Pegando no texto «Antecipando a Assembleia Geral», escrito esta quinta feira, pelo Leoníssimo, Bruno de Carvalho, presidente do Sporting Clube de Portugal, procurou esclarecer muitas das questões levantadas e que, no fundo, são dúvidas de muito outros Sportinguistas.
Como gosto de estar atento às opiniões dos Sportinguistas, vou aproveitar um post da Tasca do Cherba para esclarecer alguns assuntos em cada ponto.
A. “No próximo sábado às 14:30 terá início uma das Assembleias Gerais (AG) mais importantes da história recente do Sporting.”
Agradeço a amabilidade para com estes Órgãos Sociais para apelidar esta AG das mais importantes dos tempos recentes. Julguei que tinham sido as da reestruturação financeira, da apresentação dos resultados, de criação de novos escalões de quotas, do pavilhão. Mas parece que todas essas não o foram tanto.
Mas esta AG é, de facto, uma das mais importantes, uma vez que:
1. Finalmente, dignifica-se a memória do maior goleador mundial de campeonatos nacionais com o racio de 1.6 em jogos/golos;
2. Somos o 1º Clube português a ter um relatório de sustentabilidade, que fornece a radiografia completa do Clube;
3. Mostramos, novamente com as contas consolidadas, que fomos a única Direcção, até hoje, a ter um mandato com lucro (Clube e SAD);
4. Vamos ter, finalmente, um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados;
5. Vamos pôr em prática o programa sufragado por quase 90% dos sócios que participaram nas eleições mais concorridas da história do Clube – extinção do CL;
6. Temos alterações estatutárias, que foram amplamente debatidas entre os Órgãos Sociais do Clube e que demonstraram ser importantes para a melhoria e melhor funcionamento do mesmo.
B “As propostas sujeitas à apreciação dos sócios, que quiserem aceitar o famoso repto “apareçam é nas Assembleias Gerais”, foram divulgadas por estes dias. Analisando os vários pontos, verifica-se que as situações polémicas estão reservadas para o final. Espera-se assim que, caso os trabalhos se arrastem, o cansaço dos sócios não venha a inibir a reflexão e atenção que serão essenciais quando se proceder às sucessivas votações…”
Garantidamente que os associados do Sporting CP não se deixam vencer por nada, muito menos pelo cansaço.
C “Ponto 1: atribuição do número 9 a Peyroteo a título perpétuo – nada a opôr, apenas se aplaude o reconhecimento votado a um dos maiores expoentes do clube de todos os tempos.”
Que vai estar incluído num mega-programa de comemorações do Centenário de Peyroteo.
D “Ponto 2: auditoria de gestão ao mandato anterior (de BdC) de 2013 a 2017, nos moldes do já realizado para os mandatos de outos presidentes. Como se costuma dizer, “quem não deve não teme” e depois de tantas acusações que foram feitas a esta Direção, nomeadamente por PMR, que levantou acusações graves à honorabilidade da Conselho Diretivo e que propôs que se realizasse uma auditoria (acabando depois por recuar), saúda-se esta iniciativa que só contribuirá para que a Direção se possa credibilizar junto dos sócios.”
Esta iniciativa não vai contribuir para a Direcção se credibilizar junto dos sócios, pois ninguém duvida da nossa qualidade de trabalho nem do nosso Esforço, Dedicação e Devoção na defesa dos superiores interesses do Sporting CP. Vai, isso sim, cumprir uma promessa eleitoral que foi confirmada vezes sem conta.
E “Ponto 3: publicação de relatório de sustentabilidade 2016/2017. Documento de 104 páginas em que se abordam várias vertentes do Universo leonino, desde as claques, aos núcleos, modalidades, infra-estruturas, sociedades imobiliárias, etc Confesso que não analisei o documento ao pormenor (que graficamente está muito bem conseguido), embora me pareça interessante e arejado.”
E único no panorama desportivo nacional. Com isto, o Clube é mais uma vez pioneiro nas boas práticas e transparência.
F “Pontos 4 e 5: extinção da Construz, empresa imobiliária associada ao Sporting, detida a 100% pelo clube, passando os seus ativos (terrenos) para o património do Sporting, que pretende rentabilizar dois lotes na Avenida Padre Cruz (um dos quais incluindo o posto de combustível) para projetos comerciais. Parece uma medida razoável e que não parece merecer qualquer contestação, ficando depois a aguardar-se qual o projeto comercial pensado para aqueles espaços. Terá obviamente a palavra a Direção.”
Com esta medida, a actual Direcção volta a colocar património dentro do Clube. Primeiro foi o Pavilhão e toda a cidade desportiva que a rodeia (menos Estádio), e agora terrenos e suas receitas. Nos últimos 20 anos, somos a única Direcção que, em vez de tirar património, está a devolver e a construir.
“Ponto 6: É aqui que se propõe a alteração dos Estatutos, ou seja quando as coisas se tornam mais delicadas… Estas propostas são divididas em 5 tópicos (destacarei aqueles em que há alterações mais relevantes):
A. Alterações de natureza disciplinar e referentes a direitos/deveres dos sócios
B. Alterações de natureza financeira
C. Alterações de natureza orgânico-formal
D. Alterações referentes à Família Leonina
E. Alterações de natureza linguística.”
G. Proposta A (Natureza disciplinar)
Artigo 21º
“alínea j) colaborar quando solicitado, depondo ou prestando declarações, com respeito pela verdade em matéria de litígios, inquéritos ou processos disciplinares promovidos pelo Clube” – ou seja, um sócio passa a ter o dever de testemunhar contra outro num órgão não jurisdicional e sem que se lhe apliquem princípios próprios de processo judicial, abrindo assim um precedente.”
É um dever normal de todos os sócios de um Clube. É dar a possibilidade de fazer processos sérios, ouvindo todos os envolvidos. É uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade. Não entendo a questão judicial nem o precedente. Entendo apenas ser um dever normal.
H “alínea k) dar conhecimento ao Conselho Directivo do exercício de quaisquer cargos sociais, incluindo a mera participação em listas eleitorais para os mesmos, em outras colectividades desportivas, bem como do exercício de funções de representação de outras colectividades desportivas, associações ou feder ações desportivas a que pertençam.” – Além da intromissão abusiva na esfera privada do sócio, não se percebe qual a utilidade real ou vantagem desta norma para o Sporting.”
Com esta realidade, o Sporting CP passará a ter um “mapa” de quem são os Sportinguistas que estão em cargos de relevância e com Know-How, podendo assim aproveitar esse mesmo conhecimento especializado para aconselhamento estratégico do Clube. Uma medida considerada, por todos os membros dos OS, como muito boa e que já devia ter sido adoptada antes pelo Clube.
I Artigo 28º (O MAIS POLÉMICO!) – Infrações e sanções disciplinares
“1. Constitui infração disciplinar o comportamento do Sócio, por ação ou omissão, doloso ou negligente, que viole qualquer dever geral, especial ou funcional ligado ao seu estatuto de sócio ou de membro de órgão social do SCP…” Uma redação ambígua, com o uso de termos como “comportamento”, “omissão”, “negligente”, que podem servir de base a sanções do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), mesmo que o sócio não tenha tido influência direta ou voluntária em determinado acontecimento. Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa, acabando por limitar o comportamento e opinião dos sócios.”
Não vejo nada de ambíguo pois as infracções estão tipificadas nos Estatutos, sendo depois o CFD a fazer a avaliação. Não percebo a frase ” Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa “, pois parece que assim a proposta deste associado seria acabar com qualquer poder disciplinar do Clube, algo que não faria qualquer sentido nem existe em lado nenhum.
J “2. A tentativa é punível quando o sócio tenha praticado, ou dado início, a actos de execução de um facto que constitua em si uma infração, não se tendo a mesma produzido por qualquer razão que não seja apenas a desistência voluntária do Sócio.” – reforça-se a perplexidade já evidente no item anterior… o sócio poderá ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso. O clube a substituir-se aos tribunais e ao Processo Penal, no âmbito de um processo disciplinar interno.”
Isto podemos comparar ao famoso “dolo sem intenção” ou “hematoma sem nódoa negra”. O facto de não ter ocorrido dano, não impede a verificação da infracção e consequente sanção. Se assim não fosse, alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado.
K “3. Para efeitos do disposto no número 1, consideram-se infracções disciplinares, nomeadamente, as seguintes:
– alínea i) Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”. Um sócio que crie um grupo de discussão, por exemplo no FB, na sua página pessoal, ou num bloque ou outra plataforma, ou que expresse qualquer crítica à direção, poderá ser sancionado. A verdadeira lei da Rolha e uma limitação intolerável da liberdade da expressão num clube que sempre primou pelo pluralismo e capacidade de discussão. Se esta norma fosse válida anteriormente, Godinho Lopes teria certamente continuado em funções mais 2 anos, teria sido impedida a existência do Movimento Dar Rumo ao Sporting e André Patrão e Miguel Paim alvo de processo disciplinar. No limite até uma lista alternativa que se apresente em período pré-eleitoral poderia ser inviabilizada. Representaria mesmo um meio de silenciamento de toda e qualquer crítica ou oposição.”
