Sinceramente, gostaria de vos escrever sobre a melhoria do desempenho desportivo da equipa de futebol este ano, dos bons desempenhos individuais, das vedetas que emergem, das modalidades onde seguimos em primeiro, do aumento estável e progressivo do número de sócios, todas estas coisas positivas que nos alegram os dias. Mas, tendo a entender este estado de optimismo como frugal, especialmente quando olho para o que vale tudo isto agora e como poderá ser afectado com as ocorrências marginais oriundas do submundo do nosso universo desportivo.
Todos conseguimos imaginar (e sim…é uma mania de perseguição) que mais dia, menos dia, teremos uma série de “acasos” perturbadores, aqueles “azares” provocados por terceiros que nos farão perder a calma e nos farão voltar, primeiro às cabeçadas com as instâncias de poder e depois a uma contestação interna irresistível…onde treinadores, jogadores, dirigentes valerão pouco mais do que lixo. À excepção da 1ª época de JJ e da temporada de Jardim (por razões distintas que todos conhecem) tem sido essa a nossa sina. Roubados primeiro e hecatombe interna logo de seguida. É como se no Sporting a melhor solução para um terramoto, seja ir a correr para a costa de encontro ao maremoto.
Tenho por garantido que esta reação autofágica se deve a um profundo estado de ansiedade. Ao mínimo sinal ou promessa de insucesso, grande parte dos adeptos leoninos não redobra o apoio e cerra fileiras…redobra a desconfiança e cerra os dentes para dentro do clube. Não vale a pena nos ausentarmos deste quadro, não vale a pena afirmar que somos alheios a este comportamento – nós somos mesmo assim. Aquando o empate com o Moreirense ou o Braga já não faltou quem não começasse a raspar as cabeças dos fósforo em tudo o que era promissor de atrito suficiente. Aconteceu mesmo. Várias semanas depois estamos em 1º lugar, novamente.
Há sempre lugar para aprender e sobretudo apreender que no desporto os problemas não se resolvem dando coices em tudo o que mexe e rebolar no chão em lágrimas. Não se resolve nada querendo que todos saiam ou não sei quantos entrem. Isso não é resolver…é apenas começar de novo. Vão se as ideias, vão se as convicções e as certezas. Vai-se a confiança e gera-se um estado de psicose grave onde se é tão bom e merecedor do clube como o último resultado da equipa de futebol. Isto não leva a crescimento e a evolução alguma, em lado algum do planeta, seja em que área de actividade for. Projectos? Programas? Gestão? Tudo pela janela…
É claro que não defendo que sejam dados cheques em branco a qualquer dirigente, treinador ou atleta. Defendo sim, que não devemos fazer avaliações sumárias assentes em ocorrências pontuais, nem desenraizadas do contexto competitivo. Confesso que sempre que vem a público mais uma bronca do caso dos emails, fico com a nítida sensação que o Sporting não andou/anda a concorrer com as mesmas armas dos seus rivais. E não deve ser por acaso que não existiu ainda nenhum apito verde, não há emails verdes, nem padres verdes. Não há porque, acima de tudo, firmámos a nossa frontal oposição ao sistema e nos isentámos de injectar dinheiro ou favores junto dos “vendíveis” ou “vendáveis” da nossa praça.
Digam o que disserem, a única mancha da nossa reputação ficou saldada com a denúncia, condenação e expulsão de sócio de PPC (e nem sequer estamos a falar de uma tentativa de desvirtuar um resultado desportivo, mas sim um acto falhado de difamação).
Tudo o que está a acontecer no futebol português (e isto estende-se bastante mais longe do que isso) deve merecer-nos uma grande reflexão. Como adeptos e sendo um clube um conjunto de adeptos, temos de tomar algumas decisões e sobretudo adoptar alguns comportamentos como consequência das mesmas. Estaremos a lutar num plano de igualdade pelos títulos? Estará o Sporting, continuadamente e hoje mesmo, a ser secundarizado num qualquer jogo de influências? Irá a próxima equipa de arbitragem apitar-nos de forma isenta, sem “missas encomendadas”? O Presidente da Liga ou da FPF merece a nossa confiança ou lealdade institucional? Podemos confiar num Governo que se isenta, a cada passo, de acabar com esta pouca-vergonha?
Convictamente digo-vos que não. A resposta só pode ser não. Nada nem ninguém nos pode dar algum tipo de segurança. É literalmente impossível passar por uma década de Apito Dourado sem consequências e agora, depois de tomar conhecimento que estamos em pleno Apito Abençoado, continuar a confiar que o que vemos nos campos e nas secretarias não está completamente afectado por interesses e jogos de influências. É por essa razão e é de enorme importância, que todos os sportinguistas devem estar atentos e ser justos no apoio às várias equipas que vestem a nossa camisola. Não podemos, mesmo, cair na eterna armadilha do terramoto e maremoto que vos falei no início.
Ah…e antes que me esqueça…malta dos assobios à equipa em Alvalade (é que nem ganhando…) por favor tomem qualquer coisa fixe antes de irem para o jogo. Já não se suporta. A sério que não.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
6 Dezembro, 2017 at 15:27
Assobios em Alvalade devia dar direito a banhos frios grátis ! Que coisa tão carnidense .
6 Dezembro, 2017 at 16:03
+1
6 Dezembro, 2017 at 16:03
Na mouche, Javardeiro! 5 estrelas!
Maldita ansiedade. Com jogo limpo já tinhamos sido campeões mais vezes e uma delas até teria sido há 2 anos apenas.
6 Dezembro, 2017 at 16:06
Priceless, como sempre!
6 Dezembro, 2017 at 16:10
Alguem lúcido aqui… Obrigado grande post
Ultimo paragrafo perfeito…
6 Dezembro, 2017 at 16:11
Sem dúvida que o roubo a que temos assistido nos últimos 40 anos tem uma quota parte no nosso insucesso e acredito perfeitamente que na primeira época de JJ, nos impediram de ser campeões.
Irmos buscar o treinador que eles queriam meter fora de Portugal e ser logo campeão? Inadmissível.
Agora não podemos é esquecer que em certos momentos falhámos também por culpa própria. Num campeonato limpo, haveria tempo/oportunidade para recuperar; no Tuguistão, é impossível.
Quanto aos adeptos, e apesar de não ter gostado dos assobios, dificilmente haverá massa adepta mais paciente que a nossa. Continuamos a ir ao estádio, a apoiar, a acreditar.
Assobiaram? Ok, foi mau mas é incompreensível? Não é.
6 Dezembro, 2017 at 16:15
Incompreensivel sim…
Gastas dinheiro para ir ao estádio, tens a tua equipa a ganhar (mesmo a jogar mal) e vais assobiar para que?! Isso não tem lógica nenhuma.
Assobiar não motiva a equipa nem faz ela jogar melhor.
6 Dezembro, 2017 at 16:31
Eu não o faço mas compreendo que no jogo em que podes ascender à liderança partilhada – dependendo do resultado do clássico – e vês a equipa apática e sem a atitude que esperavas, os adeptos estejam com menos paciência para tolerar falhas que noutros jogos.
6 Dezembro, 2017 at 16:32
Mas a pergunta é… assobiar ajuda ou prejudica?
6 Dezembro, 2017 at 16:48
Quem o faz, acredita que ajuda. Não há ninguém que vá ao estádio e faça algo para prejudicar a própria equipa. Ou há?
6 Dezembro, 2017 at 16:59
Eu sei como ir ao estádio e não ver um bom jogo é frustante… mas assobiar? Nunca irei entender.
6 Dezembro, 2017 at 17:02
Não me respondeste à pergunta.
