Com quase 90% de validação, o Conselho Directivo do Sporting viu-se reconfirmado na plenitude da sua legitimidade no passado dia 17 de Fevereiro. Quer os novos estatutos, quer o novo Regulamento Disciplinar, quer o apoio à continuação do mandato foram sufragados e a margem da vitória foi, esmagadora.
A primeira conclusão a tirar é que os sportinguistas não desejam novo acto eleitoral tão cedo, querem estabilidade governativa, direi mais, querem estabilidade presidencial. Isso foi o que mais foi sublinhado pelos que tomaram a palavra naquela tarde – estabilidade.
A segunda conclusão é ainda mais fácil de extrair. A completa incapacidade de figuras avulsas que se opõem ao Presidente de materializarem uma “oposição”. Não sei se o querem, mas a verdade é que não conseguem, quer pelo seu passado, quer pela frieza que exibem na ligação popular aos sócios, transmitir a confiança e a adesão necessárias para serem identificados como algo alternativo ao que já temos. Já nem falo, melhor.
Terceira conclusão, Bruno de Carvalho tem na sua capacidade de fazer acreditar os sócios de que coloca o Sporting sempre em primeiro lugar, contra tudo e todos, o seu maior trunfo de consolidação de poder. Enquanto tiver a capacidade de manter essa imagem impoluta e dinâmica, este Presidente será difícil de… destrunfar.
Estas conclusões servem para que, como sócios, saibamos respeitar o que é o nosso clube. Mesmo que não concordemos com tudo, teremos de reflectir sobre o que é a democracia e sobre o que foi expresso, por duas vezes num curto espaço de tempo e com margens de resultados muito semelhantes. Esta Direção tem o apoio dos sócios e está legitimada, superiormente, para implementar o seu caderno eleitoral e todas as medidas que estiverem conformes com os interesses do Clube e da SAD.
Isto não pressupõe nenhuma apatia crítica por parte dos sócios, mas assume-se como uma natural necessidade de expondo as críticas (sejam elas o que for e na quantidade que for) não colocar em causa a autoridade da direcção para liderar o Sporting. Se formos verdadeiramente honestos, entendemos facilmente como todos podemos interpretar este papel, sejamos mais ou menos críticos da forma de actuar deste CD. E muito menos acho que alguém esteja mais limitado para poder criticar agora, em relação ao passado recente.
Cabe também ao Presidente e restantes Órgãos Sociais saber ler a renovada legitimidade que receberam e não a confundir com um livre passe para ignorar as críticas ou alguma desaprovação específica. Estar de acordo com uma pessoa sobre uma ideia, não é o mesmo que validar todas as ideias futuras. Tanto como criticar uma ideia não será nunca igual a estar contra todas as que venham a seguir a essa.
No estado não unânime, não neguemos as evidências, em que se encontra o universo leonino (e isso não é necessariamente mau) a dinâmica do debate dos sócios e adeptos deverá ser objectiva e ponto a ponto. A generalização e o recorrer a arquétipos em nada favorecerá a discussão e o clube precisa que todos se mantenham dentro e não fora do debate. A grande riqueza dos mandatos de BdC tem sido o permanente diálogo, a observação atenta e escrutinada que os sportinguistas fazem de qualquer medida e posição do clube. Como é obvio isso gera forças de atrito muito mais evidentes quando há dúvidas, mas também criará muito mais apoio e adesão quando as dúvidas não existem ou são dissipadas à posteriori.
Gosto de observar o que é o Sporting de todos os ângulos e não consigo deixar de concluir muitas vezes que, se nos colocarmos num ponto mais afastado das decorrências e discussões diárias, podemos facilmente compreender que o estilo de presidência de BdC será sem dúvida marcante para o futuro do clube e de todos os clubes em Portugal, acima de tudo porque sendo presidencialista na sua lógica mais pura de gestão do poder, é também exponencialmente mais aberta e participada, arrisco a dizer, mais democrática.
Já o disse e escrevi muitas vezes, o que falta à presidência de BdC para atingir níveis a roçar a perfeição são apenas três coisas e que se fossem assimiladas, a engrenagem que move o clube e as suas equipas seria dotada de muito mais agilidade e união:
1/ A compreensão que um clube é uma força viva, heterogénea e mutável, e que se deve governar para um máximo denominador comum, nunca para uma noção de totalidade, que é utópica;
2/ Querer ter massa crítica não pode ser uma figura abstracta de discurso, valorizá-la passa por escutá-la não como contrária, mas como favorável à governação;
3/ O Sporting deve ter objectivos e detectar as melhores estratégias para as alcançar. A governação deve ser balizada pelos cronogramas que definem a estratégia. Planificar, projectar, seguir um modelo, estratificar, priorizar, quanto mais racional e menos emotiva for a gestão, mais perto estará de ir ao encontro dos objectivos definidos.
Se todos pensarmos que isto não está a um curto alcance, muito haverá para nos dividir e desmotivar num futuro próximo. Mas por outro lado, se dermos passos firmes em relação a estes afinamentos, estaremos bem perto da tal União de Aço e do Sporting que é nosso… bem perto do próprio ideal de clube defendido por Bruno de Carvalho e no qual 90% acreditam. Em tudo o que concerna as nossas hipóteses de sucessos futuro, os dados serão lançados quer pela relação dos sócios entre si, quer pela relação com os sócios que a Presidência privilegiar.
Façamos acontecer. Eu acredito em nós!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
21 Fevereiro, 2018 at 11:38
Estou completamente de acordo com a opinião que expressas e só acrescentaria algo que considero importante: paremos, todos, para respirar e perceber que isto não é 90% contra 10% e que quem ousar discordar 1 milímetro da maioria pode juntar-se à minoria.
Estes 90% estão divididos. Muito. Não no apoio à direcção, antes numa constante crispação e falta de respeito pelo direito à opinião. No fundo, todos queremos o mesmo, mas radicalizamos a forma como o demonstramos, como se não existissem vários caminhos para um mesmo objectivo e o atingir do mesmo não pudesse ser enriquecido por visões diferentes. E isso só tem levado a criar ódios, infelizmente cada vez mais enraizados e cada vez mais capazes de afastar pessoas
21 Fevereiro, 2018 at 12:13
Isso é muito difícil de meter na cabeça de muita gente. A começar na mais alta hierarquia do Clube.
A propósito do “tal” jantar, gostei de ver escrito preto no branco que “O jantar do grupo Stromp realiza-se a cada 15 dias e reúne personalidades com peso no universo leonino. José Maria Ricciardi, outro que também esteve presente e apoiante público de Bruno de Carvalho, explicou que “há muito tempo” que participa nestes encontros.” (Record de hoje). E é esta incapacidade de romper definitivamente com o passado recente do Sporting, e a cegueira em perceber que muitas destas medidas são fomentadas pelos mesmos do costume que continua a criar essa divisória. Porque não se enganem se pensam que o Clube saiu definitivamente das garras do roquettismo. Eles lá continuam. E com as mesmas técnicas.
21 Fevereiro, 2018 at 13:47
Era tão bom que algumas pessoas aqui da Tasca lessem este comentário!
21 Fevereiro, 2018 at 14:46
Só ler não chega…
Era preciso que entendessem….
21 Fevereiro, 2018 at 14:48
Quem tem vida própria não tem tempo para ler quanto mais entender.
21 Fevereiro, 2018 at 15:19
Bom comentário, Cherba!
21 Fevereiro, 2018 at 11:39
Excelente como sempre!
Porém, o ponto 2 sobre as “coisas para o BdC melhorar”, eu sublinharia que “escutá-la” (relativamente à “massa crítica”) não se deve confundir com “sobrevalorizá-la”, porque afinal é uma facção ultra-minoritária.
Eu preferia ver escrito nesse ponto um lacónico “ignorá-la”, ou então “não hostilizá-la”, sob pena de se estar a dar mais importância a opiniões extremas do que elas merecem.
Afinal, por algum motivo os dirigentes governam com maiorias, e quando essa, ainda por cima, é de 90%….
21 Fevereiro, 2018 at 11:56
Como sabem tenho sempre aqui defendido as posições de Bruno de Carvalho, mas penso que a partir de agora é que se vai formar uma oposição muito forte ao presidente do Sporting. Pelo que soube ontem um canal emitiu á porta de um restaurante uma reportagem onde estava o grupo Stromp num jantar com José Roquette, José Ricciardi, João Benedito e o advogado Rogério Alves, penso que se Bruno de Carvalho não for feliz neste seu mandato, vai ter problemas para continuar á frente do SCP. Nunca gostei de uma instituição que tem á sua frente Testas de Ferro, pois não têm o empenho como um presidente que luta por causas, veja-se o caso de JEB ou Santana Lopes, agora é BC que pede o empenho de todos os sócios, posteriormente vão ser os sócios a pedir o empenho ao seu presidente.
21 Fevereiro, 2018 at 12:02
Eh pá… JEB e Santana misturados com BdC?!
Hummmmm…
JEB podia ser muito bem intencionado, mas mal chegou a presidente cedo me desiludiu (nesse sentido, creio que teria sido muito melhor Miguel Ribeiro Teles… aliás, o que é feito dele?).
Quanto a Santana… Lutar por causas, só se for as do próprio.
21 Fevereiro, 2018 at 12:04
Já vi, sócio de uma sociedade de Advogados (CTSU).
Tive pena na altura que se tenha afastado.
21 Fevereiro, 2018 at 12:11
JEB e Santana Lopes foram testas de ferro como serão João Benedito ou Rogério Alves
21 Fevereiro, 2018 at 14:49
O que é que o João Benedito fez depois de ter sido um atleta EXEMPLAR do nosso clube para ser tão facilmente conotado com gente mal intencionada?
E já agora…. acha mesmo que o Rogério Alves com a carreira que tem precisa de ser testa de ferro de quem quer que seja no Sporting ou numa outra instituição qualquer??
21 Fevereiro, 2018 at 11:57
Passa tudo por uma questão de BOM SENSO!
Tanto da parte de quem dirige como da parte de que cá.
