Lucro de 10 milhões de euros, o passivo a baixar 40 milhões (13 por cento em termos homólogos) e uma redução de 23 milhões da dívida bancária e obrigacionista.
Estes são os números apresentados pela SAD do Sporting para fecho do primeiro semestre desta temporada, num Relatório e Contas enviado à CMVM.
Em termos de volume de negócios, a participação na fase de grupos de Liga dos Campeões e a venda do capitão Adrien Silva são apontadas pelo clube como as principais justificações para este indicador atingir os 81,6 milhões de euros. “Em termos de receitas, importa destacar que esta é a segunda presença consecutiva na fase de Grupos da UEFA Champions League, o que permitiu crescer ao nível da bilheteira, seja em jogo a jogo, seja no sucesso que foi a renovação das gamebox anuais”, pode ler-se no comunicado.
Já excluindo as operações com jogadores, as receitas operacionais aumentaram mais de quatro milhões de euros, dos 49 milhões registados no primeiro semestre da época 2016/2017 para os 53,4 milhões. Ainda assim, quando contabilizados outros gastos, o resultado líquido do exercício no semestre em questão caiu dos 16,5 milhões registados no ano anterior para os 10,1 milhões de euros.
Tendo em conta os resultados do último semestre, ou seja, do segundo semestre da época 2016/2017, o Sporting conseguiu reduzir em 40 milhões de euros o passivo global, o que segundo a SAD leonina se deve “ao reembolso de dívida bancária no montante de 18.729 milhares de euros, redução de provisões no montante de 9.590 milhares de euros e de fornecedores em 12.893 milhares de euros.”
1 Março, 2018 at 10:52
Um bom post.
Começa pelo pessoal a prever baixa adesão devido à temática. A malta tenta contrariar, não comentando o tema em si (até porque a maioria nem os olhos deve ter passado pelo documento), mas batendo palmas e falando das contas do benfica. E dos comentários do Braz, esse guru das financas (não, a falta de cedilha não é gralha).
Entretanto, recomendo a leitura do R&C e do fecepe. Interessante.
Fala-se muito nas compras que não fizeram, mas esquecem-se do Oliver, do Aboubakar…
Também é relevante olhar para os nomes de jogadores que por lá andam. Alguns, nem a paragem de metro do Dragao devem conhecer, quanto mais o estádio.
As rúbricas “Outros” nos pagamentos a terceiros lembram sempre folhas de excel simplificadas.
As despesas com pessoal nos três são motivo de análise.
À primeira vista, os clubes de Lisboa estão no bom caminho, o fecepe enterra-se. Mas vão à frente no campeonato, e bem vistas as coisas, para o adepto comum, é o que conta.
1 Março, 2018 at 11:23
O adepto comum como tu!
Fala por ti!!! E a seguir raspa te!
1 Março, 2018 at 11:49
Toi ceulemente dire le merde, mais je defenderei inte la mort toi droit de lo dire.
Voltaico
1 Março, 2018 at 18:17
Voltaico a 110 ou 220?
1 Março, 2018 at 22:49
É preciso saber falar francês para não escrever bem por engano
1 Março, 2018 at 13:36
Excelente! Que grande trabalho BdC e CV estao a fazer. Tenho apenas uma pergunta e talvez me possam dizer qual o valor. Temos ate 2025 creio para pagar os 80M das VMOCS e para tal foi criada uma conta reserva. Alguem sabe dizer quanto dinheiro ja temos nessa mesma conta? Creio que os valores ai existentes resultam de percentagens dos valores das transferencias. SL !
1 Março, 2018 at 14:46
Durante 20 anos o SCP foi Os DIAS das CUNHAs para as negociatas, tudo gente séria e com classe, o garoto, labrego e tirano é um desastre, bastou 5 anos para afundar o NOSSO SCP…… andam cegos 90 % dos sócios e os iluminados, são os outros. SL
1 Março, 2018 at 15:47
Bom post, grande trabalho desta direção.
Sou um leigo, alguém me pode ajudar a entender a situação financeira do clube no hipotético cenário (hope not) de ficarmos em terceiro e não haver LC?
Vendas terão/teriam sempre de ser feitas, mas como ficaremos em relação ao resto?
Modalides afetadas (pelas quotas não sofrerão)?
A Vmocs?
Pergunto mesmo pq não sei.
Thanks