Começam a ficar mais definidas as posições no futebol português. É por esta altura óbvia a guerra Liga Vs FPF e a prontidão com que a Federação empurra continuamente a sua influência em direcção ao esvaziamento do poder (cada vez menor) da entidade dirigida por Pedro Proença. É claro que ninguém nos irá esclarecer porque raio quer a Federação fazer a aniquilação da estrutura que dirige os clubes profissionais, mas é claro como a água que o actual presidente da FPF (e convém lembrar que também é ex-presidente da própria Liga de Clubes) definiu esse rumo e essa intenção.
Não será preciso nenhum génio para colocar no centro do problema e da contenda o controlo total, sobretudo da arbitragem, mas também da justiça e disciplina. Foram e serão sempre as “jóias da coroa” de quem quer ser o rei do sistema. Mas será a FPF um pretendente? Duvido. Acredito que está em marcha há muito tempo uma verdadeira instrumentalização da Federação. Como os mails provam à descarada, há dentro da Liga e da FPF muitos “infiltrados”, que sendo eleitos ou contratados, dedicam-se mais a fazer por ser “meninos bonitos” de Paulos Gonçalves e Vieiras do que verdadeiramente a cuidar da saúde do nosso futebol.
Na Liga de Clubes está hoje uma direcção que foi eleita à revelia do Benfica, o que por exclusão de partes podemos considerar como um eixo à margem do poder (pelo menos totalitário) do tal Polvo encarnado. Este é um verdadeiro enclave que sobrevive da pouca margem de manobra que Sporting e Porto ainda retêm, mas que está hoje em dia verdadeiramente exposto e manietado, talvez tentando resistir à ofensiva que por dentro o vai minando. Não fosse ela própria uma associação dos clubes profissionais, é reflexo da vontade dos clubes e o Benfica tem feito o suficiente para arregimentar votos e influências suficientes para manobrar as AG´s, impondo medidas e rumos impossíveis para uma Direcção encontrar formas de resolver os verdadeiros problemas das Ligas Profissionais. Mesmo assim, deteriorada, a Liga é uma pedra no sapato de Vieira. Um conjunto de votos poderosos (penso que 25% do total) que interfere bastante nas decisões da própria Federação.
No meio deste mapa, a APAF e o Conselho de Arbitragem tiveram de escolher um lado. Perante as últimas posições, nomeadamente a tal greve, podemos concluir que escolheram seguir o rumo da FPF, ou seja, o regaço de Vieira. Como explicar de outra forma o boicote, especificamente, à Taça da Liga? Fora do centro e bastante mais à margem do que o ideal, o Governo finge uma equidistância absurda. Imagine-se o ridículo de ver um polícia a assistir a um assalto e perante a indignação da vítima, responder-lhe que não quer tomar partido. De facto, está a tomar partido e ao nada fazer, está a esquecer a sua obrigação primeira: impor o cumprimento das leis. O Estado é o superior hierárquico da FPF, que através da atribuição do estatuto de entidade pública desportiva, rege sobre a mesma. Ao retirar esse estatuto, o Estado pode acabar por dissolver o poder de uma direcção e essa é uma arma que pode ser usada como influência. Mas não é e a FPF tem vivido sobretudo do equilíbrio de poderes entre os clubes, ou seja, tem vivido aos empurrões entre erros sucessivos e uma profunda falta de visão, planeamento e modernização.
Costuma-se dizer que a classe política teme o poder de controlo da opinião pública que os clubes grandes detêm. Isso é um facto e variadas vezes assistimos aos nossos governantes a lavarem publicamente as mãos dos problemas do nosso futebol, cinicamente manifestando um apoio puramente verbal sem qualquer tipo de vontade de apoiar os caminhos certos, punindo ou ajudando a punir os errados. Os reis dos vários sistemas têm contado com esta cobardia e bonomia, tanto quanto um criminoso conta com a passividade de uma autoridade corrupta. Não nos enganemos, o Governo e as entidades de serviço público estão ao lado de quem manda, mande bem ou mal, seja mais corrupto ou menos corrupto.
E o que sobra deste mapa “político”. Simples. A guerra total entre os 3 grandes, entre a FPF e a Liga, com todos os reguladores a escolherem lados em vez de assegurarem os regulamentos. O Governo tarda em entender o quadro e a palhaçada da audição de Fernando Gomes em sede da Assembleia da República é só mais um acting rasca que serve quer para a FPF se afirmar isenta quando não é, quer para o Estado se afirmar como atento e interventivo, quando é tudo menos isso. Como será natural, o cenário caminha para um descalabro total, para a incapacidade de haver consenso algum sobre seja o que for e…pior do que isso…o descontrolo absoluto em termos sociais. Estamos já em contagem decrescente para uma tragédia qualquer, para um super-facto horrendo, um marco épico na irresponsabilidade de quem prefere acusar os outros em vez de fazer o seu trabalho.
