Em entrevista exclusiva ao UEFA.com, Jorge Jesus fala do Plzeň e do sonho de conquistar a UEFA Europa League, da paixão pelo faz e da evolução do Sporting desde que chegou ao clube.
A ligação ao Sporting
“Eu praticamente comecei como jogador na formação do Sporting, Antes de estar no Sporting estive no clube de bairro da minha cidade, que era o Estrela da Amadora e depois num jogo do campeonato nacional de juvenis, o Sporting contratou-me, a mim e a outro jogador que jogava lá comigo e que hoje é me adjunto aqui no Sporting, que é o Miguel Quaresma. Portanto, a minha aproximação ao Sporting foi como jogador e também, como toda a gente sabe, o meu pai foi um antigo jogador do Sporting, o que teve alguma influência. O meu pai sempre foi o meu ídolo e penso que todos os pais gostam que os filhos sigam os seus passos.
Mas claro que, independentemente do clube onde esteja, a minha paixão é sempre o futebol, independentemente do clube. Identifico-me com a minha profissão e foi com o meu trabalho que fui conseguindo êxitos desportivos que me trouxeram até onde estou hoje, num dos melhores clubes de Portugal.”
Como se descreve como treinador
“Descrevo-me como um treinador criador. Não me fico pelo treino científico. A grande qualidade de um treinador é saber colar o treino científico com o treino criativo e eu, nas minhas equipas, faço questão que as ideias sejam criadas por mim. Por exemplo, as várias marcações que hoje se usam à zona nas bolas paradas fui eu que lancei há 25 anos; bloqueios no futebol fui eu que trouxe do basquetebol. Portanto, acho que sou um treinador que tem trazido coisas diferentes para o futebol, para além de ser um apaixonado e obcecado pela perfeição, por isso luto até à exaustão para ter uma equipa perfeita.
Um treinador que impõe as suas ideias tem de acreditar naquilo que faz e isso faz parte do meu ADN. Sou muito convicto daquilo que faço. Se tiver de errar vou errar pela minha cabeça e nunca pela cabeça dos outros. Mas aquilo em que gosto de me diferenciar é ser um treinador que crio as minhas próprias ideias e metodologias de treino.”
A evolução do Sporting desde a sua chegada
“Nestes dois anos, este é o terceiro, a aproximação que o Sporting fez aos dois rivais é completamente diferente do que era nos anos anteriores. O Sporting hoje luta por todos os títulos em que está inserido. Tanto é assim que este ano estamos em todas as competições para as ganhar. Já ganhámos uma, a Taça da Liga, portanto tem sido um trabalho valorizado não só por mim, mas também pelos jogadores, pois são eles a fonte e a alimentação dos êxitos desportivos de qualquer clube, tal como toda a estrutura que aqui estamos a criar e desenvolver, que nos permite hoje discutir os títulos com Benfica e Porto.
Ainda temos, contudo, de crescer em termos estruturais. Os jogadores do Sporting têm hoje mais qualidade, mas para ter jogadores de qualidade é preciso ter condições financeiras. E o Sporting, actualmente, já consegue criar riqueza que permite contratar jogadores que valorizam a equipa, como é óbvio. Por exemplo, [Jérémy] Mathieu…um jogador que vem do Barcelona não é fácil vir para o Sporting.”
Pontos fortes do Sporting esta época
“Todas as equipas têm pontos fortes e fracos. O ponto forte desta equipa, penso que é uma equipa que quando está fisicamente apta para corresponder às intensidades dos jogos, independentemente do nome adversário, tem uma organização defensiva muito forte, muito boa. E depois, é importante ter um goleador como o Bas Dost, que sempre foi um finalizador que marcava muitos golos, mas que evoluiu muito connosco em termos técnicos e que é agora um jogador mais completo, que cresceu muito com o nosso trabalho.”
A revelação Bruno Fernandes
“Não estou surpreendido. Quem tem de estar surpreendido são outros que não tenham reparado nele para o contratar. O Bruno estava em Itália e não jogava sempre. As equipas grandes não estavam a reparar nele, mesmo em Portugal. Despertou interesse em nós, detectámos que estava ali um jogador com muito talento, ainda para mais português, e vai ser um jogador que, em três anos estará num dos grandes clubes da Europa e que dará certamente um grande retorno financeiro ao Sporting.”
A afirmação de jovens em quem tem apostado
“Um treinador só pode apostar em jovens se houver jovens com qualidade. Se não houver não se pode inventar nada. E, felizmente, a formação do Sporting, ao longo destes três anos já nos permitiu potencializar jogadores como não só o Gelson [Martins], que é o mais sonante neste momento, mas também o Daniel Podence, o Rúben Semedo, e agora o próprio [Rafael] Leão, que é ainda um júnior de 18 anos, mas que é um talento da academia. Em três anos estamos a falar de quatro jogadores, quando normalmente em três anos se consegue fazer um…”
Campanha europeia do Sporting este ano
“A participação na fase de grupos da Champions League desta época permitiu a afirmação do nome Sporting no mundo. Jogar com Barcelona ou Juventus não é, claro, o mesmo que defrontar um Astana, porque estes monstros do futebol europeu têm os seus jogos transmitidos para todo o mundo. E toda a gene ficou surpreendida por ver o Sporting jogar taco-a-taco com essas equipas, o que mostra muita qualidade individual e colectiva, promovendo clube e jogadores, deixando-os agora mais confiantes para esta Liga Europa.”
O sonho da Europa League
“É uma competição onde o Sporting quer chegar longe, sabendo que – e espero bem que isso aconteça – se chegarmos aos quartos-de-final vão lá estar equipas que podiam muito bem estar numa final de Champions, uma vez que a Liga Europa se valorizou muito com a possibilidade de o seu vencedor entrar na Champions da temporada seguinte, proposta que eu próprio apresentei à UEFA. E, claro, teria um sabor especial ganhar a Europa League.
Sabemos que é muito difícil, pelo valor das equipas presentes e também porque normalmente quem chega às finais da Liga Europa são equipas que não estão na luta pelo título no seu país. É difícil conciliar as duas coisas e eu tenho essa experiência, porque sinto que já perdi um campeonato em Portugal por querer chegar a uma final da Liga Europa, que depois acabei por perder para o Chelsea. Lembro-me de ter arriscado tudo na meia-final e ter pago caro no campeonato. Mas é um sonho voltar a uma final da Liga Europa e, este ano, tenho muitas esperanças disso.”
