Pegando no texto «Antecipando a Assembleia Geral», escrito esta quinta feira, pelo Leoníssimo, Bruno de Carvalho, presidente do Sporting Clube de Portugal, procurou esclarecer muitas das questões levantadas e que, no fundo, são dúvidas de muito outros Sportinguistas.
Como gosto de estar atento às opiniões dos Sportinguistas, vou aproveitar um post da Tasca do Cherba para esclarecer alguns assuntos em cada ponto.
A. “No próximo sábado às 14:30 terá início uma das Assembleias Gerais (AG) mais importantes da história recente do Sporting.”
Agradeço a amabilidade para com estes Órgãos Sociais para apelidar esta AG das mais importantes dos tempos recentes. Julguei que tinham sido as da reestruturação financeira, da apresentação dos resultados, de criação de novos escalões de quotas, do pavilhão. Mas parece que todas essas não o foram tanto.
Mas esta AG é, de facto, uma das mais importantes, uma vez que:
1. Finalmente, dignifica-se a memória do maior goleador mundial de campeonatos nacionais com o racio de 1.6 em jogos/golos;
2. Somos o 1º Clube português a ter um relatório de sustentabilidade, que fornece a radiografia completa do Clube;
3. Mostramos, novamente com as contas consolidadas, que fomos a única Direcção, até hoje, a ter um mandato com lucro (Clube e SAD);
4. Vamos ter, finalmente, um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados;
5. Vamos pôr em prática o programa sufragado por quase 90% dos sócios que participaram nas eleições mais concorridas da história do Clube – extinção do CL;
6. Temos alterações estatutárias, que foram amplamente debatidas entre os Órgãos Sociais do Clube e que demonstraram ser importantes para a melhoria e melhor funcionamento do mesmo.
B “As propostas sujeitas à apreciação dos sócios, que quiserem aceitar o famoso repto “apareçam é nas Assembleias Gerais”, foram divulgadas por estes dias. Analisando os vários pontos, verifica-se que as situações polémicas estão reservadas para o final. Espera-se assim que, caso os trabalhos se arrastem, o cansaço dos sócios não venha a inibir a reflexão e atenção que serão essenciais quando se proceder às sucessivas votações…”
Garantidamente que os associados do Sporting CP não se deixam vencer por nada, muito menos pelo cansaço.
C “Ponto 1: atribuição do número 9 a Peyroteo a título perpétuo – nada a opôr, apenas se aplaude o reconhecimento votado a um dos maiores expoentes do clube de todos os tempos.”
Que vai estar incluído num mega-programa de comemorações do Centenário de Peyroteo.
D “Ponto 2: auditoria de gestão ao mandato anterior (de BdC) de 2013 a 2017, nos moldes do já realizado para os mandatos de outos presidentes. Como se costuma dizer, “quem não deve não teme” e depois de tantas acusações que foram feitas a esta Direção, nomeadamente por PMR, que levantou acusações graves à honorabilidade da Conselho Diretivo e que propôs que se realizasse uma auditoria (acabando depois por recuar), saúda-se esta iniciativa que só contribuirá para que a Direção se possa credibilizar junto dos sócios.”
Esta iniciativa não vai contribuir para a Direcção se credibilizar junto dos sócios, pois ninguém duvida da nossa qualidade de trabalho nem do nosso Esforço, Dedicação e Devoção na defesa dos superiores interesses do Sporting CP. Vai, isso sim, cumprir uma promessa eleitoral que foi confirmada vezes sem conta.
E “Ponto 3: publicação de relatório de sustentabilidade 2016/2017. Documento de 104 páginas em que se abordam várias vertentes do Universo leonino, desde as claques, aos núcleos, modalidades, infra-estruturas, sociedades imobiliárias, etc Confesso que não analisei o documento ao pormenor (que graficamente está muito bem conseguido), embora me pareça interessante e arejado.”
E único no panorama desportivo nacional. Com isto, o Clube é mais uma vez pioneiro nas boas práticas e transparência.
F “Pontos 4 e 5: extinção da Construz, empresa imobiliária associada ao Sporting, detida a 100% pelo clube, passando os seus ativos (terrenos) para o património do Sporting, que pretende rentabilizar dois lotes na Avenida Padre Cruz (um dos quais incluindo o posto de combustível) para projetos comerciais. Parece uma medida razoável e que não parece merecer qualquer contestação, ficando depois a aguardar-se qual o projeto comercial pensado para aqueles espaços. Terá obviamente a palavra a Direção.”
Com esta medida, a actual Direcção volta a colocar património dentro do Clube. Primeiro foi o Pavilhão e toda a cidade desportiva que a rodeia (menos Estádio), e agora terrenos e suas receitas. Nos últimos 20 anos, somos a única Direcção que, em vez de tirar património, está a devolver e a construir.
“Ponto 6: É aqui que se propõe a alteração dos Estatutos, ou seja quando as coisas se tornam mais delicadas… Estas propostas são divididas em 5 tópicos (destacarei aqueles em que há alterações mais relevantes):
A. Alterações de natureza disciplinar e referentes a direitos/deveres dos sócios
B. Alterações de natureza financeira
C. Alterações de natureza orgânico-formal
D. Alterações referentes à Família Leonina
E. Alterações de natureza linguística.”
G. Proposta A (Natureza disciplinar)
Artigo 21º
“alínea j) colaborar quando solicitado, depondo ou prestando declarações, com respeito pela verdade em matéria de litígios, inquéritos ou processos disciplinares promovidos pelo Clube” – ou seja, um sócio passa a ter o dever de testemunhar contra outro num órgão não jurisdicional e sem que se lhe apliquem princípios próprios de processo judicial, abrindo assim um precedente.”
É um dever normal de todos os sócios de um Clube. É dar a possibilidade de fazer processos sérios, ouvindo todos os envolvidos. É uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade. Não entendo a questão judicial nem o precedente. Entendo apenas ser um dever normal.
H “alínea k) dar conhecimento ao Conselho Directivo do exercício de quaisquer cargos sociais, incluindo a mera participação em listas eleitorais para os mesmos, em outras colectividades desportivas, bem como do exercício de funções de representação de outras colectividades desportivas, associações ou feder ações desportivas a que pertençam.” – Além da intromissão abusiva na esfera privada do sócio, não se percebe qual a utilidade real ou vantagem desta norma para o Sporting.”
Com esta realidade, o Sporting CP passará a ter um “mapa” de quem são os Sportinguistas que estão em cargos de relevância e com Know-How, podendo assim aproveitar esse mesmo conhecimento especializado para aconselhamento estratégico do Clube. Uma medida considerada, por todos os membros dos OS, como muito boa e que já devia ter sido adoptada antes pelo Clube.
I Artigo 28º (O MAIS POLÉMICO!) – Infrações e sanções disciplinares
“1. Constitui infração disciplinar o comportamento do Sócio, por ação ou omissão, doloso ou negligente, que viole qualquer dever geral, especial ou funcional ligado ao seu estatuto de sócio ou de membro de órgão social do SCP…” Uma redação ambígua, com o uso de termos como “comportamento”, “omissão”, “negligente”, que podem servir de base a sanções do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), mesmo que o sócio não tenha tido influência direta ou voluntária em determinado acontecimento. Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa, acabando por limitar o comportamento e opinião dos sócios.”
Não vejo nada de ambíguo pois as infracções estão tipificadas nos Estatutos, sendo depois o CFD a fazer a avaliação. Não percebo a frase ” Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa “, pois parece que assim a proposta deste associado seria acabar com qualquer poder disciplinar do Clube, algo que não faria qualquer sentido nem existe em lado nenhum.
J “2. A tentativa é punível quando o sócio tenha praticado, ou dado início, a actos de execução de um facto que constitua em si uma infração, não se tendo a mesma produzido por qualquer razão que não seja apenas a desistência voluntária do Sócio.” – reforça-se a perplexidade já evidente no item anterior… o sócio poderá ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso. O clube a substituir-se aos tribunais e ao Processo Penal, no âmbito de um processo disciplinar interno.”
Isto podemos comparar ao famoso “dolo sem intenção” ou “hematoma sem nódoa negra”. O facto de não ter ocorrido dano, não impede a verificação da infracção e consequente sanção. Se assim não fosse, alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado.
K “3. Para efeitos do disposto no número 1, consideram-se infracções disciplinares, nomeadamente, as seguintes:
– alínea i) Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”. Um sócio que crie um grupo de discussão, por exemplo no FB, na sua página pessoal, ou num bloque ou outra plataforma, ou que expresse qualquer crítica à direção, poderá ser sancionado. A verdadeira lei da Rolha e uma limitação intolerável da liberdade da expressão num clube que sempre primou pelo pluralismo e capacidade de discussão. Se esta norma fosse válida anteriormente, Godinho Lopes teria certamente continuado em funções mais 2 anos, teria sido impedida a existência do Movimento Dar Rumo ao Sporting e André Patrão e Miguel Paim alvo de processo disciplinar. No limite até uma lista alternativa que se apresente em período pré-eleitoral poderia ser inviabilizada. Representaria mesmo um meio de silenciamento de toda e qualquer crítica ou oposição.”
Esta redacção já foi alterada e comunicada pelo Clube. Isto serve para algo que deriva da Lei – protecção da marca e sua utilização abusiva. Nada de mais! Erro de redacção já corrigido.
L “Atendendo à polémica que esta alínea estava a suscitar no Universo Leonino, a Direção emitiu hoje um comunicado em que altera a sua redação para: “alínea i) praticar actos ou adoptar comportamentos, no âmbito de grupos reconhecidos ou identificados com o Sporting Clube de Portugal, ofensivos ou injuriosos de qualquer membro dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, ou em violação dos deveres previstos nos presentes estatutos”. Saúda-se esta mudança, embora não se entendam ou aceitem os propósitos que subjaziam à formulação inicial. Por outro lado a perspectiva de chumbo de toda a proposta 6, pois não é possível votar ponto por ponto, poderá ter sido determinante, não deixando de se manter a ambiguidade do âmbito da sua aplicação, no que parece ser o cartão de identidade deste ponto 6.”
