Não há volta a dar e, actualmente, Alan Ruiz é o jogador que mais divide a opinião dos adeptos. No geral, todos lhe reconhecem talento, uma capacidade técnica muito acima da média, uma visão de jogo traduzida em passes a rasgar que aceleram o jogo ofensivo e um remate poderosíssimo.
Mas se há quem continue a acreditar que todas estas qualidades ainda podem ser colocadas à disposição da equipa, há cada vez mais adeptos a perderem a paciência com a ausência de intensidade, com as faltas estúpidas, com o parco crescimento a nível táctico e com um jogador que parece, quase sempre, um corpo estranho na equipa, com a agravante de, neste momento, a sua utilização obrigar a recuar Bruno Fernandes.
A verdade, quanto a mim, é que Alan Ruiz já teve tempo suficiente para perceber o futebol português e as ideias de Jorge Jesus, por isso torço o nariz quando ouço dizer que ele precisa de… mais tempo (quem dera a muitos ter as oportunidades e a tolerância que Alan Ruiz tem tido, ainda por cima tendo custado os milhões de euros que custou). Tudo o que eu queria era que as mil e uma qualidades do homem que pediu a dez fossem colocadas ao serviço da equipa e que nos ajudassem às tão desejadas conquistas, mas, sinceramente, cada vez mais olho para Alan Ruiz como uma reaparição de um craque brasileiro chamado Carlos Miguel, que chegou para ser o patrão do Sporting e não conseguiu adaptar-se ao futebol europeu. No regresso ao Brasil, Carlos Miguel brilhou imediatamente com a camisola do São Paulo, sendo mesmo considerado o melhor médio a actuar do lado de lá do Atlântico. Não duvido nem um pouco que, se regressasse à Argentina, Alan voltasse a ser estrela maior do campeonato daquele país, agora cá… parece-me cada vez mais complicado.
26 Setembro, 2017 at 11:09
A mim o que me cista é ver repetido até à exaustão que Alan precisa de tempo.
Ele nao precisa de tempo, ele ja teve ais tempo que qualquer outro.
Eu queria era as mesmas oportunidades para outros que Alan teve, mas esses levaram logo com o rotulo de “precisam de rodar”
Como se o Alan não precisasse ainda mais que eles
26 Setembro, 2017 at 12:04
O Geraldes fazia 1000x melhor!
26 Setembro, 2017 at 12:12
Tambem acho
26 Setembro, 2017 at 16:36
Eu, do Geraldes só quero que quando cá estiver não passe pelo problema que está a passar o Iuri. Querer provar tudo o que sabe fazer a cada jogada…parece que joga sob brasas…
26 Setembro, 2017 at 16:55
O Geraldes tem uma personalidade completamente diferente do iuri. Aliás, completamentee diferente de todos…..ou quase.
26 Setembro, 2017 at 18:04
É verdade…mas a ansiedade chega a todas as personalidades. E eu achei isso na pré-época.
Mesmo que aconteça o mesmo…qualquer bom treinador que venha sabe o que ali está de qualidade. Vai insistir até aquela camisola pesar metade e ele mostrar tudo o que tem para nos dar…
26 Setembro, 2017 at 11:21
Infelizmente, demorou quase um ano, mas hoje quase todos me dão razão!
Este gajo não interessa para nada! Não é gajo para jogar no Sporting, não vale os 8M€ que custou para vir para cá, e não vale os 2M€ brutos que custa por ano.
O ano passado eu era lampião por dizer isto.
Hoje percebe-se, pelos comentários, que muito mais gente se transformou em lampião…
As evidências estavam todas lá. Ao fim de 3 meses já dá para tirar a “pinta” a um jogador. Só não viu quem não quis ver…
Este ano contratámos outro do género: Matheus Oliveira. Vá lá que foi o único.
Em equipas que lutam para ganhar todos os jogos e títulos, o futebol actual não perdoa os jogadores que não têm intensidade. Podes ser um virtuoso da técnica mas se não te mexes não tens como jogar numa equipa dessas. Não entendo como se foi buscar o Alan pois, pelo que se sabe hoje – era desconhecido na altura – ele já era assim nas outras equipas. Do mesmo modo que não entendo como se vai buscar o Matheus Oliveira pois sempre foi um gajo sem intensidade no Estoril…
Para mim, e como alguém já aqui disse, é assumir que foi uma má decisão ir buscá-lo, assumir que provavelmente se vai perder dinheiro com ele, e colocá-lo fora da equipa – ou emprestado, para ver se rende mais noutro lado, ou vendê-lo.