Esta redacção já foi alterada e comunicada pelo Clube. Isto serve para algo que deriva da Lei – protecção da marca e sua utilização abusiva. Nada de mais! Erro de redacção já corrigido.
L “Atendendo à polémica que esta alínea estava a suscitar no Universo Leonino, a Direção emitiu hoje um comunicado em que altera a sua redação para: “alínea i) praticar actos ou adoptar comportamentos, no âmbito de grupos reconhecidos ou identificados com o Sporting Clube de Portugal, ofensivos ou injuriosos de qualquer membro dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, ou em violação dos deveres previstos nos presentes estatutos”. Saúda-se esta mudança, embora não se entendam ou aceitem os propósitos que subjaziam à formulação inicial. Por outro lado a perspectiva de chumbo de toda a proposta 6, pois não é possível votar ponto por ponto, poderá ter sido determinante, não deixando de se manter a ambiguidade do âmbito da sua aplicação, no que parece ser o cartão de identidade deste ponto 6.”
Reduzir a actuação dos OS a actos resultantes de polémicas, é não reconhecer que estes OS estão atentos ao Universo Leonino e às suas preocupações, tendo sempre as mesmas, quando consideradas justas e pertinentes, acolhimento. Não se deve retirar o gerir para os sócios, que tem sido a prioridade, e reduzir esta boa prática a “respostas a polémicas”.
M “8 – A suspensão não pode exceder o prazo de oito anos”. No caso do sócio ser suspenso, essa pena pode ir até aos 8 anos, quando antes ia no máximo a 1 ano. Há aqui um agravamento significativo desta sanção.”
Para defesa dos próprios associados. Como estava era: ou suspensão até um ano, ou expulsão. Alargando o prazo, as decisões irão recair mais em suspensões do que expulsões, tornando as suspensões mais justas perante a gravidade dos actos praticados.
N “10 – Um Sócio que, no decurso de uma ação disciplinar, deixe por sua vontade de ser sócio, não mais poderá voltar a ser sócio do SCP.” – mais uma penalização duríssima e neste caso definitiva… que além do mais viola a Constituição Portuguesa, no seu artigo 46º, ao limitar a liberdade de associação.”
Este ponto não viola Constitução nenhuma, mas o seu texto também foi alterado determinando um prazo em que não pode regressar. Não nos podemos esquecer que, neste momento, alguém que faça mal ao Clube e no meio do processo deixe de ser sócio, “foge” à punição do mesmo, podendo livremente voltar a ser sócio uns dias depois, sem que se possa reabrir processo por prescrição.
O “Proposta C (Órgãos sociais)
Artigo 34° (Órgãos Sociais)
“1. São órgãos sociais do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
b) o Conselho Directivo e o seu Presidente” – acrescenta-se o Presidente a esta classificação, o qual passa a estar individualizado. Não se percebendo muito bem a necessidade e alcance da mesma, admite-se que tenha a ver (novamente) com eventuais questões de índole disciplinar, quando o Presidente se sinta questionado/atingido.”
Explico. O Sporting CP, como qualquer Clube, tem um sistema presidencialista. Assim, como o Presidente da MAG já é, nos actuais estatutos, ele próprio, um órgão, agora passará o Presidente do CD a sê-lo também. Isto é feito por questões que visam adaptar os regulamentos à realidade e por haver inúmera jurisprudência nas Federações e no TAD a considerar este o procedimento correcto. Existe, aliás, um artigo que refere as competências do Presidente do CD, que basta ser lido para perceber que tudo é normal.
P Artigo 49° (Processo eleitoral)
“As eleições da competência da Assembleia Geral far-se-ão por lista completa, que englobará todos os órgãos sociais previstos no artigo 34º dos presentes estatutos, considerando-se eleita a lista que obtiver mais votos do que qualquer uma das outras.” (retira-se em relação à redacção anterior: “salvos os casos do Conselho Fiscal e Disciplinar e dos Conselheiros ao Conselho Leonino, em que o apuramento dos eleitos se fará segundo o método de Hondt.”)
Portanto o CFD deixa de ser nomeado através do método de Hondt e será composto apenas por elementos da lista vencedora, tornando mais fácil a sua instrumentalização, sabendo-se que será mais vezes chamado à liça, tendo em conta o novo quadro disciplinar (muito mais gravoso). Não deixa de ser curioso que a atual Direção, em conjunto com a lista ao CFD independente, tenha sido responsável (e bem) pela introdução da atual fórmula com o método de Hondt, que serviu de referência para a eleição do CFD de 2013. Agora opta por revogar o que antes propôs…”
Porque fui um apoiante do método de Hondt para o CFD e não o sou agora?
Na AG vou explicar porque é que em nada ajudou ao que os Sportinguistas que, tal como eu, esperavam que esse sistema trouxesse uma melhor defesa do Clube e da SAD, mas que, infelizmente, não se verificou.
Notas importantes:
1. O “método de Hondt” – usado por Godinho Lopes no CFD da SAD – em nada ajudou os sportinguistas no seu mandato;
2. A formação de um CFD deve ter em conta a habilitação das pessoas: ROC, TOC, Advogados. O método de Hondt pode “retirar” essa composição tão necessária;
3. Nas últimas eleições, com método de Hondt, apenas entraram elementos da minha lista para o CFD, pelo que fazemos esta proposta não por qualquer tipo de necessidade de controlo, mas por crença de que a competência e a verdadeira possibilidade de responsabilização do órgão são o mais importante.
Explicarei tudo, decidirá quem manda: os Sócios!
Q Artigo 55º – A (Competência do Presidente do Conselho Directivo)
“1. Sem prejuízo e além do mais que se encontre consignado nos presentes estatutos, o Presidente do Conselho Directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, tem por competências: (…)
b) Criar e extinguir um conselho estratégico, composto por um número ímpar de membros, não superior a 15, que se designará “Conselho Leonino”, em homenagem a todos os sócios que serviram o Clube enquanto conselheiros leoninos; este conselho estratégico terá natureza meramente consultiva do Presidente do Conselho Directivo, tendo em vista a recolher aconselhamento na definição de estratégias a seguir para o desenvolvimento a médio e a longo prazo das actividades do Clube.”
Esta é uma das principais novidades desta AG: a “extinção” do Conselho Leonino (artigo 61º e ss.). Na verdade, muitos sócios já vêem há vários anos com desconfiança este órgão consultivo, para muitos não tendo qualquer utilidade prática, representando o resquício de tempos antigos e constituindo uma feira de vaidades. Na verdade, na última eleição há menos de 1 ano, a lista C de Gonçalo Nascimento Rodrigues abriu uma nova perspetiva e esperança para este órgão, rejuvenescendo-o para que pudesse assumir-se como um bom apoio à Direção na sua ação, através de sugestões ou conselhos. Por esse motivo, recebeu 20% dos votos, incluindo assim muitos que votaram em BdC para o Conselho Diretivo. Mas mesmo que se aceite a eventual extinção, a verdade é que não é isso que acontece na prática. Deixa de existir um Conselho Leonino eleito e passa a existir um outro … designado pelo presidente. Se assim é… qual a justificação para isso e que ganha o clube com esta alteração? Os futuros elementos deste assim designado Conselho Estratégico, terão alguma remuneração ou benesses associadas? Que garantias existirão, de que não se tratarão apenas de “yes men” sem qualquer mais-valia em termos de massa crítica para o clube? Qual a sua utilidade, quando já existe um CFD com funções consultivas ao dispor do Conselho Diretivo?”
Em primeiro lugar, a extinção do Conselho Leonino deriva de um programa eleitoral sufragado por quase 90% dos sócios que votaram. A Comissão que agora se propõe, não é um substituto do Conselho Leonino, mas sim, tão somente, a possibilidade de o Presidente criar um grupo de aconselhamento estratégico, por homenagem a todos os antigos conselheiros leoninos e por isso o denominou Conselho Leonino, e que só por isso está reflectido nos Estatutos. O Presidente pode reunir com quem quiser, onde quiser, quando quiser e para o que quiser, sem que fosse necessária qualquer consagração estatutária. Esta apenas é feita para que exista esta singela homenagem, como, aliás, já referi. Fique claro que a esta Comissão não será dado nunca qualquer estatuto de órgão social, e não terá nenhum benefício, seja ele material ou financeiro.
