“Esforço, Dedicação, Devoção, Glória”, por esta ordem. Essas são as primeiras e últimas palavras que as jovens esperanças vêem quando entram e deixam a Academia do Sporting Clube de Portugal.
Eu estava no complexo de 15.000.000 de reais do Benfica na noite anterior e o café com preço de 0,40 € servido por um pensionista bronzeado (usando uma careta permanente) na casa do clube deu um sinal de cabeça para os valores contrastantes que estavam aqui no complexo rural de Alcochete . Modesto, com uma configuração bucólica, a Academia foi usada como o campo de treinamento doméstico pela seleção nacional de Portugal durante o Euro 2004, e vários clubes europeus optam por vir aqui para estágios de pré-temporada extenuantes. Sem extravagâncias; Este era um lugar para o futebol.
À medida que os treinadores se reuniam em torno da diminutiva TV portátil, observando os destaques da Primeira Liga, enquanto discutindo o que a noite tinha na loja, não pude deixar de sonhar com o calibre dos jogadores que andaram por esses corredores e dormiram nos quartos ao lado, de volta quando eles nada mais do que um bolso cheio de ambição.
O Sporting é o único clube do mundo a ter produzido dois vencedores diferentes do Balon d’Or e as conquistas de Luis Figo e Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedoras, são celebradas com imagens assinadas e murais espalhados por todas as instalações.
“Ouça-me, Messi é uma aberração, um fora, e claramente o melhor de todos, mas o que Cristiano fez para estar perto de seus níveis fala muito sobre o homem. Ele veio aqui de uma ilha sem nada. Um menino magro com muitos maus hábitos que gostava de correr em defensores, e agora ele é um jogador completo. Uma besta “. O coordenador do guarda-redes Miguel Miranda continuou:” Nós o usamos como um exemplo em cada quarto aqui; do ginásio, às salas de aula de psicologia e aos vestiários. Ele se sacrificou para obter tudo o que ele tem agora “.
Em todos os seis arremessos, as sessões são conduzidas por Graduados Esportivos; Todos os membros da equipe de treinadores possuem um diploma em Ciências Esportivas e não há um ex-profissional com “velhos hábitos escolares” à vista. Viajando enquanto conversava com Miranda, notei uma ocorrência comum, já que a bola foi continuamente fechada para os alas que foram encorajados a dirigir em costas inteiras isoladas em cada exercício em que eu deitei os olhos.
“Cristiano, Figo, Nani, Quaresma … sempre nos especializamos em alas aqui. Se você olha para cada treinador, eles limitam os toques para os jogadores centrais que são encorajados a espalhar a bola em alas, que têm toques ilimitados para criar chances de largura “. O Sporting prospera para “jogadores de campo livre, e não com bateria”.
Intrigado e, depois de pressionar por mais informações, foi-me dito que, embora existam especialistas para cada posição no clube, os alas superiores do país abrem caminho para Alcochete, já que a academia os produz em uma base regular.
“10 dos nossos meninos constituíram o time português de 23 jogadores que venceu o Campeonato Europeu de 2016. Dos oito daqui que começaram na final, cinco são atacantes. Os outros dois vieram como alas! “Com olhos cheios de lágrimas e cheios de orgulho, Miranda continuou:” Nós gostamos que os meninos sejam livres para se expressar no campo. Nós amamos crianças criativas “.
Inaugurando o centro em 2002, o Leões foi o primeiro clube em Portugal a construir um complexo da Academia e, como o Benfica e o FC Porto, existe um modelo 4-3-3 que corre pelas veias do sistema juvenil aqui. No entanto, para cada treinador estão programadas “viagens de campo” para diferentes culturas de futebol, visitando as principais academias, como a La Masia do FC Barcelona, o De Toekomst do Ajax, bem como os focos da América do Sul, a fim de ver como as coisas são feitas em outro lugar e absorver o conhecimento de filosofias e crenças variadas de todo o mundo.
Depois de testemunhar um jogador de menos de 16 anos não conseguiu controlar um passe de 20 jardas pela terceira vez consecutiva, apenas alguns minutos depois de bater três adversários e terminar de 25 metros, briguei “Não consigo decidir se ele é o melhor ou o pior jogador Que eu já vi”. Com um olhar severo de corte, Miranda respondeu: “Ele se foi.”, Seguido de “Olhe para a pele dele”. Olhe para as pernas dele. Ele terminou ”
Minhas dúvidas sobre a seriedade do coordenador foram justificadas; Afinal, foi um homem que me colocou em uma brincadeira onde o guarda de segurança da Academia começou a me acompanhar fora da instalação apenas alguns minutos depois da minha chegada, antes de quebrar piadas toda a tarde.
