Apareceu sem que poucos ou nenhuns o conhecessem, disposto a resgatar quem gostava das mãos dos terroristas de gravata. O arranha céus estava completamente tomado, grande parte dele saqueado e este gajo, meio anafado e com vontade de puxar um cigarro com toda a calma, força a entrada e diz que vai corrê-los todos dali para fora.
Uns riem-se, mas outros levam aquilo mais a sério e tratam de tentar destruir aquela que começa a ser uma séria ameaça. Não vai a bem, vai a mal, e no momento de negociar uma reestruturação financeira atiram-lhe estilhaços de vidro para baixo dos pés descalços. Do you really think you can stop us, Mr.Cowboy?, perguntam-lhe entre sorrisos trocistas e laivos de superioridade, ao que ele, com os pés descalços e todos lixados, responde com um simples Well,Yippie-Ki-Yay MotherFucker!
A partir desse momento foi aquilo que sabemos. Com o arranha céus limpo, abriram-se as janelas, arejou-se o cheiro a fritos e começou-se a trabalhar. Muito, que o Sporting, assim se chama esse arranha céus tão alto que nos serve de referência estejamos em que parte do mundo estejamos, estava feito em fanicos, o património estava delapidado, as modalidades eram sem abrigo e os sócios contorciam-se na dor de ver uma paixão transformada num bonito excell empresarial, capaz de provocar uma valente erecção a qualquer gestor de topo rodeado pelos amigos que coloca nos poleiros. Pior, esse Sporting, arranha céus centenário, estava em tal estado que já se tinham despachado activos para pagar a conta dos elevadores e se corria o sério risco de ser colocada uma fita na porta da entrada e de nos vermos obrigados a recomeçar quase do zero.
E foi tudo isso que Bruno McClane veio evitar e veio inverter. Mais do que convencer os Sportinguistas a gostar do estilo, o garoto obrigou-os a reconhecer obra feita. Dívida renegociada. Contas controladas. Passivo a diminuir. Modalidades recuperadas e a voltarem a vencer. Um Pavilhão. Escolhas acertadas de treinadores e, na maioria das vezes, uma lógica na contratação dos jogadores, com o Sporting novamente activo num mercado de tubarões onde, inclusivamente, bateu o pé aos tubarões que vivem de comissões. Lutas na Federação, na Liga, na UEFA, vontade de mudar alguns paradigmas, de introduzir tecnologia e de diminuir as jogadas de bastidores. Os adeptos de volta ao estádio e aos estádios ou, se preferirem, o Sporting efectivamente de volta, coisa que não dá o mínimo jeito a quem, durante anos, dizia e escrevia “faz falta um Sporting forte”.
Tudo isto valeu a Bruno McClane um reforçar de poderes nas urnas, seja em eleições, seja numa AG que ainda hoje me soa a forçada e me irrita pela ameaça de demissão encapotada de democracia. Mas esse reforçar de poderes trouxe, também, um reforçar do pior que ele tem para nos dar: a forma como comunica e como, invariavelmente, mata o conteúdo e, pior, a forma como não se coíbe de etiquetar os Sportinguistas que de si discordam apostando numa espécie de “dividir para reinar” (os discursos de abertura das AG são inaceitáveis, as listas no facebook provocam vergonha alheia). O resultado é uma constante clivagem entre quem o segue cegamente e os que se vão cansando desta constante turbulência (sim, o Sporting também é um avião) e que rapidamente são colocados na mesma prateleira daquela minoria que, efectivamente, espera um pequeno deslize de Bruno McClane para o fazer passar de herói a vilão e para lhe desferir o golpe fatal.
E é este pormenor que, pelo menos até hoje, Bruno não conseguiu perceber: que ao transformar quem lhe quer bem e quem deseja que continue a ser presidente do Sporting em inimigos sempre que lhe apetece, tem-se isolado. E o mais recente capítulo desta história foi o abanão final numa incapacidade de aceitar opiniões, de parar para pensar no que tem feito de errado, de perceber que dizer-lhe “discordo de si” não significa estar a dizer-lhe “estou contra si”. Mas é isso que ele ouve e, vai daí, decide abrir a porta do avião e, com as máscaras de oxigénio a soltarem-se e meio mundo aos gritos, pega no microfone para dizer aos adeptos que os jogadores são terroristas e que devem ser atirados borda fora.
Correu mal. Correu muito mal. Correu tão mal que neste dispensável clima de guerrilha, aquele que já foi herói acabou obviamente atacado por todos os que não o suportam (de adversários a notáveis, passando pela comunicação social, foi um verdadeiro banquete) assobiado e, pior, acabou insultado (discordo totalmente) e a escutar alguns dos seus supostos homens de confiança a dizerem que não tinha condições para continuar a ser presidente do Sporting Clube de Portugal.
E a pergunta que fica é mesmo essa: Bruno tem condições para continuar?
A resposta, essa, depende apenas dele.
Tudo o que vier a acontecer, mais do que de resultados desportivos – que se auguram bons ou muito bons em quase todas as modalidades – depende da capacidade de McClane voltar a acender um cigarro e a pensar estrategicamente (coisa que, para mim, também se foi perdendo nesta espécie de máquina de lavar com rotações cada vez mais aceleradas).
Bruno tem que ser capaz de perceber que se as pessoas reagem mal uma, duas, três, dez, vinte vezes a um determinado comportamento e que se esse número de pessoas é cada vez maior, é capaz de querer dizer, ao contrário do que ele pensa e diz sem problemas, que ele não está certo e que os outros não são capazes de interpretar e têm falta de inteligência. Tem que ser capaz de perceber que colocar Leões uns contra os outros mais não é do que dar espaço e força às hienas. Tem que ser capaz de perceber que tinha (tem?) tudo para poder unir os Sportinguistas na sua esmagadora maioria, mas que isso será de todo impossível se continuar a querer que eles se unam mais em redor de si do que em redor do próprio clube. Tem que ser capaz de perceber que, depois de ter lutado para abrir feridas nos adversários que só não são realmente profundas porque vivemos num país controlado por eles, é incompreensível agarrar nos explosivos que sobram e colocá-los dentro do nosso próprio arranha céus.
E é onde Bruno McClane está neste momento. À janela, lá no último andar, com possibilidade de ver tudo o que se passa e com o detonador numa das mãos. Na outra, um cigarro. Entre um e outro bafo, Bruno McClane tem que que decidir como é que vai ser. Se continua calçado e a achar que pode pisar os estilhaços de vidro como nada fossem, ou se avança descalço e volta a sentir-se um de nós. So, what’ll it be, cowboy?
13 Abril, 2018 at 15:19
Sublime.
13 Abril, 2018 at 15:31
Boa metáfora Cherba!
Claro que depende dele, quanto mais não seja porque ainda é presidente. Tem que corrigir muita coisa em pouco tempo, mas tem que limpar a cabeça primeiro.
Z
13 Abril, 2018 at 15:33
Condicões para continuar tem ele.
Agora, será que ele quer? Ele ama o Sporting mas infelizmente metade da massa adepta é mais cepa que um rabolho mal parido…. Não têm capacidade para ignorar a CS e ver mais além.
Dizem por ai que o BdC cometeu erros… e eu fico sempre naquela “mas há alguem que nunca cometeu erros na vida?”. Os erros que lhe apontam são erros de quem tentou fazer algo, de alguem que luta por aquilo em que acredita, de quem ama o clube.
Não são erros de quem anda nisto para proveito próprio.
Acho muita piada ao pessoal que fala desta nova era, do momento actual em que o Sporting respira de alivo por se ter livrado da crise. Pois bem meus amigos, a crise não terminou, nem sequer está próxima de terminar. Temos é um Presidente que sabe o que faz e que tem um plano a longo prazo, mas a divida continua, mas os problemas de corrupcão não desapareceram, mas os empresários sanguessuga continuam à nossa volta…. Há muito trabalho à nossa frente para voltarmos a colocar o Sporting no topo do mundo, mas iremos lá chegar e quando o fizermos será com este Presidente. Não me digam que existem outras alternativas, porque essas alternativas levaram o clube à quase-falência, essas alternativas são os corruptos que gerem os nosso rivais, essas alternativas não fazem ideia do que custa gerir um clube.
