Espreito a televisão à hora de almoço e ouço o Joaquim Rita. Espreito a televisão à tarde e vejo o Ribeiro Cristóvão. Ligo a televisão à noite e ouço o Abrantes Mendes, o Roquette, o Soares Franco e o Madeira Rodrigues. “Crise no Sporting”, “Crise em Alvalade”, “Crise sem fim à vista” e “Clima de instabilidade”. Pelo meio fala Jaime Marta Soares a dizer que vai convocar uma Assembleia Geral e que Bruno de Carvalho tem de sair.
Antes de dizer o que tenho para dizer quero ressalvar que votei sempre a favor de BdC e que na última AG votei a favor da continuidade da Direcção. Em relação a esta merda acho o seguinte:
1) O homem não tinha nada que ter publicado aquele post a seguir ao jogo com o Atlético. Eu nem vi o jogo em directo porque ainda estava a deitar fumo com a derrota em Braga. Se ele se tivesse atirado à equipa com aquela ferocidade depois desse jogo eu aplaudia. Mas depois do jogo com o Atlético não se compreende. O Coates e o Mathieu fizeram merda, mas caraças…foram dos melhores nos últimos 40 jogos. Não mereciam uma coisa daquelas.
2) O comunicado dos jogadores era desnecessário. É certo que não foi agressivo como o do BdC mas não lhes fica bem. O descontrolo de uma das partes não justifica o descontrolo da outra. Principalmente quando tinha sido marcada uma reunião entre jogadores, equipa técnica e Presidente.
3) Quem é que escreveu aquele comunicado dos jogadores? Eu leio os instagrams dos jogadores e não estou a ver nenhum deles a escrever aquilo. Quem é que foi o escriba? Não me parece que jogue à bola. “Somos Sporting Clube de Portugal…”. Realmente é uma pena que não tenham sido “Sporting Clube de Portugal” em Braga, na Luz, nas Antas, em Plzen, em Tondela e em tantos outros sítios.
4) O BdC responder ao comunicado através de mais um post no Facebook a dizer que está tudo suspenso é absurdo, inaceitável e impróprio de um presidente. Toda a gente tem vipes e pensa em fazer coisas malucas no calor do momento. Mas é preciso ser capaz de respirar um bocado. BdC disse em tempos que não toma decisões nem quando está muito triste, nem quando está muito contente. Ele que se lembre desta máxima para não voltar a fazer merdas destas.
5) Comunicado da direcção publicado antes do jogo com o Paços. Mais uma vez absurdo, inaceitável e impróprio de um presidente. A mesma pessoa que disse que aturava um monte de merda durante 100 anos se fosse bom para o Sporting faz uma coisa daquelas? Epah não pode ser. Deixo a pergunta, não há ninguém naquela estrutura que tenha mão no BdC e que o impeça de fazer estas merdas? Toda a gente tem momentos de loucura e decide fazer coisas completamente doidas. Mas para isso é que servem os nossos pais, colegas e amigos.
6) A volta Olímpica dos jogadores a seguir ao jogo com o Paços. O Rui Patrício todo eriçado no flash interview. Eu percebo o sentimento dos jogadores, mas mais uma vez tenho pena de não os ver com aquela pica toda quando nos roubam, quando estamos a perder ou quando andamos a pastar em campo em vez de ir para cima do adversário. Sempre me incomodou a falta de militância pública dos nossos jogadores mais velhos. Aqui há tempos perdemos ou empatámos e no dia seguir aparece o William no instagram a dar banho ao cão todo sorridente. O Rui Patrício só sabe dizer “temos que levantar a cabeça”. Todas as semanas vemos essa militância em jogadores de hóquei, de andebol, de futsal e de futebol feminino. Vemos o Ruesga e mais três gajos a ir ver futsal do Sporting. Vemos a Rita Fontemanha a ser a primeira a defender o Sporting quando são publicadas mentiras. Vemos o Daniel Bragança a festejar o golo do Rafael Leão nas Antas. Vemos o Diogo Brás a comentar as exibições da equipa principal. Vemos os jogadores das modalidades a falarem sobre o apoio e da ligação com os adeptos. Porque é que isso não se vê nos jogadores de futebol sénior? Porquê? Porque é que o Bruno Fernandes, que chegou este ano, parece sempre o jogador mais inconformado em campo?
7) Em relação ao BdC acho que a única pessoa que disse alguma coisa de jeito até agora foi o Eduardo Barroso. O homem está cansado e saturado. Lembro-me de pensar que ele convocou a segunda AG porque precisava de um grande abraço de toda a gente. E nós fomos lá dá-lo. Ele é capaz de ser das pessoas em Portugal com maior pressão sobre a sua vida privada (ex. denúncias anónimas de tudo e mais alguma coisa) e sobre a sua vida pública (ex. Não há um comentador na TV que não o odeie). Que se saiba não descansa o que devia e passa tempo demais a trabalhar. Está ele com problemas de saúde e a mulher esteve grávida (ao que consta a gravidez teve alguns problemas). Tudo isto dá cabo de qualquer um.
8) A merda do Facebook. Ainda bem que largou aquela merda. Acho que ele não compreende a ferramenta e não compreende quão fácil é fazer passar a ideia, nas redes sociais, de que determinado ponto de vista recolhe mais apoio do que na realidade tem. O escândalo da Cambridge Analytica veio revelar que há mais de 25 milhões de perfis falsos nos EUA criados com o intuito de manipular a opinião pública. Em Portugal arrisco dizer que esse número é grande. O tempo que ele passou enfiado no Facebook deixou-o com uma visão deturpada do estado de coisas entre os sócios do Sporting. Deixou-o a ver contestação onde ela não existe. Ainda bem que largou o Facebook e que nunca mais volte. Não percebe a ferramenta e não a sabe usar.
9) Então e agora? Eu como toda a gente já oscilei entre “este gajo está doido e tem que ser posto a andar já”, com “foda-se, este gajo sai e quem é que vem a seguir? O Madeira Rodrigues? Fdx”. Quando não sei o que pensar ou fazer em relação ao Sporting, vou ler o que pessoas com mais juízo que eu dizem, por exemplo o Cherba e o Mestre de Cerimónias (Artista do Dia). Recomendo a toda a gente.
10) Eu gosto muito do BdC e a situação ideal, na minha opinião, é que ele continue a ser Presidente. Mas para isso precisa de descansar, de largar a internet e de contratar gente para a estrutura que lhe saiba fazer frente e que lhe consiga contrariar os piores instintos. Ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo e toda a gente precisa de ajuda e de aconselhamento. Sinceramente acho que teria muito a ganhar com a entrada de alguém com o perfil do Dias Ferreira para o Sporting. Uma pessoa mais velha, mais batida, que ele respeite e que seja capaz de o contrariar.
