Aqui há umas semanas, findo o segundo ciclo de jogos, escrevi aqui um texto que terminou com o que considerava ser um bom terceiro ciclo – que foi este que terminámos com o jogo com o Braga. E o que eu disse foi que “sair deste ciclo com menos que 3 vitórias para o campeonato, vitória na TP, vitória na TL e mais 3 pontos, ou 2, na CL, não será bom”! O resultado deste ciclo ficou aquém. Foram 2 vitórias e um empate para o campeonato, vitória na TP, o jogo da TL foi adiado, e 1 ponto na CL, no que resulta que estamos mais longe do 1o lugar no campeonato e mais longe do apuramento na CL.
É com tristeza que constato que chegados a Novembro de 2017 vejo que o que eu disse em Junho de 2015, quando o Zazuz foi apresentado, é a opinião de muitos Tasqueiros aqui – o que me leva a lembrar o quanto era apelidado de lampião e FDP por muitos dos que agora partilham a minha opinião. Eu fui bloqueado pelo Bruno de Carvalho no seu Facebook de Presidente do Sporting porque fiz um comentário, educado, onde expus as minhas razões para a não concordância da substituição do Marco pelo Jesus e onde acabei dizendo-lhe que um dia ia perceber que não ia ganhar nada com o Jesus e se ia lembrar do meu comentário – provavelmente não vai… mas devia!
Não dou nenhum mérito a nenhum dos títulos de campeão ganhos pelo Zazuz no Vergonhoso. Nem dou grande mérito aos outros títulos que lá ganhou, tal como não dou grande mérito à Supertaça que ganhou com o Sporting. Quase tudo o que ganhou no Vergonhoso ganhou com colinho. A Supertaça foi ganha a um Vergonhoso de rastos, acabado de chegar de uma digressão ridícula nas Américas e com um clube e um treinador às apalpadelas a ver se percebiam como encaixar as peças do puzzle que tinham à sua frente.
No entanto reconheço que merecia ganhar o campeonato no 1o ano que nos treinou – apesar de achar que no resto deixou muito a desejar com a excepção da Taça de Portugal, onde fomos gamados em Braga, depois de já o termos sido com o Vergonhoso em Alvalade – mas, ironia das ironias, foi exactamente o que o fez ganhar no Vergonhoso que lhe tirou o campeonato em que tinha todo o mérito em ter ganho connosco. São as voltas do destino, quando se trabalha em meios obscuros e não se é sério – eu não acredito que o Jesus não saiba das trafulhices que se fizeram no seu antigo clube e só quem sabe que foi beneficiado de uma determinada maneira é que se contém quando é prejudicado, constantemente, pelo mesmo sistema que o beneficiou.
Posto isto, vou deixar o Jesus de lado… Este ano, como já disse aqui, fiquei a pensar que íamos lutar pelo título até ao fim – pelo bom trabalho feito no defeso em termos de aquisições e pela postura do Jesus e do Bruno de Carvalho. Tudo indicava que todos os erros do passado recente tinham servido para se aprender alguma coisa e corrigir posturas e atitudes. Mas o que está tão entranhado custa a sair e aos poucos foram-se vendo, aqui e ali, o retomar dos mesmos erros. Já tinha perdido a convicção que o Zazuz me fosse fazer engolir as palavras, mas ontem fiquei convencido que ainda não é este ano que vamos ser campeões – por mais que adorasse que o Zazuz me “humilhasse”.
Não foi só o jogo com o Braga. Não pode ser um jogo a decidir se um treinador, ou um jogador, é suficientemente bom para continuar ou não, ainda que haja sempre aquele jogo onde o copo transborda! Jesus é o que é, e é o que é há muito tempo. Não é no Sporting diferente do que foi no Vergonhoso, nem foi no Vergonhoso diferente do que foi no Benfica do Norte! Jesus é excelente a ensinar e a trabalhar os jogadores individualmente. É bom a montar equipas e a fazer planos de jogo contra equipas mais fortes. Mas, por exemplo, é muito fraco a mexer na equipa durante o jogo. É um treinador casmurro, que tem os seus jogadores fetiche, que jogam sempre, estando bem ou mal, como tem as suas ovelhas negras que, joguem bem ou mal, pouco contam. É um treinador que olha às idades e às origens dos jogadores – por mais que digam o contrário, todo o historial dele diz isso! É um treinador que não sabe motivar os jogadores. Antes pelo contrário, sabe desmotiva-los como poucos. Quem está no lote das ovelhas brancas, aguenta, aprende e vai-se motivando jogando. Quem está no lote das ovelhas negras custa a aguentar, custa a aprender e vai desmotivando. O resultado disto é que jogam sempre os mesmos porque o treinador só confia naquele grupo das ovelhas brancas! Não pode haver gestão do plantel assim…
Fizemos uma excelente primeira parte com a Juventus e conseguimos o mais difícil: ir para o intervalo em vantagem e obrigar o colosso italiano a abrir e dar tudo por tudo para não perder o jogo – e assim ficar em desvantagem. Era uma 2a parte perfeita para o Doumbia. E que faz o Mestre? Mete o Doumbia a aquecer a 2a parte toda e coloca-o em campo depois que a Juventus chega ao empate e se volta a fechar na defesa! Nem falo no resto… Isto para mim chega!
Com o Braga, depois de Porto e Benfica terem jogado, jogando com uma equipa que teve muito menos descanso que nós, só podíamos ter entrado ao ataque e forçar o mais cedo possível uma vantagem que nos garantisse a vitória. Tivemos a sorte de um erro colossal do Xistra nos ter impedido de estar a perder o jogo e conseguimos chegar primeiro ao 1-0. Depois disso a equipa perdeu-se. Percebeu-se depois porquê quando disse na CI que tinha dito aos jogadores que “íamos marcar primeiro e depois era preciso saber segurar oresultado”. Não sabemos fazer isso – talvez o treinador possa explicar porquê. Toda a gente no estádio percebeu que cada minuto que passava o Braga estava mais perto de empatar. Toda a gente menos quem tinha de perceber isso! E foi o que foi…
Simplesmente, não acredito que este homem nos guie ao título que tanto queremos! Sim, vamos “SÓ” a 4 pontos do Porco… mas vamos a muito mais distância deles em termos de vontade de sermos campeões. Talvez a uma distância demasiado grande! Os andrades têm atitude de campeão e jogam sempre no limite do que a equipa dá. A equipa não dá mais que isto, que temos visto, mas dá sempre “isto”. Seja com o Sporting, seja com o Mónaco, seja com o Chaves, seja com o Moreirense. Não dão meio “isto” ou 3⁄4 de “isto”. Entram para ganhar o jogo e dão tudo por isso, com as limitações que têm. Quem assiste aos seus jogos, seja adepto ou não, percebe isso. Estão em campo com um objectivo: ganhar o jogo.
O Vergonhoso atravessa uma fase muito similar à fase que atravessou quando o Sonso chegou. Estão meio perdidos. Não apresentam um futebol de qualidade e nota-se alguma desorientação na equipa, além de alguns jogadores em muito má forma. Parece que estão, novamente, com dificuldades a montar o puzzle. Não fossem as ajudas externas e estariam provavelmente já a uma distância que já não os permitiria lutar pelo título – aliás, exactamente como aconteceu há 2 anos, onde foi a APAF que nunca os deixou ficar a mais dos 7 pontos de distância. Se mantiverem esta distância vão manter-se na luta pelo campeonato pois a equipa irá encontrar-se – mais tarde ou mais cedo o Sonso vai montar o puzzle – e passar a praticar um futebol melhor – provavelmente com a entrada de 2 ou 3 jogadores em Janeiro. Depois a APAF dará a ajuda necessária para se aproximarem.
Nós temos feito mais jogos sofríveis do que bons. Vários jogos foram ganhos “in extremis”. Em muitos jogos não temos tido a atitude de campeão que marca a diferença e que o Porco tem tido – o mais evidente de todos foi em Moreira de Cónegos. Na CL parece haver muita motivação mas no campeonato parece muitas vezes que os jogadores estão a jogar por favor e com um futebol de uma previsibilidade arrepiante. É, para mim, óbvio que falta quem os motive – coisa que há de sobra no Porco! Além disto, chegamos ao início de Novembro com mais de meia equipa no estaleiro e o resto de rastos, pela simples razão que não há a mínima gestão do plantel – plantel esse que é o melhor da era Bruno de Carvalho.
