Cresci a ouvir expressões como “preto do crl” e “branco d’um cabrão” entre amigos de todas as raças e credos.
A expressão que o Fábio usou, já eu a ouvi de amigos pretos, brancos, amarelos e às bolinhas azuis em relação ao Marega ou ao William se falha um passe ou se deixa antecipar ( é raro, mas acontece. 🙂 )
O racismo existe mas esta “luta” está a atingir proporções sem sentido. Qq dia ninguém pode abrir a boca.
Não gostei do post do Sporting. Não é com uma foto do Fábio com o William que se responde a uma acusação assim.
Eu desculpabilizo uma expressão que sempre ouvi . Ou se um preto se referir a outro assim não é racismo mas se for um branco já é? E se consideras racismo, que raio de valores são os do Sporting que acha que resolve a situação com uma foto do Fábio branco com o William preto?
Como tenho dito, tudo tem uma causa e uma consequência. Se um dia o cherba me bloquear eu sei que passei das marcas.
Toda a gente gosta da raça do Coentrão, e eu sei que no mundo do desporto há muita conversa suja, mas as imagens estão à vista de todos. As regras são para cumprir.
O Evra não ficou fodido porque o Suarez lhe chamou de macaco? Evidente que também acontece ao contrário e todos devem ser castigados e multados.
Por muita razão que o Marega tivesse, também devia ter sido expulso porque apertou o pescoço ao Fábio.
Ahaha. Eu? Tu consideras que o Fábio teve uma atitude racista e achas bem o Sporting sacudir a água do capote, resolvendo a questão com uma foto? Aquela conversa dos valores do Sporting era o quê, afinal?
Era só o que faltava. Em vez de se preocuparem com os anormais níveis de testosterona do gajo com voz de maricas…pró caralho!
Pretos e brancos, tanto faz.
Um gajo arranja-lhes mais uns dias para se prepararem para o Estoril, e é esta a paga que temos.
Ai, ai… assim não há santa aliança que resista. Magoei.
E a agressão do alex telles ao Gelson?
E o consequente agarrar no pescoço a Coentrão pelo “azul” marega?
Fait divers.
Amanhã é para ganhar sff, não só amanhã SEMPRE!!!
A minha posição será sempre a mesma: racismo banido. Seja o Coentrão ou outro qualquer.
Agora, o problema que temos são os dois pesos e as duas medidas que continuamos a ver. Mesmo há pouco tempo o estádio do Braga devia ter sido interdito por cânticos racistas, e no final, não foi.
Há uns anos, numa deslocação dos Super à Luz, dá uma peça na SIC em que se vê os animais a saírem dos autocarros e o primeiro a pisar solo “ei, ó preto!”.
Quanto anseio que consigamos esticar estes porcos logo na primeira mão da 1/2 final da Taça. Que seja o jogo mais cínico da história do Sporting e que nos saia uma noite como aquela do Pireu. Entre nós e o Liverpool estas nulidade trauliteiras virão por aí abaixo.
1- Não há absolutamente NENHUM espaço, NENHUMA tolerância para com racismo na sociedade actual;
2- Os factos de o Coentrão não ser um indivíduo muito inteligente e se estar no meio de uma refrega desportiva são irrelevantes para o contexto supra referido;
3- SE (não faço idéia, ainda não vi nenhuma imagem, dizem que sim, mas não sei) o Fábio Coentrão, atleta do SCP, proferiu uma expressão racista novamente SE) dirigida a um atleta dos andrades (o que aliás terá que ser demonstrado em sede própria):
a) Deve ser castigado, de acordo com os regulamentos;
b) Deve assumir o erro e penitenciar-se;
c) O SCP não deve tentar menorizar a coisa seja de que forma for;
d) O post do SCP é profundamente infeliz, e o William Carvalho… bem.. nem sei que dizer.
Reafirmo: SE!
Pode parecer que o futebol é um “mundo à parte”, mas não é. E é absolutamente indefensável, para pessoas de bem, qualquer afirmação racista.
Como é que o amigo que diz que não tem provas cabais sobre o que Coentrão preferiu diz a seguir que ele é pouco inteligente, a jogar á bola é mais inteligente que muitos e a maneira como o amigo expôs aqui o assunto também é pouco inteligente.. Siga.
