Lucro de 10 milhões de euros, o passivo a baixar 40 milhões (13 por cento em termos homólogos) e uma redução de 23 milhões da dívida bancária e obrigacionista.
Estes são os números apresentados pela SAD do Sporting para fecho do primeiro semestre desta temporada, num Relatório e Contas enviado à CMVM.
Em termos de volume de negócios, a participação na fase de grupos de Liga dos Campeões e a venda do capitão Adrien Silva são apontadas pelo clube como as principais justificações para este indicador atingir os 81,6 milhões de euros. “Em termos de receitas, importa destacar que esta é a segunda presença consecutiva na fase de Grupos da UEFA Champions League, o que permitiu crescer ao nível da bilheteira, seja em jogo a jogo, seja no sucesso que foi a renovação das gamebox anuais”, pode ler-se no comunicado.
Já excluindo as operações com jogadores, as receitas operacionais aumentaram mais de quatro milhões de euros, dos 49 milhões registados no primeiro semestre da época 2016/2017 para os 53,4 milhões. Ainda assim, quando contabilizados outros gastos, o resultado líquido do exercício no semestre em questão caiu dos 16,5 milhões registados no ano anterior para os 10,1 milhões de euros.
Tendo em conta os resultados do último semestre, ou seja, do segundo semestre da época 2016/2017, o Sporting conseguiu reduzir em 40 milhões de euros o passivo global, o que segundo a SAD leonina se deve “ao reembolso de dívida bancária no montante de 18.729 milhares de euros, redução de provisões no montante de 9.590 milhares de euros e de fornecedores em 12.893 milhares de euros.”
1 Março, 2018 at 0:49
Só passei para dizer que estou aliviado em saber o que o Bruno fez com os milhões que tinha desviado em comissões para offshores e merdas dessas. É continuar a gamar desta maneira que nós agradecemos.
#apertacomelesbruno
#uniaodeaço
1 Março, 2018 at 1:30
Quem é o Bruno ?
Algum colega de escola ?
Ou será que estás a falar do Presidente do teu clube ?
Se gostas dele, respeita-o.
SL
1 Março, 2018 at 0:57
É isto, se os mandatos de BdC fossem avaliados apenas do ponto de vista da gestão financeira só há uma palavra a dizer: FABULOSO!
Agora, podia era aprender naquilo que são os seus pontos fracos, e nesses, segundo a minha perspectiva, tem piorado!
De qualquer forma, e apesar de já estar farto da criatura, cito-o: para bem do Sporting aturo o maior filho da puta o tempo que for preciso.
SL
1 Março, 2018 at 1:31
Aturas ?
Não me tem parecido ….
1 Março, 2018 at 8:57
Ele disse:
“Aturo o maior filho da mãe 100 anos se for benéfico para o SCP”
Os FDP são aqueles que alteram o que os outros dizem.
1 Março, 2018 at 9:12
Se fores à citação ipsis verbis…
Também o posso citar novamente: bardamerda para os ressaibiados como tu, ó sake!
1 Março, 2018 at 9:31
Bardamerda para os que não são do SCP, disse ele.
Isto de CITAR sem dizer o que se disse é o que faz a maioria da CS. Já há qm ache normal.
Tá difícil…
1 Março, 2018 at 9:33
Ui.
Tás a chamar FDP ao máximo representante do SCP?!
Processo disciplinar em cima!
Se fosses sócio, tavas fudidudidu… 🙂
1 Março, 2018 at 10:32
Filho da puta és tu meu paneleiro de merda!!!
1 Março, 2018 at 10:32
Tens que me aturar! 😉
1 Março, 2018 at 1:31
Só queria acrescentar que dados os últimos dados e notícias que saem o Porto está cada vez numa situação mais complicada e negra, prejuízos cíclicos de 20+M por semestre mesmo com antecipação de receitas (factoring) e idas a champions…
Não sei não mas o futuro do Porto parece-me que pode estar gravemente comprometido
1 Março, 2018 at 1:39
Pelo que li já anteciparam 100M de receitas, tem percentagens reduzidas dos passes dos seus jogadores… venderam o Ruben Neves e o André a Silva (não sei se este semestre) mas continuam semestre atrás de semestre a apresentar resultados negativos…
É que mesmo indo buscar guito a todos os cantos que encontram continuam com resultados econômicos catastróficos… ou muito me engano ou já estão mesmo “com a corda no pescoço”
1 Março, 2018 at 1:34
Isto é antes ou depois de pagar o salário do JJ? 🙂
1 Março, 2018 at 8:53
Tens que ler na alínea onde diz:
“Resultados antes de pagar ao JJ” 😈
1 Março, 2018 at 10:35
Esse Granda Chulo!!!
