As sete maravilhas, Os sete pecados e os sete trabalhos de Jesus. As sete certezas e os sete erros dos discípulos.
No momento em que ao fim de três anos da entrada de Jorge Jesus no Sporting, nos preparamos para passar mais um ano sem sermos campeões e em que começa a haver alguma contestação ao treinador, que só não é maior porque de alguma forma ele está ancorado ao presidente, sendo que este, eleito e referendado por noventa por cento dos sócios estará imune a grandes movimentações. Gostaria de trazer para aqui a minha visão sobre este tema, sob a forma de sete maravilhas, erros e pecados tanto do treinador, Jesus, como dos discípulos, sócios.
JESUS
Maravilhas
1- Crescimento dos jogadores. Com a entrada de Jesus começou-se a ver no Sporting, um acrescentar no futebol de alguns jogadores, para níveis nunca antes alcançados, casos de Slimani, que usava tijolos em vez de chuteiras, de João Mário que ganhou intensidade, agora aparentemente perdida, de Adrien que tantas vezes foi criticado por não saber passar no momento correto e acabou campeão europeu a resolver um meio campo, de Gelson que passou de um extremo unidirecional, para um jogador de campo inteiro, um agitador que cada vez define melhor, de Rui Patrício que não sabia jogar com os pés e dava uma cólica intestinal ao estádio por cada vez que alguém lhe passava a bola, até se transformar num quase líbero em muitos jogos.
2- Valorização dos Jogadores. Nunca o Sporting tinha vendido tantos jogadores a tão elevado valor. É óbvio que existe agora uma direção que sabe negociar, que não vende jogadores para pagar a água e a eletricidade, mas sem ovos não se fazem omeletes, sem visibilidade não se vendem trutas, ainda por cima sem ajudas de comissionistas de
mendilhões.
3- Melhoria da equipa, taticamente e no modelo de Jogo. Desde a entrada de Jesus que o Sporting tem vindo a estabilizar o seu modelo de Jogo, com altos e baixos é certo, mas com cada vez melhor conhecimento por parte dos jogadores da forma de jogar estabelecendo um modelo que se for mantido a longo prazo pode transformar todas as
equipas do Sporting trazendo uma identificação e uma integração a quem entra, tal como acontece com outras grandes equipas europeias, tendo como exemplo máximo o Barcelona.
4- Aumento da Europeização do clube. Quem não se lembra do Sporting tremer cada vez que lhe surgia um tubarão europeu pela frente? Mesmo que no campeonato nacional pudéssemos estar a lutar pelo segundo lugar como no tempo de Paulo Bento, de cada vez que íamos á Europa, principalmente à Champions lá vinha a tremedeira e por vezes a cabazada. Desde a chegada do atual treinador que jogar olhos nos olhos com Real Madrid, Barcelona ou Juventus é condição normal, isso faz crescer a equipa e o clube. Esse sempre foi o lema desde a fundação. Grande entre os grandes da Europa.
5- Melhoria da equipa no contexto nacional. O Sporting durante muitos anos, nomeadamente desde a última vez que foi campeão, que verdadeiramente não lutava pelo primeiro lugar, retraindo-se claramente nos jogos contra os outros grandes, provavelmente os jogadores e treinadores assimilavam a subserviência assumida pelos dirigentes na época, onde se chegou ao ponto de presidentes do Sporting irem ver jogos dos adversários com cachecóis desses clubes.
6- Crença e apoio dos sócios e adeptos. Desde o tempo de Godinho Lopes onde atingimos os mínimos tanto em termos desportivos como em termos financeiros e de assistências, que com a entrada do presidente Bruno de Carvalho se tem vindo a verificar o aumento de assistências no estádio, atingindo as melhores medias com a entrada de Jorge Jesus.
7- Respeito dos adversários. Depois de anos e anos afastados do primeiro lugar e de alguns em que ficamos abaixo do terceiro, em que o Sporting era o grande que “fazia falta ser forte no campeonato “, mas que na prática não contava para nada e quando qualquer equipa que viesse jogar a Alvalade já se achava no direito de vir ganhar, com Jesus isso mudou. É um facto que se vê toda a gente contra o Sporting com mais motivação que têm para outros grandes, mas isso são contas de outros rosários, ou de outras malas. O respeito pelo Sporting é hoje uma realidade, que se deve
principalmente ao presidente e à sua direção, mas o facto de sermos hoje uma equipa sólida e bem estruturada deve-se ao treinador.
Pecados
Aquilo que são os principais erros e defeitos de Jesus.
1- Orgulho. Eu sou. Eu fiz. Eu previ. Eu sabia. São palavras utilizadas constantemente, mesmo quando os resultados não aconselhariam tal consideração.
2- Soberba. Um dos grandes problemas de Jesus é achar que está acima de tudo, mesmo por vezes do clube. Que as suas ideias são as mais válidas e que tudo e todos se têm de adaptar a elas. Isso cria-lhe alguns problemas como o de não conseguir adaptar o jogo aos jogadores que tem, o que o obriga a procurar sempre mais, na esperança de encontrar os ideais independentemente do custo.
3- Vaidade. Eu ganho, nos empatámos, eles perderam, é conhecida a sua incapacidade para não se achar o mais importante.
4- Cegueira. Incapacidade de ver aquilo que todos veem, quando se está mesmo a perceber que alguém não rende minimamente, caso Alan Ruiz, continua a apostar constantemente, no jogador ou a esperar pelos 60 minutos para fazer uma substituição que ao intervalo já seria tardia.
5- Menosprezo. Para Jesus todos aqueles que não lhe sirvam no momento ou que não tenham sido eleitos por si, são postos de lado, sem hipótese de revelação a não ser que não haja outra alternativa, ou se for necessário mostrar que tem razão, queimando-o num jogo.
6- Desconfiança. A sua falta de confiança naqueles que não fazem parte do “petit citcle” leva-o a andar até ao fim com os mesmos jogadores até ao ponto de rutura física e psicológica, só então recorre a outros ou procurando a entrada de novos elementos.
7- Teimosia. Quanto mais alguém pede para entrar mais vezes fica à porta. Mesmo quando se está mesmo à beira do precipício teima-se em dar um passo em frente. Quantas vezes se perderam pontos porque tem que jogar aquele jogador, mesmo fora do lugar e não se dá oportunidade a outro?
Trabalhos
Aquilo que Jesus ainda tem para fazer, ou que deve fazer se continuar no Sporting.
1- Melhorar o aproveitamento do plantel. Fixar de vez aqueles jogadores que servem para o plantel, obviamente na óptica do técnico e promover uma rotação do plantel de forma a não chegarmos aos momentos cruciais com a maioria completamente arrasada em termos físicos e psicológicos.
2- Promover a Academia e os jovens. Num clube formador como o Sporting, que para mais possui uma Academia de que se orgulha e que é considerada uma das melhores do mundo, deve ser condição obrigatória a promoção dos jovens daí provenientes. É claro que essa condição não se deve sobrepor à qualidade da equipa e ao seu rendimento tendo em vista os interesses desportivos do clube, mas deve levar à escolha muito seletiva das aquisições. Quanto melhor a equipa mais difícil será a entrada de um jovem isso nunca irá mudar, o que não deve acontecer é ser mais fácil
entrar no plantel para quem vem de fora em igualdade de qualidade.
3- Melhorar os índices motivacionais dos jogadores. O que é que pode fazer a diferença quando duas equipas equivalentes disputam um jogo? Quando os níveis físicos são similares, a motivação e o não cansaço psicológico podem fazer a diferença
4- Dar mais valor aos não titulares.
5- Melhorar as substituições
6- Falar menos e melhor
7- Ser campeão
DISCÍPULOS
Na relação que se cria num clube entre os que jogam e mandam e os que suportam e assistem, o papel dos adeptos tem relevo. Os aplausos, o apoio incondicional em casa e fora, são fatores de motivação, assim como os apupos e assobios ou a falta de publico, são motivo de desconforto e de desmotivação dos jogadores. Nesta relação biunívoca também existem certezas e erros. Tendo em conta a divisão que parece existir entre aqueles que querem a continuação de Jesus e aqueles que querem a sua crucificação, saída, sublinho aqui alguns dos pontos onde me parece que os sócios têm mais razão e aqueles onde me parece que estão a errar e sem lavar as minhas mãos, porque também tenho uma opção, cada qual valorizará mais o que quiser.
Certezas
1- Falhas nos momentos cruciais. É um Karma? Não se sabe, mas que é uma tendência é verdade, desde os otxenta e otxo de Madrid, aos jogos de mata mata do campeonato à dois anos com os lampiões em Alvalade ou mesmo este ano na Luz e nas Antas, a equipa retrai-se talvez por excesso de ansiedade que o treinador não sabe retirar da equipa.
