Quando chegou ao Sporting, ainda nos primeiros dias de mercado e sem grande barulho à sua volta, Cristiano Piccini foi rapidamente colocado na caixa de contratação falhada, não só pelos adeptos como pela própria imprensa. O Sporting vinha de um ano de terror nas faixas laterais (um dos problemas mais significativos da temporada passada) e a expectativa geral era de que o clube iria apostar forte no mercado para reforçar essas duas posições.
Piccini foi então a primeira contratação na era pós-Schelotto e isso tinha tudo para ser uma vantagem para ele, nem que fosse pela comparação ao seu antecessor. Uma pré-temporada dura, com jogos desafiantes e muito seguidos fez aumentar ainda mais a desconfiança em torno do lateral direito, a quem nem a comparação com Schelotto fazia desligar os alarmes dos cépticos adeptos de Alvalade.
Hoje, é consensual que Piccini é um dos responsáveis pelo melhor registo defensivo apresentado e que ajudou na melhoria do jogo colectivo do Sporting. Apresenta uma segurança enorme a defender, altos níveis de concentração e uma enorme entrega durante qualquer partida. Pode e deve melhorar no momento de auxiliar Gelson na frente, aliás é nesse capítulo que mais tem evoluído, mas cumpre exemplarmente a função para que foi contratado: ser defesa. E nem um par de excelentes jogos de Ristovski (que me parece ter sido também um achado) faz com que Jorge Jesus abdique do seu fiel e confiável lateral direito.
Piccini é, por si só, um enorme elogio ao futebol português e aos autênticos milagres de que é capaz. Chegou como flop no Bétis (o que nunca é um bom cartão de visita) e os adeptos do clube sevilhano até celebraram a sua venda por 3 milhões de euros. Vinha de uma sequência de lesões complicadas, procurava encontrar o seu espaço e surge a oportunidade de representar um grande clube que está inserido num país onde o dinheiro (mesmo para o futebol) não abunda. E assim um flop do Bétis, com histórico físico problemático, vira titular absoluto de um dos grande em Portugal e torna-se um dos excelentes destaques da equipa e do campeonato.
São inúmeros exemplos os que podemos dar em relação à valorização constante de activos em Portugal, onde aliás o Sporting ou os grandes não estão sozinhos. Clubes de todas as zonas da tabela encontram verdadeiras pérolas por lapidar por todo o mundo e conseguem projectá-los para os grandes campeonatos europeus ou para ligas mais apetecíveis financeiramente. Ainda ontem Ismailly, lateral que passou pelo Olhanense e SC Braga foi titular na vitória da sua equipa frente ao Manchester City. E do outro lado Otamendi, Mangala, Bernardo Silva ou Fernando.
Os treinadores, equipas de scouting e clubes continuam a conseguir catapultar o seu futebol com poucos recursos, conseguindo valorizações absolutamente milagrosas, o que não invalida que por vezes se falhe ou que o jogador não resulte. O Sporting, neste caso, conseguiu reconstruir duas posições e duas alternativas com um custo inferior a 10 milhões de euros, melhorando efectivamente o seu nível de jogo e a sua segurança defensiva.
Piccini é mais um dos grandes elogios que o futebol português recebe. Hoje é mais jogador do que alguma vez foi na sua carreira, é mais importante no Sporting do que em qualquer outra equipa por onde passou e até se encontra às portas da selecção nacional italiana. Tudo isto, porque teve a sorte de passar no futebol português.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
7 Dezembro, 2017 at 16:30
Não conhecia. A opinião de quem conhecia era péssima.
Ou pensava que conhecia. Ver alguns jogos aqui e ali não chega. Depende de tanta coisa… E pelos vistos tb não chega ler o que dizem os adeptos do anterior clube.
Desde que chegou, deu para perceber duas coisas. Fraca capacidade ofensiva e excelente capacidade defensiva.