Embate dos oitavos com o Plzeň
“O Plzeň é um crónico vencedor no seu país. Lidera esta época com grande avanço e é uma equipa que normalmente faz boas participações na Champions, mas que esta época caiu nas pré-eliminatórias e por isso está na Liga Europa. É, portanto, uma equipa com alguma experiência nas competições europeias e penso que o favoritismo está divido 50/50, mas achamos que temos hipóteses de passar aos quartos-de-final, respeitando sempre, claro, o adversário.
É uma equipa muito bem organizada defensivamente, com um contra-golpe muito forte. É bom lembrar, porém, que o Sporting continua em todas as frentes e isso é de valorizar. Vamos, seguramente, bater o recorde de jogos de uma equipa numa só temporada em Portugal. que já era meu, de 57, e esses 57 vamos fazer de certeza, mas espero que façamos mais…”
Objectivos para o Sporting a curto e longo prazo
“O objectivo continua a ser colocar o Sporting ao nível dos principais rivais e intrometer-se entre os dois. E é o que temos feito. Logo no primeiro ano o Sporting disputou o campeonato até ao último segundo. Fez 86 pontos, que era o recorde de uma equipa em Portugal. Nunca ninguém tinha feito mais. Nesse ano o Sporting fez esses 86, mas o Benfica fez 88.
E agora, este ano, estamos a disputar todos os troféus. Já ganhámos um título e estamos na disputa pela Taça de Protugal, pelo campeonato de Portugal e pela final da Europa League, que é um sonho que nós temos. E isso é uma demonstração do crescimento do Sporting. Para aqui chegarmos tivemos de fazer um percurso e superar muitas coisas, ao lado do presidente e de toda a estrutura, claro.”
6 Março, 2018 at 22:58
O homem que inventou tudo ate inventou no futebol os bloqueios do basquete!
Enfim…
Ele que ponha é um cesto nos angulos das balizas e vão treinar remates.
Ou lances de bola parada.
Tanta soberba de um bi-derrotado. Só falta gabar-se da taça Lucilio…
6 Março, 2018 at 23:02
Caro O Rugido,
É-me perfeitamente natural que Jorge Jesus se desdobre em entrevistas e demais “aparições” até ao final da presente época. Se eu estivesse no lugar dele, também o faria.
SL
6 Março, 2018 at 23:04
É boa política manter o cv actualizado
6 Março, 2018 at 23:11
Nuno, o Crente em Jesus,
Se calhar não vai ser preciso.
Se o que se ouve para as bandas de Paris for certo (saída de Emery), bem me cheira que o Antero vá querer “estender a mão” para tentar levar JJ para lá…
SL
6 Março, 2018 at 23:15
Beeeeeem…
Se duma indemnização ainda formos buscar uns milhões com JJ os “amantes” de BdC até se atiram ao ar…
6 Março, 2018 at 23:38
Amantes de BdC?!
Ainda continua esse paleio?
Fdx!
7 Março, 2018 at 0:02
Continua-se com o paleio de malhar no treinador. Podes reclamar disso tb, não???
Claro que continuo. Se o vergonhoso PMR não se toca…
7 Março, 2018 at 1:14
Façam a troca…
6 Março, 2018 at 23:30
Livramento,
é bem capaz de ser isso.
Como diz o adagio:
“Gaba-te cesta, que vais á vindima.”
SL
6 Março, 2018 at 23:03
Muito bonito, Jorge Jesus. Agora se não fosse pedir muito era procurar um clube que mereça o seu talento imenso e deixar-nos lutar a sério pela conquista de um campeonato. Crescemos, é certo, durante estes três anos. Mas o que mostrou nos últimos dois foi uma desilusão enorme. Quero acreditar que é homem de carácter e sairá pelo próprio pé sem exigir indemnizaçao.
6 Março, 2018 at 23:08
Não.
6 Março, 2018 at 23:18
Indemnização? Bom, eu acho que até lhe podíamos oferecer mais do que tem direito.
Se é um ano de ordenados e isso são 6M, então oferecemos 8M.
Mas não é em dinheiro, é em géneros. Damos-lhe o passe do Alan Ruiz, e ainda leva o Federico de borla.
Ou só acha que é um grande negócio e vale bem mais que 8M se forem os pacóvios a enterrar dinheiro nos fétiches dele? Se for para ele receber será que já prefere as notas?
6 Março, 2018 at 23:55
+1906
Como o homem até gosta de quantidade, pode levar o Matheus Oliveira + Petrovic + Douglas ao invés do Alan.
6 Março, 2018 at 23:03
“Nestes dois anos, este é o terceiro, a aproximação que o Sporting fez aos dois rivais é completamente diferente do que era nos anos anteriores”
6 Março, 2018 at 23:05
“Saio do Felgueiras para o Marítimo em Fevereiro de 1997, a dois pontos da subida para a 1.ª divisão. Quando cheguei a Felgueiras, só tinha cinco jogadores com contrato a 23 dias de começar o campeonato. Estás a imaginar a quantidade de jogadores que vieram às pazadas para serem observados? Bom, começa o campeonato e damo-nos bem. Em Fevereiro, a dois pontos da subida e com nove ou dez de avanço em relação à descida, aparece o Marítimo, que era da 1.ª. O primeiro convite até foi da Grécia, mas fiquei. Ao segundo convite, saí. Entra o Jesus, que perde em casa com o Beira-Mar, empata na Covilhã, perde em casa com a Académica e perde em Paços. Ou seja, perde a subida. O que ele vai dizer aos jornais? ‘Se eu tivesse vindo mais cedo, teríamos subido; quando cheguei, estava a nove pontos da subida e só com dois pontos de vantagem sobre a despromoção.’ Ou seja, inverteu tudo. Claro”
6 Março, 2018 at 23:14
Mas qual é o teu problema, monte de merda??? Filha da puta da claque, deves pensar que metes medo a alguém. Cobardes de merda, só atrás do teclado. Tomates zero, até dás o cúzinho aos nn, se for preciso.
Deves de achar que não te conseguimos responder à letra, meu animal??? Pois sim, conseguimos, tu é que não consegues articular duas frases.
Rabolho de merda.
6 Março, 2018 at 23:21
Mas só tu é que podes transcrever informação da internet? Porquê tanta animosidade?
Animosidade contra o Sportinguista Jorge Jesus, animosidade contra o Sportinguista Bruno de Carvalho, animosidade contra o Sportinguista Trolha.
