Sporting Tv que, aludindo ao “cu e às calças” dizer “quem não perceber isto não percebe nada”!
Não será o BdC que é tosco, os que não gostaram é que são estúpidos.
Haja paciência, minha senhora!
Para mim, defender o Sporting não é subserviência.
Lamento é que as vozes dos burros como eu não cheguem ao céu em que a senhora tem a dita de viver…
SL
6 Setembro, 2017 at 19:59
De resto, li tudo e gostei muito da análise e da forma como a fizeste. Concordo com a maioria das tuas escolhas.
A minha discordância maior é na do ME. Brahimi é genial quando está para aí virado, no resto é um poço de irregularidade e problemas como há muitos por aí. Quando vejo o Cervi a jogar, fico com a sensação que gastámos mais um ano e mais dinheiro para contratar o argentino errado. Cervi parece-me mais jogador que Acuna mas espero que o segundo me mostre durante a época que estou errado.
6 Setembro, 2017 at 20:12
Educação é submissão.
Postura é ser Nabo.
De um lado o Homem Novo, do outro o Homem Providencial. Que também é mártir.
Àqueles que preferem uma mudança de estilo e postura: BdC está-se cagando para o que vocês pensam.
Aceitem e avancem.
6 Setembro, 2017 at 23:05
Está giro mas não concordo.
Excepto que o homem não vai mudar.
Concordo.
O estar se a cagar era desnecessário e tendencioso.
Pergunto, tu mudas o que és, mudaste ou mudarias porque os teus colegas de trabalho acham que não se enquadra o teu estilo na empresa?
Ou porque os teus patrões (somos patrões de bdc) acham que afinal, aquilo que mostraste no primeiro ano de trabalho já não se adequa!?
BdC não muda nem precisa.
Aliás nem devia ser obrigado.
Tal como jesus.
Se bem que a jesus se calhar metade dos scpguistas não o queria, se tivesse ido a referendo, enquanto que bdc passou à larga no referendo.
Sinceramente acho quase ridículo e presunçoso acharem que o homem tem de mudar….
6 Setembro, 2017 at 23:50
Sim, tenho de moldar o meu comportamento social consoante os cenários e os interlocutores.
Sim, às vezes trata-se dos assuntos à martelada, outras com mel.
Quando alguém se dirige aos críticos como lampiões, crianças ou “os que não votaram nele” demonstra a consideração que tem pelas suas opiniões. Zero.
E demonstra que só respeita quem concorda com ele, sempre, a 100%, inequivocamente.
7 Setembro, 2017 at 19:21
Não acho.
Ele é presidente de todos os scpguistas.
É o presidente de todos os sócios.
Se os sócios não estao com ele não continua presidente.
Ou, então, está convicto que a maioria não se preocupa tanto com a “forma” .
7 Setembro, 2017 at 19:36
“. Ele até disse as verdades mas o estilo estragou tudo. Tirou-lhe credibilidade.
Mas alguma vez a forma substituiu o conteúdo? Mas isto são os perfis fake de benfiquistas que dizem ser sportinguistas? Os 8% que não votaram em mim? Ou crianças de 10/11 anos a escrever?”
Acho que esta passagem não deixa grandes margens para interpretações.
6 Setembro, 2017 at 23:41
Eu não percebo tanta discussão há volta disto…
O que vai manter ou não o Bruno por Alvalade, não é a comunicação ou falta dela, ou veste casaco cabedal ou beca beca.
É uma coisa simples, de seu nome RESULTADOS, com o futebol á cabeça…as modalidades, pelo o nosso ecletismo, nossa história, também é lutar por títulos nas mesmas(numas mais que outras, claro).
Por ai é que a malta vai se mostrar descontente ou não, isto tudo resume-se a resultados, a comunicação com bons resultados passa de boa, agora sem resultados ai já é mais difícil de dirigir, para quem não se revê, no estilo.
6 Setembro, 2017 at 23:52
Porquê?
Por duas razões
Ninguém gosta de ver o lider máximo de uma instituição a fazer pantominices.
Os assuntos tratados são demasiado sérios para se perderem no meio das mesmas.
Mas por mim, faço como alguns com o JJ. Mute. Para o bem e para o mal.
7 Setembro, 2017 at 0:11
O que a mim me interessa é Sexta, o Sporting vença o seu jogo por ai adiante.
Tudo o resto passa-me ao lado, como sempre passou…eu não gosto do estilo, mas o mesmo não irá mudar, se o Sporting irá ganhar alguma coisa com isso, estaremos cá para ver.
O 1º mandato foi de reestruturação do clube, o 2º mandato, é voltar aos títulos, principalmente no futebol (claro que isto vai depender de vários factores), pelo menos é assim que eu vejo.
7 Setembro, 2017 at 19:22
Isto.
6 Setembro, 2017 at 22:09
A entrevista de ontem precisou de ser assim; de outro modo não entrava no circuito de Omertà de rabolhos (e andrades). O país que temos, como a Corrupção desbragada comprova.
Quanto ao comunicado de hoje: BOOM, https://www.youtube.com/watch?v=q3svW8PM_jc Já ganhou o meu próximo voto.
SL para os Sportinguistas, Bardamerda para tudo o resto.
6 Setembro, 2017 at 23:07
🙂
6 Setembro, 2017 at 23:23
Bom exercício.
Mas irrelevante.
Temos o melhor plantel e temos tido nos últimos anos.
Não é por isso que não ganhamos o campeonato.
Nem é pelos tiros nos pés.
É pelos 365 Dias sem penaltis, é pelos 20 jogos sem cartões do pizzi, é pelos migueis rosa, deyversons, pelos 100 jogadores que o carnide tem espalhados, é pelas bancadas compradas pelo carnide, pelos estágios no seixal, pelos almoços, pelas carreiras dos árbitros e observadores e dirigentes, é pela maçonaria e os interesses nos negócios do polvo ou favores devidos.
É porque há corrupção e ela não é investigada.
O carnide desde o o tricampeonato do jesus (em que ele jogou na retranca contra porcos e nós, Foda-se!!! O Jota a jogar na retranca!!! Sabia bem a merda de plantel que tinha) que tem equipas sofriveis. Só teve jogadores de merda? Não, Foda-se claro que não. Até tem e teve grandes jogadores. Mas nunca na vida planteis bons.
Quanto ao porco, até um Sporting com magroes e outros ficou à frente deles!