É incontornável. Falar do Sporting, neste altura, é debater um único tema: a sua liderança. Vejo quatro ângulos de opinião quanto aos factos que ocorreram nos últimos dias.
1- Aqueles que nunca “digeriram” os métodos, a estratégia ou o célebre “estilo” deste presidente e que desde a primeira hora optaram por ativamente construir uma espécie de guerrilha anti-BdC, através das redes sociais – Encararam a última AG e a alteração de estatutos como um comportamento abusivo e uma extensão de poderes alarmante. Convém dizer que muitos deles se viram como o “alvo preferencial” e sua conduta, a razão para a própria alteração. Estranhamente ou não, não vi em parte alguma, uma consideração sobre a opção de BdC de se submeter, mais uma vez, à vontade dos sócios. E teria sido esclarecedor se o tivessem feito.
2- Muitos sócios, concordantes com a atual direcção dirigiram-se à AG sem qualquer motivação que não fosse debater o clube, a alteração dos estatutos e o que viesse pelo meio. No fim saíram com um sentimento de revolta e desaprovação. Não tanto pela intriga ou jogo de poder, mas pela postura e intempestividade quer da MAG, quer de BdC. Além de uma enorme frustração, nasceram dúvidas sobre a capacidade, sobretudo estabilidade emocional deste presidente. Não querendo estabelecer oposição, o desagrado foi suficiente para que deixem de oferecer resistência ao grupo que mencionei em primeiro lugar. O seu voto pode cair para qualquer dos lados e dependerá sobretudo da postura de BdC em reconhecer erros próprios na gestão de comunicação pública do seu cargo.
3- A larga maioria dos sócios, compreende a postura de BdC (mesmo criticando-a) como um reflexo, às vezes excessivo, mas necessário à liderança de um clube demasiado acomodado a um papel secundário no futebol português. Em muitos sentidos, o Presidente acaba literalmente a puxar a agenda interna do clube para posições e estratégias que fazem muitos dos associados sair completamente fora da sua zona de conforto. Ainda assim, mantêm firme apoio a uma liderança que admitem ser sui generis, concentrados nos resultados e nos factos. As contas, a transparência, a subida gradual dos resultados desportivos e valorização da SAD, o crescimento do número e competitividade de modalidades, a evolução positiva do número de sócios, são dados que reforçam a avaliação da capacidade deste CD. Embora a AG, para este grupo tenha constituído um evento não desejável, entendem como óbvia a manutenção destes Órgãos Sociais, não temendo quaisquer ditaduras, pois há o bom-senso de imaginar que se for necessário interromper este mandato, nada nos seus estatutos ou poder do CD o impedirá de fazer, tanto agora, como depois do dia 17.
4- Os que sempre estiveram ao lado de BdC e no matter what, mantêm uma confiança inabalável face a qualquer linha ou discurso seguido. Embora não sendo um grupo tão vasto como o terceiro, são ainda assim uma força a ter em conta, que tendo a radicalização inversa ao primeiro grupo não hesitarão em fazer deste período pré-AG uma verdadeira campanha eleitoral, atacando o que e como puderem a chamada “oposição”.
Antes de mais, acho esta divisão do mundo de sócios um reflexo de que o Sporting é uma associação que tarda em constitui-se com um bloco mais uno. Grupos existirão sempre, conforme as afinidades de pensamento, mas convém também ter presente que estes blocos são muito vastos em número e isso é que deixa de ser normal. O desafio para BdC nunca foi o de fazer com que o 1º grupo fizesse parte da sua estrutura de apoio, mas sim o de todos os outros…e isso demorou tempo demais para acontecer. Provavelmente irá existir uma cisão no 2º grupo e uma radicalização do 3º, o que é para mim o facto mais perigoso na análise ao futuro da governância do nosso clube. Um clube pós AG do dia 17, será sempre menos unido que o anterior. Se BdC vencer, ficará com mais músculo, com um CD mais autorizado (o que não virá dos estatutos, mas sim do voto no ponto 3), mas ainda assim com menos margem de manobra. Se BdC perder, o próximo CD terá, caso os candidatos sejam os previsíveis, uma missão verdadeiramente impossível – governar um universo de sócios profundamente amputado de um caminho que via como válido e eficaz.
