O comentador Pedro Guerra recebeu durante vários meses documentos internos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) relacionados com auditorias trimestrais, os quais não eram de divulgação pública. O acesso de Guerra a tais documentos apenas foi possível com a colaboração de Horácio Piriquito, gestor e membro do Conselho Fiscal da FPF, que lhe foi passando várias dessas auditorias. Face à notícia da SÁBADO, a FPF vai fazer queixa-crimecontra Horácio Piriquito, e pedir a destituição
Confrontada com os documentos em si, a Federação Portuguesa de Futebol garantiu à SÁBADO que os mesmos “são internos, sem acesso público”. Questionada ainda se algum membro dos órgãos sociais poderia fazer a sua divulgação, a Federação insistiu: “São documentos internos da FPF”.
Num dos emails trocados, em Setembro de 2015, depois de ter recebido mais um relatório da auditoria interna, Pedro Guerra, começando por agradecer o envio do documento – “que guardarei religiosamente e de forma confidencial, claro!”, escreveu – quis saber a opinião do membro do Conselho Fiscal quanto a “uns devedores manhosos” os quais iriam deixar a Federação Portuguesa de Futebol “pendurada”. “Não achas”, questionou Guerra.
Na resposta, Horário Piriquito, explicou que “muitas vezes são as associações que estrangulam ou beneficiam os clubes, conforme os alinhamentos ‘clubísticos’”. Daí, continuou Horácio Piriquito, “as corridas do SLB e do FCP ao domínio das associações”. “Se uma associação é portista pode atrasar os pagamentos a um clube alinhado com o Benfica, e vice-versa”, acrescentou. É claro, disse ainda Horácio Piriquito, que “estas coisas nunca se podem escrever, só dizer e com pouca gente a ouvir”.
O caso dos emails tem sido investigado pela revista SÁBADO, dando conta de algumas suspeitas que constam das comunicações e que levou uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa a ordenar buscas ao Benfica e a alguns suspeitos a 19 de Outubro.
Posteriormente, a SÁBADO revelou um pedido de bilhetes que chegou à SAD do Benfica feito, aparentemente, por Miguel Lucas Pires, então árbitro no Tribunal Arbitral do Desporto, que acabou por pedir a demissão do cargo.
ACTUALIZAÇÃO
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai apresentar queixa à Procuradoria-Geral da República contra Horácio Piriquito, gestor e membro do Conselho Fiscal do organismo. Em causa está a divulgação de documentos internos a Pedro Guerra, tal como a SÁBADO avançou esta quarta-feira.
“O conteúdo da revista «Sábado», publicado esta quarta-feira online, aponta no sentido de os documentos internos da FPF terem sido partilhados por um elemento eleito para o Conselho Fiscal, pelo que a Direcção da FPF decidiu remeter nesta data, o conteúdo do artigo publicado para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, apresentar queixa à Procuradoria Geral da República, por se tratar de eventual crime desta dependente”, escreveu a FPF, em comunicado.
Na mesma nota, a FPF disse irá levar à Assembleia Geral Extraordinária a eventual destituição de Horácio Piriquito. “A realização de uma Assembleia Geral Extraordinária para discussão e votação da proposta de destituição de titular de órgão social da FPF, por violação grave de deveres estatutár”, lê-se.
Tal como a SÁBADO avançou, o comentador Pedro Guerra recebeu durante vários meses documentos internos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) relacionados com auditorias trimestrais, os quais não eram de divulgação pública. O acesso de Guerra a tais documentos apenas foi possível com a colaboração de Horácio Piriquito, gestor e membro do Conselho Fiscal da FPF, que lhe foi passando várias dessas auditorias.