Um gajo dizer “preto do caralho” numa situação que que está irritado tem o mesmo valor que dizer “filho da puta do caralho”… Nem a primeira significa que seja racista, nem a segunda significa que a mãe do outro seja puta…
São merdas que se dizem “em desabafo” sem que o significado posse ser seguido à letra!
Tal como quando o Jorge Sousa disse ao nosso GR da B “o que é que tu queres, caralho?” não estava a dizer que ele era na realidade um caralho e não um homem!
São expressões que se usam e devem ser colocadas e entendidas dentro do contexto onde são utilizadas!
O resto é conversa da treta e puro seguidismo do politicamente correcto! E, como alguém aqui disse, o politicamente correcto é a censura do século XXI e só tem estragado a sociedade!
Esta merda é so para tapar o desaire de 4ª feira.
Eh pá nao me lixem, não acredito que o Coentrão disse o que disse de forma racista, é uma expressão como muitas que já ouvi no Porto, desde preto do caralho ou cigano fdp.
Isto é um simples aproveitar do estado da sociedade de hoje em dia, anda tudo muito ofendido por tudo e por nada.
Estão a tentar criar um não assunto
Para mim é conversa para boi dormir.
Daqui a pouco estão a dizer que o Coentrão é xenofobo porque agarrou o Maxi pelo pescoço ou porque se riu do Conceição…já para não falar no Soares que é Homofóbico! Ou o Jesus que agrediu o Bas Dost.
Respeito brancos como pretos, tenho amigos de ambas as cores mas isto é uma completa estupidez de quem se tenta desculpar de uma derrota.
E o Nelson que estava atras da baliza a assoprar para os jogadores do foicomputas.
#AtéMeBenzo
A PROPÓSITO, ESTAMOS NA FINAL!! SPOOOOORTTTINNGGGGG!!
O Racismo como problema é “um prato que se serve frio”, que é pensado, e que está intrincado na sociedade ou vá lá se quisermos ser optimistas, em alguns (infelizmente não poucos) individuos desta mesma sociedade. Não se é racista porque se chama “Preto” a alguém. Porque também não se o é quando se chama “branco” a alguém. Punir um jogador por uma frase (vamos admitir que a disse) proferida no calor de um jogo é uma perfeita estupidez. Não acredito minimamente que o Fábio seja racista, como não acredito que 99% dos jogadores de desportos colectivos de competição o sejam. Partilham balneário, ajudam-se em momentos difíceis, festejam vitórias em conjunto e sabem que é graças a todos que se atingem objectivos comuns.
Por isso vamos lá a ter juizo e a criticar aquilo que deve de facto ser criticável.
Mais estupido que isso é dizer ou achar que esta foto “abafa” o que quer que seja…
Quanto muito o FC está a assediar (?) o WC ao nível da maminha!
Veja-se a foto… Ainda assim, WC não me parece contrariado…
Isto que vou dizer não legítima o ofensor nem retira qualquer razão ao ofendido.
foi uma estupidez do caralho seguida de uma choradeira do caralho.
ênfase na estupidez.
De lá para cá só mudaram as cores e a (im)parcialidade do Alexandre Albuquerque. Engraçado que na juventude, nos primeiros tempos na RTP, falava o que via, agora, nos quadros, a ganhar mais de 1300€, ignora estas situações.
Se o disse foi uma frase infeliz, não sei se ele é racista ou não, duvido que atletas de desportos coletivos o sejam… agora na nossa sociedade estão intrínsecas frases infelizes, que já todos dissemos.
Uma coisa é estar o jogo todo a destratar o outro com insultos racistas, outra é largar uma cara lha da, que não é nada se não uma caralhada.
Amigo eu não sou nem nunca fui racista (aliás tenho pretos na minha ascendência…)…
Fiz a guerra em Moçambique numa Companhia de pretos…e nunca chamei negro a ninguém…
Compreendo que pode chamar-se “preto” em jeito de ofensa…mas o “completo” de que o Fábio “fez acompanhar o preto”…
É linguagem corrente no Norte e creio não ser nessa Região do País…tida como ofensa…
O Fábio é um homem do Norte…
E essa linguagem “parece-me corrente” nos meios futebolísticos…
Creio que se estará a tentar “fazer uma tempestade num copo de água”…e todos “compreendemos” o porquê desse desejo…
Eu nunca lhe chamaria isso…mas entendo que se ele por exemplo lhe tivesse chamado “macaco” (como usualmente fazem quando querem ofender um preto), isso par4a mim seria muito mais grave…
Não “louvo” a acção do Fábio…
Mas não lhe atribuo essa gravidade…!!