É público que quem costuma mostrar animosidade contra Sportinguistas é benfiquista. Dá que pensar.
6 Março, 2018 at 23:24
Olha-me este anjinho. Estás é com azar, porque tens o teu comentário acima escarrapachado. Não gostas que te respondam na mesma moeda? Azar. Agora é assim, monte merda cobarde. Dás. Levas.
Foi assim antes de te mandarem daqui para fora para a puta que te pariu e assim voltará a ser.
6 Março, 2018 at 23:31
Nao ligues ao facho
6 Março, 2018 at 23:37
^^
cherba, puxa aqui do lápis azul
6 Março, 2018 at 23:33
Chega de bota-abaixismo ao Sporting Clube de Portugal.
Jorge Jesus é treinador do Sporting e tem um contrato para cumprir. A sua saída ou continuidade depende da decisão do Presidente e ponto final.
Se criticas destrutivamente o treinador do Sporting na internet, imagino o que farás e dirás no estádio. Toda a gente que eu conheço que critica destrutivamente o SCP é benfiquista.
Dá que pensar.
6 Março, 2018 at 23:36
Eh cherbàsnove, deixa lá o lápis azul de lado.
6 Março, 2018 at 23:06
https://www.youtube.com/watch?v=rFrYGLdkmRA
6 Março, 2018 at 23:19
Ao ver agora o RAP, percebi melhor a história dos emails…
Já agira… alguém me pode dizer quando é que os bloqueios substituiram as “cortinas”?
6 Março, 2018 at 23:20
* Já agora
6 Março, 2018 at 23:08
Grande Jorge Jesus, Sportinguista de família Sportinguista. Grande treinador de futebol, e figura do desporto português.
7 Março, 2018 at 1:21
Por isso o gajo diz, estando a treinar o Sporting, “o clube onde estou não interessa, interessa é eu fazer o meu trabalho”.
Queria ver o Conceição a dizer isso no Porto e o Vitória a dizer isso no Benfica…
7 Março, 2018 at 10:00
nao abanes o andaime…
6 Março, 2018 at 23:08
O melhor do mundo na auto-promoção da imagem! Pena que pelos vistos é só garganta!
Depois de hoje… pode ser que o Antero Henriques nos faça um favor!
“Nestes dois anos, este é o terceiro, a aproximação que o Sporting fez aos dois rivais é completamente diferente do que era nos anos anteriores”
Sim sim… no ano passado chegou a Janeiro sem lutar pelo campeonato e este ano acabou-se a 2 de Março!!!
6 Março, 2018 at 23:11
Fogo, grande campeão que me saíste. Nós precisamos é de ti a treinar o Sporting. Pagamos-te com sessões de shemales tailandeses(sas) e assinas por quatro épocas.
6 Março, 2018 at 23:13
Claramente que não partilhamos os mesmos gostos!
6 Março, 2018 at 23:39
Chega de animosidade contra Sportinguistas. Animosidade contra Sportinguistas vem sempre da rabetagem.
7 Março, 2018 at 9:22
Com ele shemales não dá. Com ele tem de ser com dois mantorras para se sentir “preenchido”.
6 Março, 2018 at 23:12
Era tão bom que alguém visse esta notícia e o queira levar! até vou do UK a Lisboa para o levar ao aeroporto…certamente que há equipas por essa europa e mundo fora ansiosas por poder contar com este treinador criador, inovador tao amigo dos jovens!
6 Março, 2018 at 23:19
é mesmo jj a ser jj
plzen com boas participaçoes na liga dos campeoes
2 presenças, 12 jogos, 2 vitorias, 2 empates, 8 derrotas 10-28 em golos
desde 13/14 que nao vai a champions
ele inventou tudo no futebol e foi dele a ideia de o vencedor da liga europa ir para a champions
se nao se soubesse como JJ funciona nas entrevistas,acho que a pergunta que alguem que nao o conhecesse fazia era como é que um treinador tao brilhante nunca treinou um grande clube estrangeiro ou num grande campeonato, e se ha coisa que o futebol portugues exporta e com relativo sucesso é treinadores, que muitos deles chegam la fora e apresentam resultados
6 Março, 2018 at 23:20
Pelos vistos até a história do Plzen inventou.
6 Março, 2018 at 23:25
isso do plzen era facil de desmontar, bastaram 2 min de pesquisa
6 Março, 2018 at 23:22
E tu, o que fizeste pelo Sporting? Nem sócios és, segundo consta.
6 Março, 2018 at 23:26
É importante que se tente separar o trabalho dele daquilo que diz. Ou da forma como diz.
Tento sempre fazê-lo, senão já tinha dado em maluco.
6 Março, 2018 at 23:24
“treinador criador” / ” luto até à exaustão para ter uma equipa perfeita”…
Vou deixar a minha opinião, poucos amigos meus a sabem na totalidade.
Sou fã do JJ enquanto treinador, conquistou-me pela competitividade que as suas equipas demonstravam. Andávamos nós com jogadores a gozar com o símbolo e a arrastar-se (por falta de vontade) em campo, andavam os jogadores de JJ a deixar a pele em campo.
Posso ser um sonhador mas gostava que continuasse e nem sequer acho positivo andar nesta altura a falar de uma suposta saída. Isso deverá ser tratado no final do ano ou quando nenhuma competição estiver em jogo.
Quando digo sonhador, digo-o porque gostava que o JJ mudasse duas coisas:
– menos o “Eu”, menos basófia. Fale de futebol, que é nisso que é mestre.
– mesmo consciente que a equipa hoje não tem um “Slimani” nem um “Adrien”, gostava que entrasse nos jogos a matar. Kamikaze. Loucos até ao primeiro golo, mesmo correndo o risco de sofrer e ter de marcar dois. E depois gerir… Tirando a primeira época, muito poucos jogos têm sido agradáveis. Tem sido no final dos jogos que temos vencido, mais na raça que na qualidade.
JJ não se pode queixar de um clube/presidente que lhe tem dado excelentes condições. Belíssimo ordenado e muitos jogadores. Jogadores a mais… Jogadores que muitas vezes não serviram para nada. Adeptos sempre com a equipa.
Volto a dizer, gostava que continuasse. Acho que com ele estamos muito mais perto de ganhar isto. No entanto e se sair, que seja sem filmes e que BC continue com a sua capacidade de trazer gajos bons (não significa que sejam bons gajos).
