Aqui há umas semanas, findo o segundo ciclo de jogos, escrevi aqui um texto que terminou com o que considerava ser um bom terceiro ciclo – que foi este que terminámos com o jogo com o Braga. E o que eu disse foi que “sair deste ciclo com menos que 3 vitórias para o campeonato, vitória na TP, vitória na TL e mais 3 pontos, ou 2, na CL, não será bom”! O resultado deste ciclo ficou aquém. Foram 2 vitórias e um empate para o campeonato, vitória na TP, o jogo da TL foi adiado, e 1 ponto na CL, no que resulta que estamos mais longe do 1o lugar no campeonato e mais longe do apuramento na CL.
É com tristeza que constato que chegados a Novembro de 2017 vejo que o que eu disse em Junho de 2015, quando o Zazuz foi apresentado, é a opinião de muitos Tasqueiros aqui – o que me leva a lembrar o quanto era apelidado de lampião e FDP por muitos dos que agora partilham a minha opinião. Eu fui bloqueado pelo Bruno de Carvalho no seu Facebook de Presidente do Sporting porque fiz um comentário, educado, onde expus as minhas razões para a não concordância da substituição do Marco pelo Jesus e onde acabei dizendo-lhe que um dia ia perceber que não ia ganhar nada com o Jesus e se ia lembrar do meu comentário – provavelmente não vai… mas devia!
Não dou nenhum mérito a nenhum dos títulos de campeão ganhos pelo Zazuz no Vergonhoso. Nem dou grande mérito aos outros títulos que lá ganhou, tal como não dou grande mérito à Supertaça que ganhou com o Sporting. Quase tudo o que ganhou no Vergonhoso ganhou com colinho. A Supertaça foi ganha a um Vergonhoso de rastos, acabado de chegar de uma digressão ridícula nas Américas e com um clube e um treinador às apalpadelas a ver se percebiam como encaixar as peças do puzzle que tinham à sua frente.
No entanto reconheço que merecia ganhar o campeonato no 1o ano que nos treinou – apesar de achar que no resto deixou muito a desejar com a excepção da Taça de Portugal, onde fomos gamados em Braga, depois de já o termos sido com o Vergonhoso em Alvalade – mas, ironia das ironias, foi exactamente o que o fez ganhar no Vergonhoso que lhe tirou o campeonato em que tinha todo o mérito em ter ganho connosco. São as voltas do destino, quando se trabalha em meios obscuros e não se é sério – eu não acredito que o Jesus não saiba das trafulhices que se fizeram no seu antigo clube e só quem sabe que foi beneficiado de uma determinada maneira é que se contém quando é prejudicado, constantemente, pelo mesmo sistema que o beneficiou.
Posto isto, vou deixar o Jesus de lado… Este ano, como já disse aqui, fiquei a pensar que íamos lutar pelo título até ao fim – pelo bom trabalho feito no defeso em termos de aquisições e pela postura do Jesus e do Bruno de Carvalho. Tudo indicava que todos os erros do passado recente tinham servido para se aprender alguma coisa e corrigir posturas e atitudes. Mas o que está tão entranhado custa a sair e aos poucos foram-se vendo, aqui e ali, o retomar dos mesmos erros. Já tinha perdido a convicção que o Zazuz me fosse fazer engolir as palavras, mas ontem fiquei convencido que ainda não é este ano que vamos ser campeões – por mais que adorasse que o Zazuz me “humilhasse”.
Não foi só o jogo com o Braga. Não pode ser um jogo a decidir se um treinador, ou um jogador, é suficientemente bom para continuar ou não, ainda que haja sempre aquele jogo onde o copo transborda! Jesus é o que é, e é o que é há muito tempo. Não é no Sporting diferente do que foi no Vergonhoso, nem foi no Vergonhoso diferente do que foi no Benfica do Norte! Jesus é excelente a ensinar e a trabalhar os jogadores individualmente. É bom a montar equipas e a fazer planos de jogo contra equipas mais fortes. Mas, por exemplo, é muito fraco a mexer na equipa durante o jogo. É um treinador casmurro, que tem os seus jogadores fetiche, que jogam sempre, estando bem ou mal, como tem as suas ovelhas negras que, joguem bem ou mal, pouco contam. É um treinador que olha às idades e às origens dos jogadores – por mais que digam o contrário, todo o historial dele diz isso! É um treinador que não sabe motivar os jogadores. Antes pelo contrário, sabe desmotiva-los como poucos. Quem está no lote das ovelhas brancas, aguenta, aprende e vai-se motivando jogando. Quem está no lote das ovelhas negras custa a aguentar, custa a aprender e vai desmotivando. O resultado disto é que jogam sempre os mesmos porque o treinador só confia naquele grupo das ovelhas brancas! Não pode haver gestão do plantel assim…
Fizemos uma excelente primeira parte com a Juventus e conseguimos o mais difícil: ir para o intervalo em vantagem e obrigar o colosso italiano a abrir e dar tudo por tudo para não perder o jogo – e assim ficar em desvantagem. Era uma 2a parte perfeita para o Doumbia. E que faz o Mestre? Mete o Doumbia a aquecer a 2a parte toda e coloca-o em campo depois que a Juventus chega ao empate e se volta a fechar na defesa! Nem falo no resto… Isto para mim chega!
Com o Braga, depois de Porto e Benfica terem jogado, jogando com uma equipa que teve muito menos descanso que nós, só podíamos ter entrado ao ataque e forçar o mais cedo possível uma vantagem que nos garantisse a vitória. Tivemos a sorte de um erro colossal do Xistra nos ter impedido de estar a perder o jogo e conseguimos chegar primeiro ao 1-0. Depois disso a equipa perdeu-se. Percebeu-se depois porquê quando disse na CI que tinha dito aos jogadores que “íamos marcar primeiro e depois era preciso saber segurar oresultado”. Não sabemos fazer isso – talvez o treinador possa explicar porquê. Toda a gente no estádio percebeu que cada minuto que passava o Braga estava mais perto de empatar. Toda a gente menos quem tinha de perceber isso! E foi o que foi…
Simplesmente, não acredito que este homem nos guie ao título que tanto queremos! Sim, vamos “SÓ” a 4 pontos do Porco… mas vamos a muito mais distância deles em termos de vontade de sermos campeões. Talvez a uma distância demasiado grande! Os andrades têm atitude de campeão e jogam sempre no limite do que a equipa dá. A equipa não dá mais que isto, que temos visto, mas dá sempre “isto”. Seja com o Sporting, seja com o Mónaco, seja com o Chaves, seja com o Moreirense. Não dão meio “isto” ou 3⁄4 de “isto”. Entram para ganhar o jogo e dão tudo por isso, com as limitações que têm. Quem assiste aos seus jogos, seja adepto ou não, percebe isso. Estão em campo com um objectivo: ganhar o jogo.
O Vergonhoso atravessa uma fase muito similar à fase que atravessou quando o Sonso chegou. Estão meio perdidos. Não apresentam um futebol de qualidade e nota-se alguma desorientação na equipa, além de alguns jogadores em muito má forma. Parece que estão, novamente, com dificuldades a montar o puzzle. Não fossem as ajudas externas e estariam provavelmente já a uma distância que já não os permitiria lutar pelo título – aliás, exactamente como aconteceu há 2 anos, onde foi a APAF que nunca os deixou ficar a mais dos 7 pontos de distância. Se mantiverem esta distância vão manter-se na luta pelo campeonato pois a equipa irá encontrar-se – mais tarde ou mais cedo o Sonso vai montar o puzzle – e passar a praticar um futebol melhor – provavelmente com a entrada de 2 ou 3 jogadores em Janeiro. Depois a APAF dará a ajuda necessária para se aproximarem.
Nós temos feito mais jogos sofríveis do que bons. Vários jogos foram ganhos “in extremis”. Em muitos jogos não temos tido a atitude de campeão que marca a diferença e que o Porco tem tido – o mais evidente de todos foi em Moreira de Cónegos. Na CL parece haver muita motivação mas no campeonato parece muitas vezes que os jogadores estão a jogar por favor e com um futebol de uma previsibilidade arrepiante. É, para mim, óbvio que falta quem os motive – coisa que há de sobra no Porco! Além disto, chegamos ao início de Novembro com mais de meia equipa no estaleiro e o resto de rastos, pela simples razão que não há a mínima gestão do plantel – plantel esse que é o melhor da era Bruno de Carvalho.
Resumindo, temos um Porco forte e estável, temos um Vergonhoso perdido mas à procura do seu caminho e que não descolou até agora, e temos um Sporting sofrível, espremido até ao tutano e em ligeira queda interna – 3V e 3E nos últimos 6 jogos, sendo que o único jogo onde jogámos decentemente para o campeonato foi com o Chaves! Sendo que qualquer jogo fora requer uma atenção especial para que qualquer um dos candidatos não seja derrotado, as 8 saídas mais difíceis são, na minha opinião: as 2 idas aos campos dos rivais, Pedreira, Madeira, Vila do Conde, Bessa, Guimarães e Chaves. Teoricamente mais ou menos por esta ordem – é sempre um pouco relativo porque depende do momento das 2 equipas.
O Porco, que leva 4 pontos de avanço a nós, já fez metade desses jogos, sendo que já foi à Pedreira (V) e a Alvalade (E) – duas das 3 saídas mais complicadas – tendo ganho também em Vila do Conde e no Bessa. Nós, que vamos a 4 pontos do Porco, só fizemos 2 dos 8 jogos, tendo ganho em Vila do Conde (sem saber como) e em Guimarães (provavelmente com o melhor jogo da época). Falta-nos tudo o resto – 6 das 8 saídas mais difíceis.
O Vergonhoso, que vai a 5 pontos do Porco e a 1 de nós, já fez 5 das 8 saídas mais difíceis, faltando-lhes as 3 mais complicadas: Dragão, Alvalade e Pedreira. Portanto, não vamos só a 4 pontos do 1o lugar. Há outros indicadores que nos dificultam o que resta do campeonato, desde o estado em que a equipa se encontra ao calendário que teremos de fazer face aos nossos rivais. Portanto, no início de Novembro o panorama já não é famoso.
Já há quem questione a continuidade do Jesus, apelando à sua substituição, coisa que, nesta altura, acho muito complicado. Depois da má época do ano passado, defendi que era uma boa altura para se proceder à substituição do treinador, até pelas notícias que indicavam que ele estaria disposto a sair – ou até estaria a forçar essa saída. Penso que tinha sido uma boa solução para ambas as partes até porque havia a possibilidade de se fazer a coisa sem que ninguém tivesse que dar a face. Saia do Sporting e ia para outro clube e ninguém tinha de ser despedido ou indemnizado.