Há que ser um pouquinho mais inteligente a dissecar o “questionem tudo” pelo simples facto que questionar TUDO é só ESTUPIDO e uma perda de tempo quando há coisas importantes a acontecer e, porque não, a melhorar.
As criticas são o combustivel para o progresso. Aceitá-las, quando são construtivas, não só é saudavel para quem as recebe como recomendáveis. Diria o mesmo para quem as faz.
Fazer uma critica em termos ofensivos, não é critica. É apenas ESTÚPIDO e destrutivo duma relação que se quer forte!
Fazer uma critica sem entender que é mais facil falar que fazer, não é critica. É apenas ESTÚPIDO e desonesto intelectualmente!
Fazer uma critica sem fundamento, não é critica. É apenas ESTÚPIDO!
Querem fazer crer que o SCP é de todos… pois bem, se é de todos, cada um tem de fazer por onde… e não é com atoardas. É sendo claros e objectivos… tanto a falar como a ouvir e processar.
Portanto… haja BOM SENSO!
21 Fevereiro, 2018 at 12:32
Cuidado com a linha que separa o bom-senso da estupidez. Há muitas coisas que não concordo com o CD, mas que não são estúpidas. Tal como há muitas decisões que me parecem estúpidas, mas que a longo prazo se mostram eficazes. Não imponho a minha linha a ninguém. Concordarem comigo ou não só muda o ângulo e a vivacidade do debate. O resto é tudo lucro.
21 Fevereiro, 2018 at 12:50
Javardeiro,
A linha até pode estar logo ali, é preciso é vê-la.
A estupidez, neste caso, está mais do lado de quem as faz de forma infundada ou malintencionada.
Claro que quem disser que nunca erra também é para o ESTUPIDO.
E eu, que me lembre, nunca vi esta direcção fazê-lo.
Mas também já fizeram coisas erradas (a meu ver), sobretudo a passar pelo lado da comunicação.
21 Fevereiro, 2018 at 12:26
ESTORIIIIIIIIIIIIIIIIIIII – LIIII!!!
Vamos ver se os piriquitos saem sem chamuscar as penas.
Bem precisamos.
21 Fevereiro, 2018 at 12:45
Creio que o grande problema da Direção de BdC é exatamente o exposto acima: exigir unanimidade total e incontestável. É um objetivo utópico e como tal, inatingível, mas que como é facilmente detectável, desgastante para o Presidente. Na minha opinião, este é o melhor presidente da nossa história, não empiricamente mas sim pelos resultados claros da obra realizada. Bruno quer reconhecimento total e unânime do trabalho e dedicação postos no SCP. Acha que o merece. Eu também. Mas há facções que não reconhecem isto. E Bruno lida mal com esta realidade. Não pode. 90% é provavelmente o máximo de reconhecimento que poderá atingir. Tem que saber lidar com isto de forma rigida, sim, mas menos fraturante. Continuem os posts no Facebook, o linguajar áspero e por vezes tao tradicional do povo. Sim porque é do povo que Bruno é. Acabaram se felizmente os mangas de alpaca. Que assim seja para sempre. Povo no lugar que merece.
21 Fevereiro, 2018 at 12:53
Não me parece que seja o caso de querer unanimidades ou incontestabilidades (se não existia, passa a existir!).
A meu ver, é uma questão de incompreesão e de crítica fácil instalada. E é essa imcompreensão que leva a crispação.
Creio que todos QUEREM o melhor para o clube. Temos é de arranjar um meio-termo para não andarmos às bazucadas uns aos outros mas sim aos adversários e inimigos mais ou menos disfarçados.
21 Fevereiro, 2018 at 13:01
Concordo completamente com o Wunjjo ´, nem ele consegue a unanimidade nem outro que venha atrás o vai conseguir e digo mais o clube após Bruno de Carvalho vai ser mais difícil de governar pois o grau de exigência dos sócios vai aumentar e os resultados desportivos e financeiros vão ser vistos á Lupa.
21 Fevereiro, 2018 at 13:03
Eu acho que essa exigência já começou ao mandar borda fora o Godo.
Vá lá… Por isso é que o BdC se sente, digamos, incomodado com o grau de “desconfiança”/”ingratidão” com que a minoria agora mais silenciosa.
21 Fevereiro, 2018 at 13:18
Caro
Não só a unanimidade é impossível (nem o Jesus, o Outro, a alcançou), nem todos os adeptos reagem da mesma maneira.
Já deu para perceber que o BdC fica efectivamente lixado (com efe) quando o Sporting perde, nem que seja no chinquilho. E que fica eufórico com as vitórias, tendo um comportamento de festejo efusivo.
Como há quem parta a mobília quando se perde, e há quem simplesmente se vá deitar, danado da vida, mas em silêncio.
Ele tem é que perceber que nem todos os adeptos reagem do mesmo modo; nem todos gostam da volta olímpica, há quem pegue na almofadinha e siga para casa, satisfeito, mas sem exteriorizar esse sentimento.
Ele vive da emoção, e mais, da demonstração da emoção. Não pode querer que todos pensem e se comportem da mesma maneira.
21 Fevereiro, 2018 at 13:48
È mais profundo que isso. Muito mais. A volta olímpica e outros que tal, é apenas a gota de água que transborda muitos copos. Existe muita boa gente que não suporta personalidades fortes e pungentes como a de Bruno. Exigem moderação e politicamente correto. Não aguentam um bardamerda. Aliás, preferem que o clube seja entregue à bicharada e abra falência, mas de forma educada e polida. Para alguém assim, ler uma resposta como Bruno deu ao rudolfo reis ou ao anão da jamba, é insustentável e indigno de um presidente do Sporting. Tudo isto quando adicionado ao fim dos tachos para croquetes, à falta de resultados desportivos no futebol, mas principalmente quando adicionado aos erros porquê de facto existem como é mais do que natural, e à falta de capacidade de encaixe de critica por parte de BdC, cria uma antipatia que ultrapassa o bem comum que teima em não ser visto é reconhecido por quem é do contra.
21 Fevereiro, 2018 at 13:01
ZDQ… (sacado via Artista)
“Há duas formas de um Presidente condicionar a informação que chega aos adeptos. Uma é dizer para não a lerem. Outra é pagar a jornalistas para a manipular – entre outras fraudes ainda por noticiar, já que o tal Presidente processa quem se atrever a investigar os mails, vulgo fazer jornalismo. O Sindicato dos Jornalistas insurge-se contra a primeira forma. São gostos.
O SJ diz que Bruno de Carvalho convive mal com a liberdade de imprensa. No que diz respeito à imprensa desportiva é uma suspeita impossível de provar: é como um pastor queixar-se o seu cão se dá mal com os seus unicórnios. ‘Imprensa desportiva livre’ é um oximoro ao nível de ‘sarrabulho vegan’.”
Touché…
21 Fevereiro, 2018 at 13:03
tem sido vergonhosa, a maneira como a CS tem atacado (como um bando de hienas) o Presidente do Sporting…
Em “nome de um falso ataque” à Liberdade de Imprensa…os jornalistas e comentadores “inimigos” do Sporting atiram-se como “abutres aos despojos” tentando “destruir” BC…
É uma vergonha…!!!
Quanto à possibilidade de Rogério Alves ou o João Benedito poderem vir a “governar” os destinos do Sporting…
Não creio que o consigam nestes anos que se seguirão…
É que a maioria dos sócios do Clube não gostarão em muitos casos “da estratégia de comunicação” de BC…
Mas “como não são parvos…nem esquecidos”…
Sabem reconhecer o trabalho de BC e da sua equipa governativa na defesa e engrandecimento do Sporting…
Estou convencido que só daqui a muitos anos “esses ” poderão “pegar nas rédeas do poder” em Alvalade…
E quando isso acontecer…
“Eu vou deixar de ser sócio…”
Porque …”nesse tempo…já cá não estarei certamente…”
Até lá porém…
“Vão ter de levar comigo…na defesa intransigente do nosso Clube…”
Sporting Sempre…!!
SL
21 Fevereiro, 2018 at 13:54
Comentário do dia!
E digo mais, qualquer um que se chegue à frente agora como Benedito ou Rogério Alves será sempre conotado como roquetista, pois terá sempre como base de apoio parte da ala do croquete!
Não se vislumbra dentro da esfera mediática do clube espaço para o surgimento de uma alternativa credível a BdC.
21 Fevereiro, 2018 at 14:46
Caso para dizer que quem não quiser vestir a pele de cordeiro não lhe vista a pele
21 Fevereiro, 2018 at 13:09
Max eu estou do seu lado mas se vier alguém que engrandeça ainda mais o clube do que BC , nunca serei contra, mas algumas destas pessoas que estarão por trás dos possíveis Testas de Ferro, abandonaram o clube de qualquer maneira, portanto desconfio sempre.
21 Fevereiro, 2018 at 13:14
o surgimento de uma lista com ideias e disposta a partilhá-las mesmo que não ganhe, só será bom para o Sporting. Agora, palermices como o Madeira Rodrigues só servem para criar ruído
21 Fevereiro, 2018 at 13:59
Porque não recolher essas ideias por exemplo aqui na Tasca, mas de uma forma organizada e estruturada como já se fez em 2011, em vez de se permitir que campanhas vis e de maledicência se arrastem ad eternum, que apenas o que fazem é criar ondas de instabilidade, confrontação e contestação.
Fica a sugestão.
21 Fevereiro, 2018 at 14:13
eu referi-me, precisamente, a uma lista que não surja assente em campanhas vis e de maledicência, que foi o que Madeira Rodrigues veio fazer
quanto à sugestão, está sempre em aberto aqui ou em qualquer outro lado
21 Fevereiro, 2018 at 14:32
Pois eu referia-me precisamente a este espaço. Não é aqui que está a massa crítica livre pensadora? Porque não colocar todo esse conhecimento de uma forma organizada e estruturada e fazer chegar ao clube?
21 Fevereiro, 2018 at 14:38
Se não me engano, isso já foi feito.
Aqui ou no Cacifo, não me lembro.
