Ultimamente temos assistido a uma espécie de “Movimento Vamos Falar de Bola”, um verdadeiro coro de analistas e opinion makers que convida os adeptos do futebol a juntarem-se a genuíno e bacoco enterranço generalizado de cabeças na areia. Sugerem estas “almas puras” que se está a dar demasiada importância a assuntos marginais ao próprio jogo e como tal, ameaçam devorar o espaço de diálogo que rodeia este desporto.
A minha primeira pergunta é: onde é que esta malta vive desde há 40 anos? Vivem em Portugal? É que desde que se colocou um microfone ao pé da boca de um dirigente em Portugal este é o habitual estado do diálogo. Desde que há programas de televisão que se discute a arbitragem e também desde que há paineleiros que o ambiente típico é o mesmo que vivemos agora. O que mudou, para que queiram agora fingir que não se passa nada?
Mudou uma coisa. Os bastidores, que outrora eram espaços reduzidos e apenas do conhecimento só dos que lá andavam, de repente, andam na boca (e nos emails) de toda a gente. Todos têm mais ou menos noção do “vale tudo” em que se transformou a habitual guerrilha entre os 3 grandes. Hoje, o adepto está incomparavelmente mais informado dos podres do nosso futebol e embora continue a existir o jogo dentro das 4 linhas, é difícil para qualquer um de nós ignorar a enormidade de distorções que são feitas, através da arbitragem, justiça e disciplina…ao futebol que vemos jogado dentro de campo. O exemplo é mau, mas é como nos recomendarem a entrar e comer num restaurante onde sabemos que existem 50% de probabilidades de sair de lá com uma gastroenterite.
O “Vamos Falar de Bola” é antes de mais nada, uma concepção estúpida. A solução para voltar a ter um futebol espetáculo, com o jogo e os seus “actores” no centro do debate não é ignorar o que está mal no dirigismo, mas sim enfrentá-lo como algo a erradicar, algo a punir severamente, algo a consertar. Tal como a solução para tratar uma doença não é fingir que não existe, mas sim agir no sentido da diagnosticar e encontrar a melhor cura. E sim, provavelmente enquanto não chegarmos a esse estado, a falta de saúde não permitirá grandes manifestações de alegria ou bem-estar. Enquanto não estiver tudo de volta ao que seria normal, há que falar, debater, partilhar e sobretudo permitir que os adeptos estejam por dentro e atentos ao que será feito para tratar este cancro no nosso futebol. A solução é enfrentar o problema. Enfrentar o que verdadeiramente ameaça o nosso futebol, que não é o diálogo sobre emails, Apitos Dourados ou Abençoados, Vouchers e afins, mas sim o porquê e como foi possível terem surgido (e permitidos) estes expedientes no nosso futebol.
Não é possível termos chegado a este estado de banditismo sem que muitos responsáveis (PJ, Governo, MP, IPDJ, FPF, Liga, APAF, etc) não possam ser incriminados por lascismo, por inépcia, por cobardia, por colaboração, por afinidades politico-financeiras, por compadrio ou tráfico de influências. Muita gente se demitiu das suas responsabilidades e pactuou activa ou passivamente no lento caminhar do futebol português em direcção ao abismo onde nos encontramos. A própria imprensa colaborou (algumas vezes intencionalmente) na construção deste monstro de ilegalidades e esquemas. Deu (dá) guarida a bandalhos com profunda mentalidade anti-desportiva, permitiu a ascensão de gente com agendas hiper-clubitizadas e sobretudo troca anúncios por espaço dado a mentiras e joguinhos de comunicação.
Hoje temos um lote de jornalistas activamente a trabalhar em função da hegemonia de um clube, um lote de juristas a cuidar da protecção dada desportivamente a um clube, um conjunto enorme de “toupeiras”, “espiões”, “insiders” e afins a esventrar a posição equidistante e isenta de todos os órgãos de decisão das instituições desportivas…em favor da supremacia de um clube. Isto não é desporto, não é legal, não é moral nem aceitável. Isto não é possível ignorar ou contornar. Isto é o princípio do fim dos 2,3% de credibilidade que ainda existia no futebol. “Vamos Falar de Bola”? Como?!
Como vamos falar de bola, quando os principais players da podridão nos aparecem todos os dias nos ecrãs de TV?