Resumindo, temos um Porco forte e estável, temos um Vergonhoso perdido mas à procura do seu caminho e que não descolou até agora, e temos um Sporting sofrível, espremido até ao tutano e em ligeira queda interna – 3V e 3E nos últimos 6 jogos, sendo que o único jogo onde jogámos decentemente para o campeonato foi com o Chaves! Sendo que qualquer jogo fora requer uma atenção especial para que qualquer um dos candidatos não seja derrotado, as 8 saídas mais difíceis são, na minha opinião: as 2 idas aos campos dos rivais, Pedreira, Madeira, Vila do Conde, Bessa, Guimarães e Chaves. Teoricamente mais ou menos por esta ordem – é sempre um pouco relativo porque depende do momento das 2 equipas.
O Porco, que leva 4 pontos de avanço a nós, já fez metade desses jogos, sendo que já foi à Pedreira (V) e a Alvalade (E) – duas das 3 saídas mais complicadas – tendo ganho também em Vila do Conde e no Bessa. Nós, que vamos a 4 pontos do Porco, só fizemos 2 dos 8 jogos, tendo ganho em Vila do Conde (sem saber como) e em Guimarães (provavelmente com o melhor jogo da época). Falta-nos tudo o resto – 6 das 8 saídas mais difíceis.
O Vergonhoso, que vai a 5 pontos do Porco e a 1 de nós, já fez 5 das 8 saídas mais difíceis, faltando-lhes as 3 mais complicadas: Dragão, Alvalade e Pedreira. Portanto, não vamos só a 4 pontos do 1o lugar. Há outros indicadores que nos dificultam o que resta do campeonato, desde o estado em que a equipa se encontra ao calendário que teremos de fazer face aos nossos rivais. Portanto, no início de Novembro o panorama já não é famoso.
Já há quem questione a continuidade do Jesus, apelando à sua substituição, coisa que, nesta altura, acho muito complicado. Depois da má época do ano passado, defendi que era uma boa altura para se proceder à substituição do treinador, até pelas notícias que indicavam que ele estaria disposto a sair – ou até estaria a forçar essa saída. Penso que tinha sido uma boa solução para ambas as partes até porque havia a possibilidade de se fazer a coisa sem que ninguém tivesse que dar a face. Saia do Sporting e ia para outro clube e ninguém tinha de ser despedido ou indemnizado.
Nesta altura a coisa pia mais fino porque a acontecer será sempre vista como um despedimento, e um despedimento em cima do ego do Zazuz vai implicar muitos milhões no bolso dele e da equipa técnica dele – qualquer coisa na ordem dos 16M€, o que é uma exorbitância para um despedimento que acarretará também uma verba considerável para trazer um novo treinador. Sinceramente, não vejo qualquer viabilidade nesta solução. A não ser que vendam o Alan por uns 20M€, ou mais, e usem esse dinheiro para despedir o treinador. Seria resolver 2 problemas de uma vez! (é uma piada, não penso isto!)
A coisa passará por aguentar este flop sobrevalorizado até ao fim da época, sem levantar ondas, e depois arranjar um clube interessante que o queira e deixá-lo ir sem exigir nada. Não é o que eu gostaria que acontecesse mas parece-me ser o que será possível fazer, até porque é complicado agora arranjar um bom treinador pronto a entrar. Compreendo que manter o Zazuz será, muito provavelmente, hipotecar o resto da época e prescindir de, ainda, lutar por títulos este ano, além de prescindir de fazer uma longa pré-época para que o próximo treinador defina quem não tem realmente qualidade para ficar no próximo ano. Mas não creio que haja qualquer condição de, sequer, sonhar em despedir o homem. Quem o pede, nesta altura, fá-lo por impulso e não racionalmente e vendo tudo o que isso acarreta em termos de despesa para o clube. Infelizmente, esta é a realidade a que
o Bruno de Carvalho nos colocou quando renovou o contrato com o homem, nos termos em que o fez.
Posto que o Zazuz é para sair, muito provavelmente só no final da época, coloca-se a questão: e quem vem para o lugar dele? Que perfil de treinador se quer para o Sporting? Mantemos a aposta num português ou vamos tentar trazer alguém que terá, necessariamente, de ter um período para entender o que é o futebol português? Preferimos alguém já batido, ou alguém menos conhecido mas em ascensão? Em quem apostariam e porquê?
Como extra, e conforme prometi num post há umas semanas, deixo aqui a lista dos jogadores que vieram para o clube, por época, os valores pagos por cada um deles, incluindo o valor do passe, o valor de eventual prémio de assinatura e o valor da eventual comissão, com valores confirmados por fonte e pelo Sporting, excepto onde indicado que só está confirmado por fonte. Tenho outros valores mas são de uma fonte que não tem tanta credibilidade pelo que não os incluo aqui.
Contratações do Sporting na Era Bruno de Carvalho
Época 2013/14
Jefferson – 0,700M€
Gerson Magrão –
Vitor Silva –
Mauricio – 0,500M€
Slimani – 0,400M€
Freddy Montero – 2,365M€
Piris –
Welder –
Heldon Ramos – 1,250M€
Shikabala – 0,500M€
Salim Cissé – 0,750M€
Total: 5,065M€ (confirmados) 6,465M€ (semi confirmados)
Época 2014/15
Simeon Slavchev – 2,500M€
Ryan Gauld – 2,757M€ (80%)
Jonathan Silva – 2,515M€
Paulo Oliveira – 1,800M€
Oriel Rossel – 0,966M€
Naby Sarr – 1,005M€ (85%)
André Geraldes – 0,500M€
Ramy Rabia – 0,750M€
Ewerton Santos – 1,500M€
Tanaka – 0,750M€
Total: 15,043M€
Época 2015/16
Azbe Jug –
João Pereira –
ediNaldo Pereira – 3,010M€
Ezequiel Schelotto –
Marvin Zeegelaar – 0,690M€
Sebastian Coates – 4,973M€
Bruno César – 1,300M€
Alberto Aquilani – 1,000M€
Bruno Paulista – 3,500M€
Bryan Ruiz – 1,320M€
Teo Gutierrez – 3,938M€ (90%)
Hernan Barcos – 2,000M€
Total: 16,231M€ (confirmados) 21,731M€ (semi confirmados)
Época 2016/17
Beto Pimparel –
Douglas Teixeira – 1,150M€
Elias Tindade – 2,875M€ (50%)
Meli – 0,350M€
Radosav Petrovic – 1,000M€
Markovic – 2,000M€
Campbell –
Luc Castaignos – 2,775M€ (80%)
Bas Dost – 11,850M€
André Souza – 1,250M€ (50%)
Alan Ruiz – 8,044M€
Lucas Spalvis – 1,739M€
Total: 30,683M€ (confirmados) 33,033M€ (semi confirmados)
Época 2017/18
Romain Salin – 0,357M€
Jeremy Mathieu – 2,000M€
André Pinto – 0,800M€
Cristiano Piccini – 3,217M€
Stefan Ristovski – 1,225M€
Fábio Coentrão – 1,000M€
Rodrigo Battaglia – 4,500M€ (80%)
Bruno Fernandes – 9,690M€
Matheus Oliveira – 2,150M€
Marcos Acuña – 10,470M€
Seydou Doumbia – 7,200M€ (70%)
Total: 42,609M€
Valor para os 3 anos de aquisições do Zazuz: confirmadíssimos 89,523M€ (com os semi confirmados são 97,373M€). Falta o que se pagou pelo empréstimo do Campbell e os prémios de assinatura do Beto, do Schelotto, do João Pereira e do Jug. O total deve andar a bater os 100M€, sem os passar. Agora cada um tire as conclusões que quiser destes valores!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Novembro, 2017 at 20:06
Texto patético , porque tratar JJ por zasus não pode ter outra classificação.
E abreviando reafirmo que pedir a cabeça do Treinador à 11ª jornada a 4 pontos do 1º classificado, só pode vir de alguém que não conhece minimamente a história do futebol do Sporting nos últimos 30/40 anos.
8 Novembro, 2017 at 20:18
Jesus vai sair, mas quando ?
Se não sabes ficas saber.
Quando o SCP for campeão.
SL
8 Novembro, 2017 at 20:29
Então quero que ele saia em 2018.
Simples.
8 Novembro, 2017 at 20:42
Em janeiro, quando formos campeões de inverno. Conta, não conta?
8 Novembro, 2017 at 20:46
Não.
Troféus do Rui santos idem.
9 Novembro, 2017 at 0:19
Não, Ana. Em Maio. Nacionais. Quem é que rejeitaria?…
8 Novembro, 2017 at 23:16
Não leste o texto…
Ou não sabes ler e pensas que sabes…
8 Novembro, 2017 at 20:41
Gosto do jorge Jesus, mas não gosto do Jesus Jorge Superstar.
Vejo demasiada gente crente, não n’Ele, mas na Sua palavra de A.J. não existia Sporting.
8 Novembro, 2017 at 20:49
Comentário que fiz um dia depois do jogo de Braga, que vem no contexto do post.