R Proposta D (Família Leonina)
Artigo 61º
“1 d) as Organizações que, seja qual for a sua denominação, agrupam, sem base territorial, sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e pretendam manter e promover a unidade e a solidariedade da família leonina, designadamente, os grupos organizados de adeptos (GOA), constituídos e organizados nos termos da lei, a Fundação Sporting Clube de Portugal, IPSS, a Fundação Leões de Portugal IPSS, o Grupo “Os Cinquentenários” e o Grupo Stromp.”
Neste caso são discriminados os elementos que se considera fazerem parte da Família Leonina, abrindo-se aparentemente a porta a núcleos virtuais. Nada a contestar ou a destacar aqui”.
Aqui, apenas se pretende garantir um estatuto de “igualdade” entre todos os membros da Família Leonina.
S Ponto 7
“Condicionado à aprovação da proposta A apresentada ao abrigo do Ponto 6 da Ordem de Trabalhos, o ConselhoFiscal e Disciplinar propõe que a mesma Assembleia Geral discuta e delibere aprovar o Regulamento Disciplinar, em anexo, elaborado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, o qual contém o regime aplicável às infrações disciplinares praticadas pelos Sócios do Sporting Clube de Portugal.” – são destacadas as várias questões que foram sendo ressalvadas no ponto anterior e que se relacionam com questões disciplinares dos sócios. Obviamente que se a proposta A do ponto 6 não for aprovada este ponto não se aplica”.
Já respondido no ponto I, J, K, L, M e N.
T Ponto 8
“O Conselho Directivo propõe que a Assembleia Geral do Sporting, discuta e delibere sobre o Relatório e as Contas Consolidadas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2016a 30 de Junho de 2017”
Já respondido no ponto A.
Nota Geral: Ainda hoje, o Sporting Clube de Portugal publicará uma nova proposta de alteração (com pequenas melhorias devidamente identificadas) que pretende apresentar amanhã à MAG para ser admitida à discussão pelos Sócios.
Entretanto, em resultado desta salutar troca de palavras, o Leoníssimo enviou uma mensagem dirigida ao nosso presidente.
Caro e estimado Presidente Bruno de Carvalho,
Quero começar por lhe agradecer o destaque que deu a uma publicação minha neste blog (A Tasca do Cherba), embora dispense o protagonismo e apenas pretenda, como é o seu caso obviamente, o melhor para o Sporting Clube de Portugal.
Infelizmente não lhe posso responder como gostaria, diretamente na sua página oficial de FB, uma vez que me encontro bloqueado de o fazer desde fevereiro de 2016, quando por ocasião de um post seu – “galinha à maricas”, em que respondia a Camilo Lourenço, o questionei (por mensagem privada) se este tipo de posts não o colocava mais à mercê dos muitos ataques que lhe desferiam. Isto depois de lhe dar os parabéns pelo bom trabalho que vinha executando… de qualquer forma, como sei que é uma pessoa atenta, terá certamente oportunidade de ler este texto, se assim o entender, ou então um dos seus diligentes colaboradores, que analisam as publicações das redes sociais e dos blogs do Sporting, lho fará chegar.
Agradeço-lhe também os esclarecimentos e informações que foi prestando ao longo do texto e que certamente ajudou um pouco mais os sportinguistas a perceber o que está em causa, embora estejamos na véspera/dia da Assembleia Geral. Também aqui teria preferido que, uma vez que há assuntos sensíveis em causa tal como acontece sempre que há alterações estatutárias, se tivesse procedido previamente a uma sessão de esclarecimento público aos sócios como aconteceu já em outros mandatos, quando tal se proporcionou e não que apenas tivessem sido “amplamente discutidas entre os órgãos sociais do clube”, como refere. Tal teria certamente obstado a que se tivessem originado tantas dúvidas e inquietações com este documento.
A primeira inquietação que me surgiu em relação a estas mudanças estatutárias, designadamente em relação à questão disciplinar dos sócios, foi o não perceber nem a necessidade nem a utilidade das mesmas. E sinceramente, mesmo depois de ler o seu texto e esclarecimentos, continuo sem entender. Já agora, surge também a questão da oportunidade/urgência: se estas alterações só serão efetivas num próximo mandato, porque razão estão já a ser apresentadas, a 3 anos de final do seu final do atual, numa altura em que estamos a meio da época e portanto num momento sensível e em que lideramos à condição no futebol e com muito bom desempenho nas modalidades? Para quê acentuar trincheiras ou invocar temas fraturantes entre o Universo leonino, quando seria mais lógico e benéfico congregar vontades e diferentes sensibilidades em nome do bem maior para o clube? Confesso que me escapa qual a real mais-valia para o clube de o fazer agora e não aguardar por exemplo mais uns meses até ao final da época…
Mas já que o decidiu assim, resta-me comentar a sua resposta, que mais uma vez agradeço.
Em relação ao facto de eu ter dito que esta AG é uma das mais importantes dos tempos recentes, estava obviamente a falar dos últimos anos. Atendendo a que o estimado presidente já exerce estas funções há 5 anos, compreenderá que o tenha feito. Aliás, não sou apenas eu que o considera mas muitos sportinguistas que vão expressando a sua opinião em vários fóruns de discussão.
Como muito bem disse e sabe os 5 primeiros pontos não encerram em si qualquer polémica, são relativamente consensuais e foi isso mesmo que considerei. Partilho da sua confiança na resistência física dos sportinguistas quando se chegar ao ponto 6, mas ela será certamente colocada à prova, a não ser que os trabalhos decorram com maior celeridade que o habitual.
Refere que “vamos ter, finalmente um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados”. Mas não o tínhamos antes? E a que solicitações se refere em concreto? Sente que esta era uma das principais prioridades e preocupações dos associados?
Em relação ao ponto 2 e à realização da auditoria ao mandato anterior, não questionei a credibilidade da Direção junto dos sócios, apenas disse que sairia reforçada ainda mais com a auditoria, pois de facto corresponde ao cumprimento de uma promessa eleitoral deste Conselho Diretivo.
Passando então ao ponto 6 e à proposta A (natureza disciplinar) refere que a obrigatoriedade de chamar sócios a depor contra outros (artigo 21º) “é dar a possibilidade de fazer processos sérios (…) é uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade”. Mas era preciso criar essa obrigatoriedade? As pessoas não podem decidir em consciência se o devem ou não fazer? No mesmo artigo e sobre a alínea K, afirma que a obrigatoriedade dos sócios darem conhecimento de cargos que ocupem em outras coletividades desportivas, associações ou federações desportivas a que pertençam, permitirá ao Sporting ter um conhecimento de quem são os sportinguistas em cargos de relevância e com Know-how que se possa aproveitar para o clube. Nada contra se é esta a intenção, embora mais uma vez eu considere que qualquer sportinguista nessa posição o faria de forma voluntária.
Continuando agora com o artigo 28º (na realidade o mais polémico) esclareço que a minha intenção não era acabar com qualquer poder disciplinar do clube… era apenas entender melhor o âmbito da sua aplicação. Em relação ao item J2 em que um sócio pode ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso, dá o exemplo que “alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado”, a questão é mesmo essa: não me parece que possamos prender alguém que alegadamente vai assaltar um banco mas que ainda nem sequer lá entrou.
Em relação à alíena i) que levaria à punição nas situações de “criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais” e que estava a ser de longe a mais controversa quer pela sua ambiguidade, quer pelo facto de poder ter um âmbito demasiado alargado, registo com apreço o facto de se ter mostrado sensível à sua retirada. Qualquer Direção, bem como o clube que servem, só ganham ouvindo os sócios, as suas sugestões e preocupações. Aliás foi em nome de um Sporting para os sócios que foi escolhido, juntamente com a sua equipa, por duas vezes para presidir aos destinos da nossa coletividade. Seria excelente que essa sensibilidade fosse extensiva a vários outros pontos que serão discutidos nesta AG.
Defende que alargar o prazo de suspensão para 8 anos será para defesa dos sócios que antes só podiam ser suspensos um ano ou expulsos… e que a partir de agora existirão muito mais suspensões que expulsões… Confesso que ignoro o número de suspensões decididas até à data, mas pelo menos o número de expulsões parece-me ter sido bastante reduzido. E ainda bem, pois trata-se de uma medida extrema.
Quanto ao artigo 34º e ao facto de ter sido necessário “isolar” o Presidente nos órgãos sociais, não vou contestar a sua argumentação, embora certamente por falha minha, não tenha compreendido muito bem a vantagem e pertinência de o fazer.
Em relação à eleição do CFD e a deixar de ser usado o método de Hondt, indica que vai explicar melhor porque já não é apoiante da sua utilização … aguardamos então pelas suas explicações em plena AG. Mas em relação às suas notas, sublinho que o mandato de Godinho Lopes foi lastimável e não penso que o CFD tivesse atuado melhor se tivesse sido eleito de outra forma. Ainda bem que existiam nos Órgãos do Sporting diferentes sensibilidades, designadamente em relação à lista da AG, pois de outra forma teria sido muito mais difícil a saída de Godinho Lopes (desejável). O facto de nas últimas eleições apenas terem entrado elementos da sua lista (com o método de Hondt) prende-se com a esmagadora vitória obtida que poderia ou não voltar a repetir-se no futuro.
