Quartos de final da Liga Europa, Atlético Madrid vs Sporting, num embate que acontece depois dos colchoneros terem eliminado FC Copenhaga e Lokomotiv Moscovo e dos Leões terem eliminado FK Astana e Viktoria Plzen.
1.
Atlético e Sporting defrontam-se então esta quinta feira pela terceira vez na história, depois de ambos se terem enfrentado na edição inaugural da prova em 2009/10. A equipa do Atlético, então treinada por Quique Flores, acabou por eliminar o Sporting através da regra dos golos fora, depois de um empate a zero registado em Madrid e um dois a dois registado em Alvalde. Sergio Aguero fez os dois golos da equipa espanhola, enquanto Liedson e Anderson Polga apontaram os golos da equipa de Carlos Carvalhal.
2.
O Sporting será, por isso, a primeira equipa portuguesa a jogar no novo Metropolitano de Madrid. Nos cinco jogos a contar para as competições europeias já disputados pelo Atlético no novo estádio, três deles terminaram com vitória colchonera, tendo o Atlético perdido frente ao Chelsea na estreia e registado um empate frente ao Qarabag. Atlético que é mesmo a única equipa presente nos quartos de final da Liga Europa que venceu os quatro encontros das duas eliminatórias anteriores.
3.
O Atlético que apenas perdeu por uma vez em casa nas últimas onze eliminatórias disputadas na Liga Europa. Aconteceu frente ao Rubin Kazan em 2012/13. Atlético que até agora, sempre que chegou aos quartos de final da Liga Europa, ultrapassou a eliminatória e acabou por vencer a competição no final. Aconteceu frente ao Valência CF em 2009/10 e frente ao Hannover em 2011/12. Na verdade, em toda a história das competições europeias, só em cinco dos vinte quartos de final disputados pelo Atlético a equipa espanhola não seguiu em frente. É preciso recuar mesmo até 1996/97 para assistir à última derrota caseira do Atlético num jogo a contar para uns quartos de final de uma competição europeia.
4.
O Sporting, por seu lado, perdeu sete dos últimos dez jogos que disputou fora de casa em encontros a contar para as competições europeias. A equipa de Alvalade venceu apenas duas das últimas 17 deslocações efetuadas em jogos a contar para a Liga Europa, tendo perdido onze delas.
5.
A equipa de Alvalade venceu, ainda assim, a única eliminatória que disputou nesta fase da prova. Aconteceu em 2011/12 quando surgiu pela frente a equipa do Metalist e o Sporting arrancou uma vitória por 2-1 em casa e um empate a um na Ucrânia. A equipa de Alvalade nunca venceu um jogo forasteiro sempre que chegou aos quartos de final de uma competição europeia.
6.
Os Leões querem evitar sair da capital espanhola com um resultado que não seja o triunfo. Pelo menos, assim o assegurou Piccini. “Somos uma equipa grande, demonstrámos isso na Liga dos Campeões com o FC Barcelona e com a Juventus. Fizemos grandes jogos contra eles, que junto do Real Madrid e do Atlético são as melhores da Europa. Por isso, chegámos com a ideia de ganhar, porque temos equipa para isso e somos ambiciosos”, referiu o lateral em declarações ao jornal AS.
Na sequência de um desaire diante do SC Braga, para o campeonato, Piccini reiterou que tanto a Primeira Liga como a prova europeia são entusiasmantes para a equipa leonina. “Na Liga, faltam várias jornadas e ficou complicado, a Liga Europa é um título muito ambicioso e muito bonito. A equipa e os adeptos estão entusiasmados com ambos.” Piccini relativizou ainda o facto de a equipa estar a jogar praticamente de três em três dias e salientou o bem-estar do Sporting. “Quando se está num clube grande é assim, joga-se para ganhar jogos e conquistar títulos, é uma responsabilidade. Temos equipa para isso e mais do que pressão, nota-se o cansaço físico e mental de jogar a cada três dias, mas quem quer estar em clubes importantes, tem que assumir isso e trabalhar duro. (…) A equipa está muito bem. Estamos em duas frentes e queremos continuar a avançar. Ninguém nos tira essa motivação”, reiterou o lateral italiano.
7.
Diego Godín, central uruguaio da equipa espanhola, assumiu que o favoritismo dado pela equipa do Sporting ao Atlético tem de ser justificado dentro de campo. “É um sentimento do rival… Nós queremos demonstrá-lo dentro de campo, é aí que se comprovam os favoritos. É um jogo importante, o primeiro de dois. Toda a gente sabe a importância que tem a primeira mão”.
Sobre o adversário, Godín fez-lhe o retrato: “É uma equipa bastante vertical que chega muito à área pelas alas, tem jogadores rápidos. Está a fazer uma boa época em Portugal. É uma equipa difícil e competitiva, de certeza que nos vai colocar as coisas muito difíceis” e admitiu ter discutido a eliminatória frente ao Sporting com Sebastian Coates. “Falamos muito e ainda agora estivemos juntos na seleção agora. Falámos sobre a eliminatória, mas nada em especifico, foi mais sobre o jogo e o difícil que vai ser para os dois”.
5 Abril, 2018 at 14:38
A confiança é muito pouca…as perspectivas não são nada animadoras…mas mesmo assim, ansioso que a bola comece a rolar.
Haja entrega, inteligência e capacidade de superação para enfrentar o Atlético e logo se verá que resultado traremos de Madrid.
5 Abril, 2018 at 14:40
Vai ser complicado todos o esperamos…
Mas nós “somos” Sporting…
Contra tudo e contra todos…
Só temos que “rugir” forte…
Concerteza que se a bola bater na cara…
O apitador não vai marcar penalti…
Sporting Sempre…!
SL
5 Abril, 2018 at 14:44
Se acontecer podem mandar uma murraça nos olhos pq não se perde nada.
Cego já ele é…
Ele e o árbitro da linha de baliza… Esse sim, uma toupeira de primeira.
5 Abril, 2018 at 14:46
Só desejo que às 22h não seja a telenovela do costume com tudo a mandar-se para o caralho.
PS: Abro uma excepção para o Balboa que, independentemente do resultado, merece ser mandado para outro lado porque não diz uma única coisa positiva aqui
5 Abril, 2018 at 14:53
Tb não sejas assim.
Eu gosto de ler o que o Balbi diz quando o SPORTING ganha… Faz-se notar!!!
5 Abril, 2018 at 15:40
Ou seja … desaparece.
5 Abril, 2018 at 15:44
Eh pá, VCS é só falar mal do rapaz… E ele nem merece.
😉
5 Abril, 2018 at 15:04
Os nossos problemas hoje:
A forma como defendemos mete os alas a laterais e os laterais a defender por dentro. Isso tira-nos capacidade de sair rápido e dá espaço aos laterais do Atlético de subirem. Permite ao Atlético meter lá muita gente nos últimos 30 metros, muita gente com muita qualidade (Koke, Saul, Correa, D. Costa e Griezman).
Battaglia não tem ninguém para marcar. O Griezman anda por todo o lado, se o Battaglia andar atrás dele vai deixar o meio campo 4 para 2. Se não for atrás do Griezman, ele vai aparecer nos espaços vários que a defesa vai dando ao longo dos jogos, mesmo a defender com muita gente. E vai aparecer a fazer superioridade numérica em vários pontos do campo.
A marcação ao Diego Costa. Fisicamente não perde para nenhum dos centrais, tem muita mobilidade e basta uma pequena distracção para ele desequilibrar (marcando ou assistindo).
O ponto forte dos centrais do Atlético é de longe a bola pelo ar. O que torna o despejo de bolas para a frente para o Dost em absolutamente ineficaz.
Como uma equipa consegue travar o Atlético: Equipa compacta a defender mas num bloco médio, entre a área e o meio campo. Não deixar construir e não dar as costas. Ao mesmo tempo ter 2 ou 3 jogadores rápidos e verticais que consigam sair em velocidade e explorar os espaços (pelo chão) que há entre a defesa e o meio campo deles, que é igualmente o ponto mais fraco dos centrais deles.
É por isto que eu não acredito…não vi nunca, este ano, o Sporting capaz de fazer isto com uma equipa realmente forte…e o que vejo o Sporting capaz de fazer bem não atemoriza o Atlético…
5 Abril, 2018 at 15:11
O Rafa Leão ia dar muito jeito hj.
Na puta da loucura até se podia ter levado o Rafa Barbosa que é um rato atómico do caralho. Seria curioso ver Gelson e RB servir Dost.
Bom bom era ter o Podence disponível.
Estas merdas não nos matam mas tem moído. Os nossos saca rolhas estão quase todos encostados… Até o BC que tem sido destaque em grandes jogos está encostado.