13 Abril, 2018 at 15:43
essa é uma das conquistas que o Bruno nos trouxe: já não é qualquer um que chega a dizer que é alternativa.
e, sim, obviamente que todos comentemos erros, mas eu costumo aprender com os erros. Tu não? Bruno tem sido autista em diversos aspectos e, pior, chama estúpidos e parvos e burros e o que lhe apetecer a todos os que discordam. Ainda vai a tempo? Espero que sim, sinceramente. Mas com a mesma sinceridade te digo: não acho descabido que dezenas, centenas, milhares de pessoas se questionem sobre se ele tentará melhorar aquilo que tem de menos bom ou se maquilhará a coisa e daqui a pouco tempo volte a fazer o mesmo
13 Abril, 2018 at 15:51
Nem mais!
13 Abril, 2018 at 19:11
Basicamente é isto.
13 Abril, 2018 at 20:28
Sempre lúcido Cherba. Concordo totalmente com o teu comentário.
14 Abril, 2018 at 1:22
Cherba, gostava de te ver, num face to face, com o Bruno.
Não te conhece, mas te acompanho, desde do tempo do cacifo.Adoro, este blog, mas amigo, de vez em quando, acho que não é só, o Bruno, que se espalha ao comprido.
13 Abril, 2018 at 18:26
BdC tinha tudo para ser o melhor Presidente de todos os tempos. Tem ideias, tem projectos, limpou o Sporting e colocou, finalmente, os nossos adversários em sentido. Conseguiu uma união de aço em torno do clube, da equipa principal de furebol e de todas as modalidades e por isso devemos estar-lhe eternamente gratos mas…. de repente entrou em roda livre e estragou tudo. Para poder ter condições para continuar terá de vir assumir erros e terá os Sportinguistas novamente com ele. Também não podemos pensar que ou BdC ou o caos… é necessária reflexão e que quem tenha influência sobre BdC o faça reflectir. Precisamos dele mas não assim.
13 Abril, 2018 at 15:41
A questão que se coloca neste momento para mim é:
– Será possivel ganhar com o BdC?! Tem BdC, neste momento, capacidade mental e de liderança para guiar o Sporting para mais um passo em frente, para ser um clube ganhador?! É possivel o Sporting dar a volta a esta situação que está criada com o BdC?!
Sou sincero…sentir-me-ia muito mais confiante com uma nova liderança e uma direcção ligeiramente reestruturada. Dentro dos mesmos moldes, com muita gente igual e de valor que lá está, um ou outro acrescento mas sem BdC…
13 Abril, 2018 at 15:46
eu acho que o homem tem muita coisa boa para fazer, ainda, mas gostaria, mesmo, e defendo isso ao tempo, que apostasse numa referência para blindar o balneário e mediar a relação entre o plantel e o presidente. E volto a escrever: eu tentaria colocar o Schmeichel como director desportivo
13 Abril, 2018 at 15:59
Eu já desisti de achar que o BdC vai mudar algumas coisas…
Acho que o BdC vai ser o BdC até ao fim, exactamente com os mesmos defeitos e as mesmas virtudes. E é com base nisso que digo o que disse…
13 Abril, 2018 at 16:02
Voto nisso, um Director Desportivo com mãos de ferro, … 🙂
Há uma coisa que sempre me fez alguma confusão, andar aos abraços e beijinhos num dia e no outro enfrentar as mesmas pessoas em negociações duras e complicadas.
Se até aos treinadores este comportamento causa dissabores, que o diga José Peseiro, então a um presidente deve causar bem mais que simples dissabores.
Acho essa medida do Director Desportivo, alguém com experiência e currículo vencedor, é essencial.
13 Abril, 2018 at 16:14
Gosto muito do Grand Danois… à baliza.
A minha opção? Inácio como director para o futebol profissional. Sob a sua cadeira os executantes. Um treinador só para treinar (posso sonhar com LJ?), o tal elo de ligação da direcção ao plantel, tem que ser um capitão (Iordanov ou Sá Pinto), um gajo para ir às compras (Monchi é caro, mas o Mariano descobriu o Slimani, não sei), o responsável pela formação e integração dos formandos no plantel (Luís Martins), um gajo para acompanhar os emprestados (desculpa GAG, mas ia para um diplomata que soubesse de bola, tipo André Cruz), uma colecção de porta-vozes só para falar de arbitragem (a contar com os castigos), bem assessorados por um jornalista, um publicitário, um ex-árbitro e, por favor, um gajo que saiba fazer vídeos. Se for necessário o psicólogo brasileiro, que venha, mas integrado na equipa técnica.
13 Abril, 2018 at 16:18
Tens 12M de euros para suportar os custo anual total com o LJ (isto sem aumentares o seu salário liquido actual)?
Se os menos de 7,5 M do JJ já aleijam…imagina 12…
13 Abril, 2018 at 16:22
LJ foi aumentado, este ano, de 2.5 M para 4.2 M.
Poupavas dinheirinho e tudo…
13 Abril, 2018 at 16:27
Poupavas dinheiro?! O LJ recebe isso liquido…dá um custo para o sporting a rondar os 12M (é pouco mais de 12 M) por ano. Com o ordenado igual.
O JJ recebe 6 brutos…dá um custo para o Sporting de pouco menos de 7,5M.
Se o LJ custa 12 e o JJ custa 7,5 como é que poupavas dinheiro?
13 Abril, 2018 at 16:31
O que li foi 4.2 bruto, não líquido. Em qualquer caso, mesmo que fosse liquido não se traduziria nesse valor bruto (12) porque o pessoal do Mónaco tem uma carga fiscal brutalmente inferior aos seus adversários em França (de Hollande)
13 Abril, 2018 at 16:36
O Sporting paga impostos em Portugal, não é no Mónaco. Faz as contas de quanto dava isso bruto em PT. A não ser que convenças o LJ a ficar com o mesmo bruto que ganha no Mónaco, o que dá pai menos de metade liquido do que recebe hoje.
A taxa em PT para a SS é 11%, de retenção de IRS são 50% para este valor e a TSU para a empresa são 23,75%…dá os 12M de custo final para o Sporting. Face aos 7,5 M do JJ…
13 Abril, 2018 at 16:53
Isto faz-me lembrar a anedota dos filhos a discutir o lugar no carro que o pai haveria de ganhar num concurso…
Mas faço apenas um reparo, se queres convencer o LJ a ganhar igual ao que ganha no rochedo, então as contas não são a 4.2 M são a 4.2 menos a carga fiscal suportada por ele.
Em qualquer caso, não chego a esses valores.
Ou seja, se 6M de JJ já são brutos então o gasto total são, de facto perto de 7.4, ou seja 6 x (100% + 23.75%).
Já para igualar o que LJ tem liquido seria 4.2 / Carga fiscal no rochedo x (100% + 11% SS do empregado + 23.75 da SS do empregador + 50% de IRS), ou seja, 7.8 / Carga fiscal no rochedo.
Ou seja, assim, seria, muito provavelmente, mais barato.
13 Abril, 2018 at 16:55
Leia-se “4.2 / (1+Carga fiscal no rochedo)” em vez de 4.2 / Carga fiscal no rochedo
13 Abril, 2018 at 17:08
Para o LJ receber 4,2M de euros liquidos em PT as contas são:
Brutos: 10.769.230, 40 euros,
SS paga pelo LJ: 1.184.615,34 euros (11%)
IRS pago pelo LJ: 5.384.615 euros (50%)
Líquidos: 4.200.000 euros.
Ou seja o custo para a empresa são 10.769.230,40 euros, 4.200.000 pagos ao LJ, o restante entregue ao estado. A isto acrescem os 23,75% de Seg. Social que é a empresa que paga directamente ao estado, ou seja mais 2.557.692,21 euros.
Tens razão…enganei-me. Dá um custo total de 13.326.922,55 euros para o Sporting.
O que o Mónaco paga ou não ao principado é indiferente (que até acho que não paga nada)…ele recebe aquilo liquido, é o que ele quererá receber no mínimo…é o valor liquido. Não estou a ver receber menos liquido do que o que ganha hoje (nem sequer o vejo trocar a ganhar o mesmo mas enfim…ainda assim…) só por simpatia por a carga fiscal cá ser muito maior do que no Mónaco.
Por isso, actualizando as contas, o JJ custa 7,5M ao Sporting, o LJ a receber 4,2M liquidos como recebe hoje no mónaco custaria 13M e tal…não me parece haver grande poupança tendo em conta que gastas quase o dobro…
13 Abril, 2018 at 16:23
Não serão jobs a mais, qualquer dia parecemos a organização de criminosos, aquele gajo está a coçar a testa, saí mais um plantão para o museu, aquele está a olhar de canto, saí mais um segurança para a btv…..
