Belíssima exibição do Sporting, uma das mais consistentes da época, vencendo sem espinhas um Rio Ave que pode dar-se por feliz de sair de Alvalade sem sofrer uma goleada
O dia era daqueles dias que a memória guarda na gaveta das boas memórias: uma tarde com hóquei e com andebol, antes de dar um saltinho ali ao lado para terminar o domingo a ver futebol. Coisas que fazem parte da história de quem cresceu com a Nave e que, agora, tem uma satisfação redobrada ao ver gerações cruzarem-se neste Sporting cheio de vida.
Juntou-se a tudo isto mais uma justa homenagem a Peyroteo, com os craques a subirem ao relvado com o nome do maior goleador de todos os tempos gravado nas costas e a verdade é que se tivesse existido a pontaria do eterno número 9, o Rio Ave teria saído de Alvalade com um verdadeiro cabaz. A pontaria faltou, mas a dinâmica esteve lá, se calhar de forma surpreendente tendo em conta a sequência de jogos e o tempo extra jogado quinta-feira, na República Checa.
E se o Rio Ave apostava em três centrais para tentar confundir os Leões, estes respondiam com lançamentos em profundidade para Dost e com os movimentos para fora do ponta-de-lança holandês, arrastando os seus marcadores e abrindo espaço às entradas de Bruno Fernandes, de Gelson e, as espaços, de Rúben Ribeiro (com 45 minutos muito interessantes). Depois, William foi subindo, subindo, subindo, não só de produção como de pressão, ao ponto de ser ele o primeiro a sufocar os vilacondenses e ainda ter tempo para aquele maravilha de jogada em que sai a jogar como só ele consegue sair a jogar e mete longo para a arrancada de Bruno Fernandes. Antes, já tinha feito o mesmo, mas com a entrega a ser mais curta e mais perigosa: Bruno Fernandes ficou na cara de Cássio e atirou ao poste. Foi aos 67 minutos.
Mas, antes, já as oportunidade se acumulavam: Dost falhou isolado depois de roubar uma bola em pressão; livre de Bruno Fernandes à barra com recarga de Dost para nova defesa; Coentrão num cruzamento que virou remate ao poste; Bruno Fernandes de fora da área para nova defesa; Battaglia servido a preceito por Gelson e mais uma defesa e novamente Gelson a abrir caminho para Coentrão disparar ao poste. Pelo meio, uma única e bela defesa de Rui Patrício, numa bola manhosa que desviou na perna de Mathieu e o golo. Um grande, grande golo, numa jogada de envolvimento em que Bruno Fernandes vai à direita, mete na área e Dost ajeita de calcanhar para a entrada de Gelson; o 77 olha para a baliza, resiste ao chuta das bancadas, tira o defesa da frente e, então sim, atira cruzado para o fundo das redes.
Depois foi esperar que Coates, a cumprir o jogo 100 com a verde e branca, fosse por ali fora, desmarcasse Gelson na direita e o puto que acelera o nosso jogo como se fosse o Comanchero riding in the sun, a metesse redondinha na cabeça de Bas Dost para um daqueles abraços que assinalaram o final de uma festa que até tinha começado com outra: o aniversário da Juve Leo, pioneira nessa coisa de organizar adeptos para apoiar a uma só voz, numa época em que se comprava o Jackpot e em que do vinil duplo, que enchia de alegria os dias a seguir ao Natal, saía um hit que animava o início dos jogos visto em bancadas de pedra. Comanchero, comanchero, comanchero, comanchero-o
19 Março, 2018 at 9:44
Grande noite. Casa cheia, ovação aos heróis do Goalball (só não percebi pq não foi no intervalo como anunciado), vitória sem espinhas.
Bem JJ. Pressão alta todo o jogo, não fosse (again) a eficácia e tinha sido uma manita.
Miguel Cardoso tem tomates, admito, mas não demos qq hipótese.
Grande William, Coentrão, Coates, BF e Gelson. Há quem lhe esteja constantemente a apontar defeitos, eu vejo com muito prazer as imensas qualidades.
BC e o Facebook, o Facebook e BC. Ainda não li o que disse Adrien, mas sobre o Hóquei não concordo nada com ele. Estive lá e se não foram melhores, foram guerreiros. Aliás, estranho muito o seu comentário tendo em conta a forma como o vi a festejar o quinto golo…
19 Março, 2018 at 10:01
Nao percebi esse “recado” ao hóquei sinceramente. Nem a parte sobre a solidariedade.
Quanto à parte do Adrien, temos pena, mas o Presidente do Sporting tem em 1o lugar que defender os interesses do Clube e não do jogador.
19 Março, 2018 at 10:05
O que o Adrien disse ou deixou de dizer, foi traduzido ou deixou de ser traduzido, só interessa a quem quer desestabilizar o Sporting Clube de Portugal e sobretudo o seu presidente (que de resto tem estado muito mais inactivo nas redes sociais, e penso que todos gostarão disso). Just when i thought i was out, they pull me back in.
O trabalhinho começou já ontem aqui na Tasca, com o pequeno gremlin Riga a colocar aqui o artigo do The Guardian. Fica o post:
rigaboss
18 Março, 2018 at 12:54
Responder
num off estive a ler as declaraçoes do Adrien ao the guardian e percebo o ponto de vista dele e a frustaçao dos 14 seg
para quem quiser ler:
https://www.theguardian.com/football/2018/mar/18/adrien-silva-leicester-chelsea-fa-cup-fifa-sporting-lisbon#img-1
——
“Num off estive a ler…”, oh, tão anjinho que o pequeno gremlin é que até lê coisas em off.
A minha resposta, ontem:
Trolha
18 Março, 2018 at 13:23
Responder
És execrável, pequeno Gremlin. As pessoas não são burras, com as tuas intenções.
—-
Pequeno gremlin, ao menos arranja um par de tomates e diz logo que querias que toda a gente, inclusivé os teus amigos desestabilizadores, lessem este parágrafo:
“Sporting, however, appeared keen to provide some clarity. Within days Bruno de Carvalho, Sporting’s president, said: “The transfer of Adrien is already completed. Hopefully Leicester find a solution for him.” Those comments gave the impression that Sporting were washing their hands of any potential problems and, with that in mind, it is interesting to know whether Silva felt any frustration with how his former club acted. “Not with Sporting. With the president. And that’s different,” Silva says. “He tried, I think, to protect his club. But in football it’s more important when you represent a club to protect the human or the player.”
És um lixo, Rigamortis.
19 Março, 2018 at 10:16
Vamos ver o que diz o Adrien, se é que diz alguma coisa e que se encerre o tema.
Quanto menos novelas melhor.
19 Março, 2018 at 10:33
Eu não vejo novela nenhuma.
Adrien não fala mal do Sporting. Diz que está desiludido com BdC por ter metido os interesses do Clube em primeiro lugar.
Isso é óptimo e um elogio! Foi para isso que o elegemos.
19 Março, 2018 at 10:44
“But in football it’s more important when you represent a club to protect the human or the player”.
De facto não “critica o Clube”. Só mostra que não percebe nada do que representa o Clube que capitaneou….
19 Março, 2018 at 10:46
Sim, mas qd BC escreve isto:
“espero que a tradução esteja toda errada, pois se estiver correcta digo já que o Sporting CP falhou muito no trabalho de o fazer um Homem.”
ou:
“E espero que Adrien tenha o gesto honesto e de Homem de vir emendar toda esta mensagem que saiu e que em nada corresponde à verdade.”
Se não é novela… tb não me parece uma pedra no assunto.
19 Março, 2018 at 11:09
Então euqe deveria BC fazer…?
Calar-se e …”admitir” que era culpado…?
SL
19 Março, 2018 at 11:10
“e que”…ai a “velhice…” 🙂 (o sorriso é só “para aliviar”…)
SL
19 Março, 2018 at 11:15
Culpado de quê? De meter os interesses do Sporting acima de tudo?
Ainda bem que o faz.
19 Março, 2018 at 11:17
Se calhar… passar à frente e nem uma palavra sobre a entrevista do Adrien.
Até porque se pensasse (o BC) antes de escrever por impulso tinha percebido que o Adrien tinha acabado de lhe fazer o maior elogio possivel —> “Colocar primeiro os interesses do clube”!
19 Março, 2018 at 11:48
Sim. Culpado de colocar os interesses do clube acima de tudo. Devia admitir isso. Pulha. Foi para isso que o elegemos? Por esta altura já estava à espera de ter vendido o Rui para comprar um iate para ele.
19 Março, 2018 at 11:11
Então parace que BdC é que está a querer novelas.
19 Março, 2018 at 11:43
Novelas é contigo, tótó.
19 Março, 2018 at 13:46
+ 1
19 Março, 2018 at 11:17
Novelas há muitas :
“Mas hoje também era o início de uma acção de solidariedade que os jogadores decidiram ignorar.”
19 Março, 2018 at 11:24
Esta não percebi, confesso.
19 Março, 2018 at 12:47
Não percebi que raio de mensagem é essa… A não ser que esteja a ser irónico e a solidariedade que os jogadores ignoraram foi não deixar as nádegas em paz…
20 Março, 2018 at 12:06
é referente a isto
http://tribunaexpresso.pt/atualidade/2018-03-04-Gui-o-super-heroi-de-palmo-e-meio-por-quem-os-futebolistas-vao-a-jogo
20 Março, 2018 at 12:10
Organizem-se.
Cada cabeça sua sentença.
20 Março, 2018 at 14:17
Parece que também não é isso…
Vem hoje a dizer que era uma cena para doarem dinheiro do IRS para a Fundação Sporting.
19 Março, 2018 at 10:23
Como o futebol “jogou futebol” a sério…. eis que o presidente tinha que fazer “merda” com o comentário ESTUPIDO ao Hoquei!!
Vi o jogo de Hoquei e só tenho a dizer que NUNCA vi uma equipa com tanta alma e querer no Sporting seja em que modalidade for!!!
Os nosso “Rapazes” do hoquei não são o melhor plantel em Portugal… mas porra…. aquela entrega que eles têm é a que eu quero sempre em todas as modalidades!!
Por isso…os “Rapazes do Hoquei” que ignorem o Presidente e continuem o Brilhante desempenho que estão a ter esta época!
“Obrigação de ganhar”…. ainda não pode haver no Hoquei…pois tanto porto e benfica têm outros argumentos! E Estou apenas a referir-me a argumentos de qualidade dos jogadores!
19 Março, 2018 at 10:25
Honestamente e sem querer desculpabilizar BC, tenho sérias dúvidas que ele quisesse mesmo dizer isto.
É um facto que o escreveu, mas é o tal problema comunicacional…
Na minha opinião, foi tremendamente infeliz no comentário.
19 Março, 2018 at 10:30
O “problema” é que não foi só ontem.
E tenho o Bruno como um tipo inteligente. Por isso ele que feche a porcaria do facebook de vez ou então que tenho o bom senso de não escrever nem dizer nada 24 h depois de uma derrota..
19 Março, 2018 at 11:02
Exigência máxima… não sabes o q é.
Por gajos como tu éramos comidos todos os anos em todas as modalidades.
Eu fico fodido com o investimento q foi feito arriscarmo-nos a não ganhar nada no hoquei. Querer e vontade não chegam. Quem gosta de vitórias morais pode ir para a puta q o pariu.
Mau era se o Presidente visse um clube q trouxe para aí 50 adeptos ao nosso pavilhão (contra mais de 2000 nossos) a ganhar e achasse esta merda normal.
19 Março, 2018 at 11:11
A questão é que por essa ordem de ideias ja ias em 3 epocas de comunicados para o futebol, e até agora tens 0
19 Março, 2018 at 12:51
O Sérgio não entende isso porque o peso com que vê as modalidades é um peso diferente daquele com que olha para o futebol do Jesus. O peso com que olha para as modalidades é de 1 tonelada! O peso com que olha para o futebol é 1 grama… levezinho… Tudo passa na boa! Já nas modalidades, cada coisinha é de uma tonelada para cima…
Diz o ditado popular que são 2 pesos e 2 medidas… ou qualquer coisa parecida!
19 Março, 2018 at 14:51
Talvez a questão também esteja no facto de o investimento nas modalidades ser bastante superior ao dos rivais.
Coisa q não acontece no futebol.
19 Março, 2018 at 15:06
É?
19 Março, 2018 at 15:23
Claro.
All in.
Investimento brutal.
Equipas de mercenários internacionais.
20 Março, 2018 at 14:19
No futebol já está muito equivalente.
