Em semana de nova ronda de jogos nesta nova fase de competição, Juvenis e Iniciados cumpriram e somaram os três pontos de forma categórica. Tivemos ainda tempo para os destaques do costume e o regresso do médio que o Sporting deixou escapar, recuperou, deixou escapar outra vez e recuperou novamente.
Em Alcochete e frente ao Belenenses, equipa que a formação principal também recebeu esta jornada, os Juvenis entraram determinados em esquecer o desaire da passada semana e venceram de forma absoluta o derby da capital. Éverton Santos, Jorge Ferreira e Bruno Tavares foram os únicos marcadores da partida, com claro destaque para o jovem extremo.
Bruno Tavares já era protagonista nos Iniciados e é sem dúvida um dos que capta mais atenção nos sub-17. Tem técnica, golo, velocidade, todas as características que o poderão projectar para um nível muito alto daqui a uns anos. É um dos que segue a longa linha de extremos formados em Alvalade e com tempo e trabalho tem tudo para seguir os passos dos seus antecessores. Para já, espalha magia entre os mais juvenis, apesar de ter apenas 15 anos.
As boas notícias continuam, uma vez que o Benfica perdeu frente ao Real SC. O primeiro lugar é agora ocupado pelo Sacavenense (que grande temporada!) que venceu as suas duas partidas. Ainda assim, o grande rival continua a ser o vizinho da segunda circular, que acaba por anular esta semana a vitória que teve sobre o Sporting.
Já os Iniciados foram até Évora vencer o Lusitano por 3-1 e ocupam agora o primeiro posto da Série Sul, ainda que em igualdade pontual com o Benfica. Lucas Dias bisou, ele que tem vindo a assumir cada vez mais o papel de goleador nos últimos jogos, e Miguel Menino marcou o outro golo. A próxima partida será frente ao Belenenses, que ocupa o terceiro lugar da tabela, num jogo de alta importância e um dos mais complicados da série.
Por fim, e apesar de poucas vezes me referir à equipa B, existem destaques da formação na mesma e os rapazes deram esta semana uma excelente resposta à sucessão de desaires.
Rafael Leão e Rafael Barbosa (sinto que dizemos estes nomes todas as semanas) foram os nomes maiores da vitória frente ao FC Porto B. E apesar de ver uma clara vontade de apostar em Leão, da parte de JJ, Barbosa continua um pouco à margem da equipa principal. Jesus assumiu que queria outro médio na passada conferência de imprensa, mas avisou que esse homem será Bryan Ruiz e que fará “o que Adrien fazia”. Ainda que seja completamente a favor de aproveitar todos os recursos, não me canso de dizer que Barbosa é o jogador da formação com mais características de box to box e com a intensidade que a posição exige ao nível a que joga o Sporting. Para além de poder ser alternativa até a Bruno Fernandes. Penso que o jogador reclama uma oportunidade na equipa principal, mesmo que em jogos de menor relevância, como para as duas Taças e não apostar nele neste momento pode significar que perdemos a janela perfeita para o fazer.
Para além de tudo isto, assistimos ao regresso de Wallyson, um dos casos mais caricatos dos últimos anos em Alcochete. Wallyson é uma espécie de amor perdido dos responsáveis leoninos, que ano após ano o tiraram das contas, mas que gostavam demasiado dele para o ver partir para sempre. E assim passaram Jardim, Marco Silva e depois a sua séria lesão e a oportunidade que perdeu com JJ, que assumiu que o queria na equipa principal. Entre azar e falta de oportunidades, com empréstimos surreais pelo meio, Wallyson foi-se perdendo e o Sporting desistiu de Wallyson.
Apesar de nunca ter sido um jogador que admirasse em demasia, recordo o ano em que participou na Taça da Liga ao serviço de Marco Silva e o fez com imensa qualidade. Poderia nunca ter chegado a titular, mas certamente teria sido uma grande ajuda em anos que nos vimos privados de alternativas sérias no banco. Não sei qual é o plano para Wallyson a partir deste momento, mas o mesmo deverá passar por uma recuperação cuidada em Alcochete, tentar que supere as malditas lesões e ver a partir daí qual o proveito desportivo ou financeiro que nos poderá trazer. Foi mais um regresso ao clube onde terminou a sua formação para um jogador que, seja com que cores for, merece ser feliz e ter a carreira que muitos adivinhavam para ele.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
5 Dezembro, 2017 at 10:37
Muita atenção a Bruno Tavares… haja sorte e cabecinha.