O silêncio confuso foi cumprido por sua garantia: “Estou falando sério. Fazemos exames físicos nos meninos a cada três meses. Este garoto não está nos níveis que precisa ser e ele acabou amadurecendo. “Minha paixão permaneceu.
“Verificamos a pele dos jogadores para acne, joelhos e outras articulações para o crescimento e até mesmo verificar a genitália de nossos jogadores da academia para sinais de maturidade”.
Ele continuou: “Se um jogador não estiver apresentando o padrão que exigimos para sua idade e seu corpo parou de desenvolver, nós os liberaremos. Fisicamente, preferimos adolescentes magros e estranhos ao produto acabado às 15. Novamente, aqui, Cristiano é o exemplo perfeito. “Miranda continuou:” Não queremos que sejam profissionais em 14. Queremos que sejam profissionais aos 20 anos. ”
Tendo aberto o departamento de futebol juvenil em 1988, Aurélio Pereira passou a descobrir os gostos de Luis Figo, Paulo Futre, Simão Sabrosa, João Moutinho, Cedric, Ricardo Quaresma e Nani entre uma lista interminável de outros, mas é a seleção nacional de todos os tempos o melhor goleador que é o verdadeiro querido e os olhos de 70 anos de idade se iluminaram quando ele lembrou de como Ronaldo amarrava pesos às pernas e correra passando o tráfego nas ruas para ganhar força e velocidade.
Pereira avança em profundidade: “Isso nos dá uma idéia do que esses rapazes passam. Assim que entramos em contato com um jogador vindo de longe, nosso objetivo se concentra em trazê-lo para a Academia Sporting. Nós somos responsáveis por uma grande mudança na vida de jovens jogadores que poderiam se tornar excelentes um dia “.
Somente o Ajax, o Partizan Belgrado e o Dinamo Zagreb têm mais estudantes de academia jogando futebol de alto nível em todo o continente e o Sporting insiste em que o desenvolvimento das pessoas desempenhe um papel fundamental com planos de treinamento personalizados concedidos a indivíduos que incluem exercícios de ginástica personalizados e -Pitch importa. “Encontramos os pontos fortes e fracos de cada indivíduo e mudamos seu treinamento para refletir isso”.
Tendo mudado de Cheltenham, Inglaterra para Portugal e germinado pelo sistema juvenil Sporting, depois de sua mãe ter trabalhado no programa de hospitalidade para o Campeonato Europeu de 2004, o meio-campista do Tottenham Hotspur, Eric Dier, falou com The Guardian em seu tempo em Alcochete: “É um abordagem muito relaxada no Sporting em termos de futebol “, diz Dier. “Eles se orgulham de trazê-lo como uma pessoa educada e respeitosa. Eles nunca ficariam com raiva de você se você estivesse sem um passe, mas eles fariam se você estivesse desrespeitado com alguém. Não houve gritos. Eu ouço muito que esse é o caso na Inglaterra. Um bom jogador para eles era alguém que conseguia entender quando cometeram um erro e corrigi-los por si mesmos. Quando eu cheguei na Inglaterra para jogar, vi os treinadores terem ido aos jogadores quando cometiam erros e eles literalmente os falariam durante o jogo.
“Em Portugal, o treinador se sentava no banco e não dizia uma palavra. Nós acabamos de jogar. Era uma questão de nós cometer erros e aprender com eles. Você entende o jogo muito melhor assim. Para mim, o sinal de um jogador ruim é alguém que cometeu o mesmo erro duas vezes “.