Reduzir a actuação dos OS a actos resultantes de polémicas, é não reconhecer que estes OS estão atentos ao Universo Leonino e às suas preocupações, tendo sempre as mesmas, quando consideradas justas e pertinentes, acolhimento. Não se deve retirar o gerir para os sócios, que tem sido a prioridade, e reduzir esta boa prática a “respostas a polémicas”.
M “8 – A suspensão não pode exceder o prazo de oito anos”. No caso do sócio ser suspenso, essa pena pode ir até aos 8 anos, quando antes ia no máximo a 1 ano. Há aqui um agravamento significativo desta sanção.”
Para defesa dos próprios associados. Como estava era: ou suspensão até um ano, ou expulsão. Alargando o prazo, as decisões irão recair mais em suspensões do que expulsões, tornando as suspensões mais justas perante a gravidade dos actos praticados.
N “10 – Um Sócio que, no decurso de uma ação disciplinar, deixe por sua vontade de ser sócio, não mais poderá voltar a ser sócio do SCP.” – mais uma penalização duríssima e neste caso definitiva… que além do mais viola a Constituição Portuguesa, no seu artigo 46º, ao limitar a liberdade de associação.”
Este ponto não viola Constitução nenhuma, mas o seu texto também foi alterado determinando um prazo em que não pode regressar. Não nos podemos esquecer que, neste momento, alguém que faça mal ao Clube e no meio do processo deixe de ser sócio, “foge” à punição do mesmo, podendo livremente voltar a ser sócio uns dias depois, sem que se possa reabrir processo por prescrição.
O “Proposta C (Órgãos sociais)
Artigo 34° (Órgãos Sociais)
“1. São órgãos sociais do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
b) o Conselho Directivo e o seu Presidente” – acrescenta-se o Presidente a esta classificação, o qual passa a estar individualizado. Não se percebendo muito bem a necessidade e alcance da mesma, admite-se que tenha a ver (novamente) com eventuais questões de índole disciplinar, quando o Presidente se sinta questionado/atingido.”
Explico. O Sporting CP, como qualquer Clube, tem um sistema presidencialista. Assim, como o Presidente da MAG já é, nos actuais estatutos, ele próprio, um órgão, agora passará o Presidente do CD a sê-lo também. Isto é feito por questões que visam adaptar os regulamentos à realidade e por haver inúmera jurisprudência nas Federações e no TAD a considerar este o procedimento correcto. Existe, aliás, um artigo que refere as competências do Presidente do CD, que basta ser lido para perceber que tudo é normal.
P Artigo 49° (Processo eleitoral)
“As eleições da competência da Assembleia Geral far-se-ão por lista completa, que englobará todos os órgãos sociais previstos no artigo 34º dos presentes estatutos, considerando-se eleita a lista que obtiver mais votos do que qualquer uma das outras.” (retira-se em relação à redacção anterior: “salvos os casos do Conselho Fiscal e Disciplinar e dos Conselheiros ao Conselho Leonino, em que o apuramento dos eleitos se fará segundo o método de Hondt.”)
Portanto o CFD deixa de ser nomeado através do método de Hondt e será composto apenas por elementos da lista vencedora, tornando mais fácil a sua instrumentalização, sabendo-se que será mais vezes chamado à liça, tendo em conta o novo quadro disciplinar (muito mais gravoso). Não deixa de ser curioso que a atual Direção, em conjunto com a lista ao CFD independente, tenha sido responsável (e bem) pela introdução da atual fórmula com o método de Hondt, que serviu de referência para a eleição do CFD de 2013. Agora opta por revogar o que antes propôs…”
Porque fui um apoiante do método de Hondt para o CFD e não o sou agora?
Na AG vou explicar porque é que em nada ajudou ao que os Sportinguistas que, tal como eu, esperavam que esse sistema trouxesse uma melhor defesa do Clube e da SAD, mas que, infelizmente, não se verificou.
Notas importantes:
1. O “método de Hondt” – usado por Godinho Lopes no CFD da SAD – em nada ajudou os sportinguistas no seu mandato;
2. A formação de um CFD deve ter em conta a habilitação das pessoas: ROC, TOC, Advogados. O método de Hondt pode “retirar” essa composição tão necessária;
3. Nas últimas eleições, com método de Hondt, apenas entraram elementos da minha lista para o CFD, pelo que fazemos esta proposta não por qualquer tipo de necessidade de controlo, mas por crença de que a competência e a verdadeira possibilidade de responsabilização do órgão são o mais importante.
Explicarei tudo, decidirá quem manda: os Sócios!
Q Artigo 55º – A (Competência do Presidente do Conselho Directivo)
“1. Sem prejuízo e além do mais que se encontre consignado nos presentes estatutos, o Presidente do Conselho Directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, tem por competências: (…)
b) Criar e extinguir um conselho estratégico, composto por um número ímpar de membros, não superior a 15, que se designará “Conselho Leonino”, em homenagem a todos os sócios que serviram o Clube enquanto conselheiros leoninos; este conselho estratégico terá natureza meramente consultiva do Presidente do Conselho Directivo, tendo em vista a recolher aconselhamento na definição de estratégias a seguir para o desenvolvimento a médio e a longo prazo das actividades do Clube.”
Esta é uma das principais novidades desta AG: a “extinção” do Conselho Leonino (artigo 61º e ss.). Na verdade, muitos sócios já vêem há vários anos com desconfiança este órgão consultivo, para muitos não tendo qualquer utilidade prática, representando o resquício de tempos antigos e constituindo uma feira de vaidades. Na verdade, na última eleição há menos de 1 ano, a lista C de Gonçalo Nascimento Rodrigues abriu uma nova perspetiva e esperança para este órgão, rejuvenescendo-o para que pudesse assumir-se como um bom apoio à Direção na sua ação, através de sugestões ou conselhos. Por esse motivo, recebeu 20% dos votos, incluindo assim muitos que votaram em BdC para o Conselho Diretivo. Mas mesmo que se aceite a eventual extinção, a verdade é que não é isso que acontece na prática. Deixa de existir um Conselho Leonino eleito e passa a existir um outro … designado pelo presidente. Se assim é… qual a justificação para isso e que ganha o clube com esta alteração? Os futuros elementos deste assim designado Conselho Estratégico, terão alguma remuneração ou benesses associadas? Que garantias existirão, de que não se tratarão apenas de “yes men” sem qualquer mais-valia em termos de massa crítica para o clube? Qual a sua utilidade, quando já existe um CFD com funções consultivas ao dispor do Conselho Diretivo?”
Em primeiro lugar, a extinção do Conselho Leonino deriva de um programa eleitoral sufragado por quase 90% dos sócios que votaram. A Comissão que agora se propõe, não é um substituto do Conselho Leonino, mas sim, tão somente, a possibilidade de o Presidente criar um grupo de aconselhamento estratégico, por homenagem a todos os antigos conselheiros leoninos e por isso o denominou Conselho Leonino, e que só por isso está reflectido nos Estatutos. O Presidente pode reunir com quem quiser, onde quiser, quando quiser e para o que quiser, sem que fosse necessária qualquer consagração estatutária. Esta apenas é feita para que exista esta singela homenagem, como, aliás, já referi. Fique claro que a esta Comissão não será dado nunca qualquer estatuto de órgão social, e não terá nenhum benefício, seja ele material ou financeiro.
R Proposta D (Família Leonina)
Artigo 61º
“1 d) as Organizações que, seja qual for a sua denominação, agrupam, sem base territorial, sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e pretendam manter e promover a unidade e a solidariedade da família leonina, designadamente, os grupos organizados de adeptos (GOA), constituídos e organizados nos termos da lei, a Fundação Sporting Clube de Portugal, IPSS, a Fundação Leões de Portugal IPSS, o Grupo “Os Cinquentenários” e o Grupo Stromp.”
Neste caso são discriminados os elementos que se considera fazerem parte da Família Leonina, abrindo-se aparentemente a porta a núcleos virtuais. Nada a contestar ou a destacar aqui”.
Aqui, apenas se pretende garantir um estatuto de “igualdade” entre todos os membros da Família Leonina.
S Ponto 7
“Condicionado à aprovação da proposta A apresentada ao abrigo do Ponto 6 da Ordem de Trabalhos, o ConselhoFiscal e Disciplinar propõe que a mesma Assembleia Geral discuta e delibere aprovar o Regulamento Disciplinar, em anexo, elaborado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, o qual contém o regime aplicável às infrações disciplinares praticadas pelos Sócios do Sporting Clube de Portugal.” – são destacadas as várias questões que foram sendo ressalvadas no ponto anterior e que se relacionam com questões disciplinares dos sócios. Obviamente que se a proposta A do ponto 6 não for aprovada este ponto não se aplica”.
Já respondido no ponto I, J, K, L, M e N.
T Ponto 8
“O Conselho Directivo propõe que a Assembleia Geral do Sporting, discuta e delibere sobre o Relatório e as Contas Consolidadas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2016a 30 de Junho de 2017”
Já respondido no ponto A.
Nota Geral: Ainda hoje, o Sporting Clube de Portugal publicará uma nova proposta de alteração (com pequenas melhorias devidamente identificadas) que pretende apresentar amanhã à MAG para ser admitida à discussão pelos Sócios.
Entretanto, em resultado desta salutar troca de palavras, o Leoníssimo enviou uma mensagem dirigida ao nosso presidente.
Caro e estimado Presidente Bruno de Carvalho,
Quero começar por lhe agradecer o destaque que deu a uma publicação minha neste blog (A Tasca do Cherba), embora dispense o protagonismo e apenas pretenda, como é o seu caso obviamente, o melhor para o Sporting Clube de Portugal.
