É um estádio bonito, novo, arejado
Atletico Madrid – Sporting Clube de Portugal
20h05
Wanda Metropolitano
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Num dia de Primavera, nos arrabaldes de Madrid, bem perto do Aeroporto de Barajas, o Sporting torna-se no primeiro clube português a visitar a nova casa do Atlético e cerca de 6 mil Leões e Leoas estarão prontos a rugir nesta arena onde cabem 68 mil espectadores.
NOTA: O Sporting inaugurou, esta quinta-feira, o núcleo de Madrid que já tem cerca de 100 associados, alguns deles espanhóis. Os leões tornaram-se assim no primeiro clube português a ter presença na capital espanhola.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Atletico era a fava do sorteio e, desta vez, calhou-nos a fatia que ninguém queria. Segundo classificado da Liga Espanhola, a 9 pontos do Barcelona e com mais 4 do que o terceiro classificado, Real Madrid, os colchoneros são a melhor defesa do campeonato e têm várias outras notas no cartão de visita, como por exemplo o facto de, até ao momento, apenas terem concedido duas derrotas no seu novo estádio (diante do Chelsea e do Sevilha). O Atlético é, aliás, a única equipa presente nos quartos de final da Liga Europa que venceu os quatro encontros das duas eliminatórias anteriores e os espanhóis venceram 14 dos últimos 15 jogos que disputaram na competição, além de ainda não terem sofrido golos no Metropolitano em jogos a contar para esta prova europeia (é hoje que sofrem!). As suas últimas duas derrotas foram fora de casa: Villareal (2-1) e Barcelona (1-0).
No que toca a futebol jogado, trata-se de uma equipa que ao espírito “antes morrer em campo do que sair derrotado” alia um conjunto de craques que a tornam temível a nível atacante, com Griezman a jogar como vagabundo nas costas do “bicho” Diego Costa. Mas os homens que dão alma ao 4-4-2 (muitas vezes 4-2-3-1) de Simeone são aqueles que melhor encarnam o espírito do treinador: Godin, Juanfran, Koke, Saúl e Gabi.
Este homem é um Mister!
Há um antes e um depois da chegada de Diego Simeone ao Atletico, em 2011. Com El Cholo, os colchoneros venceram uma Liga Europa, estiveram em duas finais da Liga dos Campeões (duas derrotas com o Real) e conquistaram uma Supertaça Europeia, além de um campeonato, uma taça do rei e uma supertaça espanhola. É, muito provavelmente, dos treinadores que melhor trabalha as suas equipas para se sentirem confortáveis quando não têm bola.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Uma linha ofensiva onde se tem que optar entre Griezmann, Fernando Torres, Diego Costa e Gameiro é coisa para não deixar um treinador muito chateado.
A vantagem de ter duas pernas!
Na ausência de Filipe Luís, Lucas Hernández será o elo mais fraco da defesa colchonera e todos esperamos que Gelson esteja numa naquelas noites em que faz miséria dos adversários. Vitolo é um pintas de primeira, com a mania que é mais jogador do que realmente é. Godin e Juanfran fervem em pouca água e recorrem à falta sem se preocupar muito, algo que podemos explorar.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Jorge, Jorge, Jorge… mais uma daquelas noites que nós gostamos, mais uma daquelas noites em que podemos fazer história, numa competição que acredito que queiras ganhar tanto ou mais do que eu. Como disseste, e bem, calhou-nos o principal candidato a vencer a Liga Europa, mas temos direito a acreditar que podemos eliminá-los. Para isso, temos que saber ser tão intensos quanto eles costumam ser; temos que saber pressionar tão forte quanto eles costumam pressionar; temos que ser tão organizados a defender como eles costumam ser, não dando margem para eles explorarem as nossas costas, naquela procura de profundidade que é imagem de marca deste Atletico.
