Considerando o estado do futebol português e, especialmente, o estado do Sporting Clube de Portugal, é demasiado fácil entrar em extremismos. Ou és brunista ou és croquete, não há outra via ou outro pensamento. Discordo disto e acho que é possível fazer uma análise breve mas equilibrada do mandato de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting Clube de Portugal mas – neste texto – principalmente como presidente da Sporting SAD.
Bruno de Carvalho, infelizmente, tem todas as características de um CEO com potencial mas inexperiente demais para o tamanho do negócio e organização Sporting. Isto, aliado a uma inteligência emocional claramente limitada pelo ataque constante que sofreu nos últimos 7 anos, temos uma tempestade perfeita para a situação que se vive actualmente no Sporting. Bruno de Carvalho, no entanto, tem as características e vantagens de um bom CEO de Start Up. É apaixonado pela organização, coloca-a acima de tudo até às últimas consequências, é competente com as finanças e na procura de outras fontes de rendimento e/ou financiamento, é um líder carismático que quem o apoia irá até ao fim do mundo com ele.
Comparo Bruno de Carvalho, em linhas gerais, a Winston Churchill. Era a pessoa certa no lugar certo para vencer a guerra, mas perdeu as eleições quando a paz chegou porque não soube comunicar com o povo para além do discurso de guerra. Não entendeu o que o povo desejava em tempo de paz. Em suma, há uma série de problemas fundamentais nas acções de Bruno de Carvalho.
Estratégia Comunicacional
Bruno de Carvalho não tem um objectivo bem definido quando comunica. Será que quer criar uma persona “antipática”? Será que quer denunciar os problemas do futebol português? Será que quer atacar os comentadores anti-Sporting e anti-Bruno? Outro? Todos estes? Nenhum?
Ninguém sabe. Bruno de Carvalho tem obrigatoriamente de começar a tratar a comunicação como uma parte fundamental da valorização da marca Sporting, da estabilidade institucional interna e na imposição do Sporting como actor principal do futebol português. Para isso é necessária uma estratégia clara que saiba gerir os momentos nos silêncios, nos momentos para falar, como falar e através de que meio.
Estilo de liderança
De acordo com Goleman (“Leadership that Gets Results”, Harvard Business Review, 2000) há 6 estilos globais de liderança. Goleman explica que cada estilo tem vantagens e desvantagens, características que o líder deve ter e cada estilo tem momentos em que é mais eficaz e outros momentos em que é destrutivo. Bruno de Carvalho quando chegou utilizou o estilo “Commanding” que é mais adequado quando há uma crise e uma mudança tem de ser iniciada ou quando há problemas com os colaboradores. Para este estilo ser bem sucedido o líder terá de ter iniciativa e vontade de alcançar resultados e… auto-controlo.
Bruno de Carvalho continuou a usar este mesmo estilo passado 5 anos. Se há 5 anos poderia ser o mais adequado, agora já não é de certeza absoluta. Importante de realçar que este estilo – o estilo adoptado durante 5 anos por Bruno de Carvalho – tem um impacto extremamente negativo em todos os elementos da organização portanto deve ser usado com muito cuidado. No caso do Sporting dura evidentemente há demasiado tempo. Bruno de Carvalho devia pensar bem nisto, ler o artigo de Goleman e perceber o que deve fazer e que alterações seriam recomendáveis no seu estilo de liderança durante o tempo que resta do seu mandato.
Organização
Devido ao estilo de liderança, Bruno de Carvalho rodeia-se naturalmente de “Yes Men” com algumas excepções (Carlos Vieira, por exemplo) e tem dificuldade em lidar com uma organização não rigidamente hierárquica. “Yes Men” lidam com o estilo de liderança de Bruno de Carvalho de uma forma natural, dizem que sim a todas as “ordens” publicamente mas conspiram e discordam pelas costas.
