As sete maravilhas, Os sete pecados e os sete trabalhos de Jesus. As sete certezas e os sete erros dos discípulos.
No momento em que ao fim de três anos da entrada de Jorge Jesus no Sporting, nos preparamos para passar mais um ano sem sermos campeões e em que começa a haver alguma contestação ao treinador, que só não é maior porque de alguma forma ele está ancorado ao presidente, sendo que este, eleito e referendado por noventa por cento dos sócios estará imune a grandes movimentações. Gostaria de trazer para aqui a minha visão sobre este tema, sob a forma de sete maravilhas, erros e pecados tanto do treinador, Jesus, como dos discípulos, sócios.
JESUS
Maravilhas
1- Crescimento dos jogadores. Com a entrada de Jesus começou-se a ver no Sporting, um acrescentar no futebol de alguns jogadores, para níveis nunca antes alcançados, casos de Slimani, que usava tijolos em vez de chuteiras, de João Mário que ganhou intensidade, agora aparentemente perdida, de Adrien que tantas vezes foi criticado por não saber passar no momento correto e acabou campeão europeu a resolver um meio campo, de Gelson que passou de um extremo unidirecional, para um jogador de campo inteiro, um agitador que cada vez define melhor, de Rui Patrício que não sabia jogar com os pés e dava uma cólica intestinal ao estádio por cada vez que alguém lhe passava a bola, até se transformar num quase líbero em muitos jogos.
2- Valorização dos Jogadores. Nunca o Sporting tinha vendido tantos jogadores a tão elevado valor. É óbvio que existe agora uma direção que sabe negociar, que não vende jogadores para pagar a água e a eletricidade, mas sem ovos não se fazem omeletes, sem visibilidade não se vendem trutas, ainda por cima sem ajudas de comissionistas de
mendilhões.
3- Melhoria da equipa, taticamente e no modelo de Jogo. Desde a entrada de Jesus que o Sporting tem vindo a estabilizar o seu modelo de Jogo, com altos e baixos é certo, mas com cada vez melhor conhecimento por parte dos jogadores da forma de jogar estabelecendo um modelo que se for mantido a longo prazo pode transformar todas as
equipas do Sporting trazendo uma identificação e uma integração a quem entra, tal como acontece com outras grandes equipas europeias, tendo como exemplo máximo o Barcelona.
4- Aumento da Europeização do clube. Quem não se lembra do Sporting tremer cada vez que lhe surgia um tubarão europeu pela frente? Mesmo que no campeonato nacional pudéssemos estar a lutar pelo segundo lugar como no tempo de Paulo Bento, de cada vez que íamos á Europa, principalmente à Champions lá vinha a tremedeira e por vezes a cabazada. Desde a chegada do atual treinador que jogar olhos nos olhos com Real Madrid, Barcelona ou Juventus é condição normal, isso faz crescer a equipa e o clube. Esse sempre foi o lema desde a fundação. Grande entre os grandes da Europa.
5- Melhoria da equipa no contexto nacional. O Sporting durante muitos anos, nomeadamente desde a última vez que foi campeão, que verdadeiramente não lutava pelo primeiro lugar, retraindo-se claramente nos jogos contra os outros grandes, provavelmente os jogadores e treinadores assimilavam a subserviência assumida pelos dirigentes na época, onde se chegou ao ponto de presidentes do Sporting irem ver jogos dos adversários com cachecóis desses clubes.
6- Crença e apoio dos sócios e adeptos. Desde o tempo de Godinho Lopes onde atingimos os mínimos tanto em termos desportivos como em termos financeiros e de assistências, que com a entrada do presidente Bruno de Carvalho se tem vindo a verificar o aumento de assistências no estádio, atingindo as melhores medias com a entrada de Jorge Jesus.
7- Respeito dos adversários. Depois de anos e anos afastados do primeiro lugar e de alguns em que ficamos abaixo do terceiro, em que o Sporting era o grande que “fazia falta ser forte no campeonato “, mas que na prática não contava para nada e quando qualquer equipa que viesse jogar a Alvalade já se achava no direito de vir ganhar, com Jesus isso mudou. É um facto que se vê toda a gente contra o Sporting com mais motivação que têm para outros grandes, mas isso são contas de outros rosários, ou de outras malas. O respeito pelo Sporting é hoje uma realidade, que se deve
principalmente ao presidente e à sua direção, mas o facto de sermos hoje uma equipa sólida e bem estruturada deve-se ao treinador.
Pecados
Aquilo que são os principais erros e defeitos de Jesus.
1- Orgulho. Eu sou. Eu fiz. Eu previ. Eu sabia. São palavras utilizadas constantemente, mesmo quando os resultados não aconselhariam tal consideração.
2- Soberba. Um dos grandes problemas de Jesus é achar que está acima de tudo, mesmo por vezes do clube. Que as suas ideias são as mais válidas e que tudo e todos se têm de adaptar a elas. Isso cria-lhe alguns problemas como o de não conseguir adaptar o jogo aos jogadores que tem, o que o obriga a procurar sempre mais, na esperança de encontrar os ideais independentemente do custo.
3- Vaidade. Eu ganho, nos empatámos, eles perderam, é conhecida a sua incapacidade para não se achar o mais importante.
4- Cegueira. Incapacidade de ver aquilo que todos veem, quando se está mesmo a perceber que alguém não rende minimamente, caso Alan Ruiz, continua a apostar constantemente, no jogador ou a esperar pelos 60 minutos para fazer uma substituição que ao intervalo já seria tardia.
5- Menosprezo. Para Jesus todos aqueles que não lhe sirvam no momento ou que não tenham sido eleitos por si, são postos de lado, sem hipótese de revelação a não ser que não haja outra alternativa, ou se for necessário mostrar que tem razão, queimando-o num jogo.
6- Desconfiança. A sua falta de confiança naqueles que não fazem parte do “petit citcle” leva-o a andar até ao fim com os mesmos jogadores até ao ponto de rutura física e psicológica, só então recorre a outros ou procurando a entrada de novos elementos.
7- Teimosia. Quanto mais alguém pede para entrar mais vezes fica à porta. Mesmo quando se está mesmo à beira do precipício teima-se em dar um passo em frente. Quantas vezes se perderam pontos porque tem que jogar aquele jogador, mesmo fora do lugar e não se dá oportunidade a outro?
Trabalhos
Aquilo que Jesus ainda tem para fazer, ou que deve fazer se continuar no Sporting.
1- Melhorar o aproveitamento do plantel. Fixar de vez aqueles jogadores que servem para o plantel, obviamente na óptica do técnico e promover uma rotação do plantel de forma a não chegarmos aos momentos cruciais com a maioria completamente arrasada em termos físicos e psicológicos.
2- Promover a Academia e os jovens. Num clube formador como o Sporting, que para mais possui uma Academia de que se orgulha e que é considerada uma das melhores do mundo, deve ser condição obrigatória a promoção dos jovens daí provenientes. É claro que essa condição não se deve sobrepor à qualidade da equipa e ao seu rendimento tendo em vista os interesses desportivos do clube, mas deve levar à escolha muito seletiva das aquisições. Quanto melhor a equipa mais difícil será a entrada de um jovem isso nunca irá mudar, o que não deve acontecer é ser mais fácil
entrar no plantel para quem vem de fora em igualdade de qualidade.
3- Melhorar os índices motivacionais dos jogadores. O que é que pode fazer a diferença quando duas equipas equivalentes disputam um jogo? Quando os níveis físicos são similares, a motivação e o não cansaço psicológico podem fazer a diferença
4- Dar mais valor aos não titulares.
5- Melhorar as substituições
6- Falar menos e melhor
7- Ser campeão
DISCÍPULOS
Na relação que se cria num clube entre os que jogam e mandam e os que suportam e assistem, o papel dos adeptos tem relevo. Os aplausos, o apoio incondicional em casa e fora, são fatores de motivação, assim como os apupos e assobios ou a falta de publico, são motivo de desconforto e de desmotivação dos jogadores. Nesta relação biunívoca também existem certezas e erros. Tendo em conta a divisão que parece existir entre aqueles que querem a continuação de Jesus e aqueles que querem a sua crucificação, saída, sublinho aqui alguns dos pontos onde me parece que os sócios têm mais razão e aqueles onde me parece que estão a errar e sem lavar as minhas mãos, porque também tenho uma opção, cada qual valorizará mais o que quiser.
Certezas
1- Falhas nos momentos cruciais. É um Karma? Não se sabe, mas que é uma tendência é verdade, desde os otxenta e otxo de Madrid, aos jogos de mata mata do campeonato à dois anos com os lampiões em Alvalade ou mesmo este ano na Luz e nas Antas, a equipa retrai-se talvez por excesso de ansiedade que o treinador não sabe retirar da equipa.
2- Falta de capacidade de motivação. Talvez o maior defeito de Jesus, o excesso de autoridade, a obsessão pelo rigor tático, a falta de liberdade criativa dada aos jogadores com um constante chamar de atenção a partir do banco por vezes vexante, pode desmotivar mesmo os mais fortes psicologicamente.
3- Dificuldade em rodar o plantel. Equipas com grande rotina de jogo empolgantes, que em determinada altura parecem deixar de saber jogar, por cansaço físico e psicológico, até à rotura, então entram outros sem as mesmas rotinas, sem minutos de jogo e ansiosos por mostrar que têm valor mas mais sujeitos à falha e facilmente afectados por uma má prestação pessoal ou da equipa, este tem sido um dos grandes erros de Jesus.
4- Ego acima de tudo. As famosas conferencias de imprensa de JJ que todos os jornalistas e carvoeiros adoram. É só puxar-lhe pelo Ego que ele estende-se logo ao comprido, levando por vezes tudo à frente, jogadores que não conhecem o guião, que para eles é tudo chinês, que têm de nascer não sei quantas vezes.
5- Exigência continuada de novos jogadores. Este problema advém da incapacidade de adaptação de Jesus. Os jogadores que tenho têm de se adaptar ao meu sistema de jogo e nunca o contrário. Apesar de poder ser uma virtude, pois o obrigar um clube a ter sempre o mesmo modelo de jogo pode em caso de virtuosismo a levar à criação de grandes equipas, pode e será sempre no curto prazo uma dificuldade e irá fazer muitas vezes desperdiçar grandes jogadores, só porque não se enquadram no sistema de jogo.
6- Rebaixamento do clube. Vindo de uma realidade diferente daquela encontrada no Sporting, onde existia uma estrutura que sobressaia muito para lá de um clube de futebol e da verdade desportiva, onde era e é muito mais fácil ser campeão, poder jogar duro e até ter jogos maus sem que isso influa no rendimento final, bater na realidade é por vezes difícil e então comparar para pior a organização encontrada é muito fácil, principalmente quando ela não consegue encobrir os nossos erros.
7- Falta de oportunidades dadas a quem não está nas suas boas graças. Outra realidade sentida pelos adeptos. Quantos jogadores que todos achávamos que poderiam evoluir muito, definham por falta de oportunidades, enquanto outros aos quais não vemos grande futuro, e o tempo por vezes ajuíza bem, têm todas as oportunidades do mundo.
Erros
1- Erro de avaliação do treinador. Jorge Jesus é alguém que normalmente os jogadores gostam, sabem que os valoriza e por isso normalmente querem pertencer às suas equipas, ao contrário do que tenho visto comentar raramente tem perdido o balneário. Tem um feitio difícil? É verdade. É autoritário? Também! Mas todos reconhecem o seu valor e conhecimentos.
2- Instabilidade na equipa. O maior erro de quem defende a saída do treinador é esquecer que mudanças de técnico em jogadores que estão a trabalhar intensamente num modelo de Jogo, produz instabilidade que pode levar anos a recuperar, transformando uma mudança num vórtice de mudanças que apenas conduz para baixo.
3- Menosprezo do trabalho da equipa técnica. Outro erro, por vezes podemos achar que esta equipa técnica não entende o clube, não consegue desenvolver a equipa, quando apenas está a implantar um modelo e os modelos podem ou não dar resultado, mas demoram sempre a implantar, ainda mais quando são modelos complexos de grande rigor tático e de grande exigência física e psicológica, como são as equipas de Jesus.
