A administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD apresentou o Relatório e Contas relativo ao exercício da época 2016/17, que fechou a 30 de Junho último.
Os destaques prendem-se, desde logo, com o volume de negócios que atingiu os 173 milhões de euros, fruto não apenas das duas maiores vendas de sempre de jogadores (João Mário e Slimani, embora a saída de Ruben Semedo também tenha contribuído), que contabilizaram 70 milhões de euros mais objectivos, mas também da subida das receitas dos direitos televisivos (o dobro do que foi registado, por exemplo, em 2012/13), bem como do encaixe com as receitas provenientes das competições europeias, que terminaram nos 15 milhões de euros em contraste com os 20 dos dois exercícios anteriores.
Ainda em relação ao volume de negócios, de salientar o facto da média, em comparação com o mandato anterior à chegada do executivo liderado por Bruno de Carvalho, ter duplicado, passando de 50 milhões até 2013/14 para 100 entre essa época e a que agora fechou.
Para além disso, também as receitas de bilheteira ajudaram ao bom desempenho da SAD verde e branca, registando por exemplo a venda de 28.179 Gameboxes, número apenas alcançado há precisamente 10 anos (2007/08). Isto associado a uma média de assistência no Estádio José Alvalade superior a 40.000 espectadores, crescimento absolutamente consistente.
O crescimento foi também visível no capítulo dos patrocínios e publicidade: saltou-se dos 9,9 milhões de euros em 2015/16 para os 11,7 milhões de euros. Uma clara inversão da tendência negativa registada até 2013/14, na altura cifrada em 6,1 milhões de euros.
Por último, na posição financeira, o regresso aos capitais próprios positivos, com o aumento do activo via valorização dos intangíveis com o plantel, ficando mesmo assim muito inferior ao seu valor de mercado, como é o caso dos jogadores da formação que estão valorizados a zero, como são os casos de Rui Patrício, William Carvalho e Gelson Martins, só para mencionar os três exemplos mais flagrantes deste ponto.
São belíssimas notícias, no seguimento da recuperação financeira que tem sido uma das maiores e mais importantes bandeiras desta direcção. Gosto de saber que as receitas da Gamebox aumentaram 25% em relação a 15/16, gosto ainda mais de saber que a subida do passivo foi ultrapassada pela subida do activo e que não existiu um crescimento ao nível dos empréstimos, o que representa estabilidade e é meio caminho andado para dar continuidade a esta recuperação (e o endividamento baixou cerca de 5 milhões quando ainda não estão contabilizadas diversas mais valias). E é de sublinhar que 16/17 foi o ano do regresso do futebol feminino, que obrigou a um investimento ao nível dos vários escalões.
Nota para alguns valores envolvendo aquisição de jogadores. Confirma-se que Bruno Fernandes e Coates ficaram pagos com a ida à Champions, Battglia custou 4,5 milhões (se continuar a mostrar serviço pode não ter sido caro), Matheus Bebeto mais de dois milhões (pois…) e Doumbia representa um investimento de 7,2 milhões. É um valor alto, nomeadamente porque o jogador não deverá trazer retorno financeiro, portanto é acreditar que vai ser mesmo uma mais valia desportiva.
Claro que também podemos pensar que Doumbia foi barato quando comparado com o facto de Elias, Castaignos, Douglas e Balada representarem uma despesa de 8 milhões, que teriam sido mais bem empregues num jogador que fizesse a diferença permitindo a manutenção imediata de alguns jogadores da formação no plantel. Pior, à conta dessas apostas furadas os custos com pessoal aumentaram de 48,9M para 64M, um abuso para uma época que se revelaria uma verdadeira miséria (no fundo, o lado negro de R&C que podes ler na totalidade clicando aqui).
8 Setembro, 2017 at 1:37
Aproveito faco copy paste do que disse no post anterior
Grande resultado sem sombras de dúvidas.
Unico ponto que me parece mais preocupante foi o aumento dos custos com pessoal em quase 15M
E a única coisa que discordo nas aquisições são as compras de gajos que poucas probabilidades têm de render.
Em Douglas, Castanhos, Andre, Elias e Matheus estao 10M. Dava para outro Bruno Fernandes
8 Setembro, 2017 at 2:02
Braz a dizer que o Sporting teve um defice positivo de 10M, nas compras e vendas.
Ninguém lhe explicou que um defice é sempre negativo
8 Setembro, 2017 at 2:14
Ah ah ah um défice positivo.
Priceless!
Deficits tem o gajo.
Cognitivos.
8 Setembro, 2017 at 7:29
Ele sabe muito bem o que diz. Ao dizer défice, está a associar uma palavra que toda a gente liga a coisa negativas, às contas do Sporting.
8 Setembro, 2017 at 10:04
Exactamente.
8 Setembro, 2017 at 8:39
Vale a pena ouvir… É de facto um génio.
https://twitter.com/por_dizer/status/905935136503549954
8 Setembro, 2017 at 9:34
muito bom, esse braz é mesmo o maior
8 Setembro, 2017 at 10:30
O Rui Cagalhão Brás disse isso porque em vez de uma linha branca consumiu duas.
Noutro âmbito, veja-se a capa do esférico (não, não cliquei, podem ver as capas aqui: http://24.sapo.pt/jornais/ ). Nem uma referência aos 30 milhões positivos. Mas viram que o Doumbia custou 7,2 Milhões.
A BOLA É MERDA. NEM PARA LIMPAR O CU SERVE.
8 Setembro, 2017 at 10:58
Filho da puta do Braz! Impressionante!
8 Setembro, 2017 at 13:27
Ele tem um excedente negativo na cabeça.
Inversamente proporcional ao seu defice positivo de estupidez esta o seu credito negativo em imparcialidade e credibilidade.
8 Setembro, 2017 at 13:54
Ele primeiro diz lucro e depois ouve-se alguém dizer, imagino que o careca, “não há lucro”. Não há lucro?!?! Eh pá espero que tenhas que mijar uma pedra do tamanho da tua estupidez.
8 Setembro, 2017 at 9:39
não ha nenhum clube no mundo que acerte em todas as contratações e todos sabemos a razão dessas contratações em cima do joelho que correram mal, alias já foi admitido por quem de direito.
em relaçaõ ao matheus não concordo, é dificil neste momento entrar naquele meio campo e também precisamos de suplentes e a época só agora começou, ainda vai ter as suas oportunidades e só depois é que o podemos julgar.
julgamento antecipado não é comigo.
8 Setembro, 2017 at 10:04
Nem mais.
Há pessoal que diz, ah e tal, com Zeeglar, André Castaignos, Elias, gastavamos antes no bom jogador, como o Bruno Fernandes. Então e o plantel ficava como? Só tinhamos o Dost, o defesa esquerdo era o deprimente Jefferson, não tinhamos suplente para o Adrien e pelavamos-nos cada vez que se lesionava ou ficava castigado. Íamos pagar 10M por cada posição? O Sporting correu riscos, umas acertou, outras não. Normal.
8 Setembro, 2017 at 10:33
Por acaso nao acho normal a quantidade de vezes que o SCP falha, mas isso é outra conversa
8 Setembro, 2017 at 10:51
Quando compras barato o risco é maior. Mas se precisares de reforçar 5 posições a 10M cada um acabas a gastar 50M. É um cálculo e entendimento fácil para mim. Depois tens aqueles casos bicudos em que apostas 10M num jogador e ele não rende, aí passa a ser odiado por muitos.
8 Setembro, 2017 at 10:54
Certo. A questão é que entre comprar 2 e gastar 20M e comprar 8 e gastar os mesmos 20M, prefiro comprar 2 porque o risco é menor.
8 Setembro, 2017 at 11:21
Se um dos homens de 10M€ tiver uma rotura de ligamentos…?
8 Setembro, 2017 at 11:45
Estou aqui…quem chamou??
8 Setembro, 2017 at 12:08
Lá está. Há quem ache que é muita fácil contratar jogadores.
Se isso acontecer chama-se um puto, eles são a solução para tudo [ironia], com ou sem provas dadas.
E volto a insistir, se estivermos carenciados em 4 posições, e tivermos “apenas” 15M, será que comprariam como? 2 por 7? 1 por 10 e outro por 5? E as outras duas posições, continuam em falta? Isso não é o mesmo que contratar mal?
8 Setembro, 2017 at 13:40
E se nenhum dos 5 pegar tens dinheiro empatado na mesma.
Sem ser o Sli, todas as nossas maiores vendas sao formação. Nao sao pechinchas que encontrámos por ai
8 Setembro, 2017 at 11:31
Chama-se a isso diversificar, o habitual “não colocar todos os ovos no mesmo saco”.
É que ao comprarmos vários baratos, tb encontramos bons negocios de vez em quando, como o Slimani. Não podemos assumir que sempre que comprarmos um jogador de 10M vamos sempre ter uma vedeta, porque um Bas Dost ou um B.Fernandes é um por epoca, quanto muito…. valem muito mais, mas foram comprados baratos.
O Sporting falha mais do que a maioria? Eu francamente não sei.