Mas isso já foi feito… Pelo menos a recolha das ideias. Se elas chegaram ao destino, só o Tov o dirá.
Na época, parece-me que foi entregue.
21 Fevereiro, 2018 at 18:41
Amigo Chico Faria…
Eu coloquei sempre “os interesses do Sporting”…
À frente de quaisquer outros interesses…
E é por isso…só por isso…
Que o meu apoio é para BC
Abr e SL
21 Fevereiro, 2018 at 13:54
1)
Votei no BdC nas eleições… acho FANTÁSTICO o trabalho que tem desenvolvido… mas os erros na política de comunicação, e sobretudo NÃO HAVENDO DÚVIDAS que temos uma parte muito significativa da Comunicação Social inequivocamente controlada pelo estado dos lampioes, são uma realidade… uma triste realidade potenciada pela CS merdosa que impera neste jardim…. assim, neste contexto, ainda são mais visíveis !
🙁
2)
Sempre defendi que era CRUCIAL fazer um esforço financeiro para contratar um TREINADOR de inegável qualidade!
Acho que JJ tem cometido erros… já fui bastante crítico em determinadas situações / opções… contudo, quando penso em alternativas, com excepção do LEONARDO JARDIM, não consigo vislumbrar ninguém melhor para o SCP que o JJ…
3)
Devemos fazer rotação com o Astana … mesmo rotação…
não entendi a gestão dos amarelos no Cazaquistão…
Coates não devia jogar com Moreirense … mas o problema é que Mathieu também não joga…
Se os porcos dos Andrades ganharem hoje… vai ficar difícil …
SL
21 Fevereiro, 2018 at 13:57
Leonardo Jardim ganha hoje menos 2 milhões de euros do que JJ.
Não há melhor alternativa do que JJ?
21 Fevereiro, 2018 at 14:28
Atenção…. à diferença entre a carga fiscal em Portugal e no Mónaco.
Por isso há que comparar o salário liquido do LJ com o do JJ…. e ter noção que se fosse em Portugal…. para o LJ ter o salário liquido actual….. teria que ter um salário bruto superior ao que o JJ tem actualmente.
P.S. E sim… considero o LJ muito melhor treinador que o JJ e acho que este ultimo não justifica de forma alguma o que ganha
21 Fevereiro, 2018 at 17:31
Bem lembrada a questão fiscal, Ricardo.
Quanto a JJ vs LJ apenas posso dizer com a mais profunda convicção que o futebol mais espectacular que vi, praticado por uma equipa de futebol portuguesa, foi da autoria de JJ.
Pena que essa equipa não tenha sido no Sporting, mas pode ser que ainda venha a ser.
Eu acredito em nós.
SL
21 Fevereiro, 2018 at 14:30
O Leo Jardim?
O que punha a equipa a jogar um futebol espectacular… já nos esquecemos do que se jogava nessa altura??!!
21 Fevereiro, 2018 at 16:07
Jogávamos mal? Acho que o com a materia prima que tinha fez um excelente trabalho.
21 Fevereiro, 2018 at 16:22
Estou a falar de qualidade de jogo.
E não estou a falar no inicio, estou a falar lá mais para o fim da época.
Era bastante consensual que não jogavamos nada de vistoso. Um pouco como agora, diga-se.
Estou a falar da componente “plástica” do jogo, a tal nota artistica.
O LJ nessa época, a partir de determinada altura foi mais resultadista que outra coisa. Conseguiu mas a jogar muito pouquinho.
E isto não quer dizer que ache mau treinador ou que não preste para o Sporting. Nada disso. Só me estou a referir ao que jogavamos quando ele estava cá.
21 Fevereiro, 2018 at 14:38
Não é verdade.
Leonardo Jardim ganha 4,2 M liquidos. O JJ 6M Brutos.
Já aqui fiz a conta…mas posso voltar a dizer.
Considerando uma retenção de IRS de 45% (deverá andar à volta disso), O JJ bruto recebe 6.000.000, o LJ para um liquido de 4.200.000 teria de receber mais de 9.500.000. O JJ Liquido recebe à volta de 2.640.000 euros face aos tais 4.200.000 euros do LJ. Ao Sporting o JJ custa pouco menos que 7.500.000, o LJ custaria perto de 12.000.000 euros ano.
21 Fevereiro, 2018 at 14:40
Cuidado que essas contas não interessam nada para a conversa! 😉
21 Fevereiro, 2018 at 17:36
E esse comentário ?
É importante para quê ou para quem ?
Se me conseguires explicar o que ganhas com ele ..
Abraço e SL
21 Fevereiro, 2018 at 17:38
Para que? Para lembrar que a ironia existe…
Para quem? Para quem percebe ironia…
Ganhar, supostamente ganho e passo recibos verdes com a função de soldadinho de chumbo… que também são comentários que eu gostaria de perceber quem ganha o que quando os faz.
Só isso.
Abraço. SL
21 Fevereiro, 2018 at 18:34
Se foi para isso, desculpa o reparo.
Abraço e SL
21 Fevereiro, 2018 at 14:55
Acredito que JJ apenas ficará no Sporting se for campeão ou, em alternativa, ganhar a taça de Portugal e fizer uma grande caminhada na taça UEFA (pelo menos chegar à final).
Contratar o Leo seria espectacular.
21 Fevereiro, 2018 at 17:39
Acredito que nem o JJ vai sair, porque tem o apoio do Presidente, nem o LJ vai querer vir, por ter ambições maiores e vir ganhar menos.
SL
21 Fevereiro, 2018 at 17:41
Eu quero é que o JJ seja campeão. Ponto!
E o Bruno, e o Seba, e o Rui, e o Wendel, e o… e o…
E o Leão Portimonense, e o brunovl, e o Miguel, e o Riga…
E depois logo se verá… mas gostava ter de pensar nisso com as quinas do lado de cá.
21 Fevereiro, 2018 at 15:06
Percebo o raciocínio das alternativas a JJ mas não concordo.
Porque as alternativas não provaram no clube e por isso o JJ tem sempre a vantagem do conhecido vs a desvantagem do desconhecido.
Quem achava que o LJ era o treinador que foi e que é?! Era bom mas quantos achavam que era tão bom?! Tantos que olharam para o Juju e achavam que era o Homem certo no lugar certo.
O Conceição também não era alternativa e tem-se revelado.
Se há alguém em quem eu confio para procurar alternativa ao JJ é o BdC. Ele, melhor que ninguém, tem percebido o que o Sporting precisa e tem ido buscar grandes treinadores.
Eu já o disse…acho que o JJ não fica…e sinceramente acho que o ciclo do JJ termina este ano, como quer que acabe este ano. Se vai sair por vontade própria ou se convidado…não sei…
21 Fevereiro, 2018 at 15:16
Aliás acho que esta aposta renovada na Liga Europa por parte do JJ está relacionado com a sua vontade de mostrar valor para fora. Confluindo isso com os interesses do Sporting, que acho que sempre foram fazer boas campanhas europeias, dão esta aposta e esta alteração no discurso dele…
21 Fevereiro, 2018 at 16:38
Na alturas das escolhas escolheu sempre o “melhor” disponivel.
Nisso ele foi certeiro.
Se excluirmos ter mantido o Juju que não foi escolha dele.
21 Fevereiro, 2018 at 13:54
Mais um excelente post do LdP.
Continuo afirmar que o calcanhar de aquiles do Presidente tem sido a componente comunicacional. De qualquer modo, estou com BdC, por tudo o resto, mas a estratégia de comunicação deveria ser melhorada.
21 Fevereiro, 2018 at 14:02
Em cheio Javardeiro. Se eu soubesse expressar o que sinto saía uma posta como a que aqui deixas. 100% de acordo.
Também acredito em nós. Focado no essencial, desprezando o acessório. E o essencial mostra-nos que a obra de BDC, que ainda vai no adro, é a melhor de que lembro (52 anitos aqui). Tudo o resto é acessório (incluindo os posts no FB a malhar em qualquer mija na escada).
Não significa que tenha perdido o meu espírito crítico. De todo. Mas está ‘aparcado’ até a conclusão da época, que desejo venha a ser (ainda) mais feliz, quer no futebol, quer nas modalidades – que tantas alegrias nos dão.
Ainda por cima quando as nádegas nos acossam a cada minuto. Não vou contribuir para isso.
No final da época acertamos contas. Aí acertamos acertamos! Até lá é apoiar e ajudar no que puder. Sou do tempo dos 3-4 treinadores por época e títulos nem ve-los. O Inácio foi a excepção que confirma a regra. Não volta a acontecer.
21 Fevereiro, 2018 at 14:04
Embora eu seja admirador do trabalho desta direcção e digo direcção, e não BdC porque achou que nao damos o verdadeiro mérito aos restantes órgãos sociais, onde incluo team manager André Geraldes ,BdC não deve nem pode ser visto como a ultima bolacha do pacote, ate para ele é bom que apareça alguém que seja visto como uma verdadeira alternativa, em relação ao boicote aos jornais penso que a ideia seja mais uma demonstração da força que nós temos de provocar dano ao nível financeiro nos jornais já em grandes dificuldades .Não e a liberdade de impressa que esta a mexer com eles é como tudo na vida o dinheiro estamos a ir-lhes ao bolso .
SL
21 Fevereiro, 2018 at 14:16
Meus amigos…
Já nem terei necessidade de referir mais uma vez…
Que “não me revejo” em muito do que BC diz na sua comunicação (embora acredite que o faz por “pensar” estar a defender o Clube…)…
Mas estes “ataques loucos” feitos contra BC pela CS a “soldo dos inimigos” do Sporting…
Em mim funcionam do seguinte modo…:
“Quanto mais o atacam…mais eu o defendo…”
E quando mais ele fizer pelo Sporting…”mais atacado” será pelos “nossos inimigos”…
E a concluir direi que alguns que se “dizem” sportinguistas…(Madeira’s, Severino’s e Espadinha’s…) eu os classifico pela “mesma bitola” como classifico “lampiolhos e afins…” (e para que se saiba…não coloco nessa classificação…nem Rogério Alvez nem João Benedito…mas “não desgostaria” que os mesmo dissessem que…: “estando contra o que BC diz”…lhe estão agradecidos…pelo que já fez pelo Sporting…)
SL
21 Fevereiro, 2018 at 14:38
Fase-mos muito a confusão de sermos todos sportinguistas ,não acho que todos o sócios do Sporting sejam sportinguista como nós , por esse caminho o vieira era um grande sportinguista , esse também era sócio do Sporting e como ele a muitos mais .
