Esta súbita aparição de António Salvador e do Sp. Braga como setas apontadas ao Sporting Clube de Portugal, só espanta quem andar desatento. Aliás, o que se tem passado ao longo desta pausa no campeonato, com constantes acendalhas atiradas para as capas do pasquins desta vida de forma a atear pequenas fogueiras que causem fumo suficiente para desviar atenções do e-toupeira e de todo o escândalo de corrupção envolvendo o benfic@, é uma estratégia tão visível que se torna patética.
Quando me perguntam a minha opinião a respeito do Braga, resumo tudo num exemplo: final da época 15/16, o Sporting vai a Braga tendo que ganhar e esperar um deslize do benfic@ para ser campeão. E ganha, espetando quatro batatas aos arsenalistas que, mesmo goleados em casa, terminam a partida em festa, entoando o “bailando” e celebrando o facto do Sporting não ser campeão.
É esta a cultura do Braga, clube que diz querer intrometer-se na luta pelo título, mas que tem como principal objectivo agarrar as migalhas de benfic@ e fcPorto, fazendo o que estiver ao seu alcance para se posicionar como eterno 3º e aliado de peso na estratégia de bipolarização do futebol nacional que se arrasta há décadas e que tem o Sporting como principal empecilho. É, aliás, de uma total falta de honestidade, ouvir António Salvador, porta-voz do G15. Para os mais desatentos, o denominado G15 foi formado pelos 15 clubes ‘pequenos’ da 1ª Liga com o objectivo de reunir consensos sobre uma série de assuntos em que se sentem prejudicados pela ação dos três ‘grandes’, tais como direitos televisivos e organização e regulamentação de competições. O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, foi o primeiro a sugerir publicamente a formação deste grupo, numa perspetiva de pensar o negócio futebol, sendo prontamente apoiado por António Salvador e Rui Pedro Soares. Preciso escrever algo mais?
Por esta altura, muitos de vocês perguntarão: mas, ó Cherba, e o post do nosso Presidente no facebook. Não gosto. Não é que o dito senhor não mereça ouvir aquilo ou pior, mas voltamos ao mesmo problema comunicacional: a forma esmaga o conteúdo e isso é dar trunfos aos adversários e aos haters.
Mas voltemos a viajar no tempo, desta feita até 2016, poucos meses após esse jogo em Braga de que já vos falei. benfic@ e Sp. Braga foram os protagonistas do negócio desse verão: a mudança de Rafa da Pedreira para a Luz aconteceu a troco de 16,4 milhões de euros e passou a ser a transferência mais cara de sempre entre emblemas portugueses. Um negócio que se revelava um preâmbulo do entendimento que existe entre os dois dirigentes e que já se notava antes de ambos serem eleitos, em 2003, líderes das SAD’s de Benfica e Sp. Braga.
O sentimento de admiração entre ambos é constantemente evidenciado e jamais colocado em causa nem mesmo quando as ‘águias’ desviam jogadores do Minho, como aconteceu com Guillermo Celis. Aliás, uma mão lava a outra e o Jorge Mendes lava as duas, ou não fossem estes os dois clubes que servem de lavandarias aos superM e que nos oferecem maravilhas do contorcionismo como a novela André Moreira, um guarda-redes que veio do Atlético de Madrid para fazer a pré-época no benfic@ e que acaba a passar do futuro dono da baliza encarnada para o jogador que é emprestado por uma época aos arsenalistas.
Os negócios também envolvem treinadores. Quem não se recorda, por exemplo, da colocação de Jesualdo Ferreira em Braga, em 2003, com o Benfica a financiar os 35 mil euros mensais relativos à restante duração do seu contrato (nunca desmentido), ou do ar meio zangado, mas condescendente, de Salvador quando Jorge Jesus rumou à Luz?
