Luís Pina, adepto do Benfica que estava em prisão preventiva por suspeitas na morte por atropelamento de um ‘tiffosi’ italiano em abril do ano passado, vai ser libertado.
O advogado, Carlos Melo Alves disse ao Expresso e à agência Lusa que Luís Pina, em prisão preventiva desde 29 de abril, “vai ser libertado de imediato”, porque não foi proferida a decisão instrutória no prazo máximo de dez meses, após a data em que lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva. Esse prazo de dez meses terminou na quinta-feira, 1 de março, e a instrução – fase facultativa e que visa confirmar a acusação do Ministério Público ou o arquivamento do processo -, requerida pelo arguido, começa no final de março no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.
O irmão de Marco Ficini não compreende como é que a justiça portuguesa deixou que a prisão preventiva do adepto do Benfica responsabilizado pela morte do italiano, nas imediações do Estádio da Luz, tivesse chegado ao fim e que ele aguarde em liberdade por julgamento.
«Fiquei a saber pela Imprensa que o assassino que matou o meu irmão Marco será libertado e sinto como tivesse sido atingido por um murro na barriga. Mais uma dor que vou ter de aguentar. A nossa família, nos últimos meses, sempre preferiu a total privacidade, recusou convites, embora tenham agradecido, da Fiorentina e do Sporting para participar em eventos em memória de Marco. No entanto, não podemos ficar calados após esta notícia que dói bastante. Não esperávamos isto das autoridades judiciais portuguesas, que tinham capturado o assassino, isto depois de ele ter fugido. Nestes meses, todas as necessárias investigações por parte da acusação contra os numerosos imputados (22 no total). Num processo complexo como este, como é que deixam que o tempo da prisão preventiva termine. Nós perguntamos: Porquê? Por respeito ao nosso irmão que foi brutalmente assassinado em Lisboa, o assassino deveria de esperar as decisões dos juízes preso. Mas isso não vai acontecer, pelo que parece. Agora, existe o perigo que ele fuja, se levarmos em conta o seu comportamento depois do assassinato, faz com que estejamos com medo», revela o comunicado do irmão de Marco Ficini.
Nuno Saraiva, director de comunicação do Sporting, também abordou a situação.
“O alegado assassino de Marco Ficini – membro da claque No Name Boys que, como todos sabem, não existe –, que beneficia do patrocínio de um dos mais caros advogados criminais do país – resta saber se quem está a pagar a fatura dos seus serviços não é a mesma entidade que diz que “nunca sube que o benfica tinha claques” [sic] –, foi libertado por razões de natureza burocrática. Isto é, tendo-se esgotado o prazo de prisão preventiva sem que tenha sido proferida decisão instrutória, o suspeito estará de pantufas a aguardar que a Justiça funcione. Isto é um escândalo e uma vergonha só verificável em países de terceiro mundo”, escreveu o diretor de comunicação do Sporting na sua página de Facebook.
“Sem prejuízo do pilar fundamental que é a presunção de inocência, um crime de sangue e de ódio – Marco Ficini foi morto porque era do Sporting CP –, é um crime de sangue e um crime de ódio, por isso, não pode ser tratado como se de um furto de gel de banho se tratasse. Por respeito à memória das vítimas, por respeito às famílias das vítimas e por respeito à vida humana. E, tão importante como as razões anteriores, é o alarme social que esta decisão provoca que é manifesto, e que a Justiça tem que ter em conta, mesmo sabendo que estamos perante uma medida de coação e não uma pena.”
E concluiu: “Confiamos na Justiça? Claro que sim, até porque no dia em que deixarmos de confiar mergulhamos na anarquia absoluta. Mas só podemos respeitar a Justiça se ela própria se der ao respeito. E, no caso do assassinato de Marco Ficini, como em tantos outros, é a Justiça quem se está a pôr a jeito”.
6 Março, 2018 at 9:37
Bom dia malta! Paguei através do MB o bilhete para o jogo da LE com as referências que o Sporting CP me enviou. Que terei que fazer agora, levantar o bilhete em Alvalade ou basta passar a gamebox nos torniquetes. Obrigado. SL
6 Março, 2018 at 9:38
Basta passar a GB. Se for como na eliminatória passada tens direito a um convite.
6 Março, 2018 at 10:19
Obrigado. SL
6 Março, 2018 at 9:39
Passar a GB é suficiente. Podes é levar impresso o comprovativo, pode haver qq granel e resolves depois mais facilmente.
6 Março, 2018 at 10:20
Obrigado. SL
6 Março, 2018 at 9:39
Não me tirem o direito de pensar que isto está a ficar agradavelmente animado…
6 Março, 2018 at 9:42
Foi detido por alegado suborno a funcionários judiciais para obtenção de informações. Nunca é pelos motivos “certos”
6 Março, 2018 at 9:54
Piners
6 Março, 2018 at 9:47
O Ricardo Salgado e o “44” também eram “intocáveis”….
6 Março, 2018 at 13:45
Até agora são…
Aliás, o Vara já foi condenado e passeia alegremente fazendo a sua vidinha normal. O Oliveira e Costa é igual… Não são intocáveis?
Óbvio que são…
6 Março, 2018 at 9:41
Será que o Jorge Mendes intermediou a troca do Paulo Gonçalves pelo Luís Pina?
6 Março, 2018 at 9:52
Aguardamos o RC…
O próximo já não deve vir com lucro. 👿
6 Março, 2018 at 9:48
“QUEM NÃO É DETIDO NÃO É BOM CHEFE DE FAMILIA”
sigaaaaa…
6 Março, 2018 at 9:51
Isso é: ser benfiquista v3.0?