2- Falta de capacidade de motivação. Talvez o maior defeito de Jesus, o excesso de autoridade, a obsessão pelo rigor tático, a falta de liberdade criativa dada aos jogadores com um constante chamar de atenção a partir do banco por vezes vexante, pode desmotivar mesmo os mais fortes psicologicamente.
3- Dificuldade em rodar o plantel. Equipas com grande rotina de jogo empolgantes, que em determinada altura parecem deixar de saber jogar, por cansaço físico e psicológico, até à rotura, então entram outros sem as mesmas rotinas, sem minutos de jogo e ansiosos por mostrar que têm valor mas mais sujeitos à falha e facilmente afectados por uma má prestação pessoal ou da equipa, este tem sido um dos grandes erros de Jesus.
4- Ego acima de tudo. As famosas conferencias de imprensa de JJ que todos os jornalistas e carvoeiros adoram. É só puxar-lhe pelo Ego que ele estende-se logo ao comprido, levando por vezes tudo à frente, jogadores que não conhecem o guião, que para eles é tudo chinês, que têm de nascer não sei quantas vezes.
5- Exigência continuada de novos jogadores. Este problema advém da incapacidade de adaptação de Jesus. Os jogadores que tenho têm de se adaptar ao meu sistema de jogo e nunca o contrário. Apesar de poder ser uma virtude, pois o obrigar um clube a ter sempre o mesmo modelo de jogo pode em caso de virtuosismo a levar à criação de grandes equipas, pode e será sempre no curto prazo uma dificuldade e irá fazer muitas vezes desperdiçar grandes jogadores, só porque não se enquadram no sistema de jogo.
6- Rebaixamento do clube. Vindo de uma realidade diferente daquela encontrada no Sporting, onde existia uma estrutura que sobressaia muito para lá de um clube de futebol e da verdade desportiva, onde era e é muito mais fácil ser campeão, poder jogar duro e até ter jogos maus sem que isso influa no rendimento final, bater na realidade é por vezes difícil e então comparar para pior a organização encontrada é muito fácil, principalmente quando ela não consegue encobrir os nossos erros.
7- Falta de oportunidades dadas a quem não está nas suas boas graças. Outra realidade sentida pelos adeptos. Quantos jogadores que todos achávamos que poderiam evoluir muito, definham por falta de oportunidades, enquanto outros aos quais não vemos grande futuro, e o tempo por vezes ajuíza bem, têm todas as oportunidades do mundo.
Erros
1- Erro de avaliação do treinador. Jorge Jesus é alguém que normalmente os jogadores gostam, sabem que os valoriza e por isso normalmente querem pertencer às suas equipas, ao contrário do que tenho visto comentar raramente tem perdido o balneário. Tem um feitio difícil? É verdade. É autoritário? Também! Mas todos reconhecem o seu valor e conhecimentos.
2- Instabilidade na equipa. O maior erro de quem defende a saída do treinador é esquecer que mudanças de técnico em jogadores que estão a trabalhar intensamente num modelo de Jogo, produz instabilidade que pode levar anos a recuperar, transformando uma mudança num vórtice de mudanças que apenas conduz para baixo.
3- Menosprezo do trabalho da equipa técnica. Outro erro, por vezes podemos achar que esta equipa técnica não entende o clube, não consegue desenvolver a equipa, quando apenas está a implantar um modelo e os modelos podem ou não dar resultado, mas demoram sempre a implantar, ainda mais quando são modelos complexos de grande rigor tático e de grande exigência física e psicológica, como são as equipas de Jesus.
4- Excesso de crença nos jovens. No mundo ideal a maior parte dos jovens provenientes da academia fariam parte do plantel e jogaríamos com onze Aurelios, mas para isso era necessário que só formássemos craques, mas todos sabemos que há poucas actividades mais competitivas que o futebol profissional. Quantos jovens começam todos os anos a praticar futebol? Quantos chegam a profissionais? E desses quantos terão capacidade para jogar no Sporting? Um, dois, três, por ano? Mais, para alguém entrar tem que alguém sair, quando há qualidade mais difícil é entrar, logo o aproveitamento pode melhorar, mas pouco.
5- Custo do treinador. Outro erro ao qual tenho assistido aqui na tasca é a crítica ao valor pago ao treinador. Independentemente de ser um valor bastante elevado, para o nosso campeonato, não temos a noção de quanto ganham os treinadores rivais e no mercado internacional não contrataríamos ninguém de qualidade por valores mais baixos atendendo também ao elevado nível de impostos existentes em Portugal. Um treinador que valoriza os jogadores e que pode trazer mais valias importantes não é forçosamente caro, um treinador que aporta conhecimento é uma mais valia para a estrutura presente e futura do clube, ao contrario de outros mais baratos, mas que aos quais o clube tem de ensinar muita coisa esses sim tornam-se caros. Foi recorrente no Sporting esse caso.
6- Falta de lançamento de jovens. Não têm sido poucos os jovens lançados por Jesus, não tantos como gostaríamos é verdade, por vezes têm sido dadas mais oportunidades a emprestados e a jogadores com pouca classe, também é verdade, mas continuamos a ser um clube com uma componente de formação muito grande.
7- O seguinte é sempre o melhor. Errado, nem sempre, por vezes quem depois de mim vier de mim fará maior, esse adagio tem muito de certo, pois temos sempre tendência a não valorizar o que temos e trocamos muitas vezes o certo pelo incerto, com os custos daí provenientes. A história do Sporting é rica nesse sentido.
Depois de analisados os prós e os contras, obviamente que cada um terá a sua opinião e ideias, mas uma coisa é certa, qualquer treinador ou jogador enquanto estiver no nosso clube, é o nosso treinador ou o nosso jogador e deve ser respeitado por isso, claro que mantendo o interesse e os valores do Sporting Clube de Portugal acima de tudo.
Será Deus? Será o diabo?
Será reconduzido ou crucificado?
Seremos discípulos, fariseus ou romanos?
Ou será apenas um bom treinador?
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
8 Março, 2018 at 10:40
Hoje vai ser um fartote de lugares comuns…
Começamos com o “adaptar jogadores X adaptar jogadores” e já vamos em liberdade de opinião…(ò J, sinceramente…)
Eu percebo que as pessoas gostam de dar o seu bitaite, um pilar da nosso sociedade, mas para mim a maior parte do que vejo aqui é uma indulgência: a malta presta-se ao prazer de comentar.
Eu tenho é pouca paciência para voltar a falar das mesmas coisas que se falam o tempo todo. O post é um apanhado da opinião geral; tudo isto já foi debatido vezes sem conta. As pessoas têm é memória selectiva ou ignoram as evidências que contrariam as suas idéias preconcebidas; faz parte.
Nada contra o falar-se do que se quer falar claro, mas como é óbvio no texto, as pessoas têm é um problema com a personalidade do JJ porque não é politicamente correcto (e, acho, tem mesmo um impedimento verbal clínico qualquer que os psicólogos terão nome para isso – portanto mais respeitinho pelos menos aptos por favor).
Depois qual é a necessidade de andarmos a analisar exclusivamente deste tópico quando temos várias frentes de ataque e neste momento é bastante mais interessante o que se passa com a corrupção no carnide.
Em relação da questões de futebol, então as críticas (como os elogios) são extremamente enviesadas pela atitude que acabei de referir.
Por isso venham de lá os dados: número médio de jogadores utilizados por jogo, disciminado por canteranos.
Altura da 1a, 2a e 3a substituição, discriminada por canteranos, resultado do jogo na altura da substituição e opções disponíveis no banco.
Todas as vezes que alguém fez este tipo de análise OBJECTIVA o que resultou foi na vacuolização destes mitos, do não apostar na cantera à cabeça.
Fala-se de baixa de qualidade exibicionismo. É verdade que não tem sido tão atractivo. É verdade que ganhamos à rasca enquanto os rivais dão cabazadas.
Mas também é verdade que temos mais jogos. É verdade que tivemos 4 competições à partida com objectivos claros em todas. JJ tem o cú apertado pelo presidente (outro mito…ou cartilha!) e por isso joga para pontuar e não para um futebol bonito.
Sabem quem jogava assim e ganhava à cagadinha que tão bem resultou? Pois, o adorado Leo Jardim.
8 Março, 2018 at 10:47
Eu não desgosto do Leo. Pelo contrário.
Agora, tb não me esqueço de como ganhavam os últimos jogos, quando se lhe chamava resultadista. Tudo tb consequência das circunstâncias, é certo. Mas alguém pode afirmar que seria diferente noutras condições? Será?
