“Benfica também se rende à atracção do futebol feminino” é um titulo do DN de 13 DEZ 2017, sobre matéria na ordem do dia, relativamente ao Futebol Feminino. Com a devida vénia, permito-me transcrever dois parágrafos:
“Por respeito e preservação do esforço e investimento na formação e desenvolvimento da modalidade que muitos clubes têm realizado há longos anos, o Benfica iniciará a participação nas provas nacionais em 2018-19 no Campeonato Nacional de Promoção”, explicou o clube.
Uma atitude que o Futebol Benfica (Fofó) registou com agrado. “Não sei se foi devido às circunstâncias ou não, mas é de elogiar a atitude do Benfica, não vai entrar por cima, mas sim como é desportivamente correcto. Já sabia que o Benfica ia entrar porque fui contactado por eles para saber se íamos manter a aposta no futebol feminino ou se queriamos abdicar da vaga. Disse-lhes que era nossa intenção manter a aposta, há 24 anos que temos futebol feminino, temos 60 miúdas a jogar futebol no Fofó”, contou ao DN Domingos Estanislau, presidente do último campeão antes de os “clubes grandes entrarem em campo”.
Esta intervenção do Sportinguista Humberto Fernandes (já por mim aqui referido) no Portal do Futebol Feminino, e encimada por um curioso título, trouxe-me à memória algo que lera há uns meses atrás e que agora tive oportunidade de reavivar. Passo igualmente a transcrever: “Benfica e Vitória de Guimarães vão criar em breve, equipas de futebol feminino. A Federação Portuguesa de Futebol anuncia que os presidentes dos dois clubes, Luís Filipe Vieira e Júlio Mendes, aceitaram o desafio que lhes foi lançado por Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, durante um almoço que juntou os dirigentes dos dois clubes. Benfica e Guimarães disputam este sábado a supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, cidade onde decorreu o almoço. De acordo com um comunicado da Federação, “Luís Filipe Vieira salientou a emergência do futebol feminino, como uma nova área em franca expansão, revelando que o Benfica está a estudar a criação de uma equipa, mas com a preocupação de não agir (E AQUI CHEGADO, UM INDISPENSÁVEL PARÊNTESIS DA MINHA PARTE) “de uma forma abrupta, meramente comprando títulos”.
Recordar estas últimas palavras do mais sinistro protagonista do futebol indígena que, particularmente no momento actual, soam a enorme sacrilégio, levam-me a crer que o futebol feminino, revelador, até ao momento, de um purismo e honestidade admiráveis, naquilo que me tem sido dado observar, pode ter os dias contados no que a estas virtudes diz respeito. Sou dos muitos que advogam a ideia que o aparecimento dos rivaisno panorama do FF, contribuiria para um exponencial incremento da modalidade, consequentemente um aumento significativo na qualidade do espectáculo, com os inevitáveis fenómenos sócio-desportivos associados. Isso parece inatacável. Como indiscutível parece ser, no actual contexto do futebol português, que os receios que acima deixo transparecer, venham a confirmar-se.
Lembrei-me do que ocorreu no jogo da primeira volta da fase do nacional de futsal feminino, fase zonal, entre o Sporting e o slb que, como devem estar recordados, uma decisão inacreditável da equipa de arbitragem, redundou no terceiro golo adversário a cerca de dois minutos do final da partida, que viria a terminar com a derrota das nossas atletas por 3-2. No sábado passado, reavivei a revolta então sentida, quando após um começo promissor da nossa equipa, assistimos a mais uma decisão lamentável de outra dupla de árbitros, quando uma nossa jogadora, completamente isolada face à excelente guardiã contrária, foi carregada por uma adversária e o senhor árbitro decidiu-se pela amostragem à atleta encarnada, de um cartão amarelo, em lugar do vermelho.
Esta decisão poderá ter contribuído para o desfecho final do jogo, pois que na posição de uma eventual vantagem no marcador que, jogar contra quatro poderia pressupôr, as nossas atletas talvez tivessem uma prestação mais de acordo com as expectativas que tínhamos para o jogo. Uma segunda parte com alguns erros das nossas jogadoras, mormente no capítulo defensivo tirou-nos a possibilidade de outro resultado. Convém, e por ser de elementar justiça, salientar que a vitória das encarnadas foi indiscutível (esquecendo o momento apontado) e que a nossa equipa é incomparavelmente mais frágil fisicamente que o slb, que dispõe de uma pivot muito poderosa, desgastante para uma defesa e tabela bem com as alas. A jogadora brasileira tem revelado, em relação a um passado recente, uma enorme evolução.