1 Março, 2018 at 3:00
É impressão minha ou hoje confirmou-se que o Sporting era, dos 3 grandes, aquele que tinha menos gastos operacionais/investimento com o Futebol, ou seja, deitando por terra a teoria que “JJ tem a obrigação disto e daquilo”, por ter “tão melhores condições” do que os outros para ganhar tudo?
Miguel à recepção sff!
1 Março, 2018 at 13:15
🙂
Estou sempre atento ao que dizes, Placebo.
Tenho sempre esperança de conseguir concordar contigo… 😉
1 Março, 2018 at 3:11
O que me parece é que isso confirma o seguinte:
-O investimento tem sido consequente à receita, permitindo um acréscimo competitivo sustentado da equipa sem desequilibrar as contas do Clube;
-Esse aumento de competitividade tem sido feito com muito mais critério que os adversários, e os activos estão sem dúvida alguma valorizados pela equipa técnica, comparativamente aos mesmos adversários (“mendilhões” à parte);
-Quanto valem William, Gelson e BF em futuras vendas, só para falar nas “pérolas maiores”?
-Ou seja, as vitórias e os títulos, sempre em crescendo, são mera questão de tempo. Pode até já ser este ano, mas com o investimento progressivo, e os activos valorizados, não há qualquer motivo para crer que o rumo não será mantido. Em crescendo de competitividade, repito, num plantel cada vez mais forte e equilibrado!
-Ou seja: porque raio é que se continua a insistir que se tem que fazer alterações no estado actual de coisas? É esperar, com apoio e paciência! Estamos a chegar ao ponto de rebuçado desse caminho que começou em 2013-2014! E que prazer tem sido trilhá-lo!!
-Acalmem por isso as passarinhas os mais excitados, bipolares, impacientes e esquizóides! Duche frio, ansiolíticos e neurolépticos, optem pelo que quiserem e for preciso, mas não se metam à frente do progresso! 🙂
E Viva o Sporting!
SL
1 Março, 2018 at 13:19
Este ano, a julgar por o que saiu agora, terás um orçamento a bater nos 70M€ – o maior de sempre do clube. Investiste 60M€ em jogadores – mais que nos 2 anos anteriores juntos.
Achas que não é de exigir mais a um dos 10/15 treinadores mais bem pagos do mundo?
😉
Ou chega-te se ele fizer mais pontos que a melhor época do Paulo Bento?
1 Março, 2018 at 13:46
Caro Miguel, eu só quero uma coisa bem simples: que esta trajectória se mantenha. Em resumo, é só isso!
E estou convencido, pela evidência, que a trajectória se tem mantido, assim como as coisas estão (ou seja, nesta altura, com o JJ).
Se me garantissem que a mesma trajectória se mantinha com outro Treinador, ou que até se queimariam etapas, ou que seria mais eficiente (custo-benefício) de outra forma, metia-lhe já uns patins se de mim dependesse.
O problema que muitos teimam em não ver ao focar-se nos pequenos defeitos de feitio da pessoa, é que essa garantia não existe de todo, nem nada que se pareça, e até está, a meu ver, está longe de ser sequer provável.
A realidade é: BdC é ESSENCIAL ao Sporting! E BdC alia à sua essência uma notória incompatibilidade com muita gente, pelo que muitos treinadores de gabarito (mais uma vez: pelo seu feitio) poderão não resultar no Clube. E lá teremos mais LJ e MS, profissionais competentes mas que não vingaram, incapazes de dar continuidade.
“Experiências” não me apetece nada, quando temos a meu ver uma certeza entre mãos. Os dois primeiros anos foram suficientemente enervantes neste capítulo de instabilidade no cargo. Agora quero continuidade, pois temos em mãos uma rara compatibilidade e sintonia entre as figuras maiores do Clube.