6 Dezembro, 2017 at 17:14
A sempre gente doida… felizmente a percentagem é minima
6 Dezembro, 2017 at 17:41
Achas que quem assobiou, fê-lo para prejudicar a equipa?
6 Dezembro, 2017 at 23:24
Respondo eu: quem assobia fá-lo provavelmente por aquela característica humana de reagir sem pensar
6 Dezembro, 2017 at 18:03
Essa pergunta parece de retórica. Não sei o que pensa quem assobia, mas se pensar que faz o mesmo quando o faz a um jogador adversário que odeia penso que está respondido. Ou então andei estes anos a incentivar e apoiar o montinho e o suinao sem querer
7 Dezembro, 2017 at 13:42
O assobio é um estúpido extravasar da ansiedade e frustração por não ver melhor. Não tem nada a ver com acharem que isso faz bem à equipa. Se alguém acha então é ele próprio que é estúpido. ..
6 Dezembro, 2017 at 18:56
Curiosamente, sendo incapaz de assobiar, aqueles que o fazem (ou fizeram uma vez que fosse) padecem do “mal” que é referido pelo Leão de Plástico:
“Tenho por garantido que esta reação autofágica se deve a um profundo estado de ansiedade”.
E gostando incontestavelmente do texto, com a qualidade a que nos habituou, faço directamente a pergunta ao autor: não acha, LP, que há aqui alguma contradição?
Aqueles que, por exemplo, contra o Belenenses assobiaram, não estavam a ser vítimas da ansiedade provocada pelo longo jejum e ainda mais com a necessidade da vitória que nos poderia colocar (como aconteceu) em primeiro lugar?
Não apoio mas, como o JVL, até compreendi, como aliás escrevi aqui na altura.
São muitos anos de sofrimento.
Com o máximo respeito por quem nos dá belíssimos textos, gostaria que me desse resposta, LP.
Saudações Leoninas
6 Dezembro, 2017 at 18:56
Ah, só agora vi o comentário do Sá…
6 Dezembro, 2017 at 18:59
E aqueles que se seguiram. Parei no “diálogo” entre o JVL e o Odraude, é natural…
6 Dezembro, 2017 at 16:15
5 estrelas
6 Dezembro, 2017 at 16:22
Na muche.
6 Dezembro, 2017 at 16:24
Não concordo na totalidade com o texto.
Parece-me a mim que os tempos de terramoto e maremoto acabaram com a entrada de BdC no Sporting. Quer-se dar uma ideia (não me refiro a ti Ldp) que continuamos a colocar tudo em causa quando não ganhamos e na minha opinião já não é assim.
Provavelmente estamos é mais exigentes. Ou só exigentes (porque antes isso não havia já que a dinastia esteve mais de uma década à frente do clube porque nós permitimos). Não acho que esse Sporting ainda exista e a prova é que JJ está há 3 anos no clube sem ganhar nada, com um ordenado top 10 mundial (qdo nós como clube no futebol europeu, provavelmente nem top 20 ou 30 somos) e nem um lenço branco ele viu, nem um assobio levou nem uma crítica ouviu. Ainda hoje, JJ é o último a ser anunciado pelo speaker e recebe sempre um aplauso tão forte como o melhor jogador do clube. Agora, ninguém é inimputável. Se em 2 anos ganhámos bola, parece-me normal que ao terceiro ano a tolerância seja menor (não confundir com apoio)…sobretudo depois da época que fizemos no ano passado. Claro que criticamos e criticamos muito! Mas o que fica na retina é que essas críticas, sobretudo nos cafés e nas redes sociais, não passa para o campo! E isso é evolução. Evolução de nós como adeptos e um afastamento cada vez mais visível da tal bipolarização que tantos falam.
Mais, BdC foi reeleito com o maior nr de votos de sempre….sem títulos no futebol (vá, houve a taça mas taças tb o soares franco teve e n foram poucas). Há uns anos alguém imaginaria isso? Quantos presidentes entravam e saíam por causa do falhanço no futebol? Felizmente isso acabou. E foi isso que permitiu reactivar as modalidades e o fantástico trabalho que está a ser feito nesta área.
É por isto que me irrita a questão dos adeptos e a celeridade com que se apontam armas aos mesmos e as expressões que se arranjam para os caracterizar como Sportinguenses ou Sportingados. Não é justo. A maioria dos Sportinguistas alterou o seu processo de voto (só assim BdC teve tantos votos e tanto apoio) e começou a analisar a “big picture” ao invés de ir pelo último resultado no campeonato de futebol. São cada vez mais os Sportinguistas que lêm R&C e formam opinião com base em factos. Só isto permitiu BdC ter os resultados que teve e que vai continuar a ter.
Foi só um desabafo.
6 Dezembro, 2017 at 16:43
Porra, que grande comentário. Em conteúdo e carateres 🙂
6 Dezembro, 2017 at 16:44
+1906*1906
6 Dezembro, 2017 at 16:50
E com este comentário, concordo a 100%. Ainda bem que ficares sem o esquerdo não te afectou o discernimento. 😀
6 Dezembro, 2017 at 17:51
Se tivesse lido o teu comentário não me tinha dado ao trabalho de teclar. Está aqui tudo
6 Dezembro, 2017 at 18:11
Bom comentário!
6 Dezembro, 2017 at 22:47
Pois, é mesmo isto.
6 Dezembro, 2017 at 23:19
Sim e não, sobre o que se diz aqui passar para o campo. Depende da intensidade e haverá quem seja capaz de quantificar isso.
Mas prefiro mil vezes que os jogadores venham aos blogues ler sobre o Sporting do que aos pasquins.
Do mesmo modo que é um exagero qualificar os críticos como uma extrema que põe tudo em causa (que obviamente não é verdade: há uma amplitude de visões e opiniões), também os críticos não devem adoptar as dores de quem é realmente visado nesse tipo de epítetos. Sportinguenses e sportingados e o raio que os parta, são gente que quer mal ao clube. Isso exclui imensa gente.
7 Dezembro, 2017 at 0:11
Enormes LDP e Sá!
7 Dezembro, 2017 at 1:11
Concordo 100% com este comentário do Sá!
Está tudo aqui.
Há, sempre houve e sempre haverá, quem goste de misturar as coisas.
Eu não assobio! Mas o que “vejo” nos assobios é que o pessoal quer que os jogadores se esforcem e joguem à bola porque têm qualidade para isso. Podem fazer mais, então façam! Quando o pessoal não confia na equipa, nos jogadores, nos treinadores, não vai lá. Se vai é porque acha que vale a pena. Provavelmente muitos fazem um esforço para irem. Ou porque são de longe, ou porque lhes custa arranjar o dinheiro para irem aos jogos. Mas fazem o seu esforço e vão. Mas chegar lá e ver um Alan Ruiz, tira qualquer um do sério. Se forem 11 a pastar, a jogar para trás e para o lado, óbvio que o pessoal não gosta. Não é só ganhar que conta, por muito que conte, e conta. Também conta ver a equipa jogar, ver a equipa esforçar-se. Também conta ver o compromisso que os jogadores têm com os 40 e tal mil adeptos que lá estão. E, por exemplo, com o Belenenses, na maior parte do jogo, com uma assistência digna do jogo com um Porto, um Benfica ou da CL, não se viu esse compromisso da equipa!
Não perceber isso é não perceber nada!
Porque se só contasse ganhar, o pessoal via o resultado final nas noticias e já estava. Não ia ao estádio!
7 Dezembro, 2017 at 7:36
Que bela lógica.
Imaginemos que tens um filho, e que queres que o puto seja o melhor.