A Catia Morgado, a nossa melhor jogadora, com um erro a cerca de um minuto do final da primeira parte, deu às adversárias uma moralização que, aliado às virtudes a estas apontadas, contribuiu para o resultado desnivelado que se verificou (0-4).
Num àparte, interrogo-me como é que a Catia jogou os primeiros 35 minutos da partida, tendo reentrado a cerca de dois minutos e meio do final… Não pude deixar de falar no futsal e no que já nos revelou em relação aos elementos do clero…
Já aqui referi o equilíbrio e qualidade que tenho notado nas arbitragens dos nossos jogos na Liga Allianz. Ainda ontem, olhando para momentos do jogo Boavista-Valadares que esta última equipa venceu por 1-0, nos últimos instantes do jogo, na sequência de um livre directo mesmo à entrada da área, em posição frontal, constatei o acerto da decisão da juíza do jogo, ao expulsar a guarda-redes boavisteira depois de derrube à Evy, que seguia isolada. Numa jogada semelhante (de alguma forma) à que cometeu o defesa do Boavista no recente jogo do Bessa com o Sporting… É verdade que Gelson Martins ainda teria o Vagner pela frente mas a falta justificaria um vermelho não mostrado… A decisão da árbitra foi fortemente sentida pela guarda-redes do clube axadrezado, que reagiu “à homem”, mostrando a sua raiva com uma violenta palmada num varão de ferro à saída do campo… Feitios…
Duvido muito, se não houver um autêntico tsunami no nosso mundo futebolístico, que o actual panorama se mantenha. Revi há dias, em casa (inevitavelmente) um filme de 1952, “A minha prima Raquel”, um drama intenso. Nele, um dos protagonistas, pessoa madura, dizia a determinado passo para o principal protagonista (Richard Burton para quem desconhece o filme) mais ou menos isto: “Há certas mulheres, mesmo sendo bem formadas, que transformam em tragédia tudo aquilo em que intervêm”. Não será preciso dizer mais nada… a não ser que tragédia parece-me o termo correcto e, de bom, o “protagonista” na vida real, terá somente a sua conta bancária que, como é sabido “tem tudo de transparente”…
Posto isto, passo a referir-me ao nosso jogo de ontem, realizado, ao contrário do anunciado, nas Caldas da Rainha, frente à equipa do A-dos-Francos. O Sporting FF Apoio revelou: “Este jogo foi alterado a pedido do Sporting pelo seguinte motivo: a equipa B jogava amanhã (sábado passado) em Alcochete (alterado posteriormente para hoje, domingo), o que impunha à equipa feminina jogar no campo n°6. Alternativa que não agradava à equipa técnica. Fizeram o pedido ao A-Dos-Francos e à FPF para
fazer a inversão da jornada, o que foi aceite.”
Depois de uma primeira parte sem golos, a nossa equipa deverá ter feito uma boa segunda parte (estou a escrever logo após o jogo que acompanhei pelo Sporting Apoio) e, a exemplo do que sucedeu contra o Fofó, teve um reinício fulgurante, tendo chegado ao 3-0 em cerca de 10/12 minutos. Ana Capeta inaugurou o marcador, aumentado com dois tentos da Ana Borges. Que viria a fazer o 4-0. conseguindo assim o hat-trick. Tatiana Pinto fixou o resultado final em 5-0 já perto do final da partida.
A Ana Borges é agora a nossa segunda melhor marcadora, com 8 golos mais um que a Tatiana e dois que a Ana Capeta. O Sporting termina assim a primeira volta com o pleno de vitórias, com 51 golos marcados e apenas 3 sofridos, sendo que nas 8 últimas
jornadas manteve as suas redes intactas. Na próxima semana conto fazer uma resenha do que foi esta primeira volta.
Para finalizar, nos escalões da formação, as nossas equipas tiveram uma prestação muito positiva, sendo de realçar as nossas infantis, que conquistaram os primeiros 3 pontos numa competição de rapazes! Vitória por 7-0 frente à Academia Alcoitão. Destaque para a Lara que marcou três golos.