Quanto à dissolução do Conselho Leonino, não tenho nada a opor como aliás afirmei no meu texto inicial que comentou (refere e é verdade que era uma sua promessa eleitoral). Não percebo então porque o pretende substituir por outro organismo com menos elementos é certo, que na prática exercerão função semelhante (15 versus 50), “em homenagem a todos os sócios que foram conselheiros leoninos”. Mas se foi algo que se chegou à conclusão que representava uma fórmula esgotada e ultrapassada, qual a necessidade de homenagear de alguma forma este órgão? E quem o irá compor? Saúdo e aplaudo o facto de afirmar que quem o integrar não terá nenhum benefício material ou financeiro.
Aproveito ainda a oportunidade para destacar dois pontos que não abordei no meu texto inicial: no artigo 43º, ponto 5, não entendo porque desapareceu a possibilidade da AG criar comissões para o estudo de quaisquer assuntos relevantes para a atividade do clube, constituída por sócios com capacidade eleitoral ativa. Penso que se deixa de ter um instrumento válido de desenvolvimento de iniciativas dos associados e parece representar uma menor abertura do clube à participação e contributo dos sócios. Certamente explicará melhor na AG a necessidade de retirar este ponto dos estatutos. O outro ponto relaciona-se com a regulamentação mais apertada para elementos que constituem direções dos Núcleos. Também aqui me parece que estamos a dar um passo no sentido de uma maior rigidez e diminuição da liberdade de expressão e pluralidade internas.
Termino, desejando que nesta AG e no futuro, todos saibamos encontrar um caminho de motivação e agregação dos sportinguistas, independentemente das suas sensibilidades e que se continue e complete o ciclo de ressurgimento desportivo do Sporting, culminando com a conquista do campeonato de futebol da Primeira Liga em maio, o nosso principal anseio enquanto Família Leonina. Um clube que pela pluralidade, dinamismo, tolerância, abertura e valores que sempre o nortearam desde a sua fundação, continue a orgulhar qualquer sportinguista e a diferenciar positivamente o Sporting Clube de Portugal de outros em que imperam o unanimismo, a falta de escrúpulos e de respeito pelos próprios adeptos. Todos ganharemos com isso, incluindo o estimado presidente.
Saudações Leoninas
3 Fevereiro, 2018 at 21:28
Caralho, isto era tudo tão evitável. O Sporting e o presidente têm um fascínio pela tragédia. Tudo isto era tão desnecessário. Caralho. E com isto o Bruno aliena o espírito que o levou a devolver-nos o Sporting. Ele não é o Sporting. Por muito bem intencionado que seja e grande presidente que de facto é, ele não é o dono do Sporting nem dos sportinguistas.
3 Fevereiro, 2018 at 21:29
+1
3 Fevereiro, 2018 at 21:31
Isto.
3 Fevereiro, 2018 at 21:36
#VoltaGodinhoEstásPerdoado
Vão pro caralho pá!
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Vai para o caralho tu. Acéfalo da merda. Onde é que estavas quando eu votei contra a venda dos imóveis ao Soares Franco? Vai para o caralho tu mais as lições. Montes de Merda é o que vocês são. Sao como os merdas da juve leo que escoltavam o godinho e o ppc e agora lambem o cu ao Bruno de Carvalho. Vai- te foder.
4 Fevereiro, 2018 at 13:20
Mas qual dono ?
Quem é que quer ser dono ?
És tu que mandas em tua casa, ou sempre que quiseres impor ordem, fazes uma votação ?
Como é possível dirigir um barco a bom porto com sabotadores a bordo ?
No Sporting não é o Presidente que impõe a ordem.
É um Conselho Fiscal e Disciplinar constituído por gente eleita em lista autónoma.
Porque será que não consegue ?
Pensa nisto e no que perdemos todos em não conseguir correr com os que nos querem destruir, porque se acham eles sim, donos do nosso Clube.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 21:32
Vim aqui parar, trazido por uma torrente de lágrimas vertidas por um bebé chorão chamado Bruno de “ Figueira “ ( de Carvalho parece que desapareceu há muito tempo … esse era casca grossa, o que restou é apenas um bebé chorão com tiques de chefia a la Pyongyang ).
Ouvi dizer que nem o bombeiro apagou as chamas do presidente, que entrou em combustão espontânea depois de habilmente ter empurrado com a barriga ( voltou !? O Tallon é uma merda entoa ) o ponto nr. 8 para la do Sol posto onde Judas perdeu as botas … !
Acho graça como se consegue dividir uma massa adepta em momentos ( a maioria parece estar de acordo ) de subida de performance desportiva … nem os croquetes fracturaram a massa associativa com leões de 1a e leões de 2a … o Bruno parece que idolatra o sistema indiano de castas e não olha a meios para atingir os fins.
Tem tiques de W. Churchill, prosa de M. Luther King mas, por detrás da máscara, mora um Mussolini em estado primário !
Quem acha inocente estas propostas de alteração dos estatutos, deve rever o clube que diz apoiar e que sempre apoiou … o modo como tudo isto foi dirigido é digno do círculo fechado do Bufas do Norte e do Cocainado do LFV ! Isto é o Sporting … o Sporting Clube de Portugal … o clube cuja massa adepta se uniu para escorraçar os croquetes … cuja massa adepta agents há mais de 30 anos roubos de igreja no nosso campeonato … !
Acham que um Betinho de merda, com riscó meio, com tiques de papoila saltitante iria brincar com mais de 3 milhões de leões !?
Ele que abra os olhos e entenda que esfuracar em terrenos de merda, não o faz ganhar petróleo nem lhe concede estatuto e dignidade … só o faz comer trampa !
Sair da AG mostra bem o circo que estava montado … como é que há gente que passa um algodão em cima de toda esta merda ligada a alteração dos estatutos é que me intriga !
Ganhem juízo … e podem verberar a vontade, podem responder 1000 vezes a este comentário que eu estou literal e rotundamente a cagar-me para a opinião de leões lampionizados !
3 Fevereiro, 2018 at 21:35
nem mereces resposta.
3 Fevereiro, 2018 at 21:39
Já respondeste … e a tua resposta diz tudo … é tudo tão grotesco que nem há desculpa ou explicação !
O circo montado é execrável … em
Vésperas de jogo, quando estamos na frente do campeonato … tiros nos pés … não falhamos um caralho !
3 Fevereiro, 2018 at 21:41
qual é a tua alternativa?
porquê todos esses insultos ao homem?
3 Fevereiro, 2018 at 21:44
O homem tinha uma massa adepta com ele … a esmagadora maioria com ele … tudo o que fez foi começar a confundir a sua pessoa com o Sporting … BdC não é dono do clube … não tinha nem tem que o ser para dirigir o clube com mestria !
Não vou bater palmas a quem mostra tiques de ditador … ganhe o que ganhar … !
3 Fevereiro, 2018 at 21:51
então vamos votar o que falta votar e acabar com esta maldita assembleia geral.
eu voto no ditador.
3 Fevereiro, 2018 at 23:34
Por muito bem que escrevam ou argumentem…há malta que não dá para mais…provavelmente nem sabem o que é um ditador quanto mais “identificar tiques” de. Alias bem vistas as coisas também não sabem o que é a Democracia…tristes.
3 Fevereiro, 2018 at 21:42
Paulo silva vai morrer longe, na real puta que te pariu.
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Vou vivendo perto e longe … quando morrer, fico por aqui … !
3 Fevereiro, 2018 at 21:43
Merece pois. Ó meu grande caralho o risco ao meio com tiques de beto é o presidente do SCP , tu es um merdas atrás dum teclado….
3 Fevereiro, 2018 at 21:46
O meu nome é público abecula do caralho … atrás do teclado e a frente das tuas fuças … farto de valentes como tu … seguidistas do caralho !
3 Fevereiro, 2018 at 21:49
Vai morrer longe….
3 Fevereiro, 2018 at 21:51
Ou perto … !
3 Fevereiro, 2018 at 22:34
Cabrao
3 Fevereiro, 2018 at 21:39
Para ti é simples.
Vai pra granda puta que te pariu!
3 Fevereiro, 2018 at 21:42
Não digas isso filho … a avó não ia gostar !
3 Fevereiro, 2018 at 21:45
E broches a cavalos da GNR???!!
3 Fevereiro, 2018 at 21:47
O trabalho que fazes não tem
Que ser público Tadeu … o que chupas e onde chupas é contigo !