Vieira e Salvador conheceram-se quando Salvador era presidente da Britalar, uma empresa de construção civil, e Vieira vice-presidente para o futebol encarnado. O ponto em comum é Vespasiano Macedo, ex-colega de faculdade de Salvador, em Coimbra, e jurista de confiança de Vieira, motor de ignição para o nascimento de um relacionamento estreito e de uma amizade que passa para negócios fora de campo, como um empreendimento no setor imobiliário, em Tavira, no Algarve. A obra seria conduzida pela Britalar e a venda dos imóveis viria a ser conduzida por uma imobiliária de um familiar do presidente do Benfica. Mais tarde, ambos viriam a equacionar a compra de terrenos em Moçambique, onde iriam construir um evento turístico, mas o projeto caiu por terra ainda na fase de prospeção.
É este Salvador que, agora, faz esta barulheira toda sobre dinheiro que o Sporting deve, esquecendo-se que está em dívida com as nossas cores desde 2016. O mesmo gajo a quem enfiam o punho pelos entrefolhos de cada vez que joga com benfic@ ou fcporto, mas que salta para a sala de imprensa, berrando ser prejudicado, quando joga contra o Sporting. É este Salvador que faz tudo por um sonho. Um sonho que tem em Vieira um dos seus principais patrocinadores e quem sabe, poderá terminar numa cadeira de sonho não no Minho, mas em Lisboa, quando o padrinho meter os papéis para a reforma ou comprar uma viagem só de ida para a China.
28 Março, 2018 at 13:54
3 no pacote no sábado e ele já não fala mais.
28 Março, 2018 at 13:57
Vai à conferência de imprensa queixar-se do clima no futebol português e da arbitragem…
28 Março, 2018 at 13:56
O bailando surgiu no final do roubo da taça, depois de termos vencido por 3 vezes o carnide. Na última jornada do campeonato só me lembro de festejarem cada golo do carnide aos saltos e, no final do jogo, à porta do estádio voarem pedras….garrafas de cerveja….
28 Março, 2018 at 14:52
Negativo! Surgiu também após o jogo final do campeonato, onde até organizaram um desfile de gigantones e cabeçudos. Se isto não é o Carnide B não sei o que será.
28 Março, 2018 at 17:26
Eu fui aos 2 jogos e só ouvi o bailando mal terminou o jogo da taça.
Na última jornada, vi os cabeçudos ao intervalo, tive com o slimani no final do jogo e depois saí do estádio, antes das claques
28 Março, 2018 at 15:03
Quando Sportinguistas utilizam as redes sociais para criticarem o Presidente do Sporting são apelidados de “Heróis do Teclado” por parte do Presidente.
E quando o Presidente faz post’s como o de ontem…. também está a ser “Herói do Teclado”, certo?
P.S Salvador é tudo aquilo, mas porra é presidente da merda do braga! A essa gente a resposta só pode ser Desprezo!!
28 Março, 2018 at 15:03
Só merda atrás de merda. Mais parece guerrinhas de putos no recreio da escola.
Um é apleidade de trolha e labrego, outro parece que anda a tomar merdas estragadas. A questão aqui é simples e resume-se a isto:
Ou se ganha sábado e continuamos na luta pelo 2º lugar, ou qq outro resultado deixarnos-à mais perto da luta pelo 4º lugar , com tudo o que isso implique. Simples!!
28 Março, 2018 at 15:25
parece que anda a tomar merdas estragadas.
Ja agora gostava de saber que merdas estragadas anda BDC a tomar .
SL
28 Março, 2018 at 19:28
O Balbas ?
Não toma.
É.
SL
28 Março, 2018 at 15:05
Pesquisando um pouco encontram-se algumas pérolas deste aldrabão:
Gostei particularmente desta:
https://www.vidas.pt/noticias/detalhe/antonio_salvador_acusado_de_dever_mais_de_10_mil_euros.html
O ultimo paragrafo, priceless!
28 Março, 2018 at 16:28
Que o Salvador é um merdas, é sobejamente conhecido. Que o Presidente do SCP venha para o Facebook escrever o que escreveu, é que não posso concordar.