O Sporting foi o pioneiro, o primeiro a tornar o caminho do futebol juvenil para a sua primeira equipe uma prioridade real e Miranda me assegurou o foco que eles colocam para garantir que os indivíduos estejam felizes no dia a dia. “Dietas corretas e padrões de sono são de grande importância aqui e ter o estilo de vida correto tem um enorme efeito sobre o desempenho. Quando os jogadores se apresentam bem no campo, eles acham tudo mais fácil, eventualmente se tornando contente com os desafios da vida. O desenvolvimento dos seres humanos é de grande importância! ”
O sucesso de Cristiano Ronaldo conta sua própria história, e seguindo uma carreira distinta no campo, o vencedor do Balon d’Or 2000, Luis Figo, passou a prosperar em múltiplas avenidas. Fluente em cinco línguas, o embaixador da Parceria Stop TB na luta contra a tuberculose também é o fundador da Network90, um site de rede de membros privados para a Indústria de Futebol Profissional e um membro do conselho do projeto de caridade Inter Campus administrado pela Internazionale , além de possuir bares e restaurantes em todo o país.
Eu acenei “boa noite” para o garçom ainda franzido enquanto passava uma camisa de Portugal assinada pelos 10 ‘Os Aurélios’, que passaram a se tornar Campeões da Europa. Este não é apenas um terreno fértil de talentos de série, mas os campeões que já residiram nesses salões, além da extensa lista de outros que exercem seu comércio em todo o mundo, são todos um testemunho do “Esforço, Dedicação, Devoção, Glória” lema que é instalado aqui.
19 Fevereiro, 2018 at 14:43
Li o original, no próprio dia!
Excelente artigo/reportagem!
Há algum talento, actualmente, na formação mas não está ao nível que se deseja para dar jogadores para a equipa principal. Estão longe das fornadas que tinham João Mário, Iuri, Geraldes, William, Dier, Illori, Pedro Mendes, Geraldes e outros.
Entre a equipa B e os juniores, tirando o Leão que já está lançado, devem estar por lá 3 ou 4 com possibilidades de aspirar a chegar à equipa A, e um é o Max – o que dá 2 ou 3 jogadores sem serem GR.
É preciso fazer mais. Vejo mais talento nos B e juniores dos rivais.
19 Fevereiro, 2018 at 15:02
Já que este é o assunto vejam o post de hoje no Lateral Esquerdo sobre o Matheus Pereira e o Nível altíssimo a que tem atuado (muito superior ao de Raphinha por exemplo e se calhar até acima do muito bom que Gelson tem feito no SCP). Pura e simplesmente nunca conseguiremos comprar talento deste que conseguimos criar na academia, teremos com Bruno Fernandes pela primeira vez encontrado um jogador de nível Mundial fora dos que vêm da academia, os outros que temos William, Gelson e que poderemos ter (Matheus, Geraldes e Leão) vem da formação. E a razão é simples a liberdade criativa e não estar focado nos resultados nas idades jovens, uma receita que sempre se preferiu em Alvalade ao invés dos altos fortes e mais velhos só para ganhar jogos. Melhor só se faz em 2 ou 3 sitios do mundo, por isso compara melhor do que o sai daqui é difícil!
19 Fevereiro, 2018 at 15:47
Matheus Pereira melhor do que Gelson Martins esta época? Só podes estar a gozar.
19 Fevereiro, 2018 at 16:09
Estou a gozar porquê? Porque vejo 10 exemplos de passes a rasgar linhas do Matheus esta época e 0 de Gelson. Porque vejo muito mais critério no último passe em várias jogadas do Matheus, quando o do Gelson continua a ser muito fraco. É só dar um olhada no vídeo de 13 minutos que está no Post do Lateral Esquerdo para identificar várias decisões e critério no passe que não se vê no Gelson. Sim com esta regularidade com que está a jogar mostra várias coisas que Gelson não têm.
Depois temos o desiquilibrio 1X1 e a velocidade onde Gelson é melhor (há mais tempo) mas em que Matheus ultimamente não está muito atrás.
Se no mesmo contexto as coisas se manteriam assim ninguém sabe, agora na situação atual sim tem estado a um nível altissimo e nos último 12 13 jogos a fazer muita coisa que não vejo no Gelson. O Gelson tem um 1×1 de topo Mundial mas falta-lhe ainda muita coisa mais importante.
19 Fevereiro, 2018 at 16:12
Não se pode apontar defeitos a Gelson….calma.
Já o disse há vários posts atrás…choveram pedras
19 Fevereiro, 2018 at 16:24
O problema para mim nem é apontar defeitos ao Gelson.
Como jovem que é, há-de ter muitos defeitos, muitas qualidades e muito a aprender.
O meu receio é que o Matheus Pereira, venha a sofrer dos problemas in(visuais) do senhor que se senta no nosso banco, com uma braçadeira de treinador.