E, depois, temos que ser nós! Temos que estar preparados para ter o Griezman e o Diego a pressionar os nossos centrais nas saídas de bola, dizendo ao William para mostrar o monstro que é a sair da pressão com a redonda dominada; temos que ser certeiros a circular a bola, não dando margem a recuperações e contra-golpes; temos que ser capazes de lançar o Gelson, o Bruno Fernandes e o Acuña assim que passarmos a primeira linha de pressão, pois vão faltar homens deles principalmente na direita da defesa; temos que aproveitar o mau posicionamento do Lucas nos cruzamentos para a área (o Acuña que meta algumas bolas ao segundo poste) e temos que ser algo único: SPOOOOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Atletico Madrid – Sporting Clube de Portugal _________ 1 X 2
6 Abril, 2018 at 9:19
Neste momento será mesmo melhor continuar com JJ. Ninguém interessante no seu perfeito juízo aceitará fazer equipa com este lunático que com olhos fuzilou para esquerda do guarda redes. Se JJ sair só vamos conseguir um gajo desesperado ou alguém com personalidade para amochar e calar. Prefiro JJ…
Toda a gente fala do que o grande líder escreveu sobre coentrao e dost mas, para mim, pior é a forma como tratou os nossos centrais. Se eu fosse o Mathieu ou o Coates partia tudo e ia embora. Não ia a mais um treino que fosse. Ninguém está mais fodido do que eles e ainda têm de aturar esta merda…
Mas está tudo bem, agora ganhamos a um feirense qualquer e sai selfie! Ou ganhamos uma carica qualquer e vamos para o balneário fazer imitações para mostrar que os jogadores me adoram e siga a dança!
6 Abril, 2018 at 9:29
Ainda há quem duvide de que o Mónaco foi “amigo”?
6 Abril, 2018 at 9:45
Se os centrais quiserem ir embora, ontem já era tarde. Era suposto estes acrescentarem traquejo e “experiência” – não paro de rir desde ontem à noite quando associo as palavras “Coates” e “experiência”. Para ganhar ao Paços de Ferreira, o Tobias basta. Que vão pela sombra.
6 Abril, 2018 at 9:23
CMTV???!! Meu Deus aonde isto chegou!!!!!
6 Abril, 2018 at 9:25
Foderam o Homem todo….
6 Abril, 2018 at 9:26
Devem ter sido agentes russos a soldo do estado lampiónico!
6 Abril, 2018 at 9:26
Bom dia,
ai Sporting Sporting , afinal parece que continuas a ter mais quem se sirva de ti do que quem te queira servir … lamentável . S.L.
6 Abril, 2018 at 9:31
Alguém vai ter de tomar mão nisto, porque não vai acabar bem!!
6 Abril, 2018 at 9:32
A “birra” da AG foi um preságio que quase todos quiseram ignorar.
Isto está a por-se ao jeito de um palerma como o madeira ou um abutre como o godinho… Que triste sina a nossa.
O Presidente em vezs de emendar a mão no final da época passada preferiu amarrar-se ao JJ e deitar fora a chave…
O descalabro já começou.
Z
6 Abril, 2018 at 9:40
Imaginem se tivessemos levado 5 de um Basileia…
Z
6 Abril, 2018 at 9:41
Compreendo a desilusão de BdC perante erros tão graves de vários jogadores. A nível técnico e disciplinar.
Mas o que tem a criticar (e ontem foi muita fruta) é de olhos nos olhos e em privado.
Não quis ver televisões depois do jogo. Tive conhecimento da sua intervenção na cmtv, pelo telefone, aqui na Tasca.
O comentário creio que foi às 23:25. Fiz rewind cerca da uma da manhã e fiquei absolutamente incrédulo. Bruno de Carvalho não pode estar bem. E tem vindo a piorar.
Passei pela blogosfera Leonina e tanto me identifico com esta intervenção que vi no “És a Nossa Fé”:
“Eu que sempre apoiei todos os presidentes eleitos (e os não eleitos) pensando sempre que o principal era o Sporting ganhar (errei por inacção), e que só nestas últimas eleições votei em Bruno de Carvalho. Tenho-o defendido e apoiado, por – na minha opinião e não só – ter salvado o Sporting Clube de Portugal, tendo feito, até agora um trabalho extraordinário de revitalização do Clube, em todas as áreas. A serem verdade, essas declarações, deixam-me no mínimo estarrecido e triste. Não são declarações próprias de um presidente do Sporting Clube de Portugal! SL”
Bruno de Carvalho tem, na minha modestae firme opinião, uma coisa a fazer:
Admitir que se precipitou e trazer um pouco de bonança à nau que comanda. A HUMILDADE não significa CAPITULAÇÃO!
Não é sinal de fraqueza mas de grandeza.
Tem idade e terá experiência para compreender o que afirmo.
Caso contrário iremos ter mais um maremoto no Sporting, de consequências imprevisíveis.
No entanto e face à sua justificação para o telefonema de ontem, duvido muito que o faça…
Se isto é ser incendiário, como alguém já aqui afirmou (reservo-me o direito de não escrever o seu nome, embora só recordá-lo me faça mal), perdi completamente o sentido da realidade e do bom senso.
6 Abril, 2018 at 14:35
Caro amigo, sabe o muito que o prezo, e portanto deixe-me partilhar consigo um sentimento estranho.
Até ontem ainda fui alimentando essa esperança de que o nosso presidente teria, algures no seu íntimo, essa capacidade de admitir erros e procurar melhorar o seu desempenho.
Mas isto é como tudo. Vamos vendo o copo a encher, vamos aguentando, mas chega um momento em que uma simples gota o faz extravasar. Essa gota, para mim, chegou ontem.
O mais estranho, é que de alguma forma me sinto aliviado.
E olho para trás e só penso – como fui eu na última AG ainda dar crédito a este tipo? Os sinais já estavam todos lá. Como não me apercebi?
E custa reconhecer isto. Custa mesmo.
Acho que fomos vítimas do nosso amor incondicional ao Sporting, um amor que nos faz recear voltar novamente a um passado não muito distante, e que ainda via em BdC o salvador da pátria.
Mas não se iluda meu caro amigo. BdC é apenas mais um na gloriosa história do nosso Sporting. Foi o homem certo para nos resgatar do purgatório, mas hoje manifesta-se claramente incompetente para navegar em velocidade de cruzeiro nas turbulentas águas do futebol português.
Ele reaproximou-nos do topo, mas o auge da sua direcção já foi atingido. Ele só faz pontes com quem lhe faz amen, e assim é impossível ser bem sucedido. Isso não é ser bom gestor. De que adianta achar-se dono da verdade, se os restantes não a reconhecem?
BdC chegou ao fim da linha. Não tenho qualquer esperança. Cada dia a mais à frente do Sporting é um dia a menos na construção do nosso futuro.
Com muita tristeza, mas com um inexplicável alívio, mando-lhe um grande abraço.
SL
6 Abril, 2018 at 18:18
Meu caro amigo,
Só agora, depois de a minha mulher me vir dizer que havia um comunicado dos jogadores, voltei à Tasca.
Para tentar melhorar a “telha” decidi ir ver um filme de 1993, do qual nunca tinha ouvido falar e que baixei na Net anteontem. Longo, são mais de 3 horas…
No IMBD, pelo qual me guio muito, o título original é Short Cuts (1993).
Em português, tem o título de Short Cuts – Os Americanos…
Mostra-nos a personalidade diversificada de uns quantos personagens “à americana”. Excêntricos uns, outros nem tanto…
Estava a ver o filme e lembrei-me de BdC. Não consigo deixar de pensar nesta merda…
Temo borrasca da grossa.
Bruno de Carvalho, embora me pareça muito difícil que o faça, só teria uma atitude a tomar: Admitir que errou. Ficava-lhe muito bem.
Mas isso parece ser tarefa hercúlea, impossível.
Triste estou, aliviado não consigo, mas compreendo-o.
Grande abraço.
6 Abril, 2018 at 18:20
Esqueci-me do mais importante:
O apreço é recíproco. Aprecio, de há muito, a sua postura.
6 Abril, 2018 at 9:46
Infelizmente verificou-se aquilo que eu há muito temia,o Bruno de Carvalho está desequilibrado emocionalmente,eu que fui um indefectível do Presidente,hoje em dia não o consigo ouvir,já não tenho paciência para os seus comentários e ele tornou-se no maior desestabilizador do clube com a sua politica de comunicação desastrada.
Digo isto com muita mágoa,porque fez um excelente trabalho no Sporting,mas neste momento já não confio nele para Presidente do meu clube.
6 Abril, 2018 at 9:53
Bruno de Carvalho.
Identificar os erros alheios é característico dum gestor. Entender a sua origem e corrigir os mesmos é dum bom gestor.
Identificar os NOSSOS erros, saber a sua origem e corrigir os mesmos é de bom senso.
Com aspas ou sem aspas, com pontos de exclamação ou reticências, não podia nunca escrever o que escreveu, individualizando casos. Não podia. Ponto! Escrever um post generalista, sem foco individual mas colectivo eu entendia. Como entendi o de Guimarães. Este post nunca poderei entender.
Com aspas ou sem aspas, visa, pelo menos um jogador que mais não tem sido que um exemplo de correção com o clube, adeptos e até adversários. Bas Dost de seu nome.
O post é indefensável. O Bruno não. “Ainda” não. O que importa é o SPORTING. Sempre. Acima de tudo e de todos.
Bruno, defende o SPORTING como sabes. O que fizeste com o post não foi defender o SPORTING. Ligar para a ManhaTV menos ainda e só faz com que sejas ridicularizado em função dos “pedidos” que fizeste na AG.
