Grande jogo do Sporting, atropelando uma das equipas sensação do campeonato que nem uma defesa conseguiu proporcionar a Rui Patrício. Para a noite ser perfeita só faltou, mesmo, transformar as duas mãos cheias de oportunidades num resultado condizente com o futebol praticado
Dois minutos de jogo e levantas-te pela primeira vez para celebrar um golo: grande lançamento em profundidade de Bruno Fernandes a isolar Podence que, descaído sobre a esquerda, tem tudo para marcar na cara do redes. A recepção com o peito foi óptima, o toque orientou bem a bola, o problema é que o remate com a canhota sai fraco.
Estava dado o mote para uma grande primeira parte do Sporting, frente a uma das equipas sensação deste campeonato. Paulinho e Nakajima, os dois “craques” dos algarvios, haveriam de dar um ar de sua graça, aos 7′ e aos 35′, provocando arrepios em Alvalade (mas sem obrigar Rui Patrício, agora o quarto jogador com mais jogos ao serviço do Sporting no campeonato, a uma defesa), mas tudo o resto foi verde e branco, com a festa a começar aos nove minutos.
Invertem-se os papéis, agora com Podence a ter abertura de génio para a entrada de Bruno Fernandes. O camisola 8 não perdoa e inaugura o marcador. Depois, Dost seria apanhado duas vezes em fora de jogo, Coates estaria próximo de marcar numa cabeçada, Hackman atingiria Podence com a mão na cara e ficaria a pergunta “se é falta e se Podence tem os pés dentro da área, é ou não penalti?” e para fechar esta primeira meia hora de alto nível, mais dois lances: Dost assistiria Gelson, mas o extremo haveria de escorregar e perder a oportunidade de fazer o segundo; Bruno Fernandes veria o redes desviar um remate e Gelson não conseguiria fazer a emenda.
Pausa de dez minutos para respirar, até que Piccini resolve tentar um dos golos da época, com a bola, rematada de fora da área, a sair perto do poste. Logo depois, mais um enorme passe de Podence, agora a desmarcar Bas Dost; o holandês arranca para a baliza, convida o redes a sair e desvia a bola perfeitinha, mas aparece um central a cortar em cima da linha!
A segunda parte recomeçou ao ritmo da dupla em destaque, Podence e Gelson, e o jogo praticamente ficou sentenciado quando Hackman manda um pisão a Bruno Fernandes e vê o segundo amarelo. Só faltava saber quando viria o segundo golo, primeiro anulado a Gelson por fora de jogo (que bela cueca seria); depois confirmado pelo inevitável Bas Dost: fantástica abertura do 28 para Gelson, o extremo devolve ao coração da área onde o thunder atirar a contar.
Ainda veio uma jogada de laboratório, num livre que vai de Bruno César para Coentrão que abre na direita para Gelson que atira cruzado com a bola a passar toda a frente de baliza sem que ninguém conseguisse fazer a emenda. O próprio Gelson ficaria a dever mais um golo a si mesmo e no meio de tantos momentos artísticos, William Carvalho faria um brutal cabrito ao adversário em pleno círculo central.
E, assim, o Sporting somou mais três pontos e garantiu um Natal na liderança do campeonato. Se sozinho, se em igualdade com o fcPorto, logo se vê, mas com a certeza de que este grupo mostra a cada jogo querer conquistar aquilo que os adeptos tanto desejam.
18 Dezembro, 2017 at 12:55
O sorteio dos quartos foi bom e o das meias apesar de nos ter calhado a equipa mais difícil leva-nos a jogar a 2ª mão em Alvalade e a ter tudo para chegarmos à final. Aí será mais uma Taça para o nosso museu!
18 Dezembro, 2017 at 13:12
Gostei do sorteio. Temos de arrumar o porto em duas mãos. Vamos à final com o Rio Ave, que bem merece, depois de eliminar lampiões A e B.
Vitória tranquila ontem e com um excelente futebol. O que se passa com Acuna?
18 Dezembro, 2017 at 13:27
Por vezes os jogos não corre tão bem a alguns jogadores.
Dia 3 ele vai estar lá batidinho para encavar as lamparinas.
18 Dezembro, 2017 at 13:34
Digo mais, o Acuña vai ser o homem do jogo contra a rabolhagem. 0-3, marca todos a passe do Dost. Até o Messi vem a Portugal ver o que se passa. Este era o baixinho de que o JJ falava
18 Dezembro, 2017 at 13:32
Foi estranho porque ele nunca arriscou no 1×1 e pareceu-me sempre muito parado a atacar. Muito contido…não sei se era para dar a ala ao Coentrão mas mesmo em ocasiões em que tinha espaço para ir ele parou quase sempre…e não é nada típico dele…
18 Dezembro, 2017 at 14:28
Exactamente o mesmo que eu vi
18 Dezembro, 2017 at 13:30
A nossa Sorte mudou!