E do Léo eu gosto pq soube sempre estar à altura. Já outro, depois dele, armado em sonso, quis colocar-se acima de tudo e todos, até de quem o foi buscar.
8 Março, 2018 at 10:51
Eu tb gosto do Léo
8 Março, 2018 at 10:47
É isso, é só um problema de comunicação.
É o melhor do mundo e talvez de Portugal.
8 Março, 2018 at 10:52
A falar espanhol é do melhor
8 Março, 2018 at 13:20
Ele a falar espanhol é tão bom como o do outro lado da estrada (como fez questão de mostrar ao falar na existência/crença em bruxas). Os altifalantes para onde o JJ fala é que aparentemente têm uma capacidade de eco muito superior. O outro quando diz merda é que parece que está em salas acolchoadas.
8 Março, 2018 at 10:45
Não me quero alongar no tema JJ.
Prefiro esperar pelo final da época para então avaliar se tem condições para continuar.
Um beijinho às mulheres da Tasca e do Sporting !
8 Março, 2018 at 10:49
Leio as loas a JJ e penso: infelizmente, nos meus quase 40 anos, vi o SCP ser poucas vezes campeão, mas, curiosamente, nenhuma delas foi com o JJ ao leme.
Isto para dizer apenas que há alternativas para o sucesso.
Da mesma forma que não devemos rasgar as vestes quando sai um ou vários grandes jogadores do nosso plantel, também não há que fazer um drama da saída do JJ. O fuebol, tanto quanto me lembro, é um desporto de equipa e o sucesso é algo que ocorre devido à concorrência de vários factores internos e externos.
Quando olho para a NBA vejo essa capacidade por parte dos General Managers dos clubes para reconstruir um roster de raiz, libertando pesos mortos pagos a peso de ouro e apostando em jogadores em desenvolvimento que permitam a uma equipa ter sucesso no médio e longo prazo.
Quando olho para o nosso plantel e para JJ acho que, se ainda não chegámos, estamos a chegar ao fim de um ciclo já que temos um plantel caro para o retorno desportivo que temos obtido e, perante essa constatação, cumpre à direcção decidir se vale a pena manter a aposta nos mesmos jogadores-chave (que, a cada ano que passa, vão ficando mais velhos e quiçá acomodados) e no mesmo timoneiro, ou baralhar e voltar a dar.
No início do ano vaticinei a saída de JJ no final da temporada, quer em caso de sucesso, quer em caso de insucesso, mas já estive mais convencido disso. Penso que BdC vai manter a aposta em JJ no seu último ano de contrato e desconfio que JJ vai fazer uma época à imagem da primeira, onde secundarizará outas competições qeu não a Liga. Por mim, desde que não haja enxovalhos com equipas da Albânia ou parecidas, pode fazer sentido pois precisamos urgentemente de ser campeões.
8 Março, 2018 at 10:56
Devemos buscar o Inácio para ser campeões de novo?
Melhor… O Boloni?!
É que esses foram.
8 Março, 2018 at 11:12
Foi isso que conseguiste retirar do que escrevi?
8 Março, 2018 at 17:45
Quem começa um texto com “Leio as loas a JJ e…” é ai que me perdem.
A partir daí…
8 Março, 2018 at 18:50
Queres conversa.
Passa bem.
8 Março, 2018 at 11:53
E o Malcolm? ele escreve por aqui, tem conhecimento do tugão
8 Março, 2018 at 13:32
O Inácio ganhou uma taça da liga…quase tanto como o JJ!!
8 Março, 2018 at 15:01
Ouch!
8 Março, 2018 at 13:41
Discordo completamente.
Discordo que o plantel seja caro, acho que se tratam de investimentos APÓS termos tido retornos financeiros e que inverteram um ciclo que nos está a aproximar dos rivais e daí discordar também do fim de ciclo.
Acho que grande parte dos Sportinguistas ainda não percebeu o que fica “caro” no futebol é comprar jogadores por 1 ou 2 milhões que depois ninguém lhes pega.
O Sporting investiu muito em Dost? Investiu… investiu 10 depois de vender o que tinha lá por 30.
Investiu em Acuña e em B. Fernandes… Investiu… Investiu cerca de um Rafa qualquer desta vida depois de vender J. Mário e Adrien para aí por 60 milhões ou coisa parecida.
O que é que estes jogadores fizeram? Milhões com a pontuação na Champions, retorno nas bilheteiras, merchandising etc.
E quando saírem? Vão de graça? Ou é provável renderem mais do que o que custaram?
O plantel do Sporting está hoje bem mais perto dos rivais do que quando JJ entrou, mas não vamos esquecer que quando o Sporting entrou na barreira dos 10 milhões por jogador já os rivais andavam a comprar por 20.
Foi com JJ e Bruno de Carvalho que o Sporting passou de ficar a 12 pontos do título em Fevereiro para lutar olhos nos olhos com os rivais.
E se foram eles que nos aproximaram quando estávamos a anos-luz do topo terão que ser eles a dar o salto por cima agora que os estamos a igualar.
Para mim, este foi só o início do ciclo. Só gostava que os Sportinguistas o deixassem acabar.
8 Março, 2018 at 10:58
Ao ler o post chego à conclusão que Jorge Jesus é um grande treinador e não foi muito descrita a sua qualidade como técnico.
Se temos um técnico deste gabarito, porque razão é que não vamos ser campeões?
8 Março, 2018 at 11:00
E como hoje é o dia da Mulher, aqui fica um beijo para tudo o que é leoa.
8 Março, 2018 at 11:13
A sério? Não tens ouvido as noticias? Não tens vindo aqui à tasca ler as postas? Não tens visto os jogos?
CORRUPCÃO….. será que é preciso um desenho para perceberes porque não vamos ser campeões?
8 Março, 2018 at 11:17
E quem te diz que a Justiça não vai actuar? Se a Justiça actuar seremos campeões!
8 Março, 2018 at 11:03
Um treinador que teve as melhores condições dos últimos anos e não justificou ainda o investimento.
1ª época: o melhor período dos 3 anos até agora mas perdendo o título desperdiçando uma vantagem considerável revelando uma soberba e teimosa no seu expoente máximo.
2ª época: DESASTROSA, contratações falhadas, futebol medíocre.
3ª época : Título uma miragem, taça de Portugal muito difícil, liga Europa utopia, um caneco CTT conquistado a ferros.
Em 3 anos irá provavelmente ganhar 2 troféus menores.
Muito pouco
8 Março, 2018 at 11:09
Ai está a a sintese “perfeita” do que tem sido JJ até agora
8 Março, 2018 at 11:11
Na mouche
8 Março, 2018 at 13:54
“Síntese perfeita” e “na Mouche”?!?
Muito longe disso. É a conversa típica dos rivais sobre o Sporting e lá vamos nós atrás…
1ª época – Vamos acreditar na história da carochinha dos pasquins vermelhos de que foi a soberba que fez o Benfica ganhar 13 ou 14 jogos seguidos?!? A sério que vão nessa treta? O Sporting mais competente de SEMPRE no campeonato, perdeu o mesmo devido a soberba do treinador??
Só por aqui se percebe imediatamente que não há qualquer racionalidade neste comentários. Trata-se de puro ódio.
2ª época – Nada a apontar, totalmente verdade.
3ª época – A taça de Portugal está difícil, culpa do treinador??? É suposto ser fácil? Perdemos 1-0 no Dragão com 1 golo precedido de falta. Era suposto golearmos?
Liga europa – Utopia… Culpa do treinador???
CTT arrancado a ferros – Se fosse perdido a ferros, era vitória moral, era incompetência nos momentos chave, etc… Foi ganha… não conta porque é arrancada a ferros.
Título – Como eu gostava que o Sporting tivesse sido sempre tão exigente como tem sido com JJ. É uma miragem. Os Rivais estão muito fortes. Mais uma vez digo, o JJ só pode controlar a sua equipa. Se o Tondela faz 24 faltas contra o Sporting e come a relva e contra os Rivais faz 8 e estende a passadeira não devia ser culpa do JJ.
O Futebol deste ano tem sido pobre, isso sim. Mas a nível pontual tem sido outra vez dos mais competentes da história do Sporting.
É verdade que em 3 anos é pouco. Mas o Sporting está hoje mais perto do que estava quando JJ entrou.
Essa conversa dos 2 títulos em 3 anos é a conversa que os rivais aplicam ao Bruno de Carvalho aplicada por alguns Sportinguistas ao treinador.
Como Sportinguista acho lamentável.
Acho lamentável que estejamos a minar o que estamos a construir.
Basta ver que o plantel de hoje não é o de ha 3 anos e isso tem muito do mérito do treinador.
mas no final, não querem saber do processo.