E chegados aí, com a pressão da opinião pública a exigir ação imediata, assistiremos à grande hipocrisia de culpar os justos e os culpados como se fossem a mesma coisa, deixando passar o Polvo pelos dedos da Justiça, julgando pregar na cruz os “culpados” pelo “clima” e assim encenar um acto de justiça maior. Esquecendo que a justiça implica separar, isolar e castigar os “criminosos”, tenham a força ou a influência que tiverem. O pior que pode acontecer a um ser humano não é perder o respeito dos outros, mas o seu próprio e em muitos sentidos, o futebol português está cravejado de gente que não se respeita, desculpando-se por tantas e tantas vezes vergarem a espinha ao poder, mesmo tendo a certeza que estão a dobrar-se ao lado errado, ao lado que prejudica o futebol em beneficio próprio.
Estejam atentos.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
25 Outubro, 2017 at 17:44
Se o carnide cair caem todos, incluindo comendadores agraciados pelo PR. Não há volta a dar, ou é um país corrupto ou não, vejamos o que a justiça afirma. O futuro dos nossos na sociedade portuguesa passa por esta decisão.
25 Outubro, 2017 at 17:54
Eles atacam com tudo:
Rio Ave-Sporting: Jorge Sousa; VAR: João Capela
25 Outubro, 2017 at 22:23
Não entendo as surpresas por certas nomeações. É-me indiferente. São todos maus. Muito maus. Não conheço um árbitro sério.
Aqui há uns tempos, por imposição familiar, jantei com um da primeira liga. Lampião, com o requinte de se confessar adepto… Do clube da terra. Pois. Tá bem. Aquelas teorias da conspiração rebuscadas, por vezes… Confirmam-se. Nos tempos do glorioso porto do apito dourado, um gajo as vezes até se perguntava, não estaremos a ser calimeros ou faciosos? A História mostrou quem tinha razão.
Quanto ao post, uma vez mais… Brilhante. Ou lutamos ou morremos. E não é só com força que se ganha. Tem de ser com inteligência. A única maneira dos lamps caírem é ruirem por dentro.
25 Outubro, 2017 at 18:18
O Benfica tem Fernando Gomes na mão, depois de sabermos que o benfica sabia toda a vida do atual Presidente da FPF através do seu telemóvel, só nos resta pensar duas coisas :
1ª Ou sabem os podres de Fernando Gomes e têm poder sobre ele por terem informação preveligiada da sua vida
2ª Têm o seu botão de contato ( as coisas que mais lhe agradam na vida) e satisfazem-no
Tudo isto foi conseguido através dos métodos mafiosos que o Benfica exerce no Futebol Português atualmente.
Estou convencido que o nosso presidente nos disse a verdade que quando chegou ao futebol foi aliciado por Filipe Vieira para entrar em situações obscuras. Há muito dinheiro envolvido nisto e possivelmente um caso maior que a Operação Marquês.
25 Outubro, 2017 at 18:28
O cardeal fernando gomes propõe a ciação de mais um orgão para colocar um bispo.
25 Outubro, 2017 at 19:06
Como é bom ter o presidente da FPF no bolso…
25 Outubro, 2017 at 19:13
Fogo… tão bom…
Tão explícito.
Venho aqui beber conhecimento tão importante. Aqui com o LDP, nos post e nos comentários.
Informação como esta é vital, para nos acordar, nos espicaçar a reclamar e a saber discutir com acefalos bocas de chocalho com gelados na testa.
25 Outubro, 2017 at 19:21
A Federação engordou às custas de CR em particular, e da selecção em geral.
A Liga é pobre.
Fernando Gomes dá-se bem com todos, é preciso é não abanar o barco. Apostar na opacidade, e deixar a malta lá dentro sossegada.
Preocupado com o ódio… que diz ele de claques que o são sem o serem? Que vandalizam, agridem, e até matam.
25 Outubro, 2017 at 19:38
As sms que o Nandinho Gomes mostrou no parlamento eram as recebidas por árbitros ou eram as recebidas pelo seu telemóvel para ele se “orientar” e ter “juizinho”?