Hoje é melhor em ambas. Sabe os seus limites e tenta atacar de forma a não comprometer a defesa.
E na sua principal tarefa, fantástico. Lateral ou central, pelo chão ou pelo ar… podemos contar com ele.
E sabendo que há Ristovski, estamos completamente descansados na lateral direita.
7 Dezembro, 2017 at 16:36
O pouco que conhecia dele nao augurava nada de bom. Felizmente tem me calado e estamos melhor agora do que o ano passado. Pior era impossível, mas podiamos tar igual.
Defende bastante bem, de vez em quanda faz um passe à queima para o RP e é fraquinho a atacar. No geral é bom
7 Dezembro, 2017 at 16:36
Dizer mal…é o mais fácil para muitos…
Creio que mais do que ter tido a sorte de vir para Portugal…foi ter encontrado JJ no seu caminho…
SL
7 Dezembro, 2017 at 16:56
Exacto ! ia agora escrever o mesmo.
Algum mérito da sua evolução terá de ser dado, justamente, a Jesus !
7 Dezembro, 2017 at 17:19
BLASFÉMIA!!!!
Toca já a rezar umas avés e uns Pais Nossos ali pó canto do Tasco!”
7 Dezembro, 2017 at 18:04
Não retiro qualquer mérito ao mister, mas neste caso penso que os treinadores portugueses de topo são quase todos muito bons. Valorizam muito bem os seus atletas, mesmo quando ninguém dava nada por eles. Mourinho, Paulo Fonseca, Leonardo, Jorge Jesus, Marco Silva, todos eles têm essas características.
7 Dezembro, 2017 at 16:37
Enganou-me bem!! E ainda bem!!
Na pré-época não deslumbrou e nos jogos iniciais (Aves, Setubal, Steua em casa) foi muito fraquinho, revelando total incapacidade para subir e cometendo alguns erros na defesa. Recordo-me de um lance com o Aves que podia ter dado asneira grossa
Posteriormente foi ganhando confiança e a cada jogo que passa nota-se evolução.
Defensivamente…..seguríssimo!
Ofensivamente…. ainda revela bastante lacunas, mas ainda assim regista-se uma evolução francamente positiva.
E convém não esquecer que é “Defesa”, pelo que o mais importante é defender bem!
7 Dezembro, 2017 at 16:41
Estranhei quando vi o primeiro jogo dele, pois pelos comentários estava à espera de um Schelotto ao quadrado.
Não tem grande repertório ofensivo, mas reconhece as limitações e não inventa.
Mas acima de tudo, é inteligente a jogar. Ao contrário do antecessor, que teria sucesso na Inglaterra dos anos 80, mas que no futebol moderno de topo só preenche o item “esforçado” da lista.
Defensivamente é seguro, tanto no 1×1 como no preenchimento do espaço vazio.
Excelente reforço.
7 Dezembro, 2017 at 16:44
Depois de várias épocas em que a pecha da equipa se encontrava nas laterais, colmatá-la com um Piccini não augurava nade de bom.
Ler opiniões negativas de quem o conhecia não ajudava. Daí a ficarmos de pé atrás foi um ápice. Agora ninguém, pelo menos quem aqui comenta, queria que ele falhasse mas eram legítimas as muitas dúvidas levantadas por esta contratação.
Que continue a evoluir e a ajudar a equipa com o seu valor e que no final do ano, possamos quebrar este jejum.
7 Dezembro, 2017 at 16:49
Off: Taça da Liga de futsal:
Sorteio condicionado, porque nos 1/4s não podíamos defrontar o Desportivo Rabolhense.
1 – Fundão – Futsal Azemeis
2 – Braguilha – Modicus
3 – Desportivo Rabolhense – Belenenses
4 – Sporting – Unidos Pinheirense
Meias:
1 – 4
3 – 2
7 Dezembro, 2017 at 16:50
Desta vez o Rabolhense evita o Fundão…
7 Dezembro, 2017 at 16:54
Sabes qd se joga?