Todos os seres humanos gostam de achar que pensam pela própria cabeça, todos gostam de reconhecimento. A organização tem de ser montada de forma a dar autonomia suficiente para as melhores mentes crescerem dentro da organização e queiram seguir a visão da organização. Bruno de Carvalho precisa de atrair os melhores, aqueles que são mais competentes que ele próprio, que são mais sportinguistas que ele próprio, e que o desafiam e levam a organização ao próximo nível. Para isso, é preciso dar-lhes espaço, mudar políticas de recrutamento e organizacionais para promover as pessoas e não a hierarquia.
Estabilidade emocional
Bruno de Carvalho em 5 anos teve uma filha, divorciou-se, casou-se, teve outra filha, foi atacado pessoalmente, ameaçado múltiplas vezes, teve a família perseguida publicamente e na sua vida privada. Profissionalmente teve vitórias e derrotas, está a enfrentar concorrência desleal e criminosa num ambiente historicamente corrupto, hipócrita e corporativo. Enfrenta infindáveis anticorpos para conseguir trazer transparência e mudanças positivas ao futebol português, europeu e mundial.
Tudo isto, naturalmente, tem consequências. Justifica parcialmente muitas das atitudes imponderadas de Bruno de Carvalho mas não pode ser considerada a razão fundamental. Bruno de Carvalho precisa de se proteger e para se proteger tem de pensar nos 3 pontos anteriores: Comunicação, Estilo e Organização.
Votei em Bruno de Carvalho 3 vezes em AGE e apoiei as suas opiniões várias vezes em AG. Sabendo o que sei hoje, continuaria a fazê-lo. No entanto, Bruno de Carvalho tem de crescer e de aprender para continuar a ser a pessoa certa para o Sporting. Desejo sinceramente que isso aconteça porque não me lembro de presidente que amasse tanto o clube como Bruno de Carvalho ama o Sporting Clube de Portugal.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Miguel Graça
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Abril, 2018 at 22:35
O texto está excelente . O problema é que irá pairar sempre no ar se bdc consegue mudar o estilo de liderança. Eu não acredito. E não há alternativas para já viáveis . Se estiverem ligadas aos croquetes não tem qualquer hipótese . Teria que surgir alguém sem ligações a direções anteriores do clube . E isso é quase impossível . Mas se aparecer terá todas as hipóteses de ganhar . Mesmo contra bdc . Porque os danos que últimos episódios trouxeram são irreversíveis . Não é a taça de Portugal ou a eliminação do atlético que vao apagar o que aconteceu ( e eu não acredito muito em que passemos o porto e muito menos o atlético ). Os danos são irreversíveis e isso que todos temos que aceitar . Ninguém mais ( jogadores , treinador e mesmo a restante direccao ) irá confiar neste presidente . E é uma pena . Uma pena porque foi ele próprio que cavou a sua sepultara . E de uma forma completamente surrealista é inexplicável
11 Abril, 2018 at 22:56
Mas porque será que não pode o Homem mudar, aprender com a experiência, evoluir com os erros cometidos?
Também aceito que se coloque em dúvida que o Homem tenha aprendidobe que mude.
Mas das pessoas que aqui estão na tasca, alguem conhece o nosso presidente para ter algum tipo de opinião válida.
Quem nunca fez merda na vida? e se arrependeu.
Temos é de carregar nos emils, vouchers, toupeirice que é ai que tem de estar o foco.
11 Abril, 2018 at 23:06
Mas quais danos irreversíveis???? Aqueles que leste na CS sobre o que alegadamente se está a passar ou sobre o que efectivamente se está a passar (um golpe de estado armado pelos mesmo de sempre).
É uma pena? Se depender de ti ele cai?
É que se depender de mim não cai de certeza!
Se são contra o homem assumam-no foda-se!
Será assim tão difícil?
11 Abril, 2018 at 22:44
No Andebol vamos a caminho do BI?
Nice, está a chegar á altura do ano, que eu começo a tomar atenção ás modalidades…fases finais, play-off’s etc.
Obrigado á malta que vai postando aqui durante o ano, as novidades.
