No meio de tantos pedidos, Nuno Salpico, juiz de direito, que tinha julgado um processo cível dos encarnados, surge a pedir um patrocínio para um filme sobre D. Nuno Alvares Pereira, o Santo Condestável…
Não só nas bilheteiras do Estádio da Luz há uma corrida aos bilhetes sempre que o Benfica joga em casa. Nas caixas de correio de alguns responsáveis também se assiste a um corropio de pedidos e ofertas: um lugar para Júlio Loureiro, funcionário judicial, bilhetes para o Serviço de Finanças de Lisboa (5) e até Rita Abreu Lima, chefe de gabinete do ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, avançou com a clássica “cunha” para uns lugares. No meio de tantos pedidos, Nuno Salpico, juiz de direito, que tinha julgado um processo cível dos encarnados, surge a pedir um patrocínio para um filme sobre D. Nuno Alvares Pereira, o Santo Condestável.
Os emails já tornados públicos no blog “mercadodebenficapolvo.wordpress.com” revelam que, em setembro de 2010, Pedro Garcia Correia, advogado da sociedade “Correia, Seara, Caldas, Associados” (CSCA), envia um primeiro mail ao juiz, afirmando que a falta de comunicação até à data “não significa esquecimento da sua solicitação”. Nesse ano, recorde-se, Nuno Salpico era o juiz titular de um processo cível que opunha o Benfica à Britalar, empresa do presidente do Sp. Braga, António Salvador, caso que acabou com um acordo extra-judicial. No mesmo mail, o advogado do escritório que tem representado o SLB em alguns processos referiu ao juiz que pretenderia abordar “pessoalmente” Luis Filipe Vieira sobre as “questões” colocadas pelo juiz.
E que “questões” eram essas? Tudo se tratava, como se percebe de uma comunicação de 13 de Setembro de 2010 do juiz para o advogado, de um patrocínio do Benfica a um filme do “Condestável Nuno Álvares Pereira”. ” O argumento conta no seu elenco de 131 cenas com uma cena dedicada a uma singela partida de futebol no Verão de 1385, escassas horas antes da Batalha de Aljubarrota, onde estará, quem sabe, a génese de um Benfica grande (sonhando na noite dos tempos), jogado pelas gentes do povo de Lisboa (paralelismo que sairá reforçado, acaso seja possível a participação dos craques do Benfica no jogo filmado)”, argumentou o juiz.
Os emails foram reencaminhados para um dos sócios da CSCA, José Luís Seixas, que há pouco tempo representou Luís Filipe Vieira nas buscas realizadas à sua casa no âmbito da Operação Lex. A 14 de Setembro de 2010, o advogado fez chegar o pedido a Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica, com o seguinte comentário: “O dr. Nuno Salpico, além de um juiz de mão cheia, tem sido particularmente atencioso com os advogados do Benfica. Além disso, o Santo Condestável merece tudo”.
O vasto acervo de emails não mostra o que aconteceu à proposta, mas revela que pedidos de bilhetes não são um exclusivo do actual governo. Em 2011, Diogo Guia chefe de gabinete do então secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, fez chegar a Paulo Gonçalves um pedido: três bilhetes para a “colega” Rita Abreu Lima, chefe de gabinete do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e outros elementos da estrutura. Jogo em causa: SL Benfica- FC Otelul para a Liga dos Campeões, que acabou com a vitória do clube da Luz por 1-0. O pedido já tinha sido recusado pelos serviços do Benfica, mas Diogo argumentou com Paulo Gonçalves: “Sendo objectivamente chato, pergunto se consegue um milagre das rosas”. Diogo Guia atreveu-se a pedir “o favor”, “pois este pedido veio directamente de cima. E é importante”.Na resposta, Paulo Gonçalves informou que o administrador executivo Domingos Soares Oliveira tinha liberado a oferta, mas advertiu: “Não podemos, contudo, garantir que este nível de deferência se possa repetir no futuro”.