Espero que a partir do dia 17, se BdC for reconfirmado como líder, que tome como prioridade entender melhor os sócios que o clube tem e dar-lhes mais crédito. 3 validações depois, isso não só é útil, como necessário. E isto não é uma opinião sobre “estilo” ou “forma”, é uma questão de governabilidade e estabilidade do clube. Caso aconteça o cenário inverso, tudo dependerá da capacidade de um futuro candidato agrupar todas as bandeiras deste CD e levá-las a sério. O que muito sinceramente, tenho grandes dúvidas que venha a acontecer.
Finalizo o texto com um ponto de afirmação pessoal, que vejo como justo para quem ler este texto. Apesar das minhas posições poderem navegar entre as visões e opiniões de qualquer um dos 4 grupos, identifico-me com o 3º na maioria das vezes e como tal votarei favoravelmente os 3 pontos na ordem de trabalhos da próxima AG. Critiquem o que quiserem, debatam e confrontem opiniões, mas façam-me um favor não me acusem de falta de sportinguismo ou de espírito crítico. Se a opinião de alguém não é a mesma que a vossa, não é por defeito da mesma, não é porque tem algum interesse obscuro, não é porque está contra a vossa definição de Sporting. Existir mais que uma opinião não é um problema, não saber conviver com a mesma, é. E isto serve de reflexão a todas as partes, grupos ou facções.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
10 Fevereiro, 2018 at 12:04
Tudo o que de mal dizem que o BdC tem parecem qualidades ao lado dos defeitos dos betinhos e dos croquetes!! Alguém nesta tasca tem saudades da betalhada? Então que vá para o Cherba Private Club! xD
10 Fevereiro, 2018 at 12:07
In tu vais vencer
“Num momento complicado para Bruno de Carvalho, são convocadas duas sessões de esclarecimento com Sócios que têm manifestado dúvidas sobre os temas em votação na Assembleia Geral e com Jornalistas e Comentadores de vários órgãos de comunicação social que, por norma, costumam ter uma conduta anti-Sporting ou anti-BdC.
Ou seja: Bruno de Carvalho expõe-se publicamente ao escrutínio de todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, contestam o seu trabalho enquanto Presidente do Sporting Clube de Portugal.
O carácter das pessoas costuma revelar-se nos momentos mais difíceis como este.
Entretanto, já alguém sabe quando é que a agenda de Vieira tem a tal abertura para a entrevista cancelada à RTP em Junho de 2017? Aquela que devia ter acontecido quando rebentou o escândalo dos e-mails…
Alguém, alguma vez, imaginaria Luís Filipe Vieira a promover uma sessão de esclarecimento sobre a Operação Lex? Sobre os Vouchers? Sobre o Adão Mendes? Sobre Delegados da Liga?
É muito bonito e dá likes criticar Bruno de Carvalho mas só o conseguem fazer porque o Bruno dá a cara! Doa a quem doer! É esta a principal diferença entre um Presidente que serve o Clube e um presidente que se serve de um clube.
Para mim continua a ser muito fácil escolher onde reside a minha lealda.”
10 Fevereiro, 2018 at 12:14
Gostava tanto de saber onde reside a leadade de outros. Com quem dentro do Sporting? Mas há alguma alternativa?
10 Fevereiro, 2018 at 12:12
Quem viu ontem o “governo sombra”?
Quem ouviu a opinião do benfiquista RAP?
Um tipo inteligente e sábio ( pena ser benfiquista )
“Tudo isto são problemas de estilo, no máximo. A minha posição é a seguinte: Parece-me que o Bruno de Carvalho está a fazer um bom trabalho. Eu sou do benfica, como toda a gente sabe, mas a sensação que eu tenho é que o Bruno de Carvalho tem feito um bom trabalho.
Ele entra num clube que estava em sétimo, que foi a herança que lhe deixaram. Daí para cá, tem voltado a lutar pelo título. O Bruno de Carvalho reconduziu o Sporting à luta pelo título, construíu um pavilhão -era uma vergonha um clube como o Sporting não ter pavilhão – as modalidades estão pujantes e são mais do que aquelas que quando chegou .
