“Esforço, Dedicação, Devoção, Glória”, por esta ordem. Essas são as primeiras e últimas palavras que as jovens esperanças vêem quando entram e deixam a Academia do Sporting Clube de Portugal.

Eu estava no complexo de 15.000.000 de reais do Benfica na noite anterior e o café com preço de 0,40 € servido por um pensionista bronzeado (usando uma careta permanente) na casa do clube deu um sinal de cabeça para os valores contrastantes que estavam aqui no complexo rural de Alcochete . Modesto, com uma configuração bucólica, a Academia foi usada como o campo de treinamento doméstico pela seleção nacional de Portugal durante o Euro 2004, e vários clubes europeus optam por vir aqui para estágios de pré-temporada extenuantes. Sem extravagâncias; Este era um lugar para o futebol.

À medida que os treinadores se reuniam em torno da diminutiva TV portátil, observando os destaques da Primeira Liga, enquanto discutindo o que a noite tinha na loja, não pude deixar de sonhar com o calibre dos jogadores que andaram por esses corredores e dormiram nos quartos ao lado, de volta quando eles nada mais do que um bolso cheio de ambição.

O Sporting é o único clube do mundo a ter produzido dois vencedores diferentes do Balon d’Or e as conquistas de Luis Figo e Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedoras, são celebradas com imagens assinadas e murais espalhados por todas as instalações.

“Ouça-me, Messi é uma aberração, um fora, e claramente o melhor de todos, mas o que Cristiano fez para estar perto de seus níveis fala muito sobre o homem. Ele veio aqui de uma ilha sem nada. Um menino magro com muitos maus hábitos que gostava de correr em defensores, e agora ele é um jogador completo. Uma besta “. O coordenador do guarda-redes Miguel Miranda continuou:” Nós o usamos como um exemplo em cada quarto aqui; do ginásio, às salas de aula de psicologia e aos vestiários. Ele se sacrificou para obter tudo o que ele tem agora “.

Em todos os seis arremessos, as sessões são conduzidas por Graduados Esportivos; Todos os membros da equipe de treinadores possuem um diploma em Ciências Esportivas e não há um ex-profissional com “velhos hábitos escolares” à vista. Viajando enquanto conversava com Miranda, notei uma ocorrência comum, já que a bola foi continuamente fechada para os alas que foram encorajados a dirigir em costas inteiras isoladas em cada exercício em que eu deitei os olhos.

“Cristiano, Figo, Nani, Quaresma … sempre nos especializamos em alas aqui. Se você olha para cada treinador, eles limitam os toques para os jogadores centrais que são encorajados a espalhar a bola em alas, que têm toques ilimitados para criar chances de largura “. O Sporting prospera para “jogadores de campo livre, e não com bateria”.

Intrigado e, depois de pressionar por mais informações, foi-me dito que, embora existam especialistas para cada posição no clube, os alas superiores do país abrem caminho para Alcochete, já que a academia os produz em uma base regular.

“10 dos nossos meninos constituíram o time português de 23 jogadores que venceu o Campeonato Europeu de 2016. Dos oito daqui que começaram na final, cinco são atacantes. Os outros dois vieram como alas! “Com olhos cheios de lágrimas e cheios de orgulho, Miranda continuou:” Nós gostamos que os meninos sejam livres para se expressar no campo. Nós amamos crianças criativas “.

Inaugurando o centro em 2002, o Leões foi o primeiro clube em Portugal a construir um complexo da Academia e, como o Benfica e o FC Porto, existe um modelo 4-3-3 que corre pelas veias do sistema juvenil aqui. No entanto, para cada treinador estão programadas “viagens de campo” para diferentes culturas de futebol, visitando as principais academias, como a La Masia do FC Barcelona, ​​o De Toekomst do Ajax, bem como os focos da América do Sul, a fim de ver como as coisas são feitas em outro lugar e absorver o conhecimento de filosofias e crenças variadas de todo o mundo.

Depois de testemunhar um jogador de menos de 16 anos não conseguiu controlar um passe de 20 jardas pela terceira vez consecutiva, apenas alguns minutos depois de bater três adversários e terminar de 25 metros, briguei “Não consigo decidir se ele é o melhor ou o pior jogador Que eu já vi”. Com um olhar severo de corte, Miranda respondeu: “Ele se foi.”, Seguido de “Olhe para a pele dele”. Olhe para as pernas dele. Ele terminou ”

Minhas dúvidas sobre a seriedade do coordenador foram justificadas; Afinal, foi um homem que me colocou em uma brincadeira onde o guarda de segurança da Academia começou a me acompanhar fora da instalação apenas alguns minutos depois da minha chegada, antes de quebrar piadas toda a tarde.

O silêncio confuso foi cumprido por sua garantia: “Estou falando sério. Fazemos exames físicos nos meninos a cada três meses. Este garoto não está nos níveis que precisa ser e ele acabou amadurecendo. “Minha paixão permaneceu.

“Verificamos a pele dos jogadores para acne, joelhos e outras articulações para o crescimento e até mesmo verificar a genitália de nossos jogadores da academia para sinais de maturidade”.

Ele continuou: “Se um jogador não estiver apresentando o padrão que exigimos para sua idade e seu corpo parou de desenvolver, nós os liberaremos. Fisicamente, preferimos adolescentes magros e estranhos ao produto acabado às 15. Novamente, aqui, Cristiano é o exemplo perfeito. “Miranda continuou:” Não queremos que sejam profissionais em 14. Queremos que sejam profissionais aos 20 anos. ”

Tendo aberto o departamento de futebol juvenil em 1988, Aurélio Pereira passou a descobrir os gostos de Luis Figo, Paulo Futre, Simão Sabrosa, João Moutinho, Cedric, Ricardo Quaresma e Nani entre uma lista interminável de outros, mas é a seleção nacional de todos os tempos o melhor goleador que é o verdadeiro querido e os olhos de 70 anos de idade se iluminaram quando ele lembrou de como Ronaldo amarrava pesos às pernas e correra passando o tráfego nas ruas para ganhar força e velocidade.

Pereira avança em profundidade: “Isso nos dá uma idéia do que esses rapazes passam. Assim que entramos em contato com um jogador vindo de longe, nosso objetivo se concentra em trazê-lo para a Academia Sporting. Nós somos responsáveis ​​por uma grande mudança na vida de jovens jogadores que poderiam se tornar excelentes um dia “.

Somente o Ajax, o Partizan Belgrado e o Dinamo Zagreb têm mais estudantes de academia jogando futebol de alto nível em todo o continente e o Sporting insiste em que o desenvolvimento das pessoas desempenhe um papel fundamental com planos de treinamento personalizados concedidos a indivíduos que incluem exercícios de ginástica personalizados e -Pitch importa. “Encontramos os pontos fortes e fracos de cada indivíduo e mudamos seu treinamento para refletir isso”.

Tendo mudado de Cheltenham, Inglaterra para Portugal e germinado pelo sistema juvenil Sporting, depois de sua mãe ter trabalhado no programa de hospitalidade para o Campeonato Europeu de 2004, o meio-campista do Tottenham Hotspur, Eric Dier, falou com The Guardian em seu tempo em Alcochete: “É um abordagem muito relaxada no Sporting em termos de futebol “, diz Dier. “Eles se orgulham de trazê-lo como uma pessoa educada e respeitosa. Eles nunca ficariam com raiva de você se você estivesse sem um passe, mas eles fariam se você estivesse desrespeitado com alguém. Não houve gritos. Eu ouço muito que esse é o caso na Inglaterra. Um bom jogador para eles era alguém que conseguia entender quando cometeram um erro e corrigi-los por si mesmos. Quando eu cheguei na Inglaterra para jogar, vi os treinadores terem ido aos jogadores quando cometiam erros e eles literalmente os falariam durante o jogo.

“Em Portugal, o treinador se sentava no banco e não dizia uma palavra. Nós acabamos de jogar. Era uma questão de nós cometer erros e aprender com eles. Você entende o jogo muito melhor assim. Para mim, o sinal de um jogador ruim é alguém que cometeu o mesmo erro duas vezes “.

O Sporting foi o pioneiro, o primeiro a tornar o caminho do futebol juvenil para a sua primeira equipe uma prioridade real e Miranda me assegurou o foco que eles colocam para garantir que os indivíduos estejam felizes no dia a dia. “Dietas corretas e padrões de sono são de grande importância aqui e ter o estilo de vida correto tem um enorme efeito sobre o desempenho. Quando os jogadores se apresentam bem no campo, eles acham tudo mais fácil, eventualmente se tornando contente com os desafios da vida. O desenvolvimento dos seres humanos é de grande importância! ”

O sucesso de Cristiano Ronaldo conta sua própria história, e seguindo uma carreira distinta no campo, o vencedor do Balon d’Or 2000, Luis Figo, passou a prosperar em múltiplas avenidas. Fluente em cinco línguas, o embaixador da Parceria Stop TB na luta contra a tuberculose também é o fundador da Network90, um site de rede de membros privados para a Indústria de Futebol Profissional e um membro do conselho do projeto de caridade Inter Campus administrado pela Internazionale , além de possuir bares e restaurantes em todo o país.

Eu acenei “boa noite” para o garçom ainda franzido enquanto passava uma camisa de Portugal assinada pelos 10 ‘Os Aurélios’, que passaram a se tornar Campeões da Europa. Este não é apenas um terreno fértil de talentos de série, mas os campeões que já residiram nesses salões, além da extensa lista de outros que exercem seu comércio em todo o mundo, são todos um testemunho do “Esforço, Dedicação, Devoção, Glória” lema que é instalado aqui.

Tradução googliana do artigo escrito por Alex Clapham para o site In Bed With Maradona. Se quiseres ler o original, em inglês, podes clicar aqui.