Se considerarmos que o mais importante quanto ao investimento é investir bem e não investir muito, este ano estamos em cima deles.
19 Março, 2018 at 14:51
Talvez a questão também esteja no facto de o investimento nas modalidades ser bastante superior ao dos rivais.
Coisa q não acontece no futebol.
19 Março, 2018 at 11:13
Tive para te responder… mas depois achei melhor apenas sorrir 🙂
19 Março, 2018 at 12:00
Tive a tentar entender a piada do teu comentário, mas quem acha um post do Presidente estúpido pq este tem exigência máxima dá-me é vontade de chorar.
19 Março, 2018 at 12:03
Olha …podes partilhar o link do post referente à vergonhosa exibição na rep. checa na 5ªfeira?
Exigencia máxima …. 🙂
19 Março, 2018 at 14:51
Passamos ou não?
19 Março, 2018 at 16:47
Ele é ainda mais exigente que isso… lollll
20 Março, 2018 at 14:20
Passámos mas com uma derrota e devia ter sido com uma vitória… importante para o ranking!
19 Março, 2018 at 11:17
The irony is strong with You.
19 Março, 2018 at 11:25
and it becomes…
…urony.
🙂
19 Março, 2018 at 9:49
Parabéns ao Cherba…
“Conseguiu” nem falar do “manhoso” do apito…
Spooorting.. !
SL
19 Março, 2018 at 11:10
Já lhe bastou ter que o aturar. Execrável arbitragem, que torna o qualificativo “merda” numa espécie de perfume, impróprio para o efeito.
Mais uma entre tantas outras.
Cada vez mais me convenço que isto, um dia, vai mesmo acabar mal….
19 Março, 2018 at 11:10
SL
19 Março, 2018 at 9:50
Uma nota, pura estatística e que demonstra bem o caminho que temos feito.Nunca o Sporting tinha chegado às duas dezenas de vitórias em 5 épocas consecutivas:
2017/18 – 74% vitórias
2016/17 – 62% vitórias
2015/16 – 79% vitórias
2014/15 – 65% vitórias
2013/14 – 67% vitórias
19 Março, 2018 at 11:11
Isto é campeonato, certo?
19 Março, 2018 at 11:24
Acho que sim.
19 Março, 2018 at 11:43
Classificação este ano:
Porcos 70pts
Galinhas 68pts
Sporting 65pts
Classificação na nossa melhor época de sempre (2015-2016):
Galinhas 67pts
Sporting 65pts
Porcos 61pts
Nessa jornada, primeiro classificado…
… em 2016-2017: (galinhas) 65pts
… em 2014-2015: (galinhas) 68pts
(antes disso eram 16 clubes – 30 jornadas-, e por isso não é facilmente comparável)
Nessa jornada, Sporting…
… em 2016-2017: 57pts
… em 2014-2015: 57pts
19 Março, 2018 at 11:45
Ou seja, o 2º classificado esta época tem tantos pontos quanto o melhor 1º classificado de sempre!
E nunca o Sporting teve mais pontos que os que tem esta época, nesta altura.
E isto são factos!
Os delírios ficam depois à medida da esquizofrenia de cada um….
19 Março, 2018 at 12:11
Os contextos dos campeonatos são diferentes e por isso não se pode ver só assim a coisa…
Os treinadores estão fartos de evidenciar que o fosse entre os 3 grandes e os outros, com excepção do Braga, que também vai cavando o seu próprio fosso, é cada vez maior. Daí é normal as equipas ganharem mais vezes, empatarem e perderem menos. Isso acontece com Benfica, Porto e Sporting. Não acontece só com o Sporting.
19 Março, 2018 at 12:35
Exactamente. Daqui a nada comparam-se campeonatos em que a vitória valia 2 pontos com os actuais.
Vejam os pontos que as equipas em 5, 6, 7 e 8, por exemplo têm agora e a distância para os 3 primeiros com outras épocas para que a comparação seja mais justa.
19 Março, 2018 at 12:42
E verem também o que o Miguel Cardoso realçou ontem….
Vejam quantos pontos perderam em casa os 4 da frente com as restantes equipas –> 0
19 Março, 2018 at 14:29
E pontos perdidos fora de casa?
Braga 6 (derrotas com Setúbal e Marítimo)
Porto 7 (Derrota em Paços, empates com Aves e Moreirense)
Sporting 7 (Derrota no Estoril, Empates com Moreirense e Setúbal)
Benfica 9 (Derrota com Boavista, Empates com Rio Ave, Boavista e Belenenses)
A diferença dos 4 da frente está, básicamente nos jogos entre eles (situação até ao momento):
Equipa Jogos V E D GM GS P
Porto 5 3 2 0 6 2 11
Benfica 4 2 2 0 6 2 9
Sporting 4 0 3 1 4 5 3
Braga 5 0 1 4 4 11 2
Tendo em conta os plantéis era aqui que se devia notar a influência dos treinadores … Alguém não parece bem na fotografia.
20 Março, 2018 at 14:23
Aqui sim, podem tirar-se conclusões…
19 Março, 2018 at 12:46
O que é que mudou assim tanto nos últimos 5 anos?! Os clubes pequenos têm menos dinheiro?! Perderam dinheiro nos últimos 5 anos?! Têm piores jogadores ou equipas?! Os clubes pequenos hoje têm menos qualidade que tinham à 3 anos quando devíamos ter ganho?! A sério?!
Não me parece nada…nada mesmo. Até posso ir mais longe…pelo menos do ano do AVB no porco para cá que os clubes pequenos não são mais fracos. A maior diferença é mesmo o Sporting que está muito mais forte…
19 Março, 2018 at 13:03
Porque estás a limitar a comparação aos últimos 3-5 anos? Se queres mesmo fazer essa comparação tens que abranger um período maior.
Quanto às outras perguntas, responde-as tu porque tenho o feeling que nem sequer estás interessado nas respostas.
19 Março, 2018 at 14:10
A comparação reduz-se aos últimos 5 anos porque são os anos BdC e porque são, os 3 últimos, anos a 18 equipas.
19 Março, 2018 at 14:41
Não, a comparação reduz-se a esses anos porque querem. Eu não mencionei período algum mas se o tivesse feito, seriam os últimos 10-15 anos.
Se realmente querem ver essa tendência, convém alargar o período.
19 Março, 2018 at 16:04
O meu caro tem-se em muita conta! Porventura é só o seu comentário que falou sobre esta questão. Eu comento o inicial que passo a lembrar:
“braveheart
19 Março, 2018 at 9:50
Uma nota, pura estatística e que demonstra bem o caminho que temos feito.Nunca o Sporting tinha chegado às duas dezenas de vitórias em 5 épocas consecutivas:
2017/18 – 74% vitórias
2016/17 – 62% vitórias
2015/16 – 79% vitórias
2014/15 – 65% vitórias
2013/14 – 67% vitórias”
Percebeu?
20 Março, 2018 at 7:34
Alvaro,
Sim, tenho.
Eu discordei do comentário do Brave exactamente porque acho que 5 anos é um período limitado para uma comparação que queira realmente ver que o fosso entre os 3 grandes e restante, aumentou.
Percebeu?
19 Março, 2018 at 15:05
Há 4 anos que são 18 equipas.
19 Março, 2018 at 13:04
Sim, o Sporting está mais forte, se analisares esses 5 anos… Investiu 110M€ e tem equipas cada vez mais caras. Querias que não estivesse melhor? Tivesse investido bem, como fez este ano, nos 2 primeiros anos do Jesus e hoje tinhas um brutal plantel.
Já aqui expliquei, com exemplos concretos, que a questão é sempre se investes bem ou mal. O Porto está com estes problemas de dinheiro porque investiu mal. O Benfica não tem o poderio económico que poderia ter com as vendas que tem feito, porque investe mal e, ainda por cima, dá parte das vendas a alguém fora do clube – um problema que o Porto teve durante anos e ainda tem, ainda que menos.
Os clubes pequenos compram jogadores de 300 mil, 400 mil, e às vezes nem isso. A maioria dos clubes têm orçamentos de 3M€ e 4M€. Queres pô-los a competir com clubes com orçamentos de 70M€? Não percebes o fosso que isto cria? Um Dost custou 4 anos do plantel do Moreirense ou do Setúbal, entendes? Só ele ganha mais que todo o plantel de qualquer dessas equipas. É óbvio que isto tem um preço.
Tal como quando jogas com um Bayern, um Barcelona, um City, também tem. E mesmo assim a diferença aqui são 7, 8, 9 vezes… ou que sejam 10. Não são 23 vezes…
Não dá para entender como vocês não percebem que o contexto tem importância no que se analisa…
19 Março, 2018 at 13:37
“Heritage”….
Mou explica, mas tu não queres ouvir.
19 Março, 2018 at 14:16
O trabalho do ano passado, onde se desfez uma equipa em janeiro e entraram jogadores da formação que nem foram aproveitados… isso é que foi cá uma “heritage”!
19 Março, 2018 at 14:43
Há uma heritage que persiste há demasiado tempo: contratar jogadores cujo valor não é superior aos da casa.
19 Março, 2018 at 14:43
Mou não explica coisa nenhuma. Limita-se a gastar dinheiro e a criticar as arbitragens e os rivais… Jogar à bola, que é bom, zero!
E até já entrou na fase do “eu FIZ…” que é o principio de fim…
19 Março, 2018 at 17:05
Ele explica sim senhor, tu só não queres é ouvir…
20 Março, 2018 at 14:23
Diz lá o que o Mourinho explica para eu “ouvir” de ti…
19 Março, 2018 at 13:45
Claro que o contexto tem que ser analisado.
Claro que o Sporting tem que estar melhor.
O que se critica é que se chegue à conclusão matemática de que se é melhor apenas pelo investimento e que não haja mão do treinador.
Mas se queres analisar o contexto, tens que pegar nas compras E nas vendas.
Pegando no teu exemplo do Dost. O Sporting comprou um avançado por 10 milhões mas comprou-o para substituir um que vendeu por 30.
Nessa lógica dos orçamentos, o Sporting ficou pior.
Agora querem-me convencer só porque o Sporting começou a comprar jogadores por valores SEMELHANTES aos rivais (ainda estou à espera sentado para ver quando tivermos investimentos do nível de Oliver, Rafa ou Jimenez), tem obrigação de bater records de pontuação porque há um maior fosso??
Querem-me convencer que há um maior fosso entre o plantel do Sporting para os pequenos em 2018 do que havia no Porto de 2013 com:
Helton, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, J. Moutinho, Lucho G., James Rodriguez, Hulk e Jackson Martinez???
O que diriam de JJ com esta equipa? Que tinha obrigação de ganhar os jogos todos se golos sofridos?
19 Março, 2018 at 15:12
“O que se critica é que se chegue à conclusão matemática de que se é melhor apenas pelo investimento e que não haja mão do treinador.”
É exactamente o contrário!
Vocês, adeptos do JJFC, acusam os outros daquilo que fazem. É impressionante.
Somos melhores porque TUDO é melhor. Não somos melhores porque temos o JJ, como vocês se limitam a colocar “em cima da mesa”.
Temos um bom Presidente que criou condições para o clube crescer e facturar mais dinheiro. Isso ajudou a melhorar as condições de trabalho e a contratar melhores jogadores. Temos tido bons treinadores. O JJ é um bom treinador – embora eu ache que podia ser melhor ainda mas é egocêntrico e não tem perfil para ser treinador do Sporting, e assim continuarei a pensar, ganhe ou perca – e temos um plantel muito bom – que também podia ser melhor, como já expliquei.
Vocês passam a ideia que o Sporting é hoje o que é porque se contratou o JJ. Pura mentira. O Sporting é hoje o que é porque os sócios fizeram por isso – ao elegerem o Bruno de Carvalho, que tem feito um bom trabalho, notável até em certas áreas, e ao apoiarem o clube incondicionalmente! Se há alguém a quem se deve este crescimento é ao BdC e nunca ao JJ, que já fez muita merda e já rebaixou o clube várias vezes – e nem uma palavra do presidente sobre isso!
Também já aqui expliquei que nesta equação não entram as vendas.
Todos os treinadores valorizam e desvalorizam jogadores. O JJ é como os outros. Porque raio não se consegue vender um Douglas, um Petrovic? Porque Elias e André, 6 meses depois, foram vendidos bem abaixo do que custaram para virem? Alguém dá hoje 8M€ pelo Alan? Metade disso?