3 Fevereiro, 2018 at 22:35
Cabrao
3 Fevereiro, 2018 at 21:57
Ninguém te leva a sério,nem ninguém tem saudades tuas….por isso podes ir para o caralho e sim estamos todos com o presidente,seus conas do caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 22:17
Então também estava … até perceber que sou Sporting, não sou BdC … nunca tive jeito para ser puta !
3 Fevereiro, 2018 at 22:30
Sporting Clube de Portugal…desde sempre e para sempre rapaz.
Só te digo isto,lembraste onde estávamos e como estávamos?não vale a pena enumerar coisas,só que nem a merda de um pavilhão tínhamos…nem preciso dizer mais nada,e ainda conseguem ser ingratos para o homem…só isto.ingratos do caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 22:35
Cabrao
4 Fevereiro, 2018 at 13:26
Com que então tu és do Clube que escorraçou os croquetes.
E o Pai Natal ? Dá-te bons conselhos ?
Pelos vistos, sim.
Continua acreditar nele.
É amigo.
Dos croquetes.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 21:33
Fodasse, se por acaso o Bruno se demitir quem ganha é a merda das galinhas, ou vocês acham que eles não estão feitos com o pmr e afins. Fodasse somos burros e sinceramente o Bruno de Carvalho não nos merece. Muita paciência tem ele para aturar as merdas que atura. Regozijem-se todos os que escreveram a criticar só por criticar.
3 Fevereiro, 2018 at 21:37
Não vejo mal ao vir ao mundo por se aceitar marcar nova AG para discutir alterações importantes nos estatutos do nosso Clube.
Era preciso isto tudo?
Oh, gente dramática!
3 Fevereiro, 2018 at 21:37
Andámos anos e anos a ser roubados pelas proprias direcções!!! Agora que finalmente temos uma direcção que põe o clube no rumo certo só arranjam merda com artigos que fazem todo o sentido!! Eu no lugar do Presidente já me tinha fartado ao tempo!
Pro caralho pah.
É que Nada nestas mudanças é sequer contestável se estivermos de boa fé. Nada!!! Mas tudo serve para atacar.
3 Fevereiro, 2018 at 21:39
Bem, para alguns aquilo que pretendem está cada vez mais perto de acontecer. Tanto põem em causa uma direcção que sempre, mas sempre, mostrou provas do seu trabalho no Sporting, que levaram o Bruno de Carvalho, a achar que se calhar já não está a fazer ali nada. Seja porque ele é drogado, ditador, corrupto, mentiroso, porque cria problemas com todos, porque a mulher viajava de borla, porque o mãe trabalhava no Sporting, porque isto e porque aquilo.. sinceramente, temi até mais cedo a desistência do Presidente mais atacado de todos os tempos, mas sempre acreditei que ele se deixasse ir a baixo. É triste, esta será sempre a nossa sina. #uniaoDeAcoOCaralho
3 Fevereiro, 2018 at 21:40
Cada x acho mais que o Sporting é um partido político ao invés de um clube. Que puta de narcisismo. Que autodestruição voluntária.
3 Fevereiro, 2018 at 21:41
Que bom, um dia grandioso para a grandiosa História do Clube!
Parece que se conseguiu abortar essa vergonha estatutária antes mesmo de ser embrião!
Vamos poder reflectir mais umas semanas sobre esse “ponto i”. Ou 18. Ou nem sequer voltar a falar dele, daí eu nem ter fixado a alínea!
É para aprenderem a não mexerem com o essencial da identidade sportinguista: a preocupação com a Liberdade Individual de cada um de nós, que estivemos prestes a ficar acorrentados numa impiedosa ditadura de costumes que se quis impôr, a ética dos Presidentes nas suas relações com as redes sociais, e a eloquência dos treinadores na conferências de imprensa. Já para não falar nos temas fracturantes: “Iuri é um gajo porreiro ou um puto mimado”, ou “quantos pontos no campeonato valem cada milhão de investimento”, ou “estamos a ganhar com nota artística ou não”, ou ainda “será que o Geraldes faria mais assistências para golo que o Rúben Ribeiro”, entre tantos outros pontos polémicos realmente relevantes que eu poderia aqui citar, e que nos preocupam a todos….
Não são coisas comezinhas e acessórias como uma tacinha da carica (que nos devia até envergonhar, pela forma como foi ganha…), um primeiro lugar no campeonato, a meia final da Taça de Portugal, a boa campanha na Champions, a avalanche crescente de sucesso nas modalidades, a criação de infra-estruturas ou a viabilidade financeira que nos vão desviar do nosso caminho por aquilo que é realmente o ESSENCIAL da nossa existência! Isso são piners, senhores!
Parabéns a todos os presentes na AG, chego a ter vergonha de não ter apanhado o avião para assistir a este evento que vai ficar nos anais. Acho que assim, anais sem mais nada, é como se remata melhor essa frase (para descomplicar).
Xô, garoto birrento, vai de velas e leva contigo esse labrego de treinador caro e pedante! A equipa, afinal, sabe jogar sozinha, tem lá jogadores com espírito de campeão, e isso basta (e é o que nos tem valido)!
O Sporting é muito maior que tu, desde quando é que alguém na tua posição se pode arreigar da vontade de querer apoio nas tuas propostas numa AG? Pensas que és imune à crítica, ó ditador drogado!? És como qualquer um de nós (ainda que mais ninguém tivesse vagar naquele dia para vencer as eleições com o barco à deriva), o que pensavas? Tens propostas, mas nós é que mandamos no Sporting, e se te queremos despachar a dar uma volta ao bilhar grande, a ti mais as tuas propostas, ou tens bagagem e aguentas, ou podes-te pôr na alheta!!
Não nos envergonhes mais a todos se faz favor! Xô, que a porta é serventia da casa!!
Viva o Sporting!
3 Fevereiro, 2018 at 21:44
São filhos da puta como tu que adiam este clube há muitos anos.
3 Fevereiro, 2018 at 21:48
Ironia …. vai Googlar!
3 Fevereiro, 2018 at 21:51
Nunca mais faço uma brincadeira dessas à minha mãe… :/
3 Fevereiro, 2018 at 21:55
Desculpa Placebo, estou numa pilha que nem consigo ver bem.
3 Fevereiro, 2018 at 22:14
Acho que ele estava a ser irónico
3 Fevereiro, 2018 at 21:46
O SPORTING só é nosso porque o miudo birrento resolveu chegar-se à frente!!! Senao votavas em CROQUETE1 OU CROQUETE2 e estavas a discutir o primeiro lugar da 4a divisao! Sim que esta merda ja tinha acabado. Tem vergonha do que escreveste!
3 Fevereiro, 2018 at 21:50
Tens de avisar que é ironia que eu estou passado, caralho. As minhas desculpas Placebo.
3 Fevereiro, 2018 at 21:50
O Placebo estava a ser irónico!
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Ja pedi desculpas.. 🙁
3 Fevereiro, 2018 at 21:55
Não é preocupante que haja quem julgue que isso pudesse mesmo ter sido escrito a sério por alguém…?
Onde é que nós chegamos? E para onde vamos?
3 Fevereiro, 2018 at 22:01
Se reveres este e os posts sobre esta AG vês la similares. As minhas desculpas novamente
3 Fevereiro, 2018 at 21:47
Na. Mouche caro Placebo… E só vê lo comentar por aqui…
3 Fevereiro, 2018 at 21:50
É isso tudo placebo. Voltem croquetes
3 Fevereiro, 2018 at 22:02
Menos drama, ninguém se vai demitir.
3 Fevereiro, 2018 at 22:03
Fdx depois de teres votado no Godinho “porque tem o Duque e o Freitas” devias ter vergonha na cara e nunca mais criticares nada no Sporting.
Foi por gajos como tu, que se recusaram a abrir os olhos a tempo e horas, que o Sporting esteve muito perto de fechar as portas.
3 Fevereiro, 2018 at 22:05
Se estavas a ser irónico, peço desculpa. Mas tens de concordar que ninguém está em condições de ler as coisas como deve ser, ou com a cabeça fria para interpretar textos.
Mais uma vez, peço desculpa
3 Fevereiro, 2018 at 22:19
Foi uma crítica dura, mas no teu caso até correcta. Envergonho-me sim senhor, por me ter enganado tanto, e com consequências tão desastrosas (de que só tive total reconhecimento bem depois de BdC estar a presidir).
Mas tenho vergonha na cara sim, e abri os olhos da pior maneira. Curiosamente, tantos que abriram os olhos antes de mim (e me tentaram sensibilizar desde logo, a partir do enGodo, penso que no que ainda seria o Cacifo), são agora também os primeiros a fechá-los….
Não têm nada que pedir desculpas (nem tu nem os outros), não tive noção que a ironia estava tão “fina”.
Mas parabéns por, no teu caso, não teres insultado à toa. Não disseste nada que eu não tivesse efectivamente sentido no passado.