21 Fevereiro, 2018 at 14:20
Desculpem lá o off mas isto é obrigatório ler.
Grande trabalho do Mister a expor a teia do benfiquista de Paredes e da “sua” Rtp paga por nós, da merda do Sindicato lampião de jornalistas, do CNID lampião e do porco José Manuel Freitas (mais um sportinguista à imagem do Ribeiro Cristóvão).
Nojentos uma vez mais…
http://misterdocafe.blogspot.pt/?m=1
21 Fevereiro, 2018 at 15:14
Muito bom.
É inacreditável as “coincidências” que existem hoje em dia.
21 Fevereiro, 2018 at 17:29
Com este é que não fazem farinha. Grande mister, grande Sportinguista.
É carga nestes filhos da puta todos.
21 Fevereiro, 2018 at 14:23
O perigo desta oposição que está a emergir no clube é de quererem tomar conta do Sporting só porque estão com azia porque não gostarem das respostas que têm levado de Bruno da Carvalho tem dado a alguns deles. O Sporting precisa de paixão e não sei se eles são capazes de dar. Isto é como numa relação entre um casal quando há paixão a relação dura para sempre, isto não é para todos.
21 Fevereiro, 2018 at 15:59
Eu já disse aqui, ainda antes das eleições passadas, que no dia em que aparecer alguém credível que queira concorrer contra o BdC, que valorize tudo o que de bom ele fez e foque a sua divergência principalmente na maneira de ser, o BdC vai ter um grave problema para resolver porque se é verdade que a esmagadora maioria valoriza e está do seu lado por tudo o que fez desde que chegou, também há um larga percentagem de sócios que o criticam especialmente por estes 5 anos de comunicação horrível que tem.
Penso que ele devia pensar nisso porque afinal é ele quem acabará por ser o mais prejudicado. E, afinal, não pode ser tão difícil assim, para quem já fez tanta coisa difícil bem, mudar esse aspecto.
E o Rogério Alves é uma pessoa credível e alguém que muitos sócios gostam, há muito tempo! Além de que é uma pessoa que se mexe muito bem nos bastidores, ao contrário do BdC que tem anti-corpos em muito lado. Se um dia o Rogério Alves der esse passo, atenção…
21 Fevereiro, 2018 at 16:26
Tenho algumas duvidas sobre isso.
Quem aparecer tem de focar em muito mais do que a postura do BdC. Isso fez o Madeira, era só o que tinha.
Tem de focar no projecto futuro. E vincar as diferenças entre o projecto destes 8 anos de BdC e o seu projecto futuro, novas ideias, novos caminhos, novas apostas…e comprovar como as fará.
Se focar muito nas diferenças de forma de estar vai ser muito curto. E se, no final, tivermos de votar apenas e só entre uma forma demasiado belicista ou um suposto apaziguador, todos vão olhar para a obra de BdC e ele volta a ganhar com larga margem…
“Eu faria o que ele fez, fez um grande trabalho mas eu faria com um estilo diferente”. Poucos votam nisto. Para isso votasse no original que fez de facto um grande trabalho ao invés que alguém que diz que faria…
Não vejo o RA a ter arcaboiço para desenvolver um projecto alternativo que seja efectivamente atractivo. Ainda por cima com os apoios que terá.
21 Fevereiro, 2018 at 17:57
Sim, tem de mostrar um projecto também. Isso parece-me óbvio.
Mas o Madeira focou-se a dizer mal do BdC. Não fez mais nada.
Ora não é essa a abordagem que vai levar alguém a ter a atenção dos sócios, mesmo que apareça com credibilidade inicial. Se o fizer, perde-a logo.
Tem de mostrar que tem uma ideia para o Sporting – que até pode muito passar pela continuidade do que esta Direcção tem feito – elogiar o trabalho do BdC – porque ele fez um excelente trabalho até agora e realmente há que ter a noção disso – e depois focar-se nas diferenças de personalidade, nomeadamente naquilo que muita gente não gosta que é em muito a comunicação do BdC – que o prejudicam a ele e acabam por, de arrasto, prejudicar o clube. O BdC não é levado a sério, em muita coisa que diz e com TOTAL razão, pela maneira como comunica. estamos fartos de debater isso aqui sempre que aconteceu um caso desses grave – dou o exemplo da entrevista à Sporting TV, onde disse coisas super graves, reais, mas que ninguém ligou por causa do triste espectáculo que deu.
Alguém que saiba dar a volta a isto, que seja um nome credível e que os sócios até gostem, terá muitas possibilidades de bater o BdC numas eleições, se ele não mudar esta sua faceta. É isso que quero dizer.
Paixão, empenho e entrega podem ser dadas de várias maneiras. Pode até ter menos Paixão mas tendo uma maneira diferente de comunicar, mais consensual, dizendo o mesmo, pode significar ter menos anti-corpos e conseguir passar uma mensagem que o BdC neste momento não consegue.
O facto do BdC criar tantos anti-corpos faz com que fique isolado. Ora, isolado NUNCA conseguirá mudar o que é preciso mudar no futebol nacional. E não perceber isso é grave!
Eu só falei no Rogério Alves porque o BdC trouxe o seu nome à baila. O RA não é parvo nenhum. E tem um poder enorme porque sabe podres de toda a gente – fruto do meio onde se movimenta, claro. É um gajo inteligente, tem algum carisma, é reconhecido pelos Sportinguistas, tem a credibilidade necessária para ser levado a sério pelo universo dos sócios sportinguistas.
Se um dia se candidatar, a sua postura será diferente. Será mais agressiva, mostrará mais essa Paixão que outros tasqueiros falaram, será mais incisivo, mantendo a linha diplomática que é a natureza dele, até pela profissão que tem. Mas será incisivo e argumentará muito bem, que são 2 qualidades muito boas que tem.
Um candidato deste calibre fará os sócios pensarem duas vezes se mantêm o voto em BdC…
21 Fevereiro, 2018 at 16:41
Mas o Miguel disse uma vertente positiva de Rogério Alve , mas pode não ser tão empreendedor do que BC e não ter a mesma paixão , tendo medo de dar tudo ao Sporting para não se queimar, aquilo que BC não tem, pois não tem nada a perder.
21 Fevereiro, 2018 at 16:44
Obvio que RA não tem a mesma paixão, empenho e entrega.
Não esquecer que RA já foi dirigente e não consta que fosse um estrondo de paixão clubistica.
Na retórica é imbativel (RGS chorou de alegria quando soube que RA saia do DS), mas paixão, garra, entrega… hummmmm…
21 Fevereiro, 2018 at 16:52
Certo, na retórica.
Só que aquilo que interessa não é a retórica.
É a dialéctica. De Platão.
Eu, pelo menos, quero um líder verdadeiro.
Não quero um político que se mova entre diplomacias e acordos.
21 Fevereiro, 2018 at 16:53
+1906
21 Fevereiro, 2018 at 17:19
Normalmente que gosta da retórica gosta ainda mais de PLATA.
21 Fevereiro, 2018 at 18:08
Toda a gente gosta de Plata!
Há é quem se contente com a que tem e quem tenha mais olhos que barriga, ou até uma barriga enorme!
21 Fevereiro, 2018 at 18:07
Sem diplomacia não vais a lado nenhum.
E tens esse exemplo no clube actualmente.
O BdC está, digamos, 95% certo em tudo o que diz sobre o futebol e o desporto em Portugal. Todos nós, sportinguistas concordamos com isso. Muitos portistas e benfiquistas concordam também. Ninguém, como o BdC, já fez tantas e tão boas propostas para o desporto, para o futebol, que, por exemplo, beneficiassem os clubes mais pequenos. Mas pouca gente o quer ouvir. Antes pelo contrário. A maioria não está para o “aturar”. Não se revê nele, mesmo as propostas sendo boas e beneficiando-os.
Porquê?
Porque o homem comunica mal, porque o homem não é diplomata, porque o homem não sabe fazer aliados… E sozinho não vai a lado nenhum! Endireitou o Sporting, que era o que estava ao seu alcance para fazer sozinho. Tudo o resto NUNCA o fará sozinho.
Ou entende isso ou a NUNCA chegará lá…
21 Fevereiro, 2018 at 18:01
Não era um estrondo de paixão porque tem uma personalidade diferente e porque o cargo não requeria essa postura.
A postura, por exemplo, do PC não é a do BdC e achas que tem menos paixão ao Porto? São maneiras de ser diferentes… O que se mostra em publico é uma coisa, o que se sente é outra. Podem coincidir ou não. Depende muito da personalidade de cada pessoa.
21 Fevereiro, 2018 at 14:26
Belíssima prosa como sempre!
A questão de sermos críticos ou seguidistas é apenas fruto de uma radicalização que há e que me faz confusão. E não é apenas em relação ao presidente mas estende-se ao treinador e jogadores.
É comum ouvir uma opinião sobre algo feito por qualquer um deles adjectivada de estúpida ou de incrivelmente burra quando é apenas um caminho diferente daquele que escolheríamos ou que teoricamente achamos que é melhor. Há um narcisismo na análise do que é feito que a mim me faz muita confusão. Uma incapacidade de ler, analisar, perceber o ponto de vista e apenas discordar dele. É preciso ser sensacionalista e rebaixar o executor. E por isso é tão comum ler que o JJ é burro ou uma merda ou que o presidente é um ditador. É preciso ter um “punch” na análise e por isso vamos rebaixar quem criticamos…com os jogadores igual. O jogador ou é uma máquina ou é uma merda. Não há meio termo. Ou são fantásticos ou são uma merda intragável.
