Marcos Acuña, em tempos uma das estrelas do campeonato argentino, representa igualmente uma das maiores contratações do Sporting Clube de Portugal e um dos destaques positivos deste arranque de temporada. Conhecido pela sua versatilidade, combatividade e acerto na hora de fazer o passe, Acuña adapta-se agora a uma nova realidade, com uma muito maior sobrecarga de jogos, com muito menos espaços e com o triplo da exigência.
Capaz de actuar a terceiro médio ou extremo esquerdo, Marcos recebeu o maior prémio da sua carreira ao ser chamado à sua seleção nacional onde tem sido peça essencial, principalmente desde a chegada de Sampaoli aos comandos da azul-celeste. A frente de ataque está recheada de nomes como Icardi, Dybala, Di Maria, Messi ou Aguero, o sistema utilizado não prevê a entrada de extremos “puros” e como tal, Acuña foi deslocado para a ala esquerda.
Numa primeira fase, numa táctica absolutamente louca implementada por Sampaoli, o nosso número nove era responsável por todo o corredor. A dificuldade dos argentinos em interpretar aquele modelo fez com que a equipa regressasse ao 4x4x2 habitual ou ao 4x3x3 por vezes. Marcos Acuña tornou-se no lateral esquerdo da equipa, relegando para fora outro homem que passou pelo nosso clube, Marcos Rojo.
Os resultados não foram brilhantes para a seleção. Todos conhecemos a dificuldade que a Argentina sentiu em apurar-se para o Mundial da Rússia, mesmo tendo em conta todo o arsenal que tem disponível e o claro favoritismo perante a grande maioria das equipas. Mas o importante é que Marcos Acuña ganhou rotinas e cumpriu de forma exemplar uma posição que não é a sua, mas para a qual apresenta todas as características.
A velocidade, a raça, o grande cruzamento e a capacidade de subir e descer a ala dezenas de vezes numa partida apenas, fazem dele uma alternativa séria a Fábio Coentrão, permitindo a tão pedida entrada de Podence ou Iuri no onze inicial em algumas partidas. Esta solução, aliás, já foi testada frente ao Chaves, quando durante alguns minutos Acuña foi defesa mesmo após a entrada de Bruno César.
Naturalmente, este será um recurso a ser utilizado caso seja necessário gerir Coentrão (não tem sido sempre?) e tendo em conta a pouca simpatia que Jonathan tem vindo a recolher junto da massa associativa e do próprio treinador. Acuña está habituado a jogar ali e tudo o que perderíamos em segurança defensiva quando comparado ao internacional português, ganharíamos em capacidade de incorporação no ataque.
Sou da opinião que Jonathan tem de cumprir frente a equipas de baixo da tabela no campeonato português e recordo que quase todos os jogos que disputou foram na Champions League ou frente ao FC Porto. Mas caso não seja encontrada uma forma de equilibrar emocionalmente o rapaz, Acuña é o nome que se segue e, na minha opinião, uma alternativa bastante válida. Caso JJ não o queira perder junto a Bas Dost e Gelson Martins, Abdu Conté continua o seu crescimento na equipa B e aguarda pela tão desejada chamada.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
26 Outubro, 2017 at 17:39
Eu li “Alternativa de Esquerda”…
Esperava um post sobre o BE ou o PCP… hehe
Agora on-topic:
Também já me tinha questionado porque é que, sendo o DE da seleção, o Acuña não era a alternativa ao Fábio na nossa equipa.
26 Outubro, 2017 at 17:48
Isso até poderia ser de esquerda (seja lá o que isso for), mas alternativa não seria com certeza…
26 Outubro, 2017 at 17:41
Iuri no 11? Quanto a mim a maior desilusão da época…está a desperdiçar oportunidade atrás de oportunidade.
estamos completamente carentes de alternativas às alas, existe um deficit de qualidade enorme para lá do Gelson e Acuña.