8 Setembro, 2017 at 12:09
“O Sporting falha mais do que a maioria? Eu francamente não sei.”
Eu sinceramente não acho. Veja-se o entulho que passa pelo clube que actualmente é campeão nacional.
8 Setembro, 2017 at 13:57
Para o que Meli, Douglas, Castaignos e André fizeram, não teria sido preferível não os ter ido buscar e dar oportunidades a alguém da casa? Ainda agora li que o Bebeto Jr. pode ser útil porque precisamos de banco. E os da nossa formação não podem desempenhar esse papel porquê?
8 Setembro, 2017 at 10:51
Mas isso faz parte contratações falhadas vai haver em todos os clubes.
8 Setembro, 2017 at 13:58
Pois é mas, adivinhar é proibido e adivinhar à pressa, face às saídas de JM e Slimani poderá entender-se que foi um risco que se assumiu, deu para o torto e significa um Custo dessas duas vendas que, somado às comissões (4%) mesmo assim, com todo o azar ao assumirmos o risco, a venda dos dois jogadores acabou por ter um custo indirecto da venda, inferior em muito ao custo habitual das vendas do benfica, só porque ninguém GAMOU nada!
Não havendo gente a gamar se assumirmos um risco que se torna num dano”, bem acaba por ser um risco que, afinal pudemos assumir, sem pormos em causa a estabilidade económica e financeira atingida.
O dano não nos aumentou o passivo e o AZAR também bate à porta de gente séria e precavida.
Teve de ser, correumal no ano passado. Teve de ser, correu bem este ano, fizeram-se erros que não voltarão a ser cometidos
8 Setembro, 2017 at 2:11
Falta so Mesmo a Cereja no Topo do Bolo, o titulo de Campeao. Ao nivel financeiro respiramos Saude.
8 Setembro, 2017 at 2:16
Respiramos Jorge.
Respiramos sem estar ligados ao oxigénio.
Muito Bom.
Mas saúde, ainda falta! Talvez mais de 10 anos.
8 Setembro, 2017 at 5:49
Estamos no bom caminho. Parabéns, como sócio, são números que me agradam. O problema é o lastro que vem de anos e anos de regabofe e descontrolo. Temos ainda muito para fazer, é uma viagem longa e dura, mas estamos a caminhar bem e um dia chegaremos lá.
O rival do Norte optou pela doyen, o rival do outro lado da estrada pelo Mendes, nós seguimos o nosso próprio caminho. Gosto desta liberdade.
8 Setembro, 2017 at 10:01
O rival do norte em desespero, este ano também optou pelo Mendes. Ou achas que Ruben Neves e André Silva é o que?
8 Setembro, 2017 at 12:07
Sim, claro. No meu comentário devia ter colocado vice-versa e até versa-vice.
8 Setembro, 2017 at 12:13
Mas eles bem tentaram afastar-se, a certo ponto entraram em conflito por causa do espanhol Lopez (?) e do Imbula. Mas depois viram que era a única solução e o Mendes para voltar a entrar nas boas graças deles lá arranjou estas negociatas do André Silva e do Ruben Neves. Mas ficaram novamente presos a esta teia, mais tarde ou mais cedo vão ter de voltar a consumir do reportório do Mendes.
8 Setembro, 2017 at 6:37
Bom dia.
Muita obra feita.
Ontem vi em directo e reparei onde dizia passivo=300M. É o ponto menos positivo mas certamente não menos evitável.
SL
8 Setembro, 2017 at 7:46
Não é perfeito mas estamos claramente no bom caminho.
Ainda há muito por fazer mas podemos constatar uma evolucão positiva de ano para ano.
8 Setembro, 2017 at 7:56
Francisco Geraldes
Iuri Medeiros
Gelson Martins
Tobias Figueiredo
João Palhinha
Matheus Pereira
Pedro Silva
Rafael Leão
Jovane Cabral
Tiago Djaló
Domingos Duarte
Merih Demiral
Rafael Barbosa
Pedro Marques
Ronaldo Tavares
Prospeção, trabalho de academia… excelentes reforços a custo praticamente zero.
outros jogadores não a custo zero mas valorizáveis.
Bruno Fernandes
Rodrigo Battaglia
Pedro Delgado
Ryan Gauld
Gelson Dala
Ary Papel
Temos margem para crescer e dinheiro disponível para agarrar bons jogadores no mercado.
8 Setembro, 2017 at 8:49
Ai bruno aí bruno…. Garotices? Já agora a careta na sporting TV vai ficar para sempre na minha memória. Tu gozas com os rabolhos e seus afilhados e no nosso clube ainda há virgens ofendidas…..+30 milhões…. Sporting sem jogadores em saldo?? Garotices….
8 Setembro, 2017 at 8:56
Do ponto de vista global é um resultado espetacular! Principalmente depois do ano passado ter sido bastante negativo. Essencialmente pelo aumento das receitas.
Há uma coisa que me agrada particularmente. A estrutura do Sporting parece adaptar-se às vendas feitas no início do ano e não andarmos a correr a vender no final do ano para fazer resultado.
Mas quero ver com cuidado o que lá está. Porque com um aumento destes de receitas, 30 milhões não é propriamente de encher o olho…e por isso antes de fazer grandes apreciações ao promenor acho que vou, pela primeira vez ler o R&C como deve ser…
8 Setembro, 2017 at 9:01
Resultado dentro do esperado face ás vendas realizadas no inicio da época passada —> principalmente João Mário e Slimani
Massa salarial a subir bastante…. o que deixa claro que ainda neste exercicio vamos ter que fazer mais vendas para que o resultado de 2017/2018 seja positivo.
Mas essas “vendas” podem ocorrer apenas no final da próxima época —-> William? Gelson? Bas?
Ou seja…. parece-me “fácil”, se quisermos, ter novamente resultado positivo em 2017/2018 apesar da subida massa salarial.
Mas também não me chocaria nem estranharia que 2017/2018 fosse negativo e que as tais “vendas” que poderiam tornar positivo 17/18 apenas ocorressem após o Mundial, o que já seria 2018/2019.
Em suma, apesar da massa salarial ser altissima…. a coisa parece estar “controlada”
8 Setembro, 2017 at 9:48
Eu gostava que o Sporting mantivesse esta politica de equilibrar o orçamento pelas vendas feitas no inicio do ano e não no fim. Dá-nos uma estabilidade financeira e um poder negocial muito mais alto. Espero que tenha sido assim e acredito que sim…
8 Setembro, 2017 at 9:55
Outra nota que pensei…parece-me que houve um controlo destes valores no 2º Semestre. O primeiro teve um aumento muito grande nos gastos com pessoal por isso suponho que logo no 2º Semestre tenhamos diminuído bastante e este aumento anual acaba por ser mais equilibrado por isso. Tenho de confirmar isto com os dados concretos que agora não consigo mas é a ideia que tenho, o que revela que o Sporting se preocupa em ter flexibilidade para ajustar os gastos com pessoal ao que precisa…
8 Setembro, 2017 at 9:57
Claro que é preferível ter as vendas necessárias feitas no inicio do exercício, mas nem sempre é possível pelas mais diversas razões…
No exercicio 2015/2016 apresentámos resultado negativo…. mas tranquilo, porque seria facilimo ter tido resultado positivo. Bastava ter vendido o João Mário e o Slimani mais cedo, mas teriam sido vendidos certamente por um valor inferior ao que acabaram por ser vendidos.
Por isso… mais do que olhar para um exercicio “isolado” é importante alargar o horizonte temporal e enquadrar na estratégia que está a ser seguida e a esse nivel reconheço que aumentámos o risco porque basicamente aumentámos a dependência de vendas…. mas fico tranquilo porque temos jogadores com mercado que “facilmente” vendemos.
E alem disso temos todo o lastro que vem de trás….
Posso não concordar com alguns “investimentos/aquisições”, mas em termos globais concordo com esta estratégia.
8 Setembro, 2017 at 9:54
Para este ano já tens uma serie de vendas, Adrien, laterais esquerdos, Paulo Oliveira, etc.., que associados à receitas da UCL, poderão minimizar a necessidade de vender para se obter resultados positivos nesta época.
Não sei ou melhor não fui ver, se não é esta época que começam os novos contratos com a NOS, se for as receitas dos patrocínios mais que duplicarão.
Nitidamente, a massa salarial não vai ser reduzida no entanto com o aumento das receitas operacionais tende a ajustar.
8 Setembro, 2017 at 10:00
A Nos (direitos televisivos) não é só 2018/2019?
Duvido que essas vendas cheguem, até porque acho que a massa salarial em 2017/2018 acho que vai ser ainda mais elevada
8 Setembro, 2017 at 10:15
Tenho ideia que os valores da NOS para o novo contrato já foram diluidos pelo tempo que faltava do actual contrato, mas não tenho a certeza…
Z
8 Setembro, 2017 at 10:35
O contrato da NOS entra em vigor a 1 de julho de 2018. Renegociámos na altura foi o contrato atual com a pptv ao qual foi adicionado um montante de 8M€/ano ao contrato que existia (passou de 45M€ em três anos para 69M€, termina em 30 de Junho de 2017). Creio que foi deste contrato com a PPTV que fizemos algum factoring:
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/contas/sporting-bancos-ja-adiantaram-30-dos-46-milhoes-a-receber-da-pptv
8 Setembro, 2017 at 10:45
*Correção – O atual contrato com a PPTV termina em 30 de Junho de 2018 e não de 2017.
