Desde há uns anos para cá que o Benfica tem dominado as convocatórias das selecções jovens, sobretudo nos sub-20 e inferiores. Isto acontece sem que seja evidente um patamar de qualidade distinto daquele que os jogadores de outros clubes demonstram.
Seria de esperar, até pelo equilíbrio de valores entre as três formações, que Sporting, Benfica e Porto tivessem um número semelhante de chamadas às selecções jovens, mas não é isso que se verifica. Por um ou outro motivo, as escolhas acabam por recair maioritariamente em atletas do Benfica. Portugal tem muitos jogadores de valor mas quem olha para as convocatórias das selecções nacionais, assiste a um domínio incompreensível da formação do Benfica relativamente às restantes.
Em semana de selecções, vejamos o panorama actual, desde os sub-17 aos sub-21 (deixarei de fora a selecção principal, pois já se encontra de fora do âmbito do futebol de formação):
Benfica (32 jogadores convocados)
Sporting (14 jogadores convocados)
Porto (13 jogadores convocados)
A estes jogadores, acrescem 5 jogadores que jogam actualmente noutros clubes mas passaram na formação do Benfica e 3 jogadores no que respeita ao Sporting.
É evidente que um jogador com internacionalizações desde os sub-15 ganha um certo estatuto e que a FPF e os seus treinadores terão tendência a acompanhar o seu percurso. É também evidente que um jogador que normalmente não era chamado, vai ter mais dificuldade em sê-lo no futuro, a não ser que se revele um fora-de-série ou, no mínimo, bastante melhor que os que habitualmente são chamados e nos quais já recai uma certa confiança. Em caso de dúvida, um treinador de formação pode ter a tendência a chamar alguém já habituado às selecções nacionais, em muitos dos casos já com um passado associado aos próprios treinadores, que passam pelos vários escalões de formação da FPF.
Voltando ao lobby, parece-me evidente que a formação do Benfica não é assim tão boa que justifique, em apenas quatro escalões (sub-17, sub-19, sub-20 e sub-21), mais 18 chamadas à selecção que atletas do Sporting e 19 que os atletas do Porto. O lobby é evidente, sobretudo aos olhos de quem, como eu, acompanha o futebol de formação em Portugal.
Objectivamente e sem ponta de “clubite”, os jogadores da formação do Benfica não têm uma qualidade tão superior aos do Sporting e do Porto que justifique esta discrepância. Nem vou aqui discutir se, no geral, há mais ou menos qualidade num lado ou noutro, até porque só conheço de forma mais aprofundada a formação do Sporting. Mas vejo os jogos, alguns deles entre estas três equipas… A verdade é que os jogadores do Benfica nem sequer apresentam resultados colectivos que justifiquem chamadas em massa às selecções.
Nos últimos dez anos, o Benfica tem um título de juniores (o Sporting tem cinco e o Porto três), quatro de juvenis (o Sporting tem dois e o Porto três) e seis de iniciados (o Sporting tem três e o Porto um).
Benfica (11 títulos)
Sporting (10 títulos)
Porto (7 títulos)
Era, de facto, mais lógico que estes números se reflectissem minimamente nas convocatórias às selecções nacionais.
Porque quero defender a minha dama, vou apenas enumerar alguns jogadores do Sporting que julgo terem valor mais do que suficiente para fazer parte das selecções, mas não foram chamados (alguns nunca foram e outros há muito tempo que não o são). Pedro Silva, Tiago Djaló, Bubacar Djaló, Pedro Ferreira, João Ricciuli, Daniel Bragança, Bernardo Sousa, Diogo Brás, Gonçalo Costa, Diogo Almeida, Eduardo Quaresma, Umaro Baldé, Félix Correia, Daniel Rodrigues, Jorge Ferreira e Bruno Tavares, só para citar alguns dos jogadores da nossa formação que não foram chamados aos trabalhos das selecções e têm valor para lá estar. Excepto Ricciuli (que tem dupla nacionalidade) e Jorge Ferreira (chegado este ano, vindo do Vitória SC), todos têm um passado nas selecções nacionais. Um ou outro, entendo que não seja chamado, por ter menos tempo de jogo.
Importa também relevar que o Sporting é líder da sua série nos juniores, qualificou-se em segundo lugar para a segunda fase nos juvenis (numa série que não incluía o Benfica, que se qualificou em primeiro, com os mesmo pontos do Belenenses) e foi também líder na primeira fase de iniciados.