26 Outubro, 2017 at 18:45
O Iuri é um jogador que demora a entrar no ritmo e precisa de se sentir importante. Só em Maio poderemos dizer se desiludiu ou cumpriu o esperado ( que é ser uma alternativa ao onze para já)
27 Outubro, 2017 at 11:23
Já outros eram gordos.
É por estas e por outras….
Mas tudo bem… Deus queira que estejas certa.
Quero é que o rapaz seja feliz … porque isso quer dizer que 4 milhões de Sportinguistas também ficam felizes!
27 Outubro, 2017 at 14:10
O Iuri teve 3 ou 4 oportunidades… O outro, o tal gordo, quantas vezes teve essas 3 ou 4 oportunidades? 10?
Quando se compara as oportunidades de um e de outro, só pode ser na brincadeira… A tentar ser engraçadinho!
26 Outubro, 2017 at 19:10
Não foram assim tantas…mas está a desiludir-me muito também. Mas olhando para os números:
Steua – entra aos 86
Guimarães – entra aos 62 ( uma assistência)
Estoril – entra aos 92
Feirense – entra aos 85
Tondela – Titular sai aos 60
Moreirense – entra aos 73
Oleiros e Marítimo nas Taças foi titular
Não é um tipo de jogador agitador e irreverente tipo Podence que em velocidade e já com o desgaste acelera o jogo mas é preciso mais tempo e oportunidades até porque o B. César também tem desiludido e Gelson e Acuña ou B. Fernandes já acusam o desgaste agora também já há Podence para ajudar…
26 Outubro, 2017 at 17:46
Ainda vou ver Jonathan a LE e Coentro a medio.
26 Outubro, 2017 at 22:50
Coentrão dá-se bem de frente para o jogo. Tudo o resto é inventar.
26 Outubro, 2017 at 17:52
Concordo a 1000.
Jonathan está a ser lançado as feras piores. Por exemplo, com coentros em vila do conde e com a juve, jonathan joga o próximo em casa.
Não vamos queimar o rapaz
26 Outubro, 2017 at 18:20
O próximo jogo em casa é frente ao braga…
26 Outubro, 2017 at 18:47
E o Coentrao não aguenta estes 3 jogos
26 Outubro, 2017 at 18:51
E ficava de fora em qual? Eu preferia que ficasse de fora frente à Juventus se não aguentar os três…
26 Outubro, 2017 at 19:04
Rio Ave para mim
26 Outubro, 2017 at 18:39
O Jonathan é outro Ruben Semedo, tem tudo para ser bom na sua posição, menos o principal – a cabeça.
Infelizmente, não vejo grande margem para ele neste momento, no Sporting. Empréstimo a uma equipa média da 1ª Liga para ir seguindo de perto a ver se evolui, senão tem que levar guia de marcha, já nos custou demasiados golos/pontos este ano por não saber fazer o básico da posição, não se admite que um LE de 1ª liga se deixe “comer” pelas costas tantas vezes seguidas.
O Acuña é mal empregado a LE, especialmente quando não temos outro extremo do mesmo nível que possa fazer a posição – e não é o Iuri de certeza.
A minha aposta para LE quando o Fábio não dá está lá, e chama-se Ristovsky. Veio, aliás, com o rótulo de poder fazer as duas posições com igual eficácia.
Quando jogou, cumpriu. É fazer 2 ou 3 jogos na “B” a LE para recuperar rotinas e ritmo, e está no ponto.
O Jonathan outra vez, não
26 Outubro, 2017 at 18:44
Este excesso de polivalência pode ser muito boa para os treinadores mas está a matar os jogadores.
Sou old-school. Prefiro 2 jogadores por posição. Chega de muitos “mutantes”.
William explodiu a 6, já o querem meter a central, a 8, …
Acuna é extremo e já o falam para lateral…
Chega!