Ser-se educado não significa que não se defende o Clube; assim como ser-se um labrego não implica automaticamente que se proteja o Clube com unhas e dentes. Metam essa merda na cabeça de uma vez por todas.
BdC que aproveite o post da Fontemanha e aprenda, se conseguir e quiser, como se deve responder. E que a equipa dê o correctivo ao Braga (incluindo o Abel) que eles merecem.
28 Março, 2018 at 17:19
Esse exemplo que deste, da Rita, é perfeito.
Só não entende quem não quer!
28 Março, 2018 at 18:46
erá?
o exemplo perfeito?
eu por acaso também acho, mas infelizmente, não pelas razões que tu achas…qual foi a difusão mediática da resposta, firme, agressiva qb, mas bem educada da Rita?
acho que foi zero, virgula qualquer coisa…(e atenção eu adorei o que ela disse e acima de tudo, a forma como o disse…)
vocês continuam a raciocinar como se os media fossem um quadro por pintar em que basta chegar lá um bom “pintor” e tudo se resolve por milagre…tenho pena…não é!!! O quadro já está pintado e só alguns “artistas” são autorizados a darem umas “pinceladas…”
SL
28 Março, 2018 at 18:47
Será e não erá….
28 Março, 2018 at 19:31
Nao te metas com os especialistas dos merdia.
SL
28 Março, 2018 at 17:25
O sonho do Salvador é pertencer e jogar na mesma Liga que o Sporting.
A não ser que aquele padeça de uma qualquer doença terminal, não vejo necessidade no BdC transformar esse desejo em realidade.
28 Março, 2018 at 17:30
a melhor resposta que se pode dar ao trolha que preside ao braguinha chama-se Vitoria Sport Clube , temos que “encostar” ao pessoal de Guimarães , apesar das facadas … , fazer mais e melhores negócios com o Vitória para indirectamente atingir os bracarenses aonde lhes doi mais …
28 Março, 2018 at 17:40
É (quase) inútil escrever sobre a ‘estratégia de comunicação’ do nosso Clube e do nosso Presidente.
Há cinco anos que é assim e há cinco anos que não tem resultados positivos. Muito pelo contrário, infelizmente: cada vez mais ‘bombos da festa’, cada vez mais visados por cartilheiros, paineleiros e outras aves raras, cada vez mais isolados.
O isolamento não é, por si só, um problema: estando convictos da nossa razão, estarmos sós não é problema. Problema é nada fazermos para convencer outros ou, pior ainda, afugentar possíveis aliados.
Reais, inventados ou amplificados, já fomos parte em polémicas com muitos emblemas. O que também não seria problema se, no mínimo, fôssemos capazes de explicar os nossos pontos de vista; não temos sido.
Este episódio é apenas mais um: uma resposta (a um ser menor e desprezível) excessiva e absolutamente dispensável.
Depois de cinco anos ‘disto’, e de ‘isto’ não dar resultado, BdC tem obrigação de perceber que por este caminho não vamos a lado nenhum; ou, pior, estreitamos o beco onde nos querem encurralar.
SPOOOOOOOOOOORTING!
28 Março, 2018 at 17:56
Estava a tentar comparar o que foi dito pelo Presidente e o tomates que ele tem de ter ao assumir o que diz. Que brutal presidente manda quem quer à merda sem ter de mandar dizer.
28 Março, 2018 at 17:58
Tristeza do caraças. . . Ser do braga.
28 Março, 2018 at 18:18
Normalmente concordo quase em absoluto com o Cherba, mas este post sobre o Braga e o Salvador merece uma reflexão mais profunda.
Antes de mais, sobre o Salvador. O homem é apenas mais um dos muitos que sofriam de dois amores na terra dos arcebispos. Gostava do “Braguinha”, mas via-o tão arredado dos lugares cimeiros, que o seu coração vibrava mais com o azul e branco. De lampião o homem tem zero. Mas chegado ao poleiro, obviamente que negócios são negócios, e Vieira, atendendo aos inúmeros amigos em comum, tornar-se-ia o aliado natural, aliança cada vez mais reforçada depois de ter constatado que o seu ídolo PdC começava a perder terreno na hegemonia do futebol tuga.