5 Dezembro, 2017 at 14:12
Nestas idades gosto de ver mais talento. Bruno destaca-se pela velocidade, sentido pragmático e de golo. Ainda não lhe vejo magia para o considerar um diamante. Mas é novo, no limite inferior do escalão, pelo que pode progredir. Se comparares com o talento bruto de Joelson, um ano mais novo….
5 Dezembro, 2017 at 14:14
Sim, são jogadores diferentes.
Mas nestas idades o sucesso depende de tanta coisa…
5 Dezembro, 2017 at 14:21
Certo.
5 Dezembro, 2017 at 10:49
É de salientar o regresso do Wallyson, tem qualidades que ainda o podem fazer ter uma grande carreira. É um jogador com boa capacidade de passe, circula bem a bola, é bom a conduzi-la e tem bom remate. É ainda um jovem e só depende dele a carreira que ele quer construír daqui para a frente.
5 Dezembro, 2017 at 11:20
O pé esquerdo é maravilhoso, o tornozelo direito é que é uma merda…
5 Dezembro, 2017 at 11:24
Ele foi operado aos dois tornozelos, mas contra o Porto B já apareceu em bom nível, acho que está bem recuperado das lesões.
5 Dezembro, 2017 at 14:01
Ouvi dizer que o direito é que podia voltar a dar problemas.
Esperemos que não!
5 Dezembro, 2017 at 10:51
Que as lesões o respeitem…. pois Wallyson tem “futebol” para ser importante no Sporting!
” a oportunidade que perdeu com JJ, que assumiu que o queria na equipa principal”
Assumiu quando??
5 Dezembro, 2017 at 11:07
Quando chegou ao Sporting e na primeira entrevista que deu disse que ia subir Gelson, Matheus e Wallyson. Até aqui o rapaz teve azar
5 Dezembro, 2017 at 11:15
Estás a fazer confusão Maria.
O Wallyson na época de estreia do JJ foi emprestado ao Nice e a 22 de Agosto de 2015 fez a estreia no Campeonato francês. Por isso esquece lá a “desculpa/justificação” da lesão.
5 Dezembro, 2017 at 11:59
Acho que leste mal a frase. Eu não disse que ele tinha sido emprestado por causa da lesão, digo que perdeu uma oportunidade com JJ e que teve uma lesão.
5 Dezembro, 2017 at 12:11
Eu li bem.
Como é que tu podes dizer que alguém que foi emprestado e a 22 de Agosto fez a estreia no campeonato francês perdeu oportunidade com JJ por causa de uma lesão??
Ou estás confusa…ou está a “gozar” 🙂
5 Dezembro, 2017 at 12:15
Lá está, eu não disse que foi por causa da lesão. Se está mal explicado as minhas desculpas mas não refiro que JJ não apostou nele por lesão. Ele fez a pre temporada e não conseguiu ficar.
5 Dezembro, 2017 at 12:27
Não me “lixem”.
Vão-me dizer que é uma lesão de 2/3 na pré-temporada que impede alguem de ser aposta??
Sendo que tal lesão era tão grave que em 22 de Agosto já estava a jogar por outra equipa (Nice)
JJ é livre de escolher e apostar em quem quiser, mas porra criar a narrativa ” a oportunidade que perdeu com JJ, que assumiu que o queria na equipa principal”
Se o quisesse não o tinha emprestado ainda em Agosto…. digo eu 🙂
5 Dezembro, 2017 at 12:19
Exatamente. Tenho a mesma ideia. Ele teve uma lesão no inicio da pré-época, quando o JJ andava a experimentar o plantel praticamente todo e que tinha sem os internacionais que chegaram mais tarde do Euro sub21. Nessa altura (final Junho, inicio de Julho) terá impressionado o JJ mas depois teve uma lesão de 2 ou 3 semanas e o JJ não quis arriscar a ficar com ele e emprestou-o, indo buscar o Aquilani.