Infelizmente não lhe posso responder como gostaria, diretamente na sua página oficial de FB, uma vez que me encontro bloqueado de o fazer desde fevereiro de 2016, quando por ocasião de um post seu – “galinha à maricas”, em que respondia a Camilo Lourenço, o questionei (por mensagem privada) se este tipo de posts não o colocava mais à mercê dos muitos ataques que lhe desferiam. Isto depois de lhe dar os parabéns pelo bom trabalho que vinha executando… de qualquer forma, como sei que é uma pessoa atenta, terá certamente oportunidade de ler este texto, se assim o entender, ou então um dos seus diligentes colaboradores, que analisam as publicações das redes sociais e dos blogs do Sporting, lho fará chegar.
Agradeço-lhe também os esclarecimentos e informações que foi prestando ao longo do texto e que certamente ajudou um pouco mais os sportinguistas a perceber o que está em causa, embora estejamos na véspera/dia da Assembleia Geral. Também aqui teria preferido que, uma vez que há assuntos sensíveis em causa tal como acontece sempre que há alterações estatutárias, se tivesse procedido previamente a uma sessão de esclarecimento público aos sócios como aconteceu já em outros mandatos, quando tal se proporcionou e não que apenas tivessem sido “amplamente discutidas entre os órgãos sociais do clube”, como refere. Tal teria certamente obstado a que se tivessem originado tantas dúvidas e inquietações com este documento.
A primeira inquietação que me surgiu em relação a estas mudanças estatutárias, designadamente em relação à questão disciplinar dos sócios, foi o não perceber nem a necessidade nem a utilidade das mesmas. E sinceramente, mesmo depois de ler o seu texto e esclarecimentos, continuo sem entender. Já agora, surge também a questão da oportunidade/urgência: se estas alterações só serão efetivas num próximo mandato, porque razão estão já a ser apresentadas, a 3 anos de final do seu final do atual, numa altura em que estamos a meio da época e portanto num momento sensível e em que lideramos à condição no futebol e com muito bom desempenho nas modalidades? Para quê acentuar trincheiras ou invocar temas fraturantes entre o Universo leonino, quando seria mais lógico e benéfico congregar vontades e diferentes sensibilidades em nome do bem maior para o clube? Confesso que me escapa qual a real mais-valia para o clube de o fazer agora e não aguardar por exemplo mais uns meses até ao final da época…
Mas já que o decidiu assim, resta-me comentar a sua resposta, que mais uma vez agradeço.
Em relação ao facto de eu ter dito que esta AG é uma das mais importantes dos tempos recentes, estava obviamente a falar dos últimos anos. Atendendo a que o estimado presidente já exerce estas funções há 5 anos, compreenderá que o tenha feito. Aliás, não sou apenas eu que o considera mas muitos sportinguistas que vão expressando a sua opinião em vários fóruns de discussão.
Como muito bem disse e sabe os 5 primeiros pontos não encerram em si qualquer polémica, são relativamente consensuais e foi isso mesmo que considerei. Partilho da sua confiança na resistência física dos sportinguistas quando se chegar ao ponto 6, mas ela será certamente colocada à prova, a não ser que os trabalhos decorram com maior celeridade que o habitual.
Refere que “vamos ter, finalmente um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados”. Mas não o tínhamos antes? E a que solicitações se refere em concreto? Sente que esta era uma das principais prioridades e preocupações dos associados?
Em relação ao ponto 2 e à realização da auditoria ao mandato anterior, não questionei a credibilidade da Direção junto dos sócios, apenas disse que sairia reforçada ainda mais com a auditoria, pois de facto corresponde ao cumprimento de uma promessa eleitoral deste Conselho Diretivo.
Passando então ao ponto 6 e à proposta A (natureza disciplinar) refere que a obrigatoriedade de chamar sócios a depor contra outros (artigo 21º) “é dar a possibilidade de fazer processos sérios (…) é uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade”. Mas era preciso criar essa obrigatoriedade? As pessoas não podem decidir em consciência se o devem ou não fazer? No mesmo artigo e sobre a alínea K, afirma que a obrigatoriedade dos sócios darem conhecimento de cargos que ocupem em outras coletividades desportivas, associações ou federações desportivas a que pertençam, permitirá ao Sporting ter um conhecimento de quem são os sportinguistas em cargos de relevância e com Know-how que se possa aproveitar para o clube. Nada contra se é esta a intenção, embora mais uma vez eu considere que qualquer sportinguista nessa posição o faria de forma voluntária.
Continuando agora com o artigo 28º (na realidade o mais polémico) esclareço que a minha intenção não era acabar com qualquer poder disciplinar do clube… era apenas entender melhor o âmbito da sua aplicação. Em relação ao item J2 em que um sócio pode ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso, dá o exemplo que “alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado”, a questão é mesmo essa: não me parece que possamos prender alguém que alegadamente vai assaltar um banco mas que ainda nem sequer lá entrou.
Em relação à alíena i) que levaria à punição nas situações de “criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais” e que estava a ser de longe a mais controversa quer pela sua ambiguidade, quer pelo facto de poder ter um âmbito demasiado alargado, registo com apreço o facto de se ter mostrado sensível à sua retirada. Qualquer Direção, bem como o clube que servem, só ganham ouvindo os sócios, as suas sugestões e preocupações. Aliás foi em nome de um Sporting para os sócios que foi escolhido, juntamente com a sua equipa, por duas vezes para presidir aos destinos da nossa coletividade. Seria excelente que essa sensibilidade fosse extensiva a vários outros pontos que serão discutidos nesta AG.
Defende que alargar o prazo de suspensão para 8 anos será para defesa dos sócios que antes só podiam ser suspensos um ano ou expulsos… e que a partir de agora existirão muito mais suspensões que expulsões… Confesso que ignoro o número de suspensões decididas até à data, mas pelo menos o número de expulsões parece-me ter sido bastante reduzido. E ainda bem, pois trata-se de uma medida extrema.
Quanto ao artigo 34º e ao facto de ter sido necessário “isolar” o Presidente nos órgãos sociais, não vou contestar a sua argumentação, embora certamente por falha minha, não tenha compreendido muito bem a vantagem e pertinência de o fazer.
Em relação à eleição do CFD e a deixar de ser usado o método de Hondt, indica que vai explicar melhor porque já não é apoiante da sua utilização … aguardamos então pelas suas explicações em plena AG. Mas em relação às suas notas, sublinho que o mandato de Godinho Lopes foi lastimável e não penso que o CFD tivesse atuado melhor se tivesse sido eleito de outra forma. Ainda bem que existiam nos Órgãos do Sporting diferentes sensibilidades, designadamente em relação à lista da AG, pois de outra forma teria sido muito mais difícil a saída de Godinho Lopes (desejável). O facto de nas últimas eleições apenas terem entrado elementos da sua lista (com o método de Hondt) prende-se com a esmagadora vitória obtida que poderia ou não voltar a repetir-se no futuro.
Quanto à dissolução do Conselho Leonino, não tenho nada a opor como aliás afirmei no meu texto inicial que comentou (refere e é verdade que era uma sua promessa eleitoral). Não percebo então porque o pretende substituir por outro organismo com menos elementos é certo, que na prática exercerão função semelhante (15 versus 50), “em homenagem a todos os sócios que foram conselheiros leoninos”. Mas se foi algo que se chegou à conclusão que representava uma fórmula esgotada e ultrapassada, qual a necessidade de homenagear de alguma forma este órgão? E quem o irá compor? Saúdo e aplaudo o facto de afirmar que quem o integrar não terá nenhum benefício material ou financeiro.
Aproveito ainda a oportunidade para destacar dois pontos que não abordei no meu texto inicial: no artigo 43º, ponto 5, não entendo porque desapareceu a possibilidade da AG criar comissões para o estudo de quaisquer assuntos relevantes para a atividade do clube, constituída por sócios com capacidade eleitoral ativa. Penso que se deixa de ter um instrumento válido de desenvolvimento de iniciativas dos associados e parece representar uma menor abertura do clube à participação e contributo dos sócios. Certamente explicará melhor na AG a necessidade de retirar este ponto dos estatutos. O outro ponto relaciona-se com a regulamentação mais apertada para elementos que constituem direções dos Núcleos. Também aqui me parece que estamos a dar um passo no sentido de uma maior rigidez e diminuição da liberdade de expressão e pluralidade internas.
Termino, desejando que nesta AG e no futuro, todos saibamos encontrar um caminho de motivação e agregação dos sportinguistas, independentemente das suas sensibilidades e que se continue e complete o ciclo de ressurgimento desportivo do Sporting, culminando com a conquista do campeonato de futebol da Primeira Liga em maio, o nosso principal anseio enquanto Família Leonina. Um clube que pela pluralidade, dinamismo, tolerância, abertura e valores que sempre o nortearam desde a sua fundação, continue a orgulhar qualquer sportinguista e a diferenciar positivamente o Sporting Clube de Portugal de outros em que imperam o unanimismo, a falta de escrúpulos e de respeito pelos próprios adeptos. Todos ganharemos com isso, incluindo o estimado presidente.
Saudações Leoninas
3 Fevereiro, 2018 at 21:46
PARABÉNS CHERBA
3 Fevereiro, 2018 at 21:48
TU É QUE OS TOPAS, CARALHO!
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Nunca pensei vir te dar razão… Mas tinhas…
P. S nunca mais aqui volto e não é por ti trolha…
3 Fevereiro, 2018 at 22:05
Uma coisa eu te digo, ou isto leva uma esfrega do caralho ou não vais ser a única a não voltar a pôr aqui os pés. Andam todos a desaparecer daqui
3 Fevereiro, 2018 at 22:07
Eu que ja venho do cacifo sou mais um que ja nao meto ca mais os pes. Mudem o nome para Camarote do Cherba!!!
