Sou habitualmente uma adepta de futebol aborrecidamente tradicional. Os meus jogadores favoritos são aqueles que marcam golos, que dão assistências, que arrancam as jogadas de tirar o fôlego e que puxam o lado mais espectacular do jogo. E por isso será sempre estranho que surja um médio ou defesa na galeria dos meus ídolos de sempre ou quando aparecem estão sempre disfarçados entre calmeirões marcadores de golos ou tecnicistas que mudaram clubes. E ainda assim reconheço com toda a naturalidade a genialidade de Patrick Vieira, de Iniesta e Xavi, de Frank Lampard, Pirlo entre muitos outros.
No Sporting actual e com a braçadeira de capitão está um dos melhores médios da história do futebol português e do clube, que roubou o coração dos adeptos desde muito cedo pelo seu sportinguismo e pelo facto de estar há mais de uma década de verde e branco. E depois das traumáticas saídas de dois dos seus companheiros mais adorados por avolumadas somas de dinheiro, William Carvalho viu-se privado dos seus habituais parceiros e os sportinguistas sem algumas das suas maiores referências na recuperação desportiva do clube.
Mas nos grandes clubes os grandes jogadores devem merecer substituto à altura e foi assim que sem grande alarido, sem negociações nos jornais e de forma mais ou menos inesperada chegou a Lisboa o Bruno Fernandes.
É verdade que desde cedo nos conquistou, com a sua visão de jogo, com a sua técnica, a sua apetência para as bolas paradas e para os golos fora de série. Mas também pela sua atitude de guerreiro e pela forma como se dá ao jogo. É fácil gostar de Bruno Fernandes quando, como eu, os jogadores que mais facilmente se admira são os que mais influenciam o resultado.
Hoje, a equipa do Sporting sofre de um previsível cansaço acumulado, enfrenta uma onda de lesões preocupante, está privada de alguns dos seus maiores craques e lida ainda com as consequências de não os ter rodado devidamente (promovendo um autêntico eclipse dos seus habituais substitutos). Mas esta é igualmente a fase em que mais teremos de admirar Bruno Fernandes. A forma como transita de posição em posição a cada jogo, como mantém a sua noção táctica impecavelmente ligada (mesmo tendo em conta o cansaço) como se dá a cada partida e como parece estar em todo o lado, ao mesmo tempo, e com tantas funções em campo.
Bruno Fernandes prova nesta fase menos inspirada do Sporting que tem tudo para vingar em qualquer grande clube, porque a sua performance não está nunca ligada ao momento colectivo da equipa, porque não depende de outros para cumprir as suas funções, porque não deixa qualquer detalhe ao acaso mesmo tendo em conta o apagão geral.
Se dúvidas existiam há uns meses sobre a sua presença na Rússia, muito graças à competente concorrência que existe no nosso país para a zona intermédia do terreno, Bruno conquistou claramente um lugar nos eleitos de Fernando Santos, muito graças ao facto de conseguir actuar na posição 8, 10, na ala direita e como segundo avançado. Para além disso, será muito interessante perceber até que ponto se conseguirá trabalhar uma linha composta por Bruno Fernandes, João Mário e Bernardo Silva, três tecnicistas que (na minha opinião) se conseguiriam complementar muito bem.
Em suma, tem sido um prazer assistir ao crescimento do nosso camisola 8 de verde e branco. Não tenho dúvidas que a sua qualidade e ambição são compatíveis com a grandeza do clube, que tudo fará para nos ver a todos felizes em Maio e que cedo se tornará um ídolo da bancada. A genialidade do mágico está na sua subtileza.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
8 Fevereiro, 2018 at 22:48
Aquele momento em que te apercebes que o Riga é mais unânime que BdC.
Já valeu a pena!
#justsaying
8 Fevereiro, 2018 at 22:52
Ahahahaha
8 Fevereiro, 2018 at 22:54
ahaha
8 Fevereiro, 2018 at 22:53
Quero o livro de reclamações sff.
8 Fevereiro, 2018 at 23:06
Mais uma bela prosa Maria.
Bruno Fernandes é neste momento o meu jogador favorito, e tudo já foi dito sobre ele. Talvez um pouco como o Dost, pelos pequenos momentos em que vemos a expressão e a reação às situações de jogo, o que me prende realmente é a atitude dele. Tanto corre com os pulmões de fora aos 89” como corrige os posicionamentos ou discute com os colegas, ou como fica fodido quando o remate não sai perfeito.
Isto é um gajo empenhado.