8 Setembro, 2017 at 10:38
Foram 2 contratos, um que melhorou as condições actuais celebrado com a PPTV e o novo, que sinceramente não sei exactamente quando começa se esta época se na próxima.
Ricardo, tenho duvidas que os salários aumentam mais, é certo que entram mais alguns vencimentos elevados, mas também saíram outros, não te esqueças das saídas em Janeiro, que foram significativas.
8 Setembro, 2017 at 10:46
Nos
–> perante o link do Sardinha…parece-me claro que o “bolo” grande começa em 2018/2019
Massa Salarial
–> É verdade que sairam (dos mais significativos) Elias, Markovic, Andre, Campbell e agora saiu o Adrien….
Também é verdade que entraram Mathieu, Doumbia e estes 2 não vieram receber um Sumol e umas sandes de presunto.
Mas adiante…opiniões. 🙂 Daqui a 1 ano veremos, mas o mais importante é que apesar da estratégia actual conter risco (depende de vendas significativas) parece-me que está tudo “controlado”.
8 Setembro, 2017 at 11:45
O salário do Doumbia é capaz de não ser tão alto, se tomarmos os 3 milhões de comissão como parte do salário, entrando, nesse caso, noutra rúbrica.
8 Setembro, 2017 at 11:18
Malcom : As saídas em Janeiro foram significativas, mas as contas são até Junho….. 11,2 M é dinheiro…… Que ao que parece até podia ser mais.
Também me faz um bocado de “espécie”, o aumento em despesas de pessoal ( que não inclui jogadores e equipas técnicas ) no valor de 635k.
8 Setembro, 2017 at 12:09
Como já expressei num comentário mais acima, não advogo o gasto em salários superiores a 60M, são incomportáveis quer para receitas quer num plano mais amplo para a realidade do pais. Na realidade actual, no Sporting, a massa salarial não deveria exceder os 40 a 45M.
Não advogo mas consigo perceber a estratégia.
A questão é sobre um possível aumento neste exercício, acredito que apenas possa acontecer, caso exista muito sucesso desportivo, pelo pagamento de variáveis e prémios de vitoria.
Caso contrario admito, que os valores serão muito similares ao ano que passou, podemos verificar que no 4º trimestre o gasto foi de cerca 15M, se multiplicarmos por 4 ficamos pelos 60M que prevejo seja o gasto em 2017/2018.
8 Setembro, 2017 at 9:14
R&C … para se aumentar a competitividade da equipa tem que se aumentar os custos , os resultados desportivos serão decisivos para uma evolução mais ou menos rápida .
o miudo já reagiu , mais uma carreira comprometida pelo garoto …
https://www.facebook.com/umaro.balde.792/posts/891890187616212
8 Setembro, 2017 at 9:20
Não tenho uma opinião concreta formada, porque não é a minha área e os números por vezes têm mais que uma interpretação.
Olhando para a coisa como um não financeiro, fico obviamente agradado. Não costumo olhar para r&c época a época, foco-me mais numa janela temporal porque há compras e vendas que influenciam por exemplo apenas o próximo resultado.
Vejo custos aumentar, mas parece-me normal e controlado. Penso que temos tb controlado o valor de empréstimos obrigacionistas.
Sobre os jogadores, só consigo dizer se é caro ou barato depois do seu rendimento desportivo e futuro negócio de venda.
8 Setembro, 2017 at 9:47
brave
penso exactamente igual
8 Setembro, 2017 at 10:40
Também tenho a mesma visão.
8 Setembro, 2017 at 9:44
Uma boa sintese feita pelo Mdc
http://oartistadodia.blogspot.pt/2017/09/notas-soltas-sobre-as-contas-do-sporting.html
8 Setembro, 2017 at 9:45
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
A contabilização da venda do Ruben Semedo levou a que os resultados (positivos) que se esperavam fossem ainda melhores.
O aumento das despesas com o pessoal não será preocupante, porque estariam previstos (aliás, o investimento na equipe tem sido gradual e consistente).
Um pensamento, no entanto, me ocorre: num exercício em que as receitas “ordinárias” aumentaram, em que o SCP esteve na LC, se não fosse a venda de jogadores isto teria sido um descalabro.
Nada de mal nisso, a não ser que as receitas “extraordinárias” do Clube (leia-se, venda de jogadores) acabam por se revelar receitas “ordinárias”, uma vez que sem elas não conseguiremos ter um exercício positivo.
Também aqui nada de anormal: esta também é a necessidade dos nossos rivais.
Mas a minha questão é: actualmente, quanto é que o SCP terá que fazer em vendas anuais para ter um exercício positivo? € 30M? Mais? Menos?
É que a necessidade de vender jogadores, por definição, deverá guiar as metodologias de prospecção, contratação, desenvolvimento da “cantera”, aproveitamento das camadas jovens, etc.. Ainda por cima quando o SCP não está no “círculo Jorge Mendes”.
É nesta linha de raciocínio que os “formaçãolovers” (pelo menos eu) sustentam parte da sua análise: o equilíbrio financeiro do SCP depende (pelo menos parcialmente) do aproveitamento dos nossos jovens jogadores. É com eles que o SCP poderá gerar muitas “mais valias” económicas.
NESTE MOMENTO, e atentos os “rumores/informações” que andaram por aí, provavelmente conseguiríamos mais valias de cerca de €10M com jogadores como o Bas Dost e o Alan Ruiz.
MAS, ainda do acordo com as mesmas “fontes”, o Iuri Medeiros (que nunca jogou a titular pelo SCP) também poderia gerar € 10M de mais valias (não me lembro se era o Roma que andava interessado). E o Ruben Semedo deu mais do que isso!
Fora casos de contratações absolutamente fantásticas (Slimani) a capacidade do SCP de gerar mais valias relevantes tem assentado nos João Mário / Adrien / William / Gelson muito mais do que na “revenda” de jogadores.
Outro ponto em relação a venda de jogadores: volto a dizer que quanto mais “exposição” o SCP tiver nas competições europeias mais visibilidade terão os nossos jogadores. Assim como nas competições internacionais das Selecções.
Só alguns pensamentos…
Mas o resultado do exercício foi bom, disso não podem existir dúvidas….
SL
8 Setembro, 2017 at 10:25
Livramento, já em tempos, analisando os últimos r&c da tripla, SCP, FCP e SLB, se percebe que em termos de massa salarial há uma aproximação de valores pelo que uma das grandes diferenças entre as contas, situa-se no valor das amortizações e serviço de divida (juros). Nestas duas rubricas o Sporting gasta 25M, o Porto quase 50M e o Benfica 60M. Com este e outros dados, deduzo que anualmente para equilibrar as contas o Sporting terá de vender 30 a 40, o Porto 60 a 70M e o Benfica 80 a 90M. As receitas da participação na UCL podem diminuir ou aumentar estas necessidades.
Por outro lado, quando começarem a ser contabilizados as novas receitas televisivas, esta necessidade de vender, caso não disparem outros gastos, também vão contribuir para diminuir estas necessidades.
Mérito de quem fez a reestruturação e tenho pena que os adeptos de futebol tenham de ouvir autenticas atoardas, patranhas, ditas com toda a FORMALIDADE pelos pasquins e paineleireiros, sem qualquer fundamento e conteúdo. Será que não recebem o suficiente para pensarem um bocadinho e concluírem que o Sporting tendo uma massa salarial equivalente terá sempre a vantagem, conquistada com muito sacrifício de ter custos financeiros menores e amortizações menores dado que não compra jogadores por 20 ou mais milhões. Alguns até sabem mas não querem que se saiba ….
8 Setembro, 2017 at 10:45
Caro Malcolm,
Obrigado pelo imput.
Quanto à necessidade de vender, concordo com os seus argumentos, mas não tanto com as suas conclusões.
Existem outras operações que terão que ser satisfeitas mediante receitas extraordinárias (digo eu!).
Por exemplo, o empréstimo obrigacionista que se vence no próximo ano.
Obviamente poderíamos fazer como os rivais, e “pagar” o empréstimo obrigacionista contraindo um novo empréstimo obrigacionista de montante igual ou superior, mas isso não me parece ser grande política…
Parece-me que o investimento feito no Clube obrigará, para o futuro próximo, a depender de vendas de jogadores para o equilíbrio económico.
SL
8 Setembro, 2017 at 10:59
O empréstimo obrigacionista não interfere com eventuais desequilíbrios orçamentais com tradução nos resultados anuais. Trata-se de um financiamento de médio longo que prazo que agora é colocado em curto prazo. É utópico pensar que o mesmo será integralmente pago, terá de ser negociado um novo empréstimo a médio longo prazo de igual montante ou até mesmo superior, eu ficaria satisfeito se mesmo com um empréstimo obrigacionista de valor superior tiver associado uma redução significativa nos financiamentos bancários, que lembro, neste ano, que foi excelente, reduziu 10M.