3 Fevereiro, 2018 at 22:31
Belos tempos os do cacifo
3 Fevereiro, 2018 at 22:47
Há claramente duas visões do Sporting aqui como lá fora e nos 2 casos a que faz mais barulho é a que menos peso tem e menos tem para dar. Já há muito que pouco mais faço nesta tasca do que observar e há um grupinho, que sabem perfeitamente quem são, as freirinhas da desgraça eterna, que são apenas viciados no bota abaixo. Aliás foi por isso que começaram brunistas, porque era do contra. Mal assentou no poder passou a desagradar. Digo isto a todos os LEÕES, se ainda os há neste salão de festas: nunca nada se construirá nem nada frutificará com esta gente. NADA. São mentes pequeninas que encontram a sua alegria em destilar veneno em grupo, passando a mão pela gaita uns aos outros ad eternum. É só ver quando um manda um bitaite, é uma escadinha por aí fora de todas as freirinhas a bater palminhas e dá a volta e volta ao primeiro e assim successivamente. Vão acabar como querem, a falar sózinhos e a dar “+1” aos comentários uns dos outros. E nisto o Sporting que se foda, porque o que importa é a forma, a côr dos calções e sobretudo: EXISTIR. Bando de lorpas irresponsáveis.
3 Fevereiro, 2018 at 23:13
Nem mais
3 Fevereiro, 2018 at 22:40
Já estive mais longe
3 Fevereiro, 2018 at 21:50
Que passou-se?
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Ah, afinal andas aí conspirador de meia-tigela de falinhas mansas. Hás-de lá estar tu, e mais uns quantos a comer sardinhas à vela porque vão ter de fazer a recontagem dos sócios pra baixo dos 20 mil. Fica só à espera, conspirador do caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 22:07
Não, a sério. Cheguei de viagem agora. Que aconteceu?
3 Fevereiro, 2018 at 22:24
E não percebi essa cena do sócio abaixo dos 20 mil. Eu sou socio abaixo dos 20 mil. Quer dizer o que?
3 Fevereiro, 2018 at 22:43
Quer dizer que és um merdas. Um fracassado. Ingrato do caralho. Vai fazer broches ao Godinho. Chulo do caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 23:40
Não sabes conversar de outra forma? Não sabes o que penso acerca de nada. Comentei ontem na tasca e foste um completo anormal a vir para cima de mim. Sabes lá tu o que eu acho e deixo de achar sobre o Presidente e sobre o Sporting. Não sei o que tu já contribuiste para o clube. Tu não sabes o que eu já contribui para o clube. Ou se calhar sabes. Se fores o mesmo Trolha do Cacifo, sabes bem que fomos todos lado a lado combater os croquetes. Agora, eu que é raro, rarissimo comentar aqui, só porque não concordo com algumas coisas, tenho de levar com esses nao-argumentos que apresentas? So sabes insultar. Nao questionas o porque das criticas. És um parvalhão de insulto facil. Sabes la tu o que eu fiz para ajudar a ter o Presidente que temos. Quem te disse que quero que saia? Quem te disse que estou contra?
Puta que pariu estes inquisidores do caralho. Voces sim, cambada de pidescos que não aceitam que não se concorde sempre. E já agora ingrato porque? Por ter votado 3x no Bruno? Ou porque questiono aquilo que posso não concordar?
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Nada…
3 Fevereiro, 2018 at 21:53
E antes disso, ainda vão levar todos no focinho
3 Fevereiro, 2018 at 21:50
O Bruno virou as costas às moscas.
Fez ele muito bem!
Puta que os pariu!!!
Bolas!!!
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Quase que parece um bloco em dia de derrota, temos os mesmos nicks que costumam cascar nos jogadores e no treinador, só que desta vez aproveitam e cascam no presidente. é coerente e elucidativo.
Sempre pensei que fossemos um clube bipolar mas afinal não, temos é muito lampiao infiltrado…
3 Fevereiro, 2018 at 21:54
Eu quero é vê-los nas próximas eleições. Até se borram
3 Fevereiro, 2018 at 22:22
Eu também começo a ver as coisas com muita claridade
3 Fevereiro, 2018 at 23:42
Na AG também os havia…
3 Fevereiro, 2018 at 21:53
Quem quer destruir o SCP, ainda não vai ser desta.
KEEP CALM
“Falta de calma levou a desrespeito entre alguns sócios e quisemos acalmar a situação. Temos de dizer e não tenho medo das palavras: o momento esteve quente, mas sem ultrapassar os limites do bom senso. Nada do que se passou naquela sala ultrapassou os limites do que quer que seja. Numa alteração estatutária vem sempre ao de cima o calor dos que desejam e não desejam. A AG ficou suspensa, mas será retomada e acabaremos por concretizar, com os votos dos sócios, a reforma estatutária. Aquilo que pudemos constatar é que foi respeitada religiosamente a liberdade dos sócios. Tenho pena de não termos atingido todos os pontos, mas a vida democrática é assim. Ficaria triste se algum dos sócios que esteve lá dentro tivesse dito que lhe tinham tirado liberdades”, referiu.
“Dizer que Bruno de Carvalho abandonou a AG é um termo muito forte. Eu sei porque entendem que abandonou, mas saiu naturalmente da sala. Não havia a calma suficiente e atingiu alguns desrespeitos que as pessoas não aceitam muito bem. O presidente entendeu, com o Conselho Diretivo, sair naturalmente como outro saíria. A Mesa só não saiu porque o comandante é sempre o último a abandonar o barco. Não são situações que preocupem no futuro. Uma das grandes preocupações de Bruno de Carvalho é que a palavra aos sócios não fosse cortada. Uns souberam utilizá-la bem, outros nem por isso”, acrescentou.
Jaime Marta Soares
3 Fevereiro, 2018 at 21:55
finalmante alguém manda nisto.
voltemos ao essencial.
vamos lá votar essa merda!
3 Fevereiro, 2018 at 21:57
Esperemos que sim. Mas eu só vou descansar quando o mesmo for confirmado pelo BdC
3 Fevereiro, 2018 at 21:58
Este cromo, Marta Soares, foi um dos principais responsáveis pela merda que se passou hoje na AG…
3 Fevereiro, 2018 at 22:02
Ai tenho de dar alguma razao. Esta AG foi mal gerida.
3 Fevereiro, 2018 at 22:10
Fdx, até que enfim que alguém vê que este gajo é uma merda. Maçon do caralho, senhor comendador da mula russa, nem a puta da AG soube tratar em condições. Caralho, até no tempo do JEB as deliberações das AGs eram por voto secreto. Fazê-lo de braço no ar foi um tiro no pé pois com os ânimos exaltados iam-se estar a marcar os sócios que votavam num sentido ou noutro. Quem se devia demitir hoje era esta aventesma do Jaime Marta Soates. Nem as AGs lideradas pelo Eduardo Barroso eram este caos (e olhem que tiveram lugar numa fase bem mais agitada da história do SCP).
3 Fevereiro, 2018 at 22:11
+1
3 Fevereiro, 2018 at 21:55
O timing desta AG (pelos assuntos em debate) foi tão estúpido, que o resultado final dificilmente seria menos estúpido. Mas como isto é o Sporting, conseguimos a proeza de ser ainda mais estúpido do que a estupidez prevista.
E qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que a demissão de BdC é uma treta. A não ser que queira antecipar eleições para mais uma vez ser sufragado com uma maioria avassaladora.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 22:01
Comentário mais acertado da noite.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 22:02
Em cheio Adolfo. Grande comentario
3 Fevereiro, 2018 at 22:04
A mim o q me preocupa é se ele se demite e não se recandidata.
3 Fevereiro, 2018 at 22:16
Descansa que não o faz…
3 Fevereiro, 2018 at 22:04
Desta vez voto em branco. Porque isto foi desnecessário.
3 Fevereiro, 2018 at 22:08
Disseste tudo. Só acrescento aqui os comentários do José Silva. Marta Soares não serve para o lugar que ocupa.
3 Fevereiro, 2018 at 22:46
Completamente de acordo. É um tremendo bluff.
3 Fevereiro, 2018 at 22:50
Acho que disse tudo, Adolfo Sapinho.
A ideia de marcar uma AG que se adivinhava polémica, para uma altura destas, foi péssima. E se Marta Soares, pelo que leio aqui, esteve mal na condução da Assembleia, ainda terá estado pior ao não sugerir o adiamento da mesma quando não terá tido tacto para prever fricção provável.
Bruno de Carvalho esteve também mal, segundo o meu ponto de vista, ao alimentar uma rixa com o homem dos Supporting.
Teria que ter poder de encaixe num momento destes.
A porra toda é que o jogo com o Estoril parece ter passado para segundo plano.
Não acredito que BdC se demita. Seria decisão de puto mimado. Irá fazer-lhe bem a almofada.
3 Fevereiro, 2018 at 23:19
Houve um requerimento a sugerir isso mesmo e foi a partir daí que a coisa azedou, pois a assembleia votou significativamente nesse sentido e o presidente amuou. E pronto foi o que se viu…
3 Fevereiro, 2018 at 21:57
Anda tudo a “ferver”…
Este “fascínio que alguns têm para arder em lume brando…”Eu votei (e voltaria a fazê-lo) em quem me trouxe de volta…
A Alegria de ser Sporting…
Não digo que “me trouxe de volta a honra de ser Sportinguista…”
Porque “essa honra nasceu comigo” (sou filho de pais sportinguistas…)…
Eu não quero “ser exemplo” para ninguém…mas muito “deste clima de guerrilha” acontece…precisamente porque alguns …”não sabem respeitar os outros e nem a si mesmos se respeitam…”
É necessário “sabermos ser dignos de pertencer a um Clube Centenário que se quer mesmo diferente “…e não deve por isso…
“Copiar as porcarias que já vimos por outros lados…”
Não faz valer os seus pontos de vista…”quem grita mais alto…quem ameaça…quem não deixa outros dizerem o que desejam…” (para o bem do Sporting…)
“Nunca me fartarei de ser Sporting…”…
Mas há muito que “estou farto de alguns…que apregoam o seu sportinguismo…esquecendo-se do Sporting…”
SL
3 Fevereiro, 2018 at 21:59
Ha aqui malta que promete porrada e a única merda que conseguem fazer é usar a puta dos polegares para escrever odes de “ esfrega a pita “ ao presidente !
Nem cara têm para levar um estalo … antes de prometerem esperas, tenham a certeza que pelo menos sabem dar um estalo … nem que seja um estalo á menino de 6 anos !
Cambada de papoilas do caralho … !
3 Fevereiro, 2018 at 22:03
Lampião infiltrado ou croquete para mim a merda é igual: Acabou o tacho, tu e a tua bandinha nunca mais põe os cascos em cargos do Sporting.
3 Fevereiro, 2018 at 22:07
Não vale a pena responderes, só te vais irritar
3 Fevereiro, 2018 at 22:05
Vai morrer longe oh filho de uma grande puta!
Estás contente não estás imbecil de merda?
3 Fevereiro, 2018 at 22:10
Estúpido do caralho, queres uma cara? Já no tempo do cacifo te arrogavas de paladino da verdade… eu posso dar-te a minha cara… pede ao tasqueiro o meu contacto e eu faço questão de te provar que nunca esfreguei outra pila que não a minha…
3 Fevereiro, 2018 at 22:13
Ahhhh … já no tempo do Cacifo era pidesco … até te lembras de mim caralho !
Quando quiseres … até bebo a jola com a esquerda enquanto te meto tremoços pelo esôfago caralho … gente como tu eu conheço de ginjeira … !
3 Fevereiro, 2018 at 22:15
Pede o meu contacto ao dono da tasca ….ele têm o meu número de telefone.
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
Descansa que irei fase-lo e quando estiver em PT e em LX ajudo-te nessa tarefa !
3 Fevereiro, 2018 at 22:32
*FAZe-lo
3 Fevereiro, 2018 at 23:17
Hahaha qual rambo qual que, seu maricas
3 Fevereiro, 2018 at 23:22
Ahahahahaha !!
3 Fevereiro, 2018 at 22:43
Cabrao
3 Fevereiro, 2018 at 22:54
Sim … !?
3 Fevereiro, 2018 at 23:17
Cabrao
3 Fevereiro, 2018 at 23:19
Não metes medo a uma piça seu lambe gaitas
3 Fevereiro, 2018 at 23:21
Ahahahah Ahahaha !!
3 Fevereiro, 2018 at 22:00
Mas que eleições??? Ganhou ainda há meses com 90% caralho. A minoria de croquetes e patetas pode avacalhar o que quiser que os verdadeiros sportinguistas estão praticamente todos com ele.Só tem é que cumprir o mandato até ao fim. Esses madeiras e morgados ou lá como se chama o filho da puta, um dia vão ajustar contas com os sócios.
3 Fevereiro, 2018 at 22:03
Não é um dia, é apanhá-los e levá-los à tábua, caralho
3 Fevereiro, 2018 at 22:17
Paulo Silva o verdadeiro frustrado,otário do caralho,metes medo a alguém tu??que palhaço…Ninguém te leva a sério rapaz.
Croquete do caralho,farto de sportinguistas como tu.vai para o caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 22:06
Bom o que se passou hoje é surreal.
1- 3 sócios tentam colocar requerimentos para que a analise dos pontos 6 e 7 fosse adiada para outra data.
2- A mesa não assiste ao pedido mas insistem.
3- é feita uma votação de braço no ar para ver se os requerimentos são aceites
4- Só são contados os votos a favor (E mal contados)
5- As pessoas acabam por esquecer do essencial que era debater a situação e focam-se no acessório (ou seja que os votos foram mal contados)
6- repetem-se votações e não se chega a consenso nenhum.
7- depois BC acaba por decidir abandonar a reunião.
O que mais me aflige no meio disto tudo é a capacidade que um tipo que foi desmascarado e que levava informação privilegiada ao Octávio Ribeiro e que foi assobiado e vaiado, é que levou a melhor e conseguiu o que queria, gerar confusão.
É mesmo complicado ser padre nesta freguesia, ás vezes custa-me a perceber os sócios ainda mais porque a grande maioria queria debater e podia votar e mostrar que era contra uma alínea ou outra ou todas, mas o que prevaleceu foi uma má contagem de um requerimento provocada por alguém que só queria minar.
Surreal.
3 Fevereiro, 2018 at 22:19
Bom se isso foi assim, concordo contigo. E não há razão para grandes alaridos. BdC não teve paciência e marca-se a discussão para outra altura.
E acabou
Agora tanto uns como outros precisam é de relaxar um bocadinho. Falo da Tasca. Porque se fosse eu na AG saía de lá fulo
3 Fevereiro, 2018 at 22:08
Uma coisa é certa: deixou de haver pressão sobre a equipa de futebol!
Aconteça o que acontecer, a culpa é do BdC e da sua “má relação” com a AG e alguns sócios.
O que, no ponto de intolerância a que as coisas chegaram também naquele capítulo (treinador, exigência das bancadas genericamente “por mais”…), pode nem ser mau nesta fase.
Vou deitar-me a tentar acreditar nisso!
SL
3 Fevereiro, 2018 at 22:08
Não percebi esta AG nem quero perceber.
3 Fevereiro, 2018 at 22:09
Com este Presidente fico sempre surpreendido sendo que já o conheço o suficiente para que me não devesse surpreender quanto o seu Amor ao Sporting.
Ele não se importa com os ataques que sofre mas importa-se que, sendo-lhe dirigidos o são de facto a cada um de nós, ao Sporting Clube de Portugal, então sim, expõe-se de peito aberto, dando-o às balas.
Espero bem que o dia acabe com uma vitória retumbante das propostas do Presidente pois elas configuram aquilo que é necessário efectuar a nível estatutário na defesa do Superior interesse do Sporting Clube de Portugal.
Sem querer entrar de novo nesse debate direi apenas que, no momento Histórico que atravessamos, o Conselho Leonino é não só inútil e desnecessário como, mesmo, prejudicial. Deve ser extinto.
As penas de suspensão aplicadas a quem actue e aja contra o Sporting são o oito ou o oitenta. Há que graduá-las e há que agilizar os processos de natureza formal destinados a avaliar da culpa do agente e da determinação da pena a aplicar. 1 ano de suspensão é pouco mas, tem de ser punido! Pois, mas a pena seguinte é tão só a expulsão da qualidade de associado do Clube. Não será justo na esmagadora maioria dos casos.
Há um candidato a Presidente, então está sujeito à verificação de um requisito essencial do seu Sportinguismo. Há quantos anos é ele sócio,. Além da média de anos e associados da equipe que propõe aos sócios ele mesmo NÃO PODE SER um ARRIVISTA tipo caruncho tem de ser sócio pelo menos há dez anos. Não menos.
As outras medidas estão na mesma linha de defesa do interesse do SCP que este Presidente tão bem defende e tão bem incarna.
Abraços a todos directamente de Essen – Deutschland.
3 Fevereiro, 2018 at 22:11
Constato com tristeza …que há gente que se diz do Sporting Clube de Portugal…e que continua a sentir saudades do Filipe Soares Franco e de Godinho Lopes que …quase liquidaram o nosso Clube.
A memória de certas pessoas é mesmo curta.
Não entendo!…
Spooooorrtiiing!!!
3 Fevereiro, 2018 at 22:15
Das duas uma, ou são lampiões, ou tinham algo a ganhar com gordinhos e cia, e que provavelmente perderam com a chegada do Bruno.
Só assim o entendo
3 Fevereiro, 2018 at 22:17
Eles não são nada, caralho. Eles estão-se a cagar para o Sporting, benfica e o caralho. Eles SÃO PUTAS QUE TRABALHAM PARA QUEM LHES DÁ DINHEIRO.
VENDEM A MÃE AO DIABO PARA ENCHER O CU E DAREM NAS VISTAS COM OS MERCEDES, CARALHO
ISTO VAI ACABAR MAL, MEUS CABRÕES
3 Fevereiro, 2018 at 22:16
Bom, anda tudo doido a cagar sentenças e ainda ninguém explicou bem o que se passou.
Não sei se durma se me entretenha a ler as bacoradas.
Mas registo os que vão limpando os cantos da boca.
3 Fevereiro, 2018 at 22:22
O mais sinteticamente possivel, o que sucedeu foi que uma má contagem de votos por braço no ar, de um requerimento feito por alguém que só queria lançar a confusão, prevaleceu sobre o debate dos temas acerca da alteração de estatutos.
3 Fevereiro, 2018 at 22:23
Thanks
3 Fevereiro, 2018 at 22:27
Sabe-se quem fez esse requerimento?
3 Fevereiro, 2018 at 22:34
Carlos Severino
3 Fevereiro, 2018 at 22:36
Obrigado
3 Fevereiro, 2018 at 23:06
É que esse gajo chega lá com o discurso de acima de tudo está o Sporting, cheio de peito cheio, depois o Bruno expôs o gajo com a cena da passagem de informação ao CM e viu-se logo o sportinguista que era.
3 Fevereiro, 2018 at 22:18
Marta Soares é uma vergonha para o Sporting. Votaçoes de braço no ar, para que a pressao possa ser máxima? Contagens de votos à lampião? Este sim, devia demitir-se e regressar a Poiares, onde parece que não deixou saudades.
Um bombeiro que só serve para incendiar!
3 Fevereiro, 2018 at 22:27
Realmente conduziu mal aquela situação, mas a histeria de alguns sócios que trocam o essencial pelo acessório é digno da agremiação de Carnide.
Ou seja, ou estou totalmente enganado, ou a grande maioria dos sócios estiveram presentes na AG de hoje era precisamente para debater os pontos que acabaram por não debater.