Para terminar, não coloco em causa o valor de nenhum jogador e muito menos o possível sucesso das nossas selecções nos vários compromissos futuros. As nossas selecções jovens têm apresentado bons resultados e continuarão a fazê-lo, porque em Portugal se trabalha bem na formação. Porém, parece-me evidente uma diferença de tratamento que resulta num conjunto de escolhas que podem não ser as melhores para os respectivos escalões mas acabam a valorizar em demasia uma formação em detrimento das outras, valorização essa que não se verifica na prática, muito menos com a discrepância que os números revelam.
Texto escrito por GAG em Grande Artista e Goleador
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
12 Novembro, 2017 at 12:32
Rui Jorge, com formação feita no Porto e carreira feita no Sporting. Peixe, com formação feita no Sporting e carreira no Porto. Ambos protagonistas do lobby lampião nas selecções.
A coisa é cozinhada acima (o tipo das escutas do Apito Dourado e actual especialista em meteorologia desportiva) e passada aos soldados como os 2 que referi. O emprego deles depende disso.
O Peixe sempre foi podre mas o Rui Jorge é uma desilusão.
12 Novembro, 2017 at 14:20
Completamente de acordo. Já sabíamos o caracter do peixe, e o Rio Jorge casa vez mais demonstra que está do lado do vil metal.
Eu sou sincero, a seleção interessa-me zero, por exemplo não vi quase nada da final do europeu porque nem me despertou interesse algum. No entanto sei bem que estás coisas influenciam e de que maneira o valor de um jogador e tem, por conseguinte, influência na forma como o clube transaciona os seus activos.
Veja-se o caso do Renato Sanches, se não fosse a seleção alguém o comprava por aquele valor? Claro que não. Veja-se o caso de João Mário, idem idem, aspas aspas.
Portanto sim, é um assunto importante. E mais um assunto em que a podridão se vê a milhas.
12 Novembro, 2017 at 14:46
O Rui Jorge “já viu” que a sua carreira “passa pela benção” da FPF…
Daí que…”tenha que estar do lado” de quem ordena…!!
Quanto ao Peixe…nem vale a pena falar…
Ele foi lá colocado precisamente para fazer o que faz…!!
SL
12 Novembro, 2017 at 17:40
As convocatórias para as seleções são importantes não só pela experiência mas também pela visibilidade Internacional.
Pode posteriormente tornar-se determinante na escolha dos atletas e pais pelo clube que mais garantias dê em matéria de projeção ao jovem atleta.
Hoje vemos muitos jovens jogadores serem apresentados pelas suas internacionalizações pelos países de origem.
Um aparte, neste momento temos nos nossos juvenis o capitão e camisola 10 da seleção Sub-17 da Macedónia, Demitar Mitrovski. Para acompanhar com atenção.
JHC
12 Novembro, 2017 at 18:13
Sub-19, o Mitrovski. Bom jogador!
12 Novembro, 2017 at 12:38
no momento em que se faz uma convocatória para uma competição com 12 jogadores de 1 único clube…
e não se tira qualquer rendimento coletivo dessa convocatória, está tudo explicado.
onde está o zé do golo que fez capas de jornais?
renato sanches, futuro bola de ouro?
ivan cavaleiro internacional A por 2 vezes, está à frente do Bruno Fernandes!!!
12 Novembro, 2017 at 12:39
E é por isto que eu deixei de acompanhar a selecção com o gosto que tinha antigamente.
12 Novembro, 2017 at 12:39
Rui Jorge, tudo a correr bem enquanto era imparcial. A partir do momento que passou para o Dark Side os resultados estão à vista
12 Novembro, 2017 at 12:41
Percebo o texto.
Agora não me parece nada bem ser um presidente de clube a atirar uma bojarda via facebook .
A comunicação do sporting é um caso perdido.
12 Novembro, 2017 at 13:24
O que e propoe para melhorar ? Caso contrario e desabafo sem conteudo. E socio ?
12 Novembro, 2017 at 14:21
Sou.. Por acaso desde a entrada de BdC. E esta?
