Valem 3 pontos dizem alguns treinadores. Valem 6, dizem os analistas. Para mim, a importância de um derby vale muito mais que pontos. Vale orgulho, história e tradição. Ganhar ou perder pontos contra a maioria das equipas ao longo de uma época, vale os pontos que estão associados ao resultado. Num derby, retiram-se e somam-se muito mais que subidas ou descidas na tabela, é a prova dos nove da grandeza das equipas, do seu carácter, da sua fibra, da sua arte, engenho e empenho em prevalecer face a alguém “do seu tamanho”.
Com a minha idade, já vi muitas dezenas de Sporting-Benfica e Benfica-Sporting e quase que me consigo lembrar da grande maioria. Lembro-me das asneiras épicas dos defesas, dos grandes passes dos meio-campistas, dos grandes golos dos avançados, são jogos que nos ficam gravados de forma diferente no “disco-rígido”. Este não fugirá a essa regra e muito menos a outra fundamental: a incerteza. Poucas vezes nos atrevemos a antecipar ou a adivinhar o resultado de um jogo desta natureza. Isso deve-se sobretudo ao grau aleatório do jogo e à paridade entre as equipas. Às vezes a bola vai ao poste e entra, às vezes vai ao poste e sai, tantas vezes a mão vai à bola e o árbitro manda seguir o jogo.
Neste momento pouco interessa quem está à frente, quem se exibe melhor. Tudo pode mudar em 90 minutos. Se o Benfica jogar melhor e vencer a partida, os seus adeptos aplaudirão a façanha e depressa se posicionarão ao lado da equipa, fechando os olhos ao grau máximo de banalidades “puxa-saco” de Rui Vitória e aos 90 gigabytes de indícios de aldrabice da direcção. Se o Sporting vencer, corta-se a última corda de paciência que mantém o “barco” lampião à tona da estabilidade directiva. Se o Benfica somar os 3 pontos, os anti-jesuítas leoninos marcarão plenário extra nas redes sociais. Se o Sporting sair da Luz com a vitória, valha-nos alguma contenção para não corrermos para Alvalade celebrar… 3 pontos.
E claro… há ainda o empate. O que neste caso quererá dizer que tudo ficará na mesma, com alguma margem de manobra para as hostes leoninas, uma vez que manterão 3 pontos de vantagem e o jogo… é fora. Ainda que isso se possa traduzir na perda de 2 pontos e na perda da liderança para o Porto, a verdade é que o empate sorrirá mais aos verde-e-brancos.
Mas, parece-me, desta vez ninguém irá entrar nas quatro linhas com esse objectivo. O Benfica “precisa” da vitória, o Sporting sente-se confiante que pode ir à Luz somar os 3 pontos. Provavelmente pelos mesmos motivos. Arredados de todas as provas, resta a ilusão do penta ao Benfica e isso atrai ansiedade e pressão extra. Tanta pressão como a provável retirada de investimento nos dias seguintes, o plantel encarnado ficará (ainda mais) desenquadrado para disputar uma única prova, a 6 pontos de 2 adversários e com muita indefinição na capacidade do treinador em dar a volta a uma época que só tem trazido…desaires.
Além do mais, olhando para o plantel do rival, podemos ver muitos deadlines decisórios quanto à lógica de retorno de investimentos. Esta será a última época para muitos jogadores, a última oportunidade para realizar encaixes com as suas transferências e sobre muitos pesa o anátema de fazer um último bom contrato. Esperar por Maio para realizar uma boa dezena destas operações pode ser…trágico. Numa má época, é muito difícil valorizar ou sequer manter o valor de um jogador e as contas do outro lado da 2ª circular não andam propriamente “famosas”. Existe ainda outro factor de pressão. O #BenficaGate ou o Caso dos Emails é uma enorme bola de neve de desmotivação da massa adepta. Embora nunca confessada, existe de facto um acordar dos sócios benfiquistas para o que é, de todas as formas e feitios, uma verdadeira vergonha e humilhação auto-provocada.
Na maioria dos clubes de gente adulta, o que já foi revelado e embaraçosamente não desmentido, serviria para pelo menos gerar um massivo movimento de contestação à direcção. Mas, cada vez menos me parece que o Benfica seja um grupo de sócios preocupados com o bom nome e lisura da sua instituição. É sim, cada vez mais, um “Porto” travestido de águia, mafiosamente estruturado para ganhar e, de qualquer forma possível e imaginária, podre e torpe ”as it gets”, somar títulos. Os silêncios e permissividades, os medos e as vergonhas, ainda assim, só serão sofríveis enquanto se ganha e quando isso não acontece…ninguém gosta de ser o Al Capone versão Alcatraz.