3 Fevereiro, 2018 at 22:36
Eram. Mas começou logo mal quando metem a votação atirar esses pontos para o fim. Depois da AG começar com 2 horas de atraso. E pelos vistos ainda entregaram ( suponho que à entrada. A mim ninguém entregou nada ) umas folhinhas com umas adendas para esses mesmos pontos. Às 20h ( depois de 6 horas de espera! ) já ninguém quer discutir nada.
3 Fevereiro, 2018 at 23:02
Hum entendo. Embora não concorde.
Até porque sejamos honestos o ponto 8 (o único que foi adiantado) demorou quanto 10 minutos?
Quanto à adenda é verdade, não deveria ter sido feito desta forma.
Agora quero ver se a discussão for marcada para um dia à noite e não para um final de semana , o que dirá quem mora a 300 kms de Lisboa, e que hoje ficou privado de discutir?
3 Fevereiro, 2018 at 23:17
Não faço ideia porque já não estava na AG. Estive lá 4 horas e ainda iam no segundo ponto. Se a maioria das pessoas foram pelos pontos que concordamos serem o de alteração de estatutos, despachavam logo isso.
3 Fevereiro, 2018 at 23:06
O JMS anunciou, antes da discussão desse ponto, que se podiam levantar as folhas com as adendas. Quem assim o quis, vê-lo.
3 Fevereiro, 2018 at 23:14
Acredito. Mas então não percebi. Fiquei cá atrás e o som estava péssimo. As duas primeiras votações, logo ao início, nem percebi o que se estava a votar.
3 Fevereiro, 2018 at 22:30
Que nódoa de Presidente da MAG, este Marta Soares.
3 Fevereiro, 2018 at 22:19
Isto do JMS é um clássico fui a uma assembleia geral há uns anos e começou logo a plhaçada com btaços no ar depois todos de pé e no fim aprovado por unanimidade. Depois houve alguém que disse mas eu votei contra em seguida repetiu-se a votação. A aprovação não estava em causa mas penso que escusamos passar por estas situações, nem o clube nem os sócios merecem.
Hoje pelos vistos foi mais do mesmo, mesmo sabendo que havia os tais temas quentes insistiu na votação de braço no ar, não se percebe.
3 Fevereiro, 2018 at 22:21
Dei o exemplo atrás. Numa coisa básica, só eu e o rapaz ao meu lado, somávamos 16 votos. Havia mais cartões no ar,o gajo contou, contou e disse : 16 votos contra.
3 Fevereiro, 2018 at 22:20
Descansem que o homem ou não se demite ou se recandidata. Portanto escusam de andar aí a oferecer pancada e a insultar-se…
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
🙂
3 Fevereiro, 2018 at 22:30
Isso é certo.
Mas se de facto provocar eleições antecipadas desta vez não leva os meus votos. Se os outros candidatos forem o madeira Rodrigues e afins voto em branco.
Com o Sporting na luta pelo título faz algum sentido provocar isto?
3 Fevereiro, 2018 at 23:24
Que novidade
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
Se bc nao atingiu o seu limite deve estar la perto, honestamente toda esta ag foi muito mal gerida, muitos como eu estiveram pela primeira vez numa ag o que e de salutar porque querem participar na vida do clube , ouvi um outro que nao sabia o que se iria, putos, smas foda – se esta tudo minado, era so grupinhos facilmente identificaveis espalhados pela sala, olhando para a historia do sporting nestas situacoes deixa me apreesivo, somos cilti
3 Fevereiro, 2018 at 22:32
verdade até um à minha frente que conseguiu votar contra a retirada do numero de sócio nº 9 em homenagem ao Peyroteo justificando que ele destacou-se como jogador e não como sócio.
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
A pergunta é só uma : Por que carga de água se faz uma assembleia nesta altura??? É um disparate!
3 Fevereiro, 2018 at 22:54
Nunca vou entender isso! Nunca. So posso achar que pensavam que tudo passava sem haver votos contra. Agora temos esta triste cena. Se alguém pensa que quem o criticava queria isto a meio da época, está redondamente enganado. Mas enfim, agora vai ser disparar para todo o lado…
3 Fevereiro, 2018 at 23:10
Quando a farias? Mera curiosidade.
3 Fevereiro, 2018 at 23:29
que tal no final da época? Ou era emergente, tendo em conta que só vai ter efeitos práticos daqui a 3 anos?
3 Fevereiro, 2018 at 23:33
Exacto. Não havia necessidade NENHUMA de a fazer nesta altura.
3 Fevereiro, 2018 at 23:38
Maio, por exemplo.
4 Fevereiro, 2018 at 0:51
É preciso ter tomates marcar uma ag depois de um empate contra o Setúbal para debater assuntos delicados.
Há quem os tenha outros nem por isso, claro era preferível marcar em maio, melhor ainda se tivesse o campeonato no bolso, o que lhe chamariam então além de ditador ?
Olha passava quase por unamidade.
4 Fevereiro, 2018 at 12:12
É preciso ter tomates para aceitar crítica e não amuar quando as coisas correm às avessas.
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
Cum car@lhao, não se pode sair aqui da tasca. Vou ali ler a imprensa estrangeira e quando volto está o caldo entornado. Vamos lá serenar, gosto de uma boa discussão, com alguma pimenta à mistura, mas não mais do que isso. Cabe à direcção do meu clube ser a parte que lhe compele maior serenidade, se ao invés se mostra a mais instável nada augura de bom. Quando vi a intervenção de BC não gostei, disse-o aqui, a repercussões desse modo de intervir adivinhavam-se. Os energúmenos que tentaram agredir PMR mais não fizeram do que dar-lhe uma vez mais protagonismo que em circunstâncias normais nunca teria. A insolência arrasta insolência. Ainda não percebi a urgência desta assembleia, mas não domino os meandros do clube. Compreendo que BC tenha que defender o Sporting, a sua posição e a da sua mulher, mas não aceito os meios. Não aceito igualmente que aqueles que perderam copiosamente as últimas eleições ainda não tenham digerido a derrota, já faz tempo. Acabem-se com os fantasmas e de uma vez por todas coloquem-se os interesses do clube acima de qualquer interesse pessoal.
JMS já tinha feito um papelaço aquando dos incêndios, hoje, pelos vistos, voltou a fazer outro.
3 Fevereiro, 2018 at 22:27
Eh pá acalmem-se… o maior culpado desta trampa foi o Marta Soares, foram as duas horas de atraso com que isto começou, a falta de previsão de que ia ser uma Assembleia concorrida e o ponto 6 ter sido sucessivamente adiado para o final… Votações de braço no ar dá sempre merda….
3 Fevereiro, 2018 at 22:38
O maior culpado foi o Marta Soares? Ou foram os ataques constantes ao único gajo que tentou devolver-nos o Sporting ? Têm falhas? Sim . Mas daí ao que se diz é duma falta de respeito e vergonha na cara…
3 Fevereiro, 2018 at 22:42
Mas quais ataques? O único ataque foi à mudança dos estatutos. Volto a dizer que não era oportuna, necessária nem útil. Alguém ia contestar agora o Bruno quando temos todas as chances de ganhar o campeonato? Precisava ele e nós disto? Ou estamos no ponto que ou é tudo como quero ou faço birra?
3 Fevereiro, 2018 at 22:43
Reitero o que disse: este Marta Soares é uma NÓDOA!
3 Fevereiro, 2018 at 23:22
Infelizmente estamos no ponto de ou dizem Amen a tudo ou faço birra.
3 Fevereiro, 2018 at 22:29
Bem espero que amanhã a equipa do Sporting dê tudo em campo e traga os 3 pontos, isso sim é importante.
Agora o resto, muito sinceramente é muita novela e show-off, que nem percebo como o Sporting chega a este nível.
Tudo malta maior de idade, mas ainda fazem figuras de criançada, é algo que eu nunca vou perceber, nem eu que devo ter metade da idade, faço essas figuras…
Vão para um AG, insultar-se uns aos outros, um bananão do Rodrigues deve adorar a importância que lhes estão a dar, um merdas que levou uma “tareia” nas eleições, lá volta o nome dele á baila…”tentativa de agressão”, espectáculo, já corre na CS.
Quanto ao Bruno Carvalho, Segunda não pede a demissão, como é óbvio…não percebo é como ele entra nestes joguinhos e ainda fico mais parvo quem vá na cantiga, parece que é o fim do mundo.
Foda-se isto é tudo politiquices da merda, tanto de um lado como do outro, e alguns cromos deviam pensar bem antes de escrever.
Apoiem o Sporting e deixem se merdas, parece que a malta esquece-se do clube e só se lembra de quem dirige, um clubes com uma história imensa, até no tempo do GL ou Bettencourt, apoiava o clube…com o Bruno Carvalho igual, agora ninguém esta acima do clube, tanto com mau trabalho ou bom trabalho efectuado no mandato, porque afinal é para isso que lá estão, mostrar “trabalho”.
3 Fevereiro, 2018 at 22:31
Esta Assembleia não era necessária (sobretudo nesta altura), não foi bem compreendida, surge num timing péssimo, deficientemente planeada, mal organizada por um dos piores PMAG que já tivemos, as pessoas não foram respeitadas, o discurso inicial foi tudo menos agregador, cheio de recadinhos e o ponto mais polémico sucessivamente adiado com muita gente já a ter saído da sala. Portanto… tinha tudo para correr mal. E começar a dizer pela enésima vez que vai sair (quanto não sai e no máximo se recandidata de imediato e fica mais 2 anos) não é necessário como forma de pressão. As pessoas querem que cumpra o mandato e não era preciso nada disto.