Leia o comunicado na integra:
“Comunicado da Federação Portuguesa de Futebol
1. A FPF tomou conhecimento no início da semana da possibilidade de documentos internos de controlo de gestão da Federação Portuguesa de Futebol terem sido partilhados com pessoas exteriores à FPF;
2. Por em causa poder estar a violação de segredo, a FPF denunciou o referido facto à Polícia Judiciária, disponibilizando-se para os procedimentos entendidos por convenientes;
3. O conteúdo da revista «Sábado», publicado esta quarta-feira online, aponta no sentido de os documentos internos da FPF terem sido partilhados por um elemento eleito para o Conselho Fiscal, pelo que a Direcção da FPF decidiu remeter nesta data, o conteúdo do artigo publicado para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, apresentar queixa à Procuradoria Geral da República, por se tratar de eventual crime desta dependente, e requerer a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária para discussão e votação da proposta de destituição de titular de órgão social da FPF, por violação grave de deveres estatutários.”
15 Novembro, 2017 at 15:29
A chave disto tudo é capaz de estar mesmo no Guerra.
Se o Ministério Público o apanhar pelo tomates e apertar, até pode ser que o ponha a cantar fininho ou que faça um acordo com eles
O cabrão há-de ter o suficiente para enterrar muita gente.
E a justiça desportiva, por uma vez na vida não é obrigada a esperar pela civil para punir os agentes desportivos.
15 Novembro, 2017 at 16:16
eu metia o Gordo a jogar à bola como ele tanto sabe ( durante 5 minutitos) e era vê-lo a deitava TUDO cá para fora!
15 Novembro, 2017 at 16:48
Creio que a tortura é proibida pela CUDH
15 Novembro, 2017 at 19:52
Guerra é gente de pouco tomate e muito bolso.
Aquele que melhor lhe encher os bolsos é o que tira partido.
Se o carnide propuser uma bela reforma este desaparece da vida publica assim como o caso que o envolve.
Se o porto
15 Novembro, 2017 at 19:53
Se o porto quisesse, punha-o a cantar tudo o que fez…
15 Novembro, 2017 at 15:31
Como diz o Mestre de Cerimónias, Pedro Guerra é um assalariado do benfica, trabalha para o benfica, e procurou estás informações para benefício do benfica.
15 Novembro, 2017 at 15:34
O Inzé dá voltas no caixão com tudo isto…ou será que é do cheiro a álcool da passada sexta-feira???
15 Novembro, 2017 at 15:36
Se houver possibilidade da morsa cair sozinha, nao tenham duvidas que é isso que acontece. Cai sozinha, rica (vai encher tanto bolsos…) e orgulhosa.
Daqui a uns anos se for preciso publica um artigo qualquer sobre camiões e drogas.
No fundo sao esses os objectivos de vida destes escroques.
15 Novembro, 2017 at 16:01
Mas isso já ta a ser planeado.
Guerra cai calado. Daqui a uns tempos da uma entrevista ou escreve algo onde admite parte disto, mas ja nao tem efeitos práticos nenhuns
15 Novembro, 2017 at 19:37
E se o Guerra cai no Calado?
É um melão.
15 Novembro, 2017 at 15:37
É denúncia-los.Temos de fazer a nossa parte!
https://integrity.uefa.org/index.php?isMobile=0
Todos a denunciar. Vamos por o nome da Lampionagem na lama.
15 Novembro, 2017 at 16:10
Isto SÓ começa a MUDAR quando um boi aparecer a boiar num rio…
Ponham isto num “post it” e colem no frigorífico para nunca se esquecerem!
15 Novembro, 2017 at 16:13
Isto muda quando meia dúzia for passar uma boa temporada a Alcoentre. Para cima de uma década.
Usada entre a apanha da uva e a apanha do sabonete.
15 Novembro, 2017 at 16:18
e também podemos ler este teu “post it” cada vez que se começar a desesperar e a atacar os nossos?!
15 Novembro, 2017 at 18:51
🙂
Se nos teus também, sim, podes…
15 Novembro, 2017 at 16:55
Acho que não devemos desejar isso a ninguém.
basta aplicar a justiça a começar pelos mais importantes, fazer alguns exemplos como este palhaço do piriquita, um chuto no traseiro do secretário de estado que perdeu toda a credibilidade desde que veio corroborar a borrada do Baganha.