“Ficar chateado/aziado com o Sporting atualmente é complicado, quando os erros vão se repetindo pelo o 3º ano consecutivo, ontem vemos um Braga pressionar a “cheirar o golo”, com o Sporting sem conseguir sair a jogar…e vemos o treinador do Sporting sem fazer nada, quantas vezes é que esta merda já aconteceu no Sporting? Epa tu e eu somos uns MERDAS quando cometemos o mesmo erro 4 ou 5 vezes, á 1º ou 2º ainda temos desculpa, agora á 3º ou 4º ou é muuuito azar ou és um incompetente, seja no trabalho ou na vida (dia-a-dia).
Portanto ontem JJ, foi mais uma vez um merdas autêntico, tal como já era no Benfica, e não irá mudar aos 60 e poucos anos…ora tem que mudar o onze ao intervalo porque inventou ou então mexe mal/tarde na equipa, contra a Juventus nada a comentar porque os Italianos são bem mais fortes que nós…agora o Braga em Alvalade, que jogou QUINTA e ainda tem o “poder” de discutir o jogo depois de levar golo é de facto uma coisa impressionante.
A minha pergunta é o que Jesus fez de especial no Sporting até ao momento? É comparar o ordenado que tem, os planteis que teve até ao momento a direcção que o acompanha e adeptos…Digam me lá o que homem fez ou faz de extraordinário nestes 3 anos e ninguém o esta a mandar embora (para já aguenta até ao final da época…)…porque já sei que a pergunta estupida é sempre aquela ” e vem quem tem?” FODA-SE e vem quem? Malta são 5M ano, acham mesmo que por esse Milhões não se arranja ninguém? Por amor de Deus, é só consultar a lista dos mais bem pagos do mundo e ver a qualidade que lá anda.
O Sporting atualmente não precisa de futebol espectáculo, ou “bater-se” sempre claro “no quase”…precisa sim de vencer algo, o último que venceu algo foi apelidado de sonso, é comparar o plantel que teve com de Jesus e o que ganhava por ano…enfim é sempre a mesma conversa, VIVA O SPORTING!”
8 Novembro, 2017 at 21:03
“E o Sporting é o nosso grande amor…!!”
Já houve muita coisa que me desagradou com JJ…
Mas já teríamos sido campeões com ele…se no nosso campeonato houvesse verdade desportiva…!!
Ainda há muito campeonato para jogar…muitos pontos para ganhar e alguns talvez…para perder…
Mas seria um perfeito disparate (e dispendioso…) mandar embora JJ “antes do tempo certo”…
A equipa ainda nos irá dar muitas alegrias…e eu acredito que é possível sermos campeões esta época…
Os outros também irão perder pontos…!!
Sporting Sempre…!!
“Eu não desisto…de acreditar…!”
SL
8 Novembro, 2017 at 23:29
Se houvesse verdade desportiva tínhamos ganho o campeonato do Estorilgate (2004/05), tínhamos ganho o campeonato da mão do Ronny (2006/07), tínhamos ganho o campeonato com o Jardim (2013/14) e tínhamos ganho no 1º ano do Jesus (2015/16).
Eram 6 campeonatos este século, em vez dos 2 que temos. Eram menos 3 campeonatos para o Vergonhoso e menos 1 para o Porco. Isto no mínimo. Porque há outros anos onde também houve muito colinho e a nós puxaram para baixo!
Max, nós também vamos perder pontos… Não são só os outros!
8 Novembro, 2017 at 21:15
Depois de ler muitos dos comentários, uns mais interessantes que outros, passou-me assim uma ideia pela cabeça….. o Presidente näo tem curso de treinador?? Porque näo, acomular funçöes e continuar com o Jesus a adjunto??
8 Novembro, 2017 at 23:29
Se calhar mexia melhor na equipa do que ele… 🙂
8 Novembro, 2017 at 21:33
Podem dar as voltas que quiserem.
2 anos, 1 supertaça que foi ganha no primeiro jogo numa altura em que o próprio zazus (não percebo o escândalo. Já lhe chamei bem pior quando o vejo chamar o BC do aquecimento) dizia que a equipa ainda estava a assimilar as suas ideias. Pouco, muito pouco retorno para o investimento feito. Tanto no treinador como no plantel. BdC elevou a fasquia.
O problema é que não basta investir para ganhar. Para ganhar no Sporting então é necessária uma estabilidade emocional que JJ não tem.
Por tudo e mais alguma coisa é importante aguentar o barco fazendo pouco ruído à volta do treinador. Agora, mantenho o que disse no início da época, ou ganha ou ganha. A minha esperança é que os porcos podem ter atingido já o seu pico a nível exibicional o que não é sustentável com aquele plantel até maio. Nós só temos é que ganhar jogando bem ou mal.
No final da época gostava que o clube mudasse de treinador. Independentemente de sermos ou não campeões. Não me revejo neste treinador. É a negação do ADN do clube
8 Novembro, 2017 at 22:05
“Para ganhar no Sporting então é necessária uma estabilidade emocional que JJ não tem. ”
Achas que o JJ não tem???
Já os Adeptos do Sporting tem disso a monte …paar dar e vender?!! 🙂
Caga nisso…pá!
Os Sportinguistas são fruto de 40 anos a lamber feridas…. e não acreditam nem na sua própria sombra.
Somos uns calimeros sempre na expectativa da solução na galinha da vizinha!
Estabilidade era o JJ estar no Sporting 10 anos….
deixem se de merdas!
8 Novembro, 2017 at 22:45
“Não me revejo neste treinador. É a negação do ADN do clube”
É isto mesmo. Nem ele se revê no Sporting
8 Novembro, 2017 at 23:31
Concordo com isso!
Também acho que o JJ não tem o perfil para treinador de um clube como o Sporting!
8 Novembro, 2017 at 22:11
Ponto prévio : estou farto do Jorge Jesus . Defendi e defendo que lhe fosse dada uma terceira oportunidade depois do que fez na primeira , portanto agora que vá até ao fim . Não mostramos ainda este ano ter futebol para ser campeões. Estar a quatro pontos não é o fim, o grande problema é que nenhum sportinguista actualmente vai para um jogo com a confiança de que vamos ganhar . E não sei se os jogadores o vão . Quem empata com moreirense , leva banho de bola em Vila do Conde ou ganha a rasca e com pênaltis vindos do céu a feirense e Setúbal não pode estar optimista como é natural . E obviamente não se pode andar a pagar 6 milhões a um treinador para isto. Já disse atras que vi todos os jogos fora aqui no norte . Vou continuar a ver obviamente . Mas a mentalidade dos jogadores têm que mudar . Não é compreensível que não se jogue com o mesmo espírito com uma Juventus ou com um feirense . Isso é trabalho do treinador e aqui concordo com o Miguel . Discordo quando diz que jogam sempre os mesmos , o kovacevic num post mais antigo com dados concretos de comparação com o slb e o fcp já desmistificou essa ideia . Colocar uma equipa com espírito de vencedora e potenciar a qualidade dos jogadores e trabalho para o treinador . Há uns tempos atrás defendi que havia três coisas importantes para se ser campeão : direção competente , treinador competente e planteis ao nível dos rivais ou melhor. A nível de plantel o Miguel fala só no que nós gastamos , mas está se a esquecer que nos dois anos anteriores os resultados rivais também investiram ! O slb tem um gajo de 20 milhões no banco ! Tem um Jiménez de 22 milhões também muitas vezes no banco . O porto tem um Oliver de 20 milhões muitas vezes no banco . Quanto e custou o Aboubakar ? E aquela defesa do porto , Felipe , Alex Telles ? Ou o Herrera ? Pois não foram baratos Miguel, não foram . Este é o ano em que realmente estamos mais equilibrados com os rivais na minha opinião . E temos a tal direção competente. Quanto a treinador competente , bom acho que não é fácil a um treinador português chegar a 2 finais da Liga Europa por ex. Agora, se está a ser competente neste momento no sporting já é outra história . E aí concordo contigo , não está . Gostava de saber as razões , mas não estou dentro do clube para as saber . Falas no colinho e etc, mas eu , e quem já leu comentários anteriores sabe, posso ser ingénuo mas o benfica não foi campeão com Jesus por causa disso. Foi porque tinha melhores jogadores e porque Jesus ainda conseguiu fazer alguns milagres com outros . Nós fomos campeões com o Inácio e com o Lazlo Boloni . Não precisamos de nenhum gênio a treinar a equipa. Aliás já passaram gajos com melhor curriculum que o Inácio e o Boloni no sporting e ganharam bola. Basta ter alguma competência , planteis equilibrados com os rivais e uma direcção que se una num objectivo comum . Uma estrutura que se una num objectivo comum . Uma liderança motivadora , um conjunto de jogadores que acreditem , que dêem tudo em campo seja com a Juventus seja com o oleiros . O que se deve questionar e se isto está realmente a acontecer . Se as competências da direção do treinador e dos jogadores estão alinhadas em torno do tal objectivo . E perceber se não estão o que verdadeiramente se passa.
