As sete maravilhas, Os sete pecados e os sete trabalhos de Jesus. As sete certezas e os sete erros dos discípulos.
No momento em que ao fim de três anos da entrada de Jorge Jesus no Sporting, nos preparamos para passar mais um ano sem sermos campeões e em que começa a haver alguma contestação ao treinador, que só não é maior porque de alguma forma ele está ancorado ao presidente, sendo que este, eleito e referendado por noventa por cento dos sócios estará imune a grandes movimentações. Gostaria de trazer para aqui a minha visão sobre este tema, sob a forma de sete maravilhas, erros e pecados tanto do treinador, Jesus, como dos discípulos, sócios.
JESUS
Maravilhas
1- Crescimento dos jogadores. Com a entrada de Jesus começou-se a ver no Sporting, um acrescentar no futebol de alguns jogadores, para níveis nunca antes alcançados, casos de Slimani, que usava tijolos em vez de chuteiras, de João Mário que ganhou intensidade, agora aparentemente perdida, de Adrien que tantas vezes foi criticado por não saber passar no momento correto e acabou campeão europeu a resolver um meio campo, de Gelson que passou de um extremo unidirecional, para um jogador de campo inteiro, um agitador que cada vez define melhor, de Rui Patrício que não sabia jogar com os pés e dava uma cólica intestinal ao estádio por cada vez que alguém lhe passava a bola, até se transformar num quase líbero em muitos jogos.
2- Valorização dos Jogadores. Nunca o Sporting tinha vendido tantos jogadores a tão elevado valor. É óbvio que existe agora uma direção que sabe negociar, que não vende jogadores para pagar a água e a eletricidade, mas sem ovos não se fazem omeletes, sem visibilidade não se vendem trutas, ainda por cima sem ajudas de comissionistas de
mendilhões.
3- Melhoria da equipa, taticamente e no modelo de Jogo. Desde a entrada de Jesus que o Sporting tem vindo a estabilizar o seu modelo de Jogo, com altos e baixos é certo, mas com cada vez melhor conhecimento por parte dos jogadores da forma de jogar estabelecendo um modelo que se for mantido a longo prazo pode transformar todas as
equipas do Sporting trazendo uma identificação e uma integração a quem entra, tal como acontece com outras grandes equipas europeias, tendo como exemplo máximo o Barcelona.
4- Aumento da Europeização do clube. Quem não se lembra do Sporting tremer cada vez que lhe surgia um tubarão europeu pela frente? Mesmo que no campeonato nacional pudéssemos estar a lutar pelo segundo lugar como no tempo de Paulo Bento, de cada vez que íamos á Europa, principalmente à Champions lá vinha a tremedeira e por vezes a cabazada. Desde a chegada do atual treinador que jogar olhos nos olhos com Real Madrid, Barcelona ou Juventus é condição normal, isso faz crescer a equipa e o clube. Esse sempre foi o lema desde a fundação. Grande entre os grandes da Europa.
5- Melhoria da equipa no contexto nacional. O Sporting durante muitos anos, nomeadamente desde a última vez que foi campeão, que verdadeiramente não lutava pelo primeiro lugar, retraindo-se claramente nos jogos contra os outros grandes, provavelmente os jogadores e treinadores assimilavam a subserviência assumida pelos dirigentes na época, onde se chegou ao ponto de presidentes do Sporting irem ver jogos dos adversários com cachecóis desses clubes.
6- Crença e apoio dos sócios e adeptos. Desde o tempo de Godinho Lopes onde atingimos os mínimos tanto em termos desportivos como em termos financeiros e de assistências, que com a entrada do presidente Bruno de Carvalho se tem vindo a verificar o aumento de assistências no estádio, atingindo as melhores medias com a entrada de Jorge Jesus.
7- Respeito dos adversários. Depois de anos e anos afastados do primeiro lugar e de alguns em que ficamos abaixo do terceiro, em que o Sporting era o grande que “fazia falta ser forte no campeonato “, mas que na prática não contava para nada e quando qualquer equipa que viesse jogar a Alvalade já se achava no direito de vir ganhar, com Jesus isso mudou. É um facto que se vê toda a gente contra o Sporting com mais motivação que têm para outros grandes, mas isso são contas de outros rosários, ou de outras malas. O respeito pelo Sporting é hoje uma realidade, que se deve
principalmente ao presidente e à sua direção, mas o facto de sermos hoje uma equipa sólida e bem estruturada deve-se ao treinador.
Pecados
Aquilo que são os principais erros e defeitos de Jesus.
1- Orgulho. Eu sou. Eu fiz. Eu previ. Eu sabia. São palavras utilizadas constantemente, mesmo quando os resultados não aconselhariam tal consideração.
2- Soberba. Um dos grandes problemas de Jesus é achar que está acima de tudo, mesmo por vezes do clube. Que as suas ideias são as mais válidas e que tudo e todos se têm de adaptar a elas. Isso cria-lhe alguns problemas como o de não conseguir adaptar o jogo aos jogadores que tem, o que o obriga a procurar sempre mais, na esperança de encontrar os ideais independentemente do custo.
3- Vaidade. Eu ganho, nos empatámos, eles perderam, é conhecida a sua incapacidade para não se achar o mais importante.
4- Cegueira. Incapacidade de ver aquilo que todos veem, quando se está mesmo a perceber que alguém não rende minimamente, caso Alan Ruiz, continua a apostar constantemente, no jogador ou a esperar pelos 60 minutos para fazer uma substituição que ao intervalo já seria tardia.
5- Menosprezo. Para Jesus todos aqueles que não lhe sirvam no momento ou que não tenham sido eleitos por si, são postos de lado, sem hipótese de revelação a não ser que não haja outra alternativa, ou se for necessário mostrar que tem razão, queimando-o num jogo.
6- Desconfiança. A sua falta de confiança naqueles que não fazem parte do “petit citcle” leva-o a andar até ao fim com os mesmos jogadores até ao ponto de rutura física e psicológica, só então recorre a outros ou procurando a entrada de novos elementos.
7- Teimosia. Quanto mais alguém pede para entrar mais vezes fica à porta. Mesmo quando se está mesmo à beira do precipício teima-se em dar um passo em frente. Quantas vezes se perderam pontos porque tem que jogar aquele jogador, mesmo fora do lugar e não se dá oportunidade a outro?
Trabalhos
Aquilo que Jesus ainda tem para fazer, ou que deve fazer se continuar no Sporting.
1- Melhorar o aproveitamento do plantel. Fixar de vez aqueles jogadores que servem para o plantel, obviamente na óptica do técnico e promover uma rotação do plantel de forma a não chegarmos aos momentos cruciais com a maioria completamente arrasada em termos físicos e psicológicos.
2- Promover a Academia e os jovens. Num clube formador como o Sporting, que para mais possui uma Academia de que se orgulha e que é considerada uma das melhores do mundo, deve ser condição obrigatória a promoção dos jovens daí provenientes. É claro que essa condição não se deve sobrepor à qualidade da equipa e ao seu rendimento tendo em vista os interesses desportivos do clube, mas deve levar à escolha muito seletiva das aquisições. Quanto melhor a equipa mais difícil será a entrada de um jovem isso nunca irá mudar, o que não deve acontecer é ser mais fácil
entrar no plantel para quem vem de fora em igualdade de qualidade.
3- Melhorar os índices motivacionais dos jogadores. O que é que pode fazer a diferença quando duas equipas equivalentes disputam um jogo? Quando os níveis físicos são similares, a motivação e o não cansaço psicológico podem fazer a diferença
4- Dar mais valor aos não titulares.
5- Melhorar as substituições
6- Falar menos e melhor
7- Ser campeão
DISCÍPULOS
Na relação que se cria num clube entre os que jogam e mandam e os que suportam e assistem, o papel dos adeptos tem relevo. Os aplausos, o apoio incondicional em casa e fora, são fatores de motivação, assim como os apupos e assobios ou a falta de publico, são motivo de desconforto e de desmotivação dos jogadores. Nesta relação biunívoca também existem certezas e erros. Tendo em conta a divisão que parece existir entre aqueles que querem a continuação de Jesus e aqueles que querem a sua crucificação, saída, sublinho aqui alguns dos pontos onde me parece que os sócios têm mais razão e aqueles onde me parece que estão a errar e sem lavar as minhas mãos, porque também tenho uma opção, cada qual valorizará mais o que quiser.
Certezas
1- Falhas nos momentos cruciais. É um Karma? Não se sabe, mas que é uma tendência é verdade, desde os otxenta e otxo de Madrid, aos jogos de mata mata do campeonato à dois anos com os lampiões em Alvalade ou mesmo este ano na Luz e nas Antas, a equipa retrai-se talvez por excesso de ansiedade que o treinador não sabe retirar da equipa.