Bilhetes para a repartição de Finanças
Quem também tinha direito a bilhetes era o Serviço de Finanças 5 de Lisboa. Isto mesmo se percebe de um email enviado, a 28 de novembro de 2016, por Cristina Lopes, quadro do fisco, para António Rafael Rovisco, do departamento de contabilidade do clube: “Se fosse possível, arranjava-me três bilhetes fora os da repartição para o jogo com o Nápoles para mim. Obrigado”. O jogo para a Liga dos Campeões disputou-se a 6 de Dezembro de 2016, terminando o Benfica com uma derrota por 1-2. No mesmo dia da solicitação António Rovisco fez chegar o pedido a Miguel Moreira: “Consegue-se satisfazer este pedido do Serviço de Finanças?” até acabar no email de Ana Zagalo, directora do departamento Corporate, com a indicação: “Proporciona estes 3 convites às finanças, sff”.
Recorde-se que o actual ministro das Finanças, Mário Centeno, foi investigado por um eventual crime de recebimento indevido de vantagem, por o seu assessor ter solicitado dois convites para um Benfica-Porto de 2017. No caso da repartição de Finanças, o pedido terá sido bem maior
E mais bilhetes para o funcionário judicial que partilha informação do tribunal
Já em Abril de 2017, Paulo Gonçalves fez chegar a Ana Zagalo pedidos de bilhetes (Benfica-Estoril) para dois personagens centrais do chamado caso dos emails: Nuno Cabral, antigo delegado da Liga, suspeito de passar ao Benfica informação privilegiada daquele órgão e dados pessoais de árbitros, e Júlio Loureiro. Este último foi contemplado com quatro bilhetes para o piso 1. Um mês antes, Júlio Loureiro também integrou uma lista de pedidos de bilhetes feita por Paulo Gonçalves para o Benfica-Porto, tal como Nuno Cabral e Ferreira Nunes, antigo vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, que tem estado ligado ao caso dos emails desde o início.
Quem é Júlio Loureiro? De acordo com outros emails já difundidos publicamente, tratar-se-á de um funcionário judicial do Tribunal de Guimarães. A 10 de Novembro de 2016, através de um endereço de correio electrónico do “gmail”, Júlio Loureiro enviou a Paulo Gonçalves uma notificação judicial para a audição do treinador Rui Vitória como testemunha num processo no Tribunal de Guimarães. Com o comentário: “Para conhecimento antecipado, dado ser uma data que antecede a viagem à Turquia, remeto-lhe cópia de uma notificação para Rui Vitória, Agradeço discrição quanto ao assunto uma vez que nem sequer é da minha secção, ok?”.
13 Fevereiro, 2018 at 13:48
Um jogo de futebol antes da batalha de Aljubarrota? Como falácia clubística? É esta merda de gente a quem confiamos o poder supremo do estado de direito?
13 Fevereiro, 2018 at 13:50
Isto é uma vergonha de país, qualquer pessoa importante que necessita de qualquer coisa vai ao Estádio da Luz, porque sabe que ali há um centro com tráfico de influências e consegue obter o que precisa.
13 Fevereiro, 2018 at 13:51
E continuamos a aguardar as consequências de todo este enredo mafioso…
Ledman ou Campeonato Prio?
Carregueira ou Monsanto?
13 Fevereiro, 2018 at 13:55
Terreiro do paço. Porque “nenhum politico, funcionário público ou juiz se deixaria corromper por uns míseros bilhetes”.
Se tiver que vir o galamba, o alegre, a avoila e o gajo do sindicato dos juízes gritar isso, vêm.
13 Fevereiro, 2018 at 13:54
A lenda do Escobar de Lisboa.
13 Fevereiro, 2018 at 20:58
Escobar das Furnas!
Deixemos Lisboa em paz.
13 Fevereiro, 2018 at 13:57
Dantes se querias dinheiro “vai ao Totta”. Agora é mais “manda mail ao orelhas, para dinheiro, bilhetes ou o tempo que quiseres por 200”
13 Fevereiro, 2018 at 14:03
Eu continuo na minha….enquanto nao limparem um gajo destes nada mudara.