8 Setembro, 2017 at 11:03
Sou céptico e cauteloso nestas coisas de massas.
Se não entrei (salvo seja) em pânico aquando do exercício negativo porque sabia que bastaria, entre aspas, uma venda para os números ficarem bonitinhos, também não estou eufórico, ao contrário de uns quantos outros para quem é tudo cor de rosa nas contas apresentadas. Ou verde, neste caso.
Convém lembrar que no próximo exercício as amortizações vão aumentar por culpa do investimento feito este ano.
E se o serviço de dívida é menor que o dos rivais, tal é devido às “vmoc”. Existem, têm de ser pagas.
E um outro ponto que é ignorado: se é verdade que as receitas tendem a aumentar, direitos televisivos, bilheteiras, etc, é certo que tanto os salários como os preços de compra também aumentam, e se nada mudar no futebol mundial, a um ritmo bem superior ao das receitas correntes que o clube consegue gerar. Para cobrir esse “défice”, é obrigatório vender, de preferência por valores dentro dos parâmetros praticados no mercado.
8 Setembro, 2017 at 11:34
Nuno, partilho as tuas cautelas e preocupações, por mim, que não avalio a competência nem reduzo o interesse pelos titulos ganhos, nunca se deveria ter saído do registo de ter orçamentos e contas finais adequadas às receitas operacionais. Nunca nos deveríamos ter colocado numa situação de depender das receitas extraordinários condicionadas pelo sucesso desportivo.
Mas também percebo a estratégia, dificilmente lutarias por títulos com orçamento de 25M, com os rivais a terem orçamentos de 60M, dificilmente ainda veríamos no plantel jogadores como Coates, William ou mesmo Gelson. Por vezes é necessário arriscar para ganhar e julgo que é isso que está a ser feito, volto a frisar, eu não arriscaria mesmo que isso tivesse como custo, durante anos lutar apenas pela Liga Europa com o Braga, Guimarães ou Marítimo. O erro não seria da gestão do Sporting mas sim, dos rivais que mais tarde ou mais cedo teriam de ajustar à realidade de pais.
Quanto às vmocs, já não partilho tanta preocupação, além dos quase 4M já existentes na conta restrita, temos a informação que em Julho foram adicionados mais 2M e sabemos, que se for cumprido o plano de reestruturação, apenas necessitamos de resgatar cerca de 40M para garantir a maioria do clube na SAD. Não me parece difícil, nos próximos anos, alocar à conta restrita os valores necessários para concluir com sucesso o plano de reestruturação.
8 Setembro, 2017 at 12:21
Nuno, por mim falo.
Pouco entendo de números.
Apenas o suficiente que isto é tudo bonito e da para maquilhar.
Chamem lhe engenharia contabilistica, design económico, o que quiserem mas no fundo isto é tudo básico.
Economia é básica.
Vendes mais do que compras estas bem.
Vendes menos do que compras estas fodido.
Mas não é um exercício mau ou bom que dita tudo. A vida não é um ano.
Ora para a interpretação dos relatórios, como pouco percebo de números, não vejo essa maquilhagem, preciso do input de outros.
Ninguém pode ver as coisas cor de rosa, só se tomar coisas para ver unicórnios.
O que temos de ver é que estávamos com os dois pés na merda até ao pescoço.
Neste momento, a estamos na merda pela cintura mas há uma árvore e um corda para sairmos.
Se não nos cortarem a corda ou não a cortarmos nós, sabemos que nos vamos safar.
Eu vejo perspectivas de isso acontecer de estarmos fora da merda em 8-10 anos. Se esta ou a próxima direcção continuarem a trabalhar bem.
E a questão é que, dificilmente, alguém imaginava que não estaríamos neste momento, na melhor das hipóteses com merda pelo peito e ainda a tentar por a corda na árvore.
Por isso, há optimismo
8 Setembro, 2017 at 10:34
Só mais um pormenor, a questão do Semedo para mim é uma falsa questão, é normal e expectável no final das épocas e antes do final do exercício os clubes realizaram mais valias com a colocação dos excedentários e ou com opções de compras dos emprestados. No Sporting, seria expectável realizar 10 a 20M neste período, a surpresa foi mesmo ter sido quase todo realizada apenas com o Semedo, sinceramente eu estava a contar com esse valor mas pela via da negociação entre outros de Petrovic, Slavchev, Mané ou até mesmo Guald.
8 Setembro, 2017 at 11:54
Bons dias. O quanto o Sporting precisa fazer em vendas depende sempre daquilo que investe, e o maior investimento é sempre em… compras de jogadores.
Não há volta a dar, o clube tem de vender sempre. Até porque manter os jogadores custa muito dinheiro (aparentemeente, o Adrien tinha a receber 4,5M por renovar o contrato).
A Champions neste ponto é fundamental, pois é capaz de gerar receitas elevadas.
Será realista assumir um ganho de 20M por epoca caso as coisas corram mais ou menos e de 30M caso corram bem. Dado o clube não ter grandes hipoteses contra as grandes equipas não vamos sonhar com ganhos milionários.
8 Setembro, 2017 at 12:28
“Não há volta a dar, o clube tem de vender sempre. Até porque manter os jogadores custa muito dinheiro (aparentemeente, o Adrien tinha a receber 4,5M por renovar o contrato).”
Caro Leonidas,
Esse ponto da transferência do Adrien dá-me que pensar… Se bem entendo, o Adrien tinha um crédito sobre o SCP de € 4.5M. O mesmo renunciou a esse crédito como pressuposto da transferência para o Leicester.
Ora, se for assim, é natural presumir que o que o Adrien vai ganhar no Leicester, ao longo do contrato, vai compensar (com cresces, naturalmente) esse dinheiro que ele deixou de ganhar.
Mas, se o Adrien ganhava (é o que se fala por aí) € 1.2M LÍQUIDOS/ano no SCP, ele não teria que ir ganhar NO MÍNIMO o DOBRO líquido no Leicester? O Leicester vai pagar ao Adrien um mínimo de € 2.5M/ano de contrato??
SL
8 Setembro, 2017 at 13:55
Bem, essa parte é pouco clara. Ou paga o Leicester ou fica o Adrien sem receber essa parte, mas o Sporting deixa de ter esse custo (o que na pratica é um ganho para o clube).
Mas o facto é que o Sporting tinha isso em divida para com ele. Ou eram premios de jogo, premio de renovacão ou algum outro incentivo para o manter no clube. São essas coisas que fazem os custos aumentarem.
Não me admiro que ele receba mais do dobro, mas não tenho nenhuma ideia de quais serão os salarios em Inglaterra. Eles em direitos de televisão fazem muito mais do que em Portugal e isso parecendo que não faz toda a diferenca.
8 Setembro, 2017 at 14:13
Penso que será mais…tipo entre 3 e 4 M líquidos…por aí…
8 Setembro, 2017 at 13:39
Tudo depende de algo que não conheço. Qual a flexibilidade para diminuir ou aumentar essa massa salarial de ano para ano.
A ligação que fazes é a primeira que salta à vista. Foi preciso vender para ter resultado positivo e sem as vendas era um resultado negativo.
Mas tendo as vendas sido no início do ano sobra a dúvida…possivelmente temos esta massa salarial e outras despesas porque vendemos. Sem essas vendas elas possivelmente não existiriam.
8 Setembro, 2017 at 9:45
Foda-se… já estou com aquele formigueiro no estômago.
Aperitivo às 17 (juniores) e depois… o grande.
Jogo difícil, o Feirense deste Manta joga bem à bola.
8 Setembro, 2017 at 10:15
Vamos “Pintar a Manta” !!!!
🙂
Z
8 Setembro, 2017 at 9:50
Ótimas noticias…
Assustei com aumento do custo com pessoal e o aumento ligeiro do passivo…
Mas são duas coisas que vai cair muito no primeiro trimestre do novo ano desportivo… por isso não é preocupante assim.
Houve muito “entulho a sair”.
A nossa saúde financeira aumenta de ano para ano, não sei se poderia ser mais rápido, mas que seja de forma sustentada e continua.
Parabéns para a direção do Sporting CP
8 Setembro, 2017 at 9:56
As contas são boas contas.
Já praticamente tudo foi dito aquando do 3ºT, estas contas finais estão em linha com o esperado.
Há números que saltam à vista, nomeadamente o volume de negócio. Isto com uma campanha europeia para lá de fraco e um contrato televisivo curto.
O aumento do passivo, embora esperado, não deixa de ser preocupante. Ainda mais quando 2/3 é corrente. Passivo zero é uma utopia, mas convém mantê-lo a níveis geríveis sem necessitar de mais endividamento. Veremos a abordagem à liquidação do Obrigacionista do próximo ano, se vai ser limpo com ou sem recurso a dívida.
Os custos com o plantel são, na minha opinião, o grande problema. Acima dos 60M é um valor incomportável para a realidade nacional. Altamente duvidoso que os valores desçam em 17/18.
