Pegando no texto «Antecipando a Assembleia Geral», escrito esta quinta feira, pelo Leoníssimo, Bruno de Carvalho, presidente do Sporting Clube de Portugal, procurou esclarecer muitas das questões levantadas e que, no fundo, são dúvidas de muito outros Sportinguistas.
Como gosto de estar atento às opiniões dos Sportinguistas, vou aproveitar um post da Tasca do Cherba para esclarecer alguns assuntos em cada ponto.
A. “No próximo sábado às 14:30 terá início uma das Assembleias Gerais (AG) mais importantes da história recente do Sporting.”
Agradeço a amabilidade para com estes Órgãos Sociais para apelidar esta AG das mais importantes dos tempos recentes. Julguei que tinham sido as da reestruturação financeira, da apresentação dos resultados, de criação de novos escalões de quotas, do pavilhão. Mas parece que todas essas não o foram tanto.
Mas esta AG é, de facto, uma das mais importantes, uma vez que:
1. Finalmente, dignifica-se a memória do maior goleador mundial de campeonatos nacionais com o racio de 1.6 em jogos/golos;
2. Somos o 1º Clube português a ter um relatório de sustentabilidade, que fornece a radiografia completa do Clube;
3. Mostramos, novamente com as contas consolidadas, que fomos a única Direcção, até hoje, a ter um mandato com lucro (Clube e SAD);
4. Vamos ter, finalmente, um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados;
5. Vamos pôr em prática o programa sufragado por quase 90% dos sócios que participaram nas eleições mais concorridas da história do Clube – extinção do CL;
6. Temos alterações estatutárias, que foram amplamente debatidas entre os Órgãos Sociais do Clube e que demonstraram ser importantes para a melhoria e melhor funcionamento do mesmo.
B “As propostas sujeitas à apreciação dos sócios, que quiserem aceitar o famoso repto “apareçam é nas Assembleias Gerais”, foram divulgadas por estes dias. Analisando os vários pontos, verifica-se que as situações polémicas estão reservadas para o final. Espera-se assim que, caso os trabalhos se arrastem, o cansaço dos sócios não venha a inibir a reflexão e atenção que serão essenciais quando se proceder às sucessivas votações…”
Garantidamente que os associados do Sporting CP não se deixam vencer por nada, muito menos pelo cansaço.
C “Ponto 1: atribuição do número 9 a Peyroteo a título perpétuo – nada a opôr, apenas se aplaude o reconhecimento votado a um dos maiores expoentes do clube de todos os tempos.”
Que vai estar incluído num mega-programa de comemorações do Centenário de Peyroteo.
D “Ponto 2: auditoria de gestão ao mandato anterior (de BdC) de 2013 a 2017, nos moldes do já realizado para os mandatos de outos presidentes. Como se costuma dizer, “quem não deve não teme” e depois de tantas acusações que foram feitas a esta Direção, nomeadamente por PMR, que levantou acusações graves à honorabilidade da Conselho Diretivo e que propôs que se realizasse uma auditoria (acabando depois por recuar), saúda-se esta iniciativa que só contribuirá para que a Direção se possa credibilizar junto dos sócios.”
Esta iniciativa não vai contribuir para a Direcção se credibilizar junto dos sócios, pois ninguém duvida da nossa qualidade de trabalho nem do nosso Esforço, Dedicação e Devoção na defesa dos superiores interesses do Sporting CP. Vai, isso sim, cumprir uma promessa eleitoral que foi confirmada vezes sem conta.
E “Ponto 3: publicação de relatório de sustentabilidade 2016/2017. Documento de 104 páginas em que se abordam várias vertentes do Universo leonino, desde as claques, aos núcleos, modalidades, infra-estruturas, sociedades imobiliárias, etc Confesso que não analisei o documento ao pormenor (que graficamente está muito bem conseguido), embora me pareça interessante e arejado.”
E único no panorama desportivo nacional. Com isto, o Clube é mais uma vez pioneiro nas boas práticas e transparência.
F “Pontos 4 e 5: extinção da Construz, empresa imobiliária associada ao Sporting, detida a 100% pelo clube, passando os seus ativos (terrenos) para o património do Sporting, que pretende rentabilizar dois lotes na Avenida Padre Cruz (um dos quais incluindo o posto de combustível) para projetos comerciais. Parece uma medida razoável e que não parece merecer qualquer contestação, ficando depois a aguardar-se qual o projeto comercial pensado para aqueles espaços. Terá obviamente a palavra a Direção.”
Com esta medida, a actual Direcção volta a colocar património dentro do Clube. Primeiro foi o Pavilhão e toda a cidade desportiva que a rodeia (menos Estádio), e agora terrenos e suas receitas. Nos últimos 20 anos, somos a única Direcção que, em vez de tirar património, está a devolver e a construir.
“Ponto 6: É aqui que se propõe a alteração dos Estatutos, ou seja quando as coisas se tornam mais delicadas… Estas propostas são divididas em 5 tópicos (destacarei aqueles em que há alterações mais relevantes):
A. Alterações de natureza disciplinar e referentes a direitos/deveres dos sócios
B. Alterações de natureza financeira
C. Alterações de natureza orgânico-formal
D. Alterações referentes à Família Leonina
E. Alterações de natureza linguística.”
G. Proposta A (Natureza disciplinar)
Artigo 21º
“alínea j) colaborar quando solicitado, depondo ou prestando declarações, com respeito pela verdade em matéria de litígios, inquéritos ou processos disciplinares promovidos pelo Clube” – ou seja, um sócio passa a ter o dever de testemunhar contra outro num órgão não jurisdicional e sem que se lhe apliquem princípios próprios de processo judicial, abrindo assim um precedente.”
É um dever normal de todos os sócios de um Clube. É dar a possibilidade de fazer processos sérios, ouvindo todos os envolvidos. É uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade. Não entendo a questão judicial nem o precedente. Entendo apenas ser um dever normal.
H “alínea k) dar conhecimento ao Conselho Directivo do exercício de quaisquer cargos sociais, incluindo a mera participação em listas eleitorais para os mesmos, em outras colectividades desportivas, bem como do exercício de funções de representação de outras colectividades desportivas, associações ou feder ações desportivas a que pertençam.” – Além da intromissão abusiva na esfera privada do sócio, não se percebe qual a utilidade real ou vantagem desta norma para o Sporting.”
Com esta realidade, o Sporting CP passará a ter um “mapa” de quem são os Sportinguistas que estão em cargos de relevância e com Know-How, podendo assim aproveitar esse mesmo conhecimento especializado para aconselhamento estratégico do Clube. Uma medida considerada, por todos os membros dos OS, como muito boa e que já devia ter sido adoptada antes pelo Clube.
I Artigo 28º (O MAIS POLÉMICO!) – Infrações e sanções disciplinares
“1. Constitui infração disciplinar o comportamento do Sócio, por ação ou omissão, doloso ou negligente, que viole qualquer dever geral, especial ou funcional ligado ao seu estatuto de sócio ou de membro de órgão social do SCP…” Uma redação ambígua, com o uso de termos como “comportamento”, “omissão”, “negligente”, que podem servir de base a sanções do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), mesmo que o sócio não tenha tido influência direta ou voluntária em determinado acontecimento. Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa, acabando por limitar o comportamento e opinião dos sócios.”
Não vejo nada de ambíguo pois as infracções estão tipificadas nos Estatutos, sendo depois o CFD a fazer a avaliação. Não percebo a frase ” Não parece algo que devesse estar na alçada de uma coletividade como a nossa “, pois parece que assim a proposta deste associado seria acabar com qualquer poder disciplinar do Clube, algo que não faria qualquer sentido nem existe em lado nenhum.
J “2. A tentativa é punível quando o sócio tenha praticado, ou dado início, a actos de execução de um facto que constitua em si uma infração, não se tendo a mesma produzido por qualquer razão que não seja apenas a desistência voluntária do Sócio.” – reforça-se a perplexidade já evidente no item anterior… o sócio poderá ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso. O clube a substituir-se aos tribunais e ao Processo Penal, no âmbito de um processo disciplinar interno.”
Isto podemos comparar ao famoso “dolo sem intenção” ou “hematoma sem nódoa negra”. O facto de não ter ocorrido dano, não impede a verificação da infracção e consequente sanção. Se assim não fosse, alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado.
K “3. Para efeitos do disposto no número 1, consideram-se infracções disciplinares, nomeadamente, as seguintes:
– alínea i) Criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais.”. Um sócio que crie um grupo de discussão, por exemplo no FB, na sua página pessoal, ou num bloque ou outra plataforma, ou que expresse qualquer crítica à direção, poderá ser sancionado. A verdadeira lei da Rolha e uma limitação intolerável da liberdade da expressão num clube que sempre primou pelo pluralismo e capacidade de discussão. Se esta norma fosse válida anteriormente, Godinho Lopes teria certamente continuado em funções mais 2 anos, teria sido impedida a existência do Movimento Dar Rumo ao Sporting e André Patrão e Miguel Paim alvo de processo disciplinar. No limite até uma lista alternativa que se apresente em período pré-eleitoral poderia ser inviabilizada. Representaria mesmo um meio de silenciamento de toda e qualquer crítica ou oposição.”
Esta redacção já foi alterada e comunicada pelo Clube. Isto serve para algo que deriva da Lei – protecção da marca e sua utilização abusiva. Nada de mais! Erro de redacção já corrigido.
L “Atendendo à polémica que esta alínea estava a suscitar no Universo Leonino, a Direção emitiu hoje um comunicado em que altera a sua redação para: “alínea i) praticar actos ou adoptar comportamentos, no âmbito de grupos reconhecidos ou identificados com o Sporting Clube de Portugal, ofensivos ou injuriosos de qualquer membro dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, ou em violação dos deveres previstos nos presentes estatutos”. Saúda-se esta mudança, embora não se entendam ou aceitem os propósitos que subjaziam à formulação inicial. Por outro lado a perspectiva de chumbo de toda a proposta 6, pois não é possível votar ponto por ponto, poderá ter sido determinante, não deixando de se manter a ambiguidade do âmbito da sua aplicação, no que parece ser o cartão de identidade deste ponto 6.”
Reduzir a actuação dos OS a actos resultantes de polémicas, é não reconhecer que estes OS estão atentos ao Universo Leonino e às suas preocupações, tendo sempre as mesmas, quando consideradas justas e pertinentes, acolhimento. Não se deve retirar o gerir para os sócios, que tem sido a prioridade, e reduzir esta boa prática a “respostas a polémicas”.
M “8 – A suspensão não pode exceder o prazo de oito anos”. No caso do sócio ser suspenso, essa pena pode ir até aos 8 anos, quando antes ia no máximo a 1 ano. Há aqui um agravamento significativo desta sanção.”
Para defesa dos próprios associados. Como estava era: ou suspensão até um ano, ou expulsão. Alargando o prazo, as decisões irão recair mais em suspensões do que expulsões, tornando as suspensões mais justas perante a gravidade dos actos praticados.
N “10 – Um Sócio que, no decurso de uma ação disciplinar, deixe por sua vontade de ser sócio, não mais poderá voltar a ser sócio do SCP.” – mais uma penalização duríssima e neste caso definitiva… que além do mais viola a Constituição Portuguesa, no seu artigo 46º, ao limitar a liberdade de associação.”
Este ponto não viola Constitução nenhuma, mas o seu texto também foi alterado determinando um prazo em que não pode regressar. Não nos podemos esquecer que, neste momento, alguém que faça mal ao Clube e no meio do processo deixe de ser sócio, “foge” à punição do mesmo, podendo livremente voltar a ser sócio uns dias depois, sem que se possa reabrir processo por prescrição.
O “Proposta C (Órgãos sociais)
Artigo 34° (Órgãos Sociais)
“1. São órgãos sociais do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
b) o Conselho Directivo e o seu Presidente” – acrescenta-se o Presidente a esta classificação, o qual passa a estar individualizado. Não se percebendo muito bem a necessidade e alcance da mesma, admite-se que tenha a ver (novamente) com eventuais questões de índole disciplinar, quando o Presidente se sinta questionado/atingido.”