Mas sou capaz de perceber que o Presidente BdC não soube dar o passo seguinte e perdeu a clarividência.. Isso em regra significa o fim de um poder.. Agora é esperar que saiba acabar o mandato com a dignidade que se espera, pois sabemos que ele quer o melhor para o nosso SCP enquanto grande sportinguista que é!.
12 Novembro, 2017 at 14:39
Entendido ! Fiquem sem saber o que propoe para melhorar a comunicao mas nao vou insistir porque ja estou a espera de uma resposta tipo cabe ao Presidente e nao a si definir qual a melhor forma de comunicacao para o Sporting, e para isso que foi eleito. O normal !!! De quel forma obrigado por ter respondido, podia ter optado por nao o fazer !!!
12 Novembro, 2017 at 13:35
Por falar em bojardas
12 Novembro, 2017 at 12:43
Isto é às claras, mas pagam depois por isso.
Mesmo que agora encham os bolsos e sei lá mais o quê.
Tenho um amigo que trabalha na federação, já teve uma escola do Sporting e saiu do clube qd muitos outros o fizeram.
Em publico diz que todos os treinadores querem ganhar e jogam com os melhores.
Em privado admite que há pressão do benfica para jogarem os seus.
Em que ficamos? A vergonha começa cedo.
Off: o futsal tem transmissão?
12 Novembro, 2017 at 12:57
O futsal não tem transmissão.
12 Novembro, 2017 at 12:58
Ok.
12 Novembro, 2017 at 13:36
Escadinha.
Vitor, Escadinha.
12 Novembro, 2017 at 13:52
Isso ainda se vende? Aquelas caixas com noites em hoteis? As escadinhas de fim de semana
12 Novembro, 2017 at 12:44
sem esquecer esse craque de papel chamado bernardo silva que fugiu na hora das grandes penalidades…
aliás, foge sempre de tudo o que é decisão mas é muito bom a dar toquezinhos a 40 metros da baliza.
12 Novembro, 2017 at 12:45
depois o Gelson é que não sabe definir os lances.
12 Novembro, 2017 at 12:52
A minha selecçao chama-se Sporting clube de portugal
12 Novembro, 2017 at 13:01
+1906
12 Novembro, 2017 at 12:52
Gag a pregar aos Emílios
12 Novembro, 2017 at 12:58
😀
12 Novembro, 2017 at 13:00
Já agora a influência que o Mendes tem nisto … jogador internacional tem mais mercado e preço…
12 Novembro, 2017 at 13:01
Miguel Oliveira… again.
12 Novembro, 2017 at 13:27
Craque. Aprendeu a conduzir nos caminhos de cabras de Alcochete. De certeza.
12 Novembro, 2017 at 13:07
Por se assistir a esta lampionização das selecções jovens é que já estamos a assistir a uma boa merda de campanha como a dos sub-20.
12 Novembro, 2017 at 13:09
O Presidente BdC está com outra crise de facebook? Já não há paciência.
12 Novembro, 2017 at 13:22
Dr. BdC, por obséquio
12 Novembro, 2017 at 13:29
E que tal comentar o post ? Agrada lhe o que se passa nas selecções jovens ? Pelos vistos sim …
12 Novembro, 2017 at 13:37
Por falar em paciência
12 Novembro, 2017 at 15:37
Outra vez favas com carriço?
12 Novembro, 2017 at 13:22
Saturado destas constantes “novelas”.
Saturado deste futebolzinho triste que é o nosso, cheio de ódios, constantes provocações, insinuações, cheio de personalidades repugnantes (onde incluo Octávios e Saraivas)…onde o futebol jogado acaba por ter sempre o papel menor.
Saturado do nosso presidente e dos seus posts ridículos. Do seu ego e prepotência. Agradeço tudo o que fez para reerguer o nosso clube mas, e é a minha opinião, sinto cada vez mais que se perdeu nestas constantes guerras e guerrinhas…isto nao é de um presidente do SCP!! E evitam de vir com ” os croquetes e que era”…ou o raio que os parta que isso já não cola.
Sigo cada vez mais as modalidades em detrimento do futebol. Há jogos que já nem vejo. Continuarei a pagar quotas mas…já prometI a mim mesmo que com este treinador dificilmente volto a Alvalade.
SL
12 Novembro, 2017 at 13:32
Saturado de ti e dos teus comentários de merda!