Abr e SL
Do ponto de vista desportivo: Será possível contratarmos o Fábio Coentrao? Qual seria o valor máximo que dariam por ele?
Eu acho tão importante termos este tipo de jogadores…
Desespero e hipocrisia!têm memória curta mas o Balotelli e o Drogba sabem o que passaram quando jogaram na casa do clube que agora acusa de racismo,suas claques imitavam macacos(ironicamente seu líder é conhecido como é!lol)quando esses jogadores tocavam na bola e clube veio em defesa dizendo que gritavam “Hulk hulk hulk” chicos espertos.
Mas isso vem na mesma onda do que escrevi lá atrás. Há pesos e medidas diferentes. Toda a gente tem telhados de vidro, por isso não vale a pena dizer que o Sporting isto, o Sporting aquilo.
Foi uma situação isolada, que deve ser reparada e não repetida.
Quem se insurge contra este tipo linguagem … ou é um Sonso filha da puta ( quero apenas atingir algumas pessoas sem nunca ter conhecido as suas mãe e sem saber se são pretas ou brancas) ou nunca jogou à bola na rua com os seus amigos!
“O Sporting CP apresentou nesta sexta-feira à tarde, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, a sua 55.ª modalidade, que corresponde à 13.ª adaptada: futsal para surdos. O projecto surge em parceria com a Associação de Surdos do Porto e será válido até 2021, ano em que se sucedem os Jogos Surdolímpicos de 2021.”
Mas está tudo doido?! Andamos a discutir racismo, quando o Coentrão teve um momento banal, daqueles que ocorrem em todos os estádios, com a condicionante de os atletas de azul estarem a dar porrada a rodos nos nossos e nós sempre a levar amarelos.
Antes de castigarem o Fábio abram sumaríssimos ao Alex Telles, ao Marega ou ao Filipe.
Não vou comentar nenhuma opinião sobre o tema “Fábio”, pq entendo que não o devo fazer.
Enquanto pratiquei desporto fiz bastantes amigos de outras raças. Uns do meu lado, outros como adversários. Com alguns deles ainda convivo extra desporto, pontualmente ou no dia a dia.
O chinoca do caralho, o chamussas do caralho, o lelo do caralho e o preto do caralho.
Ainda recentemente disse a um grande amigo meu (tem Mahomed no nome e vai ler isto) que não devia ir a clientes porque com a barba que tem eles iriam fugir a pensar que ele tinha um colete bomba por baixo do casaco.
O que fará isto de mim? Je suis qq coisa.
Bem, os jogadores a quente usam e abusam deste tipo de linguagem e consigo separar perfeitamente o que é racismo do que é um… insulto.
No entanto, casos puros de racismo (adeptos e atletas) devem ser punidos exemplarmente.
Completamente de acordo. Podemos dizer que é feio, a evitar e eacusaso mas que atire a primeira pedra que nunca disse e dou como exemplo algo que me recordo de um senhor no estádio dizer com freuqencia “fodasse, preto do crl” sempre que o Yannick Djaló fazia merda. Eu pensava o mesmo, não dizia, mas era capaz de dizer “olha me este fdp”… terei eu alguma coisa contra a senhora mãe do Djaló, claro que não.
Depois de empatar com a poderosa Tailândia, a seleção de futsal vai perdendo com a ultra-poderosa seleção de Marrocos. Braz (parei de rir), mas é mesmo para trazer a medalha mais alta?!
26 Janeiro, 2018 at 16:32
Cresci a ouvir expressões como “preto do crl” e “branco d’um cabrão” entre amigos de todas as raças e credos.
A expressão que o Fábio usou, já eu a ouvi de amigos pretos, brancos, amarelos e às bolinhas azuis em relação ao Marega ou ao William se falha um passe ou se deixa antecipar ( é raro, mas acontece. 🙂 )
O racismo existe mas esta “luta” está a atingir proporções sem sentido. Qq dia ninguém pode abrir a boca.
Não gostei do post do Sporting. Não é com uma foto do Fábio com o William que se responde a uma acusação assim.
26 Janeiro, 2018 at 16:38
* “já eu a ouvi ” e já eu a disse.
26 Janeiro, 2018 at 16:43
“Não gostei do post do Sporting. Não é com uma foto do Fábio com o William que se responde a uma acusação assim.”
O teu comentário também desculpabiliza uma ofensa grave.
26 Janeiro, 2018 at 16:45
Daqui a pouco vais-me dizer que não és racista porque tens muitos amigos pretos.
26 Janeiro, 2018 at 16:58
Tu é que estás a desculpabilizar uma situação, não sou eu.
Ou agora já não nos regemos pelos valores do Sporting Clube de Portugal?
26 Janeiro, 2018 at 17:11
Eu desculpabilizo uma expressão que sempre ouvi . Ou se um preto se referir a outro assim não é racismo mas se for um branco já é? E se consideras racismo, que raio de valores são os do Sporting que acha que resolve a situação com uma foto do Fábio branco com o William preto?
26 Janeiro, 2018 at 17:17
Como tenho dito, tudo tem uma causa e uma consequência. Se um dia o cherba me bloquear eu sei que passei das marcas.
Toda a gente gosta da raça do Coentrão, e eu sei que no mundo do desporto há muita conversa suja, mas as imagens estão à vista de todos. As regras são para cumprir.
O Evra não ficou fodido porque o Suarez lhe chamou de macaco? Evidente que também acontece ao contrário e todos devem ser castigados e multados.
Por muita razão que o Marega tivesse, também devia ter sido expulso porque apertou o pescoço ao Fábio.
26 Janeiro, 2018 at 17:24
Tanta conversa para afinal dizeres que o post do Sporting é uma merda e queo Fábio tem que ser castigado.
26 Janeiro, 2018 at 17:51
Tanta conversa para afinal dizeres que o post do Sporting é uma merda e que o Fábio não tem que ser castigado.
26 Janeiro, 2018 at 17:56
É isto que temos, desresponsabiliza coisas sérias e ainda aproveita para amachucar a imagem do Sporting. És uma grande ressabiada.
26 Janeiro, 2018 at 18:29
Ahaha. Eu? Tu consideras que o Fábio teve uma atitude racista e achas bem o Sporting sacudir a água do capote, resolvendo a questão com uma foto? Aquela conversa dos valores do Sporting era o quê, afinal?
26 Janeiro, 2018 at 17:00
No andaime não há cores nem raças
26 Janeiro, 2018 at 17:11
Para além de rabolho, é racista. Para quando o bloqueio a este animal?
26 Janeiro, 2018 at 17:25
Aahahah racista, até me fizeste rir agora
27 Janeiro, 2018 at 11:44
Tadeu, és tu?
26 Janeiro, 2018 at 16:37
Era só o que faltava. Em vez de se preocuparem com os anormais níveis de testosterona do gajo com voz de maricas…pró caralho!
Pretos e brancos, tanto faz.
26 Janeiro, 2018 at 16:39
“pró caralho.
Pretos e brancos, tanto faz.”
Ora aí está a melhor frase do dia. 🙂
É que é só isso.
🙂
26 Janeiro, 2018 at 16:44
Não há que ter medo, Acuna na lateral, Bryan na frente.
27 Janeiro, 2018 at 11:44
Felizmente não és tu que fazes a equipa…
26 Janeiro, 2018 at 17:11
Um gajo arranja-lhes mais uns dias para se prepararem para o Estoril, e é esta a paga que temos.
Ai, ai… assim não há santa aliança que resista. Magoei.
26 Janeiro, 2018 at 17:13
E a agressão do alex telles ao Gelson?
E o consequente agarrar no pescoço a Coentrão pelo “azul” marega?
Fait divers.
Amanhã é para ganhar sff, não só amanhã SEMPRE!!!
26 Janeiro, 2018 at 17:14
Como o Tiquinho mandou fazer não sei o que, parece que a coisa não está a ser bem “recebida”…
26 Janeiro, 2018 at 17:16
Se me chamarem “meu pedacinho de chocolate branco”… Devo levar a mal ou é politicamente correcto?