2- Falta de capacidade de motivação. Talvez o maior defeito de Jesus, o excesso de autoridade, a obsessão pelo rigor tático, a falta de liberdade criativa dada aos jogadores com um constante chamar de atenção a partir do banco por vezes vexante, pode desmotivar mesmo os mais fortes psicologicamente.
3- Dificuldade em rodar o plantel. Equipas com grande rotina de jogo empolgantes, que em determinada altura parecem deixar de saber jogar, por cansaço físico e psicológico, até à rotura, então entram outros sem as mesmas rotinas, sem minutos de jogo e ansiosos por mostrar que têm valor mas mais sujeitos à falha e facilmente afectados por uma má prestação pessoal ou da equipa, este tem sido um dos grandes erros de Jesus.
4- Ego acima de tudo. As famosas conferencias de imprensa de JJ que todos os jornalistas e carvoeiros adoram. É só puxar-lhe pelo Ego que ele estende-se logo ao comprido, levando por vezes tudo à frente, jogadores que não conhecem o guião, que para eles é tudo chinês, que têm de nascer não sei quantas vezes.
5- Exigência continuada de novos jogadores. Este problema advém da incapacidade de adaptação de Jesus. Os jogadores que tenho têm de se adaptar ao meu sistema de jogo e nunca o contrário. Apesar de poder ser uma virtude, pois o obrigar um clube a ter sempre o mesmo modelo de jogo pode em caso de virtuosismo a levar à criação de grandes equipas, pode e será sempre no curto prazo uma dificuldade e irá fazer muitas vezes desperdiçar grandes jogadores, só porque não se enquadram no sistema de jogo.
6- Rebaixamento do clube. Vindo de uma realidade diferente daquela encontrada no Sporting, onde existia uma estrutura que sobressaia muito para lá de um clube de futebol e da verdade desportiva, onde era e é muito mais fácil ser campeão, poder jogar duro e até ter jogos maus sem que isso influa no rendimento final, bater na realidade é por vezes difícil e então comparar para pior a organização encontrada é muito fácil, principalmente quando ela não consegue encobrir os nossos erros.
7- Falta de oportunidades dadas a quem não está nas suas boas graças. Outra realidade sentida pelos adeptos. Quantos jogadores que todos achávamos que poderiam evoluir muito, definham por falta de oportunidades, enquanto outros aos quais não vemos grande futuro, e o tempo por vezes ajuíza bem, têm todas as oportunidades do mundo.
Erros
1- Erro de avaliação do treinador. Jorge Jesus é alguém que normalmente os jogadores gostam, sabem que os valoriza e por isso normalmente querem pertencer às suas equipas, ao contrário do que tenho visto comentar raramente tem perdido o balneário. Tem um feitio difícil? É verdade. É autoritário? Também! Mas todos reconhecem o seu valor e conhecimentos.
2- Instabilidade na equipa. O maior erro de quem defende a saída do treinador é esquecer que mudanças de técnico em jogadores que estão a trabalhar intensamente num modelo de Jogo, produz instabilidade que pode levar anos a recuperar, transformando uma mudança num vórtice de mudanças que apenas conduz para baixo.
3- Menosprezo do trabalho da equipa técnica. Outro erro, por vezes podemos achar que esta equipa técnica não entende o clube, não consegue desenvolver a equipa, quando apenas está a implantar um modelo e os modelos podem ou não dar resultado, mas demoram sempre a implantar, ainda mais quando são modelos complexos de grande rigor tático e de grande exigência física e psicológica, como são as equipas de Jesus.
4- Excesso de crença nos jovens. No mundo ideal a maior parte dos jovens provenientes da academia fariam parte do plantel e jogaríamos com onze Aurelios, mas para isso era necessário que só formássemos craques, mas todos sabemos que há poucas actividades mais competitivas que o futebol profissional. Quantos jovens começam todos os anos a praticar futebol? Quantos chegam a profissionais? E desses quantos terão capacidade para jogar no Sporting? Um, dois, três, por ano? Mais, para alguém entrar tem que alguém sair, quando há qualidade mais difícil é entrar, logo o aproveitamento pode melhorar, mas pouco.
5- Custo do treinador. Outro erro ao qual tenho assistido aqui na tasca é a crítica ao valor pago ao treinador. Independentemente de ser um valor bastante elevado, para o nosso campeonato, não temos a noção de quanto ganham os treinadores rivais e no mercado internacional não contrataríamos ninguém de qualidade por valores mais baixos atendendo também ao elevado nível de impostos existentes em Portugal. Um treinador que valoriza os jogadores e que pode trazer mais valias importantes não é forçosamente caro, um treinador que aporta conhecimento é uma mais valia para a estrutura presente e futura do clube, ao contrario de outros mais baratos, mas que aos quais o clube tem de ensinar muita coisa esses sim tornam-se caros. Foi recorrente no Sporting esse caso.
6- Falta de lançamento de jovens. Não têm sido poucos os jovens lançados por Jesus, não tantos como gostaríamos é verdade, por vezes têm sido dadas mais oportunidades a emprestados e a jogadores com pouca classe, também é verdade, mas continuamos a ser um clube com uma componente de formação muito grande.
7- O seguinte é sempre o melhor. Errado, nem sempre, por vezes quem depois de mim vier de mim fará maior, esse adagio tem muito de certo, pois temos sempre tendência a não valorizar o que temos e trocamos muitas vezes o certo pelo incerto, com os custos daí provenientes. A história do Sporting é rica nesse sentido.
Depois de analisados os prós e os contras, obviamente que cada um terá a sua opinião e ideias, mas uma coisa é certa, qualquer treinador ou jogador enquanto estiver no nosso clube, é o nosso treinador ou o nosso jogador e deve ser respeitado por isso, claro que mantendo o interesse e os valores do Sporting Clube de Portugal acima de tudo.
Será Deus? Será o diabo?
Será reconduzido ou crucificado?
Seremos discípulos, fariseus ou romanos?
Ou será apenas um bom treinador?
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Março, 2018 at 1:09
Fosgasse tive de ir ver o nome do autor 3 vezes para me convencer que não tinha sido eu a escrever isto!!!
8 Março, 2018 at 7:00
lolllllll
8 Março, 2018 at 1:19
Fodasse eu foi a primeira coisa que fui ler … para não ter que perder tempo com tanta ladainha :))
Isto cada cabeça sua sentença.
Ninguém tem razão e todos temos à vez.
P.S.: a juíza fez muito bem em deixar o PG ir ao seu local de trabalho.
8 Março, 2018 at 2:40
Depois do que se está a passar, nada melhor que lançar umas farpas ao JJ. Muito bem, está de parabéns.
Próximo post fala do treinador que vem ou vai e outros que mais, ou outra noticia qualquer que a cartilha vai lançar.
Compreendo a saudade dos grandes treinadores que havia por cá, e dos toscos com pés quadrados que conseguiam o 4º lugar e do futebol paupérrimo que se praticava, mas aí tudo piava baixinho porque “era normal”.
Agora o “era normal” não é empatar ou perder ou lutar pelo 3º, mas SIM PELO 1º!!!!
Mas é complicado perceber que a mentalidade mudou, mas nunca ninguém está satisfeito
8 Março, 2018 at 4:57
Aplaudo o esforço pelo texto, não tanto o timing mas já se viu que o mesmo treinador que tanta atenção gera sobre o Sporting (e acaba por levar pessoas ao estádio pela expectativa gerada) está sujeito a esta indulgência constante dos adeptos mandarem bitaites sobre tudo aquilo que diz, faz, ou deixa de dizer ou fazer, mesmo que seja irrelevante. É assim
Para mim JJ tem contrato e é para cumprir e acabou-se a conversa.
Giro giro era mostrar estatísticas mas isso dá muito trabalho
8 Março, 2018 at 5:02
Mas nas estatísticas não se esqueçam do dinheiro investido e nos flops utilizados em deferimento dos putos “sem estaleca” (seja lá o que isso significa)
8 Março, 2018 at 7:19
Mas nessas tabelas comparativas tb se pode estudar a hipótese de se o treinador e a direção fizessem uma aposta nos jovens formados no SCP e não existissem resultados o Sr. DMarques e outros sportinguistas estariam a criticar exatamente o contrario do que hoje criticam.
8 Março, 2018 at 7:07
Excelente texto, parabéns!
Penso que muitos “defeitos” ficam perfeitamente explicados (e desmentidos) nas “virtudes”. Aliás, alguns “defeitos” são até reproduzidos nas “virtudes” (por outro prisma), traduzindo bem a ambiguidade das análises simplistas que em geral se vêem por aqui, puramente viscerais.
Tudo espremido, como sempre achei (eu que não sou discípulo nem fariseu), sobra o mau feitio, e quase nada mais. E com mau feitio posso eu bem, e devíamos poder todos.
Além de, claro, a frustração por Roma e Pavia não se terem feito num dia levarem ao clássico tiro no pé do recruta impaciente.
Um adágio sportinguista, a evitar, pois já levo 40 e tal anos deste filme e já enjoa….