Quando ele faz algo, em vez de o apoiares e dizeres “da proxima vais conseguir, tenta fazer melhor, tu és capaz”, dizes “otário de merda, fizeste merda, não tens capacidade para melhor que isto?”
Tu achas que a segunda é melhor do que a primeira.
Agora vamos ouvir o que dizem os jogadores do Sporting: “quando estamos a jogar e ouvimos o publico a puxar por nós é como se ganhassemos mais forca, damos sempre mais e por vezes é esse impulso extra que nos permite ganhar”.
7 Dezembro, 2017 at 8:44
Depende se o filho estiver num excelente colégio, tiver mesada alta, luxos e todas as condições concedidas pelos pais.
Chamar otário é ridículo, mas exigir trabalho e resultados é o mínimo. E ser duro na chamada à responsabilidade.
Não estou a falar dos casos em que o colega do lado lhe rouba o teste ou o trabalho de final de ano,
benfica style.
7 Dezembro, 2017 at 16:44
Bela lógica, da treta, é a tua!
Mas há comparação na educação de uma pessoa com o apoiar uma equipa/clube? Deves pensar que vais 10 anos à frente dos outros, em lógicas…
Nem me vou dar ao trabalho de desmontar uma coisa tão sem sentido pois desmonta-se só por si! Até porque o braveheart teve a amabilidade de te mostrar que mesmo que fosse uma cena similar havia sempre outra abordagem ao assunto! Mas não é uma cena similar…
6 Dezembro, 2017 at 16:27
Não sou a favor de assobios durante o jogo. Mas não me parece que os assobios no jogo com o Belenenses, fossem o que para aí pintam. Os assobios duraram segundos e qdo a equipa insistia em jogar para trás.
E já diz o povo : Para trás mija a burra.
De resto, mais um bom texto do nosso Javardas.
6 Dezembro, 2017 at 19:04
Está como eu, Maria.
6 Dezembro, 2017 at 23:12
Podem ter durado segundos mas irritaram muita gente, como se viu aliás nos comentários e se ouviu no próprio estádio. Mas convém dizer que mesmo as claques estavam um pouco chochas inicialmente mas depois reagiram bem aos assobiadores.
Isso do para trás mija a burra é engraçado mas uma equipa de futebol profissional não anda a brincar às futeboladas com a malta. O guarda redes também tem uma função na posse de bola.
Muita gente vê maturidade na gestão da posse de bola do Sporting. Muitas vezes se critica ganhar-mos pela margem mínima mas a verdade é que aguentámos os resultados (sem esquecer que também ganhámos jogos só no fim, mas o jogo tem 90 minutos)
7 Dezembro, 2017 at 13:46
Até o Mathieu se virou para a bancada e abriu os braços…os assobios foram mais que muitos e audíveis…e estúpidos.
6 Dezembro, 2017 at 17:12
Grande texto do Javardeiro que coloca o foco num ponto que considero essencial,claro que o Sporting ao longo de todos estes anos tem dado tiros nos pés e uma parte do nosso insucesso passa por questões internas,agora o que não me deixa qualquer dúvida e eu passo a vida a fazer esta comparação, é o seguinte, porto e benfica são trapezistas que fazem acrobacias com uma rede de segurança,sabem que se caírem não vão morrer,já o Sporting é obrigado a fazer as mesmas acrobacias sem rede de segurança e para além das rasteiras que sofre, sabe que se cair dificilmente viverá,nós vivemos eternamente no risco e sofremos com isso,clube e adeptos e muitas vezes não percebemos que foi feita uma rasteira ou um empurrão que nos leva à queda fatal.
6 Dezembro, 2017 at 17:49
Por um lado um apelo à uniao. Por outro lado dizes que não podemos confiar nas instâncias desportivas.
E podemos confiar na direcção cegamente porquê?
Pior que presidentes de federações e ligas (ou pelo menos tão maus quanto esses) foram godinhos e ppcs.
O Sportinguista vive num permanente estado de alerta. Eu diria que ainda bem que assim é. Gente que come gelados com a testa é do outro lado da 2a circular. Nós temos mais discernimento. Se não fosse assim, ao fim de 4 anos sem o título, BdC não teria sido reeleito. Posto isto, nem ele nem ninguém tem carta branca
6 Dezembro, 2017 at 18:00
Isto
6 Dezembro, 2017 at 20:05
25 de dinastia roquetista não é comer gelados com a testa?
8 Dezembro, 2017 at 7:55
BEM METIDA.
6 Dezembro, 2017 at 23:07
Acho que ninguém diz que se deve confiar cegamente em nada.
6 Dezembro, 2017 at 18:05
Grande texto. Excelente análise.
6 Dezembro, 2017 at 18:56
Cova da Piedade acaba de eliminar o marítimo na taça de portugal.
6 Dezembro, 2017 at 19:06
Boa nova.
Cumprindo a nossa parte com o Vilaverdense, já não temos que ir à Madeira…
6 Dezembro, 2017 at 18:59
Dá-me a sensação que há muita gente a ir aos jogos à borla. Imagina que vais ao Super Bock Super Rock, a pagar claro, e que as vedetas no palco começam a tocar cada um para seu lado, bates palmas, certo? Ah e tal não é a mesma coisa… Das duas uma, ou vais aos jogos à borla ou contrariamente ao que o presidente disse aquilo é mesmo a santa casa da misericórdia. Sabes mesmo o que são cinco milhões de euros? Repito euros, não estou a falar de bitcoins.
Pagas o bilhete, pagas a viagem para Barcelona rapas um frio do caralho, cantas quando te aptece chorar e vês uma lesma no relvado que custou 8 milhões de euros a brincar contigo e tu bates palmas? E bates também palmas a quem o pôs no relvado? Se calhar estás como o outro, qualquer dia quem quiser assistir aos jogos vai ter que cantar. Vai lá vai…
8 Dezembro, 2017 at 7:57
Não batas palmas então.
6 Dezembro, 2017 at 19:39
Toda a gente tem direito a assobiar, mas irrita-me profundamente aqueles que se for preciso passam o jogo sem se darem ao trabalho de cantar, aplaudir ou até mesmo de levantar o cu da cadeira no “Mundo sabe que” mas ao mesmo tempo são os primeiros a falar mal ou assobiar… estão no seu direito é verdade, mas eu também estou no meu direito de terem de levar comigo quando o fazem.
Neste jogo a impaciência aconteceu porque esses adeptos estavam com a tesão do mijo porque a seguir ia haver um fcp-slb e esses foram os mesmos que estando o jogo ainda em aberto, começaram a sair ainda faltavam uns 10mins.
6 Dezembro, 2017 at 20:20
Completamente contra os assobios, a não ser por questões disciplinares. Faltar ao respeito ao clube/adeptos durante o jogo deve ser tratado como tal.
Já no final, a manifestação deve ser clara, para o bem e para o mal.
6 Dezembro, 2017 at 20:38
Ao intervalo dos jogos da Champions há ainda hipóteses de virmos a ser cabeças de série na Liga Europa.
É necessário que o Nápoles perca (empata 1-1 no Feyenoord) e que o Leipzig perca por mais que 1 golo (perde 0-1 com o Besiktas).
Temos já a certeza de ficar à frente de Celtic, Dortmund e Spartak.
6 Dezembro, 2017 at 20:51
Basta um dos cenérios, creio 🙂
6 Dezembro, 2017 at 21:09
”cenários”
Mas não vejo nenhum deles a aguentar-se…
6 Dezembro, 2017 at 21:33
Exacto, eu queria dizer “ou” em vez de “e” mas está difícil…
6 Dezembro, 2017 at 21:34
Golo do Feyenoord nos descontos!
6 Dezembro, 2017 at 21:36
E lá vamos andando como cabeças de série. Será que é este ano. Muito momentos de sorte, já!