3 Fevereiro, 2018 at 22:21
Ou seja, ao contrário de outros por estas bandas (até cronistas…), não fizeste recurso a difamações e calúnias.
3 Fevereiro, 2018 at 21:46
Esta merda toda só merece uma pergunta : por que caralho se marca uma assembleia para esta altura? Não podia ficar para o fim da época??? Somos autofágicos.
3 Fevereiro, 2018 at 21:48
Vai pó caralho!!!
3 Fevereiro, 2018 at 22:16
Tadeu, responde.
4 Fevereiro, 2018 at 13:37
Porque hoje estás em boas condições para o fazer e adiar é sempre uma alternativa.
3 Fevereiro, 2018 at 21:46
O futuro presidente estava na AG?
3 Fevereiro, 2018 at 22:51
Gomes da Silva?
3 Fevereiro, 2018 at 21:46
PARABÉNS CHERBA
3 Fevereiro, 2018 at 21:48
TU É QUE OS TOPAS, CARALHO!
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Nunca pensei vir te dar razão… Mas tinhas…
P. S nunca mais aqui volto e não é por ti trolha…
3 Fevereiro, 2018 at 22:05
Uma coisa eu te digo, ou isto leva uma esfrega do caralho ou não vais ser a única a não voltar a pôr aqui os pés. Andam todos a desaparecer daqui
3 Fevereiro, 2018 at 22:07
Eu que ja venho do cacifo sou mais um que ja nao meto ca mais os pes. Mudem o nome para Camarote do Cherba!!!
3 Fevereiro, 2018 at 22:31
Belos tempos os do cacifo
3 Fevereiro, 2018 at 22:47
Há claramente duas visões do Sporting aqui como lá fora e nos 2 casos a que faz mais barulho é a que menos peso tem e menos tem para dar. Já há muito que pouco mais faço nesta tasca do que observar e há um grupinho, que sabem perfeitamente quem são, as freirinhas da desgraça eterna, que são apenas viciados no bota abaixo. Aliás foi por isso que começaram brunistas, porque era do contra. Mal assentou no poder passou a desagradar. Digo isto a todos os LEÕES, se ainda os há neste salão de festas: nunca nada se construirá nem nada frutificará com esta gente. NADA. São mentes pequeninas que encontram a sua alegria em destilar veneno em grupo, passando a mão pela gaita uns aos outros ad eternum. É só ver quando um manda um bitaite, é uma escadinha por aí fora de todas as freirinhas a bater palminhas e dá a volta e volta ao primeiro e assim successivamente. Vão acabar como querem, a falar sózinhos e a dar “+1” aos comentários uns dos outros. E nisto o Sporting que se foda, porque o que importa é a forma, a côr dos calções e sobretudo: EXISTIR. Bando de lorpas irresponsáveis.
3 Fevereiro, 2018 at 23:13
Nem mais
3 Fevereiro, 2018 at 22:40
Já estive mais longe
3 Fevereiro, 2018 at 21:50
Que passou-se?
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Ah, afinal andas aí conspirador de meia-tigela de falinhas mansas. Hás-de lá estar tu, e mais uns quantos a comer sardinhas à vela porque vão ter de fazer a recontagem dos sócios pra baixo dos 20 mil. Fica só à espera, conspirador do caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 22:07
Não, a sério. Cheguei de viagem agora. Que aconteceu?
3 Fevereiro, 2018 at 22:24
E não percebi essa cena do sócio abaixo dos 20 mil. Eu sou socio abaixo dos 20 mil. Quer dizer o que?
3 Fevereiro, 2018 at 22:43
Quer dizer que és um merdas. Um fracassado. Ingrato do caralho. Vai fazer broches ao Godinho. Chulo do caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 23:40
Não sabes conversar de outra forma? Não sabes o que penso acerca de nada. Comentei ontem na tasca e foste um completo anormal a vir para cima de mim. Sabes lá tu o que eu acho e deixo de achar sobre o Presidente e sobre o Sporting. Não sei o que tu já contribuiste para o clube. Tu não sabes o que eu já contribui para o clube. Ou se calhar sabes. Se fores o mesmo Trolha do Cacifo, sabes bem que fomos todos lado a lado combater os croquetes. Agora, eu que é raro, rarissimo comentar aqui, só porque não concordo com algumas coisas, tenho de levar com esses nao-argumentos que apresentas? So sabes insultar. Nao questionas o porque das criticas. És um parvalhão de insulto facil. Sabes la tu o que eu fiz para ajudar a ter o Presidente que temos. Quem te disse que quero que saia? Quem te disse que estou contra?
Puta que pariu estes inquisidores do caralho. Voces sim, cambada de pidescos que não aceitam que não se concorde sempre. E já agora ingrato porque? Por ter votado 3x no Bruno? Ou porque questiono aquilo que posso não concordar?
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Nada…
3 Fevereiro, 2018 at 21:53
E antes disso, ainda vão levar todos no focinho
3 Fevereiro, 2018 at 21:50
O Bruno virou as costas às moscas.
Fez ele muito bem!
Puta que os pariu!!!
Bolas!!!
3 Fevereiro, 2018 at 21:52
Quase que parece um bloco em dia de derrota, temos os mesmos nicks que costumam cascar nos jogadores e no treinador, só que desta vez aproveitam e cascam no presidente. é coerente e elucidativo.
Sempre pensei que fossemos um clube bipolar mas afinal não, temos é muito lampiao infiltrado…
3 Fevereiro, 2018 at 21:54
Eu quero é vê-los nas próximas eleições. Até se borram
3 Fevereiro, 2018 at 22:22
Eu também começo a ver as coisas com muita claridade
3 Fevereiro, 2018 at 23:42
Na AG também os havia…
3 Fevereiro, 2018 at 21:53
Quem quer destruir o SCP, ainda não vai ser desta.
KEEP CALM
“Falta de calma levou a desrespeito entre alguns sócios e quisemos acalmar a situação. Temos de dizer e não tenho medo das palavras: o momento esteve quente, mas sem ultrapassar os limites do bom senso. Nada do que se passou naquela sala ultrapassou os limites do que quer que seja. Numa alteração estatutária vem sempre ao de cima o calor dos que desejam e não desejam. A AG ficou suspensa, mas será retomada e acabaremos por concretizar, com os votos dos sócios, a reforma estatutária. Aquilo que pudemos constatar é que foi respeitada religiosamente a liberdade dos sócios. Tenho pena de não termos atingido todos os pontos, mas a vida democrática é assim. Ficaria triste se algum dos sócios que esteve lá dentro tivesse dito que lhe tinham tirado liberdades”, referiu.
“Dizer que Bruno de Carvalho abandonou a AG é um termo muito forte. Eu sei porque entendem que abandonou, mas saiu naturalmente da sala. Não havia a calma suficiente e atingiu alguns desrespeitos que as pessoas não aceitam muito bem. O presidente entendeu, com o Conselho Diretivo, sair naturalmente como outro saíria. A Mesa só não saiu porque o comandante é sempre o último a abandonar o barco. Não são situações que preocupem no futuro. Uma das grandes preocupações de Bruno de Carvalho é que a palavra aos sócios não fosse cortada. Uns souberam utilizá-la bem, outros nem por isso”, acrescentou.
Jaime Marta Soares
3 Fevereiro, 2018 at 21:55
finalmante alguém manda nisto.
voltemos ao essencial.
vamos lá votar essa merda!
3 Fevereiro, 2018 at 21:57
Esperemos que sim. Mas eu só vou descansar quando o mesmo for confirmado pelo BdC
3 Fevereiro, 2018 at 21:58
Este cromo, Marta Soares, foi um dos principais responsáveis pela merda que se passou hoje na AG…
3 Fevereiro, 2018 at 22:02
Ai tenho de dar alguma razao. Esta AG foi mal gerida.
3 Fevereiro, 2018 at 22:10
Fdx, até que enfim que alguém vê que este gajo é uma merda. Maçon do caralho, senhor comendador da mula russa, nem a puta da AG soube tratar em condições. Caralho, até no tempo do JEB as deliberações das AGs eram por voto secreto. Fazê-lo de braço no ar foi um tiro no pé pois com os ânimos exaltados iam-se estar a marcar os sócios que votavam num sentido ou noutro. Quem se devia demitir hoje era esta aventesma do Jaime Marta Soates. Nem as AGs lideradas pelo Eduardo Barroso eram este caos (e olhem que tiveram lugar numa fase bem mais agitada da história do SCP).
3 Fevereiro, 2018 at 22:11
+1
3 Fevereiro, 2018 at 21:55
O timing desta AG (pelos assuntos em debate) foi tão estúpido, que o resultado final dificilmente seria menos estúpido. Mas como isto é o Sporting, conseguimos a proeza de ser ainda mais estúpido do que a estupidez prevista.
E qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que a demissão de BdC é uma treta. A não ser que queira antecipar eleições para mais uma vez ser sufragado com uma maioria avassaladora.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 22:01
Comentário mais acertado da noite.
