Ao cuidado do Director de Produção e da Drª Francisca Favila, a quem agradeço seja feito um forward deste e-mail, para conhecimento.
A Rádio Renascença e a RFM foram as minhas “rádios” de toda uma vida. Desde pequeno, muito pequeno mesmo que, em casa dos meus Avós e dos meus Pais rezávamos o terço, diariamente, com a Rádio Renascença. Acompanhou-me durante 60 anos com música, com comentários religiosos feitos por Grandes Padres como, o Padre António Vaz Pinto e muito antes dele, tantos outros que eram ouvidos lá em casa, em Família.
Os relatos e comentários desportivos passaram, a partir de dado momento, também a fazer parte da minha rotina radiofónica. Casei, tive Filhos e agora tenho Netos mas, em minha casa a Rádio Renascença deixou de se ouvir. O momento actual convida à reflexão sobre as causas desta mudança na minha rotina e no meu comportamento.
Os princípios da ética Cristã e dos valores Morais do Cristianismo, sempre informaram a Renascença de forma total em todas as áreas, da religião ao debate político, da música popular ao comentário desportivo. Cristo esteve sempre presente como estrutura do pensamento da Produção e da Edição dos Programas. Fui eu que mudei? Não, foi a Rádio Renascença que, designadamente nos comentários Portugueses disse a Jesus Cristo que fosse lá fora fumar um cigarro.
Temos Clubes Desportivos de relevância Nacional e Internacional e temos Clubes que formam seres humanos com valores e princípios e outros que se limitam a formar gente e mal mas homens, sem eira nem beira. O Sporting Clube de Portugal é HOJE o único Clube que se preocupa com a formação ética e moral da Juventude. Das suas escolas saem Homens que se tornam cidadãos e trazem para o quotidiano os valores essenciais do Cristianismo. Já, infelizmente, no Benfica os homens lá formados, saem para o anonimato das claques ilegais e criminosas como “Os Diabos Vermelhos” e os “No Name Boys” que se escondem da Lei à sombra do anonimato. Não admira. Os Presidentes do Benfica dos últimos vinte anos ou têm cadastro quando lá chegam ou o adquiriram no exercício das funções e quando tornam em permanentes arguidos em Processo-Crime.
Um rouba camions, resultados de jogos, corrompe e faz corromper. As claques de um dos Clubes comete agressões, trafica em droga e armamento e culmina na prática de homicídios ou em tentativas de homicídio. Não quer que se lhe conheçam os membros e os dirigentes do próprio Clube, pactuando com essa ilegalidade incontornável, incentiva-as ao ódio, publicamente, pelo apoio financeiro e logístico que lhes concede e incita-as a mais violência, por mera Omissão ou, até por,por incitações verbais expressas na BTV e em discursos do seu Presidente Cadastrado.
No Sporting Preside aos destinos de Clube e SAD UM CATÓLICO que vive os valores do Cristianismo no Desporto e na VIDA e os inculca na juventude imensa que o Clube forma, em Portugal e no MUNDO. Vive-se uma cultura de respeito pelo próximo, de atenção aos doentes e aos presos de delito comum, invocando uma “Responsabilidade Social” que não é mais que a prática Cristã institucionalmente assumida.
Que faz a Rádio Renascença e especialmente o programa “Bola Branca” que deveria, com propriedade mudar de nome para “BOLA VERMELHA” já que na tradição Cristã o branco está reservado aos mensageiros de Deus e se revela como símbolo de pureza e de realidade Escatológica. Em notícias insidiosamente plantadas pelo Sport Lisboa e Benfica, com os seus critérios de cartilha propagandística mais consoante os desígnios de um regime totalitário e anti- cristão dos tempos Maoistas, do Estalinismo nos Países de lá da Cortina de Ferro e actualmente, os do Estado Islâmico, a Rádio Renascença não perde oportunidade para atacar o Presidente , o Sporting Clube de Portugal e os seus associados que constituem no seu todo e salvas raras excepções UMA FAMÍLIA EMINENTEMENTE ORDEIRA E CRISTÃ NOS SEUS VALORES E NOS SEUS COMPORTAMENTOS! Porém, não perde oportunidade de veicular a cartilha do Benfica que incita ao ódio, à violência e à pratica “NATURAL” de calúnia e difamação sempre que se sente ameaçada ou disso pode colher vantagens materiais no âmbito financeiro e da efémera glória desportiva.
É isso que a Rádio Renascença anda a fazer cega e alegremente há vários anos e é por isso que, muitos Portugueses Católicos e Sportinguistas abandonaram a Rádio Renascença, de uma vez por todas, como o fiz eu. Jesus Cristo não está lá fora a fumar um cigarro com os colegas. Está aí dentro a assistir incrédulo àquilo que se passa nessa Instituição, mais que Cristã, Católica, vendo-a dilacerar os princípios que permitem resistir à paganização da vida e à deificação de realidades em detrimento d’Ele e dos Seus valores, através da divulgação de notícias falsas, realidades espúrias e constituindo-se em mais um orgão difamador igual a tantos outros que, pululam na Comunicação Social Portuguesa.