Dost e Slimani…
Não se vê só assim o valor de um jogador. Dost já era bom jogador no Wolfsburg. Já era internacional pela Holanda. Foi contratado por 10+2M€ porque foi o preço que o Wolfsburg pediu… O Slimani saiu por 30M€ porque o Sporting não o deixou sair por menos. Alguém acha que o Slimani vale 3 vezes o Dost? Talvez tu, que tens uns argumentos estranhos… Alguém acha que o Neymar vale 222M€?
O Dost é um jogador de valor muito similar ao Slimani. Acredito que aqui a esmagadora maioria dos tasqueiros concordem comigo neste aspecto. O resto é… oportunidade e negócio. É disso que um clube como o Sporting tem de viver. Vender os seus bons jogadores por um bom valor e ir buscar um jogador similar muito mais barato. E similar não quer dizer que seja igual. Quer dizer que é do mesmo valor, ou que pode dar o mesmo contributo à equipa.
Rafa, Jimenez, Oliver… Qual foi a parte do “gastar bem o dinheiro” que não percebeste?
Por mim podem continuar a gastar o dinheiro assim. Quanto mais gastarem em merda, melhor para nós!
Praticamente TODOS os treinadores têm falado no fosso cada vez maior entre os 3 grandes e restantes equipas. Praticamente TODOS os comentadores falam nisso também.
É claro que há sempre um cromo que não acha e vai no sentido contrário a achar que os outros vão todos em contra-mão. Sempre foi assim, é assim, sempre será assim… Temos de saber viver com isso.
Sim, essa era uma grande equipa… Sim, tinha obrigação de ganhar o campeonato… Com JJ ou sem JJ. E?
19 Março, 2018 at 16:05
Miguel:
Vários pontos.
1º Acusas-me de ser JJFC. Eu não sou JJFC, eu gosto de… pasme-se….ver o Sporting a ganhar mais vezes.
Já tu és preconceituoso como admites quando dizes: “é egocêntrico e não tem perfil para ser treinador do Sporting, e assim continuarei a pensar, ganhe ou perca”.
Ou seja, TU é que és Anti-JJFC.
A ti, não interessa se o Sporting ganhe ou perca porque o treinador não tem perfil. Metes um ódio de estimação à frente das vitórias do Sporting, coisa que nunca farei.
2º Já o disse aqui várias vezes. O principal obreiro da transformação do Sporting foi e é Bruno de Carvalho.
Nem o JJ nem nenhum treinador do mundo conseguiria atingir esta eficácia sem as condições que o Presidente tem criado. Assim como, a valorização dos jogadores também tem a mão da capacidade negocial do Presidente.
O que para mim é igualmente óbvio mas os Sportinguistas como o Miguel não querem assumir porque a cegueira do ódio não o permite, é que tanto a eficácia das vitórias como a valorização do plantel tem muito de JJ.
Já o tinha sido no SLMerda. Quando pegou numa equipa que não ganhava, que vinha de um 4º e de um 3º lugar consecutivos, que já tinha Di Maria, David Luiz, Cardozo, ou seja, já investia bem mais que o Sporting e que em 1 ano passou de 59 pontos para 76.
No Sporting em 1 ano passou de 76 para 86. Se hoje se pode falar em investimentos, esses anos são os que tem menos desculpas e melhores termos de comparação.
Em ambos os casos, os clubes que já tinham os respetivos Presidentes passaram a fazer pontos e Euros como NUNCA fizeram na sua história.
Mas vocês querem fazer passar a ideia que é tudo circunstancial, há desculpas para tudo, o homem não tem mérito nenhum e que qualquer um faria o mesmo ou melhor no lugar dele.
Eu quero lá saber de JJ, eu também não gosto dele.
A única diferença é que o meu amor ao clube é superior ao ódio à personagem.
3º”Sim, essa era uma grande equipa… Sim, tinha obrigação de ganhar o campeonato… Com JJ ou sem JJ. E?”
E…? E onde está a teoria do fosso? Quem me vai convencer que neste momento o fosso no futebol português é superior ao de 2012?
São os paineleiros que me vão convencer do contrário? São os Manuel Machados desta vida que não tem desculpa para sua incompetência?
Claro que o fosso dos 3 grandes está maior mas porque o Sporting cresceu às costas de BC e JJ. Antes só havia fosso gigante para 2 dos grandes mas ninguém tinha problemas com isso.
E isso não é ser cromo. É ter olhos na cara, é pensar por si próprio e ver o óbvio.
Dizer que o fosso em 2018 é maior que o de 2012 quando se vê essa equipa do Porto é mais uma tentativa de desvirtuar o óbvio.
19 Março, 2018 at 16:51
Não é para me gabar, mas ontem escrevi, ANTES do jogo:
“Votos que apesar da roubalheira (contra nós e a favor dos outros), do cansaço, da pouca “rodagem”, do melhor orçamento dos últimos anos, das más exibições, das culpas do JJ, da arrogância do JJ, dos assobios dos adeptos, …
… os votos, dizia eu, que continuemos na luta pelo título, ao mesmo tempo que estamos nas meias da Taça de Portugal e prestes a defrontar o Atlético de Madrid nos quartos da LE.
Os votos que seja uma vitória, e pode ser quer uma daquelas bem “convincentes”, quer uma daquelas “derrotas morais”. Tanto faz!
Independentemente disso, já se sabe que as conclusões vão variar entre o “lá está o JJ a teimar” e o “pois, quando ele não teima é que é”.
Ou seja, ou vai continuar a ser mau, ou demonstrar o bom que seria se não fosse tão mau.
Digo-o já, para não perder tempo a repeti-lo daqui a duas horas….”
Não firam horas, mas também não foram precisos “dias”.
Qual Nhaga, qual caralho… 🙂
19 Março, 2018 at 17:10
Xait,
1 – Não sou preconceituoso. Já achava isto antes de ele estar no Sporting, continuo a achar isso agora, ganhe ou não. Não vou mudar de opinião por ganhar, se ele continua a mesma pessoa. Se ele mudasse, sim, eu mudaria de opinião. Como ele não muda, eu vou mudar porquê? Porque ele ganhou? Mas eu acho que tem ou não ADN de Sporting por ele ganhar ou perder? Não tem nada a ver… Obviamente!
Ontem saí de Alvalade satisfeito. Com ou sem JJ. Não tem nada a ver e basta veres os meus comentários sobre ele para perceberes que não o odeio. Acho, e vou repetir-me, é que ele desfaz o bom que tem com o mau que tem. E se queres saber o que é isso, é procurares posts sobre o JJ que está lá a minha opinião… E olha que são muitos, há muito tempo, e a minha opinião é a mesma.
2 – Concordo com algumas coisas que dizes. Outras não.
O plantel é mais valioso agora? É! Óbvio. Mas gastaram-se 110M€ para isso. Isso valorizou muito mais o plantel que o JJ, até porque, como disse anteriormente, nos 2 anos anteriores foi buscar 24 jogadores dos quais “valorizou” 4: Bruno César, Coates, Dost e Zeegelaar. Todos os outros saíram por valores similares aos que custaram ou ainda por menos. São 18 jogadores!
Portanto, em 24 jogadores que foi buscar em 2 anos, “valoriza” 4 e tu achas que o homem é um espectáculo a valorizar jogadores? Há aqui qualquer coisa que não bate certo… Se meteres os deste ano, a coisa melhora bastante mas mesmo assim andará ela por ela. Como eu disse, o JJ, como todos, valoriza uns, desvaloriza outros. Os jogadores também são uma parte importante nesta equação. tens gajos burros como o Alan, e depois tens gajos inteligentes como o Dost… O treinador ensina. Se o jogador não aprende, paciência. Agora, não é só o JJ que ensina. O Jardim ensina, o Marco ensina, o Conceição ensinam o Vitória ensina… enfim, todos ensinam. O JJ tem mais experiência e é natural que tenha mais para ensinar. Mas, por exemplo, o Conceição tem menos experiência e motiva muito mais a equipa que o JJ. Cada treinador tem as suas valências melhores e menos boas. O que depois conta é o todo, o conjunto de todas. E como disse, o problema do JJ é que as más valências dele estragam parte do trabalho que é feito nas boas valências. Isto não é fácil de ver noutros treinadores.
Já expliquei que fazeres num ano 70 pontos e no outro 80 pode não querer dizer nada. Depende do contexto. Até porque prefiro fazer 60 e ser campeão do que fazer 86 e ficar em 2º. E com certeza tu também.
Essa cena da comparação dos pontos não me diz nada. Zero. E só diz a quem não entende que a vida é feita de contextos diferentes e que uma mesma situação num caso pode dizer uma coisa e noutro caso pode quer dizer outra.
Não me diz nada, não aceito isso como argumentação. Nem me interessa discutir o assunto porque já o expliquei e com exemplos concretos.
3 – TODA a gente diz que o fosso é maior. Desde muita que vê, a quem comenta, a quem treina, e até a jogadores. É uma evidência. Tu vais em contra-mão mas recusas-te a ver isso…
19 Março, 2018 at 17:10
“Somos melhores porque TUDO é melhor. Não somos melhores porque temos o JJ, como vocês se limitam a colocar “em cima da mesa”.”
ERRADO!
Vá: parcialmente errado.
Somos melhores porque tudo é melhor, sim senhor, MAS TAMBÉM porque temos JJ, ao contrário do que teimas em repetir, comentário após comentário.
Tu é que és do “Anti-JJFC”, quase tanto como és do Sporting….
19 Março, 2018 at 17:20
Placebo,
Tu insistes numa coisa que não é verdade. Não passa a ser verdade por tu insistires nela.
A minha opinião sobre o JJ é a que EU escrevo e a que EU digo. Não é a que TU escreves.
A minha opinião sobre ele está escrita, aqui na Tasca, em muitos posts, há muito tempo – há quase 2 anos que comento aqui.
TU, escusas de escrever que EU penso assim, EU acho isto, que EU digo aquilo… o que TU escreves não é verdade só porque TU escreves. O que EU digo é o que eu penso, concordes ou não, esteja correcto ou não. É a MINHA opinião. Não és TU que dizes qual é a MINHA opinião…
Desculpa lá!
Sei que é chato mas é assim…
A minha opinião sobre o JJ está dada em vários posts. Entendes? Muito bem. Não entendes? Azarito!
😀 😀 😀
PS – Cuidado com esse fígado!
19 Março, 2018 at 18:13
Miguel
Se nós no Sporting tivemos que dizer “Amen” às opiniões generalizadas de praticamente TODOS os treinadores e TODOS os comentadores então estamos muito mal.
Já te disse, falam do fosso porque o Sporting cresceu.
O Fosso das nádegas está a mesma merda.
Então depois de eu te apresentar a equipa do porco de 2012/2013 tu queres que eu admita que o fosso hoje é maior só porque é opinião generalizada???
Então estamos aqui a comentar porquê e para quê?
Mais vale ler as opiniões generalizadas e dizer Amen.
Dost e Slimani
HOJE a maioria é capaz de concordar que apesar de características diferentes podem ser jogadores de valor semelhante.
Mas… Quando Dost chegou não era de todo esse o feedback.
Bastava ler as opiniões após os primeiros meses.
Dost será de certeza o primeiro a assumir que evoluiu muito com JJ.
Agora… Eu tenho argumentos estranhos e tu só valorizas jogadores que tenham entrado com JJ?!?!?
Queres argumento mais estranho que este?!?
Então João Mário e Adrien que nem à seleção iam(!!!), passaram a peças fundamentais e tiveram um salto qualitativo enorme.
O Adrien já tinha 25 ou 26 anos e passou de não ir à seleção para titular no campeão da europa e o JJ não o valorizou porque não foi contratado por ele???
Faz algum sentido esse argumento?
Repara que não te falo de jogadores como Gelson que era demasiado novo para ter sido valorizado por outros treinadores ou William que na minha opinião, não teve salto qualitativo ou se teve não foi da “mão” de JJ.
Agora, Slimani, Adrien e João Mário. São jogadores que já vinham de MS e que não jogavam metade do que jogaram com JJ. Por isso é que depois de 1 ano de MS ninguém dava o que o Sporting queria e após 1 ano de JJ passaram para as melhores vendas de sempre do nosso clube.
O Slimani saiu por 30 milhões só porque o Sporting não o deixou sair por menos???
Se ele não tivesse demonstrado valor, o Sporting não o deixava sair por menos mas também ninguem daria os 30 por ele.
Também não o deixou sair por menos no anterior e já tinha o Slimani 26 ou 27 anos, já era um jogador formado.