SL
3 Fevereiro, 2018 at 22:02
Em cheio Adolfo. Grande comentario
3 Fevereiro, 2018 at 22:04
A mim o q me preocupa é se ele se demite e não se recandidata.
3 Fevereiro, 2018 at 22:16
Descansa que não o faz…
3 Fevereiro, 2018 at 22:04
Desta vez voto em branco. Porque isto foi desnecessário.
3 Fevereiro, 2018 at 22:08
Disseste tudo. Só acrescento aqui os comentários do José Silva. Marta Soares não serve para o lugar que ocupa.
3 Fevereiro, 2018 at 22:46
Completamente de acordo. É um tremendo bluff.
3 Fevereiro, 2018 at 22:50
Acho que disse tudo, Adolfo Sapinho.
A ideia de marcar uma AG que se adivinhava polémica, para uma altura destas, foi péssima. E se Marta Soares, pelo que leio aqui, esteve mal na condução da Assembleia, ainda terá estado pior ao não sugerir o adiamento da mesma quando não terá tido tacto para prever fricção provável.
Bruno de Carvalho esteve também mal, segundo o meu ponto de vista, ao alimentar uma rixa com o homem dos Supporting.
Teria que ter poder de encaixe num momento destes.
A porra toda é que o jogo com o Estoril parece ter passado para segundo plano.
Não acredito que BdC se demita. Seria decisão de puto mimado. Irá fazer-lhe bem a almofada.
3 Fevereiro, 2018 at 23:19
Houve um requerimento a sugerir isso mesmo e foi a partir daí que a coisa azedou, pois a assembleia votou significativamente nesse sentido e o presidente amuou. E pronto foi o que se viu…
3 Fevereiro, 2018 at 21:57
Anda tudo a “ferver”…
Este “fascínio que alguns têm para arder em lume brando…”Eu votei (e voltaria a fazê-lo) em quem me trouxe de volta…
A Alegria de ser Sporting…
Não digo que “me trouxe de volta a honra de ser Sportinguista…”
Porque “essa honra nasceu comigo” (sou filho de pais sportinguistas…)…
Eu não quero “ser exemplo” para ninguém…mas muito “deste clima de guerrilha” acontece…precisamente porque alguns …”não sabem respeitar os outros e nem a si mesmos se respeitam…”
É necessário “sabermos ser dignos de pertencer a um Clube Centenário que se quer mesmo diferente “…e não deve por isso…
“Copiar as porcarias que já vimos por outros lados…”
Não faz valer os seus pontos de vista…”quem grita mais alto…quem ameaça…quem não deixa outros dizerem o que desejam…” (para o bem do Sporting…)
“Nunca me fartarei de ser Sporting…”…
Mas há muito que “estou farto de alguns…que apregoam o seu sportinguismo…esquecendo-se do Sporting…”
SL
3 Fevereiro, 2018 at 21:59
Ha aqui malta que promete porrada e a única merda que conseguem fazer é usar a puta dos polegares para escrever odes de “ esfrega a pita “ ao presidente !
Nem cara têm para levar um estalo … antes de prometerem esperas, tenham a certeza que pelo menos sabem dar um estalo … nem que seja um estalo á menino de 6 anos !
Cambada de papoilas do caralho … !
3 Fevereiro, 2018 at 22:03
Lampião infiltrado ou croquete para mim a merda é igual: Acabou o tacho, tu e a tua bandinha nunca mais põe os cascos em cargos do Sporting.
3 Fevereiro, 2018 at 22:07
Não vale a pena responderes, só te vais irritar
3 Fevereiro, 2018 at 22:05
Vai morrer longe oh filho de uma grande puta!
Estás contente não estás imbecil de merda?
3 Fevereiro, 2018 at 22:10
Estúpido do caralho, queres uma cara? Já no tempo do cacifo te arrogavas de paladino da verdade… eu posso dar-te a minha cara… pede ao tasqueiro o meu contacto e eu faço questão de te provar que nunca esfreguei outra pila que não a minha…
3 Fevereiro, 2018 at 22:13
Ahhhh … já no tempo do Cacifo era pidesco … até te lembras de mim caralho !
Quando quiseres … até bebo a jola com a esquerda enquanto te meto tremoços pelo esôfago caralho … gente como tu eu conheço de ginjeira … !
3 Fevereiro, 2018 at 22:15
Pede o meu contacto ao dono da tasca ….ele têm o meu número de telefone.
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
Descansa que irei fase-lo e quando estiver em PT e em LX ajudo-te nessa tarefa !
3 Fevereiro, 2018 at 22:32
*FAZe-lo
3 Fevereiro, 2018 at 23:17
Hahaha qual rambo qual que, seu maricas
3 Fevereiro, 2018 at 23:22
Ahahahahaha !!
3 Fevereiro, 2018 at 22:43
Cabrao
3 Fevereiro, 2018 at 22:54
Sim … !?
3 Fevereiro, 2018 at 23:17
Cabrao
3 Fevereiro, 2018 at 23:19
Não metes medo a uma piça seu lambe gaitas
3 Fevereiro, 2018 at 23:21
Ahahahah Ahahaha !!
3 Fevereiro, 2018 at 22:00
Mas que eleições??? Ganhou ainda há meses com 90% caralho. A minoria de croquetes e patetas pode avacalhar o que quiser que os verdadeiros sportinguistas estão praticamente todos com ele.Só tem é que cumprir o mandato até ao fim. Esses madeiras e morgados ou lá como se chama o filho da puta, um dia vão ajustar contas com os sócios.
3 Fevereiro, 2018 at 22:03
Não é um dia, é apanhá-los e levá-los à tábua, caralho
3 Fevereiro, 2018 at 22:17
Paulo Silva o verdadeiro frustrado,otário do caralho,metes medo a alguém tu??que palhaço…Ninguém te leva a sério rapaz.
Croquete do caralho,farto de sportinguistas como tu.vai para o caralho.
3 Fevereiro, 2018 at 22:06
Bom o que se passou hoje é surreal.
1- 3 sócios tentam colocar requerimentos para que a analise dos pontos 6 e 7 fosse adiada para outra data.
2- A mesa não assiste ao pedido mas insistem.
3- é feita uma votação de braço no ar para ver se os requerimentos são aceites
4- Só são contados os votos a favor (E mal contados)
5- As pessoas acabam por esquecer do essencial que era debater a situação e focam-se no acessório (ou seja que os votos foram mal contados)
6- repetem-se votações e não se chega a consenso nenhum.
7- depois BC acaba por decidir abandonar a reunião.
O que mais me aflige no meio disto tudo é a capacidade que um tipo que foi desmascarado e que levava informação privilegiada ao Octávio Ribeiro e que foi assobiado e vaiado, é que levou a melhor e conseguiu o que queria, gerar confusão.
É mesmo complicado ser padre nesta freguesia, ás vezes custa-me a perceber os sócios ainda mais porque a grande maioria queria debater e podia votar e mostrar que era contra uma alínea ou outra ou todas, mas o que prevaleceu foi uma má contagem de um requerimento provocada por alguém que só queria minar.
Surreal.
3 Fevereiro, 2018 at 22:19
Bom se isso foi assim, concordo contigo. E não há razão para grandes alaridos. BdC não teve paciência e marca-se a discussão para outra altura.
E acabou
Agora tanto uns como outros precisam é de relaxar um bocadinho. Falo da Tasca. Porque se fosse eu na AG saía de lá fulo
3 Fevereiro, 2018 at 22:08
Uma coisa é certa: deixou de haver pressão sobre a equipa de futebol!
Aconteça o que acontecer, a culpa é do BdC e da sua “má relação” com a AG e alguns sócios.
O que, no ponto de intolerância a que as coisas chegaram também naquele capítulo (treinador, exigência das bancadas genericamente “por mais”…), pode nem ser mau nesta fase.
Vou deitar-me a tentar acreditar nisso!
SL
3 Fevereiro, 2018 at 22:08
Não percebi esta AG nem quero perceber.
3 Fevereiro, 2018 at 22:09
Com este Presidente fico sempre surpreendido sendo que já o conheço o suficiente para que me não devesse surpreender quanto o seu Amor ao Sporting.
Ele não se importa com os ataques que sofre mas importa-se que, sendo-lhe dirigidos o são de facto a cada um de nós, ao Sporting Clube de Portugal, então sim, expõe-se de peito aberto, dando-o às balas.
Espero bem que o dia acabe com uma vitória retumbante das propostas do Presidente pois elas configuram aquilo que é necessário efectuar a nível estatutário na defesa do Superior interesse do Sporting Clube de Portugal.
Sem querer entrar de novo nesse debate direi apenas que, no momento Histórico que atravessamos, o Conselho Leonino é não só inútil e desnecessário como, mesmo, prejudicial. Deve ser extinto.