4- Excesso de crença nos jovens. No mundo ideal a maior parte dos jovens provenientes da academia fariam parte do plantel e jogaríamos com onze Aurelios, mas para isso era necessário que só formássemos craques, mas todos sabemos que há poucas actividades mais competitivas que o futebol profissional. Quantos jovens começam todos os anos a praticar futebol? Quantos chegam a profissionais? E desses quantos terão capacidade para jogar no Sporting? Um, dois, três, por ano? Mais, para alguém entrar tem que alguém sair, quando há qualidade mais difícil é entrar, logo o aproveitamento pode melhorar, mas pouco.
5- Custo do treinador. Outro erro ao qual tenho assistido aqui na tasca é a crítica ao valor pago ao treinador. Independentemente de ser um valor bastante elevado, para o nosso campeonato, não temos a noção de quanto ganham os treinadores rivais e no mercado internacional não contrataríamos ninguém de qualidade por valores mais baixos atendendo também ao elevado nível de impostos existentes em Portugal. Um treinador que valoriza os jogadores e que pode trazer mais valias importantes não é forçosamente caro, um treinador que aporta conhecimento é uma mais valia para a estrutura presente e futura do clube, ao contrario de outros mais baratos, mas que aos quais o clube tem de ensinar muita coisa esses sim tornam-se caros. Foi recorrente no Sporting esse caso.
6- Falta de lançamento de jovens. Não têm sido poucos os jovens lançados por Jesus, não tantos como gostaríamos é verdade, por vezes têm sido dadas mais oportunidades a emprestados e a jogadores com pouca classe, também é verdade, mas continuamos a ser um clube com uma componente de formação muito grande.
7- O seguinte é sempre o melhor. Errado, nem sempre, por vezes quem depois de mim vier de mim fará maior, esse adagio tem muito de certo, pois temos sempre tendência a não valorizar o que temos e trocamos muitas vezes o certo pelo incerto, com os custos daí provenientes. A história do Sporting é rica nesse sentido.
Depois de analisados os prós e os contras, obviamente que cada um terá a sua opinião e ideias, mas uma coisa é certa, qualquer treinador ou jogador enquanto estiver no nosso clube, é o nosso treinador ou o nosso jogador e deve ser respeitado por isso, claro que mantendo o interesse e os valores do Sporting Clube de Portugal acima de tudo.
Será Deus? Será o diabo?
Será reconduzido ou crucificado?
Seremos discípulos, fariseus ou romanos?
Ou será apenas um bom treinador?
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Março, 2018 at 1:09
Fosgasse tive de ir ver o nome do autor 3 vezes para me convencer que não tinha sido eu a escrever isto!!!
8 Março, 2018 at 7:00
lolllllll
8 Março, 2018 at 1:19
Fodasse eu foi a primeira coisa que fui ler … para não ter que perder tempo com tanta ladainha :))
Isto cada cabeça sua sentença.
Ninguém tem razão e todos temos à vez.
P.S.: a juíza fez muito bem em deixar o PG ir ao seu local de trabalho.
8 Março, 2018 at 2:40
Depois do que se está a passar, nada melhor que lançar umas farpas ao JJ. Muito bem, está de parabéns.
Próximo post fala do treinador que vem ou vai e outros que mais, ou outra noticia qualquer que a cartilha vai lançar.
Compreendo a saudade dos grandes treinadores que havia por cá, e dos toscos com pés quadrados que conseguiam o 4º lugar e do futebol paupérrimo que se praticava, mas aí tudo piava baixinho porque “era normal”.
Agora o “era normal” não é empatar ou perder ou lutar pelo 3º, mas SIM PELO 1º!!!!
Mas é complicado perceber que a mentalidade mudou, mas nunca ninguém está satisfeito
8 Março, 2018 at 4:57
Aplaudo o esforço pelo texto, não tanto o timing mas já se viu que o mesmo treinador que tanta atenção gera sobre o Sporting (e acaba por levar pessoas ao estádio pela expectativa gerada) está sujeito a esta indulgência constante dos adeptos mandarem bitaites sobre tudo aquilo que diz, faz, ou deixa de dizer ou fazer, mesmo que seja irrelevante. É assim
Para mim JJ tem contrato e é para cumprir e acabou-se a conversa.
Giro giro era mostrar estatísticas mas isso dá muito trabalho
8 Março, 2018 at 5:02
Mas nas estatísticas não se esqueçam do dinheiro investido e nos flops utilizados em deferimento dos putos “sem estaleca” (seja lá o que isso significa)
8 Março, 2018 at 7:19
Mas nessas tabelas comparativas tb se pode estudar a hipótese de se o treinador e a direção fizessem uma aposta nos jovens formados no SCP e não existissem resultados o Sr. DMarques e outros sportinguistas estariam a criticar exatamente o contrario do que hoje criticam.
8 Março, 2018 at 7:07
Excelente texto, parabéns!
Penso que muitos “defeitos” ficam perfeitamente explicados (e desmentidos) nas “virtudes”. Aliás, alguns “defeitos” são até reproduzidos nas “virtudes” (por outro prisma), traduzindo bem a ambiguidade das análises simplistas que em geral se vêem por aqui, puramente viscerais.
Tudo espremido, como sempre achei (eu que não sou discípulo nem fariseu), sobra o mau feitio, e quase nada mais. E com mau feitio posso eu bem, e devíamos poder todos.
Além de, claro, a frustração por Roma e Pavia não se terem feito num dia levarem ao clássico tiro no pé do recruta impaciente.
Um adágio sportinguista, a evitar, pois já levo 40 e tal anos deste filme e já enjoa….
SL
8 Março, 2018 at 7:46
isso
8 Março, 2018 at 7:14
Não consegui ler tudo, porque o post está desequilibrado. Começas no bom de JJ, 7 paragrafos e o resto é o que consideras mau são 25 paragrafos.
Estou dividido entre dar-te o ralhete de que este texto foi enviado e publicado numa altura muito inconveniente, e o agradecimento por te dares ao trabalho de te sentares, escreveres e partilhares as tuas ideias.
8 Março, 2018 at 7:27
Eu agradeço o tempo que perdeste a ler.
Não tenho 25 parágrafos com aquilo que acho mau de Jesus. Apenas 7, outros 7 são aquilo que tenho lido por aqui que me parecem ter alguma razão é mais 7 que me parecem não ter razão nenhuma.
Eu sou a favor da continuação do treinador é até já escrevi aqui na tasca que era favorável à renovação do contrato.
8 Março, 2018 at 7:41
Não perdi nenhum tempo, a tasca acompanha-me nos transportes públicos nas viagens casa.trabalho.casa e é com o esforço dos tasqueiros em partilharem aqui as suas ideias e com a edição do Cherba e com os comentários que essas longas viagens são mais fáceis.
Obrigado
8 Março, 2018 at 8:00
Um texto deste tamanho não devia ser servido logo de manhã…
Notas soltas:
Falar do treinador faz parte. É assim o futebol. Qualquer um de nós ia lá, e punha a malta a jogar à bola. E entrava em campo e fazia melhor que qualquer jogador, Messi incluído.
Jesus é treinador do Sporting. Criticar o que faz sim, colocar em causa a sua continuidade, não.
A estatística do JJ tem de ser analisada à luz dos valores totais, e não usando apenas os dados próprios. O Sporting faz mais pontos, mas os outros também.
8 Março, 2018 at 8:29
Isso
8 Março, 2018 at 8:17
Acho a análise razoavel. Mas tenho a apontar que nas maravilhas apontas factores extremamente importantes e vantajosos para o clube. Na parte dos pecados estás basicamente a ofender o homem. Quase que listas os 7 pecados mortais; soberba, orgulho, vaidade, etc… 😉
Eu quero muito que ele continue a ser o nosso treinador, mas tenho quase a certeza que lhe conseguia encontrar um factor mau para dizer sobre ele como treinador e não como pessoa.
Claro que depois listas uma série deles, não é isso que está em causa, mas sim o facto de que quem critica o JJ são os mesmos que criticam o CR7 por ser “pouco humilde”… como se isso o fizesse ser menos jogador, ou por isso deixasse de merecer o melhor do mundo. Parece que o Special One é muito humilde….
Mas gostei de ver esta análise. E penso que o JJ é uma mais-valia muito grande para o nosso clube. Quem critica o seu salário tem de passar um voltaren no cotovelo para ver se passa a dor.
O que eu vi na primeira epoca do JJ foi o Sporting a ganhar 5 dos 6 jogos grandes.
No segundo ano correu pior e este ano temos igualmente tido mais dificuldades, mas sempre a lutar até ao ultimo segundo.
Este ano temos tido uma carga brutal de jogos e a rotacão do plantel não faz milagres, porque sempre que rodamos vemos a falta que os titulares habituais fazem. Nem podemos comparar com os corruptos pois temos tido muitos mais jogos (o carnide tem menos 7 jogos e o porco 3 – e mais os 2 desta eliminatoria da LE).
Para quem ainda não percebeu, na epoca passada tivemos menos jogos 43 do que os que temos até ao momento na presente 45… e ainda temos mais 3 meses pela frente!!
No primeiro ano tivemos 51, mas nesta iremos terminar provavelmente acima dos 60! É normal existir uma quebra. Todas as equipas passam por isso, excepto o carnide.
8 Março, 2018 at 8:28
Não temos todos estes pecados, nalgum tempo, nalgum local na nossa vida?
8 Março, 2018 at 11:46
Ora ai está!
P.S. Bom texto.
8 Março, 2018 at 8:43
“Este ano temos tido uma carga brutal de jogos e a rotacão do plantel não faz milagres, porque sempre que rodamos vemos a falta que os titulares habituais fazem. ”
Nós rodamos o plantel? Há jogadores que só jogam porque temos de entrar com 11 jogadores de inicio senão não calçavam.
Exemplos:
Andre Pinto – Só joga quando não há Mathieu ou Coates
Palhinha – Não Joga
Wendel – Não Joga
Ristovsky – Joga quando Piccini arrebentou ou está em vias de arrebentar
Doumbia- Se Bas Dost não se tivesse lesionado em 2018 aindanao tinha jogado
….
8 Março, 2018 at 8:55
CR7: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
Messi: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
Neymar: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
…
Ou seja, qualquer jogador superior à concorrência directa: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
O estranho é tantos confundirem “terem finalmente constatado essa evidência” com “descobri a roda”!
8 Março, 2018 at 9:44
Não CR7 já falhou vários jogos por gestão, para estar fresco noutros jogos…
Messi começa muitas vezes no banco.
Agora nós:
Bruno Fernandes – Joga sempre e sempre os 90min
Bas Dost – O Jogo com o Astana disse tudo …
Entre ouytros
8 Março, 2018 at 10:15
Falhou porque estava “rebentado”….
Há 4-5 anos atrás, não havia “gestão”.
E há o factor “alternativa” a ter em conta.
8 Março, 2018 at 9:53
Inicias o comentário por uma falácia.
O ano passado o CR foi protegido pelo Zidane, muito mais que pelos antecessores, não jogando contra os Levantes. Resultado, quiçá mero acaso, apareceu mais fresco no final da temporada, sendo assim mais decisivo nas meias e final da LC.
Antes, o CR jogava sempre, sempre, nem sequer era substituído (também porque os treinadores não tinham cojones para o tirar, perdendo ele assim terreno na corrida pelo pichichi), e no último mês já andava de rastos.
8 Março, 2018 at 10:09
Isso é verdade mas foi gerido por questões físicas.
Como foram Coentrão e Mathieu no Sporting
Anda a gente a dizer que o BF joga rebentado mas é sempre dos melhores. Ele está é em forma para aguentar.
Diziam do Acuña que se arrastava e criticava-se a “gestão”. Então o gajo teve uma lesão e perdeu o ritmo. Depois criticava-se que não devia jogar porque não tinha ritmo. Isto um gajo que é titular e agora está de volta à forma, não a 100% ainda mas lá chegará.