Igualmente, faz-me confusão quem pura e simplesmente acha bem tudo e acha tudo espectacular, não entendendo que há vida e caminhos diferentes e que qualquer um tem uma opinião sobre isso.
Para além da hiper-análise. Qualquer pessoa olha para muitos assuntos que no Sporting são um escandalo e alvo de alta debate e criticas e, na realidade, são pormenores que não contam para nada. Assim como uma hiperbolização da discussão com o “e se um dia”…
Eu por mim sigo a via que sempre segui na vida. Tolerância para quem faz, tentar compreender o caminho que está a ser seguido, moderação na análise e conclusão sobre o que poderia fazer, achando bem ou achando que não é o melhor caminho. Mesmo que esta falta de sensacionalismo leve a que seja etiquetado do que quer que seja por ambos os “radicais”.
21 Fevereiro, 2018 at 14:28
Aquele cabrão sujo do Calado come Melões mentiroso duma figa vinha a dizer que a falta do golo do Xonês no Belenenses-Carnide tinha sido marcada dentro dos 95 minutos!
https://www.youtube.com/watch?v=i8Vol-iAKlk
MENTIRA, FDP!
MEN-TI-RA!
Vejam o que diz o relatadeiro aos 1:46:35 “Quando estamos quase minuto para lá da hora”… Foi nesta altura, corriam mais de 95 minutos, quase 96 quando essa falta foi marcada.
21 Fevereiro, 2018 at 14:35
E quem diz isto, diz da pretensa falta do William!
Imbecilidade do caralho!
Quando o Luisão cabeçudo partiu o braço, também foi falta, em Alvalade?!
Este merdas está na linha de outros sonsos que andam por aí.
E andou este merdas lá dentro… Se ainda andasse como andou o outro do Damaiense…
21 Fevereiro, 2018 at 15:51
Os do Benfica disseram que sim… Queriam penalti! Mas era de esperar outra coisa?
21 Fevereiro, 2018 at 14:48
Acho que BdC está órfão de projectos.
Tirando, naturalmente, o projecto desportivo do futebol profissional, que é continuo, após a recuperação e lançamento de diversas modalidades, a construção do pavilhão e todas as demais conquistas dos seus primeiros 2/3 anos de presidência, sinto que falta um qualquer projecto para voltar a dar foco à nossa direcção.
Seja a remoção fosso, uma pista de atletismo, a substituição das cadeiras verdes, a realocação dos Vídeo Screens na cobertura do estádio, não sei! Está na hora de mais obra!
21 Fevereiro, 2018 at 14:52
Não concordo. O que não faltam são projectos. O ano passado começou o projecto do futebol feminino. Este ano começou o projecto do Volei. Há um projecto para ter diversos títulos europeus nas diversas modalidades, há o projecto Olímpico…Isso é o que não falta a essa direcção.
21 Fevereiro, 2018 at 15:56
ele quando está a falar de projectos está a referir-se a “obra” e eu inclino-me a concordar com ele, agora parece que vai haver permuta de terrenos ou venda de uns e compra de outros, era bom que surgisse aí um projecto tipo, centro de alto rendimento para as modalidades, ou uma pista de atletismo, a recompra do alvaláxia ou do edificio sede, mas uma coisa grande que refocasse o cd e que dissesse algo aos sócios…
Eu por exemplo cada vez que penso na “negociata” do alvaláxia ou do edifício sede dá-me náuseas, das físicas mesmo!!!
21 Fevereiro, 2018 at 16:06
Mas é preciso isso para dar foco à direcção?! É preciso uma obra?!
Não concordo…acho que os projectos onde está o foco da direcção são estes, não o betão…
Pode acontecer mas para mim, hoje em dia é completamente lateral e marginal. Os projectos são estes…desportivos! E exigem muito para chegarmos onde queremos…
21 Fevereiro, 2018 at 15:37
Também partilho dessa ideia, podia por exemplo aprofundar o tema do Naming, da construção de um centro de alto rendimento para atletas das várias modalidades para não andarem a treinar pelo Jamor, Espanha, etc, etc. ou num conjunto de actividades em alvalade em dia de jogos. Criar uma missão pavilhão versão 2 para o alto rendimento não era mal pensado.
21 Fevereiro, 2018 at 16:17
Creio que não haverá nova “missão”. Teria uma adesão muito menor uma vez que haverá muito menor compreensão para o fenómeno.
Parece que estou a ouvir “gastam 8M num A. Ruiz e 6M por ano no J…poupem aí!”
21 Fevereiro, 2018 at 16:35
O centro de alto rendimento tem de ser obra do CLUBE (não SAD).
E dinheiro para isso?
Quotas aumentadas?
250k sócios?
Para ter o Basket o Bruno já referiu que tinhamos de subir a fasquia para 170k sócios (salvo erro), que dirá isso do centro de alto rendimento.
Poderia era fazer-se algum acordo para implantar esse centro com alguma Câmara Municipal.
21 Fevereiro, 2018 at 16:12
A obra custa dinheiro, a obra tem de ser patrocinada (por exemplo a colocação de cadeiras todas verdes no estádio) a obra precisa de autorização do arquitecto que fez a respectiva obra.
calma pá, passámos de um clube sem dinheiro para os gajos mais ricos de Portugal e imediações?
A obra tem custos, a seu tempo tudo se vai fazendo!
21 Fevereiro, 2018 at 16:33
Arre!
Até parece que está tudo feito em termos financeiros.
Estamos ricos e ninguém me disse nada.
21 Fevereiro, 2018 at 15:17
Javardeiro para o novo Conselho Leonino !!! (Era pra ONTEM)
Onde é que se põe a Cruz???
21 Fevereiro, 2018 at 15:27
“os sportinguistas … querem estabilidade presidencial”
Mas não a tínhamos antes? Eu acho que sim. O Presidente, fruto das reações na 1ª AG achou que devíamos reforçar essa ideia e assim o fizemos.
“oposição”
Não existe ou pelo menos eu não conheço. Podem falar nos nomes que quiserem (não vale dizer que é o PMR ou o Severino que isso é batota), que até alguém se chegar à frente, BC tem a faca e o queijo na mão para continuar o seu excelente trabalho.
“Sporting sempre em primeiro lugar”
Desde o primeiro dia de BC que ele nos fez sentir isto, não é de agora. Por isso ainda lá está, sem campeonatos de futebol mas com muitas outras vitórias nas mais variadas vertentes.
“Mesmo que não concordemos com tudo, teremos de reflectir sobre o que é a democracia”
Válido para os dois lados e não estão a falar dos radicais. Esses, sejam contra ou a favor, dificilmente alguém os chama à razão. Nem vale a pena, aliás.
Falo daqueles que ainda pensam pela própria cabeça e para quem acima de tudo está o Sporting.
“roçar a perfeição”
Por fim, não há cá presidentes ou presidências perfeitas. Há decisões boas, menos boas e é fácil demonstrar, há sorte e azar. A bola entrar faz uma diferença do caralho…
Eu vejo o Sporting agora e lembro-me como estava antes de BC. Se lhe reconhecer isto não é mimar, não é agradecer…
Sobre a postura pessoal dele, naturalmente não concordo com algumas coisas que ele podia fazer/dizer de forma diferente , mas é o feitio que tem, é a sua personalidade e faço os possíveis para viver bem com isso. Enquanto for benéfico para o clube, isso para mim é um pequeno detalhe.
21 Fevereiro, 2018 at 15:37
UM OFF :
estive a ver a conferencia de imprensa do Jota e do Gelson no facebook do Sporting 🙂 maravilha
gelson : ” nos treinos costumo treinar a lateral ” não batam no JJ 🙂 O gelson ainda se fez mais jogador ..cada dia que passa é uma jogador mais completo explosivo ….
21 Fevereiro, 2018 at 16:25
Eu só espero que tanta explosão não rebente com o rapaz.
Nem essa nem as pauladas assassinas que lhe caem em cima vindas dos adversários…
21 Fevereiro, 2018 at 15:40
Mais um excelente texto do LdP que vou comentar rapidamente sem ter lido a esmagadora maioria dos colegas comentadores da Tasca – à excepção do primeiro do Cheba.
1º, do que se viu das ultimas eleições e desta AG, existem cerca de 12% ou 13% de sócios que não se revêem na liderança do BdC. É pouco, o que torna pouco significativa qualquer critica que venha exclusivamente dessa facção de sócio.
2º, entre os restantes 87% ou 88% de sócios que, genericamente, estão com esta Direcção, existem desde os sócios que aplaudem até um arroto do BdC até aos sócios que, aqui e ali, lhe apontam atitudes que acham que ele devia, ou melhorar, ou simplesmente deixar de ter.
3º, muita gente, destes que estão ao lado da Direcção, não entendem, e alguns nem admitem, que ser critico de algumas facetas do BdC não é igual a ser contra o BdC ou a Direcção – e aqui coloco o BdC, que na minha opinião, só tomou a posição que tomou para esta AG exactamente por não entender isto.
4º, o BdC, e por associação o Sporting, teriam muito a ganhar, melhorariam bastante, se o BdC deixasse de ter essas atitudes que uma parte significativa dos sócios não gosta – que tem muito a ver com a comunicação e com o timing com que, por vezes, faz essa comunicação.
5º, estando há 5 anos à frente do Sporting, e tendo este tipo de “defeito” desde “a primeira hora”, é, a meu ver, um pouco preocupante que não tenha percebido o quanto isso lhe é, em especial, prejudicial, e ao Sporting, por arrasto, também. Mais preocupante é, na minha opinião, porque o BdC já deu mais que provas que é uma pessoa inteligente e porque, tendo em conta a gigantesca tarefa que tinha quando chegou ao clube, conseguir tudo o que conseguiu fazer, com coisas altamente complexas e difíceis, chega quase a roçar o ridículo que não entenda uma coisa simples como perceber a importância da forma como comunica e a importância do momento em que comunica. Sinceramente, nem faz muito sentido. E, pior ainda, é não parecer haver ninguém que, ou entenda isto, ou o consiga fazer perceber isto.