27 Outubro, 2017 at 8:35
Nesta estou contigo homem do sake! Ate no FM eram assim construidos os meus planteis 😀
26 Outubro, 2017 at 18:49
Eu não vou entrar numa de diabolizar o Jonathan… Tem desiludido? Sim. Mas também não tem sido o caos que estão a tentar fazer dele!
Contra a Juventus por exemplo a mim fez-me muito mais confusão a passividade do Bruno Fernandes ao deixar sair o cruzamento…
Por mim é continuar a apostar nele. Ate porque para o ano não há Coentrao.
PS: Mathieu também pode ser opção.
PS2: Convém não rebentar o Acuña.
26 Outubro, 2017 at 23:01
Mathieu é solução para lateral? Para abrir um buraco na defesa?!
A equipa está bem assim.
Está a pecar-se é na gestão do plantel. Há 5 ou 6 que pura e simplesmente não servem.
Para além dos 11 habituais, há uns 5 ou 6 que deviam estar num esquema de rotação activa. Para os outros descansarem e esses ganharem ritmo. Estou a pensar em Ristovski, Palhinha, Bruno César (a tapa buracos), Podence (comigo jogaria sempre, mas entendo o dilema) e Doumbia. Iuri precisa de acordar. E depois temos putos. Rafa Leão está num momento incrível. No mínimo, nas taças devia ser titular. Não faria pior do que alguns já fizeram em jogos desse grau de exigência.
O que não entendo são substituições aos 90. O Jesus devia receber um relógio alarme (antes) n(d)o Natal, preparado para disparar aos 60 minutos de jogo.
Caralho, amanhã temos que ganhar, nem que seja a paulada.
26 Outubro, 2017 at 23:07
E o Acuna é um…. Campeão. Acima de tudo tem mentalidade competitiva. Coisa da qual temos déficit (crónico). Depois tem capacidade física, leitura de jogo, passe, cruzamento e remate. Está muito bem na ala esquerda. Ajuda o lateral, equilibra o meio campo e faz o que pode na extrema. É um jogador de equilibrios. A malta tem que entender isso. Para partir tudo temos o Gelson e o Podence.
Por acaso, gostei das últimas linhas do post. Quem o conhece sabe que Abdu Conte é um bicho competitivo. Tem um físico impressionante e sabe o que tem de fazer no campo. Talvez um pouco lento, mas mais vale mais devagar mas pela certa do que andar em alta velocidade feito barata tonta no campo.
27 Outubro, 2017 at 10:19
Por amor de Deus o cruzamento está controlado perfeitamente por todos os defesas menos pela ameba do Jonhatan que não está na defesa zona como os resto dos colegas e na marcação 1X1 (que só na cabeça dele é que era para fazer) até as costas virou para a bola e no início do cruzamento está com o corpo virado para fora da área! Como é que podia chegar primeiro que o avançado que está de frente tendo de se virar!
27 Outubro, 2017 at 14:14
O lance do golo é falta…
Há uma imagem no site da Bancada que mostra isso claramente!
Qualquer merda que acontece é culpa do Jonathan… No inicio era o Piccini… Depois do Jonathan vai ser quem?
26 Outubro, 2017 at 18:57
O treinador do RA é o Spaletti???
26 Outubro, 2017 at 19:57
O Acuña é um jogador do c@r@lh@!
Preocupa-me mais a alternativa para a ala esquerda do meio campo/ataque em caso de ele não puder jogar do que a alternativa ao Coentrão.
Arrebita Iuri!
26 Outubro, 2017 at 21:32
1ª alternativa para ala esquerda do meio campo/ataque: Podence!
1ª alternativa para ala direita do meio campo/ataque: Podence!
1ª alternativa a Bruno Fernandes em apoio ao ponta de lança: Podence!
26 Outubro, 2017 at 23:10
Nem mais.
Podence é a vitamina que falta(va) á equipa.