5 Dezembro, 2017 at 11:32
Não Maria, ele disse que havia três jovens mas não disse quais. Certamente seriam o Gelson o Mateus e o palhinha, que esse sim, teve a lesao
5 Dezembro, 2017 at 11:59
Era o Wallyson
5 Dezembro, 2017 at 10:52
Acho o Paulinho um jogador interessante,ainda que não tenha percebido se é um médio defensivo ou ofensivo,já o vi jogar nas 2 posições e gostei.
5 Dezembro, 2017 at 11:20
O Wallyson até estava uns passos à frente da concorrência antes da lesão.
Precisa de muitos minutos e logo se vê se volta ao mesmo nível. Espero que sim.
5 Dezembro, 2017 at 11:24
O resultado da equipa B é um pouco enganador. Fomos eficazes. Estivemos relativamente bem defensivamente. Mas confesso que não vi na totalidade o jogo. Vitória importantíssima no seguimento de uma derrota pesada contra o Famalicão e o Hugo Miguel.
Alguém me sabe dizer se o Francisco Conceição continua de Leão ao peito? Juvenis B?
Aproveito o meu comentário para dar os parabéns ao jmfs1947 pela sua crónica “O Futebol não é para Meninas”.
E já agora: já comprei o meu bilhete para o Bessa. #EuVouLáEstar
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
5 Dezembro, 2017 at 11:29
Também lá estarei… espero eu… no solar já estão à venda, em Alvalade não…
5 Dezembro, 2017 at 11:34
Eu comprei através do Solar. 17 paus.
5 Dezembro, 2017 at 15:51
lá estaremos então italiano, se te vir a superbock fica por minha conta.
5 Dezembro, 2017 at 11:45
Vai sim que tu das sorte 😀
5 Dezembro, 2017 at 11:56
Assim espero 🙂
5 Dezembro, 2017 at 12:04
Era para o Moura, mas tambem serve para ti ahahaha
5 Dezembro, 2017 at 12:07
Ai sim?! Não falo mais contigo! Hehehehehe
5 Dezembro, 2017 at 15:17
Era para ti tambem Dude 😀
5 Dezembro, 2017 at 13:14
Lol espero bem que sim!
5 Dezembro, 2017 at 11:40
Impressionou (pela negativa) a forma lenta como se joga no ataque. De um lado e de outro. Talvez porque não haja um 11 mais ou menos definido…
Mas todas as jogadas tinham de ser “pensadas” e depois executadas, sempre que se tentava um movimento mais rápido dava passe para o adversário ou para onde não havia colegas.
Rafael barbosa pode ser uma cinderela story. Tem técnica e velocidade, a par do Leão, merece alguma atenção.
PS: Pedro Marques nem cheira na B? O que aconteceu ao Ronaldo Tavares?
5 Dezembro, 2017 at 11:54
Pedro Marques a revelar que ainda tem muita broa para comer para chegar ao patamar em que foi colocado por muitos de nós. Ronaldo Tavares… ter um físico à Slimani não chega para ser ponta-de-lança.
5 Dezembro, 2017 at 12:24
SIm, sempre pareceu mais um na linha do gisvi.
Mas ele está na B, correcto? Está lesionado, disponível, encostado…
5 Dezembro, 2017 at 12:27
Sim está na B. Outro que ainda não calçou e a quem até auguro uma carreira interessante é o Pedro Ferreira. É um calmeirão com bom toque de bola. Contra a Juve, em casa, jogou a médio direito (não o colocaria nessa posição).
O Buba Djaló, o futuro Pogba (há uns anos atrás) é que me admira como ainda integra o plantel.
5 Dezembro, 2017 at 14:15
Não gosto do Pedro Ferreira. Muito lento e com pouca agilidade.
5 Dezembro, 2017 at 12:26
Os juniores são bem diferentes do futebol sénior…
5 Dezembro, 2017 at 12:00
Bom dia.