Nesta altura a coisa pia mais fino porque a acontecer será sempre vista como um despedimento, e um despedimento em cima do ego do Zazuz vai implicar muitos milhões no bolso dele e da equipa técnica dele – qualquer coisa na ordem dos 16M€, o que é uma exorbitância para um despedimento que acarretará também uma verba considerável para trazer um novo treinador. Sinceramente, não vejo qualquer viabilidade nesta solução. A não ser que vendam o Alan por uns 20M€, ou mais, e usem esse dinheiro para despedir o treinador. Seria resolver 2 problemas de uma vez! (é uma piada, não penso isto!)
A coisa passará por aguentar este flop sobrevalorizado até ao fim da época, sem levantar ondas, e depois arranjar um clube interessante que o queira e deixá-lo ir sem exigir nada. Não é o que eu gostaria que acontecesse mas parece-me ser o que será possível fazer, até porque é complicado agora arranjar um bom treinador pronto a entrar. Compreendo que manter o Zazuz será, muito provavelmente, hipotecar o resto da época e prescindir de, ainda, lutar por títulos este ano, além de prescindir de fazer uma longa pré-época para que o próximo treinador defina quem não tem realmente qualidade para ficar no próximo ano. Mas não creio que haja qualquer condição de, sequer, sonhar em despedir o homem. Quem o pede, nesta altura, fá-lo por impulso e não racionalmente e vendo tudo o que isso acarreta em termos de despesa para o clube. Infelizmente, esta é a realidade a que
o Bruno de Carvalho nos colocou quando renovou o contrato com o homem, nos termos em que o fez.
Posto que o Zazuz é para sair, muito provavelmente só no final da época, coloca-se a questão: e quem vem para o lugar dele? Que perfil de treinador se quer para o Sporting? Mantemos a aposta num português ou vamos tentar trazer alguém que terá, necessariamente, de ter um período para entender o que é o futebol português? Preferimos alguém já batido, ou alguém menos conhecido mas em ascensão? Em quem apostariam e porquê?
Como extra, e conforme prometi num post há umas semanas, deixo aqui a lista dos jogadores que vieram para o clube, por época, os valores pagos por cada um deles, incluindo o valor do passe, o valor de eventual prémio de assinatura e o valor da eventual comissão, com valores confirmados por fonte e pelo Sporting, excepto onde indicado que só está confirmado por fonte. Tenho outros valores mas são de uma fonte que não tem tanta credibilidade pelo que não os incluo aqui.
Contratações do Sporting na Era Bruno de Carvalho
Época 2013/14
Jefferson – 0,700M€
Gerson Magrão –
Vitor Silva –
Mauricio – 0,500M€
Slimani – 0,400M€
Freddy Montero – 2,365M€
Piris –
Welder –
Heldon Ramos – 1,250M€
Shikabala – 0,500M€
Salim Cissé – 0,750M€
Total: 5,065M€ (confirmados) 6,465M€ (semi confirmados)
Época 2014/15
Simeon Slavchev – 2,500M€
Ryan Gauld – 2,757M€ (80%)
Jonathan Silva – 2,515M€
Paulo Oliveira – 1,800M€
Oriel Rossel – 0,966M€
Naby Sarr – 1,005M€ (85%)
André Geraldes – 0,500M€
Ramy Rabia – 0,750M€
Ewerton Santos – 1,500M€
Tanaka – 0,750M€
Total: 15,043M€
Época 2015/16
Azbe Jug –
João Pereira –
ediNaldo Pereira – 3,010M€
Ezequiel Schelotto –
Marvin Zeegelaar – 0,690M€
Sebastian Coates – 4,973M€
Bruno César – 1,300M€
Alberto Aquilani – 1,000M€
Bruno Paulista – 3,500M€
Bryan Ruiz – 1,320M€
Teo Gutierrez – 3,938M€ (90%)
Hernan Barcos – 2,000M€
Total: 16,231M€ (confirmados) 21,731M€ (semi confirmados)
Época 2016/17
Beto Pimparel –
Douglas Teixeira – 1,150M€
Elias Tindade – 2,875M€ (50%)
Meli – 0,350M€
Radosav Petrovic – 1,000M€
Markovic – 2,000M€
Campbell –
Luc Castaignos – 2,775M€ (80%)
Bas Dost – 11,850M€
André Souza – 1,250M€ (50%)
Alan Ruiz – 8,044M€
Lucas Spalvis – 1,739M€
Total: 30,683M€ (confirmados) 33,033M€ (semi confirmados)
Época 2017/18
Romain Salin – 0,357M€
Jeremy Mathieu – 2,000M€
André Pinto – 0,800M€
Cristiano Piccini – 3,217M€
Stefan Ristovski – 1,225M€
Fábio Coentrão – 1,000M€
Rodrigo Battaglia – 4,500M€ (80%)
Bruno Fernandes – 9,690M€
Matheus Oliveira – 2,150M€
Marcos Acuña – 10,470M€
Seydou Doumbia – 7,200M€ (70%)
Total: 42,609M€
Valor para os 3 anos de aquisições do Zazuz: confirmadíssimos 89,523M€ (com os semi confirmados são 97,373M€). Falta o que se pagou pelo empréstimo do Campbell e os prémios de assinatura do Beto, do Schelotto, do João Pereira e do Jug. O total deve andar a bater os 100M€, sem os passar. Agora cada um tire as conclusões que quiser destes valores!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Novembro, 2017 at 17:04
Sim, é obrigatório ser campeão. A não ser que nos queiramos conformar definitivamente com a mediocridade. Mais que isso: é obrigatório dar-lhe guia de marcha se não o for. Orçamentos? Essa não vale também para o Moreirense e Braga? Tem condições únicas, plantel escolhido por ele, jogadores bem pagos e caros… Faça-se à estrada
8 Novembro, 2017 at 17:17
Não é um jogo que define uma época. No fim fazem-se as contas mas seria inconcebível ficar atrás do Braga.
Depois, volto a dizer, continuamos a ter o orçamento mais curto dos 3 grandes
8 Novembro, 2017 at 17:25
Se vamos pelo Orçamento o Sporting tem obrigação de fazer 90 pontos!!
Ou seja….tem obrigação de ganhar todos os jogos excepto com lampiões e tripeiros
A diferença de orçamento entre o Sporting e o braga é brutal…. já para não falar face aos moreirenses desta vida.
8 Novembro, 2017 at 17:30
Mas não pode ser assim, todas as equipas perdem pontos com outras de vez em quando.
Obviamente ficaremos à frente do Braga. E se temos o dobro ou o triplo do orçamento também num campeonato a dois deveríamos ganhar o dobro ou o triplo das vezes a eles.
Mas em jogos individuais isso não acontece.
8 Novembro, 2017 at 17:38
Eu sei que não podemos ir por ai, mas foste tu que puxaste a questão do orçamento —> “continuamos a ter o orçamento mais curto dos 3 grandes”
Posto isto não podes querer que o orçamento seja uma questão para desculpabilizar um 3º lugar (ficar atrás dos que têm maior orçamento) e depois não sirva para contrapor em relação às restantes equipas da Liga
8 Novembro, 2017 at 18:07
Pois claro, que não. No fim da época seria escandaloso ficar atrás do Braga.
8 Novembro, 2017 at 17:41
Olha então eu reformulo
Se só podemos almejar ser campeões quando tivermos o melhor orçamento explica-me porque raio estamos a pagar ao JJ como se fosse um dos melhores do.mundo… se o que intetessa é os orçamentos (apenas). Então que interessa o treinador? Acho que tem recursos humanos para potenciar e ser campeão. Se não o for ao fim de 3 épocas… ala.
8 Novembro, 2017 at 18:12
A verdade é que que ganha, normalmente, quem gasta mais.
O orçamento inclui o treinador. O que lhe pagas a ele não estás a gastar em jogadores.
Preferia ter um treinador de 20M se pudesse e cortar nos jogadores. Mas o mercado não é assim.
Por outro lado acho que estamos cada vez mais perto se mantivermos o plantel e o treinador.
Vale o que vale mas o JJ dizia isso mesmo: que deixou no benfica um plantel que foi o resultado de anos de trabalho.
Eu não acredito em mudar constantemente de treinador.
8 Novembro, 2017 at 18:12
Tu dás uma no cravo e outra na ferradura, conforme te dá jeito…
É inacreditável!
O argumento “orçamento” faz todo o sentido quando falas dos rivais – que são 2 – mas já não faz sentido nenhum quando falas do resto das equipas – que são 15!
Orienta-te!
Pensa bem antes de argumentares…
8 Novembro, 2017 at 18:14
Ó estupido do caralho, um jogo todos podem perder.
O que conta é no fim do campeonato. Vai lá ver onde costuma ficar o Braga
Se não queres perceber…
8 Novembro, 2017 at 21:46
Com orçamentos inferiores – teve SEMPRE orçamentos inferiores ao nosso! – já ficou à nossa frente…
Basta ver o ano em que ficámos em 7º… Provavelmente nesse ano tivemos o 4º orçamento mais elevado do clube. Tendo em conta que 2 dos que ficaram à nossa frente tinha realmente orçamentos maiores, os outros 4 tinham menores…
O orçamento é relevante se estivermos a comparar um de 3M€ com um de 15M€, ou com um de 30M€, ou se estivermos a comparar um de 15M€ com um de 50M€, ou se estivermos a comparar um de 50M€ com um de 150M€.
Se estivermos a comparar um de 50M€ com um de 60M€ não é relevante. Ou um de 4M€ com um de 5M€. Ou um de 90M€ com um de 110M€.
Há casos em que é relevante, e há outros em que não é.
Com 50M€ podes até ter melhor plantel que outro clube com um orçamento de 70M€. basta teres escolhido melhor, teres comprado bons jogadores mais baratos, teres putos da formação bons… É tudo um pouco relativo.
Por isso eu digo que com os quase 100M€ que se gastaram dava para termos grande plantel , se temos feito boas escolhas nos 2 primeiros anos como fizemos neste 3º ano.
Só isso…
8 Novembro, 2017 at 18:02
Inconcebível ficar atrás do Braga mas é “aceitável” não lhes ganhar em casa?!
8 Novembro, 2017 at 18:12
Claro!
Não percebes?
8 Novembro, 2017 at 18:14
Idem, também tu andas a ver se farejas falhas na argumentação?
8 Novembro, 2017 at 17:06
Mas isto é o Sporting ou o Belém? Já nos resignámos? Enfim… O Porco não pôde contratar jogadores novos (claro que tinha lá outros bons mas soube recicla-los e muitos de nós dizíamos que não valiam nada com outros treinadores). E no entanto aí está a comer a relva, com atitude de conquista e a querer ganhar o campeonato. Não o ganham há 4 anos… e nós?? Quando nos vamos capacitar que temos tanto ou mais direito que os outros?