11) Já não nos livramos de uma Assembleia Geral para votar a continuidade dele e da Assembleia Geral. Não sei como vão evoluir as coisas em relação à direcção e a minha decisão em relação à sua continuidade vão depender do que escrevi em cima. Mas relação à AG, vou votar para despachar o Marta Soares. Isso é decisão tomada.
Entretanto recomendo a todos os sportinguistas:
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Abril, 2018 at 10:37
Epá tens razão em muitas coisas que dizes no post mas continua-se a não ligar a certos “pormaiores” que podem fazer a diferença.
Mas alguém acredita que o “desabafo” dos jogadores foi APENAS em resposta ao post do presidente pós Madrid? Foda-se vivia-se num clima de paz podre desde Chaves pelo menos. BdC tem vindo a acumlular erros atrás de erros, porque ainda não percebeu pelos vistos que os últimos gajos com quem ele se podia “meter” era mesmo com os jogadores. Esses podem ser uns mimados, podem ser mercenários, podem ser o caralho a sete, mas são eles que dão as vitórias, que são o barómetro do clube e em última análise que paga o ordenado a BdC!
BdC foi BURRO, porque não pode falar com os jogadores de futebol como fala com os jogadores das modalidades! Não pode fazer um post para os jogadores de futebol como faz para os jogadores das modalidades! São homens diferentes? Não caralho! Mas têm muito mais peso. é no futebol que rola o dinheiro, o poder, a visibilidade, os holofotes. Mas alguém da CS, da banca, dos acionistas se preocupam com um post de BdC para os jogadores das modalidades? Quem se preocupa são eles e a sua familia! Mas no futebol não é assim caralho! E BdC foi BURRO, pois não soube ser inteligente e saber tratar o plantel doutra maneira.
Andou a criar guerrinhas com o plantel, e isso só passa despercebido ao mais desatento. Lembrem-se do post que faz queixinhas no facebook a dizer que os jogadores estavam avisados mas não quiseram fazer o simbolo do coração. Não quiseram porque lhe perderam o respeito. Ponto final.
Tem saída esta situação? Sinceramente julgo ser muito dificil que BdC se mantenha como presidente do SCP. Era preciso ter sido criada uma relação de amizade com o plantel e que tudo ficasse resolvido com uma “ida às putas”. Mas essa relação não me parece existir, caso contrário nunca se tinha chegado a isto.
11 Abril, 2018 at 10:40
Isto!!!
11 Abril, 2018 at 12:17
De acordo. Já a tirada acerca da acção de solidariedade tinha sido uma cagada.
11 Abril, 2018 at 10:37
Cada vez mais me convenço de que isto é um teatro de sombras, que foi tudo menos acidental. A “demissão” do Ricciardi na prática é uma encenação, porque ele ia perder o cargo de qualquer maneira, pela extinção do Conselho Leonino. A Bola não sabe nada, apenas veio aqui ler estórias.
Daqui a uns tempos vamos perceber melhor o panorama geral…
Mas há uma coisa que fica claro. Nós somos um clube de lacraus, de gente impiedosa e cruel, e isso também explica a nossa má onda crónica.
O Pinto da Costa é um velho, tem tido graves problemas de saúde (fez mais do que uma operação ao coração), o porto nos últimos 5 anos sofreu vexames nunca vistos na sua presidência, no entanto, não vi da parte dos fruteiros a mesma “exigência” para com o “padrinho” que vi com Bruno de Carvalho esta semana. Não ouvi assim tanta gente a chamar-lhe velho gágá (e bem que pareceu, por vezes…), a dizer vai-te embora, o teu tempo passou, já não fazes nada de jeito, obrigado e um queijo. Não se trata (só) de ter de gratidão, trata-se de ser adulto e ter empatia. As pessoas passam por más fases, mas podem recuperar. Nós não podemos ser cobras para os nossos, senão não merecemos nada.
11 Abril, 2018 at 12:20
A sério que estás a comparar PdC, que se confunde com o fcp, com BdC? Tu já viste bem o número de títulos, apenas no futebol, que esse filho da puta tem?
O que PdC fez foi colocar o fcp no mapa e foder o SCP no processo. Não tem comparação.
11 Abril, 2018 at 13:29
O Pinto da Costa vai fazer 81 anos, já passou há muito a idade da reforma. Não tem comparação em termos de currículo, mas posso fazer uma comparação entre o comportamento dos adeptos.
11 Abril, 2018 at 17:12
Na minha opinião, essa comparação não pode ser feita, em grande parte, por causa dos títulos.
11 Abril, 2018 at 10:40
http://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/725209/147
Vês, Bruno, custa assim tanto ouvir, por vezes, as críticas que os outros nos fazem?
É assim tão difícil pensar um bocado antes de postar merdas no facebook e tentar resolver as coisas, mais ou menos cinicamente, de modo racional?
Caralho, é para o teu bem e, claro está, para o bem do SCP!
Isto dito, se não limparmos o Atlético na quinta, ao menos que rebentemos com os corruptos do Porto em Alvalade. Vamos embora, caralho!!!!
11 Abril, 2018 at 10:42
Para quem não quer clicar:
Se me permites Songue.
“Deixar a presidência do Sporting é, neste momento, cenário que Bruno de Carvalho não admite. Pelo contrário, os dados recolhidos por A BOLA junto de fontes muito próximas do presidente leonino garantem-nos que Bruno de Carvalho entende manter todas as condições para continuar na presidência do Sporting, estando nesse sentido a preparar-se para tomar um conjunto de medidas que podem, no seu entender, resolver a crise em que o clube de Alvalade mergulhou nas 72 horas que se seguiram ao encontro com o Atl. Madrid e ao post que o colocou em guerra com o plantel.
A primeiro medida nesse sentido, garantem-nos, foi tomada quando Bruno de Carvalho decidiu fechar a sua conta de Facebook. Foi, dizem-nos, um sinal de que o presidente pretende mudar a sua estratégia de comunicação, ficando menos exposto, conforme lhe foi pedido, nos últimos dias, por muitos dos que continuam a apoiá-lo. Esta foi uma medida que, no entender do presidente leonino, conseguiu acalmar alguns dos sócios que, na noite de domingo, deixaram bem claro o seu descontentamento durante e após o encontro com o Paços de Ferreira.
Mas Bruno de Carvalho pondera outros passos para ultrapassar a crise. Admitindo que o nascimento iminente da filha (que nasceu anteontem) lhe provocou um stress acima do normal, o líder leonino equaciona aproveitar a licença de paternidade para descansar – um afastamento de cerca de duas semanas que, entende, será suficiente para acalmar e voltar em condições de reassumir as funções que exerce há cinco anos. O corte com a rotina no Sporting vai, considera Bruno de Carvalho, permitir-lhe estar focado única e exclusivamente na família, onde poderá encontrar a serenidade e a tranquilidade para voltar a abraçar os vários desafios que tem no Sporting.