DeFranceschi, agradeço a sua atenção, bem como a todos os tasqueiros que contribuíram para um debate interessante como, aliás, deixei expresso no final do post. E, apesar de alguns chamamentos feitos aqui para que assumisse a rubrica, o meu caro “cortou-se”. Acho que o seu papel no nosso futebol feminino, terá mais a ver com o balneário…
Limito-me a comentar o que li…
Um abraço e SL
5 Dezembro, 2017 at 12:06
Fico muito contente que a rubrica lhe tenha sido entregue, penso que ficou em excelentes mãos. Eu se tiver «insights» do balneário das nossas leoas terei o prazer em confidenciar-lhe 😉
5 Dezembro, 2017 at 12:22
Obrigado uma vez mais. Quanto às mãos, havia, como não me canso de referir, outras mãos e “mãos”… 😉
5 Dezembro, 2017 at 12:28
Ficou nas mãos certas. Outras mãos, no balneário, jamais se restringiam a escrever posts…
5 Dezembro, 2017 at 14:14
Acompanhou o pai para norte.
7 Dezembro, 2017 at 23:44
O Francisco Conceição está no Padroense, clube onde o Porto coloca os jogadores das equipas B. Uma pena porque é muito talentoso. O Sérgio fez o mesmo que o
Rui Águas que retirou o filho do Sporting para o levar para o Seixal quando passou a ter funções nos lampiões com resultados péssimos.
5 Dezembro, 2017 at 11:32
“Barbosa é o jogador da formação com mais características de box to box”
Penso exactamente da mesma forma, neste momento, seria uma opção extremamente útil e, na minha opinião, estaria pronto para ser utilizado no imediato. Que importante seria contar com o Rafa Barbosa para dar mais rotatividade ao meio campo sem grande perda de qualidade.
5 Dezembro, 2017 at 12:02
Gosto muito do R. Barbosa. Tenho pouca esperança que o JJ o aproveite mas pode ser que quem venha a seguir o consiga aproveitar.
Ele tem coisas que o JJ costuma gostar. Critério, boa capacidade de passe e velocidade. Não só a correr mas principalmente muita velocidade a executar. Mas não estou a ver o JJ a olhar para ele por isso digo que não creio que será aproveitado este ano.
5 Dezembro, 2017 at 12:13
Confesso que ao escrever estas palavras também nunca tenho muita esperança de as ver concretizadas. Mas que acho que já devia estar a ser preparado para subir, acho. Faz nos falta um jogador como ele, que não temos na equipa principal. E o carácter que está a mostrar, depois de um ano complicado, é o mais surpreendente
5 Dezembro, 2017 at 12:18
Os “Barbosas” são foda…
5 Dezembro, 2017 at 12:40
Confere.
5 Dezembro, 2017 at 12:06
Sobre o tema, estou com o braveheart. Bruno Tavares pode ser craque, tenha ele cabecinha.
O resultado dos juvenis, apesar da vitória justa, pareceu-me exagerado.
O Belenenses continua a mostrar bom trabalho na sua formação.
Depois da superioridade que manifestaram contra nós, nunca esperei que o slb baqueasse frente ao Real. Ainda bem.
Maria Ribeiro, sem adulação, fazia falta na nossa televisão.
SL
5 Dezembro, 2017 at 12:12
Off: muito leão com o «pito» aos saltos na sequência do comunicado do SCP a informar que está tudo bem com o West Ham. Muitos começaram a recear uma possível transferência do Sir na reabertura do mercado de transferências.
5 Dezembro, 2017 at 12:24
Benny Sousa a titular contra o Farsa… uiiiiiiiii… este arrisca-se a ficar de olho por parte dos catalães…
5 Dezembro, 2017 at 12:28
Na reabertura não… mas no fim da época.
Sai campeão.
5 Dezembro, 2017 at 12:36
Para mim este comunicado quer dizer exactamente o que está lá escrito. Sporting e West Ham reataram relações normais e por isso, se o West Ham pagar o que o Sporting quer pode levar qualquer jogador do Sporting…
5 Dezembro, 2017 at 14:55
É esse o problema… Há muita gente aqui q não sabe ler ou então faz de conta q não sabe.
O q o comunicado diz é aquilo q está lá escrito.
Não disse q íamos vender ninguem.
Apenas disse q os diferendos do passado estão resolvidos.