19 Fevereiro, 2018 at 16:27
és o irmão mais velho do Rocky Balboa? Aquele que teve de abandonar o ringue por causa da ‘Chronic traumatic encephalopathy’ ?
19 Fevereiro, 2018 at 16:24
“Se no mesmo contexto as coisas se manteriam assim ninguém sabe”
É só isto Amaral.
Não é possível comparar a pressão de jogar no Sporting e ser a principal figura da equipa com a pressão de jogar no Chaves. Não dá.
19 Fevereiro, 2018 at 19:53
Exacto daí o iuri nao pegar de estaca no Sporting… a Verde e Branca pesa MUITO. Concordo que o Matheus tem jogado a um nível altíssimo… o problema é que no Sporting tenho medo que não o consiga fazer… lá está o peso da camisola uma vez mais…
19 Fevereiro, 2018 at 16:46
Amaral,
“Pura e simplesmente nunca conseguiremos comprar talento deste que conseguimos criar na academia”
É por isso que quando se fala em orçamento, convinha que quem fala que não conseguimos ir buscar jogadores pelo valor do fcp e do slb se lembrassem do que produzimos.
Quanto custaria ir buscar um RP, Sir ou Gelson? Matheus ou Xico?
Acabamos por ter jogadores que custariam largos milhões a custo “zero” porque os formamos.
19 Fevereiro, 2018 at 18:50
Melhor que o raphinha?quando é o melhor marcador do Vitória?quem tem mais golos/assistências?não entendo a tua lógica.
19 Fevereiro, 2018 at 18:50
Do Gelson acho que nem é preciso dizer nada.
19 Fevereiro, 2018 at 15:43
Um off
Pela convocatória, lá teremos BC a lateral esquerdo logo…ou será Acuna??
19 Fevereiro, 2018 at 18:56
provavelmente acuna
19 Fevereiro, 2018 at 15:47
Matheus Pereira, o meu jogador favorito da academia. Magia pura e muita inteligência !
Espero bem que tenha uma VERDADEIRA OPORTUNIDADE na proxima época
19 Fevereiro, 2018 at 15:57
Um bom resumo do Matheus
https://www.lateralesquerdo.com/2018/02/19/matheus-pereira-a-explosao-do-talento/
19 Fevereiro, 2018 at 16:01
Matheus deveria estar no plantel!!
Tem características que mais ninguém tem no plantel….mas preferimos titulares da costa rica
19 Fevereiro, 2018 at 16:03
Matheus devia ter sido aposta na 2a epoca de JJ, dando continuidade à apoata feita na 1a epoca. Preferiu-se Markovic e Joel.
Espero que para o ano fique de vez.
19 Fevereiro, 2018 at 16:05
Com este treinador vai ser difícil.
Certamente haverá jogadores mais experientes e com domínio. De línguas à frente de Mateus
19 Fevereiro, 2018 at 16:41
Concordo com o brunovl e concordo com o JonnyBalboa. Acho que têm ambos razão… 🙂
19 Fevereiro, 2018 at 16:47
Fom Fom fom
19 Fevereiro, 2018 at 16:01
Excelente artigo.
Vamos ver o que nos reserva o final de época e início da próxima.
Para o ano, no plantel vão estar Leão e Matheus. E vão espalhar magia.
19 Fevereiro, 2018 at 16:41
Se não estiver lá alguém…
19 Fevereiro, 2018 at 17:25
Acredito que estes dois vão estar.
Veremos como corre a pré-época ao Xico e se JJ entende que poderá fazer parte do plantel.
19 Fevereiro, 2018 at 16:04
C Ronaldo e Clayton na mesma fotografia … 🙂
Muito Bom !
:p
SL
19 Fevereiro, 2018 at 16:47
Daí a cara do CR 😀
19 Fevereiro, 2018 at 16:27
Meio-Off:
Para quem quiser ver um resumo das melhores jogadas que o Matheus tem feito em Chaves:
https://www.lateralesquerdo.com/2018/02/19/matheus-pereira-a-explosao-do-talento/
19 Fevereiro, 2018 at 16:38
Matheus é craque. Sempre foi.
Tal como o Gelson, precisa de aprender um pouco melhor o posicionamento defensivo e a pressionar.
