O romance de Dostoievski conta a história dum jovem que se achava brilhante e superior, que decide matar uma velha ranhosa para lhe ficar com o dinheiro, o que no seu entendimento era um sacrifício justo para salvar um homem com uma missão na vida.
Este crime acaba por dar-lhe cabo da consciência e o castigo da prisão é finalmente uma libertação.
Enfim análises literárias à parte, trata-se de afirmar que toda a acção tem consequências. Neste caso com moral e justiça e tudo como deve ser.
Puxa à frente para 2017 em Portugal, e temos outro menino bonito, que também se acha superior e que portanto entende que merece privilégios e precedência. Só que esse menino não é um jovem estudante com ambições, mas um clube mimado que ganhou hábitos de fidalgo. Esse clube, dentro da sua lógica de quero posso e mando, também pratica crimes, e tal como Raskolnikov, não os considera crime por ser para o bem da nação e dos iluminados. E aqui acabam as similitudes com o livro.
Este clube não tem nem terá pesos na consciência (nem consciência aliás…), não haverá condenação nem haverá castigo.
Somos todos Sportinguistas, Leões para muitos, e sabemos que neste romance a culpa morre solteira e que ficaremos mais uma vez com as mãos a abanar enquanto as papoilas e suas vozes fiéis encontrarão mais uma forma de re-escrever a História. Não esperamos nada de quem tem responsabilidades políticas, judiciais e muito menos desportivas, pois fica patente que essas pessoas, independentemente do cargo e obrigações que tenham, são primeiro benfiquistas, depois benfiquistas e só depois respondem às suas atribuições profissionais.
Resumindo, estão antes de mais ao serviço do clube e de forma militante. Mas será? Será que não podemos encontrar pelo menos uma forma de contrariar esta impunidade? Já que somos órfãos dos mecanismos da lei e da justiça, não teremos em nós próprios a resposta, a retribuição, pacífica mas não passiva, que nos consolará pelo menos a dignidade e os impedirá de se rirem com os dentes todos como o cão que engoliu o bife e culpa o gato? Como o Brad Pitt fazia nos Inglorious Basterds ao marcar na testa com uma faca os seus inimigos para que não pudessem nunca fingir que não foram o que foram?
Resta-nos algo: a palavra. Mas não se trata de repetir a história em detalhe à exaustão ou tentar convencer quem não quer ser convencido.
Proponho algo distinto. Proponho aos Sportinguistas de todo o mundo a seguinte sentença para esse clube: que passemos agora e para sempre a chamá-lo em toda e qualquer circunstância por uma alcunha que o resuma e a qual nunca mais possam limpar da sua testa, nem com os gelados que lá aplicam frequentemente: A GRANDE MENTIRA!
É isso mesmo, agora não se chama mais aquilo, mas simplesmente, A GRANDE MENTIRA. “A Grande Mentira empatou a 1 golo”, “A Grande Mentira joga no sábado”, “A Grande Mentira contratou mais um ponta de lança”, “O Pedro Guerra diz que não é funcionário d’A Grande Mentira”, “O Rui Costa é d’A Grande Mentira desde pequenino”, “A Grande Mentira falsificou a sua data de fundação”, “A Grande Mentira construiu a sua hegemonia com base no rapto dum jogador que vinha para o Sporting”, “A Grande Mentira atribui-se títulos duma competição experimental por retroactividade”, “A Grande Mentira controla os destinos do desporto nacional nos bastidores”, etc, etc, etc, etc, etc, sempre, sempre, sempre.
Como dizem os italianos :”Per non dimenticare!”. Alinham?
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Sinhô Silas
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
20 Dezembro, 2017 at 13:39
Eles já são lampiões por roubarem sempre acho que teem feito jus ao nome e por isso não concordo com a proposta . Talvez a Grande Mentira dos Lampiões
20 Dezembro, 2017 at 14:08
A Grande Mentira é só Merda!
20 Dezembro, 2017 at 14:08
Vamos ver se pega.
O meu desanimo, é constatar o sentimento de impunidade que se vive neste retangulo.
Saber que estes merdas, dominam tudo, de modo mentiroso, claro, que está à vista de todos e ninguém com responsabilidades faz nada.
Não sei se recorrer a instâncias internacionais, UEFA/FIFA, seria a única solução.
O único risco que corremos é estarmo-nos a queixar a um organismo Corrupto, sobre um clube corrupto que anda despejar provas de outro clube corrupto.