Eu muitas vezes sinto que sou Bruno de Carvalho. Eu estou a vê-lo a vencer a Taça de Portugal, e a ir pegar em jogadores ao colo e penso: Se fosse presidente do benfica, era exactamente isto que eu faria.”
10 Fevereiro, 2018 at 12:34
Fazer crer que o RAP é cartilheiro não ao é ridiculo como é não pescar nada sobre… Pessoas.
Como se o tipo de gente que se presta a isso não tivesse um padrão bem definido.
RAP é apenas mais um doente do Carnide. Mas anda loooonge da porcaria, acredito eu, que se faz lá por casa.
O business dele é a piada, está longe de precisar de avença como outros que parecem gritar orgulhosos que precisam dela.
10 Fevereiro, 2018 at 12:49
Não é cartilheiro, mas é um humorista muito selectivo. Existem 3 pilares onde o seu humor nunca chega: carnide, partido comunista e margem sul.
10 Fevereiro, 2018 at 13:03
Janela
Diamantino
RPB
Ventura
Governo
Guerra…
RAP!
Não faz sentido. E ele é demasiado inteligente e abrangente para se sujar com estratagemas destes que o Windows engendrou (ou aprimorou, que o pai da cartilha é mesmo o Burns. O Janela só a disseminou).
10 Fevereiro, 2018 at 13:11
Claro que não é. É um lampião…não é cartilheiro. É demasiado lampião para isso…para ser cartilheiro é preciso meter o orelhas ou o esquema acima do benfica…
10 Fevereiro, 2018 at 13:09
Um humorista tem mesmo de fazer humor sobre tudo?!
Epah…então eu só conheço humoristas seletivos…
10 Fevereiro, 2018 at 18:35
O humorista vive nas zonas cinzentas
10 Fevereiro, 2018 at 18:48
A ideia não foi fazer crer que RAP era cartilheiro, mas sim desmascarar quem estava atrás do nick regressoaopassado, e pelo vistos RAP, ao negar ser cartilheiro acaba por confirmar os serviços clandestinos prestado por ricardo costa ao benfica.
10 Fevereiro, 2018 at 13:28
RAP: “Não há dúvida que é adepto do seu clube.” O RAP não é lampião, é benfiquista. Não é connosco. Como é possível haver benfiquistas que reconhecem o bom trabalho do BdC enquanto há sportingados a preferirem estar em último lugar a terem o BdC??
10 Fevereiro, 2018 at 13:10
Boa posta Javardeiro, como sempre aliás.
Sem querer (ou talvez não) puseste o dedo todo na ferida, o grande problema do Sporting sempre foi e é este, os grupos os grupinhos e as grupetas, tu resumes a 4 mas garanto-te que dentro de cada um deles deves ter no mínimo mais uns 10 subgrupos e dentro de cada um desses 10 subgrupos tens 10 cabeças a pensar de forma diferente.
E o busílis da questão é que a maioria delas acha que aquilo que pensa é que importa, não é o Sporting, é triste mas é verdade, a maioria dos Sportinguistas metem as suas convicções pessoais e os seus interesses acima do clube, farto de ouvir:
-“este não é o meu Sporting”;
-“este não é o meu presidente”;
-“este não é o meu treinador”
-“se este entrar deixo de ser sócio, se o outro sair deixo de ser sócio”
Foda-se, mas o que é que esta gente quer? Para estarem todos satisfeitos num universo de 150.000 sócios tinha que haver 90.000 Sporting’s, pró caralho pá, só há um Sporting, o Sporting clube de Portugal.
BdC deu (mais um) tiro de canhão no pé com esta birra, está a pôr a cabeça no cepo e a oferece-la em bandeja de prata porque uma coisa é ter uma maioria de 86% numa eleição onde votam quase 20.000 pessoas outra, bem diferente, é conseguir 75% uma assembleia onde estarão 1500 ou 2000 pessoas, estou a achar muito fácil aos cães de fila mobilizarem-se em algumas centenas e conseguirem deita-lo a baixo (não me lembro se o nº de votos por sócio também conta nas assembleias, mas se assim for tem tudo para correr mal).
