Hoje, a título de absoluta exepção, não falarei do Sporting, nem de futebol propriamente dito, mas sim de Yeray Álvarez, jogador que este Verão emocionou o mundo e nos relembrou daquele maldito cliché que tantas vezes nos repetimos ao longo da vida “existem coisas muito mais importantes do que o futebol”.

Yeray tem apenas 22 anos mas é uma das maiores promessas do futebol basco e espanhol, sendo um dos escolhidos para representar o seu país no passado Europeu sub-21. Um das pedras do Athletic (que um dia encheu Alvalade de alegria) fez 35 partidas a temporada passada e preparava-se para a completa afirmação na equipa principal.

Em Dezembro do ano passado descobriu pela primeira vez que tinha cancro testicular. Foi operado e voltou às opções de Valverde em Fevereiro. Jogou bem, estava bem e as boas prestações chamaram à atenção da federação espanhola.

No último controlo antes do Europeu, uma anomalia foi confirmada como a pior das notícias. O tumor tinha regressado e desta vez os tratamentos seriam muito mais complicados. Durante três meses fez quimioterapia, mas o seu clube esteve sempre certo de que a sua recuperação seria total.

Yeray regressou hoje aos relvados, de sorriso no rosto, e venceu o maldito cancro por duas vezes no espaço de apenas um ano. Durante todas as suas semanas de ausência, rivais, companheiros, amigos e clubes uniram-se para lhe dar toda a força numa caminhada tantas vezes solitária e que poderia para sempre comprometer o seu futuro profissional.

Foi um lutador não pelos seus cortes, nem pelas suas antecipações, mas porque fintou a doença e regressou feliz por poder fazer aquilo que mais gosta.

Yeray relembra-nos de algo que achamos ter consciência mas de que tantas vezes nos esquecemos. O valor da vida supera qualquer rivalidade, qualquer resultado ou qualquer momento desportivo. E até que o mais importante em amar um clube são os ídolos que criamos, as pessoas com que nos cruzamos e os valores pelos quais lutamos. Os troféus são festa, enchem museus e os corações de alegria, mas ao fim de tudo serão apenas estrelinhas no enorme conjunto de histórias humanas que fomos reunindo.

Os adeptos do Athletic terão hoje o título mais importante da sua temporada desportiva. Não importa a Liga, nem a Taça, nem a Liga Europa, pelo menos para já, porque Yeray corre, ri, pisa o relvado. Porque Yeray vive.  Yeray bizi da.

1500890664_147123_1500892216_noticia_normal

 

*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa