Tem sido a história do campeonato nacional de Juniores e este fim-de-semana tivemos mais um filme de horrores patrocinado pela equipa sub-19, que acabou em beleza graças ao dedinho de Tiago Fernandes.
A vencer por 2-0 na primeira parte e a controlar as incidências da partida na sua totalidade (impressionante Daniel Bragança e o seu domínio do meio-campo) os juniores apareceram mais descontraídos e desconcentrados no segundo tempo, permitindo aos homens do Restelo um domínio em crescente.
O primeiro golo do Belenenses desequilibrou a equipa definitivamente e adivinhava-se que seria uma questão de tempo até deixar fugir a vantagem. O empate chegou pouco depois, com uma sucessão absurda de erros defensivos e coube à equipa voltar a ir atrás do prejuízo. A vitória chegaria no último suspiro, com mais um lance de bola parada estudado na perfeição. Elves Baldé, que tem claramente carregado a equipa nestes últimos tempos, celebrou a segundos do fim para delírio de toda a equipa técnica.
A última partida desta fase está marcada para o dia 3 de Fevereiro, frente ao Sacavenense, e ao que tudo indica o Sporting irá disputar o apuramento de campeão classificando-se no segundo lugar. Benfica, União de Leiria e Vitória de Setúbal seguem o mesmo caminho na Série Sul.
Os Juvenis são a má notícia da semana e complicaram ainda mais as suas contas numa altura proibitiva. Numa fase que se esperava de reação à derrota sofrida frente ao Benfica, um novo desaire frente ao Belém deixa-nos no segundo lugar, com os mesmos pontos do terceiro e muito mais longe do primeiro posto. O Belenenses venceu a partida por 1-0 e sonha agora com apuramento directo para a fase seguinte, sabendo que não depende apenas de si para o conseguir.
Os nossos juvenis, que tantas alegrias têm dado à Academia de Alcochete, parecem ser uma equipa em construção e não um grupo pronto para atacar o tricampeonato. Próxima partida será frente ao União de Leiria, que ocupa o último posto com apenas um ponto.
Num jogo de sentido único, os Iniciados foram até Portimão vencer a equipa da casa por uns expressivos 4-0. No segundo minuto de jogo Lucas Dias abria o marcador para os jovens leões, que a partir daí dominaram todos os momentos e não permitiram um único remate ao adversário. Joelson aumentou a vantagem aos 30 minutos, Hammond abriu a segunda parte a marcar e o mesmo Joelson haveria de bisar (através de uma grande penalidade) fechando assim as contas da goleada.
No dia 4 de Fevereiro os sub-15 recebem o Lusitano de Évora na Academia, em mais uma partida de Série Sul.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
31 Janeiro, 2018 at 6:35
Quanto ao post que é a minha maneira de me manter informado sobre a maior parte formação: Obrigado, Maria Ribeiro!
Os Juvenis são o nosso escalão menos forte, que esbarram no escalão mais forte da tralha vermelha. Não é o fim do Mundo, já se esperava, o título é muito complicado e há que tentar rentabilizar esta malta em jogadores para a equipa A.
Só vi os Juniores! E aquele livre final é de uma classe e segurança. Com miúdos tecnicamente bons, esperava se que alguém batesse direto. É uma prova de que existe coragem e, mais, trabalho, muito trabalho! Esperar que a malta atine que há uma fase final para ganhar!
PS: Disse há dias que não acreditava que os lampiões perdessem pontos até jogar connosco. Felizmente enganei-me. Mas não acredito que se deixem enganar assim tão depressa. Espero estar enganado outra vez. Hoje é o dia ideal, não para limpar a borrada de Setúbal, mas para capitalizar os pontos perdidos pelos rivais e a conquista da TL numa confirmação de estatuto e estofo para sermos campeões. Por isso, hoje especialmente há que ganhar, de costas ou . . . de barriga (ouviste Montero?). Dê lá por onde der!!