Fazem-lhe muito bem estes minutos em Chaves e recordo que já esteve lesionado.
Para o ano espero que fique nos AA.
19 Fevereiro, 2018 at 16:43
O que gosto nele é o à vontade que tem de ir para cima do adversário. Como se pode ver no video, independentemente das vezes que falha o drible não se deixa esconder, continua a ir para cima do adversário, porque ele próprio sabe que pode não passar 1 ou 2 vezes, mas vai acabar por ganhar um ou mais dribles. Gosto disso num jogador.
Além disso, tem todas as caracteristicas de equipa grande: 1-para-1, técnica, joga que se farta em espaços curtos, remate, etc. Falta melhorar o posicionamento defensicvo claro, mas temos extremo para a próxima época, assim ele aproveite a pre-época
19 Fevereiro, 2018 at 16:44
O Gelson foi rápido a aprender isso. O Matheus não!
Foi um erro ter ficado no plantel o ano passado – quando se sabia dispensado pelo JJ, foi o BdC que insistiu para que ficasse, havendo vários clubes interessados, inclusive o Braga onde poderia ter crescido imenso!
19 Fevereiro, 2018 at 17:36
Eu diria mais o Gelson é rápido, o Matheus não.
Porque se fosse….há muito que teria explodido. Mas pode tornar-se num daqueles extremos/médios tipo Iniesta, que mesmo sem ser muito rápido, tem pezinhos para partir tudo.
19 Fevereiro, 2018 at 16:28
Desculpem o off.
Vi no sábado um link com o “aperto” que o jornalista nevou no estádio do benfic@.
Alguém pode pô-lo outra vez?
Obrigado
SL,
19 Fevereiro, 2018 at 17:18
Este ?
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1333283030105617&id=779182182182374
19 Fevereiro, 2018 at 16:29
Boss,
O artigo é excelente, mas o que mais me impressionou foi a tradução. Ortograficamente perfeita, porém sintaticamente aparentada à linguística de um certo Tasqueiro que todos nós conhecemos muito bem.
SL
19 Fevereiro, 2018 at 16:32
Muito bom este artigo.
Quem tiver essa possibilidade porque esta tradução deixa passar muitos pormenores deliciosos da versão original.
Em off: Deixem lá estar o Matheus a aprimorar… Porque a oportunidade dele vai chegar. Oportunidades que aliás já teve várias vezes, desaproveitando grande parte. Provavelmente por não estar preparado. Deixem trabalhar quem sabe…
Em off 2: Wendel foi convocado. Mesmo que fique na bancada, foi convocado. Onde estão agora as vozes que condenavam a contratação dizendo que não deveríamos contratar jogadores só para o próximo ano?
19 Fevereiro, 2018 at 16:33
“quem tiver possibilidade que leia o original”
19 Fevereiro, 2018 at 16:50
A contratação foi condenada ou o facto do JJ parecer renitente em apostar nele ainda este ano? Eu vi vários comentários relacionados com a segunda opção.
19 Fevereiro, 2018 at 17:03
Sim sem dúvida. Queriam que mal chegasse começasse logo a jogar. Daí ter lido que o mercado de Janeiro foi vergonhoso… Tendo-se contratado jogadores para o próximo ano. Afinal o rapaz tem vindo a evoluir e como é natural, começa paulatinamente a ser opção. Como tem de ser. Se um jogador batido como o Ruben Ribeiro não aguentou a responsabilidade de jogar logo, quanto mais um puto com 20 anos vindo do Brasil… Hoje RR para a maioria dos sócios já é uma contratação falhada…. Enfim…
19 Fevereiro, 2018 at 17:19
Wunjjo, a minha opinião vale o que vale, mas não acho que o Ruben Ribeiro seja em nada superior ao Iuri. Tal como o RR, também o Iuri foi craque nas equipas por onde passou, inclusivamente, se não estou enganado, partilharam balneário no Boavista
É tudo uma questão de oportunidades, no fundo
19 Fevereiro, 2018 at 18:00
Eu também não acho Cherba.
Uma coisa é estar ou não de acordo com a “substituição” no plantel do Iuri pelo Ruben. Embora ache que RR tenha qualidades, não são inferiores às demonstradas pelo Iuri ficando este a ganhar na margem de progressão. Quanto à estabilidade emocional, o tempo o dirá.