Insistir no Alan é hipotecar a época. Cada jogo em que entra a titular estamos mais perto de não ganhar e garante-se uma substituição…
Eu não acredito que os jogadores – que não são parvos! – não percebam que com ele em campo estão sempre mais longe de ganharem os jogos… Não acredito que não percebam o erro que é o Jesus mete-lo no 11. Não acredito sequer que não achem injusto este pino ter estas oportunidades todas e outros não…
E tudo isto causa estragos num plantel!
26 Setembro, 2017 at 18:01
Concordo contigo e acrescento, uma equipa que jogue com o Alan Ruiz, Bruno César e Matheus Oliveira ao mesmo tempo está condenada a não ganhar nada, como se viu com o Marítimo. Em relação ao tempo de adaptação, o Acuna não precisou e o Ristovski, que só tem o Petrovic como referência linguistica, mostrou mais num jogo do que o Ruiz em todos os que já fez.
26 Setembro, 2017 at 11:31
O que passou-se, passou se, mas com o Adrien no plantel não tinhamos ido a Moreira de Conegos passear. O melhor 11 apresentado pelo SCP este ano era com o tridente WC-AS-BF. Vale o que vale, mas é verdade…
26 Setembro, 2017 at 12:05
não vale a pena bater nessa tecla. Obviamente que o plantel com Adrien era muito mais forte, até porque já tinhas um substituto à altura, o Battaglia
26 Setembro, 2017 at 11:33
Um desafio.
O que é diferente?
Um onze com Alan, Bruno Cézar e Nas Dost.
Um onze com Alan, Acuna e Doumbia.
Em qual das opções estaria melhor enquadrado Alan Ruiz? Bom remate, Boa recepção orientada, bom conhecimento do jogo, Boa finalização, Boa capacidade de passe longo e curto.
Em Moreira de conegos não terá sido o excesso de jogadores a “gasóleo” que expôs demasiado Alan?
Onde é mais difícil jogar, no meio entre linhas rodeados de médios e defesas ou na linha em frente ao lateral adversário.
Estudem.futebol e depois opinem.
SL
26 Setembro, 2017 at 11:41
A combinação dos 3 primeiros como já expliquei noutro comentário dá desastre no dar soluções de passe À construção e na definição de situações de criação.
No segundo penso que Doumbia favorece Alan no sentido em que ataca muito mais vezes a profundidade provocando na dúvida dos defesas em baixar metros mais espaço entre linhas e logo um pouco mais de tempo para Alan Pensar.
Acuna também não é um criativo (no sentido em que não faz nada diferente nem descobre linhas de passe para desmontar a ultima linha para além das mais óbvias) no entanto tem muito mais desiquilibrio (drible ; 1*1) que BC logo por ai mais possiveis situações de finalização e também mais situações em que o bater de adversários ganha espaço na zona de criação e favorece tb quem lá está neste caso Alan.
26 Setembro, 2017 at 11:41
Alan quando esteve em forma o ano passado foi dos melhores.
Veio com a questao do excesso de peso, ponto muito negativo.
Este ano teve lesionado e ainda procura a melhor forma daí o ritmo precise de continuar a crescer.
Foi o melhor em campo contra o Marítimo. Foi o único que rematou contra o Marítimo e até foi o único a meter uma bola na baliza (inteiramente legal esse golo, mas enfim) em Moreira de Cónegos.
Tem o melhor pé do plantel a nível de passe e remate. Bruno Fernandes nao passa tao bem como ele nem tem a mesma visao de jogo a média/longa distancia.
É sim “lento” para o que se exige, mas essa questao nao se colocou quando estava em forma. Existe uma percepcao errada entre o que é ser “lento” a agir ou a decidir e o que é ter timing no passe. Muitos jogadores passam cedo demais, nao tem nocao do momento e movimento de companheiros e adversários. Jonathan Silva é um exemplo disso com o seu horrível timing de passe. No jogo com o Marítimo sentia-se um bruá no estádio com gente a dizer “passa a bola” e eu a olhar para o posicionamento e a achar que o Alan fazia muito bem em temporizar porque nao havia ninguém de jeito para passar a bola. Isto é embirracao de gente que nao sabe, desculpem, mas nao sabem, ler o jogo e gerir os momentos de posse.