SL
8 Março, 2018 at 7:46
isso
8 Março, 2018 at 7:14
Não consegui ler tudo, porque o post está desequilibrado. Começas no bom de JJ, 7 paragrafos e o resto é o que consideras mau são 25 paragrafos.
Estou dividido entre dar-te o ralhete de que este texto foi enviado e publicado numa altura muito inconveniente, e o agradecimento por te dares ao trabalho de te sentares, escreveres e partilhares as tuas ideias.
8 Março, 2018 at 7:27
Eu agradeço o tempo que perdeste a ler.
Não tenho 25 parágrafos com aquilo que acho mau de Jesus. Apenas 7, outros 7 são aquilo que tenho lido por aqui que me parecem ter alguma razão é mais 7 que me parecem não ter razão nenhuma.
Eu sou a favor da continuação do treinador é até já escrevi aqui na tasca que era favorável à renovação do contrato.
8 Março, 2018 at 7:41
Não perdi nenhum tempo, a tasca acompanha-me nos transportes públicos nas viagens casa.trabalho.casa e é com o esforço dos tasqueiros em partilharem aqui as suas ideias e com a edição do Cherba e com os comentários que essas longas viagens são mais fáceis.
Obrigado
8 Março, 2018 at 8:00
Um texto deste tamanho não devia ser servido logo de manhã…
Notas soltas:
Falar do treinador faz parte. É assim o futebol. Qualquer um de nós ia lá, e punha a malta a jogar à bola. E entrava em campo e fazia melhor que qualquer jogador, Messi incluído.
Jesus é treinador do Sporting. Criticar o que faz sim, colocar em causa a sua continuidade, não.
A estatística do JJ tem de ser analisada à luz dos valores totais, e não usando apenas os dados próprios. O Sporting faz mais pontos, mas os outros também.
8 Março, 2018 at 8:29
Isso
8 Março, 2018 at 8:17
Acho a análise razoavel. Mas tenho a apontar que nas maravilhas apontas factores extremamente importantes e vantajosos para o clube. Na parte dos pecados estás basicamente a ofender o homem. Quase que listas os 7 pecados mortais; soberba, orgulho, vaidade, etc… 😉
Eu quero muito que ele continue a ser o nosso treinador, mas tenho quase a certeza que lhe conseguia encontrar um factor mau para dizer sobre ele como treinador e não como pessoa.
Claro que depois listas uma série deles, não é isso que está em causa, mas sim o facto de que quem critica o JJ são os mesmos que criticam o CR7 por ser “pouco humilde”… como se isso o fizesse ser menos jogador, ou por isso deixasse de merecer o melhor do mundo. Parece que o Special One é muito humilde….
Mas gostei de ver esta análise. E penso que o JJ é uma mais-valia muito grande para o nosso clube. Quem critica o seu salário tem de passar um voltaren no cotovelo para ver se passa a dor.
O que eu vi na primeira epoca do JJ foi o Sporting a ganhar 5 dos 6 jogos grandes.
No segundo ano correu pior e este ano temos igualmente tido mais dificuldades, mas sempre a lutar até ao ultimo segundo.
Este ano temos tido uma carga brutal de jogos e a rotacão do plantel não faz milagres, porque sempre que rodamos vemos a falta que os titulares habituais fazem. Nem podemos comparar com os corruptos pois temos tido muitos mais jogos (o carnide tem menos 7 jogos e o porco 3 – e mais os 2 desta eliminatoria da LE).
Para quem ainda não percebeu, na epoca passada tivemos menos jogos 43 do que os que temos até ao momento na presente 45… e ainda temos mais 3 meses pela frente!!
No primeiro ano tivemos 51, mas nesta iremos terminar provavelmente acima dos 60! É normal existir uma quebra. Todas as equipas passam por isso, excepto o carnide.
8 Março, 2018 at 8:28
Não temos todos estes pecados, nalgum tempo, nalgum local na nossa vida?
8 Março, 2018 at 11:46
Ora ai está!
P.S. Bom texto.
8 Março, 2018 at 8:43
“Este ano temos tido uma carga brutal de jogos e a rotacão do plantel não faz milagres, porque sempre que rodamos vemos a falta que os titulares habituais fazem. ”
Nós rodamos o plantel? Há jogadores que só jogam porque temos de entrar com 11 jogadores de inicio senão não calçavam.
Exemplos:
Andre Pinto – Só joga quando não há Mathieu ou Coates
Palhinha – Não Joga
Wendel – Não Joga
Ristovsky – Joga quando Piccini arrebentou ou está em vias de arrebentar
Doumbia- Se Bas Dost não se tivesse lesionado em 2018 aindanao tinha jogado
….
8 Março, 2018 at 8:55
CR7: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
Messi: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
Neymar: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
…
Ou seja, qualquer jogador superior à concorrência directa: só não joga castigado, lesionado ou rebentado
O estranho é tantos confundirem “terem finalmente constatado essa evidência” com “descobri a roda”!
8 Março, 2018 at 9:44
Não CR7 já falhou vários jogos por gestão, para estar fresco noutros jogos…
Messi começa muitas vezes no banco.
Agora nós:
Bruno Fernandes – Joga sempre e sempre os 90min
Bas Dost – O Jogo com o Astana disse tudo …
Entre ouytros
8 Março, 2018 at 10:15
Falhou porque estava “rebentado”….
Há 4-5 anos atrás, não havia “gestão”.
E há o factor “alternativa” a ter em conta.
8 Março, 2018 at 9:53
Inicias o comentário por uma falácia.
O ano passado o CR foi protegido pelo Zidane, muito mais que pelos antecessores, não jogando contra os Levantes. Resultado, quiçá mero acaso, apareceu mais fresco no final da temporada, sendo assim mais decisivo nas meias e final da LC.
Antes, o CR jogava sempre, sempre, nem sequer era substituído (também porque os treinadores não tinham cojones para o tirar, perdendo ele assim terreno na corrida pelo pichichi), e no último mês já andava de rastos.
8 Março, 2018 at 10:09
Isso é verdade mas foi gerido por questões físicas.
Como foram Coentrão e Mathieu no Sporting
Anda a gente a dizer que o BF joga rebentado mas é sempre dos melhores. Ele está é em forma para aguentar.
Diziam do Acuña que se arrastava e criticava-se a “gestão”. Então o gajo teve uma lesão e perdeu o ritmo. Depois criticava-se que não devia jogar porque não tinha ritmo. Isto um gajo que é titular e agora está de volta à forma, não a 100% ainda mas lá chegará.
8 Março, 2018 at 10:18
Falácia?
Só o ano passado é que terá havido “gestão” (eu continuo a chamar-lhe: “poupado porque estava rebentado”, mas a semântica é uma questão de opção, e espero que tenhas noção disso).
E ele é o melhor do mundo há muito tempo.
O resto já respondi mais acima.
8 Março, 2018 at 12:02
O CR foi gerido desde cedo.
Não era poupado por estar lesionado ou tocado.
O Zidane “percebeu” que não valia a pena pô-lo a jogar contra o Las Palmas, ou mant~e-lo em campo com um 5-0 ao Getafe. Não era porque estava rebentado, era porque não o queria rebentar. Assim, chegou em boas condições aos jogos realmente importantes. Há dois anos (em que jogava sempre, mesmo que fosse para meter pokers em cabazadas), na final da LC, fez figura de corpo presente, estava liquidado. Diferenças na gestão.
8 Março, 2018 at 14:41
De acordo com o Nuno e o próprio Zidane explicou isto em conferências.
Não de forma completamente direta, mas quase.
8 Março, 2018 at 10:21
“De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado”
Eu ia jurar que vi o De Bruyne no banco do City ontem com o Basileia….
Mas se calhar estou a fazer confusão 🙂
8 Março, 2018 at 10:29
Qual foi o alinhamento do City, ontem?
8 Março, 2018 at 10:34
Afirmas categoricamente que o “De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado” e depois não sabes que o rapaz ficou sentadinho no banco a ver o jogo de ontem?
E quem diz o De Bruyne, diz também o Aguero, o Ederson, o Kyle Walker, o Otamendi.
Mas o Guardiola é “estupido” e o JJ é que sabe 🙂
https://www.google.pt/search?q=manchester+city+basileia&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&dcr=0&ei=5BChWrbdH5TY8geXjpmYDw#gfe_rd=cr&sie=m;/x/3673khy9pscnn;2;/m/0c1q0;dt;fp;1
8 Março, 2018 at 10:32
Já para não falar do “detalhe” do jogo da 1ª mão se ter ficado por um 0-4 a favor deles.
Enfim….
8 Março, 2018 at 10:36
Tens piada!
Mentes com os dentes todo afirmando que o “De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado”
Depois levas um choque de realidade vais buscar o jogo da 1ª mão!
E? Até com isso consegues demonstrar que JJ é uma besta a gerir o plantel!!