Como vamos falar de bola se os “boys” do Apito Dourado chegam a Presidentes da FPF e altos quadros da UEFA?
Como vamos falar de bola se um dos maiores devedores a bancos falidos, que estamos a pagar do nosso bolso, é presidente de um clube e diz que o seu compromisso é saldar as dívidas bancárias desse clube?
Como vamos falar de bola ao sabermos que metade dos árbitros de 1ª categoria, chegaram a essa posição através de favores prestados a um clube?
Como vamos falar de bola, se quem fala de bola na TV o faz recorrendo a cartilha pensadas e realizadas para denegrir todos os outros clubes e protegendo apenas um?
Como vamos falar de bola, quando uma das medidas mais saudáveis das últimas décadas (VAR) é completamente assassinada pelos árbitros e comentadores, todas as semanas?
Como vamos falar de bola quando sabemos que uma parte dos árbitros que apitam os nossos jogos está sobre sequestro de informação privada, nas mãos de pessoas com o calibre moral de um Paulo Gonçalves ou Pedro Guerra?
Como vamos falar de bola se os jornalistas são censurados e filtrados para reflectirem uma imagem do nosso futebol concordante com o alinhamento de dois clubes do nosso país?
Como vamos falar de bola, se entendemos claramente que há medo e incapacidade dos media para nos relatar o que se passa verdadeiramente no nosso desporto-rei?
Como vamos falar de bola, se tudo o que vemos, lemos e ouvimos nas redes sociais se assemelha a uma verdadeira ditadura coordenada por verdadeiros criminosos sem escrúpulos?
Como vamos falar de bola…se temos tudo para não conseguir falar de bola? Se temos tudo para ir para as ruas exigir mudanças, acção, moralização, justiça, punição! Isto nada tem a ver com bola, futebol ou desporto. Isto é o nosso país! Este é o resultado da inação e profunda corrupção das nossas instituições. Este é o retrato da moral e da idoneidade de quem nos governa. E que se fodam os políticos, isto é responsabilidade de todos os partidos, todos os MP´s, todos os governos, todos os que foram eleitos, delegados, contratados para que nada disto fosse permitido.
“Nada está provado…”. ”Não há provas que incriminem…”. “Cabe à PJ e ao MP…”. “São as autoridades que terão…”. Mas quantas pessoas vão pôr as mãos no fogo por uma decência que nunca vimos em processo algum? Quantos de nós verdadeiramente acreditam que os culpados vão ser punidos? Quantos vão passar mais um cheque de candura perante tudo o que vimos nos últimos meses? Vamos esperar 7, 8, 9, 10 anos para ver justiça no nosso futebol? E quantos campeonatos vencerá o Benfica? Quantas faixas de campeão serão colocadas no dorso de Vieira? Quantas garrafas de champanhe irá abrir Pedro Guerra no Marquês? Quantos mais notas baixará Paulo Gonçalves?
E…perante isto tudo…a FPF e a Liga mudas, caladas e penduradas na estupidez da espera pela justiça cível. Como Pilatos a lavar as mãos do que seria a sua prioridade e responsabilidade. Acabar com esta pouca-vergonha! E no entanto olho para Fernando Gomes e Pedro Proença e vejo apenas rostos de nadas, de gente que não tem sangue a correr nas veias e que se alheia completamente do que eu ou outro adepto qualquer acha, sente ou acredita. Eles na verdade já desistiram do futebol. Eu não. Por isso digo…”Vamos Falar de Bola” mas é o caralho! Vamos é acabar com esta miséria moral, expulsando quem não está no futebol para o melhorar. Colocando atrás das grades quem tiver infringido leis. Irradiando quem procurou proteções ou vantagens sem olhar aos regulamentos ou às funções que ocupa ou ocupou.
Só uma última nota de humor negro: Luis Freitas Lobo, um dos campeões do “Vamos Falar de Bola”…enquanto introduzia as linhas do movimento, conseguia não ver penalidades a favor do Sporting (frente ao Boavista) entre outras faltas de visão bastante sugestivas. O poeta das glórias do sistema, o trovador do Apito Dourado, a recomendar-nos a “acreditar” no jogo, nos árbitros, nele próprio…(mais absurdamente corrupto que isto não fica).
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
13 Dezembro, 2017 at 11:23
Grande reflexão.
Aditaria apenas que o fenómeno não se circunscreve cá ao burgo.