E se é verdade que o homem em causa é saloio, boçal e outras coisas mais, de uma coisa não o podem acusar – de não ter sido esperto na alavancagem do “Braguinha”, agora transformado em “Guerreiros do Minho”.
Longe vão os tempos em que o Braga lutava por não descer de divisão e hoje qualquer resultado abaixo do 4º lugar é visto como péssimo, tal é a diferença para os restantes clubes médios e pequenos do nosso futebol.
E se, durante algum tempo, alguns pensaram que isto seria mais um fenómeno esporádico, já anteriormente protagonizado por Belenenses, Setúbal, Guimarães ou Boavista, a verdade é que a distância que cavou para os restantes clubes, designadamente em termos financeiros, mas agora também alicerçada num crescimento estrutural, com aposta em várias modalidades amadoras e semi-profissionais, com uma excelente cidade desportiva para o futebol e que futuramente será complementada com um pavilhão próprio, e, acima de tudo, com o trabalho de sapa que foi tendo na cidade, junto dos mais jovens, nas escolas, apelando à militância no clube da terra, e que hoje produz resultados bem visíveis, torna o Braga um fenómeno muito mais sustentado do que alguns imaginavam.
É verdade que a malta do Vitória SC ainda tem outra mística, mas isso advém apenas do que nos habituamos a ver. Hoje os mais novos, em Braga, orgulham-se, tal como os vitorianos, de serem apenas braguistas, e de ano para ano este fenómeno cresce e é bem visível, não só na Pedreira, mas sobretudo fora de casa. Onde antes só se via o célebre “espanhol” com a bandeira do Braga, hoje é raro o estádio, mesmo a Sul, que não conte com centenas de apoiantes braguistas.
Este Braga, meus amigos, está muito longe de ser o Benfica B a que o Cherba alude. Este Braga já ganhou força própria, catapultado também por uma cidade dinâmica e que já há muito se afirmou como o terceiro pólo urbano do país, e acreditem que, independentemente das estratégias de poder de Salvador e do seu perfil execrável, o Braga vai continuar a dar cartas e ameaçar o poder histórico dos três grandes.
E não sejamos ridículos. Obviamente que o Sporting sempre foi o alvo mais apetecível na estratégia de aproximação, pois, simplesmente, era o alvo mais frágil. Isso acontece em todos os negócios, não só no futebol. A verdade é que com BdC voltamos a “colocar o Braga no sítio”, pois voltamos a demonstrar força ao nível dos outros dois grandes, pelo que não se percebe muito bem o porquê do nosso Presidente, ainda por cima em vésperas de um jogo tão importante, dar tanto troco, ainda por cima de gosto discutível, a Salvador.
Aliás, eu acho (e aqui admito o meu romantismo) que o Braga deveria ser o nosso maior aliado, e nós deveríamos fazer todos os esforços nesse sentido, para acabar de uma vez por todas com a bipolaridade do futebol tuga, tornando-o mais competitivo, o que obviamente só se faz dando mais poder aos clubes mais pequenos, dos quais, hoje, o Braga é o maior expoente.
Mas mesmo não partilhando esta minha visão romântica para o futebol português, uma coisa é certa, menosprezar e ridicularizar o Braga não acrescenta nada ao nosso clube, e, seguramente, em termos motivacionais, terá o efeito contrário ao desejado. Ou acham mesmo que este tipo de polémicas vai motivar um JJ que publicamente já elogiou inúmeras vezes o Braga e Salvador, ou qualquer jogador do nosso plantel? Já o contrário, basta falar de nomes como Abel, Esgaio, Wilson Eduardo, ou dos manos lampiões, para perceber quem vai entrar com a adrenalina no limite no próximo sábado.