6 Março, 2018 at 23:30
o problema é mesmo o “eu” e a basofia, quando existem vitorias, foi porque ele se lembrou de fazer x , se um jogador tem boas exibiçoes, ninguem conhecia esse jogador foi ele que o descubriu.
e depois existe outra, se o treinador que o substitui num clube tem bons resultados, ele tem merito nesses resultados porque o outro aproveitou o trabalho dele, mas se tiver maus resultados é porque o clube sem ele não é nada
este ano tem-me parecido que tem falhado aquele treinador que por jogo punha em pratica uma data de jogadas de laboratorio nas bolas paradas, que consegue ter mais do que um plano de jogo, quando falham certos jogadores
6 Março, 2018 at 23:38
JJ está para mim refém do cenário que ele próprio criou.
Jogamos apenas num sistema (Dost) e pagamos caro qd ele não está ou qd não marca.
No mercado de inverno veio Montero mas continua a ser BF o melhor parceiro para o holandês e continuamos sem um “Adrien”.
Agora, podemos perfeitamente discutir pq veio Misic qd há Palhinha/Petro, pq veio Wendel não estando ainda preparado qd o campeonato estava ainda em aberto, pq falhando o Vietto não veio alguém que fizesse verdadeiramente de “Teo”… etc, etc, etc…
6 Março, 2018 at 23:43
o vietto era o plano a, b e c, veio o montero como plano de ultimo recurso, porque era claro que era preciso vir mais alguem
em relaçao ao palhinha/ petro, basicamente nunca foram verdadeiramente opçoes,, existe o william, o batta, depois o bruno fernandes ali, so depois é que esses entram em equaçao e o misic ja andava a ser tentado no inicio da epoca, mas é dificil perceber se algum desses pode ser solucao se só joga muito de vez em quando
6 Março, 2018 at 23:44
Caro braveheart,
A “basófia” de Jorge Jesus é algo que se pode aturar/ignorar/evitar: tenho amigos milhafres que coravam de vergonha quando se falava do que o Jorge Jesus dizia ou fazia, mas que se escudavam sempre no “bem, desde que o Carnide ganhe isso pouco importa”…
No nosso caso nem isso temos…
Quanto a “futebol jogado”, fizemos uma boa época com JJ (a primeira), tendo praticado bom futebol. NA segunda época estávamos arredados de todas as competições em início de Janeiro (salvo erro). E esta época as nossas exibições são de uma pobreza franciscana (comparativamente falando, claro).
Se o treinador não produz resultados, que fazer?
SL
6 Março, 2018 at 23:52
Apoiar, pois claro.
6 Março, 2018 at 23:55
Com ou sem resultados, o que interessa é escrever comentários cínicos.
7 Março, 2018 at 9:30
Há quem seja estupido e há quem sejam tapado, ainda falta saber qual o caso que aqui temos.
Na segunda epoca (o tal falhanco do JJ) foi marcada por roubos constantes, que culminaram no jogo de guimaraes, onde a equipa estava a ganhar 3-0 ao intervalo e acabou 3-3 com 2 golos irreguläres desse colosso marega. Houve outros dois jogos onde os roubos foram escandalosos, braga e carnide, e depois disso estávamos de fora da luta. Ou seja, 8 pontos que nos foram roubados e que como é obvio é culpa do JJ.
Na primeira epoca fomos campeões, mas vimos o titulo ser atribuido a outra equipa que todos sabemos é especialista em toupeiras.
Esta epoca falhamos tanto que estamos em 4 frentes (uma já ganhámos e tudo), sendo que o campeonato está tremido mas com a possivel desclassificacão de dois curruptos ainda pode ser nosso.
Claramente o JJ é o pior treinador do mundo, e tem a culpa de toda a corrupcão que temos em Portugal. O facto de andarmos a jogar montes de jogos (nem me lembro de uma epoca do Sporting com tantos jogos) é igualmente culpa do treinador JJ.
Bom bom era o marco silva, que empatava metade dos jogos e nos deu tantos titulos, aliás, o marquinho é tão bom que lá fora todos os clubes estão agradados com o seu trabalho, 3 anos 3 clubes….. que máquina.
7 Março, 2018 at 10:28
Caro Livramento
Mesmo com aquele roubo na luz que nos daria a passagem para o primeiro lugar, mesmo com o grupo complicado na LC que apenas permitiria o 3º lugar, não há de facto como escamotear a péssima época que fizemos.
Sair da Europa para os polacos, perder para a taça com o Chaves, ver um futebol sem qualidade onde Dost era a salvação… ver imensos jogadores contratados a renderem 0… acredito que isso tenha feito muitos pedirem a cabeça de JJ.
Mas lá está, depois da primeira tão boa (campeonato comprado pelo benfica aos pequenos e roubo enorme em braga para a taça), uma segunda tão má, foi para mim justo Jesus continuar.
Veremos o que pensa BC no final da época e veremos as cambalhotas que muitos darão aqui na Tasca.
6 Março, 2018 at 23:26
O dinheiro não abunda por estes lados, mas também dou uma contribuição para pagar o voo do JJ para longe do Sporting. Fez um bom trabalho no primeiro ano, mereceu ficar mais uma época, mas depois do desastre que foi essa segunda época, tinha que ter ido embora.
6 Março, 2018 at 23:34
Vem aí uma nova temporada do Prison brake… 🙂
6 Março, 2018 at 23:34
JJ a ser JJ. JJ a ser um basofe. JJ a mostrar que não tirou o gene lampião ainda.
Alias gabar-se de bloqueios, que normalmente acabam em falta, é coisa de lampião.
Inventou ha 25anos e depois copiaram. Faco ideia os emissarios do Milan, Real e Barcelona a ver jogos do Felgueiras para copiar oa bloqueios.
6 Março, 2018 at 23:36
ja cheguei a ler uma dele que foi ele que inventou a defesa a 3 ainda no amora
6 Março, 2018 at 23:51
E foi.
Amora-Torreense, três atras, com líbero, e os laterais na profundidade.
Inovador.
6 Março, 2018 at 23:44
🙂
Troféu Teresa Herrera. Real Madrid-Belenenses. Vitória por 1-0 dos “merengues”, com um golo de Robinho, a uns muito tardios 88′.
No final, Jesus falaria aos jornalistas, já depois de Bernd Schuster, treinador do Real, ter menosprezado o futebol praticado pelo Belenenses:
“Fomos mais equipa. O Real, com os jogadores que tem, joga poucochinho, é preciso jogar mais. Se não o faz, o problema é do treinador. Com os jogadores dele, dava-lhe três de avanço, mudava aos cinco e acabava aos 10”.