3 Fevereiro, 2018 at 22:32
Queriam um mapa dos restos digeridos de CRoquette que por aí andam? É lerem alguns dos prosadores aqui presentes. Basta agendar nova assembleia – mais organizada – para votarmos os pontos em falta. Depois de perderem na mesma (Carvalho poderia até perder um terço do conjunto de votos e ganharia na mesma: 86-33.4: 52.6, tudo %), não seria mal pensado inaugurar o novo curso com expulsões liminares de traidores como aqueles que os emails vão desmascarando. Presidente, estômago para isto. Os verdadeiros adeptos do clube, aqueles não aceitam o seu usufruto por NINGUÉM estão consigo e só não o elegerão pela 3ª (na verdade, 4ª, porque essa súcia sem vergonha lhe roubou as eleições de 2011) se não se recandidatar.
Espero que amanhã enchamos ambos os estádios onde iremos jogar. VIVA o Sporting e olho da rua com os colaboracionistas rabolhos. SL
3 Fevereiro, 2018 at 23:12
Aí pelo meio do comentário está, para mim, a referência a um ponto muito importante que ouvi hoje na AG mas a que ninguém ligou muito.
Então aquele cara-podre afirma, à frente de toda a gente, que sabia que Paulo Pereira Cristóvão tinha feito um churrasquinho com os votos de 2011, antes dos 6 meses legais, numa votação polémica, e nunca disse nada?!?! ISTO FICA ASSIM??!!
3 Fevereiro, 2018 at 23:30
E só falar em 2018 diz muito sobre o seu carácter.
3 Fevereiro, 2018 at 23:34
Quem?
4 Fevereiro, 2018 at 0:27
Rui Morgado.
4 Fevereiro, 2018 at 0:30
Foda-se
3 Fevereiro, 2018 at 22:34
O lado negro da força levou de vencida esta batalha, mas não a guerra.
Não me surpreenderia se amanhã houvesse mais um festival de pirotecnia a meio de um jogo do Sporting!
3 Fevereiro, 2018 at 22:40
Isso é ótimo para alimentar cartilheiros …
3 Fevereiro, 2018 at 22:39
BC incendiou a assembleia com a intervenção inicial e depois abandona-a por falta de condições?! A sério? Enquanto isto os rabolhos ganharam 5-1 os porcos 3-1, amanhã temos uma saída difícil e entretêm-se a fazer dos adeptos marionetas, e instrumentos de uma agenda escondida?
Não, não acredito em qualquer demissão de Bruno de Carvalho, isso é conversa para encanar a perna à rã.
3 Fevereiro, 2018 at 22:44
Mata-te chulo
3 Fevereiro, 2018 at 22:45
Até se pode demitir… para se candidatar logo a seguir – prolonga mais 2 anos o mandato (pelo menos). O projeto dele de vida é o Sporting. Há gente que ainda não percebeu isso. Esperemos todos que para o bem do clube
3 Fevereiro, 2018 at 23:24
Não sei se esse é o projeto da vida dele, mas se for então é meu desejo q ele se concretize.
3 Fevereiro, 2018 at 23:30
Podes ter a certeza que é. E tens o direito de assim achar. Eu quero que o concretize enquanto defender o Sporting e não surgir alternativa melhor.
4 Fevereiro, 2018 at 0:54
Está tudo a espera da alternativa melhor, muito bom
4 Fevereiro, 2018 at 0:56
Eu quero ver quem é a alternativa melhor que tenha os tomates para combater as nádegas.
Lá vamos nós ser comidos novamente de cebolada.
3 Fevereiro, 2018 at 22:46
Equipas do mendes resultados mendesianos, querias o quê?
Vê os golos da meia final da taça da liga de futsal entre carnide e braga e revê o terceiro golo dos andrades. Quando as mesmas situações se repetem muitas vezes não é coincidência, é…
3 Fevereiro, 2018 at 22:46
UI a sério e eu a pensar que quem incendiou a assembleia foram aqueles senhores do clube dos amigos do “churrasquinho”…
3 Fevereiro, 2018 at 22:44
Pessoal, na assembleia perdeu o Sporting, não interessa por culpa de quem (ou se calhar até interessa mas terá de ser a mesa da assembleia a apurar).
Aqui, há um empate de insultos entre os pró e os contra Bruno de Carvalho.
Vamos acalmar e começar a pensar no importantíssimo jogo de amanhã no Estoril, pois os outros ganharam.
O estarmos aqui a chamar nomes às mães uns dos outros não ajuda nada o Clube.
E o Clube é que é importante.
Amanhã vamos ganhar e segunda feira não vai haver demissão nenhuma porque o que necessitamos é tranquilidade para quarta feira enfrentarmos mais uma batalha no dragão.
Viva o Sporting!!!
3 Fevereiro, 2018 at 22:46
Ora é isto mesmo…
3 Fevereiro, 2018 at 23:02
Obrigado, Paulo R.
3 Fevereiro, 2018 at 23:07
Alguma sanidade. Obrigado
3 Fevereiro, 2018 at 23:12
Deve estar a ser um fartote por essas tvs afora.
Agora cabe à equipa de futebol o damage control
3 Fevereiro, 2018 at 23:13
Bom comentario.
3 Fevereiro, 2018 at 22:45
Sabem o que vos digo ? Eu quero e 11 jogadores amanhã a darem tudo para saírem da amoreira com uma vitória . O resto , AG, discursos , facebooks e secundário. Quero e ganhar amanha
3 Fevereiro, 2018 at 22:47
Bem volto aqui passado um par de horas, e parece que estalou a terceira guerra mundial.
O ambiente estava um bocado tenso na AG, mas nada que me fizesse prever algo deste genero de gravidade. Parece que saí de la no momento errado. Estava convicto de que as propostas para realizar uma nova AG noutra data, para discutir os restantes pontos (os realmente quentes), fossem aceites facilmente. Pelo menos era o que me parecia mais logico dada a hora tardia, e a imensa necessidade de esclarecimento de muitos. Nao pensei que desse nesta caldeirada.
Nao me vou pronunciar sobre aquilo que nao presenciei. Mas por aquilo que vi, ou que nao vi durante o tempo que la estive, que foram intervencoes dos opositores publicos de BC, ou votos contra deles nas diversas materias discutidas ate entao, antes pelo contrario tiveram caladinhos que nem ratos, devo dizer que esta peixeirada toda veio mesmo a calhar para as vontades e desejos de um pequeno grupo de ressabiados. Veio mesmo a calhar.
Acaba por ser um dia em que o verdadeiro derrotado acaba por ser o Sporting. Derrotado por ele proprio…
3 Fevereiro, 2018 at 22:47
Convoca-se e dirige-se uma assembleia geral como se de uma reunião entre claques se tratasse e depois admiram-se dos resultados?
3 Fevereiro, 2018 at 22:49
Tudo seria evitado se tivéssemos continuado a comer a tua mãe
3 Fevereiro, 2018 at 22:58
A tua capacidade argumentativa é impressionante…
3 Fevereiro, 2018 at 22:48
Marquem isso para outra altura, repitam a votação que não seja de braço no ar, acate-se a decisão seja ela qual for.
E amanhã temos de ganhar no Estoril. Isso é o fundamental….
3 Fevereiro, 2018 at 22:51
Óbvio! Não precisamos de chiliques nem de dramas.
Apresentem as propostas, não as andem a mudar todos os dias que o pessoal lê, decide e apresenta-se a votar como deve ser.
3 Fevereiro, 2018 at 23:01
Mas que pessoal? Os alfacinhas ? Vocês acham que o Sporting é dos lisboetas? Já se mistura o Marta Soares dos bombeiros com o presidente da mesa da assembleia,homem que faz mais quilômetros numa viagem a Alvalade que vocês num ano inteiro?
3 Fevereiro, 2018 at 23:12
Eles que se lembrem que o Sporting não é só dos alfacinhas quando atrasam a AG 2 horas e não deixam o pessoal votar quando tem que abandonar a sala.
Eu foi o que tentei fazer já que não podia ficar lá até às 10 da noite!
3 Fevereiro, 2018 at 23:25
Mas agora vem a conversa dos alfacinhas? Então que mudem a forma de voto nas AG. A forma de organização… sabes lá tu os km que eu faço a Alvalade… o Marta Soares não tem o mínimo perfil ético, profissional e pessoal para o lugar. Estou a marimbar-se que venha da Lua a Alvalade e bata o recorde de milhas…
3 Fevereiro, 2018 at 22:50
Já repararam que hoje ganhámos mais uma vez no Volei, Hoquei e Andebol? Eu sei que nos dias que correm está a voltar a ser uma rotina mas não deixa de ser importante estar na liderança ou a disputar títulos em todas as modalidades.
3 Fevereiro, 2018 at 23:13
Excelente! Que amanhã o façamos no futebol.
3 Fevereiro, 2018 at 23:33
Pois…
Vai servir para boas memórias!
3 Fevereiro, 2018 at 22:57
Dou tanta importância a esta merda como aos calções verdes.
3 Fevereiro, 2018 at 23:01
O problema é que as freirinhas também. Só que para eles é VITAL!
3 Fevereiro, 2018 at 22:59
Impressionante. Simplesmente surreal.
Vamos em 1º no futebol, a mola impulsionadora do Clube, excelentes resultados nas modalidades – incluindo o vólei, de regresso – e resolvem convocar um AG com alterações aos estatutos que se via à distância que ia causar divisões entre os Sportinguistas. Isto é de uma insensatez tremenda!
Querem e apelam para que se vá às AGs, não estão preparados para tantas pessoas; pede-se que se questione tudo mas na verdade, e tendo em conta a reacção perante a primeira adversidade, o que querem é ouvir “Amén”!
Votações de mão no ar numa situação como hoje, em que já se previa que fosse uma AG “quentinha”? Fdx…
Acalmem-se, bebam qualquer coisa e amanhã foco no jogo.
3 Fevereiro, 2018 at 23:00
So vou dizer mais uma coisa. Quem ouviu a intervençao do sr rui morgado, ouviu as revelaçoes que ele fez sobre o que se passou apos 2011. E para mim o que ele disse, apesar de ser passado, é importante agora no presente, e todos sabemos porque.