27 Outubro, 2017 at 7:51
acrescenta aí o Rafael Leão
27 Outubro, 2017 at 13:45
Acho que começa a fazer sentido.
26 Outubro, 2017 at 21:20
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Com o devido respeito pela Cara Maria Ribeiro, pensei que este post fosse uma brincadeira. O SCP gastou €10M por um… defesa esquerdo?
O Acuña está bem onde está.
SL
26 Outubro, 2017 at 22:00
Exato
26 Outubro, 2017 at 22:23
Defesas esquerdos são caros. Até mais que extremos. Porque há poucos, dos bons.
Acuna… lá na frente, onde faz mais diferença.
26 Outubro, 2017 at 23:19
10 Milhões por um bom defesa esquerdo não é muito. Até porque quase não há bons defesas esquerdos…
O Telles do porco custou 8…
27 Outubro, 2017 at 14:16
6…
E o Layun também custou 6!
26 Outubro, 2017 at 22:27
Acuna é para jogar lá à frente. Em situações pontuais para desenrascar, ali por volta dos 70min quando o Coentrão cospe o pulmão, ainda vá. Agora para ser regra e que não.
Se houver Risto no banco que seja ele a entrar. Ou se houver um central passa o Mathieu para LE.
26 Outubro, 2017 at 22:57
Adoro este gajo. Aliás, é o tipo de jogar que qq treinador gosta.
A raça, a técnica, o sentido táctico…
Para mim Acuña é para jogar onde joga, mas pode perfeitamente desenrascar no decorrer de um jogo a posição de LE.
Na ausência de Coentrão, de facto Jonathan não tem cumprido. Vejo Mathieu como uma excelente opção e gostava de ver o desempenho de Ristovski…
27 Outubro, 2017 at 7:53
Mete o Ristovsky!!!
27 Outubro, 2017 at 10:03
😀
26 Outubro, 2017 at 23:04
Sinceramente…à primeira vista acho que a diferença entre o Acuna ala esquerdo e o suplente (Bruno César) é muito maior que a diferença entre Acuna lateral e o Jonathan a lateral.
Alguém acredita que era o Acuna, com a rotinas que tem que ia parar o Mandzukich naquele lance ou que vai fechar muito melhor as bolas na área por aquele lado?! Não vai…
Para mim, alternativa ao Jonathan só se o Ristovky der garantias à direita de um jogo seguro e se o Piscinni se adaptar bem a jogar por ali…mas isso só o JJ saberá e tenho muitas dúvidas que seja uma alternativa consistente.
26 Outubro, 2017 at 23:14
Mathieu na esquerda e entrar outro contrato também era uma hipótese.
26 Outubro, 2017 at 23:17
Era. Mas +- na mesma lógica acho que o que ganhamos com ele à esquerda em vez de Jonathan não compensa o que perdemos sem ele no meio e com A. Pinto…só se for o William mas aí já é montes de trocas e ainda mais confuso e provável de debilitar a equipa…
26 Outubro, 2017 at 23:14
Quanto à seleção argentina. No mundial vai jogar em 343 quase de certeza…é o Sampaolli…e com tempo para o trabalhar, vai ser uma seleção fortíssima. Não tenho dúvidas. É dos meus treinadores preferidos e possivelmente entre os 3 melhores que estarão no mundial senão o melhor.
Acuna desenrascou nesta fase porque nem sequer há Rojo e não há mais ninguém. Numa defesa a 4 seria Rojo se não tivesse numa lesão muito demorada. Quando voltar vai voltar a jogar no MU que precisa dele quer para a esquerda, quer para o meio. Jones é de cristal, Bailly veremos como volta e Lindelof…bem…só mesmo em último dos últimos casos. À esquerda tem safado o Young mas quando precisar de consistência e tiver Rojo…será Rojo que ganhou o lugar no ano passado até se lesionar e fez um óptimo campeonato. Numa defesa a 3 aí sim…provavelmente será Acuna titular no mundial.