Como falar de bola quando a FIFA e a UEFA são o exemplo máximo da manipulação do jogo?
Como falar de bola quando, à escala global, a bola é o que menos interessa na defesa/promoção/venda/fomento do desporto?
Como falar de bola se a bola já mal se vê?
13 Dezembro, 2017 at 11:27
O post está muito bom, e retrata bem o estado actual do sistema do futebol português. Valentim Loureiro e PdC à beira do orelhas são uns anjinhos, este sistema chegou a todo o lado qual regime pidesco.
13 Dezembro, 2017 at 12:56
E os nossos onde estao tb dà um belo poste mais os 241 por cento de aumento com custos de pessoal ladramos muito aliàs à 17 anos e vamos que ficar mais anos sois somos uns incopetentes em sustentar luxos de um fanfarao e sua secretaria enquanto noz fazemos barulho o vieira tao preocupado viajou para a china espandir o clube e noz cà no breijo preocupados com o assesorio ide lanber sabao ninguem è mais leao que eu mas digo esta aliança serve para os espicaçar e o nosso aliado se vai safando
13 Dezembro, 2017 at 13:00
Com esse português nem disfarças.
O facto de estar tudo inquinado é “assesorio”? Ta boa
13 Dezembro, 2017 at 13:17
Vai comer um cagalhão.
13 Dezembro, 2017 at 13:18
O nível de lampionice neste comentário é too damn high
13 Dezembro, 2017 at 13:18
Ate’ podes ser da Batalha. Agora Leao, so’ tanto como o ACF….
13 Dezembro, 2017 at 14:20
Fodasse, estás apresentado.
13 Dezembro, 2017 at 14:46
O lampião não engana…
13 Dezembro, 2017 at 14:50
Que tu ladras já nós sabemos!
És o exemplo perfeito do que é um lampião —> Burro todos os dias e resmas de pontapés na Língua Portuguesa
13 Dezembro, 2017 at 15:25
Já tinhas almoçado quando escreveste?
É que não se percebe patavina do que para ai vai…
13 Dezembro, 2017 at 15:31
Melhor comentário de sempre!!
Não se percebe puto a não ser que é um monte de merda…
13 Dezembro, 2017 at 15:54
Leão da Batalha, se está insatisfeito com Bruno de Carvalho e o seu trabalho queixe-se a ele, porque eu nada tenho a ver com a direcção do Sporting. Não sei porque se dirigiu a mim, podia ter mostrado o seu desagrado escrevendo um comentário no alinhamento normal do post.
13 Dezembro, 2017 at 16:33
Luis Filipe Vieira, és tu?
13 Dezembro, 2017 at 16:43
LFV a gabar-se a ele próprio com barrakabanês à mistura!?
Não é de descartar, mas se não for só mostra que existem sportinguistas que gabam mais LFV que Bruno de Carvalho. Há gente para tudo…
13 Dezembro, 2017 at 16:54
Eh pá, se não é parece… estão o português utilizado não deixa duvidas.
Ele bem tenta disfarçar, mas nota-se a léguas que é lampião.
13 Dezembro, 2017 at 19:26
Este post é de tal modo estúpido que só pode servir para transformar o debate numa trolice. A estratégia não é nova. Ide cagar e é ignorar. Se há coisa que tem sido visível é que não há aliança nenhuma. Por isso é que o presidente sempre falou em duas nádegas.
Houve alianças, não me esqueço, no tempo dos Soares Franco e do Godinho. Houve até alianças no tempo do roquetismo. Mas agora, como não havia desde o tempo de Sousa Cintra (que teve azar e foi burro nos resultados mas não na estratégia) há uma posição clara do Sporting: somos o lado certo da Força. O episódio Paulo Pereira Cristóvão, se dúvidas houvesse, provou isso mesmo.
13 Dezembro, 2017 at 11:28
E mais uma vez se confirma a tal cartilha… ou será que a opinião dessas bestas todas é como a gripe, que se anda a pegar a tudo e todos ao mesmo tempo?
Temos de continuar a lutar. Temos de levar a luta a essa gente.
Se sabem o email dessa gente e se andam pela net porque não juntar o util ao agradavel? Subscrevam toda a merda que encontrarem online com o email dos gajos:
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
Quando estão a visitar um site e houver a opcão de subscrever metam um desses emails. Verão que ao fim de algum tempo passam a desejar encontrar aquelas popup boxes irritantes apenas para colocarem mais um email a caminho desses rabolhos nojentos.