Explico. O Sporting CP, como qualquer Clube, tem um sistema presidencialista. Assim, como o Presidente da MAG já é, nos actuais estatutos, ele próprio, um órgão, agora passará o Presidente do CD a sê-lo também. Isto é feito por questões que visam adaptar os regulamentos à realidade e por haver inúmera jurisprudência nas Federações e no TAD a considerar este o procedimento correcto. Existe, aliás, um artigo que refere as competências do Presidente do CD, que basta ser lido para perceber que tudo é normal.
P Artigo 49° (Processo eleitoral)
“As eleições da competência da Assembleia Geral far-se-ão por lista completa, que englobará todos os órgãos sociais previstos no artigo 34º dos presentes estatutos, considerando-se eleita a lista que obtiver mais votos do que qualquer uma das outras.” (retira-se em relação à redacção anterior: “salvos os casos do Conselho Fiscal e Disciplinar e dos Conselheiros ao Conselho Leonino, em que o apuramento dos eleitos se fará segundo o método de Hondt.”)
Portanto o CFD deixa de ser nomeado através do método de Hondt e será composto apenas por elementos da lista vencedora, tornando mais fácil a sua instrumentalização, sabendo-se que será mais vezes chamado à liça, tendo em conta o novo quadro disciplinar (muito mais gravoso). Não deixa de ser curioso que a atual Direção, em conjunto com a lista ao CFD independente, tenha sido responsável (e bem) pela introdução da atual fórmula com o método de Hondt, que serviu de referência para a eleição do CFD de 2013. Agora opta por revogar o que antes propôs…”
Porque fui um apoiante do método de Hondt para o CFD e não o sou agora?
Na AG vou explicar porque é que em nada ajudou ao que os Sportinguistas que, tal como eu, esperavam que esse sistema trouxesse uma melhor defesa do Clube e da SAD, mas que, infelizmente, não se verificou.
Notas importantes:
1. O “método de Hondt” – usado por Godinho Lopes no CFD da SAD – em nada ajudou os sportinguistas no seu mandato;
2. A formação de um CFD deve ter em conta a habilitação das pessoas: ROC, TOC, Advogados. O método de Hondt pode “retirar” essa composição tão necessária;
3. Nas últimas eleições, com método de Hondt, apenas entraram elementos da minha lista para o CFD, pelo que fazemos esta proposta não por qualquer tipo de necessidade de controlo, mas por crença de que a competência e a verdadeira possibilidade de responsabilização do órgão são o mais importante.
Explicarei tudo, decidirá quem manda: os Sócios!
Q Artigo 55º – A (Competência do Presidente do Conselho Directivo)
“1. Sem prejuízo e além do mais que se encontre consignado nos presentes estatutos, o Presidente do Conselho Directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, tem por competências: (…)
b) Criar e extinguir um conselho estratégico, composto por um número ímpar de membros, não superior a 15, que se designará “Conselho Leonino”, em homenagem a todos os sócios que serviram o Clube enquanto conselheiros leoninos; este conselho estratégico terá natureza meramente consultiva do Presidente do Conselho Directivo, tendo em vista a recolher aconselhamento na definição de estratégias a seguir para o desenvolvimento a médio e a longo prazo das actividades do Clube.”
Esta é uma das principais novidades desta AG: a “extinção” do Conselho Leonino (artigo 61º e ss.). Na verdade, muitos sócios já vêem há vários anos com desconfiança este órgão consultivo, para muitos não tendo qualquer utilidade prática, representando o resquício de tempos antigos e constituindo uma feira de vaidades. Na verdade, na última eleição há menos de 1 ano, a lista C de Gonçalo Nascimento Rodrigues abriu uma nova perspetiva e esperança para este órgão, rejuvenescendo-o para que pudesse assumir-se como um bom apoio à Direção na sua ação, através de sugestões ou conselhos. Por esse motivo, recebeu 20% dos votos, incluindo assim muitos que votaram em BdC para o Conselho Diretivo. Mas mesmo que se aceite a eventual extinção, a verdade é que não é isso que acontece na prática. Deixa de existir um Conselho Leonino eleito e passa a existir um outro … designado pelo presidente. Se assim é… qual a justificação para isso e que ganha o clube com esta alteração? Os futuros elementos deste assim designado Conselho Estratégico, terão alguma remuneração ou benesses associadas? Que garantias existirão, de que não se tratarão apenas de “yes men” sem qualquer mais-valia em termos de massa crítica para o clube? Qual a sua utilidade, quando já existe um CFD com funções consultivas ao dispor do Conselho Diretivo?”
Em primeiro lugar, a extinção do Conselho Leonino deriva de um programa eleitoral sufragado por quase 90% dos sócios que votaram. A Comissão que agora se propõe, não é um substituto do Conselho Leonino, mas sim, tão somente, a possibilidade de o Presidente criar um grupo de aconselhamento estratégico, por homenagem a todos os antigos conselheiros leoninos e por isso o denominou Conselho Leonino, e que só por isso está reflectido nos Estatutos. O Presidente pode reunir com quem quiser, onde quiser, quando quiser e para o que quiser, sem que fosse necessária qualquer consagração estatutária. Esta apenas é feita para que exista esta singela homenagem, como, aliás, já referi. Fique claro que a esta Comissão não será dado nunca qualquer estatuto de órgão social, e não terá nenhum benefício, seja ele material ou financeiro.
R Proposta D (Família Leonina)
Artigo 61º
“1 d) as Organizações que, seja qual for a sua denominação, agrupam, sem base territorial, sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e pretendam manter e promover a unidade e a solidariedade da família leonina, designadamente, os grupos organizados de adeptos (GOA), constituídos e organizados nos termos da lei, a Fundação Sporting Clube de Portugal, IPSS, a Fundação Leões de Portugal IPSS, o Grupo “Os Cinquentenários” e o Grupo Stromp.”
Neste caso são discriminados os elementos que se considera fazerem parte da Família Leonina, abrindo-se aparentemente a porta a núcleos virtuais. Nada a contestar ou a destacar aqui”.
Aqui, apenas se pretende garantir um estatuto de “igualdade” entre todos os membros da Família Leonina.
S Ponto 7
“Condicionado à aprovação da proposta A apresentada ao abrigo do Ponto 6 da Ordem de Trabalhos, o ConselhoFiscal e Disciplinar propõe que a mesma Assembleia Geral discuta e delibere aprovar o Regulamento Disciplinar, em anexo, elaborado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, o qual contém o regime aplicável às infrações disciplinares praticadas pelos Sócios do Sporting Clube de Portugal.” – são destacadas as várias questões que foram sendo ressalvadas no ponto anterior e que se relacionam com questões disciplinares dos sócios. Obviamente que se a proposta A do ponto 6 não for aprovada este ponto não se aplica”.
Já respondido no ponto I, J, K, L, M e N.
T Ponto 8
“O Conselho Directivo propõe que a Assembleia Geral do Sporting, discuta e delibere sobre o Relatório e as Contas Consolidadas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2016a 30 de Junho de 2017”
Já respondido no ponto A.
Nota Geral: Ainda hoje, o Sporting Clube de Portugal publicará uma nova proposta de alteração (com pequenas melhorias devidamente identificadas) que pretende apresentar amanhã à MAG para ser admitida à discussão pelos Sócios.
Entretanto, em resultado desta salutar troca de palavras, o Leoníssimo enviou uma mensagem dirigida ao nosso presidente.
Caro e estimado Presidente Bruno de Carvalho,
Quero começar por lhe agradecer o destaque que deu a uma publicação minha neste blog (A Tasca do Cherba), embora dispense o protagonismo e apenas pretenda, como é o seu caso obviamente, o melhor para o Sporting Clube de Portugal.
Infelizmente não lhe posso responder como gostaria, diretamente na sua página oficial de FB, uma vez que me encontro bloqueado de o fazer desde fevereiro de 2016, quando por ocasião de um post seu – “galinha à maricas”, em que respondia a Camilo Lourenço, o questionei (por mensagem privada) se este tipo de posts não o colocava mais à mercê dos muitos ataques que lhe desferiam. Isto depois de lhe dar os parabéns pelo bom trabalho que vinha executando… de qualquer forma, como sei que é uma pessoa atenta, terá certamente oportunidade de ler este texto, se assim o entender, ou então um dos seus diligentes colaboradores, que analisam as publicações das redes sociais e dos blogs do Sporting, lho fará chegar.
Agradeço-lhe também os esclarecimentos e informações que foi prestando ao longo do texto e que certamente ajudou um pouco mais os sportinguistas a perceber o que está em causa, embora estejamos na véspera/dia da Assembleia Geral. Também aqui teria preferido que, uma vez que há assuntos sensíveis em causa tal como acontece sempre que há alterações estatutárias, se tivesse procedido previamente a uma sessão de esclarecimento público aos sócios como aconteceu já em outros mandatos, quando tal se proporcionou e não que apenas tivessem sido “amplamente discutidas entre os órgãos sociais do clube”, como refere. Tal teria certamente obstado a que se tivessem originado tantas dúvidas e inquietações com este documento.
A primeira inquietação que me surgiu em relação a estas mudanças estatutárias, designadamente em relação à questão disciplinar dos sócios, foi o não perceber nem a necessidade nem a utilidade das mesmas. E sinceramente, mesmo depois de ler o seu texto e esclarecimentos, continuo sem entender. Já agora, surge também a questão da oportunidade/urgência: se estas alterações só serão efetivas num próximo mandato, porque razão estão já a ser apresentadas, a 3 anos de final do seu final do atual, numa altura em que estamos a meio da época e portanto num momento sensível e em que lideramos à condição no futebol e com muito bom desempenho nas modalidades? Para quê acentuar trincheiras ou invocar temas fraturantes entre o Universo leonino, quando seria mais lógico e benéfico congregar vontades e diferentes sensibilidades em nome do bem maior para o clube? Confesso que me escapa qual a real mais-valia para o clube de o fazer agora e não aguardar por exemplo mais uns meses até ao final da época…
Mas já que o decidiu assim, resta-me comentar a sua resposta, que mais uma vez agradeço.
Em relação ao facto de eu ter dito que esta AG é uma das mais importantes dos tempos recentes, estava obviamente a falar dos últimos anos. Atendendo a que o estimado presidente já exerce estas funções há 5 anos, compreenderá que o tenha feito. Aliás, não sou apenas eu que o considera mas muitos sportinguistas que vão expressando a sua opinião em vários fóruns de discussão.
Como muito bem disse e sabe os 5 primeiros pontos não encerram em si qualquer polémica, são relativamente consensuais e foi isso mesmo que considerei. Partilho da sua confiança na resistência física dos sportinguistas quando se chegar ao ponto 6, mas ela será certamente colocada à prova, a não ser que os trabalhos decorram com maior celeridade que o habitual.
Refere que “vamos ter, finalmente um regulamento fiscal e disciplinar para o CFD poder, com eficácia e eficiência, responder às solicitações dos associados”. Mas não o tínhamos antes? E a que solicitações se refere em concreto? Sente que esta era uma das principais prioridades e preocupações dos associados?
Em relação ao ponto 2 e à realização da auditoria ao mandato anterior, não questionei a credibilidade da Direção junto dos sócios, apenas disse que sairia reforçada ainda mais com a auditoria, pois de facto corresponde ao cumprimento de uma promessa eleitoral deste Conselho Diretivo.
Passando então ao ponto 6 e à proposta A (natureza disciplinar) refere que a obrigatoriedade de chamar sócios a depor contra outros (artigo 21º) “é dar a possibilidade de fazer processos sérios (…) é uma defesa dos associados para que se possa apurar bem a verdade”. Mas era preciso criar essa obrigatoriedade? As pessoas não podem decidir em consciência se o devem ou não fazer? No mesmo artigo e sobre a alínea K, afirma que a obrigatoriedade dos sócios darem conhecimento de cargos que ocupem em outras coletividades desportivas, associações ou federações desportivas a que pertençam, permitirá ao Sporting ter um conhecimento de quem são os sportinguistas em cargos de relevância e com Know-how que se possa aproveitar para o clube. Nada contra se é esta a intenção, embora mais uma vez eu considere que qualquer sportinguista nessa posição o faria de forma voluntária.