8 Março, 2018 at 10:18
Falácia?
Só o ano passado é que terá havido “gestão” (eu continuo a chamar-lhe: “poupado porque estava rebentado”, mas a semântica é uma questão de opção, e espero que tenhas noção disso).
E ele é o melhor do mundo há muito tempo.
O resto já respondi mais acima.
8 Março, 2018 at 12:02
O CR foi gerido desde cedo.
Não era poupado por estar lesionado ou tocado.
O Zidane “percebeu” que não valia a pena pô-lo a jogar contra o Las Palmas, ou mant~e-lo em campo com um 5-0 ao Getafe. Não era porque estava rebentado, era porque não o queria rebentar. Assim, chegou em boas condições aos jogos realmente importantes. Há dois anos (em que jogava sempre, mesmo que fosse para meter pokers em cabazadas), na final da LC, fez figura de corpo presente, estava liquidado. Diferenças na gestão.
8 Março, 2018 at 14:41
De acordo com o Nuno e o próprio Zidane explicou isto em conferências.
Não de forma completamente direta, mas quase.
8 Março, 2018 at 10:21
“De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado”
Eu ia jurar que vi o De Bruyne no banco do City ontem com o Basileia….
Mas se calhar estou a fazer confusão 🙂
8 Março, 2018 at 10:29
Qual foi o alinhamento do City, ontem?
8 Março, 2018 at 10:34
Afirmas categoricamente que o “De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado” e depois não sabes que o rapaz ficou sentadinho no banco a ver o jogo de ontem?
E quem diz o De Bruyne, diz também o Aguero, o Ederson, o Kyle Walker, o Otamendi.
Mas o Guardiola é “estupido” e o JJ é que sabe 🙂
https://www.google.pt/search?q=manchester+city+basileia&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&dcr=0&ei=5BChWrbdH5TY8geXjpmYDw#gfe_rd=cr&sie=m;/x/3673khy9pscnn;2;/m/0c1q0;dt;fp;1
8 Março, 2018 at 10:32
Já para não falar do “detalhe” do jogo da 1ª mão se ter ficado por um 0-4 a favor deles.
Enfim….
8 Março, 2018 at 10:36
Tens piada!
Mentes com os dentes todo afirmando que o “De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado”
Depois levas um choque de realidade vais buscar o jogo da 1ª mão!
E? Até com isso consegues demonstrar que JJ é uma besta a gerir o plantel!!
Tivesse o JJ feito com o Astana o mesmo que o Guardiola fez com o basileia…. e terias tido Bas Dost no Dragão e hoje sem problemas.
8 Março, 2018 at 10:47
Tu tens o hábito de te focares em detalhes completamente irrelevantes para manter o teu argumento ou tentar desmontar outro.
E o JJ não descansou jogadores também em situações semelhantes?
8 Março, 2018 at 11:08
Irrelevantes??
O placebo mente descaradamente da forma que dá jeito à “narrativa”…e depois eu é que me foco em detalhes!
JJ descansar em situações semelhantes?
Olha….claro quem sim!! o Bas Dost com o Astana é um bom exemplo!!!
E os 5 ou 6 que temos em risco de castigo caso vejam amarelo também são um excelente exemplo da “inteligencia superior” do JJ a gerir o plantel!
Aproveitar a 2ª mão com o Astana par alimpar castigo “forçando” amarelo em Astana….. o que é isso?
JJ não gere plantéis! Jogam sempre os mesmos!! Os “outros” só jogam quando os “titulares” estão castigados ou lesionados.
8 Março, 2018 at 12:27
Pareces estar com muita pressa de qualificar-me como “mentiroso”… lolllll
Diz-me um jogo (DIGA UM!!!!) em que JJ, a ganhar uma eliminatória 0-4, não poria alguns jogadores a descansar?
Leva lá a bicicleta pela “imprecisão” (ou “mentira”, se fizeres questão…) 🙂 :
-Corrigido fica: “De Bruyne: só não joga castigado, lesionado, rebentado, ou quando não está nada em jogo…”.
Isso que dizes do Dost poderiam os do City, se o azar lhes tivesse batido à porta, dizer do Bravo, do Sané, do Danilo, do Stones, do Touré, do B.Silva ou do Gabriel Jesus.
Ou, se quisesses, poderias interpretar a inclusão de Dost nesse jogo do Astana como sendo na perpectiva de recuperar a forma tendo em vista o jogo do Dragão, depois de ter estado parado.
Mas aí está, estamos no “fim do jogo” e logo, os teus “prognósticos” estão todos certos.
8 Março, 2018 at 12:33
Escreveste isto ““De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado””
E eu demonstrei com factos que ainda ontem o De Bruyne foi poupado…ficando no banco.
Por isso podes dar as voltas que quiseres…. que a verdade dos FACTOS demonstra que fostes MENTIROSO!
Se foi intencional ou não…. só tu saberás, mas isso é outra questão 🙂
8 Março, 2018 at 13:04
(…)
8 Março, 2018 at 10:23
Compreendo que queiras rodar o plantel, mas tirando o Ristovsky eu não colocaria nenhum desses que tens ai como alternativas.
Lamento mas os titulares são bons e são os que temos de utilizar, aqui e ali roda quanto tem de rodar, mas a equipa base é a que nos dá resultados.
O Wendel pelo que parece ainda não está pronto, mas os outros deixam a desejar por agora.
Mesmo quando a equipa titular tenta abrandar o ritmo (outra forma de gerir o esforco) vimos o resultado, empate com o astana, e noutros jogos acusam a equipa de dar uma parte de avanco….
A unica coisa que critico ao JJ é colocar os suplentes tão tarde. Colocando mais cedo dava para reduzir o esforco de certos titulares, mas depois a critica era “mas porque é que foi retirar X para colocar Y? a equipa deixou de atacar e passou a jogar para o empate….” enfim, preso por ter cão, preso por não ter.
8 Março, 2018 at 8:36
A não ser que conquistemos Liga Europa, na minha opinião JJ não deve ficar.
Concordo a 1000% com o texto. Acima está tudo o que acho do nosso treinador. Mas quer queiramos quer não Bruno Carvalho contratou Jesus para ser CAMPEÃO. E não para se aproximar dos rivais.
8 Março, 2018 at 8:59
Não percebo como concordas com o texto, por um lado, e achas que o JJ deve sair por outro.
E também não percebo como pensas que a mera saída dele possa constituir uma “solução”.
8 Março, 2018 at 8:40
Outro aspeto é a famosa entrevista do Presidente em Janeiro. “bruno carvalho não pede só o campeonato. Ao pedido do treinador de prendas, Bruno pediu-lhe a Liga Europa”. E isto não pode ser negado. Este ano investimos assério no plantel para sermos campeões. Resistimos a super vendas como Gelson e William (escapou Adrien, porque não dava para manter mais). Em Janeiro gastamos como nunca para dar mais soluções ao plantel… Acho que se Bruno Carvalho continuar com Jorge Jesus sem ganhar nada (se não ganhar Taça ou Liga Europa) mostra-se refem do projeto Jesus.
8 Março, 2018 at 10:31
A entrevista… já cá faltava.
E que tal lembrar o resto? A super venda do WC devia ser para o West Ham, por tuta e meia…. realmente foi dificil recusar. O Gelson então, devia ser tão boa que ninguem sabe que oferta foi essa…. Para o Sporting ganhar dinheiro na Champions precisa de jogadores, não pode ir para lá com um plantel de segundas linhas…. WC e Gelson não fizeram nada por lá, foram passear com os colegas.
Em Janeiro o investimento foi em linha com os anos recentes. Os rivais investiram menos é certo, mas é logo “o Sporting investiu tudo o que tinha para ganhar…..se perder têm de rolar cabecas”. Os rivais estão falidos, mete isso na tua cabeca, não podem investir como nós, logo é normal que o Sporting “invista a sério”.
E mudar de treinador tem dado resultados? Nos ultimos anos estamos com mais treinadores que titulos, deve ser por causa da solucão que apresentas…
8 Março, 2018 at 10:40
Eh pá, não venhas baralhar a conversa com… Factos!
8 Março, 2018 at 8:55
Meus amigos desculpem…
Mas eu vou ter de “dar” um abraço ao autor do texto…
Do melhor que já li sobre o assunto…
É um dos textos que “não me importava” de assinar…
Quanto ao assunto em si ( o cerne…)
Pois…enquanto JJ estiver no Sporting vai ter de ser ” o meu treinador” ….
Se gosto de tudo…?
Acham mesmo…?
Mas ao longo dos anos já vi mandar tantos embora…”por tudo e por nada.. ” que…
Spoooorting…!!
( até logo… vai estar uma noite optima para um jogo de futrbol…e bem vai ser necessário molhar o relvado…)
SL
8 Março, 2018 at 9:42
Amigo leão Max, gosto dos seus comentários sensatos de quem já viveu muito Sporting ( como eu ) um grande abraço leonino deste cota.
8 Março, 2018 at 10:48
Um grande abraço para o amigo Max.
Também vou lá estar hoje e espero ver o Sporting ganhar, porque isto ainda não acabou e ainda podemos ter um ano positivo.
8 Março, 2018 at 12:00
Abraço para os amigos…Jorge e Leorodri…
Como se diz…:
“E o Sporting é o nosso grande amor…”
SL
8 Março, 2018 at 9:00
O JJesus é um gajo que me consegue irritar. É casmurro e basófia é com ele.
Mas mais que isso, é um profissional com anos e anos de experiência. Que sabe muito de futebol, muito mesmo. E que está a fazer um trabalho de qualidade.
Não sei se vai continuar. E, sinceramente, nesta altura não me interessa. Há muito coisa para ganhar ainda. A começar por hoje!
8 Março, 2018 at 9:01
Resumindo vamos perder hoje…
Obrigado pela injeção de moral.
#PrayforSporting
8 Março, 2018 at 9:12
????????
8 Março, 2018 at 9:19
Desculpa Max mas já ando mesmo farto destes posts contra o JJ… não sei que sentido faz neste momento.
8 Março, 2018 at 9:42
Faz o mm sentido que dizer que JJ é uma possibilidade para o Carnide. É esse o sentido.
8 Março, 2018 at 10:20
Olha que eu não penso isso ser um post “contra o JJ”.
O que há é caixas de comentários pejadas de anti-JJ’s, mas isso não tem nada a ver com o post, nem é facto recente.
8 Março, 2018 at 17:20
Também não acho um texto contra JJ.
Mas o Odraude tem dificuldade com o português… 😉
8 Março, 2018 at 9:05
Bom dia.
As minhas conclusões:
“Acabou-se a conversa…”
Quem deve falar de nós são os outros…
Isso de liberdade de pensamento nada tem a ver com liberdade de expressão.
Sobre Jesus, faço como Pôncio Pilatos.
O Leorodri é Sportinguista, é a minha única convicção, não é rabolho (o autor molda-se às novas terminologias).
8 Março, 2018 at 9:05
Este golo foi mais rendilhado mas d belo efeito, agradeço pois serei o primeiro a reconhecer erros meus em certas ocasiões, assim tive, tenho que ter cuidados.
Infelizmente não tenho uma horita para escrever mais sobre um post que imagino t Nha levado o sue tempo a escrever e sobre o qual muito se pode discutir.
Um golo a Nani na área e no meio de toda a defesa.
8 Março, 2018 at 9:08
Já li na diagonal e a primeira impressäo que fico é que os pecados são quase todos devido à personalidade e os milagres praticamente todos a nível táctico, técnico…em suma, do seu trabalho como treinador. Para mim esta é a maior falácia do texto apesar de concordar com muito do que foi escrito. quando arranjar um bocadinho já comento melhor.
8 Março, 2018 at 10:15
É exactamente essa a conclusão que me ocorreu a ler o texto. Acompanhada da recordação de que, quando tenho que contratar alguém, há sempre uns quantos cujo maior, e frequentemente único, defeito – dizem eles e os seus amigos – é ser perfeccionista.
