Em semana de selecções nacionais, e numa altura em que todo o país do futebol está paralisado à espera de uma qualificação para o próximo Mundial na Rússia, tivemos apenas um jogo dos nossos escalões jovens, mas algumas novidades para a nação leonina.

Os Juvenis foram os únicos a entrar em campo, frente ao AC Marinhense, e voltaram a casa com os três pontos, quatro golos marcados e nenhum sofrido. Nuno Cardoso, Daniel Rodrigues, Rodrigo Fernandes e Jorge Ferreira foram os marcadores, num jogo de sentido único e com mais uma boa prestação dos nossos sub17, que continuam a confirmar as excelentes indicações que têm dado desde o princípio da temporada.
Um treinador muito experiente, capaz de soltar o melhor dos seus atletas, novas incorporações e um plantel extenso que tem conhecido alguma rotação são os segredos até ao momento. O Sporting continua no segundo lugar, graças ao incrível começo de temporada do Sacavenense, que conserva a liderança com um ponto de vantagem.

A maior novidade da semana chega, ainda assim, da equipa B. Muito temos especulado sobre os centrais da formação secundária, compostos por jovens de imenso valor. Demiral entrou como uma lufada de ar fresco na nossa formação, Ivanildo continua o seu crescimento na segunda liga, Gonçalo Vieira e Guilherme Ramos aguardam ainda por uma oportunidade esta temporada. De todos eles, será Kiki o merecedor de uma estreia pela equipa principal, já esta semana, na partida da Taça frente ao Oleiros. Desde a temporada passada que Kiki é chamado a trabalhar às ordens de Jorge Jesus sempre que existem estas paragens, mas ainda não tinha qualquer convocatória registada na equipa principal. A lesão de Tobias Figueiredo abriu-lhe a porta à esperada oportunidade, que esperemos que aproveite da melhor forma.

Kiki-Kouyate

JJ parece ser apreciador das características do jovem central de apenas 20 anos, que apenas tem contrato até ao final da próxima temporada. Encontrar soluções dentro de portas tem mesmo de ser o próximo ponto a melhorar por parte do nosso treinador. Existem muitos jovens capazes de compor algumas posições carenciadas da nossa equipa, permitindo-lhes que cresçam num ambiente muito mais competitivo sem abdicar do nosso ADN e dos nossos preciosos euros. Já tocámos neste ponto inúmeras vezes e resta-nos esperar que Kiki seja o primeiro exemplo este ano, numa lista reduzida que contará, na minha opinião, com nomes como Rafael Leão, Abdu Conté, Rafael Barbosa, Pedro Ferreira, Demiral e Bruno Paz.

Nas equipas nacionais, Abdu Conte, Luís Maximiano, Miguel Luís, Bruno Paz, Pedro Marques e Rafael Leão estão ao serviço dos sub-20. Pedro Delgado, Pedro Silva, Rafael Barbosa e Ivanildo foram chamados por Rui Jorge para os sub-21, ainda que seja pouco expectável que sejam opções no onze inicial. Gelson, William, Rui Patrício…não vou citar todos os jogadores que formámos na seleção principal, por uma questão de respeito para com os restantes clubes. Mas é muito por vossa causa que conquistámos esse carimbo para a Rússia, rapazes!

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)