25 Outubro, 2017 at 19:42
Hmmmmmm…
Ah, e essa história do tal juiz que “desvalorizou” as agressões (?) dos homens que foram atacados pelas bestas da “Cornoalha”, parace-me que é apenas para criar jurisprudência a um outro caso…
http://www.vip.pt/mantorras-agride-mulher-e-deixa-inconsciente
Tudo pelos “bons chefes de familia”, nada contra os “bons chefes de familia”…
25 Outubro, 2017 at 20:22
O demiral espetou um soco num gajo do nacional depois de ser agredido, segundo se consta.
25 Outubro, 2017 at 20:57
The Turkish Wall.
25 Outubro, 2017 at 20:40
Demiral na equipa principal já!
🙂
25 Outubro, 2017 at 21:04
O Spalvis marcou
25 Outubro, 2017 at 21:37
Pode ser qualquer um dos tasqueiros que vem para aqui destilar ódio quando as coisas correm menos bem: https://www.youtube.com/watch?v=mTSiF2ZQh38
25 Outubro, 2017 at 22:02
☺☺
26 Outubro, 2017 at 0:06
“…eu dei uma entrevista ao récóreh…”
26 Outubro, 2017 at 0:20
Que grande pancada que o “foi em setembro que te conheci” tem naquela cabeça. 😀
25 Outubro, 2017 at 22:00
Esta sem vergonhice também chega aos jornais que se dizem independentes como A Bola de quem eu sempre gostei, pois o meu pai que tinha um café comprava-o religiosamente durante os três dias da semana.
Têm agora a desfaçatez de ter corrido com o Dr. Eduardo Barroso só porque ele escrevia o que lhe ia na alma e era uma visão desfavorável aos encarnados e apoiante do presidente do Sporting, que eles querem atingir.
Não há palavras para definir ao que isto chegou.
25 Outubro, 2017 at 22:28
Há muito tempo que devíamos ter órgãos de comunicação sob a nossa esfera de influência. Não queremos ser os bravos polacos que atacaram panzers com cavalaria pesada no início da lI guerra mundial.
25 Outubro, 2017 at 22:48
Sabe uma coisa Sportinguista de Sempre é que a para isso é necessário
Dinheiro e nessa lavagem de dinheiro deve haver muita gente dentro da Comunicação social, independentemente de Filipe Vieira se ter rodeado de pessoas que se sabem mexer no terreno e não olham a meios para atingir os fins – José Eduardo Moniz na Comunicação social – Domingos Soares de Oliveira nas contas – Paulo Gonçalves no futebol, mas vamos a ver o rasto que vai ficar.
25 Outubro, 2017 at 22:55
Certo. Na lama, os porcos são imbatíveis. Mas falo de iniciativas privadas, de sportinguistas com poder, que teriam dinheiro a ganhar. Por poucos que digam que somos, dava pra sustentar um jornal. Eu não compro jornais. Está fora de questão. Mas no caminho pro trabalho, as capas impactam sempre o subconsciente. Não tanto o meu, mas o de muitos que andam meio distraídos desta lavagem cerebral do polvo lampionico.
25 Outubro, 2017 at 22:46
O F Gomes sabe muito bem o que se passa no futebol tuga. Ele esteve no centro da trama na outra encarnação, a do apito dourado. Se tivesse vontade e coragem para resolver o problema ele sabe bem onde colocar o bisturi. Mas ele tem outros objectivos e para os prosseguir assumiu a postura “Miss Universo”. Nada de ondas que podem comprometer-lhe os objectivos. Está rodeado e é refém dos lampiões, há quem diga que por causa dos SMS´s q lhe roubaram. Nota-se claramente nas suas acções e nos orgãos q comanda, CA,CD, CJ, Dep de Comunicação da FPF, etc..que obedecem a cartilha bem conhecida.
Em vez de atacar os problemas reais prefere mamar doce e tira um coelho da cartola: arranjou um curso
de formação para Dirigentes….
Conversa mole para boi dormir e tudo ficar na mesma a bem do Estado lampiónico.
25 Outubro, 2017 at 22:50
O curso vai ser “leccionado” nas novas instalações no Seixal…? 👿
25 Outubro, 2017 at 22:58
>>”Estamos já em contagem decrescente para uma tragédia qualquer”
Pois… já foram assassinados 2 adeptos do Sporting 🙁
Não sei.. talvez se fale em tragédia se, tragicamente, vier a acontecer a mais pessoas, quiça até adeptos de outro clube. Muito muito preocupado com o não rumo que o futebol português leva.