Tivesse o JJ feito com o Astana o mesmo que o Guardiola fez com o basileia…. e terias tido Bas Dost no Dragão e hoje sem problemas.
8 Março, 2018 at 10:47
Tu tens o hábito de te focares em detalhes completamente irrelevantes para manter o teu argumento ou tentar desmontar outro.
E o JJ não descansou jogadores também em situações semelhantes?
8 Março, 2018 at 11:08
Irrelevantes??
O placebo mente descaradamente da forma que dá jeito à “narrativa”…e depois eu é que me foco em detalhes!
JJ descansar em situações semelhantes?
Olha….claro quem sim!! o Bas Dost com o Astana é um bom exemplo!!!
E os 5 ou 6 que temos em risco de castigo caso vejam amarelo também são um excelente exemplo da “inteligencia superior” do JJ a gerir o plantel!
Aproveitar a 2ª mão com o Astana par alimpar castigo “forçando” amarelo em Astana….. o que é isso?
JJ não gere plantéis! Jogam sempre os mesmos!! Os “outros” só jogam quando os “titulares” estão castigados ou lesionados.
8 Março, 2018 at 12:27
Pareces estar com muita pressa de qualificar-me como “mentiroso”… lolllll
Diz-me um jogo (DIGA UM!!!!) em que JJ, a ganhar uma eliminatória 0-4, não poria alguns jogadores a descansar?
Leva lá a bicicleta pela “imprecisão” (ou “mentira”, se fizeres questão…) 🙂 :
-Corrigido fica: “De Bruyne: só não joga castigado, lesionado, rebentado, ou quando não está nada em jogo…”.
Isso que dizes do Dost poderiam os do City, se o azar lhes tivesse batido à porta, dizer do Bravo, do Sané, do Danilo, do Stones, do Touré, do B.Silva ou do Gabriel Jesus.
Ou, se quisesses, poderias interpretar a inclusão de Dost nesse jogo do Astana como sendo na perpectiva de recuperar a forma tendo em vista o jogo do Dragão, depois de ter estado parado.
Mas aí está, estamos no “fim do jogo” e logo, os teus “prognósticos” estão todos certos.
8 Março, 2018 at 12:33
Escreveste isto ““De Bruyne: só não joga castigado, lesionado ou rebentado””
E eu demonstrei com factos que ainda ontem o De Bruyne foi poupado…ficando no banco.
Por isso podes dar as voltas que quiseres…. que a verdade dos FACTOS demonstra que fostes MENTIROSO!
Se foi intencional ou não…. só tu saberás, mas isso é outra questão 🙂
8 Março, 2018 at 13:04
(…)
8 Março, 2018 at 10:23
Compreendo que queiras rodar o plantel, mas tirando o Ristovsky eu não colocaria nenhum desses que tens ai como alternativas.
Lamento mas os titulares são bons e são os que temos de utilizar, aqui e ali roda quanto tem de rodar, mas a equipa base é a que nos dá resultados.
O Wendel pelo que parece ainda não está pronto, mas os outros deixam a desejar por agora.
Mesmo quando a equipa titular tenta abrandar o ritmo (outra forma de gerir o esforco) vimos o resultado, empate com o astana, e noutros jogos acusam a equipa de dar uma parte de avanco….
A unica coisa que critico ao JJ é colocar os suplentes tão tarde. Colocando mais cedo dava para reduzir o esforco de certos titulares, mas depois a critica era “mas porque é que foi retirar X para colocar Y? a equipa deixou de atacar e passou a jogar para o empate….” enfim, preso por ter cão, preso por não ter.
8 Março, 2018 at 8:36
A não ser que conquistemos Liga Europa, na minha opinião JJ não deve ficar.
Concordo a 1000% com o texto. Acima está tudo o que acho do nosso treinador. Mas quer queiramos quer não Bruno Carvalho contratou Jesus para ser CAMPEÃO. E não para se aproximar dos rivais.
8 Março, 2018 at 8:59
Não percebo como concordas com o texto, por um lado, e achas que o JJ deve sair por outro.
E também não percebo como pensas que a mera saída dele possa constituir uma “solução”.
8 Março, 2018 at 8:40
Outro aspeto é a famosa entrevista do Presidente em Janeiro. “bruno carvalho não pede só o campeonato. Ao pedido do treinador de prendas, Bruno pediu-lhe a Liga Europa”. E isto não pode ser negado. Este ano investimos assério no plantel para sermos campeões. Resistimos a super vendas como Gelson e William (escapou Adrien, porque não dava para manter mais). Em Janeiro gastamos como nunca para dar mais soluções ao plantel… Acho que se Bruno Carvalho continuar com Jorge Jesus sem ganhar nada (se não ganhar Taça ou Liga Europa) mostra-se refem do projeto Jesus.
8 Março, 2018 at 10:31
A entrevista… já cá faltava.
E que tal lembrar o resto? A super venda do WC devia ser para o West Ham, por tuta e meia…. realmente foi dificil recusar. O Gelson então, devia ser tão boa que ninguem sabe que oferta foi essa…. Para o Sporting ganhar dinheiro na Champions precisa de jogadores, não pode ir para lá com um plantel de segundas linhas…. WC e Gelson não fizeram nada por lá, foram passear com os colegas.
Em Janeiro o investimento foi em linha com os anos recentes. Os rivais investiram menos é certo, mas é logo “o Sporting investiu tudo o que tinha para ganhar…..se perder têm de rolar cabecas”. Os rivais estão falidos, mete isso na tua cabeca, não podem investir como nós, logo é normal que o Sporting “invista a sério”.
E mudar de treinador tem dado resultados? Nos ultimos anos estamos com mais treinadores que titulos, deve ser por causa da solucão que apresentas…
8 Março, 2018 at 10:40
Eh pá, não venhas baralhar a conversa com… Factos!
8 Março, 2018 at 8:55
Meus amigos desculpem…
Mas eu vou ter de “dar” um abraço ao autor do texto…
Do melhor que já li sobre o assunto…
É um dos textos que “não me importava” de assinar…
Quanto ao assunto em si ( o cerne…)
Pois…enquanto JJ estiver no Sporting vai ter de ser ” o meu treinador” ….
Se gosto de tudo…?
Acham mesmo…?
Mas ao longo dos anos já vi mandar tantos embora…”por tudo e por nada.. ” que…
Spoooorting…!!
( até logo… vai estar uma noite optima para um jogo de futrbol…e bem vai ser necessário molhar o relvado…)
SL
8 Março, 2018 at 9:42
Amigo leão Max, gosto dos seus comentários sensatos de quem já viveu muito Sporting ( como eu ) um grande abraço leonino deste cota.
8 Março, 2018 at 10:48
Um grande abraço para o amigo Max.
Também vou lá estar hoje e espero ver o Sporting ganhar, porque isto ainda não acabou e ainda podemos ter um ano positivo.
8 Março, 2018 at 12:00
Abraço para os amigos…Jorge e Leorodri…
Como se diz…:
“E o Sporting é o nosso grande amor…”
SL
8 Março, 2018 at 9:00
O JJesus é um gajo que me consegue irritar. É casmurro e basófia é com ele.
Mas mais que isso, é um profissional com anos e anos de experiência. Que sabe muito de futebol, muito mesmo. E que está a fazer um trabalho de qualidade.
Não sei se vai continuar. E, sinceramente, nesta altura não me interessa. Há muito coisa para ganhar ainda. A começar por hoje!
8 Março, 2018 at 9:01
Resumindo vamos perder hoje…
Obrigado pela injeção de moral.
#PrayforSporting
8 Março, 2018 at 9:12
????????
8 Março, 2018 at 9:19
Desculpa Max mas já ando mesmo farto destes posts contra o JJ… não sei que sentido faz neste momento.
8 Março, 2018 at 9:42
Faz o mm sentido que dizer que JJ é uma possibilidade para o Carnide. É esse o sentido.
8 Março, 2018 at 10:20
Olha que eu não penso isso ser um post “contra o JJ”.
O que há é caixas de comentários pejadas de anti-JJ’s, mas isso não tem nada a ver com o post, nem é facto recente.
8 Março, 2018 at 17:20
Também não acho um texto contra JJ.
Mas o Odraude tem dificuldade com o português… 😉
8 Março, 2018 at 9:05
Bom dia.
As minhas conclusões:
“Acabou-se a conversa…”
Quem deve falar de nós são os outros…
Isso de liberdade de pensamento nada tem a ver com liberdade de expressão.
Sobre Jesus, faço como Pôncio Pilatos.
O Leorodri é Sportinguista, é a minha única convicção, não é rabolho (o autor molda-se às novas terminologias).
8 Março, 2018 at 9:05
Este golo foi mais rendilhado mas d belo efeito, agradeço pois serei o primeiro a reconhecer erros meus em certas ocasiões, assim tive, tenho que ter cuidados.
Infelizmente não tenho uma horita para escrever mais sobre um post que imagino t Nha levado o sue tempo a escrever e sobre o qual muito se pode discutir.