Em Portugal, mais de três milhões de Sportinguistas sentem-se hoje agredidos na sua dignidade pelo comentário de “a Bola Branca” e de facto, referem-se ao Programa como a bola vermelha com enorme tristeza minha mas, com justa propriedade. Fico a aguardar a vossa resposta bem como indicação das medidas TOMADAS para inverter o rumo dos acontecimentos e da linha editorial dos vossos programas de desporto. Estou disposto a esperar um Mês pela solução destas questões, de uma vez por todas. Não espero mais. Decorridos estes trinta dias sem que se tomem na Rádio Renascença as medidas que TÊM DE SER TOMADAS, encetarei uma luta que passará pela divulgação desta realidade junto dos mais de 400 Núcleos do Sporting, pelo Estádio e Pavilhão Desportivo, pela Academia de Alcochete e pelas Paróquias de todo o País. Apresentarei queixas formais ao Senhor Cardeal Patriarca,D. Manuel Clemente, ao Núncio Apostólico e ao Provincial da Companhia de Jesus, para que façam chegar ao Papa Francisco as queixas da Família Católica que existe e age no meio social, enquanto Católicos Sportinguistas.
Farei palestras perfeitamente suportadas por gravações audio dos vossos noticiários, da Bola Branca e de comentários Desportivos e comigo, mais de cinquenta mil sócios do Sporting Clube de Portugal, apresentarão Queixa-Crime e concomitante Pedido de Indemnização Cível, por danos morais, materiais e conspurcação da imagem do Sporting Clube de Portugal, contra o Director de Programas da Rádio de Renascença, o Produtor da Bola Branca e claro, porque é ultimamente responsável pela vergonha que se está a passar, contra o Vosso Conselho de Administração, como não poderia deixar de ser.
Faço-vos a vida negra, podem ter a certeza.
Fico a aguardar as vossas notícias.
Melhores cumprimentos,
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Outubro, 2017 at 15:18
Pimba!
Forte e feio.
É assim que se deve bater.
26 Outubro, 2017 at 21:18
Será que Ribeiro Cristóvão ainda influencia a linha editorial da Radio Renascença ?
25 Outubro, 2017 at 15:21
Misturar Sporting e religiao?
I’m out
25 Outubro, 2017 at 15:29
Por mim só me interessa que seja um ataque à linha editorial daquela merda…o resto também me é bastante indiferente…até porque daria pano para mangas que acho que não é para aqui chamado…
25 Outubro, 2017 at 15:35
Sendo a RR propriedade da igreja (penso que ainda é), tem de se atacar por esse lado.
Mas percebo o brunovl, o SCP é e deverá ser sempre laico.
25 Outubro, 2017 at 15:38
Também acho que é por aí…a intenção é ir pelo lado que lhes é mais relevante…embora confesso que a argumentação nesse aspecto não é grande espada…
Estou mesmo a ver…o Padre responsável pela RR a ler isto e a dizer “realmente…BdC é muito católico e o Vieira é um pulha…vamos lá passar a ser isentos!” 😀
25 Outubro, 2017 at 15:43
Exactamente.
Sporting so tem que ser laico. Sempre.
Parece mais que tou a ler o Juiz que cita a Biblia no caso da mulher agredida.
Nao tem logica nenhuma este post
25 Outubro, 2017 at 19:09
Pois o Sporting deverá ser sempre laico…mas nada obsta a que os sportinguistas (que assim o entenderem…), possam ser cristãos e pensar como tal…!)
SL
25 Outubro, 2017 at 15:23
Nunca ouvi a Radio Renascença a não ser em boleias com os meus avós…e já lá vai o tempo…há muitos anos…
Da RR só sei mesmo que são dos mais antigo avençados anti-Sporting e pró-lampiões que me lembro…bem anterior a BdC. Eles, a SIC e a RTP.
Toda e qualquer iniciativa que vise entalar a CS que temos hoje em dia tem o meu apoio.
É-me indiferente se são católicos, entidade publica, entidade privada, farinhas, burlas ou nojos…por mim pode ir tudo morrer bem longe e quanto mais afundados melhor. A única coisa que quero é que vá tudo cum crl! Já que o que é preciso a um estado livre (imprensa) já não existe…isto que existe não faz falta a ninguém…
25 Outubro, 2017 at 15:32
A sério?!
São os clubes que formam as pessoas?
O nosso presidente é católico? É isto que vamos dizer? Sendo católico é esse o motivo que vamos alegar para não ser atacado pela RR?
Nunca gostei de fazer associações dos meus consócios do Sporting a outros quadrantes da sociedade, sejam eles políticos ou religiosos. Não é agora que o vou fazer. Não acho relevante nem útil.