Quando nos saiu quem saiu na pré eliminatória da LC.
Tem sido sempre em bom!
Agora só temos de ser eficientes como temos sido até agora.
18 Dezembro, 2017 at 13:37
O que mudou foi o nível de qualidade, que melhorou em todas as áreas!
Onde estaríamos a falar de sorte em sorteios a levar com Barcelona e Juventus com o nível de há uns anos atrás?
18 Dezembro, 2017 at 16:11
até nisso tivemos sorte… recebemos duas das maiores equipas europeias, retirou pressão aos jogadores a terem de passar aos 8ºs ( como aconteceu aos lamps e viu se no que deu) , faturamos casas cheias e direitos televisivos e fomos para a LE ( dai serem necessários mais 3 jogadores bons) … e se tivermos sorte, como temos tido, até a podemos vir a ganhar!
Mas 1º quero é ser campeão nacional!!!!
18 Dezembro, 2017 at 13:40
Melhor jogo da época em Alvalade.
2-0 é escasso perante tanto futebol que se jogou e é como se escreve no artigo, só faltou transformar essas oportunidades para um resultado mais verdadeiro perante esse futebol que se praticou.
Não esperava que o Sporting fizesse do jogo um jogo fácil mas houve aquilo que BdC pede: atitude e compromisso.
Taça de Portugal: Gostei do sorteio e do facto de a acontecer o Clássico nas meias-finais, jogarmos em casa na 2ª mão.
#RumoAoJamor
18 Dezembro, 2017 at 14:02
Temos um jogo demasiadamente importante no dia 3 de janeiro para andarmos aqui ainda a questionar o Jesus , as suas opcoes ou o seu discurso . E um jogo decisivo que em caso de vitória pode arredar um rival do título é que em caso de derrota vai dar uma motivação extra aos lampioes . Peço que até lá se fale o menos possível e que se trabalhe o máximo possível . Em trinta anos poucas vezes ganhamos na luz . Se pensam que são favas contadas estão enganados . Eles continuam a ter um bom plantel exceptuando na defesa , que mesmo assim chega para o campeonato. Vão ter 60 mil gajos a apoiar , vão querer dar tudo depois de todas as críticas que lhes tem sido feitas . Há ainda a questão da arbitragem , mas até agora não nos podemos propriamente queixar nos nossos jogos . Nos três empates que tivemos não fomos prejudicados , sendo que com o Braga , até e discutível se até não saímos beneficiados no cômputo geral das decisões . Por isso , o que espero na luz e uma arbitragem competente e que ganhemos o jogo por ser os melhores . Está na hora de falarmos menos , de apoiarmos mais e de a equipa e treinador trabalharem para se fazer um grande jogo e trazer os três pontos . Na taça vai ser interessante o confronto com os tripeiros , até pelo efeito motivacional que um possível apuramento pode ter nas duas equipas para o resto do campeonato . Começam as horas das grandes decisões , não podemos falhar como há dois anos em que tivemos o campeonato no bolso
18 Dezembro, 2017 at 16:13
ISTO TUDO!!!!
18 Dezembro, 2017 at 14:11
Fizemos um jogo muito interessante contra uma das equipas que melhor futebol joga por terras lusas… acho que a equipa esteve toda em bom plano… com exceção do SIR, tirando o tal pormenor, jogo muito aquém do que sabe fazer… e sabe tanto o NOSSO “6”….
Sorteio da Taça foi favorável mas gostava mesmo de enfrentar o clube do monte aventino na final… e esmaga-lo!
😉
3 Prendas para o JJ:
1 “8” — um box to box ofensivo — JOÃO NOVAIS – Rio Ave
1 “7” ou “11” – um extremo que possa jogar nos 2 flancos … Pavon ?!?
1 avançado — Welthon… se o regresso de Slimani fosse impossível… dupla Slimani e DOST … creio, que apesar de aparente serem incompatíveis, seriam uma dupla terrível !
Vendas de ALAN RUIZ, B RUIZ, PETROVIC e JONATHAN…
Empréstimo de IURI… venda se houver proposta mínima de 12M€… tenho pena… mas talvez seja a melhor solução …
SL
18 Dezembro, 2017 at 16:13
Mais coisa menos coisa deve andar por ai
18 Dezembro, 2017 at 14:11
A vida não me tem dado para mais, e poderá parecer más maneiras querer repetir o prato sem agradecer o último (e justíssimos seriam os elogios que ficaram por fazer), mas sinto a falta da crónica do jmfs.