Um golo a Nani na área e no meio de toda a defesa.
8 Março, 2018 at 9:08
Já li na diagonal e a primeira impressäo que fico é que os pecados são quase todos devido à personalidade e os milagres praticamente todos a nível táctico, técnico…em suma, do seu trabalho como treinador. Para mim esta é a maior falácia do texto apesar de concordar com muito do que foi escrito. quando arranjar um bocadinho já comento melhor.
8 Março, 2018 at 10:15
É exactamente essa a conclusão que me ocorreu a ler o texto. Acompanhada da recordação de que, quando tenho que contratar alguém, há sempre uns quantos cujo maior, e frequentemente único, defeito – dizem eles e os seus amigos – é ser perfeccionista.
Mas sim, discutam e comentem vós. Eu já não consigo falar sobre isto. A menos que, como li aí em cima, seja terrível o timing. Porventura porque não será no fim do campeonato que se decide como iniciar a pré-época seguinte, ou porque na semana passada reforçámos a luta pelo campeonato.
8 Março, 2018 at 10:19
Um pouco na linha do… Presidente.
Curioso.
8 Março, 2018 at 9:15
Um relato de opiniao bem estruturado e escrito.
Mas q se deve unica e exclusivamente a uma unica palavra_____INVESTIMENTO, numca o Sporting investiu tanto..
.com este investimento ate o oceano conseguia ter um plantel mais equilibrado a esta altura da epoca
Jj tem vindo a piorar a qualidade da equipa e do jogo ano apos ano.
8 Março, 2018 at 10:21
Não percebo essa de “até o Oceano”….
8 Março, 2018 at 10:39
Gosto desse mito. O Sporting nunca investiu tanto….. mas o CR7 saiu por 12M de libras e isso na altura representou o maior investimento de sempre na Liga Inglesa por um jogador jovem…… queres lá ver que a inflaccão também atinge o futebol?
Queres lá ver que os jogadores de hoje em dia são vendidos mais caro do que há uns anos?
Se o investimento são iguais a titulos o Real deve estar farto de ganhar o campeonato nos ultimos anos… vamos lá contar as ligas que o CR7 já conquistou lá… uma…. duas! Em 9 anos é bom!!! Deve ser do investimento, o Oceano no Real nem precisava de ir ao estádio, ganhava tudo no sofá.
8 Março, 2018 at 10:43
Pois. A facilidade com que se repetem chavões sem pensar.
Garanto desde já que nos próximos anos recordes vão continuar a ser batidos!
8 Março, 2018 at 17:16
Primeiro gostava de saber em termos actuais quanto custaria uma equipa como a do Boloni campeão…
Segundo esta converseta do investimento já mete nojo, se um gestor de projecto convence a direcção a libertar verba para o projecto que orienta, chama-se a isso mérito, se um trabalhador convence a entidade patronal a dar-lhe boas condições de trabalho idem, idem aspas, aspas, esse é o mundo real, não é esta conversa de cócó do outro menino ter uma bicicleta e eu só ter uns patins e que portanto só por isso devia ter uma bicicleta também!!!!
8 Março, 2018 at 17:19
E num mundo real o Gestor de projecto é avaliado pelos resultados!
Tem resultados…serve!
Não apresente resultados —> Rua!
8 Março, 2018 at 17:42
Falso!!!! O gestor de projectos é analisado pelo cumprimento de objectivos que são divididos em vários parametros uns mais objectivos (normalmente números) e outros mais subjectivos (normalmente comportamentos) mas ambos mensuráveis e SMART!!!
Nas multinacionais existem mesmo manuais de regras para isso, interessa, tanto e ás vezes mais a maneira como chegas lá, do que chegar lá ponto
8 Março, 2018 at 9:21
Um longo texto ai qual ainda tenho que dar outra vista de olhos, esta foi meio na diagonal. Fizeste bem em escrever, quem critica o texto por conter criticas podia sempre fazer como tu e escrever um texto e enviar para o Cherba.
Quanto ao texto apanhei logo uma passagem com a qual discordo totalmente
“Desde a entrada de Jesus que o Sporting tem vindo a estabilizar o seu modelo de Jogo, com altos e baixos é certo, ”
Acho que desde a entrada de JJ que temos vindo sempre a descer em questão de estabilidade e exibição. Primeiro ano muito bom, segundo e terceiro francamente maus, principalmente em termos exibicionais.
O modelo de jogo ate pode ter sofrido uma estabilização, mas estabilizou por baixo. Demasiada falta de ideias que resultam num jogo enfadonho e com dificuldades ofensivas.
8 Março, 2018 at 9:25
Extraordinário texto analítico sobre JJ, bem estruturado e assertivo nos pontos fundamentais, concordo em absoluto e acrescento o ponto que na minha opinião é o calcanhar de aquiles do mister, por ser pouco culto e não ser intelectualmente evoluído, ainda não entendeu, que a componente motivacional se faz pela mente e não pelo EGO, é urgente a entrada de um bom psicólogo na estrutura do futebol. SL
8 Março, 2018 at 17:21
existiu, foi dispensado ao fim do 1º ano, é um bocado o que o rapaz Philipe diz “todas as empresas calculam os custos de fazer algo, muito poucas calculam o custo de o não fazer”
8 Março, 2018 at 18:13
Concordo com esse ponto que focas…
É realmente uma falha grande que tem e que não soube adquirir com os tantos anos que tem de carreira!
8 Março, 2018 at 9:26
Continuo a achar que Jesus é o melhor treinador que podemos ter neste momento. Também acho que não seremos campeões com ele. E não só por causa dele.
No mais, bela posta. Revejo-me em quase tudo o que dizes, e é importante que isto se discuta sem dramatismos. SL
8 Março, 2018 at 10:56
Foi essa a minha ideia, lançar a discussão sem dramatismos. Vejo muita crítica a quente e seria bom refletirmos em vez de assobiar.
Quanto ao timing, o momento certo para lançar a discussão é quando as opiniões se dividem, falar pode ser bom, esconder os factos só agrava e não resolve.
8 Março, 2018 at 19:37
Tb tens razão.
8 Março, 2018 at 9:30
Mesmo as maravilhas têm pouco de maravilhosas na minha opinião. Aliás atribuir esses méritos a JJ retira créditos ao trabalho feito pela direcção e anteriores treinadores. O primeiro ano que foi o seu melhor, foi aquele em que JJ teve menos dedo na constituição do plantel e mais trabalho de treino.
Em relação ao modelo de jogo, concordo que é um modelo interessante na sua génese mas também é um modelo que formata jogadores e não sei se isso é algo que “acasala” bem com o produto que vem da academia. É sobejamente sabido que JJ não adapta a táctica aos jogadores e antes quer que os jogadores se adaptem às suas ideias. Nada contra desde que isso não seja demasiado rígido. Por vezes o talento precisa de liberdade criativa para quebrar um jogo senão quanto mais disciplinado for um adversário, mais dificuldade teremos em marcar. Talvez um dos motivos que nos leva a ser mais fortes contra os fortes e a encontrar mais dificuldades contra equipas que concedem a iniciativa de jogo ao Sporting.
8 Março, 2018 at 10:17
Fortes contra fortes?
8 Março, 2018 at 10:27
Deves ter saudades das glórias do passado recente contra os “fortes”, tipo os (raros) empates que sabiam a vitória contra as nádegas, ou as fabulosas exibições contra os Bayern desta vida….
Agora consegues competir no jogo com os melhores da Europa, e um empate na Luz, ou nas Antas, até te parece mal.
Ou então és só “esquecido”….
8 Março, 2018 at 10:27
Mas espera aí, já sei: isso não é por causa do JJ, é do “investimento”!
8 Março, 2018 at 10:38
Escusavas de escrever tanto. Bastaria indicares dois ou três bons resultados que este ano fizemos contra equipas fortes.
Cuidado com os empates com sabor a vitória, não te saia um empate com sabor a qualificação na LC… para a Juventus.
Ou será que, porque no passado fazíamos resultados tão maus como os deste ano, então os deste ano são bons? Melhores, presumo? Cuidado, não chegues à conclusão de que estamos ao nível desses anos…
Bayern? Pois, esse foi muito mau. Na fase a eliminar da LC não há contemplações. Mas agora estamos melhor, não levamos cabazada nessa fase da LC.
Investimento? Não falei disso e acho melhor não ires por aí, senão pode ser complicado para os teus dogmas.
SL
8 Março, 2018 at 10:45
Não sabes os nossos resultados na Europa, andamos mal…
Nos dois ultimos anos tivemos 8 jogos contra equipas de topo na Champions, a saber Real e Barca (apenas as equipas com mais titulos), Borussia e Juve.
E 8 jogos fizemos jogos a um nivel que nos permitiria ganhar com um pouco mais de sorte, qualquer um deles…. e não estamos a falar de anos maus dessas equipas, mas sim equipas que estão em pleno.