O plantel é sem dúvida mais valioso, desportiva e financeiramente. Acuna, Bruno Fernandes, e mesmo Battaglia, são jogadores que facilmente serão vendidos com grandes mais-valias.
Algumas notas:
– imperioso fazer uma boa carreira europeia, pelos prémios atribuídos.
– o Sporting tem de aceder rapidamente ao 1º mercado de venda de modo a aumentar ainda mais o seu volume de negócio
– faz muita falta realizar encaixe com dispensáveis. Empréstimos a Rio Ave e Belenenses nem ajuda jogadores nem ajuda clube.
– é preciso limpar salários de Ruiz, Douglas e Cia
– é preocupante, ou devia ser, estar dependente de receitas extraordinárias para ter resultados positivos. O que leva ao ponto final… que estes números enterrem de vez o mito de que o Sporting não precisa de vender. O Sporting PRECISA de vender. Porque tem resultados operacionais negativos, porque precisa de investir no plentel, porque tem dívida, porque tem despesas extraordinárias para cobrir. Uma coisa é conversa para as massas, ou para o mercado (que não existe desespero), outra coisa é a realidade dos números e a evidência dos factos.
8 Setembro, 2017 at 10:27
O Sporting, assim como os nossos rivais, precisa sempre de vender para ter lucro. Agora, claro que o Presidente não poderá dizer isso, para não desvalorizar as vendas.
Quanto ao RL do exercício está dentro do valor que tinha projetado no último trimestre o que levou, na altura, alguns tasqueiros a discordarem da minha opinião. Mas com os atuais custos com o pessoal e as atuais receitas, para não ter prejuízo, o clube precisará de fazer anualmente cerca de 50 ME em mais valias com a venda de jogadores. Em 2017/2018 já entram as vendas de P.Oliveira, Schelotto, Marvin e sobretudo Adrien, que deverá originar uma mais valia total de 30 ME. Assim faltarão até 30 de junho realizar mais valias com a venda de jogadores em cerca de 20 ME. Se o Estugarda acionar a cláusula de opção de Carlos Mané pelos 15 ME e mais umas vendas pequenas atingiremos o objetivo sem ter que vender nenhum “tubarão” antes do final do Mundial, entrando essas vendas já no exercício seguinte.
Quanto ao empréstimo obrigacionista de 30 ME que vence em Maio 2018, teremos que o renovar, veremos se pelo mesmo valor ou por valor superior.
SL
8 Setembro, 2017 at 11:02
A facturares 99M€, sem as vendas do Slimani, do João Mário, do Naldo, não devias precisar vender mantendo um plantel equilibrado até aos 60M€.
Há qualquer coisa aqui que não bate certo.
Acho normal que se faça a venda duma pérola por ano – mas teremos de ter na equipa sempre 4 ou 5 pérolas – para ajudar a ter liquidez para as aquisições do ano seguinte. A facturares 90M€, sem vendas, e vendendo uma pérola, tens de conseguir funcionar equilibradamente e ainda ter um lucrozinho que te permita abater qualquer coisa no passivo.
Há que comprar menos e melhor. Há que investir na Academia e apostar mesmo nos jovens.
Penso que a coisa vai no bom caminho e foi uma pena o dinheiro que se deitou fora este ano – que eu calculo que andará à volta dos 30M€. Teríamos tido um resultado assombroso!
8 Setembro, 2017 at 13:43
Como disse antes não tenho como líquido que o Sporting tenha de vender. Tendo sido as vendas no início do exercício, o Sporting pode ter adaptado às suas despesas a essas vendas e não ter feito as vendas para matar as despesas que teria…
Para ter estes gastos é preciso vender…mas a questão é se não temos estes gastos porque houve as vendas. Este ano poderemos ter uma nova ideia sobre isto uma vez que as vendas foram mais baixas que no ano passado…
8 Setembro, 2017 at 10:19
Deitar…dormir…e acordar com a certeza de que o Sporting Tem futuro…
É mesmo “um descanso”…!!
Longe (atenção apenas passaram 4 anos …e há muitos saudosos do passado…pelo menos às vezes parece…) vão os tempos em que se temia que o Grande Sporting não tivesse viabilidade…
Obrigado BC (eu até desculpo “as coisas menos boas”…), por nos teres trazido “de volta” o nosso Sporting…!!
Agora…é continuar rumo às vitórias…!!
Sporting Sempre…!!
SL
8 Setembro, 2017 at 10:23
+1906
8 Setembro, 2017 at 10:36
Bruno, demite-te.
Um presidente não pode aparecer de casaco de cabedal como se de um taxista se tratasse, com bardamerdas, fumaças e tal.
Não, os números não interessam.
Interessa a imagem, meu caro.
Fico à espera para a marcação de AG eleitoral.
8 Setembro, 2017 at 10:45
E ir vestido às riscas para um jogo de Andebol… inadmissível!!
8 Setembro, 2017 at 11:05
E pelos vistos também foi bêbado. Uma vergonha.
8 Setembro, 2017 at 13:34
E houve até quem dissesse que estava perdido!
Um taxista perdido! Foda-se, ao que isto chegou!!!
#fuckinuberlovers
8 Setembro, 2017 at 13:22
Que vergonha, de casaco de cabedal
https://prnt.sc/gin6nh
8 Setembro, 2017 at 10:52
Bruno de Carvalho trouxe esta estabilidade , o resto são fait divers.
O west ham que vá levar no pacote.
Hoje é para ganhar e na terça também!
8 Setembro, 2017 at 10:52
Já dei uma vista de olhos no R&C mas tenho de ver a coisa com mais detalhe porque há algumas coisas incluídas lá que já fazem parte desta época – por os negócios terem sido fechados antes de 1 de Julho.
De qualquer maneira parece-me que para uma facturação de 173M€, que é muito boa, ter um lucro de 30,5M€ é muito curto. Gastaram-se 142,5M€, onde?
Tenho de tentar perceber isso mas parece-me uma cena preocupante. Mas está tudo a bater palmas! Deve haver uma razão para isso…
Assim, muito rapidamente, o que isto parece, e usando um certo humor, é uma cena similar a se terem conseguido juntar 100 mil euros para se comprar um carro, sair para fazer essa compra, voltar com um Clio e ficar todo contente porque sobraram 3 mil euros! Faz pouco sentido, não faz?
8 Setembro, 2017 at 11:14
Miguel a utilizar o mesmíssimo exemplo dos Jubas76, na pagina anterior. Será que … isso é mesmo necessário, aqui numa discussão entre Sportinguistas!!!!.
Enfim, de qualquer modo, o exemplo que colocas é totalmente descabido, é um negocio bem mais complexo do que andar a juntar dinheiro para pagar um carro.
Trata-se de um trabalho muito árduo, feito ao longo de um ano e que conduziu a um lucro, que se não for record andará perto disso, das SADs em Portugal. Nos próximos tempos, sobretudo em termos de analise internacional ainda vais ler muito sobre isso.
Eu sei que existem quem venda muito, mas muito mais, e proporcionalmente os resultados ficam a uma distancia considerável, porque será!?
Doí não doí?
8 Setembro, 2017 at 13:54
Curioso, de facto.
Devem usar o mesmo computador!
8 Setembro, 2017 at 18:25
Pergunta ao Cherba quem eu sou…
Ele deve ser capaz de dizer se sou o Jubas ou lá como se chama o outro…
8 Setembro, 2017 at 18:37
https://www.facebook.com/154261744641276/photos/a.654176357983143.1073741828.154261744641276/1584517274949042/?type=3&comment_id=1584557491611687&ref=notif¬if_t=like¬if_id=1504825294917025
8 Setembro, 2017 at 18:24
Malcolm,
Se o Jubas usou o exemplo do Clio copiou-o dum comentário meu no Facebook!
É óbvio que o exemplo não tem o mesmo grau de dificuldade de gerir um clube de futebol, nem é isso que quer dizer. O que quer dizer é exactamente o que nenhum de vocês parece ver, que é o facto de só interessar o quanto te sobra se perceberes de quanto partes e o que fizeste com o dinheiro que gastaste. Porque é fantástico teres juntado 100 mil euros para comprar um carro mas depois não faz sentido apareceres com um Clio e ainda estares contente porque te sobraram 3 mil euros! Entendes? É óbvio, no meu exemplo, que NUNCA poderás estar contente quando gastaste 97 mil euros num Clio, ainda que no fim te sobrem 3 mil euros! Ora para muitos dos que vêm aqui deitar foguetes a única coisa que viram foi que no fim sobraram 3 mil euros! E deviam tentar perceber o que raio custou 97 mil euros…
Vocês estão todos contentes com um resultado final de 30,5M€ positivo, cagando de onde se partiu e como se chegou a esse resultado. No fundo, muito similar ao que fazem TODOS OS LAMPIÕES com as contas do clube deles e que tanto nós criticamos por não perceberem tudo o resto.
Eu não! Não só porque não sou lampião – apesar de terem andado meses a chamar-me disso e muito pior! – como porque gosto de perceber sempre as coisas desde o principio, passando pelo meio, e chegando aos fins!