Dia 17 lá irei estar para contribuir que meia dúzia de filhos da mãe não consigam destruir um trabalho e um caminho que está a ser globalmente muito positivo mas estarei a contragosto e por 2 razões:
1- É uma estupidez convocar uma AG destas com matérias sensíveis como estas para esta altura da época.
2- É uma estupidez uma direcção eleita à menos de 1 ano com 86% dos votos vir pedir legitimidade aos sócios, não faz sentido nenhum, só dá força aos outros 14%.
PS: Já li muita merda escrita por BdC, mas aquele post do sozinho no dia de anos e das filhas e a querer ir embora e do camandro é medonho, tive uma real vontade de o mandar bardamerda, se quer ir embora pois que vá, o Sporting fica SEMPRE.
SPORTING SEMPRE
SL
10 Fevereiro, 2018 at 13:17
Eu vou pela primeira vez a uma AG. Vou para apoiar o Bruno, porque sei que há muita betalhada no Sporting. Mas sim, estes posts do BdC são esquisitos. Como foi o vídeo dele sobre o nascimento do filho ou filha, como foi o casamento dele e os posts apaixonados depois de derrotas do clube. Cansa, mas é formidável vs estar em 7º e com muito menos modalidades e sem pavilhao, nem respeito…
10 Fevereiro, 2018 at 13:29
Eu pergunto-me como é que isto é possivel.
http://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/715459
Mas no fundo sei! A falta de vergonha de gente que se diz do Sporting, chega a níveis completamente surreais. Chega a ser épica!
Eu nem sei o que dizer mais…olhem ponham os olhos nisto foda-se.
10 Fevereiro, 2018 at 15:57
Para que não cliquem no link, fiz o sacrifício.
É o porco do PPC a queixar-se que não foi convidado e a chamar criminoso a BdC
10 Fevereiro, 2018 at 18:37
O PPC é jornalista?
O PPC é associado do SCP?
Então não tinha nada que ser chamado.
Simples.
10 Fevereiro, 2018 at 15:47
É impressão minha ou há demasiada gente (presidente incluído) a darem demasiada importância às redes sociais, e blogs e afins, e a tomarem as opiniões aí expressas como representativas do estado de alma da generalidade dos Sportinguistas?
10 Fevereiro, 2018 at 16:39
Não faço puto ideia em que tipo de grupo me insiro.
Entre os meus amigos do Sporting, vejo todos estilos e feitios, muitos até híbridos. Hoje estão assim, amanhã assado, influenciados por um bom resultado (desportivo ou não), influencidos por um acontecimento mau.
Sei que estou com BdC. Sei o que fez e não me interessa como. Desde que não cruze a linha da corrupção, que não seja anjinho e faça o melhor possível.
Sei tb que há muito a fazer e acredito que é com ele que venceremos o Nádegas FC e os títulos no futebol acompanharão os das modalides e a restruturação financeira.
Acredito que o marketing continuará a melhorar e aquilo que me deixa de pé atrás é a comunicação. Melhorará? Duvido.
Penso que este episódio veio numa péssima altura pois o facto de haver alguma polémica envolvida (não interessa pq agora nem como) criou um reboliço interno que tirou até o foco do que se passa lá fora: PJ e lampiões.
O Sporting sem BdC acaba? Não. É que neste momento está até apetecível.
O Sporting com BdC continuará forte e será ainda melhor? Sim, mas ele que não faça birras pq quem teve aquela percentagem de votos nas eleições não precisa de reforçar a liderança. Faça o seu (excelente) trabalho e daqui a 3 anos os sócios dizem de sua justiça.
10 Fevereiro, 2018 at 17:45
“Sei que estou com BdC. Sei o que fez e não me interessa como. Desde que não cruze a linha da corrupção, que não seja anjinho e faça o melhor possível.”
Nem pensar. Estar com BdC com estas perseguições a socios? Dispenso.
10 Fevereiro, 2018 at 18:01
És muito engraçado. E esse sócios não o perseguem para lá do razoável? Pimenta no cu dos outros é refresco, não é?
Pois eu espero que vão corridos. A pontapé, se possível. Estou farto de punhos de renda, de falas em voz em baixa, do parecer bem.
Hipocrisia.