Oxala q nunca me aconteça mas se alguma vez tiver o azar de me encontrar em fase terminal da minha vida…… Aiiiii q tao bem fodidos….. Limpo meia duzia……..
13 Fevereiro, 2018 at 14:20
Não é preciso limpá-lo.
Basta pô-lo a limpar latrinas em Alcoentre.
Isso da pena suspensa é mesmo à tuga.
14 Fevereiro, 2018 at 20:42
Estou contigo, Gaspas!
Esses e os do apito…
13 Fevereiro, 2018 at 14:14
Com tanto bilhete oferecido, as receitas de bilheteira da Luz devem rondar o zero.
É só um favor, como se diz agora, está no nosso ADN ajudar o próximo. Nada para ver, circular.
13 Fevereiro, 2018 at 14:15
O benfica é uma casa de putas.
14 Fevereiro, 2018 at 7:51
E baratas! Que nojo de gente
13 Fevereiro, 2018 at 14:39
Ainda vão rivalizar com os pastorinhos.
Santo estadista, mecenas, vão ser beatificados neste pais cheio de gente de merda com um futebol que tresanda a merda.
13 Fevereiro, 2018 at 15:34
Os tripas já se tinham torcido todos para mostrar (?) que nasceram antes de 1900…
Os lampiolhos, que nem conseguem esconder que foram fundados em 1908 agora querem provar que estão nos antipodas do futebol até como modalidade…
1385?!
Dasssss…
Porque não dizer que no ano 18 DC foi encontrada uma tunica com a inscrição JC nas costas e que tinha uma avestruz bordada na frente junto ao peito para mostrar que de facto foi ali que nasceu a ideia dum benfica. Vá lá… assim como assim, a malta do garrafão de 5L papa tudo… esta não seria a mais descabida.
13 Fevereiro, 2018 at 15:35
Essa malta anda muito catolica. Sao padres, santos, etc.
13 Fevereiro, 2018 at 15:41
Genial!!! A outra está um pouco difícil – Benficagal – mas a esperança é a última coisa a morrer…wait…
S.L.
13 Fevereiro, 2018 at 16:07
Então cá temos “a ultima novidade…”
Os lampiões “já existiam em 1385”
E eu “que pensava que por exemplo aqui um obidense de nome Antão Vaz Moniz, tinha feito parte da Ala dos Namorados…”…
Constato agora que isso “deve ter sido tudo uma treta…”(não confundir com tetra…)
A “Ala dos Namorados nunca existiu…e quem bateu (são especialistas…) nos espanhóis…foram aos No Name Boys…”…
Isto nada como “reescrever a história”…
“Está provado… os lampiões…
Antes do ser…já o eram…” (vigaristas, ladrões, assassinos. corruptos…arguidos…)
Estou (sentado…) à espera de ver o “resultado final de toda esta corrupção…”
SL
13 Fevereiro, 2018 at 16:17
Revisionismo lampião, pela mão de um juiz, e a um nível completamente louco.
Onde é que isto vai dar não sei, possivelmente a nenhures, mas descer mais baixo não será possível.
13 Fevereiro, 2018 at 16:08
já que estamos em 1385…
eu para toda esta gente pedia humildemente a forca.
que sejam todos enforcados e atirados aos porcos.
13 Fevereiro, 2018 at 16:16
Nem tanto a terra nem tanto ao mar. Embora desconfie que se fosse ao contrário, aquela cena da teoria da resistência passiva e pacifica do Ghandi aplicada ao Sporting acabava com o Clube…oh wait..
13 Fevereiro, 2018 at 16:23
No Carnaval costuma-se queimar gatos em certas culturas…
Eu como sou amante dos felinos, e não quero o PAN à perna, poderiamos optar pela queima do Rabolho.
13 Fevereiro, 2018 at 16:20
A padeira era do BENFICA!!!!
Sócia fundadora!