26 Janeiro, 2018 at 17:21
A minha posição será sempre a mesma: racismo banido. Seja o Coentrão ou outro qualquer.
Agora, o problema que temos são os dois pesos e as duas medidas que continuamos a ver. Mesmo há pouco tempo o estádio do Braga devia ter sido interdito por cânticos racistas, e no final, não foi.
Há uns anos, numa deslocação dos Super à Luz, dá uma peça na SIC em que se vê os animais a saírem dos autocarros e o primeiro a pisar solo “ei, ó preto!”.
Foda-se, está tudo fodido.
27 Janeiro, 2018 at 9:40
Foda-se algum dia havia de estar de acordo contigo.
26 Janeiro, 2018 at 17:22
Quanto anseio que consigamos esticar estes porcos logo na primeira mão da 1/2 final da Taça. Que seja o jogo mais cínico da história do Sporting e que nos saia uma noite como aquela do Pireu. Entre nós e o Liverpool estas nulidade trauliteiras virão por aí abaixo.
26 Janeiro, 2018 at 17:29
por falar em racismo?
Isto é o que?
http://misterdocafe.blogspot.pt/2018/01/mas-ha-duvidas.html
27 Janeiro, 2018 at 11:46
Trolha, és tu?
26 Janeiro, 2018 at 17:35
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Medindo cuidadosamente as palavras:
1- Não há absolutamente NENHUM espaço, NENHUMA tolerância para com racismo na sociedade actual;
2- Os factos de o Coentrão não ser um indivíduo muito inteligente e se estar no meio de uma refrega desportiva são irrelevantes para o contexto supra referido;
3- SE (não faço idéia, ainda não vi nenhuma imagem, dizem que sim, mas não sei) o Fábio Coentrão, atleta do SCP, proferiu uma expressão racista novamente SE) dirigida a um atleta dos andrades (o que aliás terá que ser demonstrado em sede própria):
a) Deve ser castigado, de acordo com os regulamentos;
b) Deve assumir o erro e penitenciar-se;
c) O SCP não deve tentar menorizar a coisa seja de que forma for;
d) O post do SCP é profundamente infeliz, e o William Carvalho… bem.. nem sei que dizer.
Reafirmo: SE!
Pode parecer que o futebol é um “mundo à parte”, mas não é. E é absolutamente indefensável, para pessoas de bem, qualquer afirmação racista.
SL
26 Janeiro, 2018 at 18:06
Caro Livramento
Como é que o amigo que diz que não tem provas cabais sobre o que Coentrão preferiu diz a seguir que ele é pouco inteligente, a jogar á bola é mais inteligente que muitos e a maneira como o amigo expôs aqui o assunto também é pouco inteligente.. Siga.
26 Janeiro, 2018 at 18:39
Caro chico faria,
Quanto à “inteligência” do Coentrão, sabe pq motivo ele foi testemunha num processo de fraudes em escolas de condução? Pois..
SL
26 Janeiro, 2018 at 18:45
É impressão minha ou alguém está a insinuar que o Coentrão comprou a carta porque era pouco inteligente para passar nos exames teóricos e práticos?!
Portanto, conclusão: Só os inteligentes é que tiram a carta.
O que mais se vê é exemplos de inteligência extrema na estrada, de facto. Muitos deles cometidos por doutores, engenheiros, juizes…
27 Janeiro, 2018 at 11:53
Não concordo!
Um gajo dizer “preto do caralho” numa situação que que está irritado tem o mesmo valor que dizer “filho da puta do caralho”… Nem a primeira significa que seja racista, nem a segunda significa que a mãe do outro seja puta…
São merdas que se dizem “em desabafo” sem que o significado posse ser seguido à letra!
Tal como quando o Jorge Sousa disse ao nosso GR da B “o que é que tu queres, caralho?” não estava a dizer que ele era na realidade um caralho e não um homem!
São expressões que se usam e devem ser colocadas e entendidas dentro do contexto onde são utilizadas!
O resto é conversa da treta e puro seguidismo do politicamente correcto! E, como alguém aqui disse, o politicamente correcto é a censura do século XXI e só tem estragado a sociedade!
26 Janeiro, 2018 at 17:39
Esta merda é so para tapar o desaire de 4ª feira.