12 Novembro, 2017 at 13:38
É um favor que fases 😉
12 Novembro, 2017 at 14:45
São fases que todos passamos.
12 Novembro, 2017 at 14:49
O Tadeu ja ta na descendente
13 Novembro, 2017 at 10:13
Alguma vez esteve na ascendente?
12 Novembro, 2017 at 14:23
Dr. Balboa, é isso que “eles” querem. Afastar uma franja de adeptos do futebol. Depois isto fica para eles.
Já estive mais longe de o acompanhar. Começo a perceber pessoal de mais idade que dizia ter-se fartado da bola.
12 Novembro, 2017 at 13:23
Humberto Coelho, benfiquista responsável pelas Selecções e, ao que parece, amigo do Vieira. É por aí que temos de atacar, aos anos que está naquele lugar e não é por acaso, nem mesmo a incompetência no Mundial do Brasil o afastou.
Enquanto lá andar, mais lampião menos lampião, temo que vá ser sempre assim. Por enquanto apenas nos escalões mais novos mas para breve notícias como “SAD já prepara Rúben Dias para a Selecção” já nem surpreendem.
Abraço de Leão.
12 Novembro, 2017 at 13:35
Humm….berto. Pois. E resgataram a tempo o menino de ouro para o Estado-Clube no momento em que estava na merda por ter fugido aos impostos na sua trf para o Sporting. Esse há-de agradecer a vida inteira.
O Estado Lampiânico nunca deixa cair um dos seus.
12 Novembro, 2017 at 13:25
Com o Queiroz existiam uns estágios em que se acompanhavam jogadores externos aos granfes clubes e centros urbanos. Isso também permitiu aumentar a base de recrutamento de um país que é pouco populoso, e tem baixa taxa de desportistas federados.
Isso mantém-se?
Quanto aos peixes, faz lembrar um pouco a estória do Weinstein. Jogam o jogo enquanto dá, mas quando a vida correr mal contam tudo o que sabem, e toda a gente faz um ar de espanto e indignação.
12 Novembro, 2017 at 13:37
Hoje foi mais uma enrabadela dos nossos infantis em casa dos lampiões
12 Novembro, 2017 at 13:42
Opá… ké ké isso comparado com os comentários do Dr. Bruno no FB?
Queremos ao audiências e clikes pá! 🙂
Off:
Grande vitoria dos low Futebolistas do nosso Sporting!
Até agora, fim de semana muito muito Verde!
12 Novembro, 2017 at 15:20
Era a equipa B de Iniciados.
12 Novembro, 2017 at 13:39
Acho que a melhor resposta a dar e continuarmos a vencer tudo nas camadas mais jovens, e a melhor resposta dos jogadores e em campo. Enquanto adepto da selecao de Portugal vou exigir que Rui Jorge e Peixe se demitam pelos resultados fracos por serem fraquissimos, nao merecem representar as nossas selecoes, exigir aonde ? No estadio. E ja AGORA pedir responsabilidades ao FPF, criar um ambiente sufocante.
12 Novembro, 2017 at 13:48
Em cheio, GAG!
12 Novembro, 2017 at 13:55
Não sei como tiveste tempo para escrever isto oh GaG, entre os emprestados e a agenda (que da 20-0 à do Sporting). Tens uma bela avença
12 Novembro, 2017 at 14:11
O Dr. GaG terá os seus estagiários, aspirantes a Dr., a trabalhar para ele.
(estágio não remunerado, mas excelente para o cv)
12 Novembro, 2017 at 14:48
Aposto que paga em espirito de equipa
13 Novembro, 2017 at 5:56
Não esquecer print screens disso.
Para memória futura… Há quem goste.
12 Novembro, 2017 at 15:21
Qualquer dia tenho as malas à porta. Sabes lá tu…
12 Novembro, 2017 at 15:37
Sei o sentimento
12 Novembro, 2017 at 14:39
“Coates, de 27 anos, chegou a completar a partida diante dos minhotos, ainda que em esforço. No dia seguinte, foi comunicado, através da federação uruguaia, a sua dispensa dos particulares com a Polónia e Áustria, devido a uma problema no adutor da perna direita, contraído precisamente no último jogo que disputou pelos leões. Já Bas Dost, foi forçado a ser substituído, por Doumbia, na reta final do encontro, após acusar um toque na coxa direita. O avançado, de 28 anos, seria depois retirado da convocatória da Holanda para os particulares com Escócia e Roménia, ainda que os testes realizados tenham indicado nada mais que sinais de fadiga muscular.”