Não vejo necessidade em termos mais inimigos do q aqueles q já temos cá dentro.
5 Dezembro, 2017 at 12:29
Bom texto e muito do que é a minha opinião aqui.
Não acho que o JJ olhe para o Rafael Barbosa e o veja…
5 Dezembro, 2017 at 12:41
O R Barbosa tem um senão para JJ que é ser “baixinho”; ele gosta é de pinheiros!!
SL
5 Dezembro, 2017 at 12:45
Agora o Podence ficou a chorar.
Mas de facto… naquela zona do terreno JJ gosta de poderio físico.
5 Dezembro, 2017 at 12:53
Podence, Gelson, Gaitan, Salvio, Aimar, Saviola, Coentrão, Maxi, João Pereira, Melgarejo…
Isso é verdade para a posição de MC no seu 442…mas para as restantes posições da frente (tirando PL) não é verdade…
5 Dezembro, 2017 at 14:08
E espero que um dia aproveitemos o Daniel Bragança.
Um pequeno grande jogador.
5 Dezembro, 2017 at 17:09
O Daniel Bragança vai ter ainda mais dificuldade em ser visto que o Rafael Barbosa. Penso eu. O Barbosa falta-lhe altura mas tem muita rotação. O Bragança falta-lhe altura e alguma rotação. Mas é um puto que gosto muito…
5 Dezembro, 2017 at 17:06
O JJ dá prioridade a jogadores altos, especialmente na zona central do campo. O Podence é uma excepção nas apostas dele porque tem qualidade! Como tinham o Aimar ou o Saviola. Nas alas é preciso é qualidade, não altura… Por isso jogam Gaitan, Gelson, Salvio, Acuña, Bruno César, etc…
Vamos ver se o JJ o vê!
5 Dezembro, 2017 at 12:46
A que horas jogam os sub-19, podem ajudar-me, por favor?
E stream, também se arranja?
5 Dezembro, 2017 at 12:53
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-646186
Começa às 2. Stream já não te posso ajudar.
5 Dezembro, 2017 at 13:02
Dubai fora da Youth.
Não se faz…
5 Dezembro, 2017 at 13:10
Consegui stream, no ace:
acestream://5b3eeb9fbaf79acc1522e00c45d9527a338fbac6
5 Dezembro, 2017 at 13:29
Está a dar na Sporttv 1
5 Dezembro, 2017 at 13:29
Está 0-0 aos 30 m
5 Dezembro, 2017 at 13:31
O barça está sempre em cima mas sem criar jogadas de perigo,
5 Dezembro, 2017 at 13:35
Excelente crónica, como sempre.
Muito feliz pelo Wallyson. Ele, como Riquicho, sempre deram tudo pelo Sporting e foi com esta camisola vestida que o seu mundo desabou. É mais que justo que os tentemos trazer de volta.
Maria, as Leoazinhas não jogaram?
5 Dezembro, 2017 at 13:49
Vi 20-25 minutos e estou a gostar muitos dos S19. Principalmente dos nossos pequenos médios, todos com muita qualidade técnica e visão de jogo.
Sinal + para Daniel Bragança, depois o extremo Elves Baldé e o lateral Thierry Correia.
Muito boa imagem.
5 Dezembro, 2017 at 13:52
Intervalo 0-0
Também tivemos boas jogadas.
Não está mal.
SL
5 Dezembro, 2017 at 14:03
Não sei se este é o 11 mais forte do Barça, mas estamos bem.
E atenção que nós com Rafael Leão somos MUITO mais fortes.
Força, miúdos.
5 Dezembro, 2017 at 14:13
Baldé falha isolado o 0-1… e depois oferecemos o golo ao adversário numa falha enorme na defesa.
5 Dezembro, 2017 at 14:20
Eles que não dêem muito nas vistas vs o Farsa ladrão de talentos….
5 Dezembro, 2017 at 14:39
🙂
Tb lá têm muitos.
5 Dezembro, 2017 at 14:15
Rafael Leão vai entrar.
5 Dezembro, 2017 at 14:27
link para os sub-19?
5 Dezembro, 2017 at 14:40
Está a terminar.
5 Dezembro, 2017 at 14:40
Alguém sabe qd é o playoff da youth para acesso aos 8ºs?