Depois disso o presidente leonino admite resolver a situação que originou a mais profunda crise da sua presidência no Sporting. Para isso, um dos seus objetivos, depois de reassumir a presidência, passa por ter uma conversa franca com os jogadores e com a equipa técnica, no sentido de chegar a um entendimento que lhes permita ultrapassar as divergências e, em nome dos superiores interesses do clube, permitir que o final de temporada decorra sem mais sobressaltos.
Aqui, há a registar, ainda, o empenho do treinador, Jorge Jesus, bem como do team manager, André Geraldes, pois têm sido eles os principais mediadores de um conflito que começa, sempre no entendimento do presidente do Sporting, a arrefecer, com boas perspetivas de ser ultrapassado em breve.
Resumindo, no entendimento de Bruno de Carvalho não há qualquer motivo que o faça pensar em deixar a presidência do Sporting. E mesmo as movimentações de um círculo muito próximo no sentido de encontrarem uma solução interina que permita prosseguir a política preconizada nos últimos cinco anos (de que damos conta nas próximas páginas) parece ser suficiente para convencê-lo a afastar-se por mais do que o tempo que considera necessário para descansar.”
11 Abril, 2018 at 11:06
Songue, Malevita, obrigado.
Essa do “pra quem não quer clicar” foi top!
SL
11 Abril, 2018 at 12:40
Obrigada porque eu não clico mesmo nessa trampa mesmo que me interesse como é o caso.
11 Abril, 2018 at 10:42
Excelente post,na minha opinião JJ é o maior culpado desta crise,2anos de futebol deprimente com investimentos brutais levaram a este desenlace,agora até o “promovem a futuro presidente”…. tá tudo louco.Percebo que 6 milhões de indemnização seja “o”problema mas se ele continuar será a machadada final no projeto de BDC.
11 Abril, 2018 at 10:57
Excelente comentário.
11 Abril, 2018 at 10:47
Para mim já é tarde demais
11 Abril, 2018 at 10:54
Nos últimos tempos tem sido um festival de vaidades a desancarem no Bruno como fosse um verme qualquer.
Só digo o seguinte,aos Severinos,aos Dias da Cunha,às Trigos Mira,aos Bettencourts,aos Filipes Soares Franco,aos Camarotes Leoninos,aos Sportingados, vão para a puta que os pariu que nem um relvado em condições conseguiram pôr em Alvalade e agora estão preocupados com a condição dos jogadores de futebol.
11 Abril, 2018 at 11:03
Dias da Cunha demitiu-se em 2005 juntamente com Paulo Andrade e o José Peseiro porque o plantel fez a cama ao treinador.
Na altura disse, após os pedidos de demissão de Paulo Andrade e Peseiro: “violentou-me de forma intolerável”
JÁ SE ESQUECEU?
EU NÃO ME ESQUEÇO, E MUITOS MILHARES TAMBÉM NÃO
ESTAREMOS NO SÍTIO CERTO, PARA FAZER O QUE É CERTO
OS MAIORES ACTIVOS SÃO OS SÓCIOS E CONTINUAMOS ATENTOS
AS CHANTAGENS TERMINARAM EM 2013
NÃO ADMITIREMOS MAIS MANIPULAÇÕES, SEJA DE QUEM FOR
11 Abril, 2018 at 11:09
«Inácio, o treinador: “O Pedro Barbosa fez-me a cama no Sporting. Fez tudo para perdermos por 3-0 na Luz”»
http://tribunaexpresso.pt/a-casa-as-costas/2018-02-25-Inacio-o-treinador-O-Pedro-Barbosa-fez-me-a-cama-no-Sporting.-Fez-tudo-para-perdermos-por-3-0-na-Luz
11 Abril, 2018 at 11:17
“E depois?
Fomos para a SAD, estavam os administradores todos na sala e o Duque disse-me: “Estamos em guerra com o Roquette porque queremos investir na equipa de futebol e ele não quer dar dinheiro e acho que se o Mister tomar uma posição ele vai dar o dinheiro”. Como quem diz, você diz que está com o Duque, entala o Roquette e ele ou vai embora ou dá a pasta. Olhei para eles todos e disse: “Há uma coisa que vos posso dizer, eu não posso dividir o Sporting. O Sporting é campeão e foram todos os sportinguistas, não foram os do Duque ou os do Roquette, foi o Sporting. Portanto vocês devem tentar entender-se até à última e só se não houver mais hipótese nenhuma é que eu dou a minha opinião, agora não”. O Duque não gostou. E depois foi quando se meteu o Pedro Barbosa e essas coisas todas… O Pedro Barbosa fez-me a cama. Eu sei que fez. Mais tarde é que soube. E pela forma como ele agiu juntamente com o Duque percebi, não posso estar a garantir, mas acho que à custa daquilo o Pedro Barbosa ganhou mais dois anos de contrato. Acho. É uma dedução apenas. O Pedro Barbosa fez tudo para a gente perder o jogo na Luz, quando foi o 3-0. Fez tudo. Fez tudo para vir para a rua e o (Jorge) Coroado mais tarde veio contar-me que ele fez tudo para vir para a rua. O Coroado estava a fugir dele, ele é que estava atrás do árbitro, já tinha um amarelo. Nós a perder 1-0 e em cima do Benfica para 1-1 e fiquei sem ele? Depois, no contra-ataque, o João Tomás, 2-0, 3-0. Depois do jogo, o Pedro Barbosa estava lá em cima no balneário e quando íamos entrar ele estava a bater as palmas e a dizer: “Malta, eu assumo”. Subi as escadas, fui direito a ele e chamei-lhe tudo. “Meu grande filho da puta mas tu assumes o quê? Vais dizer para os jornais que foste tu o culpado, o único culpado da derrota? És tu que vais dizer isso ou dizes isso aqui para inglês ver? És um capitão de merda, não vales uma merda”. O Duque ficou do lado dele. Pronto, está tudo feito. Depois há a história rocambolesca do é despedido, depois volta…já é outra história.”
http://tribunaexpresso.pt/a-casa-as-costas/2018-02-25-Inacio-o-treinador-O-Pedro-Barbosa-fez-me-a-cama-no-Sporting.-Fez-tudo-para-perdermos-por-3-0-na-Luz
11 Abril, 2018 at 11:40
Calma, Trolha. Não te enerves, homem, que ainda entras igualmente em burnout.
Eu gosto do BdC e acho que, excepção feita à comunicação desastrosa e a este último episódio de loucura, tem feito um excelente trabalho, especialmente se tivermos em consideração o estado em o SCP estava quando ele iniciou funções.