Por todos estes pontos de pressão, torna-se mais que evidente que com a mínima sombra ou promessa de um mau resultado, a tal “chama imensa” da Luz pode servir para queimar os próprios e é esse o principal objectivo da nossa equipa. Criar dúvida, suscitar receio, prometer dificuldades. Se o fizermos desde o primeiro segundo de jogo, concentrados na nossa força e habilidade, retiraremos também a cada segundo, um pouco de motivação e crença na equipa adversária. E como em todos os derbies, ganha quem tiver mais foco, mais “cabeça” no jogo e nas suas nuances. Ganha quem se preocupa com a criação de oportunidades e tem a frieza das concretizar. O Sporting tem, a meu ver, alguma capacidade acrescida (nesta altura) de poder reunir estas condições, pelo menos, bem maior que o seu rival e leiam bem as minhas palavras… isso passará pouco por sermos mais ofensivos ou ter mais posse de bola. Interessa ser absolutamente mais incisivo, mais frio e…mais seguro.
Espero que JJ faça o trabalho de “conduzir” Rui Vitória ao jogo que mais nos interessa. Espero que Gelson e Acunã abram os buracos para descobrir Dost na área. Espero que William e Battaglia mandem no meio-campo. Espero que B.Fernandes seja o desequilibrador do jogo a nosso favor e que Pondence entre na 2ª parte para partir o resto da barraca. Lá atrás, só espero tranquilidade e concentração e apenas temer o Jonas dos clássicos… uma versão bastante mais contível que o Jonas de Tondelas e afins.
Espero sobretudo que tudo o que rodeia o jogo corra dentro do que é normal, ordeiro e civilizado. Isto é futebol. Apenas isso. Por maior que seja a importância de um derby… será sempre um jogo de futebol. Apenas e só um jogo de futebol.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
3 Janeiro, 2018 at 15:05
Já nao penso noutra coisa.
Vamos caralho!!!! Aniquilar esses merdas aldrabões!!!
3 Janeiro, 2018 at 15:07
Alguém arranja a entrevista do Bdc de hoje ? Não me apetecia nada comprar aquela merda de jornal.
3 Janeiro, 2018 at 15:40
No blog Tu vais vencer está lá a parte 2.
não sei porquê mas o link não cola aqui…
3 Janeiro, 2018 at 16:13
http://tuvaisvencer.blogspot.pt/2018/01/segunda-parte-entrevista-de-bruno-carvalho.html
3 Janeiro, 2018 at 16:33
Olha boa,comigo deu erro.
3 Janeiro, 2018 at 16:34
obrigado 🙂
3 Janeiro, 2018 at 15:24
Derby. Aliás O derby. O único jogo que pára o país inteiro. Ainda não estou com o nervoso miudinho costumeiro mas ele chegará. Chega sempre, estejamos melhor ou pior.
Receio apenas de uma equipa: a da arbitragem, VAR incluído. Só mesmo cá é que um clube transmite os próprios jogos e nada se faz, nada acontece. Somos uns dormentes do caralho fdx.
Já não há a caga do Mitroglu e espero que o Jonas seja o que tem sido nos outros derbies. Eliseu e Fejsa podem ser expulsos ou há algo nas leis que impeça essa situação? Não me admirava nada que tentassem pôr KO o Coentrão. Era da maneira que havia pingas nas cuecas daquela turba inqualificável.
JJ: sem invenções e sem medo. Somos melhor equipa, temos melhores jogadores. Temos que jogar para ganhar porque apesar do empate nos servir melhor que a eles, se formos para lá com esse objectivo, é meio caminho andado para levarmos na boca.
Caso a vitória nos sorria como espero, aquela merda vem abaixo. Juntar a vitória no derby a uma chicotada no lombo do sonso do Vitória era soberbo (sim eu sei que ele não será despedido, era mesmo literal).
Estou a cagar-me para quem marca, quero é ganhar!!!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGG
3 Janeiro, 2018 at 15:25
PS: Bom Ano a todos os tasqueiros!
3 Janeiro, 2018 at 15:32
Hoje precisamos de ser eficazes, e provar que temos estofo de campeão. Tirando tudo o que é acessorio e fora do campo, em campo efectivamente o inimigo tem alguns jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento. No jogo jogado, nao tenho duvidas que neste momento somos muito superiores. Mas isso nao garante nada, como nao garantiu nos ultimos 2 anos, em que ja jogavamos a bola muito mais do que eles. Sao cinicos, sao uns filhos da puta, e para mim nao os considero adversarios, mas sim inimigos.