Continuando agora com o artigo 28º (na realidade o mais polémico) esclareço que a minha intenção não era acabar com qualquer poder disciplinar do clube… era apenas entender melhor o âmbito da sua aplicação. Em relação ao item J2 em que um sócio pode ser punido por algo que alegadamente tentou fazer, mesmo sem sucesso, dá o exemplo que “alguém preso antes de assaltar um banco teria de ser libertado”, a questão é mesmo essa: não me parece que possamos prender alguém que alegadamente vai assaltar um banco mas que ainda nem sequer lá entrou.
Em relação à alíena i) que levaria à punição nas situações de “criar ou fomentar a criação de grupos, dentro ou fora do Clube, que por qualquer modo possam perturbar o trabalho dos órgãos sociais” e que estava a ser de longe a mais controversa quer pela sua ambiguidade, quer pelo facto de poder ter um âmbito demasiado alargado, registo com apreço o facto de se ter mostrado sensível à sua retirada. Qualquer Direção, bem como o clube que servem, só ganham ouvindo os sócios, as suas sugestões e preocupações. Aliás foi em nome de um Sporting para os sócios que foi escolhido, juntamente com a sua equipa, por duas vezes para presidir aos destinos da nossa coletividade. Seria excelente que essa sensibilidade fosse extensiva a vários outros pontos que serão discutidos nesta AG.
Defende que alargar o prazo de suspensão para 8 anos será para defesa dos sócios que antes só podiam ser suspensos um ano ou expulsos… e que a partir de agora existirão muito mais suspensões que expulsões… Confesso que ignoro o número de suspensões decididas até à data, mas pelo menos o número de expulsões parece-me ter sido bastante reduzido. E ainda bem, pois trata-se de uma medida extrema.
Quanto ao artigo 34º e ao facto de ter sido necessário “isolar” o Presidente nos órgãos sociais, não vou contestar a sua argumentação, embora certamente por falha minha, não tenha compreendido muito bem a vantagem e pertinência de o fazer.
Em relação à eleição do CFD e a deixar de ser usado o método de Hondt, indica que vai explicar melhor porque já não é apoiante da sua utilização … aguardamos então pelas suas explicações em plena AG. Mas em relação às suas notas, sublinho que o mandato de Godinho Lopes foi lastimável e não penso que o CFD tivesse atuado melhor se tivesse sido eleito de outra forma. Ainda bem que existiam nos Órgãos do Sporting diferentes sensibilidades, designadamente em relação à lista da AG, pois de outra forma teria sido muito mais difícil a saída de Godinho Lopes (desejável). O facto de nas últimas eleições apenas terem entrado elementos da sua lista (com o método de Hondt) prende-se com a esmagadora vitória obtida que poderia ou não voltar a repetir-se no futuro.
Quanto à dissolução do Conselho Leonino, não tenho nada a opor como aliás afirmei no meu texto inicial que comentou (refere e é verdade que era uma sua promessa eleitoral). Não percebo então porque o pretende substituir por outro organismo com menos elementos é certo, que na prática exercerão função semelhante (15 versus 50), “em homenagem a todos os sócios que foram conselheiros leoninos”. Mas se foi algo que se chegou à conclusão que representava uma fórmula esgotada e ultrapassada, qual a necessidade de homenagear de alguma forma este órgão? E quem o irá compor? Saúdo e aplaudo o facto de afirmar que quem o integrar não terá nenhum benefício material ou financeiro.
Aproveito ainda a oportunidade para destacar dois pontos que não abordei no meu texto inicial: no artigo 43º, ponto 5, não entendo porque desapareceu a possibilidade da AG criar comissões para o estudo de quaisquer assuntos relevantes para a atividade do clube, constituída por sócios com capacidade eleitoral ativa. Penso que se deixa de ter um instrumento válido de desenvolvimento de iniciativas dos associados e parece representar uma menor abertura do clube à participação e contributo dos sócios. Certamente explicará melhor na AG a necessidade de retirar este ponto dos estatutos. O outro ponto relaciona-se com a regulamentação mais apertada para elementos que constituem direções dos Núcleos. Também aqui me parece que estamos a dar um passo no sentido de uma maior rigidez e diminuição da liberdade de expressão e pluralidade internas.
Termino, desejando que nesta AG e no futuro, todos saibamos encontrar um caminho de motivação e agregação dos sportinguistas, independentemente das suas sensibilidades e que se continue e complete o ciclo de ressurgimento desportivo do Sporting, culminando com a conquista do campeonato de futebol da Primeira Liga em maio, o nosso principal anseio enquanto Família Leonina. Um clube que pela pluralidade, dinamismo, tolerância, abertura e valores que sempre o nortearam desde a sua fundação, continue a orgulhar qualquer sportinguista e a diferenciar positivamente o Sporting Clube de Portugal de outros em que imperam o unanimismo, a falta de escrúpulos e de respeito pelos próprios adeptos. Todos ganharemos com isso, incluindo o estimado presidente.
Saudações Leoninas
4 Fevereiro, 2018 at 0:17
Deveras triste e ridiculo… Só espero é que não prejudique o nosso percurso desportivo!!
4 Fevereiro, 2018 at 0:26
Porque esse tem sido constantemente prejudicado pela escumalha que tu representas. CHULO
Não há Sporting para uns, não haverá Sporting para ninguém
Acaba tudo a levar nos cornos
4 Fevereiro, 2018 at 0:25
Um post sobre a AG com mais de mil posts!
4 Fevereiro, 2018 at 0:37
Nitidamente o SPORTING Perdeu!
Dúvidas?!
4 Fevereiro, 2018 at 0:48
E a culpa foi do Jaime Marta Soares, o JJ das AG`s.
4 Fevereiro, 2018 at 0:55
Errado.
A culpa é das vertigens de alguns com a altura e velocidade com que o SPORTING ia.
Mas agora vai abrandar…
4 Fevereiro, 2018 at 0:29
Só vejo uma coisa boa nisto, pode ser que muitos que aqui comentam ganhem coragem e se assumam como oposição clara e digam o que fariam diferente e melhor … estou farto de aqui ver contorcionistas, eu votei BdC e o caralho, ele fez muitas coisas boas, mas não perdem a oportunidade para criticar tudo e mais alguma coisa.
Foda-se, a merda de umas alterações estatutárias que até nada tinham de muito grave, o que pudesse ser mais discutível foi humildemente retirado por uma direcção que tinha toda a legitimidade para propor aquilo que entendesse. Ditador, a serio, puta que pariu.
DIGAM, OU MELHOR TRANSCREVAM UM PONTO, DIGAM UM, DIGAM UM PONTO QUE LIMITE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Outra coisa também posso já afirmar, há perfis que aqui comentam, eles sabem quem são, que pela merda que debitam, eu não lhes confio um cêntimo das minhas quotas e da minha família, prefiro ficar anos sem pagar e mais tarde regularizar a situação do que entregar um misero cêntimo aos abutres que sentem o cheiro de taxo.
DIGAM UM, BASTA UM …
4 Fevereiro, 2018 at 0:33
Oh pá, a ti ninguém te responde, porque fundamento e lógica tá quieto
4 Fevereiro, 2018 at 0:39
Aqui está outro a quem não vão roubar dinheiro de quotas.
Alimentar FDP?!
Pó caralhinho, pá… Que vão pedir ao Rangel!
4 Fevereiro, 2018 at 0:44
Mas isso é certo.
Esta direcção cai e comecem a preparar a recontagem de sócios. A mim é que não me chulam dinheiro.
4 Fevereiro, 2018 at 1:10
Eish, onde é que a conversa já vai! Então os arautos do sportinguismo vão rasgar o cartão? Mas vocês desconhecem que é nas urnas que se ganham as eleições e que se os apoiantes de BdC não tivessem as quotas em dia aquando do acto eleitoral não teria granjeados os votos que obteve em 2011, 2013 e 2017?
Eu também não acho graça nenhuma a andar a pagar quotas para abonar Ciganos de Alvalade, Tu Vais Vencer, Pedros Batistas, Capitães (Agora são aos pares. Antes havia só o Vasco Lourenço, mas esse era de Abril) e toda a corja da YN que quer fazer do SCP um clube de pensamento único, mas é o que há. Quem manda acredita que este é o caminho, o que hei-de fazer?
Enquanto pensarem que o SCP vai voltar a ter uma monarquia- tal como teve a disnastia dos croquettes – o tiro vai-vos sempre sair pela culatra pois ainda está bem fresco no memória dos sportinguistas o risco de extinção que clube correu por 20 anos de alheamento e de sócios que com tudo concordavam sem questionar. Ao menos o presidente teve a hombridade de, como sócio, reconhecer hoje na sua intervenção que tb ele era culpado pela apatia que durante duas décadas se apoderou do clube.
Ora, se é assim, não pode ficar chateado, triste ou surpreendido por os sócios hoje quererem saber mais, questionarem mais e ponderarem mais antes de dar o seu voto. Isto é algo que o devia alegrar e não deixar irado.
Simples.
4 Fevereiro, 2018 at 1:18
+1906
4 Fevereiro, 2018 at 1:33
Outro belo comentário.
Mas vou é dormir.
4 Fevereiro, 2018 at 1:34
Eu quero é que a Young Networks vá apanhar no cu. O que eu represento não tem nada a ver com essa gente.
Agora uma coisa te digo, se a coisa correr mal, depois não metam as mãos à cabeça.
Foram escorraçados uma vez, à segunda não sobra nenhum.
4 Fevereiro, 2018 at 1:58
“O que eu represento não tem nada a ver com essa gente.”
Mas o que é que tu representas caralho? So se o pior que há no Sporting
4 Fevereiro, 2018 at 14:19
O pior do Sporting são os cartilheiros ressabiados como tu.
4 Fevereiro, 2018 at 1:41
E a transcrição de uma alínea que esteja a ser colocada de novo nos estatutos que limite a liberdade de expressão?
Na parte que me diz respeito, eu disse e reafirmo que suspendo o pagamento das quotas, não rasgo cartões, caso os abutres assumam o poder, lamento mas estou farto de escroques.
Fala de situações ou suposições, provavelmente tem conhecimentos que eeu não tenho, daquilo que eu conheço é que nos últimos 5 anos o meu clube tem sido excelentemente gerido e o património tem crescido, disto eu tenho a certeza absoluta não são meras suposições.
4 Fevereiro, 2018 at 2:04
pois…Mas esta radicalização de perspectivas, que é como quem diz que o homem, por gerir bem o clube, pode ser uma besta, tem muito que se lhe diga…
Eu compreendo que haja um trauma profundo por nos termos apercebido de que fomos geridos 20 anos por bandalhos e gatunos, mas as coisas não se resolvem dessa forma. Vais ter que conviver com muito croquete, não os podes matar… portanto, se houver razões para criminalizar, que se criminalize, senão, há que prosseguir o caminho e olhar para o futuro em vez do passado.
Se não conseguirmos entender isto, vais estar mais perto de ter os croquetes lá dentro outra vez.
Porque, com a antipatia e anti-corpos que crias, dentro e fora do clube, a campanha vai acabar por desgastar o suficiente para abrir brechas…
4 Fevereiro, 2018 at 2:37
Uma pax-sportinguista, urge. Ando a dizer isto há 2 ou 3 anos. Este clima de guerra interna está-nos a corroer por dentro. Se não conseguimos fazer pontes e ver que é mais o que nos une do que aquilo que nos separa vamos acabar por partir o clube em 2. BdC tem de (não é pode, é mesmo tem de) faze mais, pois é ele a figura de proa do clube. Foi ele que agregou 86 de votos. Se o papel dele for torpedear constamente os sócios que questionam algo, vai acabar por perdê-los e com isso arrastar outros que não se identificam com esta postura revanchista e a roçar, muitas vezes e humilhação e menorização da capacidade das pessoas. Não há líderes unânimes, mas se é unanimismo que procura e se só com ele se satisfaz, BdC vai acabar por se desiludir pois não o vai conseguir.