As Juvenis venceram o Sport Clube União Torreense. Vitória por 5-1 com golos de Caniço (2), Nadia Bravo, Alicia Correia e
Joana Prazeres. As nossas juniores derrotaram, em Alcochete, a Escola de Futebol Feminino de Setúbal por 9-1, registando a nona vitória em outros tantos jogos, e mantendo a vantagem de 3 pontos sobre o Estoril, vencedor, no
seu terreno do terceiro classificado, o Futebol Benfica, por 2-0. Marcaram Inês Macedo, Andreia Jacinto e Vera Cid (2 golos cada) e Marta Ferreira, Matilde Raposo e Beatriz Conduto.
* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino
18 Dezembro, 2017 at 17:51
Corrijo desde já: “jogar contra quatro durante dois minutos”
18 Dezembro, 2017 at 18:29
é com apreensão que vejo a entrada em campo do carnide. Se Midas transformava em ouro tudo o que tocava, o carnide apodrece tudo o que toca…
Pode ser que descendo de divisão os animos arrefeçam
18 Dezembro, 2017 at 21:24
Até podem não ficar tempo nenhum com 4. Se a expulsão tiver como conseuencia um penalti ou livre que dê golo. A equipa fica logo completa.
18 Dezembro, 2017 at 22:03
Sei essa regra.
19 Dezembro, 2017 at 9:53
Não sabia.
18 Dezembro, 2017 at 23:08
Para completar a informação sobre o tema, a nossa Diana Silva, perdeu o primeiro lugar das melhores marcadoras, tendo sido ultrapassada pela bracarense Vanessa Marques, agora com 12 golos, depois dos 2 que obteve na goleada de 8-0 na deslocação a Cadima. A Diana, em branco nesta jornada, mantém os 11 golos.
A Joana Vieira, do Futebol Benfica, melhor marcadora da época passada, está no terceiro lugar com 9 tentos marcados.
19 Dezembro, 2017 at 8:55
E já agora… pureza e não purismo!
18 Dezembro, 2017 at 18:11
O padrinho da máfia acha q roubar no futebol masculino não chega… quer roubar no feminino também.
Estão com tanta poesia q até estou para ver se quando chegar a hora da verdade não vão mandar vir um camião de jogadoras estrangeiras (uma vez q portuguesas de qualidade, sem ser as do Sporting, só a Cláudia Neto e algumas do braga q se aproveitam).
É triste saber q o futebol feminino vai ter q levar com invasão de merda a partir da próxima época, mas é o q há em Portugal.
18 Dezembro, 2017 at 18:27
Sei que lampião é sinónimo de corrupção. Tripeiro, igualmente.
Mas confesso que gostava que o porto se juntasse ao benfica na competição. Da mesma forma que gostava que os tripas entrassem no futsal.
Não para roubar (seria natural), mas pela competitividade das provas e massa humana na assistência.
Se for preciso, vou-me chicotear.
18 Dezembro, 2017 at 18:37
O porto até nem me importo pq no geral os adeptos do porto (sabendo q também existe de tudo) não têm por hábito serem mentirosos, cretinos, porcos e nojentos (coisa q os lampiões são).
O porto também já teve os seus tempos de corrupção mas foi uma corrupção geral, na qual a maioria dos clubes estavam envolvidos e não foi só o porto q beneficiou.
No caso do benfica não, o benfica ao longo deste anos tem usado a corrupção para se beneficiar e para roubar e foder todos aqueles q estão à volta.
A existência do benfica é o cancro do desporto português.
Eles têm podridão por dentro e apodrecem tudo aquilo em q tocam.
18 Dezembro, 2017 at 19:57
Tb aceito a tua teoria, era mesmo para haver mais interesse nas provas.
Agora, claro que corrupção tira logo esse interesse…
18 Dezembro, 2017 at 19:42
Crente é o Nuno…
Aqui ainda não vi se a sua (dele) fé é cega…
18 Dezembro, 2017 at 20:48
É míope.
18 Dezembro, 2017 at 20:57
Sai um “boneco”, também para subida das audiências.
18 Dezembro, 2017 at 21:01
Ó emoticon, sais agora?
Falhas e sou acusado de jogo sujo…
18 Dezembro, 2017 at 18:35
“Por respeito e perservação do esforço e investimento pela formaçãovde outros clubes…”
Mas como se pode ser tão cínico…?
Alguma vez em alguma modalidade os lampiões respeitaram alguém…?
Gente sem vergonha…!
Bandidos…”mascarados” de meninos de coro…
SL
18 Dezembro, 2017 at 18:38
Eu diria mais: putas mascaradas de virgens ofendidas.