Pena as lesões do Gelson e o Bruno Fernandes não terem sido detectadas a tempo.
12 Novembro, 2017 at 14:49
Todos nós achamos mal…mas muitos poucos de nós nos admiramos…
Lembram-se daquela afirmação do Vieira do “pó nos pneus”…
“O importante é ter gente nos meios de decisão..?”
É por isso…”são 10 anos à frente”…e muita pouca vergonha à mistura…!!
SL
12 Novembro, 2017 at 14:56
O Rui Jorge, até ao momento fez um bom trabalho com os sub-21, andou uma série de tempo invicto e conseguiu um 2º lugar no EURO SUB-21, no qual perdemos nos penaltis frente á Suécia.
Neste último Europeu sub-21, apanhamos com uma Espanha sub-21 que era altamente rodada, fizemos 6 pontos…não deu para ser o melhor 2º lugar.
Não esquecer também os jogos Olímpicos que teve que levar o refugo do refugo, cai perante a Alemanha nos Quartos de Final.
Agora como tudo na vida, tem inicio meio e fim, depois do Europeu de 2017, devia ter saído, dando espaço a outro treinador.
E não é por convocar X ou Y de clube A ou C, porque os resultados estão ai para vermos, não percebo como dizem que foram fracos, num passado recente quem fez melhor? e não foi por falta de qualidade na formação…
Em termos de resultados, fomos campeões de Europeu de sub.17 em 2016(4 jogadores do Sporting na convocatória para 5 do Benfica e 5 do Porto) em 2016, sub.19 fomos á final contra Inglaterra este ano (4 jogadores de Benfica e Sporting para 6 do Porto na convocatória).
Agora que o Peixe é fraco ai ninguém dúvida, e não tem feito porra nenhuma com a qualidade da formação que temos tido, ao contrário de Hélio (ainda que duvidoso como chega á federação…tal como todos os outros, qual é o critério para ser treinador dos sub?) e Rui Jorge.
12 Novembro, 2017 at 15:03
Mas parece-me que as criticas ao Rui Jorge não têm a ver com a sua prestação como treinador…mas as suas escolhas…
SL
12 Novembro, 2017 at 15:18
Tirando esta fase de qualificação que iniciou agora, o Rui Jorge tem chamado jogadores tanto do Benfica, do Porto e Sporting.
Olhando para o Euro-2015, o Sporting levou 6 jogadores.
Em 2017 levou 5 jogadores do Sporting, isto olhando apenas para fases finais, que ai é que “conta”, onde algum jogador poderá sair valorizado, claro que na qualificação ele chama uma série de jogadores, mas o núcleo duro é sempre representado pelos 3 grandes, num mesmo “número”.
Agora que o seu trabalho poderá ter chegado ao fim…ou não, vai depender como ele dá a volta, porque mais uma vez tem á muita qualidade na formação.
12 Novembro, 2017 at 15:19
A pergunta é…
Quem é que faz as escolhas dos jogadores? E porque é que antes nos sub21 claramente iam os melhores e agora não?
12 Novembro, 2017 at 15:29
Mau…diz me lá então quem faz falta nos sub-21 atualmente?ou então quem não foi chamado?
O Sporting tem algum sub-21 que poderia ser chamado que ainda não foi?
Ou algum jogador de outro clube, que ainda não foi chamado?
12 Novembro, 2017 at 15:34
Falta e muitos… é só abrires os olhos.
E nem refiro ao Sporting, quando fomos à final dos sub21 não estavam lá assim muitos da nossa equipa.
12 Novembro, 2017 at 15:38
Opa diz lá 2 ou 3 players que poderiam ser chamados, já que são muitos…
12 Novembro, 2017 at 15:46
Mas tu acompanhas a liga ou a 2ºliga?
Desde que não vejas os jogos dos lampiões vês e muitos de qualidade superior a muitos que têm ido.
12 Novembro, 2017 at 15:56
Continuas a não dar nomes..
Nesta última convocatória o Rui Jorge, levou malta do Leixões, das equipas B, do Maritimo, Braga, Estoril…
O único que causou alguma estranheza foi o Rúben Vinagre que tem jogado no Wolves, Defesa Esquerdo.