9 Novembro, 2017 at 0:38
Rjp999
Obrigado pelo comentário.
A mim não me interessa muito o que os outros fazem por uma razão simples: o que eu quero para o Sporting é o oposto que eu quero para os rivais. Além de querer que se fodam, podem gastar 200M€ em flops, podem ser gamados pelos dirigentes todos que lá estão, podem ter o pior treinador do mundo. Por mim isto está óptimo! Se for para eles. Para o Sporting não!
Vi essa exposição do kovacevic e não concordo nada com o que ele diz com aqueles números. Para já, mais uma vez, não me interessa o que faz Porco ou Vergonhoso. Por mim podem jogar sempre os mesmos 11, e de preferências os piores 11.
Não é isso que quero para o Sporting.
O que tem de se analisar são os números do Sporting e o que aquilo demonstra é que jogam sempre os mesmos:
R Patrício
Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão (Jonathan)
William (Battaglia), Battaglia (Adrien) (Bruno Fernandes)
Gelson, Bruno Fernandes (Podence), Acuña
Dost
O 11 nunca foge disto sempre que estão disponíveis estes jogadores. É bom lembrar que no inicio havia o Adrien e não houve o William, e que o Jonathan joga sempre que o Coentrão não pode porque se pudesse jogava sempre o Coentrão.
A única mudança no 11 teve a ver com o Doumbia jogar na Europa em vez do Dost.
Depois tens mais o Bruno César, o Iuri, o Alan e o Doumbia que vão jogando. Em 2 jogos nem se fizeram as 3 substituições (Feirense e Porto).
Muito dos minutos que muitos jogadores têm jogados devem-se ao jogo com o Marítimo (TL) e Oleiros (TP) onde foram apresentados 2 onzes completamente diferentes do habitual – alguns têm estes 180 minutos e mais nada.
Rodar uma equipa é tirar 1 ou 2 jogadores do 11, à vez, de modo a todos descansarem e a dar minutos a outros jogadores – é um bocado isso que o Braga tem feito com sucesso, substituindo até mais de 2 jogadores de um jogo para o outro. Rodar jogadores não é meter um 11 novo num jogo de mês a mês.
Neste momento, e de acordo com as notícias que existem, do 11 normalmente titular (que está em cima) só não tiveram problemas físicos o Rui Patrício (normal), o Battaglia (jogou muitas vezes vindo do banco) e o Bruno Fernandes (que anda de rastos). Tudo o resto tem ou já teve problemas.
Como eu disse, não me interessa o que os outros fazem. O que me interessa é saber se aplicámos bem o dinheiro que tínhamos para nos reforçar. O que me interessa é mostrar que essa conversa de que não há dinheiro é uma falácia. E se eu aplaudo 10 das 11 contratações deste ano – mesmo tendo em conta que tenho muitas duvidas no Coentrão, por razões fisícas – não posso aplaudir o que aconteceu nos 2 anos anteriores que, para mim, são uma das causas de não termos um plantel muito mais forte este ano. Basta imaginar o que seria termos trazido mais 2 bons jogadores no 1º ano – para além do Bruno César e do Coates – e mais 2 bons jogadores no 2º ano – para além do Dost! É pegar neste plantel, tirar o Tobias e meter um bom central, tirar o Petrovic (porque está lá o Palhinha), tira o Alan e meter um bom avançado, tirar o Matheus Oliveira e meter um bom médio, e ainda poder meter mais um jogador (que deixo à consideração de cada um). Falo em jogadores tipo o Acuña, tipo o Dost, tipo o Bruno Fernandes… Daqueles que pomos em campo e qualquer adepto não só fica descansado como gosta de ver. Hoje tínhamos 16/17 jogadores de bom nível e mais 4/5 de um nível muito razoável e a crescerem.
É só isto que eu quero que percebam.
Como diz o BdC, há que fazer mais com menos. É isso que temos de fazer. Estou a cagar se o Vergonhoso tem 50M€ no banco (de suplentes). Por mim podia ter 100M€. Não me interessa. Com o mal deles posso eu bem.
Não vejo no que é que o mal dos outros faz o nosso mal bom!
Parece aquela cena de que “a minha namorada é feia mas a tua é mais feia”. A outra ser mais feia não faz a minha ser bonita. Continua a ser feia.
🙂
O Sonso foi campeão com mérito?
O Jesus ganhou o 1º campeonato com o problema dos túneis, quer ao Porto, onde afastaram o Hulk que era o jogador que fazia a diferença em muitos jogos, quer ao Braga, onde afastaram 2 jogadores. Mesmo assim só ganharam na ultima jornada. Se isto não é colinho…
No 2º titulo do Jesus a APAF beneficiou o clube em 14 dos 34 jogos. São 42 pontos em disputa nesses jogos… Ganharam com quantos de avanço?
No 3º titulo do colinho foi igual, tendo o Porco também sido bem beneficiado aqui e ali. Fosse um campeonato limpo, com árbitros estrangeiros por exemplo, e estou perfeitamente convicto que tínhamos lutado pelo titulo até ao fim. Ficámos a 9 pontos mas perdemos o ultimo jogo com o Estoril, portanto íamos a 6, que são 3 empates ou 2 derrotas.
O mesmo plantel, que temos, e o SC e vias uma equipa que dava tudo em campo… como eles fazem. É o treinador que tem de meter isso nos jogadores e o nosso não mete! faz outras coisas, boas, mas essa, que é fundamental também, não!
8 Novembro, 2017 at 22:14
Um post interessante, é uma opinião e tenho ideia que o “Hoje escreves tu” serve para isso mesmo.
Sujeito a elogios ou porrada, faz parte. Argumente-se.
JJ fez com que eu fosse pela primeira vez dar as boas vindas a um treinador no estádio. Dou-lhe muito mérito pela primeira época nos lampiões, de resto tudo o que ganhou vale zero para mim, não pela qualidade melhor ou pior das suas equipas, mas pelas razões sobejamente conhecidas.
Em primeiro lugar, um treinador deve ser avaliado pelo seu rendimento desportivo mas não podemos dissociar a questão financeira, seja pelo que custa (dava para um pavilhão), seja pelo que compra (com o aval da direçao), seja pelo que vende (indiretamente, pois valoriza e a direçao vende).
JJ é para terminar a época e ser campeão. Depois logo se vê. A segunda época é muito má (a todos os níveis), mas na primeira só não foi campeão porque era impossível.
No que me toca, é continuar a apoiar a equipa e no final fazer o balanço. E para que isto seja simples, há que filtrar muitas das suas intervenções, fazer um esforço para entender outras e aplaudir as que o merecem. Há que elogiá-lo qd está bem e não ter problema algum em criticá-lo qd está mal.
9 Novembro, 2017 at 0:39
Vai relembrar como o JJ ganhou o 1º campeonato. Acabei de falar disso no comentário anterior!
8 Novembro, 2017 at 22:30
Alias quem resume tudo a colinho e máquinas de lavar pergunto o seguinte : quantos jacksons Martinez falcões James, hulks, ramires, Matics, gaitans, Jonas , witsels, Fernandos , etc etc passaram no sporting nos últimos 30 anos ? Quantos jogadores dessa qualidade ?? Pois sempre foi mais pereirinhas, Cristianos , hannuch , labyads, Djalós e por aí adiante … certo ?
8 Novembro, 2017 at 22:33
Sabes… olho para esse tempo e vejo o nosso plantel hoje… que luxo.
Foi um salto qualitativo enorme que demos e parto do princípio que o fizemos de forma sustentada.
8 Novembro, 2017 at 22:54
Sem duvida !!
9 Novembro, 2017 at 0:40
Absolutamente de acordo.
Muito mérito na direcção nisso.
Agora imaginem sem mandar dinheiro fora…
8 Novembro, 2017 at 22:31
Este texto é ‘A’ cartilha.
Subsiste numa realidade alternativa onde a competição é limpa e a melhor equipa ganha.
E é, também, a oposição que temos neste momento. Ou o projecto da oposição, se preferirem.
É para isso que foi escrito. O seu propósito é cristalino: saída de Jorge Jesus (1ª fase) e BdC (2ª fase).
De que forma? Lançar suspeitas junto aos apoiantes de BdC e JJ. Existindo dúvidas acerca da actuação de ambos pode-se insinuar, aqui e ali, que actuam de acordo com interesses próprios e contra o Sporting Clube de Portugal. Gestão danosa, portanto. As mesmas alegações usadas por Madeira Rodrigues nas recentes eleições.