13 Abril, 2018 at 16:28
Actualmente há mais gente, mas muitos deles estão “vazios” de incumbências perante o poder absoluto de JJ. Muitos ou poucos (e até sou pelos poucos) têm que ter uma função e um objectivo, pelos quais sejam responsabilizados.
13 Abril, 2018 at 16:45
Acredito que sim, não conheço a estrutura mas quando referes “uma colecção de porta-vozes só para falar de arbitragem” a primeira ideia que me assaltou foi…. eis o carnide.
13 Abril, 2018 at 16:29
Esquece o LJ.
Em primeiro lugar, pelo andar da carruagem, JJ fica mais um ano.
Em segundo LJ, nem sequer é só uma questão financeira…
13 Abril, 2018 at 16:34
Não estou a prever o futuro, estou a dizer o que eu tentaria fazer.
JJ mais um ano? Só se for prémio por arrancar o terceiro lugar das garras do braga de abel.
13 Abril, 2018 at 16:37
Veremos caro Hadji…
13 Abril, 2018 at 17:14
Não piques o pessoal, vá…
13 Abril, 2018 at 20:07
O Bruno de Carvalho já confirmou o Jesus na próxima época!!!
13 Abril, 2018 at 16:36
Percebo o impacto que o mãos de ferro teria mas não concordo.
Foi um grande guarda redes mas o resto sabemos lá como faz…
Há pessoas que já demonstraram competência e lealdade para com o Sporting que podem assumir esse papel. Como é que BDC deixa, por exemplo, Paulo Andrade e Inácio andarem perdidos pelas ruelas das CMTVs desta vida?! Hvendo vontade destes, seriam SEMPRE uteis na estrutura directiva…
13 Abril, 2018 at 16:52
Gostaria de alguém como o boloni a coordenar a formação e equiba b (sub23?) e com o perfil do Jesualdo p treinador desportivo… Gostava que o nosso presidente assumisse o papel de presidente. Que se rodeie de pessoas competentes e saiba ser um líder
13 Abril, 2018 at 20:08
Concordo!!!
13 Abril, 2018 at 15:43
Texto muitissimo bem escrito como é teu apanágio!
Só ficou uma dúvida… onde andava esta equipa de futebol? Onde andava esta garra, esta crença, este querer? Pois é… alguém duvida que se não fosse a comunicação totalmente errada, com meia equipa de fora, nós ontem tinhamos perdido (vide Madrid)?
Ele tem que mudar sim… mas a mentalidade do “deixa andar que o salário sempre chega no final do mês” dos jogadores da equipa de futebol também! E obrigado Bruno por teres deixado isso a vista de toda a gente!
13 Abril, 2018 at 15:44
estou em total desacordo. Grandes jogos nas competições europeias fizemos desde o início da época. O pior foi o resto
13 Abril, 2018 at 16:01
Depois chamam-lhes mercenários, por causa dessa atitude selectiva.
Ou meninos mimados, habituados a fazerem merda sem levarem puxões de orelhas.
Mas no fim levam o aplauso e dão a voltinha, como nas touradas.
Siga a tourada.
13 Abril, 2018 at 16:06
o Coates também passou de “patron” a “cabron”, consoante tenha marcado um golo no último minuto ou enterrado logo no primeiro
13 Abril, 2018 at 16:21
Se alguém aqui conhecesse o Coates saberia que é dos tipos mais impecáveis que é possível existir no mundo do futebol.
13 Abril, 2018 at 16:23
Se calhar para alguns o maior erro do Coates nem sequer foi o de Madrid. Foi o de ter ido almoçar com o Bryan e respectivas famílias no seu dia de anos quando este ainda estava suspenso… Afrontas ao profissionalismo destas não são permitidas.
13 Abril, 2018 at 16:24
Não para toda a gente.
13 Abril, 2018 at 21:07
Já para não falar que passou a ser um central de merda quando havia rumores que o slb iria assinar com ele.
13 Abril, 2018 at 16:09
Nas competições europeias estou eu descansado, sei que jogam sempre bem aí. O problema é não terem a mesma vontade contra o pessoal cá da terra.
O mais giro e que me espanta sempre nos jogadores, é que são tão burros que não percebem que não jogando bem contra moreirenses e tondelas, não há barcelona, juventus, real, etc
13 Abril, 2018 at 16:25
Percebo muito o que dizes. Temos é de perceber porque é que cá os jogos são pior conseguidos? Porque dás por adquirido que a culpa é dos jogadores? Numa estrutura há várias responsabilidades. Desde quem os escolhe ao treinador.
13 Abril, 2018 at 16:36
Claro que há mais culpas por atribuir, nomeadamente ao treinador, em particular nas últimas 2 épocas.
No entanto, quem decide os jogos são sempre os que estão lá dentro. Atenção que não me estou a esquecer dos padres e dos tabuleiros inclinados que, muitas vezes, não nos deixam ganhar. A única coisa que eu peço aos jogadores é que encara todos os jogos como se fosse finais e deixem a pele em campo, se o fizerem não tenho nada a apontar-lhes.
Agora também não me queiram convencer que uma equipa que reduz o Atlético a uma equipa banal (ontem) ou uma equipa que apertou os calos à Juventus (podíamos e devíamos ter ganho 1 jogo e nunca perdido o outro), pode depois ir à Amoreira e ser uma equipa banal.
13 Abril, 2018 at 16:12
Discordo completamente da falta de atitute, nem sei o que isso é no futebol.
O que dizem ser falta de atitude em muitos jogos este ano é mas é falta de qualidade para criar contra ás equipas de duas linhas juntas cá do Burgo. E essa falta de qualidade é devido a quem escolhe os jogadores e a quem não encontra soluções alternativas para criar mais jogo com os que existem.
Não de uma qualquer falta de atitude dos jogadores que têm as suas virtudes e os seus defeitos que aparecem com é óbvio em função do contexto em que são colocados e dos problemas que têm de resolver! É que no Futebol e em função disto o mesmo grupo de jogadores com exatamente a mesma atitude podem ter um jogo brilhante e um mau dependendo do contexto e problemas que o mesmo coloca serem mais ou memos de acordo com as suas virtudes/defeitos.
14 Abril, 2018 at 10:51
Bom comentário, e eu até sou daqueles que critica a atitude/intensidade/mentalidade dos jogadores do Sporting,mas uma coisa é jogar com o Barcelona/Juventus/Atl. Madrid outra coisa é jogar num campo de merda contra o Moreirense/Estoril/Paços,com 10 gajos atrás da linha da bola.
E com árbitros que protegem o anti jogo e que só aos 70 minutos mostram o 1º amarelo aos adversários.
13 Abril, 2018 at 15:57
Bruno de Carvalho, fez coisas muito boas pelo clube, lutou muito, mas estilhaçou o clube todo. Possivelmente só uma pessoa assim teria atingido o que ele alcançou. Com a sua péssima comunicação perdeu credibilidade, pois nunca mediu as suas palavras nos ataques externos e internos. Todas as palavras e vírgulas que são ditas por um presidente do Sporting principalmente em ataques têm que ser sempre bem pensados e feitos na altura certa e foi esse destemperamento que levaram ao seu descrédito.
Bruno de Carvalho com o nível de trabalho que tem, pode ter atingido algum esgotamento que o leve a procedimentos mais inadequados. O Sporting atual está muito melhor que há 5 anos, neste momento necessita que a Direção prepare o clube organizacionalmente para sermos mais fortes em todos os sectores do clube principalmente no futebol.
13 Abril, 2018 at 16:01
Sinceramente, li o post mas não o percebo…ou melhor, percebo-o mas não o compreendo… será apenas por necessidade de escrever qq coisinha???
Bruno McClane!???? Para alguém que supostamente é sportinguista, ironizar com o combate à podridão, à corrupção que se passa nos bastidores do futebol e que tantas fezes fez com que perdêssemos, levado a cabo com tanto esforço por BdC, pois ao longo dos anos sofreu ataques por todos os lados…veja-se por exemplo a história dos 22 campeonatos… onde estavam os notáveis que agora vieram a correr criticá-lo e dizer que ele deve sair..?? Alguns andavam a trocar mails com o pedro guerra… – achas razoável (McClane?!!)?? Já nem me dou ao trabalho de comentar a CS…é tão evidente…!