8 Março, 2018 at 14:51
“Basta ver que o plantel de hoje não é o de ha 3 anos e isso tem muito do mérito do treinador.”
Merito? Chamo-lhe muito coisa, mas mérito nao e um delas.
“Como eu gostava que o Sporting tivesse sido sempre tão exigente como tem sido com JJ.”
Eu gostava era que o Sporting e os Sportinguistas tivessem sido tao benevolentes e pacientes com os outros treinadores.
8 Março, 2018 at 15:29
brunovl
Umas espécie de resposta…. que não diz nada.
Mas pegando apenas nos pontos que te interessaram referir e que também não sustentaste:
1 – Porque é que não chamas mérito? Achas que o Sporting tinha condições para ir buscar Dost, Acuna e Bruno Fernandes se não JJ não tivesse valorizado João Mário, Slimani, Adrien e Ruben Semedo como mais nenhum outro treinador valorizou no Sporting?
2 – Benevolentes e pacientes porquê? Porque depois da melhor época da história do Sporting e nível pontual não foi despedido numa época má?
Isso não se chama benevolência, chama-se senso comum.
Já agora… A que treinador te referes só para ter termo de comparação em vez de mandar postas para o ar?
8 Março, 2018 at 17:47
Queria benevolência com o Sonso!
Já ouvi falar desse tipo de pessoas… Diz que sofrem de qq coisa e que são de Estocolmo ou algo assim.
8 Março, 2018 at 18:57
Nao queria com nenhum em especial. Falo no geral.
Aí o sem palavra que comentou a seguir é que tem traumas com o Marco Silva
8 Março, 2018 at 19:28
Nas vendas o timing conta.
O Ruben semedo foi valorizado… se não tivesse sido (bem) vendido, hoje podia valer 1/3, como suplente do Coates e Mathieu, isto se não tivesse ido dentro.
Até o Djaló chegou a estar “valorizado”.
Depois há sempre os imensos casos dos que não valorizam. Um dia alguém se dará ao trabalho de meter aqui as muitas contratações dos últimos 5 anos, com preços, e se calhar as contas não batem certo com o que se pensa.
9 Março, 2018 at 12:09
Nuno
Claro que o timing conta, claro que o trabalho desde Presidente neste aspeto conta muito.
Mas nas 10 épocas anteriores (inclusive as mais recentes para não se falar em inflação) a JJ, podias escolher todos os timings do mundo que não ias vender ninguém por 30 ou 40 milhões como foram Slimani e João Mário.
Já o Adrien foi vendido depois do melhor timing e não deixou de ser super-valorizado pelo JJ.
8 Março, 2018 at 15:32
Tenho muitas duvidas que o plantel deste ano seja assim tão melhor do que o de há 2 anos…muitas mesmo. A ser melhor é pouco melhor…
8 Março, 2018 at 17:45
Isso!
Como há pessoas que conseguem ver o mundo de pernas para o ar…
8 Março, 2018 at 18:30
Na 1ª época salvou-se o bom campeonato porque no resto foi a pobreza franciscana das outras 2 épocas…
Mas esta época ainda não acabou!
Acho que devemos esperar pelo fim para fazer o balanço. Até porque acho que ele sabe que tendo perdido o campeonato tem o BdC à perna se não ganhar a Liga Europa!
8 Março, 2018 at 11:08
“Começamos com o “adaptar jogadores X adaptar jogadores” e já vamos em liberdade de opinião…(ò J, sinceramente…)”.
Estou banzado com a tão eloquente dissertação que se seguiu a esta sua citação!
Gostei particularmente dos lugares comuns…
Reduzo-me à minha insignificância perante um tão douto escriba.
Quer mais, ou é apenas uma questão de “indulgência” da minha parte?
E depois eu é que escrevo “redondinho”, não é?
Vamos por partes, você não engraça comigo, certo? Está no seu direito.
Eu tenho que engraçar consigo e com o treinador que colocou o Sporting nos píncaros?…
Senhor, o meu Clube é o Sporting Clube de Portugal, não é o
JJ futebol clube.
Não me lê aqui a desancar no treinador, mas um empregado do meu Clube, que é isso que ele é, nada mais, não tem senão que o servir o melhor que pode, não substimá-lo como faz constantemente.
Se você gosta, eu não. O meu comentário é irônico, o seu é aquilo a que se chama uma mão cheia de coisa nenhuma, ou seja, um lugar comum…
Ó P, francamente…
8 Março, 2018 at 15:00
Você é que mandou uma boquinha logo a abrir. Se me quer responder que faça directamente.
Você tem todo o direito de malhar no JJ como eu de achar que está discussão está mais que gasta e é uma estupidez nesta altura do campeonato.
Porque parte do pressuposto que como não ganhamos o campeonato então toca a despachar o treinador. Isto é uma estupidez, como se jogássemos sozinhos e não houvesse uma porrada de factores que influenciam o campeonato. Porqueo odeiam e porque há essa mentalidade resultadista de vista curta que tantos resultados deu. E eu como gosto pouco de gerir alguma coisa com as emoções, reitero que esta discussão é uma estupidez.
8 Março, 2018 at 11:10
Comentário dirigido, obviamente, ao Portugueezza.
8 Março, 2018 at 15:11
E só para acabar. Não tenho nada contra si nem ninguém, nem guardo rancores. Tanto mando alguém para um sítio como no dia a seguir concordo com uma opinião.
Que se acabe com essa conversa de colar restrições à liberdade de expressão ou pensamento alguém achar que não é a altura ou certos assuntos não são importantes quando há outros a debater na actualidade sportinguista ou do futebol. Você é fez essa ligação sobre o meu primeiro comentário.
Toda a gente pode dizer os disparates que quiser aqui portanto isso nunca está em causa.
Mas contra a mentira e a ignorância só a verdade dos factos e a análise equilibrada.
8 Março, 2018 at 16:21
“Para mim JJ tem contrato e é para cumprir e acabou-se a conversa.”
A minha “boquinha” tem a ver com o tom deveras “democrático” desta sua frase. Como se fosse você a determinar o princípio e o fim de um tema!
Já sei que você é muito intransigente e depois indulgente (sem aspas agora). Varia de humor consoante lhe convém…
“Mas contra a mentira e a ignorância só a verdade dos factos e a análise equilibrada.”
Como?!
Passe bem, cresça um pouco mais.
9 Março, 2018 at 9:12
NÃO RESISTI!!!
“Não era pénalti. O Montero perde a bola porque lhe vai ao joelho e manda-se para o chão.”
“Mas contra a mentira e a ignorância só a verdade dos factos e a análise equilibrada.”
AHAHAHAHAHAAH!!!
Chama-se “beber do próprio veneno”…
“Cá se fazem… cá se pagam”! (Por vezes, demora, outras, é mesmo célere…)
Cresça…
“Acabou-se a conversa”…
Eu enfiava-me num buraco…
8 Março, 2018 at 11:15
Um aparte…. as investigacões comecam a revelar o puzzle, que já sabiamos existir mas onde nos faltavam as provas:
http://tribunaexpresso.pt/revista-de-imprensa/2018-03-08-Caso-e-toupeira.-Escutas-apontam-conspiracao-contra-FC-Porto-e-Sporting-diz-o-JN
8 Março, 2018 at 11:15
Um bom resumo do bom e do mau de JJ. Para mim é um grande treinador que mudou (nisso ele tem razão) todo o panorama tático da primeira liga. Todos hoje tem modelos que são inspirados no dele, agora acho é que ele precisa de voltar a criar e reinventar-se pois os outros pegaram nas ideias deles e moldaram com outras (Guardiola, Sarri) que têm levado o futebol ao seu estado moderno. O nível igualou-se e são agora pequenos pormenores que fazem a diferença.
O que eu não gosto de Jesus – e preferia por isso ter por exemplo o Paulo Fonseca ou mesmo o perdido Vítor Pereira (que sempre se conseguiu impor ao Jesus cá em Portugal) – é o não escolher o melhor jogador (mais técnico, mais capaz de ter a bola mais criativo com melhor decisão) em todas as posições antes têm o estigma do perfil físico. Eu prefiro os Guardiolas desta vida que desde o Guarda -redes ao Ponta de lança escolhem o jogador mais capaz de ter a bola e o que cria mais mesmo que seja mais pequeno e mais fraco.
É esse o meu grande desacordo com o JJ, sendo essa a génese de tanto jogador escolhido por ele que eu não escolheria e de alguns outros que podiam ser tão mais aproveitados não fosse essa ideia que ele tem.