Assim que se perceber que o poder deixa de estar nas mãos do orelhas eles começam a atinar.
Nem todos são trafulhas. Alguns são mesmo incompetentes, uns são meninos queridos, outros são coagidos. Árbitros, dirigentes, etc
E a puta da justiça desportiva tem que funcionar também
15 Novembro, 2017 at 18:53
Justiça? Em Portugal?
Foda-se! E o outro é que é crente em Jesus…
Caro, quando eu vir JUSTIÇA em Portugal, acompanho-te nesse comentário.
Até lá, para mim, podem passar com um rolo compressor sobre tudo o que é trafulha, bandido, marginal, ladrão, corrupto, enfim, FDP para o seu semelhante!
15 Novembro, 2017 at 19:44
Também percebo o sentimento. Não tenho pena nenhuma de criminosos como o orelhas e outros que terão as mãos mais sujas que sei lá o quê.
É impossível, utópico fazer uma revolução assim limpinha. Tem que ser passo a passo até a maré mudar.
O problema é que mesmo uma medida drástica dessas não melhora nada, ainda dava enterro no panteão(!).
15 Novembro, 2017 at 16:17
Menos um periquito.
faltam muitos mais.
o merceeiro que andou a dar milho aos pardais não percebe nada disto.mas enquanto andar a ser queimado lentamente os outros não são falados,ie os passarões.é apontar mais alto!
15 Novembro, 2017 at 16:20
Está provado que a propensão para a criminalidade depende de dois factores: a recompensa (em proporção) e o risco de ser apanhado (em proporção inversa).
Quando este é reduzido, as pessoas sentem-se tentadas a consumar actos ilegais.
É o que acontece em Portugal. A impunidade é tanta que esta malta coloca em risco a própria profissão (nem falo na reputação), e em troca de quê? De uns bilhetes, almoços… mesmo havendo envelopes, não me digam que são euromilhões. A recompensa material (pronto, há sempre aquele acrescento moral de ajudar o Seu clube) é curta, mas a probabilidade de serem apanhados, quanto mais punidos, é tão pequena, que qualquer crime compensa.
E claro, a “coltura”… muitos nem consideram estes pequenos deslizes falhas éticas, quanto mais delitos… o periquito, mesmo que venha a ser punido, ainda será elevado à categoria de mártir.
15 Novembro, 2017 at 16:40
A culpa foi da lã de rocha…
“O sistema de videovigilância do Estádio da Luz não esteve a funcionar de acordo com os regulamentos durante quase metade da temporada passada, entre dezembro e maio. Este é um facto dado como provado pelo Conselho de Disciplina (CD), que no entanto decidiu não punir as águias por não ter ficado provado que o Benfica foi o responsável pelo problema.
A decisão de absolver o clube da Luz, que incorria numa multa máxima de cerca de 2 mil euros, foi tomada na semana passada pelo CD, mas o acórdão apenas foi revelado esta semana. Nele, pode ler-se que ficou provado o seguinte:
“Durante período temporal compreendido entre dezembro de 2016 e maio de 2017 (…) a Sport Lisboa e Benfica — Futebol, SAD não manteve em perfeitas condições de funcionamento (de acordo com o preceituado nas leis aplicáveis), no estádio que utiliza (…) um sistema de videovigilância que permitisse o controlo visual de todo o recinto desportivo, e respetivo anel ou perímetro de segurança, dotado de câmaras fixas ou móveis com gravação de imagem e som e impressão de fotogramas, e conservasse durante 90 dias a gravação de imagem e som dos espetáculos desportivos aí decorridos.”
Ora, de acordo com o mesmo documento, houve uma “anomalia técnica [erro de script], que, durante o sobredito período temporal, impediu a conservação durante 90 dias das gravações de imagem e som”. O problema “foi detetado pela Bosch Security Systems, Sistemas de Segurança, S.A. em dezembro de 2016 e foi, desde então, conhecido” pelo Benfica. No entanto, “apenas em maio de 2017 aquela anomalia foi suprida”.