Espero que não tenha ficado tão afectado como eu pela triste notícia de que a corrupção e a boçalidade vêm a caminho do futebol feminino…
Quanto aos meninos que só sabem pedir brinquedos caros para o Natal, é coisa que muito me irrita. A minha filha, num Natal que assim o fez, como já não era criança de colo, ganhou uma viagem em família ao trabalho do pai, numa breve deslocação a Luanda. Creio que percebeu que há muitos meninos e meninas a fazer brincadeiras muito melhores que as dela com brinquedos inventados de pedras e latas.
18 Dezembro, 2017 at 16:26
Caro Hadji, obrigado pelas palavras.
Esperemos…
Abraço
18 Dezembro, 2017 at 14:38
Um jogo tranquilo, como devem ser quase todos os jogos em casa, mas que o Sporting tanto adora complicar.
Preocupa-me mais a falta de oportunidades do que as oportunidades falhadas, mas é imperativo que vamos buscar estes golos à Luz, jogo que pode muito bem complicar as nossas contas numa altura que apenas importa vencer.
Agora vem a Taça da Liga e, se não se importam, eu gostava de jogar a Final 4 e dar o primeiro presente aos adeptos leoninos em 2018. Uma taça nunca antes conquistada pelo clube.
18 Dezembro, 2017 at 14:48
Para o jogo com eles, uma das coisas que mais me preocupa é isso. Nos jogos grandes temos perdido pontos ou jogos porque não conseguimos fazer mais golos nas poucas oportunidades que acabamos por ter. Somos competentes a defender mas depois não conseguimos concretizar 3 ou 4 grandes oportunidades que temos. E contra eles, na luz, não creio que tenhamos muitas oportunidades. Temos de ser muito eficazes e eu temo que o Sporting não o tenha sido, até agora, nestes jogos…
18 Dezembro, 2017 at 15:07
Ou perdemos ou ganhamos 1-0, golo de Doumbia aos 79′
18 Dezembro, 2017 at 15:15
Gosto desse “ou”…por mim comprava já!
18 Dezembro, 2017 at 15:13
A nossa equipe já se definiu defensivamente apesar de aqui e ali dar umas “santas casas”. Cá pelo burgo lampiâmico, a generalidade das equipes é incapaz de aproveitar uma casa por jogo portanto, preocupações defensivas, deixei de as ter tendo-se tornado dentro da minha cabeça como que um colchão repimpa em que já deixei de pensar mas, principalmente, deixou de me preocupar.
A complexidade táctica do jogo armado por JJ dá origem a grandes desfalques físicos e mentais nas equipes, principalmente se, como se de entremeada se tratasse, tiverem quatro a seis jogos com equipes do Topo Mundial e as do topo Português. No caso do Porto, é mesmo isso: equivale a jogar com um misto de Panatinaikos e Atlético de Madrid, por exemplo. Com o benfica é a mesma coisa que jogar contra o conselho de disciplina que tem péssimos intervenientes, gajos mentalmente perturbados, maus tecnicamente mas a jogarem com os dados todos viciados.
A partir deste momento a rotação na equipe não é tão imperativa e mesmo na Liga Europa aquilo que pode mesmo ser cansativo, são as viagens e as condições climáticas em que teremos de jogar. Depois, é das tais coisas, podemos apanhar nos oitavos um tubarão de tamanho médio com os implantes acabadinhos de fazer e consequentemente, lerparmos. Francamente, enquanto não vencermos o primeiro Título da nova Era, quero que se dane a Liga Europa já que, do ponto de vista financeiro só interessa mesmo a quem a ganhe.
Posto isto, o nosso ataque. Bom, o nosso ataque, beneficiaria imenso de um segundo ponta de lança à imagem de Liedson ou Derlei. Um extremo verdadeiro faria muito jeitinho e mais um centro-campista grande e evoluído tecnicamente, também. É verdade o Petrovic preenche estes dois requisitos. Pois é mas falta-lhe agressividade e velocidade. É um jogador a carvão ou hulha e velocipedicamente falando em futebolês verde, vale 2 ou 3 aos cem. Queremos um híbrido de Bataglia e Bruno Fernades mas, que dê pau a valer. É isso que queremos: Um jogador para entrar a titular, ver um amarelo e seguir para os balneários, antes que veja o segundo ou, para entrar como substituto e a missão de erguer uma barreira de distribuir pau .
18 Dezembro, 2017 at 16:16
forte!
18 Dezembro, 2017 at 16:31
Um jogo sem espinhas!