Mas os argumentos são antigos e começaram antes da vinda de JJ. Actualmente Jesus serve apenas de catalisador. Atacar BdC directamente é mais difícil e assim, como depende dos resultados do futebol, usa-se Jesus como uma mais ‘inocente’ arma de arremesso.
O intuito (neste momento) é passar a ideia de que, com Jesus / BdC, o Sporting está a gastar acima das suas possibilidades e sem resultados desportivos relevantes.
Mudando esta dupla tudo ficaria imediatamente melhor.
A máfia que corrompe e vicia activamente todos os meandros do futebol desaparece e os jogadores passariam a render o dobro. Simples.
É esta a história desta cartilha.
Mas só acredita nela quem quiser e espero que, pelo menos, os mais esclarecidos olhem para este post com a atitude que este merece: O mais profundo nojo e desprezo.
Deixo ao vosso critério.
ps: Uma versão deste texto já andou pelas redes sociais. Muito detalhada em termos de custos com jogadores e despesas várias. Penso que seja do mesmo autor, um tal de Miguel.
8 Novembro, 2017 at 22:38
Não me parece nada cristalino que alguém queira a saída do BC nem que o Sporting gaste acima das suas possibilidades.
Já sobre o treinador e os resultados desportivos, as opiniões dividem-se.
8 Novembro, 2017 at 22:43
Essa insinuação de colares o Miguel (da Tasca) à cartilha é muito reles.
Só por curiosidade….. és Sócio do Sporting?
8 Novembro, 2017 at 22:52
Quem escreve um texto destes (e já tem vários) e o publica num blog aberto sujeita-se a ser elogiado e/ou criticado.
Quanto a ser ou não reles… A minha opinião acerca dele é infinitamente pior do que isso. Para mim é, simplesmente, inimigo do Sporting.
“Só por curiosidade….. és Sócio do Sporting?”.
Vou ignorar esta parte 😀
8 Novembro, 2017 at 22:57
É assim tão difícil responderes à minha curiosidade??
Não acredito que quem tanto defende como tu o Sporting e Bruno de Carvalho não seja Sócio, pois a melhor forma de “defender” o Presidente é VOTAR.
Seria “chocante” tu não seres Sócio, até porque o eventual “argumento” do do custo (por 6 € mês és Sócio)…. para quem tem net…. e tempo para andar aqui certamente que se quisesse ser Sócio era.
8 Novembro, 2017 at 23:03
Não me preocupa que coloques em causa o meu Sportinguismo.
Não há praticamente nenhum post em que tu escrevas no qual eu não faça precisamente o mesmo em relação a ti.
8 Novembro, 2017 at 23:17
Só perguntei se eras Sócio…
E tendo em conta a forma melindrada como ficaste….facilmente se percebe que não és Sócio…..mas atenção que isso não é “crime”!
Mas não sendo Sócio há coisas que simplesmente não tens o direito de questionar…. e é tremendamente incongruente da tua parte face aos ataques que fazes do género ao que fizeste ao Miguel….
8 Novembro, 2017 at 23:25
Eu posso questionar a idoneidade do Miguel sempre que assim o entender. Se tiveres dúvidas pergunta ao Cherba como funciona: Enviar texto ao Cherba, esperar resposta, ver o post publicado no blog, ser alvo de críticas ou elogios.
A questão de tu não acreditares / acreditares que eu sou sócio… É tão tristemente circular e completamente irrelevante para o assunto que debatemos que nem sei como classificá-la.
8 Novembro, 2017 at 23:31
E onde é que eu disse que não podias questionar o Miguel?
Sabes ler??
Eu ajudo….
“Mas não sendo Sócio há coisas que simplesmente não tens o direito de questionar…” coisas relacionadas com o Sporting….
” não sendo Sócio …. E é tremendamente incongruente da tua parte face aos ataques que fazes do género ao que fizeste ao Miguel….”
Ou seja… não sendo tu sequer Sócio é de muito mau tom e incongruente essa tentativa de colar o Miguel (Sócio e Gamebox) à cartilha…..
É que para influenciares o presente e futuro do Sporting…..só sendo Sócio —> VOTANDO e não fazendo de pedro batista na blogosfera!
9 Novembro, 2017 at 17:30
és um merdas….e queres levar as pessoas para teu nível???!! ….
Andor xô mosca!!!
8 Novembro, 2017 at 22:48
Pareces um k7, sempre com a conversa da oposição e candidatos.
8 Novembro, 2017 at 23:13
Tivesses falado em soundbites e diria que és mesmo o Pedro Baptisa.
8 Novembro, 2017 at 23:27
Depois de ler este texto,
https://www.youtube.com/watch?v=O-bxRwp76BM
é isto.
8 Novembro, 2017 at 23:28
o texto do psfilipe, claro.
8 Novembro, 2017 at 23:46
Por acaso também me emociono cada vez que vejo o teu avatar.
Pena o seu utilizador ser quem é.
8 Novembro, 2017 at 23:55
Volto a repetir, fiquei emocionado…mas agora ainda mais ao saber que tenho mais um fã dos meus comentários…contente por contribuir para o conhecimento de alguns.
9 Novembro, 2017 at 1:57
Ok, confesso que estou desiludido. A foto é de John Mayer e não de Layne Stalley (Alice in Chains).
Assim sendo é mesmo tudo mau. Nem o avatar escapa 🙁
9 Novembro, 2017 at 2:47
Layne Staley.
Só com um L
9 Novembro, 2017 at 17:32
ui o melindre do stor e do bom português que vive lá fora… não escapa nada 😉
8 Novembro, 2017 at 23:29
Psfilipe, só lhe digo: ou sou muito ingénuo ou muito estúpido.
É porque acredito ainda nas pessoas. Umas mais dotadas, outras menos esclarecidas, fazem-me crer que quando se emite uma opinião, ela é apenas fruto da estaleca ou do estado do espírito do autor.
Claro que estou a situá-la (opinião) num espaço Sportinguista.
Ando aqui há dois anos e, apesar de ter admitido alguma estupidez, por vezes julgo-me conhecedor da índole humana… Manias…
Levei algumas porradas na vida mas, olhando para trás, constato com júbilo que a ingenuidade (onde haverá alguma intuição) suplantou largamente a idiotice…
Parece-me uma pessoa que levou muita porrada e imagino-o amargo.
Não conhecendo aqui os seus alvos, que legitimidade julga assistir-lhe para acusações e insinuações que não tem como provar?
Sempre apreciei o diálogo e a transparência. Fica ao seu critério acreditar ou não…
8 Novembro, 2017 at 23:38
“Não conhecendo aqui os seus alvos, que legitimidade julga assistir-lhe para acusações e insinuações que não tem como provar?”
Sei ler.
E, felizmente, há mais por aí espalhados que também sabem.
9 Novembro, 2017 at 0:28
Julgava-o bem mais perspicaz. Tão cheia de subjectividade a sua alegação…
Ler sabe… desmontar o que escreve é que levanta interrogações.
Boa noite. Com menos fantasmas.
9 Novembro, 2017 at 0:37
Não gosto quando se faz de burro. Que vazio, meu caro.
De ideias, de estofo, de coragem…
Não há subjectividade alguma naquilo que escrevi.
Chamei o Miguel de cartilheiro porque, este texto, é uma cartilha semelhante aquela usada em programas de televisão para atacar o Sporting (ou como base de campanha eleitoral recente, vai dar ao mesmo).
Se já anda aqui há algum tempo sabe, perfeitamente, daquilo que falo. Se não quer saber… Aí não posso ajudar.
SL.
9 Novembro, 2017 at 1:40
Lá está o psfilipe a julgar sem conhecer.
“Não gosto quando se faz de burro. Que vazio, meu caro.
De ideias, de estofo, de coragem…”
De ideias, de estofo, não me cabe contestar…
De coragem, quem é você para “mandar o barro à parede”?
E não deixa de ser amável, apesar de tudo…
Como é que afirma que não gosta quando me faço de burro, se burro posso ser com tanta falta de ideias, de estofo e de coragem?
Sou tudo isso circunstancialmente ou sou-o decididamente? É para o lado que durmo melhor.
O António Aleixo fala no produto em que se é criado. Eu nasci muito humilde, cresci humilde e partirei por certo a querer ser digno e com alguma humildade. Pelo menos é o que desejo…
O psfilipe terá tido berço mais dourado, crescimento com mais banhos ainda (principalmente de ouro…).