Colar a aposta de um jogador que, sim pode dar muito mais, ao treinador que acredita que o melhor para todos é dar-lhe ritmo, ou a uma suposta contratacao falhada é um exagero.
Bruno Fernandes joga melhor a 8, assim como o Alan joga melhor se vier buscar jogo atrás. Bruno sobre tanto com a falta de espaco como o Alan; Bruno solta a bola mais rápido (é mais um gajo de passe curto) mas Alan segura melhor a bola e gosta de levantar a cabeca e considerar mais opcoes.
Daí demorar mais tempo. Tem que acelerar a capacidade de leitura e isto é uma combinacao de forma física, entrosamento, comportamento (comecar a ler antes de receber a bola sequer) e técnica (boa recepcao para longe do marcador).
26 Setembro, 2017 at 11:52
Discordo na parte do passe entre Alan e BF. Acho BF um melhor “passador” do que Alan.
Alan tem um a boa visao de jogo, e mete bolas bem as bolas no espaco, mas no passe curto falha demasiadas vezes.
26 Setembro, 2017 at 12:05
Melhor no sentido de ter marcado golos, porque na parte do jogo jogado foi, e é praticamente uma nulidade.
26 Setembro, 2017 at 12:27
Foi dos melhores o ano passado?
Marcou golos (e poucos, para a posição em que alinha), mas produziu sempre pouco.
Ou como se diz agora, não se oferece ao jogo.
Jogadores que andam a passear os calções 90 minutos só servem (e com reservas) se forem daqueles que ao tocarem duas vezes na bola metem dois golos, como fazia o Jardas.
26 Setembro, 2017 at 15:38
Só imagino o Alan melhor que o Bruno Fernandes, sentado no sofá, a comer pipocas…
“Bruno Fernandes joga melhor a 8, assim como o Alan joga melhor se vier buscar jogo atrás.”
Para isso ele tinha de vir atrás… implica mexer-se… correr…
Não estou a ver! 😀 😀 😀
26 Setembro, 2017 at 11:54
Tou farto de discussões sobre este gajo.
Não dá, é fraco, ah e tal tem um grande pé esquerdo e depois o que isso interessa?
Olho para um gajo como o Acuna esse sim é um jogador argentino como deve ser.
Foi caro mas rende é muito bom e por isso vai à selecção.
Futebol hoje em dia é intensidade, quem não a tem é bom para as peladinhas com os amigos.
SL
26 Setembro, 2017 at 13:48
O conceito de caro é discutível…
O que é caro?
O Alan por 8M€, ou o Acuña por 9,6M€, ou o Bruno Fernandes por 9,3M€?
É que a mim, caro, só me parece ser o Alan…
26 Setembro, 2017 at 11:55
Gostava que o Acuna e o Bruno Fernandes tivessem tantos posts como o Alan Ruiz e o Brian Ruiz.
Sl
26 Setembro, 2017 at 12:24
Do último jogo … abro o saco dos M&Ms e saco de lá um golo anulado ( não sei porque carda de água ) a Alan Ruiz.
Não estou aqui a querer dizer nada… apenas que não lhe có sigo ter ódio.
Porque já percebi que ele tem muito futebol naqueles peixinhos.
Tem de ser menos manhoso e lutar mais pela equipa.
Se isso vai acontecer ….
Desde o primeiro dia que o hi tenho as minhas dúvidas.
Não deixa de ser um activo caro e se tivesse uma oportunidade amanhã e conseguisse fazer um dois passes de morte. Talvez no Natal tivesse via verde.
Bjinhos a todos
Viva o Sporting Clube de Portugal
26 Setembro, 2017 at 12:35
Ele que traga o aquário para dentro de campo então
26 Setembro, 2017 at 12:58
Bem me parecia que andava debaixo de água.
26 Setembro, 2017 at 13:14
Ve lá não te caia os dentinhos com a graça?!