25 Outubro, 2017 at 22:59
Gramde texto LdP. Mais um
25 Outubro, 2017 at 23:03
Grande*
25 Outubro, 2017 at 23:04
“Camisola 10 já sabe que os dirigentes leoninos o querem transferir assim que seja possível por considerarem que o seu rendimento tem sido insuficiente. Jogador aceita a saída.
Alan Ruiz está desapontado com o Sporting, sobretudo com o seu presidente, Bruno de Carvalho, e o técnico Jorge Jesus. Tudo porque, sabe O JOGO, o criativo argentino entende que está a ser empurrado para fora do clube por parte da administração da SAD liderada por Bruno de Carvalho, sentindo que não lhe têm sido concedidas oportunidades nos principais encontros disputados pelo emblema verde e branco na presente temporada. Como consequência desse facto, apurou o nosso jornal, Alan Ruiz está disponível para se transferir em janeiro, de modo a atuar com maior regularidade, ainda que nesta fase esteja a recuperar de lesão”
25 Outubro, 2017 at 23:17
Gosto do “sabe O JOGO”…
25 Outubro, 2017 at 23:35
Sabem tudo. Sao uns sabões
25 Outubro, 2017 at 23:41
Faltou dizer a O Jogo que vem beber essa “informação” a esta (ESTA, AQUI) fonte…
De BdC e muito menos de JJ, Ruiz teria razões de queixa.
Agora, se vier aqui e souber ler português… Enfim…
25 Outubro, 2017 at 23:41
Prefiro “segundo o Jogo apurou”
25 Outubro, 2017 at 23:50
O pai dele também falou
“Esta temporada, Alan Ruiz foi titular apenas três vezes no campeonato e ainda não fez um único minuto na Liga dos Campeões. Esteve lesionado durante cerca de duas semanas, no início deste mês de outubro, e a época não está a correr como pretendia.
Federico Ruiz, o pai do jogador do Sporting, revela que o avançado recebeu propostas no verão, mas que foram recusadas porque Alan queria provar o valor que tem de leão ao peito. Agora, Federico Ruiz deixa um aviso, em tom de constatação, se o filho não joga, tem de sair de Alvalade.
“Ele teve várias propostas, no futebol europeu, que nós recusamos porque ele queria ficar no Sporting. Hoje tem o objetivo de ganhar títulos pelo Sporting e é nisso que está focado. Depois existem outras circunstâncias, que obrigam a tomar outras decisões, relacionadas com o interesse próprio do jogador. Porque se não joga, tem que sair, não há outra hipótese. Um jogador não pode ficar num clube à espera de poder jogar um dia. Ou joga, ou vai embora. É assim no futebol”, disse Federico Ruiz à TSF.”
26 Outubro, 2017 at 0:02
Um Federico nunca vem só.
E o irmão? Tb está disposto a transferir-se em Janeiro?
26 Outubro, 2017 at 0:11
Ou joga, ou vai embora.
Certo!!!!! Toda a razão!
Quando entra em campo, tem que jogar. Se se limitar a aparecer, tem que ir embora.
26 Outubro, 2017 at 0:36
Boa viagem!!
26 Outubro, 2017 at 0:35
Excelente texto do ldP.
26 Outubro, 2017 at 0:39
Texto de elevadíssima qualidade por parte do Leão de Plástico!!
Apenas acrescento que na Guerra também está o Porto….
Convém “não esquecer”, até porque já se vai notando a “influencia” (peso dos emails) do Porto…..
Ontem foi apenas mais um exemplo. O Filipe é eliseu dos tripeiros!! Expulsões…não há!
26 Outubro, 2017 at 9:06
Excelente post.
Não dá para manadar para os deputados da AR, nomeadamente os que pertencem à comissão de inquérito que ouviu Fernando Gomes?
27 Outubro, 2017 at 12:09
Haverá um árbitro sério se for odiado pelo benfica do arguido-luís. O problema de saber se existe algum que seja sério é a declaração de ódio que o benfica fez, faz e fará pois, como vem deles o natural é que seja falsa e sirva apenas pra nos tentarem encher os olhos de areia.
E se fossem chupar na quinta pata do cavalo, como se diz aqui no meu Ribatejo????
27 Outubro, 2017 at 12:10
Hei-de vê-los todos “dependurados” da ponta de uma verga.
27 Outubro, 2017 at 12:12
Num País corrupto, dirigido por corruptos que queríamos que fosse o futebol? Um futebol de gente séria? O Pavel tem razão. Esperemos que se “safem” os Tribunais pois, o resto está decididamente podre 34, como a Etar de Carnide.
27 Outubro, 2017 at 12:15
Um País podre, um futebol pútrido.