E nele, para além do brilho do metal, há muita, muita presunção. Quem não é por si, é contra, você é a Luz, os oponentes a penumbra. Você é a clarividência, os outros o vazio, você é a verdade, os outros a mistificação.
Anda repetidamente a perguntar quem, no caso do que para si é uma fixação, BdC for derrubado pelos “Migueis de Vasconcelos”, se perfila para governar os destinos do Sporting. Não receiem os seus apaniguados, você é a Alternativa!
E que tal admitir que há muita gente aqui e no Universo Sportinguista que são pessoas de bem, que amam o seu Clube e que as agendas que têm são aquelas que algumas empresas, nos tempos das vacas gordas, ofereciam aos seus clientes?…
Repito: menos fantasmas.
E também com sinceridade lhe digo: Esperava outra argumentação da sua parte, mesmo admitindo as fragilidades que me aponta…
Há realmente alguns tasqueiros que, como você, sonham com golpes de estado.
Continuo a achar que a sua argumentação não sustenta a arrogância com que quase sempre trata muitos Sportinguistas.
Só tenho que me cingir ao muito utilizado SIGA!
Não nos vamos mudar. Você pelos motivos que lhe aponto, eu porque sou demasiado “maduro” para tal.
Só lhe digo que é tarde e demorei demasiado tempo para escrever o que queria, prova que o “maduro” está a perder ainda mais qualidades.
Apesar da nítida divergência retribuo as Saudações Leoninas.
9 Novembro, 2017 at 2:23
“Continuo a achar que a sua argumentação não sustenta a arrogância com que quase sempre trata muitos Sportinguistas.”
Fico à espera de verificar essa capacidade de observação noutros que reiteradamente utilizam essa arrogância, e fazer juz a essa humildade. E até pode começar aqui por mim, desde que por aí não se fique… Isto, claro, se achar as minhas intervenções arrogantes. Nisso, até lhe facilito a vida: Serei tão humilde ou arrogante quanto assim “me quiserem”…
9 Novembro, 2017 at 8:56
Também gosto da sua imparcialidade…
Mais uma vez a defesa em causa alheia.
Grande coração o seu…
9 Novembro, 2017 at 0:43
psfilipe, tu drogas-te! Só pode!
Conheces-me de algum lado?
Sabes se eu conheço alguém no Sporting ou alguém que aspire a fazer concorrência ao BdC?
Essa conversa é de quem não tem argumentos.
É o mesmo que eu chegar aqui e dizer “BdC, és tu?”
Epá, tem juízo!
9 Novembro, 2017 at 1:40
Depois há os outros que tem argumentos que são desmontados em 2 minutos e umas pesquisazecas na NET…
#25milhoesdepetas
9 Novembro, 2017 at 17:34
tinhas que esgravatar muito :))
9 Novembro, 2017 at 8:36
Psfilipe, primeiro tentavam dividir JJ e BdC, agora tentam atacar JJ directamente.
Tens toda a razão.
Este Miguel é um tipo muito estranho e já revelou aqui várias coisas interessantes caso sejam verdade.
Lendo apenas aquilo que escreve , não passa de uma caixa de ressonância da cartilha porque veicula exactamente as mesmas idéias, gosta pouco de factos e de contexto, e vai metendo aqui e ali pequenas âncoras para se poder defender e não parecer muito óbvio o que faz.
É um cartilheiro de nível 2.
9 Novembro, 2017 at 15:26
🙂
Que tristeza…
8 Novembro, 2017 at 22:35
Se este post fosse de papel, já tinha sido usado por alguém para limpar o cu.
8 Novembro, 2017 at 22:38
Penso que deve ter sido retirado, em parte, de um blog benfiquista.
Mas não é novo, volto a dizer.
Andam aqui pessoas com interesses muito particulares, Trolha.
8 Novembro, 2017 at 23:14
Olha, uma coisa em que estamos de acordo : “Andam aqui pessoas com interesses muito particulares”
9 Novembro, 2017 at 2:49
Mas é mesmo a unica.
9 Novembro, 2017 at 17:35
vamos todos dar as mãos?! :))
8 Novembro, 2017 at 22:54
Trolha cartilhas a parte , bipolaridades a parte , insultos a parte , és um gajo de quem gosto de ler os comentários. Por isso pergunto te directamente : como avalias o trabalho de Jesus nestes três anos e qual é a tua expectativa para o resto do campeonato ?
9 Novembro, 2017 at 10:22
Excelente pergunta.
Avaliação (0/10)
Jesus (3 épocas):
Trabalho táctico: 8
Trabalho técnico: 7
Nível Exibicional: 1ª época: 8 / 2ª época: 5 / 3ª época: 6.5
Potenciar Jogadores: 7
Avalição de Contratações: 6.5
Capacidade de Comunicação: 6.5
Comprometimento com o Projecto: 10
Títulos: 2
As minhas expectativas para o resto da temporada (campeonato inclusive) são boas, pois felizmente temos hoje uma capacidade organizativa ao nível das melhoras do mundo. Desde o departamento médico até ao staff técnico, estamos recheados de excelentes profissionais que querem, como nós, ganhar títulos.
O máximo sentido de exigência tem sido demonstrado pelo Presidente, por isso não acredito que ele desse o aval em contratar pessoas que não sejam ambiciosas.
É realmente complicado ganhar o campeonato nacional enquanto os nossos rivais directos continuam a torná-lo num pantanal de corrupção e favorecimentos, mas não podemos deixar de confiar nas nossas gentes. Neste momento Jesus faz (a nível profissional, também) parte das nossas gentes e por isso devemos apoiá-lo como timoneiro do barco.
Convinha recuperar os jogadores mais decisivos do onze titular, para que pudéssemos ter aquele factor especial que decide os jogos aparentemente indecifráveis.
Os adeptos e sócios do Sporting nunca serão a variável que impedirá o clube de ser campeão em futebol, pois apesar de extensas épocas de jejum temos continuado a encher estádios (casa e fora).
Mais do que pensarmos obsessivamente no título de campeão nacional, devemos exigir aos profissionais do Sporting que sejam abnegados nos 90 minutos. Não ficamos contentes com empates, muito menos derrotas, seja com o Portimonense ou Juventus, na Taça da Liga ou na Champions. Este é o espírito que espero estar a ser incutido nos nossos atletas, pois se não conseguirmos ganhar um desafio, também não devemos deixar o adversário ganhá-lo.
9 Novembro, 2017 at 15:47
Engraçado! Não discordo totalmente da tua opinião ainda que acho que faltem coisa aí.
Pegando na tua analise eu acho assim…
Trabalho técnico: 8 (trabalho com os jogadores individualmente)
Trabalho táctico com grandes equipas: 9
Trabalho táctico com equipas médias e pequenas: 6
Mexer na equipa durante o jogo: 4
Motivação da equipa: 4
Potenciar Jogadores (penso que isto está ligado ao trabalho técnico com os jogadores pelo que a nota é a mesma)
Nível Exibicional: 1ª época: 8 / 2ª época: 5 / 3ª época: 6.5
Avalição de Contratações: 5
Capacidade de Comunicação: 4
Comprometimento com o Projecto: 7
Títulos: 1 (qual foi o outro?)
As condições para sermos campeões são (minha opinião):
1) Ter um plantel com nível para isso (fundamental) – temos
2) Ter um treinador minimamente competente – temos apesar de alguns “handicapes”.
3) Ter um treinador justo para os jogadores – não temos
4) Ter um grupo unido e motivado sem egos que se sobreponham ao grupo – não temos.
5) Ter uma estrutura no clube minimamente competente – temos (muito mais que isso)
6) Não sermos um clube perseguido – somos! (e bastante)
Penso que temos algumas falhas para chegarmos ao título. Acresce a isto que o nosso calendário daqui para a frente é nitidamente mais dificil que o dos rivais! Nesta altura devíamos ir em primeiro, isolados (só pelo calendário que houve até agora).
Mas gostei do teu comentário. Nem parece teu… 😉
9 Novembro, 2017 at 15:49
Errata:
Nível Exibicional: 1ª época: 8 / 2ª época: 4,5 / 3ª época: 5,5
8 Novembro, 2017 at 23:43
O Ricardo Coração de Leão tem toda a razão.
A pedido (expresso) dele vou já tentar “influenciar o presente e futuro do Sporting”.
O nível a que isto chegou…
E ainda por cima vieram logo tantos 😀
9 Novembro, 2017 at 1:42
Para dar razão a esse jovem vou ter de te dizer: És fraquinho! 😉
8 Novembro, 2017 at 23:56
Já agora, para os mais distraídos…
A coisa funciona assim:
Se eu disser que sou sócio, o sujeito diz que não acredita.
Se eu não disser nada (como fiz) ele afirma, peremptoriamente, que eu não sou sócio, logo não tenho direito a opinar.