Quando o Sporting tiver orçamentos e investimentos comparáveis aos adversários, numa Liga portuguesa isenta onde não se inclinam os campos nem se compram resultados, aí acredito que o que fará diferença é o factor-Treinador, juntamente ao factor-sorte, apenas.
E então aí, mas só aí, aceitarei argumentos que muitas vezes parecem sentença, mas estão longe de ser inequívocos. Claro que, nessa altura, faço fé que isto até vai parecer um passeio… 😉
SL
1 Março, 2018 at 14:18
Percebo-te mas não partilho essa visão.
Um dos problemas, e na realidade a grande diferença, é que o BdC se quis impor ao LJ e ao MS e não faz isso com o JJ, sendo este que se impõe ao BdC.
Por isso a coisa correu mal com o LJ – um amigo do meu irmão que é muito amigo do LJ disse-nos que no inicio de Dezembro eles já praticamente não se falavam, só o essencial – e voltou a correr mal com o MS – já aqui disse que conheço um dos adjuntos do MS e por isso sei algumas coisas. Com o JJ a coisa inverteu-se, porque o JJ tem um poder que os outros não tinham e depois também por causa da maneira como o contrato foi renovado.
Nunca saberemos o que poderá ser com outro treinador, como nunca saberemos como a coisa teria corrido se o LJ ou o MS têm continuado.
Vamos ver, se não formos campeões este ano – e isso é altamente provável – quantas pessoas achariam em Julho de 2015 que o JJ não seria campeão em 3 anos de Sporting?
Qual é a lógica de andarem anos a fio a dizer que o Benfica do JJ só ganhava com colinho – ainda hoje se diz isso – e agora acharem que o JJ é o supre-sumo da fruta só porque está no Sporting?
Não faz sentido!
Muita gente mudou de opinião – nem vou qualificar isso mas, olha, até podia!
Eu não mudei!
Continuo a achar do JJ o que achava quando ele estava no Vergonhoso! Nem mais, nem menos. O mesmo!
E isso faz-me pensar que não serve para o nosso clube, e para o ADN do nosso clube.
1 Março, 2018 at 16:36
Pareces desvalorizar a capacidade de um (bom) Treinador se impôr ao Presidente (porque este o respeita), e acho que não devias. Até porque não imagino nenhum com essa capacidade.
Nunca saberemos o que teria acontecido se tivessem continuado, porque nunca poderiam ter continuado, não com este Presidente. E não foi por falta de capacidade.
Tudo isso só torna mais premente o carácter imprescindível (ou, no mínimo, “pouco prescindível”) do JJ neste Sporting.
Não vejo bom futuro com outro Treinador, independentemente da sua capacidade técnica (ou seja: a questão não se cinge a isso).
1 Março, 2018 at 22:35
Pois. sobre isso eu tinha muito a dizer, este post está ultrapassado, sa foda, se não digo tudo, digo pelo menos algo:
É completamente diferente apostares num treinador de 1M ou de 5M, o tratamento nunca poderá ser o mesmo.
Só o subir da fasquia quer no treinador quer no orçamento global com salários, potenciou os negócios que se seguiram, quer com patrocinadores, quer com transferências quer com direitos televisivos, quer mesmo o aumento de assistência e sócios. Não acredito que os valores da Nós fossem atingidos com o investimento que se fez nas épocas de MS ou LJ.
Percebendo as razões, nunca ouvimos LJ ou MS a falar com entusiasmo na luta pelo titulo.Não acredito que os valores da Nós fossem atingidos com o investimento que se fez nas épocas de MS ou LJ.
As transferências records só foram apôs JJ, antes de JJ valiam 1/3, quando JJ entra e só com aumento do tecto salarial e garantia que a luta seria pelo titulo,permitiu que ficassem mais tempo e com isso a sua valorização exponencial.
Não gosto da personalidade de JJ, mas no caso interessa mais a sua competência profissional e isso já admirava desde as boas equipas que montou em Bélem, Braga e no Benfica. Não falem no colinho, que sendo evidente, não é menos evidente que construiu boas equipa e que chegou a duas finais europeias ou 3 se contar a intertoto, será que a “estrutura” também interfere na europa? tenho duvidas.
Apesar de reconhecer competência, não quer dizer que esteja isento de defeitos, que os tem, como todos os outros.