4 Fevereiro, 2018 at 12:21
Quem cria a guerra no Sporting? Quem decide atacar os sportinguistas quando não seguem as suas ideias? Quem divide sportinguistas em constantes destilares de ódio no Facebook?
4 Fevereiro, 2018 at 12:36
Quem cria a suposta divisão é quem tem interesse nisso, e a narrativa é propagada por encartilhados como tu.
Divisão? Chamar sporringuenses e sportingados a traidores como os nomes que já foram aqui mencionados? Desensacará-los e expulsá-los é que é preciso.
Não sei é porque supostamente adeptos ou sócios normais tomam essas dores…
Quem tenta criar divisões é quem propaga a cartilha. Onde há um interesse…
4 Fevereiro, 2018 at 13:05
MadaLion, vou dizer-te uma coisa, eu ficava “fodido” se depois destes anos todos, em deu para perceber perfeitamente a forma de estar e agir do Presidente, ele tivesse uma reacção diferente. Era sinal de estar a ficar comprometido com algo.
Não concordo com a importância que ele dá aos escritos nas redes sociais, mas percebo que deve ser bem “lixado” encontrar em espaços “decorados” com símbolos do Sporting, adjectivações, que me dispenso de enumerar, idênticas ou piores às que os adeptos mais irracionais dos rivais proferem.
Como se costuma dizer, quem não sente não é filho de boa gente, ainda bem que ele sente, digo eu, é bom sinal.
Por fim, generalizas porque dá jeito, talvez se fundamentares melhor se perceba, eu não sigo todas as ideias e nunca me senti atacado e o destilar de ódio no facebook pelo que tenho visto é dirigido a todos que utilizam a calunia, o insulto e a difamação como arma de arremesso.
Percebo que existam muitos Sportinguistas que ainda se revejam naquilo que os adeptos rivais costumam ironicamente ou não apelidar: a nobreza do carácter dos adeptos do Sporting. Traduzindo e parafraseado o Rui Vitoria, são comidos de cebolada sempre que quisermos. Espero e desejo que isso já faça parte do passado, com mais ou menos caralhadas e erros de comunicação do Presidente.
4 Fevereiro, 2018 at 14:23
Quem cria a guerra são escroques como tu.
Quem a vai perder também.
Só assim teremos paz.
4 Fevereiro, 2018 at 1:06
Nestas alterações por acaso contemplavam isso. Se deixasses de pagar quotas e te instaurrassem um processo…
4 Fevereiro, 2018 at 1:32
loooool, se é isso o melhor que se arranja.
Critiquei no post do Leonissimo o timing escolhido para debater alterações estatutárias, pois desviava a atenção de coisas bem mais graves (LEX) e por ser desnecessário pois no fundo não acrescentava nada de novo, o mais relevante era a extinção do CL e a possibilidade do Presidente reunir para se aconselhar com quem entendesse.
Não tinha duvidas que o assunto estava e seria aproveitado para confundir, criticar e dividir. BdC tem culpas no cartório, podia e devia prever a situação e ter uma estratégia bem definida para lidar com isto, se calhar até tem e se a tiver, pessoalmente preferia que não tivesse (seja ela qual for), que tudo isto seja apenas mais uma acção impulsiva, assim a modos como os posts ou a comunicação que por vezes (muitas) também critico, afinal ele é humano. Mas daí a adjectivar como ditador entre outros mimos delirantes, a quem tanto já fez e esta a fazer pelo meu/nosso clube, vai uma distancia imensa.
Como disse mais acima, lendo muito do que aqui foi ou é dito, provavelmente ele é arguido no LEX e esqueceram-se de me avisar.
4 Fevereiro, 2018 at 1:47
Digam um não era? Usei um que se aplicava directamente ao teu comentário mas afinal não serve.
Fui contra esta revisão. Não por ser BdC a fazê-la e o timing, como se veio a provar, foi péssimo. Tudo resto são delírios.
4 Fevereiro, 2018 at 2:05
Era e continua a ser, qual é o novo artigo que se pretende aprovar que limite a minha liberdade de expressão enquanto sócio.
Provavelmente devido a minha capacidade de entendimento, não consigo perceber de que forma deixar de pagar as quotas esta relacionada com a liberdade de expressão.
4 Fevereiro, 2018 at 2:07
eh pá ò Malcolm, parece que és atrasado mental pá!
então o que desviou atenções do caso LEX foi o Leonissimo e não a estupidez de debater estatutos nesta altura??????????
foda-se ou és teimoso como o caralho ou és um bocado burro ó meu…
4 Fevereiro, 2018 at 2:14
Aconselho-te a ler de novo,.
Primeiro o insulto é a arma dos fracos e segundo se leres com atenção vais perceber que em momento algum critico o post do Leonissimo, antes pelo contrario, alias digo exactamente o que tu dizes foi uma estupidez debater os estatutos nesta altura.
Se optares pelo insulto, lamento, mas ficas a falar sozinho, aí não desço.
Farto desta merda…
4 Fevereiro, 2018 at 2:22
Eu ajudo-te a perceberes …
Critiquei no post do Leonissimo o timing escolhido para debater….
Quer dizer o seguinte:
Na post que o Leonissimo escreveu , salvo erro na quinta ou sexta feira, eu assumi uma posição critica quanto à inclusão nesta altura da discussão de alterações estatutárias na agenda da AG. Agenda que obviamente é da responsabilidade da Direcção.
Espero que agora esteja mais claro, mas se duvidas houver, posso ir recuperar o comentário que fiz na altura.
4 Fevereiro, 2018 at 0:43
Fui à AG.
Já fui a algumas AG´s dentro de outros contextos, sejam profissionais sejam desportivos. Nunca vi nada assim.
Péssima organização. A AG do Grupo Desportivo de Chelas foi mais organizado, e digo que foi pq estava lá como bom Marvilense que sou, eramos 200 e poucos mas tudo profissionalmente amador.
O que vi hoje é escabroso demais para sequer começar aqui e atirar ponto por ponto.
Somos um Clube dramaticamente suícida. Nunca duvidei. Mas agora assimilei.
Temos uns merdas como adeptos e sócios que querem à força voltar ao Clube burguês e falso rico que Roquette e seus clones criaram após destruirem o legado de João Rocha.
4 Fevereiro, 2018 at 0:46
E já agora…. não percebi a marcação desta AG qd estamos na luta pela Liga e em outras frentes.
4 Fevereiro, 2018 at 0:49
Desculpa, mas não percebi muito bem… portanto culpas a organização (responsabiliade de Marta Soares) e os adeptos que lá estavam… foi isso?
4 Fevereiro, 2018 at 0:58
Culpa a desorganização da AG e os comportamentos suicidas de sócios e adeptos.
Simples. E certeiro.
4 Fevereiro, 2018 at 0:58
A organização sem dúvida, a razão desta AG idem. Não entendo a marcação da mesma.
Quanto aos adeptos que referi, estava a referir-me à quantidade anormal de PMR´s que deambulam por aí sem qualquer pudor em prejudicar o Clube. E têm voz.
4 Fevereiro, 2018 at 0:59
Pah…Marta Soares é insignificante. Não manda nada e é um desastre.
4 Fevereiro, 2018 at 1:26
O JMS é “só” o presidente da Mesa da AG: o órgão mais imporante do clube. O facto de a direcção abandonar a sala nem sequer impedia o prosseguimento dos trabalhos pois ele é a autoriadade máxima e se calhar era mesmo que tinha feito melhor era seguir até final com as votações. Assim, fica a ideia de que a mesa da AG anda a reboque da direcção o que é grave. Veja-se apenas, a título de exemplo, a importancia que uma mesa da AG independente fez com a direcção de GL, encostando-a à parede e convocando eleições antecipadas. JMS é fraquíssimo. 1000 vezes o Dias Ferreira.
4 Fevereiro, 2018 at 1:34
Marta Soares, é uma personagem insignificante, um desastre e ninguém lhe liga nenhuma. Ao ocupar o lugar de Presidente de Mesa numa AG só esvazia a importancia do cargo em si.
4 Fevereiro, 2018 at 12:24
Sabes pouco de Sporting então. É sim, uma má escolha que envergonha o Sporting.
4 Fevereiro, 2018 at 0:48
Enfim… uma AG que tinha tudo para ser bem sucedida para BdC com mais votação em certos pontos e menos votação em outros, mas convictamente que veria todos os pontos aprovados…
Falta de controlo emocional fez BdC abandonar a AG! E agora esta o grandessíssimo FDP do madeira rodrigues a rir à gargalhada!
Resumindo tudo isto, só BdC é capaz de derrotar BdC… os 90 e tal % que obteve na última eleição deviam de ter servido para ele confiar mais na inteligência dos sócios Sportinguistas!
4 Fevereiro, 2018 at 9:49
Bom comentário, Lyonne. “Só BdC é capaz de derrotar BdC”.
Espero, repito, que BdC medite nisto.
Eu disse o mesmo por outras palavras e provoquei risota…
Muito obrigado.
4 Fevereiro, 2018 at 11:00
Gosto deste comentário!
4 Fevereiro, 2018 at 0:48
OFF: Caso dos emails:
Denunciada “toupeira” do Benfica na Justiça
Alegado documento da PJ divulgado no site que revela mensagens do correio eletrónico do clube da Luz.
O Benfica terá uma “toupeira” no sistema de justiça, em Lisboa, que tem colocado responsáveis do clube a par dos passos da investigação do caso dos emails. Sem que se indique a proveniência, um documento alegadamente interno da Polícia Judiciária com este conteúdo foi ontem divulgado num dos sítios da Internet que, ao longo dos últimos meses, tem revelado massivamente mensagens subtraídas das caixas de correio eletrónico de responsáveis do Benfica.
4 Fevereiro, 2018 at 1:01
Nada que espante
4 Fevereiro, 2018 at 0:49
Eu diria que o problema do Sporting é essencialmente agrícola, e de uma de duas ordens (ou ambas):
1- Falta de tomates
2- Excesso de nabos
Mas talvez esteja mais inclinado para a segunda….
4 Fevereiro, 2018 at 1:00
Acho a salada equilibrada.
50% de cada.
4 Fevereiro, 2018 at 1:35
Convosco a fornecer o adubo, vão crescer viçosos.
4 Fevereiro, 2018 at 2:11
E uns cabeças de alho xôxo como tu!
Ora vai lá tu às assembleias camarada? passa lá a tarde toda das 15 até às 21 a ouvir o presidente aos berros e depois fala…
4 Fevereiro, 2018 at 9:53
Com umas horas de atraso, pergunto-lhe, Placebo:
Pode dizer-me quem era o cronista a quem se referiu?
É que fiquei deveras curioso…
4 Fevereiro, 2018 at 11:02
Aquele que mandou uns bananos ao Artur Jorge.
4 Fevereiro, 2018 at 11:05
O Sá Pinto cronista?
Pensei que treinava um clube belga…
4 Fevereiro, 2018 at 11:32
Esse do Clube belga (Standart Liège) eu gosto… 😉
4 Fevereiro, 2018 at 13:12
Placebo, demorei porque voltei atrás (trabalho do caraças) para ver o seu comentário:
“Ou seja, ao contrário de outros por estas bandas (até cronistas…), não fizeste recurso a difamações e calúnias.”
Isto na sequência de um seu comentário irónico, mal interpretado.
O que é que isto tem a ver com “Aquele que mandou uns bananos ao Artur Jorge.”?
Já a contar com a minha senilidade?
Grato.
4 Fevereiro, 2018 at 13:15
Percebi agora, porra!
Pensei apenas no Pinto. Não me detive no Sá…
Contas por saldar ainda?