Feito este disclaimer, diz-me uma coisa (relacionada com a última AG, que considero tratar-se de outra das péssimas acções do BdC, a par das anteriormente mencionadas): que fez o BdC aquando da última AG senão chanteagear os sócios? Num momento em que se estava a carregar nos lampiões e em que tinha o apoio da esmagadora maioria dos sócios, por que caralho é que se lembrou de impor aquelas alterações ridículas aos estatutos e novamente plebiscitar-se, ameaçando os sócios caso não tivesse certa votação? E tendo sido uma chantagem, como efectivamente foi, foi também uma manipulação dos sócios.
Esse foi, aliás, o indício de que algo se estava a passar com ele…
11 Abril, 2018 at 14:10
Estive lá, votei, e nunca me senti chantageado. Fui exercer o meu dever porque, como hoje, sinto que esta pessoa CONTINUA a ser a MAIS INDICADA.
Não tenho receio de alternativas a BdC. Mas nunca deixarei que o projecto Roquette volte a pôr as patas em Alvalade. Seja às claras ou de maneira encapotada.
Portanto, generalizar o sentimento de alguns sócios é um erro.
11 Abril, 2018 at 15:00
Do facto de tu (ou mesmo a maioria) não te sentires chantageado não decorre, naturalmente, que não houve chantagem (non sequitur, pá).
Foi uma forma de chantagem porquanto colocou as coisas nos seguintes termos: ou x% dos sócios vota no que eu quero, ou demito-me (com todas as consequências que, pelas mais variadas razões, a maioria de nós não queria)…
11 Abril, 2018 at 10:57
Queriam um presidente-adepto depois do presidente-gestordetopo.
O que vocês não podem é com vocês próprios.
SPORTING AO NÚCLEO DURO DE SÓCIOS COM VERGA DURA
O REGRESSO DO REI – BREVEMENTE
11 Abril, 2018 at 10:59
Vai mudar as fraldas da filha do teu dono.
11 Abril, 2018 at 11:05
Gajos como tu e a Leoa de Torres terão, brevemente, um dia que jamais esquecerão na vossa vida.
Agarra-te ao corrimão.
11 Abril, 2018 at 11:16
É mentira? É mentira o que ele diz?
11 Abril, 2018 at 11:22
Curiosamente, isso era precisamente a conversa dos croquetes, que achavam que o clube era de um núcleo duro de sócios com certo ‘pedigree’.
11 Abril, 2018 at 12:56
Bruno, larga o Blogger.
11 Abril, 2018 at 11:04
Tudo dito. E proponho uma alteração temporária do lema d’A Tasca: do “Fight and resist” para o “Calma, caralho!”
11 Abril, 2018 at 11:07
Eu mudava era……puta q pariu para estes adeptos q querem transformar o Sporting clube Portugal num Braga!!!
11 Abril, 2018 at 11:08
Que belo post.
Falem dos lampiões, já se esqueceram de toda a merda que por aí anda.
Deixem pousar o pó e logo se varre.
11 Abril, 2018 at 11:15
a minha opinião:
Sinto-me muito confuso com toda esta situação.
Frontalmente acho que o nosso presidente esteve mal em toda esta situação (percebo os motivos, concordo, mas acho que teve mal), a empatia que sinto por ele e pelas suas causas faz-me desculpa-lo e tentar arranjar motivos que atenuem o seu comportamento (o burnout seria uma explicação plausível!) e tentar tapar os ouvidos e deixar a coisa morrer… mas infelizmente estou a ver a coisa demasiado podre para se regenerar.
O BdC é uma pessoa que aprendi a gostar apesar das suas falhas, e que sinceramente admiro pelo muito que conseguiu e pela vitalidade que emprestou ao nosso clube. Ouvir as hienas que tenho ouvido nos últimos dias, só me faz aumentar a militância e a lealdade para com ele, mas ainda assim acho que tem que haver consequenciais. Passamos um threshold para o qual já não existe volta a dar…
O problema das mudanças, é que não consigo conceber uma solução que me pareça positiva para o SCP.
1 – eleições e mudamos de presidente ( ainda não vi nenhum projecto que me pareça melhor do que o do BdC)
2 – BdC apaga as redes sociais e arranja um homem forte para o futebol ( já tentamos com o Inácio, com o Octávio… ñ me parece ser fácil
3 – mudamos o plantel todo – parece-me uma solução bizarra quase a raiar o ridículo!
4 – BdB e Jogadores chegam a acordo e acaba a guerra – ñ me parece que seja um cenário realista
5 – Confirma-se o Burn out BdC vai de baixa médica, fica a estrutura. – Não é só empurrar o problema para o futuro? em que é que isso ajuda o SCP?
6 – ….
..Estou farto de pensar e ainda não decidi o que penso sobre o assunto!
11 Abril, 2018 at 11:29
O primeiro passo está dado. Largar o facebook. Lamentavel só agora feito ter sido dado este passo…Depois de avisos de tanta gente!!
O segundo passo está a ser dado. Afastar-se umas semanas, descansar, reflectir, fazer uma auto avaliação do comportamento errático e descontrolado.
O terceiro passo é ter outra postura. E isto é fundamental meus caros! A cena de disparar para todos os lados e ter ataques de fúria e levar tudo e todos…simplesmente não é mais viável. Porque se isso não for alterado, acabará por cair.
Que regresse o bom senso e o rumo que tinha sido traçado!! O Sporting Clube de Portugal precisa disso!!
11 Abril, 2018 at 12:00
Caro Matias permita-me acrescentar mais um ponto :
– Delegar competencias
é importante que o clube fale a uma só voz , mas não pode ser o Presidente a acorrer a todos os fogos , o Presidente tem que ter a noção do peso do seu cargo , quando falar tem que ser “pela certa”
11 Abril, 2018 at 12:16
Concordo Mike! Bem lembrado!
11 Abril, 2018 at 11:47
Não deixo de achar piada quando se diz que o Presidente não se podia meter com os jogadores. É que, assim de cabeça, os últimos presidentes que não se meteram com os jogadores, fizeram-no à custa de deixar sair o capitão para um rival, a assinar um contrato com um inglês permitindo-lhe sair de borla para Inglaterra ou a assinar contractos com ordenados de aumento exponencial garantido (Labyad, Arias, Jeffrén, creio). E mesmo assim caíram na sequência do insucesso desportivo da equipa de futebol.
A vida tem-me ensinado que ou alguém não se importa de abdicar dos seus interesses e ficamos todos amigos ou, se toda a gente lutar pelos seus, os acordos fazem-se em cima de cedências, relações de força e ressentimentos de todas as partes.
Acho, portanto, que se BdC deve um pedido desculpas será sempre aos sócios e jamais aos jogadores. A atitude que BdC está a ter estes jogadores é a mesma que teve com as equipas de futsal, hóquei, andebol (e com ganhos desportivos, não obstante o mau gosto). E é a mesma que o levou a sacar bom dinheiro por Bruma (também com toda a CS e todos os notáveis a achar horrível prenderem o menino), a recuperar dinheiro em Elias (libertem o neném!) ou a fazer o melhor negócio possível por outro capitão que queria ir embora para jogar para não descer com chuva nos cornos.