O Real desta epoca joga muito pior do que no ano passado. O Bayern que nos cilindrou não tem nada a ver com o Bayern que foi fazer um jogo de treino com os rabolhos… temos azar nisso.
Mas fizemos jogos ao nivel de uma qql equipa do pote A (daquelas que ganha os jogos todos, não daquelas que nem pontuam).
8 Março, 2018 at 11:02
Começas por falar em resultados na Europa.
Pois, não sei. Devo ter andado distraído.
(a ir apressadamente ao Google)
Olha, 4 jogos com barça e juve. 3 derrotas e um empate que nos deu a eliminação e o apuramento de quem empatou connosco.
(devia estar a referir-se ao ano passado, era pergunta com rasteira de certeza)
Opá, 4 jogos com real e borussia, 4 derrotas.
(ao mesmo tempo que vai puxando pela cabeça sobre jogos que barça e real perderam ou empataram na fase de grupos e só lhe ocorre o celtic e o legia, procura a época anterior)
Ah, porra, eliminados no play-off por uma equipa cuja estrela é um tal de Doumbia.
Sobre resultados, está. Ainda bem que não sabia.
A chave é então “um nível que nos permitiria ganhar com um pouco mais de sorte”. Que é como quem diz, vitórias morais.
Nada de novo, devemos ser o clube com mais vitórias morais de sempre. Até sem jj.
Mas então, se assim é, se perder por poucos com o barça e real é uma vitória, então perder à rasca com o Sporting, faz do feirense, tondela, etc, vencedores? Então esses jogos ganhámos nós e ganharam eles. Excepção ao Estoril, que aí só ganharam eles?
Jovem, é adorável o vosso carinho pelo JJ. Mas não tentem racionalizá-lo, por favor.
8 Março, 2018 at 11:09
🙂
8 Março, 2018 at 11:19
Outro “boneco”
8 Março, 2018 at 11:35
O que esta malta se esquece é que para valorizarem o Sporting desvalorizam… o Sporting!
Nunca me hei de esquecer do jogo contra o New Castle em casa no ano em que fomos a final da Liga Europa por exemplo. Espera… Final da liga da Europa?! Foi há quanto tempo mesmo? Deve estar enganado e foi nos ultimos 3 anos.
Jogar taco a taco com equipas como bayern, real ou barça? Nunca! Aqueles empates com o Inter com golaços do caneira (sim, o investimento foi sempre espectacular mas nao tinhamos nenhum coentrao na altura) nunca levaram ninguem a dizer “com um bocadinho mais de sorte…”.
Golos do xandao de calcanhar e do matias contra o city, tudo nos ultimos 3 anos.
Perder o campeonato na luz nas ultimas jornadas ou roubarem campeonatos com maos de ronys nao interessa (onde andava o jesus nessa altura?).
Na pre da CL perder taco a taco com Udinese (forte na altura com uma frente atacante de eleiçao) ou Milan e tao diferente de sair com um CSKA moscovo?!
Isto só para escrever sobre a história mais recente claro.
Parece que muita gente tem algo visceral contra o Sporting pre JJ.
Pensava que era só uma mensagem para o nosso treinador mais melhor do mundo mas afinal como é para mais gente:
RESPEITEM O NOSSO CLUBE FODA-SE!!!!
8 Março, 2018 at 12:52
Então após uma rápida pesquisa:
2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018 (os 3 anos do JJ):
Confrontos oficiais Sporting-galinhas –> 7J 3V 2E 2D
Nos 5 anos antes (de 2010-2011 a 2014-2015):
Confrontos oficiais Sporting-galinhas –> 11J 1V 3E 7D
2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018:
Confrontos oficiais Sporting-porcos –> 7J 3V 1E 3D
Nos 5 anos antes:
Confrontos oficiais Sporting-porcos –> 11J 2V 4E 5D
Total:
Com JJ: 14J 6V 3E 5D
Nos 5 anos antes do JJ: 22J 3V 7E 12D
8 Março, 2018 at 12:57
PS: os dados estão obviamente viciados. Nesses anos todos antes do JJ não houve qualquer investimento, não houve aposta na Formação, e os Treinadores eram todos muito fraquinhos, pelo que não dá para comparar….
8 Março, 2018 at 18:18
Este ano com equipas boas, nem digo muito boas porque incluo o Braga, em 10 jogos ganhaste ZERO, empataste 5 (Porto 2x, Benfica, Braga e Juventus) e perdeste 5 (Barcelona 2x, Porto 2x e Juventus).
Com 60M€ de investimento num plantel que já tinha tido, com ele, 50M€ de investimento, e que custa 70M€/ano.
8 Março, 2018 at 19:11
Desses, só tens um plantel “tão ou menos investido” que o nosso.
E continua a ser melhor que o registo prévio.
8 Março, 2018 at 12:24
Temos um saldo bastante mais positivo contra os dois rivais Hadji. No primeiro ano de JJ penso que não perdemos nenhum jogo contra os principais adversários.
8 Março, 2018 at 12:27
benfica em casa…
8 Março, 2018 at 12:30
Que foi a machadada no titulo…
8 Março, 2018 at 12:34
Ou seja, No-Slimani.
8 Março, 2018 at 12:33
Certo, mas isso resume-se à primeira época e ao primeiro jogo da segunda contra equipas fortes. Ou se quiseres, para facilitar, Slimani, No-Slimani.
Desde então passaram-se duas épocas e não ganhamos um jogo ao benfiorto desde que o argelino saiu. O que é que isto sugere? Organização, planeamento, táctica? O caracinhas, garra e coração do Islam, que era frequentemente o melhor em campo nesses jogos.
8 Março, 2018 at 14:47
So true…
8 Março, 2018 at 17:27
falso qual foi o resultado o ano passado contra o fcp em casa? e o slimani só jogou no SCP a partir do 1º ano do JJ? Não sabia!!!!
8 Março, 2018 at 17:31
falso o quê?
Pelos vistos não sabes mesmo 🙂
Tal como o Hadji diz e bem “o primeiro jogo da segunda contra equipas fortes. Ou se quiseres, para facilitar, Slimani, No-Slimani.”
Ou seja…inclui o jogo com o porto na época passada que ganhámos em Agosto 2-1 com 1 golo do Islam Slimani
https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=5003694
8 Março, 2018 at 9:41
A luta que o SPORTING deu na primeira época de JJ deveu-se a Marco Silva! O tal que iria mandar abaixo o presidente do clube que lhe pagava. O tal que chantageava o presidente com o pretenso apoio de (alguns) adeptos.
Estou sempre a aprender.
8 Março, 2018 at 9:46
E tal como mts outros tivesse ele metade do investimento q jj teve ao seu dispor, ja teriamos festejado mts mais titulos!!!
8 Março, 2018 at 9:57
Claro que sim.
Eu chamava um padre para rezar uma missa a isso…
Ainda sou do tempo dum carnide-gil Vicente num início de época em que o Gil a ganhar na ETAR em poucos minutos existem fatores que alteram o marcador. E num jogo que podia ditar o início duma crise, lá vem o milagre. Uma missa bem cantada.
Sim, claro. Tinhas dado mais dinheiro ao MS que ele ganhava tudo! E dinheiro, ias buscá-lo a…?
Mas pronto… O problema do Marco foi a falta de dinheiro. Como foi no Olimpiakos, no Hull e no Watford…. O rapaz é um azarado na vida. Encontra sempre dirigentes que lhe minam o trabalho. É isso, é.
8 Março, 2018 at 13:21
Gaspas:
Último 11 de MS: Rui P, Cédric, Ewerton, Paulo Oliveira, Jefferson, William, João Mário, Adrien, André Carrillo, Nani e Slimani.
Último 11 de JJ na época SEGUINTE: Rui P, Schelotto, Coates, Semedo, William, B. Ruiz, B. Cesar (seria Adrien se estivesse disponível), João Mário, Gelson, Teo e Slimani.
Esta diferença de 11 é resultado do investimento? Teve JJ mais do dobro de investimento que MS nesse ano?
É o maior termo comparativo que se pode arranjar porque são o 11 mais parecido e campeonatos seguidos.
Explica-me porque é que o JJ fez 86 pontos e só não ganhou o campeonato graças a uma “estranha” série inédita de vitórias de um adversário (culpa do JJ também queres ver…) e o grande Marco Silva que com quem “já teríamos festejado muitos mais títulos” apenas conseguiu 76 (foram só menos 10) e que à 24ª Jornada em FEVEREIRO já estava a 12 pontos do 1º lugar???
Explica-me qual o raciocínio lógico que permite chegar a essa conclusão com estes dados.
Explica-me qual a valorização que os jogadores tiveram com MS.
É que o “grande” investimento do Sporting em jogadores só se realizou APÓS o grande retorno que JJ retirou de jogadores para as mesmas posições.
8 Março, 2018 at 17:30
exactamente
8 Março, 2018 at 17:30
O Marco teve 15M€ de investimento em 10 jogadores dos quais escolheu… zero!