Outro erro de avaliação é a ideia que foi a selecção que valorizou os jogadores, hello Slimani, apesar das boas épocas de Adrien e William, um ficou em casa e outro nem sequer era titular no Mundial. O excelente campeonato do trio com JJ tornou impossivel ao seleccionador não reconhecer as mais valias de os colocar em campo.
Resumindo a ideia, para a estratégia que em determinada altura foi delineada, se não fosse JJ teria que ser um treinador de elevada cotação e sala rio obviamente, as coisas poderiam ter acontecido da mesma forma (falha objectivos apostas em jogadores falhadas, etc..”), pois existe muito “jogo” de bastidores em que o SCP está totalmente “out” e já agora, mesmo assim, JJ e teria sido igual com outro treinador qualquer, apesar do enorme esforço da Direcção levou com algumas segundas e até terceiras escolhas.
Prontos, acabei por dizer algo … 🙂 é a minha opinião.-
1 Março, 2018 at 22:46
Concordo contigo nesse aspecto. A publicidade (boa ou má) e todo o circo à volta de JJ acabam por aumentar o interesse do público.
Deve haver o triplo de buscas no YouTube de conferências de imprensa do JJ, em relação aos outros dois.
E a própria linguagem, a ambição passa para os adeptos.
Quando a vendas, óbvio um treinador valoriza jogadores mas é difícil saber se outro treinador faria o mesmo com os mesmos ou outros jogadores. A verdade é que se vêem evoluções claras nos jogadores (e há muita evolução que nós leigos nem prestamos atenção: 95% do tempo um jogador não tem bola)
E acabo também a dizer que concordo com o Placebo. Independentemente dos resultados acho que estamos no caminho certo e precisamos é de estabilidade.
1 Março, 2018 at 23:18
Para a estratégia resultar o treinador teria de ser sempre um nome muito sonante e isso obviamente tornava-o caro, bem como obrigava a um investimento no plantel, só assim é possível ainda vermos no plantel William, Patrício, Coates, Dost, etc…
Claro que é impossível garantir que a evolução se deve a um treinador especifico, mas no caso, são inúmeros jogadores a elogiar e outros tantos a manifestar vontade em trabalhar com ele, algum mérito deve ter. E como já disse, o colinho não explica as finais europeias e para quem tenha olhos, as excelentes equipas que ele já montou, incluindo a do SCP de 15/16.
Agora já não é possível voltar para trás, quando JJ sair, terá de vir outro de nível e provavelmente salário aproximado (pois os bons são caros), para lidar da melhor forma com um plantel de jogadores de qualidade e experientes. Não podemos regressar às experiências com treinadores, estamos num alto nível de investimento. E claramente vai continuar a existir objectivos e contratações falhadas, sobretudo enquanto existir a podridão que se instalou nos bastidores.
A não qualificação para a UCL, pode ou melhor necessariamente reduz este nível de exigência.
O que sucedeu no ultimo jogo, não foi inocente, para mim foi premeditado, queriam-nos afastar definitivamente da luta, tiveram azar.
1 Março, 2018 at 23:35
100% de acordo.
E espero que ele não fique só até final de 2018-2019.
Por todos os motivos….
1 Março, 2018 at 3:51
Parabéns à Direção do Sporting por tudo o que tem feito pelo NOSSO SPORTING!
Quanto aos pias da cunha e outros antis é tão fácil pô-los a fazer o trabalhinho da CS, principalmente em semanas importantes para o Sporting. Quando foi a última vez que deram esta audiência a opositores de vieira ou da costa? Pois é, ainda bem que a CS. neste país, é muito isenta! Só merecem o nosso mais completo repúdio, todos eles.
SL
1 Março, 2018 at 6:43
Parabéns ao Bruno e à restante Direcção, esta área está bem entregue e deixa-me perfeitamente tranquilo.
Abraço de Leão.
1 Março, 2018 at 7:40
Eles, a pandilha, sabem que com BdC ao leme um dia o Sporting irá ter zero de passivo e zero de dívidas aos bancos, e consequentemente maior capacidade de investimento.
1 Março, 2018 at 7:56
A nossa Direcção a continuar a ser a nossa Direcção… TOP MAIS !!!! o resto é peanuts !!!
Mas, e as capas matinais….
