No próximo sábado às 14:30 terá início uma das Assembleias Gerais (AG) mais importantes da história recente do Sporting.
As propostas sujeitas à apreciação dos sócios, que quiserem aceitar o famoso repto “apareçam é nas Assembleias Gerais”, foram divulgadas por estes dias. Analisando os vários pontos, verifica-se que as situações polémicas estão reservadas para o final. Espera-se assim que, caso os trabalhos se arrastem, o cansaço dos sócios não venha a inibir a reflexão e atenção que serão essenciais quando se proceder às sucessivas votações…
Ponto 1: atribuição do número 9 a Peyroteo a título perpétuo – nada a opor, apenas se aplaude o reconhecimento votado a um dos maiores expoentes do clube de todos os tempos.
Ponto 2: auditoria de gestão ao mandato anterior (de BdC) de 2013 a 2017, nos moldes do já realizado para os mandatos de outos presidentes. Como se costuma dizer, “quem não deve não teme” e depois de tantas acusações que foram feitas a esta Direção, nomeadamente por PMR, que levantou acusações graves à honorabilidade da Conselho Diretivo e que propôs que se realizasse uma auditoria (acabando depois por recuar), saúda-se esta iniciativa que só contribuirá para que a Direção se possa credibilizar junto dos sócios.
Ponto 3: publicação de relatório de sustentabilidade 2016/2017. Documento de 104 páginas em que se abordam várias vertentes do Universo leonino, desde as claques, aos núcleos, modalidades, infra-estruturas, sociedades imobiliárias, etc Confesso que não analisei o documento ao pormenor (que graficamente está muito bem conseguido), embora me pareça interessante e arejado.
Pontos 4 e 5: extinção da Construz, empresa imobiliária associada ao Sporting, detida a 100% pelo clube, passando os seus ativos (terrenos) para o património do Sporting, que pretende rentabilizar dois lotes na Avenida Padre Cruz (um dos quais incluindo o posto de combustível) para projetos comerciais. Parece uma medida razoável e que não parece merecer qualquer contestação, ficando depois a aguardar-se qual o projeto comercial pensado para aqueles espaços. Terá obviamente a palavra a Direção.
Ponto 6: É aqui que se propõe a alteração dos Estatutos, ou seja quando as coisas se tornam mais delicadas… Estas propostas são divididas em 5 tópicos (destacarei aqueles em que há alterações mais relevantes):
A. Alterações de natureza disciplinar e referentes a direitos/deveres dos sócios
B. Alterações de natureza financeira
C. Alterações de natureza orgânico-formal
D. Alterações referentes à Família Leonina
E. Alterações de natureza linguística.
Proposta A (Natureza disciplinar)
Artigo 21º
“alínea j) colaborar quando solicitado, depondo ou prestando declarações, com respeito pela verdade em matéria de litígios, inquéritos ou processos disciplinares promovidos pelo Clube” – ou seja, um sócio passa a ter o dever de testemunhar contra outro num órgão não jurisdicional e sem que se lhe apliquem princípios próprios de processo judicial, abrindo assim um precedente.
“alínea k) dar conhecimento ao Conselho Directivo do exercício de quaisquer cargos sociais, incluindo a mera participação em listas eleitorais para os mesmos, em outras colectividades desportivas, bem como do exercício de funções de representação de outras colectividades desportivas, associações ou feder ações desportivas a que pertençam.” – Além da intromissão abusiva na esfera privada do sócio, não se percebe qual a utilidade real ou vantagem desta norma para o Sporting.
Artigo 28º (O MAIS POLÉMICO!) – Infrações e sanções disciplinares
“1. Constitui infração disciplinar o comportamento do Sócio, por ação ou omissão, doloso ou negligente, que viole qualquer dever geral, especial ou funcional ligado ao seu estatuto de sócio ou de membro de órgão social do SCP…” Uma redação ambígua, com o uso de termos como “comportamento”, “omissão”, “negligente”, que podem servir de base a sanções do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), mesmo que o sócio não tenha tido influência direta ou voluntária em determinado acontecimento. Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa, acabando por limitar o comportamento e opinião dos sócios.
“2. A tentativa é punível quando o sócio tenha praticado, ou dado início, a actos de execução de um facto que constitua em si uma infração, não se tendo a mesma produzido por qualquer razão que não seja apenas a desistência voluntária do Sócio.” – reforça-se a perplexidade já evidente no item anterior… o sócio poderá ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso. O clube a substituir-se aos tribunais e ao Processo Penal, no âmbito de um processo disciplinar interno.
“3. Para efeitos do disposto no número 1, consideram-se infracções disciplinares, nomeadamente, as seguintes:
– alínea i) Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”. Um sócio que crie um grupo de discussão, por exemplo no FB, na sua página pessoal, ou num bloque ou outra plataforma, ou que expresse qualquer crítica à direção, poderá ser sancionado. A verdadeira lei da Rolha e uma limitação intolerável da liberdade da expressão num clube que sempre primou pelo pluralismo e capacidade de discussão. Se esta norma fosse válida anteriormente, Godinho Lopes teria certamente continuado em funções mais 2 anos, teria sido impedida a existência do Movimento Dar Rumo ao Sporting e André Patrão e Miguel Paim alvo de processo disciplinar. No limite até uma lista alternativa que se apresente em período pré-eleitoral poderia ser inviabilizada. Representaria mesmo um meio de silenciamento de toda e qualquer crítica ou oposição.
Atendendo à polémica que esta alínea estava a suscitar no Universo Leonino, a Direção emitiu hoje um comunicado em que altera a sua redação para: “alínea i) praticar actos ou adoptar comportamentos, no âmbito de grupos reconhecidos ou identificados com o Sporting Clube de Portugal, ofensivos ou injuriosos de qualquer membro dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, ou em violação dos deveres previstos nos presentes estatutos”. Saúda-se esta mudança, embora não se entendam ou aceitem os propósitos que subjaziam à formulação inicial. Por outro lado a perspectiva de chumbo de toda a proposta 6, pois não é possível votar ponto por ponto, poderá ter sido determinante, não deixando de se manter a ambiguidade do âmbito da sua aplicação, no que parece ser o cartão de identidade deste ponto 6.
“8 – A suspensão não pode exceder o prazo de oito anos”. No caso do sócio ser suspenso, essa pena pode ir até aos 8 anos, quando antes ia no máximo a 1 ano. Há aqui um agravamento significativo desta sanção.
“10 – Um Sócio que, no decurso de uma ação disciplinar, deixe por sua vontade de ser sócio, não mais poderá voltar a ser sócio do SCP.” – mais uma penalização duríssima e neste caso definitiva… que além do mais viola a Constituição Portuguesa, no seu artigo 46º, ao limitar a liberdade de associação.
Proposta C (Órgãos sociais)
Artigo 34° (Órgãos Sociais)
“1. São órgãos sociais do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
b) o Conselho Directivo e o seu Presidente” – acrescenta-se o Presidente a esta classificação, o qual passa a estar individualizado. Não se percebendo muito bem a necessidade e alcance da mesma, admite-se que tenha a ver (novamente) com eventuais questões de índole disciplinar, quando o Presidente se sinta questionado/atingido.
Artigo 49° (Processo eleitoral)
“As eleições da competência da Assembleia Geral far-se-ão por lista completa, que englobará todos os órgãos sociais previstos no artigo 34º dos presentes estatutos, considerando-se eleita a lista que obtiver mais votos do que qualquer uma das outras.” (retira-se em relação à redacção anterior: “salvos os casos do Conselho Fiscal e Disciplinar e dos Conselheiros ao Conselho Leonino, em que o apuramento dos eleitos se fará segundo o método de Hondt.”)
Portanto o CFD deixa de ser nomeado através do método de Hondt e será composto apenas por elementos da lista vencedora, tornando mais fácil a sua instrumentalização, sabendo-se que será mais vezes chamado à liça, tendo em conta o novo quadro disciplinar (muito mais gravoso). Não deixa de ser curioso que a atual Direção, em conjunto com a lista ao CFD independente, tenha sido responsável (e bem) pela introdução da atual fórmula com o método de Hondt, que serviu de referência para a eleição do CFD de 2013. Agora opta por revogar o que antes propôs…
Artigo 55º – A (Competência do Presidente do Conselho Directivo)
“1. Sem prejuízo e além do mais que se encontre consignado nos presentes estatutos, o Presidente do Conselho Directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, tem por competências: (…)
b) Criar e extinguir um conselho estratégico, composto por um número ímpar de membros, não superior a 15, que se designará “Conselho Leonino”, em homenagem a todos os sócios que serviram o Clube enquanto conselheiros leoninos; este conselho estratégico terá natureza meramente consultiva do Presidente do Conselho Directivo, tendo em vista a recolher aconselhamento na definição de estratégias a seguir para o desenvolvimento a médio e a longo prazo das actividades do Clube.”
Esta é uma das principais novidades desta AG: a “extinção” do Conselho Leonino (artigo 61º e ss.). Na verdade, muitos sócios já vêem há vários anos com desconfiança este órgão consultivo, para muitos não tendo qualquer utilidade prática, representando o resquício de tempos antigos e constituindo uma feira de vaidades. Na verdade, na última eleição há menos de 1 ano, a lista C de Gonçalo Nascimento Rodrigues abriu uma nova perspetiva e esperança para este órgão, rejuvenescendo-o para que pudesse assumir-se como um bom apoio à Direção na sua ação, através de sugestões ou conselhos. Por esse motivo, recebeu 20% dos votos, incluindo assim muitos que votaram em BdC para o Conselho Diretivo. Mas mesmo que se aceite a eventual extinção, a verdade é que não é isso que acontece na prática. Deixa de existir um Conselho Leonino eleito e passa a existir um outro … designado pelo presidente. Se assim é… qual a justificação para isso e que ganha o clube com esta alteração? Os futuros elementos deste assim designado Conselho Estratégico, terão alguma remuneração ou benesses associadas? Que garantias existirão, de que não se tratarão apenas de “yes men” sem qualquer mais-valia em termos de massa crítica para o clube? Qual a sua utilidade, quando já existe um CFD com funções consultivas ao dispor do Conselho Diretivo?
Proposta D (Família Leonina)
Artigo 61º
“1 d) as Organizações que, seja qual for a sua denominação, agrupam, sem base territorial, sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e pretendam manter e promover a unidade e a solidariedade da família leonina, designadamente, os grupos organizados de adeptos (GOA), constituídos e organizados nos termos da lei, a Fundação Sporting Clube de Portugal, IPSS, a Fundação Leões de Portugal IPSS, o Grupo “Os Cinquentenários” e o Grupo Stromp.”
Neste caso são discriminados os elementos que se considera fazerem parte da Família Leonina, abrindo-se aparentemente a porta a núcleos virtuais. Nada a contestar ou a destacar aqui.
Ponto 7
“Condicionado à aprovação da proposta A apresentada ao abrigo do Ponto 6 da Ordem de Trabalhos, o ConselhoFiscal e Disciplinar propõe que a mesma Assembleia Geral discuta e delibere aprovar o Regulamento Disciplinar, em anexo, elaborado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, o qual contém o regime aplicável às infrações disciplinares praticadas pelos Sócios do Sporting Clube de Portugal.” – são destacadas as várias questões que foram sendo ressalvadas no ponto anterior e que se relacionam com questões disciplinares dos sócios. Obviamente que se a proposta A do ponto 6 não for aprovada este ponto não se aplica.
Ponto 8
“O Conselho Directivo propõe que a Assembleia Geral do Sporting, discuta e delibere sobre o Relatório e as Contas Consolidadas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2016a 30 de Junho de 2017”
Como comentário final, estas alterações que são agora levadas a AG e particularmente em relação ao novo regulamento disciplinar, configuram algumas situações polémicas, com reforço do poder de discricionariedade desta Direção, diminuindo o espaço de debate, de participação e de pluralidade no clube.
Aumentam a intolerância e parecem representar menor abertura dos corpos sociais aos contributos e sugestões dos sócios, que cada vez mais se sentirão inibidos a fazê-lo. Tornam muito mais fácil sancionar sócios e alargam muito o âmbito das penas a aplicar. Se por um lado, não é aceitável que se injurie ou calunie o presidente (como qualquer outra pessoa) e para dirimir situações graves existem, se for necessário, os tribunais, seria também desejável que alguns qualificativos lamentáveis que vão sendo atribuídos aos sócios como “sportingados” ou “sportinguenses”, chegando por vezes ao insulto, fossem erradicados dos posts do Facebook de BdC. Ganharíamos todos com isso em termos de pacificação e coesão interna, sendo reforçada a moral de BdC para exigir reciprocidade.
A análise destas propostas não tem a ver com gostarmos mais deste ou daquele treinador ou mesmo do atual presidente. O que está em causa é como queremos que seja o ADN e essência do Sporting Clube de Portugal a partir daqui. Algo que está para lá da disputa de um campeonato ou troféu. Se queremos manter o que de bom e distintivo tínhamos no clube (porque também existiam coisas boas e de que nos orgulhamos, para além de outras que repudiamos) ou se preferimos entregar-nos de forma cega e acrítica às decisões de uma Direção, por muito que nos sintamos no momento apoiantes da mesma, seguindo na esteira de outros clubes com que não nos identificamos. Se preferimos um Sporting plural, participativo, tolerante, ou singular, fechado, impiedoso e rígido. E convém não esquecer onde nos levou a confiança excessiva em quem nos dirigia em tempos não muito recuados. Têm a palavra os associados do clube…
PS – o Sporting ganhou ao Guimarães e isolou-se à condição no primeiro lugar o que nos enche a todos de alegria e renova as nossas esperanças para o grande objetivo: o título. Um post que coloque questões incómodas ou que exigem a nossa reflexão será sempre controverso. Se tivéssemos perdido, seria encarado como oportunista por aproveitar o mau momento, assim poderá sempre ser acusado de tentar desestabilizar quando estamos bem. Faz parte da “lógica” das coisas. Mas devo recordar que quem agendou uma AG tão importante para esta data foi a Direção. Esta é pois a altura certa para se debater, refletir e depois, no sábado, votar as propostas de forma consciente e informada. Por isso, mesmo tendo deixado aqui esta análise, será importante que cada um leia as propostas e estabeleça a sua própria reflexão e opinião. Podem consultá-las clicando aqui
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leoníssimo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
1 Fevereiro, 2018 at 16:56
Por favor, ninguém leve nada alusivo aos States!
Pode dar cócó…
#sejemhomis
#principiosparatótós
#mundodasamarguinhas
1 Fevereiro, 2018 at 17:06
então e sobre as propostas o sr tem algo a dizer?
1 Fevereiro, 2018 at 17:15
Tenho… Pouco, mas tenho!
Mas não sei se o amigo Pablo vai perceber porque não está em Castellano.
1 Fevereiro, 2018 at 17:18
felizmente continuo a falar e a escrever português, o sr é que é capaz de ter dificuldade em argumentar e refugia-se em parvoíces como de costume
2 Fevereiro, 2018 at 6:24
Geralmente refugio em parvoíces quando alguém quer partilhar as suas comigo.
1 Fevereiro, 2018 at 22:23
E tinhas exatamente o quê a dizer que não percebi, Sake?
1 Fevereiro, 2018 at 17:05
Queridos consorcios, el artículo 28 es una verdadera aberración!
Fico feliz por estar a ser trazido à mesa da Tasca, pois é importante que as pessoas poderem bem o que querem responder a este pequeno momento de prepotência.
É uma pena que não exista forma dos sócios poderem manifestar a sua opinião de forma digital, pois há centenas de milhares que não podem deslocar-se à AG. Muito provavelmente eu irei passar o fim de semana a Lisboa propositadamente para poder votar contra esta proposta.
1 Fevereiro, 2018 at 17:09
E vai votar contra porque….
1 Fevereiro, 2018 at 17:17
por isto: «praticar actos ou adoptar comportamentos, no âmbito de grupos reconhecidos ou identificados com o Sporting Clube de Portugal, ofensivos ou injuriosos de qualquer membro dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, ou em violação dos deveres previstos nos presentes estatutos”. »
Isto soa-me a mordaça, soa-me a fascismo, soa-me a perseguição. Então imagine que eu crio um Grupo dos Amigos Sportinguistas de Madrid e que esse grupo ganha visibilidade suficiente e que adoptamos uma postura crítica para com determinadas acções da direcção. Sou expulso de sócio? Como se decide o que é ofensivo? Então e o presidente vai levar um par de patinetes quando ofender os sócios no facebook?
1 Fevereiro, 2018 at 17:28
” Então e o presidente vai levar um par de patinetes quando ofender os sócios no facebook?”
Touche!!
Chamar Sportingados a sócios é capaz de violar os deveres previstos nos estatutos…..
1 Fevereiro, 2018 at 20:10
O monólogo da vassoura
1 Fevereiro, 2018 at 22:53
Então, Trolha?
O pai dos monólogos não é vossemecê?
1 Fevereiro, 2018 at 17:30
Uma postura crítica é igual a uma postura ofensiva ou injuriosa?
É que não é bem a mesma coisa…
E digo já que por mim, esta proposta não passa. Para ofensas e injúrias existem os tribunais. Mas depois o coreano anda a meter sócios em tribunal, fascismo, totalitarismo, etc…
1 Fevereiro, 2018 at 17:34
“postura ofensiva ou injuriosa”….
isto é muito vago…. e tem muito que se lhe diga.
O que é ofensivo e injurioso para mim pode não ser para ti….
Para ser “ofensivo” não é preciso chamar filho da p.uta ….. a alguém.
Ou seja…entramos no campo da subjectividade…..
1 Fevereiro, 2018 at 20:11
Preto do caralho!
1 Fevereiro, 2018 at 17:36
caro sardinha verde se isto fosse aprovado o presidente estava a dar um tiro no pé ou então fechava a conta na rede social
1 Fevereiro, 2018 at 18:51
Descubram as diferenças:
PARTE ESPECIAL
TÍTULO I
DOS CRIMES CONTRA AS PESSOAS
CAPÍTULO VI
Dos crimes contra a honra
ARTIGO 180.º
(Difamação)
1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.
2- A conduta não é punível quando:
a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e
b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira.
3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar.
4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação.
ARTIGO 181.º
(Injúrias)
1- Quem injuriar outra pessoa, imputando-lhe factos, mesmo sob a forma de suspeita, ou dirigindo-lhe palavras, ofensivos da sua honra ou consideração, é punido com pena de prisão até 3 meses ou com pena de multa até 120 dias.
2- …
#Como_é_bom_poder_ofender_e_injuriar_elementos_dos_orgaos_sociais
1 Fevereiro, 2018 at 21:09
Tens toda a razão. Eu voto a favor 500%. Puta que pariu os carunchos sportingados que jogam de braço dado com interesses alheios, na esperança de imporem os seus a cada um de nós, i.e., ao Sporting.
1 Fevereiro, 2018 at 22:25
Muito bem!
1 Fevereiro, 2018 at 21:37
“Muito provavelmente eu irei passar o fim de semana a Lisboa propositadamente para poder votar contra esta proposta.”
Parabéns por isto! O Sporting é isto, é dos sócios! Quem tiver possibilidade não falte!
1 Fevereiro, 2018 at 22:26
Muito bem (sem ironia, Tiago)…
1 Fevereiro, 2018 at 17:11
primeiro que tudo obrigada cherba pelo resumo! ainda não li tudo mas o art 28 comigo e com os meus votos não passa … vou ler com mais calma os outros.
p.s eu sou pro bruno mas o art 28 é uma santa palermice só …
1 Fevereiro, 2018 at 18:02
O Cherba só recebe a avença! 😉 quem fez o trabalho foi o Leoníssimo! 🙂
S.L.
1 Fevereiro, 2018 at 22:26
Presente!
1 Fevereiro, 2018 at 20:18
Bela lê primeiro e depois decides se é uma palermice.
1 Fevereiro, 2018 at 17:12
Sem dúvida,alterações importantes para o Clube que queremos que seja o Sporting. Um clube pluralista, espero. Infelizmente, e tendo em conta que as propostas foram tornadas públicas vários dias depois da convocatória, provavelmente muitos sócios ainda não estão conscientes das mesmas. Um óptimo texto para esclarecer os mais preguiçosos.
1 Fevereiro, 2018 at 21:15
Para mim a Democracia não pode ser a Vilipendiocracia que vigora. Um Estado de Direito tem de ter Leis a que todos se têm de subordinar.
Dou LUZ TOTALMENTE VERDE ao Presidente para fazer as regras que um Clube sério precisa para viver com seriedade e continuar a ser sério mesmo depois do Presidente se reformar.
Não quero um Sporting para mais vinte anos e depois disso, um clube que suceda ao porco e ao venfique na vigarice. Quero um Clube que forme Homens Dignos, portadores de valores e princípios que os conduzam à realização pessoal sem atropelos de terceiros (ou por terceiros).
Quero um Sporting que continue a executar na Sociedade Portuguesa a Missão que os Fundadores definiram e que a História engrandeceu e engrandecerá. Se para isso é necessário pôr a andar uns quantos fdp que circulam cá dentro, se é preciso que percebam o que lhes acontecerá caso se voltem a comportar-se como têm feito até aqui, agindo contra o Sporting Clube de Portugal, ASSIM SEJA!
2 Fevereiro, 2018 at 18:19
Senhores, que violencia! O Presidente? O Presidente passa e o Sporting fica. Os Presidentes que se lixem, eu sou do Sporting! Mas do Sporting sem amarras – que isto soa a Lei da Rolha ou entao o Presidente vai ter de fechar a boca e partir o teclado em 90% dos casos.
O Sporting tem de ser discutido e a Direccao chamada “‘a pedra” se for caso disso. Sinceramente nao percebo a pertinencia deste artigo ao contrario de outros que sao da mais elementar logica.
SL
1 Fevereiro, 2018 at 17:13
Só um exemplo, porque já estou a ver que os criticos que não aceitam criticas tem aqui muito pano para mangas e eu… nem por isso.
“Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”.
Um sócio que crie um grupo de discussão, por exemplo no FB, na sua página pessoal, ou num bloque ou outra plataforma, ou que expresse qualquer crítica à direção, poderá ser sancionado.
Sério?????????????????????????????????????????????????????????????
NOTA:
Desde quando uma discussão ou uma critica implicam uma sanção? Portanto, o sócio cria um blogue… diz “eh pá, não tires o Bas Dost” ou “põe o Doumbia, caralho”…
Mas sera que o pessoal não consegue distinguir o que é uma critica dum ato injurioso ou calunioso??? Ou será que apenas estão formatados para criticar, ofendendo?
Eh pá… MENOS!
1 Fevereiro, 2018 at 17:16
de todas as formas …limita a liberdade .. e o Sporting ainda não é um tribunal logo se te sentees injuriado é no tribunal que vais resolver essa questão e não no SPORTING lamento mas não concordo com este art. 28
1 Fevereiro, 2018 at 17:19
muy bien, señora
1 Fevereiro, 2018 at 18:54
lol….libertinagem queres tu dizer.
1 Fevereiro, 2018 at 20:40
Enganas-te Bela. Tal como qualquer Associação, o SCP tem um tribunal. Chama-se Conselho Fiscal e Disciplinar.
Qualquer associação tem um orgão de jurisdição.
1 Fevereiro, 2018 at 22:28
Conselho Fiscal e Disciplinar que passa a ter apenas elementos da lista do presidente…
2 Fevereiro, 2018 at 0:10
É fácil de compreender Leonissimo.
Clarinho como água.
2 Fevereiro, 2018 at 0:22
E? O que é que isso interessa? Tens o supremo nas mãos. Mas é assim tão difícil de entender? Podes reverter qq decisão em AG desde que tenhas votos.
1 Fevereiro, 2018 at 18:55
Volta >PMR estás perdoado.
1 Fevereiro, 2018 at 22:29
Sim?
1 Fevereiro, 2018 at 22:32
Sabes que foram processados sócios por opiniões que veicularam em grupos do FB e em páginas pessoais? (se bem que o que foi invocado que foi por difamação e calúnias). Se eu disser que o “presidente ou o treinador é incompetente” como desabafo (este ou outro qualquer) o que impede o CFD de me colocar um processo disciplinar com estas novas disposições?
2 Fevereiro, 2018 at 15:49
“se bem que o que foi invocado que foi por difamação e calúnias”
Estas não mereciam estar “perdidas” entre parentesis pela sua pertinência.
1 Fevereiro, 2018 at 17:16
Já li no original, não vou votar (porque não é fácil ir a Lx…) mas votaria contra em nome de muito do que está escrito pelo Leoníssimo: as mais importantes propostas de alteração são limitadoras de direitos constitucionalmente consagrados, como o direito à liberdade de expressão (aliás, falta muito pouco para se tentar ‘legislar’ no sentido da limitação da liberdade de pensamento…).
‘O Sporting é nosso outra vez’ passaria (se as alterações fossem aprovadas) a significar ‘o Sporting é de quem pensa como eu’.
Num momento em que é visível o abismo que nos separa da agremiação galinácea é perturbador que vá a debate e votação da nossa Assembleia Geral um conjunto de alterações que nos colocaria em rota de aproximação à prática vieirista de blindagem estatutária.
O nosso Clube é muito mais do que isto e espero que até à reunião haja clarividência para deixar cair o que configura qualquer tipo de porta aberta à perseguição/castigo por delito de opinião e limite a democracia interna.
SPOOOOOOOOOOORTING!
1 Fevereiro, 2018 at 17:43
Como muitas vezes acontece, estou inteiramente de acordo consigo, prezado ffigueiredo. O que me poupa, sinceramente a puxar pelos neurónios.
Acrescento apenas que não podendo ir à AG, não pelos mesmos motivos que o seu, pois resido em Lisboa, e porque prezo a Liberdade de opinião (felizmente que sobre a de Pensamento nem o machado) é meu propósito enviar email ao Sporting Clube de Portugal explicando as razões porque
discordo do Artigo 28 e outras considerações que me parecem pertinentes.
SL
1 Fevereiro, 2018 at 17:45
Obrigado jmfs1947!
Um abraço
SPOOOOOOOORTING!
1 Fevereiro, 2018 at 17:46
E destaco isto que, como Sportinguista, corroboro especialmente:
“… é perturbador que vá a debate e votação da nossa Assembleia Geral um conjunto de alterações que nos colocaria em rota de aproximação à prática vieirista de blindagem estatutária.”
1 Fevereiro, 2018 at 17:57
É!
Claro que o mais importante é a Democracia e a garantia de ser livre a sua prática na vida do Clube.
Mas, neste momento preciso, é um enorme disparate estratégico e táctico levar uma coisa destas a debate e votação. quando temos o adversário em queda livre (quiçá vítima de um auto-KO…) vamos dar um argumento ao ‘são todos iguais’ que hoje é um dos principais argumentos pró-galináceos.
Não lembraria ao diabo…
SL
1 Fevereiro, 2018 at 21:29
A questão é conhecida e o mérito desta causa é a prevenção do futuro do SCP.
Todos sabemos como é fácil um grupo de energúmenos apoderar-se de um Clube e fazer dele a sua QUINTA.
Há que levantar barreiras a essa possibilidade. Bruno de Carvalho vai no Segundo mandato, está cheio de cabelos brancos e sabemos que, não é eterno e que o tempo… bem, “tempus fugit”. Ou tomamos essas medidas, sacrificando alguma coisa ou, então, não as tomamos e vamos ter Sporting mais vinte anos. Depois, volta a escumalha. Se não estiver cá dentro, não volta…
A Democracia impõe um exercício judicioso e sério da liberdade, não é libertinagem em vilipendiocracia. Está bem claro que é isso que tem acontecido com algumas ovelhas muito negras, maçãs verdadeiramente podres, no nosso Clube.
Por mim, o Presidente e a Direcção têm a aprovação garantida pois, nada do que é proposto é contra o Sporting mas, tudinho em defesa do Clube.
O benfica tropeçou e está a dar com os cornos num muro porém quem pode garantir que se não levanta e não põe novos cornos na testa? Alguém????
Precisamos garantir isso no nosso Sporting não queremos Godinhos, nem Pintos da Costa e muito menos Arguidos-Luis à frente dos nossos destinos pois nada de bom se augura com isso.
Apoiámos o Presidente uma vez, duas vezes, mil vezes? Enquanto o lá quisermos é para apoiar ou bem que acreditamos estar no rumo certo ou não. Agora é a altura de dizer não à benfiquização do Sporting Clube de Portugal.
2 Fevereiro, 2018 at 15:34
Poderia responder com uma imensidão de lugares comuns, mas prefiro ser directo: nada, NADA, justifica atropelos à Democracia! Nada justifica limitações ‘administrativas’ à liberdade de opinião! Nada justifica que se transforme um Conselho Disciplinar numa espécie de ‘tribunal plenário’ dos tempos do outro senhor! Nada justifica que se comece por silenciar potenciais vozes discordantes eliminando a eleição pelo método proporcional de Hondt! Nada justifica que se substitua um órgão ‘inútil’ por uma câmara de eco! Nada justifica que se impeçam candidaturas parciais aos órgãos directivos do Sporting! Nada na actuação de meia dúzia de gajos indignos justifica que se instale um regime absolutamente presidencialista!
Concordo com uma afirmação: “Agora é a altura de dizer não à benfiquização do Sporting Clube de Portugal”. Não levando estas alterações a votação!
Além disto (que para mim é quase tudo!), BdC devia ter presente a afirmação atribuída a Winston Spencer Churchill: ‘mantém os teus adversários por perto e os inimigos ainda mais perto’; aprovando esta aberração, faz precisamente o contrário: afasta-os, obriga-os a conspirar e arrisca ‘cair’ devido a isso. A História está cheia de exemplos…
SPOOOOOOOOOOOOORTING!
3 Fevereiro, 2018 at 9:10
Meu amigo, voltei a este post para avivar a memória sobre a intervenção de um tasqueiro, relativamente a este tema da AG e deparei com este seu comentário.
Uma vez mais, obrigado pelo seu equilíbrio.
SL
1 Fevereiro, 2018 at 22:32
Muito bem amigo. São comentários como o seu que ainda me fazem aqui vir comentar (além de hoje devido ao facto de ser autor do post)
2 Fevereiro, 2018 at 15:35
Um abraço e obrigado pelo trabalho
SL
1 Fevereiro, 2018 at 17:23
É sempre perigoso fazer alterações tão radicais com aquelas q aparecem descritas no ponto 6.
Obviamente existem coisas q fazem sentido, mas por outro lado seria sensato neste momento fazer alterações de uma forma mais “soft”. Não digo q estas questões, exatamente nestes moldes, não poderiam ir a votação no futuro, mas deveria haver uma fase intermédia.
Sinceramente é algo q me preocupa um pouco.
Por um lado tratando se do ponto principal da assembleia geral uma não aprovação seria uma derrota clara da direção e poderia causar uma clara onda de instabilidade interna e externa.
Por outro lado uma alteração destas não tem volta a dar e a sua aprovação pode ser perigosa futuramente tal como é referido no post.
Não irei à assembleia, uma vez q nao tenho possibilidade de me deslocar a Lisboa, mas mesmo q fosse não sei o q faria pois estou totalmente dividido (o q é mau sinal pois até hoje nunca me lembro q não estar de acordo com uma medida desta direção e do presidente BdC).
1 Fevereiro, 2018 at 17:28
Porque é que um chumbo na AG criaria instabilidade interna e externa?
1 Fevereiro, 2018 at 17:30
Instabilidade por se chumbar um ponto de alterações de estatutos da AG ?! Só se os Sportinguistas forem uns imbecis…o que eu não acredito.
Acho que Domingo estaremos sem este ponto aprovado, em grande massa na Amoreira e ganharemos mais uma batalha, mantendo o 1 lugar!
1 Fevereiro, 2018 at 17:39
Sejamos sinceros…
Excluindo o ponto 6, uma pessoal olha para os outros pontos e diz: “Isto não tem absolutamente interesse nenhum. Não serve para nada”.
Depois chegamos ao ponto 6 q é claramente O PONTO desta Assembleia Geral.
Digo e mantenho q a não aprovação dele seria uma derrota para a direção.
Mas a culpa disso não é dos sócios.
A culpa é de quem teve a ideia de levar estas questões nestes moldes a votos.
1 Fevereiro, 2018 at 17:45
Não há culpa. A direção acha importante esta alteração, se os sócios reprovarem não há alteração e a vida segue normalmente. Só vai desestabilizar o que as pessoas quiserem e sinceramente parece-me estúpido que as pessoas queiram que algo tão simples desestabilize o clube…
2 Fevereiro, 2018 at 1:06
Fdx a mim não destabiliza coisa nenhuma! Apoio esta direcção, sei no que vou votar, se os pontos forem chumbados a vida continua!
1 Fevereiro, 2018 at 21:31
FDS Não vos entendo
1 Fevereiro, 2018 at 17:29
Para mim é simples. Não concordo minimamente com um clube que policie os seus sócios porque um clube é o inverso!
E ainda por cima sou gajo para defender sempre a liberdade de expressão, por mais estúpido ou insultuoso que uma coisa seja. Desde que obviamente dentro dos limites da lei do estado.
Se um sócio do Sporting odeia o presidente do Sporting, o seu treinador ou um jogador qualquer, ele deve ser livre para dizer que ele é um filho da puta. Obviamente sem ser expulso ou suspenso! Era só o que faltava!
Por isso, se for possivel vou sem duvida à AG para votar contra o ponto 6. Felizmente tenho visto isto discutido por todo o lado e estou confiante que os Sportinguistas vão comparecer e rejeitar esta alteração.
É legitimo por parte da direcção colocar na ordem dos trabalhos, cabe aos sócios decidir que clube querem!
1 Fevereiro, 2018 at 17:44
《Se um sócio do Sporting odeia o presidente do Sporting, o seu treinador ou um jogador qualquer, ele deve ser livre para dizer que ele é um filho da puta.》
Se não gosta basta dizer pura e simplesmente q NÃO GOSTA.
É necessário insultar as pessoas e até mesmo a mãe delas?
Para mim isso é algo q ultrapassa a liberdade de expressão.
E digo mais: se algum sócio se dirigir ao seu Presidente em atividade nesses modos (com essa expressão ou alguma de igual valor) não merece ser sócio do Sporting Clube de Portugal.
1 Fevereiro, 2018 at 17:50
Não há necessidade de muita coisa que acontece e no entanto acontece. Têm a reprovação pública do acto. No limite criminal…o visado ou a mãe do dito vai a tribunal e recebe a compensação se de facto não for uma puta. Se isto de ir a tribunal parece ridículo…diz tudo sobre o que acho desta proposta.
Então e se for cabrão também não pode?! “Cabrão do X falha-me aquela merda?!” – suspenso 8 anos de sócio!
Temo que deixamos de ter 100 mil para ter 10 mil sócios…
1 Fevereiro, 2018 at 18:00
Acho q não podemos ver as coisas nem por 8 nem por 80.
Pelo q percebi a sanção máxima são 8 anos. Logo, não significa q esse seja o “preço tabela” para tudo.
1 Fevereiro, 2018 at 18:12
Então filho da puta vale 5 anos, cabrão 2?! Qualquer coisa deste género?!
Se calhar é criar uma tabela de insultos…
Não…para mim não dá. É inaceitável.
Se um dia o estádio rebenta pelas costuras com um treinador e canta em unissono “E ó XXX…vai pó caralho!!”. Vale quantos anos de suspensão para toda a gente que está no estádio?!
1 Fevereiro, 2018 at 18:16
Vai levar no c*.
Conta como insulto? É que alguns podem levar ao contrário (sem duplo sentido)
1 Fevereiro, 2018 at 18:18
Não é um insulto…é mais um desejo suponho…talvez dependa do Advogado que o sócio arranjar…
“O meu cliente pensou que o senhor era homossexual, e uma vez que gosta muito dele desejou-lhe que tivesse enorme prazer”…
1 Fevereiro, 2018 at 18:10
O Godinho ouviu isso quabdo era Presidente e continua a ser assim tratado. Ninguém foi expulso de sócio do SCP por isso.
1 Fevereiro, 2018 at 19:16
Tinhas de vir defender o teu pai, né?
1 Fevereiro, 2018 at 20:21
Lá estás tu a querer que seja teu irmão.
Olha, está ali um muro para reparar. Vai lá ver o que tens que fazer que o capataz já está a olhar para ti, da mesma maneira que tu olhas para o Montero.
1 Fevereiro, 2018 at 21:34
Estou contigo a 500%! Macacos me mordam se entendo os complexos de culpa de tantos de nós que querem assegurar a liberdade “CÁ DENTRO” para vilipendiar , Difamar, Insultar, cagr em cima do Presidente, de um director, do Presidente da Mesa. Palavra de honra que não entendo. O que é que impede o benfica de estrategicamente colocar cá dentro 5 000 sócios para darem cabo do Sporting?
Temos de ter meios de correr com essa corja porque esse é o passo lógico a dar. Se eu me chamasse arguido-luís, já o tinha feito. Se calhar fez mas, não foram 5 000, foram 10.
1 Fevereiro, 2018 at 22:06
“O que é que impede o benfica de estrategicamente colocar cá dentro 5 000 sócios para darem cabo do Sporting?”
Não percebi…é pelos insultos que percebes quem são os lampiões infiltrados?! Ou é por serem críticos? ! Portanto se calhar é cortar com o insulto e com a critica também. Sócio do Sporting deixa de poder criticar ou é expulso por medo que seja lampião? !
Porra…parece os tempos da outra senhora…
1 Fevereiro, 2018 at 23:07
Então também achas que um Presidente que se referir a sócios com termos como sportingados e afins, não de deve continuar a ser Presidente?
1 Fevereiro, 2018 at 17:30
Tenho que admitir que o Artigo 28º deixa-me muitas dúvidas, espero que sejam muito bem esclarecidas.
O resto das propostas parece-me que irão passar sem problemas.
Ps: Se o Madeira não aparecer, que não apareça mais, please.
1 Fevereiro, 2018 at 21:36
O artº 28º é uma espécie de William Carvalho. Não podemos sobreviver sem ele.
1 Fevereiro, 2018 at 23:08
Vais ver que podemos…
1 Fevereiro, 2018 at 17:33
Excelente post Leonissimo.
Os pontos mais sensíveis são realmente aqueles que, de uma forma genérica, tentam limitar o que se pode ou não dizer e fazer quando tal não vai a favor das pretensões da Direcção.
Porque é que se passa um limite de 1 ano para 8 anos? Qual a lógica e porquê a disparidade?
A sério que querem aprovar isto:
“Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”
Nunca teria sido possível dar um pontapé no cú do Godinho se isto existisse. E pensando mais a médio/longo prazo, isto poderá não se aplicar a uma Direcção de BdC mas a uma futura. Queremos mesmo deixar passar algo tão abrangente que tudo possa consituir uma perturbação do trabalho dos OS?
Que os sócios do SCP que possam ir à AG pensem bem no clube que querem ter, de forma racional, e evitem que o primeiro lugar no futebol funcione como cheque em branco. Não há, ou não deveria haver, cheques em branco no SCP, sejam eles referentes à Direcção, treinador, massagista, recepcionista, etc.
1 Fevereiro, 2018 at 20:20
A sério que não leste a parte em que o autor refere que essa alinea já foi alterada?
1 Fevereiro, 2018 at 20:25
Li mas como diz no post, como é que passou pela cabeça do autor, escrever isto.
Não te causa confusão a proposta original? É que a alteração também não é grande espingarda.
1 Fevereiro, 2018 at 20:38
E não é porquê? Qual é a tua opinião objectiva sobre a alinea i) do artigo 28? E o que tens contra?
A redacção anterior era muito má e por isso eu tinha preparada uma proposta de alteração. Sabes quem escreveu a alinea? E sabes com que intuito? Ou partes do principio que era para prejudicar e pronto.
1 Fevereiro, 2018 at 20:43
O que interessa saber, para o caso, quem é o autor?
“Partes do princípio que era para prejudicar…”
Tive que rir com esta. Eu, ao contrário de ti, não vejo más intenções nem conspirações em todo o lado.
1 Fevereiro, 2018 at 21:37
Não me causa confusão nenhuma. Temos de ter armas para corrermos com os gajos da benfiquização do SCP. O resto é conversa.
1 Fevereiro, 2018 at 21:44
Isto é a benfiquizacao do Sporting. Foi o mesmo que o Lfv fez nos lamps.
Propostas pela calada para serem aprovadas
1 Fevereiro, 2018 at 22:24
Giro. Também és tu os nicks que nos blogs do benfica falam de sportinguização?
Agora a sério, que exagero
1 Fevereiro, 2018 at 23:01
O Tulio? Se calhar
1 Fevereiro, 2018 at 22:51
Benfiquizaçao do Sporting, é a 2 vez que vejo usar essa expressão, a primeira foi de um sportinguista que até está nos mails do Pedro Guerra e que desistiu de ir aos jogos quando esta novela dos mails estalou, alegando que o futebol está podre. Ah ah ah
1 Fevereiro, 2018 at 22:57
Isso é porque possivelmente, ainda não leste o comentário do Túlio onde também usa esse termo.
1 Fevereiro, 2018 at 22:57
Este palhaço até já compara o nosso Presidente com o Ladrão de Camiões.
Inadmissível, caralho.
ESTE GAJO É UMA FRAUDE
RABOLHO DE MERDA
1 Fevereiro, 2018 at 23:01
Foste tu que deste o doping ao Douglas. Boca de piano
1 Fevereiro, 2018 at 23:08
Olha para cima rabolho, estás em 3º
1 Fevereiro, 2018 at 17:35
Boa… estava mesmo a aguardar este post… vou ler atentamente.
Uma pena não poder ir à AG… mas obrigatoriamente vou ter de estar no elétrico de ponte de sor. Hug…
1 Fevereiro, 2018 at 17:42
“dar conhecimento ao Conselho Directivo do exercício de quaisquer cargos sociais, incluindo a mera participação em listas eleitorais para os mesmos, em outras colectividades desportivas, bem como do exercício de funções de representação de outras colectividades desportivas, associações ou feder ações desportivas a que pertençam.” – Diretamente para certo iluminados, ex-dirigentes com altos cargos no clube, que se candidataram a cargos em instituições ou clubes profissionais.
A questão que levanta polémica deve-se aos cartazes na segunda a circular e à campanha orquestrada em certos espaços na blogosfera que eu recuso-me a acreditar que sejam de Sportinguistas. Uma procura de ser juiz e carrasco em causa própria.
Depois do 25 de abril as associações começaram a ter tiques de autoritarismo e totalitarismo, pinceladas com um narcisismo incompreensível. Reconheço que para certos cargos, nos dias de hoje, sejam caraterísticas essenciais para levar o barco a bom porto, mas para isso a justiça tem que funcionar, o que no nosso país é uma anedota pegada.
Estas propostas são abjetas e mesmo que aprovadas podem ser vetadas pelos tribunais civis, para onde os do costume vão recorrer.
1 Fevereiro, 2018 at 20:23
Poder Podem. Mas com que base? Não existe nada que seja inconstitucional, nem que fira a lei do associativismo. E o artigo que mencionas só seria mau se te obrigasse a informar que eras associado de outra associação. Portanto vai la ler bem que estás a ver mal o que está ali.
Já agora o que é consideras abjecto nestas propostas mesmo?
1 Fevereiro, 2018 at 17:51
Bom, sendo curto e grosso, acho que os estatutos como postos à aprovação não respeitam vários princípios consagrados na Lei portuguesa. Ou seja, se aprovados e aplicados veremos o Sporting ser derrotado em tribunal. Imagino PPC e associados a esfregar as mãos com a perspectiva da vitimização.
A bem do Sporting creio que seria preferível travar isto na AG que nos tribunais e preferível a isso nem os submeter a votação. Parece-me, contudo, que vão ser aprovados face à nossa crónica incapacidade de perceber que é possível e saudável dizer que não, pontualmente, a quem merece o nosso apoio e carinho (será que tanta gente já se esqueceu do que é educar filhos?)
Menos importante será a minha estupefacção com a circunstância de o presidente mais popular de sempre do Sporting não “estender a mão ao povo”, oferecer tolerância e, assim, “secar” qualquer descontentamento incipiente que pudesse tornar-se concorrência futura. Manter os Madeira Rodrigues, ex-Peyroteos sem nada de razoável a dizer é obriga-los a dizer merda.
Igualmente estupefacto fico ao ver que, numa altura em que os nossos inimigos vão andar “divertidos” em tribunal, nós perfilamo-nos para uma purga interna com muito tribunal à mistura. O “i” precisa de mais capas? O cm vai passar a fazer capa com “arguido Luís”, capa com “arguido Sporting”? O corrupto do norte deve estar radiante.
1 Fevereiro, 2018 at 17:56
Como é que acabaram os processos judiciais movidos a Sócios por ofensas ao Presidente??
Já foi algum condenado em Tribunal???
1 Fevereiro, 2018 at 19:13
Podes enumerar os preceitos que evocas como ilegais e porque é que são ilegais? E à luz do quê? O único que podia ser considerado inconstitucional já foi alterado. Já agora sabes qual era a norma da constituição que feria?
Mas eu entendo é preciso dizer coisas.
1 Fevereiro, 2018 at 21:49
Claro que posso. Convém ir-me habituando à impossibilidade de ter uma opinião divergente do que a policia do pensamento ditar, certo? Imagino que, para dizer que o chefe está despenteado tenha que citar o código civil e, em seguida o penal, rezar três avé marias e submeter cinco requerimentos em papel timbrado.
Curioso é tu correres uma caixa de comentários de cima abaixo a (tentar) intimidar toda a gente e ainda te arrogares ao direito de dizer que os outros precisam de dizer coisas. Não, TU é que claramente precisas de dizer coisas.
Se concordas com isto, porreiro. Argumenta que concordas, como quem não concorda o fez sem tentar intimidar ninguém e vai à AG votar.
Isto vai ser aprovado, por isso nem preciso de dizer muito. Quando os gajos que agora são bloqueados no fb forem expulsos, quando derem argumentos aos madeiras, ppc e paivas para arrastar o nome do Sporting para os tribunais e para os jornais, os yes-men assobiam para o ar e segue a vida, certo?
1 Fevereiro, 2018 at 22:36
Ups…
1 Fevereiro, 2018 at 22:46
Ouch
1 Fevereiro, 2018 at 22:57
Foi sem vaselina
1 Fevereiro, 2018 at 23:02
Não só vão ser aprovados, como o vão ser com total unanimidade. Espero sinceramente que sim.
1 Fevereiro, 2018 at 23:05
Excelente.
1 Fevereiro, 2018 at 23:08
Hadji, dizes tanta coisa acertada que nem consigo destacar uma.
Discordo numa parte. Não é dado adquirido que tudo será aprovado só porque sim. Não podemos deixar que se passe essa ideia de que nem vale a pena ir porque o resultado está já determinado. Não está! Têm a palavra os sócios do Sporting Clube de Portugal.
2 Fevereiro, 2018 at 0:32
Haha haha és fixe. Responder-me tá quieto. Mas sentiste intimidação da minha parte? Olha sabes que mais tens razão a partir de agora com estes estatutos vai ser o caos ditatorial. Mas tu podes estar descansado porque como das a tua opinião atrás de um Nick não tens probelmas.
Aliás vamos passar a ter a expulsão num minuto. O sócio fala e no minuto seguinte receber um SMS com a expulsão.
2 Fevereiro, 2018 at 6:19
Não tem problemas? Essa é boa. So não tem problemas se não for por exemplo a um almoço da tasca. É que chibos dentro do Sporting é o que não falta, e tu eras gajo para ir a correr fazê-lo.
1 Fevereiro, 2018 at 17:58
Muito bom post.. Não diverge muito daquilo que penso… Só acrescento em relação ao ponto 5 deviam explicar logo qual a intenção… Ou seja se vão extenguir a contraluz deviam explicar o que pretendem fazer a seguir com os terrenos e não pedir carta branca… Se for a AG voto contra este ponto.
1 Fevereiro, 2018 at 18:02
《Depois de o Sporting CP ter feito um comunicado onde, mais uma vez, demonstra estar atento aos seus associados, por ser deles e para eles, resta mais uma dúvida aos Sportinguistas:
Porque fui um apoiante do método de Hondt para o CF e não o sou agora?
Na AG, vou explicar porque é que em nada ajudou ao que os Sportinguistas, tal como eu, esperavam.
Notas importantes:
1. O “método de Hondt” – usado por Godinho Lopes no CF da SAD – em nada ajudou os sportinguistas no seu mandato;
2. A formação de um CF deve ter em conta a habilitação das pessoas: ROC, TOC, Advogado, e o método de Hondt pode “retirar” essa composição necessária;
3. Nas últimas eleições, com método de Hondt, apenas entraram elementos da minha lista.
Fazemos esta proposta com a crença de não existirem “maquilhagens” e pela responsabilização real dos órgãos sociais.
Explicarei tudo, decidirá quem manda: os Sócios!
SL
Bruno de Carvalho》
1 Fevereiro, 2018 at 18:06
“3. Nas últimas eleições, com método de Hondt, apenas entraram elementos da minha lista.”
…porque teve quase 90% dos votos.
O Presidente esqueceu-se de escrever este pormenor…
1 Fevereiro, 2018 at 18:10
Foi um lapso pequenino
1 Fevereiro, 2018 at 18:13
Exactamente!
1 Fevereiro, 2018 at 22:11
Não percebo esta argumentação, e apontamento de desonestidade intelectual.
O conselho fiscal tem quantos membros? 8, certo?
1 Fevereiro, 2018 at 22:19
Já percebi, esquece. MESMO como o método de Hondt a lista dele elencava o CFD completamente.
O que realmente demonstra a desonestidade intelectual.
1 Fevereiro, 2018 at 18:13
Grande Post Leonissimo. Muito bom mesmo. Completamente de acordo com tudo.
Ha pontos aqui que suscitam muita duvida em termos de liberdade. Espero bem que quem possa ir à AG vote contra esta anormalidade
1 Fevereiro, 2018 at 19:25
Aparece por lá, vagabundo
1 Fevereiro, 2018 at 19:28
Só se falares bem do Montero
1 Fevereiro, 2018 at 19:59
Mesmo que falasse, não aparecias. És uma fraude.
1 Fevereiro, 2018 at 20:24
Se tivesse de folga meu amigo, aparecia. Mesmo indo de Faro até Lx. Infelizmente nao posso. Mas se fosse era para me sentar ao teu lado
1 Fevereiro, 2018 at 20:27
No andaime? Como se o Trolha lá fosse.
1 Fevereiro, 2018 at 18:13
O conceito de ofensa é subjectivo.
Por exemplo, o pai dizer ao filho “oh meu cab**zito, porta-te bem ou levas um sopapo no focinho”, não é ofensivo, é educativo. Já o contrário dá direito a processo disciplinar. Eufemismo para um açoite e um mesito sem acesso à PS4.
1 Fevereiro, 2018 at 18:52
Educação cuidada.
Muitos aqui podiam ser assim educados.
Só se perdiam as que caiam no chão.
1 Fevereiro, 2018 at 20:25
o caralho é que é subjectivo. Vai estudar para não dizeres merda. O Conceito de ofensa está na lei. Mas claro não dá jeito à narrativa
1 Fevereiro, 2018 at 21:00
Fiquei ofendido.
Sai processo.
1 Fevereiro, 2018 at 18:15
E para quê acabar com o CL (que concordo) para substituir por 15membros escolhidos pelo Presidente? Ainda mais pessoal a dizer que sim a tudo?
1 Fevereiro, 2018 at 18:23
Isso para mim é o menos…o presidente pode criar o conselho que quiser e que achar que lhe é mais útil. Se o leonino não faz puto e é uma feira de vaidades que se acabe com aquilo. Depois, o que cada presidente quer para conselho, desde que não se pague…
1 Fevereiro, 2018 at 18:34
Acabar sou totalmente a favor. Substituir por compadres é que não vale a pena
1 Fevereiro, 2018 at 20:15
Se tu soubesses do que falas… Mas desculpa esqueci-me que estou a falar com quem goza com as AG’s e com os estatutos.
Podias ir dar essa opinião no Sábado. Já pensaste nisso? Talvez aprendas o que é uma Associação e não digas alarvidades como essa.
1 Fevereiro, 2018 at 20:25
E chegou o Homem-Cliche. O gajo que julga que sabe de tudo.
1 Fevereiro, 2018 at 20:28
Para ti chego e sobro. Também não é difícil já que tu não és claramente o cerebro na relação simbiótica que mantens com a gang.
Eu posso ser o Homem-Cliché, mas tu és o homem-clique.
1 Fevereiro, 2018 at 20:40
O mais engraçado é andares aqui a tentar doutrinar o pessoal para nao concordar com a opinião do autor do post, mas queres à força que concordem contigo.
Nem te passa pela cabeça que a Bela, por exemplo, ja tenha lido o artigo e nao concorde na mesma.
Hipócrita
1 Fevereiro, 2018 at 20:42
E o bom no meu gang é que cada um pensa por si, já no vosso gang duvido que alguém pense sequer.
1 Fevereiro, 2018 at 20:50
LOL boa tentativa de resposta. Seria mesmo boa se percebesses patavina do que estás a dizer. Eu estou a tentar convencer as pessoas que o medo e o histerismo que se está a instalar é porque gajos como tu, que não percebem patavina do que falam, mas vêm com a mania que percebem alguma coisa do assunto, tipo futebol, treino e gestão tas a ver? Aqui é mais sério em não posso deixar passar em claro, porque estamos a falar da lei fundamental do meu clube. Coisa que até à bem pouco tempo era alvo de graçolas da tua parte.
Portanto sim. Da mesma forma que tu estas a tentar que as pessoas fiquem com medo do bicho papão, eu estou a tentar que elas leiam e cheguem um entendimento proprio. Se depois disso quiserem votar contra, é com elas.
Mas tu sabes pouco disto, porque para ti e para o resto do Gang as AG’s são matéria de gozo e achincalhamento.
1 Fevereiro, 2018 at 20:53
Ahaha ” nao posso deixar em claro”
Mas tu es quem mesmo? O Alone Ranger?
Gosto muito da maneira que falas, como se realmente percebesses alguma coisa do assunto. Acho que confundes o Sporting com a associação de escuteiros do teu bairro.
1 Fevereiro, 2018 at 21:44
Se eu fosse presidente não valia a pena criar um conselho de 15 gajos com o objetivo que me parece que existe para este conselho (seria mais para multiplicar vozes da direção cá fora do que para outra coisa). Mas se eu fosse presidente por exemplo era gajo para criar um conselho com 10 ou 15 gajos que eu admire pela visão ou trabalho efectuado…mas isso seria eu. E outros dar-se-iam melhores noutros moldes. Desde que o Sporting não pague por isso por mim nada contra…podem criar os conselhos que quiserem…
1 Fevereiro, 2018 at 18:20
sou apoiante do BC desde 2011, mas este ponto 6 e o artº 28 é a primeira garotice do presidente, detesto mordaças e ditadores narcisistas, que falta de bom senso esta proposta de alteração, espero que seja derrotada, em defesa do bom nome do SCP.
1 Fevereiro, 2018 at 18:46
+ 1000
1 Fevereiro, 2018 at 19:05
Asério que és contra este ponto?
6 – Compete ao Conselho Fiscal e Disciplinar a instauração e
organização de qualquer processo disciplinar, bem como a
deliberação quanto à sanção a aplicar, devendo para o efeito ter
em conta o disposto nos presentes estatutos, nos regulamentos
internos em vigor e na legislação vigente aplicável; nenhuma
deliberação sobre aplicação de sanção poderá ser tomada sem
que o arguido tenha sido ouvido tenha hipótese de se
pronunciar.
É que não sei se sabes mas já existia nos antigos mudou-se ouvido por hipótese de se pronunciar.! és contra o quê exactamente?
1 Fevereiro, 2018 at 18:35
No art 49 também não concordo que uma lista tenha que se candidatar a todos os órgãos sociais. Uma lista pode estar apenas interessada e considerar-se útil a um dos órgãos sociais. ( Creio que no Post essa alteração não está clara.)
1 Fevereiro, 2018 at 19:01
Então se não concorrem à Direcção, para que é que querem a Mesa ou o CFD? Para ajudar no quê? Nas Assembleias Gerais? Para ajudarem a “fiscalizar”? quem gere o clube é a Direcção e se alguém quer fazer algo pelo clube apresenta uma lista a todos os orgãos para possa executar e fiscalizar.
1 Fevereiro, 2018 at 18:35
Ir a página de Facebook do Sporting, e ler o texto sobre à AG está a ser surreal.
Pelo meio do post anda BdC, a usar a pagina oficial do Clube para responder a sócios, dando-se até ao trabalho de ir às paginas dos sócios fazer prints.
De loucos
1 Fevereiro, 2018 at 18:38
Fdx. Não estás a falar a sério!!!!!
1 Fevereiro, 2018 at 18:46
Já vi. Muito mau.
1 Fevereiro, 2018 at 19:01
A única coisa de jeito que se pode tirar dali é isto:
– “E tirar o fosso não?”
– “Como eu gostava! Abraço e SL Bruno de Carvalho”
1 Fevereiro, 2018 at 19:03
Também é importante saber que reconhece os seus próprios erros:
“(Nota: O meu video de ir ser pai também foi uma brincadeira inserida numa campanha, não ofendeu qualquer simbolo do SCP nem a Instituição, e as pessoas não gostaram. Temos de ir aprendendo.)”
1 Fevereiro, 2018 at 19:05
Deve ser por isso que quem mostrou desagrado foi bloqueado na página e os comentários apagados. É depois ainda negaram tal facto.
1 Fevereiro, 2018 at 19:28
Birrenta do caralho, sempre a chorar.
Esta gaja não evolui, foda-se, ainda bem que não dependemos das tuas paranóias!
1 Fevereiro, 2018 at 19:07
Agora mostra arrependimento. Mas um pouco tarde. Antes dos bloqueios tinha sido melhor
1 Fevereiro, 2018 at 20:07
Por acaso fui bloqueado por dizer que o apoiava mas que tivesse cuidado com aqueles que lhe dão palmadinhas nas costas.
Grave…
1 Fevereiro, 2018 at 19:17
Podia até ter feito isso usando a sua página pessoal.
Usar a página oficial do clube acho q não faz sentido nenhum.
1 Fevereiro, 2018 at 19:29
Queres amordaçar o Presidente, é isso?
1 Fevereiro, 2018 at 19:44
Sabes q ele tem uma página pessoal onde é bastante ativo certo???
Só acho q a página oficial do Sporting CP no facebook não deve ser usada para andar a discutir com os adeptos do clube.
1 Fevereiro, 2018 at 20:01
O Presidente do Sporting não pode ou deve escrever comentários/responder a adeptos e sócios no Facebook oficial do clube.
Desculpa lá, mas isto é um pensamento completamente retrógrada.
1 Fevereiro, 2018 at 19:39
É pro activo
1 Fevereiro, 2018 at 18:37
Bom post do Leonissimo a tirar muitas dúvidas existentes.
Posto isto, tenho a dizer que concordo com TODOS os pontos.
Os mais polémicos:
-Extinção do CL e criação de um grupo mais reduzido é uma boa medida. Aquilo serve para quê, afinal? Mais uma feira de vaidades?
-O dos castigos e expulsões de sócio é uma medida necessária para evitar que sócios merdosos como o Pateta Madeira e PPC andem a arrastar pela merda o nome do clube como eles andaram.
Querem debitar a cartilha do Carnide? Estão á vontade, são expulsos de sócios, fazem-se sócios da Lixeira e que tenham bom proveito.
Uma coisa é andar nas redes a dizer que o JJ não percebe nada e que BdC fala demais.
Outra muito diferente é:
– Vir pra CS caluniar e mentir. Acusar de corrupto e afins.
– Andar em reuniões e a trocar mails (como ficou provado que alguns faziam) com dirigentes do maior CANCRO do futebol PT, que só querem a nossa destruição.
– Ter uma agenda concertada com Guerras, Venturas e Janelas pra atacar o nosso clube (como ficou provado em mails)
– Abrir a boca para debitar a cartilha toda que semanalmente ouvimos de Guerras e abortos afins, como faz o Pateta Madeira.
Mas quem se alia a este nojo que é o estado lampiânico para atacar o clube merece ser sócio?
Quem arrasta o clube pela merda na opinião pública não merece ser expulso?
Quem vem feito hipócrita, dizer que é um sócio preocupado, mas depois descobre- se que anda a combinar estratégias com Janelas e afins, merece sequer entrar no estádio? Fodasse, que desapareçam todos, cancro de merda, ressabiados e croquetes, só querem é tachos ou aparecer. Foi com gentalha desta que andamos 20 anos a dar tiros nos pés.
1 Fevereiro, 2018 at 18:38
Divertido.
E algo perigoso.
1 Fevereiro, 2018 at 18:41
Há aqui qualquer coisa que me está a escapar, claramente.
Nos estatutos em vigor, no 28º diz:
1
b)
injuriar, difamar e ofender os órgãos sociais do Clube ou qualquer dos seus membros, durante ou por causa do exercício das suas funções;
d)
atentar contra, prejudicar ou por qualquer outra forma impedir o normal e legítimo exercício de funções dos órgãos sociais do Clube.
Ou seja, segundo os estatutos actualmente em vigor o BdC já poderia ter expulso sei lá quantos sócios e, se o Godinho quisesse, também o tinha impedido de ir a eleições.
Então porque é que se diz que:
“Se esta norma fosse válida anteriormente, Godinho Lopes teria certamente continuado em funções mais 2 anos, teria sido impedida a existência do Movimento Dar Rumo ao Sporting e André Patrão e Miguel Paim alvo de processo disciplinar. No limite até uma lista alternativa que se apresente em período pré-eleitoral poderia ser inviabilizada. Representaria mesmo um meio de silenciamento de toda e qualquer crítica ou oposição.”
Isto tem alguma lógica? Como se fosse possível sequer impedir os sócios de destituir quem lá está seguindo os trâmites definidos… como se fosse possível sequer impedir sócios de criticar o Presidente…
Vou votar contra por outras razões, mas detesto esta palhaçada que se está a gerar em volta disto.
1 Fevereiro, 2018 at 18:47
não gosto disto
Eu sei que existem grupos conspirativos que pretendem atingir o presidente do Sporting, mas enveredar por este caminho é perigoso e desonesto, e isto já para não lhe chamar de vieirista.
e lembrem-se, um dia, Bruno de Carvalho deixará de ser presidente do Sporting, (daqui a muito tempos, espero eu), e pode vir outro presidente com má indole e usar estes estatutos contra o Sporting
1 Fevereiro, 2018 at 20:17
De forma? Podes esclarecer? É que toda e qualquer decisão é passivel de ser anulada em AG!
Explica-me o medo do futuro para eu entender! Ainda que não fosse assim, não existe nada nesta proposta que te leve a concluir o que concluiste. Devo presumir que não leste as propostas certo? É que seguir opiniões de terceiros, nestes assuntos, dá raia.
Abraço
1 Fevereiro, 2018 at 22:18
O medo é que seja qual for o presidente corremos sempre o risco de aparecerem fanáticos como tu a defende-lo.
1 Fevereiro, 2018 at 22:56
Bom, eu reajo muito mal quando se tenta limitar a liberdade. Eu defendo que toda a gente deve ser livre de tomar as suas próprias escolhas, mesmo as erradas/idiotas, desprovidas de lógica senso ou… whatever…. Uma questão filosófica, será que o partido nazi deveria existir enquanto partido legal?
A leitura que fiz das alterações aos estatutos, que podem ter sido influenciadas pelos comentários às mesmas feitas pelo autor do post, deixaram-me com a sensação de que poderia criar-se um clima de suspeição e caça às bruxas que me desagrada particularmente.
É certo que a grande maioria dos sócios gostava de ver pessoas como o madeira rodrigues fora do clube, ele e todos os esbirros que claramente não querem bem ao clube. Mas e os tipos que ontem atiraram petardos e iam atingindo o patricio? eles também? Onde está a linha que separa a critica bem vinda, do comportamento desviante, subvertivo e terrorista que quer mal a BdC e ao Sporting? quem é que estabelece essa linha?
LegendaryLionMan, eu não sou da área de direito, nem sequer das letras, e reconheço o meu desconhecimento dos estatutos, dos actuais e da dimensão das presentes alterações. Será que podias dar a tua versão em forma de post? uma vez que este é claramente contra a alteração.
explica como é que se processa a expulsão de sócio actualmente e no futuro com estas alterações.
Onde é que está a diferença entre criar um grupo de oposição ao presidente, que me parece legitimo que exista, nem que fosse apenas pela pluralidade de ideias, de outro que exista com o intuito de o derrubar, por ódio ou patrocionado pelo inimigo? Onde está a linha que separa a diferença e sobretudo quem é o arbitro que define essa linha?