4 Fevereiro, 2018 at 13:17
Ainda por cima o papagaio que tenho em casa, oferta do meu saudoso pai ao meu filho em 1997, baptizámo-lo de Sá Pinto, precisamente por causa desse episódio…
4 Fevereiro, 2018 at 14:55
Desculpa lá, pensei que tinhas percebido e que estavas a brincar com o Sá Pinto na Bélgica, senão tinha sido logo aí mais explícito.
Mas por outro lado isso é uma rara qualidade: até quando te enganas pareces estar certo!
SL
4 Fevereiro, 2018 at 1:22
Não sei o que aconteceu, não estava lá.
Tenho a certeza de 2 coisas:
BdC não vai sair;
Isto é uma guerra que não passa para o plantel. Se passasse seria amador. Não creio que uma coisa destas afete um Mathieu, William, Coates, etc. No limite tão-se a cagar para estas coisas.
Por isso que continuem a ganhar, a começar já no Estoril.
De resto o Sporting é isto. Guerra. Quando fomos campeões ao fim de 18 anos, tivemos um ano com a demissão dos OS e eleições. O Sporting é um clube por princípio auto-fágico. Sempre foi e sempre será! Cheio de contradições, cheio de egos, cheio de sábios que sabem que o seu caminho é o único.
De resto é apenas mais um capítulo triste que se for tratado como deve ser por quem de direito, já com a cabeça fria, não passará disso. Um capítulo triste e rapidamente ultrapassado…mas tem de haver essa intenção! De amenizar a coisa e ultrapassar. Haverá quem tente capitalizar o momento…já se percebeu. Cabe à direção perceber isso e não combater o fogo com fogo. Dar a volta e sair por cima…e isso só se consegue com uma coisa que não tenho a certeza que tenham…classe…
4 Fevereiro, 2018 at 1:26
Fui lendo até “me cansar”…
A minha conclusão é só uma…
Viva o Sporting Clube de Portugal…!
SL
4 Fevereiro, 2018 at 1:33
Enquanto tiver vida, Max.
4 Fevereiro, 2018 at 1:33
Pela primeira vez fui a uma AG. E com o meu filho!
A AG começou com 2 horas de atraso, o que é lamentável.
Fizeram o pessoal estar numa fila (interminável) 2 vezes!
O Jaime Marta Soares assumiu a culpa pelo sucedido e pediu desculpa por todos os problemas iniciais mas isso não serve para desculpar tudo o que se percebeu que estava mal planeado!
A AG começou com um discurso do BdC (dado em directo na Sporting TV), em termos mais ou menos explicativos do que se queria atingir com os diversos pontos a debater e votar. E digo mais ou menos explicativos porque no meio das “normais” explicações ia acrescentando, em ar de gozo, que os sócios é que decidiam porque por ele era mais ou menos indiferente. Uma espécie de “eu acho que deve ser assim mas vocês façam como quiserem que eu, na realidade, estou-me a cagar para isso e é como quiserem”! Para mim é-me igual? A sério? No meio ainda foi mandando umas bocas a Rui Morgado, Abrantes Mendes, Pedro Madeira Rodrigues e ao vocalista dos Supporting e usando a sua normal ironia para comparar esta Direcção, a sua, com todas as anteriores – situações que acho que são perfeitamente dispensáveis, especialmente numa AG onde já se previa uma temperatura alta.
A Mesa da AG propôs que os pontos 6 e 7 ficassem para o fim da discussão, fazendo-se a discussão do 1 ao 5, passando para o 8 e depois indo para o 6 e 7 que eram os que se previa que tivessem mais dúvidas e discussão. A AG aprovou esta alteração à ordem dos trabalhos.
Foi dito que estavam 700 e tal pessoas na AG, correspondentes a 4 mil e qualquer coisa votos.
O primeiro ponto a votar foi a proposta sobre o associado nº 9 passar a ser sempre o Peyroteo – BdC disse que isso seria a nossa maneira de ter o Peyroteo no “nosso Panteão”.
A votação foi feita por braço no ar, pedindo-se primeiro às pessoas que eram contra que levantassem o braço com o nº de votos, e depois às que se abstinham que fizessem o mesmo. A primeira votação foi bastante confusa, talvez pela rapidez com que se fez, e deu uns quantos votos contra e umas quantas abstenções, sendo por isso aprovada por maioria.
O BdC pediu a palavra e disse que achava lamentável que tivessem havido pessoas a não votar a favor!
Várias pessoas dirigiram-se à mesa e referiram que não tinham percebido bem a votação. A mesa decidiu repetir a votação que da segunda vez deu 0 votos contra e 2 votos de abstenção – pessoa que estava a 2 ou 3 cadeiras do meu lugar.
O JMS, pediu ao sócio – único a não votar a favor – para reconsiderar, o que ele fez, e a votação acabou por passar por unanimidade.
O ponto 2, a Auditoria de Gestão, teve direito a mais uma série de ironias – completamente dispensáveis – e a votação foi feita em urna, tendo sido aprovada por maioria, havendo abstenções, votos nulos e brancos.
O ponto 3, o relatório de sustentabilidade, teve direito a mais uma série de ironias – novamente dispensáveis – e comparações com outras Direcções mas não teve votação.
Os pontos 4 e 5, que tinham a ver com a Construz e 2 lotes de terrenos que se pretendiam rentabilizar, geraram algumas dúvidas de alguns associados, a que o BdC respondeu de modo esclarecedor e foi feita a votação que, mais uma vez, foi aprovada por maioria com alguns votos contra e algumas abstenções – em ambos muito poucos.
O ponto 8, o R&C Consolidadas do Clube, teve 2 questões de sócios. Uma sobre o que ia acontecer com o Douglas, e outra sobre quem era um jogador “Paulo Qualquer Coisa” (não percebi o 2º nome) que estava no R&C e que o sócio nunca tinha ouvido falar! O BdC esclareceu que quanto ao Douglas ele iria ser responsabilizado pelo teste positivo no doping e que quanto ao tal “Paulo” nem desconfiava quem era mas que ia indagar e esclareceria mais tarde – o que veio a acontecer, explicando que era o brasileiro Paulinho que tinha sido contratado para a equipa B.
Por esta altura já eram umas 19 horas e a sala tinha sensivelmente metade das pessoas que estavam no início.
Foram feitos 2 requerimentos para que se deixasse estes 2 pontos para outra AG, só para debater as alterações estatutárias. A Mesa recusou todas.
A primeira foi do Carlos Severino, que depois teve a palavra para tentar convencer a AG a votar contra a posição da Mesa. Não sendo um personagem que goste, dirigiu-se à AG em termos correctos e defendeu o adiamento com o adiantado da hora, a importância e complexidade dos assuntos e a falta de tempo para um verdadeiro debate sobre estes assuntos.
Foi feita a votação, de braço no ar, nos moldes anteriores. Muita gente esteve contra a decisão da Mesa em negar provimento ao requerimento e, numa confusão inacreditável, a Mesa diz que as pessoas podiam baixar os braços – quando era nítido que as pessoas que faziam a contagem ainda estavam a fazer isso mesmo – e apresenta um resultado de 38 pessoas a votar contra, num total de 138 votos – quando só ao pé da minha zona se passava esses valores – não dando assim provimento ao requerimento.
Bem, foi a confusão geral! Tudo a reclamar, um pouco incrédulos com o que estava a acontecer! Então aparece o BdC a pedir a palavra e acusa o Severino de ter passado informação ao CM. Gera-se um momento complicado. Muita gente a gritar – uns contra o severino, outros ainda sobre a votação – e o Severino quase roxo a ripostar qualquer coisa ao BdC. A Mesa dá a palavra ao Severino que, dado o barulho, não se consegue ouvir, acabando a mesa por dizer que a AG não dava condições a que o sócio falasse pelo que se prosseguia a AG.
É então lido um novo requerimento, muito similar ao do Severino, a que a Mesa volta a não dar provimento. O sócio tem a palavra e pede à AG que se pronuncie sobre a decisão da Mesa. Nova votação mas agora muito mais gente a votar contra a decisão da Mesa. A olho nu tive a nítida impressão que eram mais as pessoas de braço no ar do que as que não estava – se depois isso iria significar mais votos ou não já é difícil dizer pois os votos que cada pessoa representa dependem da sua “idade” de sócio. Desta vez, por pressão dos sócios, decidiram recolher os boletins de votos, de modo a ser mais fácil fazer a contagem. Nesta altura, era evidente que a sala não tinha nem metade dos sócios que tinham iniciado a AG, e vários sócios, entre os quais eu, foram à Mesa dizer que não chegava contar os votos contra a decisão da Mesa, pois não estavam TODOS os sócios iniciais, e era preciso fazer a contagem dos votos a favor da decisão da Mesa. Muita gente estava de pé. Uns, fartos do que se estava a passar, iam embora. Estava instalado o caos e a Mesa parecia um pouco perdida nesse mesmo caos. Havia muito barulho na sala e parecia que ninguém se entendia. Era evidente que a Mesa não estava a controlar a situação nessa altura, começando a pedir aos seguranças para retirarem as pessoas que tentavam dizer qualquer coisa à Mesa.
É nesta altura que o BdC se levanta, faz um sinal que está tudo bem para o JMS, e se dirige para o palanque para tomar a palavra! O que ele depois disse já todos sabem, porque está na net! Findo o pequeno discurso, toda a Direcção abandonou a AG, e o caos duplicou. Mais uma série de pessoas, aproveitando a “boleia”, saíram também. A temperatura subiu bastante e alguns sócios agrediam verbalmente outros sócios. Na zona onde estava o PMR juntou-se bastante gente e entretanto chegou a polícia. JMS ia pedindo calma e aos poucos a coisa foi acalmando. A policia saiu e o JMS acabou por retomar o controle da AG, dando-a por interrompida!
Isto foi, linhas gerais, a minha primeira AG do Clube. Eu sei que a primeira vez é sempre um pouco estranha mas a verdade é que saí bastante desiludido com aquilo a que assisti, mesmo tendo em consideração que eu sei que nem todas as pessoas tem capacidade para ter a elevação necessária para debater assuntos sem entrar na ofensa, limitando-se a argumentar.
O que assisti, em termos de votação, da contagem de votos, deixou-me estupefacto! E pensar que se podem mudar estatutos com votações destas, é assustador! Não percebo como uma coisa destas pode acontecer e ser sequer legal!
Já o disse, e repito, eu não sou contra o BdC, antes pelo contrário. Sou a seu favor mas também não sou obrigado a concordar com tudo o que faz e diz. Dou imenso mérito ao que fez no Sporting estes 5 anos – inclusive já disse que nem é sequer comparável às Direcções anteriores – e sou favorável à sua continuação. Eventualmente até por vários mandatos. Agora, não posso concordar com o modo como, por vezes, se dirige a sócios que são críticos da sua actuação ou ao modo como fala, ameaçador, como se não houvesse amanhã sem ele. Não se pode dirigir aos sócios, os donos do clube, como se fossem uns tontinhos que não percebem nada de nada! Gostava que ele reflectisse sobre isto porque discordar deste ponto ou daquele não quer dizer que se seja contra, no geral.
Do que me apercebi, até pelo que se foi falando uns com os outros, o pessoal estava cansado e achava melhor, dada também a hora que já ia avançada, deixar estes pontos para debater noutra altura, não estando em causa se iria ser aprovada ou não. Insistir em debater, à força, um pouco à pressa – dada a hora – não me parece de bom senso.
Fiquei desiludido com o JMS – completamente perdido e parcial no comando da AG!
Os 3 secretários da MAG – Miguel de Castro, Luís Pereira e Tiago Abade – que zeros! Estão ali numa atitude de “não me comprometa”. Uma tristeza!
BDC foi igual a ele próprio. Muita coisa que diz, diz com razão mas no tom errado! Tem de entender que o tom em que fala é importante para passar, ou não, a mensagem. Seja internamente, seja para o exterior. E a saída, meu Deus, já não se usa! Se não fazem como ele quer vai embora e ameaça demitir-se? Mas o clube, não diz ele, não é dos sócios? E os sócios, depois de 6 ou 7 horas enfiados ali, sem grandes condições, com calor, não podem querer debater as coisas mais importantes noutra altura? Se a AG foi realmente igual à AG da Liga, está explicado porque o Futebol Português é a merda que é!