Mas sim, discutam e comentem vós. Eu já não consigo falar sobre isto. A menos que, como li aí em cima, seja terrível o timing. Porventura porque não será no fim do campeonato que se decide como iniciar a pré-época seguinte, ou porque na semana passada reforçámos a luta pelo campeonato.
8 Março, 2018 at 10:19
Um pouco na linha do… Presidente.
Curioso.
8 Março, 2018 at 9:15
Um relato de opiniao bem estruturado e escrito.
Mas q se deve unica e exclusivamente a uma unica palavra_____INVESTIMENTO, numca o Sporting investiu tanto..
.com este investimento ate o oceano conseguia ter um plantel mais equilibrado a esta altura da epoca
Jj tem vindo a piorar a qualidade da equipa e do jogo ano apos ano.
8 Março, 2018 at 10:21
Não percebo essa de “até o Oceano”….
8 Março, 2018 at 10:39
Gosto desse mito. O Sporting nunca investiu tanto….. mas o CR7 saiu por 12M de libras e isso na altura representou o maior investimento de sempre na Liga Inglesa por um jogador jovem…… queres lá ver que a inflaccão também atinge o futebol?
Queres lá ver que os jogadores de hoje em dia são vendidos mais caro do que há uns anos?
Se o investimento são iguais a titulos o Real deve estar farto de ganhar o campeonato nos ultimos anos… vamos lá contar as ligas que o CR7 já conquistou lá… uma…. duas! Em 9 anos é bom!!! Deve ser do investimento, o Oceano no Real nem precisava de ir ao estádio, ganhava tudo no sofá.
8 Março, 2018 at 10:43
Pois. A facilidade com que se repetem chavões sem pensar.
Garanto desde já que nos próximos anos recordes vão continuar a ser batidos!
8 Março, 2018 at 17:16
Primeiro gostava de saber em termos actuais quanto custaria uma equipa como a do Boloni campeão…
Segundo esta converseta do investimento já mete nojo, se um gestor de projecto convence a direcção a libertar verba para o projecto que orienta, chama-se a isso mérito, se um trabalhador convence a entidade patronal a dar-lhe boas condições de trabalho idem, idem aspas, aspas, esse é o mundo real, não é esta conversa de cócó do outro menino ter uma bicicleta e eu só ter uns patins e que portanto só por isso devia ter uma bicicleta também!!!!
8 Março, 2018 at 17:19
E num mundo real o Gestor de projecto é avaliado pelos resultados!
Tem resultados…serve!
Não apresente resultados —> Rua!
8 Março, 2018 at 17:42
Falso!!!! O gestor de projectos é analisado pelo cumprimento de objectivos que são divididos em vários parametros uns mais objectivos (normalmente números) e outros mais subjectivos (normalmente comportamentos) mas ambos mensuráveis e SMART!!!
Nas multinacionais existem mesmo manuais de regras para isso, interessa, tanto e ás vezes mais a maneira como chegas lá, do que chegar lá ponto
8 Março, 2018 at 9:21
Um longo texto ai qual ainda tenho que dar outra vista de olhos, esta foi meio na diagonal. Fizeste bem em escrever, quem critica o texto por conter criticas podia sempre fazer como tu e escrever um texto e enviar para o Cherba.
Quanto ao texto apanhei logo uma passagem com a qual discordo totalmente
“Desde a entrada de Jesus que o Sporting tem vindo a estabilizar o seu modelo de Jogo, com altos e baixos é certo, ”
Acho que desde a entrada de JJ que temos vindo sempre a descer em questão de estabilidade e exibição. Primeiro ano muito bom, segundo e terceiro francamente maus, principalmente em termos exibicionais.
O modelo de jogo ate pode ter sofrido uma estabilização, mas estabilizou por baixo. Demasiada falta de ideias que resultam num jogo enfadonho e com dificuldades ofensivas.
8 Março, 2018 at 9:25
Extraordinário texto analítico sobre JJ, bem estruturado e assertivo nos pontos fundamentais, concordo em absoluto e acrescento o ponto que na minha opinião é o calcanhar de aquiles do mister, por ser pouco culto e não ser intelectualmente evoluído, ainda não entendeu, que a componente motivacional se faz pela mente e não pelo EGO, é urgente a entrada de um bom psicólogo na estrutura do futebol. SL
8 Março, 2018 at 17:21
existiu, foi dispensado ao fim do 1º ano, é um bocado o que o rapaz Philipe diz “todas as empresas calculam os custos de fazer algo, muito poucas calculam o custo de o não fazer”
8 Março, 2018 at 18:13
Concordo com esse ponto que focas…
É realmente uma falha grande que tem e que não soube adquirir com os tantos anos que tem de carreira!
8 Março, 2018 at 9:26
Continuo a achar que Jesus é o melhor treinador que podemos ter neste momento. Também acho que não seremos campeões com ele. E não só por causa dele.
No mais, bela posta. Revejo-me em quase tudo o que dizes, e é importante que isto se discuta sem dramatismos. SL
8 Março, 2018 at 10:56
Foi essa a minha ideia, lançar a discussão sem dramatismos. Vejo muita crítica a quente e seria bom refletirmos em vez de assobiar.
Quanto ao timing, o momento certo para lançar a discussão é quando as opiniões se dividem, falar pode ser bom, esconder os factos só agrava e não resolve.
8 Março, 2018 at 19:37
Tb tens razão.
8 Março, 2018 at 9:30
Mesmo as maravilhas têm pouco de maravilhosas na minha opinião. Aliás atribuir esses méritos a JJ retira créditos ao trabalho feito pela direcção e anteriores treinadores. O primeiro ano que foi o seu melhor, foi aquele em que JJ teve menos dedo na constituição do plantel e mais trabalho de treino.
Em relação ao modelo de jogo, concordo que é um modelo interessante na sua génese mas também é um modelo que formata jogadores e não sei se isso é algo que “acasala” bem com o produto que vem da academia. É sobejamente sabido que JJ não adapta a táctica aos jogadores e antes quer que os jogadores se adaptem às suas ideias. Nada contra desde que isso não seja demasiado rígido. Por vezes o talento precisa de liberdade criativa para quebrar um jogo senão quanto mais disciplinado for um adversário, mais dificuldade teremos em marcar. Talvez um dos motivos que nos leva a ser mais fortes contra os fortes e a encontrar mais dificuldades contra equipas que concedem a iniciativa de jogo ao Sporting.
8 Março, 2018 at 10:17
Fortes contra fortes?
8 Março, 2018 at 10:27
Deves ter saudades das glórias do passado recente contra os “fortes”, tipo os (raros) empates que sabiam a vitória contra as nádegas, ou as fabulosas exibições contra os Bayern desta vida….
Agora consegues competir no jogo com os melhores da Europa, e um empate na Luz, ou nas Antas, até te parece mal.
Ou então és só “esquecido”….
8 Março, 2018 at 10:27
Mas espera aí, já sei: isso não é por causa do JJ, é do “investimento”!
8 Março, 2018 at 10:38
Escusavas de escrever tanto. Bastaria indicares dois ou três bons resultados que este ano fizemos contra equipas fortes.
Cuidado com os empates com sabor a vitória, não te saia um empate com sabor a qualificação na LC… para a Juventus.
Ou será que, porque no passado fazíamos resultados tão maus como os deste ano, então os deste ano são bons? Melhores, presumo? Cuidado, não chegues à conclusão de que estamos ao nível desses anos…
Bayern? Pois, esse foi muito mau. Na fase a eliminar da LC não há contemplações. Mas agora estamos melhor, não levamos cabazada nessa fase da LC.
Investimento? Não falei disso e acho melhor não ires por aí, senão pode ser complicado para os teus dogmas.
SL
8 Março, 2018 at 10:45
Não sabes os nossos resultados na Europa, andamos mal…
Nos dois ultimos anos tivemos 8 jogos contra equipas de topo na Champions, a saber Real e Barca (apenas as equipas com mais titulos), Borussia e Juve.
E 8 jogos fizemos jogos a um nivel que nos permitiria ganhar com um pouco mais de sorte, qualquer um deles…. e não estamos a falar de anos maus dessas equipas, mas sim equipas que estão em pleno.
O Real desta epoca joga muito pior do que no ano passado. O Bayern que nos cilindrou não tem nada a ver com o Bayern que foi fazer um jogo de treino com os rabolhos… temos azar nisso.
Mas fizemos jogos ao nivel de uma qql equipa do pote A (daquelas que ganha os jogos todos, não daquelas que nem pontuam).
8 Março, 2018 at 11:02
Começas por falar em resultados na Europa.
Pois, não sei. Devo ter andado distraído.
(a ir apressadamente ao Google)
Olha, 4 jogos com barça e juve. 3 derrotas e um empate que nos deu a eliminação e o apuramento de quem empatou connosco.
(devia estar a referir-se ao ano passado, era pergunta com rasteira de certeza)
Opá, 4 jogos com real e borussia, 4 derrotas.
(ao mesmo tempo que vai puxando pela cabeça sobre jogos que barça e real perderam ou empataram na fase de grupos e só lhe ocorre o celtic e o legia, procura a época anterior)
Ah, porra, eliminados no play-off por uma equipa cuja estrela é um tal de Doumbia.
Sobre resultados, está. Ainda bem que não sabia.
A chave é então “um nível que nos permitiria ganhar com um pouco mais de sorte”. Que é como quem diz, vitórias morais.
Nada de novo, devemos ser o clube com mais vitórias morais de sempre. Até sem jj.
Mas então, se assim é, se perder por poucos com o barça e real é uma vitória, então perder à rasca com o Sporting, faz do feirense, tondela, etc, vencedores? Então esses jogos ganhámos nós e ganharam eles. Excepção ao Estoril, que aí só ganharam eles?
Jovem, é adorável o vosso carinho pelo JJ. Mas não tentem racionalizá-lo, por favor.
8 Março, 2018 at 11:09
🙂
8 Março, 2018 at 11:19
Outro “boneco”
8 Março, 2018 at 11:35
O que esta malta se esquece é que para valorizarem o Sporting desvalorizam… o Sporting!
Nunca me hei de esquecer do jogo contra o New Castle em casa no ano em que fomos a final da Liga Europa por exemplo. Espera… Final da liga da Europa?! Foi há quanto tempo mesmo? Deve estar enganado e foi nos ultimos 3 anos.
Jogar taco a taco com equipas como bayern, real ou barça? Nunca! Aqueles empates com o Inter com golaços do caneira (sim, o investimento foi sempre espectacular mas nao tinhamos nenhum coentrao na altura) nunca levaram ninguem a dizer “com um bocadinho mais de sorte…”.
Golos do xandao de calcanhar e do matias contra o city, tudo nos ultimos 3 anos.
Perder o campeonato na luz nas ultimas jornadas ou roubarem campeonatos com maos de ronys nao interessa (onde andava o jesus nessa altura?).
Na pre da CL perder taco a taco com Udinese (forte na altura com uma frente atacante de eleiçao) ou Milan e tao diferente de sair com um CSKA moscovo?!
Isto só para escrever sobre a história mais recente claro.
Parece que muita gente tem algo visceral contra o Sporting pre JJ.
Pensava que era só uma mensagem para o nosso treinador mais melhor do mundo mas afinal como é para mais gente:
RESPEITEM O NOSSO CLUBE FODA-SE!!!!
8 Março, 2018 at 12:52
Então após uma rápida pesquisa:
2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018 (os 3 anos do JJ):
Confrontos oficiais Sporting-galinhas –> 7J 3V 2E 2D
Nos 5 anos antes (de 2010-2011 a 2014-2015):
Confrontos oficiais Sporting-galinhas –> 11J 1V 3E 7D
2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018:
Confrontos oficiais Sporting-porcos –> 7J 3V 1E 3D
Nos 5 anos antes:
Confrontos oficiais Sporting-porcos –> 11J 2V 4E 5D
Total:
Com JJ: 14J 6V 3E 5D
Nos 5 anos antes do JJ: 22J 3V 7E 12D
8 Março, 2018 at 12:57
PS: os dados estão obviamente viciados. Nesses anos todos antes do JJ não houve qualquer investimento, não houve aposta na Formação, e os Treinadores eram todos muito fraquinhos, pelo que não dá para comparar….