25 Outubro, 2017 at 15:43
+1. A RR é hostil ao Sporting, mas apesar de ser católico, não iria por aí. Acho que temos é de exigir igualdade de tratamento tal como (não) acontece com outros órgãos de comunicação social
25 Outubro, 2017 at 18:00
+1906
25 Outubro, 2017 at 19:18
Creio que não foi isso que o companheiro Mário Túlio disse…
Parece-me que o que ele quis frisar é que sendo a RR uma rádio que se deve reger pelos princípios cristãos…
Deveria ter mais cuidado na forma como deixa que o Programa Bola Branca seja produzindo “totalmente subordinado aos interesses lampiões”…
O que o Mário Túlio quer …é que ninguém “seja tratado preferencialmente”, mas antes segundo o principio da igualdade, do respeito, da seriedade, da honradez, da honestidade…princípios que não “se podem dissociar” de uma Rádio de Matriz Cristã…
Ao contrário do que actualmente acontece, de “puro favorecimento” ao clube da porta 18…
Creio que há por aí pessoas “a misturar as coisas”…
“Não tenham medo…que os cristãos não mordem…!”
Abr e SL
25 Outubro, 2017 at 15:36
Imprensa livre e séria NÃO EXISTE.
Tudo o que nos chega aos ouvidos (olhos), por incompetência ou interesses (próprios ou de terceiros), está condicionado.
Vejo isso diariamente em noticias da área em que sou especializado por isso imagino que nas outras seja igual.
25 Outubro, 2017 at 15:37
Toda a razão que existisse (e EXISTE!!) para cascar na Rádio Renasçença…. perde todo o sentido quando todo o texto é um misto de Religião e Anti-lampionismo “primário”.
Apenas mais uma…
O Sporting não tem Religião!!
No Sporting cabem todas as Religiões, porque o ÚNICO factor que une os Sportinguistas é o AMOR ao Sporting!!
25 Outubro, 2017 at 15:39
Ouch 🙂
25 Outubro, 2017 at 15:42
Dos piores posts que já vi na tasca. Misturar religião e Sporting não é nada feliz. Depois temos várias pérolas como :
“No Sporting Preside aos destinos de Clube e SAD UM CATÓLICO que vive os valores do Cristianismo no Desporto e na VIDA e os inculca na juventude imensa que o Clube forma, em Portugal e no MUNDO.”
BdC vai no 3 casamento (e que se case mais 3 vezes se quiser). Ainda assim vive os valores do Cristianismo? Estou a conter o riso mas está difícil.
É-me totalmente indiferente se o Presidente do SCP é Católico, Muçulmano, Budista, Agnóstico ou Ateu. O que quero é que faça um bom trabalho.
Este post cheira a mofo e infelizmente, fez-me lembrar um malfadado acórdão que despenaliza a violencia doméstica porque a mulher traiu o esposo.
NEXT!
25 Outubro, 2017 at 17:19
o pior post que ja vi na Tasca.
25 Outubro, 2017 at 19:20
Oi…essa também “é forte de mais…”
Nem tanto ao mar…nem tanto à terra…!!
SL
25 Outubro, 2017 at 15:45
Percebo a indignação com a RR. Tudo o restante soou-me muito mal. Não misturo religião ou política com futebol…
25 Outubro, 2017 at 15:45
Quem me devolve o tempo perdido a ler isto?
25 Outubro, 2017 at 15:52
Vá lá…respeito pelo homem! Ele quer lutar contra quem ataca o Sporting diáriamente. Não gostas do Post passa à frente. Queres rebater fá-lo. Mas faz com respeito…acho que ele não te insultou…
Eu percebo que não gostes. Eu opto por ver o copo meio cheio embora tenha menos de 1/10 de liquido…não te peço isso. Mas pelo menos faz com respeito…
25 Outubro, 2017 at 15:57
Nao o tou a desrespeitar. Tou simplesmente a dizer que perdi tempo a ler um post que nao me identifico em nada.
25 Outubro, 2017 at 16:01
Epah acontece a todos muitas vezes…dizer isso é no mínimo…indelicado. Para quem o escreveu é relevante e pode ser relevante para mais gente…
Não me identifiquei posts sobre a NBA…não foi por isso que andei a dizer que foi uma perda de tempo. Para outros era relevante e interessante por isso…
25 Outubro, 2017 at 16:03
Tiago, nao o fiz com essa intenção. E repara, ate o podia ter feito. Ou quando o autor do texto me chamou de lampião foi com delicadeza?
Nao tou a criticar o autor, tou a criticar o texto.
25 Outubro, 2017 at 16:09
Nessa altura o autor do post foi uma besta…
Não invalida que seja preciso rebaixares assim este post…enfim…siga para bingo! 😀
25 Outubro, 2017 at 18:05
Tinhas tido que estavas out bruno, tinhas dito nao era necessário reforçar.
A nossa luta é a mesma, com post melhores ou piores.