As penas de suspensão aplicadas a quem actue e aja contra o Sporting são o oito ou o oitenta. Há que graduá-las e há que agilizar os processos de natureza formal destinados a avaliar da culpa do agente e da determinação da pena a aplicar. 1 ano de suspensão é pouco mas, tem de ser punido! Pois, mas a pena seguinte é tão só a expulsão da qualidade de associado do Clube. Não será justo na esmagadora maioria dos casos.
Há um candidato a Presidente, então está sujeito à verificação de um requisito essencial do seu Sportinguismo. Há quantos anos é ele sócio,. Além da média de anos e associados da equipe que propõe aos sócios ele mesmo NÃO PODE SER um ARRIVISTA tipo caruncho tem de ser sócio pelo menos há dez anos. Não menos.
As outras medidas estão na mesma linha de defesa do interesse do SCP que este Presidente tão bem defende e tão bem incarna.
Abraços a todos directamente de Essen – Deutschland.
3 Fevereiro, 2018 at 22:11
Constato com tristeza …que há gente que se diz do Sporting Clube de Portugal…e que continua a sentir saudades do Filipe Soares Franco e de Godinho Lopes que …quase liquidaram o nosso Clube.
A memória de certas pessoas é mesmo curta.
Não entendo!…
Spooooorrtiiing!!!
3 Fevereiro, 2018 at 22:15
Das duas uma, ou são lampiões, ou tinham algo a ganhar com gordinhos e cia, e que provavelmente perderam com a chegada do Bruno.
Só assim o entendo
3 Fevereiro, 2018 at 22:17
Eles não são nada, caralho. Eles estão-se a cagar para o Sporting, benfica e o caralho. Eles SÃO PUTAS QUE TRABALHAM PARA QUEM LHES DÁ DINHEIRO.
VENDEM A MÃE AO DIABO PARA ENCHER O CU E DAREM NAS VISTAS COM OS MERCEDES, CARALHO
ISTO VAI ACABAR MAL, MEUS CABRÕES
3 Fevereiro, 2018 at 22:16
Bom, anda tudo doido a cagar sentenças e ainda ninguém explicou bem o que se passou.
Não sei se durma se me entretenha a ler as bacoradas.
Mas registo os que vão limpando os cantos da boca.
3 Fevereiro, 2018 at 22:22
O mais sinteticamente possivel, o que sucedeu foi que uma má contagem de votos por braço no ar, de um requerimento feito por alguém que só queria lançar a confusão, prevaleceu sobre o debate dos temas acerca da alteração de estatutos.
3 Fevereiro, 2018 at 22:23
Thanks
3 Fevereiro, 2018 at 22:27
Sabe-se quem fez esse requerimento?
3 Fevereiro, 2018 at 22:34
Carlos Severino
3 Fevereiro, 2018 at 22:36
Obrigado
3 Fevereiro, 2018 at 23:06
É que esse gajo chega lá com o discurso de acima de tudo está o Sporting, cheio de peito cheio, depois o Bruno expôs o gajo com a cena da passagem de informação ao CM e viu-se logo o sportinguista que era.
3 Fevereiro, 2018 at 22:18
Marta Soares é uma vergonha para o Sporting. Votaçoes de braço no ar, para que a pressao possa ser máxima? Contagens de votos à lampião? Este sim, devia demitir-se e regressar a Poiares, onde parece que não deixou saudades.
Um bombeiro que só serve para incendiar!
3 Fevereiro, 2018 at 22:27
Realmente conduziu mal aquela situação, mas a histeria de alguns sócios que trocam o essencial pelo acessório é digno da agremiação de Carnide.
Ou seja, ou estou totalmente enganado, ou a grande maioria dos sócios estiveram presentes na AG de hoje era precisamente para debater os pontos que acabaram por não debater.
3 Fevereiro, 2018 at 22:36
Eram. Mas começou logo mal quando metem a votação atirar esses pontos para o fim. Depois da AG começar com 2 horas de atraso. E pelos vistos ainda entregaram ( suponho que à entrada. A mim ninguém entregou nada ) umas folhinhas com umas adendas para esses mesmos pontos. Às 20h ( depois de 6 horas de espera! ) já ninguém quer discutir nada.
3 Fevereiro, 2018 at 23:02
Hum entendo. Embora não concorde.
Até porque sejamos honestos o ponto 8 (o único que foi adiantado) demorou quanto 10 minutos?
Quanto à adenda é verdade, não deveria ter sido feito desta forma.
Agora quero ver se a discussão for marcada para um dia à noite e não para um final de semana , o que dirá quem mora a 300 kms de Lisboa, e que hoje ficou privado de discutir?
3 Fevereiro, 2018 at 23:17
Não faço ideia porque já não estava na AG. Estive lá 4 horas e ainda iam no segundo ponto. Se a maioria das pessoas foram pelos pontos que concordamos serem o de alteração de estatutos, despachavam logo isso.
3 Fevereiro, 2018 at 23:06
O JMS anunciou, antes da discussão desse ponto, que se podiam levantar as folhas com as adendas. Quem assim o quis, vê-lo.
3 Fevereiro, 2018 at 23:14
Acredito. Mas então não percebi. Fiquei cá atrás e o som estava péssimo. As duas primeiras votações, logo ao início, nem percebi o que se estava a votar.
3 Fevereiro, 2018 at 22:30
Que nódoa de Presidente da MAG, este Marta Soares.
3 Fevereiro, 2018 at 22:19
Isto do JMS é um clássico fui a uma assembleia geral há uns anos e começou logo a plhaçada com btaços no ar depois todos de pé e no fim aprovado por unanimidade. Depois houve alguém que disse mas eu votei contra em seguida repetiu-se a votação. A aprovação não estava em causa mas penso que escusamos passar por estas situações, nem o clube nem os sócios merecem.
Hoje pelos vistos foi mais do mesmo, mesmo sabendo que havia os tais temas quentes insistiu na votação de braço no ar, não se percebe.
3 Fevereiro, 2018 at 22:21
Dei o exemplo atrás. Numa coisa básica, só eu e o rapaz ao meu lado, somávamos 16 votos. Havia mais cartões no ar,o gajo contou, contou e disse : 16 votos contra.
3 Fevereiro, 2018 at 22:20
Descansem que o homem ou não se demite ou se recandidata. Portanto escusam de andar aí a oferecer pancada e a insultar-se…
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
🙂
3 Fevereiro, 2018 at 22:30
Isso é certo.
Mas se de facto provocar eleições antecipadas desta vez não leva os meus votos. Se os outros candidatos forem o madeira Rodrigues e afins voto em branco.
Com o Sporting na luta pelo título faz algum sentido provocar isto?
3 Fevereiro, 2018 at 23:24
Que novidade
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
Se bc nao atingiu o seu limite deve estar la perto, honestamente toda esta ag foi muito mal gerida, muitos como eu estiveram pela primeira vez numa ag o que e de salutar porque querem participar na vida do clube , ouvi um outro que nao sabia o que se iria, putos, smas foda – se esta tudo minado, era so grupinhos facilmente identificaveis espalhados pela sala, olhando para a historia do sporting nestas situacoes deixa me apreesivo, somos cilti
3 Fevereiro, 2018 at 22:32
verdade até um à minha frente que conseguiu votar contra a retirada do numero de sócio nº 9 em homenagem ao Peyroteo justificando que ele destacou-se como jogador e não como sócio.
3 Fevereiro, 2018 at 22:25
A pergunta é só uma : Por que carga de água se faz uma assembleia nesta altura??? É um disparate!
3 Fevereiro, 2018 at 22:54
Nunca vou entender isso! Nunca. So posso achar que pensavam que tudo passava sem haver votos contra. Agora temos esta triste cena. Se alguém pensa que quem o criticava queria isto a meio da época, está redondamente enganado. Mas enfim, agora vai ser disparar para todo o lado…
3 Fevereiro, 2018 at 23:10
Quando a farias? Mera curiosidade.
3 Fevereiro, 2018 at 23:29
que tal no final da época? Ou era emergente, tendo em conta que só vai ter efeitos práticos daqui a 3 anos?
3 Fevereiro, 2018 at 23:33
Exacto. Não havia necessidade NENHUMA de a fazer nesta altura.
3 Fevereiro, 2018 at 23:38
Maio, por exemplo.
4 Fevereiro, 2018 at 0:51
É preciso ter tomates marcar uma ag depois de um empate contra o Setúbal para debater assuntos delicados.
Há quem os tenha outros nem por isso, claro era preferível marcar em maio, melhor ainda se tivesse o campeonato no bolso, o que lhe chamariam então além de ditador ?
Olha passava quase por unamidade.
4 Fevereiro, 2018 at 12:12
É preciso ter tomates para aceitar crítica e não amuar quando as coisas correm às avessas.