8 Março, 2018 at 18:18
Este ano com equipas boas, nem digo muito boas porque incluo o Braga, em 10 jogos ganhaste ZERO, empataste 5 (Porto 2x, Benfica, Braga e Juventus) e perdeste 5 (Barcelona 2x, Porto 2x e Juventus).
Com 60M€ de investimento num plantel que já tinha tido, com ele, 50M€ de investimento, e que custa 70M€/ano.
8 Março, 2018 at 19:11
Desses, só tens um plantel “tão ou menos investido” que o nosso.
E continua a ser melhor que o registo prévio.
8 Março, 2018 at 12:24
Temos um saldo bastante mais positivo contra os dois rivais Hadji. No primeiro ano de JJ penso que não perdemos nenhum jogo contra os principais adversários.
8 Março, 2018 at 12:27
benfica em casa…
8 Março, 2018 at 12:30
Que foi a machadada no titulo…
8 Março, 2018 at 12:34
Ou seja, No-Slimani.
8 Março, 2018 at 12:33
Certo, mas isso resume-se à primeira época e ao primeiro jogo da segunda contra equipas fortes. Ou se quiseres, para facilitar, Slimani, No-Slimani.
Desde então passaram-se duas épocas e não ganhamos um jogo ao benfiorto desde que o argelino saiu. O que é que isto sugere? Organização, planeamento, táctica? O caracinhas, garra e coração do Islam, que era frequentemente o melhor em campo nesses jogos.
8 Março, 2018 at 14:47
So true…
8 Março, 2018 at 17:27
falso qual foi o resultado o ano passado contra o fcp em casa? e o slimani só jogou no SCP a partir do 1º ano do JJ? Não sabia!!!!
8 Março, 2018 at 17:31
falso o quê?
Pelos vistos não sabes mesmo 🙂
Tal como o Hadji diz e bem “o primeiro jogo da segunda contra equipas fortes. Ou se quiseres, para facilitar, Slimani, No-Slimani.”
Ou seja…inclui o jogo com o porto na época passada que ganhámos em Agosto 2-1 com 1 golo do Islam Slimani
https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=5003694
8 Março, 2018 at 9:41
A luta que o SPORTING deu na primeira época de JJ deveu-se a Marco Silva! O tal que iria mandar abaixo o presidente do clube que lhe pagava. O tal que chantageava o presidente com o pretenso apoio de (alguns) adeptos.
Estou sempre a aprender.
8 Março, 2018 at 9:46
E tal como mts outros tivesse ele metade do investimento q jj teve ao seu dispor, ja teriamos festejado mts mais titulos!!!
8 Março, 2018 at 9:57
Claro que sim.
Eu chamava um padre para rezar uma missa a isso…
Ainda sou do tempo dum carnide-gil Vicente num início de época em que o Gil a ganhar na ETAR em poucos minutos existem fatores que alteram o marcador. E num jogo que podia ditar o início duma crise, lá vem o milagre. Uma missa bem cantada.
Sim, claro. Tinhas dado mais dinheiro ao MS que ele ganhava tudo! E dinheiro, ias buscá-lo a…?
Mas pronto… O problema do Marco foi a falta de dinheiro. Como foi no Olimpiakos, no Hull e no Watford…. O rapaz é um azarado na vida. Encontra sempre dirigentes que lhe minam o trabalho. É isso, é.
8 Março, 2018 at 13:21
Gaspas:
Último 11 de MS: Rui P, Cédric, Ewerton, Paulo Oliveira, Jefferson, William, João Mário, Adrien, André Carrillo, Nani e Slimani.
Último 11 de JJ na época SEGUINTE: Rui P, Schelotto, Coates, Semedo, William, B. Ruiz, B. Cesar (seria Adrien se estivesse disponível), João Mário, Gelson, Teo e Slimani.
Esta diferença de 11 é resultado do investimento? Teve JJ mais do dobro de investimento que MS nesse ano?
É o maior termo comparativo que se pode arranjar porque são o 11 mais parecido e campeonatos seguidos.
Explica-me porque é que o JJ fez 86 pontos e só não ganhou o campeonato graças a uma “estranha” série inédita de vitórias de um adversário (culpa do JJ também queres ver…) e o grande Marco Silva que com quem “já teríamos festejado muitos mais títulos” apenas conseguiu 76 (foram só menos 10) e que à 24ª Jornada em FEVEREIRO já estava a 12 pontos do 1º lugar???
Explica-me qual o raciocínio lógico que permite chegar a essa conclusão com estes dados.
Explica-me qual a valorização que os jogadores tiveram com MS.
É que o “grande” investimento do Sporting em jogadores só se realizou APÓS o grande retorno que JJ retirou de jogadores para as mesmas posições.
8 Março, 2018 at 17:30
exactamente
8 Março, 2018 at 17:30
O Marco teve 15M€ de investimento em 10 jogadores dos quais escolheu… zero!
Dos 10 jogadores, 6 jogaram na equipa principal e os outros 4 não, ou só na tal Taça da Liga que o Sporting boicotou. Os 6 jogadores que foram usados custaram 8,5M€!
O Jesus no 1º ano teve 22M€ em 12 jogadores dos quais escolheu todos!
Visto realisticamente, o Jesus teve quase o triplo do investimento e escolheu todos os jogadores.
Agora, cada um usa isto da forma que quiser…
(podes ver todo o investimento da era BdC, por época, num texto que escrevi e foi publicado aqui em 8 de Novembro passado, com dados do próprio Sporting)
SL
8 Março, 2018 at 19:14
Por esse prisma, também se pode dizer que ele tinha basicamente a equipa que (só) brilhou no ano seguinte com JJ, e ainda com Nani como bónus…. 😉
9 Março, 2018 at 12:01
Miguel
Ou seja, partindo, por exemplo, do pressuposto que Nani veio de graça e que Marco Silva “não o escolheu” isso deve servir de atenuante do MS em relação a JJ??
Realmente assim fica fácil “bater” no JJ.
Imagino se tivessem “retirado” Carillo a MS como retiraram a JJ com a época já a decorrer… O choradinho e as desculpas que iam retirar daí.
A melhor desculpa que arranjas para que um treinador com um plantel semelhante deixar de lutar pelo título em Dezembro/Janeiro (se é que alguma vez chegou a lutar) e outro que bate o record de pontuação, num espaço de 1 ano é essa?
8 Março, 2018 at 9:48
Giro.
E o presidente é que tira focos disto e daquilo.
Ele é bayerns de Carnide, ele é as chagas de Jesus…
Entretanto um corrompido fica em preventiva, um corruptor sai pela porta da frente da PJ, sendo que o advogado do primeiro acha ridículo que um funcionário da justiça esteja em preventiva porque não recebeu o que “devia” mas sim meia dúzia de bilhetes e umas camisolas. Porque agora a corrupção é medida no número de euros que recebes e não pelo acto em si.
Porreiro.
Por essa ordem de ideias, tudo o que se passa nas câmaras, hospitais, repartições públicas, etc, afinal é generosidade excessiva dos corrompidos.
#dolosemintençao
8 Março, 2018 at 9:51
Agora perdi-me.
Uns bilhetes e umas camisolas (ranhosas certamente) são pouco para ser objetivo móvel duma corrupção.
E lugares prometidos em cargos que ainda nem existem, passa a ser menos ainda????????
Olha… O Rangel já se safou porque o que lhe foi prometido vale menos que uns bilhetes pq simplesmente não existe!
Liiiiiiiiiiiiiiiiiindoooooooooooo
8 Março, 2018 at 9:55
Tirste triste… É andar.mos meses e meses a investigar a gastar milhoes em meios para o fazer e no fim afinal….nao se passa nada…..o homem passa o dia de cana e pk????3 bilhetes e umas camisolas…..que pais de merda!!!!
Nao começem a limpar esta gente…..
8 Março, 2018 at 9:58
Uma questão interessante: os treinador deve adaptar o modelo aos jogadores que tem, ou arranjar jogadores para o modelo que quer?
O Jesus pertence ao segundo grupo, no slb teve disponibilidade de ir ao mercado formar planteis à sua imagem, no Sporting repete a estratégia. Pelo meio perdem-se valores (Bernardo, Geraldes), e as compras e vendas aumentam, porque naturalmente nem todos se adaptam ao que o treinador quer.
8 Março, 2018 at 12:08
Começa antes. O clube tem um modelo que abrange todas as camadas até seniores e escolhe um treinador que seja conhecido por, mais coisa menos coisa, trabalhar nesse sistema. É por esse perfil que o treinador deve ser escolhido.
Repara, o Sporting tem uma história, e normalmente foi trocando de sistema táctico consoante os treinadores que foram chegando, mas isso, na minha óptica, é completamente errado. Paulo Bento rebentou com os extremos em Alvalade, porque jogava com o meio-campo em diamante (trinco, dois interiores e Romagnoli) mais 2 avançados. Leonardo Jardim implementou 4x3x3, mas como não tinha vontade de iniciar um projecto foi-se embora e deixou a coisa a meio. Jorge Jesus trouxe o 4x4x2 do benfica, com Adrien a fazer de Enzo Pérez, e agora, à falta de um Teo voltou ao 4x3x3 com dois extremos rápidos.
Volto a frisar, continua a faltar-nos um nr.8. As pessoas falam em Wendel, mas no Flu usava a camisola 6. É que no Brasil é normal jogar-se com 2 volantes pordque eles praticamente não usam laterais, mas sim alas que sobem muito no terreno e precisam de 2 médios de cobertura.
8 Março, 2018 at 13:27
Boa analise.
8 Março, 2018 at 14:01
O Trolha é dos gajos que mais sabe de bola aqui
8 Março, 2018 at 14:52
Esqueceste-te (ou não) de referir aí MS e falando apenas de bola, tinha na ideia um sistema de jogo apoiado, a sair a jogar desde o GR.
No entanto, apanha um William lesionado e três centrais com tijolos em vez de pés. Mudou o paradigma (bola na frente e nas alas, talvez para se proteger dos golos sofridos) e nunca percebi a insistência em cruzamentos qd Montero era o titular na ausência do lesionado Slimani.
Concordo inteiramente contigo qd esta merda deve vir dos putos, sejam quais forem os resultados. Estilo holandês, estilo barça.
8 Março, 2018 at 10:01
Ontem dei uma ouvidela ao tvi24 (Sousa & Braz Lda), o discurso do Braz (sobre o caso da toupeira) devia ser imortalizado.
Diz bem do país que temos. E do modo como alguns fizeram carreira e chegaram onde chegaram. Recomendo.
Sem comentários, sem ligar ao contexto clubístico, apenas absorver a mensagem.
8 Março, 2018 at 10:08
Tão indignado com o segredo de justiça.
A dada altura do discurso de indignação o jornaleiro anfitrião pergunta:
“Consegues provar aquilo que estás a dizer” ( relativamente a haverem redacções que estavam a marcar de véspera saídas para cobrir os acontecimentos de ontem, fotos, directos, etc )…
Ao que o Bacalhau responde:
“Não, não, não. Não preciso provar! Digo isto com toda a convicção do que estou a dizer”
Até parece que estava a ouvir o badocha Guerra…
Que B-Leza!!!
8 Março, 2018 at 10:10
O Artista do Dia tem um post sobre isso
8 Março, 2018 at 12:16
O mago Braz.
8 Março, 2018 at 10:05
Umas perguntas para todos os que querem o JJ fora no final da época.
Quem é que iriam buscar?
Quem em Portugal tem qualidade (e é Sportinguista, porque é uma característica essencial) para treinar o Sporting?
Que treinador na Europa aceitaria um corte brutal no seu salário para vir ganhar o mesmo que JJ?
Quero no mínimo 3’s nomes de quem conseguiria levar o Sporting ao titulo no meio desta corrupção em Portugal.
8 Março, 2018 at 10:10
Não é preciso ir buscar ninguém.