Eh pá nao me lixem, não acredito que o Coentrão disse o que disse de forma racista, é uma expressão como muitas que já ouvi no Porto, desde preto do caralho ou cigano fdp.
Isto é um simples aproveitar do estado da sociedade de hoje em dia, anda tudo muito ofendido por tudo e por nada.
Estão a tentar criar um não assunto
Para mim é conversa para boi dormir.
26 Janeiro, 2018 at 17:53
Se um negro te chamasse ‘branco do caralho’ no trabalho, também seria conversa para boi dormir?
26 Janeiro, 2018 at 19:23
A mim só me ofendia o cara lho.
27 Janeiro, 2018 at 11:56
Dependendo da situação, podia ser, sim!
26 Janeiro, 2018 at 18:02
Não é a expressão que conta mas sim o porquê de a usar. E já agora não se diz negro, que eles acham insultuoso
26 Janeiro, 2018 at 18:11
A sério?! Que estupidez.
Daqui a pouco estão a dizer que o Coentrão é xenofobo porque agarrou o Maxi pelo pescoço ou porque se riu do Conceição…já para não falar no Soares que é Homofóbico! Ou o Jesus que agrediu o Bas Dost.
Respeito brancos como pretos, tenho amigos de ambas as cores mas isto é uma completa estupidez de quem se tenta desculpar de uma derrota.
E o Nelson que estava atras da baliza a assoprar para os jogadores do foicomputas.
#AtéMeBenzo
A PROPÓSITO, ESTAMOS NA FINAL!! SPOOOOORTTTINNGGGGG!!
26 Janeiro, 2018 at 18:14
+1
26 Janeiro, 2018 at 18:24
Amigos,
O Racismo como problema é “um prato que se serve frio”, que é pensado, e que está intrincado na sociedade ou vá lá se quisermos ser optimistas, em alguns (infelizmente não poucos) individuos desta mesma sociedade. Não se é racista porque se chama “Preto” a alguém. Porque também não se o é quando se chama “branco” a alguém. Punir um jogador por uma frase (vamos admitir que a disse) proferida no calor de um jogo é uma perfeita estupidez. Não acredito minimamente que o Fábio seja racista, como não acredito que 99% dos jogadores de desportos colectivos de competição o sejam. Partilham balneário, ajudam-se em momentos difíceis, festejam vitórias em conjunto e sabem que é graças a todos que se atingem objectivos comuns.
Por isso vamos lá a ter juizo e a criticar aquilo que deve de facto ser criticável.
Z
26 Janeiro, 2018 at 18:30
Mais estupido que isso é dizer ou achar que esta foto “abafa” o que quer que seja…
Quanto muito o FC está a assediar (?) o WC ao nível da maminha!
Veja-se a foto… Ainda assim, WC não me parece contrariado…
26 Janeiro, 2018 at 18:30
Abafa, ou pretende abafar, melhor dizendo…
27 Janeiro, 2018 at 11:58
É isso, sem tirar nem acrescentar nada!
26 Janeiro, 2018 at 18:39
Isto que vou dizer não legítima o ofensor nem retira qualquer razão ao ofendido.
foi uma estupidez do caralho seguida de uma choradeira do caralho.
ênfase na estupidez.
26 Janeiro, 2018 at 18:50
Evidente que o porto está but hurt por ter sido comido de cebolada, mas não desresponsabiliza nada!
SOMOS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, CLUBE DESPORTIVO DE TODAS AS RAÇAS E CREDOS
É um ponto de honra, caralho
26 Janeiro, 2018 at 18:56
Parece que o “velho” Ruben Semedo “voltou” (gene lampião a vir ao de cima???).
Ninguém me viu triste quando saiu por 14M€…
26 Janeiro, 2018 at 20:47
O rapaz tem os mesmos genes que o Miguel.
Não tinhas hibernado de vez? Por mim podes vir ao tasco quando quiseres e escreveres o que te der na real gana.
27 Janeiro, 2018 at 8:23
Posso esperguiçar-me? 😉
26 Janeiro, 2018 at 19:22
Racismo? Nop. Foi mal criado, linguagem de futebol.