A diferença é que o seu valor foi exponenciado.
Porque é que Bruno de Carvalho não conseguiu convencer ninguém a pegar nesses jogadores (ou outros) por valores semelhantes a esses após 1 ano de Marco Silva, mas já conseguiu após 1 ano de JJ.
Isto é tão, mas tão óbvio. Basta ir ver o nível dos jogadores de 1 ano para o outro.
Mas não conta…porque JJ não os contratou. Belo argumento.
20 Março, 2018 at 14:42
Xait,
Mas tu queres que EU concorde CONTIGO e não ligue à opinião generalizada das pessoas que por acaso até têm a mesma opinião que eu? 🙂
Dost e Slimani equivalem-se. Já se equivaliam na altura, na minha opinião. Na altura falava-se que o Wolfsburg estava na disposição de vender o Dost e eu falei de o irmos buscar porque não ficávamos a perder. E até pensei que tivéssemos de pagar mais…
Para mim são similares.
Eu não valorizo só os jogadores que entraram com JJ. Falo mais desses porque nesses TUDO é à conta do JJ. A escolha é dele. A valorização, ou não, é dele.
O João Mário e o Adrien já eram internacionais antes do JJ. Ponto. Não passaram a ir à selecção porque o JJ os valorizou… Aliás, no inicio do Euro2016 o Adrien e o William nem foram titulares e até se pode dizer que o João Mário foi titular porque o Bernardo estava lesionado.
Como eu disse, os jogadores evoluem com todos os treinadores, se quiserem. O Slimani quando chegou era suplente e nem uma bola dominava. Terminou a época com o Marco a titular e a fazer grandes jogos. Evoluiu muito mais com o Jardim e o Marco do que com o JJ – mas também era mais fácil evoluir a partir do zero… Portanto, isto é tudo muito relativo. O Slimani podia ter saído nesse ano – teve oferta de 20/25M€, já não me lembro bem – e não saíu, como não saiu ninguém, porque o JJ não quis para sermos logo campeões nesse ano. Com o Godinho o Slimani tinha sido vendido por metade do preço e já era bom. Foi vendido por 30M€ porque o BdC fincou o pé!
Depois, meu caro, valorizar um Adrien, um João Mário, um Dost, um Bruno Fernandes, até tu eras capaz. Já valorizar um Douglas, um Petrovic, um Alan… epá… Isso é que era de treinador!
Tu distorces a realidade!
Ninguém saiu importante – excepto o Cedric que estava a um ano de terminar o contrato e recusava renovar – porque o BdC não deixou porque prometeu isso ao JJ para ele vir… Não porque ninguém desse bom dinheiro. Que deram. Houve propostas pelo Patrício, pelo William, pelo Adrien, pelo Carrillo e pelo Slimani, pelo menos. Até o Carrillo podia ter saído antes de se levantar o problema e não saiu porque estavam convictos que renovaria o contrato – como ele tinha prometido. Depois foderam-se!
19 Março, 2018 at 14:24
A resposta a isso é única. Esses factos só provam a natureza do nosso mercado. A conclusão óbvia para evitar o fosso é reduzir o número de equipes a competir na 1ª Liga. 10 clubes a 4 voltas, a curto/médio prazo equilibra as coisas porque equipas com estrutura mediana e bom potencial (Braga, Guimarães, Marítimo, eventualmente Rio Ave, Chaves, Boavista, Belenenses, Portimonense, Setúbal) passam a efectuar o dobro dos jogos com os ACTUAIS grandes (6 casas cheias em vez de 3) e o resto é quase tudo com equipas que se equilibram (receitas de bilheteira tendencialmente altas); além disso, proporcionariam uma divisão do maior bolo das receitas por menos equipas (repartição que deveria ser centralizada e conforme os objectivos alcançados, como em Inglaterra). Ao fim de poucos anos equipas como o Guimarães, o Braga e o Marítimo (que têm um potencial de associados interessante, tal como, por exemplo, o Portimonense por poder “representar” a região Algarve, ou o Chaves por poder representar o interior) teriam muito maiores condições de investimento e de aproximação aos grandes.
O grande problema reside no facto de a pequenez do nosso mercado de futebol ser inversamente proporcional à grandeza do umbigo dos seus dirigentes.
19 Março, 2018 at 15:33
Também defendo a redução drastica do número de clubes mas essa solução que apresentas implica mais 2 jornadas que actualmente – que já acho demasiadas para o calendário competitivo actual – e por isso acho pouco viável.
Defendo 12 equipas a duas voltas mais uma 2ª fase, sempre a somar, dividida em 6 equipas a lutar pelo campeonato e acesso às provas da UEFA e em 6 equipas a lutarem pela manutenção. Daria 32 jornadas, o que representaria menos 2 em relação ao quadro actual e menos 4 em relação ao que defendes – tendo ainda a eventual vantagem de serem 12 equipas em vez de 10.
Logo à partida seria o mesmo dinheiro a dividir por 2/3 das equipas, o que daria mais dinheiro a cada uma. Acredito que depois se pudesse negociar em alta uma vez que haveria mais jogos de interesse.
As TVs pagam os direitos especialmente para os jogos com os grandes e entre os grandes porque é daí que vem o dinheiro da publicidade e é daí que vêm as grandes audiências. Havendo mais jogos com os grandes e entre os grandes, haveria mais dinheiro para todos.
Isto possibilitaria melhores equipas – claro que estaria sempre condicionado a que o dinheiro fosse bem gasto – e a melhores jogadores. Isto levaria a melhores jogos e a um maior equilíbrio. O que também aumentaria as audiências e assim a possibilidade de melhores receitas.
No fundo, em tudo o resto concordo contigo.
A médio prazo a qualidade das equipas melhoraria bastante e isso também ia ajudar a que tivessem um melhor desempenho na UEFA. Iria também possibilitar a venda dos direitos do campeonato para outros países. E tudo isto também representa dinheiro.
O problema é, como dizes, a pequenez das pessoas e, acho eu, o facto de como a coisa está já alimenta muita gente que depois deixaria de ser alimentada. Porque a mudança também tinha de acontecer no resto e passar a ser um campeonato limpo!
19 Março, 2018 at 16:12
Certo Miguel. Independente de ser o modelo “Escocês” (10 equipas a 4 voltas); ou o do nosso actual “campeonato de andebol” (fase regular + fase final dos 6 primeiros a jogar todos contra todos iniciando com metade dos pontos da fase regular)o mais importante seria qualquer outro modelo implicasse não mais de 12 equipas. É uma questão de mercado. Mas o nosso futebol é feito da quintinhas, dos jogos de poderes, dos votos “comprados” nas estruturas de poder e, para isso, há que manter o status quo para facilitar os jogos de compadrio. E o futebol é o que menos interessa para essa gente.
19 Março, 2018 at 16:46
Pois, é uma pena que se coloquem sempre primeiro os interesses pessoais aos interesses colectivos. 🙁
Nem se preocupam. E nem percebem que uma coisa assim, com uma 2ª Liga também dentro do mesmo género – ou até 2 séries de 10 e depois mais 2 séries de 10, com os 5 primeiros de cada série e os 5 últimos de cada série – seria mais competitiva e daria mais dinheiro a todos, a médio/longo prazo. Claro que seria complicado para alguns clubes adaptarem-se a isto nos 2 primeiros anos – implicaria descerem 4 equipas durante 2 anos consecutivos – mas depois as coisas entrariam nos eixos normalmente. E era preciso fazer uma limpeza geral a muita gente que anda a mais no futebol.
19 Março, 2018 at 13:25
Estão mais fracos, sim.
Piores jogadores.
Os decentes, saem.
Tirando os 3 e o Braga, na Europa fazemos figura de corpo presente. Comparar com o passado (já não muito) recente e comparar.
O Boavista vai a 4 pontos do 5º. O Boavista.
19 Março, 2018 at 9:57
A primeira parte é o tipo de jogo certamente idealizado pela maioria dos Sportinguistas, com os jogadores a largarem a bola e a criarem dinâmicas nos espaços. Na segunda parte voltaram a ligar o ‘complicómetro’ e sinceramente já não gostei.
Fica a questão, se este plantel, com estes jogadores e este treinador, sabem jogar como na primeira parte frente ao Rio Ave, porque não o fazem assim durante todo o jogo, em todos os jogos? É a pergunta para o preço certo.
19 Março, 2018 at 10:20
Comentava ao intervalo com amigos na bancada que fizemos aquilo que andávamos “pedir” há muito tempo.
Se há cansaço e muitos jogos em pouco tempo, então é entrar com tudo. Chegar ao 1-0 e se possível ao 2-0. Depois gerir.
Nos últimos tempos as primeiras partes têm sido más e depois é preciso muito coração para chegar à vitória já no fim, com pernas mais pesadas e menos discercimento.
Ontem só não gostei de uma coisa (não me lembro sequer de outra). Temos um livre, metemos na área Mathieu e Coates, mas damos toquinhos para o lado. Não só não faz sentido como se há contra ataque é um perigo. A rever.
19 Março, 2018 at 10:26
As más decisões nos livres e cantos elaborados é uma história com barbas em Alvalade. Sinceramente só queria um gajo como o Balakov ou André Cruz para metê-la na gaveta e mandar os colegas levar no cu. Fartinho destas situações de bola parada que irremediavelmente terminam com posse de bola do adversário e consequente contra-ataque.
Será que ninguém usa o cérebro na equipa para constatar o perigo de um lance mal elaborado?
Muitas das vezes, e porque sejamos coerentes, é natural que possas eventualmente perderes a bola num lance elaborado, há que fazer uma puta de uma falta assim que o adversário ganha essa bola e quer partir para o contra-ataque.
O que mais se vê é o Sporting, com Bruno Fernandes, Gelson ou Acuna, a sofrerem faltas quando queremos iniciar contra-golpes, e ao contrário ninguém consegue fazer a tal falta cirúrgica e o Patrício é que acaba sempre por salvar a honra do convento. Este é um guião completamente errado. O Sporting deve libertar-se rapidamente do adversário com 2 ou 3 toques em sequência e provocar o contra-golpe, e ao contrário abalroar o adversário longe da baliza evitando assim o amarelo para o jogador que o faz.
Merdas que se aprendem nos escolinhas, foda-se.
19 Março, 2018 at 10:53
Merdas que se aprendem nas escolinhas e confesso… que com JJ isso acabava.
Percebo um lance elaborado falhado, mas sim, tem de se matar logo a seguir.
Agora, é raro quando acertamos. Esta era se bem me lembro uma imagem de marca de JJ nos lampiões.
E depois, somos ainda anjinhos. Lances em que podemos cair, beneficiar de um encosto… demasiado honestos.
Ontem há um lance à minha frente que não consigo compreender. Ruben (profissional, já com 30 anos), temporiza demasiado e é exactamente qd BF está fora de jogo (já 2 metros ou mais) que lhe mete a bola… e fica a olhar para ele. Pequenos pormenores…
19 Março, 2018 at 14:11
Nos lampioes o “abalroamento” podia ser uma entrada a pes juntos do Javi Garcia, do Enzo, ou de la’ quem fosse, que ‘no pasa nada’.
Um abalroamento no Sporting e’ igual a cartao. Ha’ tacticas que so’ certos clubes podem implementar.
19 Março, 2018 at 14:19
Sim, sem dúvida que bloqueios para lá da lei eram permitidos.
Bem, era tudo permitido, verdade seja dita.
19 Março, 2018 at 14:32
Se calhar, o insignificante facto de levar mais 14 jogos nas pernas que o adversário e de ter feito um jogo com prolongamento e com viagem DE AVIÃO menos de 72 horas antes, terá tido algum impacto na menor intensidade do 2º tempo. Penso eu de que…
Já agora quantos dos que mandam postas de pescada e bitaites não sentem qualquer stress por andar de avião. E acham que os jogadores não? que fazem uma viagem de 3 horas e meia de avião e chegam a cas e adormecem logo a seguir? E que, no dia seguinte estão em perfeitas condições como se, em vez da viagem tivessem estado num spa e em concentração de ioga?
19 Março, 2018 at 10:32
O Rio Ave também não dá a porrada e defende agressivamente como outras equipas.
Com a ajuda de bois como o Rui Costa semana sim semana sim, essas equipas têm a vida facilitada.
19 Março, 2018 at 12:06
No fundo, tu que criticas quem anda aqui a pedir que a equipa jogue bem mais do que tem sido o normal, achas exactamente o mesmo que essas pessoas…
É sempre bom conhecer pessoas com a tua incoerência… Dá uma perspectiva nova à vida!