(…) E foi tudo isso que Bruno McClane veio evitar e veio inverter. Mais do que convencer os Sportinguistas a gostar do estilo, o garoto obrigou-os a reconhecer obra feita. Dívida renegociada. Contas controladas. Passivo a diminuir. Modalidades recuperadas e a voltarem a vencer. Um Pavilhão. Escolhas acertadas de treinadores e, na maioria das vezes, uma lógica na contratação dos jogadores, com o Sporting novamente activo num mercado de tubarões onde, inclusivamente, bateu o pé aos tubarões que vivem de comissões. Lutas na Federação, na Liga, na UEFA, vontade de mudar alguns paradigmas, de introduzir tecnologia e de diminuir as jogadas de bastidores. Os adeptos de volta ao estádio e aos estádios ou, se preferirem, o Sporting efectivamente de volta, coisa que não dá o mínimo jeito a quem, durante anos, dizia e escrevia “faz falta um Sporting forte”. (…) – O GAROTO… forma pouco honesta para tentar diminuir um homem que apesar de todos os seus defeitos, tem trabalho e obra feita, tal como demonstra o extrato, em anexo, transcrito do post por ti redigido, num momento de tão elevada inspiração!! well done.
Yippie-Ki-Yay MotherFucker!
13 Abril, 2018 at 16:05
A mim parece-me que compreendeste, não sei é se percebeste.
SL
13 Abril, 2018 at 16:07
Pretoriano, este é o momento em que o Bruno te chamaria incapaz de interpretar. Mas com razão
13 Abril, 2018 at 16:07
Acho que faltaram as aspas no “garoto”.
Nos dias que correm a colocação das aspas não serve para nada, cada qual interpreta à sua maneira.
13 Abril, 2018 at 16:10
A CMtv dá quase sempre jeito interpretar literalmente, então se for BdC a escrever …
13 Abril, 2018 at 16:03
Mais um grande texto Cherba!
Fui dos votei nos 90% nesta última AG, já nem mais atrás vou às eleições, em que também votei nele. Fui dos últimos a sair do pavilhão naquele dia e sei o que disse ali.
Por achar que o BC era o gajo certo para a presidência ainda estou fdd com ele. Pensei que aprendesse com os erros e fosse corrigindo estes tiros para todo o lado e o descontrolo emocional que é evidente. A CS já é a merda que é, ele não lhes pode dar mais munições.
Daqui para frente, tem de ser diferente, não tenho a mínima duvida. Como temos vindo a discutir por aqui, delegar competências e mudar a postura é fundamental. Que volte o bom senso é que desejo!
E que na sombra, no recato e sem alaridos já esteja a ser preparada a próxima época!
13 Abril, 2018 at 16:04
Não acredito que bdc mude o seu estilo, temos 5 anos de presidêncai que o comprovam.
Para mim foi o fim da linha. Há que encontrar uma alternativa e olhar para o futuro, sempre com base no que de bom, e foi muita coisa, foi feito.
13 Abril, 2018 at 16:13
Pois acredito muito mais que ele mude do que tu.
13 Abril, 2018 at 16:36
Todos temos a nossa opinião.
13 Abril, 2018 at 23:14
“Se alguém aqui conhecesse o Bruno saberia que é dos tipos mais impecáveis que é possível existir no mundo do futebol.”
13 Abril, 2018 at 16:04
Compreendo que a possível orfandade de uma liderança que em muitos aspectos pôs o comboio de volta nos carris deixe os sportinguistas – ou muitos sportinguistas – à nora, desesperadamente a imaginar que essa liderança se pode ainda regenerar.
É uma ânsia mágica. Não vai acontecer. Bruno de Carvalho é Bruno de Carvalho, um homem que, entre muito mais, está convencido que é uma espécie de messias/salvador – já repararam como, em qualquer polémica, insiste sempre em transformar o seu ponto de vista em “a verdade”? As “verdades” não são negociáveis, nem se abrem a compromissos. Todos aqueles que não partilham o seu ponto de vista são de facto, “de verdade”, estúpidos, traidores ou sujeitos desprezíveis (mal-formados, etc.).
A utilidade para o Sporting de um homem com este perfil psicológico chegou ao limite. O fim do seu consulado é, agora, absolutamente necessário.
13 Abril, 2018 at 16:16
Voz da razão.
Verdade absoluta.
13 Abril, 2018 at 16:35
Por acaso, tenho andado a ler umas coisas sobre «populismo» e o recurso à «verdade» está sempre presente e a vários níveis – seja quanto aos pontos de vista defendidos, seja quanto aos verdadeiros sportinguistas vs sportingados e distinções afins (é justamente por aqui que é possível identificar algumas semelhanças com Trump, na medida em que muitos dos «artifícios argumentativos» usados são idênticos).
Vamos ver.
13 Abril, 2018 at 16:45
Grande comentário
13 Abril, 2018 at 16:50
E não é?
13 Abril, 2018 at 21:11
+1906
13 Abril, 2018 at 16:05
A mim parece-me que compreendeste, não sei é se percebeste.
SL
13 Abril, 2018 at 16:08
…está lá tudo…
13 Abril, 2018 at 16:10
(…) E foi tudo isso que Bruno McClane veio evitar e veio inverter. Mais do que convencer os Sportinguistas a gostar do estilo, o garoto obrigou-os a reconhecer obra feita. Dívida renegociada. Contas controladas. Passivo a diminuir. Modalidades recuperadas e a voltarem a vencer. Um Pavilhão. Escolhas acertadas de treinadores e, na maioria das vezes, uma lógica na contratação dos jogadores, com o Sporting novamente activo num mercado de tubarões onde, inclusivamente, bateu o pé aos tubarões que vivem de comissões. Lutas na Federação, na Liga, na UEFA, vontade de mudar alguns paradigmas, de introduzir tecnologia e de diminuir as jogadas de bastidores. Os adeptos de volta ao estádio e aos estádios ou, se preferirem, o Sporting efectivamente de volta, coisa que não dá o mínimo jeito a quem, durante anos, dizia e escrevia “faz falta um Sporting forte”. (…) ESTE É O TAL QUE AGORA, PARA ALGUNS JÁ NÃO SERVE… VENHA OUTRO, ENTRETANTO, ESPEREM MAIS 18 ANOS.
13 Abril, 2018 at 16:12
O John McClane já deu conta de arranha céus, aviões, comboios, grupos de terroristas e sei lá mais o quê.
O Bruno McClane ainda só anda a comer croquetes de entrada …
13 Abril, 2018 at 16:34
Em relação ao autor do texto, devo referir que é um dos sportinguistas que mais respeito na blogosfera. Posto isto, devo referir que a analogia a bdc tem tanto de acertada como de “alarmante”. Isto porque o atual presidente do scp existe num registo de tal forma extremado que apenas encontra paralelo num mundo ficcionado.
Sejamos claros, os eventos de há uma semana “mataram” a presidência de bdc. Demonstrou uma completa falta de controlo emocional e evidenciou completa incapacidade na gestão de um conflito do qual foi principal (mas não único) responsável.
E agora?
Rejeito, liminarmente, quem considera que foi um ligeiro achaque, coitado, anda com stress, a filha recém-nascida e tal… A sua postura foi IMPRÓPRIA de um presidente e denota um autismo e uma soberba que não relevo.
Mas, e existem sempre um “mas”, existe o Sporting. E até posso querer mudar, mas mudar para melhor. E essa perspetiva não é visível no momento.
bdc vai mudar?
Gostaria de acreditar que sim. Mas os cinco anos que passou na frente do clube, as picardias estéreis, a diarreia verbal, a má educação levam-me a pensar que a personna não possui essa capacidade. Já teve oportunidade de refinar a sua abordagem, escolher as suas batalhas, mas parece cada vez pior, em conflito constante consigo e com o mundo. Uma pessoa assim não pode ser presidente do meu clube, desculpem…
13 Abril, 2018 at 17:12
Apenas um comentário: A minha opinião colocada de uma forma extraordinária. Um Post do Best.
13 Abril, 2018 at 17:16
O que se diria do Sportinguismo se não houvesse oportunidade a BdC corrigir a mão e emendar os erros que cometeu (e cometeu alguns)?
Eu sei o que diria, tratando-se de quem é, um dos poucos que muito trouxe ao clube, enquanto Presidente.