8 Novembro, 2017 at 17:16
Apesar de tudo, eu ainda acredito que Jesus sai campeão.
Quando lhe dão jogadores (o que é diferente de o deixar coleccionar jogadores) põe as suas equipas a jogar a um nível altíssimo, difícil de bater.
É verdade que já perdeu o efeito surpresa e o gás inicial, mas não existe melhor treinador no mundo (sim, porque é o melhor treinador português e nenhum estrangeiro conhece o nosso campeonato como um portuguÊs) para ser campeão no Sporting.
Só não foi campeão no primeiro ano, porque os jogadores bloquearam inexplicavelmente em 2 jogos decisivos, pondo em causa o trabalho de uma época inteira. E eu valorizo imenso aquilo que jardim e marco silva fizeram, atenção.
Essa teoria do colinho no slb, para mim não pega. Chegaram a 2 finais europeias e batiam-se com o melhor porto deste século: falcão, james e hulk.
Se os jogadores fizerem o seu trabalho (eventualmente com um ou 2 reforços em janeiro) e quiserem muito serem campeões, não será por Jesus que não o serão.
8 Novembro, 2017 at 17:19
O que interessa é o JJ sair e depois quem vem? Soluções? Pois…
Ah não sei…”Mantemos a aposta num português ou vamos tentar trazer alguém que terá, necessariamente, de ter um período para entender o que é o futebol português? Preferimos alguém já batido, ou alguém menos conhecido mas em ascensão? Em quem apostariam e porquê?”
Obrigado, assim é fácil dar opiniões, limitamo-nos a apontar o que está mal, algo que até está à vista de todos, mas soluções tá quieto, perguntamos aos outros.
Miguel, este teu post teria tudo para ser pertinente se fosse feito numa altura em que os objectivos mais importantes da época estivessem hipotecados de forma prematura, e para já não estão, por muito que tu ou qualquer pessoa argumentem que este filme já foi visto em épocas anteriores, neste momento ainda estamos na luta, e queria frisar bem a palavra LUTA, pois o campeonato não é um passeio…daqui a umas semanas logo se vê se se confirma o cenário apocalíptico, até se pode confirmar e nessa altura não terei o mínimo problema em te dizer “tinhas razão”… mas para já seria bom o clube tentar ter alguma serenidade para reflectir bem sobre este momento, quais as causas para e que soluções encontrar para o ultrapassar.
Curioso, dizemos orgulhosamente que somos da raça que nunca se verga e no entanto, estamos em Novembro, a 4 pontos da liderança e já há muita toalha espalhada pelo chão deste estabelecimento…e não só!!
8 Novembro, 2017 at 17:36
Estou quase a imaginar:
Manda-se o JJ embora e depois faz-se uma petição pública para se mandar vir o Macaco… Esse pelo menos não pode ser acusado de não estar alinhado com o presidente.
8 Novembro, 2017 at 17:41
O Macaco? O Fernando Madureira? vem para treinador-jogador? 😀
8 Novembro, 2017 at 17:45
Vinha para partir tudo…
8 Novembro, 2017 at 17:48
Não é opção, vai ser castigado pelo IPDJ por 6 meses…
8 Novembro, 2017 at 18:20
Não discordo do que dizes.
Decidi fazer o texto porque a maioria das pessoas que comentaram aqui, desde domingo à noite, pedia a demissão do JJ e diziam que estavam fartos dele!
Basicamente foi para mostrar que eu também deixei de acreditar – explico porquê – mas que não concordo, e nem acho viável, que saia durante a época. E, já agora, gostava de saber quem acham que, saindo o JJ porque não se ganhou o campeonato, devia vir para o seu lugar… Tenho curiosidade em saber isso!
É verdade que nada está perdido nem ganho mas o caminho não me parece o melhor e há muitas semelhanças com erros do passado que custaram o estar afastados dos títulos todos em Janeiro! Aliás, o que ele fez depois de estar afastado dos títulos também foi decepcionante. Perdeu 5 meses de trabalho para esta época. O que é mais uma razão para eu não achar que é o homem indicado.
E cada vez acho mais isso…
8 Novembro, 2017 at 18:37
a maioria? Consegues quantificar?
8 Novembro, 2017 at 18:42
Consegue…
Só que vai demorar porque ainda está à procura das tais propostas que o Slimani tinha de 25M€ quando o Macaco era o treinador.
Dá-lhe tempo…
8 Novembro, 2017 at 21:49
Consigo!
Basta ler os posts “Bloco de Notas do Gabriel Alves” e “Dia Mau”…
Tu também podes quantificar. É só ir lá e ler a opinião dos tasqueiros…
8 Novembro, 2017 at 22:47
Não não,
Desafio te a IRES lá contar os users os posts e provares que a maioria, a grande maioria pedia a demissão do JJ. O treinador que apoias.
Tu fizeste a afirmação, prova-a!
9 Novembro, 2017 at 2:55
A Favor Contra
Leonidas Miguel
Pacheco Leão dos Fjords
Trolha brunovl
Sir Bobby Robson Luis Antunes
Adolfo Sapinho O Rugido (desde o inicio)
praidassim Zandonaide
Pavel Horvath JVL
JCSM
Bala 78
Jonnybalboa
Lulinha
Lion Up
Stan Valckx 5
Dreadbear
Gaspas
Rute Rockabilly
Rjp 999
Nalitzis
Stalley
Phil Babb
Mendes
Green Lantern
Ricardo Coração de Leão (mudou)
Tomás Skuhravy
jonascp
9 Novembro, 2017 at 2:57
Ficou confuso… 🙁
A favor são do JJ…
Leonidas
Pacheco
Trolha
Sir Bobby Robson
Adolfo Sapinho
praidassim
Pavel Horvath
O resto é contra!
9 Novembro, 2017 at 8:25
Meu, atira-te ao mar
9 Novembro, 2017 at 15:16
Porque?
9 Novembro, 2017 at 15:24
Para ver se lá encontras a tal proposta dos 25m€…
8 Novembro, 2017 at 19:09
Havia gente a pedir a demissão do JJ (e já agora do BdC) ainda ele não tinha assinado pelo Sporting, isso não é de agora, nem do final da época passada é de sempre, há muita gente que não ultrapassa o facto de JJ estar no Sporting porque nunca gostaram dele. Mas até aqui tudo bem, eu até compreendo.
Miguel, todo o respeito pelo teu texto pois imagino bem o trabalho que deu e longe de mim desvalorizá-lo, mas deixa-me desgastado continuar a ler pedidos de demissão de um treinador sem que se sustente opções para o que vem depois? quem vem a seguir? quem tem o perfil ideal? Muitos não sabem responder a isto e mesmo que alguns tenham ideia e até algum nome, nenhum deles será consensual.
Acho que a mensagem que tentaste passar, não foi transmitida da melhor forma e começou logo pelo “Zazuz”, que apesar de ser um preciosismo, retirou muita credibilidade ao teu texto, nota-se que está carregado de ódio ao JJ e isso, vais-me desculpar, mas toldou-te por completo o julgamento na elaboração deste texto, sobretudo num texto escrito a quente depois de um mau resultado e ainda para mais quando complementas com um comentário a afirmar que o JJ é pior treinador que Vitores Perereias, Sergios Conceições, Ruis Vitórias e afins…naturalmente, muita gente vai reagir mal e discordar, porque não temos o treinador mais incompetente de Portugal e ele já provou isso inúmeras vezes. O que temos um treinador com virtudes e defeitos, e mesmo nas poucas virtudes que apontas ao JJ, dás muito mais ênfase aos defeitos.
Eu não quero de forma alguma minimizar opiniões negativas ou positivas que têm do JJ, cada um sabe de si, porra mas custa-me imenso ler textos e comentários a exigir campeonatos, mas desistir dele às primeiras contrariedades e só porque já assistimos a situações semelhantes em anos anteriores, erradamente vamos pressupor que o desfecho será o mesmo.
8 Novembro, 2017 at 21:50
Eu fui um dos que disse que não queria o JJ ainda ele não tinha assinado.
Não tenho problema nenhum em assumir isso!
8 Novembro, 2017 at 17:27
No fim fazem-se as contas. Não apenas à classificação mas tendo em atenção como correu a época, os obstáculos ultrapassados e outras coisas como a valorização do plantel, o alinhamento com a política do próprio clube, relações internas e externas, etc,…muita coisa.
E não esquecer a necessidade de alguma estabilidade e aproveitar o crescimento dos jogadores, crescendo o núcleo duro todos os anos e não vendendo pérolas se possível.
Neste momento é preciso vender para manter as contas equilibradas porque também é um ano de aposta (que não tenho dúvidas que continuará mas acredito que com cabeça).
8 Novembro, 2017 at 17:29
Bart Simpson, só para ti
defendo/apoio o treinador do Sporting, jorge Jesus. Sei que comigo estão muitos sportinguistas e não é posts enviesados que vamos mudar de ideias.
🙂
8 Novembro, 2017 at 18:20
Tudo bem!
Nada contra. 😉
8 Novembro, 2017 at 18:21
Eu também o apoio enquanto ele lá estiver… Podes ter a certeza disso!
8 Novembro, 2017 at 18:54
Não, não apoias, este texto é um belo exemplo de que não apoias o treinador do Sporting. dizeres que apoias é hipócrita, deixa-me que te diga.
aliás, costumas usar muitas expressões como: não entendem, não compreendem, como se estivesses a falar de verdades absolutas e os outros, aqueles a quem te diriges fossem uns coitadinhos que não atingem, (olha, outra expressão tua)
E que tal: (não concordam)?
achas possível, que existam pessoas que não concordem contigo?
8 Novembro, 2017 at 21:54
Apoio enquanto ele lá estiver.
Por isso sou contra ele sair a meio da temporada.
Começou a época, é para acabá-la.
Isso não impede que eu ache que ele não tem mãozinhas (na realidade não são mãozinhas mas cabecinha) para nos levar ao titulo!
E, só para te relembrar, já aqui escrevi a defender o bom plantel que temos.
Se o JJ conseguisse passar a fibra que o SC passa aos jogadores do Porto, íamos só com vitórias a esta hora no campeonato. Alguma vez tínhamos empatado com o Moreirense? Ou com o Braga? É o que eu acho…
8 Novembro, 2017 at 17:33
Que post vergonhoso
Meu caro enquanto houver vouchers, emails, putas, sms vou parar por aqui, ninguém tem argumento válido para criticar o treinador e muito menos o presidente
Ate ao pé coxinho o ano passado no mínimo tínhamos ficado em 2º não fosse a merda de roubalheira
e eu nem gosto de escrever caralhadas mas isto tira um gajo do sério
no 1º ano se tivéssemos feito 300 pontos eles faziam 301, tá sa gozar com isto ou quê?
