Fim de semana perfeito para os nossos escalões jovens (e que saudades tinha de poder dizer esta frase) depois de um começo de temporada algo atribulado.
Os Juniores regressaram às goleadas frente ao Estoril, num jogo em que o claro destaque tem de ser dado a Diogo Brás. Estranhámos a semana passada a sua ausência ao longo das últimas partidas, o facto de não ter sido opção frente ao Benfica e a falta que nos fazia a sua imprevisibilidade. Regressou à equipa, apontou dois golos (um deles é um completo golaço) e fez mexer a nossa frente de ataque. Um craque da cabeça aos pés que tem tudo para vir a ser o próximo grande extremo formado dentro de portas. Desconhecendo se a sua ausência nos últimos tempos é fruto de lesão ou opção técnica (recordar que Diogo é junior de primeiro ano) resta-me desejar que tenhamos o seu futuro completamente assegurado de verde e branco, apesar do seu agente ser nada mais nada menos que Jorge Mendes.
Tomás Silva, médio que se estreou pelos sub19 a temporada passada, apontou a segundo tento. Babacar Fati, que tantas vezes destacámos na equipa de juvenis, e Gonçalo Costa, o super lateral, fecharam as contas. O Estoril ainda reduziu por via de uma grande penalidade. No fundo, o único ponto mais negativo terá sido a falta de golos da primeira parte. Problema que temos manifestado neste princípio de temporada, principalmente frente a equipas mais fechadas e compactas.
Os Juvenis foram até Leiria e venceram a equipa da casa por 3-1. Os golos foram apontados por Daniel Rodrigues (médio defensivo de apenas 15 anos) Carlos Silva e Félix Correia (estão de pé quentes estes últimos dois). A equipa continua no segundo lugar da sua série, a um ponto do Sacavenense, e terá o próximo jogo em casa, frente ao CADE, no dia 30 de Setembro pelas 11h00 da manhã. Que seja mais um passo para consolidar a rotina de vitórias.
Por fim, os Iniciados fecharam a semana em beleza com uma vitória frente ao Estoril, em casa. João Carvalho (defesa central) e Miguel Ladeiro (defesa central) foram os marcadores. A equipa está em segundo lugar na sua série, a dois pontos do rival Benfica, que conta apenas com vitórias.
Esta semana, os sub-19 regressam à competição europeia e enfrentam o seu maior teste até à data. Os meninos do Barcelona, em casa, são sempre favoritos mas cabe aos nossos provar que existe vontade e qualidade para outros voos. Reforço o que tenho dito sempre em relação a esta competição, somos mais traídos pela juventude e falta de experiência do que pelos nossos valores individuais. Temos equipa para nos batermos com qualquer outro símbolo em competição, mas temos de acreditar nisso sem qualquer complexo de inferioridade.
A Youth League é uma oportunidade de ouro para uma adaptação mais rápida ao futebol profissional. As viagens, os estágios, os rivais de outras valias, tudo fará parte da sua vida quando tomarem o passo de assinar os seus primeiros contratos. Ao jogar em clubes que garantem uma presença na Champions League, são mais as portas que se fecham, essencialmente pelo nível de exigência muito muito elevado.
Ao experimentar estas primeiras sensações tão novos, ganharão uma maturidade diferente ao serem confrontados com as mesmas mais tarde. Que aproveitem, que mostrem o seu futebol e que se mostrem dispostos a dar estes passos tão importantes nas suas curtas carreiras.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
26 Setembro, 2017 at 13:54
A nossa formação está bem e recomenda-se!
Temos jogadores nos juniores (e nos juvenis) que não enganam … são como o algodão!
😉
ALAN Ruiz:
Já não tenho paciência …
E se fosse possível termos uma melhor alternativa ao Coentrão do que o Jonathan era … TOP! Importante resolvermos este “buraco” no plantel …
SCP vs Barcelona
Empate era bom … Vitória era colocarmos o nome SCP nas bocas do mundo … melhor marketing será impossível… e arriscarmos a seguir para os oitavos… mas…
IMPORTANTE é ganharmos ao clube do monte Aventino …
mesmo IMPORTANTE ganharmos no domingo !!!!!
SL
26 Setembro, 2017 at 14:17
+1
26 Setembro, 2017 at 17:04
Eu diria que o empate amanhã era excelente e no domingo era péssimo!
Para mim a fasquia para amanhã é não perdermos por mais de 1 ou 2 golos de diferença. Não esquecer que os orçamentos são astronomicamente diferentes….
Para domingo é importantíssimo não perder, mas seria excelente ganhar e ficar destacado no 1º lugar! Seria bom que eles perdessem mais logo, para baixarem os níveis de auto-confiança….
26 Setembro, 2017 at 14:19
Maria Ribeiro,
Espero que os nossos miúdos tirem o dia para ganharem ao Barcelona e esqueçam, por momentos, essa cena do crescimento – que os fez não ganhar em Atenas! 😉
27 Setembro, 2017 at 16:18
Continuam a crescer… 🙁
26 Setembro, 2017 at 14:20
Maria, um esclarecimento, onde está Gonçalo Silva, não quererás dizer Gonçalo Costa?