Siga!
11 Abril, 2018 at 22:50
Golo do HC Braga!
2-2 a 3 minutos do fim frente aos tripas!
11 Abril, 2018 at 22:51
2-3…
2 minutos para o final
11 Abril, 2018 at 22:52
2-4…
Abriram as pernas duas vezes no espaço de 10 segundos.
11 Abril, 2018 at 23:15
Ainda houve uns segundos de esperança…
Nós em Valongo vai ser bem complicado, ainda por cima sem Gil.
12 Abril, 2018 at 10:13
Jogo importantíssimo para o Sporting esse de Valongo.
Neste momento, a Oliveirense, 4ª classificada, está em queda acentuada (perdeu em Paço de Arcos), e o Valongo está apenas a 4 pontos desse 4º lugar que dá acesso à Liga Europeia (Champions da modalidade), tendo ainda menos 2 jogos que o adversário.
Maiores dificuldades serão esperadas nesse jogo por força desta motivação extra para os de Valongo.
11 Abril, 2018 at 23:00
Admiro muito o Ronaldo e torço por ele, mas quem gosta de futebol tem de ficar incomodado com o que aconteceu em Madrid.
O penalti a favor do Real é uma decisão completamente desprovida de princípios.
Repare-se, o árbitro decide entre:
— dar ao Real a possibilidade de matar o jogo e vencer a eliminatória
— deixar seguir, com tudo empatado e mais 30 minutos para jogar
É um penalti de televisão. Com este critério é impossível jogar futebol, qualquer bola dividida é falta.
Expulsar o Buffon é a cretinice máxima, não há respeito por ninguém, mesmo. É o Buffon pá, devias beijar-lhe as botas.
12 Abril, 2018 at 0:00
não é bola dividida… o avançado está com toda a vantagem.
qualquer decisão estava correta. Acabou por ser grande penalidade.
12 Abril, 2018 at 1:38
A mim parece-me penalti…
Desprovida de princípios parece a tua opinião do lance. Princípios das leis do futebol… 🙂
12 Abril, 2018 at 8:02
O árbitro tem é q decidir se é penálti ou não!
Não tem q estar a pensar em prolongamentos ou no q quer q seja.
12 Abril, 2018 at 9:56
Isso!
11 Abril, 2018 at 23:03
E se isto tudo não passasse de uma encenação para adiar isto ???
É tudo tão delirante e súbito que as explicações mais maquiavélicas podem ter lugar
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR67894.pdf
11 Abril, 2018 at 23:12
Sporting, Benfica e Porto emitem obrigações há anos, tal como muitas outras empresas. E é normal emitir novas obrigações para remunerar as anteriores.
Este comunicado, a meu ver, enquadra-se no clima de guerra civil que actualmente se vive no Sporting — provocado pelos posts de BdC — e é uma resposta à pressão pública da Holdimo sobre a administração da SAD.
De acordo com o Artista do Dia (aqui: https://oartistadodia.blogspot.pt/2018/04/o-comunicado-da-sad-sobre-o-emprestimo.html) neste momento o ‘campeonato’ das obrigações está assim:
Sporting 30 milhões
Porto 75 milhões
Benfica 155 milhões
As obrigações são dívida.
11 Abril, 2018 at 23:10
Para mim, é penalty nítido. O Benatia não joga a bola apenas atropela o LV.
12 Abril, 2018 at 8:18
Só não digo que vocês são uma cambada de gajas porque a Fontemanha ainda lia e depois vinha bater-me.
11 Abril, 2018 at 23:14
Caros,
Isto a ser verdade tem que haver um meio de recorrer ao Tribunal Europeu…..
SÁBADO//PORTUGAL
Procuradoria cria equipa especial para investigar futebol
08:46 por António José Vilela e Carlos Rodrigues Lima 624
Decisão está a causar alguma controvérsia dentro do próprio Ministério Público e da Polícia Judiciária.