Não acho que seja desperdício tê-lo na posição centro, é uma escolha que depende do que se pretende em cada jogo e ele não sabe jogar mal. Ontem até esteve bastante bem, pese embora estar cansadito, esteve sempre nos lugares certos e fez muita antecipação porque lê bem o jogo e reage.
A sua melhor posição é talvez a de 8 mas num 433, como joga a seleção, mas no esquema de JJ gostava que ele tivesse uma presença mais próxima dos alas durante a construção. Perdemos muitas bolas porque não criamos superioridade naquelas zonas. Adrien fazia isto muito bem: lia bem a jogada e estava lá para ser o terceiro elemento.
9 Fevereiro, 2018 at 0:17
Nélson Évora ficou em segundo lugar na prova do triplo salto do Meeting de Madrid, do circuito mundial indoor, terminando à frente de Pedro Pablo Pichardo, que fechou o pódio. Atletas do Sporting e do Benfica, respetivamente (embora nenhum deles tenha representado a sua equipa), foi a primeira vez que ambos estiveram frente a frente desde que o cubano também ganhou nacionalidade portuguesa.
O brasileiro Almir dos Santos venceu a prova com um salto de 17,35 metros, melhor marca mundial do ano, ao passo que Évora fechou com 17,30m, a segunda melhor marca mundial em 2018. Pichardo ficou no último lugar do pódio com 17,01.
Os 17,30 metros representam a melhor marca dos últimos 10 anos! Digam que o rapaz está velho e acabado 🙂
9 Fevereiro, 2018 at 0:41
Portugal está na final do Europeu com uma enorme exibição de André Sousa. O André não é o melhor do mundo, mas também não é a porcaria que dizem dele a cada jogo.
9 Fevereiro, 2018 at 2:02
BF é um grande jogador mas tem neste momento mais de 80 jogos! Foi a Liga Italiana, a Sub 21 e os mais de 35 jogos deste época. Tudo sem parar. O mesmo acontece com Acunã. Vão quebrar fisicamente porque não tem tido uma rotação que minimize os estragos. Pena porque são dois jogadores essenciais.
9 Fevereiro, 2018 at 9:53
Bruno Fernandes com 21 anos é um jogador já muito completo fruto de ter tido um grande trabalho em Itália e depois nas mãos de Jorge Jesus. É um jogador que a continuar assim vai ser uma grande referência do futebol português, justificou bem o investimento que o Sporting teve nele.
9 Fevereiro, 2018 at 10:13
Alguém reparou no movimento do Coutinho no primeiro golo do Barcelona ontem? Divinal.
9 Fevereiro, 2018 at 10:50
Tenho andado um pouco afastado (leitura inclusive).
Li os posts dos últimos dias ontem.
Alguma coisa ficou aqui a remoer.
Hoje de manhã percebi.
Curiosamente, os primeiros a postar sempre aqui o Casanova antes, devem se ter esquecido deste último post
A escadinha do Casanova maravilha desapareceu….
(Deve tardar pouco a ser má res, um acéfalo).
O texto do presidente do clube não ter honras de post e ser referido nos comentários apenas em tom jocoso, diz tudo sobre o que a tasca se tornou.
Fight&resist , o car@lho.
Ou então não, há coerência, sempre em luta com o “poder vigente”.
Antes estavam croquettes , fight os croquettes.
Agora está o truculento, fight o truculento.
Lá está, coerência.
Só para terminar e até breve (estes dias afastado senti – me bem, ontem senti me mal quando entrei, deve ser o novo ambientador), o que interessa se o presidente fez birras, se não tem grande lógica ou necessidade de fazer esta AG agora , se vale a pena tanta luta por passar estas alterações?
Caros socios, o que no fim do dia interessa responder é:
– com e sem birras, este homem há duvidas que vai fazer o melhor para e pelo Sporting ou não?
– vêem alternativa à altura?
– a alteração, inflige algum dano aos valores sportinguistas (ou até os reforça… Aconselho reler os 10 ” mandamentos” do sócio sportinguista)?
Se a reposta a qqr uma destas perguntas NÃO for um Taxativo SIM, qual a puta da duvida do que tem de fazer dia 17???!
Uma palavra para o leao verde: és como o Sporting, ENOOOOOOOOOOORME, caralho!!
(Placebo , continua a falar por mim. Trolha continua a martelar!!!
Tadeu, tem juízo pá! )
9 Fevereiro, 2018 at 11:20
Bruno Fernandes tem tudo para ser o novo ídolo do Clube !
A raça de Leão está lá toda !
Foi uma enorme contratação !
9 Fevereiro, 2018 at 11:20
PS: Bem vindo de volta Riga !