Tanto carvão…. olhando para as capas… fico de boca aberta… será que? será mesmo possível um “jogada” de antologia, esta possível utilização de Gelson no Ladrão ? ou é muito carvão, como de costume… comer os rabolhos de sarabulho assim pela calada da noite?
1 Março, 2018 at 8:03
Ora bolas…
“Que fale demais…” ainda se suporta…
Agora “ter o desplante…” de apresentar umas contas destas… é demais…
SL
1 Março, 2018 at 8:25
Doidos para pôr as patas imundas no dinheiro do clube andam eles!
Z
1 Março, 2018 at 8:45
Há quem dê 24h/dia.
Há Dias que não valem meia hora…
1 Março, 2018 at 8:50
Isto deve ter sido ele a falar dps dum almoço… No Barbas.
1 Março, 2018 at 9:08
Bom dia,
Parabéns ao Sporting , ao Sr. Presidente e sua direcção .
1 Março, 2018 at 9:24
São números impressionantes num semestre onde não se registaram super vendas.
Fico muito satisfeito pela redução da divida bancária e obrigacionista, acho que é um óptimo indicador da gestão assertiva que tem sido feita pela direcção financeira do Carlos Vieira.
Continuamos é a depender das receitas extraordinárias provenientes da Champions ou da venda de jogadores, mas pronto prefiro estar dependente de uma venda, do recorrer ao factoring para antecipação de valores.
1 Março, 2018 at 9:27
Off
Se alguem passar pela besta doOctavio Ribeiro façam-me um favor e espetem-lhe um banano.
O artigo que escreveu sobre o Gelson é das merdas mais nojentas e a roçar o racismo que já li
1 Março, 2018 at 9:27
De parvos não teem nada !
Cheira-lhes a teta gordinha .
1 Março, 2018 at 9:27
A pagar dívida assim QQ dia não posso sair à rua nem ser arguido como bom chefe de família que se preze.
Alguém faça algo.
QQ nem dívidas temos, senhores?!
O que se segue? Aumentar património????
Por favor… Façam alguma coisa para travar isto!
1 Março, 2018 at 9:31
A pagar divida assim, qualquer dia poupamos dinheiro suficiente para construir um hotel…Have a little faith Saké
1 Março, 2018 at 9:36
Por acaso estive para escrever mas não escrevi: QQ ainda vamos ter um estádio como devia ser o atual… E tenho quase a certeza que será esse o último objectivo de BdC… Assim os sócios aumentem e se torne incomportável a lotação máxima do atual por excesso de procura.
1 Março, 2018 at 10:01
Era bom fechar o fosso e fazer bancada nesse lugar. Mas já li algures, que não é assim tão fácil, nem barato…vamos ver. O que é certo é que a procura tem aumentado, ter 40 mil por jogo à uns anos atrás era quase ficção cientifica.
1 Março, 2018 at 18:15
A verdade é que fisicamente não estão lá.
Os números parecem-me que são de bilheteira.
Não aprecio que digam…
“Em Alvalade… 40 mil e picos”… quando se vê claramente que a lotação não está a 80%. Verifiquei isso com o Feirense…
Mudar para “foram adquiridos 40 mil e picos” ou “bilhetica a 80%”… Agora dizer que em Alvalade estão quando não estão… Mas pronto, isso são minudências. Não aprecio mas não passa disso… Fica à consideração.
1 Março, 2018 at 10:13
Bons resultados, numa área que nunca suscitou dúvidas a ninguém. Se há área onde a confiança dos Sportinguistas é máxima, é esta. E os créditos disto vão directamente para o presidente e Carlos Vieira à cabeça. Gostava de comentar com mais propriedade mas ainda não tive tempo de ler o relatório, algo que tentarei fazer hoje.
Agora, seria fixe não confundir estes resultados globais com medidas de gestão avulsas que têm métricas específicas para serem avaliadas. Uma não tem necessariamente de validar a outra. Lá porque os resultados são positivos (e são-no praticamente desde que BdC pegou no clube), os 4,5 ou 6M pagos ao treinador continuam à espera de retorno desportivo. E não se trata de retorno financeiro porque não somos nenhum banco. Os 6 ou 7M pagos pelo Pongolle seriam sempre um mau acto de gestão mesmo que tivéssemos 100M de lucro nesse exercício tal como os 11M pagos pelo Bas seriam sempre uma excelente medida de gestão mesmo que tivesse sido o engodo a fazer. É isto que tem de ser separado.