João Rocha esteve 13 anos, ao que parece, tendo sido campeão de futebol apenas 3 vezes. Mas é reconhecido como um dos grandes presidentes que 112 anos de história viram. Dá que pensar? Será que estamos assim tão bem ao ponto de morder a mão a um tipo destes que agarrou o tb seu SPORTING para o recuperar da forma que todos SABEM?
Só espero e desejo que se retire dos holofotes que estão a queimar-lhe a imagem e se afaste por um mês ou dois para DESCANSAR, REFLECTIR E SE ACONSELHAR junto daqueles que são da sua confiança (como eu veria com grandes olhos o Inácio de volta!).
Depois de reintegrar a estrutura, aí sim, se iria aferir das sua condições em “tempo real”, no terreno, onde ele deu provas do que pode e deu ao clube.
Comigo não conta para lhe espetar a faca nas costas. Porque sei o que é a gratidão e sei olhar para quem tanto fez por merece-la.
Get well, McClane!!!
Para os bardamerdas: yippie ki…
13 Abril, 2018 at 17:27
Aliás… Conto com BdC para sair do lugar de Presidente só e apenas depois de inaugurar o nosso novo Estádio de Alvalade, um estádio mais de acordo com o que é o CLUBE.
13 Abril, 2018 at 19:32
Subscrevo integralmente, alias, ainda não percebi qual foi o “crime”, erros cometeu muitos, uns mais graves do outros. Erros vai continuar a cometer, como todos nós e como diria Jesus, não o treinador o outro … quem nunca errou que atire a primeira pedra.
13 Abril, 2018 at 17:18
Mais importante do que perceber a escolha entre o detonador e o cigarro é garantir que as hienas que estão a forçar as portas não voltam a entrar. Já nos bastaram os vinte anos de depredação.
BdC e a sua equipa tiveram um papel imprescindível na salvação e saneamento do Sporting, transformou modalidades moribundas em projectos vencedores, construiu um pavilhão à dimensão do Sporting, e começou uma luta árdua contra o polvo instalado no futebol português (e na sociedade portuguesa), resta saber se vai saber dar o próximo passo ou não. É que se não souber ler tudo o que se passou nas últimas semanas (meses) e não perceber que tem de ser um presidente diferente, menos abrasivo internamente e mais focado nos verdadeiros alvos externos do Sporting, todo este trabalho vai perder-se à custa de assuntos secundários.
13 Abril, 2018 at 17:34
Grande texto, mais um numa sequência impressionante.
É uma estupidez o Sporting não aproveitar o talento do Cherba. A ideia que “acima das pessoas está o Sporting” fez parte da solução provisória para este imbróglio. O texto de ontem, a criticar os jogadores mas com elegância e a acabar a puxar por eles, é uma amostra de como se deveria comunicar no clube.
A luta de BC, isolando-se contra o mundo, transforma-o numa figura semelhante a um herói trágico.
13 Abril, 2018 at 17:44
Concordo com tudo…nao sei em que função mas este homem devia fazer parte da estrutura(se falar tão bem quanto escreve hehe).
13 Abril, 2018 at 17:35
Numa notícia paralela, o Luís Felipe partiu a perna e não joga mais esta época. Resultado da temporada: 7´no campeonato e um penálti a favor da casa mãe.
Malta do barreiro, o jogo de futsal esta noite é no pavilhão municipal luís de carvalho.
13 Abril, 2018 at 17:55
Um saldo positivo diria eu
13 Abril, 2018 at 18:00
Bom post , bom texto , concordo , BdC tem para mim todas as condições para continuar se for como espero a sua vontade , e tem porque é o Presidente democráticamente eleito e reeleito , cometeu um erro a meu ver sim cometeu, esse erro justifica todo este alarido? acho que não nem pouco mais ou menos , aliás todo este alarido só nos tem alertado para as “alternativas” , agora tem de arrepiar caminho? , tem de ter outra postura? , tem de ser mais ponderado? … sim sim sim , mas isso é se ele quiser ser Presidente do Sporting para largos anos se esse for o seu projeto de vida aí lhe digo que assim não vai lá , tem de refletir e tirar as devidas ilações pois pelo trabalho até agora feito e principalmente porque nos devolveu o Sporting é sem duvida uma pessoa de valor que ama o clube e que o Sporting bem que precisa dele , tem de perceber melhor o que representa ser Presidente do clube.
13 Abril, 2018 at 18:55
Está mais que visto que Bruno é um excelente “recuperador de empresas”. Rasgou de cima abaixo no que tinha a rasgar, renegociou com os credores, executou projectos estratégicos sucessivamente adiados e colocou novamente o motor do clube, o futebol profissional, ao nível dos principais rivais.
Mas isto faz dele o homem certo para o próximo passo? Terá ele as capacidades ideais de liderança para um projecto que (supostamente) está sólido?
Sempre detestei a ideia de homens providência. Bruno foi um excelente líder de uma equipa de muitas mulheres e homens. Não acredito (ou melhor, deixei de acreditar) que o seu perfil, pelo próprio ADN do homem, mas também pela sua incapacidade de reverter uma imagem tremendamente desgastada, seja o indicado para a situação actual do clube.
O que mais gostaria de ver, e que julgo que seria o mais coerente, era que alguém desta equipa assumisse agora o barco. Quem? Não sei. Mas eles sabem! Só que não dizem… O único que pode dizer é o Bruno! Mas não quer…
SL
13 Abril, 2018 at 18:57
Num aparte, sempre que se fala em alternativas para BdC a conversa gira à volta do croquete ou desconhecido, no entanto o texto comeca com
“Apareceu sem que poucos ou nenhuns o conhecessem”
Ou seja, neste momento estamos a lidar com possiveis alternativas a BdC (digo alternativas e nao candidaturas porque acho que nem vao existir eleicoes) da mesma forma que BdC foi tratado quando se candidatou.
13 Abril, 2018 at 19:03
https://oartistadodia.blogspot.pt/2018/04/quiz-show.html?m=1
Está tão fixe, mas tão fixe.
13 Abril, 2018 at 19:10
Chega a ser tão mas tão flagrante a tentativa de levar sempre a narrativa para “aquele lado”…
Tem sido sistemático: Nesse programa esse barrasco quis a todo custo que o Futre dissesse que o levantamento da suspensão era uma derrota de BdC. Já estava a perder a paciência com aquele merdas. Alguma vez uma anomalia destas é jornalista?! Um jornalista tem de transmitir factos, não induzir opiniões. Isso fica para os opinadores.
Mas jornalistas é coisa que o cm e a CMTV não tem, por isso, não admira este reiterado triste espectáculo.
ManhaTV. Sangue. Primeiro!!!
13 Abril, 2018 at 19:12
Tão fixe.
A malta que ponha os olhos nisto e reflita.
13 Abril, 2018 at 19:25
Se conseguir parar de rir da animália…
13 Abril, 2018 at 19:17
Eh pá, só agora é que vi o vídeo do Artista do dia!
Muito bom.
Música a condizer…
Reparem como o Futre começa a ficar saturado do artista a querer levá-lo pela mão.
Em desespero pq percebe que Futre pode ser muita coisa mas de parvo não tem nada, faz a pergunta e dá a resposta!
“Paulo, posso responder por ti? Acho que não!” Foda-se… Estes gajos prestam-se a cada papelinho… Dignidade, essa palavra órfã na ManhaTV…
Reparem ainda o olhar para a câmara em cada tentativa. Quase que fez lembrar o Godo a falar olhos nos olhos dos Sportinguistas.
Ridiculo!!!
13 Abril, 2018 at 19:23
Não resisto a ver!!!
Obrigado Ferenc, sejas quem fores.
Está divinamente ridículo.
A cara do Futre no final é pouco menos que priceless!!!
Hahahahahaha hahahahahaha
Muito muito bom.
Só falta a Lenha e no final o Futre a dizer: xétaclo!!!
13 Abril, 2018 at 19:21
Die Hard ou The Game of Thrones?
13 Abril, 2018 at 19:25
The Hunger Games.
The return of the fried meat rolls
13 Abril, 2018 at 19:24
Para quem ja viu…
No filme do “The Godfather” a dada altura, o novo Padrinho passa a ser o filho do antigo. Cada big boss tem o seu conselheiro, e a primeira medida que o novo toma, é muda-lo. Passa a ser o proprio pai, ao inves do fiel amigo que ja era conselheiro do mesmo, pela simples razão de que o novo padrinho diz que agora precisa de um “War time consiglieri”, algo que ele achava que o amigo não teria habilidade para ser.