Enquanto o jogo nao for limpo devia era estar calado para não escrever tanta parvoíce
8 Novembro, 2017 at 17:46
“vouchers, emails, putas, sms”
Tudo culpa de JJ… e do Alan!
8 Novembro, 2017 at 18:22
Não deves ter lido o texto…
Convinha leres!
8 Novembro, 2017 at 17:38
…
8 Novembro, 2017 at 17:40
Bela união Sportinguista… Assim seremos campeoes… sem duvida (not)
8 Novembro, 2017 at 17:47
pela brilhante lógica da “União” a todo o custo…. na tua opinião fizemos mal em não estarmos unidos no tempo do godinho, certo??
Ou o tema “união” só é importante agora?
8 Novembro, 2017 at 17:48
Queres mesmo comparar os momentos??? É que não tem nada a ver… ddaaasssseee
8 Novembro, 2017 at 17:47
Numa altura que precisamos estar mais unidos do que nunca… sai este post mesmo ao nivel do CM…
Será que precisamos disto?
8 Novembro, 2017 at 17:49
Enquanto houver quem ache que estar unidos com um Godo ou um Carvalho é a mesma coisa…
8 Novembro, 2017 at 17:54
Estes momentes bipolares deixam-me enervado….
8 Novembro, 2017 at 21:55
Estar unido, ou dizer sim a tudo?
9 Novembro, 2017 at 3:00
Outra mentira como a dos 25m€ pelo Slimani quando o JJ chegou…?
8 Novembro, 2017 at 17:49
Os resultados ditarão o futuro de JJ, mas todos sabemos que a estrutura do Sporting não presta para nada, não temos força para implementarmos novas leis no futebol português, agora o Sporting também não pode nem deve pagar um ordenado tão chorudo a um técnico . O futebol português não comporta isso. Se tivessemos que substituir o treinador ia por um homem da casa que conhecesse bem os jovens e que fosse sério, com a formação que tem apostava em Tiago Fernandes.
8 Novembro, 2017 at 18:24
Penso que ias queimar o Tiago apostando nele já…
8 Novembro, 2017 at 18:48
Tiago é um homem com muito caracter teve aprendizagens com Mourinho e Jesus dos quais paradoxalmente é amigo pessoal é da casa e do Sporting, ele está no ponto e com a força para tomar conta da principal equipa do clube. Qualquer treinador está sujeito neste clube a ir para a rua, pois a estrutura do Sporting não é garantia de vitórias para ninguém, mas tenho a certeza que ele tem pujança e boas ideias para colocar em prática neste clube. O Sporting necessita acima de tudo de qualidade e esta não tem idades.
8 Novembro, 2017 at 21:57
Eu também não acho que se deva ligar às idades. Ou se tem qualidade ou não. Mas não é uma questão de idade. É de experiência.
Mas posso estar enganado.
8 Novembro, 2017 at 17:51
Miguel, hesitei em responder, mas por respeito que trabalho que tivestes para escrever um texto tão longo, vou tentar uma resposta construtiva, mas sem deixar a ressalva que podias ter resumido o texto a uma ou duas frases: O Jesus não presta, o Jesus ganha muito dinheiro e gasta muito em contratações, o Jesus é para despedir no final da época.
Esqueces de variáveis importantes, como por exemplo, se ganhar o campeonato, e não apresentas ideias sobre como se deve processar a sucessão, qual o projecto que idealizas, apenas colocas interrogações… enfim, já vi isto tantas e tantas vezes.
Colo aqui a minha avaliação, que já estava escrita em resposta a uma solicitação tua num post anterior:
Miguel, já neste tópico, julgo que sem ironia, afirmaste que JJ é um bom treinador.
Como qualquer outro bom treinador tem defeitos e tem qualidades, não vale pena enumerar.
Fez coisas boas e coisas más, acertou algumas contratações e falhou claramente noutras.
Fez um bom e um mau campeonato.
Potenciou alguns jogadores, eventualmente poderia ter potenciado mais alguns.
É excelente nalgumas comunicações e uma verdadeira nódoa noutras.
Concluindo, para não tornar isto longo, está a fazer um trabalho bastante satisfatório, embora ainda bem longe do excelente.
É avaliação que faço em termos profissionais que é o que mais interessa, se a avaliação se entendesse para campos mais pessoais ou de personalidade, claro que a minha avaliação seria diferente.
Por fim, a utilização do termo zazus, quando te referes ao actual treinador do Sporting Clube de Portugal, admitindo que pretendes fazer critica construtiva, retira imensa credibilidade a tudo o que escreves. É a minha opinião e já num post anterior questionei isso. Agora se não queres ser levado a serio tudo, utiliza os termos que entenderes.
8 Novembro, 2017 at 18:05
Está aqui um bom comentário.
Acrescento a minha opinião. Jesus vai ficar (e bem) até ao final da época. O Sporting tem um bom plantel. Suficiente para realizar boas exibições e uma boa performance no campeonato português. Se isso não acontecer deve sair como outros já saíram e como deveria ter acontecido a época passada.
SL
8 Novembro, 2017 at 18:14
Concordo!
8 Novembro, 2017 at 18:35
Malcolm e Ireland Time…
A ideia do texto, que pensei que tinha ficado evidente no inicio, teve a ver com a quantidade de criticas ao JJ que, em Novembro de 2017, já existem quando no inicio praticamente era só eu a não gostar que fosse ele o treinador do clube.
Foi isso que me fez escrever o texto.
Expliquei também que este ano pensei que a coisa ia ser diferente e dei todo o beneficio da duvida ao JJ.
Já aqui falei sobre o plantel. Ao contrário de muita gente que questiona a qualidade do plantel e das 2as linhas, eu acho que o plantel é o melhor da Era BdC e que é uma boa base para ser trabalhado daqui para a frente.
Em relação ao JJ, não era intenção dizer o que eu faria, a não ser que eu não defendo a saída dele antes do fim da época como muitos escreveram aqui desde domingo à noite.
Era até intenção do texto que, quem defende já a saída do JJ, dissesse que tipo de treinador queria ou eventualmente mesmo quem!
Eu também acho que temos todas as condições para realizar uma boa época – um bom campeonato e lutar até ao fim por todos os títulos internos e até fazer uma boa EL. Não sei é se o JJ tem capacidade para trabalhar como deve ser este plantel. Eu acho que não tem… Outros acham que sim…
Vamos ver!
Eu pago para estar errado!
8 Novembro, 2017 at 18:37
Custa muito ser equilibrado!
O IT disse tudo o que um Sportinguista com 2 dedos de testa (e tendo em conta os milhões que foram já aplicados nesta solução) diria…
Quem continuar a menorizar o JJ nesta fase não só não ajuda nada como faz completa figura de parvo.
É que nem de Sportinguista faz… Mais ainda quando nem soluções aparentemente apresenta, a fazer fé no que disse o Malcolm pois não me dei ao trabalho de ler o que ai vinha!
Bom, nem lhes chamo soluções: Alternativa, vá!!! Nada!
O que interessa é dizer mal… fazer parte do “GOM” – Grupo organizado de más-linguas
8 Novembro, 2017 at 18:03
Post infantilóide. Parei de ler na 2.ª vez que escreveu Zazuz.
8 Novembro, 2017 at 18:31
Tás a dizer que “Zazuz” não é um argumento válido???
Ai…
8 Novembro, 2017 at 18:05
Lamento imenso mas, para mim, este post é patético….
8 Novembro, 2017 at 18:10
Há comentários que me parecem muito próximos do que penso. Este do Green Oasis é talvez aquele com que mais me identifico. Fundamentalmente porque aponta, de uma forma muito correcta, para aquilo com que discordo mais no texto do Miguel, ou seja, “o sofrer por antecipação”! Tento passar por cima do “Zazus” (habituei- me ao JJ, grande jogador do Setúbal…), de alguma contundência que usa. Não sou um fã particular do nosso treinador e no momento presente, o estado físico de alguns jogadores aumentou esse distanciamento. Mas é muito cedo para deitar a toalha ao chão. Apreensivo não deixo de estar mas apenas isso.
Se há alguém que na desilusão de momento, estará igualmente connosco, é BdC e, como muito bem disse o Leonissimo, acredito que deve conter o conhecido despesismo de JJ. Espera-se que os dois, em necessária sintonia, ainda nos possam trazer a alegria que ambicionamos.
Gostei igualmente das intervenções da Maria Ribeiro e do Nuno, o Crente, com o seus habitual e emérito sentido de humor. E outras mais que, não estando de acordo com o Miguel, foram minimamente respeitosas.
Chamar lampião a um Sportinguista porque não concordamos com a sua opinião é, para mim, das coisas mais abjectas! Esta intolerância não pode caber no nosso relacionamento neste espaço.
Democracia invoca-se muito, usa-se pouco…
E nesta minha última frase não predomina a idade…
SL
8 Novembro, 2017 at 18:15
Depois da forma “respeitosa” com que tratou o treinador do Sporting estavas à espera do quê?!
8 Novembro, 2017 at 18:24
Tiago, pode criticar-se sem entrar na ofensa.
Mesmo que não se entre em grandes considerações, um
“discordo redondamente” ou algo parecido, mostra a nossa negação.
Já o disse: chamar lampião a um sócio ou adepto do nosso Clube, não me entra na “pinha”.
8 Novembro, 2017 at 18:27
Ele não o fez com o treinador do Sporting…porque é que os outros têm de o fazer?!
8 Novembro, 2017 at 18:36
Ok, leve a taça. Mas a da Liga. Deixe a de Portugal para o Clube.
8 Novembro, 2017 at 18:41
A ideia não era essa. É a maneira como sempre o tratei, pelos erros linguísticos dele. Mas tudo bem, aceito que no texto não devia ter colocado assim.
De qualquer maneira já vi e ouvi o Jorge Jesus 🙂 dizer coisa que desrespeitam o clube e nunca te vi ou ouvi a criticá-lo.
Deve ser porque és mais fã do Jorge Jesus que do Sporting… Não vejo outra razão!
😉
SL
8 Novembro, 2017 at 18:46
Não vês porque és cego…mas isso já todos repararam pelo texto…
😉
8 Novembro, 2017 at 18:48
Auch…
(e nem era para mim)
8 Novembro, 2017 at 19:13
Miguel, também já ouvi um treinador a desafiar um presidente a ser frontal em plena conferência de imprensa (e a tinta que isso fez correr nos CM desta vida) e ainda hoje ele é idolatrado…
8 Novembro, 2017 at 19:25
E a diferença é?