Eu não sou do BdC!
Sou do Sporting!
E o que vi hoje o Sporting ser, nestas 6 ou 7 horas fechado ali, não me orgulha! E olhem que me orgulho de muita coisa que o BdC fez nestes 5 anos…
SL
(hoje, domingo, vou ter um dia super preenchido, que passará também por estar em Alvalade a ver as nossas leoas contra o Braga, e mais tarde a ver os leões no Estoril)
4 Fevereiro, 2018 at 1:45
Correcção!
Foram 3 requerimentos e não 2. O Rui Morgado fez o primeiro, que não foi aceite pela Mesa, mas não quis perguntar à AG se concordava com a Mesa!
4 Fevereiro, 2018 at 1:49
Obrigado pelo relato.
4 Fevereiro, 2018 at 1:58
Não foi fácil fazer pois vim bastante desiludido… Não esperava ver um Sporting deste nível! 🙁
4 Fevereiro, 2018 at 2:23
É preferível uma AG inflamada do que uma calma. Por experiência própria sei que nas mais calmas é que se passam as pernas aos associados. Isto acontece quando quem tem o poder faz de encantador de associados.
As agressões verbais e físicas, bem como intimidações é que são de lamentar, mas para isso é que existem as autoridades. Os meninos que querem guerra e estão a abrir brechas e batalhas dentro de portas é que se ficaram a rir.
4 Fevereiro, 2018 at 22:47
Concordo consigo…
4 Fevereiro, 2018 at 10:06
Pobre do seu filho, Miguel…
Não compreendo que no século XXI e num clube com a grandeza do Sporting, se façam votações de braço no ar. Fui presidente de uma MAG numa associação de pesca com menos de mil sócios há mais de dez anos. Nem aí…
Parabéns pelo seu aniversário, que tenha do Sporting pelo menos 2 prendas. Das nossas leoas e da nossa equipa principal. Para sairmos de mais uma depressão.
SL
4 Fevereiro, 2018 at 22:46
Obrigado, jmfs1947!
Fiquei muito mal impressionado com o método usado para as votações.
Inclusive, falei com o JMS sobre isso. Tendo os associados os boletins de votos todos consigo, o normal, para mim, é que se dessem as explicações ponto a ponto, que cada um fosse preenchendo os seus boletins de votos, e no fim dos pontos todos, toda a gente colocaria os seus votos nas urnas. Depois seria feita a contagem e dados os resultados. Ele disse-me que algumas das votações poderiam ser feitas por braço no ar, o que tornaria a AG mais rápida.
Nem acho que tenha sido mais rápido, nem mais eficiente, tendo inclusive sido algumas votações uma falcatrua! 🙁
4 Fevereiro, 2018 at 1:59
Obrigado pelo testemunho.
SL
4 Fevereiro, 2018 at 2:02
Grato. Foi do mais completo que vi até agora. Sem desprimor para quem o fez em “directo”
4 Fevereiro, 2018 at 2:03
Muito obrigado Miguel… ate agora o melhor resumo…. esclarecedor para quem nao pode estar presente!
4 Fevereiro, 2018 at 10:53
Excelente relato Miguel, que confirmo corresponder fielmente ao que se passou.
Concordo igualmente com as tuas observações sobre a postura de BdC em muitos momentos desta AG, sobretudo porque a maioria da AG estava do seu lado e continuará do seu lado.
Mesmo assim, julgo que facilmente teria passado todas as propostas se JMS percebesse alguma coisa do seu trabalho.
Tivesse este senhor e restantes membros conseguido que a AG começasse a horas e se tivesse conduzido de forma célere e correcta no momento das votações, nada daquilo que vi teria acontecido…
4 Fevereiro, 2018 at 22:29
Eu também sou da opinião que os pontos 6 e 7 seriam votados e passariam se a postura, quer da Direcção (leia-se BdC), quer da Mesa, tivessem sido outras. E provavelmente vão passar.
Foram mudados o suficiente para poderem passar!
4 Fevereiro, 2018 at 10:57
Tks, Miguel.
Infelizmente, e devido ao atraso verificado, não pude ficar até ao fim.
4 Fevereiro, 2018 at 10:59
Obrigado pela explicação.
4 Fevereiro, 2018 at 11:17
Gostei! Nem parece escrito por ti… 🙂
4 Fevereiro, 2018 at 22:26
🙂
Obrigado, Placebo!
Tens de perceber que eu sou do Sporting.
Não sou do BdC – apesar de até o apoiar – nem do JJ – e já sabes que não o acho treinador nem para ganhar 6M€, nem para treinar o nosso clube!
😉
4 Fevereiro, 2018 at 11:58
Ah, já me esquecia, também agradeço o relato do Miguel
4 Fevereiro, 2018 at 22:48
Obrigado!
4 Fevereiro, 2018 at 12:12
Muito obrigado pelo relato Miguel.
Z
4 Fevereiro, 2018 at 22:48
Obrigado.
4 Fevereiro, 2018 at 2:14
Sai bdc, daqui uns tempos o clube é vendido a um chinês ou árabe e quero ver estes nabos em falar em liberdade de expressão, comem e calam.
Se não fosse bdc e já não tínhamos a maioria da sad e podiam-se revoltar a vontade que ninguém vos ligava nenhuma.
Temos transparência no clube o que se sempre desejou, sabemos quem são os filhos da puta que gravitam a volta do clube e que tanto o prejudicaram e tenta-se que esses cabroes não voltem ao poleiro e limitam-se a liberdade a liberdade de expressão, boa noite
4 Fevereiro, 2018 at 22:48
O BdC não vai sair… 😉
4 Fevereiro, 2018 at 6:12
Assembleia mal planeada :
– Sporting é um clube com sócios e não uma empresa
– Liderança tem que ter bom senso e saber levar a água ao moinho
– O que interessava era o resultado final
– Toda está situação faz com que quem comanda os destinos do clube perdesse força nas suas ações e foi por culpa própria.
Resultado, clube dividido quando não estava.
A coisa mais feia é ver irmãos contra irmãos.
4 Fevereiro, 2018 at 22:49
100% de acordo!
4 Fevereiro, 2018 at 7:59
Volto a dizer, independentemente do que se quer fazer crer, carvoeiros incluídos, isto resultou de mau maneio da AG.
Se queriam criar confusão conseguiram mas não é isso que interessa. Acho a mesa tinha mais era que aceitar o adiamento é submeter o tal voto a maior discussão se havia quem o quisesse.
A atitude de BdC, se bem que o compreendo, foi errada. Pelo Sporting atura-se o maior filho da mãe, certo?
( O auto-corrector escreveu “atira-se”, e pensando bem não ficava mal com um “para o rio”…mas é preciso respeitar todos)
4 Fevereiro, 2018 at 8:46
Mantenho a convicção de que Bruno Carvalho é a pessoa certa para liderar o Sporting e tem feito um enorme trabalho desde que encontrou um clube à deriva, falido e à mercê de todo o tipo de abutres (muitos ainda pairam por lá).
Dito isto, trata-se de uma pessoa com virtudes e defeitos. Há ali certamente uma personalidade forte que por vezes cai na tentação de exacerbar a forma sobre o conteúdo. E todos temos o direito de não gostar de um estilo mais egocêntrico ou bélico. Mas BC é humano e isto é o pacote completo. Julgo que todos estamos fartos dos lobos delicodoces com pele de cordeiro, ou não? Deveremos nós deixar que a forma se sobreponha ao conteúdo? Aos criticos: Sacrificamos o bom trabalho feito no Sporting porque queríamos um rapazinho mais contido e doce?
Agora, eu tenho o direito, aliás, todos têm o direito de criticar o estilo. O que já acho estupido e preocupante, isto para quem acompanha o blog desde os primordios e não conhece ninguém que aqui comenta (que eu saiba pelo menos), é este conjunto de nicks que aqui se insultam com regularidade e independentemente do assunto que aqui se discuta. Aqui sim, parece que o conteúdo não interessa. Se fulano ou sicrano comentam que o céu está azul, cai insulto em cima. Epá, eu não sou nenhum menino nem purista, mas fdx, somos todos sportinguistas. Discordem, argumentem, rebatam, mas andar aqui com grupinhos e ódios de estimação? Quando o Sporting marca não gritam todos golo? Não abraçam o estranho ao vosso lado? Até pode ser o gajo que aqui insultaram, ou não? Gritem Sporting pá!!!
4 Fevereiro, 2018 at 11:21
Excelente comentário. Com o qual concordo na íntegra.
4 Fevereiro, 2018 at 22:52
Eu também concordo, Placebo!
E começo a preocupar-me por estarmos de acordo duas vezes no mesmo dia… 😉
4 Fevereiro, 2018 at 9:07
Obrigado a quem ajudou que o dia de ontem fosse uma realidade.
Vou poder ter uma vida sem tantas distrações, mais efectiva.
Para a alegria ser completa, conto com o cansaço final do BdC para que vos mande a todos o que fizeram por isso para a cona da mãe.
Assim tb eu poderei descansar.
Vai saber bem ter um Couceiro presidente, um madeira Rodrigues, um Carlos Barbosa… Que delícia.
Pelo menos estes garantidamente não são labregos
Pode ser que assim, pequenas agências de comunicação possam crescer viçosas e fortes, sem QQ tipo de constrangimento.
Uma lista com os Caniches, as barraqueiras pretendentes à mama do conselho leonino, os moralistas da vida própria anti-AGs, os crentes em qq coisa, aos leonisisisisissimos moralistas com dedo apontador seletivo, Bernardinhos e Carvalhinhos finalmente de mais dadas, leões da cidade a pagar auditorias semanais… Lindo, lindo, lindo!
Vai ser um lindo fogo de artifício.
Para quem gosta ver aqueles festejos de fim de ano em que se queimam coisas, vai ser um regalo.
Parabéns.
Divirtam-se.
Gozem bem.
Façam um Sporting à VOSSA imagem, é o que mais desejo.
Obrigado ao BdC por me fazer acreditar ao que podíamos ter chegado. Boa viagem Bruno. Não olhes para atrás. Não será bonito de ver…
Vão ser dias divertidos. Vão…
4 Fevereiro, 2018 at 9:19
“…um Couceiro presidente, um madeira Rodrigues, um Carlos Barbosa”
Que filme de terror isto seria! Que nos guardem desta visão do passado!!! Lagarto, lagarto.
4 Fevereiro, 2018 at 9:27
Animem-se: Parece que o especialista em tramitação building Sonso está disponível depois de mais uma passagem de sucesso.
Só faltará o outro nas modalidades, trazer de novo o Godinho com uma cerimónia pública de desculpas no João Rocha para tudo ser completo.
E muitos não precisarão de avença pois poderão fazer tudo às claras, na cara podre.
Suceeeeeeeeesso.
4 Fevereiro, 2018 at 10:05
Team building
4 Fevereiro, 2018 at 9:41
Tem razão No Rules… Great Sake’ o ponto fraco do nosso presidente ‘e o estilo, não se deve ir para uma Assembleia de consórcios arrogante e grosseiro, mesmo que nela haja alguns que sejam uns bons fdp, ali o fundamental era conseguir aprovar o que o conselho fiscal achava essencial para efetuar o seu trabalho, o estilo qu BC empregou não foi o mais correto. Ele não vive sozinho no mundo e a diplomacia é muito importante para um clube ou empresa, assim como fazer a guerra quando é preciso, mas penso que está Assembleia era ganha com diplomacia é bom senso.
4 Fevereiro, 2018 at 22:55
Isso!
Bastou ouvir, e ver a sua postura, no primeiro discurso, que até deu em directo na TV, para perceber que a probabilidade de haver confusão mais para a frente era significativa!
4 Fevereiro, 2018 at 9:14
Epah, um gajo acorda vem à Tasca e é isto? Então houve merda ontem? Oh a surpresa!