Então…
Já temos novo treinador e foi apresentado na 2a feira com polvo e circunstância…
8 Março, 2018 at 11:22
Tens o Leonardo , o vilas boas , o vitor Pereira e até o Paulo Sousa.
Acho que os tugas conhecem melhor a realidade portuguesa….do que um estrangeiro.
Mas eu estou inclinado para dar mais um voto de confiança ao JJ !
8 Março, 2018 at 11:27
Vilas Boas, Vitor Pereira, Paulo Sousa não são Sportinguistas… Ninguém quer mais uma saga Domingos/Sonso?
Mesmo assim ganham muito mais que o JJ.
O mesmo digo para o Leonardo, salário muito alto.
8 Março, 2018 at 11:43
cri cri cri
8 Março, 2018 at 12:38
Exato
8 Março, 2018 at 13:20
Odraude,
não sei onde foste buscar essa do ser Sportinguista ser característica essencial, mas adiante
Sem ter que cortar o que quer que fosse no ordenado (é gajo para vir ganhar metade do que o Jorge ganha, mas que se foda, paguem-lhe o mesmo), deixo-te já um nome que até está livre: Thomas Tuchel
8 Março, 2018 at 13:45
Cherba o Tuchel era brutal e uma mais valia ou upgrade estejamos bem ou não. Pena que provavelmente vá para o Bayern München…
8 Março, 2018 at 17:37
O Chupa ancas já lhe abriu a porta.
8 Março, 2018 at 13:23
Em Portugal, Miguel Cardoso e Nuno Manta, vão na linha de Bruno Carvalho.
Sportinguitas? Não sei.
São profissionais e respeitam o clube para qual trabalham? Penso que sim.
Corte Brutal? O que é isso 1 ou 2M? Consulta a lista dos mais bem pagos e repara que para os 6M de JJ não á muita diferença.
Mas para mim é um absurdo 6M para o mercado PT, de futuro não passaria dos 3M ano e tinha que ser Português.
Lá fora PT? Um nome Paulo Fonseca.
8 Março, 2018 at 17:39
Eu faria tudo para trazer o Paulo Fonseca…
O Jardim não virá nem que lhe paguem mais no Sporting do que noutro lado – o que nem acontecerá. Se houvesse possibilidades, era o Jardim que eu escolheria!
E há sempre a hipótese Rui Vitória que no final deste ano terá 2 campeonatos ganhos em 3 anos num grande. O Jesus terá 3 ganhos em 9 anos num grande…
8 Março, 2018 at 17:41
Rui Vitoria… Como é, lole?
Jardim é que era. Mas com a Ornelas por ali, nunca fiando.
8 Março, 2018 at 18:21
O Rui Vitória é para os adeptos do JJFC não ficarem tristes… Afinal tem um palmarés quase tão bom como o JJ em metade do tempo lá…
8 Março, 2018 at 17:36
O BdC escolheu 3 bons treinadores.
Com certeza escolherá um quarto…
8 Março, 2018 at 10:15
Estou tão farto do JJ que só vejo pecados.
Ainda ontem ouvi na TSF, o entre linhas, com o Cândido Costa. Foi treinado pelo JJ no Belenenses. Perfeccionista massacrador.
8 Março, 2018 at 10:43
dizem o mesmo de guardiola
8 Março, 2018 at 11:34
O Guardiola que é campeão em todos os clubes por onde passa, sem emails e padres? O Guardiola que montou uma das melhores equipas da história do futebol? Ou estás a falar de outro Guardiola?
8 Março, 2018 at 11:47
Ele está a falar do irmão do Josep Guardiola!
O irmão é empresário de futebol 🙂
8 Março, 2018 at 11:58
por acaso pensei que eras tu depois olhei para o nome
8 Março, 2018 at 11:55
estou a falar do guardiola que gasta milhões e milhões todos os anos, que é campeão no bayern ( coisa fantastica ) e não ganha a champions com essas grandes equipas que fez no bayern.
investiu quanto no city ?
mas conversa de merda é contigo, ao que me estou a referir é que os jogadores dizem que o guardiola massacra em busca da perfeição, só isso.
não confundes as coisas.
8 Março, 2018 at 11:56
sem e-mails e padres lol, não sabes minimamente o que o bayern representa na alemanha.
barcelona não tem padres lol
tens cá uma piada
8 Março, 2018 at 12:08
barcelona não tem padres lol
tens cá uma piada
E só o BArcelona é que tem padres?
O real Madrid é ateu?
🙂
8 Março, 2018 at 12:19
e quem diz o contrario ?
o teu amigo é que afirmou que ganhou sem padres.
8 Março, 2018 at 12:22
lol
Tanto Barcelona como Real Madrid são altamente favorecidos pela arbitragem em espanha, pelo que alguem…neste caso TU…. desvalorizares as vitórias do Guardiola no Barcelona por causa das arbitragens (padres) é apenas e só desonestidade intelectual!!
Barcelona ganhou com Guardiola mais vezes que o Real Madrid porque era MELHOR!
8 Março, 2018 at 12:45
eu disse que era só por causa dos padres ?
desonesto és tu.
claro que o barcelona tinha grandes jogadores ninguém pode desmentir isso, alias não conseguiu por isso em pratica da mesma forma no bayern nem no city.
séra que estás a comparar os 2 clubes espanhois ao benfica e ao porto em termos de padres ?
diz lá o dinheirinho que precisou para por o city pela primeira vez em primeiro ?
não me digas que apostou na formação como no barcelona.
vou repetir:
o que estava em causa na minha primeira resposta é que o guardiloa é um gajo chato e que massacra mais nada.
ok ponto a favor , é muito mais culto sem duvida.
era só isto
8 Março, 2018 at 12:51
Guardiola dá “liberdade” ao talento!
JJ “formata” talento!
E é por isso que um é um dos melhores treinadores do mundo e só trabalha em colossos mundiais…..
Enquanto que JJ só ganhou campeonatos em portugal e foi com recurso a vouchers, malas e padres!
Em 3 anos de Sporting…. um 2º lugar, um 3º lugar e vamos ver como acaba esta época, sabendo desde já que não acaba em 1º!
8 Março, 2018 at 13:29
Com 110M€ gastos a escolher os jogadores que quis…
Este ano tem um plantel que custa 70M€ e vai ficar em 3º – aposto um almoço ou jantar no Ramiro com quem quiser!
O ano passado, com um plantel que custou 60M€ ficou em 3º… e fez uma época pior que o Marco ou que o Jardim com planteis que custaram a rondar os 20M€, com Magrões, Andrés Martins, Sarrs e outros cromos…
8 Março, 2018 at 14:04
E já veio a falácia dos não sei quantos milhões…
8 Março, 2018 at 15:14
O pata negra no Ramiro é qq coisa…
8 Março, 2018 at 17:41
Mostra lá que é falácia, Portugueezza, ou daqui para a frente serás tratado por mim como o “mentiroso compulsivo”…
Fico à espera!
8 Março, 2018 at 12:25
sabes a razão de ele ter saido do bayern ?
estavam fartos dele e ele também farto.
eu não questiono o valor do guardiola eu só afirmei que os jogadores acham o guardiola também um gajo chato e que massacra e depois ?
também é um gajo que compra camiões de jogadores e bem caros para se adaptarem ao seu estilo de jogo e muito dinheirinho é jogado fora.
foda-se é dificil
8 Março, 2018 at 13:35
Toda a gente que é perfeccionista massacra os outros. É verdade o que dizes.
Mas o Jesus é perfeccionista onde? Tem a mania que é porque quer que os jogadores se formatem ao que ele quer. Acontece é que o que ele quer está longe da perfeição.
Aliás, esta conversa até se insere no que eu disse de que “temos de roçar a perfeição para sermos campeões”. É exactamente por o Jesus estar longe da perfeição que não estamos nem na luta no inicio de Março – e no ano passado foi em Dezembro…
8 Março, 2018 at 12:03
olha o ibra não se adaptou, um dos melhores jogadores do mundo e acho que também não gosta muito dele, acho que é por ser um gajo chato.
8 Março, 2018 at 12:07
quantos jogadores o guardiola comprou no city PARA SE ADAPTAR AO SEU ESTILO DE JOGO?
quantos jogadores não vingaram ?
o mesmo no bayern
8 Março, 2018 at 14:02
Foda-se no Barça, Bayern e City com aqueles orçamentos até eu era campeão!
8 Março, 2018 at 14:30
Não vale a pena bater no ceguinho portuegezza.
A ideia está formatada
8 Março, 2018 at 18:27
Por isso ganham sempre…
8 Março, 2018 at 10:16
Então quando diz que é raro o estudante que sai da universidade e começa logo a trabalhar é porque tem cunha, raro o processo numa camara ou entidade bancária que siga os trâmites e tempos normais sem pagar um almoço. Sabe o país onde vive.
“Eu não consigo muitas vezes levar as coisas em tempo útil sem pedir favores ou demonstrar alguma gratidão (como assim, hein, Rui? Explica lá isso…)”
Oh Rui… Que favores é que tu fizeste para escrever um livro para o Carnide…?
Sim, pq, no país em que vives, quem pede favores tb terá de os fazer…
Fica claro como o ” Sr” Braz leva a sua vida!!!
Obrigado, Rui!
8 Março, 2018 at 10:17
Isto é continuação do escrito acima ao crente (não sei bem em que).
8 Março, 2018 at 10:45
como raramente vejo esses programas ontem a fazer zapping apanhei essa, muito bom mesmo, este gajo não existe.
8 Março, 2018 at 10:32
Gostava de dar um conselho a RPB.
Antes de aparecer em público… Eh pá, oh Rui, ao menos escova os dentes e limpa os cantos da boca.
É feio aparecer assim como fizeste com o discurso de ontem.
QQ prostituta fina tem consciência disso.
Gostei da forma, ainda assim, como defendeu que os vouchers ou almoços, como quiseres chamar-lhe, servem para “mostrar alguma gratidão” pelos “favores” que TE prestam lá nas finanças ou nos bancos da tua vida!
Obrigado pelo esclarecimento sobre a tua vida, Rui. Não que houvessem muitas dúvidas…
Se esta merda não é uma bazucada na cabeça…? Mas pronto, tudo se desculpa pela… Paixão clubística, né, Rui??? Até corrupção! Só faltou o LFL a dissertar sobre a paixão do futebol.
Olha, Rui…
Por todos os lugares onde trabalhei, nunca tive de pedir cunhas… E posso dizer-te que nem precisei acabar o curso para começar a trabalhar. E nunca tive de limpar os cantos da boca…
8 Março, 2018 at 13:38
Bom comentário. 🙂
8 Março, 2018 at 10:40
Hoje vai ser um fartote de lugares comuns…
Começamos com o “adaptar jogadores X adaptar jogadores” e já vamos em liberdade de opinião…(ò J, sinceramente…)
Eu percebo que as pessoas gostam de dar o seu bitaite, um pilar da nosso sociedade, mas para mim a maior parte do que vejo aqui é uma indulgência: a malta presta-se ao prazer de comentar.
Eu tenho é pouca paciência para voltar a falar das mesmas coisas que se falam o tempo todo. O post é um apanhado da opinião geral; tudo isto já foi debatido vezes sem conta. As pessoas têm é memória selectiva ou ignoram as evidências que contrariam as suas idéias preconcebidas; faz parte.
Nada contra o falar-se do que se quer falar claro, mas como é óbvio no texto, as pessoas têm é um problema com a personalidade do JJ porque não é politicamente correcto (e, acho, tem mesmo um impedimento verbal clínico qualquer que os psicólogos terão nome para isso – portanto mais respeitinho pelos menos aptos por favor).
Depois qual é a necessidade de andarmos a analisar exclusivamente deste tópico quando temos várias frentes de ataque e neste momento é bastante mais interessante o que se passa com a corrupção no carnide.
Em relação da questões de futebol, então as críticas (como os elogios) são extremamente enviesadas pela atitude que acabei de referir.
Por isso venham de lá os dados: número médio de jogadores utilizados por jogo, disciminado por canteranos.