O que acusaram o Marco – bem ou mal nem interessa agora discutir – de fazer já o sr. Jorge Jesus fez 10 vezes em cada época e em pior e continuam a idolatrá-lo… Inclusive quando rebaixa um clube centenário abaixo dele!
Enfim… Vai sempre haver gente a usar os mesmos argumentos para atacar uns e defender outros sem perceber a incongruência que isso é!
8 Novembro, 2017 at 19:51
Um “humilhou” o clube porque dizem que sim, o outro criou um mau estar enorme que deu o combustível necessário para comunicação social a destabilizar o clube ao longo da época…os outros é que são incongruentes claro…Chama uma pessoa de puta antes ela te chame a ti.
8 Novembro, 2017 at 22:02
Mas tu sabes isso?
Foi mesmo assim?
É que eu conheço uma das pessoas do staff do Marco e sei o que se passou e porque se chatearam… E sei tudo o resto!
E sei o que os jogadores diziam do Marco.
Portanto, sei que 90% do que se disse são balelas. Como ficou provado no julgamento do José Eduardo, que foi um pau mandado e fez uma figura triste no meio disto – o gajo que é grande sportinguista!
Enfim…
8 Novembro, 2017 at 22:07
Não adianta Miguel….
Não vale a pena entrares por ai.
Ainda não percebeste que a versão oficial é que Marco Silva é um fdputa e sonso e que era um cavalo de troia que queria lixar o presidente?
P.S. Curioso é que o “cavalo de “Troia” deu-nos o unico titulo nos ultimos 10 anos para alem da Supertaça que ganhámos com o JJ, porque….. Marco Silva ganhou a taça
8 Novembro, 2017 at 22:40
Ai se o MS chegasse à apresentação e dissesse “agora sim há 3 candidatos ao titulo”
Ou se fosse para as conferências de imprensa pedir jogadores.
Só ao JJ é qur nao se diz que os reforcos tao na B, nem se chama a atenção de nads. Cada CI ha um rebaixamento do Clube, ou de jogadores.
8 Novembro, 2017 at 22:55
sabes diz….
não é que eu acredite no que ias dizer 🙂
mas diz, farto de Octávios estou eu
8 Novembro, 2017 at 22:57
Agradeço que não mistures assuntos, o que falei foi isto:
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2014-12-21-Como-treinador-prefiro-criticar-ou-elogiar-os-jogadores-cara-a-cara
Depois disto foram escritas dezenas de noticias, feitas dezenas de interpretações, foram feitos “n” programas a escrutinar todas estas palavrinhas e tudo foi compilado e utilizado como moeda de arremesso contra nós.
O que é que o Zé Eduardo é para aqui chamado? Falei nele por ventura? esse é outro que pode ir morrer longe…
9 Novembro, 2017 at 3:18
Eu sei Ricardo Coração de Leão!
Quem apoiou ou gostou do trabalho do Marco fica marcado para sempre aqui. Nem consegue chegar ao nível de sportinguense…
brunovl
Tudo o que acusaram o marco de fazer o Jesus fez 10 vezes por época e em pior, e ainda rebaixou o clube várias vezes colocando-o abaixo dele.
Não acredito que as pessoas com cérebro não vejam isto. As outras, claro…
Green Oasis
Lembro-me disso e sei bem do que falavas.
Tu achas isso mal.
Eu não vejo mal nisso. Fizeram uma pergunta e ele respondeu sem beliscar ninguém. Disse qual era a postura dele como treinador e quando insistiram no post do BdC ele limitou-se a dizer que não ia comentar.
Não vejo aqui um pintelho em que possam pegar-lhe. Mas claro, é um Sonso, tinha uma Agenda, e o diabo a sete!
Este gajo…
… ao 1º ano de treinador subiu o Estoril tendo pegado nele abaixo da linha de água,
… ao 2º ano colocou o Estoril nas provas europeias pela primeira vez e bateu a melhor classificação do clube,
… ao 3º ano colocou o Estoril nas provas europeias novamente e voltou a bater a melhor classificação do clube,
… ao 4º ano conquistou uma TP – o unico troféu relevante do Sporting em 10 anos,
… ao 5º ano foi campeão na Grécia batendo todos os recordes do clube
… ao 6º ano pegou num clube moribundo em Inglaterra, sob a desconfiança de TODA a gente, e foi elogiado por TODOS pelo trabalho realizado, quase conseguindo salvar o clube da descida de divisão,
… ao 7º ano continua em Inglaterra e continua a fazer um trabalho elogiado por todos!
Quem era o Jesus ao fim de 7 anos de treinador?
Onde andava ele?
Que ganhou o Jesus antes de chegar ao clube dos vouchers, do colinho, dos emails, dos padres, das missas e dessa corrupção toda?
E o treinador que o substituiu nesse clube, fez o mesmo que ele ou foi um desastre e não ganhou nada?
Quanto falta para fazerem o JJ Futebol Clube? 😉
O José Eduardo só veio à conversa porque foi aí que se pode provar se o que diziam era verdade ou mentira… E parece que se provou que era mentira! Azar do caralho!
9 Novembro, 2017 at 3:25
Esqueci-me de dizer que ao 4º ano esteve com uma equipa na CL, onde se teve de bater com o campeão Inglês que era treinado pelo Mourinho e com uma equipa alemã das melhores – equivalente agora a um Dortmund ou Leipzig – e só não passou a fase de grupos porque foi gamado – como TODA a gente sabe e reconheceu na altura!
Podia lembrar também que na Alemanhã jogou mais de meia parte com 10 e mesmo assim bateu-se até ao fim e só não conseguiu o empate… tu lembraste. E em Alvalade fizemos um grande jogo, com um dos golos mais fantásticos de sempre, onde a bola correu toda a equipa várias vezes sem os alemães cheirarem até a metermos lá dentro!
Mas era um sonso!
E a agenda? Foda-se! A agenda…
9 Novembro, 2017 at 7:45
Miguel quem falou em agendas foi o Zé Eduardo, não foi o Green Oásis por isso convém não misturar as coisas…tudo o resto são fait divers
9 Novembro, 2017 at 9:15
Se souberes tanto disso como da proposta do Slim de 25m€ quando o JJ chegou…
👿
8 Novembro, 2017 at 18:11
Post vergonhoso.
E ainda não passei pelo post que lambe os tomates ao PPC, que não deve faltar aqui neste espaço.
Enfim.
8 Novembro, 2017 at 18:17
Alguém lambeu os tomates ao PPC?
Não me parece que tenha sido aqui…
8 Novembro, 2017 at 18:17
Agradeço ao Miguel por este post e ao Cherba por o publicar.
Era preciso bater em alguém anti-JJ depois da carniça com que eles se banquetearam de Domingo para cá
8 Novembro, 2017 at 19:00
🙂
8 Novembro, 2017 at 18:25
Miguel, achas que está na hora do Jorge Jesus ir embora. Tudo bem, é a tua opinião e até a tentaste sustentar. Mas não achas que houve uma melhoria substancial a nível de futebol desde que ele entrou? Não achas que de ano para ano vamos cada vez mais solidificando o nosso estatuto no futebol português e até mesmo lá fora? Não fomos campeões? é certo… mas queres apostar comigo que se para o ano o Guardiola pegasse no braga não era campeão? Antes de se avaliar o resultado deve-se sempre, sempre avaliar o processo, pelo menos para mim é isso que é correto.
Quanto aquilo que contra a juventos o Doumbia devia ter entrada ou que contra o braga já se estava a ver no que ia dar, vou repetir o que digo aqui muitas vezes: falar à posteriori é muito fácil, assim somos todos treinadores.
8 Novembro, 2017 at 18:58
Não acho!
Digo isso no texto!
Achei que não devia ter vindo.
Achei que devia ter saído no fim da época passada, quando quis sair.
Não acho que deva sair agora.
Acho que deve sair no fim da época, se não ganhar o campeonato. Eventualmente até se ganhar!
Acho que o nível de jogadores que ele teve ao dispor os outros não tiveram. Não comparo o nível de futebol dele nem com o Jardim, que apanhou uma equipa vinda do 7º lugar e 9M€ de reforços, nem com a equipa do Marco, que teve 16M€ de reforços mas nem um jogador escolhido por si. Não é justo, não é aceitável, que se faça essa comparação.
Dos 35 jogadores vindos de fora, o JJ escolheu mais de 30. Gastou, em 3 anos, quase 100M€ em jogadores e tem os 3 orçamentos mais caros da história de mais de 100 anos do clube.
Não dá para comparar com nada nem com ninguém porque NUNCA se saberá o que outros poderiam fazer com o que foi colocado à disposição deste treinador.
Dá simplesmente para tentar avaliar o que isso representou para o clube.
Se quiseres podemos debater isto.
Acho que temos melhorado menos do que o investimento de quase 100M€ em jogadores poderia supor. Acho que o plantel não melhorou grande coisa do 1º para o 2º ano do JJ. Acho que o plantel melhorou bastante este ano – e mais ainda se o Adrien não tem saído.
Não entendo essa do Guardiola pegar no Braga. Falas do Braga que usa o Esgaio e o Jefferson que nós deitámos fora? Ou é outro Braga?
Que raio de comparação é essa? Mas nós somos o Braga? Pegas no Alan e no Dost e tens o plantel todo do Braga pago.
Podias perguntar se eu achava que o Guardiola pegando neste plantel do Sporting era logo campeão… E eu acho que era! Não acredito que empatasse com o Moreirense. Não acredito que empatasse com o Braga. Mas podia empatar com o Porto. Não acredito que precisasse de penaltis nos últimos minutos para ganhar ao Feirense e ao Setúbal.
O que eu falo depois, já falei antes ou durante… Se não o fiz, também não o faço depois. Mas, obviamente, tu não me conheces para saber isso… 😉
SL
8 Novembro, 2017 at 22:55
Concordo contigo quando dizes que não se pode comparar o futebol do Jardim ou do Marco Silva com o do Jesus porque o investimento é diferente. Tens toda a razão, mas para o investimento que está a ser feito agora foi necessário vender e potenciar jogadores para fazer dinheiro. E isso não houve melhor que o Jesus, é exatamente aí que quero chegar. Pegando nos teus números não ha grande diferença de custos entre o ao do Marco e o 1º do Jesus. O investimento começa aí porque foi aí que começamos a vender jogadores por verbas avultadas. Este tem sido um dos maiores contributos que o Jesus tem feito!
Acho que não percebeste bem a analogia do braga. podia dizer o braga ou o tondela. O que te queria dizer é que o Jesus chega a um clube que não tem nem plantel, nem estrutura, nem mentalidade para ser campeão, isto comparado com porto ou benfica. daí não achar que há uma obrigatoriedade em Jesus ser campeão assim do nada. Continuamos a falhar em momentos chave, é verdade, mas comparando o antes e após Jesus eu consigo ver uma melhoria, bem grande até.