8 Março, 2018 at 11:43
Tenho uma segunda coisinha de que não gosto no modelo do JJ – a falta de controlo em organização defensiva. JJ prefere sempre apertar com os médios e avançados abrindo nalgumas situações algum espaço entre linhas média e defensiva. Na luz (desde o nosso golo nunca percebeu que o SLB estava consecutivamente a bater a pressão e a chegar ao tal espaço que é díficil não se abrir quando se aperta tanto na frente) e no Bonfim (nos descontos e a vencer estar a apertar na frente com a linha defensiva no meio (ainda por cima com um controlo de profundidade péssimo) campo é de loucos)
8 Março, 2018 at 15:17
Ou seja, os médios devem defender posicionalmente para não deixar espaço entre linhas?
Parece-me que é isso que fazem geralmente. Quem cobre imenso, e era essa a pecha no ano passado, são os dois alas neste ano. Evolução do Gelson e contratação de Acuña para defender desse modo, e razão pela qual tipos como Matheus e Iuri não terão tido lugar
8 Março, 2018 at 11:19
JJ no Sporting
– Maior ordenado de sempre pago a um treinador do Sporting
– Maior investimento de sempre feito num plantel
– Uma epoca boa, duas más
– Dois títulos.
– Discurso centrado no Eu.
– Excepção quando não ganha, aí já não fala dele
– Rebaixamento do Clube desde o dia da apresentação
– Jogadores desgastados e uma deficiente gestão do plantel
– Preferência por contratar jogadores de nivel semelhante ou inferior aos que existem na Academia
8 Março, 2018 at 11:31
Fods.se até quemfim alguém lucido
8 Março, 2018 at 12:03
és um rabolho croquetico
8 Março, 2018 at 12:27
Até que enfim um comentário de merda…. tava dificil.
– Maior ordenado de sempre pago a um treinador do Sporting -> certo, e? O RP e WC tb ganham o que nunca nenhum jogador ganhou no Sporting.
– Maior investimento de sempre feito num plantel -> e sem o JJ não haveria investimento no plantel… andavamos a jogar com jogadores emprestados
– Uma epoca boa, duas más -> uma epoca boa, uma má e uma muito boa
– Dois títulos. -> fora os que ainda faltam
– Discurso centrado no Eu. -> claro, havia de ser centrado em quem, no Jubas?
– Excepção quando não ganha, aí já não fala dele -> é normal que assim seja, ele tenta que a equipa ganhe mas ele não está dentro de campo para meter o Bryan Ruiz a acertar na puta da bola que nos daria o titulo mas ele quase que salta lá para dentro
– Rebaixamento do Clube desde o dia da apresentação -> verdade, dizer que o clube tem de voltar a ser grande foi uma merda… devia ter dito “eu não prometo ganhar nada, mas logo se vê o que se arranja”
– Jogadores desgastados e uma deficiente gestão do plantel -> claro, e os montes de jogos que a equipa faz nada tem a ver com isso, só esta epoca já temos mais jogos que na epoca transacta
– Preferência por contratar jogadores de nivel semelhante ou inferior aos que existem na Academia -> são tantos os talentos na Academia que não sabes dizer o nome de dois jogadores que sejam melhores que os que temos…. espera, deve ser o Iuri Medeiros que era muita bom mas este ano teve a oportunidade e não fez nada…. a culpa é do JJ que não apostou nele, o Rafael Leão, ou o Ronaldo Tavares, etc…. realmente ele não aposta na Academia, é mesmo malvado.
8 Março, 2018 at 12:33
E o meu comentario e que foi de merda…Devias ler o que escreves
8 Março, 2018 at 12:36
Aparece em Alvalade e apoia!!
Tu a mim não me enganas!!!
És um rabolho (é assim a nova moda, certo?) cartilhado!! 🙂
8 Março, 2018 at 17:51
Ele sabe escrever mas depois entender é mais complicado…
8 Março, 2018 at 12:42
– comparar ordenado de jogadores com treinador. Excelente. Por mim tanto RP como William ganhavam mais que o JJ. O RP da n vezes mais ao Clube que o JJ
-investimento no plantel sem JJ, basta comparar com outros anos.
– uma epoca boa, uma ma e outra muito boa. Tou a ver que te contentas com muito pouco.
– discurso devia ser centrado no Clube e na Equipa, conceitos estranhos a JJ
– Culpar Bryan pelo insucesso e mais fácil que culpar JJ
– dizer que agora passam a haver 3 candidatos ao titulo foi cagar de alto no Sporting e na sua Historia. Mas para ti e na boa
– Montes de jogos que a equipa fez, dai existir a necessidade de rotação. Mas quando vais para a taça contra equipas de divisões abaixo e jogas com o 11 titular, ta demonstrada a boa rotação do plantel
– Matheus, Geraldes, Domingos Duarte e Iuri. Melhores que Petro, Douglas, Ruben Ribeiro, Bruno Cesar.
Quanto ao resto, gosto de te ver defender mais o JJ que o Sporting. Fica bonito
8 Março, 2018 at 18:39
O Bruno César é um jogador super util no plantel.
Não percebo esta aversão ao homem.
O Iuri para saber de futebol o que sabe o bruno César precisa de comer muita sopa. Falta-lhe muito isso. E alguma cabeça. O resto tem lá tudo…
8 Março, 2018 at 17:50
Bom resumo!
Mas falta aí um grande defeito dele que é, normalmente, mexer tarde e mal na equipa!
Depois tem o lado bom, que penso que todos lhe reconhecem, inclusive quem não quer que continue.
O grande problema nestes debates sobre o JJ é que os adeptos do JJFC não lhe reconhecem grandes defeitos nem têm em consideração que o clube deu-lhe TUDO o que foi possível dar e que isso foi IMENSAMENTE MAIS do que se deu a qualquer outro treinador!
Muitos dos adeptos do JJFC acham que o Sporting é hoje o que é por causa do JJ. Uma injustiça para a actual Direcção e uma falácia do tamanho do mundo!
8 Março, 2018 at 11:21
Gostei muito desta reflexão.
Concordo com grande parte do que é descrito, embora exista um ou outro aspecto que considero serem ideias pré-concebidas e dos quais não concordo.
Agradeço ao Leorodri o tempo que teve a preparar este petisco e pela seriedade em apontar os aspectos negativos, sem se focar em questões secundárias como o vencimento.
8 Março, 2018 at 11:25
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, os meus agradecimentos ao Caro leorodri, pelo post. Apesar de não concordar com bastante do que foi escrito, é elementar salientar o trabalho e pensamento postos no post.
Dois primeiros pensamentos:
1- É muito cedo para se estar a falar do treinador, como se alguma decisão tenha que ser tomada.
A época ainda não acabou. O campeonato (ou pelo menos a luta pelo título) sim.
2- Na avaliação de um treinador, tem que se tomar em conta o contexto.
A título de exemplo, não sei até que ponto, no que toca a contratações, o nosso treinador é “soberano”. O nosso “mercado de inverno” foi ditado pelo treinador? Pela Direcção?
Ó contexto envolve, também, o investimento na equipe (inclui equipe técnica).
Dito isto,
Para mim, o que conta são os objectivos (desde que razoáveis, claro!) e a sua obtenção… ou não.
E, quanto a isto, não vamos estar com “tretas”: contrariamente às contratações de Leonardo Jardim e Marco Silva, o Jorge Jesus foi contratado para ser campeão. Ponto final. Não há cá “valorização de jogadores”, ou “aproximação aos nossos adversários”, ou o “diabo-a-quatro”. Foi para ser campeão e mais nada.
(Quanto a isto estou à vontade, porque fui um dos que aqui defendeu que, se Marco Silva não “ganhasse” a Taça de Portugal (quando estava escalada a final contra o Braga) depois do campeonato fraco que fizemos, não reunia condições para continuar.)
Passados 3 anos não vamos ser campeões. De salientar (como outro Caro Tasqueiro já o fez) o nosso Presidente publicamente pretender o campeonato ESTE ANO.
Nestes três anos deu-se “tudo” ao Treinador: não só um poder inaudito dentro da Estrutura (afastamento de Inácio, contratação de OMachado, discurso(s) perfeitamente atentatório(s) contra o nosso Clube) como um fortíssimo investimento (esta época então o mesmo é inaudito).
Não sendo campeões, o objectivo não foi conseguido. Pelo terceiro ano consecutivo.
Jorge Jesus não está inserido em qualquer “projecto” sustentado quanto ao futebol do SCP. Não há qualquer pensamento a “médio” ou “longo” prazo. É para vencer já.
E isso não aconteceu.
Por último: alguns treinadores que foram campeões em Portugal: Jaime Pacheco, Jesualdo Ferreira, António Oliveira, Inácio, Boloni, Victor Pereira, Rui Vitória. Não, não é necessário termos o Guardiola para sermos campeões.