De facto o Diogo Brás é um caso sério se tiver uma estrutura familiar que o apoie no crescimento (pena o empresário) e que o ajude a manter os pés no chão. Com as devidas ressalvas, o Diogo faz-me lembrar o Pedro Barbosa, desde a fisionomia até à criatividade faz-me lembrar o nosso ex capitão.
Apesar de tudo, quem me enche mesmo as medidas nesta equipa é o Gonçalo Costa…que categoria de lateral esquerdo, sempre voluntarioso, seguro a defender, perigoso a atacar, fez mais um belo jogo e acabou o jogo como lateral direito. Muita fé neste miúdo.
PS: Nunca tinha visto o Dimitar Mitrevski jogar e gostei muito do que vi, belo pé esquerdo deste macedónio.
26 Setembro, 2017 at 14:37
Ups, sim 🙁
26 Setembro, 2017 at 15:16
No domingo, o “Sporting sempre” escreveu este comentário
«Vou fazer um exercício. Os 11 mais promissores da academia.
Max
Euclides, Goulart, Tiago Djalo, Gonçalo Costa; Daniel Bragança, Bernardo Sousa; Diogo Brás, Elves Balde e Joelson Fernandes; Falta o ponta…»
parece-me que fica melhor aqui, até para ser analisado pela Miss Ribeiro
26 Setembro, 2017 at 15:23
Nem mais Cherba, já me tinha lembrado deste comentário 🙂 Acho que até foi o Braveheart que disse e bem em resposta que ajudava a esquecer a azia 🙂
Grande Geração que está no Forno, vamos ver é se não queima!!!
26 Setembro, 2017 at 18:52
🙂
Ajudou.
26 Setembro, 2017 at 16:01
Já tenho saudades de um grande ponta de lança made in Sporting.
Vejo qualidades interessantes no Daniel Lyapin, mas ainda tem de pedalar muito. Pena a lesão que o Pedro Marques sofreu no final da época passada, ainda não encontrou a melhor forma.
Será que o Pedro Mendes dos júniores tem nível?
27 Setembro, 2017 at 14:06
Esse só o comecei a ver este ano. Ganda cabedal. Parece pai dos outros. No último jogo desperdiçou muitas oportunidades. A rever.
26 Setembro, 2017 at 16:54
Coloco o Bruno Tavares, o Ricciuli, o Bavikson neste lote também. E depois existem sempre aqueles que só mais tarde se destacam e de forma surpreendente. Acredito que Nuno Moreira, por exemplo, pode ser um destes casos.
26 Setembro, 2017 at 17:13
Pois, o Bavikson também deverá ser mencionado, na minha opinião…
27 Setembro, 2017 at 14:02
Sempre gostei muito do Nuno Moreira. Mas parece-me que tem perdido agilidade e, jogando na esquerda, nos últimos jogos tem-se limitado a “meter para dentro”.
Depois olho para o Bras. Tem uma gama de recursos infindável. Vai pra dentro, vai pra fora, cruza, passa atrasado e tem um remate… Esta sempre entre os melhores marcadores. E isto sendo extremo. O 2 golo do fds passado só está ao alcance dos predestinados. Pela percepção rápida do lance, espontaniedade e colocação do remate. Um craque. O meu favorito já há uns anos a esta parte. Muito preocupado com a sua situação contratual, que desconheço, mas a sua pouca utilização este ano não pode ter a ver so com opções técnicas, é só o melhor jogador da equipa. Com o filho da puta do Mendes como empresário…..
Tenho a convicção que temos um filão de ouro para os próximos 4 ou 5 anos.
E o Joelson Fernandes?! Muito novo, tudo pode mudar, mas tem carimbo classe mundial.
26 Setembro, 2017 at 16:51
O jogo da Youth League contra o Barcelona não é em Alcochete?
26 Setembro, 2017 at 17:06
Maria Ribeiro, olha a entrevista do JJ: https://www.facebook.com/umazardokralj/videos/1835283933172993/
26 Setembro, 2017 at 17:10
Epa que coisa divinal
26 Setembro, 2017 at 17:55
🙂 é o maior.
26 Setembro, 2017 at 19:00
Chorar a rir… foda-se…
26 Setembro, 2017 at 19:12
Único.
26 Setembro, 2017 at 19:32
Boçe!
Ou melhor, Pátron!
26 Setembro, 2017 at 17:44
Off
Merece ser lido
https://pt-pt.facebook.com/ostruques/posts/682758148588143
26 Setembro, 2017 at 20:56
Por momento deu a impressão que se estava a falar do estado lampiânico e das jogatanas e operações de charme a jornalistas no Seixal.
E dos vouchers a árbitros já agora
26 Setembro, 2017 at 18:52
“Há dois extraterrestres no futebol português, Messi e Ronaldo”, by JJ na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Barça! 😀
26 Setembro, 2017 at 18:54
lol
26 Setembro, 2017 at 19:26
Ele disse isso? Futebol Português? 🙂
26 Setembro, 2017 at 19:35
Ele queria dizer Ronaldo e André Gomes. Enganou-se e trocou o André Gomes pelo cepo do Messi.
26 Setembro, 2017 at 20:14
O Barça não é para todos…
26 Setembro, 2017 at 20:30
Pelo sim pelo não, a seguir ao comentário, bati três vezes na madeira…