Os rendimentos de JJ, do Misic, ou do Bas Dost não são avaliado pelos resultados financeiros, são avaliados pelos resultados desportivos. E essa avaliação é como tudo na vida: uns são demasiado bem pagos para o rendimento que dão, outros o inverso e noutros casos há justiça entre o rendimento que dão e aquilo que auferem. Como em todas as actividades.
1 Março, 2018 at 11:17
Fodasse ó Sá… essa lengalenga toda para que?
Diz caralho!
Diz que não tens uma equipa a lutar por tudo em Março… diz caralho!
Hã… a última vez foi quando?
Num dos ano do Paulo Bento?? Tenho de ir confirmar!!!
1 Março, 2018 at 11:33
Caralho.
1 Março, 2018 at 13:24
Com convicção!!!
1 Março, 2018 at 11:27
Sá. Mas isso não é só ver um lado da questão? Será que terias a mesma valorização do plantel com outro treinador? Será que a métrica para se avaliar o trabalho de um treinador está somente ligada à capacidade de ganhar títulos? Se é assim, essa métrica só se aplica mesmo ao JJ.
Tens os casos do Vitor Pereira e do VilasBoas cujos os resultados desportivos não os valorizaram por aí além ou se quiseres eles não souberam manter o nível dos resultados desportivos e em sentido inverso o Paulo Fonseca, que apesar de não os ter tido, está a fazer um bom trabalho no clube onde está. Claro que o campeonato do Shakhtar não é assim muito competitivo…
Podia-te dar mais exemplos mas penso que estes 3 são elucidativos.
SL
1 Março, 2018 at 12:02
Na minha opinião, para avaliar um treinador a principal métrica será sempre os títulos. Estamos a falar de alguém que gere um departamento em tantos que existem no Sporting (mesmo sendo o mais importante) e que esse departamento tem objectivos definidos previamente e que no caso dele passa por ganhar o maior nr de jogos possíveis para que isso se traduza em troféus no museu. Muito diferente da direcção que tem um sem nr de áreas para gerir e gerar resultados de diversa ordem (desportivos, financeiros, visibilidade da marca, aumento de associados, etc).
Cada macaco no seu galho. No dia em que avaliarmos JJ pelo dinheiro que faz entrar será o dia em que passamos a poder avaliar o Carlos Vieira pelo facto do Doumbia falhar golos. O exemplo é exagerado de propósito apenas para demonstrar que, não retirando o mérito de JJ em fazer os jogadores evoluirem e consequentemente retirarmos mais dividendos financeiros por isso, esse mérito não é dele sozinho e poderá até nem ser dele na maior fatia. Mérito em negócios é quem transforma valor potencial (que é o que o treinador trabalha) em valor real, ou seja, proposta negociada, aceite e dinheiro na conta. As épocas do JM, Sli e do Adrien com JJ permitiram a existência de interesse e de boas propostas, a concretização dos negócios é mérito de quem se sentou à mesa para negociar do lado do Sporting. É que senão daqui a nada, JJ passa a ter o mérito de tudo dentro do Sporting porque se tivermos boa vontade poderemos associar qualquer facto à sua intervenção. É só uma questão de prioridades, se a principal métrica de um treinador é o dinheiro que recebemos por um jogador por si trabalhado num clube que nasceu para ganhar, alguma coisa estará mal. E aqui a palavra-chave é “principal”. Não ignoro a intervenção de JJ nas vendas feitas mas também não a valorizo de uma forma exagerada e prefiro avaliar aquilo que é o seu principal trabalho: meter a equipa a jogar bom futebol porque esse bom futebol nos aproxima de títulos (a primeira época dele no Sporting é prova disso).
Acho que estás a confundir valorização pessoal com valorização do clube e atingir objectivos. Estou-me a cagar para as carreiras que os treinadores têm depois de uma época de sucesso ou de insucesso num determinado clube, interessa-me é a valorização do nosso clube e dos objectivos que esse treinador atinge no clube que amamos durante a sua estadia. Essa é a métrica de um treinador e se perguntares a algum portista a quem é que vai agradecer títulos, se ao PF ou AVB ele diz-te: AVB porque ganhou títulos e atingiu os objectivos apesar do segundo estar numa trajectória bem diferente.