Daqui até ao fim da época desportiva, o BdC devia limitar-se a falar nos problemas que ultimamente têm vindo a lume no futebol entre portas, tentando não falar mais que uma vez por semana – tentar falar só de coisas realmente importantes, fora deste tema, e deixando de estar preocupado a responder a qualquer pessoa que decidir ter o seu minuto de fama falando nele!
21 Fevereiro, 2018 at 15:55
“paremos, todos, para respirar e perceber que isto não é 90% contra 10% ” esta frase é do Cherba, no primeiro comentário deste post.
Concordo em absoluto, assim como acredito piamente em nós enquanto clube e adeptos do clube, ou pelo menos quero acreditar, essa história de se viver de costas voltadas para o Sporting só porque não se está de acordo com o presidente, ou alcunhar o presidente do nosso clube (como é o hábito parolo do Jx) é uma coisa que não consigo compreender.
Acho que o Sporting (se é que todos o amam da mesma forma que eu o amo) tem de estar acima de todas essas questões de simpatia, tem de sobrepor-se a fantasmas do passado recente que são criados por uma nojenta comunicação social e alguns comem-nas em doses industriais mas parecendo os tipos do outro lado a comerem gelados com a testa.
Esses são o contrário de alguns de nós, esses pelo menos comem gelados com a testa enviados pelo presidente do seu clube, aqui, alguns comem os gelados enviados pela imprensa…vejam lá o ridiculo da situação.
Acredito em nós, acredito nos 100% Sportinguistas que felizmente são milhões, os outros que querem saltar fora disto que disse, apenas tenho pena deles!
21 Fevereiro, 2018 at 16:18
Foda-se! Prazer ter de volta o Mário ao ativo!!
21 Fevereiro, 2018 at 16:36
Aprovo e apoio essa opinião!
21 Fevereiro, 2018 at 16:38
Saké man 😉
21 Fevereiro, 2018 at 16:48
Torna a Tasca mais bonita, nova, arejada… 😀
21 Fevereiro, 2018 at 16:36
Grande Tiago, algum dia tinha que ser, não fui expulso, apenas me afastei por uns tempos, o que foi muito bom, deu para fazer um reset a algumas coisas, ver o que realmente é importante…mas atenção, o foco é sempre o mesmo!
SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, SPORTING, ……………………………………………………………………….
21 Fevereiro, 2018 at 18:02
Concordo contigo o nós tem de estar acima do eu…
Quanto aos gelados com a testa, não acredito que os Sportinguistas os comam, nomeadamente as caixas de meio kilo (e já o provaram por 2 vezes) agora um conesito com uma bola, de vez em quando vai…
O que se passa com alguns/bastantes Sportinguistas é intoxicação informativa, por exposição continua e embora nas coisas realmente importantes a esmagadora maioria dos sócios e simpatizantes consigam distinguir aonde está a verdade, a justiça e o melhor para o Clube, nalguns detalhes lá vão caindo na propaganda e desinformação insidiosa que se faz passar por CS em Portugal.
Aliás aquilo que faz a CS Portuguesa “espumar” de raiva nem é tanto o BdC, no grande panorama geral ele é um “incómodo” nada mais, o que os tira do sério, a eles e aos interesses que se movem por trás, é que não conseguem “formatar” o pensamento a mais de 3 milhões de pessoas…nós somos os que resistem e que se recusam deixar afectar pelas estratégias de comunicação Goebbelianas que visam o controlo total da informação e por conseguinte do pensamento dos Portugueses.
E isto é válido tanto para os apoiantes fanáticos do BdC, como para os moderados e ainda para os críticos acérrimos normais* faz a seguinte experiência questiona os críticos do BdC sobre as campanhas de desinformação e propaganda em curso na CS, vais ficar surpreendido quando vires que as conhecem e detectam tão bem como nós que apoiamos o actual Presidente e isto é que nos torna perigosos para o “establishment” e nos alvos principais da central de propaganda em que se transformou a CS Portuguesa
Os ataques constantes, por tudo e por nada ao BdC não são dirigidos especificamente a ele (embora a arraia miúda que colabora na “coisa” esteja convencida que sim) mas sim o que ele representa, os verdadeiros alvos somos nós, a quantidade inaudita de críticas, queixas, denuncias e castigos (ainda só não o mandaram para o tribunal de crimes de guerra de Haia) é para ver se alguma coisa “cola” e assim criarem uma clivagem e finalmente criarem uma “ponte” para nos levar de volta ao redil…
Quanto mais nós apoiarmos o BdC, mais atacado ele vai ser, porque ele foi o “despertador” dos Sportinguistas… e as contas são fáceis de fazer os lampiões são fáceis de controlar, desde que ganhem, não importa como, papam tudo que lhes meterem á frente do focinho, aliás aquilo hoje em dia está mais para seita religiosa do que para clube de futebol, porque é preciso fé, muita fé, para acreditar nas tangas que eles acreditam, os fruteiros é quase o mesmo, no que respeita a ganhar é igual e se mesmo assim começarem a ficar agitados, basta agitar uma vez ou duas a bandeira do “Lisboa a arder” e lá ficam eles todos entretidos sem perceberem sequer que é exactamente isso que os impede de serem um clube com verdadeiro cariz nacional…
E nós? Bom nós, para o “sistema” somos o problema, porque para nós ganhar é bom, «optimo mesmo, mas não é transcendental (senão já tínhamos acabado) a maneira de nos controlar era a “dormência” e todos sabem quem é que nos despertou dela…
Como viste as contas são fáceis de fazer, esta situação do BdC e dos Sportinguistas é um bocado a estória dos Judeus e de Cristo, segundo a Biblia, Poncio Pilatos que não estava muito convencido da culpabilidade de JC, disse aos Judeus e ás suas elites que podiam salvar um dos condenados, eram ladrões, assassinos e JC e os Judeus, manipulados pelos fariseus (uma éspecie de sobas que eles tinham) preferiram salvar um criminoso, mas que apesar disso funcionava dentro do “sistema” do que salvar um Messias que queria mudar o “sistema” e quando eu vejo como os 2 presidentes “roxos” são defendidos e até idolatrados pela CS, embora sejam reconhecidamente, criminosos, mafiosos e corruptos, mas que por outro lado operam dentro dos parâmetros do sistema e a forma como essa mesma CS ataca despudoradamente o homem que quer purificar o mesmo, não consigo deixar de fazer um paralelismo…
Porque a ameaça que representamos está lá, no dia que os mais de 3 milhões extravasarem do desporto para a politica é o último dia do actual”sistema” que governa o País e isso nunca vai ser permitido; focando só no desporto, aquilo que o BdC está a tentar fazer, visto que não consegue mexer na mensagem que é transmitida pelos “mass media” e muito menos no emissor ,é mudar o que sobra, ou seja o canal de transmissão…Porque ele sabe uma coisa que eu também sei, isto ainda vai piorar, enquanto não nos fizerem a “lavagem mental” isto ainda vai piorar…
SL
* há também outros criticos, anormais digamos, ligados aos interesses económicos e á “nobreza” basta veres as ligações dos sportinguistas!? que dizem que querem que o clube perca para o BdC sair do poder…
21 Fevereiro, 2018 at 19:18
é isso mesmo companheiro de luta, vais ao pormenor da coisa mesmo, fónix ehehehehehe
abraço e SL
21 Fevereiro, 2018 at 16:01
Belo texto, como é apanágio do javardeiro.
Olhando para as conclusões:
A primeira é óbvia. Fartos de eleições estamos nós. E quando falamos de “timings” é a isto que nos referimos.
A segunda também é clara. Na minha opinião, se há oposição este era um momento importante para aparecer e começar a fazer oposição construtiva. Não terem aparecido agora, seja por temerem ataques da direcção, seja por calculismo ou seja lá qual for a razão, perderam uma bela oportunidade de duas coisas: primeiro, distanciarem-se dos PMR´s da vida e, segundo, começarem a expor as suas ideias. Se estão à espera de aparecer no último ano e de conseguir ganhar apoiantes/votos em tão pouco tempo contra alguém tão popular como BdC, é um erro. Podem é estar à espera que BdC “caia sozinho” seja por maus resultados ou qq outro acontecimento que possa surgir e que manche o seu trabalho. Isso é perfeitamente legítimo, pode ser estratégico. Só que até por essa razão (a acontecer, claro) é que era importante terem aparecido já para que depois não pensem que são uns paraquedistas que estão-se a aproveitar dos maus resultados. Era preciso tomates para aparecer agora e não os tiveram.
A terceira, para mim é irrelevante. Acho que não há um Sportinguista que pense que BdC não ponha os interesses do Sporting à frente de tudo ou que ele não seja genuinamente Sportinguista. E como não vejo esse factor a alterar num espaço de tempo curto, acho que não vai ser por aqui que BdC aumentará, manterá ou diminuirá o seu apoio.
Neste momento, é uma questão de estilo porque é a forma como BdC diz e faz as coisas e o impacto que tem. E a questão de estilo não é menor. Como disse uma vez um amigo, pedir um café a mandar o empregado para o caralho é, substancialmente, a mesma coisa do que pedir o café por favor…..se eu não for o empregado. Porque se for, provavelmente mando uma mija para dentro do café, cobro-lhe 2€ pelo mesmo e quando ele virar costas e for embora hei-de fazer tudo para denegrir o cliente. É este tipo de revanchismo que é originado pelo estilo de BdC. Em cada ataque que faz é capaz de criar mais 10 apoiantes que adoram o seu estilo mas não tenho dúvidas que cria o dobro ou o triplo de inimigos que farão tudo para o tirar de lá. Então quando isso é virado para o interior do clube, mais clivagens cria. Ainda agora parece que o Fernando Mendes foi ameaçado por adeptos do Sporting. É paradoxal ver que BdC tem o apoio de 90% dos Sportinguistas e, ao mesmo tempo, continuar a haver divisões dentro do clube. e, se calhar, até mais extremadas. Não fui eu que falei em “fanáticos”, foi o FM. É isto que o estilo faz, porque na substância todos concordamos que o clube está a ser bem gerido e revemo-nos nessa gestão.
