Em semana de selecções nacionais, e numa altura em que todo o país do futebol está paralisado à espera de uma qualificação para o próximo Mundial na Rússia, tivemos apenas um jogo dos nossos escalões jovens, mas algumas novidades para a nação leonina.
Os Juvenis foram os únicos a entrar em campo, frente ao AC Marinhense, e voltaram a casa com os três pontos, quatro golos marcados e nenhum sofrido. Nuno Cardoso, Daniel Rodrigues, Rodrigo Fernandes e Jorge Ferreira foram os marcadores, num jogo de sentido único e com mais uma boa prestação dos nossos sub17, que continuam a confirmar as excelentes indicações que têm dado desde o princípio da temporada.
Um treinador muito experiente, capaz de soltar o melhor dos seus atletas, novas incorporações e um plantel extenso que tem conhecido alguma rotação são os segredos até ao momento. O Sporting continua no segundo lugar, graças ao incrível começo de temporada do Sacavenense, que conserva a liderança com um ponto de vantagem.
A maior novidade da semana chega, ainda assim, da equipa B. Muito temos especulado sobre os centrais da formação secundária, compostos por jovens de imenso valor. Demiral entrou como uma lufada de ar fresco na nossa formação, Ivanildo continua o seu crescimento na segunda liga, Gonçalo Vieira e Guilherme Ramos aguardam ainda por uma oportunidade esta temporada. De todos eles, será Kiki o merecedor de uma estreia pela equipa principal, já esta semana, na partida da Taça frente ao Oleiros. Desde a temporada passada que Kiki é chamado a trabalhar às ordens de Jorge Jesus sempre que existem estas paragens, mas ainda não tinha qualquer convocatória registada na equipa principal. A lesão de Tobias Figueiredo abriu-lhe a porta à esperada oportunidade, que esperemos que aproveite da melhor forma.
JJ parece ser apreciador das características do jovem central de apenas 20 anos, que apenas tem contrato até ao final da próxima temporada. Encontrar soluções dentro de portas tem mesmo de ser o próximo ponto a melhorar por parte do nosso treinador. Existem muitos jovens capazes de compor algumas posições carenciadas da nossa equipa, permitindo-lhes que cresçam num ambiente muito mais competitivo sem abdicar do nosso ADN e dos nossos preciosos euros. Já tocámos neste ponto inúmeras vezes e resta-nos esperar que Kiki seja o primeiro exemplo este ano, numa lista reduzida que contará, na minha opinião, com nomes como Rafael Leão, Abdu Conté, Rafael Barbosa, Pedro Ferreira, Demiral e Bruno Paz.
Nas equipas nacionais, Abdu Conte, Luís Maximiano, Miguel Luís, Bruno Paz, Pedro Marques e Rafael Leão estão ao serviço dos sub-20. Pedro Delgado, Pedro Silva, Rafael Barbosa e Ivanildo foram chamados por Rui Jorge para os sub-21, ainda que seja pouco expectável que sejam opções no onze inicial. Gelson, William, Rui Patrício…não vou citar todos os jogadores que formámos na seleção principal, por uma questão de respeito para com os restantes clubes. Mas é muito por vossa causa que conquistámos esse carimbo para a Rússia, rapazes!
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
11 Outubro, 2017 at 7:51
Eu sou suspeito, mas olho para o Demiral e vejo um gajo pronto a ser lançado na primeira equipa. Entretanto, é bem possível que o parceiro do André Pinto, em Oleiros, seja o Palhinha
11 Outubro, 2017 at 8:17
Demiral deve jogar na B e ser chamado à A sempre que um dos 4 estiver indisponível.
Mas eu tb acho que lançado na equipa não vai comprometer, pelo contrário.
Tem é de ter ao lado o Mathieu ou Coates.
11 Outubro, 2017 at 10:02
Eu defendo que há jogadores que deviam pertencer à equipa A e jogar regularmente na B, sempre que não fossem chamados aos jogos da A: Pedro Silva, Demiral (em vez do Tobias), Palhinha, Podence, Iuri e Dala.
Quer-me parecer que este jogo em Oleiros não vai ser a pêra doce que se prevê…
11 Outubro, 2017 at 7:53
Os Aurélios a facturar.
Também gostei muito dos Sub-21…
11 Outubro, 2017 at 8:32
Este post é serviço público leonino, Maria.
Parabéns por partilhares tanto conhecimento sobre as nossas camadas jovens.
Saudações Leoninas
11 Outubro, 2017 at 9:16
… além de tudo mais, reforço o respeito que salientaste demonstrar pelos outros clubes.