19 Dezembro, 2017 at 13:36
É mais isso…
18 Dezembro, 2017 at 18:41
E pronto.
Lá se vai abrir mais uma porta do cavalo.
18 Dezembro, 2017 at 19:29
O slb entrar aqui é sinonimo de duas coisas.
1 – entrou a corrupcao
2 – vao tentar levar-nos tudo o que é jogadora
18 Dezembro, 2017 at 19:54
Nah… acho q eles vão é mandar vir um camião de estrangeiras.
18 Dezembro, 2017 at 19:58
As nossas têm os dentes todos. Vai ser difícil.
18 Dezembro, 2017 at 20:38
não é fácil sacar uma jogadora que seja do Sporting. Aliás, o benfica não tem condições, neste momento, para igualar os investimentos que estamos a fazer nas modalidades
18 Dezembro, 2017 at 22:02
Isso deixa-me contente, porque quero acreditar que o investimento existe porque é possível.
Queremos ganhar, por isso investimos. Mas sem levar o clube financeiramente para um buraco.
Aliás, gosto muito do Carlos Vieira.
18 Dezembro, 2017 at 20:34
O bacilo lampiâmico da podridão, da corrupção e da manipulação ameaça o futebol feminino.
Depois de invadir a 2ª divisão do futebol luso e por capilaridade ter penetrado nos escalões de formação, eis que agora o benfica, esse antro de tudo o que é torpe, decide colocar as mulheres certas nos lugares certos e enveredar pela compra de títulos no futebol feminino.
Espero ver o vieira na prisão (ou num caixão, onde prefiro seja brevemente colocado) antes de ocorrer a contaminação do oásis de seriedade que, até agora, tem sido o futebol feminino em Portugal.
Exceptuando a incompreensível determinação do Seleccionador Nacional em não convocar esse esteio dos golos que é a Solange de Carvalho, tudo o que acontece no Futebol Feminino tem sido saudável e de compreensão franca e directa, sem manigâncias de bastidores jogando-se o jogo pelo jogo, limitando-se o jogo às quatro linhas.
Preocupa-me o que aí vem pois, do benfica de vieira só vem merda.
19 Dezembro, 2017 at 13:40
A selecção é das poucas coisas contaminadas no futebol feminino.
18 Dezembro, 2017 at 21:35
Um off
Alguém já viu o contrato do Benfica com a fly Emirates?? ?
Anda por aí no dossiê dos e-mails.. .
18 Dezembro, 2017 at 21:53
Desbronca aí…
18 Dezembro, 2017 at 21:55
Ando a procura mas ainda não sei com o contrato. Estou muito curioso para ver os valores , algo me diz que sai mais uns mendilhoes …
Se algum conseguir o link, que publique por favor.
18 Dezembro, 2017 at 22:07
Ganharam menos do que gastaram com o Carrillo…
18 Dezembro, 2017 at 22:16
Fico sempre satisfeito quando os vejo gastar mais que aquilo que ganham chama-se “percorrer o caminho de ir à merda”.
18 Dezembro, 2017 at 22:18
Esse gajo foi a coisinha mais estúpida que passou pelo Sporting, desde que me lembro.
18 Dezembro, 2017 at 22:28
Só o casaretto comeu 4… mais 2,5 do peruano (assinatura) e 3M anuais.
É juntar ao Taraabt…
18 Dezembro, 2017 at 22:21
Cuidado com a inquisição orelhuda…
👿
18 Dezembro, 2017 at 22:25
As lamparinas vão para a segunda liga, o treinador deve ser o lampião do bouças – campeão com o fófó – e segundo as leis que a FPF criou para nós, o braguilha e o estoril, não podem roubar mais de 3 jogadoras por equipa.
18 Dezembro, 2017 at 22:29
Pavel, sejamos sérios.
Nada vai acontecer ao carnide. Isto é Portugal.
Vão cair umas peças, e tal… fica a fama, que na realidade não impede nenhum clube de continuar, basta ver o porto após apito dourado.
18 Dezembro, 2017 at 22:30
Existem clubes que são a podridão do futebol português e a sua entrada no futebol feminino só pode ser para o estragar. No momento, no estádio do Ladrão ocorre um exemplo prático disto mesmo, espero que Bruno de Carvalho corte relações com o D. Bufas.
18 Dezembro, 2017 at 22:41
O Benfica vai processar o país todo.