Atitude, querer e ambição. É o que temos de ter. E olho bem aberto, ao que esta a decorrer nos bastiadores.
Mas se por acaso a coisa nao correr bem, é importantissimo nao entrar em depressoes. Como a vitoria nao garante nada nesta fase, a nao ser mais 3 pontos, o empate ou a derrota nao nos retira de certeza da luta.
Falta muito campeonato.
3 Janeiro, 2018 at 15:41
Em condições “normais” seria um jogo fácil, porque somos melhores.
A questão é que o árbitro também joga e o hugo miguel já mostrou “serviço” esta época no dragão com os lampiões, quando foi um Var bem vermelho….
Por isso hoje ou fazemos como há 2 anos e entramos “a matar” e resolvemos a coisa cedo ou dificilmente ganhamos!
Não há “meio-termo”…por causa do árbitro!
Ou somos “demolidores” e ganhamos….ou caso contrário vão-nos “foder”
3 Janeiro, 2018 at 15:46
Ao contrário de muitos não acho que vá ser um jogo fácil, com um resultado expressivo ou goleada (seria óptimo que fosse). Os derby’s têm o condão de apagar o “momento” das equipas e por isso, apesar das eliminações do benfica e das vergonhas, acredito que se vão apresentar com garra e motivação extra frente ao nosso Sporting e jogam em casa.
O segredo passará por manter os níveis de concentração durante todo o jogo e não deixar o adversário comandar. Temos que entrar à SPORTING! Fazer um golo nos primeiros 15 minutos seria ouro sobre azul.
Nota negativa para o horário do jogo.
Coentrão vai à luz de verde e branco, que as assobiadelas e afins sejam combustível para limpar tudo o que aparecer pela esquerda!
SPORTINGGG!!
3 Janeiro, 2018 at 15:49
Medo?? Era o que faltava…
O que eu dava para entrar em campo de leao ao peito…
Para cima deles que somos muito melhores.
3 Janeiro, 2018 at 15:51
Confirme a lista de convocados
Guarda-redes: Rui Patrício, Salin
Defesas: Coates, Coentrão, André Pinto, Mathieu, Piccini, Ristovski
Médios: Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, William Carvalho, Acuña, Battaglia, Bruno César, Gelson Fernandes, João Palhinha
Avançados: Doumbia, Bas Dost, Podence
3 Janeiro, 2018 at 16:44
Ate na comunicaçao socila temos isto:
e todos as instituiçoes negam…Falta descobrir os mesmos da TV.
Benfica tem blog com colaboração de vários jornalistas pagos em dinheiro vivo
Web site – TU VAIS VENCER.
Às quatro da manhã de hoje, o sítio do costume colocava online os e-mails de Luís Filipe Vieira e entre os mais óbvios houve um que saltou logo à vista. Alegadamente escrito por “Carlos Janela”, dizia o seguinte:
Luis,
Em Anexo envio o Orçamento do Blog para sua aprovação.
A Rede de Colaboradores e Informadores é muito importante para recebermos boas informações e ao mesmo tempo, eles divulgarem as nossas Noticias.
Em principio, hoje mesmo inicia a actividade.
Abraço,
Carlos Janela
Atentem no “é muito importante para recebermos boas informações e ao mesmo tempo, eles divulgarem as nossas Noticias”. Em anexo, nesse mesmo e-mail, vinha o tal orçamento. Vamos analisá-lo então!
O director seria Carlos Janela, o autor da cartilha e remetente do orçamento em questão e o apoio informático será dado por um João Pedro Duarte (que, curiosamente, tem o mesmo nome que um gestor de redes sociais de um clube da zona do Restelo, mas SAD atenção…) que receberá quinhentos euros por mês. O que interessa realmente é a lista de colaboradores e informadores espalhada por vários membros da comunicação social e onde, em parêntesis, parece estar o nome da pessoa em questão.
Por exemplo, no Record Lisboa está um SK. Não sou de apostas mas se tivesse que meter dinheiro na mesa colocaria em “Sérgio Krithinas”. Nada mau, juntar ao orçamento familiar trezentos ou quatrocentos limpos de impostos por mês, não é?