Dos 10 jogadores, 6 jogaram na equipa principal e os outros 4 não, ou só na tal Taça da Liga que o Sporting boicotou. Os 6 jogadores que foram usados custaram 8,5M€!
O Jesus no 1º ano teve 22M€ em 12 jogadores dos quais escolheu todos!
Visto realisticamente, o Jesus teve quase o triplo do investimento e escolheu todos os jogadores.
Agora, cada um usa isto da forma que quiser…
(podes ver todo o investimento da era BdC, por época, num texto que escrevi e foi publicado aqui em 8 de Novembro passado, com dados do próprio Sporting)
SL
8 Março, 2018 at 19:14
Por esse prisma, também se pode dizer que ele tinha basicamente a equipa que (só) brilhou no ano seguinte com JJ, e ainda com Nani como bónus…. 😉
9 Março, 2018 at 12:01
Miguel
Ou seja, partindo, por exemplo, do pressuposto que Nani veio de graça e que Marco Silva “não o escolheu” isso deve servir de atenuante do MS em relação a JJ??
Realmente assim fica fácil “bater” no JJ.
Imagino se tivessem “retirado” Carillo a MS como retiraram a JJ com a época já a decorrer… O choradinho e as desculpas que iam retirar daí.
A melhor desculpa que arranjas para que um treinador com um plantel semelhante deixar de lutar pelo título em Dezembro/Janeiro (se é que alguma vez chegou a lutar) e outro que bate o record de pontuação, num espaço de 1 ano é essa?
8 Março, 2018 at 9:48
Giro.
E o presidente é que tira focos disto e daquilo.
Ele é bayerns de Carnide, ele é as chagas de Jesus…
Entretanto um corrompido fica em preventiva, um corruptor sai pela porta da frente da PJ, sendo que o advogado do primeiro acha ridículo que um funcionário da justiça esteja em preventiva porque não recebeu o que “devia” mas sim meia dúzia de bilhetes e umas camisolas. Porque agora a corrupção é medida no número de euros que recebes e não pelo acto em si.
Porreiro.
Por essa ordem de ideias, tudo o que se passa nas câmaras, hospitais, repartições públicas, etc, afinal é generosidade excessiva dos corrompidos.
#dolosemintençao
8 Março, 2018 at 9:51
Agora perdi-me.
Uns bilhetes e umas camisolas (ranhosas certamente) são pouco para ser objetivo móvel duma corrupção.
E lugares prometidos em cargos que ainda nem existem, passa a ser menos ainda????????
Olha… O Rangel já se safou porque o que lhe foi prometido vale menos que uns bilhetes pq simplesmente não existe!
Liiiiiiiiiiiiiiiiiindoooooooooooo
8 Março, 2018 at 9:55
Tirste triste… É andar.mos meses e meses a investigar a gastar milhoes em meios para o fazer e no fim afinal….nao se passa nada…..o homem passa o dia de cana e pk????3 bilhetes e umas camisolas…..que pais de merda!!!!
Nao começem a limpar esta gente…..
8 Março, 2018 at 9:58
Uma questão interessante: os treinador deve adaptar o modelo aos jogadores que tem, ou arranjar jogadores para o modelo que quer?
O Jesus pertence ao segundo grupo, no slb teve disponibilidade de ir ao mercado formar planteis à sua imagem, no Sporting repete a estratégia. Pelo meio perdem-se valores (Bernardo, Geraldes), e as compras e vendas aumentam, porque naturalmente nem todos se adaptam ao que o treinador quer.
8 Março, 2018 at 12:08
Começa antes. O clube tem um modelo que abrange todas as camadas até seniores e escolhe um treinador que seja conhecido por, mais coisa menos coisa, trabalhar nesse sistema. É por esse perfil que o treinador deve ser escolhido.
Repara, o Sporting tem uma história, e normalmente foi trocando de sistema táctico consoante os treinadores que foram chegando, mas isso, na minha óptica, é completamente errado. Paulo Bento rebentou com os extremos em Alvalade, porque jogava com o meio-campo em diamante (trinco, dois interiores e Romagnoli) mais 2 avançados. Leonardo Jardim implementou 4x3x3, mas como não tinha vontade de iniciar um projecto foi-se embora e deixou a coisa a meio. Jorge Jesus trouxe o 4x4x2 do benfica, com Adrien a fazer de Enzo Pérez, e agora, à falta de um Teo voltou ao 4x3x3 com dois extremos rápidos.
Volto a frisar, continua a faltar-nos um nr.8. As pessoas falam em Wendel, mas no Flu usava a camisola 6. É que no Brasil é normal jogar-se com 2 volantes pordque eles praticamente não usam laterais, mas sim alas que sobem muito no terreno e precisam de 2 médios de cobertura.
8 Março, 2018 at 13:27
Boa analise.
8 Março, 2018 at 14:01
O Trolha é dos gajos que mais sabe de bola aqui
8 Março, 2018 at 14:52
Esqueceste-te (ou não) de referir aí MS e falando apenas de bola, tinha na ideia um sistema de jogo apoiado, a sair a jogar desde o GR.
No entanto, apanha um William lesionado e três centrais com tijolos em vez de pés. Mudou o paradigma (bola na frente e nas alas, talvez para se proteger dos golos sofridos) e nunca percebi a insistência em cruzamentos qd Montero era o titular na ausência do lesionado Slimani.
Concordo inteiramente contigo qd esta merda deve vir dos putos, sejam quais forem os resultados. Estilo holandês, estilo barça.
8 Março, 2018 at 10:01
Ontem dei uma ouvidela ao tvi24 (Sousa & Braz Lda), o discurso do Braz (sobre o caso da toupeira) devia ser imortalizado.
Diz bem do país que temos. E do modo como alguns fizeram carreira e chegaram onde chegaram. Recomendo.
Sem comentários, sem ligar ao contexto clubístico, apenas absorver a mensagem.
8 Março, 2018 at 10:08
Tão indignado com o segredo de justiça.
A dada altura do discurso de indignação o jornaleiro anfitrião pergunta:
“Consegues provar aquilo que estás a dizer” ( relativamente a haverem redacções que estavam a marcar de véspera saídas para cobrir os acontecimentos de ontem, fotos, directos, etc )…
Ao que o Bacalhau responde:
“Não, não, não. Não preciso provar! Digo isto com toda a convicção do que estou a dizer”
Até parece que estava a ouvir o badocha Guerra…
Que B-Leza!!!
8 Março, 2018 at 10:10
O Artista do Dia tem um post sobre isso
8 Março, 2018 at 12:16
O mago Braz.
8 Março, 2018 at 10:05
Umas perguntas para todos os que querem o JJ fora no final da época.
Quem é que iriam buscar?
Quem em Portugal tem qualidade (e é Sportinguista, porque é uma característica essencial) para treinar o Sporting?
Que treinador na Europa aceitaria um corte brutal no seu salário para vir ganhar o mesmo que JJ?
Quero no mínimo 3’s nomes de quem conseguiria levar o Sporting ao titulo no meio desta corrupção em Portugal.
8 Março, 2018 at 10:10
Não é preciso ir buscar ninguém.
Então…
Já temos novo treinador e foi apresentado na 2a feira com polvo e circunstância…
8 Março, 2018 at 11:22
Tens o Leonardo , o vilas boas , o vitor Pereira e até o Paulo Sousa.
Acho que os tugas conhecem melhor a realidade portuguesa….do que um estrangeiro.
Mas eu estou inclinado para dar mais um voto de confiança ao JJ !
8 Março, 2018 at 11:27
Vilas Boas, Vitor Pereira, Paulo Sousa não são Sportinguistas… Ninguém quer mais uma saga Domingos/Sonso?
Mesmo assim ganham muito mais que o JJ.
O mesmo digo para o Leonardo, salário muito alto.
8 Março, 2018 at 11:43
cri cri cri
8 Março, 2018 at 12:38
Exato
8 Março, 2018 at 13:20
Odraude,
não sei onde foste buscar essa do ser Sportinguista ser característica essencial, mas adiante
Sem ter que cortar o que quer que fosse no ordenado (é gajo para vir ganhar metade do que o Jorge ganha, mas que se foda, paguem-lhe o mesmo), deixo-te já um nome que até está livre: Thomas Tuchel
8 Março, 2018 at 13:45
Cherba o Tuchel era brutal e uma mais valia ou upgrade estejamos bem ou não. Pena que provavelmente vá para o Bayern München…
8 Março, 2018 at 17:37
O Chupa ancas já lhe abriu a porta.
8 Março, 2018 at 13:23
Em Portugal, Miguel Cardoso e Nuno Manta, vão na linha de Bruno Carvalho.
Sportinguitas? Não sei.
São profissionais e respeitam o clube para qual trabalham? Penso que sim.
Corte Brutal? O que é isso 1 ou 2M? Consulta a lista dos mais bem pagos e repara que para os 6M de JJ não á muita diferença.