9 Novembro, 2017 at 3:34
A diferença é que o JJ teve os jogadores que pediu e o Marco teve os que lhe deram…
A diferença, meu caro, é que dos jogadores que deram ao Marco, o Jesus não quis nenhum! Se isso não te diz nada…
Não fosse termos sido campeões europeus e ter TODOS os jogadores do Sporting no 11 base – mais o input que ter 10 jogadores da formação nos 14 da final deu ao Clube – e não tinhas vendido nem o João Mário, nem o Slimani, pelo dinheiro que se vendeu. Foi o Europeu que fez colocar os olhos no Sporting. E o Slimani já vinha referenciado do ano anterior – da CL com o Marco. Mas é óbvio que ele – por muito mérito dele próprio também – melhorou com o Jesus. Já disse, e digo novamente, que o Jesus nisso é dos melhores.
O Inácio quando chegou ao Sporting também não tinha estrutura.
Essa coisa da estrutura é uma falácia. A estrutura que se falou tantos anos do Porco, e a que se fala agora do Vergonhoso, é a teia de corrupção que têm em todo o lado. O resto são balelas. Por isso é que eram e são campeões com qualquer merda de treinador que lá ponham. A “estrutura” garante as vitórias. Iam lá estar a pagar 6M€ a um gajo depois de perceberem que ganhavam com qualquer um…
8 Novembro, 2017 at 18:29
Espero que o Jesus me faça engolir as palavras, sagrando-se campeão plo Sporting… Mas acho que ele já deu o que tinha a dar ao clube.
Caso continuemos uma 3ª época a ver navios, espero que o mister tenha a dignidade de colocar o lugar á disposição e aceitar ir treinar um clube qualquer das arábias – ganhará bom dinheiro.
8 Novembro, 2017 at 18:36
Se existem mails e vouchers que nao nos deixam ganhar o campeonato (e que deram titulos a JJ) qual o sentido de pagar tanto a um treinador?
Nao poderiamos pagar menos e apostarmos noutro? Ja que os resultados seriam os mesmos…
8 Novembro, 2017 at 19:05
Bruno, custa-me a entender essa obsessão, não apenas tua e deste comentário, é comum a muita gente e a muitos comentários, com os valores pagos, seja ao treinador seja das contratações. Se alguém paga mais do que o mercado exige, é estúpido, mau gestor e provavelmente corrupto , tenho ideia, acreditando nos relatórios e contas que anualmente vão sendo aprovados, que a situação no Sporting a este nivel está equilibrada.
Se o facto de quem paga mais for sinonimo do sucesso, o PSG será o novo campeão europeu e Neymar o próximo melhor jogador do mundo, podem terminar já as competições.
Com a tua conclusão, pagar menos pois os resultados serão os mesmos, passas a critica para outro nível e já estas a criticar a gestão de BdC e Carlos Vieira.
Em todo o modo, acho que os salários pagos no futebol português, estão muito acima da realidade do país, mas havendo quem pague, quem recebe não se vai queixar.
8 Novembro, 2017 at 19:11
Nao sou obcecado com valores, quando o valor é justo. No caso do JJ nao acho que lhe paguemos o justo, acho que lhe pagamos demais.
Quanto à suposição de critica a BdC e CV é demasiado ridicula para levar a serio.
8 Novembro, 2017 at 19:19
Então se pagando menos obtinham os mesmos resultados, é uma critica a quem?
Quem recebe é que tem culpa?
8 Novembro, 2017 at 19:28
Quer dizer que quando criticas a exibição de um jogador estás a criticar o treinador?
8 Novembro, 2017 at 19:33
Não estas a criticar a “perfomance” de um trabalhador, estas a criticar a remuneração, quem fez o contrato e até o renovou, melhorando-o? Não foi o trabalhador de certeza absoluta, no máximo o trabalhador disse quanto queria.
8 Novembro, 2017 at 19:35
Nao. Tou a criticar o trabalhador que nao faz o suficiente para merecer o que lhe pagam.
8 Novembro, 2017 at 19:47
Lá está, se não faz o suficiente para merecer, provavelmente é falta de qualidade pois duvido que seja por falta de vontade, denuncias o contrato, se possível com justa causa, caso seja falta de vontade e partes de imediato para outro. Isso foi/é responsabilidade de quem, quer a avaliação inicial quer actual? É de quem fez o contrato, nunca será do trabalhador.
8 Novembro, 2017 at 19:36
Mas numa coisa tens razao, crítico a renovacao de contrato. Isso acho que era desnecessário
8 Novembro, 2017 at 18:44
Eu diria que o City Lion está de volta!
Mas não digo…
8 Novembro, 2017 at 18:59
Tu só dizes…
Debater ou ter ideias é que não é contigo…
8 Novembro, 2017 at 19:03
Debater… ou… DE BATER, como este post?
Agora perdi-me…
8 Novembro, 2017 at 19:17
🙂 (a piada não está má)
Mas perdido andas tu sempre… Qual é a novidade?
8 Novembro, 2017 at 21:45
Eu só numa pequena pesquisa, sem me ralar muito, desmontei essa treta de dizeres que o Slim tinha uma proposta de 25m€ qnd JJ chegou.
Imagina se eu começasse a debater…
8 Novembro, 2017 at 22:04
Desmontaste nada…
Pensas que! É muito diferente…
9 Novembro, 2017 at 1:20
LOL.
Assim desconversaria um Guerra…
9 Novembro, 2017 at 3:35
O Guerra nunca desconversaria assim!
É outro nível!
9 Novembro, 2017 at 3:41
Já encontraste a proposta dos 25m€ ou tá difícil???
8 Novembro, 2017 at 18:59
Este texto é duríssimo.
De qualquer forma, a grande verdade é que o Sporting está refém do Jorge Jesus, que sendo um bom treinador é muito teimoso e comete muitos erros, mas vale mais para o Sporting do que o simples treino e opções táticas. É a única pessoa na estrutura do Sporting que percebe os bastidores do futebol português. E não se ganham títulos sem influenciar nos bastidores.
O pessoal fica nervoso porque pensa a curto prazo e exige ao Jorge Jesus que ganhe um campeonato num clube que veio da pré-falencia e que ganhou pouquíssimo nos últimos 40 anos (não são só os 15 desde o último título de campeão).
Isto leva tempo… e no caso do Sporting vai levar muito tempo. Não se pode é parar que equivale dizer libertar o Jesus para daqui a 2 anos estar no FCPorto como está predestinado pelo Pinto da Costa e provavelmente pelo próprio Jesus que nunca aceitou a cláusula anti-rival.
8 Novembro, 2017 at 19:17
Não vejo onde o texto seja duro… Talvez em chamar-lhe Zazuz – que já assumi que não devia ter feito no texto.
Eu não NUNCA vi o JJ como o treinador fantástico que muitos agora vêem, e muito menos como um dos melhores do mundo como ele se julga. Digo no texto que não lhe dou mérito pelos campeonatos do colinho que ganhou no Vergonhoso – posso tratar o Benfica assim? Não faz mal?
O campeonato que ele devia ter ganho, como digo no texto, foi no 1º ano que esteve no Sporting. Aí sim, era merecido, apesar de ter feito muita merda e ter andado a cantar de galo demasiado. Mas a equipa jogava muito à bola e era TOTALMENTE merecido.
O Octávio percebe tanto ou mais de bastidores que ele.
Um dos problemas do JJ é que sabe bem como ganhou no Vergonhoso – limpinho, limpinho – e sabe bem o quanto é difícil que o Sporting ganhe, com ele ou sem ele. Um gajo que diz o que ele disse do Xistra, depois do que o Xistra fez no Sporting-Braga, para mim nunca valerá nada porque é um dissimulado! O Xistra perdoou a expulsão ao Esgaio ainda na 1ª parte – só levou amarelo à terceira entrada para amarelo. Perdoou um penalti ao Braga por falta sobre o B. César. Ao intervalo podia estar 1-0 e o Braga a jogar com 10. Depois anula aquele lance de golo ao Braga. Perdoa um penalti claro com o vodka mais puro sobre o Podence que dava o 2º amarelo ao Raul Silva. Se fosse só isto, nesta altura tínhamos 2-1 e o Braga a jogar com 9… com 40 minutos para jogar! Qual era a probabilidade do Barga nos meter mais 2 golos? Havia alguma? E o gajo vem dizer que o Xistra – que foi um dos que lhe tirou o tal campeonato no Sporting com a arbitragem do Guimarães-Benfica, onde perdoa a expulsão ao Eliseu aos 15m e 3 penaltis ao Benfica – é um bom árbitro e que só ficou um penalti por marcar?
Aceitava que o gajo ficasse calado mas dizer isto é demais… É gamado constantemente pelo Jorge Sousa e pelo ASD e está sempre a lamber-lhes os colhões! Isto é normal? E é este homem que querem que nos leve aos títulos?
O PC já percebeu que o JJ é um flop! Escreve o que te digo…
8 Novembro, 2017 at 21:04
Oh Miguel voc~e sabe que Xistra vai apitar mais jogos do Sporting sw calhar até algum do título acha que faz sentido dizer mal dele nesta altura ? Realmente agora o Miguel demonstrou que não percebe nada disto. Jesus pode ter muitos defeitos mas na matéria de árbitros sabe mais a dormir que o Miguel acordado. Só que isto não é o carnide.
8 Novembro, 2017 at 23:00
“Aceitava que o gajo ficasse calado mas dizer isto é demais… É gamado constantemente pelo Jorge Sousa e pelo ASD e está sempre a lamber-lhes os colhões! Isto é normal? E é este homem que querem que nos leve aos títulos?”
Qual foi a parte do “aceitava que o gajo ficasse calado” que não percebeste? Eu compreendo isso muito bem. Não pode dizer que o Xistra é uma merda ou que foi comprado, ou o que seja nesse tom. Agora, não se queixar de ser prejudicado e ainda elogiar o gajo é de bradar aos céus. E ele faz sempre isto porque está preso pelos títulos que estes mesmos árbitros lhe deram com o colinho!
O homem elogiar estes bandidos é chamar parvos a todos nós, adeptos do clube que os gajos gamam ano após ano. Ponto!
O Jesus pode saber mais histórias de árbitros que eu, sem duvida. Pode, não! Deve saber! Mas isso não tem ajudado o Sporting que tem sido mais gamado do que nunca! Isto é factual. Sempre fomos prejudicados mas como o temos sido desde que o Jesus cá está nunca vi. E vejo futebol com olhos de ver há 45 anos.