25 Outubro, 2017 at 16:20
olha, acontece-me sempre que vejo aqui malta a criticar o presi e o treinador porque sim e porque não… deal with it
25 Outubro, 2017 at 15:58
Não leias…
(Eu não li. À terceira linha já sabia quem era o autor. Praí à quinta desisti. Amigos como dantes)
25 Outubro, 2017 at 16:32
pois…
25 Outubro, 2017 at 15:52
Cheguei a acordar com o “Bolaa Brancaaaa”.
Li hoje num site uma reclamação acerca de clickbait feita ao JN, ao que este respondeu ser algo necessário para competir no espeço digital.
E é isto.
25 Outubro, 2017 at 15:56
O dinheiro corrompe tudo
25 Outubro, 2017 at 16:05
É a isto que me tenho referido.
Tribunal em barda a todos aqueles que diminuem, achincalham e menorizam o SPORTING!
O enquadramento religioso aqui no caso está relacionado com o facto de RR estar “associada” à Igreja. É uma ligação que eu não faço enquando ateu, mas percebo quem o não é que o faça.
A questão aqui é a lesão da honra, imagem e reputação duma entidade de utilidade publica como é o Sporting. E eventuais danos patrimoniais que daí possam advir (Hoje em dia a imagem que passamos pode provocar grandes danos patrimoniais. Veja-se o que aconteceu, por exemplo, perdas de patrocionios do Tiger Woods… apenas um exemplo).
Temos é de ser certeiros e não invocar queixas em tribunais com pedidos de indemnização de 1€ por cada um dos nossos adeptos…
Rapidos, certeiros e assertivos!
Isto bem gerido era coisinha para nos servir de “patrocinador”, e os ganhos, pagas as despesas relacionadas, até poderia ser aplicada em ajudas a terceiros, reforçando:
1) a nossa imagem de seriedade e solidariedade
2) reforço da nossa imagem ao “exterior” e assim, potenciar a mesma junto de potenciais patrocinadores sérios que se revejam.
win-win situation
25 Outubro, 2017 at 16:07
Quem não percebeu o que o Mário escreveu, nunca vai conseguir arranjar argumentos para se defender, sabendo que o ataque é a melhor defesa. Há que atacar as instituições todas elas que não respeitam quem servem.
Ninguém pediu para se misturar Sporting com religião….. tenham calma.
O que está em causa é a entidade RR que supostamente deveria existir como um espaço de divulgação da religião Católica e manter respeito por todos os que a ouvissem, não tratando uns como bons e outros como maus.
Mas o que acho ainda mais é engraçado …. é a sequencia de comentários…. juro, faz todo o sentido!
25 Outubro, 2017 at 16:10
Fazer a analogia com a religião – e ainda por cima a católica – é de uma hipocrisia atroz. Querem coisa mais hipócrita?
E sim somos sem dúvida os únicos que ainda obedecem aos valores MORAIS da nossa tradição cultural laica.
Se fosse só o futebol ainda se safava a coisa, mas os valores escasseiam em todos os quadrantes e a responsabilidade é de TODOS, pela forma como -até você Mário Tulio – deixamos os nossos filhos crescerem.
25 Outubro, 2017 at 16:50
A nossa tradição cultural não é laica… Nós, Portugueses, somos dos exemplos máximos da civilização de tradição Judaico-Cristã com grande influência da civilização Grega.
E quer acreditem, professem, ou não, somos todos, individualmente e colectivamente, produtos destas grandes tradições da humanidade.
E não devemos ter vergonha disso.
25 Outubro, 2017 at 17:41
Tens razão.
25 Outubro, 2017 at 16:10
Carrega caro Mário Túlio!
Fodasse ganda leão!
25 Outubro, 2017 at 17:57
Desculpe,mas neste post cristão não se aceitam asneirolas!
25 Outubro, 2017 at 16:30
ATENÇÃO!
Alertamos para os efeitos secundários deste post, cuja sobredosagem pode resultar em alucinação coletiva, esquizofrenia aguda e soberba exacerbada.
O consumo impreparado deste post não substitui a consulta urgente do seu médico.
Mais se informa que os primeiros 50 leitores Sportinguistas agnósticos ou ateus que conseguirem ler este post sem vomitar, têm direito a uma Pia Batismal com a assinatura do Papa Francisco.
Mais se informa que este post teve o Alto Patrocínio do Juiz Neto Moura.
Amen.
25 Outubro, 2017 at 16:37
Em primeiro lugar raramente leio um post do Mário até ao fim (nada contra ele). São demasiado grandes e repetitivos.
Isso não quer dizer que o tema não seja bom (bater nos lampiões e no Vieira é sempre um tema a ter em conta) e poderei estar a ser tremendamente injusto porque desde há algum tempo que só leio as primeiras linhas.
Alguns comentários aqui focam o “misturar Sporting com religião”. Se é assim (tal como com política), tenho pena. Não gosto desse tipo de misturas.