A decisão sigilosa foi tomada há várias semanas: a procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, a procuradora-geral distrital de Lisboa, Maria José Morgado, e o director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, decidiram criar uma equipa especial para investigar exclusivamente e de forma sistemática a maior parte dos processos relacionados com crimes financeiros, corrupção desportiva e viciação de resultados no futebol. Segundo informações recolhidas pela SÁBADO, a equipa será composta por três magistrados.
A SÁBADO apurou que a PGR, DCIAP e PJ receberam nos últimos meses diversas queixas anónimas relacionadas com crimes de corrupção relacionados com diversas equipas de futebol, nomeadamente com o Benfica, Sporting e Porto. Há, no entanto, outros processos que já se encontram em investigação há vários anos e que estão abertos em várias departamentos do MP espalhados pelo país e que vão desde corrupção desportiva até viciação de resultados através de apostas.
Fontes judiciais e policiais consideraram, porém, que a concentração de algumas investigações já em curso na equipa do DCIAP poderá provocar alguns contratempos. “A directoria da PJ do Porto e do DIAP, por exemplo, têm em curso processos muito delicados sobre viciação de resultados. Estar a mudar tudo nesta fase não faz muito sentido”, disse à SÁBADO uma dessas fontes, acrescentando que ainda não se percebeu qual será o papel do trio de procuradores. Fontes judiciais contactadas pela SÁBADO admitiram que os dois processos mais emblemáticos que estão em curso – o E-toupeira e o chamado “caso dos emails” – possam ficar com os actuais titulares, os procuradores Valter Alves e Andrea Marques, respectivamente, da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Porém, outras fontes admitem que todos os casos possam ser avocados (chamados a si) pela equipa de procuradores nomeada directamente por Joana Marques Vidal. Porém, esta terça-feira um magistrado do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, onde esta equipa estará instalada, assegurou à SÁBADO que “nada está decidido”, uma vez que a entrada em funcionamento da equipa “ainda está numa fase muito embrionária”.
Na próxima quinta-feira, a revista SÁBADO revela mais pormenores sobre os processos ligados ao chamado mundo do futebol.
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/procuradoria-cria-equipa-especial-para-investigar-futebol?ref=HP_DestaquesPrincipais
11 Abril, 2018 at 23:17
retirados os processsos.
condição para os jogadores comerem a relva. Não exigo menos do que isso.
COMAM A RELVA.
12 Abril, 2018 at 0:04
aproveitem que agora ate tem bom aspecto
12 Abril, 2018 at 1:36
Comam é gajas boas!
Joguem à bola como nunca e ganhem como queremos!
11 Abril, 2018 at 23:28
Amanhã é marcar 1 golo na 1° parte e não sofrer.
2° parte vir com tudo.
11 Abril, 2018 at 23:40
Que marquem um golo a cada 30 minutos que eu e o nosso presidente ficamos satisfeitos.
11 Abril, 2018 at 23:47
Gosto da abordagem e depois leio com mais calma mas JJ é um Yes Man?
E a guerra já acabou?
Não que me incomode mas reconheço que incomoda a outros, BdC precisa de melhorar o seu estilo comunicacional sem dúvida: principalmente manter o foco no que interessa, mails e vouchers e toupeiras e bois como o Godinho, e ser mais resguardado.
Para ele acho que seria ganhar a noção que nem sempre o seu público alvo é o mesmo que o público que o ouve, especialmente com o afunilamento do conteúdo e propagação enviesada feito pelos pasquins e blogues
12 Abril, 2018 at 1:35
Não percebes uma…
Santa Engrácia!
12 Abril, 2018 at 7:15
Os teus insultos são como medalhas avençado.
Noto o esforço que fazes para passar pelos pingos da chuva mas se alguma credibilidade te restasse, acabou com a tua defesa estóica do leoa de Torres e a conversa RIDÍCULA mas claramente a tentar minar o clube sobre o empréstimo e a cotação da SAD.