Saudações Leoninas
1 Fevereiro, 2018 at 22:58
Mudando os polos. Seria possivel um sócio como BdC criar um movimento de fundo contra um presidente tipo godinho? A partida sim, mas não poderia isso ser considerado como um ataque ao clube?
De bom senso está o inferno cheio….
2 Fevereiro, 2018 at 0:41
Sim poderia. Não existe nada nesta proposta que limite o direito de opinião. Nem sequer poderia haver porque esse direito e protegido constitucionalmente.
Imagina que te sentes lesado na tua honra porque o Presidente te chamou Sportingado. Fazes a denúncia ao CD que julgará o caso. Chama te a ti e ao Presidente para deporem e no final analisa as provas e as testemunhas e toma uma decisão. Discordando ti porque está instrumentalizada e decide que o teu caso não tem pernas para andar. Tu podes levar o caso a uma AG e está depois de avaliar pode reverter a decisão do CFD. E aplicar umá pena ao Presidente que pode passar pela expulsão mas não só.
Parece quem oiça este meninos falar que só existe expulsão. Mas também é de lei que a pena tem de ser proporcional ao crime.
Espero ter esclarecido
1 Fevereiro, 2018 at 18:56
Boa tarde. Ainda bem que o autor escreveu sobre a proposta dos estatutos. É pena que a sua opinião seja eivada de pressupostos e processos de intenções que fariam corar qualquer principiante nas lides das Associações.
Em primeiro lugar gostaria de relembrar ao autor e a todos os que comentam que a Assembleia Geral é o Orgão máximo de uma Associação, tendo o poder de revogar/anular qualquer decisão que seja tomada por qualquer orgão social do clube.
Em segundo lugar não é a Direcção que é encarregue da aplicação da Acção disciplinar, mas sim o Conselho Fiscal e Disciplinar, que tem preceitos legais gerais que tem de obedecer e é um orgão juridiscional (Se o autor quiser é o tribunal do Sporting e tem de comportar-se como tal, pois os preceitos dos processos estão regulados em lei superior. Talvez, antes de fazer algumas afirmações se devesse estudar as matérias). Qualquer processo de infracção pode ser levantado por qualquer associado, sendo “julgado” pelo conselho, podendo o visado se não concordar com a sanção imposta, recorrer para a AG em última instancia. Por isso não entendo mais uma vez a narrativa do autor. Sobre a forma tentada, lembro ao autor que se tentar roubar alguém, mesmo que não o consiga, comete um crime de roubo na forma tentada. Portanto também não percebo a questão que levanta sobre este assunto.
Sobre o CFD e o método de Hondt o autor vem mais uma vez com uma narrativa pifia de que assim é possível instrumentar o CDF. E o que serve ter o CDF cmo orgão de contrapoder? O método de Hondt não garante nada, uma vez que com mais de duas listas, ou com votações muito desniveladas, a tendencia é que só uma lista seja eleita. Já agora o autor poderia mencionar uma associação em que um orgão social seja nomeado por método de Hondt, exceptuado as Assembleias de Representantes? Mais uma vez informo quem lê e comenta que a AG é o ORGÃO de APELO FINAL, podendo ANULAR OU REVERTER QUALQUER DECISÃO TOMADA PELOS OUTROS ORGÃO SOCIAIS!. Engraçado que nesta matéria não comentou o principio da solidariedade institucional. Se o Presidente cair, caem todos os orgãos. Mas isso já não se enquadrava com a narrativa certo?
Em terceiro lugar o CL. É impressionante a qualidade das dúvidas que o autor expressa, porque ou não conhece os estatutos ou então faz analises de má fé. Eu respondo às suas dúvidas. Sim são o que o Presidente quiser que eles sejam, porque eles vão aconselha-lo a ele nas matérias que ele achar pertinentes. Terão todas as “benesses” que sejam aprovadas ou autorizadas em Assembleia Geral, ou então se o autor quiser, faça uma proposta para limitar a acção das Direcções ou do Presidente, na gestão dos conselheiros e nas “benesses” que lhes dá. Eu sei que para isso era preciso dar-se ao trabalho e é mais fácil construir processos de intenções com análises propositadamente enviesadas do que ir à AG e apresentar uma proposta de alteração dos estatutos.
Em quarto lugar, a alinea K do artigo 21º… seria envolvimento na vida privada se o artigo não fizesse referencia a associações desportivas e eleições e posições para cargos de orgãos sociais. Se o Leonissimo for eleito para a FPF o SCP tem todo o interesse em saber disso. Se não vê a relevancia… Repare que seria imiscuir-se na sua vida se lhe obrigasse a dizer se era sócio do Benfica ou do Porto.
Não é possível a votação ponto por ponto porquê? Só porque isso não ficava bem na narrativa construída pelo autor? Qualquer Sócio que esteja habilitado para estar e votar na AG pode propor à mesa a votação das propostas artigo a artigo, sendo que a mesa terá que obrigatoriamente por a aceitação da proposta em votação e em seguida votar a mesma. Caso seja aprovada pela maioria dos presentes, as propostas de estatutos serão votadas artigo a artigo. Deve ser falta de experiencia em frequentar AG’s. Para estes assuntos dão jeito.
E volta a questão do ADN, da tolerância e da liberdade de opinião. Infelizmente tenho de concluir que apesar da escrita tentar ser delico-docinha para demonstrar distanciamento, a opinião do Leonissimo está cheia de considerandos e pressupostos que na práctica só servem para provocar o medo e o histerismo em volta desta Proposta. “Ai que o Sporting se vai tornar mais discricionário, autoritário e tal, pondo em causa o direito de opinar dos sócios”. Isto é mentira!!!!! Os sócios mantêm todos os seus direitos intactos porque em lado nenhum destes estatutos é posto em causa a separação dos poderes legislativos, executivos e jurisdicionais. Além do mais, a lei das associações não pode violar nenhuma das leis superiores, pois fazendo-o deixa de produzir efeito por via da nulidade de qualquer preceito que viole o ordenamento juridico.
Na minha opinião existe uma clarificação dos estatutos responsabilizando a posição de alguns sócios que põem em causa a honorabilidade e o bom nome de quem está nos orgãos sociais e isso não se compadece com a liberdade de expressão. Ainda assim, todo o associado tem garantido o direito de defesa e resposta e como tal, cumpre-se cabalmente o que está escrito na constituição.
Cumprimentos.
1 Fevereiro, 2018 at 19:17
Tanto texto para se retirar tão pouco. Para além das considerações óbvias que aqui deixa tem alguma coisa a dizer sobre as alterações propostas?
1 Fevereiro, 2018 at 19:32
És cego, burro ou as duas coisas em simultâneo?
1 Fevereiro, 2018 at 19:41
Deixa de ler enviesado. Isto sim é um bom texto de esclarecimento.
1 Fevereiro, 2018 at 19:48
Esclarece em relação ao funcionamento e estatuto dos órgãos, em relação às medidas que irão a votação não esclarece nada.
1 Fevereiro, 2018 at 20:12
De que medidas falas? Das outras propostas? Do Peyroteo? da Contraluz? é isso?
Da familia Sportinguista de acordo. Com a obrigação de silencio nos orgãos sociais também. São muitos anos no associativismo e sei bem o que dá esses histerismos que aqui se levantam.
1 Fevereiro, 2018 at 19:48
É tudo isto, LegendaryLionMan.
SL.
1 Fevereiro, 2018 at 21:31
Sem grande tempo disponível, se o tivesse teria feito uma analise muito similar a esta.
Parece que estão a tentar dar demasiada importância a uma matéria que seguramente é preparada para enfrentar situações, no meu entendimento bem graves, que de quando em vez, teimam em nos surpreender.
Seguramente, não serei expulso de sócio se resolver escrever o meu facebook que o presidente ou o treinador são uma bosta, não tenho qualquer exposição publica. De certeza que o Pedro Guerra, a CMTV ou jornal a Burla não estão interessados na minha opinião, agora se eu fosse (Deus ou Jesus me livre) o Cristovão, ou Pessoa Costa, ou Paiva dos Santos ou Carreira Figueiredo entre tantos outros, concerteza que ficaria preocupado com a alteração a esta norma.
Em todo o modo e sobretudo com o despoletar da LEX, tudo aquilo que possa servir à comunicação social para branquear o assunto, deve ser evitado e os pontos para discussão na AG que possam gerar maior atrito poderiam e deveriam ser estrategicamente retirados e agendados para ocasião mais apropriada.
1 Fevereiro, 2018 at 22:29
Muito elucidativo Legendary
1 Fevereiro, 2018 at 23:09
Como perdeu algum tempo a tentar arranjar formas de me atacar e as intenções com que fiz ou não o texto, acho que merece que lhe dedique também algum tempo…. obviamente que isso não se vai tornar um hábito porque não tenho prazer nenhum em discutir com pessoas que não sabem colocar as discussões na base dos argumentos, preferindo partir para o insulto e a tentativa de diabolização do interlocutor. Além disso, gosto de discutir com quem mesmo estando em desacordo comigo me deixa mais enriquecido em termos de conhecimento do que quando se iniciou a discussão. Decididamente não é o seu caso.
Em primeiro lugar, não percebo porque é a minha (sim é minha) interpretação da convocação de uma Assembleia Geral, em que o principal foco são as sanções disciplinares a aplicar aos sócios (ou seja algo estranho num clube como o nosso ou em outro que se pretenda participativo e plural) “faria corar qualquer principiante nas lides das Associações”.
Gostaria de o relembrar que isto está tudo ligado: muda o quadro disciplinar (não é o conselho fiscal que está a ter a iniciativa de o fazer, percebeu?), agravando as sanções, alargando o seu âmbito de aplicação, diminuindo o espaço de expressão dos sócios. Só depois disso usa o “braço armado” que é o CFD para sancionar os sócios. CFD que passa a ter apenas elementos da confiança do presidente, porque agora há garantia absoluta que assim é (pois, é que nem sempre está garantido que consiga os tais 90% de votos, que mesmo com método de Hondt lhe dão o pleno). Já agora relembro-o que os tribunais são um poder autónomo do poder legislativo e político , o que decididamente não é o caso aqui. Torns também o presidente alguém inatacável, especificando bem que é um órgão social. Não é a minha “narrativa”, chama-se usar os neurónios. Acho piada que mostre receio que o método de Hondt eleja um CFD contrário aos interesses da Direção e depois venha argumentar que o CFD é um órgão independente eleito da forma que agora volta a ser (não sei se leu a parte em que eu disse que foi este presidente e bem um dos que sugeriu a aplicação deste método). Portanto diz que não é a Direção que castiga, que é o CFD, mas quer garantias que o CFD obedece cegamente à Direção… de quem é afinal a narrativa pífia?