Esperava um jogo bem difícil, por aquilo que o Portimonense fez quando defrontou os rivais, mas foi um jogo tranquilo. Sempre muito superiores ao adversário, bom futebol, boa dinamita, várias oportunidades de golo, boas substituições… Só faltaram mais 2 ou 3 golos para ser um resultado justo.
Capela a ser Capela e a gamar, pelo menos, mais um penalti e a amarelar os nossos sempre que houve razão para isso, não fazendo o mesmo ao adversário.
No final do jogo lembrei-me do jogo com o Belenenses e é impossível que não se perceba a cratera que há de diferença entre a exibição bem conseguida, consistente, de uma equipa que mandou em todas as fases do jogo, ontem, e a exibição frouxa, algo tremida, sem grande consistência, de uma equipa que perdeu o domínio do jogo em largas partes do mesmo, contra o Belenenses.
O futebol jogado contra o Belenenses duvido que nos faça lutar pelo campeonato até ao fim. O de ontem, acredito eu, fará! Já ganhar o campeonato neste antro de corrupção é outra história!
18 Dezembro, 2017 at 16:57
A exibição de ontem bateu a da recepção ao Chaves por ko.
A única diferença foi a eficácia atacante.
18 Dezembro, 2017 at 17:08
Sem dúvida.
18 Dezembro, 2017 at 17:45
Assistindo ao jogo no estádio, e sem auxilio de qq repetição, achei uma arbitragem bastante boa.
No lance do amarelo sobre o Podence e o lance para vermelho não tenho a melhor visão dos mesmos.
18 Dezembro, 2017 at 17:59
Na televisão também achei boa arbitragem, estranhamente equilibrada. A mão na cara , se fosse vista de cima, acho que o contacto é fora da área e mesmo que fosse dentro seria sorte ganhar assim um pénalti.
Será a balança de poder a mudar?
19 Dezembro, 2017 at 2:14
Uma arbitragem “boa” para o Capela.
Nós tivemos UM lance, fortuito, para amarelo – que podia perfeitamente ter passado com o critério que o Capela levava – e amarelou logo o Dost – aos nossos raramente é perdoado um amarelo. O Portimonense teve vários lances piores e não apanhou amarelo, excepto o gajo que foi expulso – no primeiro lance era até penalti, que não se percebeu no estádio mas na TV dá para ver pelo que o VAR devia ter corrigido o Capela; e no 2º lance até podia ter sido vermelho directo – e um outro jogador que levou já no fim do jogo!
O pessoal está tão habituado a ser fortemente gamado que uma arbitragem habilidosa já passa por “bastante boa”.
O Luisão tem tantos amarelos quantos o Bruno Fernandes, o Coentrão ou o Gelson. O Felipe, o Eliseu, o Jonas, o Jardel, o Filipe Augusto, por exemplo, têm menos!
Dos 3 grandes, o mais amarelado é o Danilo, do Porto, com 5, seguido do Corona, do Bruno César, do André Almeida e do Fesja, todos com com 4… O Corona já foi expulso 1 vez!
18 Dezembro, 2017 at 17:16
tuca…
18 Dezembro, 2017 at 17:33
Muita atenção aos próximos jogos.
5 jogos, 3 competições diferentes, um só objetivo: ganhar.
Sporting – União da Madeira (taça da liga, 20/12)
Belenenses – Sporting (taça da liga, 29/12)
benfica – Sporting (campeonato, 03/01)
Sporting – Marítimo (campeonato, 07/01)
Cova da Piedade – Sporting (taça de portugal (10/01)
Fulcral começar o ano com o pé direito!
18 Dezembro, 2017 at 17:45
E aquele cabrito do William?
Não há imagens?
18 Dezembro, 2017 at 18:10
https://twitter.com/BrainOverPhysic/status/942483906527408129
18 Dezembro, 2017 at 20:09
Obg
Que delícia
18 Dezembro, 2017 at 20:55
Roger assale 24 anos young Boys internacional marfines valor de mercado 800 mil euros.
32 jogos.
17 golos.
8 assistencias.
Não deve ser assim tão mau.
Andamos nos a perder tempo com o Rúben Ribeiro.
18 Dezembro, 2017 at 21:51
Ontem fui ao estádio! Como vivo no estrngeiro é sempre um previlégio!
Gostei imenso do ambiente do estádio: grande atitude das claques durante todos os 90mn; público sempre a puxar quando era preciso; muitas crianças, famílias, etc. Muita união.
Da equipa realço a maturidade: grande domínio de todas as circunstâncias do jogo, sobretudo dos defesas. Mathieu e Coates são impressionantes; Coentrão não perde um duelo (quando não ganha na vlocidade, ganha na ratiçe ou na raça) e Piccini foi só o melhor em campo para mim!
Muita esperança nesta equipa!!