7 Março, 2018 at 0:14
Boss! 🙂
7 Março, 2018 at 0:21
“O Real, com os jogadores que tem, joga poucochinho, é preciso jogar mais. Se não o faz, o problema é do treinador. ”
O feitiço virou-se contra o feiticeiro
7 Março, 2018 at 1:25
😀 😀 😀
A tal cena do “pela boca morre o peixe”!
7 Março, 2018 at 0:27
Ehehe
Há quem fique realizado com o insucesso do treinador do Sporting, e por consequência do clube. E ainda se dizem Sportinguistas!
6 Março, 2018 at 23:44
Não percebo com a malta ainda pede alguma mudança no feitio de JJ ou nos seu métodos de trabalho.
Mas alguém acredita que uma pessoa de 60 e poucos anos vai mudar, com uma carreira tão longa?
O Sporting quando contratou este treinador já sabia para o que vinha…parece me é que alguns adeptos não e custa a muitos ainda, porque a realidade é que quando ele se vestia de vermelho, a maioria (os fanáticos e doentes…que costumam usar palas) achava um bazófias e um merdas e quando ele sair vai levar com o mesmo tratamento.
Só quem não andava atento ao futebol em anos anteriores é que podia esperar outro JJ, no Sporting.
Quanto á entrevista, tou me cagando.
O que eu espero até ao final da época, 2º lugar, vencer Taça e Liga Europa.
Final faz se as contas.
Renovar? Não.
Ficar mais um ano? Não sei.
Quem compete estas decisões? Direcção do Sporting, ou seja a nossa opinião vale bola.
7 Março, 2018 at 0:01
Concordo.
Do que mais gostei, foi ler quem achava que o JJ até estava mais polido e bem educado desde que tinha passado a ser nosso treinador.
7 Março, 2018 at 0:08
As cambalhotas que se deram quando JJ veio, vão ser proporcionais às espinhas que se vão partir quando ele for embora
7 Março, 2018 at 2:09
Apoiado
6 Março, 2018 at 23:49
O mestre da basófia.
Para mim tinha saído há um ano atrás, mas percebI a sua continuação. Este ano já não dá mais.
6 Março, 2018 at 23:58
É agora que vamos ter um Conselho Leonino de jeito, contigo, o Hadji e mais uns quantos.
6 Março, 2018 at 23:58
Se o presidente fosse o godo, ele já tinha saído há dois anos…
7 Março, 2018 at 9:34
A diferenca entre o JJ e tu é que ao JJ podemos despedir, mas tu nem por isso.
É a chamada sogra, ninguem se consegue livrar dela, seja de que forma for.
Quanto ao JJ irá treinar mais um anito e depois renova por mais 2 ou 3.
Se não recebermos o titulo de há 3 anos pelo menos seremos campeões no futuro.
E nesse aspecto vais ficar fdd mas sim, o JJ será campeão por Sporting, e felizmente não há nada que possas fazer contra isso.
7 Março, 2018 at 10:35
Olha aí que eu adoro a minha sogra.
Qd a minha mulher me deixar, a minha sogra vai comigo.
6 Março, 2018 at 23:50
Vou bater palmas para não te mandar para o caralho. O Sporting não precisa de se intrometer em nada! Para isso tínhamos o Jardim que perdeu o campeonato na luz ou o marco Silva que perdeu o campeonato em Alvalade (ambos contra o boifica…) com um golo aos 90 e tal mins. Intrometidos já andamos desde que o BdC se tornou presidente! Ganhar é que está fodido. Isso só mostra que afinal o trabalho do Jesus não é milagroso e não acrescentou nada ao Sporting tirando aquele primeiro ano em que o Sporting jogou muito até ficar mais uma vez de rastos. O Sporting também jogou muito com o Marco Silva na europa mas foi roubado por todos os lados contra as equipas da Gazprom. O Jardim não tinha competições europeias e decidiu desperdiçar 1 ano de João Mário para ficar com o André Martins mas mesmo assim bateu se o quanto pôde e o benfica de Jesus tbm teve o seu colinho e ganhou. Intrometidos já andamos nós há 5 anos. Tivemos 3 títulos nesses 5 anos mas nenhum deles é aquele que interessa. Esta conversa só desmotiva… o Sporting tem de ter mentalidade vencedora, tem de querer vencer e não fazer cócegas. Volto a dizer: o que interessa estar em todas as frentes se não ganhares nenhuma? E um clube como o Sporting tem de ambicionar ganhar tudo onde está envolvido e não tentar discutir oa títulos e no fim ter vitórias morais.
SL
7 Março, 2018 at 1:28
É um bocado isso, sim!
7 Março, 2018 at 2:21
É um bocado isso, o diagnóstico. Só falta o tratamento.
Claro que já toda a gente sabia o diagnóstico, por isso não adiantaste nada….
6 Março, 2018 at 23:54
Bom… os rabolhos à rasca com a PJ e nós a foder o treinador… caralho. ..
6 Março, 2018 at 23:56
“welcome to SPORTING Wonderland…”
7 Março, 2018 at 0:10
#somosdiferentes
7 Março, 2018 at 0:11
Para quê dizer mal dos outros quando podes dizer mal dos teus?
7 Março, 2018 at 9:26
Fale mal de dentro lá fora (e cá dentro tb)…
7 Março, 2018 at 9:45
Para este pessoal o problema do Sporting é o treinador chamar-se JJ, e o Presidente, e a esposa do Presidente, e os calcões do Jubas, e o roupeiro, e a menina que atende os telefones.
O problema do Sporting nunca será a corrupcão que existe em Portugal, nunca!
Aliás, bom treinador foi o Marco que em 3 anos já esteve em 3 clubes. Basta lembrar que esse grande treinador nos deu 10 empates e 3 derrotas… nada de mais portanto. Bons velhos tempos, em que ganhávamos tudo. Mas com este miserável do JJ não temos hipoteses…
6 Março, 2018 at 23:56
Tenho uma informação que o Sporting sondou Villas Boas
6 Março, 2018 at 23:59
Sei de fonte segura que foi ao contrário.
7 Março, 2018 at 0:06
Eu tenho uma que nem uma nem outra, mas antes pelo contrário… E vice-versa.