A Comissão de Instrutores (CI) propôs castigo ao Benfica por violação do artigo 127 do Regulamento Disciplinar, que fala de Inobservância de Outros Deveres. No entanto, o CD considerou a acusação “improcedente, por não provada” e decidiu absolver as águias.
A justificação para a decisão está vertida no acórdão: “É inquestionável que a mera verificação do facto ou do resultado não pode implicar direta e automaticamente a responsabilização da arguida, já que nos inovemos no domínio de uma responsabilização subjetiva. (…) Competia, à CI provar que a arguida praticou factos culposos ilícitos. E foi o que não fez, desde logo, porque não apresentou nem na instrução, nem na audiência qualquer meio de prova passível de imputar à arguida atuação dolosa, ou meramente negligente, por não ter procedido com o zelo e cuidado a que estava obrigada quanto ao funcionamento e manutenção do sistema de videovigilância das competições que integrou entre dezembro de 2016 e maio de 2017.”
5 meses para resolver o problema… ahhhhh… Detectam a falha, resolvem em Maio quando a coisa tá resolvida… e a culpa não se pode aferir ao Carnide porque não se sabe se foi por culpa própria?!
Viver é aprender, de facto…
E a culpa de quem teve conhecimento do facto e nada fez para o resolver???
Ahhhh…
Bom, quando me mandarem parar à noite com falta de luzes de presença traseira no carro, vou alegar isso também: “Ah e tal, a responsabilidade não é minha, mas de quem fabricou o filamento… Mas esteja descansado xôr agente, lá para Maio garanto que troco. Continuação de bom trabalho.”
De facto…
15 Novembro, 2017 at 16:53
“cumprir leis?nunca sube disso”
15 Novembro, 2017 at 17:00
Foda-se!?!?
Não funciona durante meio ano e é difícil apurar de quem é a culpa???
Estes carvalhos devem gastar mais em honorários de advogados, jantares e o catano do que o orçamento para a manutenção do estádio
15 Novembro, 2017 at 17:03
Normal…aquilo demora a arranjar…
Nem sequer é uma coisa importante…vigilância num estádio…nada de urgente…
Fds…
15 Novembro, 2017 at 17:06
Vigilância para quê?
Claques não há… Sócios são muito menos do que dizem.
Borlas é uma cena dúbia… um gajo pode dar milhares de bilhetes de borla mas com estes gajos nunca se pode contar. São incertos.
Vê o caso do gajo do TAD… tinha uns bilhetes jeitosos e agora nem ao “emprego” aparece…
Fiabilidade é uma cena hipervalorizada…
15 Novembro, 2017 at 18:55
É esta a JUSTIÇA a que te referias acima, Portugueezza?
Ah! Ah! Ah!
Eu até dou valor aos crentes… Já os ingénuos…
15 Novembro, 2017 at 20:12
A justiça em Portugal é uma piada. Se calhar concordamos nisso.
Mas olho com pena para comentários jocosos de um espertinho que advoga o assassínio
15 Novembro, 2017 at 17:12
Responsabilização subjectiva é tipo dolo sem intenção.
Ou dar vouchers é na boa porque se dá a toda a gente é antes dos jogos.
Fucklogic, isto é a justiça desportiva que temos.
15 Novembro, 2017 at 17:40
não manteve em perfeitas condições de funcionamento (de acordo com o preceituado nas leis aplicáveis), no estádio que utiliza (…) um sistema de videovigilância que permitisse o controlo visual de todo o recinto desportivo, e respetivo anel ou perímetro de segurança, dotado de câmaras fixas ou móveis com gravação de imagem e som e impressão de fotogramas, e conservasse durante 90 dias a gravação de imagem e som dos espetáculos desportivos aí decorridos.”
e isto não dá multa ainda mais pesada??!!!!
15 Novembro, 2017 at 21:31
Se o benfica não foi o culpado, então quem foi?