13 Fevereiro, 2018 at 16:47
Quando o Salpico pinga na cueca…
13 Fevereiro, 2018 at 17:10
Enfim. A puta da vergonha…
13 Fevereiro, 2018 at 18:39
Mais do mesmo não sei quando vão ser responsabilizados por estes anos de corrupção .
13 Fevereiro, 2018 at 18:43
Vocês estão a trocar essa cena toda, não era Alves Pereira era Alves dos Reis, esse sim, garantidamente rabolhense, garante quem sabe que foi nele que o orelhas se inspirou e aí sim a história do jogo com a prata da casa faz mais sentido.
13 Fevereiro, 2018 at 21:27
Comparado com o orelhas Vieira, Alves dos Reis era um senhor.
13 Fevereiro, 2018 at 18:50
Depois do Rangel,outros virão à tona pois, a verdade é como o azeite. nada poderão fazer quanto a isso. A informação vai surgir e ficamos com provas daquilo do qual apenas podíamos ter suspeitas. O Estado Lampiâmico é um estado totalitário, subversivo e terrorista. Os seus instrumentos são a corrupção, a coacção moral a chantagem, a agressão e a prática de homicídios. Estão à vista de todos, a totalidade dos meios a que recorre para dominar Federação, Liga, banca, política e futebol. São sempre os mesmos O Califa manda executar (autoria dos crimes) outros levam-nos a cabo, seguindo as instruções recebidas.
É bom que venham TODAS as informações a público para que os Tribunais se não eximam de julgar e para que todos os corruptos neste golpe de estado não sejam, sem excepção JULGADOS e CONDENADOS.
13 Fevereiro, 2018 at 18:55
O Julgamento e Condenação destes criminosos tem de ser feito de forma veemente na praça pública, na opinião pública que deve gerar um verdadeiro sentido de repulsa pelos crimes praticados e pela impunidade dos criminosos. As coisas desta vez não podem ficar assim, descoloridas, desculpadas, perdoadas e inconsequentes.
Os TRIBUNAIS, para se distanciarem dos cambalachos têm de se revelar o órgão de Soberania Isento, Autónomo e Independente que constitui o último baluarte do ESTADO DE DIREITO. Assim não sendo, apenas uma coisa passa a justificar-se: -Uma revolução e novos 40 anos de ditadura.
13 Fevereiro, 2018 at 20:13
OFF:
Querem ver o Man City a dar 5 no estádio onde o benfica levou 5?
13 Fevereiro, 2018 at 20:19
E a entrada da Juve? Dá para perceber como nos batemos bem na fase de grupos…
13 Fevereiro, 2018 at 20:16
Off:
O presidente da Juve deu um beijo na mulher depois do primeiro golo.
#vergonha
13 Fevereiro, 2018 at 20:37
Na mulher dele?
13 Fevereiro, 2018 at 20:41
A minha não era.
13 Fevereiro, 2018 at 21:15
Presidente corrupto como o nosso ditator
13 Fevereiro, 2018 at 21:13
Negócio excepcional do Ajax, à la Slimani. Compra o central Davinson Sánchez em julho de 2016 ao Atlético Nacional por 500 mil euros, e um ano depois vende ao Tottenham por 25 milhões.
13 Fevereiro, 2018 at 21:14
Só quando o Bruno de Carvalho for embora é que esta podridão muda… está mais que visto.
13 Fevereiro, 2018 at 21:41
Escusas de te preocupar, não querem, desenrasquem-se. O Benedito que dê conta do Vieira e do Pinto da Costa.
13 Fevereiro, 2018 at 21:48
True…
13 Fevereiro, 2018 at 22:25
quando tal acontecer passa existir espaco na CS para se falar de toda esta corrupcao .
13 Fevereiro, 2018 at 22:34
E ninguem poe em causa os valores q o sport lisboa apresenta na venda de bilhetes? Parece q a maior parte é oferecido!
14 Fevereiro, 2018 at 20:44
Estou, à data, absolutamente convencido que tudo isto não vai dar puta nenhuma!
Ninguém toca no Benfica!