Parabéns Maria!
11 Outubro, 2017 at 9:58
O mais provável é que estejam 11 Aurélios na Rússia, no verão. Quase 50% da convocatória. A geração dourada (não a de ouro) do nosso futebol tem o carimbo da Academia.
11 Outubro, 2017 at 10:21
Falta “sangue” irreverente à equipa A.
Demiral, Dala, RonaldoT, ou um extremo….alguém que “agite” um pouco o marasmo da substituição fetiche BCésar…ou Doumbia.
11 Outubro, 2017 at 10:43
Rafa Leão
11 Outubro, 2017 at 10:33
O futuro ideal seria um plantel de 18/20 jogadores, com mais 4/5 regulares de B que pudessem actuar pela principal.
Resta sonhar com os amanhãs que cantam.
11 Outubro, 2017 at 10:53
Amanha joga o Sporting!!!
Meu 11
———————Salin——————–
Ristovski—Kiki(ou outro jovem da B)—A.Pinto—J. Silva
—————–Palhinha———-
Bruno César———Mattheus
——–Podence—Iuri
——–Gelson Dala——–
11 do JJ
———————Salin——————–
Ristovski—Kiki—A.Pinto—J. Silva
—————–Petrovic———
Bruno César———Mattheus
——–Alan R.—Iuri
——–Podence——–
11 Outubro, 2017 at 10:55
Alan Ruiz está lesionado 🙂
Por isso não joga!!
11 Outubro, 2017 at 10:58
Esperança para Gelson Dala!!!
11 Outubro, 2017 at 11:39
Ronaldo Tavares também foi testado no onze para Oleiros.
11 Outubro, 2017 at 11:49
Diz que 11 achas vamos jogar Maria…
11 Outubro, 2017 at 12:28
Salin, Jonathan, Ristovski, André Pinto, Kiki, Palhinha, Mattheus, Bruno César, Gelson Dala, Podence, Iuri
11 Outubro, 2017 at 12:30
duvido que ele deixe o Petrovic no banco. Tira o Kiki e recua o Palhinha
11 Outubro, 2017 at 14:55
Era bom, Palhinha podia jogar mais a central.
11 Outubro, 2017 at 12:57
Aproveitar este post para dizer que achei excelente a atitude do Sporting por “aceitar” jogar em Oleiros.
Porque a festa da taça é assim que tem que ser vivida.
“O Oleiros, adversário do Sporting na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, indicou ter vendido os últimos 600 bilhetes para o jogo de quinta-feira com os ‘leões’.
O clube revelou que os últimos bilhetes esgotaram em meia hora e que vai instalar uma tenda com um ecrã gigante, junto à Guarda Nacional Republicana (GNR).
“Os bilhetes [600] colocados à venda para sócios e não sócios ontem à tarde [terça-feira], esgotaram em 30 minutos. Tivemos que fechar as bilheteiras, que era suposto estarem a funcionar entre as 17:30 e as 21:00″, disse à agência Lusa, João Custódio, da direção da Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (ARCO).
A capacidade do estádio municipal de Oleiros, de 2.250 lugares, está completamente esgotada, pelo que a ARCO em cooperação com o município local, vai colocar uma tenda, onde estará um ecrã gigante, com a transmissão direta do jogo.
O objetivo é proporcionar a todos os oleirenses que não conseguiram ingressos um local onde possam assistir ao jogo com o Sporting e participarem na festa da Taça de Portugal.
A chegada da equipa do Sporting à vila de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, está prevista para a tarde de hoje, com os ‘leões’ a ficarem instalados no único hotel existente na vila de Oleiros, que encerrou portas para poder receber o Sporting.
O jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, entre o Oleiros, equipa do Campeonato de Portugal, e o Sporting, segundo na I Liga de futebol, está agendado para quinta-feira (20:15), no estádio municipal de Oleiros.”
11 Outubro, 2017 at 13:05
“Aceitar”?
Não é favor nenhum.
Os outros é que… enfim…
Pelo que ouvi, o Sporting tinha obrigação moral de jogar em Oleiros, já em Évora e Olhão a coisa é diferente. Por outro lado, nunca ouvi uma posição oficial, sequer de dúvida, quanto à realização do jogo lá.
O Sporting deveria ter exigido à fpf que divulgasse o suposto ultimato, pq essa ameaça passou de rumor a facto.
Neste caso o Sporting não esteve ” bem”, os outros clubes é que estiveram mal.
11 Outubro, 2017 at 14:47
Sim. Tens razão.
Queres a taça? 😛