Não pode, Bruno. Não… Pode!
Se tens de dar uso ao FB, agradeço que o faças qto antes e que publicamente te retrates para não tornar a situação pior do que já deve estar (damage Control).
Bruno, está na hora de emendar a mão com esta comunicação. Já chega de FB. Pelo menos nestes termos.
De um sócio que AINDA acredita em ti. Por favor, não me facas desacreditar. Tem de valer a pena acreditar.
SL.
6 Abril, 2018 at 10:05
Havia os sportinguistas, os sportingados, agora há os sportindos. Este é o diminutivo de doidos
6 Abril, 2018 at 10:32
Sem querer andar com o BdC ao colo, continuamos aqui a tratar os jogadores como se fossem de vidro.
É discutível se isto deveria ser dito em interno e não dizer nada publicamente, mas independentemente da forma, os jogadores têm de saber encaixar e cerrar os dentes. E o treinador também.
Como observador da vida Leonina há 30 anos, ganhei a convicção que grande parte dos nossos problemas vieram de endeusar jogadores e emprenhar pelas orelhas do que vem de fora, e que acaba por mandar lá dentro.
Para mim a legitimidade vem de cima para baixo, e não o inverso. E no topo estão os sócios e os seus representantes por si escolhidos. Ponto final parágrafo.
Os meninos que façam melhor e o treinador que os afine. Isto é O Sporting. E não é das Caldas, nem de Gijon. No fim da época faz-se a análise e tiram-se conclusões.
PS: desde a primeira piçada dada depois da coça levada em Guimarães há 3 ou 4 anos, não me recordo de outra reacção da equipa que não fosse melhorar. E não consta que algum jogador tenha entrado em depressão ou feito birra. Explique quem queira.
6 Abril, 2018 at 12:27
Bom dia.
+/- 20h05 Sentei-me em frente à TV, entrei na Tasca e estava a escrever “boa tar…” – apaguei tudo.
Depois de sábado a moral de todos nós adeptos, presidente, treinador e jogadores não estava certamente com valores muito altos, ainda mais quando íamos defrontar o principal favorito a vencer a Liga Europa.
Como quando tudo está mal pode sempre piorar, pior que ontem só se no pontapé de saída a bola tivesse entrado directamente. 1º tiro no porta-aviões.
Foi mais um pontapé no ânimo da equipa e deixámos o adversário a jogar como gosta.
Talvez por eles gostarem de jogar assim conseguimos fazer uma primeira parte muito boa, com William em muito bom plano… até sair lesionado. Mais um tiro.
Nos entretantos, Gelson mostrou o que lhe falta para valer os 100 milhões, Bas Dost falhou o que não é habitual e até Matthieu deu uma de perneta. A cabeçada do Fábio já dou de barato.
No fim da 1ª parte era caso para se dizer “que mais nos irá acontecer?”.
Inicio da 2ª parte e logo um lance que para mim foi capital no desenrolar do resto do jogo, quando Coates falha mais um corte e deixa o Diego Costa isolado frente ao Rui. Acho que a equipa nesse momento desesperou ao sentir que o porta-aviões tentava avançar mas metia tanta água que podia afundar a qualquer momento.
Esse desespero notou-se muito e viam-se perfeitamente jogadores psicologicamente de rastos – Bruno Fernandes, Bas Dost, Fábio e os 2 centrais.
Para mim não houve falta de atitude da equipa, antes o sentir que tudo se estava a desmoronar num jogo importantíssimo, contra um opositor bastantes milhões mais forte e após termos perdido o campeonato.
Os amarelos (Fábio/Bas) foram a cara do desespero. Só.
Resumindo,
Nada a apontar ao JJ;
Bons jogos de William, Piccini e Battaglia;
Nada a apontar ao empenho dos jogadores;
Domingo lá estarei em Alvalade a apoiá-los e quinta-feira também;
Sobre o post e sobre o telefonema do presidente para a CMTV, não vi nenhum e no primeiro caso só tenho a dizer ao Fábio e ao Bas que compreendo perfeitamente o que sentiram ontem durante o jogo. Sobre o segundo, se existiu, brincando um pouco, deve ter-se enganado e pensou que estava a ligar para a Sporting TV; agora a sério, foi igualzinho aos cartões amarelos do Fábio e do Bas, foi o desespero.
Apostou as fichas todas, os objectivos estão a fugir e o desespero a aumentar. Acho que está a precisar urgentemente que a época acabe para recarregar baterias.