Esperemos que a nossa qualidade fale mais alto.
SL
28 Março, 2018 at 18:28
Na teoria ainda deveriamos estar todos no paraíso com uma parra a tapar os ditos…ou não?!!!
O Braga com o Salvador é Merda da Grande! ( ponto ) e não há como fazer “pontes” com gentinha desta.
Há que lhes mostrar o caminho já mostrado a outros… o da choldra!
Ou acham que os “guerreiros” não tem montes de “rabos de palha”??? ui Ui
28 Março, 2018 at 18:47
Caro Adolfo Sapinho,
Bom post. Denota bom conhecimento da realidade bracarense, e do próprio Presidente do clube.
SL
28 Março, 2018 at 18:55
Adolfo Sapinho, excelente comentário, o que não surpreende vindo de si.
Não sendo reparo, direi que a massa adepta é “híbrida”. A pura identidade talvez surja daqui a uma ou duas gerações. Isso traz-lhes fragilidade.
O Braga cresceu mas a conta bancária do líder deve também ter subido exponencialmente. Aquilo é um entreposto há já uns bons anos.
E não esquecer o contributo do Mendes…
SL
29 Março, 2018 at 8:46
Caro amigo,
Sim, isso ė tudo verdade. Mas com o fcp não aconteceu a mesma coisa? Neste país, o sucesso desportivo e o enriquecimento dos seus líderes normalmente andam de mãos dadas…
Eu só acho que não devemos assobiar para o lado quando falamos do Braga, achando que eles se vão espetar ao virar da esquina. Acho que neste momento são um player importante, e, pelo que vejo, vão continuar a ser no futuro, até por aquilo que o caro amigo disse, de em uma ou duas gerações ficarem com uma massa adepta mais genuína e com menos “híbridos”.
E atenção, Braga já não é propriamente uma terrinha só de saloios. Já começa a ter alguma massa crítica. O sucessor de Salvador pode muito bem ser um gajo bem melhor do que ele e que ainda consiga projectar mais o clube.
Em Portugal, fruto destes regimes presidencialistas, temos a tendência de confundir os presidentes com os clubes, achando que depois deles virá o caos. Pois eu acho isso uma idiotice, sobretudo quando falamos de clubes que conseguem ter massas adeptas tão ricas e diversas, capazes de ter no seu seio inúmeras pessoas capazes de fazer mais e melhor. Mas é ainda um resquício de um gosto subliminar por ditaduras que ainda perdura, e infelizmente perdurará, na nossa sociedade…
SL
29 Março, 2018 at 12:28
Concordo. Uma vez mais.
Custa é ter que gramar o Salvador por mais uns tempos. É o maior e mais inquietante dos “híbridos”.
Abraço.
28 Março, 2018 at 18:56
Quase concordo contigo, mas infelizmente o teu “bairrismo” (com o qual concordo. por principio) não te deixa ver “the big picture”
28 Março, 2018 at 19:28
Eles já roeram a corda com o pavilhão. O braguilha é tão grande que tem casas ao nível de um marítimo….
28 Março, 2018 at 19:35
Uma capital de distrito, numa região com um índice populacional jovem elevado com um clube com tão bons resultados não se percebe como as assistências variam entre os 7.500 espetadores (normal) e os 10 mil a correr bem.
Por oposição o vitória mete 15 mil normalmente. Se querem um aliado de peso é tornar o vitória forte. O braguilha só tem a força enaquanto o mendes quiser. Um dia que acabe a proteção do sistema e os benefícios financeiros de quem nós sabemos vêm por aí abaixo com, a correr muito bem, 5 mil na pedreira.
29 Março, 2018 at 12:38
E é caso para saber qtas borlas mete por jogo, a exemplo do padrinho do Dubai. Se for por si, então…
Vale a lavandaria de Viana a ajudar…
28 Março, 2018 at 20:44
Excelente comentário!
28 Março, 2018 at 20:55
Excelente comentário, como é habitual!