😉
19 Março, 2018 at 12:37
+1906
19 Março, 2018 at 10:00
Grande 1a parte onde não demos qualquer hipótese ao R. Ave, equipa que merece uma palavra por jogar à bola na vez de fazer o que todas fazem que é ficar enfiadas lá atras e sair em contra ataque.
Na 2a parte ja acusamos certamente a fadiga do jogo com Plzen. Mesmo assim podiamos ter marcado mais uns 2 ou 3.
Grande jogo do William a dividir o premio de melhor em campo com o Gelson
19 Março, 2018 at 10:10
E estão em… 5º lugar…!!! EUROPA… HELLO…!!! (E não fosse o Slbosta B fazer parte do conluio corruptivo que gere esta merda de futebol… quiçá não andavam ai a ‘morder os calcanhares’ a alguém… de vermelho…)
O resto do ’toupeiral’, sempre na retranca, andam a marrar para não descer…
Será que é preciso pensar muito…???
19 Março, 2018 at 10:15
Jogando bem, com posse de bola, estás sempre mais perto de ganhar. Pensassem todas as equipas como pensa o M. Cardoso e já agora o Castro do Chaves.
19 Março, 2018 at 10:20
Ontem seria jogo para fazer 5 ou 6 substituições. Gostava de ter visto mais sequência de Montero, pelo menos 20 minutos de Wendel, e porque não Lumor (embora aquele extremo direito do Rio Ave estivesse on fire).
19 Março, 2018 at 10:57
Wendell teria entrado mais cedo se o 2-0 acontecesse tb mais cedo.
Montero, acho que só entraria se o RA empatasse…
19 Março, 2018 at 12:32
Pois mas é contra esses num jogo mais ou menos controlado que se pode ver o que realmente vale.
19 Março, 2018 at 14:22
Esse extermo direito é muito bom de bola. Já não é a primeira vez que me chama a atenção.
Outro gajo que me surpreendeu foi um do Boavista, que não sei o nome mas fui ver o line-up: (Yusupha Njie ou Idrissa Mandiang).
Embora estivesse num jantar e “ia” vendo o jogo como calhava, lá estava ele a levar porrada, a segurar a bola no meio dos tripas…
19 Março, 2018 at 14:36
Não havia de estar on fire! Leva aos 15 minutos um amarelo que podia ter sido de outra cor e continua o resto do jogo a distribuir solha defensivamente e a lançar-se par o chão ofensivamente sem ver, ouvir ou sentir qualquer outra reacção do apitador Rui … claro que ficou on fire,
19 Março, 2018 at 10:23
Bom dia Tasca:
Eu ontem, praticamente, não vi o jogo (vi alguma coisa nos últimos 20 minutos, antes do 2-0, mas não vi os golos. Hoje, ao ver um resumo, pensei : “Eh pá, como é que estes gajos do Rio Ave não saíram dali com um cabaz!?”. Bela atitude, espero voltar a vê-la mais vezes e já em Braga!
Quanto ao assunto que acho que vai dar que falar hoje na tasca, as declarações do Adrien, acho que se está a dar relevância demasiada ao caso, já li outros jogadores fazerem declarações bem piores e acho que é o The Guardian que descontextualiza as declarações dele. Mas isto leva-me a outro ponto mais importante: defender o jogador Adrien ou criticá-lo é um direito de cada um, mas cara…, ler gajos como o rigaboss escrever que compreende a frustração dele acerca dos 14 segundos! Eu também compreendo, mas daí até achar que a frustação dele com o Presidente é justa!
Porra, mas será que este gajos são capazes de escrever algo positivo sobre o clube?
Eu também não morro de amores pelo JJ, mas hoje tenho que lhe dar os parabéns como geriu a equipa!
19 Março, 2018 at 10:30
RR na esquerda sentiu-se como peixe na água.
19 Março, 2018 at 10:36
Bom dia.
Já ontem no “Bloco” destaquei o muito bom jogo do Sporting.
Pena foi, como também referi, a habitual pecha na concretização, responsável por um suspense desnecessário.
Creio que ninguém estaria à espera de uma exibição tão convincente, depois dos 120 minutos do jogo de quinta-feira.
As melhores exibições individuais já foram destacadas aqui.
Ontem e hoje. Mas é justo associar-me àqueles que escolheram Gelson para MVP.
Uma única nota negativa, se considerarmos que já é usual o Battaglia correr com a bola 20/30 metros para depois fazer um passe de 2/3, defeito que já era tempo de ser corrigido pelo JJ:
Acuna quando entrou parecia ter acabado de fazer 120 minutos. O que se passa? O desgaste físico tem que deixar transparecer aquele ar de amuo permanente. Quem o viu e quem o vê…
O árbitro foi o que sabemos. Teve o azar de Coates não lhe dar oportunidade para “brilhar” ainda mais, mas aquela bola em que o nosso central bate a bola contra um jogador do Rio Ave, sai pela lateral e o lançamento é dado aos nortenhos, pode levar-nos a crer que os “quatro mosqueteiros” estariam à espera de uma reacção mais acalorada do uruguaio…
Recordem-se as arbitragens dos 3 grandes neste fim-de-semana e os escolhidos para as mesmas…
Há que enfantizar este aspecto nestes quase 15 dias até ao jogo de Braga…
Boa semana.
19 Março, 2018 at 10:37
Adrien? Chiça, mas esse é jogador do Sporting? Que se foda o Adrien, mais o que ele pensa! E se isso é o que ele pensa, fica-se só agora com a certeza que foi tarde (como eu sempre achei, desde o conhecido episódio um ano antes). O Sporting não existe para o servir a ele, jogador, já ele sim, existia para servir o Sporting (algo que pelos vistos nunca deve ter compreendido), a troco de um justo salário e de uma promoção da qual está presentemente a usufruir! Ele não percebeu ainda isso? Então está no sítio certo, longe das nossas narinas!
Quanto ao jogo, gostava de saber quem teve alguma fé que fosse naquele golo do Gelson? DIGA UM!! Para surpresa geral, depois de muita brincadeirinha na areia, lá entrou, que é o mais importante. Mas bom golo, só mesmo para quem desconhece a eficiência do atleta, bem secundado pelo BF.
Claro que ele mexe com a equipa, é um jogador total (aí já difere do BF, que aqui e ali vai metendo demasiada água), e são ambos titularíssimos imprescindíveis. Mas têm uma margem de progressão a percorrer, e não convém esquecerem-no. Têm que melhorar na finalização, e na decisão final/último passe. E, no caso de BF, tem que ter noção que é diferente jogar lá na frente e jogar à frente da nossa linha defensiva.
Mas enfim, estamos bem servidos, Gelson já provou que aprende (e tanto que já melhorou!), e BF parece ir pelo mesmo caminho.
William enorme!
Quanto a bons golos? Dost, pois claro! Testa na bola e pronto! Prefiro um falhanço num remate de primeira e sem cerimónias, do que um golinho bonitinho, cheio de rodriguinhos como o do Gelson, a troco do desperdício de duas mãos cheias deles (que é o que, na prática, acontece)….
E uma loa para o facto de hoje o ambiente estar tão bom, mas mesmo tão bom, e a satisfação ser tanta entre nós, que só pode ser por termos mudado de treinador, ou ele ter ganho juízo, ou termos baixado significativamente o seu salário!
SL
19 Março, 2018 at 10:43
E você a dar-lhe…
19 Março, 2018 at 11:16
Eu sei, sou fod***.
O Miguel chama-lhe “andorinha com bílis” 🙂
Mas porra jmfs, tanta semana a aturar as múltiplas teorias da catástrofe iminente (e respectivos milhentos planos de reforma), deixa-me agora curtir um pouco, até pirque não tem sido frequente eu adormecer antes do fim do jogo este ano….
19 Março, 2018 at 11:48
Tu é que confundes um jogo merdoso com um bom jogo… Para ti é tudo o mesmo porque a camisola é linda.
Eu não confundo as coisas. E acho que a jogar como ontem estamos mais perto de ganhar do que a jogar como temos feito a maioria das vezes. Só isso.
Não entendes?
Olhas, estudasses… 😉
Abraço, e cuidado com esse fígado! A destilar bílis dessa maneira vai dar-te mal…
19 Março, 2018 at 12:00
Olha que não, não confundo… 🙂
Mas com tanta gente a borrar-se toda a cada exibição menos conseguida (mesmo que com bons resultados finais), não me resta outro remédio senão esforçar-me por manter uma visão mais global da coisa, sob pena de se confundir a primavera com uma andorinha… 😉
Tu é que confundes “resultados pontuais” e “exibições pontuais” com evolução qualitativa global da equipa (e respectivos técnicos).
E o meu fígado é excelente, já há muito (mesmo antes do JJ) que não tenho ponta de azia no que ao nosso Clube diz respeito! A digestão de tudo o que se tem passado nos últimos 5 anos tem sido (e continua a ser) limpinha….
19 Março, 2018 at 15:39
🙂
Eu não confundo uma andorinha com a primavera.
E acho até que tu também não. Mas queres fazer parecer…
O que dizes do teu fígado e o que se vê aqui não coincidem. Vê lá isso. uma das duas está errada…
😀 😀 😀
19 Março, 2018 at 11:28
Foi simplesmente por se ter jogado Futebol. Vaissaver, pessoal nem pede muito.
19 Março, 2018 at 11:28
“Que se foda o Adrien”
Vai dizer isso ao presidente 🙂
Eu por acaso estou-me cagando para o Adrien, mesmo tendo dado tudo em campo enquanto representou o Sporting. Foi atrás da guita e não critico um atleta por isto.
Ainda não vi um minuto sequer dele no Leicester…
19 Março, 2018 at 12:41
Quando se joga à bola, pasme-se!, não existem muitas críticas. Mindblowing.
O que é uma constante, é o destilar de veneno.
19 Março, 2018 at 13:44
Isso é tal e qual o famoso “dilema da loira e do pisca-pisca”!!
Quando perguntas à loira se o pisca do carro funciona, ela responde:
-Funciona! 🙂
-Não funciona… 🙁
-Funciona! 🙂
-Já não funciona… 🙁
-Funciona! 🙂
-Não funciona outra vez… 🙁
Tu e o Sporting é igual. Se calhar a coisa resolve-se com uma pouco de tinta para o cabelo….
19 Março, 2018 at 14:48
Não tenho problemas com cabelos brancos mas se o meu problema, segundo as tuas palavras, é possível de resolver com tinta, o teu não.
Ah e eu não tenho problemas com o SCP. Tenho é quando se mistura o BdCFC ou o JJFC com o SCP.
19 Março, 2018 at 15:40
O teu fígado a desmentir o que escreveste acima… 😉
19 Março, 2018 at 16:58
Nem o JVL, nem o Miguel, perceberam a analogia (da qual não posso deixar de sentir um certo orgulho, porque é “pretty, pretty good”, como diria o genial Larry David…).
O Sporting joga bem: aplauso
O Sporting joga mal: crítica
O pisca acende: funciona
O pisca apaga-se: não funciona
ERRADO!
O Sporting está bem, e cada vez melhor, mesmo quando não joga tão bem assim, conseguindo porém (ainda por cima) resultados MUITO positivos.
Não digo que confundes a andorinha com a Primavera, mas sim o contrário: a Primavera (bom estado global do Sporting, e também no futebol) com a andorinha (uma ou outra má exibição circunstancial, e são tantas as “circunstâncias”…).
E o mal não era o cabelo ser branco, JVL… 🙂
20 Março, 2018 at 7:37
Eu percebi Placebo. Só que essa analogia não se aplica a mim porque não mudo de opinião, ou se preferires, aplaudo apenas as vitórias e critico sempre nas derrotas.
PS: Larry David é realmente muito bom.
19 Março, 2018 at 16:37
O Bruno Fernandes é um jogador de futebol completo.
O Gelson é um brinca na areia incompleto.
Não se pode de comparar o que não tem comparação.
SL
19 Março, 2018 at 17:19
Deves estar com os copos, tu!
Gelson é um jogador-Total, de equipa (que NÃO era até há 1 ano atrás…)!
Isso do atleta “brinca na areia” já não é para ele!
Ele não compromete em desequilíbrios defensivos, fazendo inclusivamente parte desse processo com enorme qualidade, nos tempos que correm!