Altura da 1a, 2a e 3a substituição, discriminada por canteranos, resultado do jogo na altura da substituição e opções disponíveis no banco.
Todas as vezes que alguém fez este tipo de análise OBJECTIVA o que resultou foi na vacuolização destes mitos, do não apostar na cantera à cabeça.
Fala-se de baixa de qualidade exibicionismo. É verdade que não tem sido tão atractivo. É verdade que ganhamos à rasca enquanto os rivais dão cabazadas.
Mas também é verdade que temos mais jogos. É verdade que tivemos 4 competições à partida com objectivos claros em todas. JJ tem o cú apertado pelo presidente (outro mito…ou cartilha!) e por isso joga para pontuar e não para um futebol bonito.
Sabem quem jogava assim e ganhava à cagadinha que tão bem resultou? Pois, o adorado Leo Jardim.
8 Março, 2018 at 10:47
Eu não desgosto do Leo. Pelo contrário.
Agora, tb não me esqueço de como ganhavam os últimos jogos, quando se lhe chamava resultadista. Tudo tb consequência das circunstâncias, é certo. Mas alguém pode afirmar que seria diferente noutras condições? Será?
E do Léo eu gosto pq soube sempre estar à altura. Já outro, depois dele, armado em sonso, quis colocar-se acima de tudo e todos, até de quem o foi buscar.
8 Março, 2018 at 10:51
Eu tb gosto do Léo
8 Março, 2018 at 10:47
É isso, é só um problema de comunicação.
É o melhor do mundo e talvez de Portugal.
8 Março, 2018 at 10:52
A falar espanhol é do melhor
8 Março, 2018 at 13:20
Ele a falar espanhol é tão bom como o do outro lado da estrada (como fez questão de mostrar ao falar na existência/crença em bruxas). Os altifalantes para onde o JJ fala é que aparentemente têm uma capacidade de eco muito superior. O outro quando diz merda é que parece que está em salas acolchoadas.
8 Março, 2018 at 10:45
Não me quero alongar no tema JJ.
Prefiro esperar pelo final da época para então avaliar se tem condições para continuar.
Um beijinho às mulheres da Tasca e do Sporting !
8 Março, 2018 at 10:49
Leio as loas a JJ e penso: infelizmente, nos meus quase 40 anos, vi o SCP ser poucas vezes campeão, mas, curiosamente, nenhuma delas foi com o JJ ao leme.
Isto para dizer apenas que há alternativas para o sucesso.
Da mesma forma que não devemos rasgar as vestes quando sai um ou vários grandes jogadores do nosso plantel, também não há que fazer um drama da saída do JJ. O fuebol, tanto quanto me lembro, é um desporto de equipa e o sucesso é algo que ocorre devido à concorrência de vários factores internos e externos.
Quando olho para a NBA vejo essa capacidade por parte dos General Managers dos clubes para reconstruir um roster de raiz, libertando pesos mortos pagos a peso de ouro e apostando em jogadores em desenvolvimento que permitam a uma equipa ter sucesso no médio e longo prazo.
Quando olho para o nosso plantel e para JJ acho que, se ainda não chegámos, estamos a chegar ao fim de um ciclo já que temos um plantel caro para o retorno desportivo que temos obtido e, perante essa constatação, cumpre à direcção decidir se vale a pena manter a aposta nos mesmos jogadores-chave (que, a cada ano que passa, vão ficando mais velhos e quiçá acomodados) e no mesmo timoneiro, ou baralhar e voltar a dar.
No início do ano vaticinei a saída de JJ no final da temporada, quer em caso de sucesso, quer em caso de insucesso, mas já estive mais convencido disso. Penso que BdC vai manter a aposta em JJ no seu último ano de contrato e desconfio que JJ vai fazer uma época à imagem da primeira, onde secundarizará outas competições qeu não a Liga. Por mim, desde que não haja enxovalhos com equipas da Albânia ou parecidas, pode fazer sentido pois precisamos urgentemente de ser campeões.
8 Março, 2018 at 10:56
Devemos buscar o Inácio para ser campeões de novo?
Melhor… O Boloni?!
É que esses foram.
8 Março, 2018 at 11:12
Foi isso que conseguiste retirar do que escrevi?
8 Março, 2018 at 17:45
Quem começa um texto com “Leio as loas a JJ e…” é ai que me perdem.
A partir daí…
8 Março, 2018 at 18:50
Queres conversa.
Passa bem.
8 Março, 2018 at 11:53
E o Malcolm? ele escreve por aqui, tem conhecimento do tugão
8 Março, 2018 at 13:32
O Inácio ganhou uma taça da liga…quase tanto como o JJ!!
8 Março, 2018 at 15:01
Ouch!
8 Março, 2018 at 13:41
Discordo completamente.
Discordo que o plantel seja caro, acho que se tratam de investimentos APÓS termos tido retornos financeiros e que inverteram um ciclo que nos está a aproximar dos rivais e daí discordar também do fim de ciclo.
Acho que grande parte dos Sportinguistas ainda não percebeu o que fica “caro” no futebol é comprar jogadores por 1 ou 2 milhões que depois ninguém lhes pega.
O Sporting investiu muito em Dost? Investiu… investiu 10 depois de vender o que tinha lá por 30.
Investiu em Acuña e em B. Fernandes… Investiu… Investiu cerca de um Rafa qualquer desta vida depois de vender J. Mário e Adrien para aí por 60 milhões ou coisa parecida.
O que é que estes jogadores fizeram? Milhões com a pontuação na Champions, retorno nas bilheteiras, merchandising etc.
E quando saírem? Vão de graça? Ou é provável renderem mais do que o que custaram?
O plantel do Sporting está hoje bem mais perto dos rivais do que quando JJ entrou, mas não vamos esquecer que quando o Sporting entrou na barreira dos 10 milhões por jogador já os rivais andavam a comprar por 20.
Foi com JJ e Bruno de Carvalho que o Sporting passou de ficar a 12 pontos do título em Fevereiro para lutar olhos nos olhos com os rivais.
E se foram eles que nos aproximaram quando estávamos a anos-luz do topo terão que ser eles a dar o salto por cima agora que os estamos a igualar.
Para mim, este foi só o início do ciclo. Só gostava que os Sportinguistas o deixassem acabar.
8 Março, 2018 at 10:58
Ao ler o post chego à conclusão que Jorge Jesus é um grande treinador e não foi muito descrita a sua qualidade como técnico.
Se temos um técnico deste gabarito, porque razão é que não vamos ser campeões?
8 Março, 2018 at 11:00
E como hoje é o dia da Mulher, aqui fica um beijo para tudo o que é leoa.
8 Março, 2018 at 11:13
A sério? Não tens ouvido as noticias? Não tens vindo aqui à tasca ler as postas? Não tens visto os jogos?
CORRUPCÃO….. será que é preciso um desenho para perceberes porque não vamos ser campeões?
8 Março, 2018 at 11:17
E quem te diz que a Justiça não vai actuar? Se a Justiça actuar seremos campeões!
8 Março, 2018 at 11:03
Um treinador que teve as melhores condições dos últimos anos e não justificou ainda o investimento.
1ª época: o melhor período dos 3 anos até agora mas perdendo o título desperdiçando uma vantagem considerável revelando uma soberba e teimosa no seu expoente máximo.
2ª época: DESASTROSA, contratações falhadas, futebol medíocre.
3ª época : Título uma miragem, taça de Portugal muito difícil, liga Europa utopia, um caneco CTT conquistado a ferros.
Em 3 anos irá provavelmente ganhar 2 troféus menores.
Muito pouco
8 Março, 2018 at 11:09
Ai está a a sintese “perfeita” do que tem sido JJ até agora
8 Março, 2018 at 11:11
Na mouche
8 Março, 2018 at 13:54
“Síntese perfeita” e “na Mouche”?!?
Muito longe disso. É a conversa típica dos rivais sobre o Sporting e lá vamos nós atrás…
1ª época – Vamos acreditar na história da carochinha dos pasquins vermelhos de que foi a soberba que fez o Benfica ganhar 13 ou 14 jogos seguidos?!? A sério que vão nessa treta? O Sporting mais competente de SEMPRE no campeonato, perdeu o mesmo devido a soberba do treinador??
Só por aqui se percebe imediatamente que não há qualquer racionalidade neste comentários. Trata-se de puro ódio.
2ª época – Nada a apontar, totalmente verdade.
3ª época – A taça de Portugal está difícil, culpa do treinador??? É suposto ser fácil? Perdemos 1-0 no Dragão com 1 golo precedido de falta. Era suposto golearmos?
Liga europa – Utopia… Culpa do treinador???
CTT arrancado a ferros – Se fosse perdido a ferros, era vitória moral, era incompetência nos momentos chave, etc… Foi ganha… não conta porque é arrancada a ferros.
Título – Como eu gostava que o Sporting tivesse sido sempre tão exigente como tem sido com JJ. É uma miragem. Os Rivais estão muito fortes. Mais uma vez digo, o JJ só pode controlar a sua equipa. Se o Tondela faz 24 faltas contra o Sporting e come a relva e contra os Rivais faz 8 e estende a passadeira não devia ser culpa do JJ.
O Futebol deste ano tem sido pobre, isso sim. Mas a nível pontual tem sido outra vez dos mais competentes da história do Sporting.
É verdade que em 3 anos é pouco. Mas o Sporting está hoje mais perto do que estava quando JJ entrou.
Essa conversa dos 2 títulos em 3 anos é a conversa que os rivais aplicam ao Bruno de Carvalho aplicada por alguns Sportinguistas ao treinador.
Como Sportinguista acho lamentável.
Acho lamentável que estejamos a minar o que estamos a construir.
Basta ver que o plantel de hoje não é o de ha 3 anos e isso tem muito do mérito do treinador.
mas no final, não querem saber do processo.
8 Março, 2018 at 14:51
“Basta ver que o plantel de hoje não é o de ha 3 anos e isso tem muito do mérito do treinador.”
Merito? Chamo-lhe muito coisa, mas mérito nao e um delas.
“Como eu gostava que o Sporting tivesse sido sempre tão exigente como tem sido com JJ.”
Eu gostava era que o Sporting e os Sportinguistas tivessem sido tao benevolentes e pacientes com os outros treinadores.
8 Março, 2018 at 15:29
brunovl
Umas espécie de resposta…. que não diz nada.
Mas pegando apenas nos pontos que te interessaram referir e que também não sustentaste:
1 – Porque é que não chamas mérito? Achas que o Sporting tinha condições para ir buscar Dost, Acuna e Bruno Fernandes se não JJ não tivesse valorizado João Mário, Slimani, Adrien e Ruben Semedo como mais nenhum outro treinador valorizou no Sporting?
2 – Benevolentes e pacientes porquê? Porque depois da melhor época da história do Sporting e nível pontual não foi despedido numa época má?
Isso não se chama benevolência, chama-se senso comum.
Já agora… A que treinador te referes só para ter termo de comparação em vez de mandar postas para o ar?
8 Março, 2018 at 17:47
Queria benevolência com o Sonso!
Já ouvi falar desse tipo de pessoas… Diz que sofrem de qq coisa e que são de Estocolmo ou algo assim.
8 Março, 2018 at 18:57
Nao queria com nenhum em especial. Falo no geral.
Aí o sem palavra que comentou a seguir é que tem traumas com o Marco Silva
8 Março, 2018 at 19:28
Nas vendas o timing conta.
O Ruben semedo foi valorizado… se não tivesse sido (bem) vendido, hoje podia valer 1/3, como suplente do Coates e Mathieu, isto se não tivesse ido dentro.
Até o Djaló chegou a estar “valorizado”.
Depois há sempre os imensos casos dos que não valorizam. Um dia alguém se dará ao trabalho de meter aqui as muitas contratações dos últimos 5 anos, com preços, e se calhar as contas não batem certo com o que se pensa.
9 Março, 2018 at 12:09
Nuno
Claro que o timing conta, claro que o trabalho desde Presidente neste aspeto conta muito.
Mas nas 10 épocas anteriores (inclusive as mais recentes para não se falar em inflação) a JJ, podias escolher todos os timings do mundo que não ias vender ninguém por 30 ou 40 milhões como foram Slimani e João Mário.