Ora usando esta analogia, não tenho a minima duvida, mas é que mesmo a minima duvida, de que em 2013 precisava-mos de um “War time President”. Precisávamos dele, como de pão para a boca. Não fosse uma figura deste estilo a apareçer, e o Sporting hoje estaria irremediavelmente definhado.
Mas nós estamos em Portugal. E em Portugal, é preciso conheçer o proprio país, e o seu feitio. Portugal não apreçia frontalidade. Não apreçia trabalho. Não aprecia alguem que diga em voz alta, o que os outros apenas têm coragem de dizer em voz baixa, ou até só pensar. Não apreçia coragem.
Apreçia sim, “figuras”. “aparências”. “Estilos”. “Personalidades certas para os lugares”. “Formas de estar”. Apreçia ser enganado, desde que seja por alguem “digno do lugar”. É um país de serventes, e dos filhos da puta que os roubam. E é por isso que nunca mais sairá da cepa torta, enuqanto nação.
Ora tendo dito isto…pelo menos neste segundo mandato era preciso BC mudar. Mudar por si proprio, e pela sua sanidade. Mudar não porque a guerra tinha acabado, mas sim porque era preciso combatê-la de outra forma. De uma forma mais inteligente, mais na sombra.
Não ser igual aos outros, mas se calhar aceitar “lamber certos cús”, “Cús” importantes, com impacto nesta sociedade de aparências. “Cús” que dessem eco aos “e mails”, aos “vouchers”, a roubalheira que é este futebol. Que ajudassem BC a não estar sozinho nesta batalha.
“Cus” que presionassem a PJ, os tribunais, não de forma a favorecer-nos, mas sim a fazerem o seu trabalho com isenção.
BC mostrou que não tem feitio para ser “Lambe cús”. Os mesmos “cus” que agora o assobiam e insultam pelas costas(ou mandam faze-lo), os mesmo “cus” que nunca apareçeram a atacar o benfiquinha e a sua maquina de corrupção. Os mesmo que, tenho a certeza, conseguiram extender a sua influencia, e minar a equipa principal.
E fodeu-se…fritou a pipoca, e os outros fizeram o resto.
Se ele tem ou não condições de mudar, e de passar a ser mais esperto, e humilhar-se a ter de lamber uns cús, a ser mais cabrão, mais rato, no fundo mais aquilo que este país gosta? Um cinico, a boa moda do vieria ou do da costa(exceptuando os roubos espero eu…), um estadista que a moda do tal filme do “Padrinho”, esteja num batizado a batizar o seu filho, enquanto a seu mando homens “matam” os seus inimigos na sombra?
Duvido muito.
13 Abril, 2018 at 19:30
Os mesmos lambe-cús que preferem ser comidos à canzana mas sem reclamar e de forma urbana, que isso de ser violentados não dá o direito de ser desagradável.
Para isso já basta estar de costas…
13 Abril, 2018 at 19:33
Sim…eu esqueci-me de dizer, que mesmo lambendo esses “cus”, e bem lambidos…
Talvez com uns lugares no clube para os filhos, ou para as noras, na estrutura. Umas comissões….etc etc.
Mesmo assim, não sei se eles iriam para a guerra!
Porque desengane-se quem pensa que, lá porque a estrategia ter de ser mudada, que a guerra já acabou.
Os nossos notaveis têm pouca habilidade para guerras….têm mais habilidade para croquetes.
13 Abril, 2018 at 19:47
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Antes de mais: não me parece que o passado deva “hipotecar” o nosso futuro. A conversa da “gratidão” não me faz sentido nenhum, atendendo a que o IMPORTANTE é o nosso Clube, e não se devemos ser agradecidos (ou não) a alguém.
Dito isto:
Sejamos sinceros: as palhaçadas de Bruno de Carvalho só são algo mais do que embaraçosas (para os Sportinguistas e para o mesmo) porque não ganhamos. Se fôssemos campeões não haveria Sportinguista a colocar em causa o Presidente porque o mesmo é labrego e infantil na comunicação.
E é isso que me preocupa: tudo aponta para que seja mais um ano de insucessos (estou a falar do futebol, claro!). O quinto ano seguido. Depois de todo o bla, bla, bla das promessas, das garantias, das apostas, etc., etc..
É óbvio que os primeiros dois anos de Bruno de Carvalho tinham as possibildiades de sucesso desportivo limitadas, atendendo à situação financeira e desportiva em que se encontrava o Clube. Até aqui tudo bem. O problema foram/são os três anos seguintes. Contratar Jorge Jesus e injectar tantos milhões no futebol tinha como único objectivo (ou pelo menos principal – e a grande distância) sermos campeões. Não conseguimos.
Manter o “projecto” (utilizo esta expressão com um pequena gargalhada)? Qual a vantagem?
E qual a desvantagem?
Mantenho o que disse: para mim, Bruno de Carvalho tem condições para continuar caso ele “emende” a mão e reestruture o Futebol do SCP e a Comunicação do mesmo. Sinceramente, não me parece difícil. MAS isso significa Bruno de Carvalho deixar de pensar primeiro nele. O CLUBE está primeiro. Está SEMPRE primeiro. Se Bruno de Carvalho continuar com o rumo seguido, isso para mim significa ver o SCP entregue a uma pessoa. E isso não suporto. O SCP não pode ser projecto de afirmação pessoal de ninguém.
SL
13 Abril, 2018 at 21:30
No futebol ninguém ganha enquanto não se estilhaçar o EL.
Mas volta e meia lá vem a conversa do costume :ah mas não ganha e tal… Só um exemplo. Nas últimas 2 jornadas o padre Luis Godinho criou um fosso entre o Sporting e os lampiões de 5 pontos. Em Braga acredito que, se marcasse o Penalty sobre o B Dost e agisse de modo correcto disciplinarmente, teríamos ganho e em Setúbal foi vergonhoso…Dos 22 árbitros da 1ª categoria 18 ou 19 são lampiões assanhados e pior do que isso há uma clara acção corporativista dos artistas contra o SCP e não se pode olhar só aos penaltys e foras de jogo. Condiciona-se na disciplina e em muitas outras coisas.
13 Abril, 2018 at 21:44
Livramento, eu falo por mim e estou grato a BdC. Se voltei a acompanhar o desporto com interesse a ele o devo, muita coisa mudou para melhor com ele, no Sporting e não só.
Foi, é uma lufada de ar fresco que apareceu no Sporting. Completamente fora de caixa e do discurso politicamente correcto de todos os presidentes que me lembro.
Foi, é uma pedrada no charco do meio desportivo português, que sempre esteve enredado numa teia de compadrio e submissões. É tão bom ter um presidente com ideias próprias, conhecimento de causas e discurso fácil, é diferente de praticamente tudo o que existe no dirigismo português, onde apenas visualizo discursos vazios e formatados.
Só por isto e muito mais, vale a pena, ter BdC como presidente. Somos ou não somos diferentes? Num campeonato de presidentes, em portugal não encontras nenhum adversário à altura.
Farto de discutir um erro ou vários de alguém que continua a merecer toda a minha confiança, pelo menos até ao dia em que eu suspeite que ele fez algo criminoso e que lesou os interesses do clube. Farto de ler sobre a eventuais problemas pessoais, não quero saber, só desejo que os resolva tão bem ou melhor como resolveu os graves problemas no Sporting.
Mas para mim chega, nunca mais é domingo, espero uma vitoria segura.
PS: Só por curiosidade, não sendo BdC quem gostaria de ver a gerir o clube?
13 Abril, 2018 at 22:01
Caro Malcolm,
Em relação a este seu post (que aprecio) e à pergunta que me faz no final:
1- Nunca perdi o entusiasmo pelo SCP. Mesmo durante o pesadelo de 18 anos sem ganhar o campeonato, nunca esmoreci. Tal como não esmoreço durante este novo período de “pesadelo”.
2- Os últimos Presidentes campeões foram Roquete e Dias da Cunha (IIRC). Suponho que as últimas qualidades que lhe podem ser atribuídas são as de “carismáticos” ou “inovadores”. Foram campeões. Num mandato.
3- Quanto à “diferença entre Presidentes”, a minha dura realidade é esta: actualmente, não tenho qualquer amigo ou conhecido que pretenda discutir Bruno de Carvalho comigo. Têm pena de abordar o assunto.
4- Já passei por vários Presidentes, bastantes treinadores e inúmeros jogadores. Estou farto de conversa. Quero resultados.