Sim, é verdade que não vamos vencer a luta desta forma, mas vamos foder entupir as caixas de correio dessas bestas todas… mesmo que o filtro de spam apanhe a maioria irá tb comecar a apagar falsos positivos. Vamos fazer a vida negra a esses fdp…. Vamos ser campeões. Estamos unidos e venceremos!
RPZD1906
13 Dezembro, 2017 at 11:30
Pwar. E eu a julgar qur ele ja era ridículo que chegasse
13 Dezembro, 2017 at 11:30
É que é mesmo isto. De repente o importante é o futebol jogado, o resto é irrelevante. A podridão é tanta que ja ninguém quer que se fale dela. Desde que apareceu este elefante na sala que ninguém o quer ver
13 Dezembro, 2017 at 11:31
Leão de Plastico é isso mesmo. Futebol está podre (que orgulho no meu clube)
Depois espantam-se de não se dar o relevo desta trampa na cs, não podem dar porque eles tb estão envolvidos.
E o que virá por aí será muito mais grave do que aquilo que se sabe ao dia de hoje, quando os mails do paulo gonçalves de 2009 em diante saltarem cá para fora muita merda será explicada.
13 Dezembro, 2017 at 11:32
”Vamos Falar de Bola” mas é o caralho! …. isto resume muito do que hoje senti ..
p.s lampião hoje no café pela manhã . tu é que tinhas razão ..
ai tinha em qual das teorias de conspiração que tu me acusavas de ver e fazer é que tinha razão ? resposta – … em todas .. infelizmente …fui enganado …
enganado ? foste enganado oh caraças ..então eu vejo os mesmo jogos que tu e foste enganado ? ou deu te jeito ser enganado ? vai ao marques agora e tira um foto e envia me a dizer ” SOU CORRUPTO ….TETRA CORRUPTO ” e aí talvez volte a falar de bola contigo até la …
13 Dezembro, 2017 at 11:46
Tiveste sorte…os poucos que comigo falaram dos e-mails foi com um sorriso de orelha a orelha e sempre no sentido “Tou-me a cagar…todos fazem! Quero é ganhar…”
13 Dezembro, 2017 at 11:59
naaaaaaaa este doi lhe … este esta destruido ( mas é fachada ) eles sabiam alias eles sabem …serão muito pouco os honestos
13 Dezembro, 2017 at 11:37
Só vos digo uma coisa, com a divulgação do #BenficaGate ou #BenficaLeaks, tenho a certeza que não sofro de paranóia. Pr’o Caralho futebol português! A NOS e restantes patrocinadores deviam retirar o apoio à nossa Liga enquanto não houvesse um esclarecimento cabal do que é efectivamente feito o nosso futebol! Cabe ao adepto/consumidor exigir essa transparência junto das instituições que governam os destinos do nosso futebol. É necessário uma invasão à Liga/FPF por um futebol limpo de corrupção! Será a única forma de se abanar isto…
13 Dezembro, 2017 at 15:48
Isso
13 Dezembro, 2017 at 11:39
Clap…Clap …Clap…Brilhante texto!
13 Dezembro, 2017 at 11:43
Fodasse…tão bem LdP! Isso mesmo!!
“Vamos falar de bola” é uma mensagem bonita e que soa bem aos mais hipócritas! Mas que serve única e exclusivamente para que os e-mails sejam desvalorizados e que vão para o saco do “ruído” que os dirigentes e malta da comunicação faz. Eles querem “calar” o conteúdo dos e-mails enfiando num saco cheio de barulho para que todos digam:
“epah…estou farto desta conversa e deste barulho todo! São todos uns merdas, são todos iguais. Incluindo os do meu clube, do Benfica! Quero é ver futebol!” . Não tenho conta as vezes que já ouvi isto da boca deles…
13 Dezembro, 2017 at 11:44
100% de acordo contigo.
Só uma nota, no terceiro parágrafo, em que respondes a “o que mudou”. Não foi só (mas também) o conhecimento que se tem dos bastidores. Foi a sua côr! E pelos vistos, o vermelho custa bem mais a sair que o azul….
13 Dezembro, 2017 at 11:44
É bonito, mas gostava de ler a posição oficial do dono da Tasca.