27 Outubro, 2017 at 10:23
O rojo é um lateral horrível quase ao nível do Jonhatan comete erros posicionais atrás de erros posicionais. O Rojo foi a nossa venda do Século!
27 Outubro, 2017 at 9:32
“Alguém acredita que era o Acuna, com a rotinas que tem que ia parar o Mandzukich naquele lance ou que vai fechar muito melhor as bolas na área por aquele lado?! Não vai…”
Iria pelo menos por os apoios correctamente quando sai o cruzamento, virados para a bola, digo eu. Fds, não se está a pedir nada demais a Jonathan – simplesmente que não cometa erros de infantil. E isso Acuna não comete.
27 Outubro, 2017 at 10:23
+1906
26 Outubro, 2017 at 23:12
Sim e não.
Parece desfasado do resto do plantel em termos de custo, mas os laterais são tão importantes como os restantes jogadores.
Ninguém tem dúvidas que seria um LE muito bom; bom demais.
O problema para mim é não ter uma alternativa ao Acuña na metade adiantada do campo.
Gélson não parece andar a ser trabalhado muito para a esquerda (já foi testado uma vez). Mas neste momento tem oferecido pouco na direita: cruza pouco por isso que tal dar-lhe mais tempo na esquerda e adicionar uma preocupação nos adversários (flectir e rematar)?
Isto libertava Acuña para descer (ala esquerda brutal para jogos contra pequenos) e criava uma competição pela direita: Iuri, Podence?, permitindo também Bruno F competir com Alan (quando voltar a estar em condições) pela posição 10.
Mas o que vai acontecer amanhã não é mudança nenhuma. Fábio, Acuña, Dost, Gélson nas posições habituais.
Só me cheira que vai começar com Podence de fora, com Battaglia atrás. Obviamente William e Bruno F.
27 Outubro, 2017 at 10:25
Iuri com tempo de jogo (em Guimarães esteve muito bem por exemplo) verdade que desiludiu com o Maritimo, e teve a jogar com dores (canelite) o que não facilita. Mas para mim se tivesse a ter o tempo de jogo do Bruno César seria uma alternativa mais válida sobretudo no campeonato.
27 Outubro, 2017 at 11:17
Capacidade tem ele, mais que provado, por isso é continuar a dar-lhe confiança e oportunidades.
26 Outubro, 2017 at 23:14
Mas para não estar com merdas, era um LE no sapatinho por favor.
26 Outubro, 2017 at 23:18
1. Coentrão a suplente seria uma excelente alternativa todos os jogos, tanto a defesa como a médio.
2. O defesa esquerdo seria o Ristovski …tem valor, alta competição e custou dinheiro.
3. Acunã no lugar dele e alternativa a defesa esquerdo
Assim, teríamos 3 boas alternativas para estas duas posições.
Pena JJ andar a espremer demasiado o Fábio e gastar substituições … nós somos treinadores de bancada …
26 Outubro, 2017 at 23:45
Deixem estar o mathieu sossegadinho no centro da defesa.
26 Outubro, 2017 at 23:56
Pois.
27 Outubro, 2017 at 0:50
Velha máxima: está bom, não mexe.
27 Outubro, 2017 at 6:36
Bom dia Tasca! O nosso grande amor joga hoje!
Por agora é tudo de Riade. Até logo.
27 Outubro, 2017 at 7:00
É para ganhar e só depois pensar nos italianos…
27 Outubro, 2017 at 7:50
Acuña a defesa esquerdo só se for para fazer a ala toda num daqueles jogos em que o tempo caminhe para o final e não estejamos a ganhar.
Se o Jonathan não serve (e cada vez mais chego a essa conclusão), que se lance o puto ou que se vá colocando o Ristovsky (pronto a jogar desse lado) enquanto o Piccini não acusar cansaço.
27 Outubro, 2017 at 9:05
O grande erro com o Jonathan foi te-lo emprestado pra Argentina.