5- Quanto a Bruno de Carvalho, entendo que se ele continuar o rumo traçado (ver meu post supra) não deverá continuar a presidir ao nosso Clube. No entanto, eventual alternativa deverá ser bem escrutinada, obviamente. Dou dois exemplos de pessoas que, certamente, nunca se candidatarão ao lugar: Pires de Lima e Rogério Alves.
SL
13 Abril, 2018 at 22:42
Caro amigo Livramento,
Percebo que temos uma visão diferente do clube. Para mim, o Sporting e o interesse pelo desporto é numa visão global. Claro que o futebol é importante, se tivesse de dividir o meu interesse no Sporting em percentagem, diria que apenas 50% é pelo futebol. Durante anos e anos o meu interesse esmoreceu completamente.
Percebo a dificuldade que possa ter em falar sobre BdC, sobretudo se não forem do Sporting. Isso apenas confirma o enorme “incomodo” com que o desporto em Portugal foi confrontado. Não é de agora, pois tem sido desde o inicio, mas actualmente é a loucura total, temos assistido ao vivo e em directo ao assassino de carácter de uma pessoa que unicamente apenas deseja engrandecer o seu clube e luta por um desporto limpo e transparente com regras iguais para todos.
O paragrafo anterior leva-nos ao seguinte, não vejo como exequíveis mudanças de processos e comportamentos no desporto, sem que exista alguém disposto a sujar as mãos, eventualmente o nome e sem recurso sempre que for preciso, a linguagem ordinária, linguagem bem ao nível dos que governam, governando-se com o desporto Português. Por isso, não tenho qualquer pejo em afirmar que os nomes que refere não são indicados para lutar por mudar o estado de coisas actual. Não os vejo com disposição para tal como Salgueiro Maia afirmou e concretizou:
“… e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos!”
Não é apenas no futebol é no desporto em geral que precisamos de um 25 Abril, pois aos poucos e poucos, instalou-se uma corja dirigente, que pensam serem os donos disto tudo. Só um pequenino exemplo, um dos homens fortes da fruta é somente o PRESIDENTE do futebol, isto cabe na cabeça de alguém?
PS: Também eu tenho dificuldade em falar de BdC com a maior parte dos conhecidos, mas os verdadeiros amigos e alguns até nem são do Sporting, em conversas serias, mais do que uma vez me transmitiram a inveja que sentem por não terem um presidente como o nosso, que luta como ninguém pelos interesses do clube. Muitas vezes não valorizamos o que temos ou só damos valor quando perdemos, é a triste sina, digo eu.
13 Abril, 2018 at 22:55
Caro Livramento, só mais uma nota e o desejo de que passe um óptimo de semana, pois provavelmente nas próximas horas não poderei passar por aqui.
Acredite que reconheço e critico muitos erros na personalidade de BdC. que muitas vezes utiliza estratégias e linguagem erradas, que trava batalhas desnecessárias, mas porque, mesmo reconhecendo tudo isto, continuo a ver nele qualidades únicas que podem permitir, nem digo mudar mas lutar por mudar e denunciar tudo o que mau e errado existe no desporto. Acredite que algumas coisas já mudaram, mas ainda existe tanto mas tanto por fazer.
Abraço Leonino!
13 Abril, 2018 at 19:50
espero que o Presidente continue muitos anos à frente do clube…
pelo menos os necessários para conseguir formar um presidente tão presidente como ele…
Volte lá a encantar-nos Presidente… são 3,5 milhões de leões.
13 Abril, 2018 at 19:53
Agora falta as lágrimas de Judas.
13 Abril, 2018 at 20:02
1. Os jogadores, o treinador, os dirigentes aceitam BdC de volta ao trono? Não é possível liderar sozinho contra todos
2. Espero que o Sporting suba ainda mais o investimento no futebol no ano que vem
3. Espero que se mantenha esta ideia: exigência máxima, ganhar já, ganhar o mais depressa possível
4. Continuamos em guerra, logo, porque o contexto em que o Sporting compete é o mesmo, excepção ao VAR, logo, a atitude guerreira do BdC continua a fazer sentido
5. Reler o ponto 1
13 Abril, 2018 at 20:07
2. Só ficando em 1ro ou 2do… E mesmo assim o 2do nada garante.
Se assim não for, vamos ter de fazer desinvestimento. Na época do Léo não correu assim tão mal.
Não temos de gastar balurdios.
Temos de gastar bem e cirurgicamente.
13 Abril, 2018 at 20:13
“Os jogadores, o treinador, os dirigentes aceitam BdC de volta ao trono? Não é possível liderar sozinho contra todos?”
Quem tem que aceitar ou deixar de aceitar são os SÓCIOS! Esta completa reversão de hierarquia do clube é que me revolta!
O os jogadores e treinadores de futsal, andebol, volei, futebol feminino, hoquei, tenis de mesa, atletimos que tanto e tanto ganham não têm uma palavra a dizer? São decapitados do seu lider assim?
13 Abril, 2018 at 20:15
Quem não merecia este afastamento são precisamente o pessoal das modalidades que o Bruno tanto tem acompanhado.
Como ficou patente nas declarações do nosso atleta de goalball… E outros tb poderão atestar.
13 Abril, 2018 at 20:18
É que de repente parece que o Sporting é só futebol… os croquetes bem tentaram mas felizmente BdC não deixou!
13 Abril, 2018 at 20:47
Para mim um gajo que se diz Sporting e não valoriza as modalidades e tudo o que elas trazem ao clube foi enganado qnd alguém lhe disse que era do Sporting.
14 Abril, 2018 at 8:33
Nasci e cresci a muitas centenas de km de Lisboa, numa terra onde os mais velhos eram maioritariamente Benfica, e os mais novos, que cresciam comigo, Porto. Não te sei explicar porquê, mas quando dei por mim, era Sporting; mas uma coisa sei, foi pelo futebol. Nem sabia na altura que modalidades o Sporting tinha ou em que era bom para além do futebol. Hoje aprecio outras modalidades, mas no que diz respeito ao Sporting, para mim, a principal continua a ser o futebol. Fui enganado? Sou menos sportinguista do que tu?
14 Abril, 2018 at 12:00
“…um gajo que se diz Sporting e não valoriza as modalidades e tudo o que elas trazem ao clube…”
Resposta:
“Hoje aprecio outras modalidades,”
Parece-me que está respondido!
13 Abril, 2018 at 20:36
Alguém finalmente a tocar no ponto certo.Entao as outras modalidades não têm o direito a pronunciar-se?SL
13 Abril, 2018 at 22:22
Lyonne
A questão não é quem tem legitimidade, é quem tem poder.
A legitimidade é dos sócios, de acordo, mas na prática não dá para gerir o clube se os jogadores, o treinador e os outros dirigentes estão todos contra o presidente
13 Abril, 2018 at 20:06
Gostava de ver o futsal… Acho que seria importante tentarmos chegar a acordo com a TVI se possível e ficarmos com os nossos jogos fora que eles não transmitem. O futsal merece.
Depois…UEFA Futsal Cup!
13 Abril, 2018 at 20:10
Off:
Esta eliminatória Liver-Roma tem um cheirinho a novidade que até dá gosto.
#futebolchocolate
PS: Teria sido giro apanhar o Arsenal… Com o nosso pé quente com ingleses. “Paciência”…
13 Abril, 2018 at 20:12
Este ano está prevista a estreia de um novo Die Hard!!! Será que também teremos o regresso desse presidente que nos cativou??? Grande post!!!
13 Abril, 2018 at 20:31
Existe uma falange, em que eu me insiro, que só quer ver o que Bruno de Carvalho vale em tempo de paz. Até lá, confiamos em Bruno de Carvalho em tempo de guerra.
13 Abril, 2018 at 20:39
o salvador queixou-se das arbitragens? Aí tem, desde os 7`a jogar com mais um! e penálti
13 Abril, 2018 at 20:44
Quem é???
13 Abril, 2018 at 20:49
paços de ferreira-braguilha, 0-1
13 Abril, 2018 at 20:50
o lampioníssimo marcou logo e não teve dúvidas em explusar o jogador.
13 Abril, 2018 at 20:52
Eu estava a perguntar quem é esse salvador de que falavas.
13 Abril, 2018 at 20:50
o sistema está bem vivo!
é só pedir uma padre emprestado à casa mãe.
13 Abril, 2018 at 20:50
Neste momento, em Alcácer do Sal, decorre mais uma aula de dicção.
