Todos os principais escalões de formação disputavam esta semana a liderança nas suas respectivas séries e o assalto foi quase perfeito. Iniciados, Juvenis e Juniores tiveram alguns dos mais complicados testes da temporada e o resultado, apesar de tudo, foi positivo.
O fim-de-semana de decisões começou logo na passada sexta-feira, em Alcochete, com os Juniores a entrarem em campo para disputar a liderança frente ao eterno rival Benfica. Os sub19 tinham já vencido no Seixal, na primeira volta, mas permitiram um aproximar do adversário à medida que as semanas avançavam. Este jogo teria de ser de afirmação absoluta e uma viragem na inconsistência da equipa.
Miguel Luís e Daniel Bragança voltaram a fazer parelha, eles que tantas vezes nos encantaram com o seu futebol, e Elves Baldé foi o melhor em campo ao conquistar um penalty (convertido por Miguel Luís) e ao marcar o golo da vitória à passagem do minuto 71’. O Benfica ainda empatou através de Nuno Santos, ainda no primeiro tempo e numa altura de maior equilíbrio entre as duas formações.
Um jogo em que mais uma vez o Sporting provou ser melhor, tendo mais soluções e uma equipa melhor estruturada, e que esperamos que seja o ponto de partida para embalar numa série vitoriosa que nos transmita a confiança no título.
Para já, mantenho a questão que tenho levantado em torno de Diogo Brás. Como é que não é titular absoluto desta equipa?
No sábado foi a vez de Juvenis entrarem em acção frente à surpresa desta temporada, o Sacavenense. Os homens de Sacavém tinham terminado à nossa frente na primeira fase e ainda não tinham perdido qualquer ponto nesta série, estando à frente dos dois rivais de Lisboa. O Sporting sabia bem da importância de uma vitória e ninguém como João Couto sabe trabalhar para um resultado.
Aos 34’ Jorge Ferreira inaugurou o marcador, o Sporting dominou o jogo quase na sua totalidade, mantinha a posse de bola mas criava muito poucas chances de golo. Apenas conseguiu “descansar” em período de descontos, altura em que Daniel Rodrigues permitiu o alívio os seus colegas e treinadores, merecendo os festejos à altura da situação. Bruno Tavares haveria de marcar o 3-0 pouco depois e foi mais uma vez uma das figuras da partida. Nuno Cardoso e Rodrigo Fernandes, dois médios de enorme qualidade, foram outros dos destaques positivos.
Os Iniciados são a única má notícia desta semana, depois de uma derrota frente ao Benfica por 2-0 que nos tira o primeiro lugar da série e nos deixa em maus lençóis para tentar passar ao apuramento de campeão como líderes. Definitivamente o escalão onde o Benfica tem sido superior a nós e onde os confrontos directos tendem a cair para os pequenos do Seixal. É o título que nos foge há mais tempo, sempre para o rival da cidade, apesar do excelente futebol apresentado (principalmente na passada temporada). O objectivo agora tem de ser continuar a somar vitórias e tentar a desforra quando chegar o momento de decidir o campeão português. É cedo para fatalismos, mas é importante que se compreenda a necessidade de ser melhor em dias de derby, que já sabemos definirem quase sempre que leva o título para casa.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
19 Dezembro, 2017 at 16:01
Sabemos as idades correctas dos iniciados, juvenis e juniores da lampionagem? Não sabemos pois não, azarex…devem ter sido registados todos com 6 anos de idade.
19 Dezembro, 2017 at 16:07
Mário Túlio, exemplos não devem faltar para aquelas bandas, na pharmacia do sapal é produto usual.
🙂
19 Dezembro, 2017 at 16:18
Ia jurar que isso não é exclusivo de um clube…
19 Dezembro, 2017 at 16:25
Podes ter a certeza…por isso nunca me meti nessas guerras…
19 Dezembro, 2017 at 16:46
Não será mas, certamente se acontecer no Sporting é sem a cooperação activa da nossa estrutura actual. Se no tempo do Madeira, digo do Godinho Lopes, ou antes, alguma vez aconteceu, por isso não respondo pois, desde 2002 deixei de votar e de acompanhar.
Agora, com esta Direcção… não acredito.
19 Dezembro, 2017 at 17:13
Penso que agora (e é transversal) há mais cuidado com isso.
Antes, era uma balbúrdia.
Lembro-me de numa época no Belenenses onde com 14 anos o nosso médio centro fazia a barba (cerrada) depois dos treinos.
19 Dezembro, 2017 at 17:18
Vale a pena entrar nesta conversa?
Enfim…
Perguntem ao Gil. Que não era o único.
19 Dezembro, 2017 at 17:24
Estes putos que vêm da Giné e o crl…é incontrolável…
19 Dezembro, 2017 at 17:30
Ora nem mais…
Vamos supor que chega à Academia um puto “da guiné e o crl” e que apresenta uma certidão de nascimento (ou outro documento qualquer válido) do país dele a dizer que tem 15 anos e ter na realidade 17 ou 18.
Acham mesmo que na Academia ou nos outros clubes alguém vai fazer exames para comprovar a idade do puto??
Ou seja…. o clube seja ele qual for….pode “facilmente” ter jogadores com idades “falsas” e não existir qualquer má intenção por parte do clube, por isso isto são areias muito movediças:)
19 Dezembro, 2017 at 17:36
Claro…o clube faz o que tem de fazer…seleccionar pela qualidade e pelo que é o nascimento oficial. No limite em caso de dúvida sobre a idade e se a qualidade não for assim tão grande deixam de fora…
Eu tive pessoal conhecido na Guiné (noutros ramos que não a bola)…aquilo é completamente aleatório. Punha as minhas mãos no fogo como quem vem de lá vem martelado na idade. E estou a dizer da Guiné porque sei…outros países haverá. Quem não se lembra da selecção campeã olímpica da Nigéria que nenhum ou quase nenhum fez uma carreira que chegasse aos 30…
19 Dezembro, 2017 at 17:37
Sabes que uma das especialidades do Catió Baldé lá na Guiné é o registo da natalidade…
19 Dezembro, 2017 at 16:06
Pessoal, boa tarde.