Por isto, esta deslealdade, é que o teu amigo macaco foi co caralho.
p.s. JJ tão criticado aqui foi impecável na gestão do momento evitando mostrar cisões, assim como Eduardo Barroso entre outros. A SAD criticou os abutres e hienas que se aproveitam do momento para protagonismo pessoal ou encartilhado porque esses sim, estavam a desafiar os interesses superiores do Sporting.
12 Abril, 2018 at 9:57
Não percebes uma…
Santa Engrácia!
12 Abril, 2018 at 12:40
Não acho que o JJ seja um Yes Man nem foi isso que escrevi, mas vejo muitos na direcção do clube e nos supostos amigos de BdC que o são.
Na minha perspectiva, e foi essa a minha intenção, era falar da guerra de salvação do Sporting Clube de Portugal que penso que sim, que já acabou. O Sporting não acabou e a SAD continua nossa e estamos estáveis financeiramente e em crescimento desportivo óbvio.
Há outras guerras, mas o foco deste artigo é o Sporting e não o futebol.
Abraço
11 Abril, 2018 at 23:59
Grande golo do ronaldo.
Excelente jogo da juve.
Penálti clarissimo mto bem assinalado.
Amanhã nao espero outra coisa q uma super exibição. E q os meninos comam a relva .
12 Abril, 2018 at 1:34
Super exibição dos mercenários?
A sério?
12 Abril, 2018 at 0:04
Se os jogos com os espanhóis mantivessem o mesmo suspense da champions amanhã seria um jogo emocionante mas para isso era preciso haver do outro lado uma equipa com vontade e atitude profissional e não conas de sabão pseudo amadores por isso não vale a pena ter muitas expectativas.
O Real Passou mas levou um valente cagaço.
O penalty é DESCARADO mas o jogo/eliminatória foi dos mais esquisitos que já vi até hoje.
Buffon não merecia sair assim de cena Europeia mas é assim a vida.
Espero ver CR7 a levantar mais um caneco, não pelo Real mas por ele.
Amanhã? Nem faço ideia o que vai acontecer…..
12 Abril, 2018 at 0:09
novo comunicado, apaziguador, anunciando a retirada de processos.
modo ferias – ON
12 Abril, 2018 at 0:17
Retirados os processos. 1º passo para estabilidade.
Espero que seja realmente “o princípio do resto da vida” do Sporting e que não seja um mero acalmar até final da época.
Que Bruno de Carvalho tenha puxado da enorme inteligência que lhe aponto para reconhecer que tem de refrear os impulsos.
Sendo um gestor à moda antiga, que não aceita ser contrariado, necessita agora de alguém junto dele em quem confie a 300% e alguém a quem dê o poder de o questionar quando estiver a descarrilar.
Tem de entender que o futebol é assim.
Nestes últimos dias tem-se chamado de tudo aos jogadores do Sporting. Hoje tem sido dia de bater no Bas e elevar antigos jogadores, como por exemplo Balakov (extraordinário jogador). Pois, salvo erro, Balakov pouco ganhou pelo Sporting, logo seria também um mau profissional? Já agora, li noutro post a cronologia de Liedson em Alvalade, mas estava incompleta. Dizia que correu com Sá Pinto e que se tinha portado mal com o Sporting. Faltam no meio disto 2 etapas – andou com a equipa às costas várias épocas – foi corrido indecentemente penso que pelos Godinhos.
Posso achar que um ou outro não tenha categoria para jogar no Sporting, mas não concordo com falta de empenho da equipa. Penso que se falhou no reforço da equipa em Janeiro e isso teve grande influência na situação actual.
Quero de volta o Bruno que derruba as fortalezas inimigas.
E amanhã vou apoiar novamente a nossa equipa.
Se não ganharmos, no próximo jogo em casa lá estarei novamente a apoiar.
Mas amanhã ficaria imensamente satisfeito se houvesse nova volta de agradecimento, esta após uma reviravolta histórica.
12 Abril, 2018 at 0:34
Comovente – Paulo Futre chorou hoje em direto na CMTV a apelar à união de todos os sportinguistas.