13 Dezembro, 2017 at 11:50
Sobre o quê?!
13 Dezembro, 2017 at 11:55
Sobre o jogo jogado, ora 😀
13 Dezembro, 2017 at 12:54
?!
Estás à espera que te diga que acha maravilhoso informação do clube ser partilhada com lampiões?
Que possível interesse tem alguém do clube nisso?
13 Dezembro, 2017 at 14:21
Há uns bons anos escrevi aqui que já só existiam dois lados da guerra, e é bom que escolham porque o Sportinguista é um ser em vias de extinção, e a perseguição à sua existência continua.
No dia que os Sportinguistas do NÚCLEO DURO se calarem é porque encontraram outras formas de se fazerem “ouvir”.
Para despistar suspeições seria bom ver o mesmo tipo de energia que o cherba usa em temas que denigrem a figura do nosso Presidente, para, neste momento, fazer o contrário.
13 Dezembro, 2017 at 15:52
Se pensares chegas là. ..
O dono pensa por si e está do lado que tu estas se não continuavas bloqueado.
Escreve foda-se, usa o espaço que te permitem para isso aqui.
13 Dezembro, 2017 at 13:55
não seja por isso: não só é bonito como é um grande texto!
13 Dezembro, 2017 at 14:27
GARGALHADA!
O nível é impecável….
Seria aliás muito util nas obras 🙂
13 Dezembro, 2017 at 11:46
Tiro muito certeiro.
Os da etar da luz querem lançar poeira e disfarçar, tal como fizeram noutra altura os corruptos do norte.
13 Dezembro, 2017 at 11:54
Chega isto só.mesmo a título de curiosidade. Alguns bloggers Sportinguistas foram.premiados com chamadas de jogadores. Também tiveste essa sorte?
13 Dezembro, 2017 at 13:56
não sei se a pergunta é para mim se para o Leão de Plástico. Se for para mim, não, não recebi chamada alguma
13 Dezembro, 2017 at 14:25
Por acaso era para ti. Isto era só por curiosidade porque por exemplo o “tu vais vencer” recebeu do coentrao…
13 Dezembro, 2017 at 16:13
Não me parece que seja mais do que o sentido de humor peculiar do TVV
13 Dezembro, 2017 at 16:12
Ouvi falar nisso, mas não recebi nada. E não tinha entendido essa dos bloggers. As pessoas que vi falarem nisso não eram mais bloggers do que a minha mãe
13 Dezembro, 2017 at 11:54
Está aqui tudo.
E de uma forma infinitamente mais eloquente do que aquela que eu alguma vez conseguiria articular.
Parabéns, LdP.
SL.
13 Dezembro, 2017 at 11:55
Excelente texto Leão de Plástico.
Tenho vários grupos em que lampiões veem com essa conversa sonsa do vamos é falar de futebol. Quando andaram meses e meses a foder me o juizinho com polémicas da treta?
Isso é que era doce!!
Agora levam com os mails e com os corruptos todos na tromba!
13 Dezembro, 2017 at 11:55
* vêm
13 Dezembro, 2017 at 11:58
Faltam várias personagens a esse quadro de fotos, mas devo indicar José Eduardo Moniz e José Manuel Delgado do jornal ‘A Bola’, para que não exista esquecimento.
Há uns meses escrevi um artigo intitulado “O Goebbels português, a viola no saco e o Sporting Campeão” que acabei por não partilhar por aqui, mas fica um excerto:
“Primeiro reflectiu sobre a possibilidade de capitanear o “merdafica vencer vencer” – movimento crítico da estrutura vigente – depois vendeu-se por um cargo de vice-presidente no clube. Admirável como se move nas sombras. Não dá entrevistas, não aparece na merdaficatv. Também ele é um macaco velho como Vieira, não queima a imagem que construiu e assim, inevitavelmente, terá novo tacho algures nos próximos anos. Sabe que o “benfiquismo original” há muito que morreu, por isso, mais vale apanhar o comboio do dinheiro antes que o ‘apito vermelho’ caia por terra.
José Eduardo Moniz é hoje o Joseph Goebbels do desporto português, a mente por detrás da propaganda lampiânica.