Ficam as minhas apostas para os restantes:
TSF Porto (RP) – Euros 400,00. – Ricardo Pateiro
Jogo Porto(LD) – Euros 300,00. – Lino Devesas
Record Porto(JB) – Euros 400,00 – Jorge Barbosa
ANT 1 Lisboa (AA)– Euros 400,00 – Alexandre Afonso
Record Lisboa (SK)– Euros 400,00 – Sérgio Krithinas
TVI Lisboa (RB)– Euros 400,00 – Rui Pedro Brás
Jogo Lisboa(VR) – Euros 300,00 – Víctor Ribeiro
DN Lisboa(CN) – Euros 300,00 – Carlos Nogueira
RTP Lisboa(JN) – Euros 400,00 – José Nunes
Reparem também na observação: “Os pagamentos deverão ser feitos em cash”. Será que esta rede de informadores, mesmo não tendo coluna vertebral, tem actividade aberta nas finanças e passa recibo pelos serviços prestados? Caso contrário, espero que a Autoridade Tributária esteja a ler este post. Já agora, se para uma coisa tão trivial como um blog têm o cuidado de meter os “pagamentos em cash”, se comprassem árbitros e jogadores de outros clubes… Como acham que iriam pagar?
Entretanto, houve jornalistas como o Sérgio Krithinas que já vieram desmentir qualquer relação com este processo. Mas não deixa de ser engraçada esta foto no seu facebook. Ele diz que é mentira mas, se fosse verdade, tinha conseguido apanhar o patrão oficial e o oficioso numa só fotografia. É de macho!
Já agora, se Sérgio Krithinas não tem nada a ver com este processo deve pedir IMEDIATAMENTE e publicamente o afastamento de Carlos Janelas do grupo Cofina. À mulher de César (não é o das malas) não lhe basta ser séria, tem também de o parecer.
Notas: deve haver por ai, uns jornalistas desempregados lampioes, que requesitem uma mensalidade cash ao LFV, da para todos.
3 Janeiro, 2018 at 16:55
É claro que não vai ser fácil…!
Mas o que é que é fácil nesta vida…?
(Só se forem as vitórias “combinadas” dos galinholas…)
Não quero saber se é fácil ou é difícil…
É para ganhar e nem quero pensar noutra opção…
É ganhar…ou ganhar…!!
Spooooooorting…!!
SL
3 Janeiro, 2018 at 17:33
O Janela arde sozinho… nem a estrutura o acode.
é um espetáculo maravilhoso.
aquela merda dos subornos aos jornalistas só podia sair da cabeça dele.
O polvo perdeu 2 braços… Pedro Guerra e agora o Carlos Janela.
3 Janeiro, 2018 at 18:17
O janela é uma marioneta da propaganda!
O que interessa é a cabeça do polvo, o pablo escobar vieira, o fugitivo que anda com a pj à perna e foge como um cão quando lhe convém.
3 Janeiro, 2018 at 17:37
Algum Link jeitoso para a tv dos rabolhos?
Obrigado
3 Janeiro, 2018 at 17:41
tbm preciso…
para cima deles com tudo, ganhar é o unico resultado que se pede, empate é derrota.
SL
3 Janeiro, 2018 at 21:14
Não tenho mermhul link…
Mas tenho uma aplicação no meu smart que me dá acesso a essa “trampatv”
é o Mobdro
Não sei explicar, mas há por aqui certamente muito especialista
Mobdro App for PC, Android, iOS – Download Free Streaming Online …
Se isto ajudar…óptimo…
Abr e SL
3 Janeiro, 2018 at 17:39
Bom texto!
Onde assino?
3 Janeiro, 2018 at 17:59
Hoje é para GANHAR!
Vamos a eles como LEÕES e LEOAS que somos!!!
Força Sporting Clube de Portugal!!!
SL
3 Janeiro, 2018 at 18:09
Só ver isso arrepia!
https://twitter.com/Sporting_CP/status/948614907192373249
3 Janeiro, 2018 at 18:22
A do Adrian mais abaixo tb esta brutal.
3 Janeiro, 2018 at 19:22
Embora ninguem queira empates, a verdade é que temos dois resultados favoráveis. Para sairmos do galinheiro com o unico resultado que não interessa, é preciso que as coisas nos corram francamente mal. Não vai acontecer.
Temos tudo para estar a sorrir ao final da noite. A unica coisa que vai variar é o tamanho do sorriso.
3 Janeiro, 2018 at 19:50
É PARA GANHAR!!!
3 Janeiro, 2018 at 20:42
Vamos a eles, caralho!
Hoje não há adversários. Lampiões serão sempre inimigos.
Força, concentração, garra, talento e ambição. Com estes princípios mostraremos a essa raça de medíocres que, com jogo limpo, não têm força para nos deter.
Sporting sempre!
3 Janeiro, 2018 at 20:50
Golo do Feirense. Talvez não seja o passeio que se espera.
O Bloco nunca mais sai? 🙂
3 Janeiro, 2018 at 21:12
Link acestream??
3 Janeiro, 2018 at 21:13
https://www.reddit.com/r/soccerstreams/comments/7nx84m/2130_gmt_benfica_vs_sporting_cp/