Mais uma facada na iliteracia em Portugal.
#obrigadogalamba
13 Abril, 2018 at 20:51
Ora aí está, eu sabia que eles queriam adversários mais fortes…
“Portugal precisa dum SPORTING forte”, episódio 1432
13 Abril, 2018 at 20:58
Agora vejo bandeirinhas como se fosse um comício daqueles em que os velhotes recebem um almoço e uns bonés para aturarem o frete…
Tudo para o “boneco”…
Hás-de cair com estrondo. Há pouco desequilibraste-te…
Tu vá tombé!!!
13 Abril, 2018 at 20:56
Se BDC sai do Sporting será um tiro de canhão no porta-aviões!
Só aqui, na minha zona, houve imensos novos sócios com uma única razão: Poder votar em BDC, porque a distância é enorme para Lisboa e a única razão de terem tornado sócios nos últimos anos foi: “Bruno de Carvalho merece”…
Por isso digo muita gente lhe reconhece muito valor para presidir ao clube (eu incluído).
Se ele cair muita gente acredita que será o descalabro do passado em que davamos moutinhos, suinões, futres, inácios, quaresmas…e por aí fora além de perdermos os passes dos jogadores para tudo o que mexe.
Não tenho dúvidas nenhumas: se BDC sai em menos de dois anos teremos menos de 100 mil sócios!
13 Abril, 2018 at 20:59
é claro que o que se algum for para lá nunca o irá revelar, porque mesmo sem pagarem vão continuar a dizer que temos esse numero de sócios.
13 Abril, 2018 at 20:59
Bem parece que Bruno McClane já mandou “bardamerda” o Facebook…
Agora deve mandar para “o mesmo sítio” …aquela “ideia maluca” de responder a todos “à letra”…
Quero que o Bruno McClane “seja capaz” de descanzsar um pouco…a cabeça e o físico…
Depois…”volta fresquinho”…
E quando necessário…”volta a lembrar que o rei continua a ir nu”…mas sem “rebentar” com tudo…
Aguarda para ver…o que resolve a justiça em relação “às safardices lampiânicas…”…
E depois “vai gerindo o barco” como um bom timoneiro…
Arranja …”um bom oficial de ligação” aos camarotes do pessoal de bordo…
Se for necessário “despejar mais uns baldes…para limpar a merda do convés”…encarrega disso o oificial de ligação…
Porque um “bom comandante” não tem que pensar em tudo no navio…
E quando “navegarmos em velocidade de cruzeiro”…vamos “somando milhas”…e naturalmente “vencendo regatas…”
SL
13 Abril, 2018 at 21:04
justiça em relação “às safardices lampiânicas…”…
já passaram mais de 40 depois do vinte e cinco de abril e ainda acreditas na justiça? tá bom tá…
lembro-te apenas as palavras do trafulha do vieira “não vão ganhar nada” e olha que ele referia-se ao campeonato pois sabe que agora com viedo-arbitro já não controla tudo como antes mas mesmo assim em 30 jornadas com ajuda aqui e acolá e a prejudicar também aqui e acolá até com uma equipa que foi considerada a pior das competições europeias é a favorita a ganhar aqui!
O resto são tretas!
13 Abril, 2018 at 21:02
Boa noite.
Estava entretido num site espalhado por essa net fora quando me deparei com o seguinte comentário de um Senhor usuário, preocupado mas, com grande sentido de honra e de sucesso espiritual, respeitante aos pés de uma Senhora chamada Kat, elogiados por uns, maltratados por outros.
Achei por bem, que seria interessante densar esta analogia neste post, sendo que:
KAT = BDC
PÉS = Presidência
Com as devidas distâncias obviamente e, também, com os devidos erros do tradutor.
“ Interesting the controversy below about Kats feet. “Strained to get to 3 stars”, said someone below, really? Everyone is entitled to their opinion of course but 5 stars get tossed around here like that was the rank for normal.
Take a close look at Kat’s feet, they are very pretty but I’ll admit there is something that just seems a bit wrong. What is it?
I think these beautiful feet just need to be treated with a little more TLC and a better pedicurist. I suspect Kat runs a lot and wears tight, closed toe pointy heals all the time putting an enormous amount of pressure onto her toes giving them a sort of bruised appearance. That would also explain the super short nails which are the main problem here. Notice how they are clipped all the way back? It’s the only thing out of proportion. Also Kat, say it with me—-SUNSHINE— just a small amount of color on that oddly pasty white skin would make a huge difference here!!!
Imagine her nails are a bit longer (about 15% more nail) and perfectly shaped. Now imagine her barefoot with no bruised toes and skin tanned to a copper sunset color and that skin a bit shinny from being massaged with oil that smells of coconut and banana, now paint these nails the color of turquoise with high quality Chanel polish and top coat. Maybe add a small palm tree and yellow parrot at the corner of her nail. I think that would be beautiful.”
Tuga:
“ Interessante a controvérsia abaixo sobre os pés de Kats. “Strained para chegar a 3 estrelas”, disse alguém abaixo, realmente? Todo mundo tem direito a sua opinião, claro, mas 5 estrelas são jogadas por aqui como se fosse a classificação normal.
Dê uma olhada nos pés de Kat, eles são muito bonitos, mas eu admito que há algo que parece um pouco errado. O que é isso?
Eu acho que esses lindos pés só precisam ser tratados com um pouco mais de TLC e um melhor pedicuro. Eu suspeito que Kat corra muito e usa apertado, dedos fechados fecham o tempo todo colocando uma enorme quantidade de pressão sobre os dedos dando-lhes uma espécie de aparência machucada. Isso também explicaria as unhas super curtas que são o principal problema aqui. Observe como eles são cortados todo o caminho de volta? É a única coisa fora de proporção. Também Kat, diga isso comigo —- SUNSHINE – apenas uma pequena quantidade de cor naquela pele branca estranhamente pastosa faria uma enorme diferença aqui !!!
Imagine que as unhas dela são um pouco mais longas (cerca de 15% mais unhas) e perfeitamente moldadas. Agora imagine-a descalça, sem dedos feridos e pele bronzeada a um pôr-do-sol cor de cobre e que a pele um pouco brilhante de ser massageada com óleo que cheira a coco e banana, agora pintar essas unhas da cor turquesa com alta qualidade Chanel polonês e top coat . Talvez adicione uma pequena palmeira e um papagaio amarelo no canto da unha. Eu acho que isso seria lindo.”
13 Abril, 2018 at 21:02
Quem quer rivais fortes…
Não “chafurda na merda” como habitualmente fazes…ou mandas fazer…
“… Vieira: “Queremos rivais fortes, só engrandecem as nossas vitórias”
Presidente do Benfica inaugurou a Casa do clube em Alcácer do Sal.
Luís Filipe Vieira marcou esta sexta-feira presença em Alcácer do Sal, onde inaugurou mais uma Casa do Benfica. No discurso, o presidente das águias realçou a importância e o desejo de contar com rivais fortes.
“A cultura do Benfica é trabalhar sempre para ganhar, merecer todas as vitórias e saber ganhar. Trabalhar, merecer e saber ganhar. Assim se constroem os campeões. Mas é igualmente importante destacar que queremos bons e fortes rivais. Bons rivais só engrandecem as nossas vitórias. Nós não temos receio em ter rivais fortes – bem pelo contrário. Rivais fortes, campeonatos competitivos, clubes coesos e bem estruturados é bom para as competições, é bom para todos. E a cultura e o padrão de comportamento do Benfica, ao longo da sua história, tem sido muito trabalho, humildade, exigência, elevado profissionalismo e suar muito as camisolas. Respeitando sempre todos os adversários”, disse Vieira….”
Um CINICO…com orelhas grandes…!!
SL
13 Abril, 2018 at 21:06
um verdadeiro filho da puta da pior espécie!
14 Abril, 2018 at 10:26
o respeito do #ladrao&condenado chega ao ponto de se interessar muito pelos casos judiciais do Sporting e ate pelos descontos feitos á segurança social.
preocupações de socio do Sporting…
13 Abril, 2018 at 21:14
Só por curiosidade e como estamos a “testar” cenários,seria interessante saber qual o “candidato”mais consensual entre o pessoal aqui da Tasca para substituir BDC (eu voto no “velho”Bruno)
14 Abril, 2018 at 10:32
BdC
e explico…
assim como uma boa decisao nao apaga todas as más
tambem uma ma decisao nao deve apagar todas as boas