25 Outubro, 2017 at 16:50
“bater nos lampiões e no Vieira é sempre um tema a ter em conta”. Certo.
Achar que tudo o que moralmente dignificante é exclusivo do Catolicismo é puro lixo. e estúpido. e anacrónico. e ofensivo com todos os Sportinguistas que não pensam o mundo nas cores e cheiros do Sr. Mário Túlio.
25 Outubro, 2017 at 16:53
Confesso que não li assim com muita atenção…passei muitas linhas em frente…li literalmente na diagonal e em fast foward…
Mas não me lembro de ler que é um exclusivo do cristianismo…apenas determinadas coisas fazem parte do cristianismo, não me pareceu que era um exclusivo…
O que é muito discutível mas apenas o digo porque não me parece que fosse intenção do texto dizer que tudo o que é bom é exclusivo do catolicismo, deixando de parte os não cristãos…
25 Outubro, 2017 at 16:37
faltou só um pormenor de contradição cromática:
Se primeiro diz: “…na tradição Cristã o BRANCO está reservado aos mensageiros de Deus e se revela como símbolo de pureza e de realidade Escatológica.”
nunca se deveria despedir assim: ” Faço-vos a vida NEGRA, podem ter a certeza.”
Tch tch. pouco católico.
25 Outubro, 2017 at 16:56
Hihihihihi
25 Outubro, 2017 at 16:40
Este post teve o dom de me fazer ir a correr ao youtube em pleno trabalho.
https://www.youtube.com/watch?v=9v0i9Uwij2c
25 Outubro, 2017 at 17:20
😉
25 Outubro, 2017 at 17:36
😈
25 Outubro, 2017 at 16:48
Em tempos difíceis e que é imperativo resistir, que cada qual que ataque como pode e sabe, é um exercício de cidadania Sportinguista. Por isso, e só por isso, o meu elogio ao autor.
Quanto ao conteúdo do post, que fique limitado ao diálogo com as instituições da igreja, que é aí que poderá fazer sentido. Em qualquer caso, sendo um ateu que teve a felicidade de privar em várias ocasiões com o Pe. Melícias, devo dizer que este post está muito mais avançado na escala “Ratzinger” que a visão do dito sobre o Sporting na sociedade.
Num espaço em que se discute o Sportinguismo, aberto, inclusivo e tolerante para com a diversidade e a liberdade que deve caracterizar os Sportinguistas, sinceramente, acho contraproducente.
25 Outubro, 2017 at 16:53
A maior conquista que temos, enquanto seres adultos pensantes, é a da Tolerância e a da Independência de pensamento. Nem uma nem outra me foi dada pelo Sportinguismo. Foi sim transmitida pelo meu pai, que é por acaso Sportinguista.
Achar-se que todos os que não são Sportinguistas são uma Bestas bárbaras é não ter a capacidade de distinguir os Vieiras deste país. E isso é que é preocupante.
25 Outubro, 2017 at 19:40
Por acaso, eu acho que os benfiquistas são quase todos, isso que tu dizes, pelo menos os que eu conheço.Então as figuras publicas, aqueles que aparecem muitas vezes na televisão, DIGA UM, DIGA UM, que não seja.
26 Outubro, 2017 at 16:15
+ 1.
Um dos meus melhores amigo é lampião.
Gostaria de dizer benfiquista mas não dá.
É um gajo 5*, honesto, trabalhador, justo mas quando se trata do carnide é o maior totó, cego….
25 Outubro, 2017 at 17:01
Bonito texto Sr. Mário.
Parabéns
25 Outubro, 2017 at 17:09
Boa tarde.
Passo só para dizer, quebrando um silêncio de cerca de oito dias:
Ai meu Deus…
25 Outubro, 2017 at 17:34
Touché!
25 Outubro, 2017 at 17:34
Não ocorre que tenha sido um praticante devoto da tasca ultimamente, mas já tinha dado pela ausência. É caso para dizer bendita seja a aparição!
SL
25 Outubro, 2017 at 17:22
2 temas que nunca se devem misturar num texto.
25 Outubro, 2017 at 17:25
claro
25 Outubro, 2017 at 17:38
Só faltou meter politica para o “circo” ser completo
25 Outubro, 2017 at 17:41
Mas tem muito de politico este post. Velado, mas tem.
25 Outubro, 2017 at 17:44
Velado ou nem tanto assim…
25 Outubro, 2017 at 17:44
Quem não gosta, não lê e passa à frente. Não é preciso achincalhar ninguém apenas porque não se concorda ou não se revê.
Quanto a mim também não gostei muito da mistura. Além disso achei um pouco incoerente. Uma instituição, embora tenha influência, não define um conjunto de pessoas. Tenho a certeza que há tanta boa gente do lado deles como escumalha do nosso.
25 Outubro, 2017 at 17:57
“Não é preciso achincalhar ninguém apenas porque não se concorda ou não se revê.”