26 Setembro, 2017 at 13:50
Se cairem, é para dentro do aquário
26 Setembro, 2017 at 13:12
Errata
Não lhe consigo
Pezinhos
Tenho as minhas dúvidas
26 Setembro, 2017 at 12:32
eu acho que lhe falta cabeça para ser melhor. Alan não é mau, mas no actual Sporting a exigência é grande e jogadores como ele já não servem na totalidade.
dito isto, chama-lo de monte de merda não é de Sportinguista, e não foi por ele que não ganhamos em moreira de conegos, todos jogaram mal exepção ao rui e ao william. diga-se de passagem, o moço até marcou um golo.
26 Setembro, 2017 at 13:12
Alan Ruiz foi o 2º melhor marcador na época passada com o mesmo número de golos que Gelson (7 golos) com praticamente metade dos minutos jogados (Alan Ruiz 1648 min / Gelson 3643 min). Bryan Ruiz marcou 2 golos em 2700 min.
fonte: http://www.zerozero.pt/team_players.php?id=16&compet_id_jogos=0&pais=0&epoca_stats_id=146&pos=0&o=gm
Alan Ruiz não é o melhor jogador do mundo nem o pior. Teve uma lesão grave no joelho na época passada e nota-se claramente que ainda não está a 100%. Como Alan há outros jogadores no plantel que vieram de paragens por lesões que ainda procuram a sua melhor forma.
26 Setembro, 2017 at 13:23
A época passada n serve de referência para nada.
A não ser que queiramos sem ganhar títulos e ficar em 3 lugar
26 Setembro, 2017 at 13:33
Isso quer dizer o quê? Que devíamos ter corrido com a equipa toda?
São factos. Trata-te, troll!
26 Setembro, 2017 at 13:52
Compara é o Alan ao Teo…
Que merda é essa de comparar o Alan ao Gelson? Não queres comparar com o Patrício? É que aí consegues exponenciar bastante o Alan em termos de golos… Mais golos e menos minutos jogados! Talvez até consigas meter o Alan no trio para discutir a Bola de Ouro! 😉
Vamos ser minimamente sérios, ok, Nogueira?
26 Setembro, 2017 at 14:11
«Vamos ser minimamente sérios, ok, Nogueira?»
Não achas que te estás a esticar demais? E se fosses para o caralhinho?
26 Setembro, 2017 at 14:52
Nogueira, tas a amuar?
26 Setembro, 2017 at 15:41
Pronto, Nogueira, esse argumento não tinha considerado…
Tens mais algum?
Ou é só mandar quem discorda para o caralhinho?
Se eu acho que a tua comparação não é séria, queres que te diga o quê?
Devia ter escrito…
“Vamos ser minimamente sérios, ok, sr. dr. Nogueira?”
26 Setembro, 2017 at 14:06
Vir tentar justificar a aposta num jogador que, jogo após jogo, demonstra que é um flop…com meia dúzia de golos marcados na época anterior é que não é conversa.
Olha o bueno tb marcou 4 num jogo…ao caraças esse é que era.
26 Setembro, 2017 at 14:13
Flop és tu caralho! Ao menos o Alan Ruiz joga na maior potência desportiva nacional e uma das maiores do mundo, já tu não passas de um troll.
26 Setembro, 2017 at 15:46
Esse argumento vale quando chamarem nomes ao Godinho Lopes (ao menos foi presidente na maior potência desportiva nacional e uma das maiores do mundo) ou Vercauteren (ao menos treinou na maior potência desportiva nacional e uma das maiores do mundo)?
26 Setembro, 2017 at 17:42
E não foi? Foi com trafulhice mas chegou a presidente do Grande Sporting…
Mas olha, o Godinho foi o pior presidente da história do Sporting, já o Alan foi o 2ª melhor marcador da época passada…
Não partas a coluna, ok? Queres maior contorcionismo do que elogiar o Godinho para atacar o Alan?
26 Setembro, 2017 at 18:14
1. Nao elogiei o godinho
2. Nao ataquei o Alan
26 Setembro, 2017 at 18:18
Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas.
26 Setembro, 2017 at 19:50
Poupa-te ao trabalho, porque não precisas escrever nada (Bola mesmo), para eu perceber aquilo que pensas. Tu e mais uns quantos.