6 Dezembro, 2017 at 21:39
Podemos sempre ter pela frente este Nápoles mas teremos sempre muito mais hipóteses de vir a ter um bom sorteio.
6 Dezembro, 2017 at 21:34
Golo do Feyenoord.
6 Dezembro, 2017 at 21:37
Sporting vai ser cabeça de série no sorteio.
Tal como no play off da Champions conseguimos a última vaga ☺
6 Dezembro, 2017 at 21:39
Com um golo do Feyenoord nas últimas! Muito importante, o sorteio do lado errado era demasiado perigoso.
6 Dezembro, 2017 at 21:50
Possíveis adversários (com possibilidade de ainda haver outros com hipóteses de se intrometerem neste lote):
– Celtic
– Nápoles
– Spartak
– Dortmund
– Slavia / Astana
– Partizan
– Ludogorets (se o Braga vencer o grupo)
– AEK
– Lyon / Atalanta
– Lokomotiv / Sheriff
– Plzen / Steaua
– Estrela Vermelha / Colónia
– Marselha / Konyaspor
– Athletic / Zorya
– Nice
– Real Sociedad / Zenit
6 Dezembro, 2017 at 21:52
Pessoalmente gostava de um Celtic ou Athletic. Mas venha de lá o sorteio.
6 Dezembro, 2017 at 22:01
Tirando Dortmund e Nápoles, penso q os restantes adversários são todos bastante acessíveis.
6 Dezembro, 2017 at 22:36
Lyon também nao e nada facil
6 Dezembro, 2017 at 22:58
Fodasse… Lá esta a malta com a mania das grandezas. A LE é muito subestimada. Não são tubarões, mas não existem adversários fáceis e um Nápoles, Dortmund, Atalanta, atlhetic, Marselha, lyon, Nice, real sociedad ou zenit, por exemplo, exigem um Sporting forte.
7 Dezembro, 2017 at 1:18
A escolher, pode ser o Celtic!
Era uma eliminatória gira!
Não quero o Napoles, nem o Dortmund, nem o Lyon.
E na eliminatória seguinte quero o Milan, por isso que lhe calhe uma fraquinha!
6 Dezembro, 2017 at 20:38
Hoje há andebol
http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?COM=DS;1;111;+PAGE(2000091)+COD_COR_CAIXA()+K-CATEGORIA()+K-ID(167005)+RCNT(1)
Slb passou na Madeira
ABC recebe fecepe às 21
6 Dezembro, 2017 at 21:49
1-10 em Fafe
Treino frente a uma das piores equipas do campeonato.
Porto vai vencendo em Braga
6 Dezembro, 2017 at 22:27
Muito equilibrado o jogo dos tripas, o nosso de facto é cumprir calendário.
Lampiões venceram adversário difícil, onde até passámos com relativa facilidade.
6 Dezembro, 2017 at 22:43
E há instantes 17-23. Como?!
6 Dezembro, 2017 at 22:49
Mexidas, entram os mais jovens, etc, etc…
6 Dezembro, 2017 at 22:56
29-22 resultado final.
6 Dezembro, 2017 at 21:56
Somos cabeça de série na europa league 🙂
6 Dezembro, 2017 at 22:10
Nenhum destes adversários que nos pode calhar será superior aos que defrontámos nesta fase de grupos, por isso venha quem vier que chegamos para eles, haja atitude, vontade e não haja nenhum alain ruiz por perto.
Os lampiões são oficialmente a pior equipa da champions versão 2017/2018 mas isso diz-se baixinho na comunicação social para passar despercebido.
No jogo dos felattios os murcões lá ganharam, neste momento falcões e maças podres estão em amena cavaqueira no balneário tripeiro com jardim e serginho malucão a beber champagne com o porco pinto e respectiva fruta e café com leite.
* e parece que um tal felipe viu pela primeira vez um cartão vermelho cor que desconhece no campeonato onde joga e onde goza de total impunidade.
6 Dezembro, 2017 at 22:18
Os andrades vão cair na próxima eliminatória e, a não ser que lhes calhe o MU ou o Roma, podem mesmo ser goleados.
Os possíveis adversários são: Manchester United, Paris SG, AS Roma, Barcelona, Liverpool, Manchester City e Tottenham. A defesa mete água por todo o lado e não há Filipe para os dois jogos.
6 Dezembro, 2017 at 22:28
Foi vermelho direto?
6 Dezembro, 2017 at 23:01
Foi
6 Dezembro, 2017 at 23:05
Lol, isto fora de Portugal….
6 Dezembro, 2017 at 22:29
Gostava que lhes saísse o Barça…
Só por causa de uma coisas…!
SL
6 Dezembro, 2017 at 22:19
“…aqueles “azares” provocados por terceiros que nos farão perder a calma e nos farão voltar, primeiro às cabeçadas com as instâncias de poder e depois a uma contestação interna irresistível…onde treinadores, jogadores, dirigentes valerão pouco mais do que lixo..”
“Até mete raiva” esta qualidade dos “escritos” do Leão de Plástico…
E como sempre (ou quase)…absolutamente na mouche…
Esta luta é, se não mudarem “os factos”…uma luta inglória…
Os lampiões continuam “a ter na mão a chave” do sucesso – os árbitros-
Veja-se que até mesmo no caso do VAR…o “árbitro é rei e senhor…”…
No panorama do futebol português… se acaso os lampiões não “estivessem a ser levados ao colo”, neste momento já estariam arredados da luta pelo campeonato…
Como muito bem lembra o “Javardeiro”…vai chegar o tempo em que começaremos “a sofrer aqueles azares provocados por terceiros…”…que nos retirarão a possibilidade de lutarmos com armas iguais…
Não ganharemos nada…enquanto se mantiver “esta desigualdade” de uns jogarem com 11 e haver uma equipa que joga com 11 + 3…
Já vimos este filme muitas vezes…
Há anos com o “porco” a ser “empurrado” (quando necessário) pelo “apito dourado”…
Nos últimos anos com os lampiões a “serem levados ao colo”…ultrapassando assim as baixas de forma, ou a falta de qualidade da equipa…
Se este “processo” não for convenientemente “dissecado” pela justiça…
Vamos continuar a ser “atropelados”…
Com as consequente reacção de uma boa parte dos adeptos…que não deixarão de “atirar as culpas” para cima das Direcções…do treinador e dos jogadores…
É urgente…que a Justiça actue…sem que ela própria “faça o frete aos mesmos do costume”…
SL
6 Dezembro, 2017 at 22:20
Adorei este texto. O que penso sem tirar nem por.
Cabeças de serie uhuh
6 Dezembro, 2017 at 22:50
Uma palavra para o Paulo Fonseca.
Num grupo com City e Napoles…
6 Dezembro, 2017 at 22:54
22-29. Líderes.
#andebol
6 Dezembro, 2017 at 23:31
Fraco…
Deve ter sido um treino, e pouco sério.
7 Dezembro, 2017 at 8:49
Vá… um tb não faz mal.
Andaram a jogar à rabia, depois era só cuecas e reviengas.
Vem aí o Xico e depois é a doer. Sá Leite.
6 Dezembro, 2017 at 23:04
Mais uma excelente prosa de um pensador equilibrado.
O benfica de LFV está dez anos à frente mesmo, mas é em eufemismos de corrupção como cortesias, meninos queridos, vendas em múltiplos de 15 milhões, e grupos organizador de farmacêuticos ambulantes
7 Dezembro, 2017 at 2:09
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Certamente por incapacidade minha, não consigo vislumbrar a mensagem que o Caro Leão de Plástico pretende transmitir….