A final está feita. Tb interessa para as audiências…
7 Dezembro, 2017 at 18:56
Final da 2ª semana de Janeiro.
7 Dezembro, 2017 at 19:13
11 a 14 de Janeiro.
7 Dezembro, 2017 at 17:01
Sporting com o braga na final
7 Dezembro, 2017 at 16:51
Outro off:
Sorteio da Taça de Portugal futebol senior feminino:
Sporting – Parada
7 Dezembro, 2017 at 16:55
Off:
http://oartistadodia.blogspot.com.es/2017/12/porque-e-que-o-sporting-e-o-maior.html
7 Dezembro, 2017 at 18:01
Todos os Sportinguistas deviam ler isto ao deitar e ao acordar….
7 Dezembro, 2017 at 17:23
Muito Esforço do Cristiano. Muita Devoção e certamente Dedicação também!
Caá estaremos em Maio para confirmar que encarnou completamente o lema do clube!
Pequena correção: o Fernando está no Galatasaray. Quem esta no City é o Fernandinho que era do Shakthar.
7 Dezembro, 2017 at 17:27
Não concordo que seja fraco ofensivamente,não desequilibra no último terço,é verdade mas tem uma qualidade de passe e controlo de bola acima da média para a posição e para alguém do seu tamanho.Aos poucos acredito que se vá soltando mais,defensivamente impressionante,a maneira como recupera a bola e sai a jogar em vez de apenas cortar ou aliviar é brilhante,curiosamente um traço comum a todos os nossos defesas titulares.
7 Dezembro, 2017 at 18:06
Defensivamente tem uma inteligência enorme sem ter de fazer grandes correrias
7 Dezembro, 2017 at 18:17
Impressionante,de facto
7 Dezembro, 2017 at 21:25
Sim, a malta repete o que ouve.
Discordo que seja fraco a atacar. Gostei dele desde o início e, ofensivamente, porventura é mais importante reter a bola e o posicionamento defensivo do que fazer grandes cavalgadas e sacar cruzamentos. Schelotto teve umas quantas assistências, mas perdia a bola a torto e a direito, desiquilibrando a equipa. Picini poderá terminar a época com menos assistências face ao antecessor, mas torna a equipa mais equilibrada. Com melhor balanceamento, podendo atacar mais vezes, em vez de se desgastar na recuperação da bola estupidamente perdida. Defensivamente, é o dia para a noite. Já não existem avenidas ao centro e passaram a haver compensações ao centro. O que se pede a um lateral moderno. Tem margem para melhorar na acutilância ofensiva. Mérito do jesus, na aposta e evolução do jogador.
7 Dezembro, 2017 at 21:26
Avenidas a direita.
7 Dezembro, 2017 at 23:18
E tem tido um Gelson que a meu ver tem sido um dos nossos melhores defesas.
Melhorou muito neste aspecto… às vezes até descurando a sua função principal quer é vencer os últimos 15 metros.
8 Dezembro, 2017 at 1:34
Sem dúvida. Não sei se não seria de abandonar algumas das tarefas defensivas de Gelson. Ou colocá-lo como ala direito num esquema 3-4-2-1. Em vez de apenas Bruno Fernandes atrás do ponta de lança, teríamos um irrequieto podence a deambular pela frente de ataque.
7 Dezembro, 2017 at 17:32
Off: Às 20:05 temos o Vardar vs Rodenborg.
Jogo de importância extrema, pois um ponto apenas para o Vardar, fará das papoulas saltitantes, a pior equipa de todas as competições europeias.
8 Dezembro, 2017 at 22:50
O grande Vardar Skopje conseguiu fazer um ponto. Entre 80 equipas nas duas competições da UEFA, só uma fez ZERO pontos: o Carnide.
O que só prova o que todos sabemos: não jogam um caralho!
É que na Europa os padres são outros e não celebram a liturgia lampiânica. Com árbitros estrangeiros a apitar na nossa Liga, era vê-los lá para o meio da tabela.