5 Abril, 2018 at 15:22
Pois ia…se ele o utilizasse…
Tendo em conta que com o Barcelona lá, tinhas +- as mesmas vantagens em explorar o espaço e que quem jogou a PL foi o Alan Ruiz…se calhar ia para a bancada…
O ideal seria um quarteto Acuna, R. Leão, Gelson e B. Fernandes. Mas não chegava serem eles. Eles tinham de, posicionalmente, pressionar o gajo que tem a bola já no meio campo do Sporting e manterem-se prontos para sair em velocidade. Tendo em conta que todo o ano andaram a treinar e a defender colados à nossa linha final como um lateral não me parece que fosse possivel mudar o chip para este jogo em especifico. Por isso usar o contra-ataque, mesmo com 4 jogadores capazes de o fazer, seria muito difícil na mesma.
Realisticamente qual a forma deste Sporting passar?! Mandar no jogo. Tirar a bola ao Atlético, defender alto, fazer o Atlético correr atrás dela sem deixar que eles se fechem completamente lá atrás. O que acho quase impossivel tendo em conta a velocidade a que temos jogado ultimamente e a intensidade deles. Aguentar lá atrás quando eles têm a bola e conseguir sair tranquilamente da pressão sem perder a bola. Não num futebol muito vertical (como disse acho que esta equipa não é capaz de o fazer) mas em progressão mais pausada…
5 Abril, 2018 at 15:36
Acunha tem um problema. Grave. Está seguro por arames e só se safa pq é rijo e nunca foi atrito a lesões.
Muitos jogos e passou o ano sem férias… Se for convocado para a seleção tá fodido… Mais vale pedir a reforma antecipada.
5 Abril, 2018 at 15:25
Boa analise, Tiago!
Este é um jogo para jogar em contra-ataque puro.
Bem fechados defensivamente e a explorar a capacidade de passe do William e do Bruno Fernandes e a velocidade do Gelson e do Doumbia. Aliás, em muitos jogos esse devia ser o plano de jogo porque temos óptimos jogadores para isso – jogando num 442 mais clássico com o Gelson e o Doumbia soltos na frente, o William e o Bruno Fernandes no meio e o Acuña e o Ristovski nas alas a ajudar mais a defender. Mas isto tinha de ter sido trabalhado desde o inicio da época, e não foi.
Os nossos planos de jogo são sempre muito iguais e muito rígidos, o que acaba por depois serem relativamente fáceis de anular e desmontar.
5 Abril, 2018 at 15:04
Estou sem stress, porque as expectativas são baixas. Espero ao menos que os jogadores joguem sem complexos. Não quer isto dizer que ataquem desenfreadamente, apenas que quem chega a este nível, e com a idade que aqueles tipos têm, já está na hora de deixar o medo para trás das costas. Quem não aguenta a pressão, que vá para taxista, como dizia o Bobby Robson.
5 Abril, 2018 at 15:09
Nós, nestes último tempos, temo-nos superado e feito bons jogos europeus … mas temos de reconhecer o valor do AM e que será um jogo de enorme desgaste (físico e psicológico)…. e que essa superação se mantenha hoje para nos levar a um bom resultado (empate com golos ou derrota mínima c/ golos também)!! Assim seja!!
Agora, que estou a olhar mais para o nosso campeonato e TP, não tenham dúvidas!!
Vocês já pensaram que ainda podemos ser campeões?? (Lembro, 1º. objectivo da época);
E que podemos ganhar a Taça de Portugal?? (2º. objectivo);
E a LEuropa só aparece lá pra o 3º. ou 4º.lugar!!
Pensem nisto, principalmente que podemos ser ainda campeões!!!
SL
5 Abril, 2018 at 15:18
Podemos ser campeões, podemos ganhar a taça e podemos ganhar a liga europa.
Podemos ser tudo o que não temos sido, podemos ganhar todos os troféus que temos desperdiçado, podemos tudo o que a matemática deixar.
Na verdade, até podemos ser a delegação portuguesa do “podemos” espanhol. Poder, podemos!
5 Abril, 2018 at 15:25
🙂
5 Abril, 2018 at 15:38
Querer é poder!!!
5 Abril, 2018 at 16:37
Muitas vezes é isso só que faz a diferença!
5 Abril, 2018 at 15:15
O balboa devia ter sempre um post semanal para ele. Depois devia ser proibido de comentar post sem serem dele. O ar ficava menos poluído. Isso é qd o bidé muda de Nick…. Pelo menos tem 2…… Mas como acredito que logo não perdemos em Madrid vou já manda lo pro caralho……
5 Abril, 2018 at 15:34
O ”António” Griezmann ainda hoje acordou com pesadelos da final do Europeu. Calma que a pressão está do lado deles 🙂
SL
5 Abril, 2018 at 15:37
Devíamos ter convocado o Éder…
5 Abril, 2018 at 15:41
CR7 a mental coach serve! 🙂
Abraço.