Tinha ficado em portugal ou ia pra Bundesliga/2a liga alemã e a esta hora estava muito mais preparado para agarrar o lugar do que agora.
Acho que tem tudo para ser o defesa esquerdo que precisamos quando o coentrao voltar a madrid, e nao acho que o devessemos despachar.
É raçudo, tem fisico, cruza bem. Precisa de melhorar as rotinas defensivas com urgencia e ganhar confiancça (coisa que nao aconteceu nos ultimos 2 jogos de morte onde entrou a receber passes super atrasados ou adiantados)
27 Outubro, 2017 at 10:31
Raçudo e físico cruza bem isso até Mama Baldé tem e metade dos “cavalos” que as equipas do fundo da tabela têm. Agora saber posicionar-se com defesa zona, decisões de jeito a atacar e capacidade técnica que é bom nem vê-la.
27 Outubro, 2017 at 10:37
Concordo com a estupidez de ser emprestado para a argentina, na argentina e no Brasil os comportamentos defensivos são ao nível do Inatel zero coordenação com os colegas muitas referências individuais e pronto. Para dar um lateral mediano tem de ter minutos num contexto em que tenha de aprender estas coisas mas aqui está a tê-los e não está a demonstrar capacidade para aprender os movimentos.
Basta ver Mathieu e como em meia duzia de jogos perdeu os erros da pré-época (distância para o outro central, referências individuais) e hoje movimenta-se quase de forma perfeita! E aqui a idade não é vantagem é handicap porque tem muito mais anos de maus vícios de que se libertar.
27 Outubro, 2017 at 11:22
Abdu Conté!
27 Outubro, 2017 at 9:07
No geral, concordo com a generalidade do que se tem dito aqui.
Acuña é alternativa para o corredor esquerdo, sim. Mas tem de ser encarado como a 4a ou 5a alternativa.
Nao o fomos buscar pelas capacidades defensivas que mostrou no Racing, certamente.
27 Outubro, 2017 at 10:40
Não há que ter “vergonha/medo” de assumir que Jonathan Silva prometia muito…. mas que ao dia de hoje está mais que visto que não serve para a nossa realidade.
27 Outubro, 2017 at 11:19
Consenso na Tasca!
27 Outubro, 2017 at 13:43
Não é pelos adeptos que Jonathan não joga, é pelo treinador. Nunca tive grande fé nele e infelizmente, tem vindo a demonstrar que não serve.
Acuña a LE era um desperdício do pior. Temos Risto e íamos queimar o Acuña ali? Nem pensar. Não é porque outros fazem um erro que o devemos copiar.
Como já foi dito, tivesse o Iuri o tempo que o BC tem tido e traria muito mais à equipa. Imagino o gozo que alguns estarão a ter com o rendimento do açoriano.
27 Outubro, 2017 at 14:22
O Iuri tem tido oportunidades…e tem de continuar a tê-las. Vai ser em jogos menores essencialmente (taças) mas ele que ponha os olhos no Palhinha e no Podence que agarrando essas oportunidades começam a ter o seu espaço.
Essa cena de andar a comparar oportunidades que uns e outros têm para lugares distintos é ridículo. Agora vai andar a fazer-se uma contabilidade de minutos que uns e outros têm tido?!
No ano passado, nos posts do GAG era um fartote de ler que o Jonathan devia ter oportunidade. Pedir oportunidades não nos custa nada. Para um treinador dá-las custa-lhe o trabalho e a carreira. Hoje já se pede oportunidade para outro…e se o outro tem mostrado nos treinos que à esquerda ainda rende menos que o Jonathan?! E tendo oportunidade e falhando…vai pedir-se oportunidade a um terceiro porque ainda não teve e os outros já tiveram?! É tem de falhar tantas vezes como o Jonathan para poder sair e vir outro?!
Não concordo nada com isso de andar a pedir oportunidades às escuras. ..