26 Janeiro, 2018 at 19:25
Está aqui um exemplo de como a fruta rendia no passado: https://www.youtube.com/watch?v=NGWHq-h_yMs
26 Janeiro, 2018 at 20:53
De lá para cá só mudaram as cores e a (im)parcialidade do Alexandre Albuquerque. Engraçado que na juventude, nos primeiros tempos na RTP, falava o que via, agora, nos quadros, a ganhar mais de 1300€, ignora estas situações.
26 Janeiro, 2018 at 19:28
Se o disse foi uma frase infeliz, não sei se ele é racista ou não, duvido que atletas de desportos coletivos o sejam… agora na nossa sociedade estão intrínsecas frases infelizes, que já todos dissemos.
Uma coisa é estar o jogo todo a destratar o outro com insultos racistas, outra é largar uma cara lha da, que não é nada se não uma caralhada.
26 Janeiro, 2018 at 20:05
O Fábio chamou “preto” ao Marega…?
Pois…isso é realmente um “grande ofensa”, atendendo que o Marega…é branco…
Isso é como os “assédios sexuais”…
Agora “não há ninguém” …que não seja “assediada”…
Não que eu ache bem uma coisa ou outra…
Mas parece-me que estamos a “entrar numa espiral…de loucura” colectiva…!
SL
26 Janeiro, 2018 at 20:13
Max, chamar preto já é mau, chamar preto do crlh ainda é pior.
26 Janeiro, 2018 at 20:20
Amigo eu não sou nem nunca fui racista (aliás tenho pretos na minha ascendência…)…
Fiz a guerra em Moçambique numa Companhia de pretos…e nunca chamei negro a ninguém…
Compreendo que pode chamar-se “preto” em jeito de ofensa…mas o “completo” de que o Fábio “fez acompanhar o preto”…
É linguagem corrente no Norte e creio não ser nessa Região do País…tida como ofensa…
O Fábio é um homem do Norte…
E essa linguagem “parece-me corrente” nos meios futebolísticos…
Creio que se estará a tentar “fazer uma tempestade num copo de água”…e todos “compreendemos” o porquê desse desejo…
Eu nunca lhe chamaria isso…mas entendo que se ele por exemplo lhe tivesse chamado “macaco” (como usualmente fazem quando querem ofender um preto), isso par4a mim seria muito mais grave…
Não “louvo” a acção do Fábio…
Mas não lhe atribuo essa gravidade…!!
Abr e SL
26 Janeiro, 2018 at 20:21
“Complemento” …e não “completo”
SL
26 Janeiro, 2018 at 23:27
Linguagem corrente no norte e no sul, chamar preto é normal.
Não é branco.
Agora vão castigar alguém por ler lábios, ridículo.
Como alguém disse acima o Soares e homofobico por mandou o Sérgio tomar no cu.
Mais uma vez o Max é a pessoa mais equilibrada da tasca
Sl
26 Janeiro, 2018 at 20:16
os púdicos acordaram agora para o “preto do caralho”…
coitados, não vão ao futebol.
há desabafos muito piores e com mais desprezo.
26 Janeiro, 2018 at 23:27
E já agora saiam à rua.
Sl
26 Janeiro, 2018 at 20:33
Do ponto de vista desportivo: Será possível contratarmos o Fábio Coentrao? Qual seria o valor máximo que dariam por ele?
Eu acho tão importante termos este tipo de jogadores…
26 Janeiro, 2018 at 20:39
OFF:
Bem JJ:
https://twitter.com/lmc1906_SCP/status/956830079241375744
26 Janeiro, 2018 at 20:48
FDP da pior espécie. 6M? Foda-se, com isso fechava-mos o fosso e ainda ia-mos buscar o Pedro Martins.
26 Janeiro, 2018 at 20:53
Se fossemos buscar o PM fechávamos o fosso com ele, pq está gordo que nem um texugo.
26 Janeiro, 2018 at 20:47
Desespero e hipocrisia!têm memória curta mas o Balotelli e o Drogba sabem o que passaram quando jogaram na casa do clube que agora acusa de racismo,suas claques imitavam macacos(ironicamente seu líder é conhecido como é!lol)quando esses jogadores tocavam na bola e clube veio em defesa dizendo que gritavam “Hulk hulk hulk” chicos espertos.