7 Dezembro, 2017 at 17:43
Não fiz julgamento prévios e mesmo assim estou surpreendido pela positiva.a prestação defensiva neste último jogo por exemplo foi muito além de boa. Foi mesmo muito boa. Continuo a achar que o Risto tem mais potencial mas a jogar assim o piccini não são da equipa tão cedo.
7 Dezembro, 2017 at 21:27
Picini é muito mais maduro. Uma equipa são 11 e são mais os que defendem, do que os que atacam. A arte de defender é muito subvalorizada. E não falo de fazer carrinhos. Falo de leitura e posicionamento.
7 Dezembro, 2017 at 22:22
Certo. Neste momento é a escolha certa. É só o meu feeling de que no futuro o Risto tem potencial para ser melhor. Mais rápido, melhor cruzamento e igualmente eficaz a defender. 90% dos jogos em Portugal o lateral do Sporting vai passar a maioria do tempo à frente da linha de meio campo.
7 Dezembro, 2017 at 22:49
Percebo. Mas não me parece que se aproxime a defender, do pouco que vi enche mais o olho, mas duvido que se aproxime da eficácia defensiva de Picini. Acho muito importante ter laterais fortes a defender. Se o guarda redes e os centrais forem fortes, que é o caso, temos condições de ser campeões. São as defesas que ganham campeonatos, os ataques vão conquistando vitórias.
7 Dezembro, 2017 at 23:20
E Piccini tem outra valia … é dos mais altos do plantel.
E isso nas bolas paradas… conta muuuiiitooooo!
8 Dezembro, 2017 at 1:35
Muito mesmo. E não é só ser alto. E fazer uso adequado da altura. Cannavaro era um caga tacos, mas forte nos duelos aéreos.
7 Dezembro, 2017 at 23:01
Essa dos 90% não acho nada, Barbosa
Pese embora o eucaliptal dos 3 grandes existe qualidade em Portugal e não há jogos fáceis. Basta uma falha de concentração.
O problema depois é a expectativa de que temos que golear em todos os jogos, e conservar a posse de bola num jogo com o Belenenses é motivo de assobios.
7 Dezembro, 2017 at 18:02
Mais um bom texto da Maria Ribeiro.
Piccini tem mostrado em alguns dos últimos jogos (creio que em Paços e Barcelona) uma capacidade invulgar de acorrer ao centro da defesa e safar situações muito complicadas. É dos jogadores que JJ tem feito evoluir de forma notável.
No lado esquerdo e com pena nossa, Jonathan Silva não tem demonstrado igual evolução
Se Piccini melhorar ainda mais a componente atacante, será mesmo um caso sério.
Mas gosto igualmente do Ristovski e, no deve e haver, não sei…
7 Dezembro, 2017 at 18:02
Piccini é grande jogador!!!
E acho que nem o Piccini estava a contar que corresse tão bem a época…… 😉
(e em Barcelona foi talvez a sua melhor exibição…)
7 Dezembro, 2017 at 18:09
Belo texto. Piccini é um excelente reforço, muito inteligente no campo, fortíssimo a defender e mediano atacar.
Acho piada que se pedem resultados ao scouting, ou seja, boa relação qualidade preço, ao mesmo tempo que cobra do plantel mais caro de sempre, mas quando o clube investe em jogadores desconhecidos as reacções andam entre a crítica destrutiva e a desconfiança imediata.
Piccini tem o mesmo que Slimani: aquilo que separa os amadores dos profissionais. Uns passam ao lafo da carreira, os outros superam-se e atingem patamares que em teoria nunca iriam alcançar.
7 Dezembro, 2017 at 18:21
O Piccini é, até ao momento, o melhor lateral do campeonato. A festa que os adeptos do bétis lhe fizeram aquando a sua saída será a nossa em maio, quando festejarmos o título.