12 Novembro, 2017 at 16:01
Odraude deve estar a achar estranho a chamada de Ivanildo e Pedro Delgado…
12 Novembro, 2017 at 16:03
E tu não achas estranho o 11 inicial estarem 5/6 jogadores dos lampioes? Em que lugar a equipa B deles está?
12 Novembro, 2017 at 16:32
Resposta ao Odraude…
Já estás a mudar de assunto, primeiro era os jogadores que não levou( ainda não vi nomes e eu próprio já consegui apontar 1)…agora é porque coloca muitos do Benfica no onze.
Nessa final de 2015, estavam 4 jogadores no onze do Sporting e ainda entra o Iuri que faz 5 ao todo, não é normal?
Sabes quantos jogadores jogam na equipa B do Benfica que estavam no último onze? Apenas 1 o central (o Felix entrou na 2º parte), o resto esta no plantel A e tem jogado com RV, Ruben Dias e D.Gonçalves e a outra malta esta emprestada, que raio tem haver a classificação da equipa B com a chamada?
É que isso tanto serve para Benfica e Sporting, estão separadas por 3 pontos.
12 Novembro, 2017 at 18:36
Eu para já ainda não coloco o Rui Jorge no mesmo barco que Hélio e Peixe.
E estou curioso para ver como se vai comportar num clube.
Aliás, este ciclo está a terminar.
12 Novembro, 2017 at 15:05
Haverá sempre quem ache que isto é normal e não influencia nada.
Mas na realidade o que temos é um país inteiro a engordar porcos, que depois o benfica vende por muitos milhões.
Jogadores que chegam a seniores com muitos mais experiência internacional e com muito mais reconhecimento no mercado, fruto das sucessivas chamadas à selecção.
E depois notícias como esta: ‘SAD prepara Rúben Dias para a selecção’, com direito a capa no Record.
É uma vergonha, mais uma. E é desleal.
12 Novembro, 2017 at 15:43
Entretanto, há instantes, as nossas Leoas ganhavam por 2-0 em Cantanhede. Golos da Ana Borges e Diana Silva.
12 Novembro, 2017 at 15:45
3-0, marcou a Ana Leite 🙂
12 Novembro, 2017 at 15:50
Ao intervalo, 4-0, marcou a Fátima Pinto!
12 Novembro, 2017 at 17:57
Meia dúzia
Cinco pontos de avanço para o Braga, que já havia empatado com o Vilaverdense.
Parece que será mesmo uma questão de gerir a coisa até ao fim… apenas não entrar em desleixo.
É pena, as miúdas mereciam mais.
(neste caso é que se pode aplicar aquela dos adversários terem de dar mais luta)
12 Novembro, 2017 at 15:49
Não sei como são capazes de reclamar… Nós até temos jogadores nos sub-21 que nem deviam lá estar…
Este texto devia ter uma outra temática: o que podemos fazer para recuperar estes anos mais fracos de formação.
Já se vêm algumas melhorias com a geração de 99, mas até a de 98, que supostamente ia dar frutos, está a mostrar-se escassa (estranho o eclipse do Pedro Ferreira, que mesmo assim vai jogando na youth). A geração de 2000 também tinha bons valores, mas a verdade é que estes estão a demorar a mostrar-se no patamar de júniores.
As gerações de 96 e 97 foram terríveis e é por isso que temos tido menos jogadores nas convocatórias das selecções jovens, culminando agora com os sub-21. O facto do Benfica ter alguns júniores com experiência de equipa B também influencia… Se a nossa opção é não subir os miúdos temos de arcar com as consequências.
12 Novembro, 2017 at 15:53
Lóbi que coincide com o discurso do Traficante Vieira, que tem insistentemente dito que o futuro do carnide está nas camadas jovens para assegurarem títulos. Mais quando já de percebeu que este ano não ganham um caralho nas competições europeias – o que vai atrapalhar, e de que maneira, o deve e haver anual.
Não seria surpreendente saber que estes dois treinadores ganhassem benésses pela porta do cavalo para ajudar ao esquema.
E já sabem meninos e meninas, quando algum lampião aldrabão vos fizer perder minutos de vida, mandem-no ir dar dinheiro ao Traficante Vieira.