Temo que o que possa acontecer é o organismo corrupto, dizer aos 2 clubes corruptos para darem um aperto de mão, fazer as pazes e voltarem a jogar com um “bola ao solo”.
O clube denunciante, nós, leva um puxão de orelhas para não ser queixinhas.
20 Dezembro, 2017 at 14:25
Eu tirava o GRANDE nisso…dizer que eles são grandes nalguma coisa é dar-lhes moral!!!
20 Dezembro, 2017 at 14:31
Pequena merda é que não. E é só merda já dizemis faz anos.
Temos de ter espírito de grupo e alinhar nesta sugestão. Aquela gente é a “Grande Merda”… e se eles se sentirem elogiados, um tanto melhor!
20 Dezembro, 2017 at 14:36
“a grande mentira” é um eufemismo muito soft (perdoem-me a redundância) para a GRANDE MERDA QUE AQUELA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA É!!!!
Eu sei que é Natal, que Jesus nos pediu para perdoarmos os nossos inimigos… mas Jesus não se cruzou com o orelhas, o morsa, o mr. burns e toda aquela ESCUMALHA que se auto-intitula como “estrutura”.
ESTRUTURA DE MERDA. ESTRUTURA DE MÁFIA.
Eu sei que é Natal, MAS EU ODEIO O CARNIDE.
Hoje ao almoçar, folheei a Borla e aquela merda deu-me náuseas
20 Dezembro, 2017 at 14:39
quer dizer… o Jesus Cristo, não o Jesus treinador.
20 Dezembro, 2017 at 15:46
Folheas te a Bola????
Tás maluca ou K???
:))) que loucura
20 Dezembro, 2017 at 14:46
Adiro.
A grande mentira.
20 Dezembro, 2017 at 14:53
Eu cá acho que se substituirmos o JJ por outro tipo baratinho, poupadinho, que, qual Midas, transforme os jovens todos da Formação em CRx (é meter um número diferente de 7) só de os tocar, ou vá, de os treinar (para não parecer esquisito…), acho, dizia, que todo esse romance que relatas (moralista, cheio de páginas e letras…) fica reduzido a cinzas, e grandiosamente substituído por uma heróica BD da Marvel!
Podem dizer “ai e tal, mas o Hulk, o Capitão América, o Thor e o Homem de Ferro são personagens de ficção…”, mas eu então pergunto: e a “realidade” satisfaz os vossos desejos? Que tal vos tem servido a “realidade” nos últimos tempos?
São gostos epistemológicos….
20 Dezembro, 2017 at 15:04
“A aguardar moderação”??! Já parece que estou a tentar ligar para uma repartição pública! Do que c@r@++@ é que estou a aguardar, ao certo?
20 Dezembro, 2017 at 19:57
Que a “Grande Mentira…amadureça…”
Abr…Boas Festas e
SL
20 Dezembro, 2017 at 20:10
Boas festas Max, para ti, o teu neto e restante família! Já te tinha deixado os votos para aí perdidos noutra caixa de comentários, mas nunca é de mais repeti-los! Abraço!
SL
20 Dezembro, 2017 at 15:05
o crime em Portugal compensa …sempre compensou -….. tristeza !!!!
20 Dezembro, 2017 at 15:12
Eu cá acho que se substituirmos o JJ por outro tipo baratinho, poupadinho, que, qual Midas, transforme os jovens todos da Formação em CRx (é meter um número diferente de 7) só de os tocar, ou vá, de os treinar (para não parecer esquisito…), acho, dizia, que todo esse romance que relatas (moralista, cheio de páginas e letras…) fica reduzido a cinzas, e grandiosamente substituído por uma heróica BD da Marvel!
Podem dizer “ai e tal, mas o Hulk, o Capitão América, o Thor e o Homem de Ferro são personagens de ficção…”, mas eu então pergunto: e a “realidade” satisfaz os vossos desejos? Que tal vos tem servido a “realidade” nos últimos tempos?
São gostos epistemológicos….
20 Dezembro, 2017 at 15:38
Acabei de ler esse livro, depois de sucessivas paragens, há pouco tempo. O sumário do livro está em grande parte correto, excepto na parte em que ele mata a velha ranhosa (acaba por matar a irmã dessa velha também) e não fica com o dinheiro.
Digo isto porque depois a analogia com o clube das galinhas perde-se um pouco pois o carnidense faz corrupção com o intuito de ser favorecido, o que não é paralelo ao que o Rodion fez. No entanto, ainda se vislumbra algo similar na analogia já que ambos fizeram algo porque têm a ideia que são superiores aos restantes, no caso do Rodion o homem extraordinário sobrepõe-se ao homem comum (quem quiser sabe porquê, leia o livro) e no caso do carnidense que pensa que é superior aos restantes clubes devido a uma história que tantas vezes é adulterada em favor dessa mesma ideia ou corrente de pensamento, o nacional lampionismo.