Que o SCP joga contra um “campo inclinado” todos os jogos? Really? É isso que verdadeiramente se passa, esta época?
Vamos continuar com esse “chavão” até quando? Será que nós, Sportinguistas, devemos continuar com os velhos aforismos de “não nos deixam ganhar”, e “para o ano é que é”?
Pessoalmente estou farto da conversa dos “coitadinhos”. Esta época não. Chega.
Estamos no topo da classificação.
Só dependemos de nós para sermos campeões.
Temos um plantel caríssimo (para a nossa realidade), uma equipe técnica caríssima (para qualquer realidade). E dois novos reforços, de nome (curiosamente) Ruiz.
Temos é que ganhar os jogos.
Basta de conversa. E de desculpas.
SL
7 Dezembro, 2017 at 3:01
O Sporting só depende de si? A sério?
Recuso-me a acreditar que exista alguém capaz de escrever isto sem um propósito muito específico.
Não acredito na tua ingenuidade.
Não acredito que não saibas o estado em que isto está.
Branquear o que se anda a passar no futebol português é muito, muito grave.
Basta de conversas, sim.
Basta de conversas da treta como a que acabas de escrever.
O Sporting NÃO JOGA SOZINHO!!
O Sporting está a melhorar, sim. E ainda bem.
Mas todo este esforço de nada serve se os seus adversários directos conseguirem manipular os resultados a seu belo prazer.
Basta de ‘ingenuidades’ e da conversa dos ‘chorões’.
Essa conversa não ajuda em nada os interesses do clube e apenas serve para os nossos inimigos se resguardarem (“joguem à bola…”).
E chega de colaboracionistas do sistema a fingir que estão do nosso lado.
Se não querem o melhor para o clube desamparem a loja porque há quem queira!
Vergonhoso, Livramento.
7 Dezembro, 2017 at 6:02
+1
7 Dezembro, 2017 at 7:52
Nem mais.
E um pouco como comecar uma corrida e ser rasteirado.
Mas depois vem este pessoal e diz “fdx, levanta-te e corre. a rasteira não tem nada a ver. os outros é que correm mais que tu”.
Infelizmente ainda há muita gente assim. Não vêm as coisas que estão mesmo à frente deles.
O Sporting para ganhar tem de correr 150%, enquanto outros com 70% fazem a festa…. o problema é que 150% não é sustentavel a longo prazo.
7 Dezembro, 2017 at 16:50
Pois é exactamente isso!
Tens de correr 150% e o que se vê é correr 70%. Serve para alguns outros mas para nós não…
Quem percebe isso, está desconfiado do sucesso no final. Menos tu…
7 Dezembro, 2017 at 7:27
Livramento,
Depois de veres a arbitragem do jogo no Dragão, achas que só dependemos de nós?
Depois de meses consecutivos de revelações sobre padres, queridos, periquitos, vouchers, malas, mails e outras coisas mais, achas mesmo que só dependemos de nós?
7 Dezembro, 2017 at 7:45
Não deves ter visto ainda os jogos do campeonato, mas vou fazer-te um resumo.
Sporting em 2 dos 3 empates foi prejudicado pelo arbitro.
porco já levou uma vitoria frente am Belenenses quando Sem o arbitro teria empatado, curiosamente no ultimo classico teria ganho em vez de empatar.
carnide, sem ajudas estaria a discutir com o braga o terceiro lugar, e quando digo discutir é estar a lutar para lá chegar, não a defender o posto.
Claramente não tens visto os emails. Nem vou resumir porque o resumo seria um livro.
Claramente não tens nocão que para uma equipa ganhar outra tem de perder. Não é preciso ganhar 10 jogos se uma outra equipa ganhar apenas 5, e é isso que vemos. Uma equipa ganha o que é suficiente mas outra recebe “créditos” infinitos e acaba por somar sempre mais pontos.
7 Dezembro, 2017 at 8:24
Podia ser uma ode ao bananismo ou a confissão de um idiota útil do nalguedo, mas é mesmo só mais uma polítiquisse do Livramento.
7 Dezembro, 2017 at 8:55
Caro Livramento.
Não dependemos só de nós e não falo só de bola. Mas também dependemos de nós, falando de bola e de organização estrutural.
O termo “caríssima” está mal empregue, na minha opinião. Equipa cara se nada ganhar.
Caro é o Ruiz. Já o Dost, o BF, o Acuña…
Valor alto não é sinónimo de caro, como bem sabe.
7 Dezembro, 2017 at 8:00
MOCHE AO LIVRAMENTO !!!!!!!!
7 Dezembro, 2017 at 8:28
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcREpOekr4jo5B0oJsXlEXQ3Vw3F_FJHb4NIICE_rWbLpVGkqkk
7 Dezembro, 2017 at 9:47
é o alan ou o jj ?
7 Dezembro, 2017 at 10:58
O Alan é mais untado com manteiga para ir ao forno.
Ao contrário dos perus dos usa, ja não tem perdão.
7 Dezembro, 2017 at 12:15
Então carrega aí
7 Dezembro, 2017 at 14:02
Enquanto mostrar zero de vontade em campo, podes crer.
7 Dezembro, 2017 at 16:53
Enquanto?
Quer dizer que ainda tens esperança? 😀 😀 😀
7 Dezembro, 2017 at 8:45
Bom dia…
Não sei se não deveríamos apostar tudo na Europa…
Está visto que por cá os DDT’s mantém -se em alta…
Os “acólitos” da APAF vão manter os lampiolhos na luta…
E não deve tardar o momento
, em que nos irão “obrigar” a atrasar…
É dos livros…e já não nos apanharão desprevenidos, embora fiquemos impotentes, porque com ou sem VAR…quem manda é o tipo do apito…
Na Europa também há corrupção… mas mesmo assim é diferente…
SL
7 Dezembro, 2017 at 9:02
Max, é apostar tudo em tudo.
Não vejo o Sporting a não apostar nada em nada… ou não apostar nada em tudo…
E sinceramente, apostar apenas na liga tuga nada garante como bem sabemos.
Tudo em tudo! Safoda (pardon my french)
7 Dezembro, 2017 at 9:25
Eu quero o Sporting em força em todas as frentes…
Só que acho que será inglório o nosso esforço internanente pelas razões que sobejamente Conhecemos…
DENUNCIAR…tem que ser a palavra de ordem…
Abr e SL
7 Dezembro, 2017 at 10:12
O Sporting até poderia ganhar a Champions que nada mudaria em Portugal.
Claro que podemos ganhar a LE, em sonhos tudo é possivel, mas realisticamente não iriamos conseguir ganhar campeonato e LE. E o campeonato temos de jogar todos os jogos, a LE apenas se continuarmos em prova.
Já vimos que o plantel é curto, e nesse caso faria mais sentido apostar no campeonato. Será dificil de ganhar, mas uma coisa é certa, se ganharmos todos os jogos até ao final do campeonato seremos campeões. É a lógica da matemática. Jogar 5 jogos em 15 dias, todos os meses (fora a Taca de Portugal pelo meio) não será o ideal para mantermos a equipa afinada. Porque temos sempre de dar 150%, o que leva ao desgaste extra, o tal tempo de repouso que os outros não precisam, pois jogam sempre a 70% com 110% nos jogos grandes.
7 Dezembro, 2017 at 17:14
Discordo!
Uma das coisas que tenho defendido aqui – e não só! – é que é mais importante ganhar uma prova europeia – que obviamente será a EL – do que apostar sempre tudo em ser campeão cá!
Apostar tudo em ser campeão cá, implica deixar para 2º plano as provas europeias – daí eu dizer que se aposta TUDO cá – e qualquer sportinguista sabe que para sermos campeões cá temos que ter a concordância da APAF – coisa que há muito tempo não temos nem estamos perto de ter!