Isso que chamas “brinca na areia” é o que permite, nas funções atacantes, furar e desequilibrar defesas, como poucos sabem fazer no mundo! São brincadeirinhas na areia, mas não o qualificam como inconsequente “brinca na areia”!
A “última decisão”, seja remate, seja assistência, virá com o tempo, é mais questão de maturidade (que ele ainda não tem) do que de talento (que o tem todo).
O BF, a meu ver, está atrás no seu crescimento como jogador-Total.
São ambos excelentes, e imprescindíveis, e só temos a ganhar com o seu crescimento, sobretudo com o BF que nos conseguirá dar ainda muito mais!
Enfim, são opiniões, umas mais sóbrias que outras….
19 Março, 2018 at 10:39
Bom dia,
mais uma vez parabéns Sporting pela boa exibição ,
acerca do “assunto” Adrien Silva , a sério ?? mas queriam o quê ? já não há paciencia para ler Sportinguistas a criticarem o Sporting só porque sim tem que se criticar , ho pá fodasse gritem pelo Sporting e descarreguem a frustação noutro lado
19 Março, 2018 at 10:39
Excelente dia de Domingo. Saí cedo para Lisboa e fui assistir ao hóquei, grande ambiente no pavilhão, um bom jogo, pena que os penalties não tenham caído para o nosso lado.
Enfim nunca gosto de perder mas quando se perde com dignidade, parabens aos vencedores, honra aos vencidos. Vamos ganhar mais vezes.
No futebol, excelente casa e grande envolvimento , com o espírito de Peyroteu presente no estádio os jogadores deram tudo o que tinham para dar, resultado extremamente injusto pois o Sporting e o seu grande 9 mereciam a goleada e tudo foi feito para que isso acontecesse .
Este jogo veio demonstrar que a questão dos jogos não é determinante, por vezes o cansaço psicológico sobrepõe-se ao físico e quando há motivação forte não há cansaço que resista.
Grande jogo de toda a equipa, destaque para Gelson, Dost, William e toda a defesa, Coentrão, Mathieu, Coates e Piccinni foram grandes, Patrício teve uma intervenção uma, mas foi determinante.
Finalmente vimos três minutos de Wendel. Parece que Jesus veio ler o artigo do filho do Trolha aqui à tasca.
19 Março, 2018 at 10:45
Off topic!
Vamos criar uma petição para que o presidente deixe o facebook?
Fodasse, é que só diz bacuradas.!
O que disse da equipa de Hoquei é 0 apra um presidente! ZERO. No fim da época faz a analise e não apos uma eliinação.
A forma como falou de Adrien sem saber a veracidade da entrevista, a supor se isto se aquilo… A dizer que se é verdade o Sporting falhou na educação como homem… Ora fodasse, primeiro confirma.se e depois fala-se.
19 Março, 2018 at 11:02
Pronto esta semana acabou a discussao sobre o E-Toupeira…
…e lança-se a nova discussao sobre como foi o Adrien E-Ducado.
19 Março, 2018 at 11:09
Protesto, protesto! Queremos o e-toupeira! A paródia tem de continuar.
19 Março, 2018 at 11:20
faz-se uma petição?
ou uma manif.?
🙂
19 Março, 2018 at 12:09
Mandam-se uns emails!
19 Março, 2018 at 16:20
ahahahahahah
bela desgarrada
SL
19 Março, 2018 at 12:15
O que o Adrien mais gosta são de ducados
19 Março, 2018 at 11:05
Vamos criar uma petição para ires para a puta q te pariu? Eu assino!
19 Março, 2018 at 10:46
Só para recordar o Comanchero e o Malcolm Allison já valia a pena ter lido esta crónica
19 Março, 2018 at 10:49
Ontem belo jogo muito bons na construção (Mathieu e William como sempre mas ontem a um nível altíssimo e também Coentrão que ultimamente andava menos bem nesse aspecto de novo a construir muito). Passes a queimar linhas e Bruno e Ruben Ribeiro a enquadrar entre linhas e também Gelson acima do que é costume a ser mais criativo e a procurar mais o jogo interior. Pena o jogo algo desastrado do Dost (mesmo assim marca golo!).
Só não percebi a substituição do Ruben Ribeiro tão cedo no Jogo. Para mim jogava na maioria dos jogos do campeonato é muito mais criativo do que o Acuna. O 11 que entrou ontem é o melhor do SCP ( a entrada de Rubem compensa a presença do Bataglia em termos de construção/criação e permite tirar partido das suas qualidades na transição defensiva e de equilibrio em organização defensiva).
19 Março, 2018 at 11:02
“Só não percebi a substituição do Ruben Ribeiro tão cedo no Jogo. Para mim jogava na maioria dos jogos do campeonato é muito mais criativo do que o Acuna” – excelente apontamento
Realmente RR, sendo destro na esquerda – moda no futebol contemporâneo – acaba por criar um novo paradigma no futebol do Sporting. E isto leva-me a outro pensamento, será que vale a pena gastar milhões com o Coentrão quando poderíamos meter Acuna a lateral esquerdo e Lumor no banco?
Acuna e RR num flanco, Piccini e Raphinha no outro e Gelson como joker mais perto de Bas Dost.
19 Março, 2018 at 11:30
Fábio vale todo o dinheirinho que se consiga dar por ele… todo.
19 Março, 2018 at 12:04
Tenho alguma renitência.
Não pelo empenho que o jogador tem demonstrado, mas se descobríssemos um lateral abaixo dos 25 anos para pegar de estaca preferia. O problema é esse mesmo, encontrar um que dê mais certezas do que aquelas que o Coentrão está a dar, para além de que o Sporting tem sempre revelado dificuldades em encontrar laterais que evoluam e resultem em vendas milionárias (Piccini e Ristovski parecem excepção à regra).
Por outro lado, não me agrada de todo ter que se esgotar frequentemente uma substituição com o Fábio.
19 Março, 2018 at 13:47
Não concordo nada contigo.
É apostar no Fábio, não só pelo que joga mas também pela raça. Acuña fará a posição qd ele não puder e rode-se mais à frente.
Honestamente, renitente estou é com o Lumor depois de ouvir a opinião do JJ…
19 Março, 2018 at 14:45
Eu se pudesse nem apostava só no Fábio… apostava em onze Fábios. Jogadores que dão tudo o que têm e que, quando parece que não têm mais, olham par o emblema do leão rampante e vão buscar a força suplementar para honrar a camisola do 1º ao último minuto. E ISSO NÃO SE PAGA!!!
19 Março, 2018 at 15:31
Qd dou por mim a pensar que a braçadeira lhe assentava bem, o mundo está louco.
19 Março, 2018 at 11:03
Amaral, já ontem concordei consigo no que toca ao melhor onze a apresentar neste momento, a não ser que o Wendel nos pudesse vir a surpreender mais cedo…
“Este” Acuna não merece ser titular. Ontem já gostei muito mais do RR na ajuda à defesa, espero que se deixe de tanto rodriguinho na construção e último passe.
Espero que jogue em Braga mas que não leve tanta porrada como aconteceu ao jogar lá pelo Rio Ave. Ou então, se levar, que alguém arque com as consequências.
Serei ingénuo, talvez…
19 Março, 2018 at 10:59
Com William e Battaglia em campo, arrisco-me a dizer que prefiro o argentino a trinco e o outro a box-to-box. Não gosto de ver Battaglia a 8. E fica na retina que será um excelente substituto de William no futuro. O 8 tem que ser um gajo mais lesto e com mais facilidade/rapidez de passe.
19 Março, 2018 at 11:20
O 8 tem que tratar melhor a bola em relação ao que o Battaglia faz. Battaglia “limpa tudo”…. mas a construir esquece lá isso.
19 Março, 2018 at 11:26
Calma…o Wendel daqui a nada está aí.
19 Março, 2018 at 11:31
Não concordo nada contigo.
A receber a bola do Rui ou centrais tem de estar alguém que trate a bola por tu, pelo menos no sistema de JJ.
Batta é um animal, uma carraça, mas não é um organizador de jogo.
19 Março, 2018 at 11:53
Ia escrever algumas considerações acerca disto, mas vou simplificar: não gosto de Battaglia na posição 8.
19 Março, 2018 at 13:51
É verdade que não é o 8 que assenta no sistema de uma equipa vencedora, percebo o que dizes.
Qd falamos no Adrien, encaixava aqui nem uma luva.
Mas com as dificuldades que apresenta com bola, 6 só numa equipa defensiva, a secar um 10 adversário.
No Sporting, Batta ou é 8 (mesmo com limitações) ou então vai entrando conforme o adversário e desenrolar dos jogos.
19 Março, 2018 at 14:03
“No Sporting, Batta ou é 8 (mesmo com limitações) ou então vai entrando conforme o adversário e desenrolar dos jogos.
E é isso que tem que ser!
Tudo o resto são adaptações/invenções que eventualmente se podem justificar por circunstancias muito especificas.
19 Março, 2018 at 14:04
Isso —> entrar conforme o adversário!
Em condições normais (todo o plantel disponivel)…. Batta é suplente!
19 Março, 2018 at 15:43
Nem dá para perceber como alguém não entende isto já com mais de meia época passada e inúmeras vezes em que se trocou o William com o Battaglia… Nunca funcionou bem!
19 Março, 2018 at 11:02
Corridas
Limpeza total. Sportinglimpa sucede à Conforlimpa. Para o ano mais duas hipóteses de um título europeu. Destaque especial para Rui Teixeira e Sandra Teixeira.
Futebol
Porque raio não se joga sempre assim? Verdade, o Rio Ave facilita porque tenta jogar, e nem bate tanto quanto isso, mas ontem viu-se uma dinâmica e uma pressão que foram raras estas temporada. Isto numa equipa supostamente desgastada por 120 minutos num campo complicado há 72 horas. Faltou os jogadores fazerem jus ao nome da camisola e terem mais acerto na concretização.
Adrien
Tem o seu direito à indignação. Eu tenho o direito a ignorá-lo. O Presidente colocou o clube acima do jogador? Oh meu, do ponto de vista humanista tens toda a razão, mas se compararmos com as vezes em que o jogador se coloca acima do clube, isto um dia não são dias.
Andebol
Exibição qb. Cavou-se a natural diferença entre uma equipa experiente e com soluções e uma equipa jovem e de menos recursos. Dois bons guarda-redes, foi bom ver o Bozovic regressar, todos fazem falta. Margem de erro zero no campeonato, final-four na taça.
Hoquei
Perdeu-se para uma boa equipa, com internacionais, actual campeã nacional. Pelo que leio aqui, veio mais um discurso sobre obrigações. A ser verdade, tem o seu quê de ironia.
Foi um bom fim de semana
19 Março, 2018 at 11:08
Só mais um comentário e paro os dedos até ao futebol feminino:
Coentrão se nao for incomportável para a bolsa do Clube é,hoje, a personificação da alma Sportinguista. Não esquecendo o Bruno Fernandes.
19 Março, 2018 at 11:15
Grande Comanchero, uma viagem a um passado onde fomos felizes!
Tudo dito na crónica, bela vitória, que só peca por escassa. De resto foi tudo bom.
Espero que seja o click que nos faltava para os dois meses de decisões que estão à porta.
Bem BDC a pôr o clube à frente de outros interesses. Bem sei que é raro em Portugal, alguns não estão habituados. Hirudoid parece que ajuda, dizem.
19 Março, 2018 at 11:21
Parece que o espirito do Peyroteo encarnou nos jogadores.
Sugiro que contra o Braguilha os jogadores ostentem o nome Peyroteo.
19 Março, 2018 at 11:28
Um pormenor em relação à arbitragem….
Na 1ª parte por duas vezes o árbitro demonstrou que é ignorante (corrupto já sabiamos!) quando em duas faltas assinaladas na grande-área do Rio Ave…. mandou repetir as faltas porque o jogador do Rio Ave recebeu a bola ainda dentro da grande-área.
E atenção que estou a falar de faltas!! Não estou a falar de pontapés de baliza…onde ai sim o defesa só pode tocar na boca fora da grande área.
Mais alguem reparou nisto?
19 Março, 2018 at 11:39
Eu reparei. Também pensei como tu, e fiquei na dúvida, mas não é assim. Quando a falta é dentro da área a bola só pode ser jogada quando sair da área, tal como no pontapé de baliza.
19 Março, 2018 at 11:42
Tens a certeza disso?
É que isso “não faz sentido”….
19 Março, 2018 at 12:00
Não faz, realmente, mas é assim.
19 Março, 2018 at 12:17
Não acho.