SL
8 Março, 2018 at 11:35
É isto mesmo
8 Março, 2018 at 11:26
Esquecemo-nos todos facilmente que:
1. Quando Jesus chegou ao Sporting vínhamos já de 14 anos sem ganhar títulos
2. Que dispúnhamos de jogadores bons (da nossa formação) e assim, assim, adquiridos por tuta e meia.
3. O Sporting tinha de pagar a quem devia dinheiro:
A) A trabalhadores que tinham ordenados em atraso
B) a Fornecedores que pediam o pagamento de facturas vencidas na idade da pedra
C) A jogadores a quem, entre salários e complementos se devia uma pipa de massa.
4. Que vários agentes de jogadores eram nossos credores também por valores que, para a época eram avultados.
5. porco e gatunos estavam mais fracos e não acreditavam, ainda que, o Sporting tinha renascido das cinzas.
6. Mais importante que tudo o que deixei escrito acima e que hoje tem de ser olhado como um facto inquestionável, à luz dos acontecimentos fora das quatro linhas, se o benfica não roubasse campeonatos e troféus como rouba, já teríamos sido Campeões com Jorge Jesus.
Consequentemente, o nosso caminho passa necessariamente por Jorge Jesus e constitui grave injustiça não o reconhecer. Ainda havemos de ser Campeões com JJ à frente da nossa equipe técnica mas, só a introdução do video-árbitro enquanto sistema de refreamento da gatunagem do apito, como pudemos constatar esta época, não chega. Há que ir mais além, fora das 4 linhas. É preciso acabar com este CD da FPF; pôr lá gente séria, fritar o polvo já não em lume brando e espetar com o benfica na Segunda Divisão, no mínimo.
Quanto a JJ e à opinião que tenho dele, sou insuspeito. Se houve alguém que o criticou à chegada do ponto de vista do carácter, fui eu. Se havia gente que o não queria no Sporting, eu fazia parte desse grupo. Jamais esquecerei o “limpinho, limpinho” no final do roubo dos penalties pelo boi Capela e continuo a não compreender como é que um “Sportinguista” mesmo que no âmbito profissional esteja a trabalhar no benfica pode ser tão hipócrita que diga da boca para fora uma tamanha desonestidade intelectual e tamanha hipocrisia.
Apesar de não esquecer, já perdoei ao JJ e penso que, tudo o que ele tem feito no Sporting e pelo Sporting já foi mais que suficiente para o redimir dessa e de outras.
Por outro lado, no momento de GERRA que atravessamos, tecer comentários azedos acerca de JJ é dar o ouro ao bandido e deixar que se convença que, apesar de tudo nos conseguirão dividir.
Ainda que se compreendam alguns dos juízos feitos, não acho que seja o momento de os colocar sobre a mesa. Eu não me esqueço que só perdemos o campeonato passado e este que está em curso por termos sido roubados ou achamos que a nossa equipe não é capaz de vencer o Porto, o Estoril, etc.etc.. Penalties por assinalar a nosso favor são aos magotes. Golos anulados, também. Nomeações de árbitros como o cabrão do Soares Dias, do Martins, do Mota Vermelha, do Veríssimo, do camarada Vasco para o VAR e tantos outros padres e chantageados dos e-mails ao longo da época são coisas que me deixam atónito. A culpa não é do JJ, É DO LUÍS FILIPE VIEIRA e do ESTADO LAMPIÂMICO.
8 Março, 2018 at 11:38
Vinhamos sem ganhar títulos à 14 anos????
Foda se tinha acabado de entrar no museu o caneco da taça e tinha somente umplantel com meia equipa campeã da Europa.
Ele ha cada comentário!!!!
8 Março, 2018 at 11:39
Diz que “Eu não me esqueço que só perdemos o campeonato passado e este que está em curso por termos sido roubados”
Antes já tinha dito que “se o benfica não roubasse campeonatos e troféus como rouba, já teríamos sido Campeões com Jorge Jesus”. Imagino que se referisse ao primeiro, e mais óbvio, ano de jj.
Depreendo que considere que, sem interferência dos árbitros, fosse este o ano do nosso tricampeonato.
A pergunta que me assalta é a seguinte:
Também acha que no ano de Jardim teríamos sido campeões, se não fosse a roubalheira?
Também acha que no ano de marco silva, não obstante termos ficado em terceiro (tal como no ano passado em que, ficando-o, acha que só não fomos campeões por gamanço), teríamos sido campeões, se não fosse a roubalheira?
8 Março, 2018 at 11:43
Meu amigo, tudo é válido para desculpabilizar JJ.
Continuo a ser do Sporting Clube de Portugal. Apenas.
E isso enche-me de orgulho. Mesmo com poucos títulos no futebol.
SL
8 Março, 2018 at 11:48
Ó meu amigo. Se é verdade que, sem títulos, muitos de nós (a maioria, creio) continuaríamos a ser do Sporting, não é menos verdade que continuamos a ganhar títulos no futebol. Futebol feminino é tão futebol como o masculino!
Abraço
8 Março, 2018 at 12:39
Pois é, a nossa mentalidade ainda está só formatada para o masculino, penitencio-me.
Mas já agora acrescento algo que me fará, provavelmente, alvo de alguns “piropos”: ontem um dos meus pensamentos ao levantar-me, foi para o jogo da selecção frente à Austrália, hoje
o jogo de logo está a passar-me um pouco ao lado…
E, parafraseando um lampião da nossa praça, alvo do “carinho” do Monchique “e não digo mais nada”…
Um abraço também.
8 Março, 2018 at 11:58
“1. Quando Jesus chegou ao Sporting vínhamos já de 14 anos sem ganhar títulos”
Uma pessoa pára logo no ponto 1. 🙂
8 Março, 2018 at 12:18
“Esquecemo-nos todos facilmente que:
1. Quando Jesus chegou ao Sporting vínhamos já de 14 anos sem ganhar títulos”
Vinhamos???
Eu ia jurar que no ultimo jogo do Sporting sem JJ….. estive no Jamor a ver o Sporting ganhar a Taça de Portugal!
Mas se calhar estou a fazer confusão!
P.S. Portugueza anda cá dizer que eu me foco em pormenores irrelevantes….:)
8 Março, 2018 at 12:31
Disseste tudo!
8 Março, 2018 at 11:28
Todos sabemos de que massa é feita o “cerbro”, ainda que ultimamente me tenha surpreendido ao reconhecer erros na sua leitura dos acontecimentos (Lesão do Dost) e ao alterar a estratégia de jogo para esta época sem alterar o sistema (era demasiado exposto a contra-ataques). Aos poucos demonstra algumas mudanças, ainda poucas.
A bazófia nunca irá desaparecer, o bairrista é mesmo assim.
Com a experiência que tem penso que ainda tem erros de principiante, falta-lhe capacidade de ouvir a opinião e rever as decisões menos boas.
Parece-me que os beneficios da sua presença são claramente superiores aos seus erros.
Não nos podemos esquecer dos defeitos, assim como também não nos podemos esquecer das forças que se reunem todos os dias para atrapalhar o trabalho do nosso clube, com isto quero lembrar que no primeiro ano de Jesus os reais campeões fomos nós.
SL
PS: nesta fase deviamos era estar a massacrar os corruptos e não o nosso treinador que ainda tem muito a disputar, sinto muita gente a desistir já de tudo.
8 Março, 2018 at 11:54
Bom dia,
em relação ao post , a JJ , a minha opinião é que temos que começar a descomplicar , no final da época terá de se fazer um balanço e como qualquer treinador em qualquer parte com resultados/titulos siga sem resultados/titulos á que mudar .
8 Março, 2018 at 12:10
Se fosse “eu a mandar” aqui no “Tasco”…
“Proibiria” que os avisos colocados no placard…tivessem mais do que 2 palavras…
“Bebo…pago…!”
Ou seja os post’s “nunca deveria ter mais do que duas palavras…: a 1ª e a última…! ”
É que há por aqui muito amigo que nunca (ou raramente) lê mais do que a 1ª e a última palavra do texto…
Mas depois (para mal dos “nossos pecados”…)
“Comentam”, comentam (santa “liberdade”…que tudo permite…), comentam…”inventam”…”pintam cenários”…(às vezes até vão ao caixote do lixo e “sacam” de lá tudo o que possa “ser usado como agressão verbal…ou ofensa…” )…
E muitas vezes…até “se esquecem” de gritar bem alto…: SPOOORTING…!!
O “raio destas depressões atmosféricas…vinda de além dos Açores…”
Sporting Sempre…!!