Nem na pré-primária, foda-se.
9 Novembro, 2017 at 0:08
Oh minha besta quadrada….onde é que eu disse não tens direito de opinar??
Questionar é completamente diferente de opinar!!
Pelo menos lendo o que está no dicionário da língua portuguesa 🙂
9 Novembro, 2017 at 0:14
Acalma-te. Ficaste melindrado, Ricardo?
Vá, já chega por hoje.
Normalmente tento não comentar os textos do Miguel.
Mas este é demasiado repulsivo e lança questões que podem confundir os mais incautos.
Adeus e podem voltar à anormalidade.
8 Novembro, 2017 at 23:59
Ricardo Coração de Leão (foda-se, que travesti), o Cherba sabe há quantos anos tu és sócio do slb?
9 Novembro, 2017 at 0:05
tu acordas a pensar no slb…. passas o dia a pensar no slb visto que insinuas que os outros são lampiões e acabas o dia a falar no slb…
Se calhar o sócio és tu 🙂
O Cherba por acaso até já recebeu bilhetes meus (de SÓCIO) para as acções que existiam de “A tasca leva-te à bola”…
Mas olha…sinceramente não acho que sejas lampião. Acho que és apenas um cartillheiro!! Isso mesmo…cartilheiro /avençado da agencia de comunicação que presta serviço ao Sporting Clube de Portugal
9 Novembro, 2017 at 0:18
Sim,
Sou o ‘CARTILHEIRO DA VERDADE’!!!!
Em breve num cinema (ou torrent) perto de si.
bunovl, sinceras desculpas.
Acho que fui muito injusto contigo. Este rapaz ainda tem mais dificuldades do que tu.
9 Novembro, 2017 at 1:46
Não te menosprezes.
Eles são competitivos. Nem de photofinish…
9 Novembro, 2017 at 17:39
Muito mais…o prémio é sempre para este animal.
O Bruno ao lado deste “janelas” é apenas um Aprendiz.
9 Novembro, 2017 at 1:44
Acho que já vi o nome dele na lista dos recibos verdes da que me paga… É isso, não é, PSFilipe? 😀
9 Novembro, 2017 at 2:01
Tão ridículo, não é?
E o outro que quer ver o meu cartão de sócio? Foda-se…
9 Novembro, 2017 at 2:28
Lá na agência não te pediram o cartão de sócio?!
A mim pediram. Disseram que sendo sócio dava outro elan para defender o coreano, tornava-me mais credível…
Credível?! Eh pá, queres ver que os gajos me estavam a ofender????
Bom, deixa lá. Os gajos pagam bem…
😀 😉
9 Novembro, 2017 at 0:23
Parágrafo 2, premonitório dos prognósticos no meio do jogo: “(…) escrevi em 2015 dizendo-lhe que um dia ia perceber que não ia ganhar nada com o Jesus (…)”.
Parágrafo 4 (???): “No entanto reconheço que merecia ganhar o campeonato no 1o ano que nos treinou”.
O Porto “dá tudo” e “joga no limite” (clap clap clap!).
O Jesus “desgasta”.
Jesus gasta “x”. Godinho gastou quanto?
O Sporting com Jesus gasta muito. Qual é o défice do Clube, com a valorização dos activos? Há défice?
E o Marco? Um gajo porreiro, pá! O que veio a público deve ter sido engano.
E quem vem a seguir ao Jesus? A não ser que o juízo de quem manda seja tão volátil como aquele de quem escreve uma coisa e o seu contrário achando que está a demonstrar o resultado de uma experiência científica: é mesmo Jesus! Ele mesmo, todinho, o “desgastador”, o Homem que sabemos que não vai ganhar nada mas que até reconhecemos que merecia, que gasta muito mas mesmo assim menos que outros, e sem dar prejuízos ao Clube.
Penso que a Era dos tiros nos próprios pés passou, e que vamos ser Campeões com Jesus apesar da típica esquizofrenia de quem arrogantemente confunde “feitio” com “defeito”, e não suporta nenhum tom mais colorido que um monótono cinzento à frente do Sporting.
Jesus, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que pensam, escrevem e dizem….
SL
9 Novembro, 2017 at 0:27
A seguir pode vir quem se quiser que os resultados serão os mesmos.
Ou vencemos o polvo ou não há treinador / dirigente que nos valha.
Agora, que convém lá termos o melhor que conseguirmos para sermos desportivamente competitivos isso é que ninguém duvide.
E, para mim, estamos muito bem servidos nesse aspecto.
9 Novembro, 2017 at 0:48
Ah, e podem dar as voltas que quiserem, mas acho que quem escreve uma coisa destas NÃO QUER que JJ seja campeão pelo Sporting. Quem se vem gabar que “previu” insucesso ao mesmo tempo que “reconhece” que JJ devia ter sido campeão no ano da sua chegada não pode querer sucesso, pois se fosse o caso, atribuir-lhe-ia esse mesmo sucesso que ele, pelos vistos até “reconhecidamente” pelo próprio, deveria ter tido.
Eu arriscaria que o Miguel quer muito é ter razão. Mesmo depois de ter escrito (para quem quiser ler) que não tem. Embirrou, pois até “reconhece” aquilo que defende mas teima em não ver (só “reconhecer”, que deve ser uma coisa diferente).
E qual é o objectivo de pretender pôr a malta a discutir a saída de JJ nesta fase da época? Já sei: não se quer desestabilizar, só “discutir” ou “debater”. Mas o que é ter sócios e adeptos a discutir nesta fase quando JJ sai? Deve ser uma prova de confiança e suporte, nesse planeta que é o do Miguel e que eu não conheço (nem reconheço)!
Discutir quando sai JJ não é na 11ª jornada, depois da equipa ter cedido 3 empates e conquistado 8 vitórias no campeonato, estando em 2º lugar. Depois da equipa ter acedido à Champions (é verdade, um desgastezinho extra, mas os outros é que jogam “no limite”, e nós é que “desgastamos”), onde está a fazer uma prestação digna dos melhores capítulos dos pergaminhos da sua História. Depois de, afinal, nada estar perdido, e tudo estar em aberto. Discutir a eventual saída de um treinador tem que ser coisa de final de época, ou de quando nada mais há a conquistar!
“Jesus vai sair, mas quando”?
Quem não se sente, só de reler isto, ainda mais motivado, e cheio de vontade de apoiar o Clube no que resta da época! Quem duvida que este é um excelente slogan nesta fase em que nada está ainda decidido? Um tema de conversa pertinente, tendo em vista o sucesso do Sporting?
Pois. Chamem-lhe “opiniões”, mas a mim parece-me doença.
9 Novembro, 2017 at 0:48
Podia explicar-te tudo isso, já que tu não percebes mas duvido que queiras perceber… por isso fica com essa taça: sim, eu disse que o Jesus não ia ganhar nada e acho que devia ter ganho o titulo logo no primeiro ano. E? Ganhou alguma coisa?
Só para saber…
9 Novembro, 2017 at 1:10
Então enganaste-te! Afinal devia ter ganho (e só não ganhou porque não era possível ganhar)! E ainda nem tinha gasto todos os milhões com que enches a boca para o criticar!
Ou seja, temos um treinador campeão, que num país diferente teria sido campeão há dois anos (e sabe-se lá o que aconteceria depois disso…). Do que te queixas afinal?
Com honestidade, falar-se-ia aqui de “dinâmicas”. A “dinâmica de vitória” de quem é sempre levado ao colo, de quem tem sempre uma mão a amparar aquando do que seriam escorregadelas. E a difícil e ingrata “dinâmica de derrota”, de quem é impiedosa e desavergonhadamente rasteirado de cada vez que cheira a conquista, de quem é sempre puxado para o fundo do poço no topo do qual deveria estar por mérito próprio.
E isto, caro Miguel, não é um problema do JJ, como te esqueces de sublinhar! O facto da equipa estar com esta moral que tem hoje, a rasgar-se toda em campo, mais uma vez, e apesar de tudo, é para mim um milagre! Um milagre do JJ. Mais um.
Mas aí está, cada cabeça sua sentença. Mas há cabeças, e sentenças, melhores que outras.
9 Novembro, 2017 at 3:45
Se o país fosse diferente, ele não teria ganho nada no Vergonhoso e teria sido despedido, ou não estaria lá 6 anos, pelo menos. Não teria vindo para o Sporting porque o Sporting teria sido campeão com o Jardim. provavelmente teria depois sido campeão com o Marco também…
E depois seria campeão com outro qualquer, eventualmente…
De resto, tu vês o que eu não vejo e eu vejo o que tu não vês.
Em Maio vemos quem é o cego, pode ser? 😉
PS – Só para te dizer que eu não acredito em milagres, nem do Jesus!