Ficaste apresentado quando me respondeste que valorizar as nossas vitórias nas modalidades era conversa de lampião. Essa ficou gravada, não dá para esquecer.
Já ando aqui no blog há muito tempo… É só desde a época 2008/2009.
26 Setembro, 2017 at 17:39
LOL
26 Setembro, 2017 at 15:41
😀 😀 😀
26 Setembro, 2017 at 13:42
tanto número, tanta estatística e fico sem perceber se achas que faz sentido o Alan ser titular? se achas que o Alan ainda vai justificar o que se investiu na sua contratação? se achas que o Alan ainda vai a tempo de espalhar magia?
26 Setembro, 2017 at 14:07
Se faz sentido ser titular?
– É jogador do Sporting, tem contrato com o clube, logo pode ser titular como qualquer outro do plantel, basta para isso que o treinador o escale.
Se ainda vai justificar o que se investiu na sua contratação?
– Não sei, só o futuro o dirá.
Se ainda vai a tempo de espalhar magia?
– Terá essa possibilidade enquanto estiver no plantel, tal como todos os outros, mas isso dependerá das apostas do treinador e do desempenho que tiver quando for chamado.
26 Setembro, 2017 at 15:19
Um nim, portanto, do shôr baltazar. Diplomacia intra-institucional.
26 Setembro, 2017 at 15:21
Ridículo. Foda-se… uma alforreca seria mais assertiva!
26 Setembro, 2017 at 15:29
Cherba, cherba… Vou ser compreensivo contigo porque sei que andas a transcender o teu limite de paciência, mas se te incomoda a minha participação ou desejas que não frequente o teu tasco, é só dizeres que acatarei.
26 Setembro, 2017 at 15:35
não sejas irmão do Tom Sawyer! respondes da forma que quiseres, tal como eu estou no meu direito de achar ridículo que perguntas simples e directas sejam respondidas de forma politicamente correcta
26 Setembro, 2017 at 15:44
E lá em casa levas mais! 😀
26 Setembro, 2017 at 15:55
Se foram respondidas de forma politicamente correcta, porquê o ridículo? Existe alguma linha editorial que devemos seguir? Se posso responder da forma que quiser, porque não ficaste contente com o meu primeiro comentário e quiseste ir mais além? Apresentei dados objectivos, com a fonte onde podem ser confirmados, por isso a análise pode ser feita por quem quiser e interpretar da forma que bem entender. Se fosse uma resposta de carácter subjectivo como foram 99%, já não seria ridícula?
26 Setembro, 2017 at 16:26
eu gostava de conhecer a tua opinião, ponto.
26 Setembro, 2017 at 15:43
Cherba, estás a esticar-te… Vê lá se o sr. dr. Nogueira não te manda para o caralhinho! 🙁
26 Setembro, 2017 at 15:46
preferia isso do que aquelas respostas de plena campanha eleitoral…
26 Setembro, 2017 at 15:56
Esta resposta parece uma exibição do Alan.
Tem tudo para ser boa, mas não faz nada de jeito
27 Setembro, 2017 at 16:14
Ahah
26 Setembro, 2017 at 14:57
Se queres comparar o Alan ao Gelson, acrescenta também aí as assistências.
4 – 14.
26 Setembro, 2017 at 15:44
😀 😀 😀
Mas com o Patrício são 4-0…
26 Setembro, 2017 at 16:23
Só faltou comparar o Alan a um infantil. E aposto que o infantil tinha mais vontade de jogar que o Alan.
26 Setembro, 2017 at 16:24
Compara mas é com o Federico.
O Alan da 10-2 em travesseiros, mas o Fed ganha 19-5 em bolas de berlim
26 Setembro, 2017 at 13:30
Outra vez arroz?!
Isso já foi respondido…
…por Alan …
… dentro de campo.
26 Setembro, 2017 at 13:40
Sir,
ouço falar tanto em arroz que fico curioso em perceber o que é que, nos dias de hoje, pode ser considerado risotto?
26 Setembro, 2017 at 13:56
Risoto:
– Francisco Geraldes;
– Matheus Pereira
Eu sei, está no forno e pronto a sair au point.
26 Setembro, 2017 at 15:23
pensei que se falasse no Chico e no Matheus ia estar a servir arroz outra vez. É o que dá a utilização abusiva da palavra 😀
26 Setembro, 2017 at 16:06
O Geraldes é basmati. O Matheus é malandrinho.