SL
8 Março, 2018 at 12:19
Este é daqueles de irem directamente para a reciclagem. NEXT
8 Março, 2018 at 12:29
E hoje joga o SPORTING…
8 Março, 2018 at 12:37
OFF:
Para a eternidade
https://oartistadodia.blogspot.pt/2018/03/recital-braz.html
8 Março, 2018 at 16:02
O Mestre e o Mister são O jornalismo desportivo em Portugal…
8 Março, 2018 at 12:47
Acho que vou meter este post nos meus favoritos…. para quando o Bruno Carvalho meter o JJ a andar….. ver o que os adeptos do Sporting JJ vão escrever.
E tenho essa curiosidade porque salvo raríssimas excepções os adeptos do Sporting JJ são igualmente adeptos do Sporting Bruno de Carvalho.
8 Março, 2018 at 12:51
Quando BdC deixar sair JJ, tudo o que for ortopedista vai ficar rico. Vão ser só espinhas e colunas a dobrar
8 Março, 2018 at 14:09
Vou achar mal, como achei mal o LJ, como achei mal o MS (não sei se estão nos teus favoritos, esses posts), como acharia mal a saída de qualquer bom Treinador, até saber que um pelo menos tão bom o viria substituir (o que felizmente se veio a verificar).
Chama-se coerência.
Não é ser adepto do Sporting Bruno de Carvalho. É ser Sportinguista, e contente por aquele que foi sufragado (2 vezes) com 90% dos votos estar a ser bem sucedido, em prol do Clube.
Chama-se gratidão.
8 Março, 2018 at 14:22
Essa memória anda a falhar….
Depois deo De Bruyne….
“sufragado (2 vezes) com 90% dos votos ”
E eu a pensar que na 1ª vez que ganhou…. teve menos de 60%….. contra o couceiro.
Chama-se VERDADE….. mas isso para ti é um conceito “estranho” 🙂
8 Março, 2018 at 14:41
A 1ª foi com ~60%
As 2ª e 3ª foi com ~90%
Chama-se amnésia.
8 Março, 2018 at 14:46
Mais um confronto com a verdade!
Bruno de Carvalho foi a eleições 3 vezes, mas só “ganhou as ultimas 2 vezes”!
Na 1ª —> ganhou, mas com o “churrasquinho” fizeram-no perder
Na 2ª –> ganhou contra o couceiro tendo cerca de 60 % dos votos
Na 3ª –> ganhou com 86% (quase 90%) contra o pmr.
A que tu chamas 3ª…. não foi nenhuma eleição! Foi uma assembleia geral em que o Presidente pediu um voto de confiança, mas em que só votaram os sócios presentes no Pavilhão.
Só para teres noção…. nas Eleições votaram 4 vezes mais Sócios!!
Mas pronto…. está mais que visto que tu tens dificuldade em ser factual 🙂
8 Março, 2018 at 17:13
Tortura as factos socorrendo-te de conceitos fúteis, mas já percebi que sabes que meteste água… 🙂
8 Março, 2018 at 17:17
Epah….. vai-te ver aos espelhos!
Conceitos futeis…o De bruyne poupado ontem ou o Bruno “só” ter vencido 2 eleições… e só numa delas próximo de 90 %?
Estás mais que apresentado!! Não passas de um aldrabão igual ao tadeu, sendo que a única diferença é que tu escreves melhor português
8 Março, 2018 at 19:18
su·fra·gar – Conjugar
(latim suffrago, -are, votar por, aprovar)
verbo transitivo
1. Fazer sufrágios por.
2. Comemorar com orações ou sufrágios.
3. Aprovar, favorecer, apoiar com o seu voto.
Ninguém falou em eleições. Falou-se em sufrágio: aprovação pelo voto. Os dois últimos com ~90% dos votos a favor de BdC.
Mentiroso! 😉
8 Março, 2018 at 12:55
Podence, João Mário, Rafael Leão, Palhinha são o quê? Todos apostas do JJ da academia, uns mais outros menos mas a verdade é que lá estão.
JJ poderá ter culpa em alguns jogos mas a todos sabemos a principal razão do SCP não ser campeão, e nem vale a pena dissertar sobre o assunto.
8 Março, 2018 at 13:10
Palhinha????mas costumas pensar anyes de escrever????
Palhinha jj é o responsável pla estagnação do jogador.
Em epoca e meia tem mesmo qnts minutos em jogos oficiais???
O matheus,o geraldes,tmb mandam cumprimentos.
Joao mario aposta de jj???é so rir, ha com cada comentário.
8 Março, 2018 at 14:50
Rir? Então depois de ler o teu…nem sei o que dizer.
8 Março, 2018 at 13:53
João Mário?
O que fez mais de 40 jogos na ultima época do Jesus no….. benfica.
8 Março, 2018 at 13:57
O João Mário já era titular antes do Sporting chegar!
As merdas que se escrevem aqui!
Até já li que o Patrício é o que é, com 10 anos de titular da nossa baliza, por causa do JJ – será que nem interessa ser o Nelson que o treina?
O Palhinha é aposta? Foda-se! Quantos jogos tem o Palhinha em 2 épocas no Sporting? Chegam aos 10?
O Rafael Leão é aposta… igual ao Cavaleiro, igual ao Clésio, igual ao Zé Golo… Joga quando não há mais ninguém.
Apostas do Jesus foram o Semedo e o Gelson. Nem o Matheus se pode realmente considerar aposta do Jesus. Nem o Iuri.
O Iuri fazia pior que o Alan? Que o Campbell? Que o Markovic? Que o Bryan? Que o Rúben Ribeiro? Nunca saberemos. Mas gastámos 14M€ para ter cá esses gajos quando tínhamos o Iuri na rampa de lançamento… Olha, lá se foi a venda do Semedo…
8 Março, 2018 at 13:59
“O João Mário já era titular do Sporting antes do Jesus chegar!”
8 Março, 2018 at 14:51
Haaa.. e eu a pensar que quem era titular era o Carillo?!
Pois é….
8 Março, 2018 at 15:01
Mas tu não te fartas de dizer merda??
Carrillo E João Mário eram “titulares”
Do meio campo para a frente era esta a equipa tipo
Jogavas com Slimani na frente e com 2 extremos (Carrillo e Nani) e no meio joagavas com William / Adrien / João Mário
8 Março, 2018 at 19:00
Oh amigo! A merda parece que não descola da ponta dos teus dedos. Vê lá como escreves que não estou para aturar a tua retórica.
9 Março, 2018 at 0:13
O João Mário era tão titular como o Carrillo. Ambos jogavam regularmente.
Com o Jesus é que era o Carrillo e mais 10… 🙂 Ele até disse que ia fazer dele um jogador de classe mundial – e eu até acredito que faria, se o Carrillo não fosse o burro que é! Um gajo como o Carrillo, com uma boa cabeça, faz-se craque num ano ou dois!
8 Março, 2018 at 14:52
Falas em merda escrita por aqui e não olhas para o teu.
8 Março, 2018 at 13:11
Não tenho muito a comentar sobre o post do LeoRodri, deu a sua opinião sobre um tema já mais que batido aqui na tasca, no entanto acho bem que se discuta o treinador…como também se discuta a realidade do futebol Português, as duas fazem parte da vida do Sporting, para o bem como para o mal.
Na parte da personalidade, é algo que já venho aqui escrevendo…JJ, não ira mudar, por muito que nos/vos custe.
Não me parece justo pedir a um rapaz de 60 e poucos anos, mudar a sua “maneira” de ser, mas acham isso possível? Ainda para mais alguém com uma carreira tão longa e construída lá de baixo.
Se gostaria de ver outra personalidade em JJ? Claro que sim, no entanto não é algo que eu ao avaliar o trabalho, vá ter grande peso.
O que eu vou avaliar? Simples, resultados.
Balanço? No campeonato em 3 anos, é um fracasso, ficar fora da luta em Janeiro e depois em Março, não pode haver outra avaliação.
Na Europa, não á muito a fazer, enquanto andamos no pote 3/4, vai ser difícil ambicionar os 8º’s de final da Champions, até lá vamos ficando com vitórias morais, é o que dá para fazer.
Este ano finalmente estamos a fazer uma Liga Europa até ao momento de bom nível, em principio com maior ou menor dificuldade estamos presentes, nos 4º’s de final.
Taças? Só contando este ano, ganhou a Taça da Liga e á hipótese de marcar presença no Jamor.
Valorização dos jogadores? Faz aquilo que já fazia no Benfica, mas é engraçado é que os que “ele” contrata não se nota grande evolução…é mais os que já lá estavam antes dele, David Luiz, Di Mária, Adrien, J.Mário, Slimani e por ai vai.
Se isto tudo compensa os 6M? Não, é um valor absurdo para o mercado PT, seja ele JJ ou outro qualquer que venha no futuro.