Já estive a ler os comentários em ffwd, não dá tempo para mais. Os próximos dias vãs ser engraçados.
Ah! Falta dar os parabéns ao Presidente pelo timming espetacular para esta assembleia.
Z
4 Fevereiro, 2018 at 9:33
Aquela gaja que no outro dia foi violada num beco tb escolheu um belo timming para sair de mini-saia…
NRGS
4 Fevereiro, 2018 at 12:03
Batatas com batatas, cebolas com cebolas, Ricardo…
Um AG é política, o política tem timmings, se não entendes isto com a tua idade, já não vou ser eu explicar-te.
Já agora começar com 2 horas de atraso também deve ser normal para ti, não? Detalhes de menos importância…
Z
4 Fevereiro, 2018 at 20:14
Estamos a falar de timming e depois misturamos as 2h de atraso?
Afinal quem é que não percebe o que são timmings?
NRGS
4 Fevereiro, 2018 at 23:02
O que ele quer dizer, acho eu, é que houve várias condicionantes para que esta AG corresse bem.
O timming para apresentar a revisão dos pontos 6 e 7 foi mau!
O facto da AG começar com 2 horas de atraso foi mau e fez não só com que as pessoas já estivessem cansadas de esperar e, por isso, menos tolerantes, como fez com que houvesse falta de tempo para discutir esses pontos.
Foi isso, basicamente, que as 3 pessoas que apresentaram os requerimentos pediram: que se deixasse isso para discutir noutra altura!
Não vejo o mal que isso podia trazer! Ou traz…
Já o BdC dizer, hoje, que a AG não foi suspensa – quando foi isso que o JMS disse – mas terminada porque não havia mais nada para votar, volta a deixar-me estupefacto! É mais um tiro nos pés!
4 Fevereiro, 2018 at 9:15
Não me parece que BC seja pessoa para se ir embora sempre que há um arrufo, felizmente. E digo felizmente, para a maioria dos sportinguistas.
Preocupado estou, por jogarmos no Estoril sem Bas Dost, Gelson e Podence (que eu esperava colmatar finalmente a falta de Gelson mas que afinal tem uma lesão pior que os outros).
4 Fevereiro, 2018 at 10:05
Apesar de tudo o que Bruno de Carvalho fez e faz pelo nosso Sporting ainda há Sportinguistas (digo Sportinguistas e não Sportingados porque não é destes últimos que se trata) que EMPRENHAM PELOS OUVIDOS, em vez de, ponderadamente, ouvirem o que o Presidente tem para nos dizer, reflectirem sobre o que ele diz e decidirem, depois, sobre as decisões de voto nas assembleias do clube.
Precisavam de tempo, Jaime Marta Soares deu-lhes tempo, suspendendo a AG em função de duas razões, o ambiente lampiâmico que começava a gerar-se e o tempo que demoraria a resolver as questões que falta resolver. Pois bem, pensem agora decidam agora e votem depois. Uma perda de tempo.
Finalmente, temos ainda muitos Sportinguistas cujo Q.I. não abona a favor deles e por mais e melhor que se lhes explique as coisas, têm os ouvidos cheios da diarreia inimiga e não compreendem o que se lhes diz.
É pena mas, a aprovação daquilo que ficou pendurado tem de ser feita a bem do Sporting, ainda que contra a vontade deles já que alternativas inteligentes jamais serão capazes de apresentar.
Marque-se então data e hora.
4 Fevereiro, 2018 at 10:09
Giro como se pede a toda hora para o BdC pensar, reflectir, ponderar… Mas quem pede pouco ou nada faz isso.
Sintomático.
4 Fevereiro, 2018 at 11:23
+1906
4 Fevereiro, 2018 at 11:37
Ó Mário tulio, eh pá, se me conseguires explicar qual é a necessidade da alteração de estatutos neste caso…todos os outros pontos – de gestão – estão aprovados por isso não vejo nenhum obstáculo ao normal decurso do exercício.
Mais, tu és claramente um indivíduo acrítico e que vai atrás de tudo o que bdc propõe.
Será que eras um dos que – como infelizmente a maioria – aprovou tudo o que propuseram soares franco, Bettencourt e godinho?
Olha camarada, pára, pensa, e depois voltas à conversa…
E nunca te esqueças, 90% votou no BdC, nós os verdadeiros, estamos com ele, mas nunca apoiaremos alterações que pronunciem perseguições, censuras ou perpetuaçoes no poder!!!! Porquê, porque é simplesmente estúpido!
Não é estúpido que se proponham listas únicas para as eleições? Claro que é!
Não é estupido que se permita um quadro subjectivo de acções que justificam a punição e expulsão de consocios? Claro que é!
Enfim, abre é a pestana, ou então não abras, porque nem sequer votas, penso eu de que!
4 Fevereiro, 2018 at 10:06
Bom dia! Que nem uns patos…
4 Fevereiro, 2018 at 10:10
Que nem uns otários.
Uns autênticos dodos…
4 Fevereiro, 2018 at 10:37
É impossível ler comentários, aprender algo nos últimos tempos por aqui.
A divisão que se criou é insuportável, quando no meio é que está a virtude.
Todos vocês tem de pensar nisto, porque se gostam que a tasca exista tem de a manter adequada a todos.
Hoje era um bom dia para o cherba se ter esquecido de pagar a renda… e de todos os dependentes do teclado passarem pela ressaca.
4 Fevereiro, 2018 at 11:17
O meio termo entre o mal e o Bem, não é bom!
4 Fevereiro, 2018 at 10:38
Oh Cherba, abre aí um novo post q eu já estou farto desta merda!
4 Fevereiro, 2018 at 10:58
Duvido muito que qualquer que seja o novo post aberto, não seja a continuação deste.
Parece que o sono não deu para se acalmarem as ideias.
O Gibreelfarishta tem razão.
S Melo, a partir das 14:30 deverá abrandar a febre.
4 Fevereiro, 2018 at 11:07
Tiros nos proprios pés !
Guerra dos antigos donos do Sporting ( que quase o destruiram por consciente e continuada falta de ambição e falta de sportinguismo)
contra acefalos seguidores de BC.
PS : Gosto em geral do BC e do que no geral tem feito . Continuo a apoia-lo mesmo detestando o facto de querer confundir-se a si proprio com o proprio SPORTING!
4 Fevereiro, 2018 at 11:20
Sou anticroquete, anti roquetismo e anti “novoroquetismo volta mendes que estás perdoado”, mas isso não faz de mim um acéfalo seguidor de BdC.
será preciso enumerar mais uma vez, como estavamos e como estamos hoje graças ao homem?
4 Fevereiro, 2018 at 11:11
Foi o timing errado para esta AG? O Presidente lá sabe, o Presidente lá sabe…
4 Fevereiro, 2018 at 11:18
Também não percebo essa. Então quando é que é a altura para AGs?
Os jogadores são profissionais
4 Fevereiro, 2018 at 11:24
Com que antecedencia é que se convoca uma AG?
Deve-se evitar AGs quando os adversários estão envolvidos com questões judiciais?
Deve-se convocar AGs tendo em função dos adversários?
Deve-se convocar AGs tendo em consideração o lugar que a equipa de futebol sénior ocupa?
Devem ser na 1a volta na 2a volta ou no defeso?
Qualquer das adtas ou ocasioes escolhidas ia ser motivo de critica. E quem é que ia criticar? Os do costume….
Pois…
E sim, isto não serve de desculpa para logo. Quem é o jogador que se deixa afetar por um frisson numa AG?
4 Fevereiro, 2018 at 11:16
Boas, malta.
Numa altura em que o clube respira saúde, está forte e é respeitado pelos adversários (seja futebol, seja qq outra modalidade), numa altura em que a PJ anda atrás do orelhas, um episódio nada tranquilo que podia ser perfeitamente evitado.
Ok, uma AG nesta altura. Era necessária? Bem, não fossem os pontos polémicos e isso não era assunto. Seria igual a tantas outras.
Havendo polémica, insistindo em chamar os sócios pq é ali que se discute, é de um amadorismo tremendo a forma ckmp
4 Fevereiro, 2018 at 11:24
… como a organização decorreu.
O atraso, a votação.
Se os pontos não fossem polémicos, não seriam passados para o fim.
Portanto, como pessoas adultas deveria haver respeito por um voto contra, como deve haver respeito por uma decisão da maioria.
Não há duvida alguma sobre o Sportinguismo do Bruno e tudo o que tem feito. O Sporting não acaba sem ele, é neste momento muito apetecível (muito por ele) mas o trabalho não está concluído.
Há um campeonato para conquistar, com ele a presidente (bem o merece).
E hoje há um jogo importantíssimo, depois dos resultados de ontem e é nisso que estou focado.
Amanhã dou a minha opinião sobre aquilo onde o Bruno pode ser melhor, protegendo-se a ele e ao clube.
4 Fevereiro, 2018 at 11:27
Quando o erro acontece em circunstâncias previsivelmente óbvias, muitas das vezes não é erro.
Mas não sei…
4 Fevereiro, 2018 at 11:37
Vejo JMS como o gajo errado naquela posição e não é só por ontem.
Vejo BC agastado, mas não é isento de culpas para chegar a esse estado. Continua com muitas dificuldades a lidar com opinião contrária. E nem estou a discutir se tem razão ou não.
4 Fevereiro, 2018 at 12:01
Agastado anda o Orelhas que já nem dorme.
4 Fevereiro, 2018 at 12:18
Esse parece tranquilo. No pasa nada.
4 Fevereiro, 2018 at 11:29
E mais.
Videos e imagens da Ag cá fora não concordo, mas os relatos existiriam sempre.
Votos secretos? Admito, mas apenas pq não sabemos aceitar uma opinião contrária.
O foco? Hoje, futebol feminino e masculino.
4 Fevereiro, 2018 at 11:34
Brave : Os sócios não têm todos o mesmo número de votos. Achas possível, à vista desarmada, contá-los?
4 Fevereiro, 2018 at 11:38
Claro que não. Numa AG normal, talvez nem se notasse esta questão.
Mas isto tinha tudo para dar merda.
4 Fevereiro, 2018 at 23:12
Óbvio!
4 Fevereiro, 2018 at 11:43
Claro que não. Mas nos pontos controversos é claro que a votação seria por votos em urna…
A favor da verdade, em cada ponto foi proposto à assembleia o voto por braço no ar ou em urna!
E foi portanto a assembleia a decidir o braço no ar!
4 Fevereiro, 2018 at 11:56
E como contaram os votos nessa decisão? 🙂
( Lógico que havia pontos que não fazia sentido terem que ser por urna, tal a unanimidade que se esperava que acontecese.)
( O som estava tão mau, que as duas primeiras votações nem percebi para o que eram )
4 Fevereiro, 2018 at 12:00
Não contaram… disseram.
4 Fevereiro, 2018 at 12:17
Contaram sim. Apenas meia dúzia se opuseram a votar de braço no ar.
Se queres que te diga, acho é que o presidente da mag tem que ser mais claro a conduzir a assembleia.
Houveram muitos consócios que nem perceberam o que se estava a votar.
Mas são sócios mais velhos que já foram a muitas assembleias, deviam estar melhor preparados.
4 Fevereiro, 2018 at 11:22
Só a pior altura para polémicas. O BdC é um presidente histórico. Não tem os defeitos do PdC e do LFV, mas também ainda não trouxe as virtudes dos títulos de campeão nacional. Com tudo o que fez de bom pelo clube a nível desportivo e financeiro, porquê estes momentos que roçam o autoritarismo? Não quero que o presidente ande com a vida privada a ser partilhada na CMTV ou nos ecrãs do estádio, nos intervalos dos jogos de futebol. Nem quero um presidente que não se dê bem com a democracia.
4 Fevereiro, 2018 at 11:26
Costuma dizer-se que a noite é boa conselheira, mas eu acordei ainda mais fodido com esta merda toda, do que estava ontem a noite.