O Alan é quinoa. Há muita gente a comprar, mas na realidade aquilo é um produto demasiado caro, e não sabe a nada de jeito.
26 Setembro, 2017 at 17:13
😀
26 Setembro, 2017 at 13:36
Ja paravam com o argumento do ódio, azia e ressabiamento.
Estão a um “mal fodidas” de ficarem aptos a comentar na pipoca doce.
26 Setembro, 2017 at 13:53
🙂
26 Setembro, 2017 at 14:09
Disseram ao Alan Ruiz que ele estava em maus-lençóis.
Ora, falaram-lhe em lençóis e ele pensou logo em travesseiro e essa merda come-se.
No fim ficou a pensar que era um elogio.
26 Setembro, 2017 at 14:19
🙂
26 Setembro, 2017 at 14:11
E nao tenho a menor dúvida que o plantel o olha com desconfiança.
Eu se fosse jogador, ficaria F*** de o ter ao meu lado….se calhar por isso não o sou.
26 Setembro, 2017 at 15:24
em termos de balneário, por aquilo que sei, é um gajo top
26 Setembro, 2017 at 15:45
É um gajo top porque está sempre na brincadeira e tem um bom humor. Não pelo resto…
26 Setembro, 2017 at 15:31
Alan é uma decepção, especialmente para quem o contratou. E os responsáveis por isso, não parecem querer dar o braço a torcer pois foi um investimento avultado.
Eu, como outros já o disseram aqui, nem sequer vejo onde ele tem um pé esquerdo fabuloso ou outra adjectivação já usada.
Não vejo nada que o faça sobressair ou que justifique a teoria que só se aplica a ele: ele precisa de jogar para mostrar que consegue. Todos os outros tem que mostrar que merecem a titularidade, ele tem que ser titular para que vejamos a pérola que ali está.
Sejamos honestos: Alan já devia ter justificado a sua aquisição. Dost, BF e Acuna já o fizeram e não precisaram de ano e meio para tal. Alan, coitadito, ainda precisa de tempo.
Não, não precisa, o que ele precisa é de mexer aquele cu balofo e fazer pela vida. Nos treinos, porque em jogo não merece a titularidade.
Todo o nosso jogo sofre quando passa por ele. Consegue atrasar tudo e não é porque faz 2, 3 passes em profundidade que está ali um gajo com uma visão de jogo soberba. O remate é bom mas em termos de eficácia, tem sido tão frutífero como o Rui Patrício.
Tem 0 de intensidade e ao invés de ser agressivo no bom sentido, é apenas agressivo em por vezes, maldoso colocando a equipa em risco. Curiosamente, o João Mário que é inifnitamente superior ao argentino, teve que rodar porque lhe faltava intensidade, segundo alguns. O Alan não, o Alan tem que jogar.
Alan patinho feio…só podem estar a gozar. Patinhos feios são, como já foi dito, Palhinha e Dala. Foram Geraldes e Gauld, a época passada.
Esses nem sequer hipóteses tiveram e depois usou-se a péssima temporada da equipa B para branquear a cagada épica que foi chamá-los de volta.
Fosse um jogador da formação a ter a atitude que ele tem e a maioria dos que defendem o Alan, todos?, estariam a dizer para ser emprestado e que no SCP é preciso mais.
O Alan não justifica qualquer aposta nele actualmente.
26 Setembro, 2017 at 15:46
100% com este comentário!
26 Setembro, 2017 at 15:57
+1
26 Setembro, 2017 at 16:20
Há mais um.
26 Setembro, 2017 at 16:18
Pimba. E depois,pumba.
26 Setembro, 2017 at 18:12
1000% acordo.
26 Setembro, 2017 at 17:15
E já agora, para rematar este post:
– aposto uma grade de minis com quem quiser, que se gelson Dala tiver uma oportunidade, e só peço uma!, não mais vai largar a posição de 2.º avançado!
A aposta está a valer, quem quiser que se chegue à frente.
26 Setembro, 2017 at 17:54
Fdx!
Até o pino do marega faz a diferença e já leva uns 5 ou 6 golos e andamos aqui a discutir a “magia” do ruiz??