Esta frase é atentatória aos “bons” costumes que ultimamente se prezam e estimam neste laico local de respeito mútuo e sã confraternização.
Isto é o dia-a-dia. Se até a representantes do Sporting se falta ao respeito sistematicamente. Nem falo de critica, falo de respeito mesmo! Esperavas o que?
25 Outubro, 2017 at 18:16
Estou ctg.
25 Outubro, 2017 at 17:48
Aproveito para dar uma saudação ao Cherba! Meteu um post que acho que o deve ter remoído até às entranhas pelas inclinações politicas e religiosas mas ainda assim aqui está ele. Valores para ti e mais uma prova que na tasca há lugar na cozinha para todos! Mesmo que isso meta o chefe do estabelecimento com os cabelos em pé e a morder o pano…
25 Outubro, 2017 at 18:24
Não sei se o autor sabe, mas tanto o líder da comunidade muçulmana em Portugal como o da judaica são fervorosos adeptos leoninos.
O Sporting nunca professou uma fé, mesmo que durante a maior parte da sua história, a grande maioria dos adeptos se assumisse como católica.
Este discurso não faz sentido. Valores cristãos? Elogiar a RR de outros tempos? Quais? Os coniventes com o Estado Novo? Por amor da santa… Não gosta, não ouve. Não pode como o Ribeiro Cristóvão, tal como a maior parte de nós? Escreva-lhe a comunicar o desagrado, mas isto não.
Discurso bafiento, que roça o ridículo quando fala dos valores cristãos de Bruno de Carvalho. Mas perdoando-me o francês, mesmo que isso fosse verdade e o homem não fosse já no terceiro casamento, o que que tem o dito cujo a ver com as calças?
Depois da história do juiz da relação do Porto, só faltava mais isto para mostrar que somos um país que ainda tem muito para ser arejado.
SL
25 Outubro, 2017 at 18:38
Carregue Mário. ..
25 Outubro, 2017 at 19:21
Boa tarde.
Para que eu possa entender as vossas reticências/críticas a este texto podem enunciar o que entendem por valores do cristianismo e em que medida esse sistema de valores se distancia ou é diferente do vosso? Em que é que difere?
Ah e tal se mistura futebol com religião sou contra! Mas ao menos leram o texto? São contra quê exactamente? São contra o facto de termos um Presidente Católico? Ou o facto de ensinarmos ética e moral na nossa Academia? São contra a expor-se a incongruência de uma Radio que deveria ter outro comportamento face ao código de ética e moral que estão OBRIGADOS A SEGUIR?
Em que parte do texto está dito que no SCp não há lugar para todos? Ou que tem de se rezão o padre nosso ou ave marias na Academia?
Até o acordão do Juiz mencionaram!!! Mas esqueceram-se de mencionar os comentários da Igreja sobre o mesmo. Tal é a sede de dizer mal!
O que é facto é que a RR (emissora católica) tem de obedecer à lei da nação mas também à lei católica. Se para os outros OCS mentir é crime, para a RR é crime e pecado! Ainda para mais capital.
Aliás eu até diria que sendo esta detida pelo Patriarcado de Lisboa e pela Conferencia Episcopal, que estaria abrangida pela lei Canónica, que seria interessante de explorar.
Não professo religião nenhuma, definindo-me essencialmente como cristão livre (deísta), pelo que escusam de andar a fazer conjecturas descabidas ou insinuações pérfidas.
25 Outubro, 2017 at 19:23
Podem sempre ir à Wikipédia e verificarem o significado de Lei Canónica.
25 Outubro, 2017 at 19:32
Tanta pergunta e afinal sabias a resposta… 😎
“Tal é a sede de dizer mal!”
26 Outubro, 2017 at 16:18
Foda-se, alguém que leu (e ainda mais importante) entendeu o texto.
Caralho, haja alguém.
Ai ups, é sobre jesus não posso dizer asneiras….. Ou posso!!??
Bem ,criticar por criticar o texto só porque fala em religião pode – se…
25 Outubro, 2017 at 19:35
Durante muitos anos,,,
Nunca perdi uma “Bola Branca”…
Há muitos anos…que a “deixei de parte”…
Mas nada tem uma coisa a ver com a outra…
O que o companheiro Mário defendeu (e já o disse mais atrás…)…
É que é inconcebível que numa “Rádio de Matriz Cristã”, se permita um Programa que falta muitas vezes à verdade (segundo o autor do post, porque como já referi…há muito que não oiço esses programas…), “escolhe” defender (mesmo faltando à verdade)um clube em detrimento de outros…mesmo quando esse clube “não é (por muitas razões)… indicado para servir de exemplo” seja a quem for…
Por isso não tenho nada contra a maneira como o companheiro Mário entendeu “fazer valer” os seus argumentos…
Para “dizer a quem superintende” na RR que deverão “mudar de rumo” e passarem a ser neutros nas suas apreciações…
Desculpem dizê-lo, mas parece que há por aqui gente que não pode ouvir falar em cristãos e muito menos em cristãos católicos…(se não for possível tratar dessa alergia, nem sei que vos diga…)
Eu sou cristão católico (sei que isso nada vos interessará…mas justifica a minha tomada de posição…)…
Aqui sinto-me “em casa”, por estar num espaço sportinguista e para sportinguistas…
Tentando sempre respeitar toda a gente (nas suas diversidades…)…
E olhem que às vezes “quase me apetecia tratar alguns” como “me parece a mim”…eles mereciam…
Nunca o fiz nem nunca o farei…porque também “tenho uma matriz de vida”…
Que “me orienta” para o respeito aos outros…para que os outros também me possam respeitar a mim…
Mas “fiquem descansados”…
Mesmo que eventualmente alguém me desrespeite…”não lhe pagarei na mesma moeda”…
E Viva o Sporting…!!