O nosso clube nunca terá paz, e não digam que é culpa do Presidente. Há muita merda no Sporting. Muito Sr DR do caralhinho que os foda. Muito snobzinho de merda. Muito teorico de fim de semana a procura do seu lugar ao sol.
Os cães andam esfomeados, e agora que a teta está boa, mal podem esperar para voltar a mamar nela custe o que custar. E nem os jantares organizados lhes vão matando a fome. Patrocinados por processos em tribunal postos por queimadores de boletins de voto, e por numeros de circo daqueles que sabendo dessa historia, e tendo responsabilidade nela, só se lembraram da contar 7 anos depois, aí estão eles a beira de conseguirem o que querem. Mais uma etapa vencida.
Isto é lindo, épico para lampiões e tripeiros. Chegamos ao primeiro lugar, em praticamente tudo o que disputamos, e arranjamos forma de nos auto mutilar-mos sem eles se precisarem de chatear muito. E como um azar nunca vem só, só falta não ganhar logo, para toda a gente se esqueçer que metade da direcção lampeã é arguida num processo crime, e se focar na nossa instabilidade novamente. Arranjaram forma de safar os paineleiros deste páis, que já nem sabiam como dar a volta a escrita com o caso do orelhas. Incrível!
Bravo caralho. Bravo. Os meus parabéns por este lindo sábado.
Estejam descansados que vai tudo correr bem. Ao invés de bons negócios, bons jogadores, bons treinadores, pode ser que a gente lá vá é com depósitos em contas de árbitros. Isso sim é estratégia. Mas depois não se esqueçam do novo hashtag que vai pegar de estaca…deixa de ser o agora #apaguemtudo dos lamiões, para passar a ser o nosso agora #queimemtudo…
4 Fevereiro, 2018 at 11:46
se me conseguires explicar qual é a necessidade da alteração de estatutos neste caso…todos os outros pontos – de gestão – estão aprovados por isso não vejo nenhum obstáculo ao normal decurso do exercício.
Mais, tu és claramente um indivíduo acrítico e que vai atrás de tudo o que bdc propõe.
Será que eras um dos que – como infelizmente a maioria – aprovou tudo o que propuseram soares franco, Bettencourt e godinho?
Olha camarada, pára, pensa, e depois voltas à conversa…
E nunca te esqueças, 90% votou no BdC, nós os verdadeiros, estamos com ele, mas nunca apoiaremos alterações que pronunciem perseguições, censuras ou perpetuaçoes no poder!!!! Porquê, porque é simplesmente estúpido!
Não é estúpido que se proponham listas únicas para as eleições? Claro que é!
Não é estupido que se permita um quadro subjectivo de acções que justificam a punição e expulsão de consocios? Claro que é!
Enfim, abre é a pestana, ou então não abras, porque nem sequer votas, penso eu de que!
4 Fevereiro, 2018 at 12:00
É realmente impressionante a forma como as pessoas deduzem assim do nada, se o outro é sócio ou não sócio, se vota ou não vota…etc. Eu admito que não consigo fazê-lo, e mesmo que consegui-se não via a necessidade de o fazer.
Se o mister do café aprovar o meu comentário, pode o amigo ir la ver parte do que penso sobre o geral das situações mais polémicas que estavam para aprovação. Se tiver para isso. Mas basicamente, não sou a favor. Não sou porque acho que mesmo os incapazes devem de ter voz, mesmo que a calunia seja a única forma de o fazerem. Acho que é pura e simplesmente má estrategia, e dada a contra informação que circulou, acabou por cair que nem mel para alguns armarem estrilho.
As pessoas preparadas, não precisam da calunia para se afirmarem, logo não seriam prejudicadas por isto nunca.
Para quê cortar a voz aos burros? Só para que eles possam chorar, e fazer barulho sobre isso, como fizeram? Má estrategia.
4 Fevereiro, 2018 at 12:23
Estamos de acordo em tudo, portanto.
Logo, não compreendo a sua necessidade de extremar posições!
A liberdade é isso mesmo: os parvos poderem ser parvos, inclusivamente.
Já todos fomos esclarecidos sobre ruis morgados e outros, têm a credibilidade que têm, é preciso mesmo amordaça-los?
Eu, convictamente, acho que não!
Já os ppcs desta vida, já foram corridos e continuam a ladrar!
Isto mostra a eficácia das medidas que se pretendiam aprovar…ou seja, nenhuma.
4 Fevereiro, 2018 at 12:35
Outra vez (e não é de mais) a agradecer o seu comentário JX.
A liberdade é isso mesmo: os parvos poderem ser parvos, inclusivamente.” Na mouche!
4 Fevereiro, 2018 at 12:41
Acho que há uma diferença: no caso de PPC é preciso formalizar a descredibilização, também aos olhos do público e da imprensa.
Igualmente a traidores comprovados que mandam mails a cartilheiros benfiquista etc. Agora bichos da Madeira…tótós desses que basta abrirem a boca, por mais que apeteça mandá-los ao rio, têm o seu direito à opinião bem como se sujeitam ao contraditório.
4 Fevereiro, 2018 at 14:52
Esta a ver como afinal não estamos totalmente em desacordo. Mas isso somos nós os dois a falar que não temos nada a haver com o assunto.
Apesar de eu não concordar com a estratégia, de a achar muito errada apesar de ate a perceber, não sou eu que no final do dia ando a ser chamado de tudo e mais alguma coisa. E vejo o meu nome enxovalhado por gente com passado triste. Acredito que isso também canse uma pessoa.
Por isso, onde eu vejo um má estratégia, e outros como o senhor se calhar até veêm mais qualquer coisa, se calhar no meio disto tudo o que começamos todos a ver é algum cansaço, de alguém que anda a aturar certas merdas a demasiado tempo, mesmo que no geral tenha feito, em conjunto com todos os sportinguistas realmente interessados, um extraordinário trabalho.
E não é só o sr BC que pode estar cansado. Eu também já estou. Cansado de merda e de tralha, que destrói o meu clube por dentro, que o impede de ser aquilo que os seus fundadores queriam que ele fosse. Fica dificil as vezes uma pessoa se conter.
Mas lá está…eu posso passar-me. Não sou Presidente.
4 Fevereiro, 2018 at 23:24
Volta a dizer…
Ter uma opinião diferente da Direcção é uma coisa, até expor de forma algo violenta essa opinião continua a ser uma coisa, e passar informação interna do clube, especialmente a confidencial, mas não só, a adversários e/ou à comunicação social é outra!!!
Uma é só isso, uma diferença de opinião. Todos temos o direito a isso!
Outra é algo similar com uma TRAIÇÃO e tem de ser tratado como tal – não havendo pena de morte ou prisão aqui, só resta EXPULSAR esses VERMES TRAIDORES. Estou completamente de acordo com o BdC neste ponto. Mas quero que isso fico clara e objectivamente clarificado no Regulamento Disciplinar e não de uma forma que possa simplesmente apanhar pessoas que se limitam a emitir uma opinião contrária à da Direcção!
4 Fevereiro, 2018 at 12:29
Muito bem posto Pedro
4 Fevereiro, 2018 at 11:35
Eu compreendo a irritação do BdC. Só não compreende quem não quer. É alvo constante de ataques e calúnias, as pessoas que alimentam e se alimentam disso estão ali e ainda por cima o ponto que querem aprovar (adiar a AG) tem adesão. Eu percebo a irritação. E não peço um presidente emocional que depois não se irrite.
Por mais que ache que ele devia ter tido outro sangue frio, claro que compreendo o estado de espírito. Não gosto…acho que ele devia ter aguentado…acho que ele devia ter outra calma nestas situações…mas percebo que não é fácil. É se a sua combatividade e “nervo” é uma das coisas que eu gosto nele e que tanto fizeram por nós, era idiota pensar que no momento em que elas nos é prejudicial não aparecesse. Não posso exigir que um gajo seja uma coisa quando convém é que seja algo completamente diferente quando no convém. Ele não tem dupla personalidade…
O JMS não tem competência para ser PMAG. Nunca teve. Tal como não tinha EB. Ambos foram escolhidos porque são homens capazes de representar bem o Sporting em diversas ocasiões e são homens de defesa do Sporting intransigente.
Mas o EB sabia que não tinha e recorria muito a quem tinha. O JMS é mais “solto”…faz as coisas como quer…e depois dá merda e embrulhadas destas (ou como nas eleições…voto eletrónico e o resultado saí às tantas…para além de filas intermináveis).
Isto é tudo o que eu tenho a dizer da AG. Acresce o ponto interessante de um gajo ser considerado ditador Koreano num dia e no outro ser acusado de ter marcado uma AG ou de querer todos os pontos discutidos e votados naquele dia…mas quando até dizem que ele está no Sporting porque não vai ganhar mais noutro lado…enfim…
Tudo na mesma e que venha de lá um grande dia de Sporting!
4 Fevereiro, 2018 at 11:38
Que o Presidente tenha juizo e pense em primeiro lugar no Sporting.
Ou seja… que cumpra o mandato para o qual foi eleito.
Se provocar eleições antecipadas não leva o meu voto, porque se o fizer é sinal que primeiro pensa no Emprego dele.
Se a oposição for madeira Rodrigues e afins vou lá votar em branco.
Hoje quero ganhar no Estoril e quero ser campeão
4 Fevereiro, 2018 at 11:48
Este clube andou décadas a ser pilhado (tal como todos os outros!)… O ponto seis é muito! importante pois vai ser possível colocar muitos desses filhos da puta (aqueles que andam serem a ladrar na cs e os que andam pela calada a tentar lixar o clube) fora do clube.
É fundamental que o clube tenha “lei de militância” e que toda a gente a cumpra para não andarmos constantemente a dar tiros nos pés!
4 Fevereiro, 2018 at 11:49
Colocando o cenário em que BC baza e nem se recandidata. Cenário que não acredito.
O mundo não acaba. Não vejo hoje uma única alminha para pegar nisto com a qual me identifique. Teria de aguardar para ver.
Mesmo o grande trabalho dele não é uma almofada eterna, mas continuo 100% do lado dele e presidentes competentes não há muitos.
Aliás, desde o JR só vi um.
4 Fevereiro, 2018 at 12:04
Evidente que o mundo não termina, mas uma coisa é certa: preparem-se para a recontagem de sócios. Hão-de comer atum à velinha no gabinete.
4 Fevereiro, 2018 at 12:19
Querias dizer “preparemo-nos”, não?
4 Fevereiro, 2018 at 11:50
O Koreano não se pode demitir…cenas estranhas acontecem…
4 Fevereiro, 2018 at 12:02
Prefiro um gajo competente com tiques de puto birrento (qd mexem no brinquedo dele) que um gajo incompetente, mas politicamente correto.
4 Fevereiro, 2018 at 12:03
Perfeito! Não diria melhor…
4 Fevereiro, 2018 at 12:36
Também! Mas não invalida que o presidente aprenda e não seja casmurro e estúpido nas tomadas de posição meramente políticas
4 Fevereiro, 2018 at 11:41
10:40 – juniores masculinos
11:25 – seniores femininos
12:10 – seniores masculinos
Em Direto Online:
10:00-13:00
http://www.modalidades.net
http://www.abola.pt/diretos
http://mira2018.cm-mira.pt/?q=node/225
https://www.facebook.com/fpatletismo
Em Direto A Bola TV
MEO Canal 12
11:15-13:00
4 Fevereiro, 2018 at 11:46
Ora aqui esta um bom serviço ao Sporting.
4 Fevereiro, 2018 at 11:46
Se puderes vai dando feedback.
4 Fevereiro, 2018 at 11:51
Só se prometerem escadinha
4 Fevereiro, 2018 at 12:25
Chamamos o JMS e ele traz uma dos bombeiros.
4 Fevereiro, 2018 at 11:56
Clap clap clap
4 Fevereiro, 2018 at 11:47
Feminino já lá mora
4 Fevereiro, 2018 at 11:50
26ª já cá está!
Vamos tentar a 27ª comquista europeia no mesmo dia da 26ª!
4 Fevereiro, 2018 at 12:26
🙂