12 Novembro, 2017 at 15:53
Vinha cá acrescentar isso, mas um dos titulares antecipou-se!
Abraço, luisvt
12 Novembro, 2017 at 16:00
Ehehe 🙂 Um abraço!!
12 Novembro, 2017 at 16:07
Não acompanho alguns no que diz respeito às criticas ao Rui Jorge.
O Rui apanhou duas gerações muito fortes, onde o mas fácil era escolher 20/25 claramente melhores que os restantes.
Esta geração é mais fraca (ou, pelo menos, com os valores mais equilibrados entre muitos dos seleccionáveis) e o Rui Jorge ainda anda a apalpar terreno. A chamada do Rafael Leão é um sinal claro de que o Rui parece estar fora do lobby que falei.
Na minha óptica, o problema está abaixo, onde se formam internacionais com 50 internacionalizações e, como tal, com estatuto criado sem que a sua qualidade o justifique.
Fica mais difícil romper com isso quando chegamos aos sub-21 mas tem acontecido. Prova disso é que o Rui Jorge, em 4 anos, estreou muitos jogadores nas selecções portuguesas…gajos que não tinha uma única internacionalização.
É sobretudo nos sub-15 e sub-17 que eles introduzem os putos lampiões, que assim ganham relevância dentro da “base de dados” da FPF e se tornam internacionais experimentados.
12 Novembro, 2017 at 16:17
Também me parece, caro Dr.
Acrescento que o Rui Jorge terá criado repulsa a alguns elementos que se recusaram (ou se deixaram levar) ir ao Rio, onde ele podia perfeitamente aspirar a uma medalha. Se calhar alguns seleccionáveis deixaram de o ser.
De qualquer modo, pressão de clubes e empresários (e porque não MARCAS) para levar jogador X ou Y nao é novidade.
12 Novembro, 2017 at 16:39
Não sei se essa questão dos JO terá influência naquilo que é a realidade de hoje dos sub-21. Parece-me que não.
12 Novembro, 2017 at 16:19
Exato Rui Jorge tem mantido a mesma postura, ainda agora chamou uma série de malta nova, apesar de achar que o seu ciclo poderá ter chegado ao fim, já são 3/4 anos á frente dos sub-21…poderá ou não estar aqui o sucessor de FS a seguir ao Mundial?
12 Novembro, 2017 at 16:38
Eu gostava de ver o Rui Jorge num clube. Seria fundamental para o seu crescimento enquanto treinador.
12 Novembro, 2017 at 17:53
O Prof. Rui Jorge parece ter qualidade para altos vôos.
Infelizmente aquele episódio com o Geraldes/Podence terá tirado possibilidades a curto/médio prazo de o fazer no Sporting.
Não sei quais as suas, dele, perspectivas de futuro, mas findo este ciclo poderia arriscar ir para um clube português, e subir.
12 Novembro, 2017 at 17:57
Que episódio foi esse? (a sério, não estou a ser irônico)
12 Novembro, 2017 at 17:58
Fizeram-lhe uma pergunta sobre eles “agora” serem aposta e ele riu-se…
12 Novembro, 2017 at 18:14
Ahh já me lembro.
12 Novembro, 2017 at 16:21
Vou aceitar humildemente a chamada de atencao do Dr. Percebe mais disto do que eu.
Olhe as malas 😀
12 Novembro, 2017 at 16:37
Vou andando… 😉
12 Novembro, 2017 at 17:23
O Rui Jorge nunca convocou Geraldes, Podence, Palhinha…….
12 Novembro, 2017 at 17:39
Geraldes e Podence, foram sim convocados por Rui Jorge, o Palhinha não me lembro.
12 Novembro, 2017 at 18:24
O Palhinha nunca foi e podia ter ido. Mas andaram lá William e Rúben Neves…
12 Novembro, 2017 at 16:44
Grande discurso de Bruno de Carvalho na abertura da cerimónia de 25 anos de sócio na Sporting TV
12 Novembro, 2017 at 18:23
Onde se pode ouvir?
12 Novembro, 2017 at 16:53
Só há uma entidade que tem dúvidas sobre qual o Clube que tem melhor formação, melhores formandos e melhores equipes. É a Federação Portuguesa de Futebol.
Se o benfica tivesse melhores jogadores na formação que nós então, o benfica teria mais jogadores oriundos da sua formação a jogar na sua equipe A.