A mim, portanto, interessa-me ver de onde se partiu, que caminho se fez e onde chegámos.
O principio é, na minha opinião, fantástico. Facturar 173M€ é muito bom, mesmo! Todo o mérito à Direcção por isso! Alguma duvida até aqui? Não? Fixe! Seguindo…
Ver que no fim de termos facturado 173M€ “só” sobraram 30,5M€ parece-me pouco. É que isso quer dizer que durante esta época se gastaram 142,5M€. É muito dinheiro. Foda-se, é uma exorbitância de dinheiro.
No inicio do ano, época, o que te disseram foi que tinhas uma equipa orçamentada em 60M€ – 58M€ para ser mais preciso – e que era o orçamento mais caro da história do clube! Lembram? Ora, se tirares os 60M€ aos 173M€, sobram-te 113M€… Continua a ser muito dinheiro. São quase mais 2 orçamentos. Desses 113M€ sobram-te os tais 30,5M€, ou seja, 82,5M€… É mais que um orçamento…
Tudo isto, para mim, é estranho.
Facturando essa pequena fortuna de 173M€, tendo uma equipa orçamentada – e eu parto do principio que o orçamento está correcto – em 60M€, tens de conseguir libertar algo entre 50/60M€ no final… E isso ainda ter permite gastar quase outro orçamento… Em quê não sei!
Tenho de ler o R&C e tentar perceber como se gastam 142,5M€ num ano, numa equipa de futebol em Portugal, e se tem uma época desportiva miserável, onde em Janeiro já estavas afastado de todos os troféus que poderias aspirar no inicio da época!
Se temos sido campeões, com 10 pontos de avanço aos rivais, ganho uma das Taças e chegado aos quartos de final da CL, eu entendia que se tivessem gasto esses 142,5M€… Mas também não tínhamos partido com um orçamento de 60M€!
É só isto que eu digo.
A mim, na minha maneira de ver a coisa, de onde partimos – um orçamento de 60M€ e uma facturação de 173M€ – chegar a um resultado final positivo de 30,5M€ é pouco.
Agora, tenho de ver porque é que isso aconteceu.
E ainda não vi.
Mas vou ver e tentar perceber.
Se calhar, depois, é tudo muito lógico. Mas agora não é!
Vocês, que estão aí todos contentes a CRITICAR-ME, provavelmente também não sabem porque raio se partiu dos 173M€ e se ficou com 30,5M€ no fim. Mas aplaudem porque o saldo foi positivo.
Lá está! Ficaram contentes porque mandaram comprar um carro e o gajo que fez isso ainda vos devolveu 3 mil euros dos 100 mil que vocês lhe tinham dado… Olha para que carro o gajo vos comprou não vos interessa nem acham relevante!
SL
8 Setembro, 2017 at 23:28
Miguel, por respeito à tua longa resposta, apesar de e porque este topico já se encontra ultrapassado e a possibilidade de leres é resposta é pequena, vou ensaiar uma muito breve resposta.
Não me custa nada admitir que não és o Jubas, o teu registo é completamente diferente dos comentários dos Jubas, mas mesmo que fosses, tens todo o direito em entrares neste espaço com o nick que entenderes, apesar de na minha maneira de ver, não achar necessário, sobretudo num espaço frequentado apenas por Sportinguistas (obviamente isso inclui-te a ti e ao jubas). Não tenho nem vou questionar ninguém sobre isso, não me interessa e aceito sinceramente que o exemplo do clio tenha apenas sido uma coincidência.
Quanto ao assunto propriamente dito, continuo a achar o exemplo descabido, inadequado. Desde logo partes de um pressuposto errado, não partes de 173 para chegar a um positivo de 30. Partes de zero de receitas e zero de gastos, para ao longo de um ano de transacções, muitas delas de elevado grau de incerteza e risco, para no final, apresentares 173 de receitas e 143 de gastos ou seja um resultado positivo de 30 e isto em termos comerciais significa um óptimo resultado financeiro. Posso dizer ainda que é muito possível que no próximo ano, tenhas receitas maiores, por exemplo 200 e gastos de 190, apresentas um resultado de apenas 10, o que não deixaria de ser bom. Resumindo, os gastos regra geral são proporcionais às receitas obtidas, tens mais receitas, obviamente tens mais despesas, que foram necessárias para obter essas receitas.
Vou contar-te um segredo, as contas deste ano, pelos resultados e outras vertentes de analises foram excelentes, não há volta a dar, mas se quiseres apanhar um ângulo de critica, é muito fácil, basta dizer, se pegares nos 31 negativos do ano passado e juntares ao positivo de 30 deste ano, ainda fica um resultado negativo de 1 no acumulado de 2 anos, nos 2 anos em que se fizeram as melhores vendas da historia do Sporting…. é verdade e aceitável a critica, a defesa a esta critica, também é lógica e consistente mas iria conduzir-nos para outras vertentes de analise, que não é o momento apropriado de discussão.
8 Setembro, 2017 at 11:29
vai directo à página 88 onde tens o P&L e facilmente percebes:
1) Custos operacionais sem transações de jogadores…. cresceram mais em valor absoluto que as receitas operacionais
2) Resultados operacionais das transações com jogadores. Se é verdade que facturámos muito em vendas (90 milhões)…repara na evolução das “amortizações e perdas de imparidade do plantel” e dos “Gastos com transações com jogadores”. E facilmente percebes como os 90 se “transformam” em 60. O detalhe podes ver nas Notas 8 e 9.1
Na minha opinião o R& Contas não é tudo “Verde e branco”…. mas está dentro do esperado e enquadrado na estratégia que está a ser seguida. E convem não esquecer que em 2018/2019 as receitas operacionais (sem transações de jogadores) darão um grande salto com o contrato da NOS no que diz respeito a direitos televisivos.
Ou seja…se agora parece que estamos a gastar muito mais do que “podemos”…. abrindo o horizonte (contrato Nos) fica claro (pelo menos para mim) que a coisa está controlada!
Alem de que o core business do Sporting é desportivo! É ganhar!!
Claro que financeiramente têm que existir condições…. mas o mais importante é ganhar (pelo menos criar condições para isso) sem colocar em causa a sustentabilidade do clube e é isso que acho que está a ser feito
8 Setembro, 2017 at 10:59
Mas o que interessa é criticar a forma. Só peço é que o Sporting nunca tenha o azar de voltar ao tempo dos croquetes.
8 Setembro, 2017 at 11:01
em maio somos campeões e fazemos 200M€ em vendas….e atenção!…. isto vai acontecer apenas vendendo 3/4 jogadores!! POW!!
SL
SPOOOOOOOOOTINGGG!!!
8 Setembro, 2017 at 11:02
São boas contas! O caminho faz caminho e vamos em boa direção! É este o rumo certo.
Mas o caminho é estreito e não é fácil…por isso temos de continuar a ter rigor, competência, a dar passos seguros e a controlar gastos!
8 Setembro, 2017 at 11:02
* faz se caminhando
8 Setembro, 2017 at 11:08
Felizmente esta é a tendência do clube a partir da agora. E estes resultados vão tornar-se em algo normal.
Infelizmente para cumprir estes números tivemos de vender 3 jogadores importantes. E este ano Adrien Silva.
8 Setembro, 2017 at 12:40
Mas contratámos (pelo menos) dois jogadores importantes… Bas e Bruno F…
Z
8 Setembro, 2017 at 11:08
Mais do mesmo, nos dias anteriores tivemos adeptos treinadores e comunicadores, hoje temos os adeptos financeiros.
Bons resultados, que se continue no bom caminho!
8 Setembro, 2017 at 11:25
Falta resolver Douglas e Ruiz para folgar os ordenados
8 Setembro, 2017 at 11:32
Cherba, lança o Bloco de notas que eu hoje estou com um mau pressentimento
8 Setembro, 2017 at 11:35
O Feirense joga bem mas o meu mau pressentimento vem de outro lado.
Vamos ver quem e como vai jogar no nosso meio campo…
8 Setembro, 2017 at 11:36
Acho qur vai jogar William Battaglia r BF
8 Setembro, 2017 at 11:39
Entao tira o “quem” da minha frase.
8 Setembro, 2017 at 11:41
Como em Guimarães. Subindo o Battaglia para o lugar do Adrien
8 Setembro, 2017 at 11:43
Vou ser mais directo.
Vamos ver o que vai jogar o sir.
8 Setembro, 2017 at 11:45
Sinceramente, ou joga bem ou comeca a abancar. Jogámos bem sem ele.
Obvio que ele tem mais qualidade, mas para fazer frete prefiro que fique no banco
8 Setembro, 2017 at 11:46
+1
8 Setembro, 2017 at 11:46
O tempo de lamentos já passou (ou deveria) para William. Certamente já falou com o Sporting, certamente passará a ganhar mais dinheiro, agora é ir à luta.
Queremos todos ser campeões, ele não menos que nós. Está na hora de provar que pode ser o nosso líder nesta caminhada.
8 Setembro, 2017 at 12:09
Quem chora, mama?