6 Março, 2018 at 9:49
O castelo continua a ruir…. Paulo Gonçalves detido. Só no nosso país e que se brinca a justiça….. Já estavam bem fodidos e na 2 liga se fosse em Itália…
6 Março, 2018 at 9:56
Vamos ter paciência … agora que a coisa está a chegar ao seu dealbar … não nos vamos apresar.
Tá quase 🙂 quase
6 Março, 2018 at 9:54
Esta parte é “gira…. EM NOME DA SAD no caso dos mails….
“Paulo Gonçalves, diretor do departamento jurídico do Benfica e braço direito de Luís Filipe Vieira, foi esta manhã detido pela Polícia Judiciária sob suspeita de, em nome da SAD do clube, ter subornado três funcionários judiciais para lhe fornecerem peças processuais do chamado ‘caso dos mails’ – em que o Benfica e os seus dirigentes são investigados, no DIAP de Lisboa, por corrupção desportiva, num alegado esquema com árbitros e observadores dos mesmos.”
6 Março, 2018 at 9:56
Estamos a chegar a qualquer lado. Se foi em nome da SAD, a ser provado, o Desportivo Rabolhense nao escapa.
6 Março, 2018 at 9:58
Tá explicado o circo de ontem de Guerroni e Venturini, o triste palhaço e o ainda mais triste palhaço ( a ordem dos factores não altera o produto, como se diz por detrás da 18)
6 Março, 2018 at 10:01
😀 “o triste palhaço e o ainda mais triste palhaço”.
Estiveste bem!
6 Março, 2018 at 9:55
Mais um engavetado. Todos bons rapazes, claro.
6 Março, 2018 at 9:58
A Judite agora passa o tempo la pela ETAR. Mais vale abrir uma delegação no estádio do Bayern Português.
6 Março, 2018 at 10:02
Na sequência disto:
https://www.jn.pt/justica/interior/assessor-juridico-do-benfica-paulo-goncalves-detido-pela-pj-9164452.html
A informação está a ser avançada pela revista Sábado, que escreve que Paulo Gonçalves será suspeito de corrupção ativa. A revista fala numa rede montada pelo Benfica para recolher informações sobre processos em curso envolvendo o clube, e sublinha que um um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça, que trabalha no Tribunal de Guimarães, também foi detido.
Este funcionário, que é igualmente observador de árbitros, obteria informações a partir do sistema Citius, passando-as a Paulo Gonçalves e já há alguns meses foi referido no “caso dos emails”.
Estão a decorrer buscas no Estádios da Luz e nos tribunais de Guimarães e de Fafe.
———————-
Funcionário judicial “observador” de árbitros. Agora acredito que estamos realmente a chegar a algum lado.
6 Março, 2018 at 9:59
uma galinha sem cabeça jurídica continua a ser uma galinha.
o rabolhense não tem condições para se livrar desta gente daí que a pj ainda tem muito que trabalhar até que a galinha deixe de ser uma galinha.
o nosso presidente já avisou: vão acabar todos na cadeia.
eu tenho o mesmo desejo: que acabem todos na cadeia e por muitos anos.
6 Março, 2018 at 10:03
o presi-MENTE com a 4ª classe corrompia juizes.
o vice presi-MENTE corrompia juízes.
o advogado aldrabão diretor do circo jurídico corrompia funcionários judiciais.
Acho bem.
6 Março, 2018 at 10:16
Chama-se linha… Ou como os sportinguistas gostam de chamar guidelínes…
6 Março, 2018 at 10:17
Obviamente lampiolhos apreciam mais a linha…
6 Março, 2018 at 10:03
Fonte Segura : Vitor Oliveira será o próximo treinador do Carnide.
O treinador com mais subidas a Primeira Divisão
6 Março, 2018 at 10:06
Se isso acontecer….. até pago um bilhete para ir ver o Sporting B jogar no galinheiro 🙂
6 Março, 2018 at 10:07
Eu venho de próposito de Istambul para isso 😉
6 Março, 2018 at 10:12
Nao vai servir de nada, porque primeiro tem que chegar aa segunda a partir dos distritais.
6 Março, 2018 at 11:13
Keep dreaming…
6 Março, 2018 at 10:06
A SIC noticias fala em vários mandatos (de detencao?) para serem executados ao longo do dia de hoje.
6 Março, 2018 at 10:08
Nota minha: Chegou ao conhecimento aqui do leão verde que para engavetar o Peido Berra serão precisos dois mandatos porque um só não chega, dado o tamanho do exemplar em causa.
6 Março, 2018 at 10:14
Um mandato é para o animal, o outro é para a grua que o leva…
6 Março, 2018 at 10:12
Não comecemos já a deitar foguetes.
Ele foi detido na condição de advogado… 😉
6 Março, 2018 at 10:19
E para ajudar à festa, querem um exemplo de uma prostituta madeirense com o maior descaramento alguma vez visto?
“Alguns jogadores não jogaram praticamente nada diante do Benfica”
“O Daniel Ramos (n.r. treinador) teve uma tarde/noite infeliz. Ele tem de parar, refletir”
Carlos Pereira – Presidente do Maritimo
http://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/alguns-jogadores-n%c3%a3o-jogaram-praticamente-nada-diante-do-benfica/ar-BBJVFFG?ocid=ientp
VALE TUDO!
6 Março, 2018 at 12:58
Forte com os fracos e fraca com os fortes a tal justiça. Sobre os tais fortes, gostava de saber como este têm um advogado destes. O que está por trás ou o que este sabe/que aconteceria a alguns se não houvesse essa defesa, para o proteger desta maneira? Quando digo que nada me admira, é mesmo.
Força à família e amigos do Marco, que sofrem e ainda têm de lidar com isto tudo.
Revoltante. SL