5 Dezembro, 2017 at 14:42
Como de costume as crónicas da Maria são mais “wishful thinking” que outra coisa qualquer. O Rafael Barbosa, apesar de ser um homem que aprecio enquanto pessoa, nunca chegará à primeira equipa com sucesso. A sua posição não se compadece com o enorme défice físico que apresenta. Como muitos outros por quem a Maria pinga a lingerie apesar de demonstrarem pouco ou nenhum potencial.
Espero estar enganado e desejo o melhor a todos os miúdos, mas vejo cada vez menos qualidade a sair de Alcochete.
E pronto…
5 Dezembro, 2017 at 14:52
Jx…. Sou obrigado a discordar… Entre os 16 e os 19 anos temos muitos bons talentos.
5 Dezembro, 2017 at 16:13
O défice físico é um dos problemas do JJ ainda não percebeu que não é o mais importante. Não sei se o Rafael Leão tem o resto mas se o tiver não é isso que impede jogar em qualquer posição (à excepção de Guarda redes) o que não falta nos jogadores de elite pelo mundo a fora são “baixinhos”.
5 Dezembro, 2017 at 17:22
O meu” wish” de ver o Leão na primeira equipa já se começa a concretizar. tanto pedi que o JJ acedeu.
5 Dezembro, 2017 at 17:25
Mas secalhar o ideal é começar a escrever crônicas de formação a malhar em miúdos de 15 anos…
5 Dezembro, 2017 at 14:44
Fdx
Rafael Leão entrou neste jogo?? Para quê?
5 Dezembro, 2017 at 14:48
Talvez para marcar !!! LOL
5 Dezembro, 2017 at 14:49
Epá, foi de facto uma estupidez.
Marca ao Barça o único golo que sofreu na prova é só estúpido.
5 Dezembro, 2017 at 14:57
Lol 🙂
5 Dezembro, 2017 at 15:24
Marcar num jogo de juniores onde nada há a decidir…Para mim vale (pouco).
Na equipaA é que eu quero vê lo….e não me venham com a merda do discurso que é novo,precisa de rodagem, minutos na equipa B…
5 Dezembro, 2017 at 15:32
Precisa de minutos na equipa A… mas é no campeonato e nas taças.
Na Champions só se forem malucos. Há muito para aprender ainda
5 Dezembro, 2017 at 15:42
“Na champions só se forem malucos..”
Felizmente há treinadores que discordam, porque senão não sabíamos quem eram Dembele, Mbappe, Martial…
É bom? Só tem de jogar
5 Dezembro, 2017 at 15:46
Não alinho nesse discurso. Está aqui uma pérola e é lançar na equipa A quanto antes.
Uns minutos aqui… outros ali… depois nunca mais sai.
5 Dezembro, 2017 at 17:11
Isso!
5 Dezembro, 2017 at 17:20
Tu não percebes nada disso. Não treinas um colosso nem és director desportivo tipo Luis Campos.
5 Dezembro, 2017 at 17:36
Haja alguém para o meter no sitio 🙂
5 Dezembro, 2017 at 17:47
Ele está na lista
5 Dezembro, 2017 at 17:47
Antes ter um Luis Campos a diretor que a treinador.
O homem desceu 3 equipas.
5 Dezembro, 2017 at 17:48
E tu. Desceste quantas?
BOLA!
Ah pois.
Isto é para quem andou lá dentro, pá.
5 Dezembro, 2017 at 14:49
Ainda esperavas que fosse ao banco logo à noite? Estava à vista quais eram os jogadores que sairiam da convocatória…
5 Dezembro, 2017 at 14:57
E tu? Porquê?
5 Dezembro, 2017 at 14:46
Golo!!!!!!!!!!!!! Leão!!!!!!!!!!!!!!!
Justíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
5 Dezembro, 2017 at 14:48
Festejar à “Ronaldo” em plena Catalunha… é muito à frente.
5 Dezembro, 2017 at 14:54
so much win!
5 Dezembro, 2017 at 14:53
Como pensei que o jogo se iniciasse às 14 horas, só vi a segunda parte.