8 Setembro, 2017 at 13:57
Porque haveria de ganhar mais?!
Não assinou um contrato com clausula?
Essa cláusula foi batida?
Nao gosto de jogadores reféns de clubes mas ainda gosto menos de clubes reféns de jogadores.
Uma coisa é como se terá feito ao adrien.
Para ficares\renovares tens uma percentagem ou verba quando fores vendido.
Outra coisa é sempre que há uma proposta aumentar o jogador.
8 Setembro, 2017 at 14:08
Eu renovava…lá para Novembro se ele mostrar em campo que merece…e dava retroactivos de Setembro e Outubro para ser justo.
Se não mostrar que merece não renovava…e definitivamente não renovava agora…
8 Setembro, 2017 at 11:44
E como se comprta o meio campo sem o pendulo…
8 Setembro, 2017 at 11:40
também acho que vai ser assim. pelo menos sofrer golos vai ser mais difícil sofrer.
8 Setembro, 2017 at 11:41
Com Gelson e …… Bruno Cesar nas alas…. e Dost na frente
8 Setembro, 2017 at 11:44
Aposto em Iuri no lugar do Acuna
8 Setembro, 2017 at 11:44
Hoje é dia de Iuri
8 Setembro, 2017 at 11:45
Por acaso tambem acho.
8 Setembro, 2017 at 11:45
B. César? Fizemos mal a alguém?
Para mim o Acuna joga de inicio. Não podemos mudar toda um ala esquerda para um jogo destes.
8 Setembro, 2017 at 11:49
Eu não disse que escolhia o Bruno Cesar, mas acho que o JJ vai optar por ele….
Eu por mim jogava o Iuri.
Acuna ficava no banco pelo desgaste da seleção e viagem.
8 Setembro, 2017 at 11:54
sim, eu percebi. Também acho que se Acuna não estiver em condições ele mete o B. César.
Mas duvido que o JJ vá mudar a ala esquerda toda. Acuna vai a jogo, pode é ter que sair por volta dos 60 minutos…
8 Setembro, 2017 at 12:12
Acuna encosta para estar bem na Champions. Ele no jogou na 4a ou 3a? Mais viagem e o catano.
Não me parece que jogue, menos de início.
8 Setembro, 2017 at 12:15
Por não me metam uma ala esquerda com Jonathan e B. César…
8 Setembro, 2017 at 12:55
Eu, so para baralhar as merdas, metia Iuri à direita, Gelson à esquerda (entrega-se mais a defender que o Iuri). Não gosto de trocar os pés aos extremos mas hj para poder ter Iuri no 11, fechava os olhos a isso.
No meio campo, William (sem macaquinhos no sotão), Bata e BF.
Era isto.
8 Setembro, 2017 at 14:10
Também acho que hoje vai jogar o Bruno César.
8 Setembro, 2017 at 11:35
Agoirenta
8 Setembro, 2017 at 11:39
Algo me diz que hoje vamos penar…
8 Setembro, 2017 at 13:25
Isso com certeza. Basta lá estar o Artolas no apito. Mas, apesar de irmos penar, ganharemos.
8 Setembro, 2017 at 11:40
Estava tambem com mau pressentimento para a romenia e demos 5-1.
Se te consola… 🙂
8 Setembro, 2017 at 11:43
De alguma forma consola, sim!
8 Setembro, 2017 at 11:53
Este vai ser o primeiro grande teste da época… sobretudo porque no minino 4 jogadores não vão ser titulares, por diversos motivos (lesões e chegadas atrasadas da seleção).
Só espero que o JJ não invente no lado esquerdo da defesa, tem que ser o Jonathan.
E acho que o Coates e o Acunã não será titulares, só chegaram ontem de manha (acho eu).
8 Setembro, 2017 at 12:33
relax. Jonathan resolve
8 Setembro, 2017 at 13:24
O único mau pressentimento é o gajo do apito e o seu namorado do VAR. Artolas a Dias e Tiago Patins de suas graças.
8 Setembro, 2017 at 13:34
cuidado com o Feirense, ainda não perdeu este ano, vi o jogo com o Chaves e foi um banho táctico, apesar da antecipada superioridade (ao nivel individual, pelo menos) do Chaves.
o Nuno Manta está a criar ali um colectivo muito interessante. tivesse ele petróleo , ideias não lhe faltam
8 Setembro, 2017 at 14:18
Não duvido que o Feirense vá jogar bem (também vi o jogo com o Chaves). mas em termos de adversários tenho mais receio de quem decide e não de quem joga.
8 Setembro, 2017 at 11:34
O record diz que bdc ganhou 180000 euros. 15 mil euros por mes portanto.
Carlos vieira recebe cerca de 11 mil por mes.
Depois esta la um rui caeiro e guilherme pinheiro que recebem tambem na ordem dos 10 mil por mes.
1 – Pensava que BDC ia ganhar 10 mil por mes e nao 12 mil. Nao sei tambem o que sao as taxas variaveis que transformam estes 12 em 15 mil. 15 mil euros, num clube como o Sporting, para alguem que trabalha a tempo inteiro e é o responsavel maximo do clube, nao me choca.
2 – Merecidos 11 mil por mes para CArlos Vieira. O bom resultado (os entendidos parecem concordar) deste exercicio confirma o seu bom trabalho.
3 – Rui Caeiro e Guilherme Pinheiro. Nao faço ideia quem sao nem quais as suas funçoes para merecerem um ordenado quase igual ao do presidente.
8 Setembro, 2017 at 11:59
Se é o rascord que diz não acredito…
8 Setembro, 2017 at 13:05
Está no R&C.
182.751,43 € dos quais 35.000 em variável
8 Setembro, 2017 at 12:01
Só uma nota. As remunerações dos órgãos sociais baixaram um pouquinho este ano:
Remuneração dos orgãos sociais:
30.Jun.16: 410.000 €
30.Jun.17: 390.000 €
8 Setembro, 2017 at 12:03
São valores elevados para a realidade tuga, mas para o mundo empresarial é um valor perfeitamente normal.
Claro que assusta ao inicio pensar, mas um CEO duma empresa de grande dimensão recebe na ordem dos milhões. Seria bom poupar ai, mas melhor ainda é ter o clube bem gerido, e para se ter competencia há que pagar.
8 Setembro, 2017 at 12:06
São valores perfeitamente “normais” para o CEO e respectivo Board em qualquer grande empresa em Portugal.
8 Setembro, 2017 at 12:08
Há uns anos pagava-se 20mil ao Manel Fernandes para o arregimentar.
À qualidade do trabalho vs custos… Grande upgrade.
8 Setembro, 2017 at 13:57
Dá 10.350 +-….
10.000×14 meses (subsídios) + 35.000 dá 175.000. + 450 euros (pai) de subsídio de alimentaçãoe possivelmente ajudas de custos por mês…
Não é um valor que me choque. ..
8 Setembro, 2017 at 11:59
Não há nenhum clube PT que viva de saúde financeira, nós não somos excepção.
Mas se queremos ser competitivos, normal que os gastos com pessoal vá aumentando..por outro lado urge acabar com aquisições de Castaignos, André’s, Dougla’s…
Para logo, não vai ser nada fácil. Só espero que n haja invenções tipo…BC a lateral esquerdo.
8 Setembro, 2017 at 12:01
Dos 30,5 é que se retiram os tais 30% para a dívida aos bancos ou já foi retirada?
8 Setembro, 2017 at 12:07
Isso é um mito. O Sporting nâo tem de tirar nada.
O Sporting apenas tem de ir juntando dinheiro para ir abatendo a divida. Há uns meses já tinhamos 10M numa conta. O dinheiro não sai do clube, apenas muda de uma conta para outra. Quando formos pagar o empréstimo é que tiramos do clube na forma de activo e abatemos do outro lado na forma de passivo.
Se o dinheiro sair do clube, significa que o passivo baixou, o que significa que o resultado se mantem igual (menos activo mas tb menos passivo).
8 Setembro, 2017 at 12:09
Esses 30% (+20% para a conta reserva das vmoc) saem das mais valias com vendas de jogadores e não do lucro global da SAD.
O reembolso dessas parcelas relativas à época passada (2016/17) foi feito no passado Julho pelo que só se vai refletir nas contas de 2017/18.
Boa leitura sobre o tema:
https://misterdocafe.blogspot.pt/2017/09/reestruturacao-financeira-tratamento-de.html
8 Setembro, 2017 at 12:21
Portanto, cortando as codeas todas, ficamos com um miolo de 30m€.
Tens em conta os custos parece-me bem.
Desse valor eu (que sou merceeiro e poupadinho) tirava uns m€ extra para as vmocs e para o emprestimo que vence em 2018. Se é que não vai tudo ou boa parte para isso.
Mil vezes um Carlos Vieira que um DSO.
Mais um bom exercício. Falta o futebol corresponder.
Parabéns, Direção!!!
8 Setembro, 2017 at 14:04
Acho que não estás a perceber como funciona.
Há um ano o Sporting teve prejuizo de uns 17 milhões. Agora temos este lucro.