(Pelos vistos o plantel andava chateado desde Chaves? Ainda bem. É que eu nem dormi nessa noite.)
Se é verdade que acho que usar o facebook é lamentável e injustificável para a comunicação com os subordinados, parece-me ridículo que se ponha em causa a continuidade de BdC por causa disso. Repito, se assim fosse teria saído a seguir à facebookada ao futsal que, para além de tudo o que agora se discute, foi injusta.
Para encerrar relativamente aos jogadores, ligo pouco à sua actividade nas redes sociais. Só sigo a Rita Fontemanha e admiro o Casillas. Ponto comum? Usam-nas em defesa do seu clube, sem deixar de ter a sua independência e usar a sua cabecinha. Fosse a Rita a responder ao Presidente, poria os argumentos em igualdade. Vindo de gajos que têm zero a dizer quando são roubados na sua profissão e enxovalhados na querida CS, cheira-me a teatrinho de marionetas.
Concluo reafirmando o que digo há muito. BdC cometeu um erro colossal, o de abdicar de um projecto e por tudo nas mãos de um bluff como JJ. Errou mais ainda ao não ter o discernimento de fazer com ele o que fez com Zupo.
Os problemas que hoje temos devem-se muito ao insucesso desportivo e esse só tem um nome: JJ. Mas não é só. Agora vemos JJ a passar por entre os pingos da chuva, limpando as mãos de uma época em que ganhou zero jogos a equipas melhores que o Rio Ave. Agora vemos JJ a meter-se ao lado dos jogadores. Mas quando alguém alertava que este treinador era o problema e não a solução vinham os lambe-cus apedrejar. Mas quando alguém alertava que este treinador é um traidor por nunca ter admitido a corrupção do carnide vinham os lambe-cus apedrejar.
Agora não me peçam que deixe esse erro de BdC por em causa a sua presidência. São problemas que terá que resolver, mas é exactamente isso o trabalho de um presidente.
11 Abril, 2018 at 11:53
Bom comentário!
11 Abril, 2018 at 11:54
E bom post também.
11 Abril, 2018 at 11:56
concordo em pleno.
11 Abril, 2018 at 12:03
pois , concordo , faz-me uma confusão não se pode tocar no balneário??? mas porquê ? quem é que assume perante os sócios os objectivos do clube ?
11 Abril, 2018 at 12:30
Ecelente comentário Hadji, como habitualmente.
Concordo com muito do que dizes, especialmente no que toca ao JJ. Agora são os jogadores os únicos responsáveis de termos jogado MERDA durante 2 anos. Agora os capitães de equipa, os Aurélios que todos diziam à boca cheia e de peito inchado mas que ao mesmo tempo é para cagar na Selecção, são para despachar.
Discordo é que hajam condições para BdC continuar sem pedir desculpas públicas. Se for apenas aos sócios que seja mas que o faça.
A questão é que não acredito que BdC ache que errou e se for para ser um pedido oco, não vale a pena.
11 Abril, 2018 at 15:28
Na mouche, Hadji.
Só um aparte, a questão das prima-donas sempre foi assim. Ninguém inventou a roda e toda a gente sabe que situações com jogadores da equipa de futebol profissional têm de ser geridas com pinças pelo poder desmesurado que têm. E sim, são capazes de correr com qualquer treinador ou presidente e isso nunca vai ser alterado. Os owners, gestores, presidentes, CEO´s valem zero em relação aos artistas. Não é justo, desequilibra a balança de poder mas é mesmo assim.
Isto não quer dizer que não há solução ou que temos de nos conformar com esse facto. Quer dizer apenas que é preciso inteligência a gerir estas situações pelo menos bem mais do que exercer a autoridade (que se confunde com autoritarismo). Eu faria assim: se tinha uma crítica a fazer (e era logo em Braga e nunca depois de Madrid) à equipa…reunia com todos com capitão à cabeça e fazia-lhes as seguintes perguntas, com a maior calma do Mundo:
“O que vocês acham do jogo que fizeram hoje?”
“O que acham da época que estão a fazer?”
E consoante as respostas, veria logo quem está alienado da realidade e quem está ciente do rendimento da equipa. Porque há sempre aqueles que acham que fazem tudo bem e depois é a sorte ou os árbitros que fodem tudo. E esses tentaria despachar no final da época. Somente duas perguntas, zero de berros, zero de posts no FB e….muita informação útil para trabalhar a partir daí com o objectivo de tomar decisões no final da época.
Depois disto, chamava o treinador à parte e, sozinho com ele, faria exactamente as mesmas perguntas e faria a mesma análise a seguir. Até porque o principal culpado disto é precisamente JJ, de cognome “O Apaziguador” (a ironia disto, meu Deus…)
11 Abril, 2018 at 15:37
Excelente.
11 Abril, 2018 at 11:49
JJ saindo estaremos mais próximos do sucesso desportivo no futebol profissional.
Bruno Carvalho nunca criticou o treinador qnd o devia ter feito……..andou sempre a ser elidido eqnd mais precisou do treinador q tantas vezes criticou os jogadores acusando mesmo alguns por perdas de pontos este ficou do lado dos meninos
Tantas vez ouvimos JJ a culpar os jogadores
11 Abril, 2018 at 11:55
Bom resumo.
Por um lado penso que as faltas do coentrão e do Bas Dost para amarelo são imperdoaveis. Por outro falhar golos de baliza aberta são o pão nosso de cada dia, mas está cada vez a tornar-se pior. E por outro as falhas nos dois golos contra são erros de amador que não podem ser olhados de ânimo leve.
Por isto tudo o ralhete era mais do que merecido (e pecou por ter sido tão leve) mas penso que deveria ter sido a frio e mais ponderado e não através do Facebook.
Os jogadores a mandarem no clube é inaceitavel e se o Presidente não os pusesse na ordem era eu mesmo que pediria para ele se demitir.
Agora o que temos de fazer?
Porque me custa ver o RP e o Bas Dost a partirem. O Gelson gostaria igualmente que ficasse mais um pouco.
Temos de fazer um downsizing, ainda para mais se ficarmos fora da CL pelo que esses jogadores não farão muita falta e com o carnide a ser erradicado mais cedo ou mais tarde teremos um campeonato mais acessivel. De qql das formas temos de acabar em segundo lugar esta epoca e mandar o carnide para o terceiro, para que a crise deles seja ainda maior.
11 Abril, 2018 at 12:26
Foi ao nivel do JJ a dizer que o Gelson ia ver o jogo para a bancada com o Ruben Semedo.
11 Abril, 2018 at 12:54
isso queria o semedo.
11 Abril, 2018 at 12:01
Bom texto.