10 Fevereiro, 2018 at 18:26
Todos? É que comparar um PPC com um qualquer anonimo que ali esteja é um bocado puxado. Tu sabes que o perseguem todos? Ou generalizas como BdC faz?
Cá me parece que neste caso tas a falar de cor, mas mal.
10 Fevereiro, 2018 at 18:38
Generaliza, óbvio. O Nuno Mourão estava na lista de sportingados/gentalha e agora já não está. Já foi sportingado. Do verbo não é mais.
10 Fevereiro, 2018 at 18:41
Falar de cor? São anónimos? Grande confusão que para aí vai. Tu, eu ou outro qualquer aqui da Tasca é “perseguido”? Vai ser expulso? Muito me contas.
Mete na tola de uma vez que a malta daquela lista é tudo menos inocente. Que não queiras ver isso, estás no teu direito. Que queiras fazer dos outros parvos, isso é que não.
10 Fevereiro, 2018 at 18:50
Mas conheces todos da lista para dizer uma coisa dessas? Nao acredito. Tas é a assumir que são todos iguais porque BdC fez uma lista com aqueles nomes todos
10 Fevereiro, 2018 at 18:52
O BdC disse que estaria disponível para explicar 1 por 1 o porque de estarem na lista de convidados…por isso é aparecerem que saberão porque é que estão. ..
10 Fevereiro, 2018 at 18:58
E os jornalistas foram convidados junto com os associados, porquê?
10 Fevereiro, 2018 at 19:03
Porque pelos vistos têm muitas dúvidas ou divulgado coisas erradas sobre as alterações de estatutos. Assim podem por às suas dúvidas à vontade que o presidente esclarece…
Não sei o que têm dito…não acompanho a CS…
O presidente quer esclarecer toda a gente e por isso escolhe os que parecem ter mais dúvidas ou mais certezas erradas…
10 Fevereiro, 2018 at 19:05
Então não quer esclarecer os sócios. Quer armar um circo com CS e tudo à mistura. A CS, aquele bicho que não pode saber nada do que se passa nas AG’s.
10 Fevereiro, 2018 at 20:29
As pessoas podem ir e fazer um circo ou ir e serem esclarecidas…a escolha é delas…
10 Fevereiro, 2018 at 20:34
Tiago, mas se houver circo será só por culpa de quem lá for? Do outro lado nao pode haver?
10 Fevereiro, 2018 at 18:54
Leão.
Conheço pessoalmente um. É tudo menos isso.
10 Fevereiro, 2018 at 19:00
Tudo bem, não tenho razões para duvidar do que dizes. Mas então está lá porquê? É que parece-me difícil que os nomes estejam lá porque apetece ou por simples capricho.
10 Fevereiro, 2018 at 19:03
Leão, dei-te o exemplo do Nuno Mourão. Esteve na lista e agora já não está. Não se atiram nomes assim para a praça pública sem mais nem menos!
( E sim, há ali gente que nem merece a água que bebe )
10 Fevereiro, 2018 at 19:08
Se já não aparece é porque se calhar ele e o Presidente já falaram e esclareceram qualquer mal entendido. No estado em que as coisas estão pode ser difícil perceber quem tenta minar e quem simplesmente critica isto ou aquilo.
10 Fevereiro, 2018 at 19:13
Por isso,mesmo. Não devia lançar nomes assim. Quando nem todos são farinha do mesmo saco, como pelos vistos aconteceu em relação ao Nuno Mourão ( com quem falou, porque pelo que percebi, até “foram/são” amigos.).
10 Fevereiro, 2018 at 19:20
Podem ser escumalha do pior. Mas estas listas… se aparece algum maluco? Ficará tudo de consciência tranquila? Uns sei que sim, “só se perdem as que caem”, mas há gente que já ultrapassou a fase do pitecantropo. Do ” outro lado” também há famílias, também ha quem seja um efeito colateral.
Injúrias e calúnias, há locais próprios. Estão um bocado atarefados agora, mas arranja-se um tempinho…
10 Fevereiro, 2018 at 19:47
Não sei pq está lá. Honestamente.
10 Fevereiro, 2018 at 18:36
Nem cheguei aí, Bruno. Falei no geral.