Posto isto, é como já disse, a união de aço só existe nos campos e pavilhões (e se calhar é só aí que tem de existir). No resto é concordar ou discordar e a vida continua. E mesmo assim, quando somos chamados a dar carinho ao presidente, também não vamos para a praia.
21 Fevereiro, 2018 at 16:10
Off (ou talvez não…)
Esteve muito bem o Presidente! “Semedo aquí nunca dio problemas, era un chico muy trabajador”
http://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2018/02/20/5a8c9011268e3e98158b45ca.html
21 Fevereiro, 2018 at 16:28
Nunca, nunca… 😐
Lembro-me dum episódio de ter jogado uma camisola nossa ao chão (no calor do jogo, vá), de ser apanhado uma vez sem carta.
O histórico do RS já tem umas alineas…
21 Fevereiro, 2018 at 18:32
Não se bate num gajo que está no chão e BdC esteve bem ao defender o ‘miúdo’; mesmo sabendo disso e, eventualmente, outras coisas
SL
21 Fevereiro, 2018 at 16:10
Off: vi agora um video do labrego do salvador a chorar a vitoria do Sporting. Odeio aquele anao nojento.
21 Fevereiro, 2018 at 16:11
Quando BdC começou a sua carreira como presidente do Sporting não estava ainda consciente de toda a podridão que existia no futebol português nem tinha, ainda, sofrido os ataques de carácter mais graves à sua pessoa e aos seus familiares próximos.
Muito desta postura excessivamente combativa, que tanto melindra os sócios e adeptos mais sensíveis, deriva precisamente do clima de ataque constante e da gravidade das afirmações e humilhações que tanto ele como o Sporting sofrem.
Se o clima serenar tenho a certeza absoluta que o presidente abandona a postura beligerante.
Tenho referido, ao longo dos tempos, que o contexto é tudo.
E, neste caso, o contexto é de guerra.
Ora, num contexto de guerra temos um presidente de guerra. Como é óbvio.
Penso que não ando muito longe da verdade nesta minha convicção.
PS: Se acredito que o clima vai serenar? Claro que não! Estamos em Portugal e o país pertence TODO ao inimigo. Com enorme pena minha. Aliás acredito mais facilmente na queda de BdC através de uma qualquer armadilha do que na pacificação do status quo.
21 Fevereiro, 2018 at 18:16
BdC luta contra o “mundo”… Sozinho!
Nunca derrotará o “mundo” sozinho. Aos 30 anos já todos percebemos isso, por mais idealistas que fossemos até aí. O homem já passou essa idade há uns bons anitos…
É preciso juntares-te a “meio mundo” para mudares o “mundo”.
E o BdC não se consegue juntar a ninguém (fora do Sporting). E esse é um enorme problema.
Eu até acho que ele nem sequer pensa nisso… Acha que está certo e que um dia o “mundo” verá que ele está certo.
Não vai acontecer!
21 Fevereiro, 2018 at 18:34
“É preciso juntares-te a “meio mundo” para mudares o “mundo”.”
Eu percebo o que queres dizer mas não concordo. Acho até perigoso.
Se o mundo (do desporto português) está podre não te podes juntar à podridão. Tens de combatê-la.
Podes perder, ser chamado de idealista, D. Quixote mas tens de continuar a lutar.
Até que o ‘sistema’ ceda.
Porque o sistema também tem falhas.
Se te manteres competitivo e continuares a lutar podes, em teoria, vencer.
Mas eu, confesso, que acredito pouco na nossa vitória. Mais que não seja porque vejo tão pouca vontade em que o sistema caia. Vontade política, até.
Quanto a BdC, acredito que ele possa mudar mas nunca neste clima onde é atacado a nível pessoal e muitas vezes de dentro.
Vamos ver. Vai depender de vitórias e essas são incrivelmente difíceis de alcançar neste ambiente torpe.
21 Fevereiro, 2018 at 18:39
Isso é a conversa do “vou entrar para a máfia, mas é para mudar aquilo de dentro para fora…” pois… não sei, eu também acho que o País está todo minado e já não vamos lá com cravos e cantigas… o estado a que chegou o desporto não é a minha preocupação maior, o que me preocupa é que o sistema do desporto é, á escala, igualzinho ao politico, só a escala muda …
21 Fevereiro, 2018 at 18:50
Sim, é o mesmo ‘ambiente’.
Uma mão lava a outra e a coisa vai-se fazendo…
Mas eu odeio isso profundamente.
É suposto isto ser desporto, bolas.
Disputa, competição.
21 Fevereiro, 2018 at 23:14
Nem toda a gente é corrupta!
Tal como o BdC não é, outros haverá que não são. É saber juntar ideias com essas pessoas!
Depois, há muita coisa que se pode fazer.
Porque não ajudar o Sporting Farense a voltar à 1ª Liga? Afinal é uma filial nossa e com certeza haverá alguém que possa concorrer à presidência do clube com a ajuda desportiva do Sporting – empréstimos de jogadores e outros tipos de parcerias.
O mesmo pode ser feito com o Sporting da Covilhã.
E com outros clubes podes fazer o mesmo.
Mais, não podes entrar em guerras com clubes que estão já na 1ª Liga por merdices, como aconteceu o ano passado com o Setúbal e como tem acontecido aqui e ali com outros clubes. Há que ver as coisas com uma perspectiva mais à frente.
Uma coisa é certa: sozinhos não iremos a lado nenhum e NUNCA mudaremos nada! Isso é mais que certo!
Há que ir, aos poucos, ganhando aliados para que um dia a mudança possa ser feita.
O BdC está há 5 anos à frente do clube e parece cada vez mais isolado dos outros clubes. Não vamos lá assim. Daqui a 5 anos vamos estar aqui com a mesma conversa… e daqui a 10 na mesma… Ou nós percebemos que, neste aspecto temos de ter uma abordagem diferente, ou nada vai mudar…
21 Fevereiro, 2018 at 16:20
Acho que está na hora de olharmos para fora do que para dentro que a coisa está (ou vai estar) arrumada!!
O que me está a preocupar mais neste momento não é o BdC, nem JJ, nem a CS, nem os comentadores sportinguistas nas TV’s e CS, o que me está a preocupar é o que se passa à nossa volta, fora da esfera do Sporting, isto é o “Apito Dourado” está aí como novo; os vouchers, e’ mails, jogos para perder parece que estão esquecidos e os benfas seguem como se nada aconteceu, continuando a serem favorecidos!!
Se não começarmos a atacar os cancros do nosso futebol o Sporting nunca será campeão!!
SL
21 Fevereiro, 2018 at 16:41
Parece que estamos de facto em BLACK OUT com a CS, a não ser nas situações obrigatórias!
Espero que isso inclua não andar a dar exclusivos…
(Sim Bruno, é ctg.)
21 Fevereiro, 2018 at 16:43
Se os meus amigos “não ficassem escandalizados comigo…”
Eu referiria numa palavra apenas…aquilo que acho o Presidente do Sporting devia dizer (também numa só palavra), como resposta aos …
Jornais…
Televisões…
Comentadores “encartilhados”…
CNID’s…
Sindicatos dos jornalistas…
e “virgens ofendidas…” ( no grupo das quais incluiria alguns “sportinguistas”)…
Não levam a mal…?
Não..??
Então cá vi…:
“BARDAMERDA…”…
Como podem constatar, usando o meu poder de “síntese”…
Creio ter dito tudo …numa palavra apenas…!
SL
21 Fevereiro, 2018 at 16:46
Ui, Max…
Com esse bardamerda acabaste de ganhar anticorpos no Tasco… 😉
Só espero que não te apelidem também de labrego!
E aviso já que não quero uma AG no Tasco para legitimar nada! 😀
21 Fevereiro, 2018 at 16:48
se houver essa AG eu voto sem problema algum no amigo MAXMARTINS
21 Fevereiro, 2018 at 17:01
Obrigado amigo Cherba…
É mesmo nestes momentos “de aperto”…que se sabe por onde andam os amigos…!
Abra e SL
21 Fevereiro, 2018 at 17:02
Cherba? ó amigo Max…
21 Fevereiro, 2018 at 18:43
Amigo Mário…
“Essa ameaça de possíveis problemas” na Tasca…
Até me baralhou todo…!!
Abraço e até amanhã…
SL
21 Fevereiro, 2018 at 16:50
http://www.vip.pt/esta-separada-de-duarte-gomes
desde que isto aconteceu, o homem anda ainda com mais fobia ao Sporting, e logo ela que é uma Leoa dos sete costados.
21 Fevereiro, 2018 at 17:16
É só para informar que já fiz a minha parte para o porto não ganhar no estoril!!
Acabei de apostar 15 € em como o Porto ganha (odd 1,8)
21 Fevereiro, 2018 at 17:17
boa aposta para perderes dinheiro!
21 Fevereiro, 2018 at 17:21
Ficarei satisfeito se assim acontecer!
Na 2ªf quebrei a regra de não apostar no Sporting e com cerca de 1,5 € apostados ao min 85 lucrei 10 € à custa do golo do Coates :), por isso que se lixem os do porto hoje.
21 Fevereiro, 2018 at 17:22
isso é que é falar (ou apostar) 🙂
21 Fevereiro, 2018 at 17:25
Mas olha que foi excepção, tal como já tinha sido apostar ao intervalo na nossa vitória em Astana….
As minhas regras são:
1) “Nunca” apostar no Sporting salvo rarissimas excepções e quando o faço são sempre apostas baixas
2) Apostar forte na vitória dos lampiões e tripeiros em jogos de competições nacionais! Já que os gajos dominam esta merda toda….ao menos que sirvam para ganhar uns trocos. Quando corre mal fico satisfeito, porque é bom para o Sporting 🙂
21 Fevereiro, 2018 at 17:27
yup, boa estratégia sem dúvida.