1 Março, 2018 at 13:26
A métrica é o que dele se espera.
O objectivo do LJ era ganhar o título? Duvido.
Do JJ. Claramente está no “caderno de encargos”.
1 Março, 2018 at 14:45
Claro. Faltou-me distinguir os contextos. O de Jardim e MS era um, o de JJ é outro completamente diferente. Se bem que no ano de LJ ir directamente à champas é praticamente um título.
1 Março, 2018 at 13:21
Concordo e é isso que defendo aqui e pouco gente percebe.
Ó Malcolm, olha aqui uma boa ajuda para ti!
1 Março, 2018 at 13:43
Nem a propósito, ainda ontem neste post escrevi o seguinte e não retiro uma virgula, nem vejo que choque com o que é dito aqui. A minha opinião é que qualquer que seja o treinador, o Sporting conquistar o título, no estado actual é tarefa praticamente impossível. Concretamente, em relação a JJ, mesmo com a condicionante anterior, estamos mais competitivos e isso torna mais visível o desequilibro provocado nos bastidores.
“É certo que qualquer treinador está dependente dos resultados, com excepção talvez do Alex, mas parece-me excessivamente fácil e inoportuna como se pensa no despedimento de um treinador, ainda por cima quando sabemos que em 15/16 só não ganhou porque fomos barbaramente roubados e nesta altura estamos na luta em todas as competições.
Há muita gente ainda a pensar que o problema dos títulos está unicamente nos treinadores, lamento informar, mas enquanto não for possível, uma limpeza total da trampa que existe nos bastidores, com este ou outro qualquer treinadores, os títulos, não direi que são uma miragem mas serão muito, mas muito difíceis.
Golos mal anulados por VAR, expulsões, facilidade em carregar com cartões, nos adversários a impunidade quase total, enfim, não há treinador que aguente, pode vir LJ e ou Mourinho, podem trabalhar no limite, provavelmente não vai chegar.”
1 Março, 2018 at 14:36
Malcolm, não posso não concordar contigo que para nós sermos campeões neste contexto é preciso quase um milagre.
Mas a questão não fica só neste promaior!
A questão é que o futebol praticado é medíocre, há 2 anos!
3 anos do Jesus e tens o quê mesmo?
Uma Supertaça ganha a um Benfica acabado de regressar duma digressão ridícula pelas Americas, com um treinador novo ainda a apalpar os cantos à casa! Mas um troféu…
Um excelente campeonato em 2015/16, que merecíamos amplamente ter ganho, e que só não ganhámos porque fomos roubados e o Benfica levado ao colo. Nem chegou só sermos roubados. Tiveram de levar o Benfica ao colo até ao campeonato! Aqui praticámos o melhor futebol da era JJ.
Uma TL 2015/16 onde fomos eliminados pelo Portimonense da 2ª Liga!
Uma TP 2015/16 onde fomos gamados em Braga, num fantástico jogo da nossa parte.
Uma prestação Europeia que deixou muito a desejar – 3 secos do Skenderbeu!
Toda uma época 2016/17 medíocre, onde em Dezembro estávamos fora da Europa (eliminados por esse colosso Légia Varsóvia) e da luta pelo campeonato, e em Janeiro fora das 2 Taças.
Este ano temos praticado um futebol fraco – com 5 ou 6 excepções. Ganhaste a TL tendo só ganho um jogo a uma equipa da 2ª Liga. Ok, é um troféu…
Tens um dos 10/15 treinadores mais bem pagos do mundo para isto!
Investiste 110M€ em jogadores pedidos por este treinador. Nestas 3 épocas vais gastar 180M€ no somatório total.
Tu achas que é assim tão bom?
Eu não acho!
Acho que estamos aquém do que devíamos estar a fazer com tudo o que esta fantástica Direcção tem colocado ao dispor do Mestre…
Só isso!
1 Março, 2018 at 16:53
É muito simples o meu raciocínio. Parto do principio que normalmente todas as equipas tem períodos de menor rendimento. Nesses períodos, sobretudo quando coincidem com jogos decisivos, o que menos precisamos é que nos empurrem para baixo. Olha por exemplo o sucedido na ultimo jogo, só não ficamos arrumados por um pintelho, e temos já de seguida outro jogo de mata-mata, não estando bem, no mínimo pede-se que não nos empurrem, pois mesmo que empurrados, daqui a umas semanas ninguém se lembra disso.