15 Novembro, 2017 at 16:53
Culpados? Nós? Jamé.
“O sistema de videovigilância do Estádio da Luz não esteve a funcionar de acordo com os regulamentos durante quase metade da temporada passada, entre dezembro e maio. Este é um facto dado como provado pelo Conselho de Disciplina (CD), que no entanto decidiu não punir as águias por não ter ficado provado que o Benfica foi o responsável pelo problema.”
15 Novembro, 2017 at 17:02
Aposto que o slb ate foi o primeiro a alertar e tudo fez para reparar a situação
15 Novembro, 2017 at 19:40
O quadro eléctrico é fraco.
Deve ser da ligação directa ao sistema de rega.
15 Novembro, 2017 at 17:06
A pergunta de ‘um milhão de euros é’…
…Quantos meses mais a revista Sábado vai continuar a laborar…???
Aceitam-se apostas…
SAUDAÇÕES LEONINAS
15 Novembro, 2017 at 17:45
O mais estranho é que é do grupo…co(ca)fina.
15 Novembro, 2017 at 17:50
Essa é a parte caricata da coisa.
“Com ferros matas…”
15 Novembro, 2017 at 17:25
https://www.publico.pt/2017/11/15/desporto/noticia/fpf-denuncia-suposta-fuga-de-documentos-internos-a-pj-e-a-pgr-1792613
Esta tarde, e segundo SICNotícias, o dirigente acusado de ser responsável por esta fuga de informação, o membro do conselho fiscal do organismo, Horácio Piriquito, apresentou já a sua demissão, negando as suspeitas de que é alvo.
15 Novembro, 2017 at 17:38
O gajo tem cara de inocente. Isso não conta para nada?
15 Novembro, 2017 at 17:42
https://misterdocafe.blogspot.pt/2017/11/o-jogo-limpo-do-piriquito.html
mas isto não pode ele negar!
15 Novembro, 2017 at 17:47
“”Temos entre nós um grande benfiquista, um amigo, o Dr. Horácio Piriquito”. A introdução de Luís Lemos foi o pontapé de saída nos elogios a mais um bufo na Federação Portuguesa de Futebol, mas foi da boca de Seara que saiu a mais linda descrição do papel do Piriquito.
“É sempre um privilégio aprender com a sua capacidade de análise, sobre o Benfica, universo Benfica e o universo empresarial do Benfica. Eu acho que quando um pessoa nos ajuda a enriquecer é sempre bem vinda”.”
WOW… Isto sim é trabalhar no circo sem rede!
kamikase way, motherfuckers!!!
15 Novembro, 2017 at 17:51
é tudo nosso!
então é à bruta!!!
15 Novembro, 2017 at 17:33
Esta história faz-me lembrar os Moto Ratos de Marte. Nem vale a pena dizer quem é o Limburguer…
15 Novembro, 2017 at 17:47
Cum crl…Moto Ratos…Granda malha!
15 Novembro, 2017 at 22:51
A primeira até pensei que eram os mata ratos a cantar a minha sogra é um boi
15 Novembro, 2017 at 17:54
#bficacaguei-te
15 Novembro, 2017 at 18:17
O que é um banho morto?! 👿
15 Novembro, 2017 at 19:49
o próximo a cair é o Meirim.
a cloaca rabolha está a espalhar merda por todo o lado.
15 Novembro, 2017 at 21:12
os documentos filtrados pelo bufo piriquito provavelmente eram documentos técnicos sem grande interesse…
mas vejam bem a interpretação que aqueles 2 filhos da puta fazem deles:
há um corrida entre rabolhos e cornudos para dar ordens sobre como devem – as associações mais pequenas e até dentro das grandes – ser gastas as verbas e quem deve ou não deve ser apoiado.
mais que os documentos é a interpretação que um e outro fazem das decisões que tomam ou que podem influenciar.