19 Dezembro, 2017 at 6:43
O universo.
18 Dezembro, 2017 at 22:44
Qual foi o treinador que descobriu o Marega ? Estou a ver a espaços o jogo do porto e o tipo e um poço de força e nunca pensei que tivesse a técnica que tem . Certo que estão a jogar contra 10 ( não vi o primeiro amarelo ao tipo do matutino mas o segundo e bem mostrado ) . Só vi até agora o jogo do porto com o sporting , de resto apenas vejo os resumos , mas os gajos estão com uma confiança incrível. Puta que os pariu vão mesmo lutar até ao fim pelo título
18 Dezembro, 2017 at 23:53
O porto em casa esquece…
Eles vão perder o campeonato é nos jogos fora.
19 Dezembro, 2017 at 8:00
e nos jogos em casa…
na segunda volta as equipas defendem muito mais porque o aperto do pontos é maior.
18 Dezembro, 2017 at 23:01
No onze inicial o Sérgio conceição não meteu o Felipe , o gajo não perdoa mesmo , fez merda no jogo da champions banco com ele …e tem Olivier 20 milhões no banco ..o cabrao está ali a criar um espírito lixado , vamos ter que nos superar para podermos ir até ao fim com estes fdp na corrida do título …já não bastava os lampioes que ainda não estão mortos …vai ser um campeonato de sofrimento até ao fim …desculpem estar a falar disto num post de futebol feminino mas hoje dei me mesmo ao trabalho de ver os tripeiros a jogar e confesso que estou preocupado
18 Dezembro, 2017 at 23:39
Calma.
Como dizem alguns teóricos por aqui…eles vão rebentar.
Incrível mesmo como um pino como Marega tem mais golos que os nossos extremos todos juntos
19 Dezembro, 2017 at 0:04
Eu não estou muito preocupado se eles rebentam ou não…
O q eu sei é q só nós ganharmos os jogos todos somos campeões e por isso quem não pode rebentar somos nós.
19 Dezembro, 2017 at 9:58
E por isso serem necessários mais 3 bons jogadores!
19 Dezembro, 2017 at 0:38
Realmente o gajos estão com uma pedalada do caraças… esperamos é que aquilo rebente lá para Março/Abril… espero também que nós estejamos mais frescos…. mas atenção à LE que nos vai desgastar um bocado… e ainda por cima os benfas não estão na europa!
SL
19 Dezembro, 2017 at 0:47
Os benfas é mandá los pro caralho no dia 3.
19 Dezembro, 2017 at 8:11
Mas estás preocupado com o porco?
Temos é de nos preocupar com o carnide….. sem o polvo, provavelmente o porco estaria na mesma posicão (mais dois pontos com o belenenses e menos dois com o carnide), mas nós estariamos isolados na lideranca com mais 4 pontos (apenas um empate em vez de três).
O carnide estaria a tentar passar o braga por esta altura.
O porco vai perder muitos pontos até o final.
Estamos bem mas temos de ganhar ao carnide em Janeiro para comecar o ano por cima. Ainda bem que temos agora meio mês para descansar e preparar o derbi com toda a calma.
18 Dezembro, 2017 at 23:57
OFF:
《Sporting e FC Porto já acordaram entre si e com a FPF a data da 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, caso os dois clubes ultrapassem Cova da Piedade e Moreirense, respetivamente, nos ‘quartos’. O encontro ficaria agendado para 7 de fevereiro.
A calendarização oficial das meias-finais da competição prevê a disputa dos jogos para os dias 27 ou 28 de fevereiro ou 1 de março, pelo que ‘cairiam’ perto do clássico da Liga, referente à 2.ª volta e a disputar no Dragão, que está agendado para 4 de março.》
19 Dezembro, 2017 at 0:09
in jornal record
19 Dezembro, 2017 at 8:05
É a minha opinião, mas acho uma parvoice isso, e acima de tudo uma falta de respeito.
Porque andamos já a falar de jogos das meias-finais quando ainda nem sequer vencemos os nossos jogos?
Até diria que vamos jogar é com o Moreirense e não com o porco, por isso deviamos esperar passar a eliminatória e depois pensar na proxima fase.
19 Dezembro, 2017 at 7:59
Espera lá, o carnide diz que vai respeitar e comecar por baixo para respeitar a formacão…. ao mesmo tempo que pediu a um clube para abdicar da vaga.
Fdx, se isto não é hipocrisia não sei o que será.