Hoje apenas me apetece escrever o que sinto, sou sócio do Grande SCP, mas o futebol português mete nojo, o Guimarães vai ao dragão para a taça de portugal e joga com os suplentes, (Já não falo do penalti assinalado aos porcos), o jogador do marítimo leva vermelho porque tudo fez para o levar, o Tondela abriu as pernas às Gazias, o presidente do Tondela tem lugar cativo na antro da luz,
Com o VAR é mais difícil controlar, por isso agora controlam um ou dois jogadores adversários.
Resumindo é quase impossível sermos campeões neste antro de basta
19 Dezembro, 2017 at 17:06
O Miguel Luís se ganhar um bocadinho mais de cabedal torna-se num caso ainda mais sério do que aquilo que já, quanto ao Daniel Bragança, já não há palavras, é pura classe, oxalá tenham condições para chegar à equipa principal.
Já agora, e porque também diz respeito à formação, o Podence desde que leu os email’s que andam a circular na net, ficou tão lixado que se transformou em Super Saiyan, agora ninguém o pára…
19 Dezembro, 2017 at 18:35
Marcelo do Rio Ave é bom jogador?
19 Dezembro, 2017 at 18:53
É bom sim senhor Brave,diria que nessas equipas pequenas deve ser dos melhores centrais,muito rápido,concentrado e inteligente,peca talvez pela estatura de não ser muito alto e daí achar um pouco estranho o Jesus estar interessado mas a ver vamos 😉
19 Dezembro, 2017 at 20:01
Então Tobias deve seguir para outras paragens, se o Sporting confirmar a transferência.
Não me importava que fossemos buscar o Afonso Figueiredo e o João Novais.
Para a frente, só se sair alguém…
19 Dezembro, 2017 at 23:29
Joao novais era uma grande contratacao
20 Dezembro, 2017 at 0:31
O Afonso é grande leão e falava se que ele quando saiu do Boavista vinha para nós,mas infelizmente acabou por ir para França penso eu.
João Novais não é nada mau jogador mas temos o Geraldes que já é nosso,não concordo muito com essa contratação,agora se o Rio Ave quiser ficar com o Petrovic e mandar vir para nós o Pelé,ficávamos muito bem servidos
20 Dezembro, 2017 at 9:30
João Novais não joga exactamente na posição do Xico mas independentemente de vir ou não vir mais alguém, espero que faça uma boa pré-época para o ano e consiga ser aposta regular.
Tem muito futebol o miúdo…
19 Dezembro, 2017 at 20:05
Concordo com as opiniões já dadas. Muito rápido, boa elevação apesar do seu 1,82. Francamente já o via útil para o Sporting desde o triste ano do sétimo… acompanho-o há anos.
Para mim, melhor que o André Pinto.
19 Dezembro, 2017 at 19:06
Gosto de Marcelo. Trocando por Tobias Figueiredo é um upgrade gigante.
Espero q se concretize.
Muito importante para uma equipa q além das três competições internas ainda quer tentar uma carreira interessante na liga europa.
Dentro de Portugal para mim é o melhor central fora dos estarolas.
Para mim é para oficializar o quanto antes.
19 Dezembro, 2017 at 19:20
gostei da resposta do João Couto… estávamos a precisar.
Claro que é preciso trabalhar mais esta equipa de juvenis.
sobre o jogador Marcelo… penso que não há nada definido.
Marcelo do rio ave e Flávio Ramos do feirense… 2 opções interessantes embora não vejo porque motivo se há-de emprestar o Tobias.
19 Dezembro, 2017 at 19:30
O Tobias era vender enquanto houver interessados.
O Paulo Oliveira q era melhor q ele rendeu pouco.
O Tobias se for vendido ao menos não está a mamar salário. Dentro de campo não oferece qualquer segurança aos colegas e só sabe enterrar.
Para quê tê-lo no plantel??? Só para fazer número???
19 Dezembro, 2017 at 20:07
O Cláudio Ramos não me impressiona por aí além. É alto e não muito mais…
19 Dezembro, 2017 at 19:29
o portimonense já se sente eliminado ao segundo jogo e alinha com as reservas…
o união da madeira com salários em atraso e nos últimos lugares da segunda liga acha que vai ganhar a taça da carica.
assim vai o futebol português.
19 Dezembro, 2017 at 19:33
Se Marcelo vier, Tobias já terá as malas feitas.
Não vejo grande diferença entre Marcelo e A. Pinto. ambos bons centrais no clube de origem. Vamos ver que tal corre
19 Dezembro, 2017 at 19:52
Marcelo e A PINTO constituirão, caso se confirme a chegada do primeiro (!!!!!), uma dupla suplente de qualidade.
Marcelo é superior a Tobias cuja maior qualidade é uma capacidade de impulsão invulgar … posicionamento e leitura é que são o problema…
SL
20 Dezembro, 2017 at 1:37
O 2o golo dos juvenis foi do Tiago Ferreira q veio há pouco tempo do Guimarães. Esse jogo foi apitado por um artista chamado Bruno Vieira (sobrinho do orelhas) que fez uma arbitragem nojenta e por isso o jogo foi muito complicado.