Exactamente os meus sentimentos, apesar de num ou outro ponto ter ideias diferentes. O que está em questão é perceber se BdC está em condições de liderar o clube. Porque se não estiver, como eu acho que não está, não há outra saída senão a saída, seja ela temporária ou definitiva. Se compararmos esta situação com a de MS, porque as similaridades são bastantes, verificamos que a gestão do conflito foi totalmente diferente (no pós-comunicado/post de FB). Houve uma reacção, na altura do treinador MS em conferência de imprensa, que motivou outra CI de resposta por parte do presidente. E o assunto morreu, paz podre até ao final da época, Taça conquistada e JJ contrado em êxtase. BdC fez merda em Guimarães (independentemente das culpas de MS no cartório) mas resolveu-a com muita mestria, na minha opinião. Desta vez não. Desta vez, chafurdou na lama ao suspender os jogadores via FB, continuou a chafurdar 2h antes do jogo e voltou a chafurdar depois do mesmo. E hoje, na minha opinião, já não há paz podre que resista. Este plantel e este treinador perderam por completo o respeito por BdC. Se BdC continuar a liderar, jamais poderá ser o BdC interventivo e activo no futebol que gosta de ser sob pena de ser uma figura de corpo presente, sem qualquer autoridade dentro do grupo.
Por isso, quero saber se BdC está em condições de liderar o clube. Em primeiro lugar e mais importante, condições físicas e psicológicas e depois “condições de gestão”, que no fundo é delegar os assuntos da bola a alguém (para já até pode ser o Geraldes mas no final da época contratar alguém forte, sem lealdades assumidas como Octávio ou Inácio) e delegar. Preferencialmente um estrangeiro. Se isto estiver garantido, não tenho qualquer problema que BdC continue como presidente do clube. O que não pode acontecer é o presidente do Sporting não ter autoridade para liderar o futebol como gosta (próximo do plantel) e continuar a fazê-lo só porque é o presidente e pode. Isso, para mim, é inaceitável. Este modelo de gestão já não resulta com BdC, e isso tem de ser compreendido pelo próprio de forma a fazer alterações.
Se alguma destas condições não se verificar, é deixar Carlos Vieira a liderar até ao final da época e convocar eleições nessa altura. Também não acho que seja positivo irmos a AG neste momento.
11 Abril, 2018 at 12:27
Uns dias de descanso em casa e o homem virá revigorado !
Há que perceber que o homem está com depressão…não me parece que isso justifique a sua saída !
Só precisa de recuperar e voltar a ser o Bruno de antigamente !
11 Abril, 2018 at 12:31
Até porque a depressão é algo que passa rápido…
11 Abril, 2018 at 12:51
…ou nao passa nunca.
Em tom de brincadeira, as mulheres podem ter depressao pos parto, desconhecia que os homens teem depressao pre parto.
🙂
11 Abril, 2018 at 14:11
Excelente comentário.
É essa a minha visão. Votei em BdC 2 vezes e até 5f, vá lá domingo fui o meu Presidente, contudo não pode continuar a ser o meu Presidente quando vejo que perdeu a autoridade dentro do plantel e equipa técnica. Isso é mais que visivel e tudo o que for à foeça vai acabar por rebentar e vamos pagar as favas num futuro muito próximo.
11 Abril, 2018 at 15:44
Sensato.
12 Abril, 2018 at 10:27
Para mim BdC só tem hipótese de ficar com condições de retomar o bom trabalho que estava a fazer se:
1º, assumir perante o Grupo (do futebol profissional) que errou e pedir desculpa, comprometendo-se a tudo fazer para que tenham sucesso, quer como grupo, quer individualmente, dizendo também que mantém a confiança em todos os jogadores.
2º, é preciso que o Grupo aceite o pedido de desculpa! Não sei até que ponto isso é possível pois uma coisa é isto ter sido um caso praticamente pontual, outra é o Grupo já estar cheio da interferência do BdC em coisas que não lhe dizem respeito directamente – que são cenas do próprio Grupo ou que têm mais a ver com o JJ – e este caso, grave, ter sido a gota de água que fez transbordar o copo.
3º, tem de mudar a comunicação radicalmente, aproximando-se mais do que é normal num presidente e afastando-se mais do que é normal num adepto.
4º, tem de mudar a estratégia que resultou no total isolamento do clube que não tem um único outro clube que seja seu aliado. Sozinhos nunca passaremos dum clube de calimeros que está sempre contra tudo e todos. Neste ponto, perderam-se 5 anos… Partimos do zero!
5º, e finalmente, perceber de vez que não se pode entrar nas batalhas e nas guerras todas. É preciso uma maturidade de liderança que não foi demonstrada até agora, para entender os timings de fazer as suas intervenções, onde as faz e o modo como as faz ou pode fazer.
Sendo possível tudo isto, BdC tem hipótese de continuar, ainda que se saiba que as pessoas estarão sempre de “pé atrás” e que a sua margem de manobra daqui para a frente será reduzida. Terá de voltar a conquistar a confiança das pessoas com o tempo, mostrando que aprendeu e corrigiu.
Sem isto, não vejo condições para o BdC continuar!
11 Abril, 2018 at 12:33
A diferença entre os verdadeiros atletas (com gratidão) e uns mercenários de m…
《Sou capitão da equipa sénior de goalball do Sporting Clube de Portugal.
Muitos não sabem mas somos campeões europeus.
Estou na minha terceira época no clube, vivo a sua evolução desde a criação da modalidade.
Jogo goalball há mais de 10 anos e sinto que há um antes e um depois do Sporting.
Fomos campeões nacionais pela terceira vez, num campeonato onde está também o Futebol Clube do Porto e terminámos este fim de semana o campeonato, só com vitórias e todas pela diferença de 10 golos contra os clubes adversários.
Eu e os meus colegas temos o mais importante, o reconhecimento e as condições de trabalho que nunca tivemos na vida, e digo mais, dizem os atletas estrangeiros que temos as melhores condições do mundo.
Não nasci sportinguista mas sinto um enorme respeito e agradecimento a este grande clube e a sua direcção, fizeram mais pelo desporto paralímpico português nestes 3 anos.
Quantos atletas podem dizer que tiveram a presença de um membro da direcção do clube nos seus jogos? Nós temos em todos, já tivemos toda a direcção em vários jogos e tivemos várias vezes o nosso presidente.
Um presidente que sempre esteve ao nosso lado, que nos respeita como a qualquer outro atleta do clube. Um presidente que às 7 da manhã esteve ao nosso lado quando vencemos o Rostock e conquistámos mais um título europeu para o Sporting.
Vibrou connosco quando vencemos 11-1 o Futebol Clube do Porto, foi incrível sentir que o nosso líder estava lá connosco, ficou para toda a jornada.
Recebi das suas mãos e do director da Federação Internacional a Taça de Campeão Europeu e consegui sentir a sua emoção.