Profissionalizou a estrutura de comunicação que tinha sido montada à martelada pelo Gaddafi dos pneus em 2003. Já em 2017, e depois de várias metamorfoses, o Estado Lampiânico mostra-se como uma verdadeira organização criminosa que não só distorce a verdade desportiva dentro do campo como a consciência de milhões de adeptos de desporto que naturalmente obtêm informação através dos media. Montou uma teia de mercenários disfarçados de jornalistas e comentadores, que, a troco de dinheiro e favores pessoais e profissionais manipulam diariamente a opinião pública através de tácticas que têm como objectivo sujar o nome dos adversários e exaltar os feitos (raramente meritórios, usualmente aldrabados) do Carnide. O que interessa são os títulos no museu do Sportinguista Cosme Damião, seja lá como for. Na óptica daquele bando de criminosos os fins justificam sempre os meios.
O clube, em si, é governado por um ditador vigarista, chantagista manipulador com ‘ventures’ no Brasil, EUA e África e que já perfila no lote dos 40 homens mais ricos de Portugal. Um mestre na arte da sedução (com dinheiro e favores) de seres descartáveis, usando-os e deitando-os fora.
É então inevitável pensar nesta loucura em que se tornou o futebol português.
Antigamente, as ingénuas piadas sobre um rival metiam qualquer um a rir, hoje, assiste-se a uma transformação integral da situação, que dá azo à existência de esquizofrénicos cujo trabalho passa por escrutinar a vida de outras pessoas e expô-las publicamente em autênticos espectáculos deprimentes chamados programas desportivos televisivos. Nada contra o escrutínio, a não ser quando tem carácter malévolo, é que estes mercenários acenam com a bandeira da verdade, mas não passam de uns pulhas.
Um gajo interroga-se sobre o que se passa nos media. A perda de valores que há décadas atrás eram ponto de honra de homens cuja palavra lembrava o carimbo do notário. Comentadores que se vendem por contas do apartamento pagas, directores que se prostituem por tachos em empresas com ligações a dirigentes desportivos, jornalistas que abandonam as suas redacções e tornam-se agentes de jogadores, c’um caralho está tudo louco.
E está tudo louco porque as grandes corporações continuam a meter os agentes envolvidos com sede. O jogo continua a ser o mesmo: oferta e procura. Os adeptos nem se apercebem que estão a ser vendidos entre empresas. E qual é a melhor maneira de o fazer? Com a ajuda de peças do xadrez de carácter duvidoso embutidos nos media.”
13 Dezembro, 2017 at 14:25
Fodassse… José Manuel Delgado é do mais nojento que há. Se o tivesse pela frente, com impunidade judicial de 5 minutos, esse monte de merda deixava de falar.
13 Dezembro, 2017 at 20:18
Para quem não saiba: José Manuel Delgado foi formado no Sporting e o pai era um grande Sportinguista
13 Dezembro, 2017 at 20:21
(referi que foi formado, mas também terá por outros clubes nos escalões jovens)
13 Dezembro, 2017 at 15:57
É isto… Obrigado.
Malhar o que tem de ser malhado.
13 Dezembro, 2017 at 17:21
Bom texto. Sendo um excerto, disponibiliza na totalidade.
Moniz seria o candidato que poderia bater Vieira e a posição de vice diz muito da capacidade do orelhas.
13 Dezembro, 2017 at 18:40
Muito contente em ler isto, Trolha.
Moniz é o verdadeiro DDT do benfica. Vieira é um merceeiro a cumprir o papel de testa-de -ferro.
Moniz é, também, infinitamente mais perigoso do que Vieira.
Seria muito interessante apanhar o seu nome num destes e-mails mas trata-se de um animal furtivo.
Não será fácil.
13 Dezembro, 2017 at 12:00
Desse grupinho, é inquietante saber que uns quantos estão ou estiveram directamente ligados à política.
13 Dezembro, 2017 at 12:04
Excelente texto que deveria ser mandado para todos os órgãos de comunicação portugueses e alguns estrangeiros também , embora a gaveta fosse o mais provável destino . No entanto ficariam a saber que estão lentamente a ser desmascarados.
Parabéns ao autor !
13 Dezembro, 2017 at 12:10
O proponente desta ideia é o mesmo idiota que diz que o William só sabe lateralizar. Nem é preciso dizer mais nada.
Doidas doidas doidas andam as galinhas
13 Dezembro, 2017 at 12:16
É isto mesmo. Falar de bola queria eu, mas com os tentáculos do polvo em todo o lado não é possível. Está tudo minado e preso pelos tomates.