Mas a questão não é essa: a questão é que se JJ não mete logo a jogar os jogadores que chegam, é criticado; se coloca, criticado é! RR saiu da equipe titular depois do fogacho que foi o primeiro jogo. Não significa que não tenha qualidade, mas esta é a realidade. Assim como Iuri desaproveitou grande parte das chances que lhe foram concedidas. Poderiam ter sido mais? A mim, treinador de sofá, parece-me que sim… mas a verdade é que o Sporting não é o Chaves, o Boavista ou o Paços.
Gora se Iuri ou Ruben? Iuri de caras.
SL
19 Fevereiro, 2018 at 18:05
o Iuri não teve continuidade. Uma mão cheia de jogos seguidos, uma mão cheia de jogos com alguém a dizer-lhe “acredito em ti, caralho!” Isso não existiu e houve, em sobra, para aquele flop do Alan Ruiz
é injusto analisar jogadores assim. Tal como me provoca um “nervosinho miúdo” quando ouço dizer que o Matheus tinha que ser emprestado porque teve oportunidade no dragão e jogou mal… fo-da-se!
19 Fevereiro, 2018 at 18:11
Concordo. A 100%. Como acho que o Xico teria lugar e de grande utilidade neste plantel. Não estou a “discutir” contigo a constituição do plantel, mas sim o facto de que o treinador é criticado por colocar os jogadores novos a jogar e simultaneamente também criticado por não apostar neles. Dou-te outro exemplo: aqui mesmo no tasco, li várias vezes que Bryan seria muito útil à equipa na altura que estava encostado. Hoje, que foi reentregado, é uma nódoa incomensurável. Bryan na minha opinião não é jogador para o SCP neste momento. Também eu preferia Xico. Mas a realidade é que faço o homem (JJ) aquilo que faça, está sempre errado!
Todos temos a nossa opinião; ele tem a dele. Agora não pode é ser preso por ter cão e preso por não ter… no fim faremos o saldo entre o deve e o haver. Eu confio que ele sabe mais que eu… por isso no fim verei se continuo a tera confiança nele que tenho neste momento ou não…
SL
19 Fevereiro, 2018 at 18:18
vida de treinador 🙂
19 Fevereiro, 2018 at 17:19
Chama-se lógica.
Jesus acha plantel curto.
Contratam-se jogadores no mercado de inverno.
Para melhorar o plantel? Não, para o próximo ano.
Do ponto de vista da época em curso, foi um bom mercado? Não…
Posto isto, e pelo que se disse dele no Verão, terá sido pechincha.
19 Fevereiro, 2018 at 18:06
Nuno, contratam-se jogadores que possam ser mais valias, tanto para este como para o próximo ano. Wendel aparentemente poderá ser case study nesta solução. Foi uma oportunidade a não perder, fez a sua pré época e agora, pouco a pouco está a aparecer (pelo menos nas convocatórias).
O facto de não entrar imediatamente na equipe não significa que não seja opção para este ano! É demasiado novo e sem conhecimento do nosso campeonato. Misic, embora com menos potencial (aparentemente) enquadra-se no mesmo molde.
RR e Montero são (e foram) para saltar logo lá para dentro. Apresentavam melhores garantias, pelo menos teóricas!
Se foi um bom mercado ou não? Não sei… deixa-me ver o resto da época e o contributo que cada um deles trará.
SL
19 Fevereiro, 2018 at 17:25
Tinha partilhado aqui o original logo no dia que saiu. Muito bom que se veja lá fora o bom trabalho que fazemos cá.
«“Esforço, Dedicação, Devoção, Glória”, por esta ordem.», de destacar: por esta ordem…
19 Fevereiro, 2018 at 17:27
Depois admirem-se e armem-se em daniel oliveira.
http://tribunaexpresso.pt//revista-de-imprensa/2018-02-19-memesBdC.-A-reacao-imperdivel-da-internet-ao-boicote-de-Bruno-de-Carvalho
19 Fevereiro, 2018 at 17:36
Apesar isto estar excelente e de ter lido o original , hoje em dia falar e pensar em formação é duro.
A ver se na próxima época alguns dos emprestados podem de facto estar a fazer a diferença no SPorting.
19 Fevereiro, 2018 at 18:06
Eu acredito que Matheus Pereira se tiver grande força de vontade e rigor na sua vida, pode atingir um nível muito alto.