Ora esta realidade faz com que nem somos cá campeões, nem temos prestações de relevância nas provas nacionais, o que serve de “alibi” a todos os que nos querem mal. Quando o pessoal fala dos árbitros aparecem logo frases como “e lá fora, também é dos árbitros?”, ou vão buscar exemplos como o Légia, o Skenderbeu ou o Videoton!
Ora, se não desdenharmos a Europa e tivermos aí boas prestações a cotação da equipa/clube cresce e as pessoas começarão a questionar porque uma equipa que faz bons resultados na Europa não consegue ser campeã no seu país!
Além disso, dando-nos estatuto – ganhando, chegando a uma final, a meias finais ou quartos de final regularmente – fica mais dificil não termos voz – ou não nos ligarem – quando somos internamente gamados.
Por isso, no pântano que é o futebol nacional, na minha opinião, é uma estupidez abdicar de lutar por ir o mais longe possível nas provas da UEFA.
Há dois anos, quando lutámos até ao fim pelo caneco e fizemos 86 pontos, nunca na vida seriamos campeões. Se o Benfica tem perdido pontos num dos últimos (acho que) 12 jogos, nós também perderíamos pontos algures. Até porque o nosso calendário era muito mais difícil que o deles e isso serviria de desculpa. Como eles conseguiram ganhar os jogos todos – o grande roubo nesses 12 jogos acabou por ser o ultimo jogo em casa com o Nacional, onde lhes gamaram 2 penaltis – também “deixaram” que nós fossemos ganhando os nossos – não sem nos gamarem discretamente no Dragão e na Pedreira mas não foi suficiente!
Este ano, com as equipas tão próximas, qualquer arbitragem pode inverter a classificação e já se viu que nem com o VAR a coisa pia mais fino!
7 Dezembro, 2017 at 17:16
“Ora esta realidade faz com que nem somos cá campeões, nem temos prestações de relevância nas provas INTERNACIONAIS, o que serve de “alibi” a todos os que nos querem mal.”
7 Dezembro, 2017 at 10:28
Denunciar sempre.
Apoiar sempre.
Criticar construtivamente e de forma realista. Lamber tom
Lutar sempre por todas as competições importantes (excluo a taça da carica, que deve servir para rodar os menos utilizados e os jovens promissores).
7 Dezembro, 2017 at 10:28
“lamber tomates não é opção”.
Cabrão do telefone.
7 Dezembro, 2017 at 11:59
Com o tempo aprendi que isto é uma tasca e os termos discursivos prestam-se a exageros, mas…
É mesmo essencial classificar qualquer defesa do Sporting como um exercício de lamber escrotos?
As coisas serão assim tão simples?
7 Dezembro, 2017 at 12:29
Na mesma medida que quem acha que o mrkting podia melhorar é sportingado ou sportinguense. Na tasca ainda vá. Pior é quando vem de directores
7 Dezembro, 2017 at 12:45
Talvez porque, por norma, o assunto não é apresentado da melhor forma e sempre em tom simplista e/ou redutor?
Ex: “Nós não temos departamento de marketing!”
Ou para ilustrar um ponto de vista altamente subjectivo e do qual não dispomos de dados ou conhecimentos para avaliar correctamente?
Ex: “Como é possível que BdC tenha colocado aquela gaja no departamento de marketing?!?!”
Eu percebo as críticas.
Eu não percebo é os ataques.
Ok, estou a mentir.
Eu percebo os ataques. Mas neste contexto do futebol português acho-os, quase sempre descabidos ou injustos.
7 Dezembro, 2017 at 13:36
É um bocado na onda daqueles argumentos em que alguém crítica uma contratação e vêm falar do pavilhão. Estou a perceber cada vez melhor
7 Dezembro, 2017 at 17:17
Isso mesmo, Barbosa08!
7 Dezembro, 2017 at 12:31
Do genero de quem critica algo é porque trm interesses por trás? Esse tipo de exagero?
7 Dezembro, 2017 at 12:46
Depende sempre de quem e como.
Mas uma carapuça é uma carapuça.
7 Dezembro, 2017 at 12:48
Enfiaste-a com a do “lamber tomates”
7 Dezembro, 2017 at 12:55
Por acaso não é a primeira vez que o Braveheart insinua isso.
Ele tem fantasias com relações sexuais entre mim e o BdC.
Na primeira vez foi parvo. Agora é só chato e repetitivo.
7 Dezembro, 2017 at 12:59
Mas já agora, se há um pessoa aqui na Tasca que acredito piamente que tenha outro interesse que não o de discutir ‘saudavelmente’ os assuntos do Sporting és tu, brunovl.
Estás SEMPRE cá.
Posso aparecer às 05h00 ou às 16h00 que tu não falhas.
Convenhamos que é uma devoção do caraças!
Durante uns tempos cheguei a pensar que eras moderador ou que trabalhavas com/para o Cherba.
7 Dezembro, 2017 at 13:27
Ahahahahahahaahahahahahahahahahahahhaahah
Repetitivo…
Ahahahahahahahahahaahaahahahahahahahahaha
Numa daquelas defesas cegas feitas ao presidente (talvez há uns 2 anos, nem sei bem), disse-te que a mulher dele
seguramente desempenharia melhor esse papel.
Bem, não era para levar à letra. Aliás, nem devia ser assim tão especial tanto que o nosso estimado líder mudou de ares (presidente, NÃO É PARA LEVAR À LETRA, estou a brincar).
Respeito a tua opinião, concorde ou não com ela. Com ou sem lambidela, para não ser repetitivo.
7 Dezembro, 2017 at 13:28
ahahahahahahah!
O fiscal meteu férias e o chefe assumiu. E já temos 2 multados: o braveheart e o brunovl.
Toma lá que já almoçaste, brunovl. Vai lá ao médico fazer uma consulta para poderes discutir “saudavelmente” (seja lá o que isso for). E ctg brave, estou solidário. Discordo profundamente de lamber tomates porque aparentemente só tenho um e tb tenho direito à vida.
7 Dezembro, 2017 at 13:31
Sá, tu nesta matéria és o elemento neutro da multiplicação…
7 Dezembro, 2017 at 13:31
As 5h da manha nao me apanhas cá, isso é certo.
Mas das 8h às 00h a probabilidade de estsr aqui é forte. E? Isso indica que tenho interesses?
Eu a julgar que indicava que tinha um smartphone, dados moveis e tempo, e afinal tenho interesses.
Será que o Max tambem tem interesses? Fica a questão. Pelo que tu dizes, deve ter. Por mim, nao tem.
7 Dezembro, 2017 at 13:33
Sá, ja tenho tanta multa aqui coleccionada que qualquer dia ainda me dão livre transito
7 Dezembro, 2017 at 13:49
Ah! Já cá faltava a merda da história das multas e dos fiscais…
Voltemos à questão central:
É ou não surreal dizer que o Sporting depende apenas de si próprio na disputa do campeonato nacional de futebol?
7 Dezembro, 2017 at 13:51
Eu já respondi ao Max.
Não quero ser repetitivo.
7 Dezembro, 2017 at 14:05
Ora, voltemos então à “questão central”.
Toda a gente percebeu o que o Livramento escreveu, ele estava a falar em termos matemáticos e pontuais. Mas alguém quis levar a conversa para algo completamente estúpido (como se alguém ignorasse a corrupção dos rivais) e fazer uma interpretação que nada tem a ver com que foi transmitido e esse alguém não foi o Livramento. E, como se não bastasse, ainda acusas o brunovl directamente sem provas e de forma completamente ordinária.
Se isto não é fiscalizar, então não sei o que é.