As mesmas pessoas que descobriram Risto e Piccini são as mesmas que trouxeram Ruiz(es), Bebetos, Andrés, Castaignos, Marvins….
7 Dezembro, 2017 at 18:59
A festa que os adeptos do Betis fizeram foi paralela à incredulidade de adeptos do Sevilla aquando da transferência, por não perceberem como o rival deixava sair assim um jogador de qualidade…
7 Dezembro, 2017 at 18:25
O braguilha vai perdendo no cáucaso.
Os melhores da bola de ouro 2017:
7e : Kylian Mbappé
8e : N’Golo Kanté
9e : Robert Lewandowski
10e : Harry Kane
11e : Edinson Cavani
12e : Isco
13e : Luis Suarez
14e : Kevin De Bruyne
15e : Paulo Dybala
16e : Marcelo
17e : Toni Kroos
18e : Antoine Griezmann
19e : Eden Hazard
20e : David De Gea
21es : Leonardo Bonucci et Pierre-Emerick Aubameyang
23e : Sadio Mané
24e : Radamel Falcao
25e : Karim Benzema
26e : Jan Oblak
27e : Mats Hummels
28e : Edin Dzeko
29es : Dries Mertens et Philippe Coutinho.
7 Dezembro, 2017 at 18:42
Sérgio ramos 6. modric 5. Buffon 4
7 Dezembro, 2017 at 20:52
Foda-se, há um gajo chamado N’Golo?!?!
7 Dezembro, 2017 at 18:29
ON: Se em relação à lateral direita estamos bem, e concordo a 100% com a análise da Maria Ribeiro, já em relação à lateral esquerda teríamos que fazer um upgrade. Jonathan Silva não tem, infelizmente, qualidade suficiente para ser uma boa alternativa ao Coentrão. E Coentrão não aguenta jogar sempre. Aliás, Coentrão nem é nosso, está emprestado e vai-se embora no final da época.
7 Dezembro, 2017 at 18:29
É tão bom admitir que estava errado.
7 Dezembro, 2017 at 18:44
O “dizer mal” ou bem gratuitamente tem o mesmo efeito prático. Nenhum.
A grande questão aqui são as EXPECTATIVAS que temos quando NAO conhecemos o jogador. Os jogadores têm todos eles um passado, estatísticas e currículo para mostrar. Acho perfeitamente natural que um adepto/sócio ache que um jogador que nunca prestou em Italia, foi “expulso do betis com 1 assistência na epoca inteira seja manhoso. Ou outro que andou pela terceira divisão italiana e depois na servia ou bosnia a dar uns toques seja uma pérola. Ou outro que andou de empréstimo em empréstimo na america do sul vá render alguma coisa ou ainda que um argelino que nunca jogou na Europa vá marcar mais de 30 golos. Já contratações como Coates, Acuna, Dost, etc… geram expectativas diferentes, pela positiva.
Nada disto se deve confundir com apoio.
Tanto Piccini como Ristovisky têm sido agradáveis surpresas.
Bataglia tambem num patamar mais abaixo.
SL
7 Dezembro, 2017 at 19:06
Se é por expectativas eu diria que o Batta foi o que mais surpreendeu pela positiva
7 Dezembro, 2017 at 19:45
Piccinni para mim
7 Dezembro, 2017 at 21:30
Bataglia.
7 Dezembro, 2017 at 23:24
O Mathieu
7 Dezembro, 2017 at 18:46
Atalanta a ganhar ao lyon!
Astana a ganhar ao Slavia de Praga!
Não queria uma viagem longa a outro continente nem jogar em casa do anfitrião da competição.
7 Dezembro, 2017 at 18:48
Parabéns ao Piccini. Respondeu da melhor forma àqueles que precipitadamente fazem juízos sumários e precipitados sobre a valia dos atletas. Tal como Yordanov e Acosta entre outros, mostrou personalidade e afirmou-se. Alguns com qualidade, porque mais frágeis psicologicamente, infelizmente não conseguem ultrapassar essas criticas a que estão sujeitos. Bom era que todos pensassem, antes de escrever, nos danos que os seus juízos podem causar em jovens sujeitos a tantas pressões e fizessem um esforço de contenção.