12 Abril, 2018 at 1:31
LOLOLOLOL
Errr… a sério? O Futre?
O Futre é tão do Sporting como eu sou campeão de tiro aos pratos.
Se houve tipo que jogou para quem deu mais foi o Futre.
E quem vem a seguir? O Barbosa?
12 Abril, 2018 at 1:32
Ver os primeiros 20 minutos do Dia Seguinte de dia 9. Também fantástico o Paulo Andrade!
12 Abril, 2018 at 8:02
Depois da faca e alguidar, agora a CMTV especializa-se em novelas mexicanas…
12 Abril, 2018 at 8:12
Mas chorou antes ou depois de falar com “o meu amigo Luis”?
12 Abril, 2018 at 10:19
Maldita cocaina.
12 Abril, 2018 at 1:31
Muito bom texto, Miguel Graça.
Parabéns!
12 Abril, 2018 at 8:44
Aprendam com um Leão. E parem de ser LORPAS.
https://www.youtube.com/watch?v=4xIMQ2CX_rA
12 Abril, 2018 at 8:55
Na proxima ronda de andebol jogamos novamente em casa, com o Avanca. Entretanto toupeirense e tripeiros jogam entre si. Depois vamos ao dragao caixa e de seguida creio que temos a visita ao ABC. Sao dois jogos complicados pelo que um empate entre os dois rivais no proximo jogo era interessante. Nao podemos ter a soberba que o porto teve e que culminou na conquista do nosso campeonato, mas a receber beifica e porto em casa na segunda volta, acredito que as coisas estejam bem encaminhadas para o nosso lado.
12 Abril, 2018 at 10:13
Se ganharmos os dois próximos jogos (Avanca e Porto) e o clássico entre eles ficar empatado, está ganho.
12 Abril, 2018 at 11:10
Seja feita a sua vontade caro Alkmaar 😀 !! Por acaso gosto muito das nossas modalidades. Espero um dia poder voltar para portugal e acompanhar uma ou outra com a minha filha. A mae dela jogou andebol num clube de primeira aqui na alemanha e tambem gosta portanto devo ter companhia da familia toda para irmos ao andebol 😀
12 Abril, 2018 at 10:43
E como é óbvio isto agora não vai parar (vejam a capa da nova Sábado [bem sei que é um pasquim…]:
https://24.sapo.pt/jornais/nacional/4103/2018-04-12
12 Abril, 2018 at 11:07
“….. Os bastidores da revolta e as ameaças a Coentrão, William e Patrício:
– Não sabendo eu, como já disse, o que está escrito, limito-me a antecipar algumas coisas. Em primeiro lugar, nunca o Presidente do Sporting CP pediu a quem quer que fosse, e muito menos às nossas claques legalizadas, que batesse ou intimidasse atletas do Clube. Aliás, foram várias as vezes, que eu próprio testemunhei, em que o Presidente se colocou à frente de adeptos que pretendiam agredir jogadores e jornalistas. Por outro lado, há uma coisa que eu sei: será impossível que haja reprodução de mensagens privadas trocadas entre o Presidente e quem quer que seja nas páginas da revista, uma vez que isso seria uma incoerência absoluta e que retiraria qualquer autoridade moral a quem pediu sempre que os assuntos internos fossem tratados dentro de casa.”
(Nuno Saraiva )
Portanto as mensagens existem. Ah, valente!
12 Abril, 2018 at 11:21
Só achas que elas existem se achares que os jogadores são uns bufos e estão a alimentar tudo isto pela CS…
Caso contrário estás como o Saraiva. É impossivel estarem porque eles não as dariam e por isso o que estiver é mentira…
12 Abril, 2018 at 11:24
Tiago, lê lá com atenção.