7 Março, 2018 at 0:00
Foda se isto é como o Benfica fez com o novo arguido. Esteve no Porto e Porto deixa o morrer longe. Vb pro caralho.
7 Março, 2018 at 0:04
Sonda anal?
Como usam em Roswell?
7 Março, 2018 at 0:15
isso era para orally…
…paper.
7 Março, 2018 at 1:35
Acho que foi o Vitória!
Já estão a contar que o Benfica desça e sabem que os sportinguistas gostarão de ter no Sporting um treinador que, até agora, ganhou todos os campeonatos em que treinou um rival. Aproveita-se que o Rui não vai querer ir com o Benfica para os distritais e estará aberto a outro projecto num clube enorme, até para experimentar se consegue ganhar sem padres e emails…
Assim juntam-se as duas vontades e fica resolvido o problema do próximo treinador do Sporting e o problema do Rui Vitória estar a ver que ia ficar desempregado!
Isto com a certeza de que praticamente todos os adeptos do Sporting que hoje acham o Rui um Sonso, o passarão a achar um treinador consensual e educado, que pões sempre o Sporting acima dele!
SL
7 Março, 2018 at 2:24
Eu acho que foi o fantasma do Robson!
Vamos mandar o JJ com os porcos, para ele ser campeão num rival enquanto nós ficamos a tentar perceber o que passu-se!
7 Março, 2018 at 9:25
Podias ter-te ficado só pela ironia
7 Março, 2018 at 13:46
É mesmo só ironia!
7 Março, 2018 at 9:49
Eu falei com o Presi e vamos continuar com o mesmo treinador na prox epoca e depois falamos para renovar. Mas não sei se a fonte é muito segura. Tenho de confirmar com o mais tabaco para ter a certeza.
6 Março, 2018 at 23:57
Se no 1o ano de JJ tem ganho o merecido campeonato… menos vozes teria contra…
É o meu treinador e eu apoio.
Já agora quem não gosta e reclama continuadamente se for sócio pode sempre convocar uma AG para obrigar a direção a demitir, se assim for votado pela maioria ( esta aprendi na AG passada).
7 Março, 2018 at 0:00
O Sporting ganhou esse campeonato, só que foi sonegado pela máfia de Carnide.
7 Março, 2018 at 0:04
Não digas isso alto senão o balboa faz se sócio…psiuuuuuuuu
7 Março, 2018 at 0:04
Treino criativo implica futebol criativo.
Está raro e difícil de ver, pior fica quando jogadores criativos são afastados sem razão aparente tal como Mateus Pereira, Geraldes e Iuri.
Está equipa quando está bem fisicamente é muito forte.
Concordo mas hoje em dia está toda rebentaram, porquê??
Dost não jogou o último jogo, porquê?
O plantel tem quantos jogadores?
Isto porque vemos praticamente sempre os mesmos 14 e só quando ocorrem castigos ou lesão devido a carga física é que vemos alguém fora deste lote.
Enfim, venha a criatividade e essa vontade de vencer a EL e a Taça que não posso desejar mais do que isto pois o campeonato esse parece perdido.
7 Março, 2018 at 0:05
Sera que Bruno Fernandes foi JJ que o quis no sporting e sugeriu a sua contrataçao ou sugeriram com a aprovaçao de JJ, sinceramente gostava de saber. Sinceramente gostei e faz ele bem “mostrar—se”, que seja benefico primeiro para o Sporting e depois para ele.
7 Março, 2018 at 0:10
quanto ao BF nao jogar em italia, esta é a estatistica de jogos dele lá:
2016/17 Itália Sampdoria 35 5 DETALHES
c
2015/16 Itália Udinese 33 3 DETALHES
c
2014/15 Itália Udinese 34 4 DETALHES
c
2013/14 Itália Udinese 28 5 DETALHES
c
2012/13 Itália Novara 23 4
7 Março, 2018 at 0:06
STOP
Da para esperar pelo fim das competições?
Pff
7 Março, 2018 at 9:27
E as linguas afiadas metem-se onde…?
7 Março, 2018 at 0:09
JJ inventou a lei do fora de jogo assim como ter passado a ser possível fazer as substituições. Consta que foi ele também quem descobriu o Pelé.
Aproximou o SCP dos rivais? Primeira época fizemos um campeonato tremendo, com um excelente futebol sem dúvida mas estávamos arredados de todas as outras competições; segunda época foi miserável desde a constituição do plantel até à qualidade do futebol praticado; esta época, jogamos muito pouco para a equipa que temos, fisicamente muito mal gerida e adeus ao campeonato, não só pelo facto de não nos superiorizarmos a nenhum rival como a perdermos pontos completamente imbecis com equipas que lutam e irão descer de divisão.
Esta entrevista parece uma actualização de CV. Talvez o Antero resolva levá-lo para Paris. Se sim, estou curioso para ver quanto tempo dura. É que comportar-se como o faz junto de Neymar e cia. é meio caminho andado para ser despedido.
JJ no SCP tem que falar menos e ganhar mais. 3 época: 1 Supertaça e 1 Taça da Liga. Muito, muito pouco.
LE e 2 lugar talvez possam aguentá-lo no SCP mas duvido que tal aconteça.
7 Março, 2018 at 0:09
#carregueira benfica
7 Março, 2018 at 0:11
Um dos integrantes do duo dinâmico T voltou em força. Coincidências. Ou será cartilha?
7 Março, 2018 at 8:21
AT&T
7 Março, 2018 at 10:42
https://en.wikipedia.org/wiki/Mr._T#/media/File:NancyReaganMrTChristmas1983.jpg
7 Março, 2018 at 0:13
Eram 7 o matulões … pa ra ra ra ra
Adoro dar clicks nesta tasca … pa ra ra ra ra
Morte ao JJ … pu ru ru ru ru
Viva o haters cá do tasco… pu ru ru ru ru
Avestruzes do caralho… pá rá rá tá-tá
Aziados derrotados, sempre a serem encavados pu ru ru tu tu
Boa noite vou dormir 🙂
7 Março, 2018 at 0:27
assim piou o derrotado feliz…
…aquele que é encavado mas gosta.
ps:faz um favor á e vai jogar á bola para a auto estrada
7 Março, 2018 at 0:29
Vai tu com uma venda na cara.
7 Março, 2018 at 3:23
nao briguem que ha barretes para todos.
tu tas servido, foi mesmo á medida heim!
agora desampara e vai fazer massa.