9 Novembro, 2017 at 17:46
ganhou o benfica e sabes como???
A ROUBAR!!!!
Temos todos a certeza que o benfica tem roubado à boca podre todos os títulos de á 4 anos para cá…menos tu e teus compadres!
9 Novembro, 2017 at 7:35
Das 16.25 e 03.45 ?????
Há cenas que não me fazem sentido a não ser que me paguem para isso, mas isso sou eu …
Este post é arroz e mais arroz… mais uma coisa, acho que já chega de conversa sobre o Marco Silva, que é bom treinador mas que não soube estar com quem lhe pagava.
Se o teu post só dissesse ando farto do Jesus, assinava por baixo, mas como não gosto de sentir que me querem vender uma ideia, fazes com que fique ao lado do Jorge Jesus que é o meu treinador.
9 Novembro, 2017 at 10:49
Realmente é um dia de trabalho.
9 Novembro, 2017 at 16:10
Em dia de folga eu posso fazer o que quiser, ou tenho de te pedir?
É que não sabia. Espero que me desculpes. Não volta a acontecer.
Quanto ao resto, não estou a vender nada. Simplesmente – já expliquei isso, quer no texto, quer nos comentários – me pareceu uma boa altura para discutir o assunto JJ pois foram muitas as pessoas que comentaram contra ele entre domingo à noite (no Bloco de Notas do Gabriel Alves) e segunda feira (no Dia Mau). Eu dei a minha opinião, e expliquei porque tenho essa opinião.
As pessoas são livres de concordarem ou discordarem. Não há necessidade é de se drogarem para vir aqui pintar um quadro qualquer sobre alguém que nunca viram e desconhecem completamente.
Penso que não fui eu que coloquei o Marco Silva na conversa porque já sei que é um tema tabu e faz vir o pior de certas pessoas à superfície.
SL
9 Novembro, 2017 at 11:15
Esta discussão está toda “torta” pois ao contrário da crença popular o treinador não ganha jogos ou títulos.
Quem os ganha são os jogadores o treinador “facilita” ou “dificulta” pois prepara-os para o que ele pode controlar (estratégia, plano de jogo, modelo, preparação para as várias fases do jogo e modelo a adoptar para cada uma delas).
Depois lá dentro os jogadores é que têm de resolver os imponderáveis e tem de conseguir por em prática o pedido.
Agora se quem escolhe os jogadores contratados é o treinador este tem também reponsabilidade na qualidade dos mesmos.
Quanto a JJ acho que tem mais “facilitado” do que “dificultado”. Foi o grande influenciador da liga portuguesa em termos tácticos e de modelo de jogo. Mas neste momento há vários adversários que o conseguem igualar nestes aspectos (pelo menos em alguns momentos) o que torna a qualidade dos jogadores mais importantes.
Ai desgosto completamente do critério de escolha do JJ. Também não sou particularmente fã da falta de liberdade no momento ofensivo do seu modelo e acho que estas coisas tem levado a dificuldades exibicionais.
As coisas vão evoluindo. Veremos no fim se o trabalho dele foi bom ou não. Na primeira época sim, na segunda claramente não. Esta época a qualidade de jogo tem alternado entre o bom e o médio (em que os bons principios estão lá mas falta qualidade na definição) com 3 jogos onde foi mau ( sem principios nem rasgo só correria e luta) que foram (Rio Ave, Aves, Moreirense).
No fim se avaliará a qualidade de jogo ao longo da época defenderei a continuidade ou não do treinador nessa base mais do que na dos títulos.
Fazendo um exercício de preferências actuais entre treinadores Portugueses tendo em conta a qualidade de jogo em todos os aspectos o meu preferido seria o Paulo Fonseca (que regalo o shaktar, que regalo os confrontos entre Nápoles (Sarri), City(Guardiola) e Shaktar (Paulo Fonseca) na champions) mas esse no fim da época vai para outros vôos que não a liga Portuguesa.
9 Novembro, 2017 at 16:02
“Quem os ganha são os jogadores o treinador “facilita” ou “dificulta” pois prepara-os para o que ele pode controlar (estratégia, plano de jogo, modelo, preparação para as várias fases do jogo e modelo a adoptar para cada uma delas). ”
Concordo em absoluto! (provavelmente o JJ não pois ele diz que os jogadores não interessam e quem interessa é o treinador)
O JJ tem coisas que facilitam e tem coisas que dificultam. Isso está explicito no texto. Ou seja, numas coisas contribui para o beneficio da equipa, noutras prejudica-a. Na minha opinião, ele sempre foi assim. O resultado é razoável mas fica aquém do que poderia, e deveria, ser!
“Ai desgosto completamente do critério de escolha do JJ. Também não sou particularmente fã da falta de liberdade no momento ofensivo do seu modelo e acho que estas coisas tem levado a dificuldades exibicionista.”
Concordo também.
O futebol dele é muito rígido – por isso passa os jogos a gritar com os jogadores – e isso torna o nosso jogo muito previsível. Se nos jogos europeus isso não é um problema porque não nos conhecem muito bem, cá isso é um problema grande porque qualquer bom treinador desmonta o esquema do Jesus. Como temos poucos criativos, isso aumenta o problema. No Vergonhoso, por terem muitos criativos, e rápidos, isso atenuava um pouco o problema.
O trabalho do JJ não foi bom na 1ª época. Foi bom o campeonato que realizámos mas o resto foi mau!
Saindo o JJ, também gostava que fosse o Paulo Fonseca a vir!
9 Novembro, 2017 at 12:07
Estamos no inicio de Novembro!!!
e se ganharmos todos os jogos podemos não ser campeões
9 Novembro, 2017 at 16:11
Na próxima semana o Miguel está na dúvida se vai escrever o post:
– Patrício vai sair do Sporting, mas quando?
ou
– Eu (Miguel) vou deixar de ser sócio do Sporting, mas quando?
Aceitam-se apostas.
9 Novembro, 2017 at 17:19
Nem um nem outro! 🙂
9 Novembro, 2017 at 18:21
O “Bart Miguel” nunca vai deixar de ser sócio do Sporting…. a não ser que cometa alguma Godinhíce.
9 Novembro, 2017 at 18:25
Fala a voz da experiência na questão de deixar de ser sócio
9 Novembro, 2017 at 19:37
Malta do Barreiro. Expliquem lá ao menino Miguel quão Portista é o Paulo Ferreira a ver se lhe passa essa ideia.
Portanto a ver se entendo… Um treinador do SCP não presta. Mas um declaradamente portista é que vem para aqui ser campeão! Aliás um que foi corrido da sua cadeira de sonho!!! LOL! Gosto da sua maneira de pensar!
Lógica do menino Miguel: O Jesus não presta porque tudo o que ganhou no SLBOSTA era roubado. Mas o grande Paulo Ferreira, portista de alma e coração e sócio do Porto, esse que foi corrido ao pontapé do FCPUTAS era o gajo que precisamos para dar a volta a isto.
Brilhante!!! Genial!! Fenomenal!! É exactamente o que precisamos. Alguém que está nesse campeonato competitivissimo como é o Ucraniano!. Aliás até estranho que não tenha referido na sua diatribe contra o JJ que o Marco Silva foi campeão na Grécia!! Teria dado mais cor à “opinião” do menino. Isso é que era. Se calhar foi por esquecimento.
9 Novembro, 2017 at 19:39
Fonseca
9 Novembro, 2017 at 19:44
é verdade. É o Fonseca.
9 Novembro, 2017 at 20:01
O Paulo Fonseca quando passou a treinador assumiu-se publicamente como sendo do Futebol Clube Barreirense, clube onde fez toda a formação e jogou seniores, e foi também uma forma airosa de abrir as portas dos “grandes”, mas sei por um amigo que foi com o Paulo Fonseca às captações do Barreirense nos iniciados, que naquela altura ele era sportinguista.
Jorge Jesus é o treinador do Sporting, logo é o meu treinador, que apoiarei enquanto estiver ao serviço do clube e mantiver a confiança da Direcção, mas se neste momento tivesse de escolher uma alternativa a Jesus, Paulo Fonseca seria a minha opção.
SL
9 Novembro, 2017 at 22:05
Nogueira sei de font muito Segura que ele é portista.
9 Novembro, 2017 at 19:40
Off
Alguém sabe se o hóquei hoje tem transmissão?
Os nossos sub20 recebem os lampiões.
9 Novembro, 2017 at 22:03
Concordo plenamente…Zazus é bom treinador mas é uma labrego e uma merda de gente, já se percebeu…Gosta de ganhar sem olhar a meios e nunca vê o mesmo jogo…Claramente a alternativa é Rui Jorge, mais, é da casa!