15 Novembro, 2017 at 21:31
Como sem interesse, eles explicam no mail o interesse dessa informação Dizem mais, muito mais, mas bastava isto:
“estas coisas nunca se podem escrever, só dizer e com pouca gente a ouvir”.
15 Novembro, 2017 at 21:58
Isto também ajuda a explicar porque razão já estamos sem ser campeões nacionais há 15 anos e só termos sido campeões 2 vezes nos últimos 30 anos.
Não nos esqueçamos que nem com Figo, Balakov naquela que penso ter sido uma das melhores equipas que tivemos, não contando com os 5 violinos, conseguimos ser campeões.
16 Novembro, 2017 at 2:04
Pela boca morre o periquito?
Ninguém se lembra porque nenhum de nós viu. No entanto, Horácio Periquito, num programa da btv, disse que é muito amigo de Pedro Guerra e que também ele mandava mails…
Efectivamente, manda mails ao Walking Bacon da Mercearia Queimado.
Está provado, agora que, de facto o fez e mais valia ter ficado calado.
Pediu a demissão o que me leva a concluir que é um periquito sem tomates para aguentar as investidas de Sábado.
O Polvo tem perdido tentáculos e estamos a assistir à mera perda de algumas ventosas menores. O Estado Lampiâmico está-se a esboroar e cada vez que abre a boca, cai-lhe mais um dente. Comam limões porque a podridão virou escorbuto!
Vieira pariu uma entrevista. Finalmente desembuchou, o maganão. Cheguei a recear que tivesse perdido a voz, mais parecendo, pelo rustilhar de chocalhos, um boi verráqueo que ninguém já leva a sério ou o toque da pavana que se observa com frequência em manicómios.
Ouvi vários comentários à entrevista e ao arguido-luís que, os meus amigos têm qualificado de “mijarete”, “brocho”, “cornipaso”, “veráqueo”, “hormigão”, “levantado” sendo que, a mais comum é a de “bela bosta”, o nome de um touro que comeu tanto que, acabou por morrer de indigestão ou seja, grande, estúpido, inútil e prejudicial.
Claro que no meu Ribatejo estes comentários fazem sentido, no resto do País, não. Torna-se consequentemente necessário que explique:
“Mijarete” diz-se do foguete que uma vez ardido o rastilho, em vez de subir que nem uma flecha, se apaga e cai para o chão, ao lado do fogueteiro.
Chama-se “brocho” ao touro “corniapertado” e “cornigacho” isto é o boi que tem os pitons (extremidades dos cornos) muito próximos uma da outra e as hastes a apontarem, muito compridas, para o chão.
“Cornipaso”. Desta feita refere-se o boi cujos cornos são retorcidos e abertos para os lados, uma coisa esquisita que raramente se vê.
Agora, “verráqueo” é a expressão que mais gosto. Então, quando aplicada a uma entrevista dada por um energúmeno, é um verdadeiro mimo Ribatejano.
Diz-se verráqueo o ruído produzido por um touro que, em vez de soar como um mugido, soa como os ruídos produzidos por um porco, ao ser sodomizado por outro.
Finalmente, hormigão é o título adquirido pelo boi cujos cornos, afligidos pelo “hormiguílio” , ficam com as pontas carcomidas a ponto de se assemelharem a escovas. Cornos inúteis de um boi inútil.
Como os meus amigos podem ver, aqui no Ribatejo há palavras que valem mais que mil imagens!
Porém, atenção que o energúmeno irremisso ameaçou manipular os árbitros e os resultados dos jogos para se assegurar que o Sporting não ganharia o campeonato este ano. Ora, visto isto, convirá que algum Magistrado do Ministério Público que passe aqui pela tasca do Cherba, mande a PJ investigar estas declarações do arguido-luís.
Aliás, esta afirmação impenitente é uma macacada só possível vindo de quem vem.
Bruno de Carvalho, pleno de razão, chamou-lhe idiota eu aplaudo mas, chamar-lhe ia muitíssimo pior que idiota já que esta expressão designa apenas “um burro com ideias”…