7 Março, 2018 at 0:17
O dia até ia bom, JJ sai ou não, nomes na mesa. BdC para aqui, BdC para ali… e eis senão quando a PJ estraga tudo e prende o PG…. até parecia que estava num blog diferente.
Agora vejo os nicks do costume. Portanto, voltámos à programação habitual. o tiro ao J
Balboa, podes entrar!
7 Março, 2018 at 0:29
eheheh
A coisa estava boa demais. O Sporting por cima, o Rabolhense na merda.
E ainda se dizem Sportinguistas!
7 Março, 2018 at 9:38
O balboa foi visitar o arguido aos calabouços da PJ…
7 Março, 2018 at 0:28
JJ tem contrato até 2018-2019.
Espera-se que, até final de 2018-2019, os sportinguistas apoiem o Treinador do Sporting.
Eu até apoio com gosto. Gosto de ver a minha equipa a jogar com ele a treiná-la.
Mas mesmo que não gostasse, apoiaria, porque ele seria Treinador do meu Clube.
Se ele renovar contrato, os sportinguistas deverão apoiar o Treinador da sua Equipa até ao término do mesmo, independentemente de serem muito sensíveis dos ouvidos, se calhar depois de terem emprenhado por eles a cartilhografia lampiânica de uma forma demasiado “rough” em gangbang.
Quem não tem a inteligência suficiente para distinguir o trabalho de um Homem da sua basófia fica desde já proibido de dizer “bocas de piano”. E de voltar ao dentista.
Quem não tem inteligência suficiente para diferenciar exercícios de ficção como o clássico “com este x investimento, devia fazer y resultados”, da realidade corrupta deste futebolzinho viciado de merda, deve voltar aos seus fantásticos livros de BD, e deixar os que conseguem fazer um raciocínio sem se esquecerem daquele que fizeram 5 segundos antes a avaliar a sua importância relativa das coisas nas derrotas do Sporting nos últimos anos.
Enfim, estão fartos de derrotas? Apetece-vos culpar alguém? Enfiem mas é um dedinho no cu, enquanto esperamos todos que esta Direcção, com esta Equipa Técnica, continuem a fazer o bom trabalho no sentido de nos restituir a Glória há muito perdida.
E depois falam da basófia dos “outros”. E da basófia do JJ!
Se o ridículo matasse….
7 Março, 2018 at 0:35
A furiosa demência da Tasca parece estar a voltar a atacar!
Depois dos “ditatoriais estatutos” (alguém já foi expulso? alguém já sentiu a sua Liberdade oprimida? não me digam que ainda não aconteceu nada, com o “empowerment” do coreano…?), agora viram-se baterias contra o bom do JJ.
Isso tudo que ouvimos da galinhagem durante o resto do dia? Padres, missas, mails, vouchers, porta 18, etc…? Deve ser folclore, com certeza.
Patéticos, é o que somos. Pelo menos alguns de nós….
7 Março, 2018 at 0:38
Jj dispara contra si mesmo.
A comedia do costume.
Titulos sem vouchers e emails???em 40 anis de treinador contam.se por uma unica mao.
Como diz o presidente para o bem do Sporting ate aturo o meu pior inimigo.
Rrzar q saia sem pedir nenhuma indemnização.
Quem vier se tiver o mesmo orçamento certamente q fara igual ou melhor.
7 Março, 2018 at 1:29
JJ era o pior treinador do mundo quando estava no fifica ,agora no Sporting é o melhor treinado do mundo , quando sair do nosso Sporting se treinar em portugal volta a ser o pior do mundo ,se for para o estrangeiro tanto faz .
SL
7 Março, 2018 at 3:26
parecem cataventos…
7 Março, 2018 at 2:05
JJ não é o melhor treinador do mundo…
mas aceitou ser treinador do Sporting sabendo que ia jogar num tabuleiro cheio de corrupção e onde seria impossível competir em estado de igualdade com quem faz da corrupção uma forma de estar na vida.
Tem ajudado e muito Bruno de Carvalho a descobrir os podres deste meandro e se não fosse ele hoje era o dia em que ainda poderíamos não saber o que eram vouchers…
7 Março, 2018 at 2:06
E os vouchers eram só a pontinha do iceberg!
7 Março, 2018 at 7:31
A desigualdade é compensada ao fim do mês, não te preocupes que ele também não…
Será que nunhum clube de topo pega neste génio?
Z
7 Março, 2018 at 3:26
Incrivel.. alguém por favor que faça esse palerma descer á terra. Um péssimo gestor de jogadores, aliás, algumas das lesões podemos lhe agradecer. Uma vergonha de treinador que só ganhou titulos porque esteve no clube onde tinah que ganhar dado as condições (corruptas) que lhe deram.
7 Março, 2018 at 14:49
lesoes? mathieu e coentrao a fazer epocas com 50 jogos… ta bem…
7 Março, 2018 at 8:19
Sem entrar nesta polémica do JJ fica, não fica, só dar nota da facilidade com que vários tasqueiros aqui falam da conquista da LE, até como redenção quase obrigatória para a sua permanência no Sporting.
Esses caros tasqueiros têm visto, porventura, o Sporting a conquistar muitos títulos europeus de futebol em mais de 100 anos de história? É habitual nos clubes portugueses? Já viram os possíveis adversários desta liga europa? Eu juro, adorava ter este otimismo, Deus vos abençoe.
7 Março, 2018 at 8:55
Acho que “só” estamos a sonhar. Teriamos que fazer jogos perfeitos para vencer a LE, e ter também alguma sorte. Mas estamos nos ultimos 16… e se passarmos o Pelzen só ficam 8… depois 4…
Z
7 Março, 2018 at 9:20
Li agora a entrevista.
Tanta coisa porreira para falar nesta caixa de comentários e só se vê ódio destilado ao treinador do Sporting.
Entristece-me esta merda. O aumento da competitividade do Sporting não pode ser ignorado.
Adiante: cuidado com o Plzen!
7 Março, 2018 at 9:47
Mas qual ódio? Aqui não há ódios a ninguém. São apenas pessoas a pensar pela própria cabeça! Carneiro!
Chama-se exigência, porra!
Olha, o Estoril, por exemplo, exigiu 700 e tal mil ao porquito para fingir que disputou a 2ªparte. Quem não exige não mama!
ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E CRÍTICA (o outro, o antigo, era realmente melhor mas este está mais de acordo com os adeptos).