Se for a esse detalhe, abomino isso. O pior de BC não são as birras (feitio), é mesmo o policiamento na net, fruto de uma equipa que um dia perderá o tacho.
A crítica existirá sempre, é preciso saber viver com ela. Seja a feita com elevação, seja aquela que merece desprezo ou… processo.
10 Fevereiro, 2018 at 18:40
Sendo assim, tas safo 🙂
Senão era aaaaaaaaaaah castigado
10 Fevereiro, 2018 at 18:57
Muito se fala de florestas e árvores.
A minha balança, avariada ou não (diga-se justa)… ainda é a que uso.
Quero acreditar que isso não se repetirá e até seja esclarecido.
10 Fevereiro, 2018 at 19:06
Ca aguardamos. Espero o mesmo
10 Fevereiro, 2018 at 17:55
“Sei que estou com BdC. Sei o que fez e não me interessa como. Desde que não cruze a linha da corrupção, que não seja anjinho e faça o melhor possível.”
Estar com o BdC que quer expulsar sócios que preferem que o Sporting esteja em último lugar a verem o BdC a liderar?
Estou 100% com o BdC.
10 Fevereiro, 2018 at 18:05
Brave, além do que o “viwefromLisbon” destacou, e que subscrevo a 1.000%, permito-me destacar o seguinte:
“O Sporting sem BdC acaba? Não. É que neste momento está até apetecível.”
para acrescentar o seguinte: Não acaba, de facto. Mas como vimos nos últimos 20 ou 30 anos até é fácil arranjar um Bruno de Carvalho.
10 Fevereiro, 2018 at 19:52
Excelente post do Javardeiro, como sempre!
Apesar de ainda ser relativamente jovem (nos 40’s…), já vi muita coisa acontecer no Sporting.
Não sou do tempo do João Rocha, que muitos dizem ter sido o nosso melhor Presidente. A minha memoria remonta aos tempos do Sousa Cintra.
Daí para cá fui assistindo a uma sucessão de lideranças. Cada uma mais desastrosa e nociva que a anterior. A cada ano que passava, o meu clube ficava cada vez pior e cheguei ao ponto de sentir que os nossoa rivais já “simpatizavam connosco”. Coitados, diziam eles. Faz falta um Sporting forte ao futebol portugues. Ao mesmo tempo, comecava a colar a expressão da “belenensizacão” do Sporting. Sei lá como se escreve a expressão, mas a idria era clara: em breve seríamos o próximo Belenenses.
Eis que, mergulhados na crise mais profunda de que tenho memoria, surge um jovem desconhecido chamado Bruno de Carvalho.
Entre perpetuar os que já lá andavam ou apostar no desconhecido, votei BdC. Não eaperava nenhum messias… apenas estava num ponto em que sentia que a mudança era inevitável e urgente. E o discurso e as ideias de BdC cativaram-me. Parecia eatar ali alguem que podia mudar o clube.
Passados 5 anos, as diferenças são tantas que até parece que nos esquecemoa de como estavamos em Março de 2013… lembram-se? Eu lembro-me bem. E dói-me o coração só de pensar na ideia de poder voltar a esses tempos.
Mas vamos a BdC. E sobre ele tenho uma ideia muito clara: não é nenhum messias nem nenhuma divindade perfeita!
Como todos nós tem virtudes e defeitos. Escuso-me de as referir, pois todos nós as conhecemos e já as debatemos amplamente.
Eu apenas faço um balanço e uma reflexão: pesando os dois pratos da balança, BdC fez mais bem ou mal ao Clube?
Eu não tenho qualquer dúvida de que os seus meritos superam largamente os seus deméritos e por isso é que ele continua a ter o meu apoio.
Sem seguidismos, sem palas… apenas reconhecendo e agradecendo o que ele fez pelo Sporting e que espero que continue a fazer durante muitos anos.
Os defeitos, penso que ele (melhor do que nós) saberá que os tem. Como pessoa inteligente que é, certamente que os tentará moldar. Mas todos temos a nossa natureza e desengane-se quem pensa que ele vai mudar muito.
Andamos toda a vida á procura do jogador maravilha, do treinador ideal ou do presidente perfeito. Esqueçam. Isso não existe.