Eu fui jogador (só nas camadas jovens) e fui árbitro (fiz o curso 2 ou 3 anos depois de deixar de jogar). Deixei de arbitrar quando fui estudar para fora. Sei o que é arbitrar um jogo. A mim ninguém me come por parvo.
Sei que um árbitro tem o PODER de decidir quem ganha num jogo equilibrado sem que 90% das pessoas se apercebam disso. Sei que num jogo desequilibrado podes pôr a equipa mais forte a patinar.
Essa merda que só os lances de penalti e fora-de-jogo são decisivos é uma falácia que montaram há anos para os tontinhos. Esses lances só aparecem quando os outros não chegam para atingir os fins que se querem.
O Xistra fez a merda da arbitragem que fez por uma simples razão: ia com ela feita para não deixar o Sporting ganhar. Daí ter perdoado n entradas ao Braga na 1ª parte, inclusive 2 do Esgaio só lhe dando o amarelo à 3ª. gamou-nos um penalti. A coisa já estava a ser demais e então gamou aquele golo ao Braga. Assim o Sporting já não podia falar… Há o penalti sobre o Podence e nada! Era penalti e o Raul Silva ia para a rua. Quando o Sporting marcou, faltas a favor do Sporting deixaram de haver. No penalti, o gajo foi tão rápido a apitar que o Danilo ainda nem tinha caído no chão. Quando o Braga marca o 2º o gajo deve ter tremido todo. Por isso não dá depois o 2º amarelo ao André Pinto, num lance claro. E, of couse, foi super lesto a marcar o penalti sobre o Alan e nem quis saber se o lance do Doumbia era falta ou não. Tivesse o jogo empatado e nunca na vida marcaria esse penalti.
Para ver perfeitamente o que é um árbitro com uma encomenda, aconselho a ver o Benfica-Porto de 12 de Janeiro de 2014 (1º jogo pós morte do Eusébio) arbitrado pelo ASD. Aquilo foi gamar o benfica até ao 2-0 – que acontece num canto depois de um corte com a mão do Mangala que era penalti nitido. Depois daí, com o resultado feito, pensava ele, foi ao contrário e sempre a gamar o Porto. Para uma jogada com o Jackson isolado para dar um amarelo ao Matic e expulsa o Danilo num lance que era penalti contra o clube dos vouchers. Depois do 2-0 o ASD parecia uma barata tonta e foi erro atrás de erro. No fim do jogo o PC disse que o ASD não tinha condições para ser arbitro. Este jogo é perfeito para ver a desorientação de um árbitro por não conseguir “entregar” a encomenda…
8 Novembro, 2017 at 19:05
Miguel …..cresce e aparece!
Ah e deixa de ser Calimero!
8 Novembro, 2017 at 20:08
foda-se esta do calimero escrito por um gajo que fez uma dezena de posts a fazer queixinhas do arbitro num jogo onde o Sporting perdeu por culpa propria, é de bradar aos ceus.
Se um tem de crescer tu moço tens de te enxergar e começar a tomar memofante.
8 Novembro, 2017 at 20:32
Onde se lê “perdeu” deve ler-se “empatou”.
Embora o meu sentimento foi mesmo que ter perdido.
8 Novembro, 2017 at 19:11
OFF –
O jornal Ojogo na sua edição online acaba de anunciar um castigo nunca antes visto em Portugal. Segundo o jornal, “Fernando Madureira, líder da claque SuperDragões, de apoio ao FC Porto, foi castigado com uma multa de 2600 euros e a uma sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos por um período de seis meses, apurou O JOGO”. Em causa está o polémico cantigo alusivo à Chapecoense durante o encontro de andebol entre FC Porto e Benfica, realizado na última temporada, no Dragão Caixa.
O cântico alusivo à Chapecoense
Que fique bem claro que este cântico é vergonhoso e os seus responsáveis devem ser severamente punidos, como aliás se prepara para acontecer, segundo o jornal Ojogo. Ser apenas o líder da claque parece-me muito curto, até porque no vídeo haverá mais gente passível de ser identificada. De qualquer forma, parece-me também lógico que a liderança da claque tenha um castigo superior devido à responsabilidade que têm, mas os castigos não podem ficar pela cúpula da claques.
E os outros?
Este castigo acaba por ser um escândalo quando analisado à luz do que tem sido o comportamento das claques ilegais do Benfica senão vejamos. O cântico da Chapecoense ocorreu a 12 de Abril deste ano.
Três dias depois dos incidentes no Dragão Caixa as claques do Benfica simularam o som do very-light em partida de Futsal frente ao Sporting no Pavilhão da Luz.
Cinco dias depois do cântico dos Super Dragões sobre o avião da Chapecoense, as claques ilegais do Benfica cantaram isto no Pavilhão da Luz:
Quatro dias depois, a 22 de Abril um elemento dos No Name Boys atropelou mortalmente um adepto do Sporting nas imediações do Estádio da Luz.
Na acusação do MP pode ler-se coisas como estas:
-“O ministério público e a juíza de instrução criminal não têm dúvidas: Luís Pina quis atropelar o italiano Marco Ficcini e outros quatro adeptos Sportinguistas apenas por ódio clubistíco”
-“Segundo o ministério público, Luís Pina arrastou o corpo de Marco Ficcini por 15 metros, passou por cima e ao sair do carro e verificar que se encontrava um corpo estendido, abandonou o local negando auxilio à vitima.”
No dia seguinte ao atropelamento de Marco Ficini, e antes do começo do derby entre o Sporting e o Benfica as claques ilegais do Benfica cantaram isto:
E nem vale a pena recuar mais no comportamento desta gente quando ainda este fim-de-semana voltaram a mostrar os seus créditos em Guimarães e em Braga como já mostrei (aqui).
Estamos a falar de 4 casos que ocorreram em Abril deste ano:
12 Abril – Cântico Chapecoense
15 Abril – Simulação som very-light no Pavilhão da Luz
17 Abril – Cântico Very-light Pavilhão da Luz
22 Abril – Atropelamento mortal de um adepto do Sporting
23 Abril – Cântico Very-light Estádio de Alvalade
Perante todos estes casos o IPDJ só instaurou um processo, o de Fernando Madureira.
O Estado da vergonha
Mais uma vez reitero a minha concordância com o castigo aplicado a Fernando Madureira, mas esta decisão enquadrada à luz do que têm sido os acontecimentos recentes é uma vergonha. O que o IPDJ está a dizer é que quem é ilegal não leva castigo e que está na legalidade será fortemente punido.
O IPDJ está a proteger aqueles que estão na ilegalidade e no fundo a incentivar as restantes claques a adoptarem o mesmo comportamento. E recordo que estamos perante um instituto tutelado pelo Estado Português.
Perante isto, Fernando Madureira está a ser fortemente incentivado a tornar os Super Dragões uma claque ilegal. De que lhes serve estarem inscritos e identificados no IPDJ se isso só os prejudica? Se os No Name Boys e Diabos Vermelhos insultam, roubam, agridem e matam sem que nada lhes aconteça, por estarem sob o manto da ilegalidade, porque raio é que as outras claques irão cumprir a lei?
Onde está o Estado? Onde está a Liga? Onde está a FPF do senhor do “basta”? Esta gente anda a brincar com os portugueses. Ainda recentemente o Governo reuniu em Conselho de ministros extraordinário para analisar os casos de violência na noite. Quanto toca ao futebol e particularmente a casos relacionados com o Benfica não há coragem para intervir. Até quando os portugueses aceitarão isto?
8 Novembro, 2017 at 19:29
ai zazuz!
8 Novembro, 2017 at 19:14
Estou tão cansado disso tudo, meu Deus como agora apercebo-me disso! É isso estou cansado, cansado de tudo o que envolve o Sporting C.P., cansado do Presidente, cansado do Treinador, cansado dos Jogadores, cansado dos Adeptos, enfim…cansado!
Já não tenho forças para discutir mais esses temas, estou cansado! Venceram-me pela insistência…por mim chega, não aguento mais…devíamos estar gratos por termos um Presidente como temos, mas não o problema é o facebook e agora a mulher, isso é que é importante. Devíamos estar gratos por ter um plantel como temos actualmente, mas o problema é o Alan Ruiz. Devíamos estar gratos por ter um Treinador decente, mas não devíamos ter é o Sonso, enfim cansado…
Não está tudo bem, NÃO! Mas podia estar muito, mas MUITO PIOR! Mas o problema é não termos ganho uns jogos difíceis, extremamente difíceis e com condicionantes, mas o problema é o Jorge Jesus! De todos as derrotas e empates que tivemos, apenas um resultado, apenas um é que não aceito, o empate com o Moreirense, de resto acho natural todos os outros, mas o problema é o Jesus, enfim…cansado…Não aguento mais, estou demasiado cansado…
Um dia que consigamos alterar as nossas mentalidades, um dia que nós Adeptos rememos todos para o mesmo lado avisem, que volto a correr…
8 Novembro, 2017 at 19:30
Totalmente de acordo contigo e acho que vou tentar fazer o mesmo.
8 Novembro, 2017 at 20:02
Todos estamos cansados, Pedro Filipe…
E a causa maior é a falta de títulos… no futebol.
O resto são… adeptos. Que, em muitos aspectos, são excelentes.
8 Novembro, 2017 at 21:56
dá vontade PF …. mas toalhas ao chão?!… comigo estão muito enganados!
Se tiver de lutar pelo Sporting até morrer …. assim o farei!
Sonhei muitos anos com o meu clube assim como está hoje …. durante muitos aos da minha vida…para agora embandeirar em tesões de mijo e estados de alma.
Arranjem projetos melhores e mais credíveis e ai sim convencem me …até … é com estes até ao fim!!
8 Novembro, 2017 at 22:11
“Se tiver de lutar pelo Sporting até morrer …. assim o farei!”
Essa vinda do gajo que deixou de ser sócio porque não gostava do presidente (godinho) é para rir!!!
vai-te encher de moscas!!!
8 Novembro, 2017 at 22:42
Ahahaha
8 Novembro, 2017 at 19:21
Resumidamente, acho que JJ fez coisas boas mas insuficientes até ao momento para justificar o investimento. Aquela primeira época foi excelente e perdida como sabemos. A segunda foi um desastre e a terceira está por aferir.
Há que separar as análises: se analisarmos em termos de títulos, em 7 possíveis (4 major e 3 minors) conquistámos 1 (supertaça), o que é péssimo. Se analisarmos em termos financeiros é excelente pois foi tb com o trabalho de JJ que valorizámos JM e Slimani que permitiram um encaixe de 75/80M. Se analisarmos em termos qualitativos, a equipa não cresceu: uma época excelente e uma péssima a seguir não é crescimento, é exactamente o contrário. Mas em contrapartida, esta época crescemos na Europa dos graúdos e aumentámos a nossa cotação. E a terceira época, excepto champions, assemelha-se mais à segunda época do que a primeira, até ao momento (mas ainda em aberto para uma avaliação final). Claro que tudo isto está sujeito aos planteis de cada ano, aos roubos e a tudo o que se passou em cada uma se quisermos aprofundar.