7 Março, 2018 at 9:24
Até ao dia em que um treinador que potencia jogadores, e com isso faz dinheiro a ganhar ao clube, ganhar mais de 20% do orçamento para o plantel o argumento do salário do JJ é apenas algo utilizado por quem lhe quer bater.
Também já foi referido todo o conhecimento que ele trouxe das patifarias do benfica; não me admirava que tenha sido ele a dar umas dicas sobre onde levantar o tapete.
7 Março, 2018 at 10:05
off –> ai e tal dia da mulher….. promoção de 5 € bilhete nas bilheteiras (fisicas).
Online dá muito trabalho?
7 Março, 2018 at 10:27
Epah…isso parece um gajo que ouvi no outro dia…
A empresa dá um prémio de 1000 paus e ele reclama porque ainda leva uma granda talhada de impostos….
7 Março, 2018 at 10:31
Essa comparação não tem ponta por onde se pegue, porque no prémio que falas não é preciso fazer nada, enquanto no bilhete é preciso fazer algo.
É bom que quem decide estas “ofertas” apenas para as bilheteiras se lembre que trabalha para o Sporting Clube de Portugal e não para o Sporting de Lisboa.
7 Março, 2018 at 10:41
É uma oferta. É tão simples como o sistema informático on-line não estar preparado para ver que GB comprou bilhete e tem direito a este desconto. Porque nem todas as GB compraram o bilhete.
Pah é uma oferta…quem poder ir ao estádio levantar o bilhete melhor. Se não, não usufrui. Se houver on-line também vamos pedir que se consiga por telefone ou por fax porque há muita gente sem net?! Quem não pode usufruir…não pode. Tão simples quanto isso…
Além disso, para ir ao jogo tem de ir ao estádio…logo pode ir à bilheteira comprar na altura. No ultimo jogo da LE em casa havia uma fila gigante para levantar os convites que deram…e também só se podia levantar na bilheteira…
7 Março, 2018 at 11:07
“Além disso, para ir ao jogo tem de ir ao estádio…logo pode ir à bilheteira comprar na altura”
Mais uma vez convém lembrar…. Sporting Clube de Portugal e não Sporting de Lisboa.
7 Março, 2018 at 11:09
Mesmo que uma pessoa seja de fora de Lisboa…tem de ir ao estádio certo?! Para ir ver o jogo…digo eu. E o Estádio…acho que ainda é em Lisboa!
Logo…quem quiser usufruir pode comprar na altura de ir ao jogo, uma vez que…tem de ir…ao estádio…para ver o jogo…
7 Março, 2018 at 11:44
Dia de semana….e por isso….dia de trabalho para a maioria das pessoas…. pelo que quem vai de fora de Lisboa…. o mais certo é chegar em cima da hora do jogo.
E tu…. achas normalissimo em 2018 não ser possível levantar online um bilhete (a pagar) e ter que se ir para uma fila.
Mas olha…tens razão 🙂
7 Março, 2018 at 11:57
Depende dos sistemas…Há sistemas que para fazerem certas coisas precisam de grandes mudanças (por mais que a nós nos pareça que deve ser fácil) e que para alguns casos não vale a pena. Imagina que é uma actualização que precisa de 3 ou 4 dias de trabalho e que custa no final 300 ou 400 euros. 1º Uma decisão destas (é claramente uma promoção feita à ultima da hora) pode não dar tempo para essa actualização e 2º o valor a pagar por ela pode não fazer sentido.
Tou farto de ver cenas dessas…”o sistema não faz X? Queremos lançar uma campanha daqui a 15 dias! Como é que não dá?”. E de repente uma coisa que parecia básica não é possivel fazer nesses 15 dias porque o sistema tem de levar uma enorme volta para isso. Tudo depende do desenho do sistema.
Não estou a dizer que estou ou não certo…claro que o ideal seria isso. Este tipo de coisas dar para fazer no site. A única coisa que digo é que pode ser muito mais complicado do que parece e no fundo…é uma promoção. É boa por si só. No limite dos limites acaba por ser indiferente para quem não consegue usufruir…
7 Março, 2018 at 10:14
Não vou comentar muito a entrevista do JJ…
Quero é que ele trabalhe e que consiga os mínimos olímpicos para uma época positiva. De resto sinceramente isto já foi tão comentado (ele diz sempre o mesmo nas entrevistas…) já nem me apetece nem bater mais no ceguinho nem louvar mais o ceguinho…
7 Março, 2018 at 10:18
Ora nem mais…..menos conversa e mais trabalho….
7 Março, 2018 at 10:46
Se não fosse partilhada aqui nem sabia que tinha dado uma entrevista.
7 Março, 2018 at 11:11
Não vale a pena falar muito sobre isto. Se quisermos avaliar JJ pelos critérios normais e que são usados por 90% do Mundo do futebol como títulos ou qualidade do futebol produzido, poucos acharão que está a cumprir. Se quisermos ir buscar todos os intangíveis possíveis e imaginários para fazer uma avaliação positiva, então entramos no campo do subjectivo e aí muita coisa pode ser admissível.
Quanto à entrevista, não vejo nada de mais. JJ a ser JJ. Quando ganha é uma maravilha ler e ouvir os seus créditos. Quando não ganha é irritante porque dá a entender que nunca faz auto-análise. Se fizesse, parava para pensar na época que está a fazer, naquilo que jogamos e….esqueçam. Elogiava-se à mesma. Afinal, é JJ.
7 Março, 2018 at 12:12
O “cerbro” que inventou a bola de futebol mesmo ainda não tendo nascido é um verdadeiro génio. Esta bazófia de bairrista nunca lhe vai sair do sangue, isto necessidade de se auto promover é um caso de estudo já há uns bons anos.
Reconheço valências (que estás ablando?) ao “cerbro” ao nivel do treino, desenvolvimento do sistema de 4-4-2 em que jogam grande parte das equipas do campeonato nacional, do jogo interior dos extremos e das marcações e bloqueios…mas…mas (!!)…ele que é um amante de Cruiyf devia ter também como referência a postura do holandês, não ter necessidade de chamar os holofotes para si mesmo pois quando se é bom os factos falam por si.
Tem tanto de génio como de teimoso, já o afirmo há anos (tipo Jesus, fui eu que há 40 anos inventei a palavra teimoso), soubesse ele ouvir e reflectir sobre os acontecimentos e não tenho qualquer dúvida que seria um dos melhores do mundo.
Que tem muita influência no desenvolvimento do futebol em Portugal, em especial no capitulo do treino, isso é um facto.