19 Fevereiro, 2018 at 18:13
Mateus enorme jogador devia e merecia estar no plantel ,mas porra comparar com o Gelson o melhor jogador da liga vai la vai .
SL
19 Fevereiro, 2018 at 18:15
Off
Valentin Marian Ghionea, internacional romeno de 33 anos, e Fábio Chiuffa, internacional brasileiro de 29, são reforços do Sporting para a próxima temporada. Desta forma, o conjunto leonino acautela a saída do ponta-direita Pedro Portela, que, tal como O JOGO anunciou, rumará ao Tremblay, de França, clube onde jogará nos próximos anos
19 Fevereiro, 2018 at 18:18
desculpa a ignorância, mas de andebol percebo muito pouco… isso é bom ou mau? Ou seja, são jogadores de “calibre”?
19 Fevereiro, 2018 at 18:29
Perder o Portela nunca é bom, apesar de ja se saber que ele ia sair.
Quanto a estes, não os conheço
19 Fevereiro, 2018 at 18:35
Esse brazuca esteve nos JO. Acho que era um cabeludo, rápido mas tecnicamente não por aí além. Mas toda a equipa jogava mais na raça que na qualidade…
19 Fevereiro, 2018 at 18:26
Ia perguntar o mesmo.
Onde anda o Rui Jordão?
19 Fevereiro, 2018 at 18:28
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rui_Jordão
19 Fevereiro, 2018 at 18:34
Bom ainda pensei que “este jornalista Brasileiro” escreve “pedras”. Leva 4 a Português. Ser Brasileiro não é desculpa para falar e escrever em mau Português. De resto, até há um ou dois parágrafos que não compreendi de todo. Será que foram escritos pelo chulo-vieira?
19 Fevereiro, 2018 at 18:38
Um milhão de desculpas pelo off, mas não resisto…
http://observador.pt/2018/02/19/festival-da-cancao-rtp-engana-se-na-votacao-e-troca-finalistas/
Godinhices, portanto…
SPOOOOOOOOOORTING!
19 Fevereiro, 2018 at 18:43
O que é que o gajo foi fazer à britadeira no Seixal? Ver um gajo enrugado servir cafés? Parece que foi isso.
19 Fevereiro, 2018 at 18:48
Off:
Onde andavam os SJ e os CNID quando:
– O Carnide ainda há dias ameaçou quem publicasse notícias relativamente aos e-mails;
– “n” exemplos de jornalistas passam a ferro o código deontológico da classe;
– “n” exemplos de jornalistas que inventam fontes para justificar “notícias”;
– saiu uma lista de pretensos jornalistas a “trabalhar” para um clube por 400tinhos ou 500tinhos…
Quando toca o SPORTING, é tão fácil arrotar postas…
Querem ser respeitados, façam com que a classe o seja, valorizando os verdadeiros jornalistas, aqueles que de facto são isentos e não a ESCUMALHA vendida a troco de uns cobres.
Sejam homens, tenham dignidade e “get some NUTS”!
19 Fevereiro, 2018 at 19:39
Tá calado caralho! Não vês que parece mal atentar à isenção dessa gente insuspeita?
19 Fevereiro, 2018 at 19:48
Tás a querer cercear a minha liberdade de opinião?!
19 Fevereiro, 2018 at 19:17
11 Inicial do Sporting: R. Patricio, Piccini, Coates, Mathieu, Acuña, William, B. Fernandes, Gelson, Bruno César, Montero e Bas Dost. #DiaDeSporting
19 Fevereiro, 2018 at 19:22
suplentes:
salin , andre pinto, battaglia, wendel, bryan, ruben ribeiro e doumbia)
espero que consigam gerir bem o jogo e quando o jogo estiver definido, que sejam inteligentes e o bruno fernandes e o coates vejam amarelo
( é preferivel nao os ter contra o moreirense, do que um deles ter uma entrada fora de tempo ou uma reclamação e falhar o jogo do dragao
19 Fevereiro, 2018 at 19:23
a retirar disto, eu achava que era o wendel a ficar de fora, mas foi o rafael leao
19 Fevereiro, 2018 at 19:36
Espero que entrem a todo o gás e não deixem respirar o Tondela até terem 2 de avanço…
É um jogo onde se impõe uma atitude forte!
Porto, Benfica e Braga foram fortes e não podemos ficar de fora…