Pode ser o livre não poder ser batido dentro da pequena área. Essa de sair desconheço
19 Março, 2018 at 12:08
De certeza? Isso nao é so com pontapes de baliza?
19 Março, 2018 at 12:16
É assim. A bola tem que sair da grande-área
19 Março, 2018 at 12:11
No estádio até pensei que era por terem marcado com a bola em movimento…já estava tão desesperado com o gajo…como é que um arbitro destes faz carreira em PT é que devia ser seriamente investigado…
19 Março, 2018 at 15:44
Como?
Pois o gajo faz o que lhe mandam… Como é que um gajo destes não havia de fazer carreira em Portugal? Essa é que é a questão!
19 Março, 2018 at 12:22
Como se isso fizesse alguma diferença…há leis no futebol que nunca hei-de perceber. E menos ainda como os árbitros se preocupam com merdinhas de nada em vez de deixarem o jogo fluir…
19 Março, 2018 at 13:17
E a mesma merda que marcar fora de jogo quando a bola nem chega ao jogador e acaba nas maos do GK. Era só nao apitar e deixar seguir o jogo
19 Março, 2018 at 14:53
Pois a lei é essa e é incompreensível. Como incompreensível é a mudança da lei dos 3 passos para o guarda-redes para os 6 segundos: não há um único árbitro em todo o mundo que conte e aplique os 6 segundos, mas depois mostram amarelos por demorar a marcar o pontapé de baliza.
Enfim … FIFICES.
19 Março, 2018 at 12:23
”
Pontapé-livre direto ou indireto a favor da equipa defensora:
– todos os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se pelo menos
a 9,15 m da bola
– todos os jogadores da equipa adversária devem permanecer fora da área
de grande penalidade até que a bola esteja em jogo
– a bola entra em jogo quando seja pontapeada diretamente para fora da
área de grande penalidade
– um pontapé-livre concedido dentro da área de baliza pode ser executado
em qualquer ponto dessa área
“
19 Março, 2018 at 12:26
É uma parvoice…mas pelos vistos é mesmo assim.
E aprendi outra “um pontapé-livre concedido dentro da área de baliza pode ser executado em qualquer ponto dessa área ” 🙂
19 Março, 2018 at 12:46
Sempre a aprender. Obrigado Maria e Miguel
19 Março, 2018 at 15:46
Na realidade é muito similar ao pontapé de baliza…
Não faz sentido mas é!
Talvez haja uma razão para isso que se desconheça.
19 Março, 2018 at 11:32
Melhor exibição, de longe, do ano de 2018.
Tivéssemos jogado assim e tínhamos saído da Amoreira com os 3 pontos. Estaríamos em cima do Benfica e só a 2 pontos do Porto, o que faria toda a diferença.
Sobre o jogo só a a criticar mais uma miserável arbitragem dum ser repugnante que é o Rui Costa. É que já nem querem saber se é absolutamente evidente ao que vão. Ninguém lhes toca. São como o Benfica. Uma merda repugnante que só faz mal ao futebol português e mostra claramente o que é a sociedade portuguesa: uma sociedade sem princípios, sem valores, onde o dinheiro e o poder mandam. Um gajo que gamava à força toda o Porto, hoje trabalha para o Benfica. É O Jorge Sousa e o Artur Soares Dias são iguais.
Como disse ontem, no dia em que um porco destes aparecer a boiar, fica a ser feriado para mim…
Bem as declarações do Jesus. Fossem sempre assim!
Quanto ao post do BdC, sinceramente, não entendo como pode dizer o que disse do hóquei. Ok, perdemos. Mas lutámos e jogámos para ganhar. Do outro lado também estava uma boa equipa. Penso que até mais solidificada. Mais tempo de trabalho. Estamos no bom caminho e mesmo a chegar ao nível de Porto e Benfica. Também é preciso calma e saber que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”. Não o vejo a tecer estas “postas de pescada” sobre o futebol quando se perde com o Estoril ou o Plzen e se empata com o Setúbel ou o Astana. No futebol está quase sempre caladinho… e aqui é que haveria muito para criticar, às vezes!
Sobre a entrevista do Adrien, acho que o Adrien não tem razão… O Presidente está ali para defender o clube, obviamente não prejudicando os jogadores. É o clube que se sobrepõe aos jogadores – que são o que são porque o clube lhes dá tudo o que pode, e às vezes até o que não pode – e não os jogadores que se sobrepõem ao clube. Se não vier rectificar isto, o Adrien fica muito mal nesta fotografia…
Aliás, sobre isto, está mais que provado que a ida dele para o Leicester foi um erro. Ok, vai ganhar mais dinheiro mas passa a ser um entre muitos e no Sporting era um ídolo do clube e um grande capitão. Era o que poucos conseguiram ser, num clube. Mas enfim, a escolha foi dele…
Não quero acabar sem deixar uma notazinha à época do Bruno Fernandes. Puta que pariu! Que jogador! O que este homem corre todos os jogos. O que joga. O que põe os outros a jogar. O que impõe à equipa. 8M€? Venham mais 9 destes… E para o ano a braçadeira tem de ser dele!
19 Março, 2018 at 11:57
Esqueci referir que acho mal que o JJ tenha deixado passar em claro a miserável arbitragem de ontem. Segundo a estatística em Alvalade, fizemos 28 faltas contra 14 do Rio Ave – o goalpoint dá 26-12! Os gajos deram pau e jogaram duro mas nós temos 3 amarelos e eles só 1… É sempre a mesma merda!
Preparem-se para apanhar o Sousa ou o Dias em Braga, para mais um colinho ao Braguilha! Vão, não só, tentar afastar-nos já de qualquer aspiração ao titulo, como meter o Braga a tentar o 3º lugar… É a chamada “cajadada que apanha 2 coelhos”…
19 Março, 2018 at 17:01
“Bem as declarações do Jesus. Fossem sempre assim!”
Foram 25, os minutos de fraqueza, antes de regressares à tua boa forma original… lolll
Bílis, senhores, bílis! 😉
19 Março, 2018 at 11:39
Grande jogo de futebol como há mto não se via .
Parabéns ao JJ que soube motivar a equipa e que bem faz qnd descansam 3 ou 4 como aconteceu em plazen.
Qnt ao arien…..foi um elogio a Bruno Carvalho ….meteu o Sporting á frente dos interesses do jogador,mas há alguém q critique o presidente por tal?!!!!
Hóquei?????mais do mesmo….falasse ele do futebol como fala e critica as modalidades certamente q ou estaríamos bem melhor ou JJ já cá não estaria.
Mto mal mais uma vez o presidente no q as modalidades diz respeito , modalidades essas q são elas qenchem o museu de troféus.
Estou curioso para ler o que irá escrever no Facebook qnd começar a ser eliminado das provas em que o mestre dos emails está inserido.
Parabéns ao hóquei tivessem os nossos jogadores etreinadores no futebol essa determinação e garra certamente estaríamos ou em primeiro ou colados ao primeiro.
19 Março, 2018 at 11:52
“estou curioso para ler o que irá escrever no Facebook qnd começar a ser eliminado das provas em que o mestre dos emails está inserido”
Espectáculo de frase! 🙂
Este ano, a espera está a ser fodida, espero que estejas confortável ou ainda crias varizes. Com mais um pouco de azar, vais ter que esperar até às finais “and beyond”….
19 Março, 2018 at 11:59
Olha o fígado… 😉
19 Março, 2018 at 11:49
Para mim é Peyroteo ate ao fim da época .
Adrien o BDC a pôr o clube à frente de outros interesses ,pois não esperamos outra coisa .
Hoquei escrevi ontem e volto a repetir ,Orgulho nesta equipa ,mas isso sou eu adepto ,BDC como líder só pode ficar desiludido com tudo o que não sejam vitorias o ano passado após uma derrota do andebol fez a mesma chamada de atenção resultado campeões ,este ano após uma derrota do voleibol outra chamada de atenção e resultado esta a vista .
SL
19 Março, 2018 at 11:59
Como ficou provado na primeira parte, independentemente do esquema táctico ou da estratégia, o que realmente interessa é constante passe de bola entre jogadores e movimentações no espaço (a atacar, evidentemente).
Em todo o caso, e para lançar uma boa confusão, continua a fazer-me espécie aquele espaço de 20 metros entre a posição 8 e a posição 9, que tão bem interpretada era pelo Teófilo. Para resolver-mos essa posição com Bruno Fernandes precisamos do Misic ou Wendel em alta mais atrás.
19 Março, 2018 at 12:01
Ja que o Mestre gosta de jogar à italiana.
Não seria de bom tom ir buscar um preparador físico a Itália?
O Bruno Fernandes joga sempre, está espremido, e continua a render. Não será também da heritage italiana?
Ja no ano do Inácio deu-se valor ao trabalho desenvolvido na pré-temporada. E qualquer tuga que vá para Itália se queixa da exigência física acrescida.
19 Março, 2018 at 12:11
O Mestre é preso por ter e não ter cão.
Sem preparador físico italiano a equipa “está nas lonas”.
Com preparador físico italiano, e a equipa a apresentar-se “nas lonas”, inventavam-se piadas sobre o italiano.
Independentemente dessa tua observação, que é relevante, serei sempre a favor dos desenvolvimentos científicos no clube. Temos, cada vez mais, de investir em ferramentas (pessoas e máquinas) para melhorar o desempenho dos atletas, sem meter em causa o seu estado geral de saúde.
Com ciência evoluímos mais rapidamente.
19 Março, 2018 at 12:18
Exactamente…
Tenho duvidas sobres a eficácia de uma preparação “à italiana” no contexto português. Uma equipa que começa o campeonato muito presa e muito pressionada, com automatismos menos trabalhados. E acho que a equipa do Sporting até tem uma preparação física bastante boa para o grau de utilização que tem. Não creio que o problema esteja na condição física da equipa.
19 Março, 2018 at 15:07
Claro que o problema não está na preparação física! Estamos numa época absolutamente atípica em termos de exigência física (aconteça o que acontecer na LE e na TP, vamos ser a equipa com mais jogos numa época em TODA A HISTÓRIA DO FUTEBOL POTRUGUÊS). Ontem, jogámos com uma equipa que sabe privilegiar a posse de bola (e correr atrás dela, cansa muito mais, física e emocionalmente) e que nos últimos 3 anos foi a única que em Portugal conseguiu ter mais tempo de posse de bola que nós (por 4 vezes). Jogámos contra uma equipa com estas características, dominando completamente a 1ª parte, conseguindo fazer sempre pressão alta e impedir a 1ª fase de construção, apesar de levar 14 jogos a mais nas pernas e de ter tido, menos de 72 horas antes um jogo de LE com 120m, fisica e emocionalmente arrasador e uma viagem de avião de + de 3h!!!
Queriam o quê? Robocops?
19 Março, 2018 at 12:23
Só sei que qualquer jogador que saia de cá se vê aflito com o ritmo competitivo que encontra. Não serão questões genéticas. Devem ser metodologias de trabalho.
Estando outros países mais à frente, deve importar-se o conhecimento, mas também as pessoas.
19 Março, 2018 at 12:34
Não tem a ver com o trabalho tem a ver com o estimulo no jogo. A dificuldade (no jogo) é muito maior e é preciso pensar e executar muito mais rápido. Isso é sobretudo mental e não físico e não se consegue emular no treino pois precisas da “oposição real” que te faça executar e pensar mais depressa continuadamente. É por isso que os Sul-Americanos também sofrem quando chegam à Europa. O Bruno Fernandes por exemplo cresceu num contexto competitivo mais forte que o campeonato português e desenvolveu o lado cognitivo a memória muscular. Agora é um franzino que no nosso campeonato aguenta tudo.
19 Março, 2018 at 13:06
Isso tem a ver com o ritmo de jogo…tem a ver com o facto de em Portugal se jogar metade do tempo e no resto é tempo perdido. Não é com a condição física propriamente dita…
O Cedric quando chegou ao Southampton disse que acabou a primeira parte do primeiro jogo e parecia que tinha jogado um jogo inteiro cá. Não que não tivesse condição física para isso mas a intensidade é muito maior…
19 Março, 2018 at 15:17
Mas em que é que esses países estão mais à frente? Na preparação física? Itália?
Os nossos treinadores e equipas técnicas dão cartas em todo o mundo!!! Ficam a dever o quê a italianos? O Leonardo Jardim, o Mourinho, o Carvalhal usam preparadores físicos italianos ou portugueses? A selecção italiana ficou em que grupo no Mundial? E em que lugar no último europeu? Falam na falta de competitividade do nosso campeonato! E o italiano?? A Juve vem da 2ª divisão e depois é campeã 6 vezes seguidas!