28 Março, 2018 at 21:06
Excelente
29 Março, 2018 at 8:20
Então como explicar o sucedido quando lá ganhamos 4-0 e ficaram todos contentes pq o corruptodromo ganhou tb, cantado “bailandos” a torto e direito.
O Braga só se mete com o SPORTING em vésperas de jogos. Fora isso, fica caladinho nas vieiradas do seu presidente. Esta embirração não tem nada a ver com a competição. Tem a ver com padrinhanços fora do campo e para fazer um gostinho ao dono, fazendo de conta que abana a cauda de satisfação por um qq afagar do pelo vindo do Dubai-Seixal…
29 Março, 2018 at 9:30
Caro Sake, não gosto de analisar a floresta a partir de uma só árvore, mas até esse episódio tem alguma explicação.
Antes de mais, importa ter presente que o facto da maioria dos adeptos “híbridos” dos restantes clubes terem simpatia pelo slb não é exclusivo do Braga…
Mas em relação a esse triste episódio, estou plenamente convicto que se as circunstâncias fossem contrárias, também existiria (em menos proporção, é certo) quem gozasse com o slb por ter perdido o campeonato.
Acresce a isso o facto de ninguém gostar de ver um rival a festejar na nossa própria casa. Eu, pelo menos, não gosto. E sabendo da animosidade que o Salvador foi cultivando, é natural que muitos anormais, depois de verem o seu clube enfardar 4 em casa, e verem milhares de Sportinguistas “infiltrados” entre os seus a festejarem, alinhassem nessa provocação.
Mas mais importante ainda, é que nessa época a estratégia comunicacional, com doses astronómicas de bazófia, foi tão, mas tão desastrada, que conseguimos a proeza de ver quase todos os adeptos dos outros clubes a torcer pela nossa derrota, incluindo muitos tripeiros!!! Convém não esquecer…
SL
29 Março, 2018 at 1:10
O sonho do Salvador é deixar de ser um mafioso de Braga e passar a ser um mafioso de merda arvorado em arguido de um qualquer processo-crime, nem que seja por mijar em público.
29 Março, 2018 at 1:10
His Master’s Voice.
29 Março, 2018 at 1:21
Puro e redondo engano sr cherba!
O que vieira lhe prometeu foi um titulo de campeão!
29 Março, 2018 at 8:12
Mas que moral tem um gajo que sempre quis andar no meio dos grandes para agora se “líder” dum g15, g12, g11 ou lá o que apresenta ser essa comandita de paus mandados?
Para ser arraçado de Vieira só lhe deve faltar ser sócio do SCP…
29 Março, 2018 at 14:11
O que vou dizer é bem mesquinho.. mas pronto, ninguém é perfeito.. Este senhor faz-me lembrar um outro que há anos atrás preferiu vender um jogador ao Porto do que ao Sporting porque nós éramos um “concorrente directo”. Bem se viu ontem está essa tal equipa hoje em dia. Só nos falta o Sá Pinto para ir celebrar o golo mesmo na cara do senhor!
29 Março, 2018 at 18:28
Há uma ETAR em Carnide e outra em Braga. Uma recebe os esgotos de um Tradicional Bairro Lisboeta e outra, os esgotos da Cidade dos Arcebispos porém, “a baixo de Braga” ou de Carnide, tanto se me faz, mesmo que as moscas vão gradualmente mudando, a natureza da trampa que as enche é exactamente a mesma, dejectos humanos fisiológicos e morais em ambas as estações de recepção de esgotos, ambas vermelhas de crime e nauseabundas de sujidade. De “António Salvador” aproveita-se apenas e erroneamente, o Nome. O Nome de um Santo e um Título de Deus. Mas eu digo-vos: – “O vosso pai é o Diabo, pai da mentira e homicida desde o início” o vosso crime, o do combate à VERDADE, “o único que não tem perdão”. A árvore conhece-se pelos frutos que dá. Se a árvore é maldita, que dizer dos frutos?