Depois diz que sou ignorante sobre o CL, mas magnanimamente propõe esclarecer-me. Fico eternamente agradecido… que seria deste pobre néscio, sem a sua douta assistência! Conheço os estatutos e depois de ter analisado o mais honesta e desapaixonadamente possível as alterações propostas ainda mais, embora pelos vistos muita coisa vá mudar… eu apenas coloquei questões que espero venham a ser respondidas, não pelo ilustre consócio, mas por alguém que esteja por dentro do processo e que explique os detalhes da mudança. No limite, se fosse mal intencionado, poderia pensar que o presidente se prepararia para distribuir mais uns lugares por pessoas de confiança e concentrar assim mais poder. Ora se esses cargos não forem renumerados, não tiverem prerrogativas associadas, mais essa “narrativa pífia” cai por terra, entendeu agora? Não vou apresentar nenhuma proposta de alteração dos estatutos, porque no caso do CL ou ficava como está ou simplesmente o destituía.
O Conselho Diretivo se eu fosse eleito para a FPF saberia certamente. Já não percebo o que lhe poderá interessar se eu colaboro com a associação do meu bairro, ou com um grupo de apoio social. É a minha vida privada, certo?
De facto não tenho a experiência do ilustríssimo consócio em AG e folgo em saber dela, portanto fico muito mais descansado que vá propor essa votação ponto por ponto, artigo por artigo. Fora de ironias, não acho justo que uma boa proposta seja chumbada só porque um ou dois artigos são polémicos ou discutíveis.
Agradeço a classificação da minha escrita como delico-docinha, mas percebi que não o consegui enganar e que detetou à légua a minha “agenda”. Claro, também devo pretender tacho, meter lá o PMR ou o Godinho. Sim, porque quem questiona ou critica alguma coisa, mesmo que diga que esta Direção está mais que legitimada para cumprir os 3(!) anos de mandato que lhe faltam, estará certamente ou a soldo dos cabrões dos lampiões ou então é o próximo a ser expulso de sócio logo que a oportunidade se ofereça. Então vou tentar disfarçar um pouco mais e dizer-lhe que sim, estou bastante preocupado. Não entendo a necessidade destas alterações e muito menos a utilidade das mesmas. Ou acham que não ganhamos porque um escroque e pobre coitado como o André Figueiredo anda feito com o Guerra? Ou porque o PMR pensa que podia ser presidente e ninguém lhe disse que se devia dedicar a outra atividade? É que o meu ponto é exatamente este: não entendi a razão de ser deste ponto e como tal, fico com dúvidas e partilho-as. Compreendo que no seu caso só existam certezas e não haja cá espaço para tolerâncias ou discussão séria de argumentos.. Ressalvo o seu sportinguismo como a única coisa que devemos partilhar em comum. Passe bem e cumprimentos
1 Fevereiro, 2018 at 23:37
C’um caneco!
Não terá sido por acaso (há quem defenda que não existe) que, sem nunca o ter visto, o “elegi” como um dos meus tasqueiros favoritos. Desde a primeira hora em que, quase envergonhado, entrei na Tasca!
Obrigado, Leonissimo.
SL
1 Fevereiro, 2018 at 23:43
O respeito e a consideração pelos seus escritos é recíproca caro amigo. SL
1 Fevereiro, 2018 at 23:42
Que monumental resposta.
1 Fevereiro, 2018 at 23:45
Excelente. Simplesmente excelente
2 Fevereiro, 2018 at 1:39
Caro consócio. Obrigado pelo tempo que dedicou a ler o que eu escrevi. Ainda bem que leu os estatutos e que estas propostas lhe levantam tantas dúvidas. Dúvidas essas que resolveu traduzir nas suas várias intervenções como uma tentativa de coartar a liberdade de opinião no SCP. Portanto penso que fica claro que o caro consócio acredita que esta alteração não se deve ao acaso mas sim a uma manobra com um fim inconstitucional e como tal a uma atitude dolosa propositada por parte de quem a propõe.
Porque é que havia de ser o CFD a propor estas alterações ? Aliás duvido que isso alguma vez tinha acontecido no SCP. E como é que são web que não foi? Por ser a Direcção a propor? E desde quando é que está convocatória gira à volta das alterações disciplinares? Sabe são 8 pontos e este é 1.
Crê ainda o meu caro consócio que, a serem aprovadas estas alterações, o Presidente passa a ter o poder de expulsar todos quantos não concordarem com ele. Que inclusive, com a alteração feita ao CFD que este possa decidir em função da vontade do Presidente e não da razão e da lei. Ora o caro consócio, depois de ler o que escrevi, realmente demonstra que não aprendeu mesmo nada e é pena, pois se tivesse estado com atenção deixaria de menosprezar AG como concomitantemente o faz (aliás como fazem todos aqueles que o aplaudem ) e finalmente poderia respirar de alívio porque a democracia e o seu direito de chamar incompetente ao treinador estaríam salvaguardados pelo seus consócios. Claro que eles teriam de concordar consigo para anular a decisão dos néscios Conselho e Presidente.
Por outro lado o caro consócio afirma que não existe separação de poderes no SCP. Mais uma vez o caríssimo confunde a estrada da Beira com a beira da estrada. Dentro de qualquer associação existem 3 poderes em órgãos distintos. A AG com o poder legislador, o Conselho Fiscal e Disciplinar com o jurisdicional e o executivo na direcção. Nenhum destes órgãos pode acumular outro poder. Pelo nosso ordenamento jurídico não pode haver juiz em causa própria e é isso que se passa. O CFD actua como tribunal de primeira instância e a AG como última instância. Além do mais todas as decisões são passíveis de serem levadas a tribunal e como tal, mais uma vez, pode estar descansado que pode continuar a chamar incompetente a quem quiser no seu clube.
Relativamente ao CL volto a dizer que se está tão preocupado com as benesses apresente uma alteração que limite a a actuação da direcção nesse sentido. Olhe eu voto consigo.
Olhe que não caro consócio. Mais uma vez a sua leitura do que está proposto indica uma certa tendência para a perseguição. O artigo refere a pertencer a órgãos sociais ou a participar em listas nessas condições ou na representação de interesses de outros clubes ou instituições ligadas ao desporto. O grave seria se quisessem saber se o caro consócio era também associado do Benfica. Este artigo é uma salvaguarda para eventuais conflitos de interesses. Mas lá está na sua opinião tem a ver controlo.
Mas desde quando é que um órgão social é inatacável? Em que estatuto é que leu isso? Ou é mais uma daquelas dúvidas que afinal são considerandos de má fé imputada a terceiros?
Caríssimo que eu saiba não o acusei de estar a soldo de quem fosse. Somente referi que o caríssimo tem uma maneira muito suis generis de colocar as suas dúvidas e com isso acusar de má fé a direcção.
Por último relembrar ao caríssimo consócio que todos os membros de órgãos sociais são em primero lugar sócios e como tal abrangidos pelo mesmo código de direitos e deveres. E já agora gostaria de ter lido algumas palavras para a proposta de introduzir o princípio da solidariedade institucional onde se o Presidente cai, todos os órgãos caem.
O caríssimo consócio e muitos dos que escrevem aqui tem uma ideia muito pouco democrática do que é fazer oposição. Pelos vistos somente atentando à honra e ao bom nome de cada um ou injuriado é que é fazer oposição
Passar bem
2 Fevereiro, 2018 at 2:18
Bravo, sr leonissimo. É por isto que a tasca ainda vale a pena.
SL.
2 Fevereiro, 2018 at 15:51
Muito bem!
SPOOOOOOORTING!
1 Fevereiro, 2018 at 19:21
o artigo 28 na forma original pode parecer violento e não é escrito para a maioria dos sócios e adeptos do nosso clube.
é um artigo escrito contra aquelas pessoas que nós sabemos quem são.
eu aprovava o 28 original.
1 Fevereiro, 2018 at 19:24
Se as propostas passarem, já há um grupo de sócios pronto para formar um novo clube e já têm emblema para o mesmo!!!!
1 Fevereiro, 2018 at 19:41
É o meu sonho de criança a concretizar-se. FORÇA NISSO
SPORTING AO NÚCLEO DURO DE SPORTINGUISTAS
ESCUMALHA FRACA, FRÁGIL, DE APARÊNCIA AMARELA COMO A BANANA FORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Só com garra conseguiremos ganhar títulos.
PRECISAMOS DE GENTE COM SANGUE NA GUELRA
UM ADN SUPERIOR PARA O GRANDE SPORTING
POR UM SPORTING INTELIGENTE, HONESTO, TRABALHADOR E DE EXCELÊNCIA
FAZER REAL JUZ AO LEMA DA CAMISOLA CENTENÁRIA
ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA
ETERNO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL 1906
1 Fevereiro, 2018 at 23:12
“Um ADN superior”
Caiu-te mesmo a máscara.
1 Fevereiro, 2018 at 23:57
Ahahahahahahaha. Este tb deve ser ariano puro. 😀
2 Fevereiro, 2018 at 0:00
Máscara? Sempre foi assim.
1 Fevereiro, 2018 at 20:29
Boa sorte a esses ex sócios.
1 Fevereiro, 2018 at 21:44
Wtf?!?!
1 Fevereiro, 2018 at 19:28
Estamos na frente
Tudo o resto é acessório
E um nao-assunto.
1 Fevereiro, 2018 at 22:21
Campeões de inverno! E o Vieira é arguido!
1 Fevereiro, 2018 at 19:32
Caros Leões, não é habitual a minha participação no fórum, embora seja espectator atento e apreciador da cultura musical de um tal de cherba! Não fosse eu um afortonado leão que teve a sorte de ver ao vivo um tal de Balakov e um tal polaco (Jusko) talvez melhor que o do Bayern.
Hoje torna-se imperativo que todos e quaisquer orgulhosos leões reflitam sobre o futuro deste grande clube.
Fica de seguida o post que deixei na página do Sporting Clube de Portugal!
“Exmo Presidente do Sporting Clube de Portugal Bruno de Carvalho. Venho por este meio pedir que reflita nas propostas feitas por esta direcção para a próxima AG.
Primeiro quero deixar claro que sou apoiante desta direcção. sou o sócio 126.300 e detentor ( com muita honra) de missão pavilhão. E isso se deve ao trabalho por vós feito e na minha confiança depositada!
Depois de ler as alterações propostas por vossas excelências e na impossibilidade de me deslocar à proxima AG, gostava que contassem com a minha discordância relativamente às mesmas.
É imperarivo que o Sporting clube de Portugal continue a manter um espirito de democracia activa e continue a mostrar que a liberdade é um valor fundamental. Só assim temos autoridade moral para defender igualmente a verdade desportiva.
O Sporting clube de Portugal é uma instituição multicultural e transversal a toda a sociedade, por isso não me parece de bom tom limitar as pessoas que nela exerçam funções. Mais ainda, o trabalho do CF é entre outros fiscalizar também as direcções sejam elas a actual ou futuras e deve por isso ser um órgão o mais independente possível.
Julgo que esta minha opinião será igual a tantas outras dentro dos apoiantes desta direcção!
Acredito plenamente no bom senso de vossas excelências.
Saudações Leoninas!”