Não sou jogador de futebol, nem de futsal, nem de andebol, nem de hóquei, sou jogador de goalball, não temos milhares a apoiar-nos no pavilhão, nem centenas, mas sentimo-nos apoiados.
É importante sabermos reconhecer esse apoio, sermos humildes e capazes de o fazer. Presidente Bruno de Carvalho, o apoio que nos deu em todo o nosso trabalho deve ser agora retribuído.
Luis Miguel, atleta de Goalball do Sporting Clube de Portugal》
11 Abril, 2018 at 12:45
Muito bom, um bem haja ao Luis Miguel.
E um obrigado ao Melo pela partilha.
11 Abril, 2018 at 13:59
Um homem com problemas de visão que vê melhor que muitos outros sem problemas.
11 Abril, 2018 at 14:03
Eu acho que ele vê muito bem.
Ao perto e ao longe…
11 Abril, 2018 at 18:29
Brutalmente claro e conciso pondo tudo na perspetiva correta
12 Abril, 2018 at 10:32
Eu acabava com o futebol para não termos atletas mercenários.
E depois ia ver a todas as outras modalidades o que se passava, e havendo mercenários em algumas, acabava com elas também!
Depois acabava com o clube!
Culpava o mundo e a sociedade e estava resolvido o problema.
“Mercenários” é que não…
PQP!!! Há muita gente que não tem a mínima noção…
11 Abril, 2018 at 12:46
A mim não me sai da cabeça é que aquilo que o presidente fez foi criticar uma equipa que tem tido resultados de merda. Podem criticar a forma e o local (eu também crítico) agora o conteúdo está correto.
Não era exigência maxima??? Se ele até ao futsal (que da 1000 a 0 ao futebol) já puxou as orelhas!! Queriam o que?nao acham que tem razão na boca do chega o verão e querem todos sair? Tem! Acham que eles sentem o clube? Eu não.
O presidente não está com eles? Eles estiverem com o presidente no jogo de Braga?jogaram por ele? Não.
Acredito que para o presidente isto foi um acumular de situações!
Que se afaste umas semanas, que reflita sobre o que tem feito mal, faça as alterações necessárias, e no final de época se tiver que mandar embora uns quantos então que seja.
O Presidente manda no clube!!! Se os jogadores fazem cair um presidente então chegamos ao fim.
11 Abril, 2018 at 12:46
Meus caros amigos da tasca. Uma coisa eu vos digo… no dia em que uma equipa de futebol senior do SCP sentir que tem poder para afastar o Presidente eleito pelos socios, vamos pelo caminho errado e fechamos as portas do clube a breve trecho.
Se vamos por esse caminho, nao precisamos de pagar milhoes ao JJ. Vamos buscar o Sa Pinto por menos de metade do salario, que ele pelo menos vai batendo palminhas aos jogadores (que parece que é o que eles gostam).
O Presidente errou, é verdade. Agora que esta é uma epoca que tem sido muito pouco conseguida pela equipa senior de futebol, também é verdade. Eu acho piada aos que se insurjiram porque os posts do PResidente no facebook afectam negativamente o valor dos nossos activos (os jogadores). Fds mas alguém acha que o que afecta a cotaçao dos Mathieus e Coates sao os posts do facebook ou sao os miseraveis gestos tecnicos mal executados em jogos da Europa league que resultam em golos do adversario. Haja paciência para tanto intelectual…
No dia em que comunicados de jogadores, e voltas olimpicas apos vencerem o Paços de Ferreira em Alvalade (fds parecia que tinham ganho a champions league), forem suficientes para derrubar o Presidente, entao vamos por um caminho muito perigoso.
Todos sabemos qual é a soluçao. Silencio, trabalho e respeito de parte a parte. E ja agora pararem os assobios a um homem que esteve mal (BdC), mas que deu mais ao SCP que muitos dos … que andam a dar voltas olimpicas ao estadio.
11 Abril, 2018 at 12:55
A solução que parece ganhar corpo por parte do presidente para a resolução da crise instalada é a de afastamento temporário com ou sem baixa médica, supondo ter Bruno de Carvalho condições para manter a presidencia. A mim não me parece ser esta a opção mais razoável, na minha opinião um afastamento sem a entrega ainda que temporária da presidência, a por exemplo Carlos Vieira, não o irá afastar suficientemente e isso é fundamental.
Como diz o Sá irmos para AG também não é uma solução razoável neste momento pois a instabilidade causada por tal situação poderia ser fatal para o futuro do clube.
11 Abril, 2018 at 13:19
Excelente post. Estou de acordo com todos os pontos.
Apenas me atrevo a acrescentar que nos intervalos dos tempos de antena em que aparecem as aventesmas acima mencionadas temos que gramar o Centeno.
Apesar de tudo, ainda prefiro a Sporting TV.
E, se as eleições fossem hoje, votaria BdC. Amanhã? Não sei. Mas com o panorama actual do esgoto que a comunicação social tem debitado como candidatos, provavelmente, votava novamente BdC. Pelo menos já sei o que é capaz de fazer : no bom e no mau sentido.
Noutro contexto, os cornos do Messi após o final do jogo de ontem são de alto coturno.
11 Abril, 2018 at 13:22
Valverde no SCP para a próxima época
11 Abril, 2018 at 13:23
🙂
11 Abril, 2018 at 13:24
Não me importava.
11 Abril, 2018 at 13:30
Se atendermos às declarações do presidente e do próprio… juntamente com a cara do minino… pode ser que tenhamos sorte… 🙂
11 Abril, 2018 at 13:32
Aaa… e já agora que venha treinar o consórcio n. 100000 😉
11 Abril, 2018 at 14:50
Isso é q era! 😀
11 Abril, 2018 at 15:46
O sócio 100.000 nunca calçará por cá as chuteiras. Para ser insultado fica por Madrid enquanto der e depois ou se reforma ou vai prós States ganhar o guito sem stresses.
Não é do Real desde pequenino mas anda com a equipa às costas e mesmo assim é o que se vê.
Alguns uns dias amam-no e noutros dias chamam-lhe mercenário.
Aqui, em final de carreira, passar de bestial a besta era em 3 tempos, ou melhor, 2 tempos e meio.
11 Abril, 2018 at 15:14
Grande texto,Shark! Concordo com praticamente tudo.
11 Abril, 2018 at 18:31
Não espero nada menos do que a remontada na quinta-feira feira e nova volta olímpica: ai sim merecida. Patéticos, batem a mortos e ganham logo uma moral. Quero ver eles a provarem o que são contra os grandes, mas ou muito me engano e metem a viola no saco no próximo jogo. Mais um pouco daquela cantiga do próximo jogo é que é e que o grupo não queria isto e o crl. Não jogam nada à meses, uma vergonha como foram parar de primeiro a lutar pelo terceiro lugar. O presidente teve mal em pedir as cabeças dos jogadores no FB, mas fodasse, eles contentam-se com pouco, quer ganhem quer não estão a cagar-se, não tem mentalidade de vencedores e é por isso que gajos como o William ainda cá está .