E ainda acrescento mais, o carnide nesta altura não poderia comecar pela Liga principal porque apenas poderia entrar directamente na epoca passada, como fizeram Sporting e braga. Apenas através da compra de uma vaga, como tentaram fazer. Logo aí se vê que são apenas palavras para rabolho.
19 Dezembro, 2017 at 10:28
Compravam o benfica e apagavam o Fófó e daqui a 10 anos dizia que eram campeões desde 1960 em futebol feminino.
19 Dezembro, 2017 at 13:50
Desta vez estiveste muito bem… 🙂
19 Dezembro, 2017 at 16:48
É Natal 🙂
19 Dezembro, 2017 at 14:11
Muito bom texto, jmfs1947!
A chegada do Vergonhoso ao futebol feminino trará visibilidade e mais competitividade à modalidade mas também toda a merda que esse clube significa: corrupção, dualidade de critérios, tráfico de influência, compadrio, batota, mentira, etc.
Provavelmente acabarão por levar 2 ou 3 jogadoras nossas – quando subirem à Liga Allianz. Quase todas são sportinguistas mas também há uma ou outra que é benfiquista, como a Patrícia Morais.
19 Dezembro, 2017 at 15:20
Miguel, admito que sim, que levam. Ou queiram levar.
A Patrícia foi conotada ao Benfica (lamentável a Rapaziada 1906 vir denegrir a nossa jogadora e triste ouvir o Dias Ferreira na nossa TV a perguntar quem era ela…) mas o espírito que reina na equipa pode levar a que se mantenha. O Cherba disse aqui que não acreditava, por questões financeiras, que os lampiões levassem alguma jogadora nossa.
Se isso não vier a acontecer, com a Patrícia por exemplo (eu gostava que não, obviamente) temos a Neide Simões do Valadares, para além da nossa Inês Pereira, que acho com muita qualidade (até nalguma loucura que se atribui ao lugar e eu sei, por experiência própria, do que falo…). Aqueles adiantamentos até quase meio do campo têm que ser revistos…
Mas e já que o Miguel se interessa pelo fenómeno, estou, até por falta de informação do Clube (…) algo preocupado com a equipa, ao contrário do optimismo que vejo por essa Net… sendo que nos últimos 4 jogos, sentimos dificuldades… que os resultados até podem não deixar transparecer. Vejamos; Estoril, 1-0 ao intervalo depois de uma boa entrada em jogo. Segunda parte algo fraca, Estoril por cima em alguns momentos, o nosso segundo golo só apareceu perto do final. Futebol Benfica, 0-0 ao intervalo, reentrada de rompante com 3 golos de rajada, 4-0 no final. Valadares 1-0 relativamente cedo, segundo golo aos 80 minutos… A-Dos-Francos, nulo ao intervelo, 3 golos em 8 minutos a resolver o jogo.
Parece que contra “autocarros” as coisas complicam-se e daí eu sustentar a falta de uma avançada fisicamente possante. Também admito que a participação no apuramento para o Mundial tenha os seus efeitos…
Vejo alguma depreciação da equipa do Braga (você incluído) e a equipa minhota parece atravessar um bom momento. Tenho para mim que o jogo da próxima jornada (7 de Janeiro) entre o Estoril e o Braga pode decidir muita coisa… Se o Braga ganhar, nós, de seguida temos o VIlaverdense fora (eu não sou supersticioso mas é no dia 13 e jornada 13…) e o Braga (no dia dos seus anos) em Alvalade. Atenção pois…
Achei interessante abordar o tema dos lampiões virem, provavelmente, conspurcar a modalidade, mas gostava de ter visto mais pessoal a falar da chincha a rolar…
Abraço
20 Dezembro, 2017 at 10:36
Excelente crónica, mais uma, do jmfs. Parabéns.
É a bola que nos interessa, e nesse particular, saúdo a inclusão da informação sobre o restante universo do futebol feminino, incluídos os escalões de formação.
A tendência para uma performance menos boa (ainda que goleando) é inegável mas, entendo, justificável. A motivação da equipa tem sido excepcional mas, quando num campeonato e meio só se cedeu um empate contra equipas não candidatas ao título (e a única equipa nessa condição foi – e é – o Braga) não é fácil entrar em todos os jogos como se de uma final se tratasse. Sabe-se que, em condições normais, vai acabar numa goleada.