Pena o erro defensivo. Em 45 minutos deu para ver que a merda da arbitragem não é exclusivo cá do burgo.
5 Dezembro, 2017 at 14:54
Rafael Leão marca em todo o lado. parece-me evidente que temos muito a ganhar a começar a lanca-lo na 1 equipa. E, para mim, lançar significa somar minutos no campeonato. Nas taças e tacinhas, não jogando com os melhores, será sempre inconclusivo.
5 Dezembro, 2017 at 16:04
Quando há qualidade, é lançá-la. Sem medos.
5 Dezembro, 2017 at 17:13
Exacto.
Tem de ter minutos a jogar com a equipa principal e não numa equipa A secundária…
5 Dezembro, 2017 at 16:12
Não pode ser a idade a determinar o acesso a tempo de jogo. Na posição do Rafael Leão nem há especiais perigos para a equipa. É dar-lhe uma oportunidade na A, quem sabe até corresponde e ganhamos o jackpot.
5 Dezembro, 2017 at 16:49
É isto.
Há zonas onde conta mesmo muito a experiência e um falhanço grava pode até comprometer o crescimento. Nem todos são como o Rui que até assobiado foi, mas chegou onde chegou.
É como dizes. Ali onde ele joga… medo de quê?
5 Dezembro, 2017 at 17:48
Central e Guarda Redes…arriscado…
Lateral no esquema do JJ…perigoso…
Médio Centro…trinco…difícil…num 442 onde nunca jogam e que é o pulmão da equipa. Mas faz-se melhor.
Alas, Extremos e avançados?! Fds…é só dar alguns princípios tácticos e solta-los! Especialmente se não há mais opções evidentes…
5 Dezembro, 2017 at 17:34
E especialmente porque é uma posição onde não temos grandes opções…que seja a PL, quer seja na ala….
5 Dezembro, 2017 at 17:36
A questão do Rafael Leão para mim é uma falsa questão. Compreendo os que dizem que ter a estreia em Camp Now é duro. Diriam que se está a lançar o puto aos lobos.
A minha questão é que já temos o Doumbia de fora à muito tempo…ele hoje não se devia estar a estrear. Já devia ter tempo de jogo e hoje devia ser uma opção ofensiva no banco com minutos de jogo antes. Há muitos jogos que estamos a ir sem PL no banco, o que para mim é uma situação que não faz sentido…
5 Dezembro, 2017 at 17:38
Na minha opinião tocaste os pontos todos e chamo particular atenção para isto:
“Há muitos jogos que estamos a ir sem PL no banco, o que para mim é uma situação que não faz sentido…”
Pois é… se o Bas tem o azar de ter uma lesão entra quem para ponta de lança??
5 Dezembro, 2017 at 17:44
Temo bem que a ideia fosse Alan Ruiz…
5 Dezembro, 2017 at 17:51
Foste tu que disseste…..
Mas se calhar …. até estás certo, porque não acredito que na cabeça do JJ não exista sempre no banco alguem que ele veja como alternativa a Ponta de Lança
5 Dezembro, 2017 at 17:49
Contra os gregos, qd ele levou aquela pancada… temi o pior.
Contra o Belenenses, não ter um avançado no banco não fez sentido algum. Felizmente não foi necessário.
5 Dezembro, 2017 at 17:51
Temeste tu e o resto do estádio com excepção dos gregos.
5 Dezembro, 2017 at 18:32
é mais uma “argolada” do mestre.
tal como não levar laterais para o banco no inicio da época…
5 Dezembro, 2017 at 17:40
Ora 11 para hoje:
Rui
Piccini / Coates / Mathieu / Fábio
William / Battaglia
Bruno Fernandes
Gelson e Acuna nas alas
Bas Dost
A “conversa” de não jogar com os messis todos foi apenas JJ a ser JJ 🙂
5 Dezembro, 2017 at 17:45
O R Leão e o Dala …. não há outros!!
5 Dezembro, 2017 at 17:49
Antes do Rafa….devia estar o Podence e o Dala. O primeiro ainda nem é titular absoluto a 2av no campeonato depois de testarmos 347 opções sem sucesso (algumas recorrentes). O segundo já devia ter bem mais convocatórias e tempo de jogo do que tem. Até faria sentido testar o Iuri nessa posição. Mas não. Hão-de morrer o Bruno César, o Bebeto e o Alan a rodarem entre si para as posições MD, ME, MC e SA. E se mesmo assim não chegar…chama-se de novo o Bryan.