SL
26 Outubro, 2017 at 16:20
Não é difícil de perceber pois não!?
“É que é inconcebível que numa “Rádio de Matriz Cristã”, se permita um Programa que falta muitas vezes à verdade (segundo o autor do post, porque como já referi…há muito que não oiço esses programas…), “escolhe” defender (mesmo faltando à verdade)um clube em detrimento de outros…mesmo quando esse clube “não é (por muitas razões)… indicado para servir de exemplo” seja a quem for…”
Agora digam – me que o caro Max só entendeu porque vai à missa?!
25 Outubro, 2017 at 20:17
Gostava de perguntar aos gajos que só comentam comentários o porquê das pessoas que escrevem num blogue terem de justificar ou fundamentar o que quer que seja.
Pode estar nalguma alínea do contrato e não vi.
25 Outubro, 2017 at 21:42
Podes justificar essa ideia de que não é preciso justificar? Com fundamentação.
26 Outubro, 2017 at 0:37
Assim não vale.
26 Outubro, 2017 at 8:49
lol
26 Outubro, 2017 at 12:22
LOL
26 Outubro, 2017 at 11:59
Olá ninguém tem de fundamentar nada. Mas é sempre muito mais interessante para a “conversa” que quando dás a tua visão sobre o assunto que tenhas a gentileza de explicar o porquê da tua opinião. Principalmente se criticas a opinião de alguém…
Bem sei que existem pessoas que concordando cabalmente com a opinião de outrém, fazem-se poupados e somente comentam com um singelo +1. Mas se te opões à opinião de outra pessoa, se não explicares o porquê (sim és livre de seres contra só porque sim) estás a matar a conversa.
Eu (e não sei se o teu comentário era dirigido a mim mas vou supor que sim) fez-me alguma confusão que tanta gente se opusesse ao que o Mário tinha escrito, porque o que ele escreveu reflecte uma posição moral (que é igual para todos nós, independente da religião que professemos) baseado num sistema de valores que é transversal a quase toda a nossa sociedade (não digo toda porque existem uns quantos imorais), uma vez que como o Sardinha Verde bem referiu, este é baseado na Moral judaico-cristã e é-nos passado na educação que recebemos desde a nascença.
Se és contra o sistema de valores em que assenta a tua sociedade convém que expliques para não ficarmos com a ideia que se o autor fosse outro, talvez houvesse mais concordancia com as suas palavras.
Por outro lado, convém também explicarem porque são contra a defesa do SCP na OCS, porque era disso que o texto se tratava.
Não te tenho com ignorante ou burro, bem antes pelo contrário. E só por isso te respondo (mais uma vez supondo que o comentário era dirigido a mim), porque pode não vir nada no contrato mas manda a boa educação, e para que a comunicação se faça, que fundamentes as tuas opiniões.
SL
26 Outubro, 2017 at 12:18
Supões mal.
E não é tema para aqui.
Apensa reforço que isto é um blogue, um tasca virtual e fundamentar ou não o que quer que seja vale o que vale.
Ajuda num discussão qd o assunto é para os intervenientes interessante, mas qd não há interesse nenhum em discutir o tema, não serve para nada.
26 Outubro, 2017 at 12:18
“apenas”
26 Outubro, 2017 at 16:05
Brave como disse no meu segundo comentário que te tenho em grande consideração pessoal e somente por isso te respondi. Realmente interpretei mal as tua palavras.
Concordo que não havia muita gente interessada em debater este assunto. Por isso me faz confusão as criticas que lhe fizeram. Só isso.
Um abraço para ti
26 Outubro, 2017 at 16:20
Focando apenas no Sporting e na CS, nao tenho dúvidas que está ali assunto. Seja a RR, seja outra qq.
A minha opinião é apenas sobre a mistura de alguns conceitos sensíveis que não vou de todo discutir aqui.
E aproveitei para dizer ao Mário com frontalidade que os textos dele normalmente não leio, porque são demasiado extensos e por norma são sempre sobre o mesmo assunto.