5 Abril, 2018 at 16:54
CR7 para mental coach… 😀
Éder para o mind game… 😉
5 Abril, 2018 at 16:22
Pouca esperança mas ainda assim, alguma. Duas mãos, seria excelente poder resolver em casa.
Antevejo um jogo tremendamente exigente e com pressão forte desde o apito inicial. Espero que sejamos verdadeiramente italianos: se não é bonito que seja letal.
5 Abril, 2018 at 16:23
CR7 foi dar moral ao seu Clube. Já aqui falaram nesse mini monte de merda chamado Ricardinho. Ainda o queriam cá…o vosso amor próprio é reduzido não é?
5 Abril, 2018 at 16:56
Numa preservativa apenas desportiva o Ricardinho, era um autentica “bomba” para o nosso futsal.
5 Abril, 2018 at 17:18
Preferia um redes de topo!!!!
5 Abril, 2018 at 17:46
Também, mas com o Ricardinho resolvia mais depressa os jogos…isto claro na UEFA.
Porque internamente nem nos faz falta.
Um Redes sim, mas o campeão Europeu merece confiança.
5 Abril, 2018 at 17:17
Tens razão para mim o gajo morreu (e nem sei do que é que estã a falar desta vez) e a unica coisa do ricardinho a que eu dava as boas vindas ao SCP era á mulher dele…
5 Abril, 2018 at 18:13
Vocês têm a noção de como se vai chamar o Inter na próxima época? Sabem qual é o nome do clube onde ele vai jogar na próxima temporada?
5 Abril, 2018 at 17:34
Podem guardar para memória futura…
Não é Gelson, nem William, nem Dost…. nem “nada”!!
Bruno Fernandes vai marcar 1 golão …. ser o Man of the Match e deixar os espanhóis a babarem por ele!!
Depois no Mundial….”parte tudo” novamente….. e um dos colossos (aposto no City) bate os 100 milhões da clausula!
5 Abril, 2018 at 17:44
Ora bem, pelo que aqui tenho lido e de uma forma um pouco enviesada o Sporting CP tem pouca hipóteses de passar a eliminatória e até pode ser goleado hoje em Madrid.
De Sportinguistas destes está o inferno cheio…enchem o peito quando as coisas correm ás mil maravilhas mas se algo se complica são os mesmos a achar que nada está bem feito.
Tenham é noção de uma coisa, para se ganhar algo é preciso jogar com os melhores (a vaca que o porto há uns anos teve quando ganhou na final da Champions a um Mónaco anedótico e aos adversários que lhe apareceram pelo caminho até á final, acontece uma vez de 100 em 100 anos), por isso se queremos ter ambição de ganhar algo, tem de se conseguir suplantar os Atléticos de Madrid desta vida.
Outra coisa importante, é que para o Sporting ir jogar hoje a Madrid, é preciso estar ainda na competição, competição essa onde foi parar depois de ter dado luta a um Barcelona e Juventus na fase de grupos da Champions, além de ter banalizado o eterno campeão grego.
Por tudo isto, merecemos ser felizes e jogar esta eliminatória olhos nos olhos com os espanhóis, chega de sermos sempre os coitadinhos, vamos a Madrid jogar para honrar o simbolo que trazemos ao peito, e se as coisas não correrem pelo melhor, cá os esperaremos para lhes limpar o cagar, com Alvalade cheio.
Por falar em cheio, eu já comprei o “up-grade” para Atl Madrid e fcporto, e vocês? estão á espera que hoje corra bem para ir comprar a correr aos gritos que somos os maiores?
Eu acredito!
SPORTING SEMPRE!
5 Abril, 2018 at 17:47
“eu já comprei o “up-grade” para Atl Madrid e fcporto, ”
Também eu… e só não estou em Madrid porque me lixaram no trabalho…se não tinha ido! Já tinha bilhete e tudo…
5 Abril, 2018 at 18:01
eu também não consegui ir devido a trabalho e tenho colegas que foram hoje de carro.
5 Abril, 2018 at 17:46
Vim só aqui dizer que vamos ganhar por mais que 1 golo de diferença
5 Abril, 2018 at 18:20
https://www.facebook.com/goncalo.n.rodrigues.1/videos/10216462784827947/
5 Abril, 2018 at 23:17
Obrigado por partilhares
SL