Uma semana com poucos destaques positivos, muitos percalços e em que os miúdos tiveram de lidar com um dado simples e universal no futebol: nem sempre quem tem a melhor equipa leva os 3 pontos para casa.

Os Juvenis foram até Loures, num jogo que se esperava de relativa facilidade, e perderam frente à equipa da casa por 1-0. Resultado surpreendente, chocante e que quebra uma sucessão de goleadas que nos faziam acreditar em mais uma primeira fase de apuramento sem qualquer derrota. Com este resultado o Sporting foi ultrapassado pelo União de Leiria, Sacavenense e Sintrense, adversários que ainda vai encontrar, e apesar de apresentar o melhor rácio de golos, está no quarto lugar com apenas três jogos disputados.
A diferença entre as duas equipas é demasiado acentuada para que este resultado seja visto como algo “natural”. Mas os bicampeões saberão dar a volta à situação e todos juntos continuarão a lutar pelo tricampeonato.

No outro “desastre” da semana, os Juniores perderam em casa, frente à Académica, num jogo carregado de polémica, más decisões da equipa de arbitragem e muita incompetência leonina.
Depois de uma primeira parte muito pouco objectiva, em que até nos conseguimos colocar em vantagem com um golo de Elves Baldé, permitimos o empate e saímos para o descanso com tudo igual. Voltamos a colocar-nos em vantagem através de Pedro Mendes (que tem mostrado detalhes muito interessantes e marcou saído do banco) mas nesta altura o Sporting já jogava com menos um depois da expulsão de Ricciuli. É aqui que tudo se complica. Um penalty assinalado que não poderia ser assinalado, nova expulsão, empate da Académica e os leões com poucas condições para ir atrás do resultado. Acabamos por sofrer o 3-2 perto do fim, com um golo do jogador que foi o grande destaque da partida, Luís Rodrigues. O médio ofensivo dos estudantes marcou de livre directo e foi um perigo constante.

Apesar de todas as peripécias e todo o azar que nos bateu à porta, a verdade é que o nível da equipa de sub-19 está muito longe daquele a que nos habituou o ano passado. Ainda não vi um jogo verdadeiramente agradável esta temporada, tudo tem saído com muita dificuldade e as novas incorporações ainda não causaram verdadeiro impacto. Tiago Fernandes saberá melhor que ninguém o que fazer para solidificar o seu grupo e as suas ideias, mas falta muito trabalho para verdadeiramente vermos possibilidade de renovar o título nacional.

Os Iniciados deram-nos a alegria da semana e golearam o Torrense em casa por 5-0, com golos de Joelson (2x), Armando Silva (que destacámos a semana passada), Miguel Menino (médio ofensivo de 14 anos) e Nélson Pereira. Se estão a pensar que conhecem este nome de algum lado, conhecem mesmo. O avançado de 14 anos é nada mais nada menos que o filho do “nosso” Nélson guarda-redes. Os meninos mais pequenos já marcaram 16 golos em apenas 3 jogos, sofrendo apenas 2.

Hoje mesmo damos início à prova europeia Youth League, pelas 16h00, frente ao Olympiakos. Este é, na teoria, o adversário mais acessível do grupo mas acredito naquilo que já acreditava o ano passado: o Sporting, a este nível, tem valor para qualquer rival em prova. Rafael Leão e Maximiano, pelo menos, farão companhia à equipa sub-19 neste primeiro jogo. Que os meninos nos possam finalmente dar a alegria de brilhar por essa Europa fora!

 

uefa-branding-youth-league

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)