21 Fevereiro, 2018 at 17:25
Deixem-me apenas acrescentar que existe aqui também uma questão de contexto. Aquilo que BdC “é” representa a necessidade de impor o Sporting, quer internamente quer externamente. E se o Sporting não se impuser, não existe. BdC aterrou no lamaçal e é muito difícil, se não impossível, sair do lamaçal sem chafurdar. Dirão que o “estilo” não é condição obrigatória para atingir os objectivos pretendidos, mas eu receio que seja obrigatório. A história ensina-nos que em determinados contextos só o radicalismo é capaz de provocar a reação e mudança. Penso que o futebol português é um desses contextos. Profundamente corrompido, misturado com o poder político central e local, é gerador de um clientelismo quase ilimitado. Em condições de chamada normalidade, nenhum dos agentes que domina este meio permitirá uma mudança de regras. A razão é simples: o futebol é obviamente um gigantesco negócio e, quer “eles” gostem quer não gostem, o Sporting continua a representar uma fatia apetitosissima desse negócio. Durante muito tempo o Sporting foi perdendo mercado que foi aproveitado por Porto e Benfica e por outros clubes mais pequenos. Por momentos, muitos ficaram até com a sensação de que o Sporting poderia ruir e deixar a saque essa fatia de negócio. O exemplo mais evidente dessa vontade de aproveitar o momento e dar o empurrão final foi o protagonizado pela negociação dos direitos televisivos. Benfica e Porto preparavam-se para arrumar connosco ficando com a fatia de Leão e atirando o Sporting para o segundo pelotão da negociação. Aquilo que BdC fez, ao desmascarar a tramóia e ao provar que o Sporting continua a ser um parceiro tão valioso como os outros, foi brilhante. Tudo isto acontecia debaixo do nariz da comunicação social, mas ninguém abria o bico. Foi, por estranho que isso nos
pareça, a analogia do Porto e do Benfica com as nádegas que fez estalar o verniz e tornou a imprensa refém do assunto. Ao procurar explorar a “bocarra” do BdC, a comunicação social portuguesa comprometeu-se involuntariamente com a discussão do assunto, pôs a nu a tramóia e provocou a fuga em frente do Benfica. Caiu a negociação centralizada dos direitos televisivos, estreparam-se os pseudo-candidatos a 3o grande, e abriu-se a porta ao Sporting para uma negociação directa em igualdade de circunstâncias. Nada mal, o que o “estilo” conseguiu neste caso.
A verdade é que o contexto não mudou. O Sporting continua a não ser aceite pelo poder instituído. Continua de pé a ideia de que o cozinhado pode ser apenas para dois. O tenebroso G15 é a prova de que há alguns que ainda estão convencidos que podem subir na hierarquia. Não tenham ilusões. Estamos a lutar pelos primeiros lugares em todas as frentes e modalidades, mas tudo continua extremamente frágil para nós. As hienas continuam bem agarradas ao nosso flanco e à mínima oportunidade, despedaçam-nos. O prémio é demasiado valioso para que desistam voluntariamente. É neste contexto que temos que manter as fileiras bem cerradas, e é neste mesmo contexto que não entendo o tipo de oposição interna que BdC enfrenta. O Sporting não corre nenhum risco por causa deste presidente, pelo menos não mais do que com qualquer outro presidente. Periodicamente submete-se a sufrágio eleitoral para escolher uma Direcção e um programa, pelo que BdC pode ser afastado por vontade dos sócios em qualquer momento. Onde está o risco, então? Quem gosta do clube não pode de facto fazer este tipo de oposição a uma Direcção legítima e durante a vigência do mandato. A oposição agressiva, se a acharem necessária e útil, tem que ser reservada para períodos eleitorais. Neste momento é necessário construir e respeitar a vontade dos que elegeram a Direcção. E, abdicar da crítica gratuita e a destempo, a eternizar a campanha eleitoral, não tem nada que ver com défice de democracia ou pluralismo. Tem a ver com responsabilidade.
O BdC ainda não conseguiu ser campeão? A culpa é dele? Não creio. No mesmo período o Porto também não conseguiu ser campeão e, por aquelas bandas, a explicação é inquestionável: perda de poder. Caro Madeira Rodrigues, se insiste em atribuir a alguém o título de responsável pelo tetra-campeonato do Benfica, atribua-o a PdC, não a BdC. Na verdade, e por muito que nos custe encarar esta realidade, o BdC já teve grandes méritos na classificação do campeonato nacional: o Braga não voltou a ficar acima do quarto lugar, e os dois primeiros lugares e o acesso à liga dos campeões deixaram de ser atribuídos automaticamente ao Porto e ao Benfica. Se formos sérios, e não quisermos manter a cabeça enterrada na areia, seremos capazes de ver que isto foram de facto conquistas e que os quatro campeonatos não conquistados pelo BdC não foram derrotas. BdC pegou no clube após cerca de 30 anos de desgoverno. Não vamos esperar milagres! BdC personifica como ninguém a vontade de inverter esta situação. Que o faça e que assuma a responsabilidade pelo estilo que achar mais eficaz. Nos cá estaremos para julgar, nos momentos adequados. Até lá, desejo-lhe a maior sorte e sucesso do mundo, Presidente.
Saudações Leoninas!
21 Fevereiro, 2018 at 21:59
Bruno de Carvalho sabe que “é criticável” e que lhe não cabe o direito de exigir a ausência de crítica. Afinal, todos nós fazemos coisas criticáveis e de facto, ele não é excepção.
Agora, nem nós nem Bruno de Carvalho temos a obrigação de ser insultados, vilipendiados e difamados, tudo numa escalada e num vórtice nunca vistos e ser-nos negado o direito de reagir e, reconhecendo esse direito, não será exigível a ninguém que, se exima de reagir.
Quando se é Presidente do Sporting a resposta melhor a dar é levar os sócios a dá-la pois, essa resposta DESAUTORIZA os Insultadores e Difamadores internos e demonstra à exaustão, externamente que, ” o barril de pólvora” está bem cheio e está com o Presidente.
Num Clube com a nossa dimensão, na sequência dos ataques DIÁRIOS disparados pela máquina de propaganda do benfica, através da CS, repetidamente, várias vezes ao dia, quem é por Bruno de Carvalho não se deixa influenciar e a esmagadora maioria dos sócios e adeptos Sportinguistas estão com Bruno de Carvalho.
Ora, não me canso de relembrar que Winston Churchill disse publicamente, mais que uma vez:
– There is no Public Opinion what really exists is the “Published Opinion”. “The Public Opinion” is a fallacy”.
A opinião pública fabrica-se muito bem, o benfica fabricou-a com solene ineficácia. Para o Sporting é irrelevante que os benfiquistas, os portistas e mais a puta que os pariu (10% de adeptos do Sporting) odeiem Bruno de Carvalho. É irrelevante pois, a relevância de Bruno de Carvalho, dentro do Sporting e à frente do Sporting, dentro da Sociedade Portuguesa e da Sociedade Europeia cabe, na íntegra e em exclusivo (notem bem, em exclusivo) aos Sócios votantes do Sporting CONFERIR-LHA.
O benfica que, anda há SEIS anos consecutivos a atacar Bruno de Carvalho, estabeleceu-se firmemente na posição de inimigo do Sporting. Não conseguiu mais nada senão convencer os Sportinguistas a unirem-se, numa “UNIÃO DE AÇO”, à volta do Presidente. Presidente que, hoje, 90% dos Sportinguistas considera o garante da sobrevivência do Clube, o Garante do crescimento do Clube e Finalmente, o GARANTE DA VITÓRIA DO CLUBE sobre o inimigo declarado, o benfica. Já ninguém pensa no porto, no Pinto da Costa e nas suas mafiosidades que, são exactamente as mesmas que o benfica põe em prática. Entre eles não há diferenças a não ser em dois aspectos:
a) O regionalismo insuperável do fcp
b) A dimensão do fcp que é muito inferior à de qualquer dos outros dois clubes.
Que vantagem tem qualquer um deles sobre nós? Só uma:
– MILITÂNCIA. Isso tem de mudar. A maioria silenciosa do Sporting tem de se tornar tão aguerrida quanto o são os militantes dos outros dois senão, eles acabam por se juntar para darem cabo de nós (se é que o não fizeram já). Somos a ameaça do presente mas, pior, somos a ameaça ao futuro deles, enquanto Clubes Vencedores.
benfica e fcp sabem que com a mentalidade vigente que, já compreenderam se não dissolve em qualquer diluente, com Bruno de Carvalho de Pedra e Cal, começou no desporto em Portugal uma NOVA ERA e o Sporting, por este caminho, tomará conta do futuro do Desporto em Portugal.
Não têm nem os hábitos de trabalho e sacrifício nem as categorias intelectuais definidas como nós. Há muitos anos que a Vitória porque foi roubada é fácil. Exige menos dos atletas, da estrutura e do presidente. Esses hábitos vieram-lhes desde a década de oitenta estão enraizados há mais de cinquenta anos nas mentalidades das gentes deles. Roubar é fácil, o que é difícil é enriquecer trabalhando e esse, é o negócio do Sporting. O Clube enriquece no rigor de um trabalho profissional de todos os seus elementos, atletas, técnicos e gestores e enriquece financeiramente e também desportivamente. Para eles é esta a dimensão da ameaça:
– 50 anos não lhes chegam para inverter a situação pois todos os anos fazem aumentar o passivo e vêem as receitas por muito grandes que sejam ser suficientes para cobrirem as despesas. Nem benfica nem porto têm já crédito junto da banca. Jorge Mendes está a secar como fonte de financiamento e as alternativas, os fundos, maldito bruno de Carvalho que lhes FO..U o arranjinho.
A dois anos de vista, no máximo, eles deixam de conseguir competir ao nível que o Sporting terá nessa altura. Os processos-crime que envolvem os dirigentes do benfica acabarão por ter repercussões desportivas e o benfica que financeiramente é UMA FRAUDE, cairá na Segunda divisão por decisão disciplinar da Justiça Desportiva a quem não restará outra opção. Vai lá cair com passivos de campeão e isso levará o benfica a uma “extinção” que se anuncia e ao redimensionamento do Clube, de acordo com a sua própria realidade.
Não se recomporá a tempo de todos nós o vermos brilhar de novo. Leva já cem anos de atraso.