No entanto, bom texto.
20 Dezembro, 2017 at 16:15
De facto o Raskolnikov acaba por não ter nenhum proveito porque esconde o dinheiro debaixo duma pedra e por lá fica sem que ele alguma vez o vá recuperar. Mas a sua intenção primeira é ficar-lhe com o dinheiro, e de facto mata-a e tira-lhe o guito. A irmã mais nova acaba por ser vítima colateral porque estava em casa sem que ele contasse, e é em grande parte a razão pela qual ele nunca consegue ficar em paz com o crime cometido.
Talvez os emails sejam como esta irmã solteirona e façam com que um dia acabe com a paz mental dos adeptos d’A Grande Mentira.
20 Dezembro, 2017 at 16:30
O Vitória já veio dizer que poderia ser por problemas mentais….
Aquela Grande Mentira está quase quase a rebentar como o fogo de artifício.
20 Dezembro, 2017 at 16:39
Faço o que posso.
Encontrei no twitter um clube orgulhoso de um protocolo de cooperação com “esse clube”. Fui pesquisar esse clube e vi que era um clube, que formava jovens, e tinha uma componente social muito forte.
E até já tinha enviado a “esse clube” jovens, que apareciam na dubai’s academy de camisola vermelha e tudo.
Entrei em contacto com o clube, alertei-os para as veleidades e licenças useiras e vezeiras que “esse clube” usa cá pelo burgo, juntei uns links de jornais estranjeiros e voilá.
Estão a repensar a estratégia de cooperação que tinham como uma coisa prestigiante.
É assim, com os meus cumprimentos…
20 Dezembro, 2017 at 20:16
Bravo!
20 Dezembro, 2017 at 16:58
Afinal “A Grande Mentira” é o “Gatunos”! Eu optava pelo Gatunos. Retrata-os melhor e é mais fácil de interiorizar, ao passo que a Grande Mentira ou, La Grande Bouffe apelam a um conceito mais amplo e, afinal aquilo que o benfica é, é mesmo gatunagem encartada de há 50 anos para cá.
1. Roubaram a data de fundação e deram-se ao luxo de fazer aquilo que só Deus poderia fazer mas, não faz :
– O benfica alterou o passado e a história. Setembro de 1908 transforma-se, pela mão do Gatunos, em Junho de 1904.
2. Roubaram o Eusébio (Confio que todos saberão a história)
3. Conseguiram não roubar o único Presidente sério da sua História: Borges Coutinho…
4. Roubaram campeonatos e taças donc, c’etait la grande Bouffe
5. roubaram a “operação coração”
6. Roubaram o Jorge de Brito, o Presidente mais Senil da infeliz historieta do benfas apenas acompanhados na desdita pelo Sporting que plantou na presidência o Dias da Cunha, um Africanista tonto.
7. Bem, agora, no presente e no passado recente, tem sido um fartar vilanagem.
20 Dezembro, 2017 at 17:05
OS PATIFES?!
como se tratam as crianças traquinas… a quem não se dá muito crédito e nem se
podem comparar socialmente, por não terem nível intelectual.
Eles estão 10 anos há frente…. sãos os ratos… nós os gatos…mas uma dia havemos de os comer esses Patifes!
20 Dezembro, 2017 at 17:06
A minha teoria é bem mais simples: começa a época, oferece-se-lhes uma bola e as taças todas e ficam a brincar sozinhos. Desporto não sabem o que é e nem gostam de brincar com os outros meninos “desportivamente”. Ana
20 Dezembro, 2017 at 17:18
Um clube envolto em mentira, com pessoas sem qualquer tipo de ética.
Um clube que por viver em Portugal, sairá impune. Algumas peças irão cair, a fama não lhe tiram… mas continuará, tal como continuou o Porto após Apito Dourado.
Não fosse o Sporting e o futebol tuga estaria para mim como a política. Ausente.
20 Dezembro, 2017 at 17:58
Li agora no SapoDesporto que os adeptos da Lazio levaram a tribunal o árbitro do jogo que fizeram com o Torino; era o que devíamos ter feito depois do roubo do JSousa no dérbi das 2 mãos do pizi!!
SL
20 Dezembro, 2017 at 18:00
Aliás dos 2 penaltis que ficaram por marcar!!!