E como querem fazer esse tipo de comparações? Comparem as características antropométricas e antropomórficas dos nossos atletas com as da maioria dos outros países (vide República Checa, por exemplo, com quem disputámos a última eliminatória) e, se calhar, chegam à conclusão que os nossos preparadores físicos operam milagres. Vejam também como, se é verdade que existe um enorme fosso entre os 3 grandes e os mais pequenos, aquilo que ainda consegue disfarçar esse fosso é exactamente os níveis similares e preparação física.
19 Março, 2018 at 15:24
O Carvalhal, o que mais lhe apontam por exemplo do Sheffield é exactamente um trabalho fisico deficiente que rebenta a equipa na segunda metade da época, se lá chegar…
19 Março, 2018 at 16:20
Pois sim: o Figo, o Ronaldo, o Boa Morte, o Nani, o Bernardo Silva, o Ricardo Carvalho, o Pepe, o Bosingwa, o José Fonte, só para citar alguns, tiveram enormes problemas físicos quando “saíram de cá”.
19 Março, 2018 at 14:10
“Com ciência evoluímos mais rapidamente.”
Dizeres isso a um gajo que é crente em… Jesus, tem a sua piada.
19 Março, 2018 at 15:25
Einstein acreditava em Deus, ò caramelo. Ainda antes dele chegar à equipa B.
19 Março, 2018 at 15:39
Deus? Jesus, pá.
O Jesus já treinava nessa altura?
19 Março, 2018 at 12:03
O jogo foi um bom jogo. Esperava menos pernas da equipa e talvez mais gestão do esforço no inicio mas a equipa entrou com tudo e aproveitou o quão macio é o RA.
Grande jogo do William, Excelente do Gelson e do BF. Quando essa espinha dorsal joga bem, o Sporting joga bem. Depois todos os outros acabam por jogar melhor porque o jogo flui muito melhor. E isso é parte do problema mas quando tudo funciona a qualidade destes jogadores é brutal.
Depois, na ultima meia hora começou a faltar o gás. Nessas altura já devia estar resolvido tantos foram os falhanços e azares mas sem pernas a equipa começou a não conseguir pressionar e o RA começou a ter mais bola. Aí o JJ opta por meter o Ruiz e tentar ter mais bola…correu bem e acabámos por ter o jogo sempre controlado.
Acabei um pouco preocupado com o Gelson e com o Fábio. Esperemos que não tenham nada de grave e que estejam bem para Braga.
Quanto ao Adrien…acho que estão a ver a coisa apenas do ponto de vista do adepto. Para o adepto só há o interesse do clube. Mas se o BdC colocasse única e exclusivamente os interesses do Sporting em 1º lugar provavelmente o Adrien seria jogador do Sporting. Enquanto presidente, BdC tem de olhar para os interesses do jogador e do clube e estabelecer um equilíbrio. Acho que foi isso que foi feito e daí a reacção do presidente. 1º por irritação de ter abdicado algo dos interesses do clube e agora ser acusado de não o fazer e 2º porque não quer que esse tipo de mensagem (ele só quer saber do clube e se está a cagar para o interesse dos jogadores) passe porque isso pode gerar uma mentalidade nos jogadores de desistirem de pensar no interesse do clube já que o clube não pensa nem pondera os dele.
19 Março, 2018 at 12:55
Excelente comentário no que diz respeito à controvérsia Adrien.
19 Março, 2018 at 13:19
Exactamente o que penso em relação ao assunto Adrien.
A mensagem que o Adrien fez passar, além de errada, pode causar um problema no futuro ao clube porque pode pôr os jogadores que cá estão de pé atrás.
Nem vou entrar na discussão que o Presidente é para defender o clube e os empresários para defenderem os jogadores. Afinal têm empresários para quê? O homem quis sair, o BdC aceitou que saísse em determinadas condições. Quando essas condições aconteceram, o Adrien saiu. Se foi em cima do prazo, azarito. Tivesse pensado nisso antes.
Saem de um clube que anda nos primeiros lugares e luta por conquistas para irem jogar num Boavista qualquer lá do sitio, só por dinheiro… e têm sempre queixas de qualquer coisa. Não ganham o que queriam? Se o problema fosse jogar tinham ficado cá… É que lá só jogam aos 15 minutos de cada vez.
O Adrien não tem razão e está onde queria a ganhar o que queria. O resto tivesse pensado nisso antes. Por mim até só tinha saído por mais dinheiro…
19 Março, 2018 at 15:25
“Acabei um pouco preocupado com o Gelson e com o Fábio. Esperemos que não tenham nada de grave e que estejam bem para Braga.” (sic)
Eu até nem me importava que tivessem qualquer coisita de não muito grave que os retirasse da selecção … assim algo como o que aconteceu ao Ruben Dias … não é uma pontaria? Só tinham um seleccionado e … sai de estágio e da convocatória porque apresentou um, “problema muscular”. Como eu gostava que desse uma idêntica ao Gelson, ao Fábio e ao Bruno Fernandes que os retirasse da convocatória da selecção mas os pusesse na convocatória para Braga.
Assim, estão na selecção em dois jogos particulares, nos quais vão jogar e desgastar-se (e eventualmente lesionar-se) e tenho sérias dúvidas que venham a ser titulares de Fernando Santos no Mundial.
saudações leoninas
19 Março, 2018 at 15:36
Quero que eles estejam prontos para Braga…o resto é-me indiferente…que fiquem na selecção ou que sejam dispensados, que joguem ou não (partindo do pressuposto que acho como certo que no total, no máximo fazem 90 minutos em 2 semanas)…quero é que estejam bem para Braga….
Quanto ao gajo dos lampiões…musica repetida pelo Pizzi e pelo Eliseu quando deu jeito. Pode ser que se fodam e que ele não seja convocado para o Mundial como aconteceu ao Pizzi…
19 Março, 2018 at 16:22
Pois sim. E a quota de mendilhões, como é preenchida?
19 Março, 2018 at 12:46
Bom jogo, jogadas de ataque e hipoteses de ataque do adversário reduzidas quase a zero. Leitura táctica a roçar a perfeição. Algumas notas:
– Com Battaglia no meio ganha-se capacidade de pressão e recuperação de bolas;
– Bruno Fernandes a 10 dá dinâmica à equipa;
– Ruben Ribeiro está em muito melhor forma que o Acuna e dá imprevisibilidade e profundidade ao jogo;
– William teima em cair 2 vezes estupidamente por jogo;
– Coentrão tem pilhas para dar e vender, que jogo!
– A direcção devia pensar seriamente em investir numa infraestrutura ao nivel da box do Dortmund para potenciar a capacidade técnica e em especial a redução do tempo de decisão com qualidade, isto: https://www.youtube.com/watch?v=Tn5GD0HWkIY
– Os elogios do treinador aos seus jogadores ficam sempre bem;
– Entramos agora num periodo que permite aos jogadores descansarem um pouco, e à equipa técnica preparar a avalanche de jogos que aí vem.
SL
19 Março, 2018 at 15:37
“– Entramos agora num periodo que permite aos jogadores descansarem um pouco, e à equipa técnica preparar a avalanche de jogos que aí vem.” (sic)
Com 5 jogadores convocados na Selecção A (2 jogos) + 5 jogadores convocados nos sub 21 (2 jogos) + Coates na selecção uruguaia + Acuña na selecção argentina + Bryan Ruiz na selecção costa-riquenha + Bas Dost na selecção holandesa, os jogadores vão descansar? E a equipa técnica vai “preparar a avalanche de jogos que aí vem” sem eles? São 14 do plantel em falta!!! A única vantagem é poder trabalhar os que ficam, w, particularmente, ter mais tempo para os que vieram em Janeiro (Misic, Wendel, Montero e Lumor).
19 Março, 2018 at 12:53
Fou um belo jogo, deu mesmo prazer em ver tal foi a velociadade, criatividade e determinação com que jogamos. Eu aceito que não podemos ganhar sempre, não jogamos sozinhos, mas se jogarmos sempre assim ficaremos mais perto da vitoria e se for o caso de empatar ou perder, nada a apontar. Os jogadores que agora recuperem, ou que aproveitem as suas chamadas às equipas nacionais, estaremos prontos para esta fase final de temporada. Existe muito em jogo, muito a ganhar ou perder. Honestamente nesta altura, sendo realista, que se garanta a final da taça e pelo menos o segundo lugar. Quanto ao A.Madrid… não tenho medo nenhum e por alguma razão anormal, acho que os vamos mandar fora da europa. Sofremos poucos golos nos jogos grandes, e somos grandes nos jogos grandes, espero a surpresa. Força Sporting!!
19 Março, 2018 at 12:55
Grande jogo do SCP ontem. Ainda mais relevante tendo em conta a capacidade física evidenciada para quem nem 72h descansou.
Ajudou também ter um RA a querer jogar futebol e não se limitar a distribuir subtileza e a parar o jogo por tudo e por nada.
Enorme Sir!! Quando falarem de orçamentos, não se esqueçam que este custou 0. Assim como o RP e o Gélson. Que jogador do caralho que ali está mas há ainda quem goste de o criticar. Eu sei, bom mesmo ou quem merece que tenhamos paciência é um gajo como o Alan Ruiz.
BF: jogão. Temo que rebente mais cedo ou mais tarde mas tem-se aguentado. Um dia destes, até respirar em repouso lhe custará.
Gélson: falha passes e cruzamentos? Certo mas é o único, em muitos jogos, que arrisca o drible, o 1 vs 1. Ontem fez um golo e uma assistência. Ah e ainda ajudou na defesa.
Dost: BOOM. Golo. Próximo.
RP: Uma defesa e para não variar, importantíssima.
FC: Muito bem, tanto a atacar como a defender.
Rui Costa: este é um dos expoentes máximos da filha da putice que existe na arbitragem. Connosco então, esmera-se. Se um dia alguém lhe for ao trombil, não haverá qualquer reprovação da minha parte.
Vem aí o Braga mas antes…”férias”. Espero que consigamos ir lá partir pedra e baixar a crista a estes wannabes. E se alguém ao aliviar uma bola, espetar com ela nas fuças do Abel, pago-lhe o jantar.
19 Março, 2018 at 13:53
“Férias” daquelas que as galinhas têm todas as semanas (e que os porcos vão passar a ter…), convém frisar! Isto para ponderação futura dos nossos jogos, em que as exibições poderão não “encher os olhos” de todos.
Aliás, nem nisso são férias bem iguais, já que os nossos atletas estão quase todos convocados para selecções, e os deles não.
Não vá acontecer serem apanhados com merdas esquisitas no sangue e/ou na urina.
Além que, para valorizar a malta, preferem as convocações finais para o Mundial, devidamente “arranjadinhas” com o engenheiro da treta e as toupeiras do esgoto da Praça da Alegria, e deixam os “piners” para os outros se desgastarem para a sua única competição em disputa, que é a que dá milhões….
19 Março, 2018 at 14:21
A convocatória final para a selecção, não deverá andar muito longe daquilo que foi esta, só em caso de lesão é que pode haver mexidas.
A sugestão seria descansar a malta do Sporting? e no Mundial é para descansar também? Ou a valorizaram não sabe bem?
19 Março, 2018 at 17:03
Não deverá?
Eu gostava de me lembrar deste comentário daqui a uns meses….
19 Março, 2018 at 17:46
Núcleo duro está feito.
Poderá haver duas ou três mexidas por parte de FS, na zona central e no meio campo.
O Sporting é o clube PT que vai colocar mais jogadores.
Benfica só coloca R.Dias.
Isto claro sem lesões.
19 Março, 2018 at 14:39
As “férias” a que me referia, são a pausa para a Selecção. Tem sido sempre jogar, recuperar, jogar que isto agora vai saber a férias.
Quanto à Selecção, vejo pessoal que fica chateado com as convocatórias, sejam quais forem os escalões, mas depois querem que os nossos não sejam convocados. Afinal, o que querem?
19 Março, 2018 at 17:03
Queria que as galinhas não fossem só convocadas para as convocatórias que interessam, descansando nas que não interessam para nada.
Mas posso explicar ainda melhor, se for preciso….
19 Março, 2018 at 15:39
O problema é que quando esse fdp do Rui Costa atingir o limite de idade para apitar, vai continuar a f….-nos no VAR. Limpinho, limpinho.