Já o Adrien foi vendido depois do melhor timing e não deixou de ser super-valorizado pelo JJ.
8 Março, 2018 at 15:32
Tenho muitas duvidas que o plantel deste ano seja assim tão melhor do que o de há 2 anos…muitas mesmo. A ser melhor é pouco melhor…
8 Março, 2018 at 17:45
Isso!
Como há pessoas que conseguem ver o mundo de pernas para o ar…
8 Março, 2018 at 18:30
Na 1ª época salvou-se o bom campeonato porque no resto foi a pobreza franciscana das outras 2 épocas…
Mas esta época ainda não acabou!
Acho que devemos esperar pelo fim para fazer o balanço. Até porque acho que ele sabe que tendo perdido o campeonato tem o BdC à perna se não ganhar a Liga Europa!
8 Março, 2018 at 11:08
“Começamos com o “adaptar jogadores X adaptar jogadores” e já vamos em liberdade de opinião…(ò J, sinceramente…)”.
Estou banzado com a tão eloquente dissertação que se seguiu a esta sua citação!
Gostei particularmente dos lugares comuns…
Reduzo-me à minha insignificância perante um tão douto escriba.
Quer mais, ou é apenas uma questão de “indulgência” da minha parte?
E depois eu é que escrevo “redondinho”, não é?
Vamos por partes, você não engraça comigo, certo? Está no seu direito.
Eu tenho que engraçar consigo e com o treinador que colocou o Sporting nos píncaros?…
Senhor, o meu Clube é o Sporting Clube de Portugal, não é o
JJ futebol clube.
Não me lê aqui a desancar no treinador, mas um empregado do meu Clube, que é isso que ele é, nada mais, não tem senão que o servir o melhor que pode, não substimá-lo como faz constantemente.
Se você gosta, eu não. O meu comentário é irônico, o seu é aquilo a que se chama uma mão cheia de coisa nenhuma, ou seja, um lugar comum…
Ó P, francamente…
8 Março, 2018 at 15:00
Você é que mandou uma boquinha logo a abrir. Se me quer responder que faça directamente.
Você tem todo o direito de malhar no JJ como eu de achar que está discussão está mais que gasta e é uma estupidez nesta altura do campeonato.
Porque parte do pressuposto que como não ganhamos o campeonato então toca a despachar o treinador. Isto é uma estupidez, como se jogássemos sozinhos e não houvesse uma porrada de factores que influenciam o campeonato. Porqueo odeiam e porque há essa mentalidade resultadista de vista curta que tantos resultados deu. E eu como gosto pouco de gerir alguma coisa com as emoções, reitero que esta discussão é uma estupidez.
8 Março, 2018 at 11:10
Comentário dirigido, obviamente, ao Portugueezza.
8 Março, 2018 at 15:11
E só para acabar. Não tenho nada contra si nem ninguém, nem guardo rancores. Tanto mando alguém para um sítio como no dia a seguir concordo com uma opinião.
Que se acabe com essa conversa de colar restrições à liberdade de expressão ou pensamento alguém achar que não é a altura ou certos assuntos não são importantes quando há outros a debater na actualidade sportinguista ou do futebol. Você é fez essa ligação sobre o meu primeiro comentário.
Toda a gente pode dizer os disparates que quiser aqui portanto isso nunca está em causa.
Mas contra a mentira e a ignorância só a verdade dos factos e a análise equilibrada.
8 Março, 2018 at 16:21
“Para mim JJ tem contrato e é para cumprir e acabou-se a conversa.”
A minha “boquinha” tem a ver com o tom deveras “democrático” desta sua frase. Como se fosse você a determinar o princípio e o fim de um tema!
Já sei que você é muito intransigente e depois indulgente (sem aspas agora). Varia de humor consoante lhe convém…
“Mas contra a mentira e a ignorância só a verdade dos factos e a análise equilibrada.”
Como?!
Passe bem, cresça um pouco mais.
9 Março, 2018 at 9:12
NÃO RESISTI!!!
“Não era pénalti. O Montero perde a bola porque lhe vai ao joelho e manda-se para o chão.”
“Mas contra a mentira e a ignorância só a verdade dos factos e a análise equilibrada.”
AHAHAHAHAHAAH!!!
Chama-se “beber do próprio veneno”…
“Cá se fazem… cá se pagam”! (Por vezes, demora, outras, é mesmo célere…)
Cresça…
“Acabou-se a conversa”…
Eu enfiava-me num buraco…
8 Março, 2018 at 11:15
Um aparte…. as investigacões comecam a revelar o puzzle, que já sabiamos existir mas onde nos faltavam as provas:
http://tribunaexpresso.pt/revista-de-imprensa/2018-03-08-Caso-e-toupeira.-Escutas-apontam-conspiracao-contra-FC-Porto-e-Sporting-diz-o-JN
8 Março, 2018 at 11:15
Um bom resumo do bom e do mau de JJ. Para mim é um grande treinador que mudou (nisso ele tem razão) todo o panorama tático da primeira liga. Todos hoje tem modelos que são inspirados no dele, agora acho é que ele precisa de voltar a criar e reinventar-se pois os outros pegaram nas ideias deles e moldaram com outras (Guardiola, Sarri) que têm levado o futebol ao seu estado moderno. O nível igualou-se e são agora pequenos pormenores que fazem a diferença.
O que eu não gosto de Jesus – e preferia por isso ter por exemplo o Paulo Fonseca ou mesmo o perdido Vítor Pereira (que sempre se conseguiu impor ao Jesus cá em Portugal) – é o não escolher o melhor jogador (mais técnico, mais capaz de ter a bola mais criativo com melhor decisão) em todas as posições antes têm o estigma do perfil físico. Eu prefiro os Guardiolas desta vida que desde o Guarda -redes ao Ponta de lança escolhem o jogador mais capaz de ter a bola e o que cria mais mesmo que seja mais pequeno e mais fraco.
É esse o meu grande desacordo com o JJ, sendo essa a génese de tanto jogador escolhido por ele que eu não escolheria e de alguns outros que podiam ser tão mais aproveitados não fosse essa ideia que ele tem.
8 Março, 2018 at 11:43
Tenho uma segunda coisinha de que não gosto no modelo do JJ – a falta de controlo em organização defensiva. JJ prefere sempre apertar com os médios e avançados abrindo nalgumas situações algum espaço entre linhas média e defensiva. Na luz (desde o nosso golo nunca percebeu que o SLB estava consecutivamente a bater a pressão e a chegar ao tal espaço que é díficil não se abrir quando se aperta tanto na frente) e no Bonfim (nos descontos e a vencer estar a apertar na frente com a linha defensiva no meio (ainda por cima com um controlo de profundidade péssimo) campo é de loucos)
8 Março, 2018 at 15:17
Ou seja, os médios devem defender posicionalmente para não deixar espaço entre linhas?
Parece-me que é isso que fazem geralmente. Quem cobre imenso, e era essa a pecha no ano passado, são os dois alas neste ano. Evolução do Gelson e contratação de Acuña para defender desse modo, e razão pela qual tipos como Matheus e Iuri não terão tido lugar
8 Março, 2018 at 11:19
JJ no Sporting
– Maior ordenado de sempre pago a um treinador do Sporting
– Maior investimento de sempre feito num plantel
– Uma epoca boa, duas más
– Dois títulos.
– Discurso centrado no Eu.
– Excepção quando não ganha, aí já não fala dele
– Rebaixamento do Clube desde o dia da apresentação
– Jogadores desgastados e uma deficiente gestão do plantel
– Preferência por contratar jogadores de nivel semelhante ou inferior aos que existem na Academia
8 Março, 2018 at 11:31
Fods.se até quemfim alguém lucido
8 Março, 2018 at 12:03
és um rabolho croquetico
8 Março, 2018 at 12:27
Até que enfim um comentário de merda…. tava dificil.
– Maior ordenado de sempre pago a um treinador do Sporting -> certo, e? O RP e WC tb ganham o que nunca nenhum jogador ganhou no Sporting.
– Maior investimento de sempre feito num plantel -> e sem o JJ não haveria investimento no plantel… andavamos a jogar com jogadores emprestados
– Uma epoca boa, duas más -> uma epoca boa, uma má e uma muito boa
– Dois títulos. -> fora os que ainda faltam
– Discurso centrado no Eu. -> claro, havia de ser centrado em quem, no Jubas?
– Excepção quando não ganha, aí já não fala dele -> é normal que assim seja, ele tenta que a equipa ganhe mas ele não está dentro de campo para meter o Bryan Ruiz a acertar na puta da bola que nos daria o titulo mas ele quase que salta lá para dentro
– Rebaixamento do Clube desde o dia da apresentação -> verdade, dizer que o clube tem de voltar a ser grande foi uma merda… devia ter dito “eu não prometo ganhar nada, mas logo se vê o que se arranja”
– Jogadores desgastados e uma deficiente gestão do plantel -> claro, e os montes de jogos que a equipa faz nada tem a ver com isso, só esta epoca já temos mais jogos que na epoca transacta
– Preferência por contratar jogadores de nivel semelhante ou inferior aos que existem na Academia -> são tantos os talentos na Academia que não sabes dizer o nome de dois jogadores que sejam melhores que os que temos…. espera, deve ser o Iuri Medeiros que era muita bom mas este ano teve a oportunidade e não fez nada…. a culpa é do JJ que não apostou nele, o Rafael Leão, ou o Ronaldo Tavares, etc…. realmente ele não aposta na Academia, é mesmo malvado.
8 Março, 2018 at 12:33
E o meu comentario e que foi de merda…Devias ler o que escreves
8 Março, 2018 at 12:36
Aparece em Alvalade e apoia!!
Tu a mim não me enganas!!!
És um rabolho (é assim a nova moda, certo?) cartilhado!! 🙂
8 Março, 2018 at 17:51
Ele sabe escrever mas depois entender é mais complicado…
8 Março, 2018 at 12:42
– comparar ordenado de jogadores com treinador. Excelente. Por mim tanto RP como William ganhavam mais que o JJ. O RP da n vezes mais ao Clube que o JJ
-investimento no plantel sem JJ, basta comparar com outros anos.
– uma epoca boa, uma ma e outra muito boa. Tou a ver que te contentas com muito pouco.
– discurso devia ser centrado no Clube e na Equipa, conceitos estranhos a JJ
– Culpar Bryan pelo insucesso e mais fácil que culpar JJ
– dizer que agora passam a haver 3 candidatos ao titulo foi cagar de alto no Sporting e na sua Historia. Mas para ti e na boa
– Montes de jogos que a equipa fez, dai existir a necessidade de rotação. Mas quando vais para a taça contra equipas de divisões abaixo e jogas com o 11 titular, ta demonstrada a boa rotação do plantel
– Matheus, Geraldes, Domingos Duarte e Iuri. Melhores que Petro, Douglas, Ruben Ribeiro, Bruno Cesar.
Quanto ao resto, gosto de te ver defender mais o JJ que o Sporting. Fica bonito
8 Março, 2018 at 18:39
O Bruno César é um jogador super util no plantel.
Não percebo esta aversão ao homem.
O Iuri para saber de futebol o que sabe o bruno César precisa de comer muita sopa. Falta-lhe muito isso. E alguma cabeça. O resto tem lá tudo…
8 Março, 2018 at 17:50
Bom resumo!
Mas falta aí um grande defeito dele que é, normalmente, mexer tarde e mal na equipa!
Depois tem o lado bom, que penso que todos lhe reconhecem, inclusive quem não quer que continue.
O grande problema nestes debates sobre o JJ é que os adeptos do JJFC não lhe reconhecem grandes defeitos nem têm em consideração que o clube deu-lhe TUDO o que foi possível dar e que isso foi IMENSAMENTE MAIS do que se deu a qualquer outro treinador!
Muitos dos adeptos do JJFC acham que o Sporting é hoje o que é por causa do JJ. Uma injustiça para a actual Direcção e uma falácia do tamanho do mundo!