5 Dezembro, 2017 at 18:00
Ámen!!!!!!!!!!
O JJ é que manda!!
5 Dezembro, 2017 at 17:55
O adversário é poderosíssimo, mesmo sem Messi, pelo que para hoje só exijo atitude, coragem e ambição!!
Essa conversa de rodar equipa hoje e pensar já no boavista…desculpem a sinceridade, mas é pensamento de equipa pequena!!
Nunca uma equipa como o Sporting pode justificar um eventual mau resultado no bessa, por causa de Barcelona! O Plantel foi construído a pensar nisto!!
Por isso…. há que mostrar a raça do Leão!!!
5 Dezembro, 2017 at 18:34
“Essa conversa de rodar equipa hoje e pensar já no boavista…desculpem a sinceridade, mas é pensamento de equipa pequena!!”
O problema vai um pouco para além disso…há jogadores “titulares” todos f**** fisicamente. Jogarem hoje e…virem a jogar no proximo fds já sabemos o que poderá acontecer.
5 Dezembro, 2017 at 22:56
Bruno Tavares, Rafael Leão e Wallison e mais a chegar. A equipe B não é cadinho para todos pois, muitos andam dispersos e emprestados a este e àquele. Não que eu esteja contra os empréstimos que, cada vez mais se assemelham a um exame final, por vezes repetido à saciedade. Nuns casos é o “estágio” que não funciona por inépcia dos treinadores outras vezes, de facto, é o examinando que ainda não está pronto para essas andanças.
A quantidade de jogadores de que dispomos com qualidade, intensidade e formação “mental” para jogarem na primeira Liga, é enorme. Muitos revelam-se tardiamente, aos 24 anos, já noutros clubes a título definitivo e nesses casos, torcemos a orelhinha mas, não deita sangue. Já não há nada a fazer: Tudo o vento levou…
Leva-me isto a pensar que, jogadores desse tipo teriam evoluído melhor num último patamar da formação na Primeira Liga que, fosse mesmo nosso. Um clube Satélite, claro. O ideal seria um Setúbal, por exemplo, já com uma SAD constituída na qual a Holdimo ou, um conjunto de accionistas nossos, ficasse com a maioria do Capital.
Teríamos desse modo uma etapa final de formação na Primeira Liga onde podíamos constituir uma equipe vendendo uns jogadores ao abrigo de contratos de venda “a retro” e emprestando os jogadores-chaves, para que não jogassem contra nós.
A equipe técnica seria nossa (temos tantos e bons técnicos) o apoio seria prestado pela nossa estrutura, ao abrigo de um contrato de prestação de serviços e, de facto, seria uma equipe de futebol a jogar à nossa imagem, com os nossos futuros jogadores. As vantagens que daí poderiam advir parecem-me enormes, até pela mossa que poderiam fazer aos nossos concorrentes directos mais, se apesar disso quiséssemos “dar a mão” a um Moreirense, por exemplo, bastava emprestarmos 3 jogadores directamente e outros 3 através do satélite sendo que, os mais fortes seriam sempre emprestados por nós, claro.
A ideia é, resumidamente, a seguinte:
Formação do Sporting:
1. Escolinhas
2. Alcochete Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores (Equipa B)
3. “Estágio Profissional” na 1ª Liga:
-Equipe de Clube Satélite…
Casos como os do Wallison, do Gauld, do Wilson Eduardo, acabavam por natureza. Custa muita massa? Pois custa.
Quanto Custa alimentar Jogadores como o Petrovic, o Mateus Oliveira e tantos outros que não interessa nada estar a contratar, para fazerem depois figura de “corpos presentes”?
Além destas vantagens teria uma outra “a latere”, com impacto nos nossos resultados:
– Os passes dos jogadores da Formação, pelo menos os mais seniores, passavam a constituir activos com Valor e não como agora que, têm de ser contabilizados pelo valor de ZERO €, cada um!