20 Dezembro, 2017 at 18:37
Excelente primeira parte da nossa equipa de andebol frente ao Madeira SAD.
Muito bons tb os comentários.
20 Dezembro, 2017 at 19:19
Qt está?
20 Dezembro, 2017 at 19:42
32-28. Finito.
20 Dezembro, 2017 at 19:55
33… nem vi o último.
20 Dezembro, 2017 at 18:49
O problema é que, até agora, não temos nada que os mande para as distritais:
Temos a porta do cavalo que é crime fiscal;
Temos uma postura inqualificável;
Temos um controlo de informação pidesco;
Temos tráfico de influências aparente;
Temos bilhetes para “VIP”;
Temos os Vouchers que foram ignorados;
Tenho esperança em ver um erro de um caramelo qualquer que os incrimine a sério!
20 Dezembro, 2017 at 18:51
E temos uma série de trafulhices que confirmam que estão todos a sacar dinheiro ao clube, mas isso…
20 Dezembro, 2017 at 19:24
Traficantes, mentirosos, ladrões…isto tudo e mais um par de botas, mas corruptos não!
20 Dezembro, 2017 at 22:16
O tráfico de influências é clarinho, clarinho. Desportivamente a sanção é a descida de divisão. Os regulamentos são claros. E o tráfico também. Em vários dos mails, não é só num. Para serem despromovidos não é preciso haver corrupção. Haja colhões para aplicar a lei.
20 Dezembro, 2017 at 19:29
Eu quero é que eles se fodam todos!
Quero é o nosso Sporting a ganhar ✌
20 Dezembro, 2017 at 19:47
Off:
Cova da Piedade – Sporting, dia 10 às 20:30
20 Dezembro, 2017 at 19:57
Off:
Alguém sabe alguma coisa do Ténis de Mesa? Não conta na verdade para nada, mas não encontro resultado…
20 Dezembro, 2017 at 20:54
2-1
Os russos trouxeram os aguadeiros
20 Dezembro, 2017 at 19:59
“…essas pessoas, independentemente do cargo e obrigações que tenham, são primeiro benfiquistas, depois benfiquistas e só depois respondem às suas atribuições profissionais…” (não esquecendo nunca que são benfiquistas…)…
Seguidores do Clube Lampião, vulgo a “Grande Mentira”…
SL
20 Dezembro, 2017 at 20:00
Pizzi a arrumar Paulinho uns meses….
20 Dezembro, 2017 at 20:09
Se calhar foi por isso q o Vítor Oliveira disse q ia jogar com os reservas.
Ele já sabia q se fosse para lá com os titulares ia ficar sem metade deles para o resto da época.
20 Dezembro, 2017 at 20:38
E levou ao menos um amarelo…ou “estamos em nova edição”…igual ao da época passada…?
SL
20 Dezembro, 2017 at 20:15
Quanto à taça “Mete nojo”
O JJ. Vai com quase todos a jogo … acho bem!
Espero que o Iuri se desmerde de uma vez por todas e faça um bom jogo!
Era Optimos para todos nós e principalmente para ele.
20 Dezembro, 2017 at 20:20
O Iuri está no banco…
20 Dezembro, 2017 at 20:26
Mas o jogo já começou?
20 Dezembro, 2017 at 21:05
Ainda não começou. Mas se jogar duvido q tenha muitos minutos.
20 Dezembro, 2017 at 20:35
11 Inicial do @Sporting_CP: Salin, Piccini, Coates, Mathieu, Bruno César, William Carvalho, Bryan Ruiz, Acuña, Gelson Martins, Podence e Doumbia. #TaçaCTT #DiaDeSporting https://t.co/uiFwWRgIlZ
20 Dezembro, 2017 at 21:02
Não entendo este 11…
20 Dezembro, 2017 at 21:05
ganhar por muitos… é importante marcar golos contra a equipa mais fraca.
Não queremos ir discutir o apuramento no restelo a fazer contas às idades.
20 Dezembro, 2017 at 21:07
Faltam 15 dias para o derby. Queres deixar os titulares todos 2 semanas sem jogar?
20 Dezembro, 2017 at 21:08
há jogo 3 antes do fim do ano… vamos trocando titulares mas sempre a manter o nível da equipa.
além disso há regras. Não se pode alinhar com reservas.
20 Dezembro, 2017 at 21:02
Ahahah rabolhos
20 Dezembro, 2017 at 21:04
Portimonense empata na luz
20 Dezembro, 2017 at 21:11
parece que alguém foi eliminado da taça da carica.