Se entranto houve uma mudança (não me parece), não terei problema nenhum em ler na íntegra e opiniar como qq outro.
Siga.
25 Outubro, 2017 at 21:03
Com excepção dos mais distraídos este posicionamento da RR não surpreende nada nem ninguém.
O país inteiro é controlado pela organização mafiosa do benfica.
Quanto à forma do texto… Enfim, confesso que não aprecio este tipo de misturas mas, neste caso, a denúncia dos comportamentos vergonhosos da RR é o que mais importa.
Estamos em guerra, lembram-se?
ps: Mário, posso sugerir que seja mais conciso em futuras abordagens? O poder de síntese é sempre de louvar neste género de textos. Experimente 🙂
25 Outubro, 2017 at 22:48
Santa Paciência.
26 Outubro, 2017 at 16:12
Os católicos também tem direito a ser do Sporting.
Não vejo neste post uma envagelizacao.
Fico muito surpreendido com os comentários de alguns tasqueiros de quem esperava tolerância e mente aberta.
Enfim…
Nota: estou-me borrifando para deus e jesus só acredito num, e já está no Sporting. ..
26 Outubro, 2017 at 16:54
deus fez o que pôde pela equipa B.
26 Outubro, 2017 at 19:18
Temos um presidente que gosta de se pôr a jeito. Já o Benfica tem um presidente que, apesar de ser um pouco bronco, não se põe tantas vezes a jeito. E tem a vantagem de ser de um clube que ganha há 4 anos. Temos é que trabalhar mais e falar menos. Pois só seremos respeitados se começarmos a ganhar.
26 Outubro, 2017 at 19:27
O Carnide é respeitado????
O Vieira sem os discursos escritos nem as cartilhas era a vergonha na cara dos lampiolhos. De todos!
26 Outubro, 2017 at 22:35
Caríssimo Mário Túlio
deixe-me começar por dizer que nasci numa família católica, cresci e criei-me Cristão e Católico Apostólico Romano. Com o decorrer do tempo fui, por várias razões, modificando o meu pensamento e, reflectindo em mim mesmo, hoje nem cristão sou.
Mas muitos dos valores que me foram incutidos pela família e pela Igreja Católica permanecem naquilo que sou e continuarei a ser enquanto o meu portador, o meu corpo, por cá continuar a andar neste «Vale de Lágrimas».
E esses valores perduram porque são apanágio dos HOMENS DE BEM.
Verdade, Liberdade, Justiça, Perseverança, Amor e Respeito ao e pelo próximo, Solidariedade e Subsidiariedade, Família e Equidade são alguns deles.
Permita-me a seguinte pergunta:
– Algum destes valores não é intrínseco à Família Sportinguista?
Mas, pasme-se, são valores católicos. E, por serem isso mesmo, temos que os afastar ou repudiar?
NÃO.
“a Rádio Renascença não perde oportunidade para atacar o Presidente , o Sporting Clube de Portugal e os seus associados que constituem no seu todo e salvas raras excepções UMA FAMÍLIA … CRISTÃ NOS SEUS VALORES E NOS SEUS COMPORTAMENTOS!”
Isto é mentira?
“Faço-vos a vida negra, podem ter a certeza”.
Jesus Cristo não usou de violência para expulsar os vendilhões do templo?
Não temos nós, Sporting Clube de Portugal, o dever de tudo fazer para expulsar aqueles que sistematicamente lançam lama sobre a nossa «família» e não nos respeitam?
Caro Mário Túlio,
peço-lhe que continue a lutar pelo que acredita com Esforço Dedicação e Devoção.
Os seus valores não fazem mal aos Homens de Bem.
Radicalismo e falta de respeito ao próximo e aos valores que deveriam reger toda a sociedade são aquilo de que acusamos o Estado Lampiómico.
Sejamos nós Cristãos Católicos, Protestantes ou Ortodoxos ou Islamitas, Budistas, Judeus, Espiritas ou, simplesmente, agnósticos temos o dever de RESPEITO.
Custar-lhe-á, a si com certeza (até a mim me custa e o artigo não é meu), ler alguns dos comentários aqui colocados. Mas, ponha de lado. Alguns dos comentadores não vêem mais longe do que a ponta do nariz.
Olhe, pense como Cristo:
“Perdoai-lhes Senhor pois não sabem o que fazem” (neste caso, … o que dizem)
Juntos alcançaremos a GLÓRIA.
27 Outubro, 2017 at 3:21
Já lá vai um bom par de anos que ando aqui a repetir isto ao ”autor” desta patacoada: o Sporting tem tanto a ver com qualquer religião (embora o clube tenha o bom tom de assinalar as principais festividades das várias religiões dos seus muitos sócios e adeptos no FB, por exemplo) ou com a política nacional como eu com São Herodes, o Grande….
28 Outubro, 2017 at 9:56
O único Cristo que deveria ser associado ao Sporting é o Cristoano Ronaldo