A pergunta que eu deixo no ar é a seguinte. É esse Sporting que queremos de volta? Porque a entrar nos joguinhos de meia duzia de filhos da puta, é isso que vamos conseguir.
3 Fevereiro, 2018 at 23:02
Podes explicar? Que revelações?
3 Fevereiro, 2018 at 23:07
queimaram-se votos nas eleições em que o godinho venceu.
3 Fevereiro, 2018 at 23:08
O churrasquinho do PPC e do Godinho
4 Fevereiro, 2018 at 1:04
E todos sabemos que bdc podia impugnar as eleições indomável tribunal e o Sporting ficava órfão de uma direção e não o fez pelos superiores interesses do clube, mais uma vez este assunto está esquecido e não interessa.
4 Fevereiro, 2018 at 1:05
Indo para tribunal
3 Fevereiro, 2018 at 23:15
E o Sr Rui Morgado soube, pois diz que PPC e Godinho o fizeram à revelia da MAG. Problema disto tudo: uma MAG que sabe isto, deveria obrigatoriamente impugnar as eleições e não o fez. Ou seja, acaba por ser cúmplice.
3 Fevereiro, 2018 at 23:42
O que ironicamente dá razão a quem acha que é preciso mais poderes para investigar e punir este tipo de merdas.
4 Fevereiro, 2018 at 1:00
Liberdade de expressão dizem uns, então não se pode fazer uma fogueira?
E os meninos a volta da fogueira……….
4 Fevereiro, 2018 at 1:01
Liberdade de expressão dizem uns, então não se pode fazer uma fogueira?
E os meninos a volta da fogueira……….
3 Fevereiro, 2018 at 23:17
Isto sim, devia ser investigado e punido. Quem fez e quem foi conivente.
3 Fevereiro, 2018 at 23:59
Pois, mas para ser eficaz e justa a punição se calhar convinha alterar alguma coisa…
3 Fevereiro, 2018 at 23:23
Se é este que querem bem posso ir à minha vida…
3 Fevereiro, 2018 at 23:06
afinal não aconteceu nada… e tudo isto da possível demissão é inventado por alguém.
o que falta votar será votado amanhã ou durante a próxima semana.
voltamos ao essencial.
3 Fevereiro, 2018 at 23:25
Tá um vídeo a circular onde BdC fala nisso.
3 Fevereiro, 2018 at 23:10
Portanto, para alguns iluminados, a coisa deu para o torto porque não se seguiu a risca a tentativa de votar em sintonia com quem quer instrumentalizar uma masssa adepta !!
Para tudo ser bom, ha que anuir as pretensões obscenas de se mudar os estatutos como quem faz uma tortilha de frango a pressão !
Oa ditadores operam assim … e é contra isso que estou … a tentativa de fazer do BdC o Sporting e vice-versa !
Basta perceber o ódio visceral que se tem por quem não aceita toda a merda que o presidente quer !!
A defesa do presidente ( em modo suícida ) que alguns levam a cabo é simplesmente paupérrima !
Os estatutos que pretendem ver alterados combinam bem com aquilo em que o BdC se tornou desde ha 2 anos para cá!
Ele que abandone este fetiche com o Sporting ser seu, mostre pluralidade e terá de novo todos a remar para o mesmo lado !
Enquanto continuar com tiques de Mussolini não lhe darei (daremos ) descanso … lutamos para ver croquetes dali para fora mas não fico impávido e sereno ao ver esta caça as bruxas acontecer !!
Sou tudo o que quiserem que seja … um filho da maior puta … sou um
Cabrao do caralho … sou um chupa piças na boca de muitos … mas morrerei sem ser uma coisa : chulo !
Não deixarei que uma figura, ainda que presidente, use e abuse dos Seus poderes para levar a cabo uma “ limpeza étnica “ no clube e para se perpetuar no cargo !
3 Fevereiro, 2018 at 23:15
Mete o musolini, o Kim e Trump pelo cu acima!!!
Ficas com o clube no colo.
Gere-o tu e outros merdas como tu.
3 Fevereiro, 2018 at 23:19
Vou pensar nisso … se não conseguir emprestas-me o teu rabo !? Pelo que vejo já o abres há muito tempo !
3 Fevereiro, 2018 at 23:30
Apenas és um burrado… Um burro Aziado. Manipulado por croquetes e cartilhas de lampiolhos.
Portanto… És comido por ser… Burrado!
3 Fevereiro, 2018 at 23:44
Sake, és um gajo com sérias perturbações de personalidade. Admitam que as pessoas possam ter opiniões contrárias à vossa, da mesma maneira que o GL teve de se vergar à força daquele a que um dia tratou desrespeitosamente de garoto. Não é por ofenderem os outros que os vão calar da mesma forma que nao calaram o BdC. Sejam maduros e aprendam a conviver com a democracia. BdC tem de limar essa aresta e promover a pacificação do clube. Passaram 5 anos desde q BdC chegou e continuamos com estas quezílias, caralho. O homem teve 86 por cento.Mas ele só vai estar contente quando tiver 100 por cento? Essa merda não existe, pá. Ganhem juízo e deixem-se de manias da perseguição. Mas td a gente que aponta algo com que não concorda quer tacho? Está tudo louco.
4 Fevereiro, 2018 at 1:12
Sabes lá qual é a minha personalidade, caralho?!
Tem juízo, pá.
Quero lá saber da tua opinião ou de quem quer que seja que não perceba o mal que tem sido feito.
Tou realmente a cagar-me para isso. Estão a foder-me o clube por merdas completamente suicidas. E não estou a falar de BdC.
4 Fevereiro, 2018 at 1:43
Era o que eu desconfiava. Tás todos fodido. Toma um calmante.
3 Fevereiro, 2018 at 23:35
Faz um clube novo já tens símbolo e tudo
3 Fevereiro, 2018 at 23:22
Mostre pluralidade…. tudo dito pá, tanto mostra pluralidade que respondeu a um post deste blog… não defendo o Bruno, não conheço e dispenso conhecer… defendo o Sporting. Tu és zero a defender o Sporting, zero
Pelo que tenho visto a merda que o presidente quer é o que todos os sportinguistas querem, um Sporting forte e sem infiltrados
Limpeza étnica precisa-se…
3 Fevereiro, 2018 at 23:25
ética, ou erika…
3 Fevereiro, 2018 at 23:23
Ui onde isto já vai, limpeza étnica?
Um pouco mais de calma.
Parece que o homem é o Hitler ou o Stalin
Se quer expressar os seus pontos de vista não é assim que consegue.
3 Fevereiro, 2018 at 23:24
É esta cambada de filhos da puta dispostos a minar e implodir o Clube.
4 Fevereiro, 2018 at 0:01
Stalin é no benfas….O orelhas está cada vez mais parecido com ele.
3 Fevereiro, 2018 at 23:43
Pregas muito mas aqui ninguém é peixe
3 Fevereiro, 2018 at 23:13
Espero que na segunda feira o BdC se demita e não se volte a candidatar!
Não merece todo o mal que lhe tem sido dirigido desde que apareceu às massas em 2011.
Eu mandava todos para o caralho que os foda. Percebo-lhe perfeitamente a indignacao.
Um dos melhores e mais produtivos presidentes que o SPORTING deve ter tido desde SEMPRE!
Isto culpa de histéricas e histéricos que fazem questão de minar TODOS os dias o seu trabalho com tricas e insignificâncias.
Isto não é SPORTING não é nada.
É um conjuntinho de conas de sabão mal cheirosas que querem é tacho. Uma seita de FILHOS DA PUTA MAL PARIDOS cujo único objectivo é o seu umbigo.
Espero sinceramente que BdC se demita MEEESMOOOOOOO e que seja feliz daqui para a frente, mas longe desta escumalha humana(?)…
Acreditei sempre em BdC. E acreditarei até 2a feira… Que espero seja o seu último dia de martírio. Não será certamente o único a bater com a porta. Disso eu tenho CERTEZA, não sai sozinho do clube.
E se é “isto” que vale o SPORTING, um bando de conas moles com vertigens em dar a cara nas lutas, que dinamita tudo por causa de conices… Pois comigo não conta mais. ISTO não é SPORTING pra mim.
A verificar-se a saída, acabaram de hipotecar o campeonato… E o clube!
Triste dia o de hoje… Ver o Homem vergar perante tanto Filho da Puta!
Grande abraço, Bruno!!!
3 Fevereiro, 2018 at 23:15
Os croquetes merecem que ele se demita, e depois vem um salvador qualquer com um nome com dois t’s ou um porta voz dele, ja ha bombas de gasolina pa vender de novo, e sempre se pode transformar o pavilhao em escritorios. Isso e ja ha muito tempo que sinto falta do setimo lugar, vender jogadores em fevereiro e ter 7 treinadores num ano, um dos quais pensava que tinha direito a telemovel pago… é isso… destruam o sporting a ir contra o unico presidente do sporting que é sportinguista desde do cintra e depois vao com caralhinho quando quiserem que o jogo contra o aves a discutir a ultima vaga na liga europa nao tenha 5000 pessoas no estadio. Ha mesmo malta com memoria muito curta…
SL
3 Fevereiro, 2018 at 23:19
Demissão de BdC à pala de um bando de conas dá a machadada final na utopia que eu tinha do sportinguismo.
Tenho pena que não se tenha demitido já hj.
Dá-me Nojo partilhar o SPORTING com tanto PORCO!!! PIORES QUE LAMPIOLHOS ARRAÇADOS DE TRIPEIROS.
3 Fevereiro, 2018 at 23:47
Tens bom remédio. A porta do clube é a seventia da casa. E lava a boca que as mães (ou a sua memória) das pessoas de quem não gostas não são para aqui chamadas. Esse teu discurso sim, é arraçado de lampião, mas daquele mesmo das barracas.