Off : Circula para aí um rumor que diz que estaremos a tentar o regresso do Montero. Espero que se confirme.
Estou convencido que a sua saída nos custou o campeonato (as tontices de Teo e os padres também ajudaram). Que a sua entrada nos ajude a reencontrá-lo.
7 Dezembro, 2017 at 19:07
Também estou convencido disso
7 Dezembro, 2017 at 19:17
O quê? Achas que trocar o Montero (que mal ou bem sempre fazia alguma coisa) pelo Barcos (que mal calçou, sequer) influenciou de algum modo o rendimento da equipa?
7 Dezembro, 2017 at 19:26
Antes do Barcos tivemos o outro chanfrado também que andou de férias na praia. Enfim… moving on
7 Dezembro, 2017 at 19:47
Era tao bom.
A sua inteligência a jogar combinaria na perfeição com a do Dost
7 Dezembro, 2017 at 21:37
A sua falta de agressividade irritava-me e achei bom negócio. Pessimamente substituído, contudo. Agora, se não for possível melhor, pode ser uma solução. Cuidado com conas moles no plantel. Conto 4, pelo menos. Ruizes, Matheus e Petrovic. Hoje vi notícias que leeds queria Tobias. Pediremos 3 milhões. Seria de mestre, ao nível de schelotto e Marvin, em justaposição com os mesmos 3 milhões de Picini e, necessitando de ver mais, Ristovski.
7 Dezembro, 2017 at 21:43
Leão e Dost.
Tenho dito.
7 Dezembro, 2017 at 21:48
Subscrevo.
Duvido é que aconteça. Infelizmente. Mais depressa joga o mono argentino.
7 Dezembro, 2017 at 18:56
http://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/705213
Desculpem o link mas acho que é um tema que bem aprofundado traz ao de cima a podridão do futebol actual.
Parabéns a estes adeptos que, assumindo a derrota pelo destino que o seu clube tomou, lutaram e continuam a lutar pelo que acreditam que é o futebol.
7 Dezembro, 2017 at 18:56
Off (desculpa lá Maria):
Final 4 do futsal em Saragoça.
7 Dezembro, 2017 at 19:00
Em relação ao Piccini estou encantado e sempre o defendi porque dou sempre o benefício da dúvida a um jogador novo no clube. E mais ainda sendo italiano (sim, o Schelotto também é, mas não é lateral de origem), que normalmente são muito bons tacticamente. E andou pelas selecções jovens de Itália.
Queira ele ficar ( e o Ristovski também) e temos a lateral direita resolvida por uns bons anos.
7 Dezembro, 2017 at 21:38
Schelotto e italiano… De passaporte. Creio que cresceu na Argentina.
8 Dezembro, 2017 at 8:22
Tens razão, é argentino de nascimento.
7 Dezembro, 2017 at 19:06
1- Ronaldo
2- Messi
3- Neymar
7 Dezembro, 2017 at 19:07
Bolloni pegou-se com Sá Pinto e já meteram Miguel Ribeiro Telles e Sporting ao barulho!
7 Dezembro, 2017 at 19:08
Ronaldo 5ª bola de ouro.
Parabéns sócio 100.000.
7 Dezembro, 2017 at 19:22
Este ano os reforços são-no.
Pondo de parte as questões físicas (cada vez que o Coentrão cai e não se levanta de imediato lá tenho de ir à garrafeira), os jogadores contratados são mais-valias, e trazem algo de diferente. Mathieu na saída de bola, Acuna e Bruno Fernandes pelo remate, Battaglia pela capacidade de pressão e recuperação.
O Matheus, só mesmo vendo jogar… espero que não seja uma réplica do Meli