Mas para mim é um absurdo 6M para o mercado PT, de futuro não passaria dos 3M ano e tinha que ser Português.
Lá fora PT? Um nome Paulo Fonseca.
8 Março, 2018 at 17:39
Eu faria tudo para trazer o Paulo Fonseca…
O Jardim não virá nem que lhe paguem mais no Sporting do que noutro lado – o que nem acontecerá. Se houvesse possibilidades, era o Jardim que eu escolheria!
E há sempre a hipótese Rui Vitória que no final deste ano terá 2 campeonatos ganhos em 3 anos num grande. O Jesus terá 3 ganhos em 9 anos num grande…
8 Março, 2018 at 17:41
Rui Vitoria… Como é, lole?
Jardim é que era. Mas com a Ornelas por ali, nunca fiando.
8 Março, 2018 at 18:21
O Rui Vitória é para os adeptos do JJFC não ficarem tristes… Afinal tem um palmarés quase tão bom como o JJ em metade do tempo lá…
8 Março, 2018 at 17:36
O BdC escolheu 3 bons treinadores.
Com certeza escolherá um quarto…
8 Março, 2018 at 10:15
Estou tão farto do JJ que só vejo pecados.
Ainda ontem ouvi na TSF, o entre linhas, com o Cândido Costa. Foi treinado pelo JJ no Belenenses. Perfeccionista massacrador.
8 Março, 2018 at 10:43
dizem o mesmo de guardiola
8 Março, 2018 at 11:34
O Guardiola que é campeão em todos os clubes por onde passa, sem emails e padres? O Guardiola que montou uma das melhores equipas da história do futebol? Ou estás a falar de outro Guardiola?
8 Março, 2018 at 11:47
Ele está a falar do irmão do Josep Guardiola!
O irmão é empresário de futebol 🙂
8 Março, 2018 at 11:58
por acaso pensei que eras tu depois olhei para o nome
8 Março, 2018 at 11:55
estou a falar do guardiola que gasta milhões e milhões todos os anos, que é campeão no bayern ( coisa fantastica ) e não ganha a champions com essas grandes equipas que fez no bayern.
investiu quanto no city ?
mas conversa de merda é contigo, ao que me estou a referir é que os jogadores dizem que o guardiola massacra em busca da perfeição, só isso.
não confundes as coisas.
8 Março, 2018 at 11:56
sem e-mails e padres lol, não sabes minimamente o que o bayern representa na alemanha.
barcelona não tem padres lol
tens cá uma piada
8 Março, 2018 at 12:08
barcelona não tem padres lol
tens cá uma piada
E só o BArcelona é que tem padres?
O real Madrid é ateu?
🙂
8 Março, 2018 at 12:19
e quem diz o contrario ?
o teu amigo é que afirmou que ganhou sem padres.
8 Março, 2018 at 12:22
lol
Tanto Barcelona como Real Madrid são altamente favorecidos pela arbitragem em espanha, pelo que alguem…neste caso TU…. desvalorizares as vitórias do Guardiola no Barcelona por causa das arbitragens (padres) é apenas e só desonestidade intelectual!!
Barcelona ganhou com Guardiola mais vezes que o Real Madrid porque era MELHOR!
8 Março, 2018 at 12:45
eu disse que era só por causa dos padres ?
desonesto és tu.
claro que o barcelona tinha grandes jogadores ninguém pode desmentir isso, alias não conseguiu por isso em pratica da mesma forma no bayern nem no city.
séra que estás a comparar os 2 clubes espanhois ao benfica e ao porto em termos de padres ?
diz lá o dinheirinho que precisou para por o city pela primeira vez em primeiro ?
não me digas que apostou na formação como no barcelona.
vou repetir:
o que estava em causa na minha primeira resposta é que o guardiloa é um gajo chato e que massacra mais nada.
ok ponto a favor , é muito mais culto sem duvida.
era só isto
8 Março, 2018 at 12:51
Guardiola dá “liberdade” ao talento!
JJ “formata” talento!
E é por isso que um é um dos melhores treinadores do mundo e só trabalha em colossos mundiais…..
Enquanto que JJ só ganhou campeonatos em portugal e foi com recurso a vouchers, malas e padres!
Em 3 anos de Sporting…. um 2º lugar, um 3º lugar e vamos ver como acaba esta época, sabendo desde já que não acaba em 1º!
8 Março, 2018 at 13:29
Com 110M€ gastos a escolher os jogadores que quis…
Este ano tem um plantel que custa 70M€ e vai ficar em 3º – aposto um almoço ou jantar no Ramiro com quem quiser!
O ano passado, com um plantel que custou 60M€ ficou em 3º… e fez uma época pior que o Marco ou que o Jardim com planteis que custaram a rondar os 20M€, com Magrões, Andrés Martins, Sarrs e outros cromos…
8 Março, 2018 at 14:04
E já veio a falácia dos não sei quantos milhões…
8 Março, 2018 at 15:14
O pata negra no Ramiro é qq coisa…
8 Março, 2018 at 17:41
Mostra lá que é falácia, Portugueezza, ou daqui para a frente serás tratado por mim como o “mentiroso compulsivo”…
Fico à espera!
8 Março, 2018 at 12:25
sabes a razão de ele ter saido do bayern ?
estavam fartos dele e ele também farto.
eu não questiono o valor do guardiola eu só afirmei que os jogadores acham o guardiola também um gajo chato e que massacra e depois ?
também é um gajo que compra camiões de jogadores e bem caros para se adaptarem ao seu estilo de jogo e muito dinheirinho é jogado fora.
foda-se é dificil
8 Março, 2018 at 13:35
Toda a gente que é perfeccionista massacra os outros. É verdade o que dizes.
Mas o Jesus é perfeccionista onde? Tem a mania que é porque quer que os jogadores se formatem ao que ele quer. Acontece é que o que ele quer está longe da perfeição.
Aliás, esta conversa até se insere no que eu disse de que “temos de roçar a perfeição para sermos campeões”. É exactamente por o Jesus estar longe da perfeição que não estamos nem na luta no inicio de Março – e no ano passado foi em Dezembro…
8 Março, 2018 at 12:03
olha o ibra não se adaptou, um dos melhores jogadores do mundo e acho que também não gosta muito dele, acho que é por ser um gajo chato.
8 Março, 2018 at 12:07
quantos jogadores o guardiola comprou no city PARA SE ADAPTAR AO SEU ESTILO DE JOGO?
quantos jogadores não vingaram ?
o mesmo no bayern
8 Março, 2018 at 14:02
Foda-se no Barça, Bayern e City com aqueles orçamentos até eu era campeão!
8 Março, 2018 at 14:30
Não vale a pena bater no ceguinho portuegezza.
A ideia está formatada
8 Março, 2018 at 18:27
Por isso ganham sempre…
8 Março, 2018 at 10:16
Então quando diz que é raro o estudante que sai da universidade e começa logo a trabalhar é porque tem cunha, raro o processo numa camara ou entidade bancária que siga os trâmites e tempos normais sem pagar um almoço. Sabe o país onde vive.
“Eu não consigo muitas vezes levar as coisas em tempo útil sem pedir favores ou demonstrar alguma gratidão (como assim, hein, Rui? Explica lá isso…)”
Oh Rui… Que favores é que tu fizeste para escrever um livro para o Carnide…?
Sim, pq, no país em que vives, quem pede favores tb terá de os fazer…
Fica claro como o ” Sr” Braz leva a sua vida!!!
Obrigado, Rui!
8 Março, 2018 at 10:17
Isto é continuação do escrito acima ao crente (não sei bem em que).
8 Março, 2018 at 10:45
como raramente vejo esses programas ontem a fazer zapping apanhei essa, muito bom mesmo, este gajo não existe.
8 Março, 2018 at 10:32
Gostava de dar um conselho a RPB.
Antes de aparecer em público… Eh pá, oh Rui, ao menos escova os dentes e limpa os cantos da boca.
É feio aparecer assim como fizeste com o discurso de ontem.
QQ prostituta fina tem consciência disso.
Gostei da forma, ainda assim, como defendeu que os vouchers ou almoços, como quiseres chamar-lhe, servem para “mostrar alguma gratidão” pelos “favores” que TE prestam lá nas finanças ou nos bancos da tua vida!
Obrigado pelo esclarecimento sobre a tua vida, Rui. Não que houvessem muitas dúvidas…
Se esta merda não é uma bazucada na cabeça…? Mas pronto, tudo se desculpa pela… Paixão clubística, né, Rui??? Até corrupção! Só faltou o LFL a dissertar sobre a paixão do futebol.
Olha, Rui…
Por todos os lugares onde trabalhei, nunca tive de pedir cunhas… E posso dizer-te que nem precisei acabar o curso para começar a trabalhar. E nunca tive de limpar os cantos da boca…
8 Março, 2018 at 13:38
Bom comentário. 🙂