Pergunta para queijo: porque raio decidiu o Sporting participar no campeonato? Não consigo encontrar a resposta. A sério.
13 Dezembro, 2017 at 12:30
Essa foi a minha posição como sócio do Sporting Clube de Portugal, durante a pré-época. O futebol do Sporting deveria ter renunciado às provas nacionais, seria um escândalo mundial.
13 Dezembro, 2017 at 12:50
Também sou dessa opinião e concordei contigo.
Ainda andei aqui (também nos serviços de apoio ao sócio do clube) meses a fio a perguntar quais os motivos para tamanha inépcia perante um dos maiores escândalos depostos nacionais.
Nao só participamos nesta vergonha como durante meses não se ouviu ou leu uma única palavra sobre o assunto.
13 Dezembro, 2017 at 12:51
escândalos do desporto nacional
13 Dezembro, 2017 at 12:20
Off (mais ou menos…)
Quem quiser saber quem são os 20 (!!!!!) jovens que o barrote tem debaixo de olho é só ir ao rascord. Eu estava à espera de 40 mas a exigência do clube reduziu esse número para 20.
A capa da bola recorda um nevão qualquer que caiu na década de 80. Até seria bonito se houvesse moral e justiça no futebol.
Conclusão: temos os dois principais jornais desportivos tão preocupados com a verdade desportiva…
13 Dezembro, 2017 at 12:33
Os 2 maiores jornais desportivos não podem dar relevo aos mails porque os seus directores tb estao envolvidos nos mesmos
13 Dezembro, 2017 at 12:41
Oh Barbosa 08
estas a chamar idiota a quem e porquê?
13 Dezembro, 2017 at 12:47
LFL
Ve os comentários durante os minutos finais do ultimo jogo do Sporting.
Na verdade também esta no texto do LdP.
13 Dezembro, 2017 at 13:42
Qu’é quele disse?
13 Dezembro, 2017 at 14:42
Exactamente o que está no texto.
“Devemos falar de futebol!”
“Esta jogada do gelson é que devia ser mostrada e discutida vezes sem conta”
Etc..,
13 Dezembro, 2017 at 16:56
Em especial a parte em que levou uma pantufada quando ia isolado para a baliza
13 Dezembro, 2017 at 17:03
E que só deu amarelo. Talvez porque não queriam “estragar” o espectáculo.
13 Dezembro, 2017 at 13:04
Que grande texto! Muito bom mesmo!
O freitas lobo é um palhaço!
Agora já percebo melhor o comentário do tipo naquela jogada do Gelson contra o Boavista.
13 Dezembro, 2017 at 13:26
Texto monumental. Se não o melhor de sempre, anda lá perto.
Também tinha notado que os manipuladores de opinião já andavam há uns tempos a querer “falar de bola”
Filhos da puta
13 Dezembro, 2017 at 13:44
a moda é “falar de bola”.
a escória quer falar de bola.
13 Dezembro, 2017 at 13:55
Grande posta!
Aplauso de pé!
SL
13 Dezembro, 2017 at 14:02
Falemos de bola.
Quais são as nuances tecnico-tacticas que explicam a discrepância de resultados do campeão nacional na LC e na Liga Nacional? O esquema 4x4x2 híbrido, as movimentações entrelinhas ou a transição, quais as diferenças.
Tem de haver uma explicação futebolística para a coisa. Não pode ser obra do acaso ou sorte.
13 Dezembro, 2017 at 14:04
Os 12º, 13º e 14º jogadores que não podem ser inscritos na LC?
13 Dezembro, 2017 at 14:25
Essa é de explicação fácil!
o 4-3-3-3 não é permitido nas competições europeias
13 Dezembro, 2017 at 15:07
🙂
13 Dezembro, 2017 at 17:46
Outro “boneco” para mim.
13 Dezembro, 2017 at 16:03
Comentário do dia!
13 Dezembro, 2017 at 14:18
Embrulha!
13 Dezembro, 2017 at 14:20
Serei só eu a achar estranho o timing destas reportagens sobre a IURD?
13 Dezembro, 2017 at 14:22
Nop… achei curioso, fala-se de tudo e mais alguma coisa.
13 Dezembro, 2017 at 15:31
Desde de dia 1 de Dezembro que já tinha visto essa publicidade na BTVI à reportagem.
Não me parece estranho.