7 Dezembro, 2017 at 14:33
Entendo.
O texto do Livramento não expressa então uma opinião concreta. Fina ironia? Possivelmente.
Não percebo a necessidade de comentares a minha intervenção, Sá.
O texto do Livramento é cristalino. Não tem nuance ou ironia.
E se tiver então alguém tem de relembrar ao autor de como usá-la.
A tua defesa é inexplicável. A menos que seja por embirração contra a minha pessoa.
Essa aceito e até retribuo.
Agora fazer spin?
Poupa-nos.
7 Dezembro, 2017 at 14:02
”
“lamber tomates não é opção”.
Cabrão do telefone.”
Brave…pede com jeitinho que pode ser que o telefone aceda a lambe-los…não podes é tentar à bruta se não ele responde sempre que não é opção. Não sou experiente com telefones mas com as mulheres é assim…
7 Dezembro, 2017 at 14:07
Epá, prefiro pagar.
7 Dezembro, 2017 at 14:11
Eu achei estranho teres ficado ofendido com o telefone por ele dizer que lamber tomates não era opção…mas pronto…cada um com a sua panca…
7 Dezembro, 2017 at 14:12
Ahahahaa.
É a velha história. Não pagas a lambidela. Pagas para ela ficar calada.
7 Dezembro, 2017 at 14:28
Mais vale sempre pagar logo do que depois ir pagando sem se dar por isso…sai sempre mais caro!
7 Dezembro, 2017 at 10:06
Estou muito preocupado com o jogo de sábado.
O boavista tem boa equipa e temos os jogadores rebentados pela má gestão do JJ, que joga sempre com os mesmos.
7 Dezembro, 2017 at 10:18
Serio? Joga com os mesmos?
Olha que na Champs o JJ anda a ser criticado pela Direccão (segundo a CS, não é que seja para ser levado a sério) porque não jogou com os mesmos, o tal Bas Dost e Gelson Martins, que apenas entraram na segunda parte, e o Bruno Fernandes que saiu cedo, e o crl que o parta.
Fdx, já irrita essa do jogar sempre com os mesmos. Até parece que o Sporting tem uma segunda equipa escondida em Alcochete…. está lá novinha em folha, à espera de jogar, mas o Mister não a usa. Temos alguns jogadores suplentes com alguma qualidade, mas a maioria não consegue estar ao nivel dos titulares habituais.
Até o messi ficou na porcaria do banco e apenas entrou para tentar desbloquear o jogo…. tal foi a nossa estratégia bem definida. Claro que falhar golos quase certos não ajuda.
7 Dezembro, 2017 at 17:22
lulinha, tu tens interesses… Pelo teu comentário isso salta logo à vista! É melhores chibares-te já…
7 Dezembro, 2017 at 10:17
Este vai ser um ano de mudança no futebol português.
Desportivamente a luta em principio vai ser entre o Sporting e o Porto que têem de longe as melhores equipas do campeonato e isso seria suficiente para determinar o campeão se não estivéssemos em Portugal.
No sistema a luta vai ser entre os dois clubes que têem dominado nos últimos 40 anos e aí o Sporting tem pouco a dizer. Os do Norte começaram este ano a mudar as influências a seu favor, com os meios que conseguiram estão a pôr em pânico muita gente que tem o rabo entalado e isso vai vira-los a seu favor, experiência não lhes falta, sabem muito bem como se faz.
No meio disto tudo, está na altura de o Sporting mudar a sua estratégia, desligando-se e afastando -se de qualquer dos dois e exigindo cada vez mais verdade desportiva. Denunciàmos os vouchers que nos custaram um campeonato mas não devemos ir atrás da conversa dos mails, porque se não vai custar-nos outro desta vez para os critérios. Temos é de exigir justiça, desportiva e civil para quem praticou ou venha a praticar actos ilícitos sejam corrupção, tráfico de influência mas também chantagem ou coação vinda de quem tenha em seu poder informação comprometedora, para árbitros ou dirigentes.
Não temos de estar associados a ninguém, apenas à justiça e à verdade desportiva. Somos o Sporting Clube de Portugal e queremos que este país tenha um desporto livre de influências e trafulhices.
7 Dezembro, 2017 at 10:56
Permita-me o meu amigo “colocar” aqui um outro candidato ..e assim serão 3…
Os do Norte…os de Alvalade…e os da APAF (de Norte a Sul)…
Abraço e desejos de uma Santo Natal para o amigo e familia…
SL
7 Dezembro, 2017 at 15:59
Um Santo Natal Também para si e para a sua família sr. Max
7 Dezembro, 2017 at 10:32
Vamos por partes:
– Em relação aos assobios, estive no estádio com o Belenenses e aquilo foram uns assobios no começo da 2ª parte quando se via a equipa a recuar e os azuis do Restelo a ganharem todas as bolas a meio campo. Eu vi esses assobios como um “Acordem caralho!” e nada mais. Ponto final.
– Liga Europa somos cabeças de série. Sinceramente eu preferia passar aos oitavos na CL e ser eliminado a seguir do que prosseguir na Liga Europa e morrer na praia e perder pontos no campeonato. Dum lado tinha prestigio por estar entre os melhores da Europa, tinha €€€ por passar aos oitavos e a ser logo eliminado seria concerteza por um tubarão que ainda daria para encher os cofres do jogo em Alvalade. A LE é um sentimento agridoce, não tem os principais tubarões mas tem grandes equipas, que para prosseguirmos de eliminatória em eliminatória precisamos de meter a melhor equipa. E o campeonato como fica depois? Ainda por cima a jogar às 2as feiras com menos assistência e muitas vezes com a pressão das vitórias dos outros? Para mim o foco tem de ser sempre o campeonato. Precisamos de ser campeões como de pão para a boca! A lenga-lenga do SCP entra sempre para ganhar é muito bonita, mas para ganharmos contra Dortmund, Atletico Madrid e muitos outros precisamos de meter a melhor equipa e isso implica na 2f não jogar a melhor equipa. Não me venham com cantigas!
– Por último Paulo Fonseca: Quanto a mim um dos grandes treinadores portugueses que quase ia sendo queimado no porco. Não sei qual era o top 5 do Sérgio Conceição mas para mim o Paulo Fonseca está lá dentro.
7 Dezembro, 2017 at 17:25
O Top 5 do Conceição não interessa para nada pois tem à cabeça o Fernando Santos… Os outros devem ser ele, o Jardim (que ele confirmou como lá estando), o Rui Vitória e o Cajuda!
7 Dezembro, 2017 at 10:56
Bom dia. Concordo consigo, Vasco. Direi que em tudo, até na abordagem que faz aos assobios. Embora não goste de os ouvir. Mas, são muitos anos a penar…
Relativamente à Liga Europa, o problema é que os lampiões estão afastados do desgaste e vão continuar a ser empurrados. Os fruteiros, esses querem o empurrão também, sobretudo depois do que se viu no último clássico e, provavelmente, irão ser corridos nos oitavos da LC, jogando à terça ou quarta (escrevo no singular…).
Um dilema lixado, a não ser que o plantel seja reforçado em 2/3 lugares chave…
SL
7 Dezembro, 2017 at 12:42
A LE não se limita a jogarmos às 2-feiras. São jogos em semanas seguidas, não é como a CL. Ou seja, em 15 dias teremos 5 jogos, todos eles com grau elevado (3 no campeonato que não podemos perder, e 2 na LE com equipas que podem ser boas ou não mas irão lutar).
Neste momento já vimos que não temos equipa para estar a jogar sempre em alto rendimento sem uma pausa para recuperar. Temos o Doumbia lesionado e o Bas Dost com fadiga ou algo pior, e já vimos que é complicado. Caso um fique de fora por lesão ou cartões temos dificuldades em arranjar substituto.