12 Abril, 2018 at 11:34
Eu li…talvez tu não tenhas lido…mas a vontade de tirar uma conclusão fosse demasiado grande…
“será impossível que haja reprodução de mensagens privadas trocadas entre o Presidente e quem quer que seja nas páginas da revista, uma vez que isso seria uma incoerência absoluta e que retiraria qualquer autoridade moral a quem pediu sempre que os assuntos internos fossem tratados dentro de casa.””
Portanto ou são mentira as que circulam ou os outros bufaram-se. Agora cada um escolhe acreditar no que quiser…o Saraiva diz que é impossivel haver logo ele acredita que as que circulam são mentira porque seria incoerente. Se tu acreditas que são verdadeiras…bom…é tirar a conclusão!
12 Abril, 2018 at 11:44
“será impossível que haja reprodução de mensagens privadas trocadas entre o Presidente e quem quer que seja nas páginas da revista, uma vez que isso seria uma incoerência absoluta e que retiraria qualquer autoridade moral a quem pediu sempre que os assuntos internos fossem tratados dentro de casa.”
Onde é que diz que não existem? Diz que a será impossível serem divulgadas na revista porque “quem quer que seja” não seria incoerente em divulgar assuntos que os próprios pediram para ser tratados dentro de casa.
Tu é que queres ler entrelinhas onde não existem.
12 Abril, 2018 at 11:50
Se é impossivel haver mensagens…e há mensagens na CS…só podem ser mentiras.
Se fossem verdadeiras (o que ele não considera possivel porque senão eles seriam incoerentes) então seria porque os jogadores são incoerentes e andam a meter as merdas na CS…o que ele não acredita porque considera impossivel haver mensagens na CS….
Onde é que ele diz que são verdadeiras?! Depois de dizer que é impossivel…
12 Abril, 2018 at 11:54
Eu próprio acho que as mensagens que andam a circular são mentira porque acredito nos jogadores…e fiquei no Domingo para os aplaudir depois do jogo com o passos exactamente por isso. Não acredito que eles fossem capazes de trair o Sporting desta forma…
Porque se forem verdadeiras…teria de dar o braço a torcer e achar que se calhar o presidente tem mais razão do que eu lhe dei inicialmente…
12 Abril, 2018 at 12:01
Há mensagens ? Onde? Na Sábado ?
Onde é que ele diz que são falsas? Se existissem seria falta de coerência e perda de autoridade moral ” a quem pediu sempre que os assuntos internos fossem tratados dentro de casa”.
Mas fica lá com a taça.
Agradeço é que me mostres as mensagens porque ainda não vi nada.
12 Abril, 2018 at 12:09
É “impossivel” e “seria” … não sei como explicar isso mas se diz que é impossivel e que seria o que quer que seja…É impossivel acontecer X porque seria Y…significa que eu não acredito que tenha acontecido X…
não sei…como explicar melhor o adjectivo e o tempo verbal utilizado…
12 Abril, 2018 at 13:44
É impossivel porque “seria uma incoerência absoluta e que retiraria qualquer autoridade moral a quem pediu sempre que os assuntos internos fossem tratados dentro de casa”. em que parte é que diz que é impossivel porque não existem?
Para mim tb é imposivel ser mais clara.
Mas e as mensagens que sairam na CS? Estão onde?
12 Abril, 2018 at 12:04
” Só achas que elas existem se achares que os jogadores são uns bufos e estão a alimentar tudo isto pela CS…”
Foi basicamente o que o Saraiva insinuou…
12 Abril, 2018 at 12:11
Dizendo que é impossivel que isso tinha acontecido…
12 Abril, 2018 at 13:22
Foi irónico… É a interpretação que eu faço. Aliás BdC num.comunicado recente já o disse.
12 Abril, 2018 at 12:30
Querp ver aquele grupo de amigos a ter a capacidade para jsutificar outra volta olimpica. Logo provavelmente levam mais dois e metem a viola no saco com a conversa do costume. Nao espero outra coisa que nao a passagem e outra volta olimpica, desta vez contra um adversario de categoria e nao contra mortos. Foram pateticos no ultimo jogo.