Mas no total dos dois anos não temos grande lucro (mais ou menos 13M). Não há muito por onde tirar por agora. Melhoramos agora em termos de capital proprio, mas não sabemos o futuro. Estamos ainda apenas ligeiramente acima da linha da agua (penso que uns 5M positivos ou algo assim).
Andamos a retirar dum lado e a colocar no outro, mas para reduzir a divida significativamente ainda vai custar imenso.
8 Setembro, 2017 at 12:06
Excelente. Curvo-me perante Bruno de Carvalho. Que fique onde está durante muitos e muitos anos. Que continue a fazer caretas, que continue a ser “mal educado”, “rasca”, “ordinário”, “boçal”, “vulgar”, e outras tantas coisas mais.
Incrível como olho para um Clube que não vence um titulo de Campeão Senior de futebol há 15 anos e sinto tanto, tanto Orgulho!
Se já tivéssemos sido campeões, ninguém, repito, NINGUÉM vomitaria um escarro sobre BdC. Falta-nos um título. E “eles” sabem que depois desse título, vem o domínio.
Mas mesmo sem títulos, o Presente está garantido e o Futuro acautelado.
E o Presente/Futuro é isto: Quando vejo jovens jogadores como
WILLIAM
GELSON
BRUNO
BATTAGLIA,
IURI
PODENCE
DALA
PALHINHA
XICO
PEDRO SILVA,
RAFA LEÃO
DEMIRAL
PEDRO MARQUES
RAFA BARBOSA
MATHEUS PEREIRA
TIAGO DJALO
JOVANE
RONALDO TAVARES,
ELVES BALDÉ
MIGUEL LUIS
DIOGO BRÁS
BERNARDO SOUSA…
(entre outros)….
Vejo no presente e futuro jogadores que já têm (e terão) nivel mundial, como não se vê em mais nenhuma equipa nacional.
São jogadores À SPORTING, não são feitos de capas de jornais. E, há que dize-lo (por muito que doa a muita gente)…são jogadores À Bruno de Carvalho.
Obrigado Bruno de Carvalho. Obrigado Carlos Vieira. E Obrigado a todos nós que votamos nesta “Geração Rasca” de Dirigentes.
8 Setembro, 2017 at 12:21
You bend the knee…
🙂
8 Setembro, 2017 at 12:22
Curvo-me…mas com cuidado, claro:):)
(Grd Abraço!)
8 Setembro, 2017 at 14:12
Sentido figurado.
Ainda o dobravas demasiado e depois ninguém te aturava às quintas.
8 Setembro, 2017 at 12:52
tanto orgulho que o Aegon Targaryen tinha, o Brandon bem que podia ter mandado o corvo mais cedo… agora só chega lá em 2018
8 Setembro, 2017 at 12:09
Mais importante que tudo, é tambem sentir que não há qualquer euforia no seio do clube e dos adeptos. Deixemos os outros rir e gozar. Que a Direção e o mister continuem determinados, aguerridos, mas sérios. Nao falta muito, falta tudo.
Hoje vai ser mais um pedregulho no caminho. Vai ser o jogo mais dificil da época. Concentração, Compromisso e Talento, e vamos lá.
VIVA O SPORTING!
8 Setembro, 2017 at 12:17
Agora venha o Bloco.
🙂
8 Setembro, 2017 at 12:18
Ganhar hoje na feira é essencial.
As nossas próximas duas jornadas são Tondela em casa e Moreirense fora, antes de recebermos os corruptos do norte em casa. Temos tudo para chegar ao jogo com os corruptos com 7J e 7V.
8 Setembro, 2017 at 12:22
Espero que hj não haja FEIRA DA LADRA
8 Setembro, 2017 at 12:23
Se calhar ainda vamos ter Feira de VARIedades. 🙂 desde que no final corra bem.
8 Setembro, 2017 at 12:23
Desculpem o off:
Belo vídeo do Sporting em homenagem ao Adrien… espero o mesmo do capitão em relação ao Sporting.
SL
8 Setembro, 2017 at 12:32
link?
8 Setembro, 2017 at 12:34
http://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/a-despedida-emotiva-do-sporting-a-adrien-silva.html
8 Setembro, 2017 at 13:03
thanks
8 Setembro, 2017 at 12:34
está no record online
8 Setembro, 2017 at 13:07
não dêem clicks a essa merda… vejam nas páginas do clube..
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/?ref=br_tf
não, não é preciso ter facebook para ver.
8 Setembro, 2017 at 13:10
https://twitter.com/sporting_cp
8 Setembro, 2017 at 13:11
Não sabia que dava sem ter facebook…
Abraço
8 Setembro, 2017 at 12:43
Ainda n acredito que Adrien tenha saído, ainda por cima desta forma.
Tenho lido coisas incriveis, desde ser um jogador banal, um “mercenário”, um vendido, jogador combativo mas apenas isso…enfim.
Para mim será sempre O CAPITÃO! Não tem a finess de WCarvalho…mas tinha tudo o resto e acredito que goste do SCP tanto quanto nós.
Boa sorte!!
8 Setembro, 2017 at 13:46
Video fraco, nem umas imagens em puto, falta também ai imagens com os troféus que ganhou, tanto na primeira passagem (antes dos emprestimos) como no regresso.
Parece feito meio á pressão, sem grande “sentimento” ou “alma”.
8 Setembro, 2017 at 14:14
Independentemente da qualidade do Video (está bom, mas a passagem do Adrien pelo Sporting dava para mais), quero apenas dizer que lhe desejo toda a sorte neste desafio.
Foi sempre um leão em campo.
8 Setembro, 2017 at 12:35
É bater um pouco na mesma tecla.
Agora com saída de Adrien, o expectável é que joga Battaglia no seu lugar.
E se este n jogar?? Quem vai ocupar o lugar?? Petrovic? Matheus? Ou mais um lugar para BC?
8 Setembro, 2017 at 13:32
BC pode jogar no lugar do Adrien. Em minha opinião melhor do que na ala.
Z
8 Setembro, 2017 at 14:24
E o Bryan, ambos com melhores características ofensivas até, embora piores defensivamente
8 Setembro, 2017 at 14:38
Mas o BR parece estar descartado…
Z
8 Setembro, 2017 at 14:30
Para este jogo metia William, Battaglia e B. Fernandes. Estando os 3 fisicamente fortes. Até porque era o trio que meteria na Grécia e eles precisam de jogo.
Depois, na próxima jornada em casa com o Tondela já geria 1 deles que estivesse mais cansado, metendo o A. Ruiz ou o Podence caso esteja em condições.
Neste jogo geria só o Fábio Coentrão…
8 Setembro, 2017 at 12:36
de brandar aos ceus mcom certos comentarios.
Querem pessoas capazes e nao querem pagar????
num clube como o sporting gastar 700 mil em ordenados para as pessoas que gerem o clube(como dia o meu filho …..ohhhh pai este bruno carvalho vai a todas….o homem vive o sporting),ainda ha quem critique so mesmo no sporting .
Quanto ao relatorio contas e aumento de custos com o pessoal ,se querem tentar lutar plos titulos teem que ter os melhores e estes pagam.se.
Vamos apoiar o clube e quem o gere pois no global certamente que mtos sportinguistas nao se lembram de ver um sporting tao forte como na presidencia bruno carvalho.
8 Setembro, 2017 at 12:51
Veja-se o que se pagava a Duques, Freitas, e até ao Manuel Fernandes (este aqui claramente para assegurar a simpatia junto dos sócios) e veja-se o que se paga agora e analise-se os resultados “€€€”…
tirem-se as ilações devidas.
8 Setembro, 2017 at 13:40
Honestamente, pode chocar, mas o Sporting até paga mal.
Jogadores como Adrien e WC receberiam muito mais noutras paragens… logo é normal que o Sporting tenha de ir subindo o vencimento para poder ter argumentos para os manter no plantel.
Sim, não somos ricos, mas para lutar pelo titulo temos de pagar o preco… a não ser que decidam deixar sair os bons jogadores e poupar nos vencimentos.
Rende mais pagar 2M por ano ao WC e Patricio e manter a qualidade no plantel, do que andar sempre no carrocel de comprar e vender porque depois nunca sabemos como se adaptam os novos jogadores à equipa.
8 Setembro, 2017 at 13:06
O Relatório parece-me muito favorável. No entanto, para quem tenha analisado ao detalhe, alguém me consegue explicar o motivo do aumento de passivo em quase 50M?
Outra questão igualmente para ver com mais pormenor, é o factoring com as receitas da NOS em cerca de 30M.
São os pontos que me preocupam. De resto, chapeau para o Presidente e a equipa de gestão!
8 Setembro, 2017 at 13:06
Bom resultado ainda superior ao que pensava.
De salientar pelo lado positivo o maior resultado operacional de sempre (acima dos 80 M€)
Do lado menos positivo o valor pago em ordenados que subiu acima dos 60M€, mas também não podemos querer comer caviar e pagar ao preço de carapau.
Jogadores como Dost, Adrien William Patricio, Ruiz etc etc auferem entre 2 M€e 3M€ brutos por ano.