12 Abril, 2018 at 0:49
Hoje estive fora o dia todo e só agora tenho calma para me sentar aqui na Tasca a beber um copo e opinar sobre os textos e temas de hoje…
Peço desculpa ao Placebo, meu amigo andorinha da primavera, que aprendi a respeitar, apesar de continuar a não concordar com ele, ao Portugueezza, que sei que me segue para tentar compreender melhor o mundo, e ao Tadeu/Trolha, os meus palhaços preferidos. Vou tentar que esta entrada tão tardia na Tasca não se repita, para que não fiquem ansiosos todo um longo dia…
(brincadeirinha, que hoje estou bem disposto, apesar de continuar muito preocupado)
Bem, o texto…
1 – O post do BdC de 5ª feira foi do pior que ele fez, em 5 anos. Já tinha tido posts maus, bastantes, muitíssimos mais que nós, sportinguistas, desejariamos, mas este foi o pior! O resultado está à vista, com uma crise grave que quase faz recordar o que era o clube antes do BdC chegar! Este posto é uma face visivel do que é o BdC: uma pessoa que acha que sabe tudo, que está acima de todos, que tem todos os direitos e que não há nada que o facto de ser Presidente do Clube não lhe permita fazer! A Justiça, ou não, do que foi escrito é irrelevante. O problema foi ter tornado publico o post no Facebook, o que é um erro recorrente nele!
2 – O Comunicado dos jogadores, sendo verdade que já tinha sido marcada uma reunião com o Presidente, foi absolutamente desnecessário. Sem a reunião marcada, o Comunicado tem de se entender, como defesa do Grupo, e não pode ser visto como ofensivo – até porque nem o é!
3 – Quem escreveu o comentário é cagativo…
4 – A resposta do BdC ao Comunicado, novamente no Facebook, demonstra em parte mais do que é o BdC e também do momento que atravessa. Falta de noção, falta de calma, falta de maturidade de líder, falta de responsabilidade, falta de equilíbrio, falta se solidariedade… Mostra uma pessoa perdida e à deriva! Mostra uma pessoa sem a mínima condição para ser Presidente do SCP. Mostra uma pessoa que se acha dona do Clube! Felizmente, acredito, BdC naquele momento não era o BdC. Era um idiota qualquer a fazer de BdC…
5 – Mais uma demonstração de tudo o que disse no ponto 4. Com uma agravante. Se no ponto 4 só o BdC esteve em causa, neste Comunicado da Direcção, TODA a Direcção é posta em causa! Até dou de barato que possa ter sido o BdC a forçar o Comunicado apesar de o resto da Direcção nem ser favorável, mas o facto dele sair cá para fora mostra que não há quem tenha mão no BdC. A não ser que TODOS tenham concordado. A não ser que não tenham tido conhecimento do mesmo previamente – e neste caso o BdC fica ainda pior visto!
6 – Não vi nada de especial na “flash interview” do Patrício! Debitou, como aliás é costume nele, uma série de frases feitas do normal futebolês e tentou mostrar um grupo unido. Nada mais! Não tenho a mínima duvida do Sportinguismo do jogador e, é minha convicção, acho que o seu desejo é fazer toda a carreira no Clube. Ou, pelo menos, era!
O Patrício, aliás como o William, não tem perfil para ser capitão e porta voz dos jogadores do Sporting. O Adrien quase que tinha esse perfil. Era, de entre os jogadores da formação, o que mais se aproximava do perfil desejado. Era um verdadeiro leão dentro de campo mas um pouco mole a defender o clube, verbalmente, contra os roubos que aconteciam em muitas das missas onde nos obrigam a participar.
Quem eu vejo com perfil para ser capitão é o Bruno Fernandes. Grande jogador, grande entrega, grande atitude, grande postura, bom discurso! E é um gajo que já se percebeu que gosta de ganhar e detesta perder!
Não entendo como, há anos e anos, é raro ver um jogador do Sporting falar sobre o que as arbitragens fazem ao clube. Há muitos anos que penso nisto e lembro-me como fiquei espantado por o Rui Jorge, um gajo formado no Porto, ter sido o primeiro a falar abertamente sobre isto, comparando inclusive o que se passava no Sporting com a experiência que tinha vivido no seu anterior clube. Não entendo como um gajo como o JJ, que se diz sportinguista, não tem uma abordagem semelhante. Não era preciso colocar em causa os títulos que ganhou, com batota, nesse clube de merda, mas bastava evidenciar alguns factos, como as expulsões que existem aqui com facilidade e não existem ali, como os penaltis a favor que quase não existem aqui e ali existiam (sempre que era preciso), com os penaltis contra que aqui existem com facilidade e ali não existiam (nem quando se viam da lua), etc… Quer dizer, o campeonato 2015/16 foi-lhe gamado e ele ainda tem a LATA de dizer que não percebe como perdeu o campeonato fazendo 86 pontos… Ou é burro, ou mentiroso. E burro eu não acredito que seja…
7 – BdC teve aquilo para que trabalhou. Mais tarde ou mais cedo, com o que vinha fazendo, isto iria acontecer. Não foi por falta de aviso… Foi porque não quis ouvir ninguém pois ele é que sabe tudo e é que está sempre certo!
8 – O Facebook foi um erro primário do BdC. Desde o inicio. Acredito que milhares de pessoas o avisaram do erro que estava a feazer… Mas ele é que está sempre certo. Hoje diz que desistiu disso mas, é bom perceber, desistiu contrariado e convicto de que ele é que tem razão. Não aprende nem com as evidências…
9 – E agora? BdC só tem um caminho para ficar: assumir que errou perante o plantel, dizendo que estava sob stress e deprimido e que a derrota, e ainda por cima com aqueles golos e aquelas oportunidades perdidas, o fez passar da cabeça. Pedir desculpa, evidenciar que confia no plantel e nos jogadores e que realmente foi injusto, e prometer tudo fazer para os ajudar, enquanto grupo e até individualmente. E seguir, aprendendo com este enorme erro! Não fazer isto é manter a crise e abrir a porta para ele sair e alguém entrar…
10 – Para o BdC ficar, tem de fazer o que disse em cima. Não ficando, quero alguém como o BdC mas equilibrado e com maturidade de liderança, que saiba os timings quando deve falar, onde e como, e quando deve estar calado. Alguém que também saiba cativar alianças pois sozinhos não chegaremos a lado nenhum!
11 – Não estou certo que vá haver uma AG. Se houver, logo decido o que fazer… Depende dos movimentos das peças…
Bom texto, Shark!
12 Abril, 2018 at 10:26
That is why I gather all the news I need on the Weather report….