Se no mercado de inverno algo mudar podemos pensar. Caso contrário estamos a tentar ficar com os 2 pombos, e acabamos com os dois a voar. A epoca do Peseiro tem de servir de exemplo.
7 Dezembro, 2017 at 17:47
A Europa só volta em Março.
Até lá o JJ tem de gerir a equipa bem.
Não temos só 11/12 jogadores. Temos 15/16 que dão garantias e que alguns podem jogar em mais que uma posição. E ainda temos 2 ou 3 que desenrascam se os outros 10 forem bons.
Patricio
Piccini/Ristovski
Coates/Mathieu, André Pinto
Coentrão/Jonathan/Acuña/Bruno César
William/Battaglia/Palhinha
Gelson/Ristovski/Iuri
Battaglia/Bruno Fernandes/Bruno César/Bryan Ruiz
Acuña/Bruno César/Bryan Ruiz/Iuri
Podence/Bruno César/Bryan Ruiz
Dost/Doumbia
Alan, Petrovic e Matheus são para vender, de preferência, ou emprestar.
O Dala para emprestar.
Falta um médio centro tipo o Adrien e um extremo que possa jogar dos 2 lados. Saindo estes 3, podem entrar estes 2.
E é apostar no Rafael Leão aos poucos mas de forma consistente e regular.
Depois do jogo na Luz e até 4 de Março, quando vamos ao Dragão, o calendário é relativamente descomplicado – mesmo sabendo que se podem perder pontos em qualquer jogo – pelo que há que ir rodando a equipa e dando minutos a toda a gente. Agora, rodar a equipa não é meter um 11 diferente. É manter a estrutura da equipa e mudar 1 ou 2 no máximo! E resolver os jogos na 1ª parte para dar descanso extra a alguns na 2ª parte. Isto é que é gerir um plantel.
Não fazendo isto e jogando sempre os mesmos, pois a coisa complica-se, obviamente!
7 Dezembro, 2017 at 20:02
Miguel, volta em Fevereiro.
7 Dezembro, 2017 at 20:07
15 e 22 de Fevereiro.
7 Dezembro, 2017 at 17:49
Podence/Bruno Fernandes/Bruno César/Bryan Ruiz
7 Dezembro, 2017 at 12:40
Será verdade que os chinocas querem levar o Doumbia? Por mim seguia. Agradeço-lhe a contribuição dele em colocar-nos na fase de grupos da CL mas penso que necessitámos de um avançado com outras características.
O pasquim o Nojo deve ter um infiltrado 24 sobre 24 horas aqui na tasca. Só assim se compreende os rumores que a direcção do clube leonino ficou incomodada com as opções do JJ na última partida da CL.
Agora, sempre que a comitiva do braguilha se encontra no aeroporto, aparecem sempre uns paspalhos da CS para pedir a palavra ao Salvador. Imaginem só que o sonho do pedreiro é ver uma final braguilha vs facadas na final da Uefa League. Hahahaha.
Já agora grande texto do Javardeiro. Congrats!
7 Dezembro, 2017 at 12:41
Ahhhh… já vos disse que quero o Alan Ruiz fora do SCP?
7 Dezembro, 2017 at 12:43
O Solar do Norte confirmou-me o pagamento do ingresso para a deslocação do SCP ao xadrez do Bessa. Começo a ficar ansioso.
7 Dezembro, 2017 at 13:00
Que saia de lá com uma grande vitória. Melhor seria sem sofrer(mos) muito.
SL
7 Dezembro, 2017 at 13:41
Obrigado Leão! SL!
7 Dezembro, 2017 at 13:42
Desta vez não batas a ninguém.
7 Dezembro, 2017 at 13:58
Tudo dito! Exatamente o que eu penso! Grande LdP!!
7 Dezembro, 2017 at 14:35
Off
“MATEMÁTICA: OS ALUNOS PIORAM COM OS ANOS”
Por Jornal Sporting
07 Dez, 2017
JORNAL SPORTING
Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3653
Uma notícia publicada a 5 de Outubro de 2017 no Expresso online dava conta dos “resultados muito fracos e preocupantes (…) da generalidade dos desempenhos dos alunos do 5.º e 8.º anos nas áreas testadas no último ano lectivo pelas novas provas de aferição…”. A mesma notícia acrescentava que, relativamente aos resultados de Matemática, “mais uma vez ficou evidente que pioram à medida que os alunos avançam no sistema ou que a matéria fica mais complicada”.
Estes resultados levam-nos a compreender algo que, à partida, tínhamos dificuldade em entender: a razão pela qual os nossos eternos rivais se enganam sempre nas contas. Desde logo, com a data da sua fundação e, agora, mais recentemente ao afirmarem que o seu periódico é a publicação desportiva mais antiga de Portugal, quando acaba de completar 75 anos de vida. De facto, é uma bonita idade e aqui os felicitamos, pois sabemos o quanto é difícil manter uma publicação com tão longa longevidade, atravessando diferentes períodos históricos e convulsões.
O que custa a perceber é a vontade infantil de os nossos rivais quererem ser, ou parecer, mais velhos. Tal como os miúdos que nunca dizem a idade que têm, mas sim a que vão fazer, assim se comportam as gentes da Luz.
Com a experiência e saber aprendido ao longo de quase um século de existência, temos a obrigação de partilhar o “saber” com os mais novos e, ainda mais, quando estudos recentes revelam problemas de aprendizagem, nomeadamente a Matemática e Português.
Para que não restem dúvidas, e para que possam aprender alguns cálculos simples, (admitimos que pelos resultados do estudo apresentado, estes cálculos possam ser complicados para os nossos rivais), vamos explicar as operações passo a passo. Então comecemos pela data de fundação do Boletim Sporting a 31 de Março de 1922. O ano em que vivemos é 2017. Assim sendo, o número de anos percorridos entre 1922 e 2017, foram…?
Primeiro passo, têm de fazer uma conta de subtração (atenção: não nos tirem 21 anos porque, assim, de facto ficam mais velhos do que nós), calculando a diferença entre 2017 e 1922, o que dá 95 anos.
Segundo passo, tendo o periódico vermelho 75 anos, temos de perceber se este número é menor () do que 95 anos.
De facto, podemos verificar que 7575. Assim, não restam dúvidas de que o Jornal Sporting é a publicação de clubes mais antiga de Portugal. Mas para que se saiba, é também o mais ‘velho’ da Europa! No próximo ano, mantém-se a mesma lógica 96>76.
Acredito que, nos seus números habituais de ilusionismo e de manipulação, ainda vão argumentar com a alteração do nome de Boletim para Jornal. Aliás, esta é uma prática que parece estar a fazer escola… A alteração de designações parece que dá subtração automática, e terá sido isto que, provavelmente, inspirou a FPF, que suprimiu os nossos quatro primeiros títulos de Campeão de Portugal, dos 22 títulos nacionais que realmente conquistámos. Estas situações vêm, mais uma vez, evidenciar que aos problemas da Matemática se juntam também os de Português, e que ambos são gravíssimos.
Pelo nosso lado, continuaremos, ano após ano, a acrescentar apenas um, e só um, à nossa idade. Nas nossas páginas continuaremos a relatar os feitos da maior potência desportiva nacional, que é o nosso Clube. Assim o fazemos desde 31 de Março de 1922.
A todos aqueles que ao longo destes 95 anos permitiram que chegássemos até aqui, fica o nosso profundo reconhecimento e a garantia de que tudo faremos para honrar este legado único do património Leonino e da imprensa desportiva mundial.
Boa leitura!