Ao contrario, os rivais, quando estão mal, não existe ninguém a empurrar para baixo (sobretudo ao benfica nos últimos tempos) como até conseguem que os puxem e mantenham na luta.
Alguns exemplos sem pensar muito, o benfica em 15/16, se não fosse o escândalo do jogo em guimarães tinha ficado arrumado do titulo ainda na 1ª volta, provavelmente nem o Rui Vitoria tinha aguentado o lugar, mais tarde no jogo de Alvalade, se em lugar da expulsão de Adrien tivesse sido expulso o Renato, tinhamos jogado uns quantos minutos em vantagem numérica e quem sabe se não teria surgido o golo do empate e do titulo, poderia falar de muitos outros casos nesta epoca.
Um exemplo, que nada tem a ver com JJ, em 13/14, numa altura em que não podíamos perder em Setúbal, pois seria o adeus à luta pelo titulo, não preciso de lembrar a missa vergonhosa do padre, se não estou em erro Vasco Santos. Empatamos e fomos arrumados da discussão.
Uma analise aos prejuízos em alturas decisivas deveremos bater todos os records e em muitas épocas, por isso continuo afirmar, para ganhar o campeonato, ter o melhor treinador e ser melhor que os rivais não chega, temos de ser muuuiiiiiiiiiitttttttto melhores.
1 Março, 2018 at 10:52
Um bom post.
Começa pelo pessoal a prever baixa adesão devido à temática. A malta tenta contrariar, não comentando o tema em si (até porque a maioria nem os olhos deve ter passado pelo documento), mas batendo palmas e falando das contas do benfica. E dos comentários do Braz, esse guru das financas (não, a falta de cedilha não é gralha).
Entretanto, recomendo a leitura do R&C e do fecepe. Interessante.
Fala-se muito nas compras que não fizeram, mas esquecem-se do Oliver, do Aboubakar…
Também é relevante olhar para os nomes de jogadores que por lá andam. Alguns, nem a paragem de metro do Dragao devem conhecer, quanto mais o estádio.
As rúbricas “Outros” nos pagamentos a terceiros lembram sempre folhas de excel simplificadas.
As despesas com pessoal nos três são motivo de análise.
À primeira vista, os clubes de Lisboa estão no bom caminho, o fecepe enterra-se. Mas vão à frente no campeonato, e bem vistas as coisas, para o adepto comum, é o que conta.
1 Março, 2018 at 11:23
O adepto comum como tu!
Fala por ti!!! E a seguir raspa te!
1 Março, 2018 at 11:49
Toi ceulemente dire le merde, mais je defenderei inte la mort toi droit de lo dire.
Voltaico
1 Março, 2018 at 18:17
Voltaico a 110 ou 220?
1 Março, 2018 at 22:49
É preciso saber falar francês para não escrever bem por engano
1 Março, 2018 at 13:36
Excelente! Que grande trabalho BdC e CV estao a fazer. Tenho apenas uma pergunta e talvez me possam dizer qual o valor. Temos ate 2025 creio para pagar os 80M das VMOCS e para tal foi criada uma conta reserva. Alguem sabe dizer quanto dinheiro ja temos nessa mesma conta? Creio que os valores ai existentes resultam de percentagens dos valores das transferencias. SL !
1 Março, 2018 at 14:46
Durante 20 anos o SCP foi Os DIAS das CUNHAs para as negociatas, tudo gente séria e com classe, o garoto, labrego e tirano é um desastre, bastou 5 anos para afundar o NOSSO SCP…… andam cegos 90 % dos sócios e os iluminados, são os outros. SL
1 Março, 2018 at 15:47
Bom post, grande trabalho desta direção.
Sou um leigo, alguém me pode ajudar a entender a situação financeira do clube no hipotético cenário (hope not) de ficarmos em terceiro e não haver LC?
Vendas terão/teriam sempre de ser feitas, mas como ficaremos em relação ao resto?
Modalides afetadas (pelas quotas não sofrerão)?
A Vmocs?
Pergunto mesmo pq não sei.
Thanks