26 Janeiro, 2018 at 20:50
Mas isso vem na mesma onda do que escrevi lá atrás. Há pesos e medidas diferentes. Toda a gente tem telhados de vidro, por isso não vale a pena dizer que o Sporting isto, o Sporting aquilo.
Foi uma situação isolada, que deve ser reparada e não repetida.
Somos um clube para toda a gente.
26 Janeiro, 2018 at 20:54
Quem se insurge contra este tipo linguagem … ou é um Sonso filha da puta ( quero apenas atingir algumas pessoas sem nunca ter conhecido as suas mãe e sem saber se são pretas ou brancas) ou nunca jogou à bola na rua com os seus amigos!
26 Janeiro, 2018 at 20:55
Entretanto…
“O Sporting CP apresentou nesta sexta-feira à tarde, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, a sua 55.ª modalidade, que corresponde à 13.ª adaptada: futsal para surdos. O projecto surge em parceria com a Associação de Surdos do Porto e será válido até 2021, ano em que se sucedem os Jogos Surdolímpicos de 2021.”
Podem ler mais onde está tudo verde no branco: http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/desporto-adaptado/2018-01-26/sporting-cp-apresenta-equipa-de-futsal-para-surdos
26 Janeiro, 2018 at 21:01
Bom!!!
Muito bom!!!
26 Janeiro, 2018 at 20:57
Mas está tudo doido?! Andamos a discutir racismo, quando o Coentrão teve um momento banal, daqueles que ocorrem em todos os estádios, com a condicionante de os atletas de azul estarem a dar porrada a rodos nos nossos e nós sempre a levar amarelos.
Antes de castigarem o Fábio abram sumaríssimos ao Alex Telles, ao Marega ou ao Filipe.
26 Janeiro, 2018 at 21:58
Ora até que enfim!
+1
26 Janeiro, 2018 at 21:00
Não vou comentar nenhuma opinião sobre o tema “Fábio”, pq entendo que não o devo fazer.
Enquanto pratiquei desporto fiz bastantes amigos de outras raças. Uns do meu lado, outros como adversários. Com alguns deles ainda convivo extra desporto, pontualmente ou no dia a dia.
O chinoca do caralho, o chamussas do caralho, o lelo do caralho e o preto do caralho.
Ainda recentemente disse a um grande amigo meu (tem Mahomed no nome e vai ler isto) que não devia ir a clientes porque com a barba que tem eles iriam fugir a pensar que ele tinha um colete bomba por baixo do casaco.
O que fará isto de mim? Je suis qq coisa.
Bem, os jogadores a quente usam e abusam deste tipo de linguagem e consigo separar perfeitamente o que é racismo do que é um… insulto.
No entanto, casos puros de racismo (adeptos e atletas) devem ser punidos exemplarmente.
26 Janeiro, 2018 at 21:03
Óbvio!
26 Janeiro, 2018 at 21:06
Sim, concordo…
Mas “sou contra”…as histerias…!
SL
27 Janeiro, 2018 at 8:18
E mesmo assim, mantém a coragem de vir ao Tasco.
27 Janeiro, 2018 at 9:26
Tenho por aqui muitos amigos…
E anos suficientes para “filtrar” muita coisa…
Embora tenha muita pena “do caminho” que muitas vezes é aqui trilhado por pessoas que “deixam” que a razoabilidade seja “ultrapassada”
e “se percam” completamente “nas curvas” de uma “discussão estéril”…
Sporting Sempre…!!
Abraço e SL
27 Janeiro, 2018 at 0:06
Completamente de acordo. Podemos dizer que é feio, a evitar e eacusaso mas que atire a primeira pedra que nunca disse e dou como exemplo algo que me recordo de um senhor no estádio dizer com freuqencia “fodasse, preto do crl” sempre que o Yannick Djaló fazia merda. Eu pensava o mesmo, não dizia, mas era capaz de dizer “olha me este fdp”… terei eu alguma coisa contra a senhora mãe do Djaló, claro que não.
26 Janeiro, 2018 at 21:02
Depois de empatar com a poderosa Tailândia, a seleção de futsal vai perdendo com a ultra-poderosa seleção de Marrocos. Braz (parei de rir), mas é mesmo para trazer a medalha mais alta?!
26 Janeiro, 2018 at 21:20
Cary.