Em todos os parâmetros passíveis de análise, excepto o financeiro, estamos aquém do expectável. Porém se conquistarmos o título a análise tem de ser revista. Só que mesmo com essa revisão, não deixariam de ser 2 títulos (um minor e um major) em 10 possíveis (3 ligas, 3 taças PT, 3 taças da cerveja e 1 supertaça). Não foi para isto que JJ veio. Portanto, aconteça o que acontecer, o saldo de JJ até ao fim do contrato será smp insuficiente mesmo que limpemos tudo o que há para limpar em PT este ano. Pode é ser minimizado e até mesmo ser esquecido se este ano o título for nosso. Eu esquecerei.
Se na primeira época JJ teve o benefício da dúvida da primeira época, nesta terceira isso acabou. Tem de fazer, no mínimo, o que fez na primeira época que é chegar ao fim com reais possibilidades de ser campeão. Seja a jogar bem, mal ou assim-assim. O saldo de troféus tem e terá sempre de ser a avaliação principal do futebol (e não só) num clube como o Sporting.
8 Novembro, 2017 at 19:31
Facil.
8 Novembro, 2017 at 19:37
Não vejo a coisa assim tão linear, ainda que compreenda o teu argumento.
Para mim o mais importante são 2 coisas: jogar bem (não é preciso um futebol fabuloso mas perceber que a equipa sabe o que faz em campo) e estar na discussão dos títulos até ao final (aqui implica entrar nas ultimas 5 jornadas do campeonato a lutar palmo a palmo pelo caneco, e não ser eliminado por nenhum clube secundário nas Taças). O resto vem por acréscimo. Discutindo esses troféus com os 2 rivais vai ser sempre uma espécie de 50/50… Pode-se ganhar, como se pode perder. Desde que se veja luta pela vitória, é aceitável.
E isto serve para qualquer plantel, qualquer direcção, qualquer treinador. É isso que espero, como mínimo, do meu clube. Que em qualquer jogo jogue para ganhar e que faça por isso, seja contra pequenos (onde tem mais obrigação), seja contra grandes (onde será sempre mais difícil que ganhar a pequenos).
Hoje, recebes o Braga e não sabes se vais ganhar. Vais ao Feirense e não sabes se vais ganhar…
Próxima jogo é a saída a Paços de Ferreira. É um jogo que se diga que vamos ganhar de caras (mesmo sabendo que nenhum jogo está ganho antes de começar)?
8 Novembro, 2017 at 19:52
Esse foi o pensamento que tive no ano de Jardim, no ano do Marco e no primeiro ano de JJ. Estamos no terceiro. Refiro-me ao teu 2 parágrafo.
O resto é mais do que evidente. Mas ainda pode mudar. 4 pontos não é escandaloso e se mantivermos ou reduzirmos esta distância até ao fim da fase de grupos da champas, estamos na luta. O problema é que chegámos ao limite. 6 ou 7 pontos já considero quase impossível.
8 Novembro, 2017 at 19:58
O ano passado quando estávamos a 7 ou 8 pontos, foi esse o pensamento e bem vistas as coisas … poderia ter sido diferente. Bem, agora também já não interessa.
8 Novembro, 2017 at 23:08
Quando ficaste a 8, quando perdes em casa com o Braga, acabou o campeonato! Não lutavas só contra Benfica, principalmente, e Porto. Lutavas, como lutas sempre, contra a APAF também.
Por isso é preciso contextualizar as coisas. São 4 pontos de atraso para a melhor equipa, de longe, até agora, o campeonato mais complicado daqui para a frente (em relação aos 2 rivais), um futebol e uma equipa que parece presa por arames, e a APAF a controlar como as coisas são…
Quer dizer, só quem não quiser ver não vê que não há grande coisa de positivo a apontar, a não ser a fé que vamos lá…
8 Novembro, 2017 at 19:30
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Apenas algumas observações:
1- O SCP tem como legítima aspiração ganhar o campeonato. Os resultados financeiros são, obviamente, muito importantes. Mas os resultados desportivos, desde o equilíbrio financeiro (conseguido por BdC), passaram a ser o mais importante.
Neste sentido, é-me pouco relevante que o SCP apresente resultados positivos (obvio que é óptimo); a nossa “missão” é ganhar o campeonato.
2- O SCP não contratou o Jorge Jesus para nenhum “projecto”. Contratou o Jorge Jesus para ser campeão. Nada de Taça de Portugal. Nada de Taças da Liga. É para ser campeão (não obstante a conquista de outros títulos também ser útil).
3- Este é o terceiro ano de Jorge Jesus. Não só o SCP aumentou grandemente o seu investimento no plantel como no final deste ano, todos os custos considerados, o SCP terá gasto com este treinador cerca de € 20M.
O nosso treinador deve estar a ganhar mais do que todos os outros treinadores da primeira divisão JUNTOS.
4- Pensamento lógico é que quem ganha muito acima do valor de mercado deve saber mais (ou muito mais) do que os outros, certo?
Pois, não se tem visto.
Mesmo na sua primeira época (em que estvemos perto do título) a visita do SCP a Guimarães voltou a confirmar-me que tipo de treinador o Jorge Jesus é: péssimo “leitor” do jogo, “cagão”.
O Jorge Jesus teve três defesos para construir uma equipe. Ainda não o conseguiu.
5- Muito naturalmente, no final desta época (e não digo antes porque tenho a certeza que a época pasada – em que estter-se-á ávamos afastados de tudo em dezembro/Janeiro – não se vai repetir – que fazer o necessário balanço.
E esse balanço, para mim, é simples: se formos (como todos esperamos) campeões, ok; se não formos, Jorge Jesus não tem condições para continuar. Neste último caso, caberá ao Presidente “descalçar a bota”.
6- Sucessor de Jorge Jesus? Não deve haver problema. Devem existir centenas de treinadores mais baratos…
SL
8 Novembro, 2017 at 19:39
Concordo em absoluto.
8 Novembro, 2017 at 20:11
tá aqui tudo…
8 Novembro, 2017 at 21:59
🙂 …. eu devo ser um gajo muita estúpido!!!
a sério que acreditas que essas são as razões, que determinam seres ou deixares de ser campeão???
Vou me deitar ao rio…. :)))
8 Novembro, 2017 at 22:13
Só agora é que descobriste que és um gajo “muita” estupido? 🙂
8 Novembro, 2017 at 23:10
Ui!!!!
8 Novembro, 2017 at 19:41
É um excelente texto, parabéns Miguel, e parabéns Cherba. Acho que nunca em 2 anos e tal da Era jesuíta se discutiu de forma tão aberta o esgotamento (ou não) da solução Jesus. Um bom espaço de debate é isto. Voz a todos os pontos de vista e depois cada um fala por si.
E por favor, parem com as lamechices do clube bipolar, desunido, que não rema todo para o mesmo lado. Nós somos seres pensantes, não somos alfaces. Não é a nossa diferença de opiniões que faz com que o clube não ganhe.
8 Novembro, 2017 at 23:11
Confesso que depois da porrada que tenho levado a tarde toda sabe bem ler isto…
Obrigado!
8 Novembro, 2017 at 19:42
Sabem porque se afastam as pessoas deste blog… Porque quando todos devíamos perceber o contexto e as circunstâncias em que estamos inseridos Não… A minha pilinha é mesmo maior que a tua.. Enquanto outros são unem outros nos (os adeptos diferentes e super correctos) aí jasusssss aqui e só malta do bem… Mas do bem mesmo .. Não bebem um fino bebem uma cerveja não fumam umas ganzas e não dizem caralhadas.. Os moralistas sem defeitos… Sabem o que vos digo fiquem bem… Carvalho… JJ em 3 anos elevou nos demasiado a fasquia… Que já nem um empate suportamos aqui del rey no dia em que levar 3 a zero em Guimarães… Como levamos já… Metam o Sonso no cu… E sim é amo Sporting e vou ser campeã em 2018… Ao contrário de muitos tenho uma dança prometida com JJ que é tão mais sportinguista que muitos aqui andam… Não me lixem a cabeça vir aqui agora Deus que me livre Fonix.. Liberdade sim imbecilidade não.. Cambada de gente ingrata Fonix já jurei 500 vezes que já o voltava aqui… E se o faço é pelo respeito ao dono da tasca… Mas realmente mais vale sei lá ler a nova geração do carnide há lá gente mais grata do que aqui vejo
Fonix
8 Novembro, 2017 at 20:38
Levámos três em Guimarães… em Vila do Conde… na Albânia… e?
8 Novembro, 2017 at 20:58
Porra que raio de comentário…
Mas acha mesmo que é por causa o empate com o Bragaque a malta anda “farta” do JJ? Somos uns bananas? Ou andamos no Secundário?
Pergunta mais uma vez o que JJ fez de Especial no Sporting em 3 anos? Quem elevou a fasquia, foda-se-? foram os adeptos por acaso? Ou foi logo o Jesus na famosa apresentação?(Parecia que vinha o Salvador da Pátria…ou um Galáctico ao estilo Real Madrid)
Compare o plantel, a direcção e os adeptos que acompanham, com os outros que lá andaram antes do próprio JJ (nem falo do ordenado)…não me venham é com “futebol Espectulo e grandes vendas”(aqui entra os camiões que vieram em 3 anos…este ano mudamos o plantel todo praticamente por exemplo).
E outra o amigo, fala em “sonso”, foda-se parece um frustado…já passaram 3/4 anos, mas ainda não superamos uma Taça de Portugal (o grande troféu desta direcção até ao momento)
Para finalizar Jesus é para manter até ao fim da época…
8 Novembro, 2017 at 20:00
Há aqui pessoal que pensa que JJ veio trazer a luz ( passe a expressão ) às trevas que era o SCP.
Quero lembrar que Leonardo Jardim tb fez do SCP candidato ao título e se não fosse o colinho e o limpinho limpinho tinhamos sido campeões.
Quanto o post em si, tem o seu lado patético, calimero e tb realístico.
8 Novembro, 2017 at 20:37
+1.0047
8 Novembro, 2017 at 20:42
O que vale é que o zuopo tb era do c… afinal, bastou um aprendiz em part-time para fazer o serviço.
8 Novembro, 2017 at 22:00
🙂
8 Novembro, 2017 at 23:15
Pois, também acho que tínhamos ganho esse campeonato sem o colinho do Jesus…