Se o benfica tivesse a melhor formação do Dubai, então, teria mais jogadores da sua formação a integrarem o onze titular da Selecção Nacional. O onze que ganha jogos, não aquele que ganha visibilidade mas, aquele que conquista notoriedade. Aquele que conquista notoriedade são os Aurélios e mais nenhum.
Na Selecção A, quem são os jogadores da formação do benfica?
Guarda redes: Não está lá nenhum.
Lateral Direito: Não há lá nenhum. Bem, o sintrense tem lá o suplente do Cédric…às vezes vai a jogo o André qualquer coisa. Pois é mas esse também não é da formação do benfica foi no entanto do refugo da formação do Sporting. Um jogador que não teria lugar , sequer, na nossa Equipe B, nem que fosse para remediar. Fez parte da “turma de formação” do Cédric mas, enquanto júnior, já não alinhava no onze titular e foi à vida dele, para onde? para o Seixal, o nosso mais directo caixote do lixo. Mesmo assim era bem melhor que aquilo que por lá andava a arrastar-se.
Centrais: Não há lá nenhum. Se não morrer cedo ainda verei a titulares o Tobias Figueiredo e o Domingos.
Lateral esquerdo: Não há lá nenhum. Bem, a formação do Boa Vista tem lá o Coentrão mas, esse não conta para a formação do benfica.
Trincos: Não tem lá nenhum.
Médios: André Gomes? Não vale um cartucho. Não tem lugar na selecção. Se lá está que agradeça ao Jorge Mendes. O mesmo se passando com o quisto da Musgueira (da formação do Sacavenense), o Cancelo e o Guedes das orelhas à Vieira. Esse sim, da formação do benfica por fanatismo dos progenitores. Poderia ter dado melhor jogador se tivesse sido formado no Clube Estevense de Futebol. Valem o que valem, são jogadores de refugo como o Ivan Cavaleiro e outros que tais que a PIOVRA do Estado Lampiâmico conseguiu enfiar à má fila na selecção para os vender o melhor que pudesse. São todos artistas de praia.
Avançados. Tem o Bernardo Silva que é mais ou menos o futuro suplente do Gelson Martins pois, quando toca a ganhar jogos há mesmo é que fazer alinhar os melhores.
Agora da nossa formação há lá muitos. Até tenho medo de me esquecer de algum nome se os começar a elencar mas, estão lá o Cristiano, Quaresma, Nani, Gelson (e dentro de poucos anos, Iuri, Podence e Xico Geraldes), João Mário, Adrien, William, Cédric, Patrício, Fontes, Beto, o Bruma. A selecção está “infestada” de jogadores da nossa Formação e também de jogadores da nossa equipe que, por exemplo, não sendo da “cantera”, não nos podemos esquecer do Bruno Fernandes). Até o Mané tem um pé dentro da selecção. Vai ser difícil mas, vão ver que há-de lá chegar. Basta regressar ao Sporting no fim do empréstimo que, passado um ano com JJ já há-de tornar-se num jogador da selecção.
12 Novembro, 2017 at 17:02
Se calhar está na altura de perguntar ao Fernando Gomes “que raio de sms dele é que o Vieira tem na mão e que raio de fotografia comprometedora trás na carteira, o vieira?”
Os Nunos Cabrais desta vida não são um só exemplar. Há mais que não constam dos e-mails revelados. Os sms que, o e-mail revelado no “da bancada” mostra serem mais de cem, é a ponta do iceberg, visível à superfície mas, pergunto eu para o Fernando Gomes andar tão servil perante o Vieira que outros sms de que não temos conhecimento terá ele medo. Quantos efectivamente serão os SMS de Fernando Gomes nas mãos do Vieira e quão comprometedores poderão ser? Amantes? Negócios escuros? Reuniões inconfessáveis? SMS dirigidos directamente ao Arguido-Luís pelo Dr. Fernando Gomes? Fica a dúvida, não é? Perante o comportamento do Presidente da Federação, só podemos ter dúvidas e perguntas para lhe fazer…
12 Novembro, 2017 at 17:50
Safodam as seleções.
Safoda o Mendes…
Safodam os “blowbistas”….
13 Novembro, 2017 at 10:54
Bardamerda para os selecionadores. Resultados à vista.