A pergunta foi feita por Bruno de Carvalho, ontem, no congresso “The Future of Football”. O presidente do Sporting foi claro e apontou o dedo ao que se passa actualmente com a BenficaTV.

“Vi na apresentação que a pessoa que faz a apresentação das imagens deve ser neutral. O que é que o International Board vai fazer com clubes que transmitem jogos produzidos pela TV dos clubes? Não é questão de transmissão. Mas um clube pode fazer a realização e produção? São essas as imagens que passam na sala do VAR… São estas questões menos tecnológicas, mais de conceito e futuro, que é importante perceber se é um passo significativo para que o VAR seja um elemento de confiança e que traga a acalmia na violência da comunicação que é utilizada nos clubes. As informações não são passadas, por vezes, de forma transparente”.

btv-manipulacao

Aliás, depois do muito que foi questionado e exposto ao longo do dia de ontem, seria interessante perguntar ao presidente da FPF, Fernando Gomes, se mantém tudo o que disse no discurso de abertura: “O Pavilhão João Rocha será a verdadeira casa da discussão do futebol, quer nacional, quer internacional. Aplaudo a coerência do Sporting CP na defesa do debate aberto sobre temas que interessam à modalidade. Desejo, ainda, que o futuro do futebol seja discutido para que se se encontrem os caminhos que o seu futuro merece”.