Espero pois, que nas rondas decisivas do início do ano, contra Braga, Vilaverdense e Estoril transpareça a garra das Leoas e se resolva o campeonato. Não esqueçamos que os jogos com o Braga são sempre completamente diferentes dos demais e que, a menos do “efeito Capeta” poderíamos até ter um saldo negativo.
Não dou, por isso, o Braga como extinto. Da mesma forma não partilho o “hype” com o Vilaverdense ou com o Estoril. São boas equipas, são. Podem tirar-nos pontos, podem. Mas estão a distâncias na classificação que são, objectivamente, impossíveis de vencer.
O assunto é, contudo, incontornável. A perda da inocência deste magnifico futebol.
E já veio o prelúdio da enxurrada de merda que se aproxima. Não havia sequer a figura legal para entrada directa de uma equipa nova na primeira liga no próximo ano (foi só no ano passado), portanto tentaram comprar o fófó. Não deu? Justificam começar por onde têm que começar com o “respeito” pelos outros. E logo arranjam acólitos para lhes cantar loas.
Será um caso de estudo sobre como destruir uma modalidade num par de meses. E acho que o objectivo é mesmo esse. Não é ganhar. Os corruptos só se interessam por aquilo que traz dinheiro. O que quererão é evitar a “prova de conceito” de que um futebol limpo, puro, em paz, sem suspeição sobre os intervenientes é possível, desde que dele não façam parte os corruptos de cima e os corruptos de baixo.
Vão entrar como assassinos, torturar o futebol feminino com corrupção, batota, violência e, no fim vão embora, quando estiver moribundo ou morto. E é bom que as pessoas se mentalizem disso.
Até por isso, se há gente entre as nossas e nossos que preferem esse caminho, que saiam já em Janeiro.
21 Dezembro, 2017 at 0:19
Caro Hadji. Obrigado pelo seu comentário. Que agradeço e que me merece concordância.
Já lhe tinha respondido mas, estranhamente o “a aguardar moderação” apareceu, manteve-se um bocado e depois desapareceu.
Não será uma resposta tirada a papel químico, nao é mesmo, mas não diferirá muito do “original”…
Agradeço-lhe a gentileza do elogio, fico-lhe grato pelas considerações que faz sobre a nossa equipa, sobre as equipas que refere pois, como já dissera ao Miguel, o tema escolhido pareceu-me pertinente mas, fundamentalmente gosto de me debruçar sobre as nossas Leoas, sobre o futebol que nos oferece, pese o facto da informação ser escassa e as transmissões não terem abundado ultimamente e, quando as há fora, carecerem de qualidade.
Creia que no domingo, desejei que o Sporting já tivesse uma Rádio a funcionar! Habituados que estamos a ter “muito futebol no prato,” é frustante não termos isso no futebol feminino. E a informação que ia tendo assentava num desanimador 0-0… Nem liguei muito à transmissão do futsal, tão absorvido estava com aquilo que o Sporting Apoio me fornecia (pouco) no tablet…
Seria isso que a entrada “daquela gente”, poderia vir a melhorar, mas não deixo de estar de acordo com a sua dúvida sobre as intenções que presidem ao propósito.
Um dia contar-lhe-ei porque sou “anti-aquela coisa” desde os 13 anos exactamente. Portanto há 57…
Sobre o futebol dentro do campo, sem dúvida que partilho da sua opinião quanto àquilo que o Braga representa, ao equilibrio ocorrido nos jogos havidos entre as nossas meninas e as minhotas. Estoril e Vilaverdense, por esta ordem (como aliás se viu na última jornada, no Monte Estoril) com a vitória das da casa por 4-1, poderão eventualmente intrometer-se, mas apenas na decisão das partidas em que defrontem as favoritas, como irá já acontecer nas jornadas 12 e 13.
Se vencermos em Vilaverde perante uma equipa que já viveu melhores dias (será que a retenção de receitas pode ter algo a ver?) mesmo o empate com o Braga na jornada 14, admitindo que elas passam no Estoril, pode deixar-nos à beirinha da renovação do título. Partilho da sua opinião de que o Braga não está morto.
Vamos aguardar. A segunda volta vai permitir-nos, “se outros valores mais altos não se levantarem” (e eu espero que não)
assistir a 7 jogos em casa, esperando que aquele em que recebemos o Braga seja INEVITAVELMENTE em Alvalade, bem como o da jornada 22. Será muito bom sinal!
Um abraço e obrigado pela força.