Não á um resultado desportivo em Portugal que compense esse valor.
Estamos a falar do melhor treinador em Portugal…não um dos melhores do Mundo.
E é ver a lista dos mais bem pagos, por exemplo o Conte ganha 7/8 M por ano, no mercado como o Inglês…agora comparem com JJ.
8 Março, 2018 at 13:49
Não vou opinar sobre o JJ mas simplesmente deixar aqui uma opinião sobre o que me preocupa há uns tempos e ainda não vi ninguém falar.
Com o que alguns falam aqui do JJ, e toda a sua qualidade, quase a tocar um qualquer Guardiola, o que vai ser do Sporting quando ele sair? Que será do nosso clube se nem ganharmos a Taça de Portugal, nem ganharmos a Liga Europa e o Bruno de Carvalho prescindir dos seus serviços?
Ficaremos para sempre afastados, definitivamente, dos títulos?
Não voltaremos a ganhar a Taça da Liga? Ou a Supertaça?
Não venderemos mais jogadores por 20M€ ou 30M€?
Será o fim e ficaremos sem futebol masculino?
Quanto, à noite, penso na saída do JJ, nem consigo dormir bem… Fico a imaginar o fim do Sporting! E isso é muito triste…
8 Março, 2018 at 13:49
O Tuchel era do caralho! O cherba deixou-me a salivar (passa uma mine e uma chamuça.. das do Iorda, Schmeichel e Acosta)
O Miguel Cardoso é mesmo bom! e se nao formo além do 3 lugar devia ser ele.
Mas acabar o contrato com o Jesus também é uma possibilidade, ele peca muito (ou nós achamos que tudo é pecado porque ele é Jesus), mas é o melhor das últimas temporadas (excepção ou dúvida com o Leo Garden)
e depois veio a público/jornal Público- desculpem a cena labrega de ir buscar a um blog do benfica, este texto, off:
http://geracaobenfica.blogspot.com/2018/03/o-benfica-bateu-no-fundo-e-justicao-foi.html
8 Março, 2018 at 14:26
De uma forma geral, concordo com a análise. Em títulos, não se notam melhorias. Uma Taça da Liga e uma Supertaça é pouco para o investimento feito nos últimos 3 anos.
É nas coisas menos palpáveis, elencadas no texto acima, que se notam as melhorias que Jesus trouxe. O Sporting está mais forte, mas isso deve-se a um misto de Jesus com a própria qualidade dos seus jogadores, que subiu bastante nos últimos 3 anos.
8 Março, 2018 at 14:35
Boas.
Sem qualquer espécie de segunda intenção perante o Leorodri e o próprio Cherba (que publica o texto), eram bom que a “discussão” JJ ficasse para o final da época ou pelo menos qd tudo estivesse perdido.
Mas já que é lançado e principalmente porque está muito bom:
Crescimento dos jogadores e sua valorização – Mérito, claro. Mas crescem os que jogam. Quantos vieram e nem sequer calçaram?
Melhoria da equipa – Para mim é exactamente o contrário. Com aquele primeiro ano de tanta qualidade, olhar para o futebol do segundo é para chorar e mesmo este ano, fruto de um pragmatismo intencional e apenas um modelo trabalhado, não apresentamos um futebol bonito.
Aumento da Europeização do clube – Completamente de acordo. Na Europa, hoje somos mais conhecidos mas até com MS fizemos uma boa campanha europeia só não passando o grupo pelas razões que sabemos.
Melhoria da equipa no contexto nacional – Mérito para BC, pois com LJ renascemos internamente.
Pecados – Nem preciso dizer mais nada. Completamente de acordo. Ele ganhava muito mais se fosse diferente nisto, mas burro velho não muda.
Trabalhos – É isto. Vamos ver o que o futuro nos reserva…
Discípulos – Não era preciso chamar o Placebo. Calma, estou a brincar 🙂
Volto a dizer, eu gostava que continuasse, com este gajo estamos mais perto de ganhar. Mas… se sair que BC continue com o pé quente e traga alguém que também nos faça estar mais perto de ganhar.
Pode ser que as toupeiras nos deixem.
8 Março, 2018 at 19:21
Engraçadinho…
8 Março, 2018 at 14:37
Aparte o meu comentário, posso não concordar com algumas coisas mas foco a forma como o autor descreve a sua opinião.
Não precisa de mandar recados ou ser irónico. Disse o que pensa e abriu a discussão.
Valoriza a Tasca.
8 Março, 2018 at 15:07
Neste momento sinceramente não estou com paciência nem acho que seja a altura de andar com grandes análises do que é o JJ ou do que vai ser o Sporting.
Neste momento há muito para ganhar, muito para jogar, temos é de estar concentrados nisso e no apoio total à equipa! Por exemplo com casa cheia hoje!
Esta discussão à volta do JJ (não é aqui…é em todo o lado…na CS, etc) desvia o foco desta época como se tudo estivesse acabado!
8 Março, 2018 at 15:26
Se o Jesus não assegurar pelo menos o 2o lugar, a conquista da taça de Portugal e os 1/4 final da liga Europa, a época e um completo falhanco. Torna-se difícil justificar a renovação de contracto se isso suceder. Se tal acontecer, gostava que o SporTIng convencesse o Guus Hiddink ou o Louis van Gaal a tomar as rédeas. Escola holandesa com futebol atrativo e sem medo de apostar nos bons valores da formação. SL e que os deuses do futebol estejam conosco mais logo!
8 Março, 2018 at 15:33
Ai estão os “discípulos” para hoje
Guarda-redes: Rui Patrício e Salin.
Defesas:, Coates, Mathieu, Coentrão, Ristovski.
Médios:, Bruno Fernandes, Acuña, Bruno César, Battaglia, William Carvalho, Gelson, Bryan Ruiz, Palhinha e Petrovic.
Avançados: Rúben Ribeiro, Montero e Ronaldo Tavares.
8 Março, 2018 at 15:34
Montero e no apoio Gelson, Acuña e BF.
batta a 8, William patrão.
Desde que andem com cruzamentos para o Dost, tá safo.
8 Março, 2018 at 15:44
Não gosto do Batta nem do Montero…. mas tendo em conta as opções disponíveis “compro” essas escolhas
8 Março, 2018 at 16:04
Não tens mais ninguém…
Mas JJ que meta o Batta a 8, fdx.
8 Março, 2018 at 16:09
Por isso… é que “compro” essas escolhas!
E sobre o Ronaldo Tavares…. não dizes tu, mas digo eu! É um cepo que apenas tem “cabedal”. Tenho sérias dúvidas que seja jogador para alguma equipa da 1ª liga em Portugal!
8 Março, 2018 at 16:14
Basicamente…talvez para uma equipa de fundo da tabela onde tenha muito espaço…mas mesmo assim tenho duvidas…
8 Março, 2018 at 15:34
O Rafael Leão?!
8 Março, 2018 at 15:41
Lesionado….
8 Março, 2018 at 15:50
Outra vez?! Foda-se…
8 Março, 2018 at 15:41
Fdx.
Montero e Ronaldo Tavares. Se ganharmos, sem sofrer golos, já me dou por satisfeito.
8 Março, 2018 at 15:41
Sem Dost, Doumbia e Leão.
Só Montero e Ronaldo.
Há que não ter medo de lançar o miúdo, se for necessário. Começará no banco, mas se o jogo não correr de feição temos contar com os que temos.
No entanto é, para mim, uma desilusão não ter sido a hora do Marques. Tem treinado com a equipa principal e, apesar da má época que está a fazer (na linha do Ronaldo e demais avançados da B) tinha a crença que se iria estrear em grande. Pelo menos traria a garra lá na frente de que estamos órfãos desde o argelino. E se Dost e Doumbia não a têm, menos ainda a tem o Freddy.
Só faz falta quem está.
8 Março, 2018 at 15:43
Marques não está inscrito….porque não tem ainda os anos de formação que fazem falta para estar na “lista B”
Por isso…ou era o Ronaldo Tavares ou era o Cristian Ponde
8 Março, 2018 at 15:47
Ok, obrigado.
Confesso que gosto mais do Ponde que do Ronaldo, mas havendo só Montero seria sempre entre Ronaldo e Marques. Assim nem há dúvidas.
Que entre com a garra do leão, que grande é ele.
8 Março, 2018 at 16:05
Ponde foi promessa até à grave lesão.
Ronaldo, enfim. Não vou dizer nada, não vá alguém ler isto.
9 Março, 2018 at 0:22
Quando colocas o escolha entre o Ronaldo e o Marques e o treinador é o Jorge, na realidade nem há escolha… É o calmeirão!